portifólio o ermitão

29
O Ermitão PROJETO Capa

Upload: jean-amorim

Post on 13-Apr-2017

220 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

O ErmitãoPROJETO

Capa

Página propositalmente em branco

A DW produções apresenta o portifólio que visa a produção e distribuição do filme"O Ermitão", um filme histórico de ficção, longa metragem em 35 mm, a serdistribuído em território nacional e internacional.Visando obter junto a esta empresa recursos para sua viabilização, com base nosartigos 1º A da lei 8.685/93, que define as formas de incentivo a produção audiovisual,solicitamos uma análise do projeto por parte de vossa senhoria."O Ermitão" será dirigido por Claudio Costa Val, experiente diretor mineiro, comvários curtas e médias metragens premiados em festivais pelo Brasil. Professor noPalácio das Artes e na Escola livre de Cinema, ministra cursos relacionados a SétimaArte. Participou e atuou em produções como, "Batismo de Sangue".O envolvente e instrutivo roteiro, desenvolvido com base em uma pesquisa de mais detrês anos, é de Jovany Sales Rey, presidente da Associação Capixaba de Roteristas doES.O elenco contará com Milton Gonçalves, Jackson Antunes, Fernanda Vasconcellos,Adriana Alves, Murilo Rosa, Gésio Amadeu, Laura Cardoso, Alonso Gonçalves eStênio Garcia, além dos atores de nossa região.O orçamento total do projeto, produção e comercialização, é de R$ 1.223.457,31,tendo a ANCINE (Agencia Nacional do Cinema), aprovado e autorizado na reunião docolegiada nº 299 realizada em 03 de março de 2009, conforme publicado em DiárioOficial da União.Na certeza de termos esta renomada empresa como um de nossos parceiros naprodução e comercialização de "O Ermitão", desde já ficamos ao vosso inteiro disporpara quaisquer outras informações que se façam necessárias.

APRESENTAÇÃO

Às vésperas de comemorar 250 anos de existência o Santuário de Bom Jesus deMatosinhos, que abriga um dos maiores conjuntos barrocos a céu aberto domundo e, além de ser um dos principais cartões-postais de Minas Gerais, desde1985 detém o título de Patrimônio da Humanidade. Apesar de todos essespredicados e de suas origens se confundirem com a própria formação do caráter eda religiosidade do povo brasileiro, a história do Santuário ainda é desconhecidado grande público. Com o filme "O Ermitão", teremos a oportunidade de resgatar este e outrosaspectos de nosso passado, mostrando às gerações atuais e futuras onde, quandoe como tudo começou, o que certamente contribuirá para despertar o interesse empreservar tanto a nossa história como o legado que nos foi deixado.O filme destaca o arrojo lusitano no desbravamento do Brasil-Colônia e acentua aimportância do ermitão Feliciano Mendes na história de nosso país. Para tanto,conjuga ação, aventura, drama e suspense, elementos que se misturam e secompletam num filme cujo projeto de produção possui características que seespelham no próprio Ermitão, buscando ajuda desinteressada, juntando esforçospara construir algo que fique na História.Recentemente a Prefeitura de Congonhas comemorou o Bicentenário dos 12Profetas em pedra-sabão, talhados pela genialidade de Aleijadinho. Estacomemoração também nos motivou a criar o projeto "O Ermitão" e transformá-lonuma oportunidade ímpar para atrair a atenção sobre o conjunto deste riquíssimopatrimônio histórico e cultural brasileiro.

JUSTIFICATIVA

PROJETO O ErmitãoSALIC 080423PROPONENTE DW Produções Ltda.RESPONSÁVEL Wanderson Salvo Martins da CruzUF MGDIRETOR Claudio Costa Val e Edson FerreiraPRODUTOR Edson FerreiraROTEIRISTA Jovany Sales ReySEGMENTO Produção CinematográficaGÊNERO FicçãoFORMATO LongaSITUAÇÃO Captando de RecursosAprovações Data Portaria / DeliberaçãoAprovação Inicial 10/03/2009 0046/09Período de Captação 10/03/2009 a 10/03/2012

DETALHES DO PROJETO

O filme evolui em torno do legado deixadopelo português Feliciano Mendes, que noauge da exploração das riquezas minerais dacapitania de Minas Gerais, em meados doséculo XVIII, amealha fortuna, tornando-seum dos homens mais ricos da região. Umadoença o leva a assumir a condição deermitão e ao lado de uma multidão dedevotos luta para pagar a promessa deerguer no arraial de Congonhas uma capelapara o Bom Jesus de Matosinhos. Após suamorte, em 1765, a capela é transformada emigreja e, valorizada pelas obras deAleijadinho, tornando-se importante centrode devoção religiosa.Baseada em fatos reais, a trama desse filmepretende resgatar a existência dos"ermitões", figuras pouco conhecidas, masessenciais para a compreensão da históriacolonial brasileira. Pretendemos registrar ascircunstâncias que levaram um dessesermitões, o português Feliciano Mendes, arealizar o grande projeto de construção doSantuário em homenagem ao Bom Jesus deMatosinhos, em Congonhas, que além decentro de peregrinação de romeiros, tambémpelo seu reconhecido valor artísticoproporcionou à cidade, no ano de 1985, otítulo de Patrimônio Cultural daHumanidade, concedido pela UNESCO emais recentemente o título de Imagem deMinas.

SINOPSE

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagísticoformado por uma Basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas porAleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O Santuário está localizadono morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de MinasGerais.O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por váriosmestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuelda Costa Ataíde.Tombado pelo SPHAN, atual IPHAN, em 1939, como Patrimônio Histórico Nacional,foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985.A fundação do Santuário é atribuída ao português Feliciano Mendes que, tendoadoecido gravemente, prometeu construir um templo a Bom Jesus de Matosinhos,como o que havia em Braga, sua terra natal, caso alcançasse a cura.Em 26 de julho de 1957, o Papa Pio XII, reconhecendo a importância histórica, artísticae religiosa do conjunto, elevou a igreja principal à dignidade e Basílica Menor. A via-sacra é composta por uma série de capelas de planta quadrada, paredes caiadas e tetode quatro águas que abrigam cenas da Paixão de Cristo representadas medianteconjuntos esculturais esculpidos em cedro brasileiro e policromias, seguindo a estéticasentimental e rebruscada de rococó.O sacro caminho desenrola-se em zigue-zague,subindo por uma ladeira simbólica na qual organizavam-se procissões de penitênciapara expiar as culpas da sociedade opulenta do final do século XVIII neste importantecentro minerário do Novo Mundo.

O LEGADO

A PRODUTORA

DW PRODUÇÕES LTDA

Atividades ligadas a documentários,institucionais, vídeos publicitários,Treinamentos de empresas e curta-media e longametragem.

Trabalhos realizados:Curta metragem "O Pescador" - 2006 - 16 mm,Curta metragem Piratas sem Caribe - 2007 -digital 24p, Curta metragem Sonho de Natal -2006 - digital 24p, Curta metragem A Noiva -2009 - digital 24p, Vídeo institucional doSESC/MG -2007, 2008 e 2009, Vídeo Prefeiturade Neves - 2007, Vídeo institucional daCOHAB/MG - 2007, Comerciais da RedeSagrado Coração de Maria - 2007, VídeoInstitucional LZ COMUNICAÇÃO - 2007,Vídeo Institucional da FHARMASCIENCE -2007, Vídeo Institucional Prefeitura de RioAcima - 2007 e 2008, Vídeo COHAB/MG -Projeto Aquecedor Solar - 2008, VídeoTreinamento Laboratório São Marcos - 2008,Vídeo Treinamento Banco BMG - 2008

Wanderson SalvoDaniel Passos

Edson FerreiraPelícula Digital

DW Produções

PORTUGAL

PARATI RJ

PORTUGALESPIRITO SANTORIO DE JANEIROMINAS GERAIS

VITÓRIA - ES BELO VALE - MG

TIRADENTES - MG

LOCAÇÕES

PARATI - RJ

BAÍA DE VITÓRIA - ES

GERÊS - PORTUGAL

PORTUGAL

VAL DA PORCA - PORTUGAL

FAZENDA BOA ESPERANÇA - MG

OUTRAS LOCAÇÕES

TIRADENTES - MGOURO PRETO - MG

TORRE DE BELÉM - PORTUGAL

TORRE DE BELÉM - PORTUGAL

OURO PRETO - MGESTRADA REAL - MG

ESTRADA REAL - MG

PETROPÓLIS - RJ

MARIANA - MG OURO PRETO - MG

PESQUISA DO TEMA

Baseando-se em fatos reais descobertos em documentos da Basílica do SenhorBom Jesus de Matosinhos de Congonhas-MG, da Diocese de Mariana-MG e doArquivo Mineiro, e outras fontes históricas, numa extensa pesquisa que durou maisde três anos e ainda inacabada, Herinaldo Alves, professor de História epesquisador, adquiriu valiosíssimas informações para o argumento do filme.Tal pesquisa inicialmente buscava somente a figura do Ermitão e os caminhos porele percorridos. Diante de tantas informações nunca pesquisadas ou divulgadas, ecom uma sociedade do Séc. XVIII resgatada, tornou-se impossível deixar demencionar e aprofundar em tais informações.Um simples filme e roteiro tornaram-se relevantes diante de uma história esquecida,um personagem não reconhecido e uma sociedade que jamais seria conhecida.As pesquisas sobre a personagem "O Ermitão" aprofundaram-se tanto, que váriashistórias se agregaram a sua própria, tornando-se importante mencioná-las e fazercom que, todas as gerações futuras reconheçam a sua relevância diante da história,proporcionando a todos conhecer, reconhecer e desta forma aprender a amar aterra em que vivemos.

HERINALDO ALVES-PROFESSOR DEHISTÓRIA E PESQUISADOR DO TEMA

EDSON FERREIRA

PRODUTOR/ DIRETORJOVANY SALES REY

ROTEIRISTA DE "O ERMITÃO"

PESQUISA DE FIGURINO SÉC. XVIII

MODA MASCULINAA moda masculina não sofreu mudançassignificativas na primeira metade do século XVIII,sendo composta de cullote justo até os joelhos,camisa, colete, casaca, meias brancas e sapatos desalto (mais baixos que no período anterior). Oscoletes eram bordados e abotoados à frente, ascasacas, também com botões frontais passaramtambém a ser bordadas a patir da segunda metadedo século. O casaco costumava ser comprido até ametade da coxa, tinha bolsos laterais e mangaslargas até o antebraço.

MODA FEMININAExistiam dois tipos de vestidos os "abertos" e os"fechados". O vestido fechado consistia em um corpete euma anágua, sem abertura na frente da saia, o vestidoaberto tinha esta abertura em forma de V invertido,deixando aparecer à peça de baixo ricamente bordada,era acompanhado com o do corpete que possuía umaabertura na frente preenchida por um peitilho em formade escudo e endurecido com papelão ou barbatanas

MODA INFANTILOs trajes infantiseram muitosparecidos com osdos adultos, pois acriança deveria seruma imagem dospais.

PERSONAGENS

PROTAGONISTA FELICIANO MENDES

AMIGOS e AJUDANTESINÁCIO GONÇALVES PEREIRA (*) - braço direito de Feliciano efuturo administrador da capelaCUSTÓDIO VASCONCELOS (*) - ajuda Feliciano; também administraráa capela mais tardeJOÃO ESCRIVÃO (*) - inspirado no escrivão anônimo que cuidava doslivros da capela

ESCRAVOSPEDRO / PEDRINHO (*) - escravo de Feliciano, aparece aos 7, 12, 18 e53 anos (atores diferentes)FRANCISCO (*) - escravo de Feliciano e pai de Pedrinho

EM PORTUGALPAIS DE FELICIANO (*) - camponeses de meia-idade

RELIGIOSOSPADRE JÁCOME PACHECO (*) - Vigário de Congonhas, tem umarelação conflituosa com FelicianoDOM MANOEL DA CRUZ (*) - Bispo de MarianaVISITADOR (*) - realiza devassa em CongonhasPADRE DO ARRAIAL DO TIJUCO - ampara Feliciano

EM VILA RICA E NO TIJUCOPEREIRINHA (*) - dono de armazém, inspirado no comerciante JacintoPereira RibeiroMIÚDO - negro alforriado, especialista em mineraçãoAÇUCENA - mercador de escravos e capitão do mato

EM CONGONHAS E NO TIJUCODONA ROSA CLARA (*) - teve a filha seduzida por padre JácomeZÉ MEDINA (*) - fazendeiro cruel inspirado em José Rodrigues MedinaANTÔNIO PIRES (*) - fazendeiro rico, resulta da fusão de Antônio Pirescom Antonio Leite da Silva

FIGURAS HISTÓRICASALEIJADINHO (*)CONTRATADOR JOÃO FERNANDES (*)CHICA DA SILVA (*)

Os nomes marcados com (*) representam pessoas querealmente existiram à época, e que de alguma formaparticiparam da vida de Feliciano Mendes ou deepisódios ligados a ele.

O termo Estrada Real se refere aoscaminhos trilhados pelos colonizadoresdesde a descoberta do ouro em MinasGerais até o período de sua exaustão.Um passeio nessa estrada é um retorno ahistória, é voltar no tempo dos tropeirosque chegavam em seus cavalos, quandoadultos e crianças faziam festa com a suachegada. Quem vive por essas bandasguarda na lembrança o tempo em que oouro 'brotava no chão' e acolhe comoninguém quem chega a essas paragens.São muitos os trechos que podem serpercorridos na Estrada Real e cadaroteiro esconde tesouros históricos,culturais e de belezas naturais. Nessastrilhas, homens e mulheres de variadaordem buscaram espaços desobrevivência e de produção de bens ena busca, construíram vida, memória ehistória como o protagonista de nossofilme.Ir por estes caminhos é desbravar epenetrar no interior, num percurso deprazer e de fuga do cotidiano. A EstradaReal, antes era um lugar que o ourohabitava, hoje é uma mina de ouro para oturismo.A Estrada Real deve ser construídaculturalmente. Deve-se dar a elasignificados históricos e preservar-lhe amemória. E grandes esforços devem serinvestidos por nossas instituições paraque isso ocorra. Deve-se propiciar aoturista informações e estrutura para queseja possível a experiência turística.Espera-se do turista um desmedido amorao ambiente natural, à vida material e aoscostumes de homens e mulheres quevivem na região visitada, a isso o projeto"O ERMITÂO" se propõem. .

O ERMITÃO E A ESTRADA REAL

UMA RELÍQUIA DO "ERMITÃO FELICIANO MENDES"

Este é o oratório original, datado de 1760(Séc. XVIII), usado pelo ermitão FelicianoMendes em suas andanças, em busca de esmolas para a construção do Santuário doBom Jesus de Matosinhos de Congonhas, conforme registro no livro de despesas doSantuário.

PÚBLICO ALVO

Com um produto de qualidade técnica e incontestável valor histórico iremos abrangeruma gama de público bastante ampla. Além do circuito comercial no mercado de salas deexibição e TVs a cabo, TVs Educativas e Culturais, podemos fazê-lo circular porfestivais e variadas instituições de ensino formal e informal de todo o Brasil e exterior.

PARCEIROS

PATROCÍNIO

CONTRA PARTIDA

A DW PRODUÇÕES compromete-se a inserirem todas as cópias do filme, entre os letreirosiniciais, uma cartela com os dizeres: "Este filmefoi patrocinado pela (nome da empresa)", emforma padronizada estabelecida pela Empresa. Amarca do patrocinador estará fixada noscréditos de abertura do filme, nos comunicadosde imprensa e nas peças de divulgação, deforma padronizada e estabelecida pela Empresa.A mesma poderá mencionar seu patrocínio aofilme em suas campanhas de comunicação,inclusive utilizando imagens do filme, do elencoe dos realizadores - no contexto do filme e deseu making of - sem qualquer ônus.Estamos abertos para discutir outras formas de retorno de interesse da empresa, comoapresentações fechadas em que ela poderá promover ações de relacionamento comseus clientes ou funcionários. Este empreendimento também irá agregar à marca daempresa o reconhecimento e a qualidade de um resgate histórico através do qualteremos a oportunidade de mostrar às gerações atuais e futuras o início da construção,em Congonhas, do maior conjunto barroco das Américas, projetado e esculpido pelagenialidade e arrojo criador de nosso artista maior, o Aleijadinho. O filme certamentecontribuirá para despertar a sensibilidade e o interesse no cidadão comum em preservaresse grande e belo patrimônio edificado.Pretendemos também aliar às exibições, debates e palestras com especialistas emHistória Colonial Brasileira, enfocando a figura dos ermitões na cultura popular religiosa.Com isso, além do público ligado ao ensino formal de um modo geral, poderemos,mediante apoios logísticos ou patrocínios locais, exibir gratuitamente nosso filme àimensa população de romeiros que circulam pelo Brasil nos mais variados centros deperegrinação. Começaremos por Congonhas onde, há quase 250 anos, a devoção aoSenhor Bom Jesus, inciada por Feliciano Mendes, traz à cidade milhares de romeiros,na festa anual de 7 a 14 de setembro. Em todas as cidades que o filme for exibido disponibilizaremos a rede pública deensino um dia de exibição gratuita, com duas sessões pela manhã, duas à tarde e duas ànoite. Nas sessões comerciais reservaremos 20% dos assentos gratuitos para pessoasidosas e deficientes físicos. Contaremos com a orientação do Conselho Municipal doIdoso e do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente que nos indicarão as entidadesque cuidam desse tipo de usuário nas cidades em que viermos a exibir o filme. Alémdisso, respeitaremos todos os convênios e descontos referentes à meia-entrada emtodos os cinemas que exibirem o filme.

Dramaturgo e roteirista de cinema e televisão (DRT 778/ES), formadona oficina de Autores da Rede Globo de Televisão. Ao longo dosúltimos 30 anos escreveu textos para cinema, teatro, rádio, televisão epublicidade, tendo atuado como roteirista nas redes Globo e Manchete.Atualmente ministra oficinas de roteiro e dramaturgia, além detrabalhar como script doctor (consultor de roteiros), sendo consideradono cinema nacional uma espécie de roteirista especializado em HistóriaColonial Brasileira.É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e emOdontologia pela Universidade Federal de Alfenas.- Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Espírito Santo(IHGES); da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT); doSATED/ES e da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta -Metragistas (ABD&C).TRABALHOS RECENTES EM CINEMA, TEATRO E TELEVISÃOEm 2008, roteirizou o longa-metragem O Ermitão, ambientado na cidadehistórica de Congonhas - MG. Em 2007, Escreveu a peça infantil AFloresta Ameaçada, e a comédia de costumes A volta da Vedete. Em 2006,respondeu pela co-autoria do roteiro do documentário Cura ou Doença .Em 2002 participou da concepção e roteirizou o programa Pelé News, doRei Pelé para exibição de uma rede mundial de teves a cabo durante aCopa do Mundo .Escreveu a comédia No Tempo do Vinil. Entre 2001 e2002, contratado pela produtora americana Paradise Pictures , fez apesquisa e o roteiro do longa-metragem Whispers of Paradise. Tambémescreveu os 92 capítulos de O Salão da Vida rádio novela com funçõessócio-educativas.

Em 2001 ,co-escreveu, com Orlando Bonfin, oroteiro do longa A História Oculta. Entre1999 e 2001, escreveu os roteiros do longaAssim Nasceu a Noite, e o curta o PróximoPasso, para a produtora Brasilshop;desenvolveu o projeto e elaborou os roteirosde vários episódios da série televisiva O Poderdo Futebol. De 1996 a 1999, contratado pelaprodutora Interfilm, realizou a pesquisahistórica e desenvolveu os argumentos e osroteiros da série Terra Brasilis Entre 1994 e1998, escreveu diversos argumentos para oprograma Você Decide, da Rede Globo.

O ROTEIRISTA

JOVANY SALES REY

A DIREÇÃO

CLÁUDIO COSTA VAL

FORMAÇÃOEnsino Superior - Graduação emAdministração de EmpresasPós-graduado em ComunicaçãoAudiovisual pela Universidad Internacionalde Andalucía (Huelva, España).Curso inacabado de Jornalismo - assinou acoluna diária "Cronista da Noite", nocaderno cultural do Jornal O Estado deMinas.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Como diretor e roteirista, fez vídeo clipes ecurtas-metragens, dentre eles "Pirulito"; "ACartomante"; "Uma 2ª Chance"; "Arremate"(projeto vencedor do 2º Prêmio Estímulo aoCurta-Metragem de Minas Gerais - CategoriaFinalização); "Fogo!"; "À Espera" e o vídeodocumentário "Retalhos do Taquaril". Comoprodutor de cinema, também realizou o curta-metragem "Esse Deserto", de Anna Flávia DiasSalles e o clipe "Carregador", da bandaKamikaze, Operador de câmera dos programas"Zipper TV" (Rede Gazeta) e do piloto"Arena.Acne" (MTV), além de outros trabalhospara tv e vídeo.Em 2003, Costa Val cria a Escola Livre de Cinema - E.L.C./BH, tornando-se odiretor desta instituição, além de professor de "Roteiro Para Cinema","Direção Cinematográfica" e "Produção Experimental".Em 2005, ingressa como professor na Fundação Clóvis Salgado - Palácio dasArtes, onde passa a ministrar as disciplinas de "Literatura Dramática" e"Interpretação - Teoria Teatral" no Curso Profissionalizante de Teatro doCentro de Formação Artística - CEFAR.Também prossegue trabalhando como ator em filmes e vídeos, dos quais sedestacam o curta-metragem "3:00 am", de Sérgio Gomes - filme com o qual épremiado em 2006 como Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado (RS),na Categoria Super 8 - e os longas-metragens "Samba-Canção", de RafaelConde e "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton.No momento se prepara para dirigir o longa-metragem "O Ermitão".

MILTON GONÇALVES

Ator brasileiro nascido em 09/12/1933, emMonte Santo de Minas(MG).Participou em mais de cem filmes, de mais detrinta peças de teatro, de muitos seriados,minisséries, casos especiais e novelas.Dirigiu inúmeros programas de TV e ganhoumuitos prêmios.

GÉSIO AMADEU

Nascido em 14/06/1947, em Conceição doFormoso(Santos Dumont-MG) é um atorbrasileiro de teatro, TV e cinema.Começou a carreira trabalhando em rádionovelas, teatro e cantando na noite. Natelevisão Gésio Amadeu trabalhou na extintaTupi e Rede Globo, Rede Record, SBT,Band e TV Cultura.

JACKSON ANTUNES

O ator e cantor mineiro Jackson Antunes éconsagrado em todo o território nacional. Jáatuou em várias novelas na Rede Globo etambém na Rede Record. No cinema, atuouem vários longa-metragens.

ATORES COTADOS PARA O ELENCO PRINCIPAL

MURILO ROSA

FELICIANO MENDES -O ERMITÃO

Ator brasileiro nascido emBrasília em 21/08/1970. MuriloRosa conquistou seu espaçocomo ator interpretando,basicamente, personagens deépoca. Já no cinema, a carreirade Murilo Rosa inclui muitosfilmes.

ALONSO GONÇALVES

Mineiro, apaixonado pelo cinemade ação, além de ator, é roteiristae diretor também.Experiente em cenas de açãoatuou na Rede Globo, em váriasnovelas. Atuou como ator naminissérie "Amazônia: De Galvezà Chico Mendes", sua últimaparticipação na TV foi na novela"Caminho das Índias"da RedeGlobo.

ADRIANAALVES

A atriz e modelopaulista nasceuem 12/12/1976.Atuou em váriasnovelas edestacou-se porseu bomdesempenho.

FERNANDAVASCONCELLOS

Paulista nascida em14/09/1984, émodelo e atriztendo iniciado suacarreira artística naTV. Ingressou naRede Globo atravésda novela Malhaçãoe posteriormente nanovela, "Paginas daVida".

ATORES CONVIDADOS PARA PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

LAURA CARDOSO

Paulistana nasceu em 13/09/1927.Detentora de dezenas de prêmios,como melhor atriz é hoje uma das maisimportantes atrizes do teatro brasileiro,é consagrada por seus trabalhos emnovelas, filmes e peças teatrais.

STÊNIO GARCIA

Nasceu em Mimoso do Sul /ES em 28/04/1933. É um ator brasileiro que fezsucesso logo de início. Todosperceberam sua veia artística forte edramática. Quando ingressou na RedeGlobo de Televisão, na qual está atéos dias de hoje(2009), seu nomepassou a ser reconhecidonacionalmente. Fez novelas, seriados emuitos filmes. Sua vida artística foisempre de sucesso e ele ganhou váriosprêmios importantes, como ator detelevisão ou de cinema.

O Ermitão Murilo Rosa Milton Gonçalves Jackson Antunes Alonso Gonçalves Adriana Alves

Um sonho... Uma promessa... Um legado...

Um filme de

Edson Ferreira eClaudio Costa Val

SIMULAÇÃO DO TEASER POSTER

PRÉVIA DO FIGURINO DO FILME "O ERMITÃO"

OCASO

No anfiteatro de montanhasOs profetas do Aleijadinho

Monumentalizam a paisagemAs cúpulas brancas dos Passos

E os cocares revirados das palmeirasSão degraus da arte de meu país

Onde ninguém mais subiu

Bíblia de pedra-sabãoBanhada no ouro das minas

(Oswald de Andrade)