plano de trabalho docente disciplina: série bimestre ... · recuperação de conteúdos bimestral....

26
Professora: Marcia Eloisa Denker Maldonado Conteúdo estruturante: o discurso como prática social PLANO DE TRABALHO DOCENTE Disciplina: Português Série: 3º ano Bimestre: Conteúdos básicos Conteúdos Específicos Justificativa Encaminhamentos Metodológicos Recursos didáticos Avaliação: critérios de instrumentos Leitura - Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Argumentos do texto. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Vozes sociais presentes no texto. LITERATURA -Pré-Modernismo. -O Pré-Modernismo: autores em busca de um país. -O projeto literário do Pré-Modernismo. -Euclides da Cunha: narrador da guerra do fim do mundo. -Lima Barreto: a vida nos subúrbios cariocas. -Monteiro Lobato: a decadência do café. -Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. -Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios. LEITURA - Propiciar práticas de leitura de textos de diferentes gêneros considerando os conhecimentos prévios dos alunos; formular questionamentos que possibilitem inferências sobre o texto; encaminhar discussões sobre o tema, intenções, intertextualidade; contextualizar a produção: suporte/fonte, interlocutores, finalidade, época; utilizar textos verbais diversos que dialoguem com não-verbais, - Recursos gráfico-visuais. - Uso de cadernos, lousa giz; DVD, CD, TV Pen drive, data show, etc. - Projetos Multimídia. - Livros, revistas, jornais, livros - É necessário esclarecer antes dos critérios de avaliação, que esta não deve ter como objetivo central promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo de ensino aprendizagem e, a cada realização, redirecione os objetivos e as estratégias desse processo. - A disciplina de Língua portuguesa e de Literatura, pela riqueza de atividades que oferece,

Upload: vokhue

Post on 30-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Professora: Marcia Eloisa Denker Maldonado

Conteúdo estruturante: o discurso como prática social

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Disciplina: Português Série: 3º ano Bimestre: 1º

Conteúdos básicos

Conteúdos Específicos

Justificativa Encaminhamentos

Metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação: critérios de instrumentos

Leitura - Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Argumentos do texto. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Vozes sociais presentes no texto.

LITERATURA

-Pré-Modernismo. -O Pré-Modernismo: autores em busca de um país. -O projeto literário do Pré-Modernismo. -Euclides da Cunha: narrador da guerra do fim do mundo. -Lima Barreto: a vida nos subúrbios cariocas. -Monteiro Lobato: a decadência do café.

-Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

-Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios.

LEITURA

- Propiciar práticas de leitura de textos de diferentes gêneros considerando os conhecimentos prévios dos alunos; formular questionamentos que possibilitem inferências sobre o texto; encaminhar discussões sobre o tema, intenções, intertextualidade; contextualizar a produção: suporte/fonte, interlocutores, finalidade, época; utilizar textos verbais diversos que dialoguem com não-verbais,

- Recursos gráfico-visuais.

- Uso de cadernos, lousa giz; DVD, CD, TV Pen drive, data show, etc.

- Projetos Multimídia.

- Livros, revistas, jornais, livros

- É necessário esclarecer antes dos critérios de avaliação, que esta não deve ter como objetivo central promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo de ensino aprendizagem e, a cada realização, redirecione os objetivos e as estratégias desse processo.

- A disciplina de Língua portuguesa e de Literatura, pela riqueza de atividades que oferece,

- Discurso ideológico. - Elementos composicionais do gênero. - Contexto de produção da obra literária. - Marcas linguísticas: coesão, coerência, função das classes gramaticais no texto, pontuação, recursos gráficos como aspas, travessão, negrito. - Progressão referencial. - Partículas conectivas do texto. - Relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

-Augusto dos Anjos: poeta de muitas faces. -A tradição do Pré-Modernismo: um olhar crítico para o Brasil. -Vanguardas: ventos de inquietação e mudanças. -O projeto artístico das Vanguardas Europeias. -Cubismo. -Futurismo. -Expressionismo. -Dadaísmo. -Surrealismo. -A herança brasileira das vanguardas. -Modernismo Português: os primeiros passos. -Almada Negreiros: a ira contra a estagnação portuguesa. -Mario de Sá Carneiro e a fragmentação do “eu”. -Fernando Pessoa: o poeta de muitas faces.

-Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

- Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as

como gráficos, fotos, imagens, mapas, e outros; relacionar o tema com o contexto atual; oportunizar a socialização das ideias dos alunos sobre o texto. Conhecer e valorizar a Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme lei nº 11.645/08 de 10/03/2008.

ESCRITA

- Planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, do gênero, da finalidade, intenções, intertextualidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, temporalidade e ideologia; estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero proposto; acompanhar a produção do texto; analisar se a produção de texto está coerente e coesa, se há continuidade

de literatura.

- Dicionários.

- Livro didático.

- Internet.

- Papel almaço e sulfite; A3, cartolinas, papel Cancon A3, A4, cola tesoura, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, entre outros para ilustrar os trabalhos a serem realizados em literatura.

- Cartazes.

- Uso da biblioteca e de

permite uma variedade de instrumentos de avaliação.

- Dessa forma, a avaliação é formativa e visa verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos antes, durante e depois do processo ensino-aprendizagem. Essa observação se fará através da prática reflexiva, tanto do aluno quanto do professor, possibilitando o desenvolvimento permanente do ser humano como um todo, bem como a retomada dos conteúdos, caso seja necessário.

- O professor deverá estar atento à construção dos conhecimentos dos seus alunos, deve cultivar, na sua prática pedagógica, uma postura

- Semântica. - Operadores argumentativos. - Modalizadores. - Figuras de linguagem.

Escrita

- Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Informatividade. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Referência textual. - Vozes sociais presentes no texto. - Ideologia presente no texto. - Elementos

-Os longos negros anos da ditadura em Portugal. -O “interregno”. -Presencismo: os escritores ensimesmados. -O neorrealismo português. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

GRAMÁTICA

- Sintaxe do período composto - Período composto por coordenação - Período composto por subordinação -A articulação das orações. -Período composto por coordenação. -Período composto por subordinação. -Período composto

condições de produção e recepção.

- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação para resolver problemas sociais.

- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

temática, se atende à finalidade, se a linguagem está adequada ao contexto; planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, finalidade; encaminhar a reescrita textual: revisão dos argumentos, das ideias, dos elementos que compõem o gênero ; conduzir, na reescrita, a uma reflexão dos elementos discursivos, textuais, estruturais e normativos.

ORALIDADE

- Organizar apresentações de textos produzidos pelos alunos; orientar sobre o contexto social de uso do gênero oral selecionado; preparar apresentações que explorem as marcas linguísticas da oralidade em seu uso formal e informal; estimular a leitura de diferentes gêneros, utilizando recursos extralinguísticos

espaços de leitura como saguão e área verde.

de constante investigação. A avaliação contínua diagnóstica da leitura e da escrita dos alunos é fundamental para planejar atividades e intervenções de qualidade que possam realmente ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Sabendo que leitura e escrita são “ferramentas” mentais e possibilitam o trabalho de todas as outras áreas. - Possibilitar que os alunos compreendam, se apropriem e façam uso das diferentes instâncias da linguagem é uma forma de romper com as dicotomias excludentes que tem gerado distanciamento entre a linguagem do aluno e da escola. Falar certo ou errado, oralidade e escritas (dialetos populares e dialeto padrão), linguagem forma

composicionais do gênero. -Progressão referencial. - Elementos composicionais do gênero. - Progressão referencial. - relação de causa e consequência entre as partes e elementos do texto.

por coordenação e subordinação. -Usos dos períodos compostos -Orações coordenadas assindéticas. -Orações coordenadas sindéticas. Relações coesivas. -Uso das orações coordenadas. -Orações subordinadas substantivas subjetivas. -Orações subordinadas substantivas objetivas diretas. -Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas. -Orações subordinadas completivas nominais. -Orações subordinadas

- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

- Reconhecer em

como entonação, pausas, expressão facial e outros; propiciar análise e comparação dos recursos veiculados em diferentes fontes como jornais, emissoras de rádio e TV , a fim de perceber a ideologia dos discursos dessas esferas ; expressar oralmente suas ideias de modo fluente e adequado ao gênero proposto; compreender os argumentos no discurso do outro; expor objetivamente seus argumentos; organizar a sequência da fala; analisar os argumentos dos colegas de classe em suas apresentações e/ou nos gêneros orais trabalhados; participar ativamente dos diálogos, relatos, discussões, etc.

e informal, entre outros aspectos, sob a ótica das instâncias públicas e privadas, deixam de ser vistos em oposição, passando a revelar a pluralidade, multiplicidade e dialogismo da linguagem. - Trabalhar a partir dos conteúdos que os alunos já sabem, pensando o erro como parte de um processo de construção que olha prospectivamente, portanto acreditando e criando condições para que eles percorram o caminho que há pela frente, sem negar ou apagar as diferenças culturais, mas ampliando as possibilidades de uso da linguagem, é uma questão política pedagógica fundamental, quando se pensa em uma escola democrática. - Nessa perspectiva, a

apositivas. -Orações reduzidas. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares. (os conteúdos gramaticais serão abordados de forma contextualizada e nos momentos em que se fizerem necessários para a produção de sentido da língua)

PRODUÇÃO DE TEXTO

- Narração e descrição. - Elementos da narrativa. - Conto: definição e usos. - Contexto de circulação. - Estrutura. - Linguagem. - O espaço.

textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e Quem é o público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

recuperação será concomitante às atividades trabalhadas. Para tanto será utilizada uma variedade de instrumentos de avaliação. Todos esses instrumentos servirão de critérios para alcançar os objetivos propostos, fornecendo condições para que o professor analise, provoque, acione, raciocine, se emocione e tome decisões e providencia relação a cada aluno.

- Dessa forma, além dos itens citados serão levados em consideração neste bimestre, o seguinte critério:

a) Atitudes: respeito, educação, interesse, comportamento participativo e organizacional e

- O tempo. - A relação entre tempo e espaço. - Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

iniciativas cooperativas.

Peso

- 30 pontos: trabalhos diversificados que poderão incluir alguns destes itens:

* Verificação de conhecimentos linguísticos como leitura, interpretação e conhecimentos gramaticais, até a produção de texto ( individual e/ou em grupo), pesquisas sobre conteúdos linguísticos, atividades e estudos desencadeados pela leitura extraclasse, seminários, trabalhos criativos, entre outros.

- 70 pontos : avaliação de conteúdo específico.

- Recuperação: - Todos os educandos que

ficarem abaixo da média deverão realizar a recuperação de conteúdos bimestral.

2º BIMESTRE - 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Disciplina: Português Série: 3º ano Bimestre: 2º

Conteúdos básicos

Conteúdos Específicos

Justificativa Encaminhamentos

Metodológicos

Recursos didáticoS

Avaliação: critérios de instrumentos

Leitura - Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Argumentos do

LITERATURA

- Modernismo 1ª Geração - Modernismo 2ª Geração

-Semana de Arte Moderna: três noites

- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. -Relacionar

LEITURA

- Propiciar práticas de leitura de textos de diferentes gêneros considerando os conhecimentos prévios dos alunos; formular questionamentos que possibilitem inferências sobre

- Recursos gráfico-visuais.

- Uso de cadernos, lousa giz; DVD, CD, TV Pen drive, data

- É necessário esclarecer antes dos critérios de avaliação, que esta não deve ter como objetivo central promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo de ensino aprendizagem e, a cada

texto. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Vozes sociais presentes no texto. - Discurso ideológico. - Elementos composicionais do gênero. - Contexto de produção da obra literária. - Marcas linguísticas: coesão, coerência, função das classes gramaticais no texto, pontuação, recursos gráficos como aspas, travessão, negrito. - Progressão referencial. - Partículas

que fizeram história. -O projeto literário da Primeira Geração Modernista. -Oswald de Andrade: irreverência e crítica. -Mário de Andrade: a descoberta do Brasil brasileiro. -Manuel Bandeira: olhar terno para o cotidiano. -Alcântara Machado: os italianos em São Paulo. -A tradição da primeira geração Modernista: a poesia do cotidiano. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

GRAMÁTICA

- Período composto por coordenação

-Orações subordinadas

informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário. - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é o público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre

o texto; encaminhar discussões sobre o tema, intenções, intertextualidade; contextualizar a produção: suporte/fonte, interlocutores, finalidade, época; utilizar textos verbais diversos que dialoguem com não-verbais, como gráficos, fotos, imagens, mapas, e outros; relacionar o tema com o contexto atual; oportunizar a socialização das ideias dos alunos sobre o texto. Conhecer e valorizar a Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme lei nº 11.645/08 de 10/03/2008.

ESCRITA

- Planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, do gênero, da finalidade, intenções, intertextualidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade,

show, etc.

- Projetos Multimídia.

- Livros, revistas, jornais, livros de literatura.

- Dicionários.

- Livro didático.

- Internet.

- Papel almaço e sulfite; A3, cartolinas, papel Cancon A3, A4, cola tesoura, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, entre outros para ilustrar os trabalhos a

realização, redirecione os objetivos e as estratégias desse processo.

- A disciplina de Língua portuguesa e de Literatura, pela riqueza de atividades que oferece, permite uma variedade de instrumentos de avaliação.

- Dessa forma, a avaliação é formativa e visa verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos antes, durante e depois do processo ensino-aprendizagem. Essa observação se fará através da prática reflexiva, tanto do aluno quanto do professor, possibilitando o desenvolvimento permanente do ser humano como um todo, bem como a retomada dos conteúdos, caso seja

conectivas do texto. - Relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto. - Semântica. - Operadores argumentativos. - Modalizadores. - Figuras de linguagem.

Escrita

- Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Informatividade. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Referência

restritivas. -Orações subordinadas explicativas. -Orações subordinadas adverbiais causais. -Orações Subordinadas consecutivas. -Orações Subordinadas condicionais. -Orações Subordinadas concessivas. -Orações subordinadas comparativas. -Orações subordinadas conformativas. -Orações subordinadas finais. -Orações Subordinadas proporcionais. -Orações subordinadas temporais.

outras. - Relacionar em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação para resolver problemas sociais. - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. -Identificar pela análise de suas linguagens, as

temporalidade e ideologia; estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero proposto; acompanhar a produção do texto; analisar se a produção de texto está coerente e coesa, se há continuidade temática, se atende à finalidade, se a linguagem está adequada ao contexto; planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, finalidade; encaminhar a reescrita textual: revisão dos argumentos, das ideias, dos elementos que compõem o gênero ; conduzir, na reescrita, a uma reflexão dos elementos discursivos, textuais, estruturais e normativos.

ORALIDADE

- Organizar apresentações de textos produzidos pelos alunos; orientar sobre o contexto social de uso do

serem realizados em literatura.

- Cartazes.

- Uso da biblioteca e de espaços de leitura como saguão e área verde.

necessário.

- O professor deverá estar atento à construção dos conhecimentos dos seus alunos, deve cultivar, na sua prática pedagógica, uma postura de constante investigação. A avaliação contínua diagnóstica da leitura e da escrita dos alunos é fundamental para planejar atividades e intervenções de qualidade que possam realmente ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Sabendo que leitura e escrita são “ferramentas” mentais e possibilitam o trabalho de todas as outras áreas. - Possibilitar que os alunos compreendam, se apropriem e façam uso das diferentes instâncias da linguagem é uma forma de romper com as dicotomias excludentes

textual. - Vozes sociais presentes no texto. - Ideologia presente no texto. - Elementos composicionais do gênero. -Progressão referencial. - Elementos composicionais do gênero. - Progressão referencial. - relação de causa e consequência entre as partes e elementos do texto.

(os conteúdos gramaticais serão abordados de forma contextualizada e nos momentos em que se fizerem necessários para a produção de sentido da língua) -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

PRODUÇÃO DE TEXTO

-Textos Expositivos -Exposição -Relatório -Textos de divulgação científica: definição e usos. -Contexto de circulação. -Estruturados textos expositivos. -Linguagem dos

tecnologias da comunicação e informação. - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

gênero oral selecionado; preparar apresentações que explorem as marcas linguísticas da oralidade em seu uso formal e informal; estimular a leitura de diferentes gêneros, utilizando recursos extralinguísticos como entonação, pausas, expressão facial e outros; propiciar análise e comparação dos recursos veiculados em diferentes fontes como jornais, emissoras de rádio e TV , a fim de perceber a ideologia dos discursos dessas esferas ; expressar oralmente suas ideias de modo fluente e adequado ao gênero proposto; compreender os argumentos no discurso do outro; expor objetivamente seus argumentos; organizar a sequência da fala; analisar os argumentos dos colegas de classe em suas apresentações e/ou nos gêneros orais trabalhados; participar ativamente dos

que tem gerado distanciamento entre a linguagem do aluno e da escola. Falar certo ou errado, oralidade e escritas (dialetos populares e dialeto padrão), linguagem forma e informal, entre outros aspectos, sob a ótica das instâncias públicas e privadas, deixam de ser vistos em oposição, passando a revelar a pluralidade, multiplicidade e dialogismo da linguagem. - Trabalhar a partir dos conteúdos que os alunos já sabem, pensando o erro como parte de um processo de construção que olha prospectivamente, portanto acreditando e criando condições para que eles percorram o caminho que há pela frente, sem negar ou apagar as diferenças

textos expositivos. -Projeto: análise de textos de divulgação científica. -Relatório: definição e uso. -Contexto de circulação dos relatórios. -Estrutura e linguagem dos relatórios. -Produção de um relatório. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

diálogos, relatos, discussões, etc.

culturais, mas ampliando as possibilidades de uso da linguagem, é uma questão política pedagógica fundamental, quando se pensa em uma escola democrática. - Nessa perspectiva, a recuperação será concomitante às atividades trabalhadas. Para tanto será utilizada uma variedade de instrumentos de avaliação. Todos esses instrumentos servirão de critérios para alcançar os objetivos propostos, fornecendo condições para que o professor analise, provoque, acione, raciocine, se emocione e tome decisões e providencia relação a cada aluno.

- Dessa forma, além dos itens citados serão levados em consideração neste bimestre, o seguinte

critério:

a) Atitudes: respeito, educação, interesse, comportamento participativo e organizacional e iniciativas cooperativas.

Peso

- 30 pontos: trabalhos diversificados que poderão incluir alguns destes itens:

* Verificação de conhecimentos linguísticos como leitura, interpretação e conhecimentos gramaticais, até a produção de texto ( individual e/ou em grupo), pesquisas sobre conteúdos linguísticos, atividades e estudos desencadeados pela leitura extraclasse, seminários, trabalhos

criativos, entre outros.

- 70 pontos : avaliação de conteúdo específico.

- Recuperação: - Todos os educandos que ficarem abaixo da média deverão realizar a recuperação de conteúdos bimestral.

3º BIMESTRE - 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Disciplina: Português Série: 3º ano Bimestre: 3º

Conteúdos básicos

Conteúdos Específicos

Justificativa Encaminhamentos

Metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação: critérios de instrumentos

Leitura - Conteúdo temático.

LITERATURA

- Literatura Segunda

-Compreender a arte como saber cultural e estético

LEITURA

- Propiciar práticas de leitura

- Recursos gráfico-visuais.

- É necessário esclarecer antes dos critérios de avaliação, que esta não

- Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Argumentos do texto. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Vozes sociais presentes no texto. - Discurso ideológico. - Elementos composicionais do gênero. - Contexto de produção da obra literária. - Marcas linguísticas: coesão, coerência, função das classes gramaticais no texto, pontuação,

Geração Modernista - Literatura :O romance de 1930. -Murilo Mendes: o católico visionário. -Jorge de Lima: o católico engajado. -A tradição da segunda geração modernista: o “eu” e o mundo. -A retomada de um olhar realista. -O projeto literário do romance de 30. -Graciliano Ramos: mestre das palavras secas. -José Lins do Rego: lembranças de um menino de engenho. -Rachel de Queiróz: um olhar feminino para o sertão. -Jorge Amado: retrato da diversidade econômica e cultural. -Érico Veríssimo: o intérprete dos

gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

-Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios.

-Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e

preconceitos.

- Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de

de textos de diferentes gêneros considerando os conhecimentos prévios dos alunos; formular questionamentos que possibilitem inferências sobre o texto; encaminhar discussões sobre o tema, intenções, intertextualidade; contextualizar a produção: suporte/fonte, interlocutores, finalidade, época; utilizar textos verbais diversos que dialoguem com não-verbais, como gráficos, fotos, imagens, mapas, e outros; relacionar o tema com o contexto atual; oportunizar a socialização das ideias dos alunos sobre o texto. Conhecer e valorizar a Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme lei nº 11.645/08 de 10/03/2008.

ESCRITA

- Planejar a produção textual a partir da delimitação do

- Uso de cadernos, lousa giz; DVD, CD, TV Pen drive, data show, etc.

- Projetos Multimídia.

- Livros, revistas, jornais, livros de literatura.

- Dicionários.

- Livro didático.

- Internet.

- Papel almaço e sulfite; A3, cartolinas, papel Cancon A3, A4, cola tesoura, lápis de cor, giz de

deve ter como objetivo central promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo de ensino aprendizagem e, a cada realização, redirecione os objetivos e as estratégias desse processo.

- A disciplina de Língua portuguesa e de Literatura, pela riqueza de atividades que oferece, permite uma variedade de instrumentos de avaliação.

- Dessa forma, a avaliação é formativa e visa verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos antes, durante e depois do processo ensino-aprendizagem. Essa observação se fará através da prática reflexiva, tanto do aluno quanto do professor,

recursos gráficos como aspas, travessão, negrito. - Progressão referencial. - Partículas conectivas do texto. - Relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto. - Semântica. - Operadores argumentativos. - Modalizadores. - Figuras de linguagem.

Escrita

- Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. -

gaúchos. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e vestibulares.

GRAMÁTIC A

- Articulação dos termos da oração

-Concordância e regência. -Concordância nominal e verbal. -Concordância ideológica. -Usos da concordância. -Regência verbal e nominal. -Usos da regência. (os conteúdos gramaticais serão abordados de forma contextualizada e nos momentos em que se fizerem necessários para a produção de sentido da língua)

vários grupos sociais e étnicos.

- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

- Recorrer aos conhecimentos

tema, do interlocutor, do gênero, da finalidade, intenções, intertextualidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, temporalidade e ideologia; estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero proposto; acompanhar a produção do texto; analisar se a produção de texto está coerente e coesa, se há continuidade temática, se atende à finalidade, se a linguagem está adequada ao contexto; planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, finalidade; encaminhar a reescrita textual: revisão dos argumentos, das ideias, dos elementos que compõem o gênero ; conduzir, na reescrita, a uma reflexão dos elementos discursivos, textuais, estruturais e normativos.

cera, tinta guache, entre outros para ilustrar os trabalhos a serem realizados em literatura.

- Cartazes.

- Uso da biblioteca e de espaços de leitura como saguão e área verde.

possibilitando o desenvolvimento permanente do ser humano como um todo, bem como a retomada dos conteúdos, caso seja necessário.

- O professor deverá estar atento à construção dos conhecimentos dos seus alunos, deve cultivar, na sua prática pedagógica, uma postura de constante investigação. A avaliação contínua diagnóstica da leitura e da escrita dos alunos é fundamental para planejar atividades e intervenções de qualidade que possam realmente ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Sabendo que leitura e escrita são “ferramentas” mentais e possibilitam o trabalho de todas as outras áreas. - Possibilitar que os

Intencionalidade. - Informatividade. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Referência textual. - Vozes sociais presentes no texto. - Ideologia presente no texto. - Elementos composicionais do gênero. -Progressão referencial. - Elementos composicionais do gênero. - Progressão referencial. - relação de causa e consequência entre as partes e elementos do texto.

-Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

PRODUÇÃO DE TEXTO

- Exposição e argumentação nos vestibulares.

-Texto dissertativo argumentativo. -Dissertação: definição e usos. -Contexto de circulação dos textos dissertativos. -Estrutura e Linguagem dos textos dissertativos. -Produção de textos dissertativos. -Comentário crítico argumentativo.(Unioeste) -Carta do leitor (Unioeste) -Artigo de Opinião (Unioeste)

sobre as linguagens dos sistemas de comunicação para resolver problemas sociais.

- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que

ORALIDADE

- Organizar apresentações de textos produzidos pelos alunos; orientar sobre o contexto social de uso do gênero oral selecionado; preparar apresentações que explorem as marcas linguísticas da oralidade em seu uso formal e informal; estimular a leitura de diferentes gêneros, utilizando recursos extralinguísticos como entonação, pausas, expressão facial e outros; propiciar análise e comparação dos recursos veiculados em diferentes fontes como jornais, emissoras de rádio e TV , a fim de perceber a ideologia dos discursos dessas esferas ; expressar oralmente suas ideias de modo fluente e adequado ao gênero proposto; compreender os argumentos no discurso do outro; expor objetivamente seus argumentos; organizar a

alunos compreendam, se apropriem e façam uso das diferentes instâncias da linguagem é uma forma de romper com as dicotomias excludentes que tem gerado distanciamento entre a linguagem do aluno e da escola. Falar certo ou errado, oralidade e escritas (dialetos populares e dialeto padrão), linguagem forma e informal, entre outros aspectos, sob a ótica das instâncias públicas e privadas, deixam de ser vistos em oposição, passando a revelar a pluralidade, multiplicidade e dialogismo da linguagem. - Trabalhar a partir dos conteúdos que os alunos já sabem, pensando o erro como parte de um processo de construção que olha prospectivamente,

-Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é o público alvo, pela análise dos

sequência da fala; analisar os argumentos dos colegas de classe em suas apresentações e/ou nos gêneros orais trabalhados; participar ativamente dos diálogos, relatos, discussões, etc.

portanto acreditando e criando condições para que eles percorram o caminho que há pela frente, sem negar ou apagar as diferenças culturais, mas ampliando as possibilidades de uso da linguagem, é uma questão política pedagógica fundamental, quando se pensa em uma escola democrática. - Nessa perspectiva, a recuperação será concomitante às atividades trabalhadas. Para tanto será utilizada uma variedade de instrumentos de avaliação. Todos esses instrumentos servirão de critérios para alcançar os objetivos propostos, fornecendo condições para que o professor analise, provoque, acione, raciocine, se emocione e tome decisões e providencia relação a

procedimentos argumentativos utilizados.

cada aluno.

- Dessa forma, além dos itens citados serão levados em consideração neste bimestre, o seguinte critério:

a) Atitudes: respeito, educação, interesse, comportamento participativo e organizacional e iniciativas cooperativas.

Peso

- 30 pontos: trabalhos diversificados que poderão incluir alguns destes itens:

* Verificação de conhecimentos linguísticos como leitura, interpretação e conhecimentos gramaticais, até a produção de texto ( individual e/ou em grupo),

pesquisas sobre conteúdos linguísticos, atividades e estudos desencadeados pela leitura extraclasse, seminários, trabalhos criativos, entre outros.

- 70 pontos : avaliação de conteúdo específico.

- Recuperação: - Todos os educandos que ficarem a baixo da média deverão realizar a recuperação de conteúdos bimestral.

4º BIMESTRE - 2014

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Disciplina: Português Série: 3º ano Bimestre: 4º

Conteúdos básicos

Conteúdos Específicos

Justificativa Encaminhamentos

Metodológicos

Recursos didáticos

Avaliação: critérios de instrumentos

Leitura - Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Argumentos do texto. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Vozes sociais presentes no texto. - Discurso

LITERATURA

- Literatura no Pós-Modernismo -A poesia em busca de um caminho. -O projeto literário da poesia de 1945. -João Cabral de Melo Neto: “máquina” do poema. -O Concretismo. -Ferreira Gullar. -A Reinvenção da narrativas. -Guimarães Rosa: o

-Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

-Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios.

LEITURA

- Propiciar práticas de leitura de textos de diferentes gêneros considerando os conhecimentos prévios dos alunos; formular questionamentos que possibilitem inferências sobre o texto; encaminhar discussões sobre o tema, intenções, intertextualidade; contextualizar a produção: suporte/fonte, interlocutores, finalidade, época; utilizar textos verbais diversos que dialoguem com não-verbais,

- Recursos gráfico-visuais.

- Uso de cadernos, lousa giz; DVD, CD, TV Pen drive, data show, etc.

- Projetos Multimídia.

- Livros, revistas, jornais, livros

- É necessário esclarecer antes dos critérios de avaliação, que esta não deve ter como objetivo central promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo de ensino aprendizagem e, a cada realização, redirecione os objetivos e as estratégias desse processo.

- A disciplina de Língua portuguesa e de Literatura, pela riqueza de atividades que oferece,

ideológico. - Elementos composicionais do gênero. - Contexto de produção da obra literária. - Marcas linguísticas: coesão, coerência, função das classes gramaticais no texto, pontuação, recursos gráficos como aspas, travessão, negrito. - Progressão referencial. - Partículas conectivas do texto. - Relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto. - Semântica.

descobridor do sertão. -Clarice Lispector: a busca incansável da identidade. -Os rumos da prosa brasileira contemporânea. -Panorama do teatro brasileiro no século XX. - Tendências Contemporâneas a) A literatura contemporânea. b) Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e Vestibulares.

GRAMÁTICA

-Articulação dos termos da oração. - Aspectos da convenção escrita.

-Colocação

-Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

- Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

- Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as

como gráficos, fotos, imagens, mapas, e outros; relacionar o tema com o contexto atual; oportunizar a socialização das ideias dos alunos sobre o texto. Conhecer e valorizar a Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme lei nº 11.645/08 de 10/03/2008.

ESCRITA

- Planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, do gênero, da finalidade, intenções, intertextualidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, temporalidade e ideologia; estimular a ampliação de leituras sobre o tema e o gênero proposto; acompanhar a produção do texto; analisar se a produção de texto está coerente e coesa, se há continuidade

de literatura.

- Dicionários.

- Livro didático.

- Internet.

- Papel almaço e sulfite; A3, cartolinas, papel Cancon A3, A4, cola tesoura, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, entre outros para ilustrar os trabalhos a serem realizados em literatura.

- Cartazes.

- Uso da biblioteca e de

permite uma variedade de instrumentos de avaliação.

- Dessa forma, a avaliação é formativa e visa verificar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos antes, durante e depois do processo ensino-aprendizagem. Essa observação se fará através da prática reflexiva, tanto do aluno quanto do professor, possibilitando o desenvolvimento permanente do ser humano como um todo, bem como a retomada dos conteúdos, caso seja necessário.

- O professor deverá estar atento à construção dos conhecimentos dos seus alunos, deve cultivar, na sua prática pedagógica, uma postura

- Operadores argumentativos. - Modalizadores. - Figuras de linguagem.

Escrita

- Conteúdo temático. - Interlocutor. - Finalidade do texto. - Intencionalidade. - Informatividade. - Contexto de produção. - Intertextualidade. - Referência textual. - Vozes sociais presentes no texto. - Ideologia presente no texto. - Elementos composicionais do gênero. -Progressão

pronominal. -Os pronomes oblíquos átonos. -A posição ocupada pelos pronomes oblíquos átonos. -Usos da colocação pronominal. -A crase e seu uso. -Regras para o uso da crase. -Casos em que o sinal de crase não deve ser utilizado. -Pontuação no português. -Os sinais de pontuação. -Usos da pontuação. (os conteúdos gramaticais serão abordados de forma contextualizada e nos momentos em que se fizerem necessários para a produção de sentido da língua)

PRODUÇÃO DE

condições de produção e recepção.

- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação para resolver problemas sociais.

- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

temática, se atende à finalidade, se a linguagem está adequada ao contexto; planejar a produção textual a partir da delimitação do tema, do interlocutor, finalidade; encaminhar a reescrita textual: revisão dos argumentos, das ideias, dos elementos que compõem o gênero ; conduzir, na reescrita, a uma reflexão dos elementos discursivos, textuais, estruturais e normativos.

ORALIDADE

- Organizar apresentações de textos produzidos pelos alunos; orientar sobre o contexto social de uso do gênero oral selecionado; preparar apresentações que explorem as marcas linguísticas da oralidade em seu uso formal e informal; estimular a leitura de diferentes gêneros, utilizando recursos extralinguísticos

espaços de leitura como saguão e área verde.

de constante investigação. A avaliação contínua diagnóstica da leitura e da escrita dos alunos é fundamental para planejar atividades e intervenções de qualidade que possam realmente ampliar os conhecimentos linguísticos dos alunos. Sabendo que leitura e escrita são “ferramentas” mentais e possibilitam o trabalho de todas as outras áreas. - Possibilitar que os alunos compreendam, se apropriem e façam uso das diferentes instâncias da linguagem é uma forma de romper com as dicotomias excludentes que tem gerado distanciamento entre a linguagem do aluno e da escola. Falar certo ou errado, oralidade e escritas (dialetos populares e dialeto padrão), linguagem forma

referencial. - Elementos composicionais do gênero. - Progressão referencial. - relação de causa e consequência entre as partes e elementos do texto.

TEXTO

-Texto dissertativo. -Como obter informações essenciais. -Questões que orientam a análise. -A organização da argumentação. -Primeiro parágrafo do texto dissertativo: como começar uma dissertação. -O uso de imagens de/ou metáforas. -O uso de citações no texto dissertativo. -A antecipação da conclusão. -Último parágrafo: como concluir uma dissertação. -Como o desenvolvimento conduz à conclusão. -Produção de texto dissertativo-argumentativo -Projeto de texto: a

- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

- Reconhecer em

como entonação, pausas, expressão facial e outros; propiciar análise e comparação dos recursos veiculados em diferentes fontes como jornais, emissoras de rádio e TV , a fim de perceber a ideologia dos discursos dessas esferas ; expressar oralmente suas ideias de modo fluente e adequado ao gênero proposto; compreender os argumentos no discurso do outro; expor objetivamente seus argumentos; organizar a sequência da fala; analisar os argumentos dos colegas de classe em suas apresentações e/ou nos gêneros orais trabalhados; participar ativamente dos diálogos, relatos, discussões, etc.

e informal, entre outros aspectos, sob a ótica das instâncias públicas e privadas, deixam de ser vistos em oposição, passando a revelar a pluralidade, multiplicidade e dialogismo da linguagem. - Trabalhar a partir dos conteúdos que os alunos já sabem, pensando o erro como parte de um processo de construção que olha prospectivamente, portanto acreditando e criando condições para que eles percorram o caminho que há pela frente, sem negar ou apagar as diferenças culturais, mas ampliando as possibilidades de uso da linguagem, é uma questão política pedagógica fundamental, quando se pensa em uma escola democrática. - Nessa perspectiva, a

organização da argumentação. -Produção de texto dissertativo. -Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais e vestibulares. -Comentário crítico argumentativo.(Unioeste) -Carta do leitor (Unioeste) -Artigo de Opinião (Unioeste)

textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é o público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

recuperação será concomitante às atividades trabalhadas. Para tanto será utilizada uma variedade de instrumentos de avaliação. Todos esses instrumentos servirão de critérios para alcançar os objetivos propostos, fornecendo condições para que o professor analise, provoque, acione, raciocine, se emocione e tome decisões e providencia relação a cada aluno.

- Dessa forma, além dos itens citados serão levados em consideração neste bimestre, o seguinte critério:

a) Atitudes: respeito, educação, interesse, comportamento participativo e organizacional e

iniciativas cooperativas.

Peso

- 30 pontos: trabalhos diversificados que poderão incluir alguns destes itens:

* Verificação de conhecimentos linguísticos como leitura, interpretação e conhecimentos gramaticais, até a produção de texto ( individual e/ou em grupo), pesquisas sobre conteúdos linguísticos, atividades e estudos desencadeados pela leitura extraclasse, seminários, trabalhos criativos, entre outros.

- 70 pontos : avaliação de conteúdo específico.

- Recuperação: - Todos os educandos que ficarem

abaixo da média deverão realizar a recuperação de conteúdos bimestral..

-História e Cultura Afro-brasileira, africana e Indígena. Lei nº 11.645/08

-Prevenção ao uso indevido de drogas.

-Sexualidade humana.

-Educação Ambiental L.F. Nº 9795/99, DEC. 4201/02

-Educação Fiscal.

-Enfrenta-mento à violência contra crianças e o adolescente.

-Direito das crianças e adolescentes - L.F. Nº11525/07. -Educação tributária Dec. Nº 1143/99 Portaria nº413/02.