poemas para completar

2
Escola Secundária com 3º ciclo de Pinhal Novo Ficha de Trabalho de Língua Portuguesa Prof.: Helena Boullosa Escuta com atenção os poemas e completa os espaços com as palavras adequadas. Ser poeta Ser poeta é ser mais ______, é ser maior Do que os homens! Morder como quem _______! É ser __________ e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o _________ E não saber sequer que se ________! É ter cá dentro um _______ que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter ______, é ter sede de Infinito! Por elmo as __________ de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres _______, e sangue, e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente! Florbela Espanca Lágrima de preta Encontrei uma _______ que estava a ________, pedi-lhe uma lágrima para a ________. Recolhi a lágrima com todo o cuidado num tubo de _______ bem ____________. Olhei-a de um lado, do outro e de frente: tinha um ar de gota muito ____________. Mandei vir os ácidos, as bases e os _______, as drogas usadas em casos que tais. Ensaiei a frio, experimentei ao _______, de todas as vezes deu-me o costume: Nem sinais de _______, nem vestígios de _______. Água (quase tudo) e cloreto de sódio António Gedeão O INFANTE Deus quer, o homem _______, a obra nasce. Deus quis que a ______ fosse toda uma, Que o _____ unisse, já não separasse.

Upload: hboullosa

Post on 03-Jul-2015

1.175 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Poemas Para Completar

Escola Secundária com 3º ciclo de Pinhal NovoFicha de Trabalho de Língua PortuguesaProf.: Helena Boullosa

Escuta com atenção os poemas e completa os espaços com as palavras adequadas.

Ser poeta

Ser poeta é ser mais ______, é ser maiorDo que os homens! Morder como quem _______!É ser __________ e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o _________E não saber sequer que se ________!É ter cá dentro um _______ que flameja,É ter garras e asas de condor!

É ter ______, é ter sede de Infinito!Por elmo as __________ de oiro e de cetim...É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...É seres _______, e sangue, e vida em mimE dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca

Lágrima de preta

Encontrei uma _______ que estava a ________, pedi-lhe uma lágrima para a ________.

Recolhi a lágrima com todo o cuidado num tubo de _______ bem ____________.

Olhei-a de um lado, do outro e de frente:tinha um ar de gota muito ____________.

Mandei vir os ácidos, as bases e os _______, as drogas usadas em casos que tais.

Ensaiei a frio, experimentei ao _______, de todas as vezes deu-me o costume:

Nem sinais de _______, nem vestígios de _______. Água (quase tudo) e cloreto de sódio

António Gedeão

O INFANTE

Deus quer, o homem _______, a obra nasce. Deus quis que a ______ fosse toda uma, Que o _____ unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a __________,

E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do ________, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul __________.

Quem te sagrou criou-te português. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se _______. Senhor, falta cumprir-se __________!

Fernando Pessoa, in Mensagem.