portal futurelab - tcmnet.com.br€¦  · web viewcomo o esmeralda trabalha a questão do...

27
PORTAL FUTURELAB Departamento de Jornalismo Edição março / 2002 Matéria jornalística: Entrevistado: Dr. Paulo Olsen TCM INFORMÁTICA Repórter: Alan Amaral Contatos: 91193707 / (71) 521-0767 / E-mail: [email protected] Supervisão: Dr. Ney Athaliba Contatos: 99639239 / (71) 350-9572 Observações: A – Antes da divulgação na Internet, a entrevista passará por um processo de edição e será revisada pela equipe do Futurelab e pelo próprio entrevistado. B – Não se preocupe com o espaço para comentários em cada questão. Geralmente as repostas ficam entre 5 e

Upload: buicong

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PORTAL FUTURELAB

Departamento de JornalismoEdição março / 2002

Matéria jornalística:Entrevistado: Dr. Paulo Olsen

TCM INFORMÁTICA

Repórter: Alan AmaralContatos: 91193707 / (71) 521-0767 / E-mail: [email protected]

Supervisão: Dr. Ney AthalibaContatos: 99639239 / (71) 350-9572

Observações:

A – Antes da divulgação na Internet, a entrevista passará por um processo de edição e será revisada pela equipe do Futurelab e pelo próprio entrevistado.

B – Não se preocupe com o espaço para comentários em cada questão. Geralmente as repostas ficam entre 5 e 10 linhas. Quanto mais informações, melhor para a construção final do texto.

C – O entrevistado não precisa ficar preso às perguntas do roteiro. O comentário é livre. Além da pauta, o entrevistado pode acrescentar informações sobre outros assuntos que considere importante e que não foram levantados pelo repórter.

ENTREVISTA

1- Há quanto tempo você atua nesse segmento? Faça um breve comentário sobre a história da empresa.

Desde a sua formação, a TCM Informática tem dedicado as suas atividades para conhecer, aprimorar e buscar soluções para o segmento de Análises Clínicas. O resultado de 14 anos de trabalho e dedicação pode ser contabilizado através do significativo número de clientes conquistados: são mais de 879 laboratórios além de 470 postos de coleta informatizados, perfazendo o total de mais de 1349 pontos de acesso. Estimando 4 computadores por ponto de acesso em média, teremos 5396 usuários em todo o Brasil, que diariamente, beneficiam-se das soluções propostas e implementadas pela TCM Informática.

O significativo número de clientes conquistados pode ser traduzido por um aspecto fundamental: a confiança nas soluções que a TCM Informática apresenta. Inovação, criatividade e tecnologia são características que sempre acompanharam a TCM Informática ao longo desses anos todos.

2- Há um tempo atrás você desenvolveu um programa para os laboratórios em ambiente DOS. Como foi essa experiência? Quais eram as principais características desse programa?

Foi desenvolvida a primeira versão em DOS em 1986, com o nome de Micro-Lab. Após 2 anos foi vendida uma segunda cópia e decidi então refazer o programa, agora com o nome Esmeralda. Nesta época começou o interesse dos laboratórios pela informática, e em poucos meses tínhamos vários clientes. No mesmo ano de 1988 participei do primeiro Congresso Nacional e dobramos a quantidade de clientes. Este foi o início da TCM Informática.

As principais características: Laudos formatados pelo usuário. Upgrade constantes do sistema, sempre partindo dos usuários as sugestões

implementadas. Liberação de resultados com análises dos resultados anteriores impressos no

mapa de trabalho e no laudo. Assinatura eletrônica. Uso do código de barras no atendimento (comprovante de coleta), na coleta

(tubos), na triagem de material, no interfaceamento com os equipamentos de automação e na entrega de resultados.

Envio de resultados via internet. Faturamento em meio magnético.

3- Atualmente, você está investimento em ambiente Windows, através de um software extremamente revolucionário. O que significa essa novidade em comparação ao programa anterior?

Realmente, é tão fantástico o novo sistema que chega a se confundir com mágica em alguns momentos.

Vou tentar através de um cenário, transmitir a funcionalidade esperada do novo sistema: Imagine estar em um aeroporto, provido de acesso sem fio à internet. Você acessa em seu handheld ou notebook os dados dos exames do paciente e manda repetir o exame ou libera o resultado. A interface que você acabou de usar é a mesma do seu desktop, ou seja, o sistema está com você em qualquer lugar a qualquer momento.

4- Como anda a produção do Esmeralda e a aceitação do software no mercado?

O Esmeralda DOS continua em produção, ou seja, ele tem sido alterado e novas funcionalidades, sugeridas pelos clientes, estão sendo implantadas. É fato que hoje fazemos modificações mais voltadas as características específicas do cliente.

A aceitação do Esmeralda DOS continua boa, mas o mercado aguarda com bastante interesse o lançamento do Esmeralda Visual.

5- Quais os principais ganhos para os laboratórios com a utilização desse novo programa?

Os ganhos começam pela facilidade de instalação, atualização e uso do sistema, pois roda através do Internet Explorer e utiliza programas como o Word para formatar e imprimir os laudos e o Excel para análise dos relatórios gerenciais.

Tem um conceito inédito de um sistema nervoso digital, que comanda tarefas automáticas aos membros da equipe do laboratório. Por exemplo: caso falte na central um tubo que foi coletado em uma unidade, o sistema dispara uma tarefa para o responsável pela unidade. O gerenciamento destas tarefas é feito através de um sistema de trabalho em grupo, chamado de Microsoft Exchange Server.

As exigências da economia digitais valorizam muita a capacidade de trocar informações de maneira transparente. Isso fez dos sistemas de troca de mensagens o aplicativo de missão crítica para as empresas atuais, tornando a tarefa de criação e manutenção de uma infra-estrutura de troca de mensagens confiável, um dos trabalhos mais importantes dos profissionais de TI.

Os laboratórios vão ganhar uma Intranet e um sistema de gerenciamento de tarefas, o que considero muito importante, e um poderoso sistema de gerenciamento pré-analítico e pós-analítico chamado Esmeralda Visual.

6- O software é totalmente parametrizado e interativo. Como funciona esse sistema?

O Esmeralda Visual usa o Word para formatar os laudos que serão impressos pelo próprio Word. A impressão dos laudos usando o Word facilita em muito a escolha ou troca das impressoras, pois o drive de impressão é fornecido pelo fabricante da impressora. Usamos o VBA (Microsoft Visual Basic for Applications) que é uma linguagem de programação que permite inserir código de programação em documentos do Microsoft Office. Isto quer dizer que quando você chama o documento ele executa um programa que está inserido no próprio documento.

Para extrair os relatórios e estatísticas usaremos o Excel. Com esta ferramenta o usuário poderá criar novos relatórios para atender suas expectativas. Teremos em nosso site uma área para upload e download destes arquivos, fazendo com que os usuários compartilhem sua experiência com outros usuários, ou seja, um relatório que

um usuário criou poderá ser publicado nesta área do site e outro usuário poderá usufruir as mesmas informações fazendo o download do arquivo e processando o mesmo relatório com suas informações.

7- A tecnologia é uma peça importante nesse mercado competitivo dos laboratórios clínicos. Quem busca qualidade e serviços diferenciados não pode deixar de lado essa questão. Nesses anos de experiência, como você avalia a participação da tecnologia no trabalho diário dos laboratórios e na relação deles com seus clientes?

Sem dúvida a tecnologia inserida no Esmeralda Visual é inédita e nunca em toda a história da TCM, e diria até da informática, tivemos tanta tecnologia nova para inserir nos laboratórios de análises clínicas. Vamos citar algumas das tecnologias disponíveis para os laboratórios:

Identificar o paciente usando a impressão digital (identificação biométrica).

Sofisticados algoritmos podem ser criados para alcançar o objetivo de liberar os resultados com o máximo de agilidade e segurança. Em conjunto com os fornecedores de equipamentos de automação estamos trabalhando em um projeto que fará com que os resultados do equipamento interfaceados sejam liberados automaticamente de forma absolutamente segura. Teremos informações do funcionamento dos equipamentos armazenados para consulta pelos fornecedores dos equipamentos, com a finalidade de melhorar a manutenção preventiva e corretiva. Todas as manutenções realizadas serão documentadas e poderão ser acessadas pelos técnicos de qualquer lugar a qualquer momento.

Em parceria com a SLINE estaremos fazendo uso do Banco de Resultados, onde todos os resultados do paciente estarão disponíveis para acesso pelos médicos usando a internet de forma absolutamente segura e sigilosa. Não importando onde o paciente faça o exame, basta que quem executa o exame esteja filiado ao banco de resultados para que todos os exames estejam agrupados em um mesmo endereço internet.

Usando o recurso de mensagens pelo celular podemos manter informado o solicitante dos exames ou mesmo o paciente quando os resultado estiverem disponíveis.

Usando câmeras de monitoramento pela internet podemos ver imagens dos postos de coleta, das recepções, dos setores e salas de coleta, permitindo aos administradores uma atuação centralizada, mas com a visão do que está ocorrendo em cada ponto do laboratório.

As redes wireless (sem fio) permitem que os profissionais da saúde possam ter mobilidade e acesso as informações ao mesmo tempo. Com o uso de handhelds (computadores de mão) podemos literalmente colocar os resultados nas mãos dos médicos enquanto eles percorrem os corredores dos hospitais ou aos quartos em visita aos pacientes.

Com as pranchetas eletrônicas as atendentes poderão acessar as informações dos pacientes e atualizar seus dados via wireless (sem fio). Exames que necessitem de uma entrevista com o paciente (ex: exames de imagem) poderão ser feita pelas atendentes.

Código de barras e interfaceamento são fundamentais para a tão esperada economia para os laboratórios. Se tempo é dinheiro, se eficiência e alta produtividade é economia, então estamos falando a mesma coisa. A proposta inovadora é fornecer aos colhedores uma ferramenta de identificação de coleta que consta de um computador de mão, uma comunicação wireless (sem fio) com a rede e impressora portátil de código de barras. Através da identificação do paciente através do código de barras impresso na pulseira, o handheld (computador de mão) se comunica com o sistema e identifica qual os exames que devem ser coletados. Através do handheld o colhedor pode consultar qualquer informação adicional, do paciente ou do exame que deve ser coletado, apontar o handheld para a impressora portátil e a impressão das etiquetas são feitas através da comunicação infravermelho entre os dois equipamentos. Portabilidade, segurança, agilidade... Tudo que os laboratórios precisam está no Esmeralda Visual.

Digital Dashboard é uma interface proposta pela própria Microsoft. Ela desenvolveu o protótipo e vendeu o código fonte aos desenvolvedores. Nós adquirimos e devemos fazer a nossa interface para os médicos acessarem o Esmeralda Visual baseada nesta proposta.

8- Em relação ao seu mercado, como anda a questão da concorrência? Quais os principais obstáculos que você enfrenta atualmente?

Sinceramente, a concorrência nunca foi algo que me preocupou. Pelo contrário, a concorrência é algo muito saudável. A prova de que a TCM não se espelha na concorrência é o Esmeralda Visual, um software revolucionário, sem precedentes. Os concorrentes atuais são: Shift, Matrix, Titan, Lab Plus, Labol e os concorrentes regionais.

9- Você tem um irmão, o Carlos Olsen, que foi fazer carreira internacional. Isso é uma indicação de que você pretende entrar no mercado mundial? Sendo assim, como seria o processo de comercialização desse software a nível internacional?

Sim, pretendemos entrar no mercado internacional, primeiramente com o produto Interfaceamento Visual. O Carlos Olsen está fazendo MBA (Master of Business Administration) na universidade de Chicago em Barcelona, Espanha. É considerado pelo Financial Times o quarto melhor MBA do mundo. Nossa porta de entrada na Europa será Barcelona na Espanha. A FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) está criando um modelo de negócios chamado de Exportec, que visa encontrar interessados em nossos softwares nos EUA e Europa.

A distribuição do software será pela internet. Sempre que uma nova versão é lançada, o programa do usuário é atualizado automaticamente, sem nenhum esforço adicional por parte do usuário ou da nossa parte. Este produto já é uma realidade para nós, pois temos alguns Interfaceamento Visual em funcionamento, sendo atualizados constantemente pela nossa equipe de desenvolvimento, e os usuários recebem as atualizações de forma totalmente transparente para eles.

10- Como você avalia o desempenho da empresa no Brasil, durante o ano de 2001? Qual a expectativa para 2002?

Para a TCM o ano de 2001 foi bom em termos de desenvolvimento, pois evoluímos muito nesta questão, lembrando que toda esta plataforma de desenvolvimento web é algo absolutamente inovador para todos os desenvolvedores mundo afora. Quanto às vendas aconteceu o que se esperava, diminuíram um pouco em virtude da expectativa gerada pelo Esmeralda Visual. No atendimento aprendemos muito, e neste ano de 2002 devemos ter um atendimento totalmente remodelado, usando mais do que nunca a internet, pelo fato do Esmeralda Visual ser um aplicativo web. A expectativa para 2002 é de sucesso pelo fato do lançamento do Esmeralda Visual em maio de 2002.

11- A grande maioria dos laboratórios baiana trabalha com o Esmeralda. Contudo, muitos se queixam do suporte. Como vocês estão trabalhando, em termos nacionais, essa questão da manutenção?

Para o suporte esperamos realmente melhorar muito com o novo produto, Esmeralda Visual. O fato de o Esmeralda Visual ser um aplicativo web vai levar os laboratórios a terem acesso a internet. Este acesso à internet será extensivamente usado pelo atendimento, pois o usuário estará literalmente a um click da nossa equipe de atendimento. Podemos conversar pela internet, fazer um chat, trocar arquivos, emular o computador do cliente em nosso computador, enfim, vai parecer que o atendimento ao usuário do Esmeralda Visual está logo ali, na outra sala... De tão próximo que vamos estar dos nossos clientes.

Estamos fazendo mudanças internas de gerenciamento, controle de qualidade do atendimento, pesquisa de satisfação por parte do cliente que foi atendido, reuniões semanais de avaliação dos atendimentos. A preocupação com o bom atendimento é enorme, tanto que eu mesmo volto a atuar neste núcleo (NAC – Núcleo de atendimento ao cliente), e volto a campo assim que o Esmeralda Visual for lançado, atuando ativamente nas instalações e treinamento do novo produto, o Esmeralda Visual.

12- Nos últimos tempos vem ocorrendo um grande debate sobre a entrega de exames via meios como a Internet e o celular. Qual sua opinião sobre essa questão?

Minha opinião não poderia ser diferente, sou absolutamente a favor, mas entendo que esta questão deve ser discutida pela classe médica. Eu só vejo vantagens no uso da internet nesta questão. Se olhar pelo lado do conforto ao cliente, que pode acessar seus resultados de casa, o médico que pode acessar os resultados do paciente mesmo estando viajando, e assim poder atender seu cliente, não me resta dúvida que deve ser incentivado o uso da internet com esta finalidade. Questões jurídicas ou de classes não são minha especialidade. Sabemos as vantagens da internet, agora se vamos usar ou não depende realmente de cada um. Cabe a nós desenvolvedores fazer o que o mercado solicitar.

13- Em relação às novas tecnologias, quais as novidades que estão sendo apresentadas pelo mercado atualmente? Quais os produtos que você está trazendo e que prometem ser um diferencial no setor de laboratórios?

Aqui falaremos sobre os benefícios que os nossos clientes terão para repassar aos seus clientes (pacientes, laboratórios terceirizados, empresas de equipamentos de automação, médicos e convênios): 

Ao paciente será oferecido o inédito serviço da SLINE denominado "Banco de Resultados", onde todos os exames do paciente estarão em arquivos on-line, podendo ser acessados a qualquer momento de qualquer lugar. O usuário deste serviço terá todos os exames, de toda sua vida, armazenado em local seguro e podendo fazer uso desta informação quando em contato com seu médico.  "Doutor, acesse o Banco de Resultados e vejam todos os meus resultados de exames, tanto de análises clínicas como os de imagem. Vejam todos os meus dados clínicos em cada momento que utilizei os serviços da minha clínica, hospital ou laboratório”.

Para laboratórios que terceirizam exames temos uma grande vantagem: Podemos conectar de forma transparente para o usuário o pedido de exames que serão realizados em outro laboratório. 

Quanto à automação, poderemos melhorar em muito a qualidade do serviço prestado por estas empresas, com ganho mútuo entre o fornecedor e o cliente do equipamento interfaceado. O Interfaceamento Visual pode alimentar uma base de dados remota com informações sobre o funcionamento do equipamento (temperatura, quantidade de exames realizados, calibração, etc...), assim como informações do técnico que fez um atendimento local e pode registrar dados sobre o equipamento e do ambiente em que se encontra em funcionamento o equipamento. Estes dados estarão disponíveis para outros técnicos que façam o atendimento ao equipamento em questão, mesmo estando eles remotamente assessorando outro técnico.

Ao médico será oferecida uma interface para ele consultar os dados e até mesmo inserir pedidos. Caso a clínica seja quem faça a coleta esta funcionalidade é muito interessante. Também poderá atualizar os dados clínicos do paciente, mas esta funcionalidade está prevista para a versão seguinte.

Aos convênios serão oferecidos dois novos serviços: A identificação do paciente pela digital, o que minimiza a fraude, e a elegibilidade da requisição e dos serviços pelo processo on-line, o que traz ganhos para o paciente (no tempo gasto na hora do atendimento), para o laboratório (diminui o número de glosas) e para o convênio (reduz os custos de controle e pagamento).14- Os laboratórios necessitam, cada vez mais, trabalhar seus custos. O

seu software contempla esse fator? Como ele trabalha, por exemplo, a questão do almoxarifado? Como o Esmeralda trabalha a questão do rendimento operacional do laboratório?

Sim, pretendemos que o Esmeralda Visual tenha um módulo para controle de estoque e outro para custos. Estes módulos virão com as novas versões. A figura abaixo demonstra que com o passar do tempo novas versões terão cada vez mais funcionalidades:

A TCM utiliza a metodologia MSF (Microsoft Solutions Framework) para desenvolver seus projetos, independente do tamanho e complexidade dos mesmos. É uma metodologia inovadora que revoluciona a forma de se elaborar e conduzir projetos corporativos. Desenvolvida pela Microsoft, é uma metodologia eficiente e reconhecida sendo utilizada por muitas

empresas no mundo inteiro. A própria Microsoft utiliza essa metodologia para desenvolver seus produtos. De sistemas operacionais a produtos como MS Office, todos os produtos da Microsoft são desenvolvidos utilizando a metodologia MSF. A frase que melhor resume o objetivo dessa metodologia é:

“Entregando o produto certo na hora certa”

15- Como a tecnologia está, atualmente, inserida na gestão do laboratório?

Com certeza a área de TI (Tecnologia da Informação) tem muita a oferecer para a gestão dos laboratórios. Vejamos as alternativas descritas a seguir:

Internet Intranet Sistema de colaboração em grupo (Exchange) CRM (Customer relationship Management) Aplicativos como o Esmeralda Visual Estoque Custos

Sistema financeiro de contas a pagar, receber e fluxo de caixa RH

Estes softwares são o que a tecnologia da informação pode oferecer para os laboratórios e na verdade, para a grande maioria das empresas.

16- De que forma, essas novas ferramentas poderão ajudar os laboratórios a vencerem essa crise que assola o mercado?

Recomendo ter acesso para a internet full-time e uma intranet como recursos imprescindíveis para ajudar a vencer a crise. Além disto pense seriamente em CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do relacionamento com o cliente), coloque o cliente no centro das atenções. Utilize bom software de controle financeiro e não esqueça de seu pessoal com um bom RH (Recursos humanos). E é claro use o Esmeralda Visual.

A seguir uma boa definição do que seja CRM na prática:

"Estamos mudando rapidamente da Tecnologia da Informação para a Tecnologia de Relacionamento. O efeito positivo será assombroso e altamente lucrativo para aqueles que também fomentarem”.(Ronald Swift)

Que tal saber um pouco mais sobre internet e intranet? Acho que tudo que se falou o mais importante é a internet e a intranet, então vou fazer alguns comentários sobre este assunto:

O que é uma intranet?

A chave para compreender o papel da intranet na empresa é entender o sucesso de seu parente mais próximo, a Internet. A Internet é um meio de comunicação de massa cuja importância está no mesmo nível da imprensa, do telefone e da televisão. Nos dois últimos anos, temos visto o crescimento da Internet como principal plataforma pública para conversação, comunicação, comércio, entretenimento, publicidade e notícias.

Primeiro, a Internet é inacreditavelmente simples de percorrer. As únicas habilidades necessárias para explorar a World Wide Web são a capacidade de usar um mouse (assim você pode dar um clique no que é conhecido como links para outros documentos eletrônicos) e a capacidade de lembrar os endereços dos sites Web (que estão se tornando tão comuns e aceitos quanto os números de telefone).Segundo, a Internet é cada vez mais envolvente. As pessoas gostam de experimentar as informações textuais combinada com gráficos, som e outros elementos de multimídia.

Terceiro, a Internet dá poder às pessoas. Elas podem compartilhar informações e pontos de vista com outras pessoas por meio de newsgroups, e clientes podem fornecer feedback direto às empresas por meio de correio eletrônico.

Finalmente, se a Internet é um meio de comunicação de massa para o público, uma intranet é um meio de comunicação de massa para a empresa. Uma Intranet pode fornecer um único ponto de entrada para informações e aplicativos corporativos, e as mesmas facetas da Internet, que são tão atraentes para o público, podem induzir uma

organização a se comunicar e colaborar em um novo nível. A interface simples e consistente literalmente atrai as pessoas.

Este site trata da utilização da tecnologia Microsoft para criar soluções Intranet que façam exatamente isso. Como você verá, a Intranet não é exclusivamente uma nova tecnologia. De fato, ela se parece mais com uma grande integração da melhor tecnologia existente.

Como uma intranet pode ajudar?A Intranet de uma empresa oferece um único ponto de entrada para as  informações. Ela pode integrar tudo, desde documentos não estruturados até grandes aplicativos. Ela pode unificar as informações que estão armazenadas em locais fisicamente separados. Quando os documentos estão on-line a necessidade de impressão é reduzida (e, felizmente, também o custo da impressão). As pessoas conseguem visualizar a última atualização do documento diretamente em suas mesas de trabalho, sem praticamente nenhum custo de distribuição para os editores de informações.

A construção de uma solução Intranet com ferramentas da Microsoft é capaz de transmitir informações em vários formatos. Os dados financeiros podem ser fornecidos em planilhas. Informações históricas podem ser fornecidas em documentos de processadores de textos. Informações gráficas podem ser fornecidas em documentos de apresentação gráfica. As pessoas podem receber as informações diretamente em suas mesas de trabalho por meio de ferramentas familiares. Independente dos vários formatos, as informações podem ser interligadas e manipuladas dentro de um único aplicativo intranet, o browse.

Uma Intranet pode favorecer o compartilhamento de informações de muitas maneiras. Por exemplo, uma intranet pode incluir configurações de grupos de discussão pública para compartilhar idéias sobre determinados projetos, clientes ou produtos. Qualquer pessoa pode ser contatada facilmente por meio de correio eletrônico. Talvez o mais importante, sua empresa disponibiliza informações para qualquer pessoa em qualquer lugar a todo o momento.

Como uma intranet difere de uma rede regular?Para você, pode parecer que uma intranet não seja significativamente diferente de um típico aplicativo de rede. Afinal de contas, ela é constituída de servidores, que contém dados, aplicativos de clientes, que visualizam e manipulam os dados, e uma infra-estrutura de rede, que mantém tudo conectado. Do ponto de vista técnico, não há muita coisa de novo, exceto no que se refere ao browser e ao novo formato de documento HTML. Mas há uma diferença muito importante, que está relacionada à instalação e manutenção dos aplicativos. Os aplicativos da Intranet podem ser projetados para execução, na maioria das vezes, a partir do servidor e para instalar automaticamente todos os componentes de clientes necessários. Isso reduz significativamente o custo e  o trabalho de distribuir, configurar e atualizar os aplicativos em toda a organização.

Quais são os componentes de uma intranet?Uma Intranet consiste em diversos componentes: uma infra-estrutura de rede, servidores, documentos, browser, aplicativos e banco de dados. Infra-estrutura da rede:Uma rede é a espinha dorsal de qualquer intranet. A rede fornece a conectividade necessária para permitir o acesso às informações de qualquer lugar dentro da empresa. A maioria das empresas possui uma rede, portanto uma intranet pode ser construída sobre a infra-estrutura de rede existente. 

Para o uso da solução Esmeralda Visual, um dos seus servidores de rede terá que ser Windows 2000 Server.

Servidores:As informações são armazenadas em um computador geralmente conhecido como um servidor web. O servidor armazena documentos e responde às solicitações do usuário para localizar e visualizar os documentos. Na Internet, cada site Web está localizado em um servidor, e os servidores encontram-se espalhados em todo o mundo. Em uma intranet, as informações corporativas podem estar armazenadas em um servidor ou em muitos servidores por toda a organização. 

Os servidores Web também podem proporcionar acesso às informações armazenadas em outros tipos de servidores. Por exemplo, um servidor Web pode estar integrado a um servidor de banco de dados, um servidor de mensagens (correio eletrônico), ou a um computador de grande porte. Assim como todos estes serviços podem estar disponíveis em um único servidor.

Documentos:As informações em uma intranet são apresentadas em forma de documentos. Quando você solicita uma informação que está armazenada em um banco de dados, esta informação é formatada em um documento no formato HTML e apresentada para você.

Embora os documentos HTML sejam um componente-chave de qualquer solução Intranet, outros tipos de documentos podem conter as informações que você necessita, tais como documentos Word, Excel, Powerpoint ou imagens e vídeos. Estes documentos podem ser visualizados por um único aplicativo intranet, o browse (pelo menos em uma solução Microsoft).

 Browser:As pessoas usam um aplicativo denominado browser (navegador) para explorar a Intranet e visualizar os documentos armazenados nos servidores. O browser desempenha diversas funções:

- Localiza e comunica-se com os servidores Web.- Lê o formato HTML e exibe os documentos armazenados, incluindo sua formatação e seus gráficos.- Lê os hiperlinks que estão embutidos nos documentos e "salta" para os documentos relativos.- Fornecem ferramentas-padrão para o usuário, como botões Voltar e Próximo, pastas Favoritos e Pastas Históricos.- Inclui todas as funcionalidades necessárias para dinamicamente fazer o download e instalar os controles.

Além de oferecer esses recursos básicos, um browse também reproduz elementos de multimídia como som, vídeo e imagens em 3D. Um browser pode ainda conter controles (códigos escritos por desenvolvedores), que aumentam muito sua funcionalidade.

Aplicativos:Os aplicativos são escritos por desenvolvedores para solucionar problemas específicos da empresa. Há muitas ferramentas disponíveis para o desenvolvedor da Intranet a fim de que ele possa escrever aplicativos. Essas ferramentas incluem controles, scripts e componentes de servidor.

Os controles são partes de aplicativos que podem ser executadas dentro de um browser. Os controles, por estenderem a funcionalidade do browser, permitem a criação de soluções que estão, por natureza, mais próximas dos aplicativos tradicionais do que da simples funcionalidade de visualização de documentos. 

Intimamente relacionados aos controles estão as linguagens de script, que são usadas para acionar os controles. Essas linguagens conseguem manipular os controles, responder aos eventos (ex: click do mouse), e interagir com banco de dados em servidores.

Componentes de servidores são programas armazenados no servidor, e seu processamento é executado na memória do servidor e não na estação do cliente. Isto quer dizer que podemos deixar o trabalho pesado para o servidor e no lado do cliente temos uma estação menos potente, diminuindo a necessidade de altos investimentos nas pontas da Intranet.

Banco de Dados:O Banco de Dados é uma das maneiras de armazenar as informações da Intranet. Sua função é proporcionar agilidade e segurança ao acesso as informações armazenadas. Através de consultas (query) ,  extraímos as informações do banco de dados e criamos documentos (faturas, relatórios, laudos de exames, etc...), para que possam ser visualizados por um aplicativo da Intranet, que pode ser o browse ou outro front-end (ex: Word, Excel, aplicativos Win 32, etc...).

17- De que maneira os problemas enfrentados pelos laboratórios atingem o seu campo de atuação?

Com certeza compartilhamos com os laboratórios seus problemas, pois somos fornecedores de tecnologia destes. Os laboratórios têm na informática um aliado para reduzir custos e tornarem-se cada vez mais competitivos.

Quando os laboratórios sofrem redução em suas receitas, é natural cortar despesas como sendo a medida conseqüente. Como nosso produto é estável, pois são mais de 10 anos de aprimoramento, somos lembrados como uma das despesas a serem cortados. A pergunta que se faz: Para que pagar a TCM mensalmente se não usamos o serviço mensalmente. A resposta da TCM: Que bom que você não precisa de atendimento mensalmente. O que se paga é para a TCM desenvolver novas tecnologias que trarão em futuro próximo novas alternativas de redução de custos e aumento da eficiência. Lembrando que os clientes com contrato tem direito as novas versões.

18- Como o interfaciamento se tornou uma ferramenta indispensável para a rotina dos laboratórios?

Os laboratórios têm nos interfaceamentos um aliado para reduzir custos e tornarem-se cada vez mais competitivos. Segue abaixo uma entrevista feita pela News Lab – edição 42 – 2000 com o Prof. Dr. Jorge Kalil do Hospital Sírio Libanês em São Paulo/SP:

19- Sua atuação continua centrada no setor de laboratórios ou você já está entrando em outros segmentos?

Estamos entrando no setor de diagnóstico médico por imagem. Em parceria com o grupo LABS/RJ, fazendo parte os hospitais Copa D’Or, Barra D’Or e Quinta D’Or, estamos criando todas as regras de negócio que um sistema que visa atender este segmento deve dispor. Temos planos de atender a Banco de Sangue, Anátomo Patológia e Bromatologia em futuras versões.

Nosso objetivo é criar um conjunto de soluções integradas para a área da saúde. Todas as soluções tendo uma interface semelhante, o que facilita o uso pelo usuário, e todos acessando o mesmo banco de dados, compartilhando as informações das diferentes áreas.

Perfil do entrevistado

(Dados essenciais para a produção da entrevista)

1 – Nome completo:Paulo Roberto Olsen

2 – Formação acadêmica:Tecnólogo em Processamento de Dados

3 – Cargo atual:Presidente do Comitê executivo da TCM Informática Ltda

Diretor do Núcleo de Pesquisa e DesenvolvimentoDiretor do Núcleo de Atendimento ao Cliente

Sugestões para ilustração da entrevista

(o material pode ser enviado para o e-mail: [email protected])

1 – 01 foto do entrevistado

2 – 01 foto da empresa (importante aparecer a logomarca)

Faz parte do CELTA (Centro Empresarial de Laboração de Empresas Tecnológicas), uma

das maiores incubadoras empresariais de base tecnológica da América Latina.

TCM Informática Ltda.Rodovia SC 401 km 01 cj 4.07

Centro Empresarial CELTA - Tecnópolis88030-000 Florianópolis, SC, Brasil

Fone: +55 (48) 334-8877Fax: +55 (48) 334-8780Site: www.tcmnet.com.br

E-mail: [email protected]: ils.tcmnet.com.br