portuguÊs – 9o ano professor – volume i · exemplos: 1) o professor poderia ... • o...

40
PORTUGUÊS – 9 o ANO PROFESSOR – VOLUME I

Upload: buianh

Post on 08-Nov-2018

262 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PORTUGUÊS – 9o ANOPROFESSOR – VOLUME I

Direção Executiva:Fabio Benites

Gestão Editorial:Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração de capa e Projeto Gráfico:Alan Gilles MendesAlex FrançaDominique CoutinhoErlon Pedro PereiraEstevão CavalcantePaulo Henrique de Leão

Estagiários:Amanda SilvaFabio Rodrigues Gustavo MacedoLucas Araújo

Irium Editora LtdaRua Desembargador Izidro, no114 - Tijuca - RJCEP: 20521-160Fone: (21) 2560-1349www.irium.com.br

É proibida a reprodução total ou parcial, por qual-quer meio ou processo, inclusive quanto às caracte-rísticas gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e §§, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Biologia:D. Geométrico:Espanhol:Física:Geografia:História:Inglês:Matemática:Português:Química:Redação:

Autores:

Bruno ZeitoneThiago SantosVerônica LouroCollyerJoão Paulo PradoMichelle Trugilho Maria Izadora ZarroLuanna RamosLuiza MarçalWendel MedeirosCláudia Pires

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

Veja algumas páginas:

2

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas:

Fundamento 01: Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

3

Fundamento 03:Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

4

Fundamento 04: Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

5

Fundamento 05: Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de

sensibilizá-lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

6

Fundamento 06: Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do

proveito desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07: Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão.

Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

7

Fundamento 08: Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do

conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

8

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO9º ANO – 2016 / 2017

PORTUGUÊS

1º bimestre

EF2POR902: Elementos da comunicação e as funções da linguagem• Elementos da comunicação• Funções da linguagem

EF2POR901: O sujeito, os códigos e a semântica• Linguagem, língua e fala• Código verbal e não verbal• Signo linguístico• Homonímia, paronímia, polissemia, denotação, conotação, campo semântico e provérbios

EF2POR905: O período, as conjunções e as preposições• Preposições e conjunções• O período: coordenação e subordinação

EF2POR904: Predicação verbal• Verbos transitivos diretos, indiretos e diretos e indiretos• Verbos intransitivos• Verbos de ligação• Predicativo do sujeito, predicativo do objeto• Predicado verbal, nominal e verbo-nominal

2º bimestre

EF2POR907: O sujeito, o objeto direto e o objeto indireto como orações• O sujeito como oração: subordinada substantiva subjetiva• O objeto direto e indireto como orações: subordinadas objetivas diretas e indiretas

EF2POR908: O complemento nominal, o predicativo e o aposto como orações• O complemento nominal como oração: subordinada substantiva completiva nominal• O predicativo como oração: subordinada substantiva predicativa• O aposto como oração: subordinada substantiva apositiva

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

EF2POR909: O adjunto adnominal• O adjunto adnominal como oração: subordinada adjetiva

3º bimestre

EF2POR906: Explicação ou causa: como distinguir?• Orações coordenadas explicativas• Orações subordinadas adverbiais causais• Adjunto adverbial como oração: causa, consequência e condição• Adjunto adverbial como oração: concessão, comparação, conformidade, finalidade, tempo e proporção

EF2POR913: As funções de QUE, SE e pronomes• As palavras QUE e SE e sua funções• Funções sintáticas dos pronomes

EF2POR910: Concordância• Concordância nominal• Concordância verbal

4º bimestre

EF2POR911: Regência• Regência nominal• Regência verbal

EF2POR912: Questões da língua culta• Emprego do hífen• O emprego do porque (variações)• Mais x mas• Onde x aonde• Anti x ante• Mau x mal• A par x ao par• De encontro x ao encontro• Afim x a fim• Na medida que x à medida que• Senão x se não• Acerca de x há cerca de

10

EF2POR903: Figuras de linguagem• Metáfora, metonímia, comparação e perífrase• Antítese, eufemismo, hipérbole, ironia e personificação• Elipse, pleonasmo, inversão e silepse

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

Veja algumas páginas:

2

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas:

Fundamento 01: Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

3

Fundamento 03:Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

4

Fundamento 04: Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

5

Fundamento 05: Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de sensibilizá-

lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem.

Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

6

Fundamento 06: Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do proveito

desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07: Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão.

Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

7

Fundamento 08: Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

8

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/20179o ano

LÍNGUA PORTUGUESA

1o bimestre:

Aula 01Tópico EF2POR902: Elementos da comunicação e as funções da linguagem

Objetivos Reconhecer, em uma situção de comunicação falada, escrita ou não verbal, os elementos da comunicação; Perceber as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de mensagens e as finalidades para as quais foram elaboradas.Subtópicos Elementos da comunicação; Funções da linguagem.Exercícios Praticando 1 ao 10.Para casa Aprofundando e Desafiando.

Aula 02Tópico EF2POR902: Elementos da comunicação e as funções da linguagem

Objetivos Reconhecer, em uma situção de comunicação falada, escrita ou não verbal, os elementos da comunicação; Perceber as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de mensagens e as finalidades para as quais foram elaboradas.Subtópicos xExercícios Aprofundando e Desafiando.Para casa Pesquisando.

Aula 03Tópico EF2POR901: O sujeito, os códigos e a semântica

Objetivos Saber que somos seres de muitas linguagens, em que o verbal e o não verbal se integram na geração de múltiplos sentidos, tanto nas práticas sociais, como também na literature, na música, no desenho, nas artes.Subtópicos Linguagem; Código; Língua; Fala; Signo Linguístico.Exercícios XPara casa Praticando 1 ao 8.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2017

9

Aula 04Tópico EF2POR901: O sujeito, os códigos e a semântica

Objetivos Diferenciar denotação de conotação;Distinguir paronímia e homonimia; Relacionar texto e contexto.Subtópicos Os significados das palavras.Exercícios Praticando 9 ao 15.Para casa Aprofundando e Desafiando. Pesquisando.

Aula 05Tópico EF2POR905: O período, as conjunções e as preposições

Objetivos Reconhecer preposições e conjunções com elementos que ligam e estabelecem relações semânticas entre partes dos constituintes internos das orações e entre as orações de um período.Subtópicos Preposição e conjunção; Preposição; Conjunção.Exercícios xPara casa Praticando 1 ao 8.

Aula 06Tópico EF2POR905: O período, as conjunções e as preposições

Objetivos Distinguir período simples e composto; Entender os processos de coordenação e subordinação; Reconhecer e usar adequadamente as conjunções nos períodos compostos.Subtópicos Período simples; Período composto; Classificação das orações coordenadas sindéticas.Exercícios Praticando 9 ao 15.Para casa Aprofundando e Desafiando.

Aula 07Tópico EF2POR905: O período, as conjunções e as preposições

Objetivos RevisãoSubtópicos xExercícios Aprofundando e Desafiando.Para casa Pesquisando.

Aula 08Tópico EF2POR904: Predicação verbal

Objetivos Distinguir o predicado verbal do nominal; Identificar o predicativo do sujeito.Subtópicos Predicação verbal; Predicado.Exercícios xPara casa Resenha dos subtópicos: Verbos transitivos diretos e indiretos; Predicativo do sujeito e do objeto.

10

Aula 09Tópico EF2POR904: Predicação verbal

Objetivos Compreender a transitividade verbal; • Diferenciar o predicativo do sujeito do predicativo do sujeito.Subtópicos Verbos transitivos diretos e indiretos; Predicativo do sujeito e do objeto.Exercícios Praticando 1 ao 9.Para casa Aprofundando e Desafiando. Pesquisando.

Aula 10Tópico Revisão

Objetivos Revisão para as provas.Subtópicos xExercÍcios Coletânea dos exercícios do bimestre.Para casa x

EF2P

OR9

-02

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Elementos da comunicação e as funções da linguagem

Objetivos de aprendizagem:• Perceber as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de mensagens e as

finalidades para as quais foram elaboradas;• Reconhecer, em uma situação de comunicação falada, escrita ou não verbal, os

elementos da comunicação.

Praticando:1) A

2) a) O autor da revista da matéria da Pense!b) O Leitor.c) A confiabilidade das informações na Wikipédia.d) A língua portuguesa.e) A enciclopédia virtual Wikipédia.f) Revista Pense!

3) a) 1ª estrofe: “nós”- os portugueses (uso de verbos e pronomes na 1ª pessoa do plural).2ª estrofe: eu-poético.

b) 1ª estrofe: o mar.2ª estrofe: o leitor.

c) 1ª estrofe: sacrifícios que os portugueses suportaram para conquistar o mar.2ª estrofe: a conquista do mar como recompensa de todo sofrimento.

d) A língua portuguesa.e) Os sofrimentos, os perigos e as glórias do povo portug uês no tempo das grandes

navegações.d) A obra poética do autor Fernando Pessoa.

4) Função: expressiva ou emotiva.Expressa emoção e sentimento do emissor.

5) Função: expressiva ou emotiva.Expressa opinião do autor que denuncia a poluiçãodos mares. O humor é elaborado por meio do cruzamentode dois textos: o dele próprio e o do descobrimento do Brasil.

6) B

7) Metalinguística e fática. Predomina a metalinguística.

EF2P

OR9

-02

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

2

8) A – Predominam os verbos n o m odo imperativo.

9) Função predominante:Função emotiva ou expressiva: a mulher fala de si mesma, de suas emoções.Marca da função emotiva: verbo na primeira pessoa: “ofereço”, “sou”, “estilhaço”, “guar-

darei”, “insisto”.Função poética: uso da linguagem figurada:

“quieta como folha de outono”,“me esfarelo em poeira dourada”,“me estilhaço em cacos”.

10) Função referencial.O objetivo do texto é informar através de linguagem clara e sem opiniões pessoais.

Aprofundando:1) a) O pintor Iberê Camargo

b) Maria: a mulher amadac) O pedido feito à mulher.d) A língua portuguesa.e) O conteúdo da carta.f) O livro Gaveta de guardados.

2) A

3) “... a planície ondula...”“... com a concha da tua mão...”“... até o beijo da luz...”

4) a) Emissor: Gaia (o planeta terra)b) Receptor: quem puder ouvir, todos.c) Mensagem: a denúncia de todos os crimes praticados contra o planeta Terra e a vin-

gança que já está sendo posta em ação.d) Código: língua portuguesae) Referente: o conteúdo da denúncia, a indignação e a vingança expressas na lingua-

gem poética da língua portuguesa.f) Canal: Jornal do Brasil.

5) Função metalinguística: define e explica o que é opoeta e o que é a poesia.

6) C

7) Funções poética, conotativa e metalinguística.Predomina a função poética.

EF2P

OR9

-02

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

3

Justificativas:Função poética: uso da linguagem figurada, conotativa, ritmo e rimas.Função conotativa: uso dos verbos no imperativo com propósito de convencer o recep-

tor (leitor) a tomar determinadas atitudes na vida (segue, rega, ama, deixa, vê, imita).Função metaling ística: explicações sobre a realidade, sobre como é viver só.

Desafiando:1) B2) E3) A

EF2P

OR9

-02

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

4

EF2P

OR9

-01

O SUJEITO, OS CÓDIGOS E A SEMÂNTICA

5

ORIENTADOR METODOLÓGICO

O sujeito, os códigos e a semântica

Objetivos de aprendizagem:• Saber que somos seres de muitas linguagens, em que o verbal e o não verbal se inte-

gram na geração de múltiplos sentidos, tanto nas práticas sociais, como também na literatu-ra, na música, no desenho, nas artes;

• Diferenciar denotação de conotação;• Reconhecer a multiplicidade de sentidos das palavras; • Distinguir paronímia e homonímia;• Relacionar texto e contexto.

Praticando:1) B

2) Porque, no contexto, essas palavras não são signos, não fazem sentido. É como ele diz no quadro anterior: “... o nosso velho idioma se transforma em código excludente”, ou seja, que afasta, que separa; no caso, as gerações.

3) Sim. O pai emprega gírias de uso corrente na fala atual.

4) D – Hagar não decodifica (desconhece) exatamente as palavras que iriam exclarecer o andamento da questão. Por isso, a irônia, que consiste em expressar o contrário do queas palavras dizem.Nota para o texto III

O exercício nº 8 pretende apontar a diferença entre significado e sentido, já que classe e função são categorias do código; e o sentido, categoria do discurso.

No texto em questão, em grande parte composto de não signos, o sent ido se mantém, pois uma categoria do código foi preservada: as regras gerais da língua.

5) “Tu és” “Teus belos olhos (...) são

6) a) classe: substantivofunção: predicativo do sujeito

b) classe: adjetivofunção: adjunto adnominal

c) classe: substantivofunção: objeto direto

7) Não. Elas apresentam, somente, o significante. Não possuem significado.

EF2P

OR9

-01

O SUJEITO, OS CÓDIGOS E A SEMÂNTICA

6

8) Fazer poesia combinando somente sons, ritmos e rimas.

9) a) Parônimosb) Parônimosc) Parônimosd) Homônimos homófonose) Homônimos homófonosf) Homônimos homófonosg) Parônimosh) Homônimos homófonosi) Parônimosj) Parônimosk) Homônimos homófonosl) Parônimosm) Parônimosn) Parônimoso) Parônimosp) Parônimosq) Homônimos homófonosr) Parônimoss) Homônimos homófonost) Homônimos homógrafosu) Homônimos homógrafos

10) a) flagranteb) sessão – cassou – mandatoc) infringiu – infligiud) tachou

11) a) Cb) Cc) Dd) Ce) Cf) Cg) Dh) D

EF2P

OR9

-01

O SUJEITO, OS CÓDIGOS E A SEMÂNTICA

7

12) a) 1b) 5c) 3d) 2e) 4

13) ADemonstrativos:“Estes fuzilamentos...”“... este heroísmo...”“... este horror...”“... isto nada é...”“... nesta cadeia...”“É isto o que mais importa...”“... essa alegria...”“... aquele instante que não viveram...”“... aquele gesto de amor...”A compreensão do passado e a reflexão crítica do presente se mostram através do em-

prego dos verbos no pretérito e no presente. E a justificativa da vida humana em si como o que é mais importante do que qualquer outra consideração.

“... foi uma coisa entre mil...”“... acontecida em Espanha...”“... ofendeu o coração...”“... tinha um coração...”“... sois um elo...”“Acreditai que nenhuma...”“Vale mais que a vida...”“É isto o que mais importa...”“Sabendo que alguem está menos vivo...”“Só um de nós resista um pouco mais...”“...a morte que é de todos e virá...”“... quem ressucita estes milhões...”“... mas todo o que lhes foi tirado...”“... aquele instante que não viveram...”“... aquele objeto que não fruíram...”“... aquele gesto que fariam amanhã...”

14) C

15) coração

Aprofundando:1) B

EF2P

OR9

-01

O SUJEITO, OS CÓDIGOS E A SEMÂNTICA

8

2) As palavras houve e ouve têm o mesmo som. Como foram transmitidas oralmente, o re-pórter não percebeu a diferença de significado. A confusão com o código resultou da não identificação do contexto da pergunta.

3) E

4) Significante (imagem) e significado (conceito).

5) a) Lb) Fc) Ld) Le) F

6) A

7) C

8) B

9) A

10) C

11) B

12) D

Desafiando:1) A

2) D

3) C

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

9

ORIENTADOR METODOLÓGICO

O período, as conjunções e as preposições

Objetivos de aprendizagem:• Reconhecer preposições e conjunções com elementos que ligam e estabele-

cem relações semânticas entre partes dos constituintes internos das orações e entre as orações de um período;

• Distinguir período simples de composto;• Entender os processos de coordenação e subordinação;• Reconhecer e usar adequadamente as conjunções nos períodos compostos;• Identificar relações coordenadas entre orações e construir períodos compos-

tos por coordenação.

Praticando:1) a) através da

b) perto doc) perto ded) cerca dee) apesar dof) à frente

2) a) matériab) instrumentoc) tempod) assuntoe) assunto – lugarf) fim (finalidade) – lugarg) lugar – posseh) tempo – fim (finalidade)

3) a) de – aob) de – no – de – dosc) após – atéd) a – dee) com – para – nestas (em + estas)f) porg) até – na

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

10

4) a) até que → locuçãob) sempre que → locuçãoc) portanto → conjunçãod) a fim de → locuçãoe) por mais que → locuçãof) contan o que → locuçãog) e → conjunçãoh) segundo → conjunçãoi) pois → conjunçãoj) se → conjunção

5) a) que – subordinativab) mas – coordenativac) que (fala de Hagar) – subordinativa

e (fala de Hagar) – coordenativa

6) a) que, pois, porqueb) e, mas também, nemc) mas, porém, contudo etcd) mas, porém, contudo etce) ou... ou / ora... oraf) mas, porém, contudo etcg) por isso, logo, portantoh) pois, porque, quei) portanto, por isso, logoj) nem

7) a) Tomamos banho de rio, embora fizesse muito frio.Embora fizesse muito frio, tomamos banho de rio.

b) Saiu correndo pois / porque / que...c) Eu pensei que você falava a verdade.d) Eu faço o almoço enquanto você arruma...e) Logo que ele saiu, eu cheguei.

Mal ele saiu, eu cheguei.f) Passou no vestibular porque estudou bastante.g) Estudei tanto hoje que nem vou sair...

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

11

h) A rua alagava à medida que o temporal avançava.i) Como / Porque / Uma vez que chovia demais, não pude irj) Compramos os salgadinhos conforme havíamos prometido.

Como havíamos prometido, compramos os salgadinhos.

8) a) O humor se faz no jogo sonoro das duas preposições: pelo e para.b) – pelo = contração da antiga preposição per com o artigo definido.

9) a) 1b) 1c) 1d) 4e) 3f) 1g) 3h) 1i) 1

10) a) sindética alternativa – sindética alternativab) sindética aditivac) sindética adversativa (“e” com valor de “mas”)d) sindética adversativae) sindética conclusivaf) sindética explicativag) sindética aditiva, sindética aditivah) sindética adversativa, sindética alternativai) sindética adversativaj) sindética adversativa

11) Resposta Pessoal

12) D

13) D

14) A

15) - Somos irmãos - Oração coordenada assindética- e nos gostamos muito - Oração coordenada sindético aditiva.- mas cada um com o que é seu. - Oração coordenada sindetica adversativa.

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

12

Aprofundando:1) B

2) A

3) B

4) C

5) D

6) B

7) E

8) a) 1º quadrinho: Período composto por coordenação;b) 2º quadrinho: Período composto por subordinação.

9) C

10) a) Levante-a / e diga / que tudo está bem.b) Período composto por coordenação e subordinação.

11) a) “Se não der muito trabalho / gostaria / que você cortasse um pouco de linha” → Três orações: período composto por subordinação.

b) Período simples.c) “Decidi / que vai dar muito trabalho!”. Duas orações: período composto por subordi-

nação.

12) a) 3 (três)b) I

13) “A mamãe disse que tenho de arrumar meu quarto agora ou vou ver uma coisa”

14) a) IIb) “ e deixou ela aí!” → Oração coordenada sindética aditivac) Chamamos de algodão ou de fita adesivad) I) você tem de parar de baixar esses arquivos de MP3, pois está gastando muita memória.

II) e

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

13

e) “No natal, a vovó chegava com presentes.” → oração coordenada assindética“e aquele maravilhoso bolo de amendoin...” → oração coordenada sindética aditiva

f) 3o quadrinho:- oração coordenada assindética- oração coordenada sindética aditiva- oração coordenada sindética aditiva- oração coordenada sindética explicativa

4o quadrinho:- oração coordenada sindética

Desafiando:1) C

2) A

EF2P

OR9

-05

O PERÍODO, AS CONJUNÇÕES E AS PREPOSIÇÕES

14

EF2P

OR9

-04

PREDICAÇÃO VERBAL

15

ORIENTADOR METODOLÓGICO

Predicação verbal

Objetivos de aprendizagem:• Compreender a transitividade verbal;• Reconhecer os verbos de ligação e verbos significativos;• Distinguir o predicado verbal do nominal;• Identificar o predicativo do sujeito;• Diferenciar o predicativo do sujeito do predicativo do objeto.

Praticando:1) O goleiro é um homem de elástico

Os dois zagueiros tem a chave do cadeado

2) a) 3 b) 3 c) 2d) 2 e) 2 f) 1g) 1 h) 2 i) 2j) 1 k) 1 l) 1

3) a) 3b) 5c) 4d) 3e) 5f) 2g) 5h) 2i) 1j) 3

EF2P

OR9

-04

PREDICAÇÃO VERBAL

16

k) 1l) 4m) 4n) 4o) 4

4) a) – de tudo – Objeto indireto – Pronome indefinidob) – dos poemas – Objeto indireto – Substantivoc) – minha caneta – Objeto direto – Substantivod) – o aparelho de ar condicionado – Objeto direto – Substantivoe) – o prêmio a Diogo – Objeto direto – Objeto indireto – Substantivos

5) a) “Eu ganho salário mínimo.”“Tenho onze filhos.”“Pago aluguel.”“Faço extraordinário.”

b) O humor reside no duplo sentido da palavra “complexo” e na fala do paciente.1° sentido: perturbação psicológica2° sentido: o título da charge: complexo industrial

O paciente no consultório do psicólogo ex questões que têm relação com o segundo sentido da palavra, o que surpreende, pois espera-se que ele fale de seus problemas psicológicos.

6) a) secretária – predicativo do objeto direto - substantivob) boneca – predicativo do sujeito – substantivoc) onça – predicativo do sujeito – substantivod) estranha – predicativo do objeto direto – adjetivoe) bobo / imaturo – predicativo do objeto direto – adjetivof) cegos – predicativo do objeto direto – adjetivog) dois – predicativo do sujeito – numeralh) poluídas – predicativo do sujeito – adjetivoi) irritada – predicativo do objeto direto adjetivoj) presidente – predicativo do objeto direto – substantivo

7) a) raivafunção: objeto diretoclasse: substantivo

b) mefunção: objeto diretoclasse: pronome

c) de baixinhofunção: predicativo do objeto

EF2P

OR9

-04

PREDICAÇÃO VERBAL

17

classe: adjetivod) bicho

função: predicativo do sujeitoclasse: substantivo

8) a) Predicativo do objeto”sua vida”b) certoc) objeto direto

9) a) entrar - brincarb) dar - abanar - acalmar

Aprofundando:1) E

2) a) dormeb) lutam - precisam

3) a) milhares de pessoas – objeto diretob) pessoas

4) a) tropeçou – machucoub) I) objeto direto

II) objeto diretoIII) objeto direto

c) objeto indireto

5) Sujeito

6) a) objeto diretob) sujeitoc) objeto diretod) objeto diretoe) objeto direto

7) 1º quadrinho:a) classe: pronome demonstrativob) função: objeto direto2° quadrinho:

EF2P

OR9

-04

PREDICAÇÃO VERBAL

18

a) classe: pronome demonstrativob) função: sujeito

Desafiando:1) B

2) C

3) D

4) B