placa de outdoor

75
OUTDOOR

Upload: tribunal-de-justica-de-mato-grosso

Post on 21-Aug-2015

51.855 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

OUTDOOR

Quando se cria uma campanha publicitária e em seu plano de veiculação está o outdoor, recomenda-se criá-lo assim que o conceito criativo estiver definido.

Não é uma peça diferente, mas precisa de um apelo diferente, de uma aproximação com o público de forma diferenciada.

O outdoor é instantâneo, você não consegue ler se a peça não te propuser agilidade. Imagine-se na Av. Miguel Sutil trafegando a mais ou menos 80 por hora. Você precisa prestar atenção na sua frente, no carro ao lado, no pedestre, na lombada, no farol, e ainda sim conseguir ver a mensagem do seu cliente no outdoor. Complicado? Nem tanto.

Outdoor serve para atrair o interesse, despertar o desejo, fazer o consumidor comprar depois, e não naquele momento.

A criação do Outdoor

O mais difícil é se fazer entender neste curtíssimo espaço de tempo. Acima de tudo o layout deve ser limpo, objetivo e de fácil visibilidade.

Infelizmente nem todos pensam assim, na hora de criar o atendimento ou o próprio cliente te forçam a fazer aberrações. Argumente o quanto for preciso, faça o teste. Não dá para ler endereço, promoção, telefone, e-mail, título, marca e slogan em 8 segundos, que é o tempo médio de leitura. Lembre-se disso na hora de criar.

Na hora da mão na massa, abuse da criatividade, use aplique(recorte que ultrapassa o tamanho normal), objetos tridimensionais, tinta especial, iluminação, coloque uma placa em cima de outra, deixe-a vertical, viaje sem medo, mas use o bom senso.

A criação do Outdoor

- O seu tamanho é 3 x 9 metros, dividido em 32 folhas, 4 na vertical e 8 na horizontal.

-A colagem é sempre da esquerda para a direita

- O lay-out é feito na proporção de 16x48 cm.

O que saber do Outdoor

- Impressão em gigantografia ou serigrafia, com tinta resistente a variações do clima..

- O tempo médio de leitura é de oito segundos.

O que saber do Outdoor

-Um Outdoor já pode ser dividido em apenas 16 folhas

- Se no Brasil tivéssemos papéis de 3 x9, poderíamos imprimir a arte de uma só vez, mas por enquanto, impressões de 1,30 de largura, podem deixar a peça com apenas uma emenda na horizontal

O que está mudando no Outdoor

-No Japão e EUA, já se usa o Michelangelo, uma máquina que imprime direto na placa. In Loco.

- Cada vez mais, a tecnologia e componentes eletrônicos estão revolucionando esta mídia.

O que está mudando no Outdoor

CONVENCIONAIS

ESPECIAL

ESTUDANTE

APLIQUE

CARTAZ

A criação do cartaz

O primeiro cartaz data de 1454 e foi feito na Inglaterra, era basicamente manuscrito e sem imagens. Não demorou muito e este novo meio já estava disseminado.

Teatros, empresas de remédios e pequenos comércios começaram a utilizá-lo.

O sucesso mesmo só veio em 1893, quando Toulouse-Lautrec criou o primeiro cartaz com ilustrações coloridas na França. Este processo se intensificou com a revolução industrial e as primeiras fábricas com produção em série.

O processo criativo na confecção do cartaz nada difere de um anúncio. A principal advertência é que, em 99% das vezes, o cartaz será afixado em locais onde o consumidor irá decidir-se pela compra do produto ou serviço, e muitas vezes este produto/serviço estará exposto neste local, ou muito próximo dele.

1 – Analise bem o Briefing, reúna todas as informações necessárias, desde cliente, produto, público-alvo, tudo mesmo. Você corre o risco de fazer um trabalho bonito, mas ineficiente.

2 – Analise a verba do cliente. Diferente do anúncio de revista ou jornal, que nos obriga a fazer o material colorido ou P&B, no cartaz podemos variar de uma a 4 cores. Usar cores especiais como o prata e o ouro, verniz e plastificação.

3 – Abuse do formato, dos cortes e das facas especiais, mas preste atenção no aproveitamento do papel, não desperdice o dinheiro do cliente.

Etapas iniciais

Não deixe o título muito pequeno

 Evite usar muito texto. Não se esqueça que o público não estará sentado ou numa posição confortável para efetuar a leitura. Procure sintetizar e usar muito a sua lógica.

 O publico precisa entender logo de cara do que se trata. Se você quiser viajar na hora de colocar o texto, tanto na posição como na cor, fique à vontade, mas não se esqueça da legibilidade e adequação. Distribua as coisas objetivamente.

Verifique o formato

 

Etapas da Criação

Quando o cartaz for promocional, a estrela do show sempre será o prêmio. Destaque-o, mas mantenha o equilíbrio, a mensagem também é importante.

Desperte a vontade e o interesse. Atraia a atenção, primeiro à imagem, mas logo em seguida a mensagem. Se bem distribuídos, funcionam ao mesmo tempo.

Ao usar mais de uma imagem, não perca o ponto de atração. Um é pouco, dois é bom e três é demais (no sentido figurativo).

Etapas da Criação