poemas dos alunos - semana da leitura aesc/jfp

21
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA E.B. 2,3 Professor João Fernandes Pratas Biblioteca Escolar Recolha de poemas elaborados pelos alunos no âmbito da Semana da Poesia

Upload: filomena-cardoso

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Recolha de poemas dos alunos da Escola EB 2, 3 Prof. João Fernandes Pratas em Samora Correia, produzidos no âmbito da Semana da Poesia.

TRANSCRIPT

Page 1: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA

E.B. 2,3 Professor João Fernandes Pratas

Biblioteca Escolar

Recolha de poemas elaborados pelos alunos no âmbito da Semana da Poesia

Page 2: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Eu adoro animais Especialmente camaleões Também gostam os meus pais Mas eles preferem tubarões Os camaleões mudam de cor Apenas nadam os tubarões O camaleão é um lagarto O tubarão já não Um come insectos e outro peixe Eu gosto dos dois Isso é certo Pois!!!!!

Carolina Sofia, 6ºC

Page 3: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

‘’A Saúde’’ Amigos! Muita saúde querem ter?! Façam como eu... Aprendam a comer! Verduras não podem faltar, Frutas também não... Dão força e alegria, Fazem bem ao coração! Não podemos esquecer Leite e seus derivados, Embora eu goste É de comer rebuçados!! Cáries?! Não tenho. Tomo precauções, Vou ao dentista, Lavo os dentes às refeições! Precisamos de vitaminas, Cálcio e sais minerais. Tomamos as vacinas, Para nós tão essenciais... Não gostamos é claro, Mas tem de ser... Para prevenirmos as doenças, E as bactérias combater!

Page 4: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

O desporto? É fundamental. Para nos sentirmos bem E termos uma vida normal! Claro que também Precisamos de dormir Sermos felizes, E sempre a curtir!!

Daniela Travassos, Nº 5 6º E

Page 5: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Natureza Como eu gosto da Natureza Como eu gosto de a observar Mas do que eu tenho a certeza É que o “Homem” não a devia estragar A Natureza é um poder imaginável Ela contém algo saudável Apesar de ser poderosa Acaba por ser amistosa As suas árvores e plantas O oxigénio nos dá para respirar O “Homem” de sua casa as árvores arranca Em vez de as respeitar Ela é maravilhosa Não há mais nada a dizer Pois ela é poderosa O “Homem” não a conseguirá vencer.

Diogo Campos, 7º F, nº 5

Page 6: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Notas musicais Há sete anos atrás Havia sete notas Eram todas musicais Eram todas especiais. Quando um diz Dó A outra muda para o Fá É ao som da vida Que as notas são musicais. Quando todas juntas soam Um bonito som fica Uma solução espectacular Que dá vontade de chorar. Se no fim da música Só uma soar É ela a chamar as irmãs Para virem jantar!

Francisca Duarte Graça, Nº5, 6ºA

Page 7: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Um Animal de Estimação Eu tenho um animal de estimação Meigo e fofinho, Alegre e brincalhão...! Sempre muito bonitinho! Dourada a sua cor, Caniche a sua raça, Com cinco aninhos já é um senhor, Que gosta de ir à caça! Ele é muito meu amigo, Gosto muito dele... Brinca muito comigo, E eu com ele!! Seu nome é Dicky Bolinhas Meu cão adorado, Faço-lhe muitas festinhas, No seu pêlo dourado! Não sei mais que escrever Sobre este meu lindo cão... Vou dar-lhe de comer, E um xi-coração! Daniela Travassos, Nº 5, 6º E O Dia Mundial das Crianças

Page 8: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Dia um de Junho Vamos todos comemorar O dia Mundial das Crianças, Para sempre lembrar!! Com alegria e esperança Num futuro melhor Com muita saúde e paz E amigos em redor! Neste dia especial É preciso lembrar Que nem todas as crianças O podem festejar!! Crianças que estão doentes Crianças mal tratadas A todas elas desejo Que fiquem curadas! SOMOS CRIANÇAS TEMOS DIREITO A SER FELIZES Queremos brincar e cometer deslizes!

Daniela Travassos, Nº5 6ºE

Page 9: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Sonhar Sonhar como ninguém sonha É o que gosto de fazer Ir mais longe que a imaginação E conseguir viver. Subir mais alto que as estrelas Percorrer montanhas e enfrentar as ondas do mar É o que quero fazer custe o que custar. Vou ser quem quis Sem medos nem fronteiras vou faze-lo como quem diz “Vou sobrevoar vidas inteiras” Vou esquecer o passado E mostrar que o futuro pode valer a pena.

Francisca Duarte Graça, Nº5, 6ºA

Page 10: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Só posso encontrar Só posso encontrar Só posso a mimar que Se pode dizer amar. Ter amigos do coração Ter amigos do coração É como ter alguém Que nos dê a mão. E compor uma letra E contar esta canção. Cantar dançar É poder dar e com o ritmo podemos Sonhar tento ver não sofrer Tento ver e não sofrer Poder dar e crer Dar-nos o que podem vencer. Ter uma visão Ter uma visão significa Uma paixão que não é Ódio nem nenhuma ilusão.

Ana Mussagi, 6ºA

Page 11: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

As borboletas Com as asas a brilhar No nosso cabelo elas podem descansar De tanto voar e a flutuar Borboletas elas são e seu e como gosto De ser elas usam o seu amor Para saltar de flor em flor A busca de uma cor O perfume suave e delicado Que elas têm extasiado O mundo caindo Atrás dos ramos do encanto Que elas têm extasiado O mundo caindo Atrás dos ramos do encanto É lindo vê-las a dançarem no palco com alegria, Vida, beleza e a esforçarem-se Para fazerem um espectáculo de sincronia Os raios de sol batem Nas suas asas ao levantarem Para começarem outro dia a brincar, Com as flores a cantar e a dançar.

Beatrice Licara, Nº16; 6ºE

Page 12: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Mostrem-me o caminho Pedindo um favor, não era mal pensado, Em todos os pecados, Tido aquilo que errámos. Mostrem-me o que fiz, os erros que cometi, As respostas que errei, Mas também as que acertei. Mostrem-me o que devo fazer, Quando estou sozinha, Mostrem-me quem são vocês, Será de tanto poder. Mostrem-me tudo, que eu também mostrei, O nosso caminho certo, por onde caminharei!

Andreia Ramalho, Nº26, 6ºA Francisca Duarte, Nº5, 6ºA

Page 13: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Se eu fosse um lápis Ter uma dona muito linda E muito boa comigo E que faça banda desenhada Para me usar com um amigo Queria que escrevesse muito E nunca me enganasse E a minha dona nunca me abandonasse Brincar e saltar com muito gosto Gostava que ela cuidasse de mim Com muito amor e carinho E com cuidado para não me partir e é mesmo assim Que ela faz comigo Para ela ter um estojo limpo Para eu descansar E um bom corpo Para ela me segurar Ter um bico afiado Para eu escrever E é claro, tenho de acordar cedo Para notas boas ter.

Page 14: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Se eu fosse uma banana… Se eu fosse uma banana Seria descascadinha Grande maravilha Seria comidinha Seria saboreada Muito saborosa Naquele momento Parecia uma rosa As crianças gostam Os adultos também Faz bem à saúde E vitaminas contem

Page 15: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Um grande amigo Quando fui para a escola Encontrei um amigo Um amigo muito especial Aquela pessoa ideal. Isto é ter um amigo sempre comigo É como se nunca estivesse sozinho Estando longe, ou estando perto Sei que estou no caminho certo. Pois até na escola Não é só trabalhar Nós também brincamos, Corremos e jogamos. Nem sei se vou aguentar Quando o nono ano acabar Vamos todos nos separar Às vezes, gostava de lá não chegar…

Francisca Duarte Graça, Nº5, 6ºA Millena Cordeiro Britto, Nº16, 6ºA

Page 16: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

O que é que eu quero ser Se eu fosse o Sol, eu brilhava Para os meus cidadãos, eu cantava Se eu fosse o Sol, brilharia Quer de noite, quer de dia Para os cidadãos passearem com alegria. Quer no Inverno, quer no Verão Eu gostava de estar na mesma estação Quer no Canadá, quer no Japão Eu gostava de estar onde todos estão. Se eu fosse o Sol estaria longe De tudo o que me rodeia Por isso prefiro ser girassol Ao pé de uma colmeia. Será que preferia ser uma abelha? Que vivia ao pé da teia. Ou até uma varejeira? Que percorria os desertos de areia Pensando bem, prefiro ser eu mesma Pois quero crescer e brincar Com os meus grandes amigos Eu quero é jogar!

Millena Cordeiro Britto, nº16, 6ºA

Page 17: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

O Casamento O casamento é fascinante, mas porque o tornam aterrorizante. A seguir ao casamento procuram o divórcio, até parece que o acham um negócio. A vida a dois anda a piorar, mas porque será que se estão sempre a chatear. Há quem se case e depois se divorcie, até parece que só se querem divertir. Amor, gostar e apaixonar são verbos que se usam quando se estão a apaixonar, mas porque pensam em se divorciar. Casar é importante há quem diga que sim Mas por vezes há o divórcio porque não se Pode viver mais assim. Para amar alguém temos de acreditar que tudo vai correr bem e dificuldades ultrapassar. Às vezes uma mísera conversa vai dar a uma discussão porque toda agente acha que tem razão. Em certas situações há discussões e traições, mas por mais que as procurem, não há razões nem sequer justificações. Na maior parte dos casais, aparece o ciúme e dá mesmo vontade de os atirar para o lume.

Joana Santos, 7º F, Nº 13.

Page 18: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Conta comigo! Gosto de ti, Espero que percebas isso. Nesta carta, Não me revelo, Mas revelo-te a ti, És tudo o que uma pessoa pode ter! Um carinho, Um miminho Um amor Uma paixão. É o que eu sinto!

Beatriz, 5ºD

Page 19: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Amizades As amizades deviam ser eternas. Dispensava as brigas, as tristezas e as alegrias. As amizades são assim: Ganham-se, perdem-se e reconquistam-se. Mas tudo, mesmo tudo Tem de ter um motivo de acontecer. Às vezes parece que demora uma eternidade, Outros só cincos minutos. Algumas amizades só existem por bens materiais, Outras são verdadeiras, Mas nem sempre resulta. Pormenores... Umas vezes são provocadas Pelas tristezas, Outras pelas Alegrias. Há as amizades verdadeiras, São amigos de amor, De verdade, felicidade e carinho. Tudo isso tem um bom amigo.

Page 20: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Nem todas as pessoas têm, Mas às vezes, Isso tem mesmo razão As amizades são misteriosas. Uma boa amiga, Não a trai por Uma pessoa verdadeiramente Amiga. À gente muito egoísta, merece morrer. Outras têm azar e ficam prejudicadas.

Beatriz, 5ºD

Page 21: Poemas dos alunos - Semana da Leitura AESC/JFP

Amor Logo no 1°dia que te vi, Senti que eras “o tal”! Agora sonho contigo, Para te ter ao pé de mim. Quando te vejo, O meu coração pára. Sinto que podemos Ser mais que amigos. Ser tua amiga basta! Mas como eu te amo, Nunca chega! Quero ser mais do que uma amiga. Quero ser mais, Quero te amar, Estar ao pé de ti, Saber te alegrar, Quando estas triste, Saber te dar apoio.