por dentro · refletir sobre o significado da apo-sentadoria, ... ajude a escolher o nome da...

7
Encontro de preparação para aposentadoria Servidores da Fazenda de Bananal do Norte comemoram aniversário Por dentro Ajude a escolher o nome da biblioteca da sede do Incaper Página 4 Página 3 Pág.3 Ano 1 - Número 8 - 03 de Junho de 2013 Capacitação para cultura do morangueiro no Centro Serrano Página 2 do Gerenciamento de projetos no Incaper Pág.6 Sementes do conhecimento em Brejetuba Pág.2

Upload: truongque

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Encontro de preparação para aposentadoria

Servidores da Fazenda de Bananal do Norte comemoram aniversário

Por dentro

Ajude a escolher o nome da biblioteca da sede do Incaper Página 4

Página 3

Pág.3

Ano 1 - Número 8 - 03 de Junho de 2013

Capacitação para cultura do morangueiro no Centro Serrano

Página 2

do

Gerenciamento de projetos no Incaper Pág.6

Sementes do conhecimento em Brejetuba Pág.2

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Capacitação para a cultura do morangueiro no Centro Serrano

Sementes do Conhecimento espalhadas por Brejetuba

Melhorar o manejo da cultura e diminuir os custos para o produtor, aumentando a qualidade dos frutos. Esse foi o objetivo do treinamento de nivelamento para a cultura do morangueiro promovido, no Centro Serrano, pelo Polo de Morango, co-ordenado pela extensionista Cintia Aparecida Bremenkamp. Participa-ram cerca 30 pessoas, entre servido-res do Incaper, do Idaf e das prefeitu-ras de abrangência do Polo, nos dias 28 e 29 de maio.

Um dos destaques da capacitação foi a grande participação dos pes-quisadores do Centro Serrano para ministrar as palestras, os quais fa-zem parte da equipe técnica do Polo e possuem experiência com a cultu-ra. “Essa ação demonstra o quanto é necessária e relevante a integração entre pesquisadores e extensionistas. Quem sai beneficiado são os agri-cultores, pois conseguem perceber

As sementes do conhecimento do Incaper foram espalhas, pela primei-ra vez, no Centro Serrano, no muni-cípio de Brejetuba. A entrega dos kits ocorreu no dia 22 de maio na Escola Família Agrícola de Brejetuba. Com-pareceram à entrega o Diretor-Presi-dente, Evair Vieira de Melo, a biblio-tecária, Meirielem Frasson, e toda a equipe do escritório local, além de diversas autoridades locais.

As próximas entregas ocorrerão na próxima terça-feira (04) na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Ita-pemirim, em Pacotuba, e em Castelo. Na sexta (07), será em Marilândia.

os resultados das pesquisa em cam-po”, relatou Cintia. Confira os temas abordados:Aspectos gerais de botânica e fisiolo-gia do morangueiro e cultivares: An-drea Ferreira da Costa (Pesquisadora - Melhoramento de Plantas)Produção de mudas de morango e técnicas culturais: Agno Tadeu Silva (Extensionista – Solos e Nutrição de Plantas)Nutrição do morangueiro e fertirri-gação: André Guarçoni (Pesquisador - Solos e Nutrição de Plantas)Principais pragas da cultura do mo-rangueiro: José Salazar Zanúncio Jú-nior (Pesquisador – Entomologia)Principais doenças da cultura do morangueiro: Hélcio Costa (Pesqui-sador – Fitopatologia)Pós-colheita e marketing: José Mau-ro de Sousa Balbino (Pesquisador – Fisiologia Vegetal)

Ténicos do Incaper, Idaf e Prefeituras participam de capacitação

Alunos da EFA de Brejetuba empolgados com os kits.

Incaper por toda a parte

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 2013 3

Na tarde do dia 28/05, o grupo de servidores da Fazenda de Bana-nal do Norte comemorou os ani-versariantes do período de janeiro a maio deste ano. Participaram da atividade 31 servidores, de forma muito alegre e criativa. Por meio de dinâmicas interativas, cada ser-vidor se apresentou dizendo sua função no Incaper e compartilhou

seus sonhos, desejos e os valores que possuem, como comprometi-mento, respeito e união.

Encontro de Preparação para Aposentadoria em Pacotuba

No dia 28 de maio, na Fazen-da Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, ocorreu o 2º En-contro de Preparação para Apo-sentadoria. Participaram os servi-dores que estão no período de até cinco ano para aposentar, entre eles auxiliares rurais, assistentes administrativos e extensionistas, no total de 12 pessoas. Na ocasião, esteve presente o chefe do CRDR Sul Caparaó, Gilson Toffano, e o chefe da Fazenda, Paulo Cezar Marques, o qual está em processo de aposentadoria.

“O encontro teve como objetivo sensibilizar o pré-aposentado para refletir sobre o significado da apo-sentadoria, oferecendo um inter-câmbio de informações. Também foi aplicada uma pesquisa sobre o perfil do grupo a fim de desenca-dear ações para serem desenvolvi-das nessa nova fase da vida”, afir-mou a assistente social do Incaper, Hildeneia Patrício. Foram levan-tados dados como faixa etária,

Qualidade de vida

gênero, escolaridade, composição familiar, condições de saúde, op-ções de lazer, habilidades a serem estimuladas e expectativas com a aposentadoria.

O encontro foi interativo e participativo, por meio de exposi-ção dialogada. “Refletimos com o grupo sobre as verdades e crenças sobre aposentadoria e que passos importantes deverão ser dados para se preparar para essa nova fase, que envolve mudanças de vida. Portanto, compreender es-

sas mudanças é fundamental para refletir se o servidor irá vivenciar um momento de perda e ou de transformação”, explicou Neia.

Ela também disse que a dimen-são emocional é muito importante nessa fase e que, no encontro, mui-tos servidores que se aposentaram sem uma preparação relataram ter enfrentado dificuldades, como a depressão e alcoolismo. Na oca-sião, foram dadas torientações so-bre os aspectos administrativos do processo junto ao IPAJM.

O encontro de preparação para aposentadoria foi interativo e participativo.

Comemoração deAniversariantes

Parabéns aos servidores da Fazenda!

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 2013

Ajude a escolher o nome da biblioteca do Incaper!

Departamentos - DCM

A biblioteca do Incaper ainda não tem nome. Para fortalecer sua presença, seguindo uma tendência nacional, o Departamento de Co-municação e Marketing (DCM) de-cidiu lançar um concurso para a es-colha do nome da biblioteca. Todos os servidores podem participar.

“A biblioteca precisa de um nome que tenha identidade e que traduza um pouco do que é o Incaper. É a sua marca, o seu diferencial em relação às bibliotecas de outras instituições nacionais e internacionais. Como o Incaper realiza constantemente intercâmbio de informações, um nome é fundamental para o relacio-namento institucional”, explicou a bibliotecária do Incaper, Merielem Frasson.

Além disso, com a chegada do Sistema Ainfo, software de gestão

da biblioteca e produção científica cedido pela Embrapa, é necessária uma sigla que fica localizada na eti-queta juntamente com o código de barras para identificação das publi-cações.

Como participarEnvie sua sugestão de nome até

as 17h do dia 10 de junho de 2013 para [email protected]. Não serão aceitas propostas envia-das após este prazo e/ou por outras formas de envio.

O email deverá ser assim apre-sentado: O campo ‘Assunto’ deverá ser preenchido com a frase “Nome da Biblioteca”. No corpo do e-mail, deve ser informado o nome sugeri-do, a sigla com 3 letras e uma jus-tificativa com no máximo 5 (cinco) linhas. Na assinatura, o servidor

A Biblioteca do Incaper existe desde a década de 1970. Possui atualmente um acervo com mais de 20 mil títulos. É frequentada por servidores, produtores rurais, pesquisadores, estudantes e co-munidade em geral.

Nos primórdios de sua exis-

Sobre a biblioteca

deverá identificar-se e indicar um telefone de contato.

Critérios de escolhaA escolha do nome ficará a car-

go de uma comissão julgadora. O principal critério utilizado será a pertinência com as atividades da biblioteca do Incaper. Caso sejam sugeridas homenagens, é importan-te ressaltar que poderão ser sugeri-dos nomes de pessoas, desde que já falecidas e que tenham contribuído para o desenvolvimento rural sus-tentável no Espírito Santo.

ResultadoO autor do nome vencedor da

biblioteca será divulgado no Por Dentro do Incaper do dia 17 de ju-nho, com uma reportagem sobre a escolha pela comissão julgadora.

tência, a biblioteca era conhecida como “Divisão de Documentação e Informação”. Com as mudanças no organograma da instituição, o setor foi incorporado ao Departa-mento de Comunicação e Marke-ting (DCM), tornando-se conhe-cido por “Biblioteca da Sede”.

Com o advento do Planeja-mento Estratégico do Incaper

(PEI), a necessidade de implantar o processo de gestão e proteção do conhecimento tornou-se latente. E, para atender aos objetivos es-tratégicos associados aos projetos estruturantes do Incaper, a Área de Documentação e Informação do Incaper propõe que seja defi-nido um nome para este impor-tante setor do Instituto.

4

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 2013

No dia 27 de maio, foi realizada a 10ª e última Audiência Pública para o Orçamento de 2014, no Cen-tro de Convenções de Vitória, onde estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o vice-gover-nador Givaldo Vieira, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, deputados, dentre outras autorida-des e representantes da Sociedade Civil Organizada da microrregião Metropolitana, que engloba os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari. Representando o Inca-per, participaram do evento o Di-retor-Técnico, Aureliano Nogueira da Costa; o chefe do DPC, Luiz Antonio Bassani; as servidoras do DPC, Beatriz Costa, Luciene Assis, Raphaela Koelher e Vanessa Bor-ges (DPC); e os servidores Cesar Teixeira (DOT) e Rodgers Barros (ELDR Cariacica).

“A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administra-ção estadual, com a finalidade de

informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da po-pulação”, afirmou o chefe do DPC, Luiz Antonio Bassani.

Foram realizadas dez audiên-cias públicas para discutir o Orça-mento 2014, tendo iniciado o ciclo de debates em 03 de abril, abran-gendo os 78 municípios capixabas, divididos em microrregiões. Foram elas: Nordeste, Noroeste, Rio Doce, Centro Oeste, Sudoeste Serrana, Central Serrana, Caparaó, Central

Sul, Litoral Sul e Metropolitana.Com o resultado das audiên-

cias públicas, será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gas-tos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Equipe do DPC presente na Audiência Pública

5

Departamentos - DPC

Incaper participa de Audiência Pública para Orçamento 2014

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 20136

Com o Modelo Integrado de Gestão por Resultados, haverá mudanças na forma de gerencia-mento de projetos no instituto, com implementação de ações que visam a um melhor monitoramen-to e acompanhamento dos proje-tos prioritários. Essa ação tem o objetivo de apresentar os resulta-dos necessários para o Incaper, de acordo com os prazos e orçamento previstos.

“Os projetos prioritários con-tinuarão sendo conduzidos tecni-camente da mesma forma pelos respectivos coordenadores. O que muda é que, com o apoio do EGPP, eles estão sendo adequados a uma metodologia que facilitará o moni-toramento e acompanhamento, e consequentemente, o alcance dos resultados esperados, explicou o integrante do Escritório de Geren-ciamento de Processos e Projetos (EGPP), Jonas Coutinho Lisboa.

De acordo com Jonas, a fase de planejamento de um projeto irá demandar maior esforço. “É neces-sário dedicar mais tempo na fase de planejamento para que a fase de execução aconteça de forma mais tranquila, criando a possibilida-de de correções durante o curso do projeto de maneira contínua, reduzindo os riscos e os possíveis impactos no resultado final”, disse Jonas.

Vantagens da metodologia

As principais vantagens na adoção da nova metodologia são maior respaldo para o coordena-

dor do projeto, adequação da co-municação junto às partes interes-sadas, definição exata do trabalho que precisa ser realizado e acom-panhamento organizado para a realização das tarefas conforme o planejado.

Estrutura de um Projeto

Com as mudanças no geren-ciamento de projetos, estão sendo implantados no Incaper alguns documentos e ferramentas que possibilitarão o aprimoramento nos processos de Iniciação, Plane-jamento, Execução, Monitoramen-to e Encerramento de um projeto.

Projetos prioritários do Incaper adequados à metodologia

• Reestruturação das Unidades de Pes-quisa (PAC Embrapa);• Estudos para demarcação de parques aquícolas marinhos no ES;• Polos de Fruticultura (Polo de Citrus);

• Vitrine Tecnológica de Produção de Leite;• Melhoramento de Coffea Canephora;• Reflorestar (Extensão Ambiental);• Chamadas públicas MDA 13 e 14;

INICIAÇÃO

• Termo de abertura de Projeto (TAP);• Identificação das Partes Inte-ressadas;

PLANEJAMENTO DO ESCOPO

• Declaração de Escopo;• Estrutura Analítica de Projeto;

PLANEJAMENTO DOS PRAZOS E DOS CUSTOS

• Cronograma;

Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Incaper

Veja abaixo mais detalhes sobre esses documentos:

Termo de Abertura do Proje-to (TAP): autoriza formalmente o projeto e formaliza a autoridade do coordenador do projeto. Já está sendo implementado um formulá-rio padrão para o registro das in-formações pertinentes e a obten-ção dessa formalização.

Identificação das Partes Inte-ressadas: mapeia as pessoas e/ou organizações cujas atitudes e ações têm um impacto sobre o sucesso do projeto. É também a oportu-nidade de identificar estratégias de comunicação que poderão ser mais eficazes para garantir que as

O Incaper do futuro

Mudança no gerenciamento de Projetos no Incaper

Por dentro do Incaper

03 de Junho de 2013

7

ExoneraçõesThiago Monteiro dos Santos,

Técnico de Suporte em Desenvolvi-mento Rural, lotado no Centro Re-gional Centro Norte.

Diogo Antônio Silva Dias, Agen-te de Desenvolvimento Rural, lotado no ELDR de Afonso Cláudio.

Movimentação de servidores

Pré-lançamento das varidades de café conilon na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba.

Entrega do projeto Sementes do Conhecimento, na Escola Família de Cachoeiro de Itapemirim, em Pacotuba, e em Castelo.

Agenda

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

7

partes interessadas recebam as in-formações relevantes para suas ne-cessidades e desenvolvam atitudes positivas para o projeto. Há uma planilha eletrônica padrão para o coordenador do projeto registrar essas informações. Após o preen-chimento total, a planilha indica automaticamente quais estratégias de comunicação o coordenador deverá utilizar com cada parte in-teressada.

Declaração de Escopo: identifi-ca e registra as principais entregas e exclusões do projeto, definindo limites claros quanto ao que estará dentro e o que estará fora dos pro-pósitos do projeto. Também já está sendo implementado um formu-lário padrão para o registro e dis-seminação das informações perti-

Mudança de localizaçãoA servidora Mara Ribeiro dos

Santos, que estava localizada no Departamento Financeiro (DEF), passou a trabalhar no Departa-mento de Operações Técnicas (DOT), na Sede.

nentes para a equipe do projeto.Estrutura Analítica do Proje-

to (EAP): subdivide as entregas e o trabalho do projeto em compo-nentes menores e mais fáceis de serem gerenciáveis, os pacotes de trabalho. A ferramenta WBS Tool está sendo utilizada para o dese-nho das EAPs gráficas dos projetos prioritários no Incaper.

Cronograma: representa gra-ficamente a previsão e a respectiva execução de um trabalho no projeto, no qual são indicados os prazos em que suas fases deverão ser realizadas e quais recursos serão utilizados nas tarefas. Foi adotado como padrão o software Microsoft Project para a construção dos cronogramas no Incaper. Novas licenças do software estão sendo adquiridas.

À medida que o EGPP alcançar um nível maior de estruturação, será possível a adequação de outros projetos de interesse estratégico do Incaper à metodologia. Quando a metodologia estiver consolidada, será criado um manual que reu-nirá todas as melhores práticas em gerenciamento de projetos do In-caper, o qual ficará disponível para utilização por qualquer coordena-dor de projeto.

Para mais informações sobre gerenciamento de projetos, entre em contato com o EGPP pelo tele-fone 3636-9874.

Pré-lançamento das varidades de café conilon na Fazenda Experimental de Marilândia.Entrega do Sementes do Conhecimen-to, na Escola Família de Marilândia

Reunião do Conselho Editorial do Incaper

Apresentação do novo modelo de Avaliação de Desempenho Individual, na Sede

04/06:

07/06:

10/06:

O servidor Jonas Lisboa integra o EGPP e é responsável pelo gerenciamento de projetos.