plano de governo municipal 2016 -...

39
1 Pesqueira-PE Plano de Governo Municipal 2016 Índice Editorial ......................................................................................... 01 Apresentação ................................................................................ 02 Cidade Digital ................................................................................ 03 Segurança Pública ........................................................................ 05 Educação ...................................................................................... 07 Cultura ........................................................................................... 11 Esporte e Lazer ............................................................................. 13 Segurança Alimentar e Nutricional ............................................... 16 Desenvolvimento Social ................................................................ 17 Criança e Adolescente .................................................................. 18 Mulheres ....................................................................................... 19 Terceira Idade ............................................................................... 20 Pessoas com Necessidades Especiais ...................................... 21 Juventude ..................................................................................... 22 Transporte e Trânsito ................................................................... 23 Habitação ..................................................................................... 25 Segurança .................................................................................... 26 Gestão Ambiental ......................................................................... 28 Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos Sólidos .......................... 30 Meio Ambiente e Áreas de Mananciais ...................................... 31 Desenvolvimento Econômico Sustentável e Geração de Emprego e Renda .......................................................................................... 32 Funcionalismo Público e Modernização Administrativa ............ 34 Conclusão ..................................................................................... 36

Upload: duongthuan

Post on 15-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Pesqueira-PE

Plano de Governo Municipal 2016

Índice

Editorial ......................................................................................... 01 Apresentação ................................................................................ 02 Cidade Digital ................................................................................ 03 Segurança Pública ........................................................................ 05 Educação ...................................................................................... 07 Cultura ........................................................................................... 11 Esporte e Lazer ............................................................................. 13 Segurança Alimentar e Nutricional ............................................... 16 Desenvolvimento Social ................................................................ 17 Criança e Adolescente .................................................................. 18 Mulheres ....................................................................................... 19 Terceira Idade ............................................................................... 20 Pessoas com Necessidades Especiais ...................................... 21 Juventude ..................................................................................... 22 Transporte e Trânsito ................................................................... 23 Habitação ..................................................................................... 25 Segurança .................................................................................... 26 Gestão Ambiental ......................................................................... 28 Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos Sólidos .......................... 30 Meio Ambiente e Áreas de Mananciais ...................................... 31 Desenvolvimento Econômico Sustentável e Geração de Emprego e Renda .......................................................................................... 32 Funcionalismo Público e Modernização Administrativa ............ 34

Conclusão ..................................................................................... 36

2

PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL

Editorial

A cidade é o local onde as pessoas vivem, trabalham, produzem, constituem suas famílias, desenvolvem suas potencialidades e seus talentos. Para isso, precisam de bens e serviços que em grande parte dependem da atuação do poder público municipal, como é o caso da Saúde, da Educação, da Segurança, dos Transportes, da Cultura e do Esporte e Lazer. Um dos resultados mais visíveis da desigualdade e da exclusão social em Pesqueira-PE é a situação de pobreza em que vive parcela significativa da nossa população. Não podemos aceitar que em nossa cidade, com os recursos próprios e de programas dos governos estadual e/ou federal, ainda existam famílias morando em casebres, sem o saneamento básico, e um atendimento inadequado pelo poder público nos mais diversos setores da administração. É obrigação da sociedade e em especial do Governo Municipal transformar essa realidade e assegurar condições dignas de vida a todos. Cabe ao poder público buscar garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos que procuram a rede pública de saúde, oferecendo serviços de qualidade e tratamento humano e respeitoso. Também compete ao município assegurar a Educação Pública, o acesso aos meios de comunicação social, ao conhecimento e à inovação, contribuindo para que os futuros cidadãos desenvolvam suas habilidades e potencialidades. Nossa cidade deve ser composta por justiça social: é nela que convivemos com nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos. É em nossa cidade que nos sentimos aceitos, nos sentimos parte integrante de sua identidade. É nela que atuamos, e é nela que escolhemos viver como construtores de seu desenvolvimento. Também queremos uma cidade inclusiva, que assegure acesso às políticas públicas para todos os seus moradores, que respeite e valorize as características do ser humano, suas opções e diferenças de raça, de gênero, de opção religiosa, de orientação sexual, de condições físicas ou mentais.

3

Mas a cidade também deve ser o espaço que nos propicie as oportunidades e os meios para sermos o que sonhamos e o que nossas habilidades e talentos nos permitam ser. Inclusiva e de oportunidades, é assim que construiremos nossa Pesqueira, em toda sua extensão territorial.

4

Apresentação

Vontade política, empregos para os moradores de Pesqueira, visão inovadora e um choque de gestão pública para garantir mais qualidade de vida à nossa população é o que pretendemos implantar em nossa cidade. E é isso que apresentamos a você nas próximas páginas. Você vai conhecer agora o nosso Plano de Governo, que na realidade não é um elenco de promessas, mas sim um compromisso que assumimos com cada morador de Pesqueira. A experiência adquirida nos meus mandatos de Vereador, o amor e a preocupação que tenho por este Município, somados à adoção dos mais bem sucedidos casos de políticas públicas utilizadas no Brasil e no mundo, orienta nossos passos na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade, e no resgate da cidadania de uma população esquecida. Essas propostas vão orientar as ações durante o nosso governo. Elaboradas a partir de debates com todos os setores - partidos da coligação, das associações de bairros, da zona rural (sítios, povoados e distritos), das organizações não governamentais, dos empresários, dos comerciantes, dos profissionais liberais, em fim, de todos os segmentos, nossas propostas estão abertas às contribuições da sociedade civil organizada. Isso porque queremos apresentar um Plano de Governo que atenda, de fato, à expectativa da população. Essas propostas refletem nosso vínculo com a história da cidade e nosso compromisso com a população, para garantir que todos tenham uma boa qualidade de vida. Organização, austeridade, disciplina orçamentária e inovação serão ferramentas de gestão, onde buscaremos o sucesso de uma gestão comprometida com os resultados e com seu povo, e, certamente vamos preparar o Município para um futuro melhor. Ouvindo todos os segmentos sociais, nós vamos gerir o Município de forma planejada e articulada com a sociedade civil organizada. Estabeleceremos parcerias com diferentes atores da comunidade e, juntos e unidos, iremos estabelecer relacionamentos com os governos estadual e federal.

5

Cidade Digital

“A tecnologia da informação tem nas cidades o principal campo de desenvolvimento e será nelas que ocorrerão os experimentos para a construção do espaço público virtual. A certeza é que existe um potencial ilimitado a ser desenvolvido pelo uso das novas redes de computadores. Potencial para colocar o mundo em conexão, criar lugares virtuais, resgatar espaço público, estimular a educação à distância e tantas mais ideias que se quer foram pensadas, objetivando estabelecer um espaço de exercício da cidadania, permitir a manifestação política e cultural, possibilitar o contato e a comunicação entre a administração pública e os cidadãos, criar um acervo de informações diferentes sobre a cidade, fortalecer os laços sociais entre os moradores. “A cidade digital significa a regeneração do espaço público que hoje se limita ser territorial, auxiliando na construção de um novo modelo de espaço público, cujo conceito servirá para pensar o avanço de uma democracia”. Propostas de Ações:

• Implantar um amplo projeto de cidade digital, com sistema de cobertura que permitirá atingir todos os locais da gestão pública, entre os quais as escolas e postos de saúde; • Implantação de gestão moderna e serviços para a população com os seguintes subprodutos; • Transparência das contas públicas; • Melhoria da fiscalização; • Modernização da administração pública, com a integração via net, de todos os setores da administração; • Integração e controle das estruturas tributária, orçamentária, financeira e administrativa; • Acesso mais imediato às informações e serviços; • Instalação de mais quatro telecentros (Distrito de Mutuca, Distrito de Papagaio, Bairro do Prado e Bairro Centenário); • Integração das escolas a outras instituições de pesquisa e ensino; • Implantação de laboratórios de informática; • Acesso a acervos de livros e documentos históricos; • Capacitação de servidores públicos; • Abertura da escola para comunidade buscando a sua integração;

6

• Gestão integrada dos centros de assistência à saúde; • Interligação com serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis e a Defesa Civil; • Uso de novas tecnologias, tais como videoconferência e Telemedicina; • Marcação de exames e consultas “online”; • Instalação de câmeras de vigilância via Internet em pontos mais vulneráveis da cidade; • Acesso à Internet sem fio para o contribuinte;

7

Saúde Pública

Propostas de Ações: • Ampliar o Hospital Municipal Dr. Lídio Paraíba para 120 (?) leitos; • Implantar a Clínica de Imagem de alta complexidade, com tomógrafo e Ressonância Magnética; • Ampliar e reorganizar o Programa de Saúde da Família com cobertura de 100% da população, com prioridade para localidades com baixos indicadores de saúde; • Proporcionar a melhoria e a humanização na rede pública de saúde; • Organizar força tarefa para atender demanda reprimida nas mais diversas especialidades de exames médicos e/ou procedimentos, como: cirurgias urológicas, do trato digestivo, oftalmológicas, ortopédicas, entre outras, reduzindo filas e distencionando as procuras; • Atender à demanda gerada no Município, dentro dos princípios e diretrizes do SUS – universalidade, equidade, da integralidade, resolutilidade e de forma humanizada; • Aumentar a capacidade de resolutilidade em procedimentos de média e alta complexidade; • Fazer gestão junto aos governos Estadual e Federal, de acordo com a legislação, para elevar à condição de regional o Hospital Dr. Lídio Paraíba; • Melhorar o acesso da população aos serviços de saúde; • Introduzir e/ou ampliar os programas do Ministério da Saúde, Programa Brasil Sorridente; Programa de Atendimento Domiciliar (PAD); Programa de Internação Domiciliar (PID); Farmácia Popular, SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência); CAPS (Centros de Atenção Psicossocial); Saúde do Idoso; Saúde da Mulher, DST/AIDS, tuberculose; •Rede Cegonha - Atendimento ás gestantes e crianças de 0 a 24 meses, com qualidade e resolutividade; Rede de Apoio Psicossocial - desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas; Rede de Atenção às Urgências e Emergências - articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso dos usuários aos serviços de urgência/emergência de forma ágil e oportuna; Melhor em Casa -

8

cuidados no domicílio preservando os vínculos familiares, com maior conforto para o paciente; Controle do câncer do colo do útero - ampliar o acesso e fortalecer o controle de qualidade dos exames; Controle do câncer de mama - ampliar o acesso e fortalecer o controle de qualidade dos exames; Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - ampliar o acesso e qualificar o atendimento com foco na organização a rede e desenvolver ações de prevenção de deficiências na infância e vida adulta. • Garantir o atendimento à gestante de alto risco; • Reestruturar os serviços de emergência, adequando-os à demanda e à nova realidade da região; • Melhorar a estrutura física e de equipamentos na rede básica de odontologia; • Reestruturar a Vigilância Sanitária, aumentando o número de profissionais; • Melhoria das condições de trabalho e remuneração dos servidores da saúde e, estabelecimento de metas a serem alcançadas; • Capacitar os servidores para o atendimento humanizado, melhoria da

assistência e da gestão;

Desenvolver ações no sentido de reaparelhar e estimular o pleno

funcionamento do Centro Especializado de Odontologia (CEO);

Incluir atendimento de urgência odontológica nos finais de semana.

9

Educação

Propostas de Ações:

• Ouvir e prestigiar quem trabalha na área da educação, valorizando o que os professores têm a construir, para melhorar a qualidade da Educação Municipal; * Assumir o compromisso com toda a categoria do Magistério Municipal de realizar o rateio dos 60% dos recursos do Fundef, que se encontra na Justiça; * Convocar o conjunto dos professores para discutir o projeto de lei que será enviado à Câmara de Veread0res, estabelecendo os critérios do rateio; * Investir os 40% restantes dos recursos exclusivamente na recuperação da infraestrutura da rede escolar municipal; * Criar o Fundo Municipal de Educação, para proporcionar autonomia no financiamento da Educação Pública Municipal, com vista ao desenvolvimento de políticas públicas, embasadas em planejamento adequado, buscando o cumprimento de metas e de avaliação de resultados, com a participação de todos os segmentos envolvidos, de forma democrática e transparente; * Colocar em prática aquilo que está no Estatuto do Magistério, legislação educacional fundamental que contribui para a solução de problemas pré-existentes, valorizando o aspecto técnico e legal nas ações de governo;

• Construção de oito creches para atender a Educação Infantil (0 a 3 anos) dos bairros Baixa Grande, Xucuru, Anápolis, Dr. Moacir Brito de Freitas; e distritos de Papagaio, de Mutuca, de Mimoso e da Aldeia Cimbres; • Buscar a universalização do atendimento escolar às crianças de 04 a 05 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil para as de até 03 anos de idade; * Universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 aos 18 anos de idade, elevando a taxa de matrículas no ensino médio nessa faixa etária;

• Construir a sede do Núcleo de Atendimento da Educação Municipal (NAPEM), com uma equipe multidisciplinar suficiente para atender toda a demanda da rede; • Adquirir dois veículos específicos para atendimento aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, visando garantir o seu acesso diário ao NAPEM; • Redimensionar cinco escolas, padrão MEC/FNDE, visando o atendimento da Educação Integral no município (Bairro Centenário, Bairro Anápolis, Bairro Xucuru, Distrito de Mutuca e Distrito de Papagaio); • Reestruturar os espaços de Educação Infantil existentes, visando atender aos padrões mínimos de funcionalidade para esta modalidade de ensino;

10

• Garantir padrões mínimos de funcionamento das unidades escolares existentes, em atendimento às normas estabelecidas pelo Plano de Metas Todos pela Educação, por meio do Levantamento Situacional Escolar – LSE; • Aperfeiçoar a proposta pedagógica da Educação Infantil e Fundamental, baseada nas Diretrizes Curriculares e introduzir as disciplinas de Educação Ambiental, de História e Geografia do município de Pesqueira, ou como temas transversais, na perspectiva da interdisciplinaridade; • Instituir Cursos de Qualificação Profissional no segundo segmento do Ensino Fundamental da EJA, visando sua inserção no mercado de trabalho local, principalmente no setor de construção civil, tecnológico e hoteleiro; • Implantar o KIT Tecnológico, por meio do Programa do Governo Federal, o PROUCA – um computador por aluno. • Garantir Merenda Escolar de qualidade, visando suprir, realmente, as necessidades nutricionais diárias, assim como kit lanche para realização de atividades pedagógicas; * Garantir o direito à educação de qualidade para os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE), por meio da política da inclusão, oferecendo o suporte necessário ao professor para que o trabalho em sala de aula possa ser desenvolvido com eficiência; * Trabalhar pela alfabetização de crianças até no máximo 08 anos de idade; * Garantir padrões mínimos de funcionamento nas unidades escolares existentes, com recuperação da infraestrutura das escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo às normas estabelecidas pelo Plano de Ações e Metas, por meio de levantamento situacional escolar (LSE); * Criar o Programa de Desenvolvimento Integral (PDI), visando a oferta no contra turno de atividades educacionais nas unidades escolares credenciadas; * Implantar o Kit Tecnológico, por meio do Programa do Governo Federal (PROUCA), com um computador por aluno; * Garantir merenda escolar de qualidade, visando suprir as necessidades nutricionais diárias dos alunos;

• Garantir KIT de uniforme e material escolar para todos os educandos da rede municipal de ensino, no início do ano letivo; • Implantar uma política de formação de leitores, a partir da aquisição do

KIT Pequeno Leitor;

• Implantar o Transporte Cultural, adquirindo veículos destinados, especificamente, à realização de atividades pedagógicas, dentro e fora do município; • Garantir aulas de Práticas Esportivas e Artes para os educandos do primeiro segmento do Ensino Fundamental;

11

• Implementar a Educação Ambiental no Currículo Escolar das unidades municipais de ensino, na perspectiva da interdisciplinaridade; • Elevar a escolaridade média do ensino fundamental; • Criar o Centro de Línguas da Educação Municipal – CELEM, com o intuito de atender os educandos da Rede Municipal de Ensino, visando o aprimoramento da língua nativa e estrangeira praticada, bem como a inserção de outras línguas; • Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais, reduzindo a taxa de analfabetismo funcional; • Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior, assegurando a qualidade da oferta; • Garantir, em regime de colaboração entre a União, Estado e município, para que os professores da educação básica possam melhorar a sua formação, inclusive a continuada, em sua área de atuação; • Realizar um mutirão de matrícula na rede, e outras ações pertinentes, na busca de recuperar os alunos evadidos, recompor o quadro discente da rede e ampliá-lo, para viabilizar mais recursos do FUNDEB para o município, a fim de proporcionar uma política consistente de valorização para o profissional do Magistério; • Oferecer materiais pedagógicos diversificados para o bom andamento das aulas; • Instituir uma política de valorização do profissional de magistério, garantindo a aprovação definitiva do Plano de Cargos, Carreira e Salário – PCCS. Fazer cumprir e atualizar as tabelas dos níveis e referências, periodicamente; • Instituir o Bônus Cultural, destinado à realização de atividades culturais por todos os profissionais da educação; • Criar o Centro de Formação Continuada dos Profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino, para o aprimoramento da formação permanente dos professores, com troca de experiências entre eles, a fim de procurar sanar os problemas verificados no processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede, ponto essencial para a melhoria de resultados; • Firmar convênios com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com o Instituto Federal de Ensino de Pernambuco, Campus Pesqueira, na busca da melhoria da qualidade da educação municipal; • Garantir profissional extraclasse para implementação do trabalho pedagógico em todas as unidades escolares, como: Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico, Coordenador de Área,

12

professor de reforço, libras, sala de recurso, sala de informática e sala de leitura; • Criar a Escola de Gestão direcionada aos profissionais da educação como professores, equipe diretiva e direção; • Garantir efetiva participação dos profissionais da educação em eventos de relevância para o seu trabalho na escola; • Implantar Centros Integrados de Educação e Lazer como espaços de convivência e desenvolvimento de programas educativos, socioculturais e de lazer; • Estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação, de forma a garantir o bom atendimento a todos os alunos, sem restrição; • Reestruturar a proposta pedagógica voltada ao atendimento de jovens e adultos, organizando um currículo voltado à realidade das demandas atuais de trabalho e emprego que considere as necessidades atuais; • Considerar a informática e as novas linguagens de comunicação, como aspectos importantes no processo educacional, capacitando os professores na sua utilização, investindo no processo pedagógico, a fim de dotar a rede de recursos tecnológicos atualizados; * Informatizar todo o sistema educacional do município, buscando eficiência de gestão, do acompanhamento dos resultados em tempo real, com dados que ajudem na formulação de políticas públicas educacionais mais realistas, para o município;

• Aumentar a oferta e a qualidade do transporte escolar para os alunos da rede municipal de ensino; • Potencializar o papel da escola nas campanhas educativas sobre temáticas de segurança, do meio ambiente, de saúde, de trânsito e outras; • Adotar os princípios da educação inclusiva e solidária em todos os níveis de ensino, estimulando o envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo de construção e efetivação dos projetos educacionais das escolas, como atores sociais importantes na construção de uma educação de qualidade, no conceito de Gestão Democrática, juntamente com profissionais do magistério, nas Políticas Públicas de Educação do Município; • Preparar a rede de ensino para o novo modelo de gestão a ser implantado, calcado no planejamento estratégico, com Planos de Ações e Metas setoriais e de avaliação de resultados, para aprimorar o que está dando certo e corrigir rumos quando necessário, para sanar os problemas verificados, com novo organograma da Secretaria Municipal de Educação, visando

13

atender os anseios da política educacional municipal, em face de sua atual demanda; • Estabelecer parcerias com as entidades sindicais e associações de moradores urbano e rural, possibilitando o aumento da oferta de cursos; • Introduzir a matéria “empreendedorismo” na grade da rede municipal de ensino; • Atrair cursos de ensino superior para o município com a chancela de universidades de renome; • Implantar o pré-vestibular social gratuito, voltado para jovens de famílias de baixa renda; • Reestruturar a Política de Educação, por meio de um Planejamento Estratégico, inovador, eficiente, contemporâneo e ético; e • Estabelecer pré-requisitos para os Gestores das Unidades Escolares tomando como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

14

Cultura

Propostas de Ações:

• Desenvolver um programa de visitas para os alunos da rede municipal ao museu sacro, à sede do antigo senado (aldeia Cimbres), ao teatro José de Almeida Maciel, à igreja de Nossa Senhora das Montanhas, ao Seminário São José, à de Nossa Senhora Mãe dos Homens, à Catedral e outras manifestações culturais e artísticas; • Incentivar as pesquisas sobre a aparição de Nossa Senhora das Graças (aldeia Guardas); • Criar um Calendário Cultural da cidade; • Implantar um calendário municipal de eventos envolvendo cultura, esportes, lazer e negócios, com apoio da iniciativa privada; • Criar o Programa Teatral, destinado a incentivar e subsidiar a permanência de grupos teatrais de reconhecida importância para desenvolvimento de atividades de formação em teatros da cidade; • Implantar a rede municipal de bibliotecas públicas populares; • Construir quadras poliesportivas, praças e áreas de lazer em bairros e distritos, com instalação de mobiliário urbano e equipamentos para utilização também como espaço para manifestações culturais; • Implantar a Liga das Escolas de Samba do Município; • Incentivar a revitalização do Centro do Artesão de Pesqueira; • Fomentar a realização de congressos, simpósios e encontros dos mais diversos interesses culturais e artísticos e do conhecimento; • Fortalecer e dinamizar as ações do Fundo Municipal de Cultura, objetivando maior participação dos produtores culturais da cidade; • Realizar censo cultural na cidade para identificar o que seus diversos atores culturais criam e produzem; • Participar do Plano Nacional do Livro e Leitura, cujo objetivo é promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas; • Exposição itinerante nas escolas de obras dos diversos artistas da cidade, com palestras e atividades desses artistas com os alunos; • Criar Pontos de Cultura no município, com apoio do Ministério da Cultura; • Promover visitas dos alunos da rede municipal aos ateliês dos artistas (pintores e artesãos) da cidade e realizar oficinas no formato “ateliê aberto”; • Implantar a Praça Municipal de Eventos;

15

• Recuperar as tradições festas religiosas e de expressão nordestina, com música, dança, bandas e fanfarras; • Renovar e ampliar o Termo de Cooperação Técnica com o IPHAN nas diversas ações em conjunto; • Construir prédio para instalação do Arquivo Público Municipal para salvaguardar o acervo documental do município; • Incentivar artistas locais em turnês, excursões e festivais divulgando o município e estimulando a produção cultural local; • Implantar Projeto Cidade Viva para promover eventos musicais e de manifestações tradicionais, alternando estilos e gêneros, no primeiro sábado de cada mês, de forma itinerante, fomentando a diversão, o lazer cultural e o turismo na sede e nos distritos de Pesqueira; • Instituir um Museu do Índio e dos Quilombolas - ponto de cultura para a sociedade local; • Criar um selo de certificação e produção editorial e artístico para publicações, obras de arte e de artesanato produzidos no município; * Prestigiar artistas e escritores locais para que promovam Pesqueira e salvaguardar a cultura do município, a exemplo do doce e da renda renascença; • Instituir Programa Cultura Jovem / Cultura da melhor Idade/ Inclusão Cultural para desenvolver projetos de cultura específicos e também para portadores de necessidades especiais, visando o estímulo à produção artística e ao lazer cultural, atendendo aos anseios desses grupos e suas especificidades, inclusive gerando emprego e renda.

16

Esporte e Lazer

Propostas de Ações: • Criar o projeto de lazer nos bairros, por meio de estrutura móvel (ônibus ou caminhão-baú), levando divertimento a todas as famílias da cidade, em especial as mais carentes e distantes; • Criar infraestrutura para prática de esportes e lazer, com pista de caminhada, de skate, quadras de esporte, ciclovia e bicicletários; • Fortalecer as práticas esportivas na rede de escolas municipais, começando pelo Projeto Segundo Tempo, pela iniciação esportiva, passando pela disseminação do esporte em larga escala, com atividades esportivas, reforço escolar, contando com o acompanhamento de técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos, além de equipamentos de som e fornecimento de água própria para o consumo humano; • Valorizar o esporte por meio das respectivas ligas, clubes e demais organizações; • Valorizar o futebol de campo como espaço de convivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à sua prática; • Implantar um fórum permanente entre a administração municipal, os clubes e a Liga de Futebol; • Implantar o Projeto Pesqueira Feliz, em parques e praças, promovendo oficinas e aulas das diferentes manifestações culturais e esportivas e construindo pistas para caminhada, playground, skate, áreas para atividades corporais ao ar livre e formação da comunidade, além de quadras e campos esportivos; • Desenvolver o Programa Escola Aberta para promover a abertura das escolas públicas nos fins de semana, realizando atividades como torneios esportivos, capoeira, dança de salão, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade; • Assegurar a formação dos agentes sociais e dos servidores do Esporte e do Lazer, em parceria com os projetos sociais e órgãos estadual e federal; • Implantar o Projeto de Bem com a Vida para promover orientação e prática de atividades físicas no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, como caminhadas, recuperação de cardíacos, acompanhamento de hipertensos, entre outros; • Apoiar a prática esportiva nas associações e clubes visando o fortalecimento do futebol local e a revitalização das suas atividades;

17

• Implantar um calendário esportivo no município; • Aplicação de um programa de assistência às escolinhas de futebol comunitárias; • Apoiar as artes marciais e esportes coletivos com criação de competições locais, apoio a equipes, entre outros; • Buscar junto ao Governo Federal parcerias e convênios como o “Praça da Juventude”, Esporte e Lazer das Cidades, Descoberta do Talento Esportivo, entre outros; • Formalizar parcerias com Federações e Confederações esportivas, visando o desenvolvimento das modalidades no município através de intercâmbios, eventos e projetos; • Criação de uma lei que regulamente, a exemplo do pretendido pelo Ministério dos Esportes, a destinação e aplicação de 1% do orçamento do município em políticas de esportes e lazer; • Buscar parcerias público-privadas com possíveis empresas que virão para este município, através da lei federal de incentivo ao esporte e a possibilidade de criação de leis municipais de incentivo ao esporte; • Implantar escolinhas esportivas visando amenizar problemas sociais como delito juvenil, evasão escolar e acesso às drogas, atendendo a crianças e adolescentes carentes, através da orientação esportiva-social e educacional, em diversas modalidades esportivas, com o intuito de estabelecer um formato mais abrangente para a prática esportiva no município, utilizando-a como um instrumento de ação social preventiva; • Implantar programas com cooperação entre as secretarias municipais de Saúde, Esportes e Lazer e Ação Social, como projetos de caminhada e corrida orientada, ciclismo solidário, oficinas e palestras itinerantes, entre outros. Atuando na prevenção de fatores de risco, favorecendo a socialização e a solidariedade; • Buscar projetos, programas e políticas esportivas sociais que gerem emprego e renda direta ou indiretamente aos profissionais de Educação Física, monitores esportivos, líderes comunitários que favorecem a prática esportiva, entre outros; • Estabelecer redes de acompanhamento dos jovens envolvidos em programas esportivos; * Criar e o ampliar programas de formação profissional, com ênfase nas artes, nos esportes e na criatividade juvenil. Desenvolver atividades atrativas para as famílias, possibilitando uma maior interação entre jovens, educadores e pais e mães;

• Realizar oficinas e seminários que permitam a troca de ideias e

experiências entre educadores e jovens, bem como evitar a

18

descontinuidade de programas, e, em alguns casos, estender a duração

das atividades esportivas oferecidos, como por exemplo, no que diz

respeito à faixa etária, para garantir uma maior eficácia.

19

Segurança Alimentar e Nutricional

Propostas de Ações:

• Articular amplo Programa Integrado de Segurança Alimentar e Nutricional, como estratégia de inclusão social, economia solidária e o desenvolvimento econômico; • Viabilizar a implantação de merenda diferenciada, no sentido de atender as necessidades nutricionais das crianças matriculadas nas escolas municipais de Pesqueira; • Ampliar o acesso da população de baixa renda a alimentos de qualidade; • Criar o Programa de Hortas Comunitárias, com a devida assistência técnica; • Estimular a constituição de associações de pequenos agricultores com fins produtivos e oferecer apoio técnico e logístico aos investimentos; • Ampliar e aprimorar o funcionamento de equipamentos públicos como feiras-livres e mercados populares; • Estimular a criação de hortas nos espaços públicos com o objetivo de realizar atividades educativas para os alunos da rede municipal; • Recriar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; • Promover cursos de capacitação no processamento de alimentos; • Promover uma ampla campanha de combate ao desperdício alimentar

20

Desenvolvimento Social

Propostas de Ações:

• Criar um programa municipal que garanta a integração dos programas de transferência de renda federal, estadual e municipal para ampliar o atendimento às pessoas em situação de risco social; • Estabelecer estratégias para revitalizar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS); • Planejar as ações de assistência social, tendo como centro a família e a comunidade; • Promover o atendimento prioritário das ações da Assistência Social aos beneficiários dos programas de transferência de renda, visando à emancipação das famílias; • Fortalecer a rede de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) para atender a demanda do município nas localidades de maior vulnerabilidade social; • Criar o Programa de Distribuição de Cestas Básicas às famílias em situação de vulnerabilidade; • Criar o Centro de Referência da Pessoa em Situação de Rua (CRPSR); • Estabelecer diretrizes para prestação de serviços sócio assistenciais; • Definir padrões de qualidade e implementar mecanismos de controle e avaliação dos serviços das entidades parceiras da Prefeitura; • Investir na criação de programas complementares de inclusão social,

como microcrédito, capacitação profissional, alfabetização de adultos,

cooperativismo e ações de educação, cultura, esporte e lazer para famílias

em situação de vulnerabilidade social.

21

Crianças e Adolescente

Propostas de Ações:

• Promover ações integradas nas áreas da Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes, Lazer e Saúde, enfocando prioritariamente a prevenção e a atenção à família; • Promover articulações com o governo federal e o estadual para aplicação de recursos financeiros na cidade, ampliando a oferta de assistência social à criança, ao adolescente e às suas famílias; • Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus-tratos, exploração sexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente; • Privilegiar atividades socioeducativas em meio aberto para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com destaque para as ações voltadas à permanência e ao sucesso na escola; • Implantar no município o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, com a participação de entidades que realizam o atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de abrigamento, conselhos de Defesa dos Direitos e Tutelares e Assistência Social; • Aderir ao Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do

Adolescente, para fomento e apoio a planos, programas e projetos

municipais de atendimento protetor à criança e ao adolescente vítima de

violência e ao adolescente em conflito com a lei, em parceria com a

Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

22

Mulheres

Propostas de Ações:

• Consolidar, ampliar, divulgar e qualificar os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência; • Realizar atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em situação de violência, além de ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulheres; • Ampliar as campanhas de combate à violência contra a mulher e os serviços de atendimento às vítimas; • Desenvolver e ampliar programas e serviços que contribuam para a reestruturação da vida das mulheres que sofreram violência doméstica; • Implantar as medidas previstas na Lei Maria da Penha; • Priorizar as mulheres chefes de família e de baixa renda nos diversos programas sociais do município; • Desenvolver programas e atividades de cultura, esporte e lazer destinados às mulheres nos equipamentos públicos municipais; • Realizar, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, o Encontro Mulher e Direitos Humanos, entre outras atividades; • Garantir a consolidação de políticas públicas que fortaleçam a defesa

dos direitos dos setores social e culturalmente discriminados, com foco

especial para os das mulheres.

23

Terceira Idade

Propostas de Ações:

• Ampliar as condições de utilização, pelos idosos, dos espaços existentes, com ofertas de serviços e atividades de convivência; • Criar e fazer executar o programa Pontos de Encontro, sobretudo nos bairros com maior concentração de pessoas idosas; • Incentivar a produção cultural e de lazer para as pessoas idosas; • Ampliar, por meio de parcerias, o Programa de Cuidadores de Pessoas Idosas;

• Promover a valorização da pessoa idosa e a conscientização familiar

quanto às suas necessidades e direitos.

24

Pessoas com Necessidades Especiais

Propostas de Ações:

• Implantar políticas e programas desenvolvidos pelo governo federal de forma integrada às políticas e programas locais para pessoas com necessidade especial, descentralizando a oferta dos serviços; • Garantir o cumprimento da legislação voltada ao segmento das pessoas portadoras de necessidade especial, pelo próprio poder público e pela iniciativa privada; • Aprimorar as ações das escolas para pessoas com necessidade especial; • Estabelecer parcerias e convênios com entidades que tenham trabalhos possíveis de serem exercidos por esse segmento; • Estimular o trabalho voluntário de assistência às pessoas com necessidade especial; • Assegurar o esporte para pessoas com necessidade especial; • Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com necessidade especial; • Assegurar a acessibilidade das pessoas com necessidade especial,

promovendo a adaptação de calçadas e acessos a prédios públicos, o

transporte especial, o acesso a órteses e próteses e a capacitação de

familiares para a reabilitação.

25

Juventude

Propostas de Ações:

• Transformar as praças públicas em espaços destinados a ações esportivas e culturais em todos os bairros da cidade e nos distritos do Município; • Realizar parcerias com o terceiro setor para propagar ações juvenis nos diversos espaços do Município; • Criar o projeto Juventude Cidadã, por meio de adequação de cursos que atendam as reais necessidades dos jovens do Município; • Criar o Conselho Municipal de Juventude, para formular diretrizes, discutir prioridades e avaliar programas e ações governamentais; • Implantar e ou ampliar o projeto Pro Jovem, em parceria com o governo federal, visando ampliar o atendimento aos jovens entre 15 e 29 anos excluídos da escola e da formação profissional, e trabalhando em três eixos: elevação escolar, qualificação profissional e ação comunitária; • Implantar o projeto Cultura Viva, em parceria com o governo federal, visando fortalecer as manifestações culturais e a produção audiovisual nas comunidades e nas escolas; • Implantar, em parceria com o governo federal, projeto que vise a formação e a inclusão de jovens expostos à situação de violência doméstica; • Desenvolver em todo território municipal o programa Juventude e Meio Ambiente, do governo federal, que vise a formação e o fortalecimento de lideranças ambientalistas jovens; • Implantar o projeto Primeiro Emprego, em parceria com o governo federal, para oferecer qualificação sócio profissional a jovens de 16 a 24 anos; • Promover campanhas informativas sobre a prática com segurança da

sexualidade e sobre o mal causado pelo uso de drogas ilícitas.

26

Transporte e Trânsito

Propostas de Ações:

• Regulamentar o corredor viário de ônibus do bairro da Central ao de Pedra Redonda, com horários regulares e do conhecimento da comunidade; • Asfaltar todo esse corredor (do bairro da Central ao de Pedra Redonda); • Regulamentar o transporte complementar (táxis e mototáxis), estabelecer uma tabela de tarifas compatível com a realidade local; • Modernizar o sistema de sinalização do trânsito das principais vias da cidade, com substituição inclusive dos equipamentos (semáforos) antigos existentes; • Implantar abrigos de embarque e desembarque, oferecendo melhores condições de conforto e de informação aos usuários de transportes coletivos; • Implantar terminal de transporte coletivo - ônibus, micro ônibus, camionetes, vans etc., que transportam passageiros da zona rural deste município, e de outras cidades para esta, diariamente; • Reestruturar a rede de linhas de transporte coletivo, visando maior racionalização, conforto e eficiência; • Fiscalizar, de forma sistemática, o estado de conservação dos ônibus que são utilizados no transporte de passageiros em todo território municipal; • Desenvolver ações junto à Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) da cidade do Recife, no sentido de que os ônibus e táxis deste município, quando utilizados no transporte de pacientes para as unidades hospitalares, não sejam multados nem apreendidos; • Assegurar a ampliação da frota de ônibus em operação, visando melhorar a qualidade do atendimento e a adequação da oferta de ônibus à demanda, em especial nos horários de pico; • Viabilizar soluções para melhorar as condições de acessibilidade dos moradores dos vários bairros, sítios, povoados e distritos deste município; • Implantar programa permanente de educação para o trânsito voltado para crianças em idade escolar, adultos em geral, condutores e passageiros;

27

• Preparar a cidade para os impactos promovidos pelo aumento da frota de veículos, com ações necessárias para minimizar seus efeitos negativos no trânsito; • Aprimorar os serviços de táxi, de mototáxis, de transporte escolar, de lotação e de fretamento; • Elaborar estatísticas de acidentes de trânsito, visando à identificação dos locais de maior incidência de acidentes para orientar as intervenções de engenharia, fiscalização, operação e educação de trânsito; • Intensificar os serviços de manutenção e implantar sinalização viária horizontal, vertical e semafórica;

• Criar e implantar programa de segurança para o pedestre, inclusive em

frente às escolas.

28

Habitação

Propostas de Ações:

• Oferecer incentivos para construção de unidades habitacionais nos povoados e distritos para quem tem renda até 3 salários mínimos; • Promover um amplo programa de regularização fundiária em áreas urbanas já ocupadas, a exemplo da sede do distrito de Salobro; • Enfrentar e reduzir o déficit habitacional, buscando diferentes linhas de financiamento e ações de parcerias junto ao governo federal; • Elaborar o Plano Municipal de Eliminação das Áreas de Risco, dedicando atenção para construções de habitações nas margens dos canais e no sopé da Serra do Ororubá, área urbana; • Garantir a função social da propriedade urbana definida pelo Estatuto das Cidades; • Identificar as áreas vazias que não cumprem a função social da propriedade para criar novas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) e destiná-las para produção de habitação social pelo setor público ou privado (Habitação de Interesse Social ou Habitação de Mercado Popular); • Elaborar o Plano Municipal de Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que deverá definir ações de curto, médio e longo prazo, por meio da participação cidadã, com atenção especial para as áreas de ocupação subnormais, de loteamentos e de construções em desacordo com o explicitado no Código de Postura do município; • Elaborar legislação municipal específica para reforma e/ou construção de habitação social, nos casos de desastres naturais, estabelecendo condições de amparo legal, de licenciamento e de parâmetros urbanísticos, atendendo às famílias atingidas que vivem abaixo da linha de pobreza; • Apoiar a autoconstrução na reforma e ampliação de moradias,

melhorando as condições de habitabilidade da população.

29

Segurança Pública

Propostas de Ações:

• Criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, implantando programas de segurança social voltados para a prevenção da criminalidade e a cultura da paz, cabendo a esse órgão articular as diferentes esferas de governo em ações de segurança no município; • Implantar um amplo sistema de monitoramento das principais vias e equipamentos públicos, por meio de câmeras de vídeo, para prevenir e inibir a violência urbana; • Elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública, com participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicos ligados à segurança pública; • Criar o Observatório da Criminalidade no município, sob a direção do Gabinete do Secretário Municipal de Segurança Pública, e manter atualizado sistematicamente o Mapa da Criminalidade como pré-condição para estabelecer as ações gerais ou localizadas de prevenção; • Firmar convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) (Pronasci), do Ministério da Justiça, visando implantar projetos que articulem políticas de segurança e ações sociais preventivas e direcionadas prioritariamente às causas da violência; • Implantar o projeto Mulheres da Paz, que capacita mulheres que atuam em locais de maior risco de criminalidade, visando à reintegração de crianças e adolescentes com maior grau de vulnerabilidade; • Implantar o projeto Mediação de Conflitos, que visa capacitar e profissionalizar agentes para criar nas comunidades equipes de Mediação de Conflitos que façam diagnósticos e atuem na prevenção, facilitando o diálogo entre possíveis protagonistas de conflitos; • Implantar o projeto Círculo de Justiça Restaurativa, que busca criar equipes especializadas em capacitar a própria comunidade a restabelecer a convivência social adequada, minimizando os efeitos negativos após a ocorrência de um crime em seu espaço de atuação;

30

• Elaborar e implantar o projeto Pesqueira Legal, revitalizando o Conselho Municipal de Segurança Pública, composto por Agentes da Guarda Municipal, da Superintendência de Trânsito e Transportes, da Higiene e Saúde, das entidades civis e dos órgãos públicos, com o sentido de orientar os donos de bares a cumprir as normas de funcionamento e assim prevenir situações de violência; • Manter programa de apoio ao jovem dependente químico e atuar com rigor visando o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente na proibição de venda de bebidas alcoólicas e outros produtos para menores de 18 anos; • Atuar pelo desarmamento, incentivando a entrega de armas de fogo às autoridades competentes; • Atuar de forma integrada com os conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tutelar e do Idoso, e da Coordenadoria das Políticas Públicas para Mulheres, resguardando as competências legais de cada órgão; • Criar o programa Vizinhança Solidária, com o objetivo de prevenir os atos de desrespeito à convivência, procurando gerar coletivamente nas comunidades um código de conduta; • Capacitar e especializar os Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal para atuação em frente às escolas, disciplinando e orientando o trânsito, bem como o uso da via por pedestres; • Manter e ampliar o monitoramento por alarme nas escolas e nas sedes do Governo municipal e das secretarias; • Manter atualizada a estrutura da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, com a compra programada dos instrumentos e equipamentos necessários para a adequada prestação de serviços; • Rever e atualizar todos os dispositivos legais que regem a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito, adequando-os às necessidades, de forma a estimular seus componentes a agirem conforme prescrevem as regras legais; • Implantar os serviços internos de acompanhamento psicológico e de

assistência social e ampliar o programa de capacitação permanente, com

o objetivo de melhorar o desempenho físico e mental dos servidores da

Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito.

31

Gestão Ambiental

Propostas de Ações:

• Elaborar e/ou implementar o Plano Diretor de Gestão e Saneamento Ambiental; • Criar o Conselho Municipal de Meio Ambiente;

• Criar e/ou fortalecer o Fundo Municipal de Meio Ambiente, para

recebimento e alocação de recursos provenientes de multas, impostos e

outros a serem utilizados em ações de proteção e conservação

ambientais;

• Implantar o Sistema de Gestão Ambiental Municipal em conformidade e integrado ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e ao sistema estadual; • Estruturar o Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental, oferecendo

respostas mais rápidas ao empreendedor;

• Intensificar ações de fiscalização ambiental integrada aos demais órgãos

ambientais;

Implantar sistema de controle com ênfase na prevenção de eventos

críticos de poluição, fixando, inclusive, metas de redução;

• Criar sistema de monitoramento de áreas de risco, articulado com a Defesa Civil, e executar as obras prioritárias; • Reforçar as medidas compensatórias para uso e ocupação do solo e atividades com potencial de impacto à saúde humana e/ou ambiental; • Oferecer ensinamento gratuito à população para instrui-la sobre os procedimentos e observância às legislações ambientais, assim como em ações de defesa dos cidadãos prejudicados por danos ou passivos ambientais; • Implementar, fortalecer e ampliar ações integradas de educação ambiental, envolvendo os diversos setores na mobilização da população para a resolução de problemas locais e regionais; • Criar a Rota de Ecoturismo no Município; • Promover a Educação Ambiental na rede municipal de ensino.

32

• Aperfeiçoar e ampliar o sistema de coleta seletiva, coleta de resíduos e limpeza urbana; • Realizar a arborização e o ajardinamento dos espaços públicos e orientar sua adequada conservação; • Promover a revisão do Plano Diretor, buscando compatibilizar a ocupação do solo urbano com diretrizes que assegurem o desenvolvimento sustentável, caso exista, rever a legislação complementar, visando sua simplificação.

33

Água, Esgoto, Drenagem e Resíduo Sólidos

Propostas de Ações:

• Elaborar e implementar o Plano Diretor de Água e Esgoto; • Implantar o Serviço de Águas e Esgotos; • Elaborar o planejamento plurianual de investimentos do serviço de água e esgoto; • Implantar nova rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em todo perímetro urbano da cidade de Pesqueira, e nas sedes dos distritos, com construção de estações de Tratamento de Água e Esgoto; • Articular ações de capitação de recursos, visando à execução de obras e outros serviços que viabilizem o tratamento dos esgotos pelas respectivas estações de tratamento; • Intensificar as ações de fiscalização para eliminar o despejo de esgotos em redes de águas pluviais, visando eliminar a contaminação de água e lençóis freáticos; • Estimular a implantação de APPs (Áreas de Preservação Permanente) no Município; • Definir padrões de ocupação do solo que permitam aumentar sua permeabilidade; • Garantir o cumprimento dos cronogramas de manutenção, limpeza de margens e desassoreamento de canais e córregos, bem como a limpeza das bocas-de-lobo; • Criar o Plano de Prevenção e Monitoramento de possíveis desastres naturais causados por excesso de chuvas ou por estiagem prolongada; • Intensificar a captação de recursos destinados à expansão e melhoria do sistema de armazenamento de águas pluviais (açudes e barragens) de drenagem de águas usadas; • Estimular as práticas de redução, triagem, reciclagem e reutilização de

resíduos sólidos, bem como a organização do mercado de recicláveis e o

fomento à geração de emprego e renda, fortalecendo a associação e/ou

cooperativa dos catadores de materiais reutilizáveis.

34

Meio Ambiente e áreas de mananciais

Propostas de Ações:

• Preservar as áreas de mananciais, compatibilizando o uso econômico e social com a recuperação do passivo ambiental; • Prover e/ou melhorar a infraestrutura e os serviços nas áreas de mananciais sem afetar a sustentabilidade ambiental; • Garantir a realização de obras de saneamento ambiental em áreas de mananciais, selecionando tecnologias compatíveis com a sua preservação e conservação; • Implantar unidades de conservação municipais e implementar seus respectivos planos de manejo, consolidando a proteção dessas áreas; • Buscar parcerias com governos estadual e federal para desenvolver

projetos de recuperação da APRM (Área de Proteção e Recuperação dos

Mananciais), tais como obras de saneamento, atividades de lazer e

educação ambiental e iniciativas econômicas não impactantes e

compatíveis com a conservação ambiental da área, como ecoturismo e

produção vegetal.

35

Desenvolvimento Econômico Sustentável e Geração de

Emprego e Renda

Propostas de Ações:

• Garantir aos moradores de Pesqueira-PE a reserva de vagas de emprego nas empresas que receberem incentivos fiscais da Prefeitura para se instalarem no Município; • Implantar um arrojado programa de formação profissional e de geração de emprego e renda; • Propor que empresas que receberem incentivos fiscais também terão que qualificar mão de obra para o primeiro emprego; • Ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos de acordo com perfil das empresas que estão se instalando na cidade; • Implantar o sistema de registro empresarial, que simplifica o processo de abertura de empresas, por meio de convênio com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE); • Introduzir a matéria “empreendedorismo” na grade da rede municipal de ensino; • Criar projeto para assistir empreendedores, capaz de dar respostas às demandas de instalação de novas empresas ou de ampliação das já existentes, de modo a reduzir o custo de fazer negócios em Pesqueira, inclusive a implantação do alvará e pagamento de tributos “online”; • Estimular a implantação de indústrias, viabilizando a ocupação da área destinada para esse fim, focando a expansão do parque industrial em Pesqueira; • Implantar uma incubadora de empresas, com estrutura para estimular investimentos de pequenos empreendedores, a abertura de pequenas empresas e garantir sua sobrevivência até que possam caminhar sozinhos; • Buscar parcerias com grandes empresas para incentivar a diversificação do perfil da mão de obra e servir de opção ao primeiro emprego; • Criar programa de estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, apoiando especialmente as pequenas e médias empresas e sua relação com as universidades e instituto que se prestam à formação de técnicos e especialistas do Estado; • Dar prioridade para as ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no município;

36

• Criar o Banco de Dados, com informações e ações voltadas para o desenvolvimento local sustentável e solidário, articulado às empresas instaladas e em atividade no Município; • Criar a política de microcrédito para pequenos empreendedores, junto à rede bancária local; • Estimular o desenvolvimento da prática do associativismo; • Apoiar as pequenas e médias empresas, favorecendo sua competitividade no mercado; • Estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produção, comercialização, compras compartilhadas, cadeias produtivas, associações e/ou cooperativas nos diversos setores da economia.

37

Funcionalismo Público e Modernização Administrativa

Propostas de Ações:

• Implantar programa de gestão e modernização administrativa visando valorizar o maior patrimônio da administração que é o funcionário, com programas de capacitação; • Modernizar o processo de trabalho, com a implantação de sistemas tecnológicos capazes de agilizar o fluxo de informações e a qualidade dos sistemas administrativos e das ações desenvolvidas; • Implantar o Plano de Cargos e Salários para todos os servidores, com remuneração compatível com o mercado, tempo de escolaridade, especialidade e conhecimentos específicos; • Criar programa de formação continuada para os servidores públicos, promovendo uma nova dinâmica organizacional baseada na promoção da qualificação e no desenvolvimento das pessoas, na perspectiva de constituição de um quadro permanente de gestores públicos em parceria com universidades e instituto inovadores e de ensino de notório saber, voltado a políticas públicas; • Criar planos de benefícios para os servidores baseado em cumprimento de metas a serem alcançadas; • Implantar um moderno sistema de atendimento ao cidadão via telefone e internet, garantindo o acompanhamento adequado da solicitação do munícipe e com prazos pré-definidos para a execução do serviço; • Implantar a Mesa de Negociação Permanente com o Sindicato dos Servidores Municipais de Pesqueira, adotando instrumento normatizador e regulador da relação do governo com o funcionalismo; • Criar o Observatório de Políticas Públicas para a produção de informações de todas as áreas para orientar as ações do conjunto do governo; • Garantir que os servidores participem de forma concreta na discussão, na implantação e na avaliação das ações realizadas; • Implantar o planejamento estratégico que norteie todas as ações do governo, onde cada secretaria incorpore esta ferramenta de gestão na sua prática diária; • Utilizar o Orçamento Municipal para medir eficiência e eficácia das ações estabelecidas no Plano de Governo;

38

• Dar tratamento gerencial aos projetos do governo, garantindo cooperação e articulação das diferentes áreas e definindo com clareza os escopos e atribuições de cada uma delas; • Instituir política de recursos humanos que valorize, respeite e reconheça os servidores, com investimento em capacitação e na qualificação profissional, sempre com vistas à melhoria da qualidade do serviço a ser prestado; • Implantar um processo de mudança da cultura organizacional, com quebra de paradigmas, visando romper com as posturas e procedimentos burocráticos e estimular novas atitudes do servidor, com ênfase na reflexão sobre o trabalho de integração das diferentes áreas da Prefeitura e na capacitação para as ações que articulem essas áreas; • Implantar o acompanhamento e o gerenciamento das ações do governo, baseados na metodologia do Planejamento Estratégico Situacional, garantindo o cumprimento das definições orçamentárias; • Oferecer todos os meios necessários à Ouvidoria Municipal como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura, com o objetivo de atender diretamente os munícipes em reclamações sobre os serviços prestados ou por solicitações não atendidas; • Utilizar os sistemas de Tecnologia de Informação na busca de agilidade, simplificação das tarefas, redução de custos das operações e prestação direta e transparente de serviços e informações à comunidade pesqueirense;

39

Conclusão

Qualidade de vida é poder morar com dignidade. É desfrutar de espaços de lazer e de cultura com segurança. É poder se deslocar dentro do município sem que isso gere apreensão. É ter uma vida saudável, com água de qualidade, com esgotos tratados e vias urbanas e rurais asfaltadas. É viver em uma cidade que respeite o meio ambiente. Qualidade de vida também é cuidar bem do patrimônio público municipal, hoje malcuidado ou abandonado. Juntos e unidos vamos fazer uma Pesqueira melhor, garantindo às mulheres, negros e negras, idosos e idosas, jovens, pessoas com necessidades especiais, enfim, que todos possam desfrutar de tudo o que a cidade do “doce, da renda e da graça” proporciona, garantindo segurança, cultura, moradia, transporte, meio ambiente saudável etc., inclusive nos distritos e povoados deste município. Por isso, precisamos governar com transparência e participação popular, desenvolvendo projetos que tornem nossa Pesqueira mais igualitária, mais acessível, com melhor saúde, educação e segurança.

Álvaro Evando de Macêdo Júnior Candidato a prefeito pelo PROS