plano de curso 1º c

5
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FRANCISCA ROCHA SILVA Rua João Celedônio Sobrinho S/N Bairro: Alto da Caatinga CEP: 62823-000 Jaguaruana CE INEP: 23236094 CNPJ: 00.126.592/0057-47 Tel: (88) 4418-1281 e-mail: [email protected] PLANO DE CURSO - 1º ANO C PROFESSOR: ÁLISSON OLIVEIRA. ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos. DISCIPLINA: Língua portuguesa. Competência e Habilidades (Escola Aprendente) Competência e Habilidades (ENEM) Competência e Habilidades (SPAECE) CONTEÚDOS E DETALHAMENTO 1º SEMESTRE SEMESTRE 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9. H1, H2, H3, H4, H12, H13, H14, H15, H16, H17, H18, H21, H22, H23, H24, H25, H26, H27, H29, H30 D1, D2, D3, D4, D9, D11, D17, D18, D19, D20, D21, D23, LITERATURA Introdução à literatura A linguagem literária Gêneros: épico, lírico e dramático. Literatura como a expressão de uma época. Origens europeias Literatura na Idade Média; Humanismo; Classicismo. A literatura no período colonial Quinhentismo no Brasil. LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. Introdução aos gêneros do discurso. A fábula e o apólogo. O poema. O texto teatral Hipertexto e gêneros digitais: e-mail, blog. O relato pessoal.

Upload: alisson-oliveira

Post on 17-Jan-2016

11 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Plano de Curso 1º C

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Curso 1º C

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FRANCISCA ROCHA SILVA

Rua João Celedônio Sobrinho S/N – Bairro: Alto da Caatinga CEP: 62823-000 Jaguaruana – CE – INEP: 23236094 CNPJ: 00.126.592/0057-47 – Tel: (88) 4418-1281

e-mail: [email protected]

PLANO DE CURSO - 1º ANO C

PROFESSOR: ÁLISSON OLIVEIRA. ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos. DISCIPLINA: Língua portuguesa.

Competência e Habilidades

(Escola Aprendente)

Competência e Habilidades

(ENEM)

Competência e Habilidades (SPAECE)

CONTEÚDOS E DETALHAMENTO

1º SEMESTRE

SEMESTRE

1, 2, 3, 5, 6, 8, 9.

H1, H2, H3, H4, H12, H13, H14, H15, H16, H17, H18, H21, H22, H23, H24, H25,

H26, H27, H29, H30

D1, D2, D3, D4, D9, D11, D17, D18, D19, D20, D21,

D23,

LITERATURA

Introdução à literatura A linguagem literária Gêneros: épico, lírico e dramático. Literatura como a expressão de uma época. Origens europeias

Literatura na Idade Média; Humanismo; Classicismo.

A literatura no período colonial Quinhentismo no Brasil.

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL.

Introdução aos gêneros do discurso. A fábula e o apólogo. O poema. O texto teatral Hipertexto e gêneros digitais: e-mail, blog. O relato pessoal.

Page 2: Plano de Curso 1º C

ASPECTOS GRAMATICAIS

Linguagem, comunicação e interação. Variação linguística; Funções da linguagem.

Oralidade e escrita. A construção do sentido.

Sentido e contexto; Sentido literal e sentido figurado.

Figuras de linguagem Efeitos de sentido.

Duplo sentido; Ironia; Humor.

Competência e Habilidades

(Escola Aprendente)

Competência e Habilidades

(ENEM)

Competência e Habilidades (SPAECE)

CONTEÚDOS E DETALHAMENTO

2º SEMESTRE

SEMESTRE

1, 2, 3, 5, 6, 8, 9.

H1, H2, H3, H4, H12, H13, H14, H15, H16, H17, H18, H21, H22, H23, H24, H25,

H26, H27, H29, H30

D1, D2, D3, D4, D5, D9, D10, D11, D14, D17, D18,

D19, D20, D21, D23.

LITERATURA

Barroco (no Brasil e em Portugal)

Arcadismo (no Brasil e em Portugal)

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL.

Gêneros instrucionais. Resumo, resenha. Fichamento, Seminário. Debate regrado público. Artigo de opinião.

ASPECTOS GRAMATICAIS

Semântica na construção de textos. Sinonímia e antonímia; Hiponímia e hiperonímia;

Page 3: Plano de Curso 1º C

Polissemia, ambiguidade Os elementos fonológicos das palavras.

Ortografia. Os elementos mórficos.

Estrutura das palavras e sua importância na construção do texto.

Competências e Habilidades (Escola Aprendente - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO) 1. Compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referencia (de acordo com as condições de produção/recepção). 2. Ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-se as sequencias discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injunção). 3.Comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido. 4.Produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual. 5. Reconhecer a língua materna como veiculo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos. 6.Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto. 7.Compreender os valores sociais implicados na variação linguística e o preconceito contra os valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente. 8.Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos. 9.Compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares. Descritores SPAECE D1. Localizar informação explícita. D2. Inferir informação em texto verbal. D3. Inferir o sentido de palavra ou expressão. D4. Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais. D5. Identificar o tema ou assunto de um texto. D6. Distinguir fato de opinião relativa ao fato. D7. Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

Page 4: Plano de Curso 1º C

D8.Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto. D9. Reconhecer o gênero discursivo. D10. Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros. D11. Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa. D12. Identificar semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos. D13. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema. D14. Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade. D15. Identificar a tese de um texto. D16. Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la D17. Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc. D18. Reconhecer o sentido do texto e suas partes sem a presença de marcas coesivas D19. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões. D20. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D21. Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos. D22. Reconhecer efeitos de humor e ironia. D23. Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ ou interlocutor. Habilidades do Enem H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades sinestésicas. H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

Page 5: Plano de Curso 1º C

H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. .

H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.