plano de ensino - redação de peças processuais

2

Click here to load reader

Upload: brunocafezeiro

Post on 11-Aug-2015

14 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO DE ENSINO - Redação de Peças Processuais

DEPARTAMENTO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PLANO DE ENSINO

CURSO: Especialização em Direito Público e Privado

Disciplina Redação de Peças Processuais Número do

Processo/Código da Disciplina

VIC 0312

Docente Laura Maria Teixeira Brito Semestre 2013.1 Carga horária 30h

1 EMENTA O texto jurídico e argumentatividade. Técnicas argumentativas no texto escrito. Aspectos lingüísticos do texto jurídico. Interpretação do direito e do fato. Escolha da ação a ser proposta. Metodologia de peças jurídicas: petição inicial, resposta do réu, recurso, relatório, parecer e textos decisórios. Aspectos metodológicos das ações mandamentais. Retextualização.

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL O objetivo da disciplina Redação de Peças Processuais é oferecer aos alunos uma visão da prática do Direito, preparando-os para a advocacia. Desenvolver-se-á nos alunos a habilidade de identificação e elaboração de peças processuais através da análise e síntese do conhecimento apreendido nas disciplinas teóricas ministradas no curso. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Capacitar o aluno para que ele possa identificar o problema jurídico (caso concreto) e o instrumento jurídico-processual adequado para lidar com a questão. - Desenvolver no aluno a capacidade de analisar a prática processual de forma reflexiva, crítica, interdisciplinar e contextualizada, permitindo, assim, que o aluno redija a peça processual mais adequada ao problema proposto. - Desenvolver o raciocínio lógico, argumentativo e de persuasão no âmbito da prática processual, permitindo a elaboração de um texto que indique o conhecimento da técnica profissional e a capacidade de interpretação e de exposição; - Trabalhar a consulta à legislação apropriada ao caso concreto e argumentação jurídica com apoio na legislação, doutrina e jurisprudência. - Orientar o aluno quanto a estrutura do Poder Judiciário e o andamento processual da ação. - Exercitar a leitura e compreensão de textos como ferramentas para a utilização correta da linguagem na elaboração de peças jurídicas, observando-se a clareza, coerência, riqueza de vocabulário e correta utilização da terminologia jurídica; - Conscientizar o aluno dos seus deveres éticos e morais no exercício de sua profissão, em especial, no exercício da prática processual.

3 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / CRONOGRAMA DAS AULAS

AULA/DIA ASSUNTO

MÉTODOS E TÉCNICAS DE

APRENDIZAGEM (indicar as estratégias

didáticas que serão utilizadas)

APRENDIZAGENS QUE SERÃO CONSOLIDADAS PELOS

ESTUDANTES

1a.

Sábado - manhã

PETIÇÃO INICIAL - O texto jurídico e argumentatividade. Técnicas argumentativas no texto escrito. Aspectos lingüísticos do texto jurídico. Interpretação do direito e do fato. Escolha da ação a ser proposta

Aula teórica expositiva e participativa

Como elaborar uma petição inicial atentando-se a todos os seus requisitos e atendendo às normas técnico-jurídicas.

2a.

Sábado - tarde

RESPOSTAS DO RÉU

Aula teórica expositiva e participativa

Quais as possíveis respostas que pode ser dada pelo Réu diante de uma ação e como elaborá-las.

3a.

Sábado- noite

PETIÇÃO INICIAL E RESOSTAS DO RÉU

Avaliação

Avaliação das habilidades anteriormente desenvolvidas através da elaboração em dupla de peça prático-profissional a partir de estudo de caso.

4a.

Domingo –

manhã RECURSOS – Apelação/Agravo

Aula teórica expositiva e participativa

Quais os recursos cabíveis em um processo, quando adotá-los e como fazê-los.

5ª Domingo – tarde

RECURSOS – embargos de declaração/RE e REsp

Aula teórica expositiva e participativa

Quais os recursos cabíveis em um processo, quando adotá-los e como fazê-los.

6ª Domingo - noite RECURSOS Avaliação

Avaliação das habilidades anteriormente desenvolvidas através da elaboração em dupla de peça prático-profissional a partir de estudo de caso.

OBS: 1) Este cronograma poderá ser alterado durante o período letivo, desde que não cause prejuízo das atividades pedagógicas e dos conteúdos da disciplina.

Page 2: PLANO DE ENSINO - Redação de Peças Processuais

2) Os registros acima correspondem 4 horas/aula de 50 minutos.

4 CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Número de avaliações na disciplina: 02 (duas) avaliações na disciplina sendo que:

01 (uma) avaliação por dia com valor 10 (dez) (100%). Será considerado APROVADO POR MÉDIA o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete). Será considerado REPROVADO POR MÉDIA o aluno que obtiver média final inferior a 7,0.

Será APROVADO o aluno que, além de média final 7,0 (sete) tiver frequência equivalente a 75% da carga horária total da disciplina, ou seja, no mínimo 21h de aula. Aquele que tiver frequência inferior a esse valor (menor que 75%) será REPROVADO POR FALTA, mesmo que tenha alcançado a média.

Em caso de reprovação, o aluno deverá cursar novamente a disciplina. Considerando a necessidade de um uso correto da linguagem, será considerado, na correção dos trabalhos, o uso adequado da linguagem escrita - correção gramatical e ortográfica, coesão e coerência da linguagem escrita:

- Os docentes procederão a correção devida, descontando 0,1 (um décimo) por incorreção na linguagem escrita, não devendo ultrapassar 10% do valor total da avaliação. Os critérios gerais de avaliação atendem ao Regulamento aprovado no Conselho Superior Acadêmico.

5 RECURSOS

Projetor multimídia conectado a um computador (datashow); Quadro branco e marcadores para quadro branco; Tv, Dvd e Retroprojetor; casos hipotéticos para análise.

6.1 REFERÊNCIAS BÁSICAS ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Prática no Processo Civil, São Paulo: Atlas , 2010. PALAIA, Nelson. Técnica da Petição Inicial. São Paulo: Saraiva, 2007. CASELLA, José Erasmo. Manual de prática forense: Manual de prática forense: processo civil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. CHIMENTI, Ricardo Cunha. Teoria e prática dos juizados especiais cíveis estaduais e federais. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

6.2 REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

PALAIA, Nelson. Técnica da Contestação. São Paulo: Saraiva, 2007. CHIAVOLIM Filho, Hélio e FRANCO Junior, Juraci. Prática Forense no Direito de Família, São Paulo: Impactus, 2006 LUZ, Valdemar Pereira de. Código de Processo Civil Passo a Passo – Prática Processual, ed. Manole. São Paulo, 2005. MONTENEGRO FILHO, Misael. Processo de conhecimento na prática. 2 ed.. São Paulo: Atlas, 2007. PARIIZATTO, João Roberto e LOPES, Renan Kfuri. Prática Forense, vol. 1 e 2. São Paulo: Edipa, 2006.

Assinatura do(a) Professor(a)

Assinatura do Coord. Geral de PPGEx-SSA

Assinatura da Coordenação do Curso

Assinatura da Gerente de PPGEx