portifólio max rocha

10
Posteriormente, em 2009 graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Durante o período da faculdade ministrou workshops do software Adobe Flash, foi bolsista com a função de auxiliar outros alunos com dificuldades em Computação Gráfica e participou como bolsista do Núcleo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Já em 2007 publicou dois artigos científicos em congressos nacionais de design e de educação tecnológica. No ano de 2008 teve seu projeto Única (pá para jardinagem) como um dos 24 finalistas na etapa brasileira do IF Concept Award, esse mesmo projeto esteve em exposição na Mostra Jovens Designers em Outubro de 2007 na cidade de São Paulo e em Agosto de 2008 na cidade de Belo Horizonte. Foi também nesse ano que participou da organização da X Mostra Design IFSC. Atualmente desenvolve em regime de freelancer sistemas de identidade visual, divulgação de produtos e promoções, para empresas do Alentejo em Portugal. Max Rocha de Oliveira nasceu em 08/09/1985 na cidade de Dourados, MS - Brasil. +351 967325902 +351 214098315 [email protected] Durante os últimos anos do Ensino Médio participou como Diretor Financeiro de um projeto da Associação Junior Achievement para criação de uma empresa júnior, vivenciando situações reais de gestão de negócios. PORTIFÓLIO

Upload: max-oliveira

Post on 29-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos como designer.

TRANSCRIPT

Page 1: Portifólio Max Rocha

Posteriormente, em 2009 graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Durante o período da faculdade ministrou workshops do software Adobe Flash, foi bolsista com a função de auxiliar outros alunos com dificuldades em Computação Gráfica e participou como bolsista do Núcleo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Já em 2007 publicou dois artigos científicos em congressos nacionais de design e de educação tecnológica. No ano de 2008 teve seu projeto Única (pá para jardinagem) como um dos 24 finalistas na etapa brasileira do IF Concept Award, esse mesmo projeto esteve em exposição na Mostra Jovens Designers em Outubro de 2007 na cidade de São Paulo e em Agosto de 2008 na cidade de Belo Horizonte. Foi também nesse ano que participou da organização da X Mostra Design IFSC. Atualmente desenvolve em regime de freelancer sistemas de identidade visual, divulgação de produtos e promoções, para empresas do Alentejo em Portugal.

Max Rocha de Oliveiranasceu em 08/09/1985na cidade de Dourados, MS - Brasil.

+351 967325902+351 214098315

[email protected]

Durante os últimos anos d o E n s i n o M é d i o participou como Diretor Financeiro de um projeto da Associação Junior A c h i e v e m e n t p a r a criação de uma empresa j ú n i o r, v i v e n c i a n d o situações reais de gestão de negócios.

PORTIFÓLIO

Page 2: Portifólio Max Rocha

CABINE TELEFÔNICA

As cabines Floripa (referência à cidade de Florianópolis) foram desenvolvidas considerando a regionalização dos projetos de mobiliário urbano, o que permite expressar uma identidade da região onde estejam instaladas.

Considerou-se que a paisagem urbana é como um organismo vivo e que é preciso resgatar para esse ambiente a leveza, a luz, a cor, os limites, as formas, organizando seus espaços.

Levou-se em consideração, também, a composição da comunicação visual e da semiótica urbana da paisagem, a redução dos índices de poluição visual, permitindo uma leitura da identidade local e criando sistemas coordenados de mobiliário urbano e de demais equipamentos de uso comunitário.

O conceito das cabines Floripa resgata todos esses valores na tentativa de promover uma identidade com o município de Florianópolis e, acima de tudo, de proporcionar um serviço de telefonia mais digno à população usuária.

A nova concepção foi gerada sob a ótica da sustentabilidade, uma questão crescente na gênese de novos produtos. Enfim, foram agregadas ao projeto outras diretrizes além das estético-funcionais, tendo em vista a acelerada degradação do meio ambiente advinda da urbanização descontrolada e descriteriosa, cenário bastante familiar no município em questão.

Ademais, toda cabine telefônica tem como função principal proteger o aparelho, sendo que em raros casos esse conceito é estendido ao usuário. A cabine Floripa incorporou o conceito de conforto ao utilizador como linha mestra da atividade projetual, colocando em primeiro plano o seu bem-estar, conferindo agradabilidade e amigabilidade ao produto.

180

90

Origem da forma

Vista Superior

Estudos sistema de iluminaçãopor rebatimento

215

10

560

30

18

90

2

Vista Frontal

Aparelho

Prateleira

30

Vista Superior

Page 3: Portifólio Max Rocha

ILMA GODOY

Ilma Godoy é bacharel em Moda e Estilismo pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e l i c e n c i a d a e m F ra n c ê s p e l a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Morou na Inglaterra por dez anos e na Itália por seis meses, essa vivência é referência para as suas criações.

Destacou-se no Beiramar Fashion, no I Santa Catarina Fashion Week em Julho 2001, no concurso Makenji-UDESC Coleção de Talentos 2001 e foi escolhida entre os 10 novos talentos do concurso Novíssima Geração - FENIT (Julho, 2001), participou também do Santa Catarina Fashion Week Edição 3 e 4, bem como do Donna Fashion Agosto 2003.

Com o advento do possível lançamento de sua marca própria, Ilma Godoy necessitava de identificar seu trabalho.

Para tanto, desenvolveu-se o Sistema de Identidade Visual aqui apresentado, com a criação do logotipo, das cores institucionais, de um pictograma e suas aplicações. A marca ‘’Ilma Godoy’’ é composta do logotipo e parte do pictograma. O conjunto sugere as atividades da cliente e contribui para a identificação do material institucional, perante uma clientela exigente.

T-shirt

Page 4: Portifólio Max Rocha

COLETORES LIXO

A Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis, existente há aproximadamente dez anos, desempenha importante função social, tendo em vista que reduz o volume de lixo que vai para o aterro sanitário e gera renda com a venda do material reciclável, sustentando dezenas famílias. Devido a esse fator e a falta de oportunidades de emprego formal, observa-se um aumento de associações desse gênero em todo Brasil.

Além disso, as cooperativas de coletores de material reciclável têm se mostrado excelente alternativa para o problema do volume excessivo de lixo gerado pelo consumismo da sociedade atual. Essas cooperativas são organizadas para o desenvolvimento do trabalho de despoluição das cidades mediante a coleta seletiva de materiais recicláveis como alumínio, papelão, plástico e vidro.

Em contrapartida, a falta de uma identidade visual por parte dessa associação dificulta o reconhecimento de seu importante papel na sociedade por parte da população em geral.

Tendo em vista ainda o Código de Conduta estabelecido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis - o qual não permite o recolhimento entre 10h e 17h nos dias úteis - não só foram criados materiais usualmente utilizados em sistemas de identidade visual, como também adesivos de identificação para os lojistas que contribuem para que o processo de coleta dos recicláveis aconteça somente nos horários permitidos.

SELO

T-shirt

Envelopes

Associação de Coletores de Materiais Recicláveis Endereço rua Tal, nº tal

Name Exemplo Exemplo

Cartão de Visita

Marca

Page 5: Portifólio Max Rocha

12345678900

PÁ JARDINAGEMConsiderando a jardinagem como uma atividade de

hobby e lazer, pela qual as pessoas encontram momentos de relaxamento e contato com a natureza, o produto desenvolvido tem como finalidade auxiliar a tarefa de cavar. Para tanto, têm-se como foco os preceitos da biônica, do design universal, da ergonomia e do design sustentável.

Foram encontrados diversos problemas no universo do ferramental para jardinagem; os mais evidentes abordam as questões de ergonomia e custo. São raras as ferramentas que conciliam uma boa solução ergonômica com um custo acessível. Portanto, foi desenvolvida uma ferramenta de jardinagem buscando boas soluções ergonômicas, aliadas a um custo acessível, visando a inovação.

O perfil do público-alvo e a definição das necessidades foram obtidos a partir dos resultados de pesquisas com usuários. Definiu-se como público-alvo pessoas entre 40 e 60 anos, que utilizam a jardinagem como hobby e que buscam maior contato com a natureza.

Algumas das metas definidas foram: sinalizar local de pega, compatibilizar peso com manuseio, custo e transporte; proporcionar o melhor ajuste à mão do usuário, maximizar o tempo de vida útil do produto.

Foram estabelecidos três conceitos que guiaram o processo de criação. São eles: NATUREZA, RESISTÊNCIA e SIMPLICIDADE.

A proposta final vem da observação do ato de cavar do próprio homem. O objetivo da ferramenta é manter a função básica solucionando os problemas atuais, para isso eliminou-se o uso do cabo.

A forma da ferramenta se assemelha à unha do tatu que é pontiaguda e côncava, a analogia foi feita devido à agilidade que o tatu possui em cavar graças as suas garras. Adequação antropométrica

Ilustração do uso

Modelo 3D

Fotos do modelo de apresentação

Proposta de embalagem

Page 6: Portifólio Max Rocha

CUBO MÁGICO

O objetivo traçado para esse projeto era o de desenvolver um assento utilizando-se de chapas de papel com no máximo 8mm de espessura, o qual deveria suportar o peso do projetista.

Tendo isso em vista chegou-se a forma de um cubo, que sem o suporte interior de duas placas em forma de cruz pode ser dobrado e ficar com 1/6 de sua altura original, facilitando o armazenamento no entre-uso.

Além disso, adicionou-se revestimento em tecido estampado com comic books antigos, dando a ilusão de ser feito todo em papel.

Page 7: Portifólio Max Rocha

NAUTIKÓS

O projeto Nautikós desenvolveu um mobiliário náutico para áreas externas de embarcações de médio a grande porte, que visa atender à necessidade de relaxamento do usuário.

O projeto foi realizado tendo em vista as restrições de espaço, bem como as condições de navegação que o ambiente de uma embarcação proporciona.

Durante o processo, a partir de pesquisas teórica, iconográfica e de campo, foram identificados alguns elementos que poderiam tornar o descanso - em uma embarcação - mais confortável, não só pelo tipo de estofamento a ser utilizado, mas também pelas regulagens de ângulo do encosto a fim de o móvel proporcionar conforto nas posições sentado, sentado-deitado ou deitado.

A partir dos dados coletados, foi proposto um móvel imponente, luxuoso, além de compacto, no sentido de flexibilidade de uso, que permite disposições variadas nas embarcações.

Para destacar a sua relação com os ambientes marinhos, luxuosos, escolheu-se para o móvel o nome Nautikós - nome grego -, adjetivo relativo a tudo o que é relacionado à navegação.

Pufe

Mesa

O pufe com a almofada virada para baixo e e n ca i xa d o n o vã o, transforma-se em mesa.

Page 8: Portifólio Max Rocha

iPod SENSES

O iPod Senses com o conceito de Socializar, projetado para 2008, foi desenvolvido durante um dos semestres do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto. E o tema escolhido para o trabalho nesse semestre foi “Qual será a nova geração do iPod?”.

O conceito que norteou o projeto foi SOCIALIZAR. Percebeu-se que a acelerada transformação nos meios de comunicação, causada pela revolução da tecnologia, focaliza uma nova era da humanidade em que as relações, principalmente sociais, entre as pessoas, são modificadas.

O acesso ilimitado à informação modifica a essência das relações sociais, transformando a interação entre os seres humanos, que deveria ser física, em interação virtual, utilizando como instrumento os meios tecnológicos – o computador e o telefone são exemplo disso. Como consequência dessa nova realidade, observa-se a individualização ocasionada pelos aparelhos tocadores de mídia portáteis.

Para amenizar essa transformação nas relações interpessoais, o novo iPod, faz uso de toda tecnologia disponível - projeção de imagens, Bluetooth, Wireless, GPS -, para propor novas formas de interação com o usuário, objetivando a conexão entre as pessoas. Ao resgatar o conceito de socialização, tratada como física – e não só como virtual – entre os usuários dos iPods, concluiu-se que a mesma é dada pelos sentidos, explorando principalmente, o tato, a visão e a audição.

Além disso, o iPod Senses impressiona os sentidos pela simplicidade, tanto das formas, quanto da interface - o novo iPod assume configuração formal simples, em contraste com sua complexidade tecnológica.

Renderings

Page 9: Portifólio Max Rocha

RELÓGIOInicialmente foram feitos estudos

sobre o universo da moda, pesquisas de mercado, o método a ser utilizado e a empresa concorrente; além da análise de concorrentes e similares, o ciclo de vida do produto e a matriz de apoio ao levantamento das necessidades dos clientes. Por fim, painéis imagéticos e o briefing do produto, os quais serviram de base para o projeto conceitual.

Geraram-se algumas alternativas, em seguida partiu-se para a criação da navegação dos menus do relógio, produzindo diagrama de modos e um storyboard (ferramenta que simula a ação dos comandos na tela).

Além disso, fez-se um estudo da desmontagem de um relógio digital e a construção de um modelo de estudo a fim de melhor estruturar a arquitetura do novo produto. Estes estudos foram acompanhados de uma pesquisa de adequações ergonômicas para o novo produto.

Partindo de todos esses dados anteriormente coletados desenharam-se soluções para cada parte do relógio, as quais foram organizadas em uma matriz de especificações técnicas.

P o r f i m , e s p e c i f i c o u - s e o s componentes do produto e seus meios de fabricação, juntamente com desenhos finais por meio de software 3D.

Tela LED desligada Pulseira em polímero inteiriça

Fecho

Arquitetura do produtoRelógio com tela ligada

Page 10: Portifólio Max Rocha

BICICLETA SPINNING

A bicicleta para prática de Spinnnig foi um projeto desenvolvido como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Design de Produto do Instituto Federal de Santa Catarina. Esse módulo enfatiza a vivência prática do desenvolvimento de um produto em parceria com uma empresa, nesse caso, a Mega Training.

Os conceitos que nortearam o projeto foram: estabilidade, ludicidade e dinamismo. Uma bicicleta para prática de spinning deve ser estável, proporcionando assim segurança durante o uso. Além disso, vários são os fatores que levam as pessoas a prática de exercícios físicos, desses, certamente, a diversão é fator de destaque. Hoje, além de saúde e boa forma física, os freqüentadores de academias buscam prazer – algo lúdico.

O spinning, por ser um esporte praticado sob a cadência de músicas, integra o aluno em um cenário envolvente, dinâmico. Tendo em vista esse contexto, a bicicleta desenvolvida busca traduzir por meio de suas formas leves e orgânicas um maior dinamismo e ludicidade. Fatores esses não encontrados nos produtos concorrentes, que apresentam linhas retas, transmitindo rigidez e seriedade.

O projeto desenvolvido possui ainda um graduador de carga do tipo pêndulo, permitindo precisão na regulagem. O aluno, portanto, pode iniciar a aula seguinte sabendo em qual nível de dificuldade parou.

Ademais, assim como outros similares presentes no mercado, a bicicleta desenvolvida possui regulagens de altura tanto para o guidão quanto para o selim e regulagem de profundidade para o assento. Essas alterações permitem ajustar a bicicleta para o uso de 90% dos perfis antropométricos – homens e mulheres entre 18 e 30 anos, público-alvo do projeto.

Ideias iniciais Desenvolvimento Renderings finais