plano&daunidade&curricular -...

10
PLANO DA UNIDADE CURRICULAR Curso de Profissionalização em Serviço 2015/2016 [email protected]/ [email protected] UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA Português, Estudos Sociais e História PROFESSOR: J. António Moreira/ Branca Santos

Upload: lamdieu

Post on 14-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

 

PLANO  DA  UNIDADE  CURRICULAR  

Curso  de  Profissionalização  em  Serviço      

2015/2016  

[email protected]/    [email protected]  

UNIDADE  CURRICULAR  SEMINÁRIO  DE  PRÁTICA  PEDAGÓGICA-­‐    Português,  Estudos  Sociais  e  História  PROFESSOR:  J.  António  Moreira/  Branca  Santos        

Introdução

O Plano da Unidade Curricular (PUC) é um documento que o acompanhará ao longo do semestre e funcionará como um “mapa do curso” para si enquanto estudante. Este PUC descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto da sua classe virtual. Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do curso, das actividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação. Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.

1. Apresentação da Unidade Curricular 2. Competências 3. Roteiro de Conteúdos 4. Metodologia 5. Recursos 6. Avaliação 6.1. Cartão de Aprendizagem 6.2. Calendário de de Avaliação Contínua 6.3. Exame 7. Plano de Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08  Fall  

 

1. Apresentação da Unidade Curricular  

Nesta Unidade Curricular serão abordadas as principais questões/desafios que se colocam aos professores do grupo 200, de Português e História e Geografia de Portugal, no âmbito da relação pedagógica. Pretende-se, assim, que os estudantes identifiquem os problemas da sua prática no âmbito da área científica que lecionam e reflitam sobre os mesmos. Essa reflexão deverá dar origem à construção de uma proposta de intervenção enquadrada pelos problemas identificados, tendo particular atenção às estratégias de motivação e intervenção em sala de aula a utilizar, bem como à fundamentação científica da prática pedagógica sugerida.

2. Competências

Pretende-se, pois, que no final desta unidade curricular o estudante:

• possua capacidade de problematização do papel do Português, da História e da Geografia portuguesa na sociedade e na educação em particular;

• faça uma utilização crítica das várias metodologias no ensino do Português e da História e da Geografia de Portugal;

• compreenda a diversidade de orientações metodológicas e avaliativas no ensino do Português e da História e Geografia de Portugal.

• elabore planificações a longo, médio e curto prazo. • possua capacidade crítica e espírito inovador em matérias educacionais.

3. Roteiro de Conteúdos

A unidade curricular encontra-se organizada em três grandes unidades temáticas que serão desenvolvidas sequencialmente.

I. DIDÁTICA DO PORTUGUÊS

1. O espaço da didática 2. A relação ensino/aprendizagem. 3. A Didática da língua materna- especificidades e princípios metodológicos. 4. Finalidades do ensino do português 5. Conteúdos programáticos 6. Objetivos da didática da língua II. O PROFESSOR E AS OPERAÇÕES DIDÁTICAS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 1. Estratégias e práticas de aprendizagem no ensino da História e Geografia de Portugal. 1.1. Novas abordagens e práticas em blended learning. 2. Recursos scripto, visuais, audivisuais e multimédia no ensino da História e Geografia de Portugal. Propostas de utilização didática.

3. A imagem enquanto ferramenta educativa. 3.1. Documentos iconográficos digitais e metodologias para a sua leitura. 3.2. A imagem fílmica: o filme narrativo ficcional e o filme não narrativo- documentário. A análise pedagógica e a construção de materiais pedagógicos. III- A PLANIFICAÇÃO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 1. Organização do ensino. 2. Aspetos a considerar na planificação do ensino. 3. Conceito e funções da avaliação. 4. Instrumentos de avaliação. 5. A planificação em ambientes combinados de aprendizagem- a construção de guias pedagógicos ou planos de unidades temáticas.

4. Metodologia

A aprendizagem constrói-se com base no trabalho individual e no trabalho colaborativo. O estudante deve desenvolver o seu estudo de uma forma independente e autónoma e participar nos fóruns de discussão, partilhando experiências, reflexões, análises críticas e ideias resultantes das leituras e interpretação de textos realizadas ao longo do semestre. Nesta unidade curricular o processo de ensino e aprendizagem privilegia a comunicação assíncrona. Assim, o espaço de trabalho organiza-se do seguinte modo: Um espaço inicial de boas vindas, onde encontra o placard de Notícias, um espaço onde poderá fazer a sua apresentação e o PUC. Os conteúdos, apresentados no Roteiro de Conteúdos, estão agrupados em torno de três temáticas. Cada uma delas será disponibilizada na plataforma, sequencialmente, ao longo do semestre. Em cada um destes espaços serão colocados os objectos de aprendizagem de leitura obrigatória. Os principais objectos de aprendizagem scripto e audiovisuais serão disponibilizados em cada tópico, sendo ainda disponibilizados um conjunto de materiais de consulta. Assim, o tratamento dos temas indicados segue, na generalidade, um percurso organizado em três fases: 1ª Fase - Trabalho individual, para leitura e análise dos textos da bibliografia obrigatória referentes a cada um dos temas. 2ª Fase - Participação em Fóruns Moderados pelos Estudantes, para trabalhar em conjunto com os colegas da turma. 3ª Fase - Participação em Fóruns Moderados pelo Professor, para esclarecimento de dúvidas suscitadas ao longo do trabalho anterior. Para a entrega dos e-fólios ao professor, os estudantes devem clicar no e-fólio respectivo e submeter o trabalho seguindo as instruções. Indicações sobre a organização dos Fóruns. Fóruns Estudantes O objectivo principal destes fóruns é construir um espaço de trabalho dos estudantes. Procurando ser um local de suporte à aprendizagem colaborativa, estes fóruns são

organizados, moderados e geridos pelos próprios estudantes. Poderá aqui encontrar-se com os seus colegas, organizar temas de discussão, discutir as suas leituras, trocar ideias, partilhar resultados de pesquisas realizadas individualmente, etc. Fóruns moderados pelo Professor O objectivo principal dos fóruns moderados pelo professor é acompanhar o estudo. Assim, os alunos deverão colocar, neste fórum, dúvidas e pedidos de esclarecimento sobre os conteúdos. Estes Fóruns estarão abertos durante um período de tempo determinado, indicado no ponto 7- Plano de Trabalho, e a participação dos estudantes não é objecto de avaliação.

5. Recursos

A unidade curricular está organizada de forma a facilitar e estimular o processo de aprendizagem e a reflexão crítica sobre os saberes.

Referências:

Textos fundamentais: Artigos disponibilizados na plataforma, no espaço de cada tema.

Tendo em conta a natureza das temáticas abordadas, recomenda-se a aquisição das seguintes obras*:

1. MOREIRA, J. A., BARROS, D., & MONTEIRO, A. (Orgs.) (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. WhiteBooks: Santo Tirso.

2. MOREIRA, J. A., & NEJMEDDINE, F. (2015). O Vídeo como Dispositivo Pedagógico e Possibilidades de Utilização Didática em Ambientes de Aprendizagem Flexíveis. Coleção de Estudos Pedagógicos. Número Extra. WhiteBooks: Santo Tirso.

3. MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., & LENCASTRE, J.A. (Orgs.) (2015). Blended (e)Learning na Sociedade Digital. Coleção de Estudos Pedagógicos, 5, WhiteBooks: Santo Tirso.

*Estas três obras foram já indicadas para a UC de Tecnologias Digitais em Educação

Bibliografia complementar:

AMOR, E. (1993). Didáctica do português. Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editores.

ANDRÉ, Y., DAVID, J., &MÉRENNE-SCHOUMAKER, B. (1999). Didáctica da Geografia. Porto: Edições ASA.

BITTENCOURT, C. (2008) Ensino de História: fundamentos e métodos. Lisboa: Cortez Editora.

BITTENCOURT, C. (2009). O saber histórico na sala de aula. Lisboa: Editorial Contexto.

CHAFFER, J. & TAYLOR, L. (1984). A História e o professor de História. Lisboa: Livros Horizonte.

FELGUEIRAS, M. L. (1994). Pensar a História. Repensar o seu ensino. Porto: Porto Editora.

FERRÃO TAVARES, C. (2007). Didáctica do português – língua materna e não materna no ensino básico. Porto: Porto Editora.

FIGUEIREDO, O. (2005) Didáctica do Português língua materna. Dos programas de ensino às teorias, das teorias às práticas. Porto: Asa.

GIASSON, J. (1993). A compreensão em leitura. Porto: Asa.

GONZÁLES, X. (1999). Didáctica de la Geografia. Barcelona: Ediciones del Serbal.

HERRERO FABREGAT, C. & HERRERO FABREGAT, M. (1991). Como preparar uma aula de História. Lisboa: Edições Asa.

JACQUINOT-DELAUNAY, G. (2006). Imagem e Pedagogia. Mangualde: Edições Pedago.

LOMAS, C. (org.) (2003). O Valor das Palavras (I) Falar, ler e escrever nas aulas. Porto: Asa.

KARNAL, L. (2009). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Lisboa: Editorial Contexto.

MASACHS, R., CASARES, M., & FERNÁNDEZ, R. (1997). Aprender a Enseñar Geografia. Barcelona: Oikos-Tau.

PROENÇA, M. C. (1989). Didáctica da História. Lisboa: Universidade Aberta.

PROENÇA, M. C. (1990). Ensinar/ Aprender História. Lisboa: Livros Horizonte. Universidade Aberta.

REINHARD, M. (s/d). O ensino da História e os seus problemas. Lisboa: Atlântida Editora.

REIS, C., & ADRAGÃO, J. (1989). Didáctica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

ROCHA, H. (2009). A História na Escola: autores, livros e leituras. Lisboa: Editora FGV.

ROLDÃO, M. C. (1993). Gostar de História. Um desafio pedagógico. Lisboa: Texto Editora.

SIM-SIM, I. (2006). Ler e ensinar a ler. Porto: Asa.

6. Avaliação

A avaliação assume obrigatoriamente um regime de avaliação contínua, que corresponde à realização de dois e-fólios (trabalhos) e um portefólio digital que se poderá traduzir num blogue ou uma página pessoal que deve ser editada ao longo da duração da UC. Este portefólio é um documento digital que assumirá a forma de um blogue ou uma página e que estará disponível num endereço electrónico na internet; e um e-fólio é um documento digital elaborado de forma pessoal e incidindo sobre uma ou mais secções dos temas trabalhados. Neste sistema de avaliação contínua, a classificação final na unidade curricular corresponde ao somatório das classificações obtidas no portefólio e nos dois e-fólios. A aprovação na UC implica que o estudante obtenha um mínimo de 10 valores no conjunto dos trabalhos realizados.

6.1. Calendário

Março Abril Maio Junho Portefólio Digital

(8 valores)

Data de conclusão (a editar durante todo o semestre)

18 de junho

de 2016

E-fólio A (6 valores)

Data da especificação do trabalho a realizar no E-fólio A

09 de maio

de 2016

Envio do E-fólio A ao professor

15 de maio de 2013

E-fólio B (6 valores)

Data da especificação do trabalho a realizar no E-fólio B

30 de maio de 2016

Envio do E-fólio B ao professor

05 de junho de 2016

7. Plano de Trabalho

Este Plano apresenta a previsão da distribuição temporal das várias Temáticas de estudo, das actividades e respectivas orientações de trabalho, de modo a que possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. Esta informação é complementada por orientações que deverá consultar com regularidade nesta Sala de Aula Virtual.

MARÇO O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE

1.ª Semana

07 a 13 de março

Leia atentamente o Plano da Unidade Curricular (PUC)

Coloque todas as dúvidas e pedidos de esclarecimento ao professor no fórum PUC (até ao dia 13 de março)

Crie um e-portfólio (blogue) que deverá ir editando durante a abordagem às diferentes temáticas da UC; disponibilize o link no Espaço de Ajuda e Feedback no tema criado para o efeito.

Faça a sua apresentação no Fórum: Apresentação. 2.ª Semana

14 a 20 de março

Comece por consultar as indicações dadas na sala de aula virtual relativamente ao tema I:

DIDÁTICA DO PORTUGUÊS

Leia os recursos de aprendizagem disponibilizados no tópico 1 da plataforma.

3.ª Semana

28 de março a 03 de abril

Troque ideias com os seus colegas no fórum Estudantes (apresente o seu ponto de vista, explicite o que fez, exponha dúvidas, ajude e peça ajuda, se necessário).

ABRIL O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE 1.ª Semana

04 a 10 de abril

Acompanhe o fórum Dúvidas 1 moderado pelo professor de modo a aproveitar intervenções que possam ajudar a clarificar aspectos do seu estudo.

2.ª Semana

11 a 17 de abril

Elabore e apresente uma reflexão no portefólio digital acerca das especificidades da Didática do Português, quanto aos seus princípios e metodologias.

3.ª Semana

18 a 24 de abril

Comece por consultar as indicações dadas na sala de aula virtual relativamente ao tema II:

O PROFESSOR E AS OPERAÇÕES DIDÁTICAS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL (HGP)

Leia os recursos de aprendizagem disponibilizados no tópico 2 da plataforma.

4.ª semana

25 de abril a 01 de maio

Troque ideias com os seus colegas no fórum Estudantes (apresente o seu ponto de vista, explicite o que fez, exponha dúvidas, ajude e peça ajuda, se necessário).

MAIO O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE 1.ª Semana

02 a 08 de maio

Organize as suas dúvidas sobre os assuntos estudados.

Acompanhe o fórum Dúvidas 2 moderado pelo professor de modo a aproveitar intervenções que possam ajudar a clarificar aspetos do seu estudo.

2.ª Semana

09 a 15 de maio

Consulte as indicações relativas à elaboração do e-Fólio A (disponível a partir de dia 09 de maio)

Construção das grelhas de observação.

Entrega do e-Fólio A até dia 15 de maio pelas 23:55h. 3.ª Semana

16 a 22 de maio

Comece por consultar as indicações dadas na sala de aula virtual relativamente ao tema III:

A PLANIFICAÇÃO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE HGP

Leia os recursos de aprendizagem disponibilizados no tópico 3 da plataforma.

4.ª Semana Organize as suas dúvidas sobre os assuntos estudados.

23 a 29 de maio Acompanhe o fórum Dúvidas 3 moderado pelo professor de modo a aproveitar intervenções que possam ajudar a clarificar aspectos do seu estudo.

JUNHO O QUE SE ESPERA DO ESTUDANTE 1.ª Semana

30 de maio a 03 de junho

Consulte as indicações relativas à elaboração do e-Fólio B (disponível a partir do dia 30 de maio)

Entrega do e-Fólio B até dia 09 de Junho pelas 23:55h. Até dia 18 de junho

Edite e atualize o seu portefólio digital com os conteúdos referentes aos últimos temas da UC.