pnld.moderna.com.br · web viewesse objeto digital apresenta uma entrevista sobre o cronista rubem...

2
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual Título: Rubem Braga e a crônica Formato: Áudio Descrição: Esse objeto digital apresenta uma entrevista sobre o cronista Rubem Braga, feita com Ana Karla Dubiela, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. A especialista apresenta os motivos de Rubem Braga ser considerado o “pai” da crônica moderna e referência para diversos escritores e críticos literários. Ana Karla ainda discute outros aspectos importantes da obra de Rubem Braga, como as temáticas relacionadas à sua época (Revolução de 1930 e a política de Getúlio Vargas), bem como seu diferencial linguístico, repleto de ironia, leveza e sarcasmo. O autor também é destacado como aquele que tirou a crônica de sua condição efêmera, transformando-a em um texto que perdura no tempo, transformando-a “em livro” . Objetivos: Propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver uma escuta atenta, com o apoio de tomada de notas. Levar os alunos a compreender melhor o que é uma crônica e sua configuração como gênero jornalístico-literário. Permitir aos alunos conhecer características da obra do cronista Rubem Braga, bem como reconhecer sua importância como autor que influencia escritores e críticos literários da atualidade. Conteúdos abordados: Crônica. A entrevista aborda o gênero e algumas de suas características, como o limiar entre a efemeridade e a duração no tempo e a abordagem de temas cotidianos e/ou de crítica social. Leitura literária. Esse trabalho aborda a produção literária de um importante cronista e as características linguísticas e temáticas de sua obra. Habilidades: (EF89LP28) Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc. (EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor. Sugestões de uso Na unidade 5, os alunos são convidados, na seção Produção de texto, a produzir uma crônica lírica. No momento do estudo sobre essa vertente da crônica, reproduza a entrevista feita com a doutora Ana Karla Dubiela. Na escuta do áudio, os alunos deverão tomar notas a respeito do gênero crônica e das características da obra do cronista Rubem Braga. 1

Upload: others

Post on 18-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: pnld.moderna.com.br · Web viewEsse objeto digital apresenta uma entrevista sobre o cronista Rubem Braga, feita com Ana Karla Dubiela, doutora em Literatura Comparada pela Universidade

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

Título: Rubem Braga e a crônica

Formato: Áudio

Descrição:

Esse objeto digital apresenta uma entrevista sobre o cronista Rubem Braga, feita com Ana Karla Dubiela, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. A especialista apresenta os motivos de Rubem Braga ser considerado o “pai” da crônica moderna e referência para diversos escritores e críticos literários. Ana Karla ainda discute outros aspectos importantes da obra de Rubem Braga, como as temáticas relacionadas à sua época (Revolução de 1930 e a política de Getúlio Vargas), bem como seu diferencial linguístico, repleto de ironia, leveza e sarcasmo. O autor também é destacado como aquele que tirou a crônica de sua condição efêmera, transformando-a em um texto que perdura no tempo, transformando-a “em livro”.

Objetivos:

Propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver uma escuta atenta, com o apoio de tomada de notas.

Levar os alunos a compreender melhor o que é uma crônica e sua configuração como gênero jornalístico-literário.

Permitir aos alunos conhecer características da obra do cronista Rubem Braga, bem como reconhecer sua importância como autor que influencia escritores e críticos literários da atualidade.

Conteúdos abordados:

Crônica. A entrevista aborda o gênero e algumas de suas características, como o limiar entre a efemeridade e a duração no tempo e a abordagem de temas cotidianos e/ou de crítica social.

Leitura literária. Esse trabalho aborda a produção literária de um importante cronista e as características linguísticas e temáticas de sua obra.

Habilidades:

(EF89LP28) Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Sugestões de uso

Na unidade 5, os alunos são convidados, na seção Produção de texto, a produzir uma crônica lírica. No momento do estudo sobre essa vertente da crônica, reproduza a entrevista feita com a doutora Ana Karla Dubiela. Na escuta do áudio, os alunos deverão tomar notas a respeito do gênero crônica e das características da obra do cronista Rubem Braga.

1

Page 2: pnld.moderna.com.br · Web viewEsse objeto digital apresenta uma entrevista sobre o cronista Rubem Braga, feita com Ana Karla Dubiela, doutora em Literatura Comparada pela Universidade

Coletivo

Reúna os alunos em uma roda de leitura para ouvirem o áudio coletivamente. Reproduza o áudio uma primeira vez para que os alunos só ouçam, sem fazer anotações. Em um segundo momento, eles devem desenvolver uma atividade de tomada de notas.

O conteúdo do áudio ajuda os alunos a compreender o que é uma crônica e o limiar entre a sua efemeridade e a duração no tempo, o que a configura como gênero jornalístico-literário. Além disso, faz com que os alunos possam conhecer o autor Rubem Braga e reconhecer sua importância como autor que influencia até hoje escritores e críticos literários.

Após a apresentação do áudio, e antes de desenvolver a atividade de produção de texto, reflita com a turma a respeito das seguintes questões:

1) Por que Rubem Braga é considerado o “pai” da crônica e referência para a maioria dos escritores?Rubem Braga é considerado o “pai” da crônica e referência para a maioria dos autores por dois motivos: o autor tirou a crônica da condição de ser um texto efêmero, para constituir um texto que perdura no tempo; as crônicas de Rubem Braga apresentam um diferencial linguístico e temático, o que o faz transitar entre a crítica social e a poesia em prosa.

2) Qual era o diferencial linguístico de Rubem Braga e o seu jeito peculiar de fazer crônica? O autor traz ironia, leveza e sarcasmo, além de um jeito peculiar de começar a contar um fato ou divagar sobre um acontecimento e, de repente, ter uma epifania, um insight, para, em seguida, retornar à realidade cruel, ao sofrimento e ao desalento. Para esclarecer melhor o que são os termos epifania e insight, oriente os alunos a procurar as palavras em dicionários e na internet. A palavra insight vem do inglês e significa uma compreensão súbita de algo.

3) Quais eram os principais temas abordados em suas crônicas?O autor abordava tanto a realidade política de sua época (Revolução de 1930 e a política de Getúlio Vargas), quanto assuntos como a natureza, a ecologia, a mulher, a cidade etc.

Para finalizar, selecione algumas crônicas líricas de Rubem Braga, que podem ser encontradas na internet ou em uma biblioteca, e leia-as com os alunos, para que eles conheçam melhor o autor e identifiquem as características apontadas pela especialista.

2