por amor a causa (até p. 15)

52
POR AMOR À CAUSA! UMA COMPILAÇÃO DAS ESCRITURAS BAHÁÍS SOBRE PIONEIRISMO

Upload: mauricio-goncalves

Post on 10-Jul-2015

43 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por amor a causa (até p. 15)

POR AMOR À CAUSA!

UMA COMPILAÇÃO DAS ESCRITURAS BAHÁÍS SOBRE PIONEIRISMO

Page 2: Por amor a causa (até p. 15)
Page 3: Por amor a causa (até p. 15)

POR AMOR À CAUSA!

Uma Compilação das Escrituras Bahá'ís sobre Pioneirismo

Compilado pelo Comitê Nacional de Pioneiros do Brasil

em comemoração da primeira Semana Nacional do Pioneiro 4 a 12 de novembro de 1977

Page 4: Por amor a causa (até p. 15)

Copyright Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Brasil Editora Bahá'í

Rua Eng? Gama Lobo, 267 20551 - Rio de Janeiro — RJ

Fotocomposição: Alfa-BH Capa: Neissan Monajem

Page 5: Por amor a causa (até p. 15)

"SAI DE VOSSAS CIDA­DES, Ó POVOS DO OCI­DENTE, PARA SERVIR-

DESADEUS."

OBáb —PD.506

Page 6: Por amor a causa (até p. 15)
Page 7: Por amor a causa (até p. 15)

AOS BAHÁ'ÍS LATINOAMERICANOS.

"Aos entusiasmados, amáveis, espirituais e leais membros destas comunidades bahá'ís latino-americanas... a este privilegiado, mais jovem, dinâ­mico e altamente promissor membro da Comunida­de Bahá'í Mundial, sinto-me inclinado a dirigir este apelo geral para que se levantem às alturas da glo­riosa oportunidade que o destino está apresentando ante seus membros. Sua é a oportunidade, se apenas a aproveitarem, de adornar as páginas iniciais dos anais do segundo século bahá'í com uma história de ações assemelhando-se em valor àquelas com que seus irmãos persas iluminaram os primeiros anos do primeiro século, e comparáveis às façanhas mais re­centemente conquistadas pelos bahá'ís norte* americanos que irradiaram tal brilho na última dé­cada do mesmo século."

Shoghi Effendi — CF. 19

"Oxalá pudesse eu viajar, ainda que fosse a pé e na maior pobreza, a essas regiões e levantando o cha­mado de Yá-Bahá'u'1-Abhá em cidades, aldeias, montanhas, desertos e oceanos, promover os Ensi­namentos Divinos! Isso, infelizmente, não posso fa­zer. Quão intensamente o deploro. Queira Deus que vós o^põssais realizar."

'Abdu'1-Bahà — MA. 102

Page 8: Por amor a causa (até p. 15)

"Ser privilegiado a prestar em Seu lugar, êffl escala tão colossal, em hora tão desafiadora, e em serviço de Plano tão sublime, um serviço tão grande e dura­douro é uma benção que nunca poderemos avaliar."

Shoghi Effendi — MA. 102

Page 9: Por amor a causa (até p. 15)

A HONRA DE SERVIR.

"O próprio movimento de lugar em lugar, quando empreendido por amor a Deus, tem sempre exerci­do, e pode agora exercer, sua influência no mundo."

BaháVlláh — AJD. 127

"Os que abandonaram sua pátria com o fim de dis­seminar Nossa Causa — a estes, o Espírito Fiel ha­verá de fortalecer através de Seu poder. Uma com­panhia de Nossos anjos escolhidos irá a seu lado, as­sim como ordenou Aquele que é o Todo-Poderoso, o Onisciente. Que grande ventura espera a quem ti­ver atingido a honra de servir o Todo-Poderoso! Por Minha vida! Ato algum, por grande que seja, é comparável a este, ... Tal serviço é, em verdade, o príncipe de todos os atos belos, o adorno de todas as belas ações. Assim ordenou Aquele que é o Revela­dor Soberano, o Ancião dos Dias."

BaháVlláh — S.207

"O Guardião sente que devem escrever a todos os pioneiros, informando-os que ele considera de suma importância os serviços que estão prestando; com efeito, ele sente que não há serviço em todo mundo bahá'í tão importante como o seu trabalho de pio­neiro nas áreas virgens. Eles alcançaram um grau elevado de serviço. São os representantes da Fé nes­tas áreas virgens. Têm o privilégio inestimável de le-

Page 10: Por amor a causa (até p. 15)

var a luz de Bahá'u'lláh àqueles que até agora esti­veram privados de Guia Divina para esta época. O Guardião indicou repetidamente, que eles podem e devem chegar a ser os conquistadores espirituais destas novas terras."

Seu secretário em nome do Guardião — C: 6.5.54

"O Guardião destacou que o serviço mais impor­tante que se pode oferecer à Fé hoje, é ensinar a Causa de Deus. O grau de importância das áreas de serviço é: 1 ? — Pioneirismo em área virgem da Cru­zada; 2? — Pioneirismo numa das áreas de consoli­dação no exterior; 3? — Estabelecer-se numa das ci­dades metas domésticas e, finalmente, ensinar com esforço redobrado onde quer que o bahá'í resida."

Seu secretário em nome do Guardião — BN 285 P.3 11/54

Page 11: Por amor a causa (até p. 15)

UMA BENÇÃO INCALCULÁVEL...

"Ó vós desabrigados e errantes no Caminho de Deus! Prosperidade, felicidade e liberdade, não im­porta quão desejadas e gratificantes ao coração hu­mano, não podem de maneira alguma se comparar às privações de exílio e adversidade na Senda de Deus; pois tal exílio e banimento são abençoados pelo favor divino, e são seguramente seguidos pela bondade da Providência. A alegria da tranqüilidade em seu lar e a doçura da falta das preocupações pas­sará, enquanto as bênçãos do exílio durarão para sempre e seus resultados de longo alcance, se torna­rão manisfestos."

'Abdu'1-Bahá — BN n? 80, 10 12/1955 p.l

"Dentro em breve Deus adornará o princípio do Li­vro da Existência com a menção de Seus bem-amados que sofreram tribulação em Seu Caminho e viajaram pelos países em Seu Nome e Seu louvor. Quem tiver atingido sua presença ufanar-se-á de tê-los conhecido, e todos os que habitam em cada terra serão iluminados pela sua memória."

BaháVUáh — AJD. 127

"Ó vós, apóstolos de BaháVUáh! Que minha vida vos seja oferecida em holocausto! Vede os portais que BaháVUáh abriu diante de vós! Considerai que grau elevado, sublime, vos é destinado; de que in-comparáveis graças fostes dotados. Meus pensa-

Page 12: Por amor a causa (até p. 15)

mentos dirigem-se a vós e meu coração transporta-se com vossa menção."

'Abdu'1-Bahá — AJD. 94

"O que se destina àquele que ajuda Minha Causa, excede os tesouros da Terra."

BaháVUáh — AJD. 127

"Esta é uma Revelação na qual, se um homem der­ramar por sua causa uma só gota de sangue, miría-des de oceanos serão sua recompensa."

BaháVlláh — AJD. 119

"Para com o grupo de pioneiros, sejam estabeleci­dos ou viajantes, que abandonaram seus lares, espalharam-se por todo o lado, que voluntariamen­te sacrificaram seu conforto, sua saúde, e até suas vidas para a execução deste plano... eu mesmo, as­sim como todo o mundo bahá'í, temos uma dívida de gratidão que não se pode medir ou descrever. Aos sacrifícios feitos, à coragem constantemente evidenciada, à fidelidade notavelmente manifesta­da, à experiência, à disciplina, à constância e devo­ção tão abundantemente demonstradas, futuras ge­rações, vendo a magnitude de seus trabalhos em sua devida perspectiva, prestarão, sem dúvida, um ade­quado tributo — tributo esse, não menos ardente e merecido do que aquele oferecido pelos atuais edifi­cadores da Ordem Mundial de Bahá'u'lláh aos Rompedores da Alvorada, cujas ações brilhantes si­nalizaram o nascimento da época heróica de Sua Fé."

Shoghi Effendi — MA. 70

"Aqueles que abandonaram seu país no Caminho de Deus e subseqüentemente ascenderam à Sua Pre­sença, tais almas serão abençoadas pela Assembléia do Alto e seus nomes anotados pela pena da Glória entre aqueles que deram suas vidas como mártires na Senda de Deus, O Amparo no Perigo, o Que Subsiste por Si Próprio."

BaháVlláh — M-UHJ P.102

Page 13: Por amor a causa (até p. 15)

QUALQUER CRENTE QUE SE LEVANTE...

"O lugar de radicação de qualquer pioneiro depen­de das circunstâncias. Se, portanto, não podem se radicar nas localidades sugeridas pela sua Assem­bléia Epiritual Nacional, isto não quer dizer que não deve ser considerado como pioneiro. Qualquer cren­te que se levante e parta de sua casa para viajar a ou­tro país com o propósito de ensinar a Causa, é pio­neiro."

Casa Universal de Justiça — C - 30.3.71

11

Page 14: Por amor a causa (até p. 15)
Page 15: Por amor a causa (até p. 15)

UMA RESPONSABILIDADE SOLENE.,,

"Favor renovar a cada pioneiro, estabelecido ou em processo de se estabelecer em numerosas repúblicas e dependências, meu ardente apelo para que resol­vam recusar, apesar da sempre crescente confusão mundial, a abandonar seus postos e desistir das res­ponsabilidades solenemente assumidas com o man­dato conferido por 'Abdu'1-Bahá."

Shoghi Effendi — MA. 30

"Portanto, cada pioneiro necessita sentir muito in­tensamente sua responsabilidade e compreender que seu chamado vai muito além do serviço normal e seu dever de permanecer em seu posto é da maior urgência."

Shoghi Effendi — DG. 55 HA perseverança dos pioneiros em seus postos, não importa quão grande os sacrifícios, é um ato de ser­viço devotado, que como atestado por nossos Ensi­namentos terá uma recompensa garantida em am­bos os mundos. As admoestações do Guardião so­bre este assunto são demais numerosas para se citar e demonstram amplamente a natureza vital deste princípio claro."

Casa Universal de Justiça — C-6.5.66

"Nenhum pioneiro deve deixar seu posto a não ser que haja um motivo muito urgente e somente depois

13

Page 16: Por amor a causa (até p. 15)

de consulta com o Comitê responsável ou com a As­sembléia Espiritual Nacional."

Shoghi Effendi — MC. 43

"Nestes dias, a mais importante de todas as coisas consiste em guiar as nações e raças do mundo. Di­vulgar a Causa é da máxima importância, pois é a pedra angular do próprio alicerce. Este servo inju­riado tem passado os dias e as noites a promover a Causa e a exortar os povos a servi-la... Os amados de Deus devem seguir esse exemplo. É o segredo da fidelidade; é o requisito da servidão ao Limiar de Bahá!"

'Abdu'1-Bahá — VT. 6

"Os discípulos de Cristo esqueceram-se de si mes­mos e de todas as coisas terrenas, abandonaram to­da preocupação e tudo o que lhes pertencia, purificaram-se do egoísmo e da paixão e, com des­prendimento absoluto, espalharam-se por toda par­te, ocupando-se em chamar os povos do mundo pa­ra a Guia Divina, até que conseguiram, finalmente, transformar o mundo e iluminar a face da Terra. Até sua última hora, deram provas de sua abnega­ção no caminho daquele Amado de Deus, e por fim, em diferentes terras, sofreram um martírio glorioso. Os homens de ação, que sigam suas pegadas!"

'Abdu'I-Bahá _ VT. 6

14

Page 17: Por amor a causa (até p. 15)

COISA ALGUMA DESTA TERRA...

"Tal deve ser tua constância na Causa de Deus, que coisa alguma desta terra te poderá impedir de teu dever. Embora se coliguem contra ti os poderes da terra, ainda que todos os homens contigo disputem, inabalável tu te deveras manter."

BaháVUáh — S. 210

"Fostes tu considerar este mundo e compreender como são efêmeras as coisas que lhe pertencem, ou­tra senda não te dignarias trilhar senão a senda do serviço à Causa do teu Senhor. Ninguém teria o po­der de te impedir de celebrar Seu louvor, embora to­dos os homens contra ti se levantassem!'

BaháVUáh — S. 195

"Estalebecei-vos tão firmemente como a montanha irremovível, na Causa de vosso Senhor, o Poderoso, o Deus de Amor. ...Quem Me tiver reconhecido, levantar-se-á e Me servirá com uma determinação tal que os poderes da terra e do céu não lhe poderão frustrar o propósito!'

BaháVUáh — S. 92

"Sê grato, pois, a Deus, por haver Ele te fortalecido para auxiliar Sua Causa e feito brotarem no jardim de teu coração as flores do conhecimento e da com­preensão. Assim Sua graça abrangeu a ti e à criação inteira. Acautela-te, para que não deixes coisa algu­ma te entristecer. Livra-te de todo apego às inúteis

15

Page 18: Por amor a causa (até p. 15)

alusões dos homens e lança atrás de ti as vãs e sutis disputas daqueles que estão velados de Deus. Pro­clama, então, o que o Supremo Espírito te inspirará a pronunciar no serviço da Causa de Teu Senhor, a fim de que possas comover as almas de todos os ho­mens e inclinar seus corações a esta Corte, a mais abençoada, a toda-gloriosa..."

Bahá'u'Uáh — S. 189

"Cabe-nos sim, o dever — não nos importando a confusão da cena, nem a perspectiva sombria do momento atual, nem a escassez dos recursos a nosso dispor — de trabalharmos serenamente, confiantes e incansáveis de qualquer modo que as circunstân­cias nos permitam, prestando nosso quinhão de apoio à operação das forças dispostas e guiadas por Bahá'u'lláh, que deverão conduzir a humanidade fora do vale da miséria e da vergonha, para as mais sublimes alturas do poder e glória."

Shoghi Effendi — CM 13.12.72

"Nenhum sacrifício pode ser julgado grande de­mais, nenhuma despesa de recursos materiais, ne­nhum grau de renúncia de benefícios mundanos, conforto e prazer podem ser considerados excessi­vos, quando lembramos o sangue precioso derrama­do, as muitas vidas apagadas, a abundância de pos­sessões materiais saqueadas durante estes anos mais tumultuosos e cataclísmicos da época heróica de nossa Fé."

Shoghi Effendi — CF. 93

"A noite sucedeu ao dia, e o dia sucedeu à noite, e as horas e os momentos de vossas vidas vieram e se foram e, no entanto, nenhum de vós consentiu em se desligar — nem sequer por um instante — daqui­lo que perece. Despertai, para que os breves mo­mentos que ainda vos restam não se dissipem e se percam. Assim como a celeridade do relâmpago, vossos dias haverão de passar e vosso corpos virão a descansar sob um palio de pó. Que podereis vós en-

16

Page 19: Por amor a causa (até p. 15)

tão realizar? Como podereis expiar vossas passadas falhas?"

BaháVlláh — S. 200

17

Page 20: Por amor a causa (até p. 15)
Page 21: Por amor a causa (até p. 15)

AMPLIAI VOSSOS ESFORÇOS...

"O aumento do número de pioneiros de cada classe, raça, idade e mentalidade, é a necessidade vital da hora atual. Que o Amado abençoe abundante e con­tinuamente esta poderosa e gloriosa tarefa."

Shoghi Effendi — MA. 57

"Apoio forte e contínuo deve ser dado às atividades vitalmente necessárias e meritórias, iniciadas pelos instrutores viajantes latino-americanos, particular­mente no campo de pioneirismo que com o progresso desta tarefa gigantesca têm que, cada vez mais, assu­mir o peso da responsabilidade da propagação da Fé em sua terra natal."

Shoghi Effendi — CF. 15

"As cidades metas estão clamando por novos recru­tas para completar o Rol de Honra dos Pioneiros. Crentes veteranos, não importa quão brilhante sua folha, neófitos, não importa quão limitada sua ex­periência, são igualmente convocados, à medida que a hora final se aproxima, a investir num último, supremo esforço para preencher as lacunas na fren­te espiritual que se estende por todo o Hemisfério Ocidental."

Shoghi Effendi — MA. 65

"Até este ponto vós tendes sido. incansáveis em seus labores. Ampliai vossos esforços doravante mil ve­zes mais. Convocai os povos nestes países, capitais,

19

Page 22: Por amor a causa (até p. 15)

ilhas, assembléias e igrejas a entrarem no Reino de Abhá. O alcance de vossos esforços deve ser amplia­do. Quanto mais amplo seu raio de ação, mais notá­vel será a evidência do auxílio divino."

'Abdu'1-Bahá — CF. 29

"Quanto mais cedo aqueles que trabalham pelo re­conhecimento e triunfo da Sua Fé no mundo se le­vantarem para levar avante estes deveres inescapá-veis, tão mais cedo serão as esperanças, os alvos e objetivos de 'Abdu'1-Bahá, entesourados em Seu próprio Plano, transformados do reino da visão pa­ra o campo da realidade e manifestarão a força total das potencialidades com que foram dotados."

Shoghi Effendi — MA. 79

20

Page 23: Por amor a causa (até p. 15)

SE UM HOMEM, COMPLETAMENTE SÓ...

"O esforço exigido é prodigioso, as condições nas quais esses passos preliminares devem ser dados são, muitas vezes pouco atraentes, ou são desfavoráveis; é limitado o número dos que estejam em condições para empreender tais tarefas e são escassos e inade­quados os recursos ao seu dispor. E, no entanto, quantas vezes a pena de Bahá'u'lláh nos tem assegu­rado que 'se um homem, completamente só, se le­vantar em nome de Bahá e vestir a armadura de Seu amor, o Todo-poderoso torná-lo-á vitorioso, ainda que as forças do céu se disponham contra ele."

Shoghi Effendi — AJD. 75

"Não vos preocupeis por ser pequeno vosso núme­ro, nem sej ais oprimidos pela multidão de um mun­do descrente... Esforçai-vos; vossa missão é indizi-velmente gloriosa."

'Abdu'1-Bahá — AJD. 94

"Não te entristeças se tu, tão somente, o fizeres. Que Deus te seja todo-suflciente. Comunga tu inti­mamente com Seu Espírito e sê dos agradecidos. Proclama a Causa de teu Senhor a todos os que es­tão nos céus e na terra."

Bahá'u'lláh — S. 176

"Ó vós, meus soldados do Reino! Sejai valentes e audazes! Dia após dia aumentai vossas vitórias espi-

21

Page 24: Por amor a causa (até p. 15)

rituais. Não fiqueis perturbados pelos assaltos cons­tantes dos inimigos. Atacai como leões ferozes. Não penseis em vós mesmos pois os exércitos invisíveis do Reino lutam a vosso lado. Entrai no campo de batalha com as confirmações do Espírito Santo. Sa­bei com certeza que os poderes do Reino de Abhá estão convosco. As brisas suaves do Paraíso de Ab­há estão refrescando vossas frontes ardentes. Nem por um momento estais a sós. Nem por um segundo estais sozinhos. A Beleza de Abhá está convosco. Deus Glorioso está convosco. O Rei dos Reis está convosco."

'Abdu'I-Bahá — SW V.L. 13 p. 113

"Os fiéis estão sempre apoiados pela presença da Assembléia Suprema. Na Assembléia Suprema es­tão Jesus, Moisés, Elias e Bahá'u'lláh e outras al­mas supremas, e os mártires também."

'Abdu'1-Bahá — BN n? 254, p. 5

"Muitas vezes tem acontecido que uma só alma abençoada se tornou a causa de ser guiada uma na­ção. Agora não devemos considerar nossa habilida­de e capacidade, mas sim, nestes dias, fixar nosso olhar nos favores e graças de Deus, que fez da gota um mar, e do átomo um sol."

'Abdu'1-Bahá — AJD. 87

"Sê irrestrito como o vento, enquanto levares a Mensagem d'Aquele que fez romper a Aurora da Guia Divina. Considera como o vento, fiel àquilo ordenado por Deus, sopra sobre todas as regiões da terra, sejam habitadas ou desertas. Nem o espetácu­lo da desolação, nem as evidências da prosperidade, lhe podem causar dor ou prazer. Sopra por todos os lados, como foi ordenado por seu Criador. Assim deveria ser cada um que se diz amante do Deus Uno e Verdadeiro. Cumpre-lhe fixar o olhar nos funda­mentos de Sua Fé e laborar diligentemente em propagá-la. Inteiramente por amor a Deus, deve ele proclamar Sua Mensagem e no mesmo espírito acei-

22

Page 25: Por amor a causa (até p. 15)

tar qualquer resposta que as palavras por ele profe­ridas possam evocar no ouvinte."

BaháVUáh — S. 210

23

Page 26: Por amor a causa (até p. 15)
Page 27: Por amor a causa (até p. 15)

POR AMOR À CAUSA...

"A principal e mais importante qualificação de um instrutor bahá'í é realmente lealdade e dedicação in-dubitáveis à Causa. Conhecimento é logicamente es­sencial, mas comparado à devoção, é secundário em importância."

Shoghi Effendi — DG. 70

"É mais a qualidade de devoção e auto-sacrificio que traz recompensas no serviço desta Fé, do que re­cursos, habilidade ou apoio financeiro."

Shoghi Effendi — LA. 71

"O que a Causa requer agora, não é tanto um grupo de pessoas altamente cultas e intelectuais que pos­sam adequadamente apresentar Seus Ensinamentos, mas um número de devotados, sinceros e leais segui­dores, que em total desprezo de suas próprias fra­quezas e limitações e com os corações acesos com o amor de Deus, abandonem tudo para disseminar e estabelecer Sua Fé. Em outras palavras, o que é mais necessário hoje em dia é o bahá'í pioneiro e não tanto o bahá'í filósofo ou intelectual."

Shoghi Effendi — DG. 75

"Quantas vezes os mais humildes adeptos da Fé, sem instrução ou experiência alguma, sem o mínimo prestígio e, em alguns casos, destituídos de inteli­gência, têm podido ganhar vitórias para sua Causa, diante das quais empalideceram as mais brilhantes

25

Page 28: Por amor a causa (até p. 15)

realizações dos letrados, dos sábios e dos experien­tes."

Shoghi Effendi — AJD. 75

"Quem se levantar a fim de difundir Nossa Causa, deverá desprender-se de todas as coisas terrenas, e em todos os tempos, considerar o triunfo de Nossa Fé seu objetivo supremo. Isto, verdadeiramente, foi decretado na Epístola Guardada. E ao determinar deixar seu lar, por amor à Causa de seu Senhor, de­ve ele pôr em Deus sua inteira confiança como a me­lhor provisão para sua jornada, e se ataviar com o manto da virtude."

BaháVUáh — S. 207

26

Page 29: Por amor a causa (até p. 15)

ENSINAR A SI PRÓPRIO...

"Quem dentre vós se levantar para ensinar a Causa de seu Senhor, que ele, antes de tudo, ensine a si próprio, a fim de que suas palavras possam atrair os corações daqueles que o ouvem. A não ser que ensi­ne a si próprio, as palavras procedentes de seus lá­bios não exercerão influência sobre o coração de quem busca. Atendei, ó povo, para que não sejais dos que dão bons conselhos aos outros mas se es­quecem de segui-los eles mesmos."

Bahá'u'lláh — S. 174

27

Page 30: Por amor a causa (até p. 15)
Page 31: Por amor a causa (até p. 15)

AS VIRTUDES DIVINAS...

"Deus prescreveu a cada um o dever de difundir Sua Causa. Quem se levantar para cumprir este de­ver, antes de proclamar Sua Mensagem, necessita adornar-se com o ornamento de um caráter reto e louvável, de modo que as palavras por ele pronun­ciadas possam atrair os corações daqueles que sejam receptivos a esse chamado. Sem isso, não poderá ele esperar jamais exercer influência sobre os ouvintes."

BaháVlláh — S.208

"Orem a Deus para que Ele possa vos fortalecer nas virtudes divinas. Assim, vós podereis ser como an­jos no mundo e estandartes da Luz para desvendar os mistérios da Realidade para aqueles de corações compreensivos."

'Abdu'1-Bahá — CM 13.12.72

"Sê puro, ó povo de Deus, sê puro; sê reto, sê reto... Um só ato reto é dotado de uma potência su­ficiente para elevar o pó e fazê-lo passar além do céu dos céus..."

Bahâ'u'lláh — S. 180

"Embelezai vossas línguas com veracidade, ó povo e adornai vossas almas com o ornamento da hones­tidade."

BaháVlláh — AJD. 140

29

Page 32: Por amor a causa (até p. 15)

"Dizei: acautelai-vos, ó povo de Bahâ, para que não andeis nos caminhos daqueles cujas palavras di­ferem de seus atos."

BaháVUátr— AJD. 40

"Fosse qualquer um de vós entrar numa cidade, ele se deveria tornar um centro de atração por causa de sua sinceridade, sua fidelidade, seu amor, sua ho­nestidade, sua veracidade e sua benevolência para com todos os povos do mundo, de modo que os ha­bitantes dessa cidade exclamassem dizendo: Esse homem é inquestionavelmente um bahá'í."

'Abdu'1-Bahá — AJD. 41

"Associai-vos a todos os homens, ó povo de Bahá, em espírito amigável e fraternal. Se estiverdes cien­tes de uma certa verdade, se possuirdes uma jóia da qual outros são privados, reparti-a com eles em uma linguagem da maior bondade e benevolência. Se for aceita, sendo assim realizado seu propósito, tereis atingido vosso objetivo. Se alguém a recusar, deixai-o a sós e suplicai a Deus que o guie. Guardai-vos de tratá-lo de um modo pouco bondoso. Uma língua bondosa é o imã dos corações dos homens. É o pão do espírito, veste de significado as palavras, é a fon­te da luz da sabedoria e compreensão."

BaháVlláh — S. 181

30

Page 33: Por amor a causa (até p. 15)

A LUZ DA GUIA DIVINA...

"Se alguém, neste Dia, se levantar para promover Nossa Causa, convocando em seu auxílio as hostes de um caráter louvável e conduta íntegra, a influên­cia que emana de tal ação será difundida, com abso­luta certeza, pelo mundo inteiro."

Bahá'ü'lláh — S. 180

"Se qualquer homem, neste Dia, se levantar e com desprendimento absoluto de tudo o que está nos céus e tudo o que está na terra, se afeiçoar Àquele que é o Alvorecer da Santa Revelação de Deus, lhe será concedido, verdadeiramente, o poder de domi­nar todas as coisas criadas..."

BaháVlláh — S. 198

"Dentro em breve, com vossos próprios olhos, ve-reis como cada um de vós irradiará brilhantemente, assim como uma estrela esplendorosa, no firma-mento de vosso país, a luz da Guia Divina."

'Abdu'1-Bahá — AJD. 94

"É melhor guiar uma só alma do que possuir tudo o que está na terra, pois enquanto essa alma guiada estiver à sombra da Árvore da Unidade Divina, am­bos, tanto ela como a pessoa que a guiou, serão reci­pientes da terna misericórdia de Deus..."

O Báb — B. 83

"As grandes vitórias na África que trouxeram tanta alegria ao coração do Guardião nos últimos anos de

31

Page 34: Por amor a causa (até p. 15)

sua vida, resultaram da devoção sacrificadora de um punhado de pioneiros."

Casa Universal de Justiça — M-UHJ. 62

"É difícil para os amigos perceberem, quando estão isolados em um destes territórios-meta sem fazer progresso no ensino, vivendo na sua maioria em cli­mas inóspitos e saudosos de companhia e atividades bahá'ís, que representam uma força do bem, que são como um farol de Bahá'u'lláh brilhando num ponto estratégico, lançando seus raios na escuridão. E por isso que ele (o Guardião) insistentemente exorta os pioneiros a não abandonarem seus postos."

Pelo Guardião — MC. 68

"Os próprios pioneiros devem compreender que não estão somente cumprindo os desejos de BaháVUáh e fazendo aquilo que-o Mestre mesmo desejava fazer — ou seja ir, se necessário a pé e le­var a Mensagem de Seu Pai a todas as regiões da Terra, mas que também estão aumentando o prestí­gio da Fé numa escala notável aos olhos do público, e especialmente, aos olhos das autoridades."

Shoghi Effendi — DG. 55

"Fosses tu abrir o coração de uma só alma, ajudando-a a abraçar a Causa d'Aquele que Deus haverá de tornar manifesto, teu mais íntimo ser se tornaria pleno das inspirações daquele Nome augus­to. Incumbe-te, pois, realizar essa tarefa nos Dias de Ressurreição, desde que a maioria dos homens é in­capaz... Pois, verdadeiramente, se abrires o coração de uma pessoa, por Sua Causa, isso te será melhor do que qualquer ato virtuoso..."

O Báb — B. 137

"Pela justiça de Deus! Se qualquer um abrir os lá­bios neste Dia e fizer menção do nome de seu Se­nhor, as hostes da inspiração Divina sobre ele desce­rão do céu de Meu Nome, o Onisciente, a Suma Sa­bedoria. Sobre ele haverá de baixar também a As-

32

Page 35: Por amor a causa (até p. 15)

sembléia do alto, cada um erguendo um cálice de pura luz."

BâháVlláh — S. 176

33

Page 36: Por amor a causa (até p. 15)
Page 37: Por amor a causa (até p. 15)

A GRANDEZA DESTE DIA...

"Pertencem a Deus, estes dias, um momento dos quais os séculos e eras jamais poderão rivalizar. Um átomo, nestes dias, é como o sol; uma gota, como o oceano. Um só sopro exalado em amor a Deus e em Seu serviço é anotado pela Pena da Glória como um ato principesco.

Bahá'u'lláh — AJD. 120

''Este é o dia em que se deve falar."

BaháVllàh — AJD. 125

"É este o Dia que épocas e séculos passados nunca podem rivalizar."

Bahá'u'lláh — AJD. 119

"O intuito que baseia toda a criação é a revelação deste Dia sublime, o mais santo, Dia conhecido co­mo o Dia de Deus, em Seus Livros e Escrituras — o Dia que todos os Profetas, os Eleitos, os seres san­tos, desejaram presenciar."

BaháVlláh — AJD. 117

"Grande, em verdade, é este Dia! As alusões que lhe são feitas, em todas as sagradas Escrituras, co­mo o Dia de Deus, testemunham sua grandeza."

BaháVlláh—AJD. 118

35

Page 38: Por amor a causa (até p. 15)

"Grande, Imensuravelmente grande é esta Causa! Poderoso, inconcebívelmente poderoso, é este Dia! Cada Profeta anunciou a vinda deste Dia."

BaháVlláh — AJD. 117

"Fosse a grandeza deste Dia revelada em sua pleni­tude, cada homem renunciaria miríades de vidas em seu ardente desejo de participar de sua grande gló­ria, ainda que fosse por apenas um momento."

BaháVlláh — AJD. 121

36

Page 39: Por amor a causa (até p. 15)

SOLTAI VOSSAS LÍNGUAS...

"A Pena do Altíssimo decretou e impôs a cada um a a obrigação de ensinar esta Causa... Deus inspirará, sem nenhuma dúvida, a qualquer um que de tudo se desprenda, salvo d'Ele, e fará com que as águas pu­ras da sabedoria e das palavras expressas, jorrem e fluam copiosamente de seu coração."

BaháVlláh — AJD. 195

Dizei: Ensinai a Causa de Deus, ó povo de Bahá, pois Deus prescreveu a cada um o dever de procla­mar Sua Mensagem e considera isto o mais meritó-rio de todos os atos. Tal ato é aceitável somente quando aquele que ensina a Causa já é crente firme de Deus, o Supremo Protetor, o Misericordioso, o Onipotente."

BaháVlláh — AJD. 175

"Rivalizai uns com outros em serviço de Deus e à Sua Causa. É isto, em verdade, o que vos trará pro­veito neste mundo e no vindouro."

BaháVlláh — AJD. 127

"O vós, os bem-amados de Deus! Não repouseis so­bre vossos leitos; não, antes, despertai logo que ti-verdes reconhecido vosso Senhor, o Criador, e ouvi as coisas que lhe sucederam e apressai-vos a Seu au-

37

Page 40: Por amor a causa (até p. 15)

xílio. Soltai vossas línguas e proclamai incessante­mente Sua Causa. Isto vos será melhor do que todos os tesouros do passado e do futuro, se sois dos que compreendem esta verdade."

Bahá'u'lláh — S. 205

38

Page 41: Por amor a causa (até p. 15)

O ATO INIGUALÁVEL...

"Dizei: Ó homens! Este é um Dia inigualável.Tam­bém inigualável deve ser a língua que celebra o lou­vor do Desejo de todas as nações, inigualável a ação que aspira a ser por Ele aceita."

BaháVlláh — S. 35

"Que alguns, neste momento, se preparem para en­vidar esforços, fujam de suas cidades e estados na­tais, abandonem seu país e, pondo toda a sua con­fiança em Deus como a melhor preparação para sua viagem, volvam suas faces e dirijam seus passos pa­ra aqueles climas distantes, aqueles campos virgens, aquelas cidades que ainda não se renderam, e devo­tem suas energias à conquista das cidadelas dos co­rações dos homens."

Shoghi Effendi — AJD. 90

"Caberá aos amigos e amados, todos sem exceção, despertarem e se levantarem, de coração e alma e de comum acordo, para a disseminação de Sua Causa e à promoção de Sua Fé. Não devem descansar, nem por um momento... Cumpre-lhes dispersarem-se por todas as terras... e viajar através de todas as re­giões. Ativos, sem descanso e constantes até o fim, devem eles levantar em todas as terras a exclamação de Yá-Bahá'u'1-Abhá."

•Abdu'1-Bahá — CG. 30.6.52

39

Page 42: Por amor a causa (até p. 15)

"Os que Me seguem devem esforçar-se, sob todas as circunstancias, para promover o bem estar de quem quer que se levante para o triunfo de Minha Causa..."

BaháVlláh — S. 133

"Levanta-te em serviço a teu Serhor em todos os tempos e sob todas as circunstancias e sê um de Seus auxiliadores."

Bahá'u'lláh — S. 185

"Ó tu que fugiste de teu lar em busca da presença de Deus! Proclama aos homens a Mensagem de teu Se­nhor..."

BaháVlláh — S. 174

40

Page 43: Por amor a causa (até p. 15)

TODOS SEM EXCEÇÃO...

"No campo do pioneirismo, ...o maior apoio deve sempre ser garantido pelos representantes eleitos da comunidade, àqueles que, com amor no coração e em resposta direta ao chamado de sua Fé e pelos di­tames de sua consciência, renunciaram a seu confor­to, deixaram seus lares e arriscaram sua fortuna pa­ra por em ação o magestoso plano de 'Abdu'1-Bahá... Todo cuidado deve ser tomado pa­ra que nenhum obstáculo seja, por motivo algum, colocado no caminho daqueles, jovens ou velhos, ri­cos ou pobres, que espontaneamente se dedicaram à missão tão urgente e sagrada."

Shoghi Effendi — MA. 25

"Concentrai vossas energias na propagação da Fé de Deus. Quem é digno de tão alta vocação, que se levante e a promova. Quem não puder, deverá de­signar alguém que possa proclamar em seu lugar es­ta Revelação, o poder da qual fez tremerem os ali­cerces das mais fortes estruturas, esmagar em pó to­da montanha e estarrecer toda alma."

Bahá'u'lláh — S. 127

"Caso não achem possivel aproveitar de tão raro e sagrado privilégio, que então, lembrando-se das pa­lavras de BaháVUáh, resolvam, cada um de acordo com os meios ao seu dispor, deputizar alguém a levantár-se em seu lugar e levar a efeito tão nobre empreendimento.''

Shoghi Effendi — AJD. 101

41

Page 44: Por amor a causa (até p. 15)

"Quanto àqueles a quem devido a circunstâncias além de seu controle é negado o privilégio de lutar à frente da batalha em casa ou no exterior, sua é a ta­refa, não menos meritória, de auxiliar por todos os meios em seu poder, através de ajuda financeira, apoio e encorajamento constantes, fornecimento de literatura ou nomeação de outros, o pequeno grupo de seus heróicos irmãos que assumiram uma porção tão preponderante das responsabilidade que cabem à comunidade inteira. Todos sem exceção, sem re­servas, sem mais demora, têm que participar."

Shoghi Effendi — MA. 107

42

Page 45: Por amor a causa (até p. 15)

REALIZAR SEUS OBJETIVOS...

"Nenhum instrutor bahá'í deve considerar-se per­manentemente empregado pela Fé. Não temos na Causa de Deus qualquer profissão paga para instru­tores bahá'ís."

Shoghi Effendi — Cl 12.8.44

"Do mesmo modo, quando projetos de pioneiros são previstos, deve ficar bem claro para o pioneiro que precisa fazer todo esforço para se estabelecer em algum emprego no seu posto de pioneirismo, fi­cando assim, liberado da necessidade de utilizar mais os fundos bahá'ís."

Casa Universal de Justiça — C 25.6.64

"Presentemente seria totalmente impossível difun­dir a Causa se aqueles que se levantam para servi-La, como instrutores ou pioneiros, não tivessem ajuda financeira. Todos devem compreender, no entanto, que o dinheiro que recebem é somente para ajudá-los a realizar seus objetivos e que não podem se considerar permanentemente com direito de se­rem sustentados pela Causa."

Shoghi Effendi — Cl 12.8.44

43

Page 46: Por amor a causa (até p. 15)
Page 47: Por amor a causa (até p. 15)

DIGNOS DE SEU NOME...

"O CAMPO, EM VERDADE, E DE TAL IMEN­SIDÃO, O PERÍODO TÃO CRÍTICO, A CAUSA DE TAMANHA GRANDEZA, OS TRABALHA­DORES TÃO POUCOS, O TEMPO TÃO CUR­TO E O PRIVILÉGIO DE TÃO INESTIMÁVEL VALOR, QUE NENHUM SEGUIDOR DA FÉ DE BAHÁ'U'LLÁH, QUE SEJA DIGNO DE SER CHAMADO POR SEU NOME, PODE HE­SITAR POR UM MOMENTO SEQUER."

Shoghi Effendi — AJD. 72

45

Page 48: Por amor a causa (até p. 15)
Page 49: Por amor a causa (até p. 15)

Abreviações usadas nesta compilação:

Abreviação: Nome do Livro:

AJD — Advento da Justiça Divina BN — Bahá'í News dos Estados Unidos (Inglês) C — Trecho de uma carta. CF — Citadel of Faith (Inglês) CG — Carta do Guardião Cl — Carta do Guardião à índia B — Seleção dos Escritos do Báb DG — Directives of the Guardian (Inglês) LA — Letters to Austrália & New Zealand (Inglês) MA — Messages to America (Inglês) MC — Messages to Canada (Inglês) M-UHJ — Messages from the Universal House of Justice (Inglês) PD — Presença de Deus S — Seleção dos Escritos de BaháVUáh SW — Star of the West (Inglês) VT — Última Vontade e Testamento de 'Abdu'1-Bahá

47

Page 50: Por amor a causa (até p. 15)
Page 51: Por amor a causa (até p. 15)
Page 52: Por amor a causa (até p. 15)