pn - edição 395

24
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 395 - R$ 1.50 José Pinto Jr. Oposição a Dilma bate cabeça enquantoela cresce nas pesquisas ›› Página 5 Cefas Carvalho Peça “Pobres de Marré” fará encenações na Paraíba Valério Mesquita Escritor fala sobre fatos atípicos da política potiguar ›› Página 2 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 6 João Bezerra Quem não precisa do Programa Bolsa- Família? ›› Página 6 Potiguar Notícias Quem será o candidato do PV em Parnamirim? ›› Pág. 7 A sociedade civil, o terceiro setor e a corrupção: uma análise Vereador quer voto secreto para Títulos de Cidadania ›› noonon. no. 4 Escola Estadual Auta de Souza celebra 100 anos de fundação Decoração natalina do Midway Mall começa dia 26 Na quarta-feira o shop- ping, o maior do Estado, vai inaugurar a decoração de natal deste ano. ›› Pág. 6 Filme baseado em obra de cordelista é apresentado “Os pés de Benedita”, filme baseado em obra de Hailton Mangabeira, foi concluído. ›› Mun. Pág. 6 Inscrições do Zila Mamede vão até esta terça, dia 25 Concurso Zila Mamede, promovido pelo PN, tem prazo para os poetas até a terça dia 25. ›› Parn. Pág. 2 ›› Mun. Pág. 4 Grupo teatral de Passa e Fica celebra 10 anos O grupo Macambirais completa dez anos de ativi- dades e quase 3 mil apresen- tações. ›› Mun. Pág. 5 ›› Capa. Municípios “Ceará-Mirim foi liquidada pela política” Em entrevista ao PN há um mês, Gilson Moura garantiu ser candidato; Paulo Wagner agora ameaça essa candidatura ›› Pág. 3 Livro sobre Aluísio Bezerra será lançado A vida de Aluísio Be- zerra se mistura à histó- ria política e esportiva do RN. Livro com a bio- grafia deste homem será lançado na Siciliano do Midway Mall, na sexta- feira, dia 28. ›› Pág. 7 “A Festa do Boi este ano foi um sucesso absoluto” PN vai realizar 8ª edição do evento Em entrevista ao jornalista Cefas Carvalho, o secretário de Agricultura, Betinho Rosado, fala sobre sua pasta, ações e expectativas. Em Macaíba, uma programação festiva foi elaborada para celebrar os 100 anos da Escola Estadual Auta de Souza, que foi fundada em 19 de outubro de 1911, pelo então governador Alberto Maranhão. Será na sexta-feira, dia 28, na Associação de Moradores da Cohabinal, a entrega de prêmios aos maiores contribuintes de ISS de Parnamirim. ›› Página 4 ›› Capa Parnamirim Potiguar Capa:2.qxd 21/10/2011 18:50 Page 2

Upload: potiguar-noticias

Post on 07-Mar-2016

315 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

PN - Edição 395

TRANSCRIPT

Page 1: PN - Edição 395

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 395 - R$ 1.50

José Pinto Jr.

Oposição a Dilmabate cabeçaenquantoela crescenas pesquisas

›› Página 5

Cefas Carvalho

Peça “Pobres deMarré” faráencenações naParaíba

Valério Mesquita

Escritor falasobre fatos atípicos dapolítica potiguar

›› Página 2

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 6

João Bezerra

Quem não precisa doPrograma Bolsa-Família?

›› Página 6

Potiguar NotíciasQuem será o candidato do PV em Parnamirim?

›› Pág. 7

A sociedade civil,o terceiro setor ea corrupção: umaanálise

Vereador quervoto secretopara Títulos deCidadania

›› noonon. no. 4

Escola Estadual Auta de Souza celebra 100 anos de fundação

Decoração natalinado Midway Mallcomeça dia 26

Na quarta-feira o shop-

ping, o maior do Estado, vai

inaugurar a decoração de

natal deste ano. ›› Pág. 6

Filme baseado emobra de cordelistaé apresentado

“Os pés de Benedita”,

filme baseado em obra de

Hailton Mangabeira, foi

concluído.›› Mun. Pág. 6

Inscrições do ZilaMamede vão atéesta terça, dia 25

Concurso Zila Mamede,

promovido pelo PN, tem

prazo para os poetas até a

terça dia 25. ›› Parn. Pág. 2

›› Mun. Pág. 4

Grupo teatral dePassa e Fica celebra 10 anos

O grupo Macambirais

completa dez anos de ativi-

dades e quase 3 mil apresen-

tações. ›› Mun. Pág. 5

›› Capa. Municípios

“Ceará-Mirim foi liquidadapela política”

Em entrevista ao PN há um mês, Gilson Moura garantiu ser candidato; Paulo Wagner agora ameaça essa candidatura ›› Pág. 3

Livro sobreAluísio Bezerraserá lançado

A vida de Aluísio Be-

zerra se mistura à histó-

ria política e esportiva

do RN. Livro com a bio-

grafia deste homem será

lançado na Siciliano do

Midway Mall, na sexta-

feira, dia 28. ›› Pág. 7

“A Festa do Boi este ano

foi um sucesso absoluto”

PN vai realizar 8ªedição do evento

Em entrevista ao jornalista Cefas Carvalho, o

secretário de Agricultura, Betinho Rosado, fala

sobre sua pasta, ações e expectativas.

Em Macaíba, uma programação festiva foielaborada para celebrar os 100 anos daEscola Estadual Auta de Souza, que foifundada em 19 de outubro de 1911, peloentão governador Alberto Maranhão.

Será na sexta-feira, dia 28, na

Associação de Moradores da Cohabinal, a

entrega de prêmios aos maiores

contribuintes de ISS de Parnamirim.

›› Página 4

›› Capa Parnamirim

Potiguar Capa:2.qxd 21/10/2011 18:50 Page 2

Page 2: PN - Edição 395

DESTAQUESDESTAQUESda semana

Natal sediará quatrojogos da Copa 2014

A Fifa divulgou em Zurique,no último dia 20, a tabela daCopa do Mundo de 2014. As 64partidas serão disputadas em 12cidades do País. São Paulo rece-berá a abertura e o Rio de Janeiro,a grande final.

Natal sediará quatro jogos,possivelmente um jogo do grupodo Brasil.

Chavez volta apóstratamento em Buba

O presidente da Venezuela,Hugo Chávez, voltou ao seu país,procedente de Cuba, onde se sub-meteu a mais uma bateria de exa-mes na sequência do tratamento aque se submete contra o câncer.Chávez afirmou dar graças aDeus por sua recuperação e assi-nalou que está "cada vez maissaudável”.

Polêmica: Hitler teriamorrido na Argentina

O líder nazista AdolfHitler e sua mulher, EvaBraun, escaparam daAlemanha quando exércitosaliados ocuparam esse país(ao fim da II GuerraMundial), segundo historia-dores ingleses divulgaramsemana passada. O assuntogerou polêmica.

Kadafi é morto eenterrado na Libia

O corpo do falecido líderlíbio deposto Muamar Kadafifoi sepultado ainda na sexta-feira, 21, em um local secreto.Kadafi governou de formatirânica a Líbia por 42 anos efoi morto de maneira aindanão totalmente esclarecida.

Política

Futebol

Política

História

ARTIGOS

Fatos atípicos

01) A idade e o cansaço na administra-ção pública, têm pregado peças em muitaspessoas. Quando prefeita de Macaíba, D.Mônica Dantas mandou a sua telefonistafazer uma ligação para o secretário deeducação do estado. Por engano, a linhacaiu na secretaria de segurança pública,dirigida pelo então coronel João JoséPinheiro da Veiga. Foi aí que aconteceu omaior e mais demorado dos equívocos dachamada burocracia septuagenária. A pre-feita macaibense pensando que falavacom o titular da educação discorria soltasobre o problema da falta de carteiras nasescolas enquanto o coronel Veiga, dooutro lado da linha, entendia carteiras deidentidade. Somente ao cabo de dez minu-tos é que descobriram o equívoco. Pode?

02) O jornalista e internacional PauloMacedo, quantas vezes não levantou vôode Natal, às sete de la matina para ir jan-tar em Londres, Paris ou Nova York.Pois bem, certa vez, envolveu-se numaviagem político-administrativa a convitedo então vice-governador Fernando

Freire. Destino: municípios de Alexandriae Lucrécia. O avião do estado levantouvôo de Parnamirim logo cedo, com ocompromisso de retorno ao cair da tarde.A exemplo das viagens a Londres, Paris eNova York, Paulo queria sair de Lucréciapara jantar em Natal, no retorno. Mas,uma surpresa aguardava os ilustres cara-bineiros. Ao descer em Alexandria, oavião recebeu ordens de Natal para retor-nar urgente a Parnamirim Field. Pauloficou arrasado. O itinerário do restante daviagem foi cumprido no desconforto deuma velha camioneta do prefeito de Lu -crécia, que ficou com o jornalista e a outrapertencente a um político de Alexandriacom o vice-governador. Paulo Macedodemorou três dias para chegar a Natal.Vejam aí o diferencial RN (caminhonete,estradas e poeira) para o primeiro mundo,o avião, Londres, Paris, Nova York.

03) O alagoano Fernando Collor deMelo, muito antes de ser presidente, tinhaum vasto circulo de amigos em Natal,entre jornalistas, cronistas sociais, políti-cos e empresários. Era o tempo em que sechamava Fernandinho. Quando se elegeupresidente da República a coisa mudoumuito, mas não para alguns, que se consi-deravam íntimos como Paulo Macedo,que sempre o tratou de Fernando. Foi aíque veio a reprimenda impoluta e boçalde Collor de Melo: "Paulo, me trate agora

de presidente!!" Atordoado com a indeli-cadeza do amigo, Paulo foi se queixar aD. Leda Collor de Melo. "Mas dona Ledaeu não estou entendendo Fernando. Elenão era assim!!", lamentou o jornalista.Dona Leda, mulher positiva e autoritária,respondeu: "Paulo, o que eu sou dele?"."Mãe, dona Leda", responde Paulo comhumildade. "Pois ele já determinou que euo chamasse de presidente!!!, detonou amãe do imperador. Paulinho não precisadefinir era a própria imagem do cristãotrucidado do novo circo romano.

04) Doutor Cleodon Carlos de Andra de,médico, clínico geral, ginecologista, atuouna profissão durante quatro décadas, aten-dendo à população de Pau dos Ferros ecidades da região oeste. Era muito carido-so, porém altamente irreverente e polêmi-co. Percebendo que a maioria dos chama-dos para ele ocorria à noite, resolveu dor-mir no quarto de frente de sua casa, arman-do a rede na parede encostada à janela, poisassim, ouviria, com mais facilidade, oschamados. Bastaria bater na janela para eleouvir. Certa noite, Cleodon acordou comalguém, aflito, batendo na janela: "DoutorCleodon! Doutor Cleo don!". "Quem é?",perguntou ele. "É Zé Pe dro, do Riacho doMeio!". "E o que foi?". "É minha filha quetá passando mal. Foi comida". "Então Zé,não é aqui não, é na delegacia", sentenciouo médico inapelavelmente.

Valério [email protected]

Presidente do

TCE/RN e

escritor

Aqui e onde

1. Disponível aos usuários da internet,já há dois anos, no endereçohttp://www.natalnet.br/nac/museu%20virtual/INDEX.htm, o Museu Virtual de ArteAbraham Palatnik teve seu lançamentooficial feito durante a XVII CIENTEC. OMuseu tem em suas páginas imagens doacervo de artes visuais da UFRN e dacoleção de arte multimídia do artista J.Medeiros, este também um dos coordena-dores do projeto.]

2. Iniciada ontem na UFRN o XVEncontro Nacional dos Estudantes de Arte– ENEART. Ampla programação, a partirde hoje até sexta-feira, inclui seminários,cursos, exposições e apresentações cultu-

rais. A organização do evento previu aparticipação de oitocentos estudantes detodo o Brasil.

3. Aberta na última quarta-feira, aexposição “Figurantes” traz para aPinacoteca do Estado - Palácio da Culturanovos trabalhos de desenhos sobre tela doartista Carlos Sérgio Borges.

4. Não é só aqui: a Bienal de Vene za, amais tradicional mostra de artes visuaisdo planeta, vai ser dirigida por um mag-nata da importação de energéticos.Currículo cultural de Giulio Malgara (esteé o nome da criatura): zero.

5. A revista Art Review, uma das maisprestigiadas na área de arte contemporâ-nea, divulgou sua lista anual dos 100 maispoderosos no mundo das artes. Em 76ªposição, o empresário brasileiro BernardoPaz, responsável pelo complexo expositi-vo do Instituto Inhotim.

6. A lista é encabeçada pelo artista chi-nês Ai Weiwei, conhecido pelo conteúdopolítico de sua obra, particularmente car-regada de críticas ao governo chinês. Oporta-voz do Ministério de RelaçõesExteriores chinês criticou a revista, afir-

mando que tal colocação desvirtuava osseus objetivos artísticos. Para a editoria daArt Review a colocação de WeiWei resul-ta de seus esforços em ampliar o públicoda arte contemporânea e reduzir a distân-cia entre arte e vida.

7. A propósito, em seu site (http://mar-nikotak.com/pages/performances.html), aartista performática norte-americanaMarni Kotak anuncia “The bird of babyX”, performance em que apresentará onascimento de seu primeiro filho comouma obra de arte. O evento ocorrerá emum cenário instalado na galeria nova-ior-quina Microscope Gallery.

8. Uma nova biografia, “Van Gogh:the life”, escrita por Steven Naifeh eGregory White, dá conta de que o artistanão se suicidou, conforme registra a his-tória da arte. Ele teria assumido ter tenta-do o suicídio, enquanto convalescia doferimento, para inocentar um de doisrapazes com quem bebia e que dispararaacidentalmente uma arma defeituosa. LeoJansen, curador do Museu Van Gogh(Amsterdã), considera a teoria “intrigan-te”, mas não conclusiva.

Vicente [email protected]

Professor e

crítico de artes

Seattle: Vinte anos depois

No inverno de 1992 eu estava sentadonos bancos da pedra da ETFRN em frenteao ginásio quando um amigo paulista cabe-ludo que parecia curtir metal chegou parafalar sobre música. Ele disse: “Você sabe oque tá rolando em Seattle?”.

Eu nunca tinha prestado atenção nisso.Sempre me senti meio anacrônico, e naque-le tempo eu preferia ouvir VelvetUnderground, The Doors e Joy Division atentar me atualizar nas novidades pop.Naquele tempo As coisas também não che-gavam rápido na província. Não haviainternet e os vinis demoravam a atravessaro atlântico.

Alguns meses depois comecei a ouvirMudhoney, Flop, Soundgarden, Alice inChains, Melvins, Pearl Jam e Nirvana.Naquele tempo aquilo era a coisa maisbarulhenta, pesada e absurda que havia apa-recido. O som dos caras não era só rápidocomo o punk, ou apenas pesado como doMetal dos anos 80. Eles faziam uma infle-

xão a partir do punk, com não mais do quedois ou três acordes por música, mas redu-ziam a velocidade, dando as suas cançõesuma densidade que eu nunca tinha ouvido.

Havia algo de expressionista naquilo.Toda aquela panfletagem do Hard Core dosanos oitenta e todo aquele niilismo militantedos punks ingleses, defendendo uma bandeirafashion apocalíptica de fim de mundo pareciacoisa do passado. Eles eram meio bregas,meio matutos, meio nerds, mas tinham umlirismo cru que jogava na cara da minha gera-ção raiva e amargura, travestida de um senti-mento de abandono e rejeição. Mas haviatambém uma pegada de humor, certo desleixocom os cânones do bom gosto Pop, uma sujei-ra inocente, quase romântica, que nos ofereciaum eco, um canal, uma porta de passagempara as assombrações interiores que trucida-vam nossas almas juvenis.

Vinte anos depois eu volto a pensar nogrunge após assistir de novo o documentário“Hype!” de Doug Pray, lançado em 1996sobre a cena de Seattle. Volto àquelas ima-gens dos 90 e penso comigo mesmo: o quesobrou daquilo tudo?

A narrativa do que a indústria convencio-nou a chamar de grunge é a mesma de todasas revoltas culturais da juventude no séculoXX. Jovens em suas vizinhaças constroemem suas garagens, sótãos e porões um padrãoalternativo para se distinguir da massa desin-teressante e são descobertos por algum jor-nalista inglês fascinado por padrões estéticos

exóticos. Depois a indústria chega e trans-forma tudo aquilo em moda, clichês, gíriasvirtuais, conceitos embalados em papel pop,comodites culturais lançadas no mercado daconsciência planetária como produtos doespírito de uma geração e então a revolta viracapital para engordar o bolso de um punha-do de espertalhões.

Eu acho que o grunge foi sem dúvida ocanto de cisne do rock como fenômeno cul-tural. Hoje, vinte anos depois, muitas ban-das ainda se espalham pelo mundo. A utopiaalternativa se realizou com o barateamentoda tecnologia de gravação e as redes sociaisque estabelecem uma comunicação diretaentre o produtor da música e o consumidor.Muita coisa mudou, mas aquelas imagensvelhas ainda fedem com o espírito adoles-cente que manteve o rock como vanguardados sentimentos da juventude por mais decinquenta anos.

Hoje, vivemos em um mundo sem fanzi-nes de papel, sem compilações em fita cas-sete vendidas em lojas de vinil, fitas VHScom shows obscuros contrabandeadas decoleções particulares rodando nos videocas-setes. Hoje está tudo na rede. Tudo a mão.Tudo com a distância de uma sinapse.Talvez, em alguma dessas janelas, emalguns desses ícones, em algum desses per-fis de redes sócias, se esconda a velha pul-são de rebelião, cheirando, como sempre,com o odor embriagado dos novos adoles-centes do milênio.

Pablo Capistrano

Escritor e filósofo

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASOpiniãO Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Potiguar 2:2.qxd 21/10/2011 19:00 Page 2

Page 3: PN - Edição 395

ROBSON PIRESOs espaços do vice-gover-

nador Robinson Faria (PSD-na foto) no governo deverãoser dados aos “novos alia-dos”. A Secretaria de MeioAmbiente e Recursos Hísdri-cos (Semah) deverá ficar como PMDB, na cota do deputa-do federal Henrique Eduardo.

Já a Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern),atualmente presidida peloengenheiro Walter Gasi, de-verá ser entregue ao PR, dodeputado federal JoãoMaia. Não se sabe aindaquem ficará com o Idema.

O fato é que RobinsonFaria já é tratado como per-sona non grata nas hostesgovernistas. Com a rejeiçãodo senador José Agripino

(DEM) ao PSD e o trata-mento que vem recebendodo governo, não restaria ou-tra alternativa a Robinson anão ser sair antes que sejaexpulso da base governista.

Hermano 2012

Está marcado para odia 18 de novembro, olançamento da candida-tura do deputado Her-mano Morais a Prefeitu-ra de Natal pelo PMDB,com a participação daalta cúpula da legenda,dos prefeitos e pré-can-didatos a prefeitos pee-medebistas em todo oRio Grande do Norte.

Henrique senadorApós tanto tempos

sem lançar candidatos aprefeito, parece que ago-ra vai. O PMDB quermarcar terreno para2014. Possivelmentecom o projeto Henriquesenador.

Cadeirantes 1A Câmara Municipal

de Natal aprovou na ses-são da quinta-feira(20),em primeira discussão,

projeto de lei que garan-te gratuidade ao acom-panhante de pessoasportadoras de deficiên-cia, que usam cadeirasde rodas, em eventosculturais e esportivos.

Cadeirantes 2Projeto é de autoria

do vereador Ney LopesJúnior. "O cidadão quetem algum tipo de defi-ciência é um cidadão co-mo outro qualquer emuitas vezes precisa queo poder público e priva-do possibilitem meiospara mais acessibilida-de. Não há diferenças",diz Ney Júnior.

DevoluçãoO ex-prefeito de Doutor

Severiano, Francisco Néri-de de Oliveira, terá que res-tituir aos cofres municipaisa quantia de R$423.578,62. A determina-ção é da Primeira Câmarado Tribunal de Contas doEstado(TCE). Segundo oTCE, na análise da presta-ção de contas da gestão doex-prefeito referente a 2007não foi comprovado o em-prego legal dos recursos.“Apesar de legalmente no-tificado e posteriormentecitado, o ex-prefeito perma-neceu silente, deixando queo processo corresse a reve-lia”, diz o TCE.

[email protected]

DaRedação

arquivo

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIASPolítica parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Carlos Eduardo: cidadão natalense

Natural do Rio de Ja-neiro, o ex-prefeito CarlosEduardo Alves irá recebero título de cidadão nata-lense. Homenagem é umainiciativa do vereador Ra-niere Barbosa e foi apro-vada pela Câmara Muni-cipal. A solenidade de en-trega do Título de Cida-dão Natalense a CarlosEduardo irá ocorrer nodia 24 de novembro, às 18horas, no Plenário ÉricoHackradt. Carlos Eduar-do é advogado e assumiua Prefeitura de Natal em 2002, depois que Wilma deFaria renunciou ao cargo para disputar o Governo doEstado. Em 2004, Carlos foi reeleito e ficou à frente daPrefeitura de Natal até 2008. A coluna estranha é queCarlos ainda não tenha recebido a honraria, enquantonomes como Claudia Leitte, Ricardo Chaves já a rece-beram.

arquivo pn arquivo pn

divulgação

complicou tudo...

Paulo em Parnamirim complica Gilson e gera confusão

são josé de mipibu

Grupos Dantas e Ferreira podem se unir

Paulo Wagner: em Parnamirim

arquivo pn

Ronaldo Cruz: candidato?

arquivo pn

Vice-governador Robinson Faria

Gilson Moura: “fritado”

CEFAS CARVALHO

Há pouco mais de ummês, o deputado estadualGilson Moura (PV) deu en-trevista a este PN garantindoque sua candidatura a prefei-to de Parnamirim estavaconsolidada e era irreversí-vel. Nada mais natural, poisem 2008 travou uma acirra-da batalha contra MaurícioMarques (PDT) que foi elei-to prefeito, mas por pequenadiferença de votos.

Contudo, um fato novomudou o cenário políticoem Parnamirim. Trata-se damudança de domicílio elei-toral do deputado PauloWagner (PV), de Natal paraParnamirim.

A primeira pergunta a serfeita é a seguinte: por que oPV, que tem em Gilson umcandidato com votos e forçaeleitoral, precisa de outronome forte em votos no

mesmo município?A primeira resposta que

veio à mente dos analistaspolíticos teve a ver com es-tratégia eleitoral. Com Wag-ner eleito prefeito, quem as-sume sua vaga na CâmaraFederal é Rosy de Sousa, ir-

mã da prefeita de Natal, Mi-carla de Sousa.

Trataria-se de uma “fritu-ra” interna do nome de Gil-son, portanto. Em prol deum projeto político pessoal-familiar.

O que causou estranheza

possibilidade

PSC pode lançar Ronaldo Cruz candidato a prefeito de Parnamirim

DA REDAÇÃO DO PNO PSC poderá lançar

candidato a prefeito deParnamirim em 2012.

Em rota de fortaleci-mento no Estado, o parti-do quer lançar candidatosa prefeito em diversas ci-dades da Região Metropo-litana de Natal.

Em Parnamirim, o no-me mais reluzente parauma candidatura é o deRonaldo Cruz.

Ex-secretário em Parna-mirim e atualmente naEmater, Ronaldo é vistocomo um técnico concei-tuado e não tem rejeição.

Conversando com a re-

mudança

Espaços de Robinson no Governodevem ficar com PMDB e PR

até agora foi o silêncio dosenvolvidos sobre o assunto.Em mais de uma ocasião,Wagner disse que não abdi-caria do mandato de depu-tado. Se pensa assim, porque transferir o título paraParnamirim?

Já Gilson, possivelmenteacuado com a repercussãoda prisão e divulgação do es-cândalo de corrupção envol-vendo um apadrinhado dele,ex-diretor do Ipem Richard-son de Macedo, preferiu“mergulhar”. Não dá entrevis-tas, não comenta o assunto.

Há quem acredite que oescândalo não afetaria Gil-son em grande parcela doeleitorado dele. Neste ca-so, Gilson poderia reagircontra a possível “fritura”.Como Paulo tambémmantém o silêncio, fica apergunta: quem será o can-didato do PV a prefeito deParnamirim?

portagem do PN, Ronal-dol disse que “se meu no-me for colocado pelo par-tido, aceito o desafio”.

OLIVEIRA WANDERLEY

Em São José de Mipibunão está descartada umaaliança envolvendo os gru-pos políticos do ex-prefeitoArlindo Dantas e da prefeitaNorma Ferreira.

Num eventual acordo en-tre os dois grupos, Arlindoseria o candidato a prefeitopelo PMDB e o presidenteda Câmara Municipal, ve-reador Kéricles Ribeiro (Ke-rinho) seria o vice.

Um dos fatores que podefacilitar uma composiçãoentre os dois principais gru-pos políticos de São José deMipibu é a pré-candidaturada irmã da prefeita NormaFerreira, Nadja Ferreira, auma vaga na Câmara Muni-cipal de Natal.

Sem ter que envidar todosos seus esforços para tentareleger Kerinho, no caso deuma aliança com o grupo deArlindo, Norma voltaria

suas atenções para a eleiçãoda irmã em Natal.

“Por parte do grupo deArlindo não há nenhumobstáculo para uma aliançacom o sistema da prefeitaNorma Ferreira”, disse umcorreligionário do ex-prefei-to.

Kerinho é o único nomeque o grupo da prefeita Nor-ma Ferreira dispõe para dis-putar a eleição para prefeitode São José de Mipibu.

arquivo pn

Prefeita Norma Ferreira

potiguar 3:2.qxd 21/10/2011 18:52 page 2

Page 4: PN - Edição 395

O secretário estadual deAgricultura, Pecuária e Pes-ca, deputado federal licencia-do Betinho Rosado, concedeuentrevista ao repórter CefasCarvalho para o PN, quandofalou sobre sua pasta, proje-tos, Festa do Boi e muitomais. Confira:

Secretário, quais as açõesatualmente desenvolvidaspela sua pasta?

Nossa primeira intençãofoi unificar as ações que fa-zem parte da secretaria, poishavia uma distância entreelas, que estiveram muito dis-persas. A Emater já não res-pondia direito, não se integra-va a Secretaria, nós tínhamosesse programa do financia-mento do PIB que começouna década de 70 com CortezPereira e que já se chamouprojeto Sertanejo, durante ogoverno de Agripino se cha-mava PAC, e ultimamente sechamava PDS. Mas desde ogoverno de Garibaldi que es-ses recursos tinham saído dasecretaria e passaram para asecretaria social. E comoquem sucedeu o governo deGaribaldi foi Márcia, justa-mente da secretaria, ela man-teve o programa lá na AçãoSocial. Esse programa semprefoi da secretaria. Ele finan-ciou o projeto Curral e váriasoutras ações.

Ele voltou para a Agricul-tura, portanto?

E, finalmente, agora com ogoverno de Rosalba Ciarlini,nessa nova versão do finan-ciamento, irão voltar os recur-sos para a agricultura, paraque sejam digeridos. Nós tive-mos uma dificuldade no pe-ríodo em que esses recursosnão estavam saindo. Porexemplo, nós financiamos180 casas de mel. No entanto,nenhuma casa de mel pegacertificado para exportação,pois o projeto da casa de melnão está bem feito. Assim, oMinistério da Agricultura,que certifica os projetos, re-provou por causa das condi-ções. Eu creio que se esse pro-jeto estivesse mais dentro dasecretaria esses erros não se-riam cometidos.

Então, que esse ano de2011 está sendo para arru-mar a casa?

O primeiro ano é sempredesse jeito. Vejamos o gover-no Federal, que Dilma deuuma pisada no freio, e nin-guém conseguiu recursoscom ele. O Ministério da Pes-ca, por exemplo - que tem

uma interface com a secreta-ria - tinha um orçamento deR$ 400 milhões e teve seu or-çamento reduzido a metade.A presidenta Dilma fez a op-ção de gerar os saldos orça-mentários já no primeiro anode governo, por isso esse em-pecilho todo. O governo en-frenta um conjunto de dificul-dades que o estão impedindode prosseguir e aumentar asações que já existiam dentroda secretaria.

Como o Programa do Lei-te, por exemplo?

O Programa do Leite, aexemplo, é um programa queestá consumindo, esse ano,R$ 66 milhões da secretaria.Além disso, nós estamos dan-do contrapartida a projetosque não foram executados eque silenciaram em 2003, epara nossa surpresa algunsdesses projetos estão em con-trapartida. Existem dois prin-cipais, por exemplo, o Progra-ma do Leite, o PAA, que éum o qual entramos em par-ceria com o Ministério do De-senvolvimento Social, que éum projeto de R$ 18 milhões -R$ 14 do governo Federal eR$ 4 do governo estadual. Ogoverno Federal mandou ossete milhões no início do anode 2010 e quando este dinhei-ro acabou nós colocamos R$2 milhões em contrapartidana primeira parcela e em se-guida colocamos mais R$ 2milhões da segunda parcela,que ainda não havia chegado.E o resultado disso é que atra-samos o dinheiro dos fornece-dores de leite por mais de 60dias.

Isso foi muito ruim, princi-palmente porque esse progra-ma é executado próximo aosagricultores mais pobres quenão têm condições de supor-tar esse tipo de problema.Mas ainda bem desde o dia18 desse mês estamos pagan-do, pois o governo Federal li-berou os recursos. Nossa ex-pectativa é que ele não atrasedurante um período muitolongo como esse atraso de 60dias, ou como o atraso de 90dias que ocorreu no governopassado. Portanto, essa arru-mação está sendo feita dentroda secretaria, para que esse ti-po de problema não ocorra.Especificamente, e, ainda,dentro do Programa do Leite.Se o governo compra 150 millitros de leite por dia essaquantidade consegue susten-tar ou garantir receita mínimaque garante ao agricultor, aobeneficiador. Numa cadeiacom 900 mil litros de leite, es-

ses 150 mil representam cercade 20%. Tendo isso garantido,há o sustento de uma cadeiainteira. No entanto, o RioGrande do Norte chega nesseperíodo da entressafra produ-zindo pouco mais de 400 millitros de leite, e no período dachuva produzimos uma pou-co mais de 600 mil. Nós que-remos que a política seja or-denada de modo que essa ga-rantia de compra de 150 millitros projete a bacia leiteirapara perto de um milhão. Pa-ra isso basta que se estabeleçao critério de que o programado leite vai comprar 20% da

capacidade de leite da usina,obrigando o beneficiador doleite a atuar no mercado, avender e produzir queijo, io-gurte, enfim. Para ter a garan-tia da manutenção do seu ne-gócio, de que 20% do que eleproduz tenha um mercado ca-tivo. Quem tem uma partedesse tipo, quem tem uma ga-rantia dessas tem condiçõesde arriscar uma quantidade

maior de leite, a cadeia pro-dutora precisa disso, temosusinas que trabalham assim,mas temos outras que forne-cem unicamente para o gover-no estadual. Nós precisamosreduzir essa dependência. De-vemos fomentar o mercadoleiteiro. E também, na parteda produção prestar assistên-cia técnica aos produtores,principalmente aos pequenosprodutores.

Uma pergunta que é de in-teresse geral, mas, de formaespecífica de criadores e domunicípio de Parnamirim:

Qual a avaliação econômicae política da Festa do Boi?

A Festa do Boi deste anofoi muito boa. E em parte porque o governo manteve o ca-lendário das exposições, ape-sar da crise financeira, da difi-culdade, ele conseguiu reali-zar a exposição de Caicó, deCurrais Novos, Mossoró, SãoPaulo do Potengi, Apodi ePau dos Ferros, que são de

certa forma preparatórias pa-ra a Festa do Boi. E ela foi es-se sucesso que nós acompa-nhamos, em termos de núme-ros de animais e de presençade público. Quase 100 milpessoas estiveram na quarta-feira, que foi feriado. Os co-nes e as carrocinhas que pu-xavam os carneiros não para-vam graças à criançada. Onúmero de animais foi supe-rior ao do ano passado e duascoisas mostraram uma ten-dência da pecuária potiguar:a primeira é que vimos ummaior número de animaispresentes da raça Soinga, é

uma raça sintética daqui. En-tão, isso mostra a força dessaraça. E a segunda coisa é ocrescimento da raça Sindi,que é uma raça indiana e quetem aptidão para produzir lei-te. Então, a presença do Sindie do Soinga é um indicativoque essas raças de aptidõesleiteiras estão crescendo.

Quais são as expectativasdo senhor na Secretaria em2012? Será um ano melhor?

Esse reajuste da Secretariarecoloca uma quantidade derecursos da pecuária, que es-tavam dispersos no Estado,sobre o encaminhamento dasecretaria, sob o domínio de-la. E isso vai fazer com que apolítica agropecuária do RioGrande do Norte tenha umcomando único, e isto seráuma coisa benéfica para o Es-tado. Nós esperamos investirna cadeia produtora do leite.No entanto, a atividade quevai receber mais recursos dogoverno estadual, do progra-

ma do banco mundial, será aaqüicultura. Nós estamos for-tes em pesca oceânica, masinfelizmente da aqüiculturanão passamos de extrativistas,com exceção do camarão.Nós produzimos duas mil to-neladas de tilápia, enquantoos estados vizinhos já estãoem 30, 40 mil tilápias. Nósentendemos que o cultivo de-la é uma atividade ligada aospequenos produtores e pre-tendemos incentivar essa pro-dução e dobrando-a durante ogoverno de Rosalba e, ainda,queremos deixar uma base deinvestimento nesse setor, que

permite que em 10 anos o Es-tado do Rio Grande do Nortepossa produzir 40 mil tonela-das de tilápia, temos condi-ções para isso, e até podemosproduzir muito mais que isso.Da secretaria, estamos preci-sando de recursos hídricos pa-ra liberar os açudes e espelhosde água - mas, claro, que issodentro da lei - para a criaçãodesses peixes. No caso domel, que é outro elemento im-portante da nossa cadeia pro-dutiva, somos o quinto pro-dutor do Brasil. E Apodi é asegunda cidade produtora. Eo milagre disso se chama:Chapada do Apodi. Da qualdividimos com o Ceará quedetém 30% dela. Com essaárea de 30% o município deLimoeiro já é o maior produ-tor de mel do Brasil. Oras, seo Ceará que tem esse tama-nho consegue produzir muito,então podemos ser brevemen-te o maior produtor do Brasil,e vale ressaltar que seria comum mel de boa qualidade.

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASEntrEvista Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

““

””

Estamos trabalhando

para sermos o Estado que

mais produz mel no país

“Este ano é para arrumara casa, unificar as açõesda SecretariaBetinho RosadoBetinho Rosado

Potiguar 4:2.qxd 21/10/2011 18:42 Page 2

Page 5: PN - Edição 395

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS PolíticaParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

José Pinto [email protected]

A presidente Dilma Rousself cresce nas pesquisas e

a oposição bate cabeça. De bem com as ruas a presi-

denta vira estrela internacional, com presença forte.

A oposição bate cabeça e não consegue emplacar

um discurso contra o governo. Tentou o

discurso da corrupção. Mas veio a crise

do Dnit e a Dilma foi atribuído a cha-

mada faxina. Inclusive, o crescimento

da presidenta na pesquisa é atribuído a

tal iniciativa.

As reformas fundamentais para o

país parecem ignoradas também pela

oposição. A mudança no pacto federati-

vo, onde municípios e Estados ficam com um percen-

tual considerado insuficiente, ao mesmo tempo em que

o Governo Federal fica com aproximadamente 65%

das riquezas arrecadadas através de impostos. A oposi-

ção tenta, mas leva este discurso à sociedade com cla-

reza. O mesmo acontece em relação aos juros e à infla-

ção que começa a doer no bolso do cidadão.

Mas há ainda algo mais pulsante: a criação do

imposto para a saúde. A carga tributária já é das maio-

res do mundo. Acontece que os de oposição sonham

com este imposto e por isso a opinião

também se divide na crítica ao governo

central.

Os royalties é outro tema em que a

oposição se perde ao não apresentar

um discurso uníssono contra o gover-

no. Motivo: o tema tem fortes compo-

nentes e interesses regionais.

Com FHC focado no debate da maco-

nha, com Geraldo Alckmin “namorando” Dilma, José

Serra mergulhado, com o DEM sendo derrotado tam-

bém no Supremo, que permitiu que o PSD dispute a

eleição de 2012, resta ao senador Aécio Neves se posi-

cionar. Tenta, mas até agora só conseguiu uma briga de

bastidores com os tucanos paulistas.

ElogioO deputado do PV de Micarla

de Sousa, Paulo Wagner, foi elo-giado pelo colega Paulo Maluf.Caramba, o político potiguar ain-da teve coragem de divulgar talelogio! Pode?

Parabéns, LinharesA tese de Doutorado em Direi-

to que o advogado Paulo Linha-res defendeu, em abril do ano pas-sado, na UFPE, recebeu des taqueno boletim de imprensa do últimodia 18, emitido pela Agência deNotícias da instituição. Paulo tra-balha também a possibilidade dautilização da internet para apri-morar a participação popular nasdecisões políticas.

Festa e brigaO município de Assu comple-

tou os 166 anos de emancipaçãopolítica. Mas o assunto na cidadenão foi exatamente a história dasgestões anteriores. Mas a briga fu-tura entre o grupo do ex-prefeitoRonaldo Soares e do atual pre -feito Ivan Junior. Briga de aliadosé mais radical.

Festa burraDizem que mataram Kadafi e

fizeram festa mundo afora. Sónão se fala sobre como melhorarum país e a vida de sua gente quevive grande agonia.

Copa 2014Na semana passada foi divul-

gado em Zurique a tabela da Co-pa 2014. As 64 partidas serão dis-putadas em 12 cidades do País.São Paulo receberá o jogo deabertura no dia 12 de junho de2014, enquanto o Rio de Janeiroacolherá a final da 20ª edição domais importante torneio de fute-bol do planeta. Natal sediará qua-tro jogos da primeira fase, mas foiexcluída como sede da Copa dasConfederações.

Copa 2014 IIPara esta coluna pouco im-

porta se Natal sediará um oudez jogos. Importa, sim, o lega-do que deixará o evento para oestado do Rio Grande do Nor-te. Se serão feitas a infra-estru-tura da forma que foi alardea-da; se os equipamentos cons-truídos terão utilidade para ospotiguares. Ponto.

Guerra mudaNão é só na Líbia que existe

guerra. No governo Rosalba foitravada uma guerra muda entre oatual vice-governador e o senadorJosé Agripino Maia. Saíram dasmanchetes, mas os seguidores deambos os políticos travam bata-lhas verbais até nos cafezinhos.

Decisão judicialO Sindicato dos Trabalhadores

no Serviço Público Municipal deCurrais Novos (SINTSERPUM-CN) ainda comemora a decisãodo juiz Marcus Vinícius PereiraJunior, que determinou a prefeitu-ra de Currais Novos criar o Planode Cargos e Salários dos servido-res, como determina a lei.

ConstataçãoDe um vereador da base de Mi-

carla: “Diga um secretário de Mi-carla que vota nela para reelei -ção?”. Argumenta-se que a maio-ria nem no município vota. Vixe!

Wilson CardosoEngenheiro Wilson Cardoso

consolida-se como principal candi-dato de oposição a presidência doCrea. Wilson é o atual presidentedo Clube de Engenharia e enfren -tará o colega, engenheiro Modesto.

TurismoÉ grande a frustação dos em-

presários do ramo de turismo coma falta de investimento na promo-ção do destino local. Comenta-seque ficou claro no Congresso daABAV, onde a Paraíba, o Ceará ePernambuco, concorrentes dire-tos, tiveram mais investimento.

Turismo IIO trade reclama que foi desti-

nado para o orçamento de 2012apenas 2 milhões e 800 mil reais.Valor considerado mui to baixopara capacidade turística no RioGrande do Norte.

Candidatura de HermanoNo dia 18 de novembro, será lan-

çada, no América Futebol Clube, acandidatura do deputado estaduale pré-candidato a prefeito de Natal,Hermano Morais. Confirmada apresença do vice-presidente MichelTemer e, claro, dos líderes locais.

No Conexão PotiguarA escritora Célia Barbosa lança o

livro: Aula de Português no EnsinoMédio e Fundamental , no dia 4 no-vembro, às 19 horas, na Li vraria Sis-liano. A pedagoga será estrevistadana segunda-feira, às 13h30, por esteescriba na Band Natal.

Juvenal LamartineO deputado Nelter Queiroz vai

debater a situação do estádio Ju-venal Lamartine. A audiência pú-blica será no dia 9 de novembro.Há uma forte tendência de que oequipamento esportivo dasapare-ça de vez.

A verdadeira

aprendizagem

floresce no caos”Marina Fanning

“Oposição bate cabeça

Papo rápido com Júlia Arruda

A senhora tem um papel im-portante na CEI dos contratos.A quantas anda ela?

Eu estou na presidência dasCEI dos contratos. Esta que foifruto da pressão popular que seinstalou na Câmara Municipal,onde a população reivindicavapor essa CEI. Então, ela visa in-vestigar todos os contratos firma-dos da prefeitura municipal deNatal. Nesse mês, inclusive,fize-mos uma visita em Felipe Cama-rão e constatamos que dois imó-veis foram acusados para a mes-ma finalidade, mas um está fecha-do há mais de um ano, sendo pa-go o aluguel. Então, é exatamenteisso que a CEI pretende: ela querapurar, investigar e não temos aprerrogativa de punir ninguém.Temos a prerrogativa de investigaro que é fruto de uma denúncia,para que seja encaminhada paraos órgãos competentes.

Existe ou há queixa de que aprefeitura não paga todos os for-necedores. Nesse caso, a CEI já

constatou se ela paga, se o muni-cípio está pagando?

Sim, os fornecedores estão sen-do pagos. E já a partir da próximasemana iremos retomar a fase dosdepoimentos e serão convocadosgestores e antigos gestores de imó-veis, para que eles possam prestaresclarecimentos, sobre aquelesimóveis que estão sendo pagos,mas que não estão funcionando.

Vereadora, essa questão daabrangência da CEI, não faz

correr o risco de que se investi-guem tudo e não dê tempo paraque se finalize nada?

Quando se passou da CEI decontratos de alugueis para CEIdos contratos, houve uma maiorabrangência do objeto de investi-gação. Mas nós temos a preocu-pação de ver aqueles contratosque realmente merecem investiga-ção. Até porque não vamos inves-tigar todos os contratos da prefei-tura. Existem aqueles que têmpossíveis irregularidades e exata-mente isso que estamos focando.

Tem uma data para terminar aCEI?

A CEI tem até 120 dias. O pra-zo será expirado no próximomês, podendo ser prorrogado pormais 120 dias. Mas o intuito dosmembros da CEI é que o proces-so seja concluído até o términodesse ano, pois o ano que vem te-remos eleições e não queremosmisturar política com o processode investigação. Então, esse é onosso intuito.

A vereadora do PSB, Júlia Arruda, concedeu entrevista no programa Conexão Potiguar. Ela falou so-bre a CEI dos contratos, de como esta atuando.

Os royalties é outrotema em que a

oposição se perdeao não apresentar

um discursouníssono contra o

governo

Potiguar 5:Coluna de Pinto Jr.qxd 21/10/2011 18:32 Page 1

Page 6: PN - Edição 395

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASEconomia Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

shopping

Midway Mall inauguradecoração natalina dia [email protected]

João Bezerra de Medeiros

Quem não precisa do Bolsa Família Até 31 de dezembro deste ano as famílias parnamirinense beneficiárias do programa Bol-

sa Família devem comparecer à Central de Atendimento Social da Secretaria Municipal deAssistência Social (SEMAS) para a atualização de cadastro. Segundo dados da SEMAS,8.700 famílias de Parnamirim recebem o benefício e apenas 42% (4.200) fizeram o cadas-tro. A atualização cadastral é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social eCombate à Fome (MDS) e visa identificar se os beneficiários estão cumprindo com as exi-gências do programa, garantindo que a Bolsa Família chegue à parcela da população comrenda per capita de até R$ 140. O valor do benefício varia de R$ 33,00 a R$ 306,00. O Go-verno Federal anunciou esta semana que desde a sua criação, no fim de 2003, até setembrodeste ano, 5,856 milhões de famílias deixaram de receber os benefícios do Bolsa Família.Destes, 613, 1 mil famílias perderam o direito pelo não cumprimento da revisão cadastral.Outros 117 mil, por não atenderem à condicionalidade na área de educação (ter filho fre-quentando escola). Mas, o dado mais alvissareiro é que 2,227 milhões de família (40%) dei-xaram de receber as transferências de renda do governo federal, nos últimos oito anos, porterem aumentado a sua própria renda. Aguardemos, pois, para saber, ao final, quantas fa-mílias de Parnamirim não se recadastrarão por não precisarem mais do Bolsa Família.

Normalizando os serviços Visando normalizar os serviços, após 21 dias de paralisação por conta da greve, a Caixa

Econômica Federal informou que todas as suas agências terão horário de atendimento estendidoem uma hora. O horário diferenciado começou na última quarta-feira, 19, segue até esta sexta-feira, 28. O expediente está variando de acordo com cada região do país e o cliente poderá se

informar através do número 0800 726 0101, ou buscar o telefone de cada unidade no site da Caixa(www.caixa.gov.br).

Capital da Gestão, Estratégia e Inovação Na próxima quarta e quinta-feira (26 e 27) a cidade de Natal será sede do Fórum Internacional deGestão, Estratégia e Inovação. O evento acontecerá no Teatro Riachuelo e terá a participação de

Robert Wong (Brasil) e Tom Peters (EUA), no primeiro dia. O segundo dia terá as participações deIsabel Aguilera (Espanha) e Ingrid Betancourt (Colômbia). O do Fórum Internacional de Gestão,

Estratégia e Inovação é uma realização da K&M Group.

Apenas a primeira fase A FIFA e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgaram os detalhes do Mundial

no Brasil. A cidade de Natal, como esperado, ficará com a quantidade mínima de jogos, quatropartidas no total, e participará do evento apenas na primeira fase do torneio. Também como

esperado, Natal está fora da Copa das Confederações que acontecerá em 2013. Segundo o “Portal2014” o estádio Arena das Dunas é o que apresenta maior atraso.

Pagamento de faturas A partir de dezembro, o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito sobe de 15%

para 20%. A mudança faz parte do cronograma das medidas macroprudenciais do BancoCentral adotadas em dezembro do ano passado. Em junho o BC já havia reajustado dos“famosos” 10% para 15%.

Mais de 70% da população Uma pesquisa realizada pela Associação

Brasileira das Empresas de Cartões e Servi-ços (Abecs), através do Instituto Datafolha,revelou que mais de 70% da população bra-sileira possui algum tipo de cartão de crédi-to seja crédito, débito ou os emitidos por lo-jas e supermercados. Em 2008 o percentualera de 68%.

Centenário e popular O mês de outubro marca uma data im-

portante para Natal e para o comércio. É ocentenário do bairro do Alecrim, que foicomemorado no último dia 20. É um dosbairros mais tradicionais e antigos da cida-de, além de abrigar o maior comércio po-pular da capital potiguar e a mais tradicio-nal feira livre do estado.

“Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias”

BISCOITO DA SORTE

Grandes números em 2011A 49ª edição da Festa do Boi, que

aconteceu no Parque de Exposição Aris-tófanes Fernandes entre os dias 08 e 15deste mês, superou as expectativas. Foiregistrado mais de R$ 100 milhões emnegócios com a realização de leilões, fei-ras de agronegócios e pecuária, além deexposições, com mais de cinco mil ani-mais. Mais 400 mil pessoas visitaram afesta, que se consolida como uma dasmaiores do setor de agronegócio.

Harry Benjamin

Colaborou: Rodrigo Freire

Na tardinha da próximaquarta-feira, dia 26, o públi-co do Midway Mall poderásentir a primeira experiêncianatalina deste ano: às 18h, oShopping inaugura sua deco-ração de natal, com toda suaestrutura de bolas, arvores,guirlandas e luzes.

Com o tema “Fábrica deInstrumentos Musicais doPapai Noel”, a abertura seráacompanhada de musicasnatalinas.

Uma orquestra de cordase metal, composta por 15 jo-vens músicos, terá o privilé-gio de encantar os clientes

presentes ao mesmo tempoem que as luzes serão acesas.A festa, que acontecerá napraça central no shopping,contará com a presença espe-cial de Papai Noel - que par-ticipa da inauguração e re-torna ao shopping no dia 24de novembro.

Copom reduz taxaPelo segundo mês consecutivo o Comi-

tê de Política Monetária (Copom) doBanco Central reduziu a taxa básica dejuros em 0.5%, em reunião realizada noúltimo dia 19. No final de agosto o cole-giado formado pela diretoria e presidên-cia do BC, já havia feito a primeira redu-ção de 2011, o que havia deixado a taxana casa dos 12%. Com mais essa nova re-dução, os juros da economia brasileirapassam para 11,50% ao ano. Este é o me-nor patamar desde janeiro de 2011, quan-do a taxa registrava 11.25%.

Potiguar 6_new:2.qxd 21/10/2011 18:09 Page 2

Page 7: PN - Edição 395

E-mail: [email protected] Blog: www.cefascarvalho.blogspot.com

Cefas Carvalho

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

CulturaParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

De 24 a 26 de outubro de2011, no auditório da Aca-demia Norte-Rio-Granden-se de Letras, acontecerá oIV Encontro Potiguar deEscritores, promovido pelaUnião Brasileira de Es-critores UBE/RN com oapoio da Academia (Pro-gramação), oportunida-de que a sociedade poti-guar terá para conhecer anossa Literatura e seusautores.

Às 19h do dia 24 deoutubro haverá AberturaSolene, em que será pres-tada uma homenagem acinco escritores vivos(Afonso Laurentino, San-derson Negreiros, EnélioPetrovich , Eider Furtado eDorian Gray) e mais outros20 (in memoriam) funda-dores da UBE em14.08.1959, portanto há 52anos atrás. Durante os trêsdias do IV EPE, sempre às

18h, haverá lançamentosde livros, saraus, organiza-dos pela Academia de Tro-vas do RN-ATRN e a So-ciedade dos Poetas Vivos eAfins- SPVA e com o apoio

do Instituto de Desenvolvi-mento da Educação - IDE,através do projeto de for-mação de leitores (criançasde algumas escolas públi-cas recitarão seus traba-lhos/poemas.) Serão ofer-tadas 100 vagas para a redepública gratuitamente.

Com temas bem diversi-ficados, que vão de Poetase Poesia, Bellé Epoque Po-tiguar, Direito e Literatura,Contribuição de Cascudoaos Saberes, Vozes Femini-

nas na Literatura Poti-guar, o livro como obje-to de desejo, às propos-tas dos órgãos culturais(FJA, FUNCARTE eInstituto Cultural doOeste Potiguar), entreoutros.

As inscrições estarãoabertas via site da UBE(www.ubern.org.br) noperíodo de 10 a 14 deoutubro;os educadores

da rede pública devem pro-curar o Instituto de Desen-volvimento da EducaçãoIDE, pelo telefone 3611-0968, sítio virtual(www.ideducaçao.org.br) -ou e-mail [email protected] Outras informa-ções pelo fone 9983-6081.

Encontro potiguar dE EscritorEs sErá rEalizado

biografia

Livro sobre Aluísio Bezerra será lançado na sexta, dia 28

“Pobres de Marré” vaireestrear na Paraíba

No dia 3 de novembro tem ValériaOliveira no Teatro Riachuelo, noprojeto Musica no ar - Ligando Ta-lentos. Ela recebe como convidados,Leila Pinheiro, Antônio de Pádua,Liz Rosa e Daúde.

Obrigatoriedade doexame da OAB será

debatidoUma audiência pública na

Assembleia Legislativa do RioGrande do Norte irá debater a

obrigatoriedade do Exame de Ordemna advocacia brasileira. O evento está

programado para a próxima terça-feira (25), com início às 14h30. A

proposição é do deputado estadualPoti Júnior (PMDB) e o presidente

da Ordem dos Advogados do Brasil -Secção do Rio Grande do Norte

(OAB-RN), Paulo Eduardo Teixeira,já confirmou participação, assim

como representantes das faculdadesde Direito de Natal. A necessidade

do Exame de Ordem, realizado pelaOAB, vem sendo discutida em todo opaís e é motivo de preocupação paraos concluintes do curso de Direito.

Após a dedicação de cinco anosuniversidade e já em posse do

diploma de conclusão do curso, osnovos bacharéis só podem exercer a

profissão de advogado de modo legalse forem aprovados no Exame de

Ordem.

Valéria Oliveira e convidados

O grupo terrorista espanhol ETAanunciou, nesta quinta-feira, o fim in-condicional de sua atividade armada,que durou 43 anos e contabilizou 829vítimas mortais - informa o site do diá-rio EL PAIS.

ETA encerra ações armadas

A história da vida deAluísio Bezerra se mistura àhistória política do RioGrande do Norte, assim co-mo também do futebol e domeio empresarial. O livroDistinto – O líder AluísioBezerra, editado pelo Cara-vela Selo Cultural, registrasua trajetória, numa biogra-fia escrita pelo próprio ir-mão, o médico, doutor emNutrição e Saúde, professoraposentado da UFRN e ex-deputado estadual, LauroGonçalves Bezerra. O lan-çamento será na sexta-feira,28 de outubro de 2011, naLivraria Siciliano do Mid-way Mall, a partir das 18h.Preço: R$ 40.

Se vivo estivesse, AluísioBezerra teria 85 anos. Mas,vitimado por um enfisemapulmonar que comprome-teu seus passos durante 17anos, ele faleceu precoce-mente em 19 de fevereiro de1978, aos 52 anos. Porém,foram cinco décadas muitobem vividas e com um lega-do que, passados mais de 30anos ainda é bastante lem-brado por aqueles que comele conviveram: “Eu soususpeito para falar mas,Aluísio era uma pessoa quegostava de se comunicar ede fazer bem aos outros”,diz autor de Distinto, acres-centando que Aluísio Be-zerra deixou um legado quese resume em espírito públi-co, generosidade e muitasensibilidade para os pro-blemas alheios.

“Distinto” era o trata-mento ao qual Aluísio Be-zerra se referia a todos quese aproximavam dele. Fos-sem eleitores, amigos, co-nhecidos e jogadores de fu-tebol. Assim, num termoque acabou se imprimindocomo uma de suas maioresmarcas registradas, era tam-bém uma forma extrema-mente gentil e educada detratar as pessoas.

Nascido em Santa Cruz,no dia 24 de outubro de1926, Aluísio Bezerra é oprimogênito de João BianorBezerra e Hermilla Gonçal-ves. E irmão de Albenize,Salete, Lauro e Fernando.O gene político tem como

uma das grandes referên-cias, o tio, o famoso “majó”Theodorico Bezerra. Tantoo pai, quanto Lauro Bezerrae o ex-senador, FernandoBezerra, o caçula da famí-lia, também percorreram ca-minhos da vida pública.POLÍTICA

Aluísio Bezerra iniciouefetivamente a vida políticaconcomitante aos estudosna Faculdade de Direito deMaceió, em 1949. No livro,Lauro Bezerra lembra que operíodo universitário do ir-mão foi marcado por inten-sa militância política e tam-bém dedicação à firmaTheodorico & Bianor. Em1950, quando o pai, JoãoBianor decide não se reele-ger deputado estadual, Aluí-sio passa a ser um dos no-mes indicados pelo PartidoSocial Democrático (PSD)para deputado estadual, en-tão com 24 anos. O livroconta episódios importantesde sua trajetória política, aolado do tio Theodorico, aquem lhe era atribuída a res-ponsabilidade de ser o “bra-ço direito” e rememora epi-

sódios de disputa políticaentre o PSD e UDN, parti-dos de maior força políticano Estado, em meados doséculo XX. Aluísio Bezerrafoi deputado estadual portrês mandatos e deputadofederal eleito nos anos 1960,exercendo mandatos até oinício dos anos 1970, quan-do se aposenta definitiva-mente da vida política.

Cerca de dez anos antesde se afastar da vida políti-ca, Aluísio Bezerra já foradiagnosticado com enfise-ma pulmonar. Quando seafastou da política, passou aser o diretor financeiro daEcocil, empresa do irmão,Fernando Bezerra. Foi nes-sa época também que pas-sou a suceder-se quase quediariamente um famoso“papo” na calçada da casade Aluísio Bezerra, que fica-va nas proximidades daAvenida Senador SalgadoFilho. Os freqüentadoreseram figuras ilustres: JoãoBianor, Jácio Fiúza, AgneloAlves, Cronwell Tinoco, Jo-sé Gobat, Woden Madruga,dentre outros.

A peça “Pobres de Marré” vai reestrear no mêsde novembro em terras paraibanas. Com novoelenco (Alessandra Augusta substituindo TitinaMedeiros), o espetáculo volta aos palcos depois deuma pausa de quase 2 anos. Quitéria Kelly conti-nua vivendo Dasdor, uma das engraçadas e sofri-das duas moradoras de rua. O texto é de HenriqueFontes e a cenografia de Mathieu Duvignaud.

Potiguar 7:2.qxd 21/10/2011 18:40 Page 2

Page 8: PN - Edição 395

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 24 de outubro de 2011

clube dos empregados da petrobras

CEPE comemora Dia das CriançasNo dia 12, O Clube dos

Empregados da Petrobrasabriu as portas para os seusassociados e convidados.Em clima de Dia das Crian-ças, o local lotou. Porém,não só de pequeninos, com-pareceram a comemoraçãofamílias inteiras desde be-bês a vovôs.

O feriado no meio da se-mana deu direito a duassextas e dois sábados, o quetornou esses sete dias bemagradáveis e com a impres-são de que passaram maisrápidos. Muitas pessoasapareceram para celebrar oDia das Crianças no CEPEe não se arrependeram.Muito Sol, muitas criançaspara brincar, pipocas e algo-dão doce à vontade, foi oque encontraram aqueles os

quais resolveram curtiraquela pausa da realidadeno CEPE Natal.

O lugar estava lindo,cheio de gente energética

disposta a se divertir. Aschurrasqueiras, piscinas,campos de futebol e até aquadra de tênis estavam po-voadas com muita alegria.

Crianças se divertem no CEPE no dia delas, o dia inteiro

legislativo municipal

Câmara de S. Gonçalo: dinamismo e açãoO presidente da Câmara

Municipal de São Gonçalodo Amarante, vereador Ge-raldo Veríssimo, vem co-lhendo elogios pela formacomo vem conduzindo ostrabalhos na Casa Parla-mentar, com dinamismo.

Para o presidente Geral-do, “é necessário que a Câ-mara, e nós, vereadores, es-tejamos em sintonia com ocrescimento acelerado que omunicípio vem vivendo”,afirma.

Geraldo aponta como ter-mômetro da atual boa fasedo Legislativo sãogonçalen-se a presença maciça da po-

pulação nas sessões da Câ-mara. Jornalistas que co-brem as sessões (terças equintas-feiras, às 10h) regis-tram que via de regras as de-pendências para o povo noplenário ficam lotadas, “oque mostra o interesse doscidadãos de São Gonçalopela atuação dos vereadorese mostra ainda mais a nossaresponsabilidade”, afirma opresidente.

Geraldo registra aindaque os debates travados naCasa têm sido saudáveis ede alto nível. “Realmente aCasa vive um bom momen-to”, finaliza.Pres. Geraldo Veríssimo

extremoz

Mica defende harmonia entre poderesO vereador por Extre-

moz, Valdemir Cordeiro,mais conhecido no municí-pio como Mica, continuaexercendo seu mandato demaneira produtiva e séria,de maneira a encontrar so-luções para os problemasdo município.

Em harmonia com o Po-der Executivo (Mica apóiaa reeleição do prefeitoKlauss Rego), Mica acredi-ta que somente com aunião dos poderes Legisla-tivo e Executivo será possí-

vel resolver os problemasdo município de Extremoz.

“Muito já foi feito e estásendo feito pela atual admi-nistração, mas ainda há oque fazer e acreditamosque com esta harmonia eunião de prefeito e veredao-res para defender os inte-resses da população, serápossível fazermos o muni-cípio dos nossos sonhos evoltado para um futuro me-lhor com qualidade de vidapara todos”, opinou o ve-reador Mica.Vereador Valdemir, o Mica

Potiguar 8:2.qxd 21/10/2011 18:29 Page 2

Page 9: PN - Edição 395

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Campeonato

nacional de karatê

prestigia potiguares

Edição 395 | Parnamirim, 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Pág. 3

tributação e cidadania

Marcos Fernandes preside a CDLRonaldo Azevedo, empresárioPrefeito Maurício MarquesJornalista José Pinto Júnior

Da ReDação Do PN

Idealizado há quase umadécada pela direção do PNcomo forma de celebrar asempresas que mais contri-buem com ISS em Parna-mirim, o projeto EmpresaCidadã terá a premiação da8ª edição nesta sexta-feira,dia 28 de outubro, às 21h,na Associação de Morado-res da Cohabinal, no bairrode mesmo nome em Parna-mirim.

Para o diretor do jornal

Potiguar Notícias, José Pin-to Junior, “é uma alegriapara o jornal realizar maisessa edição da festa, quecongrega os empresáriosque, com seus impostos,contribuem com o cresci-mento de Parnamirim, e oshomens públicos do municí-pio”, afirma.

Portanto, classe empre-sarial, política e sociedadeem geral de Parnamirimtêm um encontro marcadocom a cidadania no dia 28.A direção do jornal Poti-

guar Notícias registra oapoio da Prefeitura de Par-namirim à festa.

IMPOSTOS

E CIDADANIA

Criado com o intuito deestimular as empresas a pa-garem o imposto e com issoajudar no crescimento socialda cidade, o prêmio Empre-sa Cidadã é uma idéia do di-retor deste semanário, o jor-nalista e apresentador deTV, Pinto Júnior. "Quería-mos dar visibilidade às em-

presas que contribuem como progresso de Parnamirim.Por isso, em 2004, tivemos aidéia de criar o prêmio Em-presa Cidadã", revela.

Para o prefeito MaurícioMarques, o PN está de para-béns em homenagear as em-presas que ajudam com aconstrução da cidade. "Paratransformar uma cidade épreciso parcerias. Os empre-sários que pagam ISS sãoverdadeiros parceiros daprefeitura e devem ser reco-nhecidos", colocou.

O prefeito de Parnami-rim, Maurício Marques,sempre foi um entusiasta doprojeto e na edição do anopassado disse que “trata-sede um projeto que une osempresários, a classe políti-ca e a comunidade em prolde se lutar por objetivos co-muns para todos e que bene-ficiem a comunidade”.

Outro entusiasta do pro-jeto é o presidente da CDL- Câmara dos DirigentesLojistas de Parnamirim,empresário Marcos Fernan-

des. “É necessário se sau-dar este projeto, que fazbem para a comunidade econgrega os empresários”,afirmou.

O ex-presidente da CDL,Ronaldo Azevedo, registrouque qualquer evento queaborde o tema tributação esua importância é necessá-rio para a comunidade e me-rece ser prestigiado.

Mais informações sobre oEmpresa Cidadã e sobre afesta de premiação pelo tele-fone 3272-1919.

Empresa Cidadã: festa será realizada nesta sexta-feira 28

Parnamirim Capa:2.qxd 21/10/2011 19:21 Page 2

Page 10: PN - Edição 395

“Mas, de todos os sabores desse

pomar, eu preferi o doce puro da

amizade.”

Janduhi Medeiros, advogado e poeta

“A página branca, aber ta , recebeu-me, sedutora,como incauta v i rgem,

em noi te f r ia”

Lívio Oliveira, poeta potiguar

Nem Gilson, nem Wagner

A maioria (44,44%) dos internautas que participaram daenquete no portal www.potiguarnoticias.com.br sobrequem seria o candidato do PV em Parnamirim, na próxi-ma eleição, disse que nenhum dos dois partidários de Mi-carla de Sousa seria escolhido. Outros 33,33% acreditamque Gilson Moura será o concorrente ao Executivo, en-quanto Paulo Wagner ficou com 22,22% da opinião.

Minha VidaA Prefeitura de Parnami-

rim e a Caixa EconômicaFederal fizeram sorteio dosegundo empreendimentodo Minha Casa, Minha Vi-da na última sexta (21). Omunicípio tem 47% dos in-vestimentos no estado.

Ana Moser

Ex-jogadora da SeleçãoBrasileira de Vôlei, Ana Mo-ser visitou Parnamirim naúltima semana. Ela é presi-dente do Instituto Esporte &

Educação, cujo projeto seráimplantado na Escola Muni-cipal Luiz Maranhão, emMonte Castelo.

Paz na escola

O Colégio PH3 faz o en-cerramento do programa“Paz na escola, paz na vi-da”, que durante o ano tro-cou armas e jogos violentospor jogos educativos. Oevento, que será no ginásioda escola, terá a presença docantor e compositor ValterPini.

Vale à pena construir a Arena das

Dunas para ter 4 jogos na copa?Vote em: www.potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Nova diretoria na FiernFoi promovida na noite da quinta-feira (20), a posse

da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estadodo Rio Grande do Norte (Fiern), que comandará a insti-tuição pelos próximos quatro anos e que terá na sua pre-sidência o empresário do ramo da panificação, AmaroSales Araújo. No evento, o presidente da Federação daAgricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern),José Álvares Vieira, parabenizou Amaro Sales e infor-mou que a entidade representativa dos produtores ruraisirá formalizar parcerias com a nova direção da Federa-ção das Indústrias.

Olho no teatro

A cobertura do cine-teatro de Parnamirim já estásendo instalada pelos funcionários da empresa queconstrói a obra no Parque Aluízio Alves, no bairro daCohabinal. Confira na foto acima.

Acabou?

As especulações emtorno do rompimentode relação entre Ro-binson Faria e o gover-no de Rosalba Ciarliniaumentaram quando,após o retorno da Rosade viagem internacio-nal, o vice-governadornão reassumiu a pastade Recursos Hídricos.

Assembléia ItineranteA Assembleia Itinerante estará no município de Umarizal,

no Alto Oeste potiguar, nesta quinta-feira (27).

Empresa Cidadã

A maiores empresascontribuintes do ISS nomunicípio Trampolim daVitória serão premiadas naoitava edição do EmpresaCidadã, criado pelo Poti-guar Notícias e apoiadopela prefeitura municipal.

Banco de leite

O banco de leite daMaternidade DivinoAmor, em Parnamirim,precisa de doações. A mu-lher que se cadastrar noprograma terá o alimentocoletado por uma equipeem sua própria residência.

JERN’S 2011

A abertura oficial dosJogos Estudantis do RioGrande do Norte(JERN’s) ocorreu na últi-ma sexta-feira. O eventotem 23 modalidades es-portivas e conta com aparticipação de estudan-tes de escolas públicas eparticulares de todo o es-tado. As competiçõesocorrerão até o dia 3 denovembro.

62 anos contra o câncer

Em comemoração aos seus 62 anos, a Liga Norte-Rio-grandense Contra o Câncer realizará, de 10 a 12 de novem-bro, no auditório do Hotel Imirá, seu II Congresso da LigaContra o Câncer. Com o objetivo de compartilhar a expe-riência em tratamento oncológico e os resultados do desen-volvimento da pesquisa clínica da instituição. O eventoabordará nesta edição o tema Avanços Tecnológicos naOncologia e contará este ano com uma expectativa de pú-blico de cerca de 1.000 congressistas. Mais informações einscrições no site: www.congressodaliga.com.br, ou atravésdo tel. (84) 3219 6611

Emater

A Emater realizará oficinaspara grupo de agricultoressobre receitas feitas comcaju. As atividadesocorrerão entre os dias 24 e28 de outubro no núcleo doPrograma para Prevenção eEliminação da Exploraçãodo Trabalho Infantil PETI.

Rosa na Copa

A governadora RosalbaCiarlini disse que acreditaem maiores oportunidadespara o Estado, com oanúncio de quatro jogos,sendo um da chave doBrasil, para o EstádioArena das Dunas, na copade 2014.

Contagem regressivaTerminam nesta terça-feira as inscrições do Concursode Poesia Zila Mamede. O poeta que deseja concorrer

aos R$ 3.500,00 em prêmios tem que se apressar.

Eneart

A UFRN sedia nestasemana o Encontro Na-cional dos Estudantes deArtes Visuais. O congres-so, que tem como tema“15 anos de ENEARTE:Caldeirão de Identida-des”, começou no do-mingo (23) e vai até o dia29. Esta é a primeira vezem que a UniversidadeFederal do Rio Grandedo Norte recebe o evento.

Parnamirim 2:2.qxd 21/10/2011 18:43 Page 2

Page 11: PN - Edição 395

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS

Parnamirimparnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Nos dias 15 e 16 de outu-bro último, compareceramem Natal karatecas de todoo país participando do XIICampeonato Brasileiro deKarate. O evento é uma pro-moção anual da FederaçãoBrasileira de Karatê. Aocontrário dos anos anterio-res, a delegação do RioGrande do Norte se apre-sentou como uma das maisfortes equipes do campeo-nato.

A Federação Potiguarde Karatê (FPK) é a anfi-triã do evento, realizadono ginásio Nélio Dias, naZona Norte de Natal. AFPK foi escolhida no últi-mo campeonato brasilei-ro, ocorrido ano passadono Rio de Janeiro. Apenas10 atletas potiguares con-

seguiram chegar até oCristo Redentor.

Presença marcante no pó-dio, os atletas potiguares sedestacam em todas as cate-gorias. No campeonato fe-minino, o RN ficou em ter-ceiro lugar na categoria ju-venil, onde em primeiro lu-gar ficou o estado do MatoGrosso e em segundo SãoPaulo, duas das equipesmais fortes de todo o cam-peonato.

Os destaques ficam porconta de Maria Wiliana, ou-ro em kumité e bronze nokatá na categoria 9 e 10anos; Ianara Rainá, ouro nokatá e bronze no kumitê 9 e10 anos. Prata para Carolai-ne Yslaila (RN) e bronze pa-ra Sara Rantel na categoria11 e 12 anos.

A potiguar Sarah Oli-veira,13 anos, ganhouduas medalhas, o bron-ze no katá e prata nokumitê.

Valesca Bianca ganhouprata no katar 13 e 14 anos.No katá o carateca apresen-ta um traçado de seu prepa-ro para a luta, enquanto nokumitê os atletas lutam en-tre si. As duas apresentaçõespodem ser individual ou porequipe.

No masculino, ouro paraLucas Eduardo, categoria 9a 10 anos. Marcelo Luan-derson, Victor Nascimento,Akila Patricio ganharammedalhas de prata e bronzenas categorias juvenis. Noadulto,Rafael Oliveira sa-grou-se campeão brasileiroem katá.

esporte

Karatecas potiguares brilham emcampeonato brasileiro

arquiv pn

Vereadora Elienai Cartaxo

No mês em que se come-mora o Dia da Criança, osprojetos de lei da vereadoraElienai Cartaxo serão desta-que no Programa Fonte deVida, transmitido pela TVPonta Negra, sob o coman-do do pastor Elinaldo Reno-vato de Lima. Uma equipedo programa entrevistou avereadora e conheceu deperto os projetos elaboradospara beneficiar as crianças ejovens do município. Ao to-do, quatro projetos de leique dizem respeito a essesegmento foram encami-nhados por Elienai Cartaxoao Poder Executivo:

. O Projeto de Lei nº059/2009, que prevê a dis-tribuição de exemplares edivulgação do ECA – Esta-tuto da Criança e do Ado-lescente - nas Escolas, nosnúcleos do Programa de Er-radicação do Trabalho In-fantil (PETI) e Centros In-fantis de Parnamirim. Ele jáfoi sancionado pelo prefeitoMaurício Marques e agora éa Lei nº 1.504;

. Projeto de Lei nº

reconhecimento

Projetos de lei de ver. Elienai Cartaxosão destaque em programa de TV

011/2011, que institui a“Semana de Conscientiza-ção, Prevenção e Combateao Bulling no Município deParnamirim”;

. Projeto de Lei nº041/2011, que institui a“Semana Municipal de Pre-venção às Drogas”; e

. Projeto de nº 042/2011,que institui a “Semana Mu-nicipal de Prevenção eCombate a Exploração Se-xual Infanto-juvenil”.

Segundo Elienai, existe

uma grande preocupaçãode seu mandato em relaçãoa infância e juventude.

“É necessário que nossascrianças e adolescentes te-nham proteção e possam vi-ver essa etapa da vida comsegurança para obterem umbom desenvolvimento. Nos-sos projetos de lei visam apromoção e defesa dos di-reitos do público infanto-ju-venil”, esclareceu.

O Programa Fonte de Vi-da, com a entrevista da ve-readora Elienai Cartaxo, vaiao ar no sábado (dia 29), às7h30. Além da representan-te do PMDB de Parnami-rim, serão entrevistadostambém no “DocumentárioEspecial do Dia das Crian-ças”, o prefeito MaurícioMarques, a secretária deEducação, Vandilma Olivei-ra, o vice-presidente da As-sembléia de Deus, pastorOtávio Gomes de CastroJúnior e a coordenadora deDesenvolvimento da Edu-cação Infantil do municí-pio, professora GersonitaCosta.

arquiv pn

Vereadora Kátia Pires

A vereadora de Parna-mirim, Kátia Pires (DEM),preocupada com a situaçãodos professores do municí-pio, apresentou no últimodia 17, no plenário da Câ-mara Municipal, o requeri-mento nº 026/2011 pedin-do para que seja solicitadoao prefeito Maurício Mar-ques, o envio até aquelaCasa Legislativa do projetodo Plano de Cargos e Car-reiras do Magistério, assimcomo que seja realizadauma Audiência Pública pa-ra tratar e debater com osprofessores da rede muni-cipal de ensino sobre o res-pectivo Plano.

O prefeito MaurícioMarques havia prometidocumprir com o acordo feitocom a categoria, mas até omomento os vereadoresainda não receberam oprojeto. “Acreditamos queo prefeito irá se sensibilizarcom nosso requerimento eem breve entrará em conta-to com essa Casa para que

ação

Kátia Pires requer ao Executivo Planode Cargos e Carreira do magistério

possamos avaliar e resolveressa questão com os profes-sores, que estão na expecta-tiva”, analisou Kátia.

Sempre ciente de suasobri gações como parlamen-tar e solícita as diversas ca-tegorias que a procuram, avereadora Kátia lembra queos vereadores aprovaram oprojeto do prefeito ao defi-nir o piso salarial dos pro-

fessores em R$ 1.197,97,mas na expectativa de logoo projeto de Plano de Car-gos e Carreiras do Magis-tério fosse definido. “Sabe-mos que os professores es-tão nesse aguardo devidoa importância do tema esei também que esse pro-blema deve estar na pastade prioridades do prefeito,para que essa situação sejaresolvida de imediato”,afirmou Kátia.

“Nesse momento de-monstro mais uma vez aminha preocupação, poiscomo havia dito anterior-mente no momento dagreve em julho, a negocia-ção e o diálogo serão sem-pre o melhor caminho. E omeu trabalho será de levaras reivindicações da popu-lação até o Executivo Mu-nicipal, pois continuareifirme e convicta de quemeu papel é de estar sem-pre à disposição da socie-dade”, concluiu a parla-mentar Kátia Pires.

parnamirim 3:2.qxd 21/10/2011 18:29 page 2

Page 12: PN - Edição 395

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASParnamirim Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Parnamirim 4:2.qxd 21/10/2011 15:37 Page 2

Page 13: PN - Edição 395

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 395 | Parnamirim, 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

memória eleitoral em ceará-mirim

População culpa deputados federais por esquecimento

O cordelista Chico

Pombinha completa

60 anos de vida

neste dia 28 de

outubro

Pág. 6

››

Igor JáCoMe

A população de Ceará-Mirim continua a responderenquete lançada pelo Poti-guar Notícias. Desta vez, oseleitores responderam selembram os votos para de-putado federal nas eleiçõesde 2010. Um ano após a dis-puta, a maioria dos entrevis-tados não lembra os nomesnas urnas e culpam os parla-mentares por voltarem ape-nas para pedir votos maisuma vez.

O feirante Murilo da Sil-va, 39, não lembrou o seuvoto para deputado federalno pleito do ano passado.Da mesma forma, não co-nhecia o dever e as ativida-des dos parlamentares nacapital federal.

“Só acho que é para arru-mar recursos pra gente. Eunão vejo nenhum deles por

aqui. Só aparecem em épo-ca de eleição, com carro desom, prometem coisas quese tivessem acontecido, todomundo estaria de barrigacheia”, comenta.

“Eu não sei porque em te-levisão eu só vejo novela”,respondeu Maria José Sou-za, ao ser questionada qualo papel dos deputados fede-rais.

A vendedora de roupastambém não recordava oseu voto para o cargo legis-lativo em 2010.

A dona-de-casa Lucinai-de Duarte explica que lem-bra do voto somente na ho-ra em que está na urna ele-trônica. Depois, esquece.Quanto ao trabalho de umdeputado, ela diz que nãoprocura saber a respeito.“Sei que aqui eles não fa-zem nada. Só ganhar di-nheiro. Eles aparecem

Monte das gameleiras realizaFesta do Idoso com sucesso

ação

A Prefeitura de Montedas Gameleiras, através daSecretaria de AssistênciaSocial, realizou a Festa doIdoso. O evento, que con-tou com a presença da pre-feita Edinha Pinheiro e dasecretária de Ação SocialEponina, foi abrilhantadocom muita dança dos ido-sos, apresentações musi-cais, distribuição de brin-des e palestra: “Saúde doIdoso”, com a enfermeiraMaria Emilia. A festa tam-

bém contou com a realiza-ção de brincadeiras entreos idosos, almoço e entre-ga de prêmios, onde mui-tos idosos do municípiocompareceram e louvarama grande iniciativa da ges-tão municipal.

A prefeita Edinha Pi-nheiro destacou que o ob-jetivo é proporcionar umamelhor qualidade de vidaà pessoa idosa, pois sãopessoas experientes e quetem um relato de vida.

Ônibus para estudantes sãodisponibilizados pela Prefeitura

são tomé

A Prefeitura de São To-mé, através da SecretariaMunicipal de Educação,disponibilizou um onibus eum micro- ônibus para osalunos que realizaram asprovas do ENEM 2011, nosdias 22 e 23. Uma iniciativado prefeito Babá.

Os candidatos interessa-dos procuraram a Secretariade Educação, portando oCartão de Inscrição, paraconfirmarem suas respecti-vas vagas nos transportesmencionados.

Igor JáCoMe

O que o senhor acha dodesenvolvimento de Ceará-Mirim? Ela está mais oumenos desenvolvida?

Ceará-Mirim há 30, 40anos atrás, era a terceira ci-dade do estado e hoje, empopulação, está em quinta eno resto, em saúde e educa-ção, em tudo, acho que estáem vigésima oitava, sei lá.Acabou-se a nossa cidade.

E acabou devido a quê?Uns falam que é por causa

da política. Eu acho quesim. Porque Ceará-Mirim te-ve grande oportunidade decrescer. De 30 anos para cá,Geraldo foi governador, se-nador, a esposa dele duas ve-zes prefeita, a irmã prefeita,e o resultado é que hoje Cea-rá-Mirim está acabada, estáliquidada. A cidade hoje édormitório. Acho que nuncamais vai ter a oportunidadeque teve. É muito difícil. Opovo esperançava. Eu não,porque já sabia que não ti-nha condição, com Peixoto,mas não é ele, meu amigo,não tem condição. Ele en-controu só dívida, dívida de20, 30 anos para cá. Edgarfoi prefeito de 1976 a 1982.Quando ele foi pela terceiravez já fazia 16 anos que eletinha sido prefeito e encon-trou tudo de água abaixo.Deixou tudo em dia em

entrevista

Rogério MarinhoSeverino PedroArilda Mendes

Popular José Maria Varela de Lima analisa quadro político

quando é para pedir voto,vão nas casas, nas portas,apertam a mão da gente”,conclui.

“A gente não vê nenhumaobra, não sabe o que eles fa-zem, aí fica difícil. Só apare-cem na campanha”, expli-

cou Aline Batista, 26, que évendedora de eletrodomésti-cos. Ela justificou o voto naeleição passada. E diz queos deputados só fazem rou-bar e não fazem nada porCeará-Mirim e pelo Estado.

Arilda Mendes, 53, não

lembra o seu candidato es-colhido, como também nãoconhece a função parlamen-tar ou qualquer trabalho dabancada potiguar pela suacidade.

A comerciante culpa ospolíticos pelo esquecimento

sofrido pela população. Jus-tifica: “A gente vota e elesdesaparecem. Assim a genteperde a lembrança”.

O taxista Severino Pedrode Melo, 64, foi o único en-trevistado que recordou seuvoto. Encostado no seu ta-xi, ele declara que votou emRogério Marinho, doPSDB.

“Não é desfazendo dosoutros”, coloca, “mas eleprestigia a gente e em trocao povo vota nele”.

Severino fala que o depu-tado ajudou muito na edu-cação através de seus proje-tos criados.

Sobre a amnésia eleitoralem Ceará-Mirim, ele defen-de os políticos, pois acreditaque esse é um erro da pró-pria população.

“É esquecimento mesmo.Eu mesmo sou muito es-quecido”, conclui.

“Ceará-Mirim está liquidada hoje por causa dapolítica”, afirma José Maria Varela de Lima

1982, até dinheiro em cofres,deixou os tratores, cami-nhão, a cidade era toda sítiose ele abriu em ruas. E elenunca pegou oportunidade,nunca pegou esses dinheirosque dizem que vem de Brasí-lia. Depois que ele entregouao primo dele, Roberto Vare-la, acabou-se. E vem, vem,vem, Geraldo assumiu tam-bém, acabou-se tudo.

E agora Geraldo Melofiliou a mulher dele aoPMDB...

É, eu vi até semana pas-sada ele falando. Eu notei,acho que ele está até arre-pendido porque saiu do

PMDB. Mas não é isso, eusei é que a cidade acabou-se.

O que o senhor acha dacandidatura de Ednólia?

É o seguinte: acho quenão é fácil, não. A oportuni-dade já teve. Não fizeram,como é que agora vão ajei-tar? Aí, o povo vai reclamarde Peixoto. Ele tem condi-ções de quê, meu amigo? Sóse for operar um milagre.Não tem condição. Nemele, nem qualquer um. Amesma coisa seria se Fabrí-cio tivesse ganhado, qual-quer um. Só encontrou dívi-da, até hoje é a pior cidade.Eu já vi uma reportagem aí,

foi a cidade do estado quemais ficou em dívida.

Tem uma terceira candi-datura, que é a de MarcílioDantas. O que o senhoracha? Vai para frente ounão vai?

Tem muita gente, temMarcílio também. Mas o po-vo de Ceará-Mirim tem cul-pa também, só vai no dinhei-ro. Ceará-Mirim também é aprimeira cidade em que ospolíticos só vêm pedir votoaqui. O único prefeito, atéhoje, foi Edgar Varela, queeu falei agora. Depois dele,vieram sete. Do que ele fez,os sete não fizeram metade.

Qual seria a solução pa-ra Ceará-Mirim?

Uma indústria, uma fábri-ca, é isso que dr. Geraldo tevecondições de fazer. Ele nuncaaceitou, não aceitava fábrica,indústria aqui dentro, devidoà usina dele. A Ypioca estáaí, mas dizem que ele lutoupara ela não sair.

Então, o senhor está fa-lando que ele lutou contrao desenvolvimento de Cea-rá-Mirim?

É. O problema era essausina. Ela chegou a ter 320fornecedores, eu mesmo fuium dos pequenos, e chegouao ponto de não ter nenhumfornecedor. Teve ano de nãoter um fornecedor, todos fa-lidos, faliu tudo. Prefeito Babá

Municipios Capa:2.qxd 21/10/2011 18:24 Page 2

Page 14: PN - Edição 395

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

para melhorar o acesso

Prefeitura de Goianinha coloca manilhas em leito de rio

O prefeito de São Gon-çalo do Amarante, JaimeCalado, inaugurou no últi-mo dia 14, as instalaçõesdo laboratório de informá-tica da Escola MunicipalMaria Judite, localizada nacomunidade de Coqueiros.A solenidade contou com apresença do presidente daCâmara Municipal, Geral-do Veríssimo, os vereado-res Eraldo Paiva e JoselitoDantas, o secretário deEducação, Abel Neto e aadjunta Maria Marluce,além do diretor da unidade

de ensino Nazareno Ale-xandre.

Nazareno discursou fa-zendo um balanço de todasas ações da gestão do pre-feito Jaime Calado na co-munidade. Ele citou a res-tauração do prédio da es-cola, a implantação docontraturno de atividadeseducacionais, fardamentoe merenda escolar desde oinício do ano, o projeto fu-turo de ampliação da uni-dade, o projeto de implan-tação do PROUCA (Pro-grama Um Computador

Por Aluno) e agora a insta-lação do laboratório de in-formática.

A professora JosineteTavares agradeceu pelosinvestimentos na educa-ção. “Além das ações járealizadas, esse laboratóriode informática vai auxiliarno trabalho de educar ascrianças. O interessante éque vamos sair da rotinado quadro e giz e oferecerconhecimento na área deinformática aos nossos es-tudantes”, declarou.

O agradecimento se es-

tendeu às mães, que tevecomo representante a donade casa Ângela Cristina.“Com o prefeito Jaime aescola melhorou 100%,tanto na merenda quantona estrutura. A gente quenão tem condições de pa-gar uma aula de reforço ocontratura é muito impor-tante, e agora com a salade informática vai ficarainda melhor”, disse.

Jaime se emocionou aover as crianças cantando oHino Nacional e o HinoOficial de São Gonçalo.

Depois das obras de re-cuperação de cerca de 40Km de estradas vicinais domunicípio de Goianinha,um investimento com re-cursos próprios da ordemde R$ 138 mil, a prefeituraestá colocando manilhasno leito do Rio Jacu notrecho que passa pela Fa-zenda Bosque, com o obje-tivo de melhorar as condi-ções de acesso a morado-res das comunidades deBarrocas, Carnaúba, Ca-

chimbo Seco, Miranda,Manoel Paz, Anacé e Ma-lhadinha.

Com a colocação dasmanilhas, as águas do Ja-cu, no trecho que corta aestrada que liga Goiani-nha àquelas comunidades,vai passar por elas deixan-do o leito do rio seco, per-mitindo a prefeitura fazera ligação da estrada.

Para o vereador Demade Barrocas, representantea região na Câmara Legis-

lativa, a iniciativa do pre-feito Júnior Rocha vai me-lhorar em muito a vida decentenas de famílias quemoram naquela região. "Éuma idéia simples, mas degrande importância pragente que mora aqui. Me-lhora muito pra quem an-da a pé por aqui e diminuibastante os custos de ma-nutenção dos carros", dis-se o edil. É que, ao passarfrequentemente pelo rio, ochoque de temperatura

provoca nas peças dos car-ros um desgaste maior, re-duzindo a vida útil destase consequentemente maisdespesas para o proprietá-rio.

O prefeito Júnior Rochabusca, através de convêniocom o Governo Federal, aconstrução de uma passa-gem molhada para aqueletrecho do Rio e que será asolução definitiva paraaquela região que sofre to-dos os anos.

Escola ganha laboratório de informática

midia

A InterTV Cabugi,afi l iada da Rede Globoem Natal, já produziuedição do programa“Minha Cidade”, enfo-cando Extremoz, naGrande Natal, que iráao ar no dia 31. O rotei-ro foi pautado na histó-ria e na cultura da cida-de, além da exploraçãodas belezas naturais daregião litorânea.

A cidade recebeu oprograma com festa eapresentações culturaisrealizadas por um grupode capoeira e pela Ban-da Municipal de Músi-ca, ambos da Fundaçãode Cultura Aldeia doGuajiru. A história foicontada pela historiado-ra Maria AuxiliadoraDiniz, professora dehistória.

InterTVCabugi grava Minha Cidade em Extremoz

educação

O leito do rio ficará seco para ligação de estrada

Professora Maria Auxiliadora Diniz grava entrevista

Municipios 2:2.qxd 21/10/2011 17:45 Page 2

Page 15: PN - Edição 395

[email protected]

EvandroBorges

A sociedade civil brasilei-ra historicamente foi consi-derada fragilizada, sem re-presentatividade, sem qual-quer trabalho de enraiza-mento no tecido social, nãocontribuindo efetivamentepara a melhoria da qualida-de de vida da população,mesmo com um Estado au-sente e deficiente de açõespúblicas.

Os períodos autoritáriosmarcantes da História na-cional, quase cíclicos, sendoos mais recentes na fase Re-publicana, a ditadura do Es-tado Novo e o do movimen-to capitaneadopelos milita-res iniciados em 1964, nãopermitiram uma expansãoda organização da socieda-de civil.

As instituições assisten-ciais, algumas reconhecidaspelo Poder Público de utili-dade pública, de certa formaproliferaram, com trabalhosdigno de elogios, principal-mente na área de saude,mantendo hospitais, poden-do ainda, ser ressaltado, asque trabalham nos seguimen-tos com menores e idosos.

Inúmeros são os movi-mentos que contribuem pa-raa sociedade brasileira, sen-do exemplos as religiosas co-mo as pastorais católicas,principalmente a da criança,tendo contado até recente-mente com a liderança dasaudosa médica Zilda Arns,falecida no Haiti no exercí-cio do trabalho, entre tantasoutras.

Nesta seara, há ainda umalegião de instituições, consi-deradas por muitos como pa-raestatais, denominação ad-vinda do Direito Italiano,realizando serviços impor-tantes, mas dependente,sempre, de recursos públicos,através de convênios, sendono Rio Grande do Norte, ul-timamente exemplos, OAbrigo dos Idosos JovinoBarreto, tendo passado poruma intervenção do Ministé-rio Público e o MEIOS, reve-lado este ano a completa de-pendência do Estado e a fal-ta de estrutura.

O terceiro setor, entendi-do pelos reformadores doEstado, como o aglomeradode entidades da sociedade ci-vil de fins públicos e sem ob-jetivos econômicos, obteveum marco de ordem legal,com a edição da Lei9.790/99, introduzindo con-ceitos e a natureza de insti-tuições como Organizaçõesda Sociedade Civilcom inte-resse público – OSCIP, ino-vando ainda em uma contra-tação pública intitulada deTermo de Parceria.

O novo Código Civil de2002 disciplinou melhor aspessoas jurídicas, as associa-ções, as sociedades e as fun-dações, até com minúcias,chegando a adentrar no teordos estatutos sociais, tais co-mo, a gestão democrática, agarantia de convocação deassembléiapor 1/5 (um quin-to) do associado, os objetivose os registros.

Em face das fortes ques-tões sociais e de um Estadoque não consegue respondercom rapidez as demandas dasociedade, facilitou a partici-pação da sociedade civil emações de natureza eminente-mente pública, utilizando derecursos do erário, quandoas políticas públicas, princi-palmente as sociais estão emmomento de definição.

Os recursos, alguns consi-derados de alta monta e atégenerosos, com origens di-versas, incluindo as emendasparlamentares, em muitoscasos serviram apenas, paracooptação governamental,para favorecer interesses par-ticularistas, esquecendo dosobjetivos, finalidades e metasa serem cumpridas, sem fis-calização adequada princi-piando no oceano de desviose corrupção.

As últimas denúnciascontra o Ministério dos Es-portes, coloca novamente, ofavorecimento duvidoso pa-ra instituições do terceirosetor, muitos deles, afoga-dos nos recursos públicos ena cooptação governamen-tal com liames profundos decorrupção.

Organização. Marco Legal. Cooptação.Desvios e Corrupção.

passa e fica

A sociedade Civil, o terceirosetor e a corrupção

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Grupo Macambirais comemora 10 anos

cidadania

Tangará empossa novoConselho Tutelar

Em Tangará, tomaramposse os novos membrosdo Conselho Tutelar para otriênio 2011/2014. Emuma cerimônia que aconte-ceu na Câmara Municipal,o prefeito Jorge Eduardode Carvalho Bezerra, pas-sou o comando do Conse-lho Tutelar para os seguin-tes membros eleitos, porsufrágio universal: CarlosEriberto Barbosa da Fonse-ca, João Batista da SilvaJúnior, Francisco Claudiodos Santos, Flávio Alexdos Santos e Paulo Ferreira

Simplício.No cerimonial o prefeito

Jorginho, falou dos gran-des desafios que os empos-sados terão pela frente e sereportou as dificuldades dacriação do Conselho e todoo apoio que a Prefeituravem dando ao longo dessessete anos. O prefeito finali-zou suas palavras assumin-do o compromisso em con-tinuar apoiando o trabalhodos conselheiros para queeles possam desenvolverum trabalho em parceriacom o poder público.

para o mec

Educação de IelmoMarinho é destaque

O secretário municipal deEducação de Ielmo Mari-nho, José Roberto, partici-pou, entre os dias 21 e 23 desetembro, em Teresina/PI,da Conferência Regional doPlano Nacional de Educa-ção promovido pelo Minis-tério da Educação (MEC).

O encontro contou com aparticipação de secretáriosde educação dos estados doRio Grande do Norte, Cea-rá, Piauí e Maranhão.

“Foi um encontro impor-tante para ouvir experiên-cias e mostrar os nossos re-sultados”, disse o secretário.

Do Rio Grande do Norte,foram convidados, peloMEC, os secretários munici-pais de Tangará, Goianinhae Ielmo Marinho para deba-ter os números da educação.“Fomos convidados por ter-mos nos destacados nos úl-timos resultados do Ideb eProvinha Brasil”, relatouJosé Roberto.

Ielmo Marinho vem con-seguindo bons resultados naProvinha Brasil e no Índicede Desenvolvimento da

Educação Básica (Ideb).“Somos o 11⁰ município doRio Grande do Norte comrelação a nota do Ideb e naProvinha Brasil, nos últi-mos anos, conseguimos me-lhorar bastante nossa mé-dia”, disse o secretário.

A população de IelmoMarinho, especialmente ado distrito de Alegria, loca-lizado na Região Verde domunicípio, terá um dia espe-cial no próximo 22 de outu-bro.

A prefeitura está prepa-rando o evento denominado“Ielmo Cidadã”.

A ideia é levar todos osatendimentos prestados pe-la prefeitura para mais pertodos cidadãos. O evento serárealizado das 8h às 16h, naEscola Municipal João Vi-tor da Silva Lima.REUNIÕESAlgumas reuniões já fo-

ram realizadas entre os se-cretários municipais de oprefeito Germano Patriotapara definir quais ações se-rão realizadas durante o“Ielmo Cidadã”.

A Companhia de Dançase Cultura Popular PotiguarMacambirais comemoroudias atrás 10 anos de suces-so do Macambirais.

Embora hoje a grandemaioria dos seus componen-tes não seja os que deram osprimeiros passos, o mais im-portante é que permaneceviva a chama que há dezanos iniciava-se, fruto daidéia de Fabrício Lira e dejovens idealizadores de umprojeto que contou, de cara,com o apoio e incentivo doprefeito Pepeu. O gestor atéhoje apoia o instituto e vênele um canal de promovero jovem no espaço culturaltão esquecido neste país.

Durante a comemoração,que contou com a presençado prefeito, secretários eamigos, os componentesmostraram um pouco da tra-jetória vitoriosa do grupo.

Foram cerca de 3 milapresentações:

- Duas vezes no festivalde Olímpia/SP,tido como omaior da América Latina;

- Uma vez no São Joãodo Nordeste/SP;

Para o gestor, as atividades do grupo engrandecem a cidade

Prefeito Jorginho prestigiou a solenidade de posse

- Uma vez no Festival deFolguedos do Piaui;

- Seis participações naFeira Internacional de Arte-sanato (Fiart/RN);

- Escolhido duas vezescomo o melhor grupo doRio Grande do Norte;

- Campeões do FestivalInternacional de

Caruaru/PE- Escolhido em 2007 pela

CIOFF o melhor grupo Fol-clórico do País, sendo o es-colhido para representar oBrasil no maior evento cul-tural do mundo na França.

Resumindo assim apenasum pouco do trabalho doInstituto que hoje, além do

Macambirais, também agre-ga o Bratuq, que tem se des-tacado de igual forma poronde tem passado.

Pepeu, em suas palavrasressaltou seu compromissode continuar apoiando estetipo de iniciativa que só en-grandece o nome do Muni-cípio.

Municipios 3:2.qxd 21/10/2011 17:52 Page 2

Page 16: PN - Edição 395

Alberto Maranhão

fotos: socorro

Busto de Auta de Souza foi inaugurado no eventoJansen Leiros

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

comemoração

RÔMULO ESTANRLEYA Escola Estadual Auta

de Souza completou 100anos de fundação, no últimodia 19 de outubro. Localiza-da no centro de Macaíba, ainstituição é considerada co-mo uma das mais tradicio-nais na cidade. Pena que oprédio não conseguiu man-ter sua fachada original aolongo das últimas décadas!

Para comemorar a data, adireção escolar promoveuuma programação festiva,que incluiu palestras (comAnderson Tavares, pela ma-nhã, e Jansen Leiros, presi-dente da Academia Macai-bense de Letras, à noite), ex-posição, entrega de placas,inauguração do busto da pa-trona, além de homenagema professores e servidores fa-lecidos e aposentados.

Uma ala que chamou aatenção dos presentes aoevento, foi o painel com do-ze quadros desenhados a

grafite pelo artista plásticoWellington Potiguar, home-nageando dez professoras eduas funcionárias in memo-riam.

Antigo lar da poetisa Au-ta de Souza (autora do livro“Horto”), o espaço foi doa-do por João Câncio, Eloy eHenrique Castriciano deSouza, emocionados com ahomenagem à memória dairmã, que havia falecido dezanos antes, em 1901, vítimade tuberculose, aos 24 anos.

Ao proferir palestra sobrecomo se deu a instalação doentão Grupo Escolar Autade Souza, o historiador An-derson Tavares mencionouque o segundo governo deAlberto Maranhão (1908-1913) foi o mais fecundo derealizações no período daRepública Velha.

Dentro das reformas em-preendidas pelo governadormacaibense destacava-se aimplantação de uma rede

educacional primária que,com o apoio dos presidentesde intendência, se estendeua todo o interior do RN.“Convém destacar que a im-plantação dos grupos esco-lares no Ensino Público Bra-sileiro foi o principal projetodo regime republicano como intuito de proporcionaruma cultura escolar laica ecientífica”, disse.

Em Macaíba, foi o depu-tado estadual Coronel Pru-dente Alecrim, que militavana oposição, quem insistiujunto ao governador pelainstalação de um grupo es-colar na cidade, que tinhauma população estimadaem 14.284 habitantes.

“Naquela época, Macaí-ba contava apenas com umaescola masculina e outra fe-minina; escolas rudimenta-res e isoladas, localizadasnos povoados, além de pro-fessores particulares, osquais eram uma constante

na cidade e atendiam princi-palmente aos filhos dosmais abastados, educadosno ambiente doméstico”,acrescentou Tavares.

Alberto Maranhão nãohesitou e, no dia 19 de outu-bro de 1911, sancionou aLei Estadual nº 255 e insti-tuiu o Grupo Escolar Autade Souza.

Foi a partir daí que os ir-mãos de Auta de Souza sesensibilizaram com a home-nagem e doaram a antiga re-sidência da família para se-diar a escola. Prudente Ale-crim solicitou ao comérciolocal os móveis e utensíliosnecessários à instalação daescola e o coronel ManoelMaurício “Neco” Freire,que era intendente munici-pal designou o porteiro doprédio.

Logo em seguida foi de-signado Virgílio Otávio Pa-checo Dantas (1911-1914),juiz de direito da Comarca,

para ser o primeiro diretordo novo estabelecimentoeducacional. Após ele, ou-tros nomes se seguiram nocomando da instituição:Bartolomeu da Rocha Fa-gundes (1914-1915 e 1916-1922), Joaquim Manoel deMeiroz Grilo (1915-1916),Paulo Vieira Nobre (1923-1940), Arcelina Fernandesde Souza (1927), Dalila Ca-valcanti de Albuquerque(1942-1948), Maria NazaréMadruga Pereira (1948-1960), Nicaulis Maria doCarmo (1950), Enedina Au-gusta de Albuquerque Be-zerra (1961-1968), MariaNeta Peixoto de Lima(1968-1974), Mariluza deAlmeida e Silva (1974-1988), Berenice de SouzaGuedes (1988-2002), Mariade Fátima Souza (2002-2009) e Francisca GoretiFlorêncio da Silva (2009-).

No dia da sua inaugura-ção, era um domingo. Tanto

o Governo do Estado e a In-tendência de Macaíba esta-vam dispostos em homena-gear a memória de Auta deSouza e Augusto Severo, fa-lecidos em 1901 e 1902, res-pectivamente.

A sociedade macaibense,que tinha à frente as famíliasdos coronéis Prudente Ale-crim, Neco Freire e AfonsoSaraiva, organizaram umasérie de comemorações alu-sivas à data oficial de inau-guração do grupo escolar. Oalunado era misto, sendo di-vidido em seções feminino emasculino.

As primeiras alunas ma-triculadas foram: CrinauraFreire, Perolina Costa, Ode-te Loureiro, Anita Mesqui-ta, Elizabeth Loureiro, Car-melita Marinho, GrazielaMesquita, Alice e LuizaGarcia.

O primeiro aluno foi Oc-tacílio Alecrim (autor de“Província Submersa”).

são josé do campestre

Prefeito participa de lançamentode projeto “Saber Sanear”

O Ministério Público doRio Grande do Norte, o Go-verno do Estado, através daSecretaria de Meio Ambien-te e Recursos Hídricos, e vá-rias instituições parceiraslançaram na segunda-feira,dia 17, o projeto "SABERSANEAR". O lançamentoaconteceu pela manhã noauditório da sede da Procu-radoria Geral de Justiça, nobairro de Candelária, emNatal.

Participaram da soleni-dade, o prefeito de São Joséde Campestre, ZequinhaBorges, o secretário de Tu-rismo e Meio Ambiente,William Moura e o procu-rador geral do Município,Otacílio Neto.

O objetivo do projeto édar apoio técnico aos mu-nicípios do RN para elabo-ração dos Planos Munici-pais de Saneamento Básicoque contará com o apoio

de vários órgãos, como Se-cretaria de Meio Ambientee Recursos Hídricos – SE-MARH, integrada com aUFRN, CAERN, FUNA-SA, SESAP, ABES e FE-MURN.

Participaram do evento,o governador em exercícioRobinson Faria; o procura-dor-geral de Justiça, Ma-noel Onofre; a coordena-dora do projeto RachelMedeiros, o representantedo Ministério das Cidades,Marcelo Neves; a reitorada UFRN, Ângela Paiva;o presidente da Caern,Walter Gasi; o diretor-ge-ral do IDEMA, MarceloToscano; o presidente daFunasa no RN, RobertoGermano; o presidente daFemurn, Benes Leocádio,além de vários prefeitos esecretários municipais demeio ambiente de váriosmunicípios.

cidadania

Carnaubais tem projetoTransparência e Cidadania

No último dia 11, noConjunto João Teixeira Fi-lho, foi realizado em Car-naubais a volta do projetoTransparência e Cidadania.O projeto será comandadopelo secretário de Finançase Planejamento, FrancimirWanderley.

O projeto consiste emprestar contas do dinheiropúblico arrecadado e aplica-do, levando a população to-dos os esclarecimentos.

O Governo Fazendo oFuturo acredita no povocarnaubaense na constru-ção de uma sociedade me-lhor e nada melhor que atransparência e a participa-ção popular na formação dademocracia.

O Governo Fazendo oFuturo prepara cincograndes obras para serementregues ainda este anoao povo carnaubaense.Primeiro, será a ampliação

do posto de saúde do En-troncamento. Segundo, se-rá a iluminação pública doAssentamento Cavaco;terceiro, a iluminação doSítio Umbuzeiro; quarto, apraça do Pacheco; e, quin-to, o Centro Integrado deInfância, também no bair-ro Pacheco.

O projeto Criança 2000.Na pauta, o fechamento deuma parceria entre o Gover-no Fazendo o Futuro e oSESI para realização desteno município de Carnaubaispróximo dia 5 de novembro,das 8h às 12h.

O Projeto Criança 2000tem por objetivo prevenire tratar patologias pediá-tricas e ginecológicas decrianças e adolescentes,melhorar a qualidade doensino público dos muni-cípios visitados e desper-tar nos gestores sua im-portância.

Macaíba: Escola Auta de Souza completa 100 anos

ação

Projeto Nascer Bem é feitoem Messias Targino

Aconteceu no dia 20, às14h, no Centro de SaúdeEdino Jales, em MessiasTargino, mais uma palestrado Projeto Nascer Bem.

A palestra foi ministradapela Fisioterapeuta VivianeGonçalves e pela Enfermei-ra PSF - Programa Saúdeda Família, Tárzia Cortez.

Com o tema "Aleita-

mento Materno", as pales-trantes explicaram os be-nefícios que ele traz tantopara a mãe quanto para acriança.

Ao final da palestra, fo-ram sorteados vários brin-des para todas as gestantes.As que entrarão em traba-lho de parto nos próximosdias, receberam um "Kit".

Francisca Goreti, diretoraAnderson Tavares

Mulher é beneficiada com ação do projeto

Municipios 4:2.qxd 21/10/2011 17:39 Page 2

Page 17: PN - Edição 395

PÁGINA 5POTIGUAR NOTÍCIAS MunicípiosParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Na quarta-feira (19), aHyundai Elevators convo-cou a imprensa para divul-gar a sua entrada no merca-do brasileiro de elevadores.No país, a empresa fez par-ceria com a pernambucanaWollk Elevadores. E com asociedade, passará a se cha-mar Hyundai ElevadoresWollk. A empresa tambémcomercializará plataformas,além de escadas e esteirasrolantes.

Um dos maiores da Co-réia, o grupo Hyundai en-volve empresas no ramo au-tomobilístico, de navios pe-troleiros, seguros e elevado-res, por exemplo. No Brasil,a empresa é destaque navenda de carros e já cons-truiu equipamentos maríti-mos para a Petrobrás. Ten-ta, portanto, despontar nomercado de elevadores doolho no crescimento domercado da construção ci-vil, principalmente no Nor-deste.

Desde 2009 a companhiajá anunciou investimentosem uma fábrica de máqui-nas pesadas e um estaleirono estado do Rio de Janei-ro, além da produção de au-tomóveis no interior de SãoPaul e mostrar interesse emparticipar do leilão do trem-bala. Agora, a empresa assi-na em Pernambuco o acor-do para a montagem localde elevadores com a Wollk,única empresa brasileira doramo fora do eixo Rio - SãoPaulo.

Em comunicado oficialda Wollk, o diretor superin-tendente da marca disse queesta é “uma parceria que vaitrazer mais inovação, designe tecnologia. Vamos comer-cializar elevadores diferen-ciados e de alto padrão. Per-feitos para qualquer proje-

HyundaiHyundai

to”. Já o diretor geral da em-presa no Brasil, Gi SeobKim, afirmou que está certoque, junto com o parceiro lo-cal, ela estará pronta paraatender com excelência omercado brasileiro.

Tecnologia

A Hyundai ElevadoresWollk pretende abocanharcerca de 20% do mercadobrasileiro nos próximos cin-co anos. A meta é alcançaras três principais concorren-tes brasileiras, que hoje têma fatia de 95% do mercadonacional.

Para o diretor de Marke-ting e Venda da Wollk Eleva-dores, Ernesto Cerqueira, atecnologia superior à encon-trada no mercado brasileiro

é a arma da empresa paraconseguir atingir o alvo. AHyundai Elevadores tem osparâmetros da segurança,eficiência energética, meio-ambiente e tecnologia líder.Segundo Cerqueira, tais pa-râmetros fazem da empresalíder em tecnologia.

A linha de elevadores develocidade superalta dispõede aparelhos que fazem tra-jetos em velocidade de 300metros a 1.080 metros porminuto e capacidade de 17pessoas, acima de 1.150 qui-logramas. A empresa possuielevadores sem casa de má-quina que proporcionammelhor aproveitamento doespaço dos edifícios e exclu-sivos elevadores marítimos,usados em navios de cruzei-

ros, petroleiros, etc. Uma das principais vanta-

gens da tecnologia Hyundai,citadas por Cerqueira, é queela permite que o produtoseja adequado à necessidadedo comprador. Hyun dai Ele-vadores Wollk tem diversostipos de elevadores, bem co-mo seus acessórios. O clien-te pode escolher o modelodos painéis operacionais dacabina, das botoeiras de pa-vimento, botões, entre ou-tras coisas. Cada ambientepode ter detalhes diferencia-dos que o torna único.

Outra preocupação dogrupo é com a manutençãodo seu produto. Em caso defalha, a empresa disponibili-za um número para ligaçõesgratuitas e técnicos em to-

das as capitais do país.

nordesTe

A região é vista combons olhos pela compa-nhia. Antônio Carlos Ros-set, executivo que veio aNatal representando a pre-sidência nacional da Hyun-dai, afirmou que o Nordes-te tem atualmente uma ta-xa de crescimento enorme,maior que a do Sudeste edo Sul do país. “É necessá-rio investir no Nordeste. Oempresário que quer cres-cer no Brasil tem que virpara cá”, pontuou. Rossetconcluiu dizendo que a em-presa cresceria bastante noBrasil, principalmente naregião.

O Rio Grande do Norte

foi o local da primeira ven-da de elevadores panorâmi-cos da empresa. Os doisequipamentos serão insta-lados brevemente no Aero-porto Augusto Severo, emParnamirim.

George Dantas é o repre-sentane da Wollk em Natal.Busca promover a marca nacapital e no RN. A marcatambém já chegou em Mos-soró e conquistou clientesna capital do Oeste.

O aquecido mercado daconstrução civil mantém emalta a comercialização deelevadores no Brasil. So-mente em 2011 serão movi-mentados cerca de R$ 3 bi-lhões, fatia da qual a Hyun-dai Elevadores Wollk querparticipar em breve.

fotos: Igor Jácome

inova em tecnologia de elevadores e apostano desenvolvimento da Região Nordeste

Parceira com a WollkElevadores visa

alcançar o mercadonacional

Acima: os executivos George Dantas, ErnestoCerqueira e Antônio Rosset. Ao lado: Cerqueirafala sobre os produtos da companhia

municipios 5:Potiguar 6 x 3.qxd 21/10/2011 17:55 Page 2

Page 18: PN - Edição 395

Chico Pombinha completa 60 anosRÔMULO ESTÂNRLEY

O cordelista FranciscoQueiroz da Silva, popular-mente conhecido por ChicoPombinha, estará comple-tando 60 anos de vida, nestepróximo dia 28 de outubro.

Nascido em Macaíba, sediz um “autêntico macai-bense da gema”, conformese autodescreveu em umcordel que tem o nome doano em que nasceu, “1951”.

Filho do casal AntônioQueiroz da Silva e JulietaQueiroz da Silva, ChicoPombinha tem como irmãos(Francisco de) Assis e JoséQueiroz da Silva (Cabelei-ra). O futuro cordelista tevegrande parte de sua infânciadedicada ao trabalho.

Iniciou seus estudos noGrupo Escolar Auta de Sou-za (que neste mês comple-tou 100 anos de fundação,agora sob a denominação deescola estadual). Mas nãochegou a concluir sequer oantigo primário.

Aos 17 anos, começou tra-balhando no centro da cida-de, alugando um bar com si-nuca, em que passou 13 anosnessa atividade. Foi nessaépoca que ganhou o apelidoque o acompanha até hoje. Éque o artista plástico JosafáAlves havia feito a pintura emdestaque de uma pomba nu-

ma das pare-des do bar.A partir deentão, o pro -p r i e t á r i oFr a n c i s c oQueiroz pas -sou a ser as-sociado à fi-gura da ave.

Em 1974,c a s o u - s ecom LúciaMaria. Des-sa uniãoa m o r o s a ,n a s c e r a mtrês filhos:F a b i a n a ,Fábio eFag ner; esuas netas:Vitória, de8 anos, eGiovanna, 2 anos.

Em 1985, Chico Pombi-nha foi contratado pelo Go-verno do Estado para traba-lhar como inspetor na Esco-la Estadual Alfredo Mesqui-ta Filho, estabelecimento deensino em que dedicou 12anos de trabalho.

Ao mesmo tempo em queexercia o funcionalismo públi-co, montou um ponto comer-cial (ou “local”, na linguagempopular), no Centro de Abas-tecimento, em 1997. Mas,Chico Pombinha decidiu de-dicar mais tempo ao seu negó-

cio e resolveuaderir ao Pro-devir, umprograma dede mis são vo-luntária doentão gover-no de Gari-baldi Filho.Tempos de-pois, em2004, desfezdo comércioe atualmentetrabalha nacapital poti-guar.

De acordocom o entre-vistado, hou-ve um perío-do em sua vi-da de dificul-dades finan-

ceiras. O curioso é que foijustamente nessa fase queele despertou o seu talentopara o cordel. “Aos 54 anos,escrevi o meu primeiro cor-del. Eu encontrei na literatu-ra a saída para os meus pro-blemas financeiros”, reve-lou, acrescentando que a ar-te de escrever cordel funcio-nou como uma terapia, poisfazia com que ele esqueces-se seus problemas.

Chico gostava de ler cordelquando jovem, mas nuncaimaginou escrever um dia.“Foi por acaso”, diz.

Pombinha conta, com or-gulho, que conseguiu dar avolta por cima sem precisarabandonar de sua queridaMacaíba.

Nesse pouco tempo emque iniciou sua produção poé-tica, destaca alguns trabalhosque considera os melhores:“A História de um Líder”, emque ele fala sobre ValérioMesquita; “A História deXandoca”, “Jogador Com-pulsivo”, “O Menino de Pou-ca Sorte”, “Coisas da Nature-za”, “A Lenda da Cachaça”,“ABC 2010”, “Memória deum Torcedor”, “O Pobre e oRico”, “História de J. do Cô-co”, “Um Conto de Amor”,“Romance no Titanic”, “UmAninho de Giovanna”, “OSonho Fracassado”, “Um Ti-me de Futebol”, entre outros.

Ao se sentir lisonjeadopela entrevista, Chico Pom-binha faz questão de men-cionar o trecho de uma can-ção do saudoso cantor Nel-son Gonçalves: “Sei queamanhã, quando eu morrer,os meus amigos vão dizerque tinha bom coração. Al-guns até hão de chorar equerer me homenagear, fa-zendo de ouro um violão,mas depois que o tempopassar, ninguém vai se lem-brar que eu fui embora. Porisso, quem quiser fazer pormim, que faça agora”.

PERFIS POPULARES DE MACAÍBA

PÁGINA 6POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Rômulo Estânrley

Vereadores debatem questões sobre o transporte alternativo

O presidente da Atac/RN (Associação dos Proprietá-rios e Condutores de Transporte Alternativo Complemen-tar do Estado do RN), Anderson Araújo, marcou presençana sessão do último dia 20, na Câmara Municipal de Ma-caíba. Na ocasião, explanou sobre o funcionamento doserviço prestado pelos “loteiros” no RN e ainda como es-tão as negociações com o governo do estado, para que aatividade seja regularizada. Segundo o Blog do Barbosa, aproposta de regularização da atividade já se encontra coma governadora Rosalba Ciarlini. A Assembléia Legislativacriou uma comissão para acompanhar a negociação. Osloteiros são cerca de 10 mil em todo o estado, transportan-do, em média, 40 mil pessoas por dia, o que aponta suaimportância para a economia do estado, uma vez que ospassageiros se deslocam entre as cidades principalmentepara consumir produtos e serviços. Em todos os 167 muni-cípios do RN existem “loteiros”, que prestam serviço dife-renciado, pegando e deixando passageiros em casa, trans-portando doentes para hospitais, para tratamentos médi-cos na capital (inclusive alguns veículos são contratadospor prefeituras), levando encomendas, de forma rápida esegura.

Emenda Cabeça de avestruzA sessão da Câmara Municipal de Macaíba, do último

dia 20, foi bastante tumultuada. As discussões entre os ve-readores Antônio França (PTN) e Francisco Maia (PSDB)chegavam a soltar faíscas! O motivo: o estabelecimento decritérios para se outorgar títulos de cidadania macaibense.A proposta de emenda ao Regimento Interno da Casa foifeita por Aluísio Sílvio (PMDB).

Emenda Cabeça de avestruz 2Aluísio Sílvio defendeu que deveria se criar normas

mais rigorosas para se aprovar concessões de títulos. MasDr. Antônio França sugeriu uma emenda colocando (vejasó!) o voto secreto para este tipo de votação. Maia, por suavez, foi contra, atribuindo o voto secreto para políticos“covardes”, que na atual conjuntura da política brasileiraencontram-se ultrapassados, pois o povo tupiniquim nãoaceita mais esse tipo de votação.

Emenda Cabeça de avestruz 3Para um analista da política local, o intuito de Dr. Antô-

nio (em defender votação secreta para Título de CidadãoMacaibense) era para não desagradar a quem não tivesseseu nome aprovado para receber a honraria e, desta forma,não angariar a antipatia (ou inimizade) de quem a repro-vou. O caldo engrossou quando Eduardo “Rôdo” Santos(PR) se solidarizou com Maia.

Macaíba: 134 anosMacaíba estará completando 134 anos de emancipação

política, nesta quinta-feira, dia 27 de outubro. A emanci-pação política de Macaíba ocorreu no final do séculoXIX, precisamente no dia 27 de outubro de 1877, atravésda Lei 801. Com essa Lei, o que era ainda uma vila foielevada à categoria de Município, denominando-se Muni-cípio de Macaíba.

Lacerda esteve na ChinaFoi aberto no último dia 15, na China, o Seminário so-

bre Oportunidades de Investimentos e de Negócios noBrasil, do qual participaram o presidente do Sistema Fe-comercio RN, Marcelo Queiroz e os presidentes do Sindi-cato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz AntônioLacerda; e do Sindicato do Comércio Varejista de Mosso-ró, Jair Urbano Queiroz.

[email protected]

RÔMULO ESTÂNRLEY

Fruto do projeto pedagó-gico “Cordel na Escola” foilançado, no último dia 20,no Distrito Industrial de Ma-caíba, o filme “Os Pés de Be-nedita”, do cordelista Hail-ton Mangabeira. Educadorda Escola Municipal Profes-sor João Faustino, Hailtonescreveu o roteiro do filme ea direção geral ficou a cargodo quadrinista Lula Borges.A direção artística é deGláucio Teixeira Câmara e atrilha sonora de Carlos Zens.

O filme retrata o cotidianode um prestanista (pessoa quevende bugingangas e merca-dorias a prestação). Nele, te-mos a participação especialdos moradores da própria co-munidade do Distrito Indus-

trial de Macaíba, que serviude locação para as gravações.

Os atores do filme sãoalunos da escola, funcioná-rios, ex-alunos, pais e comu-

nidade escolar. O projeto“Cordel na Escola” vem sen-do desenvolvido desde mar-ço de 2006, através de expo-sição de cordéis permanente.

Na programação do even-to, houve apresentação mu-sical com João Maria, Gláu-cio Câmara, Fábio Augustoe Eliezer Francisco; lança-mento dos cordéis “ABC deMacaíba”, do professor Se-bastião Palhares, e “Cami-nhos para a liberdade”, deMiguel Arcângelo Campos;quarteto de clarinete; e reci-tal de Hailton Mangabeira,além de exposições de cor-déis de Boquinha de Mel exilogravuras de SebastiãoPalhares. O evento contoucom o apoio da Prefeiturade Macaíba.a

O DVD do filme está sen-do vendido a R$ 10,00. Inte-ressados, entrar em contatocom Hailton Mangabeira,pelo e-mail: [email protected].

Filme “Os Pés de Benedita” tem aparticipação de populares de Macaíba

Chico Pombinha

O cordelista Hailton Mangabeira é o

roteirista do filme produzido na escola

Municipios 6:Potiguar 6 x 3.qxd 21/10/2011 17:01 Page 2

Page 19: PN - Edição 395

PÁGINA 7POTIGUAR NOTÍCIAS

EspEcialParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Cidadão natalenseO escritor cearamirinense Pedro Simões recebeu na

quarta, dia 19, o Título de Cidadão Natalense. A pro-posição foi do vereador George Câmara (PC do B).

Parabéns

para Jacson

O jornalista JacsonDamasceno, que vemse destacando na TV,fez idade novaontem, no domingodia 23. A colunadeseja parabéns aojornalista.

Poeta Iara lança livroNo último dia 15, a professora e poeta Iara MariaCarvalho lançou em Currais Novos, seu primeiro

livro: “Milagreiras”. Na foto, ela com a primatambém poeta Luciene Danvie.

Parabéns para vocêA bióloga e professora Sandra Rejane Sousa

completou idade nova ontem, domingo dia 23. Acoluna deseja felicidades à amada do editor geral

deste PN, Cefas Carvalho.

Primeiroshow daCompor

Formada por músicose outros agentes dacadeia produtiva da

música, a COMPORfez sua primeira

aparição pública noshow Uníssono dia18de outubro no palco

do anfiteatrodo campus da UFRN,

dentro daprogramação da XVII

Cientec.Uma versão

instrumental domesmo show também

foi tocada.

Projeto da UfersaUm projeto de extensão desenvolvido pelo cursode Engenharia de Pesca da Universidade Federal

Rural do Semi-Árido para a produção decamarão poderá servir de modelo como

alternativa para os pescadores artesanais do paíscomo forma de geração de emprego e renda.

Trata-se do Projeto de Fomento a 1ªCarcinicultura com Licença Ambiental,

coordenado pelo professor Marcelo Augusto, daUFERSA. A experiência vem sendo desenvolvida

na Associação dos Criadores de Camarão.

Lançamento de livroO fotógrafo Antonius Manso (Delirius Criativus)

prestigiou o lançamento (dia 18) do livro dojornalista e dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq.

Ação deleitura

Foi um sucesso aprogramação daAPIL - AçãoPotiguar de Incentivoà leitura, promovidaem Natal na semanapassada pelos JovensEscribas. Uma dasatrações foi a mesaformada pelosescritores MárioPrata e Nei Leandro(Paulo Araújo comomediador).

Abba noSal e Brasa

Integrantes doespetáculo ABBA TheShow estiveram emNatal paraapresentação única eaproveitaram a noiteda segunda-feira (17)para conhecer umpouco da gastronomiada cidade. O localescolhido para o jantarfoi a Churrascaria Sale Brasa.

Municipios 7:2.qxd 21/10/2011 17:59 Page 2

Page 20: PN - Edição 395

Parnamirim recebe visita da atleta Ana Mozeresporte

Dia do Médico é celebradoem Parnamirim

festa

Começa instalação dacobertura do teatro

arte

Projeto será implantado em escola de Monte Castelo

PÁGINA 8POTIGUAR NOTÍCIASMunicípios-parnaMiriM Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

emerson do amaral

emerson do amaral

História Presbiteriana A Igreja Presbiteriana doBrasil (IPB) completou dia12 de agosto de 2011, 152anos de fundação. Primei-ra denominação Evangéli-ca do Brasil e do RioGrande do Norte, a igrejaestá vinculada ao nome domissionário norte-ameri-cano Ashabel Simonton(1833-1867), natural deWest Hanover, no sul daPesilvânia. A denomina-ção com raízes na Refor-ma Protestante do séculoXVI, preserva a teologiacalvinista como essênciadoutrinária, mas enfrentadesafios para crescer.

Conselho políticoChegou a informação aobirô da coluna que, emreunião realizada dia 8 deagosto último, no Paláciodo Planalto, em Brasília(DF), a presidente da Re-pública, Dilma Rousseffconversou com os líderes epresidentes de partidosaliados integrantes doConselho Político da Pre-sidência da República. Otema principal abordadofoi a necessidade de uniãode todos em tempos decrise econômica mundial.Também esteve no encon-tro o ministro da Fazenda,Guido Mantega.

Desenvolver o corpo e opensamento. Esse, em resu-mo, é o objetivo do projeto“Esporte na Escola”, desen-volvido pela ex-jogadora daSeleção Brasileira de Vôlei,Ana Mozer, presidente doInstituto Esporte & Educa-ção. Em Parnamirim, o pro-jeto será implantado na Es-cola Municipal Luiz Mara-nhão, no bairro de MonteCastelo.

A escola foi escolhida emfunção da localização, nobairro onde mora o ganha-dor de uma promoção feitapelo programa “Domingãodo Faustão”, exibido aosdomingos na Rede Globo.O projeto vai se desenvolvi-do durante um ano com os1.170 alunos da unidade deensino e de outras escolasda comunidade.

“O projeto não é só paraos alunos da escola. Nossapretensão é sair dos murospara trazer a comunidade,fazer atividades para as ou-tras escolas do bairro e do

município. Temos algumasmetas de eventos, mas todaa articulação depende doenvolvimento aqui na cida-de”, explicou Ana Moser.

A escola foi contempladacom R$ 100 mil para reali-zação de melhorias em suainfraestrutura, com a insta-lação de equipamentos es-portivos. Ana Moser contouque serão trabalhadas diver-sas modalidades esportivas,dependendo das caracterís-ticas e aptidões das pessoas.“Não é só para os bons debola”, brincou.

“O esporte educacionalnão tem essa limitação. Amodalidade é o fim da estra-tégia de todo o processo departicipação. Eu joguei 15anos profissionalmente, mascomecei a jogar aos seteanos e não fiz só vôlei. Naminha infância e adolescên-cia, fiz tudo quanto é espor-te. Quanto mais variada fora prática, você tem mais ele-mentos de coordenação pa-ra fazer qualquer coisa”, co-

Em comemoração aoDia do Médico, 18, a Se-cretaria de Saúde promo-veu na manhã daqueledia, no auditório do Cen-tro Administrativo, umapalestra motivacional coma participação da Tera-peuta Ocupacional CléoMara, da Farmácia SantaFé. O evento foi dirigido atodos os 32 profissionaisda Estratégia de Saúde daFamília.

A coordenadora esta-dual de saúde, MariahNascimento, explicou queo evento foi promovidopara estimular os médicosdentro do seu ambiente detrabalho. O tema escolhi-do foi “O caminho da feli-cidade no trabalho”. “Es-

sa foi uma forma que en-contramos de homena-gear os médicos e ao mes-mo tempo oferecer a elesuma ferramenta para queeles se sintam motivados efelizes nas atividades quedesempenham”, disse.

Cléo Mara, durante apalestra, fez questão deabordar a questão dos va-lores, do amor, da cumpli-cidade e, principalmente,sobre as atitudes que po-demos tornar para tornara vida mais feliz ao ladoda família e dos compa-nheiros de trabalho. A te-rapeuta ocupacional tam-bém apresentou vídeos,mostrando o que é o ho-mem perfeito e o que é amulher perfeita.

O Cine Teatro de Parna-mirim começou a receber,desde quarta-feira (19), asestruturas metálicas que vãosustentar a cobertura daobra. A previsão é que a ins-talação, feita com o auxíliode um guindaste, seja con-cluída em dois ou três dias.Depois disso, será armada aparte final do teto.

Na segunda-feira (17), oprefeito Maurício Marquesvistoriou o andamento dasobras. Iniciada há apenasdois meses, a construção jáestá bastante adiantada. Oprazo inicial de conclusãoestava previsto para 180dias, mas foi reduzido para150.Já a capacidade de pú-blico do teatro, antes pro-gramada para 500 pessoas,

foi ampliada para 600, como mesmo orçamento (R$ 5,2milhões). A área construídaé de quatro mil metros qua-drados. A obra está sendoerguida dentro do ParqueAluízio Alves, no bairro daCohabinal.

Quando estiver pronto, oteatro abrigará salas paraoficinas, salão para exposi-ção, além de salas para abri-gar ensaios de orquestra, ba-lé, escola de dança, forma-ção de atores e mezaninopara exposições.

O prefeito MaurícioMarques, na visita que fezao canteiro, comemorou oavanço das obras e reite-rou que o teatro será “acasa dos artistas de Par-namirim”

mentou.Ana Moser disse que a es-

tratégia do projeto é “daroportunidade para que to-dos participem” e, dessa for-ma, “tenham a chance dedesenvolver sua coordena-ção e ações motoras, mastambém aprender a pensarmelhor”. “O esporte faz is-so, ajuda a pensar melhor,desenvolve o pensamento.

Além disso, tem tambémaquela questão do relacio-namento, porque as açõessão coletivas. Os alunosaprendem melhor a se rela-cionarem uns com os ou-tros”.

A secretária municipal deEducação, Vandilma de Oli-veira, comemorou a escolhade Parnamirim para recebero projeto.

[email protected]

ClaudinoLeite

São Paulo sedia Congresso Internacional de Missões

Nos dias 16 e 17 de novembro, a Convenção Geral dasAssembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a Casa Publi-cadora das Assembleias de Deus (CPAD) promovem o 2ºCongresso Internacional de Missões (CIMAD). O concla-ve será realizado no Templo da Assembleia de Deus no Be-lemzinho em São Paulo, situada na Rua Conselheiro Cote-gipe, sob a presidência do pastor José Wellington Bezerrada Costa. Com o tema “O Clamor do Mundo e a Realida-de Missionária”, o evento pretende impactar a todos osparticipantes e inspirá-los a fazer missões: orando, contri-buindo e partindo para o campo missionário. A divisa dasegunda edição do CIMAD é: Crerem? E como crerão na-quele de quem não ouviram? E como ouvirão se não háquem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?Como está inserido nas Sagradas Escrituras: “Quão formo-sos são os pés dos que anunciam o evangelho de paz dosque trazem novas de boas cousas” (Romanos 10:14-15).Na programação do congresso, os preletores nacionais einternacionais abordarão os temas: como fazer missão narealidade brasileira, a importância do preparo para o futuromissionário, visão missionária, visão missionária das As-sembleias de Deus nos Estados Unidos, a realidade dosmissionários brasileiros no exterior, o segredo da visão mis-sionária bem sucedida, a realidade missionária na Ásia, si-tuação missionária na América Latina, estratégia para al-cançar povos não alcançados, literatura como estratégiapara a obra missionária, cuidado da igreja com o missioná-rio, a responsabilidade da Assembleia de Deus no pós-cen-tenário, entre outras temáticas atrativas e essenciais paraaqueles que desejam cumprir a Grande Missão. Mais infor-mações pelos telefones (21)-2406-7400 ou (21)-24067352.

Casais com CristoO pastor José Lúcio Ribeiro Filho, diretor do

Departamento de Família, do Templo Central daAssembleia de Deus, no Alecrim, informa que após aconsiderável melhora do estado de saúde do presbítero

Instênio Santos, será realizado o 30º Encontro de Casaiscom Cristo (ECC), no período de 2 a 4 de dezembro, naEscola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, no bairro

de Candelária. O sorteio das fichas será realizado dia 5 denovembro, na Rua José Farache, 35, em Lagoa Seca,

proximidades do Shopping Midway.

AnglicanosUma pesquisa interna revelou que se a Igreja Anglicana nãoatrair jovens aos seus arraiás, poderá acabar em 20 anos. Osatuais membros tem idade média de 61 anos e a quantidade

de adultos caiu pela metade e o de crianças mais ainda.

Conferência PentecostalO último evento do ano de 2011 promovido pela

CGADB em comemoração ao Centenário das As-sembléias de Deus no Brasil já tem programação defi-nida. Será a Conferencia Pentecostal, que será reali-zada na Região Sudeste, na cidade de São Paulo (SP),no período de 12 a 15 de novembro. O encerramentoestá previsto para ocorrer no Estádio do Pacaembu,com capacidade de 42,2 mil pessoas.

O evento foi dirigido para os 32 profissionais da área

emerson do amaral

Após essa fase, será armada a parte final do teto

municipios 8:2.qxd 21/10/2011 18:02 Page 2

Page 21: PN - Edição 395

PÁGINA 1POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 21/10/2011 18:10 Page 2

Page 22: PN - Edição 395

PÁGINA 2POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Classificados 2:2.qxd 21/10/2011 18:11 Page 2

Page 23: PN - Edição 395

Visite nossa loja e venha conferir muitasofertas todos os dias.Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutase Verduras, a Sexta da Carne e u fim desemana recheado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos emdomicílio e funcionamos de segunda a sábado, das 7:00às 20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

PÁGINA 3POTIGUAR NOTÍCIAS ClassifiCadosParnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Utensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Calssificados 3:2.qxd 21/10/2011 17:18 Page 2

Page 24: PN - Edição 395

PÁGINA 4POTIGUAR NOTÍCIASClassifiCados Parnamirim - 24 de outubro de 2011 - segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 21/10/2011 19:03 Page 2