planejamento financeiro de curto prazo

4
1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO O Planejamento Financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. O processo de planejamento financeiro inicia-se com os planos financeiros de Longo Prazo ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais de curto prazo. Neste momento, serão enfatizados os planos de orçamentos em curto prazo. O Planejamento Financeiro de curto prazo é elaborado através da utilização de informações financeiras sobre o desempenho da empresa que, combinadas com as projeções dos fluxos de recursos esperados, vão propiciar aos administradores uma avaliação adequada da situação presente e uma previsão das perspectivas futuras. 2.1 ORÇAMENTO DE CAIXA O orçamento de caixa é o demonstrativo da projeção das necessidades de recursos de uma empresa, elaborado através da previsão das entradas e saídas de fundos em um determinado período de tempo. Deve retratar a previsão das necessidades de recursos ou as sobras de caixa que ocorrerão no período em questão. É uma ferramenta que permite ao administrador financeiro identificar as necessidades e oportunidades financeiras de curto prazo. O objetivo do orçamento de caixa é dar subsídios ao administrador financeiro para planejar e controlar o fluxo de recursos da empresa e fornecer componentes básicos para que se possa formular as estratégias que serão utilizadas para o financiamento do volume de vendas previsto para o período. Ao traçar as diretrizes do planejamento das disponibilidades, a empresa busca atingir algumas metas entre as quais destacam-se: Defasagem entre as transações correntes: o orçamento de caixa é elaborado através da previsão das entradas e saídas de fundos. Todavia, o fluxo de recursos não ocorre de maneira

Upload: andrew-drummond-murray

Post on 09-Aug-2015

52 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamento Financeiro de Curto Prazo

1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO

O Planejamento Financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. O processo de planejamento financeiro inicia-se com os planos financeiros de Longo Prazo ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais de curto prazo. Neste momento, serão enfatizados os planos de orçamentos em curto prazo.O Planejamento Financeiro de curto prazo é elaborado através da utilização de informações financeiras sobre o desempenho da empresa que, combinadas com as projeções dos fluxos de recursos esperados, vão propiciar aos administradores uma avaliação adequada da situação presente e uma previsão das perspectivas futuras.

2.1 ORÇAMENTO DE CAIXA

O orçamento de caixa é o demonstrativo da projeção das necessidades de recursos de uma empresa, elaborado através da previsão das entradas e saídas de fundos em um determinado período de tempo. Deve retratar a previsão das necessidades de recursos ou as sobras de caixa que ocorrerão no período em questão.

É uma ferramenta que permite ao administrador financeiro identificar as necessidades e oportunidades financeiras de curto prazo.

O objetivo do orçamento de caixa é dar subsídios ao administrador financeiro para planejar e controlar o fluxo de recursos da empresa e fornecer componentes básicos para que se possa formular as estratégias que serão utilizadas para o financiamento do volume de vendas previsto para o período.

Ao traçar as diretrizes do planejamento das disponibilidades, a empresa busca atingir algumas metas entre as quais destacam-se:

Defasagem entre as transações correntes: o orçamento de caixa é elaborado através da previsão das entradas e saídas de fundos. Todavia, o fluxo de recursos não ocorre de maneira uniforme, por esta razão a empresa deve manter fundos suficientes para garantir eventuais déficits de caixa mantendo a liquidez sem interromper o ciclo de suas atividades operacionais.

Redução de custos sobre empréstimos de curto prazo: conhecendo com antecedência os eventuais déficits de caixa, o administrador financeiro terá a sua disposição, um período de tempo suficiente para escolher entre as diversas opções de financiamentos.

Aplicação de excedentes de caixa: durante certos períodos, a empresa mantém saldos inativos de caixa. Isso ocorre devido à defasagem de tempo entre as datas de pagamento das obrigações e de recebimento dos direitos. Como o dinheiro mantido em caixa não traz nenhum retorno a empresa, o administrador financeiro deve aplicar esses recursos momentâneos em algum ativo de curto prazo que renda juros.

Page 2: Planejamento Financeiro de Curto Prazo

EXEMPLO: ORÇAMENTO DE CAIXA

As vendas da Cia. Pioneira nos meses de março a abril foram, respectivamente, de $ 400.000 e $480.000. Para os próximos três meses a diretoria de marketing estimou um volume de vendas nas seguintes bases: maio, $ 510.000; junho, $ 650.000; e julho, $ 820.000.

Do total das vendas efetuadas, 70% são recebidas no próprio mês; 20% são recebidas no mês seguinte e o restante no segundo mês após a realização.

Estima-se que todos os custos de produção (MP + MOD + CIF) alcancem 70% das vendas totais, sendo pagos 80% no próprio mês e 20% no mês seguinte. Os produtos são vendidos no próprio mês em que são fabricados.

A Companhia tem um empréstimo bancário a pagar no mês de junho no valor de $ 150.000, enquanto suas despesas de vendas e administrativas, pagas no próprio mês, eqüivalem a 15% do total das vendas de cada mês. Dividendos de $ 44.289 deverão ser pagos em julho.No final de abril o saldo de caixa da Pioneira era de $ 69.000, sendo que para o próximo trimestre a empresa deseja manter um saldo de caixa de $ 90.000 em cada mês.

PEDE-SE elaborar o orçamento de caixa da Cia. Pioneira para o próximo trimestre, indicando as necessidades de financiamento e os valores das aplicações financeiras. Esperam-se juros bancários de 12% ao mês e rentabilidade das aplicações financeiras de 4% ao mês.

Programação de RecebimentosMarço Abril Maio Junho Julho

VendasVendas à vista

Cobranças:Após um mês

Após dois meses

Rendimento Aplicação

Total de Recebimentos

Page 3: Planejamento Financeiro de Curto Prazo

Programação de PagamentosMarço Abril Maio Junho Julho

Compras

Compras à vista

Pagamentos:Após um mês

Empréstimos

Dividendos

Despesas(Vendas/Adm.)

Juros s/ Financiamento

Total de Pagamentos

Orçamento de CaixaMaio Junho Julho

Recebimentos

( - ) Pagamentos

Fluxo Líquido de Caixa

( + ) Saldo Inicial de Caixa

Saldo final de caixa

( - ) Saldo Mínimo de Caixa

Financiamento Necessário

Saldo de Caixa Excedente