pn - edição 403

40
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 403 - R$ 1.50 Cefas Carvalho O teatro de Hilda Hilst em Natal, na Casa da Ribeira nesta semana ›› Pág 7 Pinto Júnior PT e PSDB precisam debater mais as mazelas do País Valério Mesquita Causos com gosto de gás: anedotas e picardiasa ›› Página 2 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 6 João Bezerra Parnamirim se consolida como 3ª cidade do Estado ›› Página 6 Potiguar Notícias Prefeitura de Natal deve 4 mil reais a artista desde 2010 ›› Pág. 5 Audiência pública do orçamento e m Natal Estudantes reivindicam transporte a Rosalba ›› noonon. no. 4 Goianinha Extremoz São Gonçalo Santa Cruz Guamaré Extremoz Tangará Macaíba e outros RN MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO Petista assume cargo em Governo Fafá Paulo Linhares (PT) aceitou convite para integrar a administra- ção municipal de Mos- soró, de Fafá Rosado (DEM) e gerou polêmi- ca entre os petistas mossoroenses. ›› Página 3 Professor Lopes é uma referência no ensino de Inglês Mesmo aposentado desde 2010, José Lopes Filho ainda é lembrado por várias gerações de alunos. ›› Municípios. Pág. 6 Agripino garante Kátia como líder do DEM em Parnamirim Senador bateu o mar- telo e definiu vereado- ra como líder da sigla no 3º municipio do Es- tado. ›› Parnamirim. Pág. 3 Cantor Isaque Galvão vem denunciando o fato e falou sobre o tema em entrevista ao programa Conexão Potiguar ›› Pág. 4 ›› Capa. Parnamirim. Ele nasceu em Pernambuco, é naturalizado cearense e mora em Parnamirim desde 1974. Trata-se de Ivanildo “Sax de Ouro”, uma lenda da música potiguar O reinado do Sax de Ouro de Parnamirim Concurso de Poesia anuncia vencedores Parnamirim comemora 53 anos ›› Caderno especial A 5ª edição do Concur- so de Poesia Zila Mamede divulgou o resultado da edição de 2011. O servi- dor público natalense Alexandre Abranches foi o vencedor, com a profes- sora acariense Jeanne Araújo ficando em 2º lu- gar e o jornalista mosso- roense Mário Gerson con- seguindo o 3º lugar. ›› Pág. 7 Potiguar Capa:2.qxd 16/12/2011 19:52 Page 2

Upload: potiguar-noticias

Post on 12-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

PN - Edição 403

TRANSCRIPT

Page 1: PN - Edição 403

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 403 - R$ 1.50

Cefas Carvalho

O teatro de HildaHilst em Natal, naCasa da Ribeiranesta semana

›› Pág 7

Pinto Júnior

PT e PSDB precisamdebater mais asmazelas do País

Valério Mesquita

Causos comgosto de gás:anedotas e picardiasa

›› Página 2

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 6

João Bezerra

Parnamirim seconsolida como3ª cidade doEstado

›› Página 6

Potiguar NotíciasPrefeitura de Natal deve 4 mil reais a artista desde 2010

›› Pág. 5

Audiência pública do orçamento em Natal

Estudantes reivindicamtransporte aRosalba

›› noonon. no. 4

GoianinhaExtremoz São GonçaloSanta CruzGuamaréExtremozTangaráMacaíba

e outrosRN

MUNICÍPIOS NESTA EDIÇÃO

›› Página 7

Petista assume cargoem Governo Fafá

Paulo Linhares (PT)aceitou convite paraintegrar a administra-ção municipal de Mos-

soró, de Fafá Rosado(DEM) e gerou polêmi-ca entre os petistasmossoroenses. ›› Página 3

Professor Lopes éuma referência noensino de Inglês

Mesmo aposentadodesde 2010, José LopesFilho ainda é lembradopor várias gerações dealunos. ›› Municípios. Pág. 6

Agripino garanteKátia como líder doDEM em Parnamirim

Senador bateu o mar-te lo e def iniu vereado-ra como l íder da s ig lano 3º municipio do Es-tado. ›› Parnamirim. Pág. 3

Cantor Isaque Galvão vem denunciando o fato e falou sobre o tema em entrevista ao programa Conexão Potiguar ›› Pág. 4

›› Capa. Parnamirim.

Ele nasceu em

Pernambuco, é

naturalizado cearense e

mora em Parnamirim

desde 1974. Trata-se de

Ivanildo “Sax de Ouro”,

uma lenda da música

potiguar

›› Pág. 3

O reinado do

Sax de Ouro

de Parnamirim

Concurso de Poesiaanuncia vencedoresParnamirim comemora 53 anos

›› Caderno especial

A 5ª edição do Concur-so de Poesia Zila Mamededivulgou o resultado daedição de 2011. O servi-dor público natalenseAlexandre Abranches foio vencedor, com a profes-sora acariense JeanneAraújo ficando em 2º lu-gar e o jornalista mosso -roense Mário Gerson con-seguindo o 3º lugar.

›› Pág. 7

Potiguar Capa:2.qxd 16/12/2011 19:52 Page 2

Page 2: PN - Edição 403

DESTAQUESDESTAQUESda semana

Asas da Históriacelebra Parnamirim

6ª edição do espetáculo NasAsas da História foi encenada nosdias 15, 16 e 17 de dezembro, nolargo da Cohabinal, emParnamirim, a partir das 20h. Aúltima apresentação ocorreu nodia em que Parnamirim comemo-ra o 53º aniversário de emancipa-ção política.

Time chileno ganhaCopa Sul Americana

O Universidade do Chile ven-ceu na quarta-feira dia 14 a CopaSul Amaricana ao derrotar emSantiago o time da LDU, doEquador. O Universidad haviaeliminado o time carioca doVasco da Gama na semi-final dacompetição.

Ex-presidente francêscondenado a prisão

O ex-presidente da FrançaJacques Chirac (1995-2007)foi condenado na quinta-feira adois anos de prisão após serconsiderado culpado de irregu-laridades durante seu mandatocomo prefeito de Paris no iní-cio dos anos 1990.

Oscar Niemeyercompleta 104 anos

O arquiteto OscarNiemeyer completou na quin-ta-feira dia 15, 104 anos deidade. Lúcido e produtivo,Niemeyer é uma lenda daarquitetura brasileira e tem tra-balhos feitos em Natal, como oParque da Cidade.

Vida

Espetáculo

Futebol

Mundo

ARTIGOS

Causos com gosto de gás

01) Várias foram as reuniões política emMossoró, até chegarem a um denominadorcomum. O nome que derrotaria AntônioRodrigues (o Capim), seria o do mestre. Vingt-Un (o Touro). “Estava fácil, fácil”, diziam.Numa dessas reuniões, Expedito Mariano (oBolão), encontrava-se com um forte desarran-jo intestinal e segundo o próprio, nem ele pró-prio controlava os flatos sorrateiros. “VereadorExpedito”, disse distraído e desapercebidoVingt-Un. “Sente aqui perto de mim, grandelíder!”. O Bolão atendeu, um tanto temeroso.Horas depois, deu início a “operação descarre-go”. O vereador virava o rosto. O candidatofechava o nariz, disfarçadamente. Depois deuns seis estampidos, Bolão já não tinha comoesconder e ai desabafou: “Desculpe amigovelho! Eu tô meio ruim. O senhor como doutorsabe, né?”. Vingt-Un quase sem oxigênio, con-seguiu falar: “Amigo, eu não sou médico”.

Expedito, descartou: “É doutor, mais numahora dessa, todos nós somos uma bosta sócomo eu...!”.

02) “Brasileiros de Natal!”, era assim queDjalma Maranhão iniciava quase sempre suaoratória. Desta feita, falava Luiz MaranhãoFilho, seu irmão, que discursava totalmenteafônico: “Estou um pouco rouco, por isso voufalar baixo. Mas como dizia José Américo deAlmeida, vou falar baixo aqui nas Rocas paraque o povo da Ribeira, da Cidade, e dos arre-dores, não ouçam eu pedir voto aqui, paraDjalma!”. Nisso, uma voz em tom grave, soano meio da multidão. Era João Valentim, ofamoso Bode Rouco, conhecidíssimo pé-de-botequim, que falou: “Pode parar LuizMaranhão!! Nas Rocas do Bambelô deCalixto, nas Rocas do Araruna, nas Rocas daBagunça do PV, nas Rocas de Caubi Barroca,quem não votar em Djalma Maranhão, não édigno de ser chamado canguleiro das Rocas!”.Isso dito no gogó (sem microfone) entre umtombo e outro, Bode Rouco terminou sua ora-ção assim: “Agora, seu jornalista, pode conti-nuar falando, que nós “fica” aqui ouvindo atéde manhã. Em cima da bucha, botaram o baju-lador sob aplausos, em cima do caminhão-palanque de Djalma Maranhão.

03) A cidade de Macau estava em fervoro-sa. O governo do estado entregava váriosbenefícios ao município, entre os quais a can-

tada e decantada ponte da Ilha de Santana. Ànoite, acontecia uma sessão de gala na câmaramunicipal. Vereadores e prefeitos da regiãoassediavam a governadora, sonhando conse-guir uma fatia para o seu município. O presi-dente do legislativo local abrindo os trabalhosanunciou: “Convido o senhor prefeito e o vice-prefeito para introduzirem no recinto, a senho-ra governadora...”. Nisso, Zezinho Calixto,vereador da cidade de Grossos, cochichou noouvido do colega ao lado: “Eles vão “introdu-zir” aqui “mermo”? Só “credito” vendo...”. Alíngua portuguesa é fogo. Quando não se ouvebem, se interpreta mal.

04) O mestre das grandes tiradas, o entãodeputado Valmir Targino, relaxava um poucono seu gabinete da Assembleia Legislativa,quando, de repente, entra o padre Antas, páro-co de Santana do Matos. Suado, metido numapesada batina com mais um “chapéu coco”,que o abafava bastante. O sacerdote angariavajunto aos deputados apoio para a igreja santa-nense. Ao adentrar, o vigário foi logo dizendo:“O calor está grande. O mundo vai pegarfogo!”. A conhecida verve de Valmir Targinoemendou em versos cordelistas: “Pois é,padre! De um lado, é fogo. Do outro lado, éfumaça. Os homens não têm dinheiro, e asmulheres não dão de graça”. O vigário abriuum sorriso acanhado e amarelou: “Por mim, tonem ai...”.

Valério [email protected]

Presidente do

TCE/RN e

escritor

De volta às raízes

Ah, o Natal! Se pudesse, arrumariaminha trouxa – calça, sapato, camiseta,analgésico, livro, escova, óculos, caneta,papel – e partiria para uma colocação dis-tante, com uma casinha de paxiúba, pertode um rio. Sem árvores de plástico, pisca-pisca, presentes e o brilho artificial deabraços guardados o ano inteiro junto àsbolas vermelhas, verdes, douradas.

Perdoe-me, leitor, mas não gosto da

data – ou será esse sentimento apenasuma prova de minha recém adquiridarabugice? E por falar nela, hoje fui convi-dada a reclamar. Ideia do amigo escribaMarcos Vinicius, que poderia derramar aletra de seu pote, mas preferiu me incum-bir da tarefa.

O caso é simples, mas merece atenção.Trata-se do antigo bar que funcionava noTeatro Plácido de Castro. Pouco desfruteidele, mas isso não me impediu de hojesentir saudade das garrafas que cumpremtão bem o papel de matar a sede dos poe-tas, na hora do intervalo.

“Abrir um bar aqui é voltar às nossasraízes”, disse alguém na roda de fuman-tes, enquanto a lua ensaiava o esvaziar-se. Deus me livre fazer campanha dotipo! Tenho medo da reação dos evangé-licos de plantão, dos adeptos à abstinên-cia, dos médicos, dos advogados. E tam-bém dos pais.

Por outro lado, vejam, minhas recorda-ções vão de encontro às raízes etílicas daboemia, com seu legado de música, litera-tura e sonhos. Eu era moleca, é verdade,

mas sei dizer das discussões que varavamas madrugadas no Casarão e no Jirau.Conheço-as de memória, de ouvir contardos pais, dos amigos dos pais, hoje umpouco também meus.

Ora, e por onde anda essa gente?Muitos deixaram que crescessem a barba,a barriga e o desejo de ficar em casaenquanto os filhos e alguns netos cami-nham em busca de respostas em ummundo quase sem poesia. Outros, inquie-tos por natureza, vagam a procura de umamesa amiga.

Aqui e acolá encontro um. Geralmenteno Casarão, agora restaurado. E então medou conta que alguns espaços têm a capa-cidade de manter aceso o espírito de umaou mais gerações.

Não seria este também o caso do barno Teatrão?

Por favor, não me interpretem mal:Longe de mim, fazer apologia ao álcool.Mas que faz falta uma cerveja gelada ouuma taça de vinho entre um ato e outro dealguns espetáculos, ah, faz!

E Baco sabia disso.

Vássia Silveira

Jornalista e

escritora

Minha neta virou um camarão

O Teatro Alberto Maranhão lotado,domingo, começo da noite, mostrava “UmaHistória no Fundo do Mar”. No salão doPalácio de Poseidon, Deus dos Mares, oballet das Pérolas encanta a todos, princi-palmente Seida, filha de Poseidon. Ela éuma princesinha que adora dançar comtodos os seres do mar: camarões, cavalos-marinhos, estrelas, algas e com suas queri-das amigas sereias. Aí aparecem problemas,que repercutem, preocupam, mobilizam,são finalmente resolvidos, e a paz e a tran-qüilidade voltam a reinar no fundo do mar.

Belo resultado do trabalho da Escola deBallet Maria Cardoso que, segundo quem

bem conhece, zela pelo trabalho técnico eartístico dos alunos. São aulas práticas e teó-ricas de ballet clássico, aulas de alongamen-to, aulas teóricas de anatomia-fisiologia enutrição, que atendem qualificada clientela.Uma grade de níveis composta por baby-class, iniciação, preparatórios, básicos,intermediário, avançado e ballet adulto, fin-dou toda naquela aventura marinha.

Era uma espécie de fantasia real, mate-rializando um método humano que prezaprimordialmente pela amizade e respeitoentre todos os participantes da Escola -mães, pais, alunos, professores e funcioná-rios. É o que corre no meio do ballet clássi-co em Natal, onde a diretora geral MariaCardoso é considerada um exemplo de pro-fissional a ser seguido, pela sua criatividadee pelo trabalho que desenvolve.

No meio da fantasia, lá estava eu assis-tindo embevecido o carinho de todas aquelasbailarinas, que passam, sobem, dançam eenvolvem seus corpos de pérola, ouro, águamarinha, em cenário tão belo, onde flutuamao som das notas sentidas e fortes da música

clássica. Os braços elegantes contornam oespaço, desenhando círculos e outras formas,as mais belas que alguém já viu. A beleza dadança é por demais potente e deixa extasia-dos centenas de corações felizes.

Cheio de emoção, fixamos nos olhosbelos de Nicole, que olha para a multidão enem me vê. Mas ali estava vivendo belomomento e o guardando na memória. Era oápice do espetáculo e, ao seu redor, brilha-vam apoteoticamente, como Joia, a primeiraBailarina do Teatro Municipal do Rio deJaneiro, Cláudia Mota e como Guardião doTesouro o primeiro bailarino solistaEdifranc Alves.

Tudo em meio a pérolas, camarões,cavalos marinhos, peixes, algas, ouriços eestrelas do mar. Nicole é a nossa neta; emmeio a tudo isso, ela foi transformada emum belo camarão. A outra neta, Letícia, deum ano e meio, estava na platéia e já queriaque aquele espetáculo, formado por mais desessenta bailarinos, demorasse mais. Ouseja: minha agenda vai ter muito ballet pelafrente.

Walter Medeiros

Professor e

escritor

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASOpiniãO Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Potiguar 2:2.qxd 16/12/2011 19:53 Page 2

Page 3: PN - Edição 403

De novo...A rejeição do pedido de

impeachment da prefeitade Natal, Micarla de Sousa(PV) não fez a oposição de-sistir de tirar a gestora docargo. Após o arquivamen-to da matéria, Luís Carlos(PMDB) anunciou que po-derá articular um novo pe-dido de impeachment.

TJ em recessoO Tribunal de Justiça do

RN regulamentou, atravésda publicação da Portarianº 1455/2011-TJ, o Reces-so Forense e suspensão dosprazos processuais, duranteo período do Plantão Juris-dicional, que acontecerá de20 de dezembro de 2011 a06 de janeiro de 2012. Comisso, ficam suspensos, pelomesmo período, os prazosjudiciais no TJRN.

RychardsonO juiz Walter Nunes, ti-

tular da 2ª Vara Federal,negou o pedido para prisãodomiciliar de RychardsonMacedo, acusado no pro-cesso da Operação PecadoCapital. O advogado de de-fesa argumentava, para opedido de prisão domici-liar, que na estrutura carce-rária do Estado do RioGrande do Norte, não hásala de estado-maior oucongênere.

Fidel Castro...O líder cubano Fidel

Castro, afastado do poderdesde 2006 por razões desaúde, entrou no livro dosrecordes, o Guinness, porser “a pessoa que mais ve-zes foi alvo de tentativas deassassinato”, em 638 oca-siões, disse na quinta-feiraum portal oficial cubano.

INSSO Instituto Nacional do

Seguro Social (INSS) divul-gou na sexta-feira (16), no“Diário Oficial da União”,a abertura de concurso pa-ra 1.875 vagas. Ao todo,são 375 vagas para o cargode perito médico previden-ciário e 1,5 mil para técnicodo seguro. As vagas sãodistribuídas nas Agênciasda Previdência.

[email protected]

DaRedação

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASPolítica parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Na cerimônia de premiação como Parlamentar doAno (prêmio concedido pelo Comitê de imprensa daAssembléia Legislativa) para a deputada Larissa Ro-sado, quem esteve presente prestigiando a conterrâneafoi a governadora Rosalba Ciarlini. Oficialmente, elassão adversárias - a primeira do PSB oposicionista, asegunda do DEM. Mas, como muita gente vaticina,cada dia que passa elas se aproximam mais...

arquivo pn

questionamento

Paulo Linhares

CARLOS ALBERTO BARBOSA

Dia sim, outro sim, a im-prensa papa-jerimum noticiaque o deputado estadual Her-mano Morais (PMDB) poderáter sua candidatura a prefeito deNatal implodida mais uma vez.Já falei sobre isso algumas ve-zes. Mas vou repetir: acho pou-co provável que isso aconteça.E por que penso assim? Se issoviesse mesmo a acontecer,quem iria ficar mal nessa histó-ria seria o presidente estadualdo PMDB, deputado HenriqueEduardo Alves, que lançou seunome como pré-candidato dopartido à sucessão municipalcom direito a pompa e tudo nu-ma grande festa no América.Quem não se lembra? Aliás,um evento inédito na política:um lançamento de uma pré-candidatura!

É claro que Henrique apro-veitou a festa para tirar partidodisso. Henrique, todos sabem,é, digamos, pré-candidato a se-nador em 2014. E quiçá, até agovernador. Mas isso é assuntopra depois. O que está em jogo

OLIVEIRA WANDERLEY

O presidente do diretóriomunicipal do Partido dosTrabalhadores (PT) de Mos-soró, Valdomiro Morais, cri-ticou o advogado Paulo Li-nhares por ele ter aceito par-ticipar da administração daprefeita Fafá Rosado(DEM).

Paulo Linhares ingressourecentemente no PT e assu-miu a direção da Previ-Mos-soró, órgão de previdênciada Prefeitura mossoroense,comandada pelo DEM,principal adversário dos pe-tistas no Estado.

Segundo Valdomiro Mo-rais, não tem qualquer senti-do a presença de um filiadodo PT numa administraçãodo DEM.

"O partido não vê comofazer parte de um governodo DEM, principalmenteaqui em Mossoró onde so-mos claramente adversários.Não faz sentido isso", decla-rou o presidente do PT dacapital do Oeste ao jornal OMossoroense.

O líder petista afirmouque aguarda as explicaçõesde Paulo Linhares. "Soubede tudo pela imprensa. Va-mos ter a conversa com o fi-liado até o final desta sema-na para saber qual será o po-sicionamento dele", frisouValdomiro Morais.

De acordo com Valdomi-

ro, apenas após essa conver-sa é que o PT terá uma posi-ção oficial. "Vamos esperarele dizer quais são os termosda participação dele no go-verno do DEM. Só assim va-mos apresentar a posição dopartido sobre isso", assina-lou ele.

Valdomiro demonstroucompreensão ao ser questio-nado sobre o fato de o reitorda Universidade Federal Ru-ral do Semi-Árido (Ufersa) epré-candidato a prefeito peloPT, Josivan Barbosa, ter ditoà imprensa que via com na-turalidade a indicação dePaulo Linhares para o Previ-Mossoró.

Para Valdomiro, Josivanainda precisa se acostumarcom as idéias do PT.

A oposição na CâmaraMunicipal de Natal nãoconseguiu aprovar o pedi-do de impeachment daprefeita Micarla de Sousa.

O pedido foi protocola-do na Câmara pelo verea-dor Luiz Carlos e votadona sessão da quinta-feira(15). Foram 8 votos a fa-vor do pedido de im-peachment e 7 contra. Fo-ram registrados 5 absten-ções e um vereador faltou.

Mesmo a oposição ob-tendo maioria, o pedidode impeachment não foiadiante, já que pelo Regi-mento Interno da Câmaraseriam necessários 11 vo-tos, ou seja, maioria abso-luta e não simples.

Pela aprovação do pedi-do votaram os vereadoresLuiz Carlos, FernandoLucena, Júlia Arruda,Sargento Regina, RaniereBarbosa, Franklin Capis-trano e George Câmara.

Contra o pedido se po-sicionaram os vereadoresEdivan Martins, EnildoAlves, Adenúbio Melo,Aquino Neto, HeráclitoNoé, Chagas Catarino eDickson Nasser.

em mossoró

Petista assume cargo em GovernoFafá, do DEM, e gera polêmica

de micarla

Oposição tenta“impechment” naCâmara de Natal

O PSTU vai mais umavez disputar a Prefeiturade Natal. E com o mesmocandidato: professor Dá-rio Barbosa.

O lançamento da pré-candidatura de Dárioaconteceu às 18h30, dasexta-feira (16), na sede doSindicato dos Trabalhado-res em Educação (Sinte),na Avenida Rio Branco,no centro de Natal.

No evento, tambémhouve o lançamento dapré-candidatura da profes-sora Amanda Gurgel àCâmara Municipal de Na-tal.

“Ninguém aguentamais a prefeita Micarla deSousa e esses vereadoressubmissos. Os represen-tantes dos partidos das oli-garquias que sempre go-vernaram Natal e o Esta-do já estão apresentandosuas pré-candidaturas e seorganizando por aí. Sãoos Alves, Maia, Faria ouos apoiados por eles”, dizDário Barbosa. E acres-centa: “Eles nunca resol-veram a situação caóticade nossa cidade e de seusserviços públicos. Candi-datam-se na tentativa deiludir os trabalhadores”.

2012

PSTU terá Dáriopara prefeito eAmanda Gurgel

agora é a candidatura de Her-mano Morais a prefeito. E sen-do assim, duvido que Henriqueou até mesmo o ministro Gari-baldi Alves Filho, atropelem acandidatura do deputado nova-mente, como fizeram da vezpassada para apoiar a candida-tura da deputada federal Fáti-ma Bezerra (PT) à sucessãomunicipal e depois foram leva-dos ao muro das lamentações.

Dessa vez é diferente porqueHenrique Alves precisa de uma“muleta” para 2014 e essa “mu-leta” é Hermano.

E quando digo que Herma-no é a “muleta” de Henrique éporque se o deputado for eleitoprefeito de Natal o projeto deHenrique para 2014 estará commeio caminhado andado por-que o PMDB se fortalece na ca-pital potiguar, maior colégioeleitoral do Rio Grande doNorte. Mas a imprensa papa-je-rimum, ou melhor, alguns jor-nais insistem em falar na possi-bilidade de Hermano Moraisnão ser candidato. O candidatogovernista, fala-se agora, seria o

deputado federal Felipe Maia(DEM), filho do senador JoséAgripino Maia. Puro balão deensaio.

A torcida do Flamengo, doCorinthians e do ABC juntassabem que nem Felipe Maiaquer e muito menos o seu pai.Felipe figura abaixo de Herma-no Morais e do deputado fede-ral Rogério Marinho (PSDB),outro possível candidato gover-nista, nas pesquisas de intençãode voto para prefeito de Natal.Além do que, se saísse mesmocandidato e perdesse a eleição,Agripino ficaria arrasado. Presi-dente nacional do DEM e líderpolítico no Rio Grande do Nor-te não eleger prefeito o seu filhoseria uma derrota sem tama-nho. E ainda mais se do outrolado estiver a ex-governadoraWilma de Faria (PSB) é queAgripino não bota mesmo o fi-lho para disputar a prefeitura deNatal.

Reafirmo que Hermano Mo-rais será, sim, o candidato dosistema governista. Posso meequivocar, mas desta vez o de-

putado não terá o tapete puxa-do pelos motivos que elenqueiaqui. Hermano Morais será o“boi de piranha” que tanto osAlves como os Maia desejamcolocar para enfrentar umaeventual candidatura de Wilmade Faria. Um “boi de piranha”,no entanto, que sabe da respon-sabilidade que tem e que teráque provar que não precisa demuletas para galgar cargos maisaltos na política potiguar, atéporque dos candidatos até ago-ra postos Hermano é o que temo menor índice de rejeição e co-nhece Natal na palma da mão

Felipe Maia pode até ser ocandidato do DEM – que nãoacredito -, mas Hermano Mo-rais será, sim, o candidato doPMDB. Do contrário, o projetode Henrique de ser senador jácomeça errado. Se tem umacoisa na política que o povo nãoaceita é traição. E se HermanoMorais tiver sua candidaturaimplodida mais uma vez issoserá considerado traição porparte de Henrique Alves. Aconferir!

divulgação

Larissa e Rosalba...

A quem interessa inviabilizar a candidatura deHermano Morais a prefeito de Natal?

potiguar 3:2.qxd 16/12/2011 20:01 page 2

Page 4: PN - Edição 403

Figurinista, ator, composi-tor e, principalmente, cantor -talento pela qual é conhecidomesmo fora do Estado - Isa-que Galvão há muito é umdos artistas mais prestigiadose conhecidos do Rio Grandedo Norte. Em cartaz comoator no espetáculo “Dolores”e com agenda lotada deshows, Isaque também se po-siciona potilicamente, de ma-neira que iniciou nas redes so-ciais um protesto contra onão-pagamento de cachês porparte da Prefeitura de Natal.Em entrevista ao jornalistaJosé Pinto Júnior para o pro-grama Conexão Potiguar (pe-la Band), Isaque falou sobreisso e sobre arte em geral.Confira:

Isaque, você pode falar so-bre o espetáculo Presente deNatal?

O Presente de Natal com-pleta 15 anos e nós estamosvoltando de uma forma maisgrandiosa, no espaço do anfi-teatro do campus universitá-rio e nós temos 105 atores,mais 250 crianças da rede pú-blica, fazendo um grande co-ro. Então, esse ano o espetá-culo vem maior, com maisluz, até para suprir um poucoa necessidade do Natal emNatal que deixaria a desejarum pouco já que não haverámais o Auto do Natal.

Como foi isso do Auto doNatal? Ele iria acontecer,mas...

Iria acontecer, já estavamacontecendo os ensaios, já es-távamos fazendo os figurinos,ajeitando os antigos figurinos,pois seria o mesmo espetácu-lo do ano passado. Aí, a cap-tação do incentivo, não foiaprovada de alguma forma,alguma coisa da Capitaniadas Artes. Não estou muitopor dentro, mas pelo que eusoube é que os recursos nãoforam captados. Depois quefoi cancelado o espetáculo, al-guns artistas ficaram revolta-dos, mas a prefeita conseguiuuma verba e vai fazer um des-

file temático e infelizmenteesse ano o Auto de Natalmorreu mesmo. E o Presentede Natal está firme, tem oapoio da prefeitura e do Esta-do, através de uma lei de in-centivo, não é um patrocíniodireto.

Me fale sobre o projetoPôr do sol, no Iate Clube.

Pôr do soldo Potengi, hádois anos emeio eu estoulá, cantandotoda terça,quarta e quin-ta. Cantandono restauranteà beira do rioPotengi, faze-mos um lindoshow com ex-celentes artis-tas. Sempre às17h.

“Qual oseu talento”,Isaque?

Meu talen-to é estar nopalco, estarcom as pes-soas, passarminha alegriae minha versa-tilidade artísti-ca. E foi issoque me levouao programa“Qual o seuTalento” noSBT, no qualeu sou semi-fi-nalista e fina-lista do pro-grama “Ído-los”, em 2007.

E qual a perspectiva?Bem, nunca se sabe, pois

esse jurados são meio doi-dos, quem assiste ao progra-ma vê que esses jurados sãoassim, ninguém sabe ao certoo que eles vão pensar ou vãofalar. Mas independente doresultado, não tem problema.O importante é mostrar amúsica, é sempre estar mos-trando o trabalho, a música,a cultura do Rio Grande doNorte para o Brasil inteiro.Então, quanto mais meios decomunicação nós pudermosatingir para mostrar nosso ta-lento, melhor.

É impressão minha ou noRio Grande do Norte aunião dos artistas no que dizrespeito de mostrar os valo-res e a riqueza dos artistas doEstado?

Eu acho que isso é umagrande bola de neve, a partirdo momento que o artista nãotem o apoio do poder públicopara criar sua arte, para mos-

trar para a comunidade, paracriar espectadores e platéias, enem sempre o artista temcondições de tirar os investi-mentos necessários do pró-prio bolso. Seria necessárioexistir o apoio do poder públi-co e ele, inclusive, passou aexistir desde o ano passadocom o Fundo Municipal deCultura. E agora estamos ten-tando juntamente com o go-verno do Estado criar o Fun-do Estadual de Cultura. OFundo Municipal de Culturainfelizmente está num proces-so complicado. Primeiro, por-que já era um valor pequeno,que é um valor que é direcio-nado para os artistas queapresentam seu projeto, uma

comissão aprova e esse di-nheiro serve para montar oespetáculo. E esse valor já erapouco para a quantidade deartistas e também para a qua-lidade da arte. E agora a pre-feitura encaminha uma pro-posta orçamentária para 75%a menos do valor, que já erapouco. Então, se ele era pou-co e conseguíamos poucos ar-

tistas, o pintor só vai conse-guir comprar o pincel, pois atinta não vai ter, o bailarinovai comprar um pé da sapati-lha. Então, é obrigação do po-der público apoiar com digni-dade os artistas, porque umacomunidade sem arte e semcultura é uma comunidadeapagada, sem alegria, sem vi-da.

O povo não quer só comi-da, ele quer comida, diversãoe arte. E isso já ouvimos hátantas décadas e parece queas pessoas esquecem. Então,dignidade a arte e a cultura éo mínimo. Então, a partir domomento que o povo tivercultura, será um povo inteli-gente que pensa, que erra me-

nos. Eu gostaria até de pediraos vereadores que pensemcom carinho sobre essa pro-posta, pois não é justo com osartistas essa redução.

Quando os políticos estãoem época de eleição eles fa-zem certas promessas em re-lação a muitas áreas, inclusi-ve cultura. Mas quando são

reeleitos elesnão cumprem.E em momen-tos de crise acultura é a pri-meira a sofrer.Qual a sua opi-nião sobre isso?

Veja bem,quando os polí-ticos querem seeleger o pensa-mento é: quan-to mais artistaperto de mimmelhor, pois ar-tista tem o mi-crofone namão, tem o es-tandarte, a ban-deira, ele pintaa cara e vai àsruas. Então, pa-ra ganhar aseleições é preci-so ter artista aoseu lado. De-pois que ganha,aí o artista pas-sa a ser margi-nal, isso é into-lerável. Nãoconsigo admitirque isso aindaexista, nummundo em quea modernidadeestá tomando

conta e infelizmente isso ain-da acontece. Saúde é impor-tante? É. Educação é impor-tante? É. E a cultura fica aon-de?! Uma pessoa é saudávelde corpo e doente de mente.É uma pena que seja assim.

Isaque, você, em 2010, fezshow para a prefeitura e ain-da não recebeu. Isso é fatoou apenas boato?

Isso acontece mesmo. Em2010, no período junino, aprefeitura estava com proble-ma financeiro, não muito di-ferente de agora. E convidoualguns artistas e propôs quefizéssemos um show naqueleperíodo por um valor bemmenor do que cobramos. En-

tão, eu baixei o preço doshow para atender a prefeitu-ra com quatro shows. E o queos diretores da Capitania dasArtes, naquela época, tinhamme dito é que eu reduzindo osvalores eles teriam como mepagar mais rápido. Então, eumontei um show com oitomúsicos, mais a minha pes-soa, por mil reais cada show,ou seja, quatro mil reais oprocesso. Eu, pagando todosos músicos, não sobra umcentavo para mim, ou seja, eufiz o trabalho pelos músicos epara o São João, além de daruma força à prefeitura. Então,eles não cumpriram o paga-mento, briga entre os secretá-rios, não sei o que aconteceu.Quatro mil reais por 4 shows.Fui mandado à Sempla, e láfui humilhado na frente de to-dos os funcionários públicos.Uma senhora que cuida dospagamentos me disse: “Olha,eu não falo com artista, vá re-solver com o secretário decultura”. E eu saí como se es-tivesse pedindo um favor. Ehá quase dois anos eu venhocobrando, pedindo processo,não por mim, mas pela digni-dade, não pelo dinheiro, maspelo respeito. É preciso que osórgãos públicos e qualqueroutro produtor nessa cidadepasse a respeitar o artista. Enessa brincadeirinha não sesabe onde está o meu proces-so. Semana passada me con-vidaram para participar doNatal Canta Natal, na zonanorte. Eu falei para EugênioBezerra que eu adoraria parti-cipar, mas eu não tenho a ca-ra de pau de subir no palcomeus oito músicos lá embai-xo dizendo que eu estava ga-rantindo meu cachê, enquan-to o salário de quase doisanos ainda não ter sido pago.Então, que luta seria essa, quebusca por respeito seria essa?Então, chega de me fazer depalhaço, por mais que eu ado-re colocar o nariz de palhaço,agora me fazer de bobo, demarionete, aí chega. E eu pe-ço a todos os meus colegas ar-tistas que estão com dívidaspara serem pagas, que não te-nham medo de falar, que nãotenham rabo preso, pois o go-verno passa, a arte permanecepara a eternidade. E governomuda, amanhã será que vemoutro?! Tomara! Se não vier, étorcer para que ele melhore.

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASEntrEvista Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADORGEORGINO AVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALE-GRE, GUAMARÉ, AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

“Os órgãos públicosprecisam respeitar oartista potiguar”Isaque GalvãoIsaque Galvão

Potiguar 4:2.qxd 16/12/2011 18:31 Page 2

Page 5: PN - Edição 403

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS PolítiCaParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

José Pinto [email protected]

No Brasil, existe cerca de 30 siglas partidárias,mas poucos partidos políticos. Dois se destacam: PTe PSDB. Ambos travam lutas pela presidência darépública há duas décadas. O PSDB ganhou duascom FHC e o PT ganhou três com Lula e Dilma.Ambos têm o mínimo de programa, embora maisretóricos que efetivos. Mas, tem! A medir por duasrevistas de circulação nacional, estes partidos nãodividiram só a preferência do eleitorado brasileiro,mas também das revistas. A Veja, bate no PT e aCarta Capital, bate nos tucanos.

Capa da Carta Capital: “Exclusivo: O EscândaloSerra - O ex-governador é o personagem central daPrivataria Tucana, livro do jornalista Amaury RibeiroJr. sobre as maracutaias das privatizações, fartamentedocumentadas”. Agora a capa da VEJA: “ A Trama dosFalsários - O estelionatário Nilton Monteiro, hojepreso, cobrando pagamento e proteção dos deputadospetistas que o contrataram para forjar provas contrapolíticos da oposição”.

A matéria da Carta Capital explora o livro intituladoA Privataria Tucana, em que mostra que o tucano JoséSerra não é tão bonzinho quanto parece. “O Serra temmedo de meu livro”, explica o autor. “Todo mundo sabeque ele tem mania de interferir em redações, que é umcara vingativo”. A matéria traz trechos do livro e inter-pretações: “O livro, repleto de documentos, traz provasque Ricardo Sérgio de Oliveira, tesoureiro do tucano,recebeu propina de Carlos Jereissati”. Também mostra

que Serra não poupou nem Aécio Neves, seu colega departido. “Aécio é vigiado e tem seus movimentos segui-dos por agentes arregimentados por seu adversário nadisputa dentro do PSDB pela pré-candidatura aPresidência da República (...) de posse do dossiê”.Serra teria mandado o recado para Aécio Neves jogar atoalha. Fala-se ainda em dinheiro da família Serra emParaíso fiscal envolvendo muito dinheiro. “Entre 1998e 2002, marido de uma prima de Serra, depositou 2,5bilhões de dólares na conta de Oliveira”.

Enqanto isso, a Veja continua detonando o PT. “Atrama dos falsários - Veja teve acesso a conversas gra-vadas pela Polícia Federal com autorização da Justiçaque revelam como o PT de José Dirceu se juntou a umnotório estelionatário para falcificar documentos, dene-grir a imagem de adversários e tentar enganar os minis-tros do Supremo Tribunal no caso Mensalão”. Registraas quedas dos ministros de Dilma, acusados de corrup-ção e já aponta Fernando Pimentel como o próximoalvo. O tema tratado na semana passada em ambas asrevistas é recorrente: corrupção. Os tucanos que gover-nam metade dos brasileiros nos Estados. O PT quegoverna o Brasil. Ambos precisam debaterem maisoutras mazelas do País, como: falta de reforma política,financiamento transparente de campanhas, reforma tri-butária, desigualdade regional e social, entre outras. Adisputa e a fiscalização mútua na democracia é funda-mental. Mas, o exagero no denuncismo tira o foco dapolítica com p maiúsculo.

Duplo Henrique Alves Na campanha passada Henri-

que Alves apoiava Iberê e elogia-va Rosalba. Agora almoça comAgripino Maia e janta com Dil-ma. Resta saber se em 2014 apoia-rá a reeleição de Dilma e de Ro-salba ao mesmo tempo. Este es-criba já não duvida de nada.

Sucessão em Nísia Floresta O prefeito George Ney disse

que ainda não decidiu quem seráseu candidato. Mas, o irmão deGeorge, Marcone, discorda. Disseque o grupo do prefeito apoiará asua filha, Camila Ferreira.

Ainda Nísia Floresta O professor José Maria Figue-

redo, controlador da rádio local,decidiu quem apoia em Nísia Flo-resta. “Voto em Eugênio Gon-dim, só não voto em candidato doprefeito George Ney”, disparou.

SucessãoPelas últimas pesquisas, Carlos

Eduardo Alves está bem na foto.O ex-governadora Wilma de Fa-ria continua se dedicando aos mu-nicípios do interior de Estado.

Música O cantor Isaque Galvão avisa

que em 2012 continua com o pro-jeto Por do Sol do Potengy.

Reveilon no Baramares O emprespário Gastão Cabral

informa que o reivelion este anono Baramares, em Pium, contarácom jantar e café da manhã. Con-tato: 3237-2164. Gastão é tam-bém controlador do Marina Ba-dauê, que há 23 anos promovepasseio de barcos no litoral deParnamirim.

Academia de LetrasRecentemente, a Assembléia

Legislativa do Rio Grande doNorte, através do mandato do de-putado Antônio Jácome, promo-veu sessão para homenagear os 75anos de Academia Norte-Rio-grandense de Letras. Uma exposi-ção será organizada para o deleitede quem visitar a Casa de JoséAugusto.

Privataria Tucana A deputada federal Fátima Be-

zerra assinou o requerimento quepede a instalação de uma Comis-são Parlamentar de Inqué ri to(CPI) na Câmara para investigaras denúncias feitas pelo jornalistaAmaury Ribeiro Júnior no livro“A Privataria Tucana”.

DEM e PTO presidente do diretório muni-

cipal do Partido dos Trabalhado-res (PT) de Mossoró, ValdomiroMorais, criticou o advogado Pau-lo Linhares por ele ter aceito par-ticipar da administração da pre-feita Fafá Rosado (DEM). PauloLinhares ingressou recentementeno PT e assumiu a direção da Pre-vi-Mossoró, órgão de previdênciada Prefeitura mossoroense, co-mandada pelo DEM, principaladversário dos petistas no Estado.

Restrições Pelo menos 61 municípios do

Rio Grande do Norte passaram ater restrição no Cadastro Único deConvênios (CAUC) e estão impe-didos de renovar a Certidão Nega-tiva de Débitos (CND) emitida pe-la Previdência Social conjunta-mente com a Receita Federal. Estasituação decorre de vários fatores.

Saraiva compra Siciliano A mudança de marca já ocor-

reu nos grandes centros do País.A partir de março, a Livraria Sici-liano desaparece e surge a livrariaSaraiva, que adquiriu a franquia.

Diogenes no Conexão PotiguarO presidente da Academia Nor-

te-riograndese de Letras, advoga-do Diógenes da Cunha Lima esta-rá na tela da Band, na terça-feira,13h30. Pauta: 75 anos da Acade-mia.

UBE 2012O presidente da União Bra -

sileira dos Escritores noRN(UBE-RN), Eduardo Gossonjá planeja o o Quinto Encontro deEscritores Potiguares. Será de 29 a31 de outubro de 2012.

Selo da UBE-RNA Câmara Municipal de Natal

aprovou, através do vereador Geor-ge Câmara, requerimento de votosde congratulação pela Oitava Edi-ção do Prêmio Empresa Cidadã. OPN agrdece a deferência.

Não deixo

nada. Deixo

o exemploCamilo Castelo Branco

“Veja a Carta Capital

Papa rápido com Wilson Barbosa

Qual a missão do sindicato queo senhor representa?

Os sindicatos têm uma missãoimportante para os trabalhadores deforma geral e no Judiciário isso tam-bém é igual: de lutar pelas conquis-tas dos servidores e também pelamanutenção de muitos direitos. Deuma forma direta e indireta. Nonosso sindicato, o Sintrajurn, nósrepresentamos o sindicato das trêsjustiças: a federal, sindical e do tra-balho. E nós estamos numa luta, ho-je, numa reposição salarial.

Sua categoria teve perdas? Teve. A política tem sido muito

cruel com os servidores, não existedata-base, e o Governo não tem res-peitado as decisões que estão naConstituição.

Um dos pontos é o plano de car-gos. Ele tem avançado?

Inclusive, esse projeto - o PL6613 - está na Câmara. É um proje-to do Judiciário Federal encaminha-do pelo Supremo desde 2009. E es-tamos sentindo dificuldade, o gover-no alega a crise mundial, mas eletem avançado. Através de mobiliza-ções, de greves e também existem asarticulações políticas, nós temosque conversar com os parlamentaresde que os servidores precisam deuma reposição salarial.

Os parlamentares do nosso Es-tado têm sido sensíveis a essa rei-vindicação dos servidores do Judi-ciário?

Sim, nós temos procurado e elestêm se mostrado mobilizados.

Mais mobilização ou mais retó-rica?

Tem existido ações. Graças aessas ações é que nós temos tidoalguns avanços. Mas eles tambémficam reféns do Executivo, quenão compreende essa indepen-dência dos poderes, mas que defato quando se trata do orçamen-to é a chefe do Executivo que de-ve dar a chance e possibilitar osorçamentos.

No ano de 2011, aconteceuavanço?

Tivemos pouco avanço, apesardas pressões.

O servidor coordenador do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal fala sobre o SINTRAJURN

Potiguar 5:Coluna de Pinto Jr.qxd 16/12/2011 20:14 Page 1

Page 6: PN - Edição 403

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASEconomia Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Presidente da CDL de Apodidefende projeto de irrigaçã[email protected]

João Bezerra de Medeiros

Parnamirim é a terceira cidade do RN Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacaram que durante o

ano de 2009 o Produto Interno Bruto da cidade de Parnamirim alcançou a marca de R$ 1,9bilhão. Esse número consolidou a posição da cidade Trampolim da Vitória como a terceiracidade do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas das cidades de Natal e Mossoró, pri-meiro e segundo lugar respectivamente. Durante os anos de 2005 a 2009 o aumento nominaldo PIB parnamirinense foi de 74,6%, o que elevou a participação da cidade em 7,04% na ge-ração de riquezas no RN. Dentre os setores que mais se destacam em Parnamirim, estão o dematerial de construção e imobiliário. Ambos estão atrelados. A falta de espaços territoriaisem Natal faz com que construtoras e imobiliárias invistam em Parnamirim, uma vez que acidade se funde com Natal em vários pontos, fazendo parte da região metropolitana da capi-tal potiguar. A cada ano, essa posição de Parnamirim no RN vem se consolidando de umaforma natural. É clara a expansão do município que tem posição fundamental na estruturapolítica, geográfica e econômica do RN. Portanto, o terceiro lugar para a cidade Trampolimda Vitória – ficando atrás de Natal e Mossoró – não é novidade alguma.

Fiscalização intensiva Em 2010, o governo apreendeu R$ 1,27 bilhão em produtos falsos, contrabandeados e piratas. Onúmero é da Receita Federal e está no Relatório Brasil Original, apresentado recentemente peloMinistério da Justiça. O número de apreensões triplicou nos últimos seis anos, de acordo com oConselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP). Entre as mercadorias mais apreendidas em2011, os cigarros lideram o ranking. Até novembro, as apreensões chegaram a 4,52 milhões de

pacotes. Em 2010 foram 3,42 milhões.

Poupança Fiscal é aprovado na AL O projeto de Lei Poupança Fiscal, de autoria do deputado Walter Alves (PMDB) foi aprovado

por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, agora o projeto segue para sançãogovernamental. O projeto Poupança Fiscal prevê que até 30% do ICMS dos produtos sejam

revertidas em descontos como IPVA, ou retorno em dinheiro para conta do contribuinte bastandoque ele se cadastre no site da secretaria de tributação de seu estado e que o contribuinte exija anota fiscal. Projeto semelhante já está sendo executado no Ceará, Sergipe, São Paulo e DistritoFederal, o estado do Rio de Janeiro também aderiu o programa e começou sua implantação no

segundo semestre deste ano.

BNDES fará empréstimo para eólicas no RNO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a liberaçãode financiamentos de R$ 1,8 bilhão para construção de 26 usinas eólicas no Nordeste. Os

parques geradores que serão erguidos aqui no Rio Grande do Norte, terão um total de628,8 megawatts (MW) de potência. Os projetos envolvem investimentos de R$ 2,6 bilhões.

Reforço para as festas natalinasAs mais de 3 mil lojas de O Boticário em todo o Brasil já estão em ritmo Natal. Para ofe-

recer mais opções de presente ao consumidor e não deixar ninguém de fora da festa maisimportante do ano para o comércio, a marca reforça seu portfólio com novidades em esto-jos, produtos e acessórios em edição limitada. Entre os kits estão os estojos Nativa SPAAmeixa, Acqua Cheiros do Brasil e Malbec, além de outras novidades para marcar a data.

Pólo Industrial de GoianinhaA governadora Rosalba Ciarlini

assinou protocolo de intenções comtrês empresas que vão se instalar nonovo distrito industrial, em Goiani-nha, na região Agreste do Rio Gran-de do Norte. As empresas DuoFoods (alimentos congelados), Sano-vo Greenpack (embalagens paraovos) e San Marino (bebidas) se ins-talarão em 2012 no município e jun-tas representam um capital de inves-timento na ordem de R$ 68 milhões.

Novidade em NatalSucesso em Recife (PE), a burgueria Pin-

up chegou a Natal, no Shopping Cidade Jar-dim. Todos os hambúrgueres são artesanais eo cliente pode escolher o pão francês ou nor-mal. São cerca de vinte opções de sanduíchesno cardápio, carne bovina, frango, picanha ecordeiro, por exemplo, que variam com com-binações testadas e aprovadas pelos clientes.O Pin-up seguirá o horário de funcionamentodo shopping Cidade Jardim.

Mais uma reduçãoO Comitê de Monetária (Copom) do Ban-

co Central (BC) reduziu, novamente, a taxabásica de juros, a Selic. A taxa era de 11,5%.Com a redução de 0,5%, a Selic registra 11%ao ano. Dentre as justificativas para maisuma redução está o “processo de ajuste dascondições monetárias”. No mês de junho ataxa de juros chegou a casa dos 12,5%. Asperspectivas são de novas reduções nas próxi-mas reuniões do Copom.

“Creia em si , mas não duvide sempre dos outros”

BISCOITO DA SORTE

O último do NordesteO IBGE também registrou

que o Rio Grande do Norte ob-teve um aumento do Produto In-terno Bruto de 24,6% durante operíodo de 2002 a 2009. Porém,esse dado se caracteriza como opior do Nordeste, em termos deevolução do volume. Neste pe-ríodo, o crescimento da regiãofoi de 32,8%.

Machado de Assis

Colaborou: Rodrigo Freire

Dinheiro de plásticoSegundo pesquisa encomendada pela Associa-

ção Brasileira das Empresas de Cartões de Cré-dito e Serviços (Abecs) ao instituto Datafolha,foi identificada que é constante o crescimento nonúmero de consumidores que optam por cartõesde crédito na hora das compras natalinas. Entreos adultos, de idade entre 25 e 34 anos, 79% ale-gam a presença constante do cartão entre os per-tences. Para os maiores de 60 anos esse númeroé de 68%.

Há 50 anos surgia a CosernEm 14 de dezembro de 1961, através da Lei Nú-

mero 2.721 sancionada pelo então governador doRio Grande do Norte, Aluízio Alves, surgia a Com-panhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Nor-te (COSERN), que só entrou em funcionamento nodia 07 de agosto de 1962 através do Decreto Nº1.302 publicado no Diário Oficial da União. Privati-zada em 1997 a COSERN pertence atualmente aempresa Neoenergia, maior grupo privado do setorelétrico da atualidade em número de clientes, o se-gundo maior investidor privado do setor em geraçãode energia elétrica e o terceiro maior holding do país.

O projeto de Irrigação doPerímetro Irrigado da Cha-pada do Apodi vem dividin-do opiniões. Por um lado al-gumas organizações não-go-vernamentais ou instituiçõesligadas ao campo criticam omodelo e outras apóiam.

A maioria das instituiçõesou pessoas contrárias ao pro-jeto são de fora e que não co-nhece bem as dificuldadesenfrentadas pelo homem docampo apodiense. No muni-cípio já se discute até a reali-zação de um plebiscito juntoao homem do campo quemora no território apodiensepara opinar de forma demo-crática e consciente sobre aexecução do projeto, se real-mente é viável para a Chapa-da ou não.

Enquanto isso as opiniõesvão se dividindo. O presiden-te da Câmara de Dirigentes

Lojistas (CDL) de Apodi,empresário George Gurgel,diz que o projeto de Irriga-ção da Chapada do Apodiserá a redenção econômicade Apodi e região. “Vejo nes-se projeto mais emprego,mais investimentos e maisqualidade de vida para o po-vo”, comentou George Gur-gel, que representa mais de130 empresários filiados aCDL apodiense.

As obras do Projeto de Ir-rigação custaram R$ 280 mi-lhões, oriundos do Programade Aceleração do Cresci-mento (PAC). O projeto con-ta com uma área de 5.200hectares e irá gerar 15.600empregos diretos.

Os benefícios e os detalhesdo Perímetro Irrigado deSanta Cruz do Apodi, noRio Grande do Norte, já fo-ram discutidos em Apodi

com autoridades locais e apopulação do município du-rante reunião de engenheirose técnicos do DepartamentoNacional de Obras Contra asSecas (Dnocs), responsávelpela implantação do projeto.

Outro dado importante doprojeto, é que o Instituto Fe-deral de Educação Tecnoló-gica (IFRN) de Apodi vaiformar 90 técnicos em Zoo-tecnia, pessoal esse que po-derá concorrer a 120 lotes,cada um com 16 hectares, odobro do lote que será desti-nado aos agricultores fami-liares, que respondem por85% dos beneficiados.

O município de Apodiconta com uma área de1.602 quilômetros quadra-dos, sendo o segundo maiormunicípio do Rio Grande doNorte, ficando atrás apenasde Mossoró.

chapada do apodi

Potiguar 6_new:2.qxd 16/12/2011 20:29 Page 2

Page 7: PN - Edição 403

E-mail: [email protected] Blog: www.cefascarvalho.blogspot.com

Cefas Carvalho

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

CulturaParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Cefas Carvalho

Entrou no táxi apressado– os olhos injetados e doen-tios - e instalou-se no bancotraseiro. O taxista, envoltoem suor e tédio perguntou:“O senhor quer ir para on-de?” "Para o inferno", res-pondeu o passageiro. O ta-xista virou-se. Percebeu noolhar do estranho passagei-ro - um homem maduro,corpulento e de modos som-brios - um desespero mes-clado com uma inusitada se-renidade. O homem susten-tou o olhar do taxista e im-plorou: "Por favor, siga emfrente". O taxista suspirou eobedeceu. Esperou que al-guns segundos se passassempara perguntar novamente:"Para onde o senhor vai?"."Se eu soubesse...", suspirouo passageiro, para comple-tar: "Quem sabe para ondevai? Você sabe para ondevai?". O taxista hesitou: "Euvou para onde o senhor dis-

ser que iremos". "Se eu nãosei para onde vou, como po-de dizer isso?". "Preciso queo senhor diga para ondequer ir, ou vou ter que pararo carro para não gastar ga-solina". "Eu entrei no seutáxi dizendo para onde que-ria ir: para o inferno.". "Nãoposso te levar para o infer-no". "Então me leve para al-gum lugar parecido". O ta-xista hesitou novamente.Que lugar lhe assemelhariamais aos mundos infernais?Sua própria casa, com suaesposa que mal lhe dirigia apalavra havia anos e os fi-lhos adolescentes que não orespeitavam? O clube no do-mingo com os amigos inte-resseiros e as brigas que fa-talmente aconteciam? Osencontros semanais com odono do táxi, que lhe cobra-va impiedosamente o alu-guel do veículo e sempre re-clamava de alguma coisa?De repente todos os aspec-tos de sua vida lhe parece-

ram infernais, e em umaquestão de segundos se per-guntou se valia a pena estarvivo. Mais: se queria aindacontinuar vivendo. Real-mente vivera ao longo da-queles anos todos de neces-sidades e humilhações.Freou o carro, subitamente."O que houve?", perguntouo passageiro. "Que houve?"."Não posso te levar para oinferno. Descobri que já vi-vo nele". "Então, faça o quetem que fazer". "É o que osenhor quer?". "Com certe-za. Vamos, homem, resolvatudo por nós dois". O taxis-ta então deu partida e ru-mou para a ponte abando-nada na zona noroeste dacidade. Sempre quis passardireto pelos cones que aler-tavam os motoristas do peri-go. Sempre quis saber se aágua do rio era realmentegelada e lodosa, como di-ziam. Sempre quis descan-sar de sua própria vida. Ain-da que fosse no inferno.

“Para o inferno”

Poesia

Alexandre Abranches vence5º Concurso Zila Mamede

Peça de Hilda Hilst na Casa da Ribeira

Eis que a Associação dos correspon-dentes de Hollywood divulgou na quin-ta dia 15 os indicados ao Golden Glo-bes (Globos de Ouro), prêmio dos maisprestigiados do cinema e que há muitoganhou a fama (justificada) de “termô-metro” ou “prévia” do Oscar.

Como todo ano, fiz minhas apostas,quase todas baseadas em achismo e fee-ling posto que não assisti boa parte dosfilmes indicados ou com possibilidadede serem. No mais, em um ano sem fil-mes excepcionais, as listas de nomea-ções me parecem boas, com destaqueabsoluto para “O artista”, que sonhoem ver desde que li sobre ele em maio,quando causou furor em Cannes. A la-mentar a ausência completa de três fa-voritos meus de 2011 das indicações,“Drive”, “A árvore da vida” e “Melan-colia”. Na categoria Melhor drama, amais prestigiada, os indicados são: "OsDescendentes", "Histórias Cruzadas","A Invenção de Hugo Cabret", "Tudopelo Poder", "O Homem Que Mudou oJogo" e "War Horse"

Globo de Ouro 2011

O espetáculo, que será apresentado na Casa da Ribeiranos dias 20 e 21 de dezembro, às 21h, inaugura na cenapotiguar o teatro de Hilda Hilst e faz parte do conjuntodo repertório do projeto Teatro da Androginia, desenvol-vido desde 1999 em Salvador/BA, São Paulo/SP, e agoraem Natal, no Departamento de Artes da UFRN. A peçaretrata a experiência do campo de concentração a partirdos limites físicos e psicológicos do corpo de três perso-nagens, representados pelos atores Rebeka Carozza, Ro-drigo Icsan e Rummenigge Medeiros. A direção e produ-ção são de Alex Beigui.

Acidentes domésticosNotícia publicada no saite da SecretariaEstadual de Saúde, adverte que 80% detodos os casos atendidos até o final denovembro no Centro de Queimados doHospital Walfredo Gurgel vitimaram

crianças de cinco meses a 12 anos,todas vítimas de acidentes domésticos.

Por isso, a Secretaria adverte para anecessidade dos pais terem atençãoprincipalmente na época de férias.

Alexandre Abranches: 1º Jeanne Arapujo: 2ª colocadaZila Mamede: Patrona

Janduhi Medeiros: JuradoAntônio Nahud: Jurado

A 5ª edição do Concursode Poesia Zila Mamede di-vulgou o resultado da suaedição de 2011. O servidorpúblico natalense Alexan-dre Abranches foi o vence-dor, com a professora aca-riense (radicada em Ceará-Mirim) Jeanne Araújo fi-cando em 2º lugar e o jorna-lista mossoroense MárioGerson conseguindo o 3ºlugar.

O juri foi formado pelopoeta, escritor e jornalistaAntônio Nahud Junior e pe-lo poeta e advogado Jandu-hi Medeiros, que concede-ram mais dez menções hon-rosas aos seguintes poetas:Hosana Cristina da Rocha,Manoel Cavalcante Castro,João Xavier de Lima Neto,Olavo Saldanha de Azeve-do, Yuri Padilha, ShauaraDavid, João Paulo TeixeiraCorreia, Luiza Nóbrega, Jo-sé Ivan Pinheiro e Ieda Sil-va de Lima.

Organizado pelo jornalPotiguar Notícias e pela ongEducante, com coordena-ção dos jornalistas CefasCarvalho e José Pinto Ju-nior, o Concurso Zila Ma-mede 2011 teve 57 poetasinscritos de 10 municípiospotiguares. Segundo Jandu-hi Medeiros, “o nível dosinscritos foi bom, mostran-do a atual fase da poesia po-tiguar”.

A premiação consiste deR$ 2.000,00 (dois mil reais)para o primeiro colocado,

R$ 1.000,00 (mil reais) parao segundo colocado e R$500,00 (quinhentos reais)para o terceiro colocado,além da publicação em livrodas poesias vencedoras edas menções honrosas.

Segundo José Pinto , “acerimônia de premiação se-rá em março em dia e lugara serem divulgados”. O li-vro será lançado ainda no 1ºsemestre de 2012.

Os poetas concorrentesobrigatoriamente residemno Estado do Rio Grandedo Norte. Cada poeta podeinscrever de uma a cincopoesias inéditas, em línguaportuguesa, que não te-nham sido publicadas deforma impressa em nenhumlugar ou premiadas em al-gum Concurso local ou na-

cional. Na edição anterior do

concurso, o vencedor haviasido o poeta curraisnovenseWescley Gama. AS ediçõesanteriores tiveram comovencedores, respectivamen-te, Iara Maria Carvalho, Ve-ra Lucia Azevedo e JeanSartief.

OS POETASAlexandre Abranches já

foi premiado em concursoscomo o Luis carlos Guima-rães (da FJA), e é militantecultural. Jeanne Araújo foivencedora do Luis CarlosGuimarães de 2005 e prepa-ra o lançamento do seu pri-meiro livro “Monte de Vê-nus”. Mário Gerson é jor-nalista, trabalha no jornalGazeta do Oeste e tem li-vros publicados.

Potiguar 7:2.qxd 16/12/2011 20:38 Page 2

Page 8: PN - Edição 403

O Dia 1º de dezembro foio Dia Mundial de Combatea AIDS, e o Governo Muni-cipal, através do Serviço deAssistência Especializado(SAE), da Secretaria Muni-cipal de Saúde, realizouuma blitz para detecção decasos. A equipe formadapor oito profissionais ficouinstalada em frente a sededa Prefeitura dentro da Uni-dade Móvel de Saúde.

Foram mais de 100 pes-soas atendidas e orientadasa respeito dos perigos daAids e das Doenças Sexual-mente Transmissíveis(DST´s). Este é o segundoano da campanha, e deacordo com a coordenadorado SAE, Carla Glenda, su-perou as expectativas. “Infe-lizmente as pessoas aindatem o estigma de que fazer oteste significa que você temalgum problema. Mas vi-mos este ano, com o aumen-to da procura pelo teste, queesta realidade está mudan-do, as pessoas estão vindoatrás de informação e se foro caso, acompanhamento”,informou.

Para realizar a Campa-nha “Fique Sabendo”, oGoverno Municipal sepa-rou os melhores profissio-nais da saúde do municí-

pio. Quem passou pelaUnidade Móvel de Saúdeficou sob os cuidados dafarmacêutica, Andréia Car-la, das enfermeiras, RitaJúlia de Mesquita e AnaPriscila Carvalho, assisten-te social, Cristiane Sueli, dapsicóloga e coordenadorado SAE, Carla Glenda, emais três estagiários de as-sistência social.SAEO Serviço de Assistência

Especializado (SAE) foi im-plantado no município deSanta Cruz em maio desteano, e vem desenvolvendoum trabalho de apoio e pre-venção junto a populaçãonão apenas do município,mas de toda a região, vistoque está instalado no Hospi-tal Aluizio Bezerra, respon-sável pelo atendimento detoda a V Região de Saúde.

O SAE é uma unidadeambulatorial de assistênciaintegral que favorece o vin-culo da pessoa portadora doHIV/Aids e outras DST´s auma equipe multiprofissio-nal.

A Unidade desenvolveatividades de acolhimento,aconselhamento, encami-nhamento para teste, assis-tência medica, psicológica,social, farmacêutica etc.

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Festa

Prefeitura de Extremozabre ciclo natalino

O “Presépio Vivo” foi montado na praça

A Prefeitura de Extre-

moz, por meio da Fundação

de Cultura Aldeia do Guaji-

rú, realizou na sexta-feira,

16, a abertura do ciclo nata-

lino do município, na praça

principal do Complexo Ur-

banístico Francisco de Frei-

tas Souza Rêgo, às 19h. Os

pontos turísticos da cidade

receberam decoração e ilu-

minação especial em de-

zembro.

Houve apresentação do

‘Presépio Vivo’ montado na

praça - pelo segundo ano

consecutivo -, apresentação

de jogral: ‘Se Cristo voltasse

agora?’, encenação do gru-

po de teatro Guajirú em Ce-

na e participação do grupo

de dança Corpos Brincan-

tes.

De acordo com o prefeito

Klauss Rêgo, a idéia é que o

município possa ter todos os

anos sua própria programa-

ção natalina. “Investimos

no Natal Cultural voltado

para as famílias extremo-

zenses e visitantes”, Con-

cluiu Rêgo.

saúde

Prefeitura de Santa Cruzcombate Aids no município

ação

Câmara de Ceará-Mirimforma Comitê da Copa

A Câmara Municipal deCeará-Mirim realizou se-mana passada a primeirareunião com vistas na for-mação do Comitê Popularda Copa 2014.

A iniciativa do Poder Le-gislativo objetiva incluir omunicípio no contexto dasdiscussões sobre os proble-mas que envolvem a Re-gião Metropolitana de Na-tal, como deficiência na in-fra-estrutura e mobilidadeurbana, bem como os bene-fícios que o mundial de fu-tebol poderá trazer às cida-des localizadas mais próxi-mo da capital do estado.

Os membros escolhidospara compor o comitê re-presentam instituições dasociedade civil organizada,como: Liga Desportiva,Centro Esportivo e Cultu-ral, Secretarias Municipaisda Juventude, Esporte e La-zer, Defesa Social, Turismoe Câmara Municipal atra-vés dos parlamentares Ro-naldo Venâncio (PMN),presidente da Casa, JúlioCésar (PSD), vice-presiden-te e Roberto Lima (PR).

A pauta “Copa 2014”,proposta pelo vereador Ro-naldo, foi amplamente dis-cutida em Audiência Pú-

blica, realizada no iníciodo mês, no Plenário da Câ-mara, quando o Parlamen-to Comum da Região Me-tropolitana de Natal, re-presentada pelo vereadorGeorge Câmara (PCdoB),apresentou a proposta decriação do comitê em Cea-rá-Mirim.

CONFRATERNIZAÇÃOA festa natalina dos ve-

readores e funcionários daCâmara Municipal de Cea-rá-Mirim está prevista parao dia 22 de dezembro. Aconfraternização será reali-zada no Centro Esportivoe Cultural.

Presidente Ronaldo Venâncio

Potiguar 8:2.qxd 16/12/2011 20:36 Page 2

Page 9: PN - Edição 403

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Agripino

garante

comando do

DEM a Kátia

Pires

Edição 403 | Parnamirim, 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Pág. 3

história de uma vida

Ivanildo: O reinado do Sax de Ouro há seis décadas

Uma lenda viva da músicaque nasceu em Pernambuco,mas mora em Parnamirim

desde 1974

IGOR JÁCOME

Ivanildo José da Silva, o Ivanil-do Sax de Ouro, recebeu a repor-tagem do PN num cômodo espe-cial de sua casa: uma espécie demuseu do sax, onde guarda, sau-doso, lembranças de 60 anos deuma carreira de sucesso. São tro-féus, medalhas, recortes de jor-nais, fotos, discos e CDs, além de

muitos outras homenagens en-viadas por amigos. Fala e re-pete, ganhou tudo que pode-ria ganhar na vida. “Agra-deço a Deus todo dia. Tivesorte. Na vida tem que tersorte. Nem sempre o me-lhor vence”, comenta.

Em uma hora deconversa, há tanta his-tória que as páginas di-

minuem e as palavras so-bram.Uma lenda viva damúsica brasileira, Ivanildonasceu em Pernambuco enaturalizou-se cearense,mas desde 1974 mora emParnamirim. O saxofonistade muitos discos de ouro eplatina veio como suboficialda Aeronáutica ao Rio

Grande do Norte, paracomandar a Banda demúsica de Natal.Construiu sua casa efixou-se no município.

Garoto, aos dozeanos de idade, foi estu-

dar como aluno interno num colé-gio do Ceará. O pai, que trabalhavacomo mestre na produção de açú-car,viajava muito. Na escola, o me-nino entrou na equipe de futebol eno coral da escola, onde logo virousolista. Lá, começou a estudar teo-ria musical e se apaixonou pelo sa-xofone. “Eu quero o saxofone”, res-pondeu o jovem ao professor quequeria saber qual instrumento eletocaria na banda musical da escola.

Os pais, no entanto, tinham o so-nho de ver o filho formado em advo-cacia. Nas férias, quando chegouacompanhado do instrumento mu-sical, a mãe repreendeu o músicoiniciante. “Meu filho, você não vaiganhar nada com isso. Vai ser ca-chaceiro e morrer tuberculoso”.

Durante a carreira, foram 28LPs e 10 CDs, sem contar o seumais novo álbum, que será lançadoem breve. Calcula que já pode tervendido mais de dois milhões decópias. Nos anos 60, época em queele considera como o auge da car-reira, a sua banda foi consideradao melhor grupo do Nordeste. Enão é para menos. O artista afirmaque só contratava os melhores daregião. Mandava passagem deavião para que os músicos fossemtocar com ele.

A alcunha “Sax de Ouro” foicriada pelo jornalista Bayard emsua coluna no Correio do Ceará,um dia após assistir uma apresen-tação de Ivanildo em Fortaleza,

onde o artista contabiliza um gran-de número de admiradores.

Os anos 60 passaram, mas o Saxde Ouro ainda encanta muita gente.Ivanildo tem uma média de dezapresentações mensais, sendo que amaioria destas é fora do Estado enunca pode deixar de tocar seumaior sucesso: Siboney. Viaja portodo o país, mas nunca foi ao exte-rior. “Acho bom é o Brasil. Tem tan-ta coisa para a gente conhecer”. Pa-ra qualquer parte aonde vá, levaconsigo a esposa Maria Lúcia, comquem está casado há 56 anos.

Interrompe a conversa por al-guns minutos e liga para o pianistaJosé Maria, em Fortaleza, paraagendar uma parceria numa apre-sentação. Em todos esses anos, fo-ram muitos amigos e conhecidos.Entre as figuras ilustres conhecidaspelo Rei do Sax de Ouro está, porexemplo, o ex-presidente JuscelinoKubitschek.

O ídOlOApesar da sorte, da qual ele sem-

pre fala, Ivanildo acredita que obom músico deve ter acima de tudoconhecimento, técnica e talento,pontos definidos pelo músico Char-lie Parker. Ele aconselha os mais jo-vens: “Tem que estar preparado pa-ra as oportunidades”.

Ídolo de muitos, Ivanildo tam-bém é fã. Sua inspiração é a músicado instrumentista americano Parker,que ele conheceu de forma inusita-da. Ivanildo explica que voltava para

casa apressado para tomar banho eencontrar seus amigos para umcompromisso. Enquanto passavaem frente à loja de discos, ele ouviua música de Parker. Comprou doisdiscos de 78 rotações, antecessor aoLP, e perdeu o compromisso ouvin-do as músicas noite adentro.

Mesmo com todo o sucesso e re-conhecimento, Ivanildo estuda co-tidianamente o seu instrumento.Na música há sempre o que apren-der, e até para o Rei do Sax a regranão é diferente.

HOmenagensIvanildo Sax de Ouro recebe

muitas homenagens pelo Brasil.Lembra de muitas delas com cari-nho. Uma lágrima ameaçou correrseu rosto quando pediu que este re-pórter lesse um poema penduradona parede, assinado por EuniceAlonso, em 1997. Entre medalhas,condecorações, um grande quadroem azulejos chama a atenção dequem entra no recinto. O autor, omúsico nunca conheceu, apesar dasmuitas tentativas.

O artista se sente honrado, masgarante: a maior realização é agra-dar ao público e ser aplaudido. “É omaior prêmio. Vai além da grana”,disse. Para ele, cada apresentação éúnica e especial. Uma das mais mar-cantes foi quando tocou na inaugu-ração de um teatro em Brasília comuma orquestra de 120 músicos.

O rei continua na ativa. Os súdi-tos agradecem.

Parnamirim Capa:2.qxd 16/12/2011 14:49 Page 2

Page 10: PN - Edição 403

“O homem é definido como um ser

que evolui, como o animal é

imaturo por excelência.”

Friedrich Nietzsche, filósofo alemão

“A fe l ic idade morava tão v iz inha

que, de to lo , a té pensei que fosse

minha”

Chico Buarque, na música “Até Pensei”

Nota da chargePapai Noel já anda meio desacreditado, imagine en-

tão, como na visão do chargista Rômulo Estânrley, se

ele andasse falando por ai que os governos de Rosal-

ba e Micarla andam muito bem.

Asfalto

As ruas do centro deParnamirim, que são cal-çadas com paralelepípe-do, serão asfaltadas em2012. Informa MurícioMarques.

Na rádio

O deputado estadual Ag-

nelo Alves terá duas horas

todos os sábados na rádio

de Raimundo Marciano, a

87,7. Ao lado de Agnelo, es-

tará o prefeito Maurício

Marques. O programa vai

ao ar a partir de março de

2012.

Na rede

Nas redes sociais da inter-

net, um movimento defende

que o nome do Aeroporto

de São Gonçalo do Ama-

rante seja Aeroporto Inter-

nacional dos Potiguares. Os

internautas clamam: “chega

de botar nome de político

nas coisas”.

Saúde

Dr. Pedro Feitosa, advo-

gado de muitos serviços

prestados a Parnamirim, en-

contra-se enfermo. A Colu-

na torce pela sua plena recu-

peração.

Rosalba apoiará Larissa para prefeita de

Mossoró?

Vote em: www.potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

CDL

O presidente da CDL Marcos Fernandes e o vice-presidente

Francisco Cabral anunciam ampla programação para o ano

que vem.

Entusiasmo

O empresário par-

namirinense Gustavo

Negócio está entu-

siasmado à frente da

Secretaria Municipal

de Esporte, Turismo

e Lazer. O secretário

já trata da organiza-

ção do carnaval em

Pium, no próximo

ano.

Maurício Marques e a Arca de Noé

O deputado Gilson Moura (PV) disse à colunaque será candidato a prefeito de Parnamirim em2012. Gilson espera apenas a sinalização de RosalbaCiarlini para declarar publicamente.

Na situação, o prefeito Murício Marques (PDT)teve a capacidade de atrair 16 partidos políticos.Agora o seu desafio é concensualizar os diversos in-teresses nesta imensa arca de Noé. A arca carregaum arco-íris de muitas cores e distintos interesses. Oprefeito terá que ser um maestro com visão de águia.Terá que atender a todos sem permitir conflitos entreos liderados.

Hoje, bafejado pela sorte, o prefeito inauguraobras, tem o apoio do Governo Federal, do ex-pre-feito Agnelo Alves, do ex-prefeito Marciano e damaioria dos vereadores. Agora posto o seu desafio:sair do gabinete e prestar contas com a vossa majes-tade, o eleitor.

Aniversário da cidadeParnamirim completa 53 anos. Confira o caderno espe-

cial do PN em comemoração ao aniversário do município.

Repeteco

O prefeito MaurícioMarques conversa como vice Epifânio Bezer-ra. Em pauta, o possí-vel repeteco da chapavitoriosa em 2008.

Indepedente

O vice-prefeito Epifâ-

nio Bezerra, filiado ao

PR, é estimulado a ser

candidato independente.

Gildásio

O vereador Gildásio

Figueiredo continua

comemorando a vitória

na justiça, quando

manteve o mandato.

Gildásio saiu do PSB

de Wilma para o PSDB

de Rogério Marinho.

Na semana passada, foi

entrevistado do progra-

ma Espaço Livre no si-

te livretv.com.

Concurso Zila Mamede

Saiu na última sexta-feira (16) o tão aguardado resul-tado do 5º Concurso de Poesia Zila Mamede, promovi-do pelo Potiguar Notícias em parceria com a ong Edu-cante. Os vencedores receberão R$ 3.500 em prêmios eterão suas obras publicadas em livro.

Confraternização

A CDL de Parnamirim fez confraternização de finalde ano reunindo muitos empresários locais. Presentes oprefeito Maurício Marques e o vice-prefeito EpifânioBezerra.

Concurso Zila Mamede II

O primeiro colocado foi Alexandre Abranches.Em segundo lugar, ficou Jeanne Araújo. E, emterceiro, Mário Gerson. Os que receberam men-ção honrosa foram: Hosana Cristina da Rocha,Manoel Cavalcante Castro, João Xavier de LimaNeto, Olavo Saldanha de Azevedo, Yuri Padilha,Shauara David, João Paulo Teixeira Correia, Lui-za Nóbrega, José Ivan Pinheiro e Ieda Silva deLima.

Parnamirim 2:2.qxd 16/12/2011 14:51 Page 2

Page 11: PN - Edição 403

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS

ParnamirimParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

PIB de Parnamirim cresce 12,98% em um anoeconomia

O senador José Agripinoafirma e bate o martelo quea vereadora Kátia Pires temo comando do DEM emParnamirim. “O comandodo Democratas (DEM) nomunicípio de Parnamirim éda vereadora Kátia Pires”.Essas foram as palavras dosenador da República, JoséAgripino Maia (DEM), emencontro realizado na sededa TV Tropical, no últimodia 12 de dezembro.

Na oportunidade, o sena-dor parabenizou o trabalhodesenvolvido pela vereadoraKátia Pires e diante dos pre-sentes e, em reconhecimen-to às suas ações, reafirmouem público: “A missão dereestruturar o partido politi-camente em Parnamirim,mesmo não sendo a presi-dente da sigla, é da vereado-ra, que tem mandato e refe-rência no município. KátiaPires é fiel às concepções dopartido e faz bem suas esco-lhas para acompanhar seugrupo”, declarou o senador.

O encontro com a presen-ça de algumas liderançasque acompanharam a verea-dora para ouvir do senador

o que muita gentejá está ciente dofato, foi fortaleci-do com a presen-ça da médica Eli-sabete Carrasco,Afrânio Amorim,João Maria(Caern), IrmãoGeilson, Ângelo(Parque Indus-trial) Josué do Sa-mu, Assis doConjunto Trairi(Parque Indus-trial), entre ou-tros.

“Fico gratifica-da com o reco-nhecimento domeu trabalho ecom a missão da-da pelo senador, aquem tenho imensa admira-ção e acompanho”. FalouKátia, acrescentando que sa-be do tamanho da responsa-bilidade em assumir o parti-do de tamanha força, masacredita no trabalho coletivode seu grupo.

José Agripino enfatizouainda da importância popu-lar, além de política que temKátia em Parnamirim.

O Produto Interno Brutode Parnamirim chegou a R$1,9 bilhão em 2009, consoli-dando a posição do municí-pio em terceiro lugar no ran-king estadual, liderado porNatal e seguido por Mosso-ró.

Os números são de um es-tudo divulgado no últimodia 14, pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). Entre 2005 e2009 houve um aumento

nominal do PIB em 74,6%,elevando para 7,04% a parti-cipação do município na ge-ração de riquezas no RioGrande do Norte.

Entre 2008 e 2009 a ex-pansão do Produto InternoBruto foi de 12,98%. Doissetores se destacaram naeconomia do município. Ode material de construção eatividade imobiliária, emconstante expansão no mu-nicípio.

De acordo com o IBGE,no Rio Grande do Norte oPIB apresentou em 2009 umcrescimento real de 1,5%,superior à taxa do Brasil,que foi negativa (-0,3%).

“O PIB estimado em2009 foi de R$ 27,9 bilhões,representando 0,9% do PIBnacional e superior ao de2008, que foi de R$ 25,4 bi-lhões. O RN obteve um ga-nho de 0,02 pontos porcen-tuais de participação entre o

biênio 2009-2008, manten-do-se na 19ª posição no ran-king brasileiro”, informa oestudo.

O IBGE também registraque o Rio Grande do Norte,com aumento de 24,6% en-tre 2002 e 2009, apresentouo pior crescimento, em ter-nos de evolução do volumeacumulado do PIB, do Nor-deste. Neste período, o cres-cimento nordestino foi de32,8%.

Agripino diz que Kátia tem o comando do DEMem parnamirim

FranciscaHenrique

Proposta Pedagógica PH3 aprova 83%no vestibular UFRN 1ª fase

Espaço

Nesta edição pretendo fa-lar de uma proposta pedagó-gica que gera resultados semexaustão. Uma proposta deEducação Holística, funda-mentada nos valores huma-nos que contempla o alunonas suas quatro dimensões acognitiva, a física, a emocio-nal e a espiritual.

A abordagem Holística co-labora com o aluno pois desen-volve o campo emocional favo-recendo a dimensão cognitiva.

É exatamente neste aspec-

to, que acreditamos no suces-so dos nossos alunos, umaprova disso, é que de 30 alu-nos 25 foram aprovados noVestibular da UFRN, 1ª fase.

É evidente que tratamos oconteúdo com seriedade, masparalelo ao conteúdo trabalha-mos os aspecto emocional comuma equipe multidisciplinar eos resultados são evidentes.

Parabenizamos aos nossosalunos aprovados na 1ª fase,aos professores e aos pais quejuntamente com o PH3 apoia-ramos alunos proporcionandoequilíbrio emocional.

Devido a nossa propostade ensino humanizado, oPH3 é vencedor de vários prê-mios, entre eles, o abaixomencionado.

O PH3 Centro Educacio-nal é vencedor pelo 12º anoconsecutivo do PRÊMIOTRAMPOLIM DA VITÓ-RIA, que é concedido as ME-LHORES EMPRESAS doano. A solenidade de premia-ção 2011 aconteceu em altoestilo no dia 10/12 na AMC.

Toda a equipe do PH3 sen-

te-se honrada com este prê-mio pois o PH3 é agraciadodesde a 1ª edição em 1999.

Este prêmio é o resultadode 20 anos de dedicação,compromisso com a qualida-de e sobretudo responsabilida-de em tudo o que realizamos,uma escola que tem visão defuturo com olhos no presente.

Vereadora recebeu a incubência de reestruturar o DEM em Parnamirim

Parnamirim 3:2.qxd 16/12/2011 14:53 Page 2

Page 12: PN - Edição 403

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 4:2.qxd 16/12/2011 12:14 Page 2

Page 13: PN - Edição 403

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 403 | Parnamirim, 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

usucapião

Agricultor acusa grileiros de ameaçarem tomar sua posse

O professor José

Lopes Filho é um

dos pioneiros no

ensino de Inglês em

Macaíba.

Pág. 6

››

Com o advento da Copa

de 2014, o Aeroporto de

São Gonçalo do Amarante

e a ZPE de Macaíba, a espe-

culação imobiliária vem

agindo em grande escala na

Região Metropolitana de

Natal. E isso, é claro, vem

gerando conflitos pela posse

de terrenos, granjas e lotea-

mentos.

O agricultor aposentado

Antônio Genésio, de 78

anos, por exemplo, é uma

das vítimas desse processo.

Posseiro há mais de vinte

anos do Sítio Planalto, no

Loteamento Planalto, em

Natal, ele está ameaçado de

perder seu terreno para uma

suposta quadrilha que vem

agindo na comunidade.

Ao procurar a nossa re-

portagem, Antônio Genésio

disse que vem sofrendo per-

seguições por parte de pes-

soas que lutam para tomar

seu patrimônio. O agricul-

tor impetrou com ação de

usucapião em 2004, mas o

juiz da 19ª Vara Cível da

Comarca de Natal negou,

julgando antecipadamente

o processo, alegando impro-

cedência do pedido, devido

a ausência de requisitos da

aquisição da propriedade

pelo decurso do tempo.

“Seu” Genésio foi condena-

do por “litigância de má-fé”

(litígio) e recorreu da sen-

tença sustentando a “ocor-

rência de cerceamento de

defesa diante do julgamento

antecipado”.

O posseiro acrescentou

que o magistrado se funda-

mentou em documentos su-

postamente falsos, apresen-

tados por três interessados

em seu sítio: Jonas Barbosa

da Costa, Maria do Socorro

e Arnaud de Souza. Este úl-

timo havia registrado quei-

xa na 8ª delegacia de polí-

cia, em 1995, acusando An-

tônio Genésio de ter derru-

bado a cerca de seu terreno,

quando na verdade foi ele

mesmo quem o fez, segun-

do o agricultor. E depois Ar-

naud negou em juízo, numa

estratégia para ser beneficia-

do. Só que essa queixa poli-

cial prejudicou o processo

de Antônio Genésio. O bo-

letim de ocorrência foi con-

siderado como “prova da

ausência do exercício pacífi-

co da posse”.

“Só que a terra pertence

ao meu pai. E Arnaud com-

prou um lote (25x80) em

2008. Se ele era o dono da

terra, porque não entrou

com uma ação de despejo

“Seu” Genésio (à direita), o neto Rafael (centro) e o filho Enoque (à esquerda) querem o reconhecimento

da posse de terra no Loteamento Planalto, em Natal, em favor do agricultor

antes?” indagou Enoque

Genésio da Silva, 51 anos,

filho de Antônio Genésio,

acrescentando que foi Ar-

naud de Souza quem prati-

cou a invasão para conde-

nar seu pai, para ser benefi-

ciado por exercício de pro-

ximância.

A família do posseiro,

que é analfabeto, informa

que o outro interessado no

terreno, Jonas Barbosa da

Costa, comprou três lotes

no ano de 2008, ao valor de

R$ 10 mil, cada um. Deta-

lhe: os terrenos se localizam

dentro do sítio de Antônio

Genésio.

Um outro documento

apresentado pelo agricultor,

que não deveria ter valor ju-

rídico, expõe que ele teria

declarado na presença do

presidente do Sindicato dos

Trabalhadores Rurais de

Natal, que uma outra pes-

soa chamada Sebastião Car-

doso de Santana teria a me-

tade da sua propriedade.

“Ninguém da família assi-

nou esse documento, pas-

sando a terra para esse tal

de Sebastião”, enfatiza

Enoque da Silva, questio-

nando a veracidade do do-

cumento.

Já Rafael Pereira da Sil-

va, 29 anos, neto de “seu”

Genésio, acusa os interessa-

dos no terreno do seu avô

de serem “acostumados a

tomar terreno do povo”. A

família do agricultor tam-

bém reclama da falta de éti-

ca do advogado Aluísio Sal-

danha de Paiva, a princípio

contratado para defender

Antônio Genésio. Só que

ele teria perdido prazos na

defesa propositadamente,

prejudicando seu cliente.

“Eles estão fechando o cer-

co para tomar o terreno do

meu avô”, denuncia Rafael.

O fato é que “seu” Antô-

nio Genésio é um pequeno

agricultor que ocupa a terra

em questão desde 1989 para

sobreviver. E está prestes a

perder sua posse, caso a jus-

tiça não seja feita.

Municipios Capa:2.qxd 16/12/2011 16:52 Page 2

Page 14: PN - Edição 403

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

são gonçalo do amarante

Prefeitura premia campeões do esporte

projeto

Passa e Fica debate emenda popular ao OGU

Prefeito Jaime Calado com autoridades e esportistas do município

A Secretaria de Juventu-de, Esporte e Lazer de SãoGonçalo do Amarante reali-zou na noite do sábado (10)a solenidade de premiaçãodas equipes que se destaca-ram no campeonato munici-pal de futebol de campo efutsal em 2011. Uma verda-deira... noite de gala para oesporte amador do municí-pio que contou com a pre-sença do prefeito Jaime Ca-lado.

“Esse é o momento deagradecer aos desportistasde São Gonçalo. Estamosaqui porque vocês fizeramcampeonatos brilhantes, enós da prefeitura não medi-mos esforços em apoiar es-sas competições. Parabeni-zo os dirigentes e atletas quecom todas as dificuldadesmantêm os times em ativi-dade. A nossa forma deagradecer é fazendo um doscampeonatos mais disputa-dos e com a melhor premia-ção do Rio Grande do Nor-te”, declarou Jaime.

Ainda estiveram presen-tes, ao evento, o presidente

da Câmara Municipal deSão Gonçalo, Geraldo Ve-ríssimo, os vereadores Jail-son Tavares, João Costa, Jo-selito Dantas, secretáriosmunicipais, parentes e ami-gos dos atletas. Em seu dis-curso, o secretário de Juven-tude, Esporte e Lazer, Flá-vio Henrique, citou as açõesda Semjel em 2011 e garan-tiu que os resultados são sa-tisfatórios.

“Disse ao prefeito JaimeCalado que ele pode andarde cabeça erguida entre osdesportistas de São Gonça-lo. Antes o esporte do muni-cípio era feito apenas paraum time, hoje todos têmoportunidade de mostrar otalento e disputar de igualpara igual porque São Gon-çalo conta com um prefeitoque valoriza e incentiva aprática esportiva em todasas modalidades”, enfatizouFlávio.

Além de premiar as qua-tro equipes melhores classi-ficadas no futsal e futebol decampo, artilheiros e goleirosmenos vazados nas catego-

Na tarde do domingo dia27 de novembro, por oca-sião de uma audiência pú-blica proposta pelo Execu-tivo municipal, reuniram-seno auditório da PrefeituraMunicipal de Passa e Fica,representantes legais de as-sociações comunitárias,igrejas, sindicatos, Legisla-tivo, usuários, prestadoresde serviços, entre outros.Todos tinham um objetivo,discutir as melhores pro-

postas para serem levadaspor intermédio de emendapopular impositiva a serlançada no OGU Orça-mento Geral da União para2012, segundo o que estáestabelecido após aprova-ção da proposta do deputa-do federal Arlindo China-glia, município com até 50mil habitantes, como é ocaso de Passa e Fica e ou-tras cidades vizinhas, terãodireito a R$ 500 mil para

aplicar na área da saúde em2012, sendo que para isso adestinação deste recursodeve ser uma adesão popu-lar. Este foi o motivo dereunir estas pessoas paradecidir após horas de dis-cursões acerca do que serámelhor para a cidade. Fo-ram escolhidos os seguintesitens:PRIMEIRO

01 (um) veículo do tipopasseio, com capacidade

para 05 (cinco) passageiros,sendo este, modelo básicode fabricação nacional, ze-ro Km, com quatro portaslaterais, motor de no míni-mo 1.0 de potência.FINALIDADE: Deslo-

camento de pacientes dasunidades de saúde do Mu-nicípio para centros de refe-rencia da Região Metropo-litana, bem como no deslo-camento dos usuários den-tro do próprio território.

rias Aspirante, Master 35,Sub-16, Veteranos e Titula-res, a prefeitura também ho-menageou o paratleta são-gonçalense Jackson Alexan-dre, que exibiu no peito asconquistas na natação etambém 40 personalidadesque receberam das mãos doprefeito Jaime Calado a co-menda de Honra ao Mérito

Desportivo de São Gonçalo.Flávio informou ainda

que juntando as duas com-petições o investimento su-pera os R$ 200 mil, entrepremiação e custos com arealização dos jogos e doa-ção de kits esportivos. Sãomais de 5 mil atletas queparticipam dos campeona-tos e disputam o título.

SINDIPETRO-RN defenderegramento da PLR

Leia mais na página do Sindicato:

www.sindipetrorn.org.br

Maria do Rosário, ministra chefe da Secretaria de DH

Sindipetro-RNotícias

Com o objetivo de discutir edeliberar sobre a proposta daParticipação nos Lucros e/ouResultados (PLR), referente aoexercício 2011, apresentada pe-la Petrobras no último dia 7 dedezembro, o SINDIPETRO-RN está convocando os traba-lhadores do Sistema Petrobrasa participarem das assembleiasque se iniciaram no último dia15 e segue até 23 de dezembro,em todos os locais de trabalho.

As assembleias acontecemnas Bases Administrativas, Pó-lo Industrial de Guamaré (Re-finaria Clara Camarão, Unida-de de Tratamento e Processa-mento de Fluídos, Unidade deBiodiesel e Transpetro), Ter-minais, Plataformas de Produ-ção de Petróleo e Gás, Cam-pos de Produção de Petróleo eGás, Termoaçu, Sondas dePerfuração de Poços de Petró-leo e Gás em Áreas Terrestrese Marítimas, e nos locais deembarque, e objetiva debater adeflagração do processo deCampanha da PLR, estabele-cer estado de assembleia per-manente, bem como discutir edeliberar sobre a proposta doadiantamento da PLR 2011no mês de janeiro de 2012.

Neste ano, a empresa apre-sentou proposta de piso 18%maior em relação ao adianta-mento da PLR 2010. Todos ostrabalhadores do Sistema Pe-trobras situados até o nível 457-A da tabela salarial receberão opiso ou 77% de uma remunera-ção, o que for maior. Para ostrabalhadores acima deste ní-vel, será utilizado o mesmo cri-tério dos anos anteriores.

Contudo, a direção do Sin-dicato chama a atenção para ofato da Petrobras não ter se po-

sicionado com relação à pro-posta de regramento das PLR'sfuturas. “Há anos, trabalhado-res da Petrobras têm lutado pe-lo estabelecimento de regrasclaras para a concessão da re-muneração da PLR”, ressaltao coordenador geral do SIN-DIPETRO-RN, Márcio Dias.

O Estatuto da Petrobrasdefine apenas os valores queos acionistas terão direito emcada exercício, com dividen-dos e/ou juros de capital pró-prio, que não poderão ser in-feriores a 25% do lucro líqui-do. No entanto, nada é disci-plinado com relação a essepagamento para os trabalha-dores da Companhia.

Em 2008, representantes daFUP e Sindicatos elaboraramuma proposta de regramentopara o pagamento das PLR'sbaseada em seis indicadores:lucro operacional líquido; cus-to de extração sem participa-ção governamental; produçãode petróleo no Brasil; produçãode gás natural no Brasil; pro-cessamento de petróleo no Bra-sil; e transporte de petróleo, gásnatural, derivados e combustí-veis. “Esta proposição foi apro-vada e encaminhada à Petro-bras, mas, até hoje, não recebeuqualquer resposta”, destaca adiretora de Formação PolíticaSindical, Fátima Viana.

Ao enfatizar a disposiçãode luta da categoria petroleiranorte-rio-grandense, MárcioDias reafirma que “a diretoriado SINDIPETRO/RN traba-lhará por um movimento sin-dical petroleiro unido e com-bativo, na busca de um posi-cionamento da Petrobras so-bre a proposta de regramentodas PLR's futuras”.

Trabalhadores denunciam práticade assédio moral na Petrobras

O SINDIPETRO-RN temrecebido diversas denúncias deassédio moral praticado poralguns supervisores e gerên-cias, sem que a Petrobras ado-te políticas para coibir estaprática abominável. Para a di-reção do Sindicato, a omissãoda empresa só tem reforçado ocomportamento dos assedia-dores e estimulado o surgi-mento de outros.

No final do mês de novem-bro, os trabalhadores da manu-tenção elétrica da MI/ARG,denunciaram seu supervisor,Genildo, pela prática de perse-guição e assédio moral. Numatentativa de intimidar os traba-lhadores, o supervisor abusa doseu autoritarismo e arrogânciacom aqueles que discordam dasua maneira de gerir a equipe.

Além da exposição dos tra-balhadores e trabalhadoras asituações humilhantes e cons-trangedoras, durante a jornada

de trabalho e no exercício desuas funções, o supervisoraproveita-se da posição na re-lação hierárquica, com condu-tas negativas, relações desu-manas e aética, desestabilizan-do a relação dos trabalhado-res, alguns com mais de duasdécadas de serviço prestado,com o ambiente de trabalho.

Segundo as denúncias, ostrabalhadores que são vítimasdestas atitudes e condutas ne-gativas, são isolados do gruposem explicações, passando aser hostilizado, ridicularizado,inferiorizado, culpabilizado edesacreditado diante dos cole-gas de trabalho.

O SINIPETRO-RN mani-festa seu repúdio à degradaçãodeliberada das condições de tra-balho, em que prevalecem práti-cas vexatórias e constrangedo-ras, e à posição intimidatória daPetrobras, certa de que este é osentimento de toda a categoria.

Municipios 2:2.qxd 16/12/2011 16:59 Page 2

Page 15: PN - Edição 403

[email protected]

EvandroBorges

A mídia na quarta feira

passada, dia 14 de dezem-

bro, do ano fluente noti-

ciou que a Câmara Munici-

pal descobriu que o Execu-

tivo Municipal não cons-

truiu a elaboração da pro-

posta orçamentária para vi-

gorar em 2012, com au-

diência pública, paralisan-

do a tramitação da matéria,

para a realização de uma

audiência no dia seguinte,

na quinta feira, dia 15 de

dezembro.

O inacreditável foi o Ve-

reador líder da Prefeita di-

zer que provavelmente nin-

guém do Executivo compa-

receria ao evento, fugindo a

norma legal, pois a legali-

dade é princípio primordial

do Estado de Direito De-

mocrático, logo a Casa Le-

gislativa, que detém o po-

der legítimo para a elabora-

ção legislativa.

O dispositivo legal do

Art. 44 da Lei Federal

Complementar denomina-

da de Estatuto da Cidade,

estabelece o condicionante

para as Câmaras Munici-

pais aprovarem o plexo or-

çamentário, do Plano Plu-

rianual, das Diretrizes Or-

çamentárias e o Orçamento

Anual a realização da au-

diência pública.

As audiências públicas,

tanto, no Estatuto da Cida-

de, como também, na Lei

de Responsabilidade Fiscal

dispuseram as audiências

públicas, em uma sistemáti-

ca da concepção da gestão

democrática, trazendo para

elaboração legislativa a par-

ticipação da cidadania, da

sociedade civil e o controle

social, ampliando significa-

tivamente, os espaços de-

mocráticos em construção.

O ordenamento jurídico

positivo sistematizou a par-

ticipação, estando bastante

explicitado na execução

das políticas públicas, com

os conselhos de controle

social, e ainda em muitos

dispositivos de ordem legal

e constitucional, como são

exemplos: O Estatuto da

Criança e Adolescente, o

Estatuto do Idoso, eno Art.

39 da Constituição Federal

dispondo sobre o Conselho

de Administração e Remu-

neração de pessoal, dentre

muitos outros.

Neste contexto, da ges-

tão democrática estão as

Emendas Populares, este

ano o Congresso Nacional

deu exemplo com as pro-

postas no Orçamento Ge-

ral da União, para os mu-

nicípios com até 50.000

habitantes, ocorrendo as

audiências públicas na

maioria dos municípios no

Estado do Rio Grande do

Norte.

As audiências públicas

para as proposituras de or-

dem orçamentária em mui-

tos municípios do interior

do Estado, já são comuns,

estando praticamente no

automático, sendo convo-

cada imediatamente pelas

Comissões Permanentes de

Finanças e Orçamento, e

contam com a participação

do Executivo, para pode-

rem receber emendas e em

seguida emissão de parecer

pelo Relator.

A desculpa para a realiza-

ção da audiência pública pe-

la Câmara Municipal de Na-

tal, não pode ser transferida

para o Executivo ou então

pela possibilidade da judicia-

lização do processo, sendo

imediatamente convocada

pela presidência da Casa, a

audiência, para não dificul-

tar o recesso parlamentar,

como foi noticiado pela im-

prensa, notadamente, o jor-

nal Tribuna do Norte.

A importância da Lei

Orçamentária é grande na

definição das prioridades

das ações e investimentos

públicos a serexecutado o

próximo ano de 2012, e

ainda a verificação de al-

guns limites previstos na

Constituição, como as des-

pesas para com o legislati-

vo, com a educação e a sau-

de e ainda os limites de des-

pesas com pessoal.

A impressão geral deixa-

da foi que a Lei orçamentá-

ria Anual estava sendo ela-

borada nos gabinetes, sem

quaisquer participação po-

pular, tanto no Executivo e

igualmente na Câmara Mu-

nicipal, e se não fosse a inter-

venção de alguns Vereadores

da oposição e a sensibilidade

do Presidente,a situação per-

maneceria como estava.

O que ficou arranhado

foram os objetivos da ges-

tão democrática, atingindo

o ordenamento, pois, uma

audiência pública convoca-

da rapidamente, de um dia

para outro, não vai assegu-

rar a participação popular e

o controle social.

Previsão legal. Assegurar a participaçãopopular e o controle social

economia

Audiência Pública doOrçamento em Natal

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Pólo Industrial de Goianinha se torna realidadeO Pólo Industrial de

Goianinha, que fora ideali-

zado pelo prefeito Júnior

Rocha desde os primeiros

meses do seu mandato, está

se tornando realidade. Na

manhã da quinta-feira (15),

a governadora Rosalba

Ciarlini e o prefeito Júnior

Rocha assinaram os proto-

colos de intenções que re-

presentam o início das ativi-

dades do Pólo Industrial de

Goianinha. Durante a sole-

nidade, no auditório da Go-

vernadoria, estiveram pre-

sentes autoridades de Goia-

ninha, do Estado e das em-

presas interessadas. A par-

ceria firmada foi com as in-

dústrias Sanovo Greenpack

Embalagens do Brasil

Ltda., San Marino e Duo

Foods S/A. Os representan-

tes de cada indústria estive-

ram na solenidade para as-

sinar os documentos.

Na ocasião, o prefeito Jú-

nior Rocha falou sobre a sa-

tisfação de ver se concreti-

zando um ideal que surgiu

desde o início do mandato.

O chefe do Executivo Mu-

nicipal também demonstrou

entusiasmo com o futuro do

Pólo Industrial de Goiani-

nha. “Com essa parceria va-

mos mudar a região Agres-

te”. A governadora Rosalba

Ciarlini durante o discurso

destacou os valores da cida-

de de Goianinha. “Um po-

vo acolhedor, com uma

área pronta, próxima da

BR-101, da capital e ainda

com city gate”.

Localizado dois quilôme-

tros distante do estádio José

Nazareno do Nascimento,

(Nazarenão) e com uma

área equivalente a 106 hec-

tares, o Pólo Industrial de-

verá abrigar algumas das

grandes indústrias nacio-

nais e internacionais. O que

significa novas alternativas

para o desenvolvimento da

cidade, além de geração de

emprego e renda para os

moradores de Goianinha.

carnaubais

Prefeitura vai melhorar mercado públicoO Ministério Público Es-

tadual, através da 1ª Promo-

toria de Justiça da Comarca

de Assu, e o prefeito do mu-

nicípio de Carnaubais, Luiz

Gonzaga Cavalcante, o Lui-

zinho (PSB), celebraram um

Termo de Ajustamento de

Conduta (TAC) que prevê a

adoção de medidas, em ca-

ráter emergencial, destina-

das à melhoria no mercado

público de Carnaubais.

Entre as providências

que deverão ser adotados

pelo município, está o ca-

dastramento dos profissio-

nais que trabalham no

abate e corte de animais,

aquisição de botas, aven-

tais e luvas, todos imper-

meáveis.

Será exigido o uso des-

tes equipamentos, além da

utilização de calça e cami-

sa, ficando sob responsa-

bilidade da vigilância sa-

nitária municipal efetuar a

fiscalização das exigên-

cias.

O TAC elenca ainda co-

mo medidas emergenciais

a substituição dos ganchos

de ferro atualmente utili-

zados para pendurar a car-

ne, por ganchos de aço ní-

quel ou outro material

inoxidável, em número

idêntico aos hoje existen-

tes, além da implementa-

ção da fiscalização sanitá-

ria dos produtos de origem

animal, através da Secre-

taria de Desenvolvimento

Rural.

evento

PMN realiza encontro emCaicó com deputado Jácome

O Partido da Mobilização

Nacional (PMN), realizou

um encontro em Caicó, para

apresentar os pré-candidatos

a vereador pelo partido.

O encontro contou com a

participação do presidente

estadual da sigla, deputado

Antônio Jácome, deputado

estadual Vivaldo Costa, ve-

reador-prefeitável Nildson

Dantas (DEM), médico Ja-

res Queiroz (ex-candidato a

prefeito de Jucurutu) e pré-

candidato a vereador do

PMN e de outros partidos.

Com o plenário da Câ-

mara Municipal lotado, o

deputado Antônio Jácome

relembrou o início de sua

carreira política.

“Iniciei minha vida pú-

blica com muitas dificulda-

des, mas a política não pode

ser um berço pequeno”,

afirmou o deputado-pastor.

Encerrando sua fala, Já-

come disse que a tendência

do partido, em Caicó, é ca-

minhar com o grupo políti-

co do deputado Vivaldo

Costa.

A comissão provisória do

PMN no município é presi-

dida pelo pastor Gutem-

berg.

Prefeito Luizinho Cavalcante

Jácome com membros do PMN caicoense

Municipios 3:2.qxd 16/12/2011 17:10 Page 2

Page 16: PN - Edição 403

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

clube dos empregados da petrobras

Cepe incentiva natação e tem campeão na categoria master

Tangará realizou a XVFeira do Saber. O evento éorganizado pela Secreta-ria Municipal de Educa-ção, e conta com o apoiototal da Prefeitura Muni-cipal de Tangará. A Feirado Saber tem como princi-pal objetivo divulgar ostrabalhos realizados pelasescolas do Municípioalém de oportunizar a co-munidade local de viven-ciar as atividades artísti-cas e culturais realizadaspor alunos e professoresdurante o ano letivo no in-terior das escolas.

O evento foi realizadona Escola Municipal Elita

Barbosa da Fonseca econtou com uma grandeestrutura.

Cada instituição convi-dada é responsável porseu stand que fica abertopara visitação durante osdias da feira. Nesse perío-do, paralelo as visitações,acontecem palestras e ofi-cinas sobre temas de im-portância para a comuni-dade.

A noite é voltada paraas apresentações culturaise artísticas, que são de res-ponsabilidades das entida-des convidadas. A Feira éum grande atrativo para apopulação que sempre

comparece em grande nú-mero.

O prefeito Jorge Eduar-do, mais uma vez presti-giou a abertura do eventoe lembrou no seu discur-so, que a Feira do Saberreflete um pouco do que aPrefeitura de Tangarávem fazendo em prol daeducação, destacando vá-rias ações que estão otimi-zando cada vez mais o si-tema educacional munici-pal.

A primeira noite foimarcada pela beleza dasatrações culturais apre-sentadas pelas escolas einstituição convidadas.

arte

Tangará realiza com sucesso evento cultural e educacional

Cruzeiro e São Geraldofizeram a grande final do2º turno do CampeonatoMunicipal Passifiquensede Futebol, no Estádio deFutebol Celso Lisboa -Passa e Fica. Neste dia, te-remos dois jogos, sendouma partida preliminarcom os juvenis e a outracom os principais - titula-res, envolvendo as duasequipes citadas. Vale sa-lientar que os vencedoresdestes jogos garantem va-gas para a grande final doII Campeonato MunicipalPassifiquense de Futebol.Caso a equipe do Cruzeiro

esporte

Passa e Fica tem final empolganteentre times de futebol local

No ano de 2010, Natalfoi eleita a capital mais se-dentária do país, segundo aong Corações Brasil. Po-rém, as piscinas do Clubedos Empregados da Petro-bras (CEPE) são palco paraum exemplo de energia epermanente disposição paraatividade física. O exemploo qual estamos falando vempor parte de José Januário,que com 59 anos, militaraposentado, já é há cincoanos atleta de natação pelaequipe do CEPE Natal e,esse ano foi o atleta maisativo da equipe Master.

Januário compete emduas modalidades: Piscinase Águas Abertas, que exi-gem treinos diferentes, jáque a águas abertas sãocompostas por competiçõesno mar. Ele descreve queem tempo de competiçãovai treinar todos os dias eque são nadados de 2,5 kma 3 km de piscina e 3 km demar. Somente em 2011 jáparticipou de mais de 11provas dentre as quais estáo Campeonato Pan-Ameri-cano Máster de Natação, na

qual conquistou 3 medalhas(6°lugar na maratona aquá-tica de 3km- águas abertas,10° lugar nos 800 e 400 me-tros livres-piscina).

Ainda participa de com-petições de Aquathlon, quesão provas às quais consis-tem em correr 2,5 km até omar, nadar e volta a correros 2,5 km. José Januário de-clara que é a mais difícil pe-la diferença de ambientes“principalmente para a mi-nha idade e às vezes chegoem lugares melhores quemuitos jovens”, completaque o público fica admiradocom a sua garra.

E nem só de futebol viveo CEPE. A equipe de nata-ção do clube mostrou esseano que as piscinas da sedesocial não são apenas paradiversão. O time de nata-ção Máster do clube é omais conhecido e com me-lhores pontuações em suasdisputas. Ao longo de 2011o CEPE participou de vá-rias competições tanto denível municipal como in-ternacional (Campeonatopan-americano máster de

José Januário na competição do Pan-americano Máster de Natação de 2011

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

natação) e trouxe para o clube meda-lhas de peso.

Na categoria de Águas Abertas, aequipe participou da Travessia dosFortes (Rio de Janeiro), Maratona

Aquática do Pan-americano e Sul-americano, das Travessias da Indepen-dência, dos jogos dos comerciários ePoseidon (Ponta Negra - Natal). Empiscinas esteve presente no Campeo-

nato Estadual (dividido em 4 etapas),Copa Nordeste, Copa Norte-nordeste-centro-oeste (Aracajú), CampeonatoBrasileiro de Natação, Pan-americanoe Sul-americano Máster de Natação.

Time do Cruzeiro disputou a final do campeonato

- titular vença a partida, se-rá consagrada campeã docampeonato. Os jogos da

final do campeonato estãomarcados para os dias 11 e18 de dezembro de 2011.

Municipios 4:2.qxd 16/12/2011 17:13 Page 2

Page 17: PN - Edição 403

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Municipios 5 cor:Potiguar 6 x 3.qxd 16/12/2011 17:27 Page 2

Page 18: PN - Edição 403

RÔMULO ESTÂNRLEY

“Não ganhei dinheiro fa-zendo educação. Porém, aminha vocação me fez ven-cer árduas barreiras, pois omeu alvo principal era diri-gido especificamente aosmeus alunos. Deixo agoraum legado que carregareicomigo para sempre”.

Com estas palavras, oprofessor José Lopes Filho,62 anos, relata sua trajetóriade vida na educação macai-bense, mais especificamentecomo docente de língua in-glesa. Aposentado desde2010, após mais de 30 anosdedicados ao trabalho emsala de aula, o professor Lo-pes prestou serviços com re-levância, amor, empenho emuita dedicação na áreaeducacional.

Lopes é um dos sete fi-lhos do casal de comercian-tes José Lopes da Silva(“seu” Zé Lopes) e NináliaAlves Lopes (dona Ne-nem). Seus irmãos são:Maria José Martins, Marle-ne Alves, Luiz Antônio,Marineide, Francisco deAssis e Maria de Fátima.José Lopes Filho nasceu nodia 23 de abril de 1949, nopovoado Papari, em NísiaFloresta. “Seu” Zé Lopes,que era natural de Açu, seestabeleceu na localidadecom uma bodega, que ven-dia ao povo do lugar, cujamaioria era cortadores decana-de-açúcar.

Já dona Nenem tinha umcafé, onde preparava comi-das típicas para vender aosviajantes dos trens de passa-geiros, que paravam para se-rem abastecidos de água elenha. É que naquela épocahavia uma estação via fér-rea naquele lugarejo, queproporcionou a expansãocomercial para os municí-pios de Nísia Floresta e SãoJosé de Mipibu. “Eles (osviajantes) corriam sem per-da de tempo para deglutirgostosas comidas prepara-das por minha mãe, em me-sas enfileiradas”, recorda-seo professor Lopes.

Além dos trens de passa-geiros, havia os trens de car-gas que passavam na Esta-

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Rômulo Estânrley

Estudantes fazem protesto contrafalta de transporte escolar

Alunos da Escola Estadual Dr. Severiano promoveramuma mobilização em frente à Promotoria de Macaíba. Osestudantes reivindicavam uma conversa com o promotorMorton Medeiros de Faria, para que ele pressione a gover-nadora Rosalba Ciarlini a renovar o contrato do transpor-te estudantil para se locomoverem de suas residências atéas escolas onde estudam. Por serem menores de idade, osestudantes só conseguiram entrar na prédio do MinistérioPúblico com a chegada do vereador Eduardo Santos (Rô-do) e do diretor da Escola Dr. Severiano, Moisés Bezerra,que deram total apoio ao grupo. Em conversa com o pro-motor, o diretor da escola disse: “O problema não é exclu-sivo dos alunos da nossa escola. 800 alunos das diversasescolas estaduais existentes no município dependem dotransporte est udantil, feito pela empresa “Inter Brasil”, dacidade de Ceará-Mirim", mencionou. Ele disse ainda quea grande responsável pelo problema é a governadora Ro-salba Ciarlini que, por motivo da demora nas negociaçõescom os professores durante o período de greve, prorrogouas aulas até janeiro, mas esqueceu de planejar a renovaçãodo contrato da empresa responsável pelo transporte, queacabou de encerrar, prejudicando os alunos que depen-dem do serviço. De acordo com o promotor Morton Me-deiros, a Promotoria tentou entrar em contato com os res-ponsáveis pelo Setor de Transporte da Secretaria Estadualde Educação para falar sobre o assunto. Mas, infelizmen-te, não obteve êxito. A pedido de Eduardo Santos, o pro-motor prometeu que agendará uma reunião para cobrar aparticipação dos responsáveis pelo setor de transporte e daempresa contratada para o serviço para darem explicaçõessobre o problema.

Mérito Luiz Cúrcio MarinhoA Fecomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de

Macaíba e a CDL estarão realizando a solenidade deentrega do Mérito Luiz Cúrcio Marinho, que irá distin-guir personalidades que contribuíram para o desenvolvi-mento sócio-econômico de Macaíba, nesta terça-feira,dia 20, às 19h, no Sesc/Macaíba. A honraria será entre-gue às seguintes pessoas: empresários lojistas José Nil-son de Oliveira e Pedro Messias da Cruz e presidente doTCE, Valério Alfredo Mesquita.

Cajazeiras: falta d’águaOs moradores da comunidade rural de Cajazeiras, em

Macaíba, há alguns meses vem sofrendo com a faltad’água em suas residências. Alguns moradores pagamsuas contas em dia, mesmo sem o abastecimento. Já ou-tros estão sendo ameaçados de terem seu "abastecimento"cortado pela empresa fornecedora por não pagarem suascontas revoltados com o não fornecimento. No último dia10, os moradores prejudicados tiveram consultas gratuitascom dois advogados cedidos pela ong Cepac. Eles fizeramprocurações, para que os juristas possam representá-losperante a Justiça.

Ong lança campanha de estruturaçãoO Cepac (Centro de Estudos, Pesquisas e Ação Cidadã)

lançou, no último dia 10, uma campanha de estruturaçãoda entidade, que inclui contribuição financeira ou disponi-bilidade profissional. Segundo a ong, as organizações não-governamentais não podem e nem devem viver a mercê defundos públicos. Os projetos sociais que devem ser realiza-dos precisam ter caráter autônomo e independente da di-mensão governamental. Para tanto, as iniciativas de arre-cadação de fundos de uma entidade devem passar efetiva-mente por projetos que tenham a marca e dimensão doapoio, gestão e compromissos da sociedade civil.

[email protected]

ção de Papari. “Tivemos oprivilégio de prosperar emPapari. Mantínhamos umgrande relacionamento en-tre os meus avós e família.Eles possuíam uma grandepropriedade em Campo deSantana (Cururu), divisacom Porto e Gravatá. Erabem desenvolvido”, prosse-gue Lopes, acrescentandoque seus avós – ManoelAvelino Freire e Maria Al-ves Freire – exerciam in-fluência na comunidade,pois geravam mão-de-obrana sua fazenda para muitosmoradores de Cururu.

A vida estudantil de Zezi-nho de Zé Lopes, como eraconhecido o entrevistado,foi cheia de atropelos, emvirtude da sua família estarsempre se mudando, de umlugar para outro. Ele iniciouseus estudos em 1957, nocolégio interno Instituto PioXII, em São José de Mipi-bu. Mas em 1960, sua famí-lia se mudou para Natal.Lá, estudou no Centro Su-

pletivo Pedro II, no bairrodo Alecrim, em 1972. De-pois, estudou no ColégioCônego Monte, ao lado doscolegas Abrantes, que foivereador na capital, e Hud-son, do Sinte/RN.

Entre os anos de 1966 e1967, estudou no antigoGrupo Rural de Macaíba,quando o então governadorCortez Pereira visitou a suasala de aula. Depois, em1969, se submeteu ao Exa-me de Admissão e conquis-tou o 3º lugar, para cursar oginásio, na Escola EstadualProfessor Paulo Nobre.

“Como cursava em Natalo 2º nível do curso de Inglês,eu era sempre solicitado paradar uma ajudazinha ao meuprofessor de Inglês no PauloNobre: Heronides (Dinho)”,diz, lamentando que foi obri-gado a trancar matrícula, de-vido nova mudança para acapital, em 1970.

Quatro anos depois, já es-tava de volta à terra de Au-gusto Severo. Mas Zezinho

Um dos pioneiros no ensinode Inglês em MacaíbaProfessor LopesProfessor Lopes

ficou sem estudar, porqueno 2º semestre seu pai com-prara uma casa em Natal.Devido a isso, houve umamelhora na vida de todos osseus irmãos, pois concluí-ram seus estudos. Por outrolado, Lopes concluiu seucurso de Inglês, do 1º ao 5ºnível. Em 1976, se aprimo-rou no Advenced Course.Ele completou todo o seucurso no Centro Bi-Nacio-nal Brasileiro-norte-ameri-cano.

Lopes considera que oápice da sua projeção sedeu na conclusão dos seusestudos, em Macaíba, como 2º grau, via ensino suple-tivo, com habilitação espe-cífica para o exercício domagistério, em 1984. De-pois, fez outros cursos decapacitação.

No campo profissional,iniciou na Escola EstadualProfessor Paulo Nobre, noensino da Língua Inglesa,em 1978. Ao mesmo tempo,dava aulas no então ColégioComercial Dr. Severiano.Em 1979, foi transferido pa-ra a Escola Estadual Alfre-do Mesquita Filho, ficandoaté 1995, quando foi trans-ferido para o Caic.

Ainda no final da décadade 70, foi convidado paralecionar na Escola Munici-pal Bom Jesus, no municí-pio de Bom Jesus, até 1980.Nesse meio tempo, foi do-cente no Ibeu (Instituto Bra-sil Estados Unidos) – cursoprivado de inglês. Lecionoudepois na Escola MunicipalAlfredo Mesquita Filho, emAlagadiço Grande, SãoGonçalo do Amarante, de1993 a 1996. Também foiprofessor na Escola Munici-pal Damião Januário, emIgreja Nova, de 2006 a2008. No mesmo período,lecionou como professorcontratado na Escola Muni-cipal José Francisco da Cos-ta, em Poço de Pedra.

Lopes é casado há maisde 27 anos, com CamilaCristina Cardoso, comquem teve os filhos LucéliaKarla, André Felipe e Thia-go Bruno. Este segundo lhepresenteou com a neta Cla-ra Beatriz.

Não ganhei dinheiro fazendoeducação. Porém, a minha vocação

me fez vencer árduas barreiras.Deixo agora um legado que

carregarei comigo para sempre

““ ““

Municipios 6:Potiguar 6 x 3.qxd 16/12/2011 17:29 Page 2

Page 19: PN - Edição 403

canindé soares

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcialParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Enfermeiros confraternizamNo último dia 10 houve a confraternização dos enfer-

meiros e enfermeiras da Maternidade das Quintas.

Uma turma animada e competente.

Luan Calado

O jovem Luan Calado

participou da formatura do

ABC pelo Castelo Escola

Evento, na Floresta

Encantada. A coluna

parabeniza o jovem

estudante, que tem grande

futuro pela frente.

Recém-formada em Direito pela UFPB, a bela e

talentosa Marina Dantas Ferreira foi uma das estrelas

da festa de formatura e se anuncia uma carreira

brilhante para ela. Congratulações!

Na terça dia 13, o produtor cultural Marcelo Venirealizou no Bardallos o lançamento do prêmio

Hangar. Romildo Soares (foto) prestigiou o evento.

Copa Clêniode Futebol

No último dia 11 deste

mês, foi realizada a final

da 2ª Copa Clênio de

Futebol. O torneio

contou com 18 clubes de

todos os bairros da

cidade de Parnamirim.

Na foto, o perfil do time

campeão, Fumaça do

Marília (Monte Castelo)

com o patrono Clênio

José e o e apoiador do

esporte amador,

Epifânio Bezerra.

Betinho no

Alto Oeste

O secretário de

Estado da

Agricultura, da

Pecuária e da

Pesca (SAPE),

Betinho Rosado,

esteve

representando a

governadora

Rosalba Ciarlini

no último dia 8,

nas cidades de

Portalegre e Pau

dos Ferros, ambas

localizadas na

região do Alto

Oeste do Rio

Grande do

Norte

Prêmio Hangar

Formada em Direito

A redação da revista

Deguste se reuniu na

noite da quarta-feira, 14,

no Guinza, em Ponta

Negra, para a

confraternização de final

de ano. Diante da rotina

de viagens atual da

equipe (A Revista

Deguste circula em

Mossoró, Natal e João

Pessoa) esta foi a

primeira vez, após dois

anos, que toda a equipe

da revista em Natal

conseguiu estar junta

num momento único.

Confraternização

da Deguste

Comunicação

Municipios 7:2.qxd 16/12/2011 17:31 Page 2

Page 20: PN - Edição 403

Prefeito entrega plano de cargos a vereadoresbeneficios

PÁGINA 8POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios-parnaMiriMParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

emerson do amaral

O encontro encerra um ciclo de ações que compuseram momentos im-

portantes na formação de professores

emerson do amaral

Prefeito Maurício Marques e vereadores em encontro

A Escola de Música Epi-tácio Leopoldino de Oliveirapromoveu na noite do últi-mo dia 9, no auditório da Es-cola Augusto Severo, centro,um recital com a participa-ção de 93 alunos que durantetodo o ano de 2011 frequen-taram às aulas de música,sob a coordenação do maes-tro João Batista de Almeida.

O recital, segundo omaestro João Batista de Al-meida, é uma oportunidadeque os alunos têm de mos-trar ao público tudo o queaprenderam ao longo doano. Cerca de 383 famíliasdos estudantes fizeramquestão de comparecer aoevento para prestigiar os jo-

vens. Houve apresentaçõesde flauta doce, transversal,clarinete, saxofone, trombo-ne, bateria e percussão.

O maestro João Batista deAlmeida informa que as au-las para 2012 estão progra-madas para ter início no dia6 de fevereiro. No períodode matrículas a Escola deMúsica registrou as matrícu-las de 225 estudantes. As au-las teóricas ocorreram deoutubro a dezembro. As au-las práticas terão início emfevereiro. Ao todo a EscolaEpitácio Leopoldino contacom cerca de 500 alunos,além da Banda Trampolimda Vitória com 41 compo-nentes.

O prefeito Maurício Mar-ques dos Santos entregouna terça-feira (13) ao presi-dente da Câmara, RosanoTaveira, e ao líder do gover-no Valério Santiago, o pro-jeto de lei que institui o Pla-no de Carreira e Remunera-ção dos Profissionais doMagistério da EducaçãoBásica Pública do Municí-pio de Parnamirim. A sole-nidade foi pela manhã econtou com a presença defuncionários da SecretariaMunicipal de Educação.

O plano garante venci-mentos ou salários iniciaisnunca inferiores ao Piso Sa-larial Profissional Nacional;valoriza o desempenho, aqualidade e o conhecimen-to; assegura progressãoatravés de mudança de nívelde habilitação e de promo-ções periódicas; fixa o aces-so à carreira por concursopúblico de provas e títulos;

Escola de Música promove recital com alunosarte

O projeto Rede Potiguarde Escolas Leitoras em Par-namirim, que reúne atual-mente 38 escolas e cerca de50 professoras mediadorasde leitura teve seu últimoencontro na última sexta-feira, 16, às 7h30, no condo-mínio Boungaville.

Para celebrar mais umano de trabalho semeando aleitura literária entre os me-ninos e meninas de Parna-mirim, o projeto trará a es-critora Salizete Freire queparticipará de um sarau euma troca de poemas comtodos os presentes.

Com esse encontro encer-ra-se um ciclo de ações que,ao longo do ano de 2011,compuseram momentos re-presentativos na formação

de professores que promo-vem a leitura nas escolas afi-liadas. Nesse contexto po-dem-se destacar atos literá-rios, participação em fóruns,presença do editor Cortez –o qual doou 100 exemplaresde livros à Biblioteca Rômu-lo Wanderley – presença de150 educadores no 5º Semi-nário Prazer em Ler, pales-tras dos professores TarcísioGurgel e Antônia Neta, am-bos da UFRN, entre outrastantas atividades realizadaspelas escolas dos pólos 13,14 e 15.

Investindo assim tem-sedesenvolvido o referido pro-jeto, fruto de uma significa-tiva parceria IC&A-Ide-Se-mec/Parnamirim e da dedi-cação de um grupo de edu-

Projeto Rede de Escolas Leitoras tem encontroeducação e cultura

[email protected]

ClaudinoLeite

Dia da Bíblia: 2º domingode dezembro

O Dia da Bíblia é um dia especial. Foi criado para que a popu-

lação cristã intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. No

Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram

da Europa e Estados Unidos da América (EUA) os primeiros mis-

sionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública

ocorreu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB),

em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). E, gra-

ças ao árduo trabalho de divulgação das Sagradas Escrituras, o

Dia da Bíblia passou a ser comemorado não somente no segundo

domingo de dezembro, mas também ao longo de toda semana

que antecede a data. Desde de dezembro de 2001, a comemora-

ção tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, me-

diante à Lei Federal nº 10.335, a qual instituiu a celebração do

Dia da Bíblia em todo o território nacional. Atualmente, as cele-

brações se intensificam e diversificam, por meio de realizações de

cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíbli-

cas, construção de monumentos à Bíblia, além da distribuição in-

tensificada das Escrituras. Sem dúvida, são algumas maneiras de

os cristãos encontram para agradecer ao Pai Celestial por esse ali-

mento para a vida.

PresbiterianaSob a regência de Andreia Paula, o Coral da 1ª IgrejaPresbiteriana Independente de Natal, situada na Rua

João Pessoa, 259 – Cidade Alta, realizou umabelíssima apresentação na quarta-feira, dia 13 dedezembro último nas dependência do Shopping

Midyway Mall, cantando músicas concernentes aociclo natalino, arrancando aplausos dos transeuntes,

inclusive deste colunista.

Sociedade BíblicaO reverendo Adail Car-

valho é o novo presidenteda Sociedade Bíblica doBrasil (SBB). A escolhaacon teceu em agosto du-rante a 19ª Assembléia Ger-al da entidade. Ele ficará nocargo por dois anos. O pas-tor batista Enéas Tognini,presidente por dois man -datos consecutivos, passoua ser presidente de honra daorganização eclesiástica.

GoianinhaSob a liderança do pas-

tor Isaac Dias, a Igreja As-sembleia de Deus, no mu-nicípio de Goianinha, a 70quilômetros de Natal, es-tará inaugurando o Temp-lo Sede, terça-feira, dia 27de dezembro, às 18 horas,para comportar confort-avelmente os seus mem-bros e congregados. A di-retoria da Assembleia deDeus, deste Estado.

RecitalA Igreja Assembleia de Deus em Natal, na Rua Manoel

Miranda, 251, no Alecrim, por meio do Departamento de

Música, promoverá sábado, 17 de dezembro, às 9 horas da

manhã, o 14º Recital Anual, tendo como participantes a

Orquestra Filarmônica Gênesis, Coral Infanto Juvenil Se-

metinha, orquestras de Violões, Violinos, Violas, Violonce-

los, Solos, Duetos, Trios, além de Quartetos, os quais serão

tocados pelos alunos da Escola de Música do Templo Cen-

tral da Assembleia de Deus, marcando o início das ativida-

des natalinas.

Candidatos O segmento evangélico de Natal não possui candida-

tos oficiais a vereador nas eleições de 2012, especialmen-

te a Assembleia de Deus, a maior denominação do Esta-

do. Mas, entre a realização de um culto e outro surge o

nome de um candidato dizendo que é o melhor. Será que

tanto candidato poderá dificultar o eleitor escolher o me-

lhor. E agora, José?

Igreja Congregacional A Igreja Evangélica Congregacional, situada à Rua

Borborema, 1083, no Alecrim, promoveu no período de

6 a 7 de dezembro último, a Escola Bíblica de Férias,

atraindo bom número de crianças.

incentiva a dedicação exclu-siva em uma única unidadeescolar e oferece formaçãocontinuada com o objetivode garantir a melhoria dodesempenho profissional. Emais: estabelece que a car-reira do magistério públicomunicipal é integrada pelo

cargo de provimento efetivode professor e estruturadaem quatro níveis e dez clas-ses.

“Ao longo dos últimosanos melhoramos muito ainfraestrutura da cidade,melhoramos a Educação e a

Saúde, construímos 3.728unidades habitacionais, am-pliamos os programas so-ciais, mas esta é uma etapaimportante de minha vida,não só como administrador,mas como homem quecumpre a palavra empenha-da”, disse o prefeito, lem-brando que assumiu o com-promisso de implantar oplano de cargos da Educa-ção até o final do mandatodele, em dezembro de 2012.

O plano, que será implan-tado em março do próximoano, terá um custo adicio-nal de R$ 900 mil ao mês,resultante de melhorias sa-lariais que advirão com en-quadramentos, mudançasde níveis, pagamento de umterço de férias calculado so-bre 45 dias, entre outras me-lhores previstas.

“Fizemos todo o possívelpara chegar a esse resulta-do”, disse o prefeito.

cadores abnegados entusias-tas com a causa da propaga-ção da leitura de literatura,

com a formação de leitorescom os quais se possam tor-nar reais sonhos possíveis.

Alunos têm oportunidade de mostrar seus talentos ao público

municipios 8:2.qxd 16/12/2011 17:49 Page 2

Page 21: PN - Edição 403

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 403 - R$ 1.50

PArnAmirim5353 aNOs

especial

53 ANOS53 ANOSde históriae glóriade históriae glória

Palavra de origem tupi-guarani, Parnamirim signi-fica “rio pequeno veloz”.Nessa localidade, muitospassaram e colonizaram.Poderíamos passar laudas elaudas falando da históriade Parnamirim, mas vamosnos deter ao período de evo-lução e povoamento pro-priamente dito da cidade.

Era época da SegundaGuerra Mundial e da gran-de expansão da aviação co-mercial. Parnamirim, umpequeno vilarejo, ficava emum ponto estratégico nomapa: esquina do continen-te americano. Uma comiti-va francesa, interessada naestratégica localização deParnamirim, chegou ao Es-tado, comandada pelo avia-dor Paulo Vechet. Objetivo:construir um campo depouso e decolagem nas pro-ximidades de Natal. O ter-reno pertencia ao portuguêsJoão Machado, que logo

tratou de fazer a doação daárea para a instalação doaeródromo.

Os franceses saíram daárea e o campo de pouso deParnamirim passou a exer-cer uma forte atração sobreos países do chamado blocoaliado, tendo à frente os Es-tados Unidos. A partir dis-so, surgiu ParnamirimField, o maior campo deaviação e base de operaçõesmilitares que os EstadosUnidos viriam a ter.

O vai e vem e o sobe edesce de aviões americanos,influenciou muita gente poraqui, desde a forma de falar,agir e se vestir. A intensamovimentação dos soldados

americanos influenciou naeconomia da cidade e na vi-da social dos moradores(não é a toa que até hoje apresença da cultura ameri-cana é tão forte em nossacultura).

Em 1941, Parnamirim foiincluído em projeto coorde-nado pelos americanos, quetinha pelo Decreto-Leinº4.142, a construção daBase Aérea Brasileira, em1942. O acordo entre Brasile Estados Unidos se deuapós várias negociações e seconcretizou com a assinatu-ra do então presidente Getú-lio Vargas.

Com o passar dos anos, acidade se desenvolvia e a Se-

gunda Guerra chegava aofim. Em 17 de dezembro de1958, através da Lei nº2.325, Parnamirim des-membrou-se da capital, tor-nando-se mundialmente co-nhecida como a cidadeTrampolim da Vitória.

EM EXPANSÃO

Parnamirim está entre oscinco mais desenvolvidosmunicípios do Rio Grandedo Norte, e ainda em expan-são. É conhecido comoTrampolim da Vitória e esteapelido faz parte da históriade Parnamirim. Durante a2ª Guerra Mundial, o muni-cípio foi o ponto estratégicoescolhido pelos aliados para

montar sua base pouso e de-colagem de aeronaves. A lo-calização privilegiada fez deParnamirim crucial para avitória dos aliados, dandoassim origem ao apelido.

Até hoje o município so-fre as influências dos ameri-canos: o CATRE (ComandoAéreo de Treinamento) e oCLBI (Centro de Lança-mento da Barreira do Infer-no) são motivo de orgulhopara Parnamirim e são refe-rências de treinamento epesquisa para o resto dopaís.

O município também ébem desenvolvido economi-camente: o Turismo e a In-dústria convivem harmoni-

camente em Parnamirim. Otradicional artesanato podeser encontrado nas praias deCotovelo e Pirangi. Tam-bém em Pirangi está oMaior Cajueiro do Mundo,que é aberto ao público paravisitação com guias e contacom feira de artesanato erestaurantes nas proximida-des.

O Parque Industrial, em-bora recente, já dá mostrasde que veio para ficar: anti-gas fábricas de Natal e no-vas fábricas que chegam aoEstado adotaram o local co-mo sua nova morada. É se-de do Aeroporto Internacio-nal Augusto Severo, que ser-ve a todo o Estado.

Aniversario PARN_Capa:2.qxd 16/12/2011 21:31 Page 2

Page 22: PN - Edição 403

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

cinema e história

Filme “For All” relata Parnamirim durante 2ª Guerra

É uma alegria comemorar maisum aniversário de nosso município

Trampolim da Vitória. QueParnamirim mantenha sua

trajetória de conquistas e vitórias!Parnamirim está no caminhocerto, rumo a um futuro mais

próspero para todos. Parabéns,Parnamirim, pelo seu

53º aniversário.

“For All - O Trampolim daVitória” é um filme brasileirode 1997 do gênero romance ecomédia, dirigido por BuzaFerraz e Luiz Carlos Lacerda.

Elogiado pela critica, rece-beu os prêmios de melhor fil-me, melhor roteiro, melhortrilha sonora, melhor direçãode arte e melhor filme do júripopular no Festival de Gra-mado, e melhor filme, melhorator e melhor direção de arteno Festival de Miami

Em 1943 na cidade de Na-tal, no estado do Rio Grandedo Norte, os Estados Unidosconstróem a maior base mili-tar fora de seu território emplena Segunda Guerra Mun-dial: Parnamirim Field.

Milhares de soldados ame-ricanos passam pela base esuas presenças alteraram a es-

tabilidade das famílias locaistrazendo não somente dóla-res e eletrodomésticos, mastambém o glamour de umacultura de Hollywood, a mú-sica das grandes bandas e asensualidade de cantoras eatrizes famosas.

Elenco principal: Betty Fa-ria, José Wilker, Paulo Gor-gulho, Caio Junqueira. Diri-gido por Luiz Carlos Lacerdae pelo estreante Buza Ferraz,For All - O Trampolim da Vi-tória é uma produção bemcuidada, que apresenta astransformações ocorridas du-rante a II Guerra na cidade deNatal/Parnamirim.

Uma base militar aéreanorte-americana foi instaladana cidade, movimentando arotina da cidade tanto de for-ma positiva como negativa. O

núcleo central da trama éuma família comandada porJosé Wilker e Betty Faria, quesofre as consequências.

O filme pretende ser umacrônica da época e, para tan-to, conta com elenco de estre-las do cinema nacional empequenas participações. Efei-tos especiais e requintes deprodução são os principaisméritos desse filme, o quintolonga da carreira de Lacerda.

A idéia de rodar o filmesurgiu na cabeça de Luiz Car-los Lacerda há 10 anos, mas oprojeto só foi levado adianteseis anos depois. Na época,começou a trocar figurinhascom Buza Ferraz. Na volta deum curso em Cuba, os dois setrancafiaram num escritório esaíram de lá com a primeiraversão do roteiro.

Secretário de Trânsito e Transporte

Aniversario PARN_2:2.qxd 16/12/2011 21:07 Page 2

Page 23: PN - Edição 403

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

memória

Município teve história desencadeada pela aviação civil e militardivulgação

Há registros a respeito dadoação de extensas áreas acapitães-mores, datadas en-tre 1600 e 1633 (ano da in-vasão holandesa), com vá-rias referências a topônimosque hoje fazem parte domunicípio de Parnamirim.O Rio Pitimbu, com seusnomes antigos, é uma delas.Porém, apesar das distribui-ções feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidal-gos por propriedades, as ter-ras de Parnamirim perma-neceram inaproveitadas edespovoadas por séculos.

Em 1881, a região foi cor-tada pelos trilhos da linhaférrea entre Natal e NovaCruz, seguindo de perto otraçado do velho caminhopara a Paraíba e o Recife.Sabe-se também que as ter-ras ao sul do Pitimbu esta-vam, em 1889, nas mãos dosenhor do engenho Pitimbu,João Duarte da Silva. Poste-riormente, o fidalgo com-prou a maioria das proprie-dades vizinhas, incluindouma grande área de tabulei-ro plano ao sul do rio quedava nome à propriedade,

distante 18 quilômetros deNatal. A área era conhecidacomo “a planície de Parna-mirim” e fazia parte do En-genho Cajupiranga.

Em 1927, o portuguêsManuel Machado passou aser o novo dono das terrasdo Engenho Pitimbu, que seestendiam dos limites comos Guarapes, Macaíba, aonorte, e as terras do Enge-nho Cajupiranga, ao sul.Ele adquiriu fazendas, sí-tios, engenhos e terras fér-teis, mas também áreas ex-tensas e desabitadas. Com aposse das terras não espera-va ganhar nenhum títulonobiliárquico, mas apenasque a cidade crescesse e exi-gisse novos espaços paramoradias.

No entanto, foi em meioà aventura dos pioneiros daaviação civil que Parnami-rim nasceu. Em 1927, foramabertas diversas rotas aéreasno Brasil. Para isso, foramescolhidas algumas áreas aolongo dessas rotas a fim deque se pudesse ser instaladauma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compag-

nie Generale Aéropostale –CGA (antiga CompagnieGénérale d´EntrepriseAéronautique – CGEA) ins-talou o campo de pouso (pa-ra ser a cabeça da linha tran-satlântica na América doSul) numa área doada peloentão dono da maior partedas terras pertencentes ao“município”, o comercianteManuel Machado, que con-tava com a imediata valori-

zação do restante da suapropriedade.

Nesse mesmo período, foiconstruída “uma estrada derodagem, ligando Natal aocampo de aviação em Pitim-bu”, facilitando, assim, ainstalação da Aéropostaleno Estado. Essa estrada, naverdade, era uma estradacarroçável que saía do cami-nho que levava ao porto dosGuarapes, em Macaíba,

passava pelo engenho Pitim-bu e acompanhava a linhaférrea Natal/Nova Cruz,até o novo campo.

Nos anos seguintes, coma expansão das atividadesda Aéropostale, que viria aser absorvida em outubro de1933 pela Air France, Ma-nuel Machado vendeu no-vos pedaços de terra para aampliação do “aeroporto deParnamirim”.

Em 1933, a Air Franceabsorveu todas as compa-nhias privadas de aviação ci-vil. Novos investimentos fo-ram feitos no campo e acompanhia estatal francesatransferiu os hangares e de-mais instalações para o ou-tro lado da pista de pouso,onde hoje estão as instala-ções da Base Aérea de Na-tal. A partir daí, ficou reco-nhecida a importância deParnamirim para o desen-volvimento da aviação inter-nacional.

Com o desenrolar da Se-gunda Guerra Mundial, ogoverno Vargas se viu força-do a assinar um acordo dedefesa mútua (julho de

1941), ceder as áreas para ainstalação de bases norte-americanas no Nordeste(outubro de 1941), romperrelações diplomáticas com aAlemanha, Itália e Japão(janeiro de 1942) e, por fim,em 22 de agosto, declararguerra aos países do Eixo. Aconstrução das bases naval eaérea, em Natal, seria frutodesses acordos.

Para manter as aparên-cias da participação conjun-ta nos esforços de guerra esalvar a auto-estima brasilei-ra, o governo criou por de-creto a Base Aérea de Natal,que daria o impulso decisi-vo para o surgimento da ci-dade de Parnamirim. A pis-ta de pouso das companhiascomerciais dividia ao meioo campo de Parnamirim. Osbrasileiros ficaram com o la-do oeste, onde já estavam asinstalações da Air France eda companhia de aviaçãoitaliana (LATI), desativadasdesde o início da guerra naEuropa. Eram instalaçõesmodestas demais para aten-der o esforço de guerra dosaliados.

Parnamirim é uma cidade em pleno

crescimento e progresso. Nesta data

de aniversário, devemos celebrar este

desenvolvimento e trabalhar para que

nosso município cresça ainda mais.

Comemoramos mais este aniversário de nosso Município

Parnamirim, que avança cada vez maispara o seu crescimento e progresso, tornan-

do-a próspera e acolhedora para todos que nela vivem.

Feliz aniversário a cidadeTrampolim da Vitória.

Secretária Municipal deplanejaMento e FinançaS

aniversario parn_3:2.qxd 16/12/2011 21:33 page 2

Page 24: PN - Edição 403

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

oporTunidAdE

Inscrição para concurso público tem início

Parnamirim comemorouno sábado, 17 de dezembro,53 anos de emancipação po-lítica. Como ocorre todos osanos, o aniversário da cida-de Trampolim da Vitória foicelebrado com uma progra-mação que incluiu espetácu-los teatrais, música, dança eesporte para todos os parna-mirinenses, independenteda faixa etária.

Desde a quinta-feira, 15,foi encenada a 6ª edição doespetáculo Nas Asas da His-tória, que teve como tema“Retratos de Família”. Apeça foi apresentada tam-bém nos dias 16 e 17, tam-bém no Largo da Cohabi-nal, a partir das 20h, às mar-gens da BR-101. A encena-ção este ano foi produzidacom o apoio de diversas per-sonalidades que fizeram efazem parte da história dacidade.

Outra diferença é que apeça foi apresentada emuma arena nos moldes gre-gos, mas ao mesmo tempocontou com projeções e ou-tras intervenções tecnológi-cas. Em 2011, o espetáculocontou com a participaçãode 140 pessoas, sendo artis-tas, diretores, assistentes,técnicos, coordenadores efuncionários da Fundação

Parnamirim de Cultura. Otexto é de autoria do escritorTarcísio Gurgel, a trilha so-nora é de Danilo Guanais ea direção geral é de Lindem-berg Farias.

No sábado, 17, data emque é comemorado o ani-versário de Parnamirim, opadre Antônio Murilo dePaiva celebrou uma missaem ação de graças na IgrejaSanto Antônio, Cohabinal,às 8h.

Os atletas de Parnamirime amantes do futebol tive-ram um bom motivo paracomemorar a data. É que apartir das 8h, houve um tor-neio de futebol no estádioTenente Luiz Gonzaga, se-de do Potiguar Esporte Clu-be, Centro. Ao meio-diahouve uma feijoada no localpara jogadores e familiaresdas 36 equipes que dispu-tam a competição.

As 3.500 crianças que in-tegraram nos últimos quatromeses o Programa Educa-cional de Resistência àsDrogas e à Violência(Proerd), em Parnamirim,receberam o diploma às16h, no Largo da Cohabi-nal. Os estudantes têm ida-de entre 10 e 11 anos e per-tencem a 42 escolas públi-cas, sendo 40 municipais. O

Começa nesta segunda-feira, dia 19, o período deinscrição no concurso pú-blico que será realizadopela Prefeitura de Parna-mirim para as áreas daSaúde, Trânsito, Tributa-ção e Assistência Social.As inscrições serão feitasvia internet, através do siteda Fundação de Apoio àEducação e ao Desenvol-

vimento Tecnológico doRio Grande do Norte(www.funcern.br). A taxaé de R$ 80,00 para os car-gos de nível superior e deR$ 60,00 no caso de nívelmédio.

A edição da quinta-feirado Diário Oficial do Mu-nicípio traz um termo adi-tivo ao edital publicado nodia 18 de novembro, no

qual faz alguns ajustes nasexigências, número de va-gas e nos conteúdos pro-gramáticos para cada car-go. Entre as mudanças es-tão a carga horária de mé-dicos, que passa a ser de20 horas e não mais de 40como previsto anterior-mente, diante da dificulda-de de encontrar profissio-nais interessados.

EducAção

Colégios elegem Conselhos EscolaresA Secretaria de Educa-

ção de Parnamirim pro-moveu, na manhã do dia16, eleição em todas as es-colas municipais para a es-colha dos membros doConselho Escolar – biênio2012 e 2013. Na EscolaAugusto Severo, no Cen-tro, a movimentação depais e alunos começou às7 horas e prosseguiu até às11 horas.

Raquel L. da Silva, mãede aluno e candidata, ex-plica que resolveu partici-par do pleito justamentepara lutar pela melhoriado ensino das crianças.“Tenho um filho especial eeu estando na escola possoopinar, sugerir e contribuircom as atividades que me-lhoram a realidade de ca-da um deles”, disse.

Edilene Felix, morado-

ra no Bosque Brasil e tam-bém candidata ao Conse-lho, disse que entrou nesseprocesso por curiosidade.“Quero participar mais darelação escola, professor ealuno. E acho que vou po-der contribuir muito coma minha experiência”, dis-se. O diretor Luís CarlosFreire explica que a elei-ção prosseguiu até às 11horas.

FESTA

Programação sócio-cultural marcou aniversário do município

tema desenvolvido este anopelos 20 policiais militaresinstrutores do projeto foi“Prevenção com Alegria”.

No domingo, 18, foi rea-lizada a 16ª edição do Nataldas Crianças. A expectativada organização é de queaproximadamente 15 milpessoas participem da festa.O evento foi realizado nodia 18 de dezembro, no Par-que de Exposições Aristófa-nes Fernandes, a partir das14h.

A festa contou com a pre-sença do papai-noel, Teatrode Mamulengos com Heral-do Lins, show infantil comNara Costa, grupo de palha-

ços Charanga do Riso, Ban-da de Trampolim da Vitóriae as apresentações culturaisda Fundação Parnamirimde Cultura, do grupo dedança da Escola MunicipalÍris de Almeida, grupo dedanças populares Cangaia,além do hip hop da EscolaFrancisca Fernandes. Hou-ve também distribuição delanches e sorteio de prê-mios.

NATAL DAS CRIANÇASA Prefeitura de Parnami-

rim preparou o 16º Nataldas Crianças de Parnami-rim, festa que já é tradição

no município. O evento foirealizado no domingo, 18de dezembro, no Parque deExposições Aristófanes Fer-nandes, a partir das 14h.

A programação da festaincluiu Teatro de Mamulen-gos com Heraldo Lins,show infantil com NaraCosta, grupo de palhaçosCharanga do Riso, BandaTrampolim da Vitória eapresentações culturais daFundação Parnamirim deCultura e grupos das escolasmunicipais que integram oprograma Mais Educação,além da presença do PapaiNoel. Houve ainda distri-buição de lanches e sorteiode prêmios.

A expectativa dos organi-zadores é que cerca de 15mil crianças tenham partici-pado da festa. A coordena-ção geral ficou sob a respon-sabilidade da secretária deEducação, Vandilma Mariade Oliveira.

ESPETÁCULOTEATRALCom o tema Educação

Não Discriminatória: Dife-renças, Sim; Desigualdades,Não, a Secretaria de Educa-ção promoveu na quarta,14, o espetáculo teatral AFantástica Ciranda das Co-

res. A apresentação ocorreuno Largo da Cohabinal e fezparte do Projeto Mais Edu-cação, criado pelo GovernoFederal e executado em par-ceria com a Prefeitura deParnamirim.

Ao todo, 150 alunos dedez escolas municipais atua-ram como atores e dançari-nos no espetáculo escritopor Vécio Lisboa e dirigidopor Limdenberg Farias. Acoordenadora do ProgramaMais Educação, LinauraMedeiros, explica que a pre-paração para a Ciranda dasCores vem ocorrendo háquatro meses e os alunossão muito interessados enão faltam aos ensaios se-manais.

“Percebemos que não sóas artes mas também as ou-tras atividades incluídas noPrograma têm contribuídocom a melhoria no rendi-mento escolar e na sociali-zação dos alunos partici-pantes”, explicou Linaura.

A secretária de educação,Vandilma Maria de Olivei-ra, ressaltou que o tema es-colhido aborda um assuntomuito importante, visto quenas escolas ainda se encon-tram atitudes discriminató-rias nas brincadeiras e noconvívio entre os alunos.

Aniversario PARN_4:2.qxd 16/12/2011 21:35 Page 2

Page 25: PN - Edição 403

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcial parnamirimParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Aniversario PARN_5:Coluna de Pinto Jr.qxd 16/12/2011 21:15 Page 1

Page 26: PN - Edição 403

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Walkíria quer lei sobre multasA Vereadora Walkíria

Fonseca apresentou Projetode Lei que obriga ao Execu-tivo Municipal a publicartrimestralmente, no DiárioOficial do Município os va-lores arrecadados com asmultas de trânsito.

A medida visa dar trans-parência e publicidade paraconhecimento da sociedadee facilitar a fiscalização decomo esses recursos sãoaplicados.

“Ressalto a importânciade tal divulgação para quepossamos saber onde o di-nheiro está sendo gasto”,diz a vereadora WalkíriaFonseca

O Código de TrânsitoBrasileiro (Lei 9.503/97)determina que o valor arre-cadado com as multas detrânsito seja aplicado, exclu-sivamente, em sinalização,engenharia de tráfego e decampo, policiamento, fisca-lização e educação de trân-sito. Do total arrecadado,5% têm de ser depositadosem um fundo destinado àsegurança e à educação detrânsito.

trânsito

Congratulo o povo parnamirinensepor fazer dessa cidade um Trampolim

da Vitória.

Vereadora Elienai avalia positivamenteseu 3º ano de mandato na Câmara

A vereadora ElienaiCartaxo vem pautandoseu mandato parlamentarem princípios de ética eresponsabilidade social elutando por políticas pú-blicas que tenham comoobjetivo responder as de-mandas e necessidades dapopulação na área social,cultural, educacional eambiental. Ela, que émembro da Comissão Per-manente de Saúde, Educa-ção e Assistência Social daCâmara Municipal de Par-namirim, presidente daFrente Parlamentar daMulher e membro daFrente Parlamentar daCriança e do Adolescente,bem como do ConselhoMunicipal dos Direitos daJuventude, tem apresen-tando Projetos de Lei emdefesa desses segmentos,principalmente neste ano.

Como p residente daFrente Parlamentar daMulher, a vereadora Elie-

nai é autora do projeto delei que institui o PIP – Pro-grama de Inclusão Profis-sional para Mulheres Víti-mas de Violência - LEI OR-DINÁRIA Nº 1.516. O pro-jeto prevê a realização decursos em diversas áreas pa-ra qualificação profissionalde mulheres em situação deviolência, que estejam sen-do acompanhadas peloCREAS – Centro de Refe-

parlamentar

Elienai Cartaxo: vereadora

Vereadora por Parnamirim, Walkíria Fonseca

Trabalhamos todos para fazer denossa Parnamirim uma cidademelhor e mais cidadã. É com

Educação e Cidadania que vamosfazer esta Parnamirim, que agora

celebra 53 anos de História eglórias!

A vereadora WalkíriaFonseca defende que a apli-cação desses recursos sejafeita com transparência, oque justifica a divulgaçãodos valores. “Com a divul-gação, a sociedade poderáfiscalizar os montantes arre-

cadados e a destinação, exi-gindo o cumprimento da leie contribuindo para a suaefetiva aplicação na educa-ção e segurança do trânsi-to”, disse a vereadora, auto-ra de projeto de lei que dis-ciplina a matéria.

Secretário Municipal de Limpeza Urbana

rência Especializado deAssistência Social. É daparlamentar também, oindicativo nº 255/2011,apresentado ao Executivopara a implantação da Ca-sa Abrigo para prestaratendimento às mulheresvítimas de violência do-méstica e familiar no mu-nicípio de Parnamirim.

Além disso, neste anoem que se comemora cin-co anos da Lei Maria daPenha, duas iniciativas davereadora Elienai Cartaxoserviram para fortalecer aRede de Proteção à Mu-lher Vítima de Violênciano município de Parnami-rim: uma reunião amplia-da, realizada no Plenárioda Câmara Municipal, on-de estiveram reunidas au-toridades e profissionaisque atuam nos órgãos quefazem o atendimento àmulher em nosso municí-pio e a Audiência Pública“Violência Doméstica”.

Aniversario PARN_6:2.qxd 16/12/2011 21:09 Page 2

Page 27: PN - Edição 403

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcial parnamirimParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

boom imobiliário

Nova Parnamirim mostra crescimento recorde Apesar do crescimento

acelerado na década passa-da, moradores de Nova Par-namirim estão satisfeitoscom a qualidade de vida dobairro mais populoso da ci-dade. É o que aponta matériapublicada no caderno “Imó-veis e Construções”, veicula-do no sábado (3/9) pelo jor-nal Tribuna do Norte. Deacordo com o IBGE, entre2000 e 2010, o número dedomicílios particulares pas-sou de 7.136 para 21.192(crescimento de 195%), en-quanto a população aumen-tou de 24.952 para 54.076(116%).

O jornal localizou umadas primeiras moradoras dobairro, a aposentada MariaSales, conhecida como “Do-na Cocó”. O irmão delacomprou uma granja na dé-cada de 1970. O local era tãoisolado que a família usava agranja eventualmente nos fi-nais de semana quando esta-va em busca de tranqüilida-de. “Aqui não tinha energia,água e acesso. Nada mesmo.Era impossível morar”, re-

lembra MariaSales, que ain-da hoje morana granja de 5mil metrosquadrados, lo-cal cobiçadopelo mercadoimobiliário.

Casas paramoradia sócomeçaram aser construí-das uma déca-da depois,1980. No finaldos anos 1990começaram aaparecer asprimeiras qui-tandas, bode-gas, mercadi-nhos, farmá-cias e padarias e o bairro ga-nhou vida própria. As pes-soas já não precisavam pas-sar horas nas paradas de ôni-bus para comprar mantimen-tos em Natal. Dona Cocó es-tá feliz com a vida que leva.Já recusou propostas de atéR$ 3 milhões pelo terreno.“Sinceramente não quero

me mudar agora. Gosto da-qui. É tranqüilo, apesar docrescimento”.

O cabeleireiro ChristianHenrique é outro que está sa-tisfeito com o bairro. Ele mo-ra de aluguel e tem planos decomprar um imóvel em No-va Parnamirim. “Temosboas escolas, energia e água

encanada e o saneamento vaicomeçar.”

O aposentado ManoelAraújo, 83 anos, é outro mo-rador que não pretende sairde Nova Parnamirim. Elechegou ao local no início dadécada de 1980. Acompa-nhou as mudanças de perto.No primeiro momento viu o

bairro se ex-pandir comoa propagaçãode uma ondana água deum lago.Agora acom-panha a ver-ticalização.Todo dia pá-ra um carrona porta deleoferecendouma propos-ta de comprado terreno,que fica emárea privile-giada daAbel Cabral.“Certa vez,para encerrara conversa,

disse que vendia por R$ 2 mi-lhões. O rapaz olhou pramim e perguntou se a gentepodia fechar o negócio. Masnão vendo isso aqui por di-nheiro nenhum do mundo".

O prefeito Maurício Mar-ques lembra que Nova Par-namirim foi um dos bairrosque receberam mais obras de

infraestrutura nos últimosanos. Antes de sair, o ex-pre-feito Agnelo Alves concluiuo complexo da MahatmaGandhi, obra com recursosde emenda parlamentar doentão deputado Nélio Dias,no valor de R$ 10 milhões.Este mês será concluído ou-tro grande projeto de urbani-zação – o da Bacia da PetraKelly. Com recursos pró-prios, também no valor deR$ 10 milhões, a prefeiturafez a drenagem e pavimenta-ção de 48 ruas. “Em toda acidade foram pavimentadas330 ruas nestes dois meses emeio de administração”,destaca o prefeito MaurícioMarques.

Além disso, estão sendorealizadas obras de drena-gem de um trecho da AbelCabral e de transposição deáguas da Lagoa Nezinho Al-ves para a Lagoa da PetraKelly. “Com estas e outrasobras que faremos nos próxi-mos meses, vamos acabarcom os problemas de inun-dações naquela área”, garan-te o secretário Naur Ferreira.

Quero desejar a todos os

parnamirinenses Cidadania e

Justiça como marcas deste

aniversário de 53 anos de nossa

cidade Trampolim da Vitória.

Que Deus ilumine e abençoe

Parnamirim neste seu 53º

aniversário de vida. E que nós,

cidadãos e cidadãs, façamos nossa

parte para nosso município crescer

e se desenvolver ainda mais.

Padre Antonio MiguelJosé Amorim

Presidente do PT Municipal

Aniversario PARN_7:2.qxd 16/12/2011 21:10 Page 2

Page 28: PN - Edição 403

8 Especial ParnamirimPotiguar Notícias | Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

espetáculo

Asas da História é marco teatral em ParnamirimA 6ª edição do espetácu-

lo Nas Asas da História foiencenada do dia 16 ao sá-bado, 17 de dezembro, nolargo da Cohabinal, a partirdas 20h. A última apresen-tação ocorreu no dia emque Parnamirim comemo-rou o 53º aniversário deemancipação política. A pri-meira apresentação, que se-ria dia 15, foi cancelada de-vido as fortes chuvas quecaíram.

Com o tema “Retratos deFamília”, o espetáculotrouxe “retratos” da histó-ria da cidade e das ediçõesanteriores da peça. O dire-tor geral do Asas, Lindem-berg Farias, conta que umadas novidades deste ano foia “apresentação da peça emuma arena nos moldes gre-gos, mas ao mesmo tempocom projeções e outras in-tervenções tecnológicas”.

“Retratos de Família”homenageou personalida-des e figuras folclóricas deParnamirim, como EliahMaia do Rego, Otávio Go-mes de Castro, Dona Bela(rezadeira), Zé Treco (fitei-ro), Agustinho do PotiguarEsporte Clube, Caçula meubaião e o jumento piston.

O Asas contou ainda co-mo ocorreu a organizaçãoda criação da Escola Au-

gusto Severo, o sonho devoar do homem, as bocasde ferro e que Parnamirimtambém foi o berço dessaconquista, além da movi-mentação sócio-cultural doPotiguar Esporte Clube.

Em 2011 o espetáculocontou com a participaçãode 140 pessoas, sendo artis-tas, diretores, assistentes,técnicos, coordenadores efuncionários da FundaçãoParnamirim de Cultura. Otexto é de autoria do escri-tor Tarcísio Gurgel e a tri-

lha sonora é de DaniloGuanais.

CIRANDA

DAS CORES

Com o tema EducaçãoNão Discriminatória: Dife-renças, Sim; Desigualda-des, Não, a Secretaria deEducação promoveu naquarta, 14, o espetáculoteatral A Fantástica Ciran-da das Cores. A apresenta-ção ocorreu no Largo daCohabinal e faz parte doProjeto Mais Educação,criado pelo Governo Fede-

ral e executado em parceriacom a Prefeitura de Parna-mirim.

Ao todo, 150 alunos dedez escolas municipaisatuaram como atores edançarinos no espetáculoescrito por Vécio Lisboa edirigido por LimdenbergFarias. A coordenadora doPrograma Mais Educação,Linaura Medeiros, explicaque a preparação para a Ci-randa das Cores vem ocor-rendo há quatro meses e osalunos são muito interessa-dos e não faltam aos en-saios semanais. “Percebe-mos que não só as artesmas também as outras ati-vidades incluídas no Pro-grama têm contribuídocom a melhoria no rendi-mento escolar e na sociali-zação dos alunos partici-pantes” explicou Linaura.

A secretária de educa-ção, Vandilma de Oliveira,ressaltou que o tema esco-lhido aborda um assuntomuito importante, visto quenas escolas ainda se encon-tram atitudes discriminató-rias nas brincadeiras e noconvívio entre os alunos.Além disso, a secretária fa-lou que no próximo ano oPrograma Mais Educaçãoserá ampliado para atendermais 13 escolas municipais.

Aniversario PARN_8:2.qxd 16/12/2011 21:12 Page 2

Page 29: PN - Edição 403

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 403 - R$ 1.50

PArnAmirim5353 aNOs

especial

53 ANOS53 ANOSde históriae glóriade históriae glória

Palavra de origem tupi-guarani, Parnamirim signi-fica “rio pequeno veloz”.Nessa localidade, muitospassaram e colonizaram.Poderíamos passar laudas elaudas falando da históriade Parnamirim, mas vamosnos deter ao período de evo-lução e povoamento pro-priamente dito da cidade.

Era época da SegundaGuerra Mundial e da gran-de expansão da aviação co-mercial. Parnamirim, umpequeno vilarejo, ficava emum ponto estratégico nomapa: esquina do continen-te americano. Uma comiti-va francesa, interessada naestratégica localização deParnamirim, chegou ao Es-tado, comandada pelo avia-dor Paulo Vechet. Objetivo:construir um campo depouso e decolagem nas pro-ximidades de Natal. O ter-reno pertencia ao portuguêsJoão Machado, que logo

tratou de fazer a doação daárea para a instalação doaeródromo.

Os franceses saíram daárea e o campo de pouso deParnamirim passou a exer-cer uma forte atração sobreos países do chamado blocoaliado, tendo à frente os Es-tados Unidos. A partir dis-so, surgiu ParnamirimField, o maior campo deaviação e base de operaçõesmilitares que os EstadosUnidos viriam a ter.

O vai e vem e o sobe edesce de aviões americanos,influenciou muita gente poraqui, desde a forma de falar,agir e se vestir. A intensamovimentação dos soldados

americanos influenciou naeconomia da cidade e na vi-da social dos moradores(não é a toa que até hoje apresença da cultura ameri-cana é tão forte em nossacultura).

Em 1941, Parnamirim foiincluído em projeto coorde-nado pelos americanos, quetinha pelo Decreto-Leinº4.142, a construção daBase Aérea Brasileira, em1942. O acordo entre Brasile Estados Unidos se deuapós várias negociações e seconcretizou com a assinatu-ra do então presidente Getú-lio Vargas.

Com o passar dos anos, acidade se desenvolvia e a Se-

gunda Guerra chegava aofim. Em 17 de dezembro de1958, através da Lei nº2.325, Parnamirim des-membrou-se da capital, tor-nando-se mundialmente co-nhecida como a cidadeTrampolim da Vitória.

EM EXPANSÃO

Parnamirim está entre oscinco mais desenvolvidosmunicípios do Rio Grandedo Norte, e ainda em expan-são. É conhecido comoTrampolim da Vitória e esteapelido faz parte da históriade Parnamirim. Durante a2ª Guerra Mundial, o muni-cípio foi o ponto estratégicoescolhido pelos aliados para

montar sua base pouso e de-colagem de aeronaves. A lo-calização privilegiada fez deParnamirim crucial para avitória dos aliados, dandoassim origem ao apelido.

Até hoje o município so-fre as influências dos ameri-canos: o CATRE (ComandoAéreo de Treinamento) e oCLBI (Centro de Lança-mento da Barreira do Infer-no) são motivo de orgulhopara Parnamirim e são refe-rências de treinamento epesquisa para o resto dopaís.

O município também ébem desenvolvido economi-camente: o Turismo e a In-dústria convivem harmoni-

camente em Parnamirim. Otradicional artesanato podeser encontrado nas praias deCotovelo e Pirangi. Tam-bém em Pirangi está oMaior Cajueiro do Mundo,que é aberto ao público paravisitação com guias e contacom feira de artesanato erestaurantes nas proximida-des.

O Parque Industrial, em-bora recente, já dá mostrasde que veio para ficar: anti-gas fábricas de Natal e no-vas fábricas que chegam aoEstado adotaram o local co-mo sua nova morada. É se-de do Aeroporto Internacio-nal Augusto Severo, que ser-ve a todo o Estado.

Aniversario PARN_Capa:2.qxd 16/12/2011 21:31 Page 2

Page 30: PN - Edição 403

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

cinema e história

Filme “For All” relata Parnamirim durante 2ª Guerra

É uma alegria comemorar maisum aniversário de nosso município

Trampolim da Vitória. QueParnamirim mantenha sua

trajetória de conquistas e vitórias!Parnamirim está no caminhocerto, rumo a um futuro mais

próspero para todos. Parabéns,Parnamirim, pelo seu

53º aniversário.

“For All - O Trampolim daVitória” é um filme brasileirode 1997 do gênero romance ecomédia, dirigido por BuzaFerraz e Luiz Carlos Lacerda.

Elogiado pela critica, rece-beu os prêmios de melhor fil-me, melhor roteiro, melhortrilha sonora, melhor direçãode arte e melhor filme do júripopular no Festival de Gra-mado, e melhor filme, melhorator e melhor direção de arteno Festival de Miami

Em 1943 na cidade de Na-tal, no estado do Rio Grandedo Norte, os Estados Unidosconstróem a maior base mili-tar fora de seu território emplena Segunda Guerra Mun-dial: Parnamirim Field.

Milhares de soldados ame-ricanos passam pela base esuas presenças alteraram a es-

tabilidade das famílias locaistrazendo não somente dóla-res e eletrodomésticos, mastambém o glamour de umacultura de Hollywood, a mú-sica das grandes bandas e asensualidade de cantoras eatrizes famosas.

Elenco principal: Betty Fa-ria, José Wilker, Paulo Gor-gulho, Caio Junqueira. Diri-gido por Luiz Carlos Lacerdae pelo estreante Buza Ferraz,For All - O Trampolim da Vi-tória é uma produção bemcuidada, que apresenta astransformações ocorridas du-rante a II Guerra na cidade deNatal/Parnamirim.

Uma base militar aéreanorte-americana foi instaladana cidade, movimentando arotina da cidade tanto de for-ma positiva como negativa. O

núcleo central da trama éuma família comandada porJosé Wilker e Betty Faria, quesofre as consequências.

O filme pretende ser umacrônica da época e, para tan-to, conta com elenco de estre-las do cinema nacional empequenas participações. Efei-tos especiais e requintes deprodução são os principaisméritos desse filme, o quintolonga da carreira de Lacerda.

A idéia de rodar o filmesurgiu na cabeça de Luiz Car-los Lacerda há 10 anos, mas oprojeto só foi levado adianteseis anos depois. Na época,começou a trocar figurinhascom Buza Ferraz. Na volta deum curso em Cuba, os dois setrancafiaram num escritório esaíram de lá com a primeiraversão do roteiro.

Secretário de Trânsito e Transporte

Aniversario PARN_2:2.qxd 16/12/2011 21:07 Page 2

Page 31: PN - Edição 403

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

memória

Município teve história desencadeada pela aviação civil e militardivulgação

Há registros a respeito dadoação de extensas áreas acapitães-mores, datadas en-tre 1600 e 1633 (ano da in-vasão holandesa), com vá-rias referências a topônimosque hoje fazem parte domunicípio de Parnamirim.O Rio Pitimbu, com seusnomes antigos, é uma delas.Porém, apesar das distribui-ções feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidal-gos por propriedades, as ter-ras de Parnamirim perma-neceram inaproveitadas edespovoadas por séculos.

Em 1881, a região foi cor-tada pelos trilhos da linhaférrea entre Natal e NovaCruz, seguindo de perto otraçado do velho caminhopara a Paraíba e o Recife.Sabe-se também que as ter-ras ao sul do Pitimbu esta-vam, em 1889, nas mãos dosenhor do engenho Pitimbu,João Duarte da Silva. Poste-riormente, o fidalgo com-prou a maioria das proprie-dades vizinhas, incluindouma grande área de tabulei-ro plano ao sul do rio quedava nome à propriedade,

distante 18 quilômetros deNatal. A área era conhecidacomo “a planície de Parna-mirim” e fazia parte do En-genho Cajupiranga.

Em 1927, o portuguêsManuel Machado passou aser o novo dono das terrasdo Engenho Pitimbu, que seestendiam dos limites comos Guarapes, Macaíba, aonorte, e as terras do Enge-nho Cajupiranga, ao sul.Ele adquiriu fazendas, sí-tios, engenhos e terras fér-teis, mas também áreas ex-tensas e desabitadas. Com aposse das terras não espera-va ganhar nenhum títulonobiliárquico, mas apenasque a cidade crescesse e exi-gisse novos espaços paramoradias.

No entanto, foi em meioà aventura dos pioneiros daaviação civil que Parnami-rim nasceu. Em 1927, foramabertas diversas rotas aéreasno Brasil. Para isso, foramescolhidas algumas áreas aolongo dessas rotas a fim deque se pudesse ser instaladauma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compag-

nie Generale Aéropostale –CGA (antiga CompagnieGénérale d´EntrepriseAéronautique – CGEA) ins-talou o campo de pouso (pa-ra ser a cabeça da linha tran-satlântica na América doSul) numa área doada peloentão dono da maior partedas terras pertencentes ao“município”, o comercianteManuel Machado, que con-tava com a imediata valori-

zação do restante da suapropriedade.

Nesse mesmo período, foiconstruída “uma estrada derodagem, ligando Natal aocampo de aviação em Pitim-bu”, facilitando, assim, ainstalação da Aéropostaleno Estado. Essa estrada, naverdade, era uma estradacarroçável que saía do cami-nho que levava ao porto dosGuarapes, em Macaíba,

passava pelo engenho Pitim-bu e acompanhava a linhaférrea Natal/Nova Cruz,até o novo campo.

Nos anos seguintes, coma expansão das atividadesda Aéropostale, que viria aser absorvida em outubro de1933 pela Air France, Ma-nuel Machado vendeu no-vos pedaços de terra para aampliação do “aeroporto deParnamirim”.

Em 1933, a Air Franceabsorveu todas as compa-nhias privadas de aviação ci-vil. Novos investimentos fo-ram feitos no campo e acompanhia estatal francesatransferiu os hangares e de-mais instalações para o ou-tro lado da pista de pouso,onde hoje estão as instala-ções da Base Aérea de Na-tal. A partir daí, ficou reco-nhecida a importância deParnamirim para o desen-volvimento da aviação inter-nacional.

Com o desenrolar da Se-gunda Guerra Mundial, ogoverno Vargas se viu força-do a assinar um acordo dedefesa mútua (julho de

1941), ceder as áreas para ainstalação de bases norte-americanas no Nordeste(outubro de 1941), romperrelações diplomáticas com aAlemanha, Itália e Japão(janeiro de 1942) e, por fim,em 22 de agosto, declararguerra aos países do Eixo. Aconstrução das bases naval eaérea, em Natal, seria frutodesses acordos.

Para manter as aparên-cias da participação conjun-ta nos esforços de guerra esalvar a auto-estima brasilei-ra, o governo criou por de-creto a Base Aérea de Natal,que daria o impulso decisi-vo para o surgimento da ci-dade de Parnamirim. A pis-ta de pouso das companhiascomerciais dividia ao meioo campo de Parnamirim. Osbrasileiros ficaram com o la-do oeste, onde já estavam asinstalações da Air France eda companhia de aviaçãoitaliana (LATI), desativadasdesde o início da guerra naEuropa. Eram instalaçõesmodestas demais para aten-der o esforço de guerra dosaliados.

Parnamirim é uma cidade em pleno

crescimento e progresso. Nesta data

de aniversário, devemos celebrar este

desenvolvimento e trabalhar para que

nosso município cresça ainda mais.

Comemoramos mais este aniversário de nosso Município

Parnamirim, que avança cada vez maispara o seu crescimento e progresso, tornan-

do-a próspera e acolhedora para todos que nela vivem.

Feliz aniversário a cidadeTrampolim da Vitória.

Secretária Municipal deplanejaMento e FinançaS

aniversario parn_3:2.qxd 16/12/2011 21:33 page 2

Page 32: PN - Edição 403

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

oporTunidAdE

Inscrição para concurso público tem início

Parnamirim comemorouno sábado, 17 de dezembro,53 anos de emancipação po-lítica. Como ocorre todos osanos, o aniversário da cida-de Trampolim da Vitória foicelebrado com uma progra-mação que incluiu espetácu-los teatrais, música, dança eesporte para todos os parna-mirinenses, independenteda faixa etária.

Desde a quinta-feira, 15,foi encenada a 6ª edição doespetáculo Nas Asas da His-tória, que teve como tema“Retratos de Família”. Apeça foi apresentada tam-bém nos dias 16 e 17, tam-bém no Largo da Cohabi-nal, a partir das 20h, às mar-gens da BR-101. A encena-ção este ano foi produzidacom o apoio de diversas per-sonalidades que fizeram efazem parte da história dacidade.

Outra diferença é que apeça foi apresentada emuma arena nos moldes gre-gos, mas ao mesmo tempocontou com projeções e ou-tras intervenções tecnológi-cas. Em 2011, o espetáculocontou com a participaçãode 140 pessoas, sendo artis-tas, diretores, assistentes,técnicos, coordenadores efuncionários da Fundação

Parnamirim de Cultura. Otexto é de autoria do escritorTarcísio Gurgel, a trilha so-nora é de Danilo Guanais ea direção geral é de Lindem-berg Farias.

No sábado, 17, data emque é comemorado o ani-versário de Parnamirim, opadre Antônio Murilo dePaiva celebrou uma missaem ação de graças na IgrejaSanto Antônio, Cohabinal,às 8h.

Os atletas de Parnamirime amantes do futebol tive-ram um bom motivo paracomemorar a data. É que apartir das 8h, houve um tor-neio de futebol no estádioTenente Luiz Gonzaga, se-de do Potiguar Esporte Clu-be, Centro. Ao meio-diahouve uma feijoada no localpara jogadores e familiaresdas 36 equipes que dispu-tam a competição.

As 3.500 crianças que in-tegraram nos últimos quatromeses o Programa Educa-cional de Resistência àsDrogas e à Violência(Proerd), em Parnamirim,receberam o diploma às16h, no Largo da Cohabi-nal. Os estudantes têm ida-de entre 10 e 11 anos e per-tencem a 42 escolas públi-cas, sendo 40 municipais. O

Começa nesta segunda-feira, dia 19, o período deinscrição no concurso pú-blico que será realizadopela Prefeitura de Parna-mirim para as áreas daSaúde, Trânsito, Tributa-ção e Assistência Social.As inscrições serão feitasvia internet, através do siteda Fundação de Apoio àEducação e ao Desenvol-

vimento Tecnológico doRio Grande do Norte(www.funcern.br). A taxaé de R$ 80,00 para os car-gos de nível superior e deR$ 60,00 no caso de nívelmédio.

A edição da quinta-feirado Diário Oficial do Mu-nicípio traz um termo adi-tivo ao edital publicado nodia 18 de novembro, no

qual faz alguns ajustes nasexigências, número de va-gas e nos conteúdos pro-gramáticos para cada car-go. Entre as mudanças es-tão a carga horária de mé-dicos, que passa a ser de20 horas e não mais de 40como previsto anterior-mente, diante da dificulda-de de encontrar profissio-nais interessados.

EducAção

Colégios elegem Conselhos EscolaresA Secretaria de Educa-

ção de Parnamirim pro-moveu, na manhã do dia16, eleição em todas as es-colas municipais para a es-colha dos membros doConselho Escolar – biênio2012 e 2013. Na EscolaAugusto Severo, no Cen-tro, a movimentação depais e alunos começou às7 horas e prosseguiu até às11 horas.

Raquel L. da Silva, mãede aluno e candidata, ex-plica que resolveu partici-par do pleito justamentepara lutar pela melhoriado ensino das crianças.“Tenho um filho especial eeu estando na escola possoopinar, sugerir e contribuircom as atividades que me-lhoram a realidade de ca-da um deles”, disse.

Edilene Felix, morado-

ra no Bosque Brasil e tam-bém candidata ao Conse-lho, disse que entrou nesseprocesso por curiosidade.“Quero participar mais darelação escola, professor ealuno. E acho que vou po-der contribuir muito coma minha experiência”, dis-se. O diretor Luís CarlosFreire explica que a elei-ção prosseguiu até às 11horas.

FESTA

Programação sócio-cultural marcou aniversário do município

tema desenvolvido este anopelos 20 policiais militaresinstrutores do projeto foi“Prevenção com Alegria”.

No domingo, 18, foi rea-lizada a 16ª edição do Nataldas Crianças. A expectativada organização é de queaproximadamente 15 milpessoas participem da festa.O evento foi realizado nodia 18 de dezembro, no Par-que de Exposições Aristófa-nes Fernandes, a partir das14h.

A festa contou com a pre-sença do papai-noel, Teatrode Mamulengos com Heral-do Lins, show infantil comNara Costa, grupo de palha-

ços Charanga do Riso, Ban-da de Trampolim da Vitóriae as apresentações culturaisda Fundação Parnamirimde Cultura, do grupo dedança da Escola MunicipalÍris de Almeida, grupo dedanças populares Cangaia,além do hip hop da EscolaFrancisca Fernandes. Hou-ve também distribuição delanches e sorteio de prê-mios.

NATAL DAS CRIANÇASA Prefeitura de Parnami-

rim preparou o 16º Nataldas Crianças de Parnami-rim, festa que já é tradição

no município. O evento foirealizado no domingo, 18de dezembro, no Parque deExposições Aristófanes Fer-nandes, a partir das 14h.

A programação da festaincluiu Teatro de Mamulen-gos com Heraldo Lins,show infantil com NaraCosta, grupo de palhaçosCharanga do Riso, BandaTrampolim da Vitória eapresentações culturais daFundação Parnamirim deCultura e grupos das escolasmunicipais que integram oprograma Mais Educação,além da presença do PapaiNoel. Houve ainda distri-buição de lanches e sorteiode prêmios.

A expectativa dos organi-zadores é que cerca de 15mil crianças tenham partici-pado da festa. A coordena-ção geral ficou sob a respon-sabilidade da secretária deEducação, Vandilma Mariade Oliveira.

ESPETÁCULOTEATRALCom o tema Educação

Não Discriminatória: Dife-renças, Sim; Desigualdades,Não, a Secretaria de Educa-ção promoveu na quarta,14, o espetáculo teatral AFantástica Ciranda das Co-

res. A apresentação ocorreuno Largo da Cohabinal e fezparte do Projeto Mais Edu-cação, criado pelo GovernoFederal e executado em par-ceria com a Prefeitura deParnamirim.

Ao todo, 150 alunos dedez escolas municipais atua-ram como atores e dançari-nos no espetáculo escritopor Vécio Lisboa e dirigidopor Limdenberg Farias. Acoordenadora do ProgramaMais Educação, LinauraMedeiros, explica que a pre-paração para a Ciranda dasCores vem ocorrendo háquatro meses e os alunossão muito interessados enão faltam aos ensaios se-manais.

“Percebemos que não sóas artes mas também as ou-tras atividades incluídas noPrograma têm contribuídocom a melhoria no rendi-mento escolar e na sociali-zação dos alunos partici-pantes”, explicou Linaura.

A secretária de educação,Vandilma Maria de Olivei-ra, ressaltou que o tema es-colhido aborda um assuntomuito importante, visto quenas escolas ainda se encon-tram atitudes discriminató-rias nas brincadeiras e noconvívio entre os alunos.

Aniversario PARN_4:2.qxd 16/12/2011 21:35 Page 2

Page 33: PN - Edição 403

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcial parnamirimParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Aniversario PARN_5:Coluna de Pinto Jr.qxd 16/12/2011 21:15 Page 1

Page 34: PN - Edição 403

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASEspEcial parnamirim Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Walkíria quer lei sobre multasA Vereadora Walkíria

Fonseca apresentou Projetode Lei que obriga ao Execu-tivo Municipal a publicartrimestralmente, no DiárioOficial do Município os va-lores arrecadados com asmultas de trânsito.

A medida visa dar trans-parência e publicidade paraconhecimento da sociedadee facilitar a fiscalização decomo esses recursos sãoaplicados.

“Ressalto a importânciade tal divulgação para quepossamos saber onde o di-nheiro está sendo gasto”,diz a vereadora WalkíriaFonseca

O Código de TrânsitoBrasileiro (Lei 9.503/97)determina que o valor arre-cadado com as multas detrânsito seja aplicado, exclu-sivamente, em sinalização,engenharia de tráfego e decampo, policiamento, fisca-lização e educação de trân-sito. Do total arrecadado,5% têm de ser depositadosem um fundo destinado àsegurança e à educação detrânsito.

trânsito

Congratulo o povo parnamirinensepor fazer dessa cidade um Trampolim

da Vitória.

Vereadora Elienai avalia positivamenteseu 3º ano de mandato na Câmara

A vereadora ElienaiCartaxo vem pautandoseu mandato parlamentarem princípios de ética eresponsabilidade social elutando por políticas pú-blicas que tenham comoobjetivo responder as de-mandas e necessidades dapopulação na área social,cultural, educacional eambiental. Ela, que émembro da Comissão Per-manente de Saúde, Educa-ção e Assistência Social daCâmara Municipal de Par-namirim, presidente daFrente Parlamentar daMulher e membro daFrente Parlamentar daCriança e do Adolescente,bem como do ConselhoMunicipal dos Direitos daJuventude, tem apresen-tando Projetos de Lei emdefesa desses segmentos,principalmente neste ano.

Como p residente daFrente Parlamentar daMulher, a vereadora Elie-

nai é autora do projeto delei que institui o PIP – Pro-grama de Inclusão Profis-sional para Mulheres Víti-mas de Violência - LEI OR-DINÁRIA Nº 1.516. O pro-jeto prevê a realização decursos em diversas áreas pa-ra qualificação profissionalde mulheres em situação deviolência, que estejam sen-do acompanhadas peloCREAS – Centro de Refe-

parlamentar

Elienai Cartaxo: vereadora

Vereadora por Parnamirim, Walkíria Fonseca

Trabalhamos todos para fazer denossa Parnamirim uma cidademelhor e mais cidadã. É com

Educação e Cidadania que vamosfazer esta Parnamirim, que agora

celebra 53 anos de História eglórias!

A vereadora WalkíriaFonseca defende que a apli-cação desses recursos sejafeita com transparência, oque justifica a divulgaçãodos valores. “Com a divul-gação, a sociedade poderáfiscalizar os montantes arre-

cadados e a destinação, exi-gindo o cumprimento da leie contribuindo para a suaefetiva aplicação na educa-ção e segurança do trânsi-to”, disse a vereadora, auto-ra de projeto de lei que dis-ciplina a matéria.

Secretário Municipal de Limpeza Urbana

rência Especializado deAssistência Social. É daparlamentar também, oindicativo nº 255/2011,apresentado ao Executivopara a implantação da Ca-sa Abrigo para prestaratendimento às mulheresvítimas de violência do-méstica e familiar no mu-nicípio de Parnamirim.

Além disso, neste anoem que se comemora cin-co anos da Lei Maria daPenha, duas iniciativas davereadora Elienai Cartaxoserviram para fortalecer aRede de Proteção à Mu-lher Vítima de Violênciano município de Parnami-rim: uma reunião amplia-da, realizada no Plenárioda Câmara Municipal, on-de estiveram reunidas au-toridades e profissionaisque atuam nos órgãos quefazem o atendimento àmulher em nosso municí-pio e a Audiência Pública“Violência Doméstica”.

Aniversario PARN_6:2.qxd 16/12/2011 21:09 Page 2

Page 35: PN - Edição 403

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcial parnamirimParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

boom imobiliário

Nova Parnamirim mostra crescimento recorde Apesar do crescimento

acelerado na década passa-da, moradores de Nova Par-namirim estão satisfeitoscom a qualidade de vida dobairro mais populoso da ci-dade. É o que aponta matériapublicada no caderno “Imó-veis e Construções”, veicula-do no sábado (3/9) pelo jor-nal Tribuna do Norte. Deacordo com o IBGE, entre2000 e 2010, o número dedomicílios particulares pas-sou de 7.136 para 21.192(crescimento de 195%), en-quanto a população aumen-tou de 24.952 para 54.076(116%).

O jornal localizou umadas primeiras moradoras dobairro, a aposentada MariaSales, conhecida como “Do-na Cocó”. O irmão delacomprou uma granja na dé-cada de 1970. O local era tãoisolado que a família usava agranja eventualmente nos fi-nais de semana quando esta-va em busca de tranqüilida-de. “Aqui não tinha energia,água e acesso. Nada mesmo.Era impossível morar”, re-

lembra MariaSales, que ain-da hoje morana granja de 5mil metrosquadrados, lo-cal cobiçadopelo mercadoimobiliário.

Casas paramoradia sócomeçaram aser construí-das uma déca-da depois,1980. No finaldos anos 1990começaram aaparecer asprimeiras qui-tandas, bode-gas, mercadi-nhos, farmá-cias e padarias e o bairro ga-nhou vida própria. As pes-soas já não precisavam pas-sar horas nas paradas de ôni-bus para comprar mantimen-tos em Natal. Dona Cocó es-tá feliz com a vida que leva.Já recusou propostas de atéR$ 3 milhões pelo terreno.“Sinceramente não quero

me mudar agora. Gosto da-qui. É tranqüilo, apesar docrescimento”.

O cabeleireiro ChristianHenrique é outro que está sa-tisfeito com o bairro. Ele mo-ra de aluguel e tem planos decomprar um imóvel em No-va Parnamirim. “Temosboas escolas, energia e água

encanada e o saneamento vaicomeçar.”

O aposentado ManoelAraújo, 83 anos, é outro mo-rador que não pretende sairde Nova Parnamirim. Elechegou ao local no início dadécada de 1980. Acompa-nhou as mudanças de perto.No primeiro momento viu o

bairro se ex-pandir comoa propagaçãode uma ondana água deum lago.Agora acom-panha a ver-ticalização.Todo dia pá-ra um carrona porta deleoferecendouma propos-ta de comprado terreno,que fica emárea privile-giada daAbel Cabral.“Certa vez,para encerrara conversa,

disse que vendia por R$ 2 mi-lhões. O rapaz olhou pramim e perguntou se a gentepodia fechar o negócio. Masnão vendo isso aqui por di-nheiro nenhum do mundo".

O prefeito Maurício Mar-ques lembra que Nova Par-namirim foi um dos bairrosque receberam mais obras de

infraestrutura nos últimosanos. Antes de sair, o ex-pre-feito Agnelo Alves concluiuo complexo da MahatmaGandhi, obra com recursosde emenda parlamentar doentão deputado Nélio Dias,no valor de R$ 10 milhões.Este mês será concluído ou-tro grande projeto de urbani-zação – o da Bacia da PetraKelly. Com recursos pró-prios, também no valor deR$ 10 milhões, a prefeiturafez a drenagem e pavimenta-ção de 48 ruas. “Em toda acidade foram pavimentadas330 ruas nestes dois meses emeio de administração”,destaca o prefeito MaurícioMarques.

Além disso, estão sendorealizadas obras de drena-gem de um trecho da AbelCabral e de transposição deáguas da Lagoa Nezinho Al-ves para a Lagoa da PetraKelly. “Com estas e outrasobras que faremos nos próxi-mos meses, vamos acabarcom os problemas de inun-dações naquela área”, garan-te o secretário Naur Ferreira.

Quero desejar a todos os

parnamirinenses Cidadania e

Justiça como marcas deste

aniversário de 53 anos de nossa

cidade Trampolim da Vitória.

Que Deus ilumine e abençoe

Parnamirim neste seu 53º

aniversário de vida. E que nós,

cidadãos e cidadãs, façamos nossa

parte para nosso município crescer

e se desenvolver ainda mais.

Padre Antonio MiguelJosé Amorim

Presidente do PT Municipal

Aniversario PARN_7:2.qxd 16/12/2011 21:10 Page 2

Page 36: PN - Edição 403

8 Especial ParnamirimPotiguar Notícias | Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

espetáculo

Asas da História é marco teatral em ParnamirimA 6ª edição do espetácu-

lo Nas Asas da História foiencenada do dia 16 ao sá-bado, 17 de dezembro, nolargo da Cohabinal, a partirdas 20h. A última apresen-tação ocorreu no dia emque Parnamirim comemo-rou o 53º aniversário deemancipação política. A pri-meira apresentação, que se-ria dia 15, foi cancelada de-vido as fortes chuvas quecaíram.

Com o tema “Retratos deFamília”, o espetáculotrouxe “retratos” da histó-ria da cidade e das ediçõesanteriores da peça. O dire-tor geral do Asas, Lindem-berg Farias, conta que umadas novidades deste ano foia “apresentação da peça emuma arena nos moldes gre-gos, mas ao mesmo tempocom projeções e outras in-tervenções tecnológicas”.

“Retratos de Família”homenageou personalida-des e figuras folclóricas deParnamirim, como EliahMaia do Rego, Otávio Go-mes de Castro, Dona Bela(rezadeira), Zé Treco (fitei-ro), Agustinho do PotiguarEsporte Clube, Caçula meubaião e o jumento piston.

O Asas contou ainda co-mo ocorreu a organizaçãoda criação da Escola Au-

gusto Severo, o sonho devoar do homem, as bocasde ferro e que Parnamirimtambém foi o berço dessaconquista, além da movi-mentação sócio-cultural doPotiguar Esporte Clube.

Em 2011 o espetáculocontou com a participaçãode 140 pessoas, sendo artis-tas, diretores, assistentes,técnicos, coordenadores efuncionários da FundaçãoParnamirim de Cultura. Otexto é de autoria do escri-tor Tarcísio Gurgel e a tri-

lha sonora é de DaniloGuanais.

CIRANDA

DAS CORES

Com o tema EducaçãoNão Discriminatória: Dife-renças, Sim; Desigualda-des, Não, a Secretaria deEducação promoveu naquarta, 14, o espetáculoteatral A Fantástica Ciran-da das Cores. A apresenta-ção ocorreu no Largo daCohabinal e faz parte doProjeto Mais Educação,criado pelo Governo Fede-

ral e executado em parceriacom a Prefeitura de Parna-mirim.

Ao todo, 150 alunos dedez escolas municipaisatuaram como atores edançarinos no espetáculoescrito por Vécio Lisboa edirigido por LimdenbergFarias. A coordenadora doPrograma Mais Educação,Linaura Medeiros, explicaque a preparação para a Ci-randa das Cores vem ocor-rendo há quatro meses e osalunos são muito interessa-dos e não faltam aos en-saios semanais. “Percebe-mos que não só as artesmas também as outras ati-vidades incluídas no Pro-grama têm contribuídocom a melhoria no rendi-mento escolar e na sociali-zação dos alunos partici-pantes” explicou Linaura.

A secretária de educa-ção, Vandilma de Oliveira,ressaltou que o tema esco-lhido aborda um assuntomuito importante, visto quenas escolas ainda se encon-tram atitudes discriminató-rias nas brincadeiras e noconvívio entre os alunos.Além disso, a secretária fa-lou que no próximo ano oPrograma Mais Educaçãoserá ampliado para atendermais 13 escolas municipais.

Aniversario PARN_8:2.qxd 16/12/2011 21:12 Page 2

Page 37: PN - Edição 403

PÁGINA 1POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 16/12/2011 13:24 Page 2

Page 38: PN - Edição 403

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Classificados 2:2.qxd 16/12/2011 13:26 Page 2

Page 39: PN - Edição 403

Visite nossa loja e venha conferir muitasofertas todos os dias.Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutase Verduras, a Sexta da Carne e u fim desemana recheado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos emdomicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00às 20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Utensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Calssificados 3:2.qxd 16/12/2011 13:27 Page 2

Page 40: PN - Edição 403

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 19 de dezembro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 16/12/2011 13:31 Page 2