plano de evacuaçao vilar formoso

2
Rua da Telecomunicações 6355-265 Vilar Formoso Telefone: 271 513 234 Fax: 271512726 – 271510128 [email protected] E-mail: [email protected] Site: www.agrupamentodealmeida.net LER COM ATENÇÃO E GUARDAR PLANO DE EVACUAÇÃO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA Vilar Formoso SITUAÇÃO DE ALERTA As normas definidas neste plano de evacua- ção devem ser cumpridas em qualquer situa- ção de alerta ou sempre que é acionado o sinal de alarme (toques intermitentes de campainha). Estão previstas duas simula- ções em cada ano letivo: uma no 2º período e outra no 3.º período, que poderão ter a presença de Bombeiros, GNR, Proteção Civil, etc. LOCAL DE CONCENTRAÇÃO Os alunos e professores, em situação de au- la, devem dirigir-se aos locais de concentra- ção que estão pré-definidos nas Plantas de Evacuação afixadas em todos os Pavilhões e Pisos da Escola. Os restantes elementos da comunidade escolar que se encontram dentro do recinto escolar devem, também, dirigir-se a esses locais. PLANO DE PREVENÇÃO Este plano de evacuação é parte integrante do plano de prevenção e Emergência da Es- cola. As competências e os procedimentos a ter em situação de evacuação encontram-se afixados nos locais próprios de Escola e acessíveis a consulta por toda a comunidade escolar. OBRIGATORIEDADE Todos os elementos da comunidade escolar devem cumprir as regras definidas neste pla- no de evacuação e respeitar as normas de conduta que lhe são atribuídas. Plano de Evacuação da Escola Básica e Secundária Vilar Formoso ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA VILAR FORMOSO

Upload: vitor-robalo

Post on 21-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Plano de Evacuaçao Vilar Formoso

TRANSCRIPT

Rua da Telecomunicações

6355-265 Vilar Formoso

Telefone: 271 513 234

Fax: 271512726 – 271510128

[email protected]

E-mail: [email protected]

Site: www.agrupamentodealmeida.net

LER COM ATENÇÃO E

GUARDAR

PLANO DE EVACUAÇÃO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA Vilar Formoso

SITUAÇÃO DE ALERTA As normas definidas neste plano de evacua-ção devem ser cumpridas em qualquer situa-ção de alerta ou sempre que é acionado o sinal de alarme (toques intermitentes de campainha). Estão previstas duas simula-ções em cada ano letivo: uma no 2º período e outra no 3.º período, que poderão ter a presença de Bombeiros, GNR, Proteção Civil, etc.

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO Os alunos e professores, em situação de au-la, devem dirigir-se aos locais de concentra-ção que estão pré-definidos nas Plantas de Evacuação afixadas em todos os Pavilhões e Pisos da Escola. Os restantes elementos da comunidade escolar que se encontram dentro do recinto escolar devem, também, dirigir-se a esses locais.

PLANO DE PREVENÇÃO Este plano de evacuação é parte integrante do plano de prevenção e Emergência da Es-cola. As competências e os procedimentos a ter em situação de evacuação encontram-se afixados nos locais próprios de Escola e acessíveis a consulta por toda a comunidade escolar. OBRIGATORIEDADE Todos os elementos da comunidade escolar devem cumprir as regras definidas neste pla-no de evacuação e respeitar as normas de conduta que lhe são atribuídas.

Plano de Evacuação da

Escola Básica e Secundária

Vilar Formoso

ESCOLA BÁSICA E

SECUNDÁRIA

VILAR FORMOSO

1 . Compete a quem se encontre no re-cinto escolar: - Acionar os extintores de incêndio, sempre que se justifique. - Alertar imediatamente os funcionários do telefone e da portaria. - Obedecer às orientações e instruções das entidades competentes, devidamente identi-ficadas. - Dirigir-se ao seu local de refúgio. 2 . Compete ao órgão de gestão/delegado de segurança: - Dar ordem para acionar o sinal de alarme. - Proceder a instruções para que se efetue de imediato o corte de energia e gás e con-trole dos pontos críticos. - Fazer o pedido de intervenção dos servi-ços especiais de socorro. - Receber as forças de segurança e as or-ganizações de socorro. - Expor a situação a essas entidades e indi-car-lhes os pontos críticos e de maior peri-go. 3 . Compete aos alunos: - Abandonar a sala e deixar os seus have-res tal como estão. - Sair da sala em fila, ordeira e rapidamente no sentido do trajeto de evacuação assina-lado, até ao local de refúgio respetivo. - O delegado ou subdelegado de turma, vai à frente seguindo-se os restantes alunos. - Acatar as instruções que lhes são transmi-tidas.

4. Compete aos alunos delegados/subdelegados de turma: - Sentar-se sempre na cadeira mais próxima da porta de saída. - Abrir a porta da sala de aula ao ouvir o 3.º to-que intermitente da campainha. - Organizar a saída dos colegas, em fila e ordei-ramente, uns atrás dos outros. - Conduzir os restantes alunos atrás de si, pelos corredores e escadas, até ao local de refúgio. - Em caso de fuga de gás, abrir as janelas e providenciar para que ninguém acenda ou apa-gue as luzes. 5. Compete aos professores: - Abandonar a sala e deixar os seus haveres tal como estão. - Dirigir-se em ordem pelo percurso de emer-gência para o local de refúgio respetivo. - Colaborar com o órgão de gestão e/ou delega-do de segurança, acatando as orientações indi-cadas. - Prestar auxílio aos alunos que se desorien-tem, fiquem atrasados ou se magoem. - Levar o Livro de Ponto da turma - Ser o último a sair da sala, depois de verificar que todos os alunos já saíram. 6. Compete aos funcionários: - Abandonar a sala e deixar os seus haveres tal como estão. -Dirigir-se ordeiramente para o local de refúgio. - Colaborar com o órgão de gestão e/ou delega-do de segurança, acatando as orientações por ele indicadas.

7. Compete ao funcionário do PBX: - Depois da ordem do órgão de gestão ou delegado de segurança, alertar imediata-mente os bombeiros e as forças de segu-rança da área. - Acionar o sinal de alerta. 8. Compete ao funcionário da portaria: - Abrir o portão destinado à entrada e saí-da de viaturas de socorro, não deixando entrar nem sair ninguém pela porta de en-trada principal, enquanto durar a evacua-ção. - Efectuar o corte geral de água, em casos que seja necessário. - Impedir a entrada de pessoas estranhas ao serviço, salvo as que por motivo justifi-cado se identifiquem. 9. Compete aos coordenadores de cada setor: - Assegurar os meios de atuação no seu setor. - Organizar o seu setor de modo que a evacuação das pessoas se faça de forma ordeira, até ao local de refúgio respetivo. - Ser o último a sair do local, depois de verificar se as pessoas do seu setor estão a salvo.

OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO