plano local de habitação de interesse social de cajazeiras/pb · 3.1.1. descrição da equipe de...

32
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE JUAZEIRO DO NORTE Proposta Metodológica “Ouve e aprende a cidade real. Ela não é apenas a rua em que passas a caminho de casa, nem a casa onde moras, nem os telhados vistos do alto. A cidade é o conhecimento de suas faltas e lutas. Procura encontrá-la em ti mesmo. Enquanto a vires com os olhos, não poderás dizer que a conheces. Quem vê o corpo e sua roupa, nada sabe do homem.” Roldão Mendes Rosa

Upload: truongkien

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

1

PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO

URBANO DE JUAZEIRO DO NORTE

Proposta Metodológica

“Ouve e aprende a cidade real. Ela não é apenas a rua em que

passas a caminho de casa, nem a casa onde moras, nem os

telhados vistos do alto. A cidade é o conhecimento de suas

faltas e lutas. Procura encontrá-la em ti mesmo. Enquanto a

vires com os olhos, não poderás dizer que a conheces. Quem vê

o corpo e sua roupa, nada sabe do homem.”

Roldão Mendes Rosa

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

2

SUMÁRIO

Apresentação 3

1. Introdução 5

2. Etapas de Revisão do Plano Diretor 8

3. Estrutura da Proposta Metodológica 10

3.1. Organização e Coordenação e dos Trabalhos 10

3.1.1. Descrição da Equipe de Trabalho 10

3.2. Participação da Sociedade Civil 14

3.3. Atribuições e Responsabilidades Institucionais e da Equipe de Trabalho 15

3.4. Os procedimentos para execução das etapas e produtos da revisão PDDU 21

3.5. Estratégia de comunicação, mobilização e participação da população 23

3.6. Estimativa de prazos e cronogramas de atividades e desembolso 26

3.6.1. Produtos e estimativa dos prazos por etapa da revisão do PDDU 26

3.6.2. Cronograma de atividades 27

3.6.3. Cronograma de desembolso 30

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

3

APRESENTAÇÃO

Este documento representa o primeiro produto do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte (PDDU) e apresenta, de forma detalha-da, os passos a serem dados na caminhada em busca de um Plano Diretor que, sintonizado com seu tempo, possa resultar de um rico processo coletivo de reconhecimento da cidade que temos e de empoderamento do sonho sobre a cidade que queremos.

Mais que um apanhado de ideias e propostas nascidas dos desejos e necessidades dos diversos atores locais e seus múltiplos interesses, o novo Plano Diretor de Juazeiro do Norte – a partir de agora Plano Diretor Participativo (PDP) - deverá constituir-se numa eficiente ferramen-ta de gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento sustentável do nosso município, sempre na perspectiva de garantirmos o direito constitucional a uma cidade sustentá-vel para todos que aqui vivem ou viverão e para todos que por aqui passam ou passarão.

Nesse contexto, a definição clara do caminho a ser trilhado no diálogo entre o poder público e a sociedade para construção de um modelo de desenvolvimento comprometido com a sustentabilidade territorial, se faz fundamental. É esse o papel da presente proposta meto-dológica: abrir clareiras no campo do conhecimento sobre a realidade que nos cerca e as opções de desenvolvimento que se apresentam à nossa frente e garantir que essas leituras da realidade e do futuro se deem sob a inspiração do mais sólido espírito democrático.

O documento está dividido em quatro tópicos complementares entre si que apre-sentam, resumidamente, o referencial teórico e o marco regulatório e legal do desenvolvimento urbano no Brasil e em Juazeiro do Norte, através dos tópicos introdução e considerações iniciais; as etapas de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte; e a es-trutura da proposta metodológica.

Esta última detalha o papel de cada equipe envolvida no trabalho; os procedimen-tos para execução de cada etapa; a estratégia de comunicação, mobilização e participação da população; a estimativa de prazos e cronograma de atividades; e o cronograma de desembolso dos recursos oriundos do Convênio MCidades/PMJN nº 567147.

As atividades indicadas na presente Proposta Metodológica foram antecedidas de uma etapa preparatória que incluiu as seguintes atividades:

1. A capacitação da equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Pla-nejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da as-sessoria do arquiteto e urbanista Augusto Nilo Barbosa Capibaribe.

2. A realização dos quatro primeiros módulos do Curso sobre Planejamento Territorial e Gestão Democrática da Cidade, com carga horária de 100 h/a, dirigido aos membros da Equipe Técni-ca Municipal do processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte, cujo programa está apre-sentado a seguir:

Módulo I: Introdução ao planejamento territorial | Conhecendo o Estatuto da Cidade: Instrumentos de indução do desenvolvimento urbano | Orçamento Público Municipal | Instrumentos de democratização da gestão urbana | Instrumentos de regularização fundiária | Instrumentos de financiamento do desenvolvi-mento urbano.

Módulo II: Plano Diretor Participativo | Avanços, entraves e desafios na implementação do Plano Diretor de Juazeiro do Norte.

Módulo III: Regularização Fundiária Urbana: como aplicar a Lei Federal nº 11.977/2009.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

4

Módulo IV: O Estatuto da Cidade, o Plano Diretor Participativo e o Plano Municipal de Habitação de Interes-se Social: conexões imprescindíveis.

Módulo V: O Cadastro Multifinalitário como Instrumento de Política Fiscal e Urbana | Diretrizes para cria-ção, instituição e atualização do Cadastro Multifinalitário no município | A Proposta Metodológica para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte e o papel da Equipe Técnica Municipal.

Assim, a presente Proposta Metodológica para revisão do PDDU de Juazeiro do Norte é o resultado de um esforço coletivo para estabelecimento de uma estratégia de ação ca-paz de compatibilizar a participação real das sociedades política e civil locais nas diversas etapas do processo, com uma sequência lógica de ações integradas e complementares entre si, que con-duzam à leitura técnica e comunitária qualificada da cidade que temos e apontem caminhos, ao mesmo tempo desafiadores e possíveis, para a cidade que queremos, percebendo o território municipal como palco permanente de produção e reprodução da vida, integrando suas dimensões natural e cultural.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

5

1. INTRODUÇÃO

O modelo de urbanização brasileiro produziu, nas últimas décadas, espaços urbanos fragmentados e profundamente marcados pela exclusão social e territorial. Prova disto é o fato de que, em pleno Século XXI, ainda é comum encontrarmos cidades visivelmente separadas entre áreas pobres, desprovidas de toda a urbanidade, e áreas ricas, nas quais os equipamentos urbanos e as infraestruturas se concentram. Esse cenário aprofunda o quadro de injustiça social de nossas cidades e impede a concretização do desejo de uma cidade para todos.

Durante o processo de construção da Constituição de 1988 um movimento multissetorial e de abrangência nacional lutou para incluir no texto constitucional instrumen-tos que levassem à instauração da função social da cidade e da propriedade no processo de construção das cidades.

Como resultado dessa luta, a atual Carta Magna brasileira apresenta um capí-tulo específico para a política urbana, que prevê uma série de instrumentos para a garantia, no âmbito de cada município, do direito à cidade, da defesa da função social da cidade e da pro-priedade e da democratização da gestão urbana. Contudo, esse capítulo, e mais especifica-mente os seus artigos 182 e 183, carecia de lei complementar para sua regulamentação.

Em 10 de julho de 2001 foi sancionada a lei 10.257, batizada de Estatuto da Cidade (EC), fechando um ciclo de mais de dez anos de discussão e trazendo muitas inovações capazes de apontar um futuro melhor para nossas cidades, a partir de um conjunto de princí-pios e uma série de instrumentos que, como a própria denominação define, são os meios para atingir as finalidades desejadas, ou seja, a construção de cidades sustentáveis e democráticas. Trata-se, então, da regulamentação do instrumental urbanístico para garantir o uso social da cidade e da propriedade urbana.

Fruto de uma luta histórica dos movimentos sociais brasileiros, o Estatuto da Cidade reconhece e qualifica o direito às cidades sustentáveis como um dos direitos funda-mentais do ser humano, através da garantia “do direito à terra urbana, à moradia, ao sanea-mento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações”. (Lei 10.257, art. 2º, I)

As diretrizes gerais da política urbana previstas no EC preconizam a garantia da função social da propriedade e da cidade, entendida como a prevalência, na formulação e im-plementação das políticas urbanas, do interesse comum sobre o direito individual de proprie-dade, implicando no uso socialmente justo e ambientalmente sustentável do espaço urbano.

Nesse contexto, os municípios têm como principal responsabilidade executar a política de desenvolvimento urbano com o objetivo de ordenar o desenvolvimento das fun-ções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes. Além disso, observadas as disposições legais, cabe ao município instituir e aplicar o Plano Diretor, enquanto instrumento básico da política municipal incumbido de estabelecer as metas e diretrizes da política urbana local.

Decorridos 10 anos de promulgação do Estatuto da Cidade e em que pese os esforços empreendidos pelo Governo Federal para assegurar o direito a cidades para todos, os avanços são ainda pontuais e quase sempre limitados à elaboração dos Planos Diretores Parti-cipativos o que, por si só, não assegura a melhoria da qualidade de vida urbana e a efetivação do direito inalienável a cidades sustentáveis.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

6

Para mudar o atual cenário das cidades brasileiras se faz necessário, além de vontade política, o investimento na capacitação de gestores e técnicos dos governos munici-pais, conselheiros municipais de políticas urbanas e representantes da sociedade civil, especi-almente sobre Estatuto da Cidade e seus instrumentos e sobre Plano Diretor Participativo, sua importância e papel.

Ademais, é urgente estabelecer um amplo diálogo sobre a realidade de cada município e os caminhos a serem trilhados visando à superação dos desafios identificados e o melhor aproveitamento das potencialidades locais e regionais com vistas à construção de ci-dades mais democráticas.

Vale ainda destacar que, de acordo com o Estatuto da Cidade (Lei 10.257), todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes, dentre outros casos, são obri-gados a ter Plano Diretor, cujo processo de elaboração deve contar com a participação dos diversos atores locais, aí incluída a sociedade civil e suas organizações.

Juazeiro do Norte, município com quase 250 mil habitantes e integrante da Região Metropolitana do Cariri cearense, desde o ano 2000 conta com um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, elaborado pelo consórcio VBA/Espaço Plano, dentro das ações do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (PROURB Urba-no)1 e aprovado pela Lei nº 2.572, de 8 de setembro de 2000.

Nos termos do Estatuto da Cidade, O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana e parte integrante do processo de planeja-mento municipal, devendo o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual incorporarem as diretrizes e as prioridades nele contidas. O mesmo diploma legal esta-belece que o Plano Diretor deverá englobar o território do Município como um todo e a lei que o instituir deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.

No caso específico de Juazeiro do Norte esta revisão se faz ainda mais necessá-ria pelo fato da elaboração do atual Plano e de sua legislação complementar ter se dado um ano antes da entrada em vigor do Estatuto da Cidade.

Para o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte, agora sob a designação de Plano Diretor Participativo, além dos aspectos técnicos que envolvem a questão, e dos princípios metodológicos focados na participação e na construção coletiva, serão tomados por base os seguintes preceitos e fundamentos legais:

Artigo 182 da Constituição Federal - “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes”.

Lei Orgânica do Município de Juazeiro do Norte, de 5 de abril de 1990 – Nos termos do artigo 14 da Lei Orgânica de Juazeiro do Norte (LOM), compete ao município “planejar e controlar o uso, o parcelamento e a ocupação do solo em seu território, especialmente o de

1 Com duração entre 1995 a 2003, o PROURB Urbano foi um projeto do Governo do Estado de Ceará,

financiado com recursos do Tesouro Estadual, do Tesouro Municipal (prefeituras parceiras) e empréstimo junto ao Banco Mundial. O Projeto tinha como objetivo ser instrumento viabilizador da estruturação urbana de um conjunto de 50 cidades cearenses visando a dar suporte ao desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentado, melhorando a qualidade de vida da população e tornando as cidades competitivas para atrair indústrias, impulsionar a agricultura irrigada e incrementar o turismo.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

7

sua zona urbana”. A LOM define ainda que compete ao município “estabelecer normas de edificação, de loteamento, de arruamento e de zoneamento urbano e rural, bem como as limitações urbanísticas convenientes à ordenação do seu território, observadas as diretrizes da Lei Federal”.

Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 - Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.

Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009 - Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida e dedica um capítulo à regularização fundiária de assentamentos informais urbanos.

Lei nº 2.569, de 08 de setembro de 2000 - Dispõe sobre a Organização Territorial e estabe-lece novos limites para a zona urbana da Cidade de Juazeiro do Norte e dá outras providên-cias.

Lei nº 2.570, de 08 de setembro de 2000 - Dispõe sobre o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo da Cidade de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

Lei nº 2.571, de 08 de setembro de 2000 - Institui o Código de Obras e Posturas do Municí-pio de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

Lei nº 2.572, de 08 de setembro de 2000 - Dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimen-to Urbano, PDDU de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

Lei nº 2.573, de 08 de setembro de 2000 - Dispõe sobre o Sistema Viário da Cidade de Jua-zeiro do Norte e dá outras providências.

Lei nº 3.147, de 8 de junho de 2007 - Estabelece diretrizes e normas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

Lei nº 3.535, de 3 de setembro de 2009 - Altera a Lei nº 2.569, de 8 de setembro de 2000, no que se refere ao perímetro urbano da Sede e redefine a divisão de bairros da cidade de Juazeiro do Norte.

Lei nº 3.916, de 24 de outubro de 2011 - Institui, nos termos do art. 182, § 4º da Constitui-ção Federal, os instrumentos para o cumprimento da Função Social da Propriedade Urbana no Município de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

Decreto nº 1.445, de 29 de junho de 2001 - Dispõe sobre a organização e a estrutura do Conselho Municipal do Plano Diretor – CMPD e dá outras providências.

Decreto nº 1.584, de 01 de outubro de 2003 - Altera dispositivos do Decreto nº 1.445, de 29 de junho de 2001, que regulamentou o Conselho Municipal do Plano Diretor de Desen-volvimento Urbano – CMPDDU, instituído pela Lei 2.572, de 8 de setembro de 2000, e ado-ta outras providências.

Também há que se considerar a pesquisa que vem sendo feita pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAD), através do Projeto Rua a Rua, cujo objetivo é a identificação dos imóveis do município que não estão cumprindo a função social da propriedade urbana ou sendo utilizados em desacordo com o uso indicado na Lei de Parce-lamento, Uso e Ocupação do Solo de Juazeiro do Norte.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

8

2. ETAPAS DE REVISÃO DO PDDU

O processo de revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte contemplará 4 (quatro) etapas, integradas e complementares entre si, apresentadas, resumidamente, a se-guir:

Etapa 1 | Elaboração da Proposta Metodológica

Trata-se da construção de um desenho metodológico para o trabalho de revi-são do Plano Diretor do município, capaz de compatibilizar a qualidade técnica dos produtos a serem gerados, com mecanismos de participação real das sociedades política e civil locais em todas as suas etapas. O tópico 4 do presente documento apresenta, detalhadamente, a estru-tura da Proposta Metodológica para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte.

Etapa 2 | Leitura da realidade municipal (apreciação situacional)

Nas palavras de Carlos Matus “o diagnóstico é um monólogo construído por alguém que está afastado da situação, encerrado em sua própria visão do mundo que o rodeia. Em compensação, a apreciação situacional é um diálogo entre um ator e os outros atores, cujo relato um dos atores assume de modo inteiramente consciente do texto e do contexto situaci-onal que o torna coabitante de uma realidade conflitiva que admite outros relatos” 2.

Dentro desse espírito, a leitura da realidade municipal corresponde à identifi-cação e entendimento da situação atual do município, em seus vários aspectos, e será com-posta pelas leituras técnica e comunitária. Dentre outras coisas, essa etapa compreenderá o estudo dos dados e informações sobre o município, a análise dos diversos planos e políticas setoriais, as tendências de desenvolvimento local e o contexto regional no qual Juazeiro do Norte está inserido, além da análise do próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano atual.

O olhar dos diferentes segmentos da população sobre os desafios e potenciali-dades que caracterizam a cidade que temos, complementará e, quando necessário, fará o con-traponto com a leitura técnica, permitindo assim um olhar mais dialógico e plural sobre a rea-lidade local e seus contextos histórico e atual.

Na leitura dessa realidade municipal serão, ainda, destacadas as potencialida-des e limites financeiros do governo local e identificados os instrumentos legais disponíveis no município, relacionados ao planejamento urbano e à gestão, financiamento e controle social das políticas locais de desenvolvimento urbano.

Etapa 3 | Elaboração do Plano de Ação

Consistirá na seleção e pactuação de temas prioritários, propostas, estratégias e instrumentos para viabilização do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte, à luz da leitura da realidade e das necessidades e sonhos possíveis dos diversos atores envolvidos no processo.

Nessa etapa será fundamental possibilitar o amplo diálogo com a comunidade, tanto para a construção da cidade que queremos, quanto para a indicação dos instrumentos de política urbana que viabilizarão as intenções expressas no PDP. 2 Matus Romo, C. Adeus, Senhor Presidente: governantes governados. São Paulo: FUNDAP; [1997]. p.

152

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

9

O documento de Plano de Ação deverá conter, dentre outras coisas, os princí-pios e diretrizes que nortearão o novo Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte, seus eixos estratégicos, objetivos, metas e indicadores, além dos recursos e fontes de financiamen-to das ações propostas e a forma de monitoramento, avaliação e revisão do Plano.

Etapa 4 | Elaboração do Projeto de Lei do PDP e revisão da legislação complementar

Aqui serão consolidadas, na forma de projetos de lei, os princípios, as diretri-zes e as regras gerais que orientarão o ordenamento urbano e o desenvolvimento sustentável de Juazeiro do Norte a partir da conclusão do processo de revisão do seu Plano Diretor.

Também nessa etapa será revista a legislação complementar ao Plano Diretor, aí incluídos o Código de Obras e Posturas, a Lei de Territorialização e outros instrumentos le-gais e normativos já existentes, visando adequá-la às mudanças trazidas pelo novo Plano Dire-tor, pelo Estatuto da Cidade e por outros diplomas legais recentes.

Por fim, vale lembrar que a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Ur-bano de Juazeiro do Norte, para além do atendimento a uma exigência legal preconizada na Lei 10.257 (Estatuto da Cidade), deve se constituir numa oportunidade ímpar de diálogo sobre os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do território, a partir de seus aspectos urbanísticos.

Em última análise, trata-se de um convite à pactuação ampla sobre que muni-cípio queremos construir agora, para servir aos muitos filhos naturais e adotivos, de hoje e do amanhã, da terra do Padre Cícero.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

10

3. ESTRUTURA DA PROPOSTA METODOLÓGICA

A proposta metodológica para revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte se estrutura sobre cinco tópicos, apresentados na sequência, de acordo com orientações gesta-das pelo Conselho das Cidades, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, sendo este último o agente financeiro responsável pelo repasse de parte dos recursos que financia-rão o processo de revisão do Plano, nos termos do Convênio MCidades/PMJN nº 567147 e do Plano de Trabalho 0193779-61.

Essas orientações e o conhecimento preliminar da dinâmica social do municí-pio e suas instituições/organizações serviram de base para a construção da presente Proposta Metodológica, que receberá a contribuição direta das sociedades política e civil locais, quando da realização do Seminário Metodológico para apresentação e discussão da versão preliminar do presente documento, previsto para ocorrer no início de mês de abril de 2012.

3.1. Organização e Coordenação dos Trabalhos

A seguir apresentamos a estrutura de organização e coordenação do processo de revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte, começando pela composição das equipes de trabalho: Núcleo Gestor, Equipe Técnica Municipal e Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

3.1.1. Descrição das Equipes de Trabalho

Núcleo Gestor:

Formado por profissionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAD) da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o Núcleo Gestor tem cará-ter interdisciplinar e poderá contar, eventualmente, com a colaboração de consultores exter-nos, contratados para atendimento de determinadas demandas pontuais da equipe. O Núcleo Gestor está assim composto:

David Melo van den Brule

Atuação na Equipe | Coordenação geral

Perfil profissional |

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2008), com especialização em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos (2009) e mestrado em Geografia na Universidade Federal da Paraíba (2011). Foi professor substituto da Universidade Regional do Cariri (2009-2011) e tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Hu-mana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Espaço urba-no, políticas públicas, desenvolvimento urbano, pesquisa e ensino em Geografia. Atualmente é Coordenador de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAD) da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte-CE.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

11

Antonio Joelmir Pinho

Atuação na Equipe | Capacitação e Metodologias Participativas

Perfil profissional |

Dirigiu o Instituto de Estudos, Pesquisa, Projetos e Assessoria Municipal da Prefeitura de Maranguape e coordenou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do mesmo município. Foi consultor do processo de elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara, na Serra da Ibiapaba (Ceará) e integrou a equipe responsável pela elaboração do Projeto de Regularização Fundiária, Urbanística e Edilícia do Município de Fortaleza. Foi ainda coordenador da Equipe Local responsável pela elaboração do Plano Diretor Participativo do município do Barro, no Cariri cearense, em 2009. Coordenou a elaboração do Plano de Governo de Maranguape (Gestão 2001/2004) e tem larga experiência no trabalho com metodologias participativas e não convencionais. Em junho de 2000, a convite do Programa de Gestão Urbana para América Latina e o Caribe, participou do “Seminá-rio Internacional del Proyecto de Monitoreo del Ciudades Intermedias em América Latina y el Caribe”, realizado na cidade de Cuenca, no Ecuador.

Lis Cordeiro Alves Pessoa

Atuação na Equipe | Assessoria Técnica Epecializada

Perfil profissional |

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), tendo desen-volvido dois projetos de pesquisa, sendo um sobre “Mobilidade sustentável: uma avaliação da acessibi-lidade do Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo na cidade de João Pessoa-PB” e outro sobre “As novas urbanidades e a cidade de João Pessoa-PB”. Possui conhecimentos adicionais em Autocad 2D, Sketchup 3D, Fotografia e Adobe Photoshop. Como parte do trabalho de pesquisa sobre mobilidade urbana, realizado em João Pessoa (PB), visitou Paris e Barcelona, objetivando verificar a funcionalidade da mobilidade nesses países.

Rosane Morais Falcão Queiroz

Atuação na Equipe | Assessoria Técnica Epecializada

Perfil profissional |

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: abuso sexual, família, violên-cia doméstica, gestão municipal e participação popular. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha com consultoria na área social acerca de Estudos Ambientais.

Clarice Rosane Santos de Araújo

Atuação na Equipe | Assessoria Técnica Epecializada

Perfil profissional |

Bacharelanda em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA, atuou como Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP/BPI, realizando pesquisas nas áreas de juventude, violência e drogas, com ênfase nas Políticas Públicas de Segurança, bem como no processo de desenvolvimento e prática dessas Políticas no Estado do Ceará. Atualmente faz pesquisas no Projeto Reviver do

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

12

Cariri Feminino, investigando as ordens de discurso, conversão e reabilitação de dependentes químicos como projeto de monografia. Trabalha como Assistente Técnico na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro do Juazeiro do Norte.

A assessoria técnica será prestada por cada profissional indicado no quadro acima, de acordo com suas respectivas áreas de atuação, inclusive durante as oficinas técnicas e comunitárias e os seminários e audiências públicas previstos na presente Proposta Metodo-lógica. O Núcleo Gestor trabalhará em estreita articulação com os membros da Equipe Técnica Municipal e do Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte, elencados abaixo:

Equipe Técnica Municipal

Instituída pelo Decreto nº 478, de 14 de junho de 2011, modificado pelo Decreto nº 495, de 13 de setembro de 2011 e pelo Decreto nº ......., de ...... de ............... de 2012, a Equipe Técnica Municipal é formada por representantes de diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Juazeiro do Norte, nomeados através da Portaria nº ......., de .... de ............... de 2012.

Integram a referida Equipe, profissionais de diversas áreas do conhecimento, dos seguintes órgãos:

Secretaria de Infraestrutura (SEINE)

Secretaria de Habitação (SEHAB)

Secretaria de Finanças (SEFIN)

Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC)

Secretaria de Saúde (SESAU)

Secretaria de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Agricultura (SEMASPA)

Procuradoria Geral do Município (PGM)

Secretaria de Educação (SME)

Secretaria de Turismo e Romaria (SETUR)

Secretaria de Cultura (SECULT)

Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU)

Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP).

Conselho Municipal do Plano Diretor

O Conselho Municipal do Plano Diretor de Juazeiro do Norte (CMPD) foi criado pela Lei nº 2.572, de 8

de setembro de 2010 e regulamentado pelo Decreto nº 1445/2001, modificado pelo Decreto nº 1584/2003 e pelo Decreto nº ........., de ........ de ........................ de 2012, que define sua atual composi-ção. O CPMD é órgão de deliberação superior e de assessoramento ao Poder Executivo, com atribuição básica de analisar e propor medidas de efetivação da política urbana, bem como verificar o cumprimen-to das diretrizes expressas no Plano Diretor.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

13

De composição paritária, o Conselho do Plano Diretor de Juazeiro do Norte é formado atual-mente por 28 membros e seus respectivos suplentes, sendo 14 representantes do poder públi-co e 14 da sociedade civil organizada, como indicado a seguir:

Pelo Poder Público:

1. 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

2. Caixa Econômica Federal | CEF

3. Companhia de Águas e Esgoto do Estado do Ceará | CAGECE

4. Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária | INFRAERO

5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística | IBGE

6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | IFCE

7. Ministério Público Federal | Procuradoria da República

8. Secretaria das Cidades do Estado do Ceará

9. Secretaria de Infraestrutura

10. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico | SEPLAD

11. Secretaria de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Agricultura (SEMASPA)

12. Secretaria de Turismo e Romaria | SETUR

13. Universidade Regional do Cariri | URCA

14. Universidade Federal do Ceará | UFC Campus Cariri

Pela Sociedade Civil

1. Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Juazeiro do Norte

2. Câmara de Dirigentes Lojistas | CDL

3. Companhia Energética do Ceará | COELCE

4. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia | CREA

5. Conselho Regional dos Corretores de Imóveis | CRECI

6. Fórum Caririense de Economia Solidária

7. Kariris Ambiental

8. Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos Nº 85

9. Movimento Popular

10. Paróquia Nossa Senhora das Dores

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

14

11. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas | SEBRAE

12. Serviço Social do Comércio | SESC

13. Sindicato dos Empregados no Comércio de Juazeiro do Norte

14. Sistema SEST/SENAT

3.2. Participação da Sociedade Civil

A participação da sociedade civil no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte dar-se-á, na maioria das vezes, de maneira indireta através de representações de organizações locais ou segmentos da população (grupos ou territórios), doravante denominados representantes da sociedade civil organizada. O ma-peamento preliminar das organizações da sociedade civil do município, com base no Cadastro do Conselho Municipal de Assistência Social e outras fontes, indica a existência de pelo menos 120 organizações da sociedade civil com sede e atuação no município, distribuídas em vários segmentos, que vão desde organizações comunitárias a associações profissionais, passando por entidades sindicais de trabalhadores e patronais, grupos culturais e religiosos, grupos de direitos humanos, ONGs ambientais, dentre outros.

Nesse contexto, também será importante assegurar o diálogo sistemático com representantes de Instituições de Ensino Tecnológico e Superior, além de representantes de órgãos públicos e de conselhos de classes profissionais com atuação no município, durante as diversas etapas de revisão do Plano Diretor, principalmente nos seminários e audiências públi-cas.

O quadro abaixo apresenta as Instituições de Ensino Tecnológico e Superior com atuação no município e seus respectivos cursos:

INSTITUIÇÃO CURSOS

1. Faculdade Juazeiro do Norte | FJN

Ciências Contábeis | Sistemas de Informação | Enfermagem | Far-mácia | Nutrição

2. Universidade Fede-ral do Ceará | UFC

Administração | Biblioteconomia | Comunicação Social/Jornalismo | Design de Produtos | Engenharia Civil | Engenharia de Materiais | Filosofia | Música

3. Universidade Regi-onal do Cari | URCA

Artes Visuais | Engenharia de Produção Mecânica | Superior de Tec-nologia da Construção Civil | Matemática | Física

4. Faculdade de Medi-cina Estácio de Jua-zeiro do Norte | FMJ

Administração | Farmácia | Fisioterapia | Medicina

5. Faculdade Leão Sampaio

Administração | Ciências Contábeis | Serviço Social | Psicologia | Enfermagem | Fisioterapia | Biomedicina | Odontologia | Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Educação Física | Gestão Comercial | Gestão de Recursos Humanos | Gestão de Segurança no Trabalho

6. Faculdade Paraíso Administração | Direito | Sistemas de Informação

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

15

7. Instituto Salesiano Padre Cícero

Administração| Contabilidade| Recursos Humanos

8. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cea-rá | IFCE

Curso Técnico Integrado em Edificações | Curso Técnico em Mecânica Industrial | Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica | Curso Tecno-lógico em Automação Industrial | Curso de Tecnologia em Produção Civil | Curso de Tecnologia em Engenharia Ambiental | Curso Licencia-tura em Matemática | Curso Licenciatura em Educação Física

9. Faculdade de Tec-nologia Centec | FATEC

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos | Curso Superior de Tecno-logia em Eletromecânica | Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos/Irrigação | Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídri-cos Saneamento Ambiental

10. Universidade Vale do Acaraú | UVA

Português | Pedagogia

No campo da representação profissional, Juazeiro do Norte conta, atualmente, com escritórios ou unidades de atendimento dos seguintes conselhos e ordens: Conselho Re-gional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI).

3.3. Atribuições e Responsabilidades Institucionais e das Equipes de Trabalho

Nesta seção são definidas as atribuições e responsabilidades das Instituições e da equipe de trabalho para revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte em cada uma das quatro etapas descritas na seção 3.

ETAPA I

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Disponibilizar para o Núcleo Gestor as informações técnicas, os instrumentos legais e as informações disponíveis sobre as instituições públicas e as organizações da sociedade civil com atuação no município com vistas a subsidiar o trabalho de elaboração da Proposta Metodológica;

Oferecer, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, toda a infraestrutura e logística necessárias à realização das reuniões com a Equipe Técnica Muni-cipal e o Conselho Municipal do PDDU;

Oferecer toda a infraestrutura e logística necessárias à realização das capacitações da equipe técnica municipal, dos membros do Conselho do PDDU e dos representantes da comunidade conforme indicado no item 3.3 do presente documento (procedimentos para execução).

Oferecer toda a infraestrutura e logística necessárias à realização do Seminário Metodoló-gico para apresentação e discussão da Proposta Metodológica de revisão do Plano Diretor.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

16

Núcleo Gestor

Elaborar a proposta metodológica preliminar para revisão do Plano Diretor de Desenvol-vimento Urbano de Juazeiro do Norte, incluindo o cronograma de atividades;

Concluir a capacitação básica da Equipe Técnica Municipal3 e socializar a Proposta Metodo-lógica de revisão do PDDU com a referida equipe;

Realizar a capacitação básica do Conselho Municipal do PDDU sobre temas como Estatuto da Cidade, Plano Diretor Participativo e metodologia de revisão do Plano Diretor de Juazei-ro do Norte.

Elaborar material informativo sobre a metodologia de revisão do PDDU (panfletos, anún-cios em emissora de rádio, sistema de som volante e outros meios disponíveis), com ênfa-se no calendário de atividades e nos mecanismos de participação e intervenção popular;

Realizar a capacitação comunitária de representantes das seis regionais do município, vi-sando formar agentes de mobilização por território e aprimorar a proposta metodológica de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte.

Preparar e realizar o lançamento oficial do processo de revisão do Plano Diretor e a posse dos novos membros do Conselho do PDDU de Juazeiro do Norte.

Preparar e realizar o Seminário Metodológico para apresentação e discussão da Proposta Metodológica de revisão do Plano Diretor com representantes das sociedades política e ci-vil locais;

Revisar a Proposta Metodológica à luz das contribuições do Seminário Metodológico;

Apresentar o documento final da Proposta Metodológica em reunião conjunta do Conse-lho Municipal do PDDU e da Equipe Técnica Municipal;

Entregar a Proposta Metodológica e os documentos comprobatórios da realização do Se-minário Metodológico (ata, lista de presenças e fotos) e outros documentos complementa-res, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Participar da capacitação básica sobre Estatuto da Cidade, Plano Diretor e metodologia de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte;

Participar do processo de mobilização e sensibilização para o Seminário Metodológico de apresentação e discussão da Proposta Metodológica do Plano com representantes das so-ciedades política e civil locais;

3 Em agosto de 2011 teve início a capacitação básica de técnicos das diversas secretarias e outros órgãos

da administração municipal para o processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte. São esses profis-sionais que atualmente integram a Equipe Técnica Municipal. O curso sobre Planejamento Territorial e Gestão Democrática da Cidade terá duração de 100 horas, distribuídas em cinco módulos, e durante o ano de 2011 foram realizados quatro módulos e iniciadas as atividades do módulo 5, totalizando 84 horas/aula. Nas 16 horas/aula restantes será incluída a apresentação e discussão da presente Proposta Metodológica.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

17

Participar do Seminário Metodológico de apresentação e discussão da Proposta Metodo-lógica do Plano;

Aprovar, em reunião conjunta com a Equipe Técnica Municipal, os ajustes feitos na Pro-posta Metodológica pelo Núcleo Gestor, com base nas contribuições dos participantes do Seminário Metodológico.

Equipe Técnica Municipal

Participar da etapa final do Curso Básico sobre Planejamento Territorial e Gestão Demo-crática da Cidade;

Aprovar, em reunião conjunta com o Conselho Municipal do PDDU, os ajustes feitos na Proposta Metodológica pelo Núcleo Gestor, com base nas contribuições dos participantes do Seminário Metodológico.

ETAPA II

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Disponibilizar para o Núcleo Gestor todas as informações disponíveis, necessárias à elabo-ração do documento preliminar de leitura da realidade municipal/apreciação situacional;

Oferecer toda a infraestrutura e logística necessárias à realização dos eventos programa-dos para a segunda etapa.

Núcleo Gestor

Identificar os marcos regulatórios e legais existentes no âmbito do município e fora deste e que contribuam para assegurar o direito à cidade para todos;

Levantar informações sobre a caracterização territorial-ambiental, incluindo os aspectos ambientais, o uso e a ocupação do solo urbano e rural, o modo de distribuição e de con-centração da população no território municipal e a distribuição e concentração dos inves-timentos públicos no âmbito desse território;

Levantar informações sobre a caracterização socioeconômica do município, incluindo as-pectos sobre inserção regional, políticas sociais (saúde4, educação, assistência social5, etc.), índices econômicos, setores da economia, identidade cultural, organizações sociais, etc.

Levantar informações sobre a caracterização institucional, incluindo aspectos sobre inter-face entre políticas e programas desenvolvidos pelas diversas esferas de governo no âmbi-to do município, orçamento e finanças públicas, capacidade de aplicação de recursos pró-

4 A principal fonte de informações sobre a saúde é o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB),

implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – SIPACS. Esse programa incorpora em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária.

5 No campo das políticas de Assistência Social a principal base de dados é o Cadastro Único dos Progra-

mas Sociais (CadUnico), instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001. É um instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda exis-tentes no país, tendo por base o município.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

18

prios em infraestrutura urbana, identificação de recursos humanos tecnicamente qualifi-cados e equipamentos para realização de serviços de infraestrutura urbana, etc.

Promover a sistematização e análise das informações e dados coletados, confeccionar mapas temáticos com a espacialização da apreciação situacional e elaborar o documento preliminar de leitura da realidade municipal/apreciação situacional;

Preparar e realizar as oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica) com a participação de representantes da Equipe Técnica Municipal e do Conselho do PDDU (dis-tribuídos por eixos temáticos).

Preparar e realizar as oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura comunitária), por região administrativa do município, com a participação de representantes das diversas organizações e grupos comunitários locais.

Formatar o documento preliminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacio-nal) para ser submetido à apreciação das sociedades política e civil locais, em audiência pública.

Preparar e realizar a audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacional).

Revisar o documento de leitura da realidade municipal (apreciação situacional), após pac-tuação com os representantes da sociedade política e civil locais, durante a audiência pú-blica;

Entregar o documento final de leitura da realidade municipal (apreciação situacional), dos documentos comprobatórios da realização da Audiência Pública (ata, lista de presenças e fotos) e de outros documentos complementares da segunda etapa, à Prefeitura de Juazei-ro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Participar das oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica) e colaborar na realização das oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura comunitária), por região administrativa do município.

Colaborar com o processo de sensibilização e mobilização das sociedades política e civil de Juazeiro do Norte para participarem da audiência pública de discussão do documento pre-liminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacional).

Participar da audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da rea-lidade municipal (apreciação situacional).

Equipe Técnica Municipal

Colaborar com o Núcleo Gestor no levantamento de informações sobre as caracterizações territorial-ambiental, socioeconômica e institucional do município.

Participar das oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica) e colaborar na realização das oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura comunitária), por região administrativa do município.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

19

Colaborar com o processo de sensibilização e mobilização das sociedades política e civil de Juazeiro do Norte para participarem da audiência pública de discussão do documento pre-liminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacional).

Participar da audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da rea-lidade municipal (apreciação situacional).

ETAPA III

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Disponibilizar para o Núcleo Gestor todas as informações disponíveis, necessárias à elabo-ração do Plano de Ação.

Oferecer toda a infraestrutura e logística necessárias à realização dos eventos programa-dos para a terceira etapa.

Núcleo Gestor

Preparar e realizar oficinas técnicas para definição de temas prioritários, propostas e estra-tégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte, com a participação dos membros da Equipe Técnica Municipal e do Conselho do PDDU.

Preparar e realizar uma série de encontros com professores e estudantes universitários (ciclo de encontros universitários), para apresentação da leitura da realidade municipal (apreciação situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

Elaborar o Documento Básico Preliminar do PDP de Juazeiro do Norte, contendo os temas prioritários, as propostas, as estratégias e os instrumentos para a sua viabilização.

Preparar e realizar as oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das pro-postas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico), por re-gião administrativa do município, com a participação de representantes das diversas orga-nizações e grupos comunitários locais.

Formatar o documento final (Plano de Ação) do novo PDP de Juazeiro do Norte, a partir dos resultados das oficinas técnicas e comunitárias e do ciclo de encontros universitários, para ser submetido à apreciação final em audiência pública.

Preparar e realizar a audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Revisar o documento de Plano de Ação, após pactuação com os representantes da socie-dade política e civil locais, durante a audiência pública.

Entregar o documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte e os documentos comprobatórios da realização da Audiência Pública (ata, lista de presenças e fotos), além de outros documentos complementares da terceira etapa, à Pre-feitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

20

Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Participar das oficinas técnicas para definição de temas prioritários, propostas e estraté-gias para o novo PDP de Juazeiro do Norte.

Colaborar na realização do ciclo de encontros universitários para apresentação da leitura da realidade municipal (apreciação situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

Contribuir na realização das oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico).

Colaborar com o processo de sensibilização e mobilização das sociedades política e civil de Juazeiro do Norte para participarem da audiência pública para discussão do documento fi-nal (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Participar da audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Pla-no Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Equipe Técnica Municipal

Participar das oficinas técnicas para definição de temas prioritários, propostas e estraté-gias para o novo PDP de Juazeiro do Norte.

Colaborar na realização do ciclo de encontros universitários para apresentação da leitura da realidade municipal (apreciação situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

Contribuir na realização das oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico).

Colaborar com o processo de sensibilização e mobilização das sociedades política e civil de Juazeiro do Norte para participarem da audiência pública para discussão do documento fi-nal (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Participar da audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Pla-no Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

ETAPA IV

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Disponibilizar para o Núcleo Gestor todas as informações disponíveis, necessárias à elabo-ração da nova legislação do Plano Diretor do município.

Oferecer toda a infraestrutura e logística necessárias à realização da oficina técnica pro-gramada para a quarta etapa.

Núcleo Gestor

Elaborar o projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte, incluindo a revisão de sua le-gislação complementar, se necessário.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

21

Preparar e realizar uma oficina técnica com a participação dos membros da Equipe Técnica Municipal e do Conselho do PDDU para apresentação e discussão da nova legislação pro-posta.

Elaborar o projeto gráfico da Cartilha do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Entregar o projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte e sua legislação complementar revisada (se necessário), os documentos comprobatórios da oficina técnica (ata, lista de presenças e fotos) e outros documentos complementares da quarta etapa, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Participar da oficina técnica de apresentação e discussão da nova legislação proposta.

Equipe Técnica Municipal

Participar da oficina técnica de apresentação e discussão da nova legislação proposta.

3.4. Os procedimentos para execução das etapas

O processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte, nas suas quatro etapas, obedecerá a rotinas integradas e complementares entre si, conforme se vê a seguir:

ETAPA I

Procedimentos:

1. Levantamento de dados e informações preliminares sobre o município, especialmente quanto aos aspectos institucionais e organizacionais;

2. Elaboração do documento preliminar de Proposta Metodológica de revisão do PDDU;

3. Capacitação básica da equipe técnica municipal e do Conselho do PDDU;

4. Capacitação comunitária de representantes das seis regionais do município;

5. Lançamento oficial do processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte;

6. Realização do Seminário Metodológico para apresentação e discussão da Proposta Meto-dológica;

7. Revisão da Proposta Metodológica com base nas alterações que foram pactuadas na apre-sentação anterior;

8. Apresentação do documento final da Proposta Metodológica em reunião conjunta do Con-selho Municipal do PDDU e da Equipe Técnica Municipal;

9. Entrega da Proposta Metodológica, dos documentos comprobatórios da realização do Seminário Metodológico (ata, lista de presenças e fotos) e de outros documentos com-plementares, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

22

ETAPA II

Procedimentos:

1. Identificação dos marcos regulatórios e legais existentes no âmbito do município e fora deste e que contribuam para assegurar o direito à cidade para todos;

2. Levantamento de informações sobre a caracterização territorial-ambiental, socioeconômi-ca e institucional do município;

3. Sistematização e análise das informações e dados coletados e confecção de mapas temáti-cos com a espacialização da apreciação situacional;

4. Elaboração do documento preliminar de leitura da realidade municipal/apreciação situaci-onal;

5. Realização das oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica);

6. Realização das oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura comunitária), por região administrativa do município, com a participação de representantes das diversas or-ganizações e grupos comunitários locais.

7. Formatação do documento preliminar de leitura da realidade municipal (apreciação situa-cional);

8. Realização da audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacional).

9. Revisão do documento de leitura da realidade municipal (apreciação situacional), após pactuação com os representantes da sociedade política e civil locais, durante a audiência pública;

10. Entrega do documento final de leitura da realidade municipal (apreciação situacional), dos documentos comprobatórios de realização da Audiência Pública (ata, lista de presenças e fotos) e de outros documentos complementares da segunda etapa, à Prefeitura de Juazei-ro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

ETAPA III

Procedimentos:

1. Realização de oficinas técnicas para definição de temas prioritários, propostas e estraté-gias para o novo PDP de Juazeiro do Norte;

2. Realização de um ciclo de encontros universitários para apresentação da leitura da reali-dade municipal (apreciação situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

3. Elaboração do documento básico preliminar do PDP de Juazeiro do Norte, contendo os temas prioritários, as propostas, as estratégias e os instrumentos para a sua viabilização.

4. Realização de oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico), por região ad-ministrativa do município.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

23

5. Formatação do documento final (Plano de Ação) do novo PDP de Juazeiro do Norte, a par-tir dos resultados das oficinas técnicas e comunitárias e do ciclo de encontros universitá-rios.

6. Realização de audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

7. Revisão do documento de Plano de Ação, após pactuação com os representantes da socie-dade política e civil locais, durante a audiência pública.

8. Entrega do documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte e dos documentos comprobatórios da realização da Audiência Pública (ata, lista de presenças e fotos), além de outros documentos complementares da terceira etapa, à Pre-feitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

ETAPA IV

Procedimentos:

1. Elaboração do projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte e revisão de sua legislação complementar, se necessário.

2. Realização de oficina técnica para apresentação e discussão da nova legislação proposta com os membros da Equipe Técnica Municipal e do Conselho do PDDU.

3. Elaboração do projeto gráfico da Cartilha do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

4. Entrega do projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte e sua legislação complementar revisada (se necessário), dos documentos comprobatórios da oficina técnica (ata, lista de presenças e fotos) e de outros documentos complementares da quarta etapa, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

3.5. Estratégia de Comunicação, Mobilização e Participação da População

O processo de mobilização e sensibilização da sociedade política e civil locais para participação nos eventos públicos indicados na presente Proposta Metodológica para todas as etapas de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte será feito através do uso de panfle-tos, cartazes, spots para rádio, entrevistas nos vários meios de comunicação locais e regionais (jornal impresso, rádio, televisão, sites, blogs, etc.), do envio de mala-direta eletrônica (e-mail), divulgação nas redes sociais na internet (Orkut, Facebook, InLinked, Twitter, etc.).

Além disso, serão emitidos convites dirigidos aos representantes de institui-ções e organizações públicas e privadas locais (secretarias e autarquias municipais, represen-tantes do Legislativo Municipal, órgãos públicos estaduais e federais com atividade no municí-pio, entidades de classe, organizações não governamentais, associações de moradores e simi-lares, igrejas, clubes de serviço, etc.).

O quadro abaixo apresenta as metas de divulgação dos eventos públicos que serão realizados ao longo das quatro etapas do processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte:

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

24

ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO QTDE POR EVENTO

EV 16 EV 27 EV 38 EV 49 EV 510 EV 611 EV 712

Cartazes (tamanho 42 cm x 29 cm)

500 500 400 600 100 400 500

Faixas de rua 10 - - - - - -

Folders 4x4 tam. 57 x 21 cm, com 2 dobras, em pa-pel couchê 40kg

1.000 1.000 500 1.000 500 - -

Spots para rádio (inserções de 45’)

120 120 120 120 60 120 120

E-mail (mailing) 2.000 2.000 2.000 2.000 2.000 2.000 2.000

Som volante (em horas) 30 30 60 60 - 60 60

Convites dirigidos 1.000 1.000 380 1.000 - 380 1.000

Além disso, será mantida uma página no site oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte e criado um blog para divulgação de todo o processo de revisão do PDDU do municí-pio. Durante o evento de lançamento do processo de revisão serão apresentados os membros do Núcleo Gestor, da Equipe Técnica Municipal e do Conselho Municipal do PDDU de Juazeiro do Norte.

Ao final de cada etapa serão publicados no site da Prefeitura (página do PDP) e no blog oficial do processo de revisão do PDDU os respectivos documentos finais (Proposta Metodológica, Leitura da Realidade Municipal/Apreciação Situacional, Plano de Ação e Proje-tos de Lei do PDP e legislação complementar). Na última etapa será entregue à Prefeitura Mu-nicipal de Juazeiro do Norte, juntamente com os documentos oficiais do Plano, o projeto gráfi-co de uma cartilha do PDP de Juazeiro do Norte para reprodução e uso posterior em escolas, associações, clubes de serviço, entidades de classe e outros grupos sociais. O projeto de carti-lha será passível de ajustes após a votação dos projetos de lei pela Câmara Municipal e sanção pelo chefe do Executivo Municipal.

6 Lançamento oficial do processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte.

7 Seminário Teórico-Metodológico para apresentação e discussão da Proposta Metodológica.

8 Oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura comunitária), por região administrativa do

município.

9 Audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da realidade municipal.

10 Ciclo de encontros universitários para apresentação da leitura da realidade municipal (apreciação

situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

11 Oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o

novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico), por região administrativa do município.

12 Audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de

Juazeiro do Norte

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

25

Além das reuniões de trabalho e oficinas com os membros do Núcleo Gestor, da Equipe Técnica Municipal e do Conselho Municipal do PDDU, serão realizadas várias ativi-dades visando assegurar a participação da sociedade política e civil locais no processo de revi-são do Plano Diretor de Juazeiro do Norte, conforme quadro abaixo:

ETAPA EVENTO C. H. Nº PARTIC.

I

Lançamento oficial do processo de revi-são do PDDU de Juazeiro do Norte.

2 horas 300 pessoas

Seminário Metodológico para apresenta-ção e discussão da Proposta Metodológi-ca.

3 horas 300 pessoas

II

Oficinas comunitárias de apreciação situ-acional (leitura comunitária), por região administrativa do município.

06 oficinas x 8 horas por oficina

48 horas

06 oficinas x 120 pesso-as por oficina

720 pessoas

Audiência pública para discussão do do-cumento preliminar de leitura da realida-de municipal.

3 horas 300 pessoas

III

Ciclo de encontros universitários para apresentação da leitura da realidade mu-nicipal (apreciação situacional) e discus-são de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

5 encontros x 2 horas por evento

10 horas

5 encontros x 70 pesso-as por encontro

350 pessoas

Oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (documento básico), por região administrativa do município.

06 oficinas x 8 horas por oficina

48 horas

06 oficinas x 120 pesso-as por oficina

720 pessoas

Audiência pública para discussão do do-cumento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

3 horas 300 pessoas

O Seminário Metodológico e as Audiências Públicas serão momentos para aprofundamento do dialogo sobre as informações, as propostas, os princípios, as diretrizes e as metas que comporão o Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Esses eventos serão abertos com uma apresentação didática do conteúdo es-pecífico (Proposta Metodológica, Leitura da Realidade Municipal e Plano de Ação), seguida do diálogo e acolhimento de propostas dos participantes. Nas Etapas II e III as Audiências Públicas serão antecedias da realização de oficinas técnicas e comunitárias, como forma de ampliar o poder de participação real dos atores locais na revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte.

Além disso, antes do Seminário Metodológico para discussão da Proposta Me-todológica, serão realizadas atividades de capacitação dirigidas aos membros da equipe técni-ca municipal, do Conselho do PDDU e das organizações da sociedade com atuação em cada região administrativa do município, com ênfase nos seguintes temas gerais: Estatuto da Cida-

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

26

de, Plano Diretor Participativo e Proposta Metodológica para revisão do Plano Diretor de Jua-zeiro do Norte.

3.6. Estimativa de prazos e cronogramas de atividades e desembolso

3.6.1. Produtos e estimativa dos prazos por etapa de revisão do PDDU

ETAPA PRODUTOS PRAZO

I

Relatório com a Proposta Metodológica (versão final), incluindo o material comprobatório da participação popular (ata, lista de presença e fotos) no Seminário Metodológico.

Relatório da Capacitação básica da equipe técnica municipal, com ata, lista de presença e fotos do evento.

Relatório da capacitação básica do Conselho do PDDU, com ata, lista de presença e fotos do evento.

Relatório da capacitação comunitária de representantes das seis regionais do município, com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

120 dias

II

Relatório com a leitura da realidade municipal/apreciação situacional (ver-são final), incluindo o material comprobatório da participação popular (ata, lista de presença e fotos) na Audiência Pública.

Relatório das oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica), com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

Relatório das oficinas comunitárias de apreciação situacional (leitura co-munitária), com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

240 dias

III

Relatório com o Plano de Ação do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte (versão final), incluindo o material comprobatório da participação popular (ata, lista de presença e fotos) na Audiência Pública.

Relatório das oficinas técnicas para definição de temas prioritários, propos-tas e estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte, com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

Relatório dos encontros universitários para apresentação da leitura da realidade municipal (apreciação situacional) e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte, com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

Relatório das oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte (do-cumento básico), com ata, lista de presença e fotos de cada evento.

120 dias

IV

Relatório com os projetos de lei do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte e de atualização da legislação complementar (quando for o caso).

Relatório da oficina técnica para apresentação e discussão da nova legisla-ção proposta com os membros da Equipe Técnica Municipal e do Conselho do PDDU, com ata, lista de presença e fotos do evento.

Projeto gráfico da Cartilha do Plano Diretor de Juazeiro do Norte

60 dias

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

27

3.6.2. Cronograma de atividades

ETAPA/ATIVIDADE

MESES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Etapa I

Levantamento de dados e informações preliminares sobre o município, especialmente quanto aos aspectos institucionais e organizacionais.

Elaboração do documento preliminar de Proposta Metodológica de revi-são do PDDU.

Capacitação básica da equipe técnica municipal e do Conselho do PDDU.

Capacitação comunitária de representantes das seis regionais do municí-pio.

Lançamento oficial do processo de revisão do PDDU de Juazeiro do Norte.

Realização do Seminário Metodológico para apresentação e discussão da Proposta Metodológica.

Revisão da Proposta Metodológica com base nas alterações que foram pactuadas na apresentação anterior.

Apresentação do documento final da Proposta Metodológica em reunião conjunta do Conselho Municipal do PDDU e da Equipe Técnica Municipal.

Entrega da Proposta Metodológica, dos documentos comprobatórios da realização do Seminário Metodológico à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

28

ETAPA/ATIVIDADE

MESES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Etapa II

Identificação dos marcos regulatórios e legais existentes.

Levantamento de informações sobre a caracterização territorial-ambiental, socioeconômica e institucional do município.

Sistematização e análise das informações e dados coletados e confecção de mapas temáticos com a espacialização da apreciação situacional.

Elaboração do documento preliminar de leitura da realidade municipal.

Realização das oficinas técnicas de apreciação situacional (leitura técnica).

Realização das oficinas comunitárias de apreciação situacional por região administrativa do município.

Formatação do documento preliminar de leitura da realidade municipal.

Realização da audiência pública para discussão do documento preliminar de leitura da realidade municipal (apreciação situacional).

Revisão do documento de leitura da realidade municipal, após pactuação com os representantes da sociedade política e civil locais.

Entrega do documento final de leitura da realidade municipal, dos docu-mentos comprobatórios de realização da Audiência Pública e de outros documentos complementares da segunda etapa, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

29

ETAPA/ATIVIDADE

MESES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Etapa III

Realização de oficinas técnicas para definição de temas prioritários, pro-postas e estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte.

Realização de encontros universitários para apresentação da leitura da realidade municipal e discussão de diretrizes e propostas para o PDP de Juazeiro do Norte.

Elaboração do documento básico preliminar do PDP de Juazeiro do Norte, contendo os temas prioritários, as propostas, as estratégias e os instru-mentos para a sua viabilização.

Realização de oficinas comunitárias para discussão dos temas prioritários, das propostas e das estratégias para o novo PDP de Juazeiro do Norte por região administrativa do município.

Formatação do documento final (Plano de Ação) do novo PDP de Juazeiro do Norte.

Realização de audiência pública para discussão do documento final (Plano de Ação) do Plano Diretor Participativo de Juazeiro do Norte.

Revisão do documento de Plano de Ação, após pactuação com os repre-sentantes da sociedade política e civil locais, durante a audiência pública.

Entrega do documento final (Plano de Ação) do PDP de Juazeiro do Norte e dos documentos comprobatórios da realização da Audiência Pública, além de outros documentos complementares da terceira etapa, à Prefei-tura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Federal.

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

30

ETAPA/ATIVIDADE

MESES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Etapa IV

Elaboração do projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte e revisão de sua legislação complementar, se necessário.

Realização de oficina técnica para apresentação e discussão da nova legis-lação proposta com os membros da Equipe Técnica Municipal e do Conse-lho do PDDU.

Entrega do projeto de lei do novo PDP de Juazeiro do Norte e sua legisla-ção complementar revisada (se necessário), dos documentos comproba-tórios da oficina técnica e de outros documentos complementares da quarta etapa, à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à Caixa Econômica Fede-ral.

Entrega do projeto gráfico da Cartilha do PDP de Juazeiro do Norte

3.6.3. Cronograma de desembolso dos recursos oriundos do Convênio MCidades/PMJN nº 567147

PARCELA PERCENTUAL VALOR MCIDADES/CEF VALOR CONTRAPARTIDA VALOR TOTAL CONDIÇÃO

1 20% do total R$ 17.550,00 R$ 1.316,25 R$ 18.866,25 Na aprovação dos Produtos da Etapa I

2 50% do total R$ 43.875,00 R$ 3.290,63 R$ 47.165,63 Na aprovação dos Produtos da Etapa II

3 30% do total R$ 26.325,00 R$ 1.974,37 R$ 28.299,37 Na aprovação dos Produtos da Etapa III

TOTAL 100% R$ 87.750,00 R$ 6.581,25 R$ 94.331,25 -

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

31

ANEXOS

PD

P d

e Ju

azei

ro d

o N

ort

e |

Pro

po

sta

Me

tod

oló

gica

32

1. Lei nº 3.147, de 8 de junho de 2007 | Estabelece diretrizes e normas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

2. Lei nº 3.535, de 3 de setembro de 2009 | Altera a Lei nº 2.569, de 8 de setembro de 2000, no que se refere ao perímetro urbano da Sede e redefine a divisão de bairros da cidade de Juazei-ro do Norte.

3. Lei nº 3.916, de 24 de outubro de 2011 |Institui, nos termos do art. 182, § 4º da Constituição Federal, os instrumentos para o cumprimento da Função Social da Propriedade Urbana no Município de Juazeiro do Norte e dá outras providências.

4. Decreto nº 1.445, de 29 de junho de 2001 | Dispõe sobre a organização e a estrutura do Con-selho Municipal do Plano Diretor – CMPD e dá outras providências.

5. Decreto nº 1.584, de 01 de outubro de 2003 | Altera dispositivos do Decreto nº 1.445, de 29 de junho de 2001, que regulamentou o Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvi-mento Urbano – CMPDDU, instituído pela Lei 2.572, de 8 de setembro de 2000, e adota outras providências.

6. Ata e lista de presenças do Seminário Metodológico com representantes das sociedades polí-tica e civil locais para discussão da Proposta Metodológica.

7. Registro fotográfico do Seminário Metodológico com representantes das sociedades política e civil locais para discussão da Proposta Metodológica.

8. Relatório da Capacitação básica da equipe técnica municipal, com ata, lista de presenças e fotos do evento.

9. Relatório da capacitação básica do Conselho do PDDU, com ata, lista de presenças e fotos do evento.

10. Relatório da capacitação comunitária de representantes das seis regionais do município, com ata, lista de presenças e fotos de cada evento.

11. Quadro de Usos e Fontes de Recursos

12. Memória de Cálculo Orçamentária (por etapa)