plano de sistema integrado para corte impacto do... · microbial dos intestinos e tem um efeito...

9
Pesquisa conduzida por PATC, LLC Lituânia, 2012 O impacto do Consórcio Probiotico (TCP) no crescimento de frangos de corte O impacto do Consórcio Probiotico (TCP) na produtividade de galinhas de corte A palavra “probiótico” é derivada da língua grega e significa “para vida”. Produtos de leite fermentado têm sido usados para o tratamento de varias doenças intestinais por mais de 2.000 anos. No começo do século XX, o vencedor do premio Nobel Ilya Mechnikov formulou o argumento de que as bactérias do acido lático contidas nos produtos de leite fermentado melhoram a saúde humana. Em seu trabalho cientifico “Extensão da Vida”, ele apresenta que pessoas que consomem grandes quantidades de produtos do leite fermentado contendo bactérias do acido lático vivem mais e são mais resistentes à infecções. A reivindicação de que as bactérias Lactobacillus têm um impacto positivo na saúde e longevidade humana levantou o interesse de outros cientistas e gerou mais pesquisas. O primeiro a introduzir a ideia de probióticos foi o cientista americano R. Parker no ano de 1974. O conceito de probióticos mudou diversas vezes, ate que a concepção de R. Fuller formulada em 1989 foi reconhecida. De acordo com ele, probióticos são produtos de microrganismos que melhoram o equilíbrio microbial dos intestinos e tem um efeito fisiológico positivo nos organismos humano e animal. Os probióticos são baseados na microflora normal do aparelho digestório de animais. Eles são produtos ecológicos. O seu mecanismo de ação é a competição por nutrientes e localização no aparelho digestório. A essência da eficiência dos probióticos está na estimulação de mudanças positivas no metabolismo dos aparelhos digestórios dos animais, melhora na absorção de nutrientes e melhora na resistência do organismo e efeito antagonista na microflora nociva. O uso de probióticos no aparelho digestório melhora processos metabólicos, aumenta a vitalidade e resistência de indivíduos, melhora a eficiência da digestão e absorção de nutrientes e intensifica vários processos vitais no microrganismo. Hoje, os probióticos são amplamente usados na nutrição humana, de gado e de aves. As preparações probióticas usadas ao redor do mundo consistem de 6 a 8 ou mais estirpes de microrganismos. Porém, alguns pensam que as preparações e produtos consistentes de apenas uma estirpe de bactéria são melhores do que as que têm múltiplos componentes. Quando pertencentes à uma mistura, uma estirpe pode começar a dominar, enquanto outras

Upload: trananh

Post on 12-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PesquisaconduzidaporPATC,LLCLituânia,2012

OimpactodoConsórcioProbiotico(TCP)nocrescimentodefrangosdecorte

OimpactodoConsórcioProbiotico(TCP)naprodutividadedegalinhasdecorte

Apalavra “probiótico”éderivadada línguagregae significa “para vida”.Produtosde leitefermentadotêmsidousadosparaotratamentodevariasdoençasintestinaispormaisde2.000anos. No começo do século XX, o vencedor do premio Nobel IlyaMechnikov formulou oargumento de que as bactérias do acido lático contidas nos produtos de leite fermentadomelhoramasaúdehumana.Emseutrabalhocientifico“ExtensãodaVida”,eleapresentaquepessoas que consomem grandes quantidades de produtos do leite fermentado contendobactériasdoacidoláticovivemmaisesãomaisresistentesàinfecções.AreivindicaçãodequeasbactériasLactobacillustêmumimpactopositivonasaúdeelongevidadehumanalevantouo interessedeoutros cientistase geroumaispesquisas.Oprimeiroa introduzir a ideiadeprobióticos foi o cientista americanoR. Parker no anode 1974.O conceito deprobióticosmudoudiversasvezes,atequeaconcepçãodeR.Fullerformuladaem1989foireconhecida.Deacordocomele,probióticossãoprodutosdemicrorganismosquemelhoramoequilíbriomicrobialdosintestinosetemumefeitofisiológicopositivonosorganismoshumanoeanimal.

Osprobióticossãobaseadosnamicrofloranormaldoaparelhodigestóriodeanimais.Elessãoprodutosecológicos.Oseumecanismodeaçãoéacompetiçãopornutrienteselocalizaçãonoaparelhodigestório.Aessênciadaeficiênciadosprobióticosestánaestimulaçãodemudançaspositivas nometabolismo dos aparelhos digestórios dos animais,melhora na absorção denutrientesemelhoranaresistênciadoorganismoeefeitoantagonistanamicrofloranociva.Ouso de probióticos no aparelho digestório melhora processos metabólicos, aumenta avitalidade e resistência de indivíduos, melhora a eficiência da digestão e absorção denutrienteseintensificaváriosprocessosvitaisnomicrorganismo.

Hoje, os probióticos são amplamente usados na nutrição humana, de gado e de aves. Aspreparaçõesprobióticasusadasaoredordomundoconsistemde6a8oumaisestirpesdemicrorganismos. Porém, alguns pensam que as preparações e produtos consistentes deapenas umaestirpe de bactéria sãomelhores do que as que têmmúltiplos componentes.Quandopertencentesàumamistura,umaestirpepodecomeçaradominar,enquantooutras

sãoinativadaseonumerodecélulasvivasdecrescesignificantemente.Poressemotivo,foisugeridoqueasmisturasnãocontivessemmaisde2-3componentes.Entretanto,oavançodabiotecnologiamodernapermiteumusomaisprosperodaspreparaçõesdeprobióticosquecontem números de estirpes de microrganismos. Cada estirpe de probiótico descobre ascondiçõesmaisfavoráveisnosintestinoseescolhemonichomicro-ecológicoquemelhorlhesconvêm, conhecido como biótipo. Assim, quando os probióticos são criados, as estirpesprecisamserescolhidasapósseremtestadasdeacordocomassuassimbioseseselecionadaspelasuahabilidadedesobreviveremcondiçõesadversas.Oisolamentodeestirpesdeoutrosgrupostaxonômicos,quefazempartedamicrofloranormal,permiteodesenvolvimentodenovosprodutosprobióticosmaiscomplexosquecomplementamunsaosoutrospelosseusefeitos,eassim,asuaeficáciapodeserajustada.

O proposito deste trabalho é determinar o impacto da TECNOLOGIA DO CONSÓRCIOPROBIOTICO(TCP)nocrescimento,condiçõesfisiológicaseeficáciaeconômicadefrangosdecorte. O produto TCP utilizado consiste das seguintes estirpes, que representam osmicrorganismos naturais encontrados nos aparelhos digestivos: Bacillus subtilis,Bifidobacterium,Enterococcus,Lactobacillus,Saccharomycescerevisiae.

Experimentosforamrealizadoscomosfrangosdecortede1a41diasdevida.ApesquisafoidesenvolvidanafazendaaviáriaXnaLituânia,tendoformadodoisgruposparalelosdefrango.Ambososgruposdeaveseramalimentadosemantidossobasmesmascondições.Aúnicadiferença foi que a preparação probiótica foi misturada na agua direcionada ao grupoexperimentaldefrangosdecorte.OexperimentofoiconduzidodeacordocomoesquemaapresentadonaTabela1.

Ovalordoganhodiário foicalculadocombasenosdadosdecontroledepeso.Aofinaldoexperimento,100frangosdecadagrupoquemelhorcorrespondiamàmediademassaeramselecionados,seussangueseramcoletadosparaotestehematológicoeoabateeraconduzido.Duranteoabate,amostrasdoconteúdodasglândulasestomacaisececoeramretiradosparaopropositodetestesmicrobiológicos.Duranteoabatecontrolado,orendimentodecarcaça,de peito, de pernas e outros músculos da carcaça eram avaliadas. Os órgãos internos edigestórioseramavaliadosduranteoabatecontrolado.Osmúsculosdopeitoepernaeramretiradosparatestesdequalidadedacarne.Acomposiçãoquímicaefísicaeaspropriedadesdosmúsculoseramestimadosdeacordocomosmétodoscomunsaceitáveis.

ResultadosdasPesquisas

AdinâmicadecrescimentodosfrangosestáapresentadonaTabela2.Osdadosnestatabelamostramqueos frangosde corteque receberamosprodutosTCPduranteoexperimentocrescerammaisrápidodoqueosanimaisanálogosdogrupocontrole.Duranteoexperimento,osfrangosdecortedogrupoexperimentalganharam145gou5,98%amaisdoqueosanálogosdogrupocontrole.Portanto,amediadeganhodiáriofoide3,86gou6,02%maiornogrupoexperimentalcomparadoaogrupocontrole.Aconsumaçãodealimentospor1kgdeganhodepesodogrupoexperimentalfoi20gou1,21%menordoqueogrupodeavescontrole.

Osresultadosapresentadosdoabatecontrole(Tabela3)mostramqueopesopre-abatedosfrangosdogrupoexperimentalfoi13,56%maiordoqueodogrupocontrole.Similarmente,opesodascarcaçasfoide254,4gou14,69%eorendimentodoabatefoi0,75%maiordoqueodogrupocontrole.

Deacordocomospresentesresultados,nóspodemosobservaratendênciadeaspreparaçõesprobióticas afetarem a formação do tecido muscular de partes separadas do corpo. Osmúsculos da perna das aves que receberam o produto se desenvolveu mais lentamente,enquanto os músculos do peito se desenvolveram mais rapidamente. A quantidade demúsculosdopeitonacarcaçadogrupoexperimentalduranteoexperimentofoi1,62%maiordoqueascarcaçasdogrupocontrole.

Comodemonstradopelosresultadosdapesquisa,apreparaçãoprobióticaativaosprocessosvitaisdasaveseestimulaodesenvolvimentodosórgãosinternos.Ocoraçãoeofígadodosfrangos do grupo experimental estavammaiores do que os do grupo controle. Porém, ocomprimentodo intestinodos frangosque receberamoprodutoeramenor. Issopodeserexplicadopelofatodequeasestirpesdemicrorganismoscontidasnoprodutogarantemumaabsorçãoedigestãodealimentosmaisrápida,eissoinfluenciaadiminuiçãodosintestinos.

Para explorar a influencia dos probióticos dos tecidos musculares dos frangos, com osresultadosapresentadosnaTabela4,estudosanalíticosforamdesenvolvidos.

ATabela4mostraqueapreparaçãoprobióticamelhoraosindicadoresqualitativosdostecidosmuscularesdos frangosde corte.Menosumidadeéguardadanosmúsculosdopeitoedapernadosfrangosquereceberamoprobiótico;deacordo,taisfrangosapresentarammaismatériasecanosmúsculos.Osmúsculosdapernadogrupoexperimentalapresentaram0,83%deproteínae27,17%de cálcioamaisdoqueosmúsculosdapernadogrupocontrole.Aquantidadedegorduranosmúsculosdapernaepeitodosfrangosdogrupoexperimentalfoimaiordoqueodogrupocontrole,respectivamente1,43%e0,82%.

Amicroflorabenignadoaparelhodigestivodosfrangosconsistedebactériasdeacidolático,bifidobactéria, enterecocci, staphylococci, escherichia e levedura. A microflora liberasubstâncias antimicrobianas no aparelho digestório, aumentando a sua resistência natural,estimulando a regeneração damucosa intestinal após diversas lesões e infecções, efeitospositivosnosistemaimunológicoemelhoraadigestãoeabsorçãodosnutrientes.Oequilíbrioda microflora intestinal normal pode ser descontrolado por estresse, preparações deantibióticos,preservativoseoutrassubstancias.

OsdadosdaTabela5demonstramqueapreparaçãoprobióticateveumimpactopositivonaformaçãodamicroflorabenignadoaparelhodigestóriodosfrangosdecorte.Nossoestudomostrouqueapreparaçãotevemaiorimpactonaquantidadedeacidoláticoebifidobactérias.Asglândulasestomacaisdosfrangosdogrupocontroletiveram6.2x108ou4,45%debactériasde acido lático a mais do que as glândulas estomacais do grupo controle. Similarmente,apresentaram100vezesmaisbifidobactériase6,9vezesmais leveduras.Nocecodogrupoexperimental, encontrou-se 3 vezes mais bactérias de acido lático e 10 vezes maisbifidobactérias do que no ceco do grupo controle. No ceco do grupo experimental havia3.0x108microrganismosfermentandolactatos,enquantonogrupocontrolehavia9.5x107ou3,16vezesmenos,e,respectivamente,4vezesmaismicrorganismoscelulósicosnocecodogrupocontroledoquenogrupocontrole.

Os resultadosdos testeshematológicosestãoapresentadosnaTabela6. ElamostraqueoprodutoTCPusadonoexperimentoteveumefeitopositivonoorganismodasaveseconfirmouopotencialefeitopositivodapreparaçãonosindicadoresbiológicosanteriores.Osníveisdeeritrócitos, leucócitos e hemoglobina no teste sanguíneo dos frangos estavam dentro davariaçãonormalfisiológica,masnogrupoexperimentalelesestavammaioresdoquenogrupocontrole.Aalbuminanoorganismoéenvolvidanotransportedeácidosfáticosenaregulaçãodeconcentraçãodecátions.ElesajudamamanterumpHconstanteeregularoníveldeaguano corpo. O nível de albumina foi 4,78%maior no grupo experimental. γ – a globulina éenvolvidanasfunçõesprotetorasdoorganismo.Nossosresultadosmostramque4,96%amaisdeglobulinadafraçãoγ-globulinaestavapresentenotestesanguíneodogrupoexperimental.Issomostraqueapreparaçãousadanoexperimentofortaleceosistemaimunológicodasaveseestimulaumarespostaprotetoraàefeitosdeambienteshostis.Asglobulinasαeβestãoenvolvidas no transporte de fosfolipídios, hormônios e vitaminas no corpo e coagulaçãosanguínea.Osníveisdessestiposdeglobulinanosanguedogrupoexperimentaldefrangosãomaioresdoquenogrupocontrole.Oníveltotaldeproteína,fosforoecálcionosorosanguíneodosfrangosdecorteestavamnoslimitesnormaisfisiológicos.

EficáciaEconômicadoUsodeProbióticos

O uso de preparações probióticas na nutrição de frangos de corte é valido. A eficáciaeconômicadousodeprobióticoséapresentadanatabela7.Osdadosdessatabelamostramqueousodepreparaçõesprobióticasgerouumganhoadicionalde4.136LTL.

ConclusõesCombasenosresultadosdosexperimentospode-seconcluirqueoprodutoTCPativaastaxasde crescimento dos frangos de corte, tem um efeito positivo namicroflora dos aparelhosdigestivosefortaleceosistemaimunológico.OganhodiáriodofrangodecortequerecebeuatecnologiaTCPfoide6.02%,opesopré-abatesendode13,56%,opesodacarcaçade14,69%eorendimentodacarcaçafoi0,75%maioremcomparaçãocomosfrangosquenãoreceberamapreparação;umrendimentoadicionalde4.136LTLfoirecebido.