página 2 10 a 16 de março de 2014 - regionalmt.com.br · editora e.o.s editora & marketing...

10

Upload: others

Post on 13-May-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro
Page 2: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

w w w . r e g i o n a l m t . c o m . b rEDITORA

E.O.S EDITORA & MARKETINGCNPJ: 01.074.177/0001-03

Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara3º Andar Sala 33 - Centro

Rondonópolis - Mato GrossoFone: 3423 3288 9649 6817

DIRETOR RESPONSÁVEL Evandro Oliveira dos Santos

JORNALISTA & REDAÇÃO Evandro Oliveira dos Santos / DRT-MT

1062J. V. Rodrigues - 1868 DRT-MT

REPORTAGEMDenis Maris

Hevandro Soares

DIAGRAMAÇÃO e ARTERicardo Lisboa de Castro

SECRETÁRIA & DIGITADORAVera Lucia Soares

COLABORADORESRivian Dias (foto)

Clube 7 (site)Macsuel Oliveira (foto)

Kinoite (Foto)Agora MT (site)GazetaMT (site)

Primeira Hora (site)

DEPT. DISTRIBUIÇÃOWB EntregasLuis Carlos

Tiragem: 3.6003000 Email Marketing

e_mail: [email protected]@regionalmt.com.br

As matérias e artigos assinados, são de inteira responsabilidade

de seus autores, os originais não serão devolvidos.

10 a 16 de Março de 2014 OPINIÃO Jornal Folha Regionalpágina 2

Expediente

J.V RodriguesDa editoria

mer, presidente licenciado do PMDB e o ex-presidente Lula, presidente de honra do PT com a finalidade de discutir as desa-venças entre os dois partidos.

O lider do PMDB na câmara, deputado Eduardo Cunha vem capitaneando um movimento de dissidência en-tre os membros do seu partido, descontentes com a reforma ministerial que vem sendo conduzida pala presidência, ignorando o PMDB. Agregam--se a esse movimento outros partidos da minoria, descon-tentes com a forma como a presidente conduz os destinos da nação, movimento esse que foi alcunhado de “BLOCÂO” e que pode fazer toda a diferença nas eleições de outubro

Presidente e PT têm ra-zão de se preocupar, com vistas às eleições. O vice-presidente já assegurou o apoio do seu partido à reeleição da presi-

dente, mas só a convenção poderá dar garantias desse apoio. Não será de estranhar se em sua convenção o PMBB venha a apresentar candidato próprio. Nomes não lhe faltam. Afinal é o maior partido e o seu último presidente foi José Sarney, mesmo assim eleito de forma indireta como vice de Tancredo.

Há um descontenta-mento generalizado de al-gumas classe sociais com a maneira autoritária de governo da Presidente Dilma, aí com-preendida a classe empresa-rial que se queixa de falta de diálogo do governo com os empresários, ponto esse que já mereceu comentários do próprio ex-presidente Lula.

Conflito entre PT e PMDBOficialmente a base

de sustentação do governo no congresso anda pela casa dos 80%, segundo o que diz o PT e até mesmo o próprio governo. Com tamanho po-der de força é de se supor que a Planalto não tenha a menor dificuldade em aprovar as propostas que manda ao legislativo.

Entretanto não é essa a realidade que vem aconte-cendo. Na última terça-feira (11), enquanto a presidente Dilma estava no Chile para a posse da presidente Mi-chelle Bachelet, em seu 2º mandato, questionada pelos jornalistas sobre os desenten-dimentos entre os dois prin-cipais partidos de sua susten-tação disse que “o PMDB só lhe dá alegrias”. Ao mesmo tempo, na Câmara, o mesmo PMDB dava quórum sufi-ciente para o convite à presi-dente da Petróbras para dar explicações sobre denúncias de propinas pagas a al-tos funcionários da estatal por conta da locação de platafor-mas para a explo-ração de petróleo, por uma empresa holandesa. Convite esse de total desa-grado por parte do governo. Na semana anterior já havia sido aprovada, também com a participação do PMDB, uma co-missão externa para acompanhar na Ho-landa uma investiga-ção feita pela própria empresa. Segundo um ex-funcionário da empresa holandesa pro-pinas foram pagas a diversos países onde a empresa atua, inclusive ao Brasil.

A presidente da Pe-trobras foi convidada e não convocada por se tratar da presidente de uma estatal, sobre a qual a câmara não tem poder de convocação. Foram também, convocados quatro ministros a dar expli-cações sobre assuntos perti-nentes aos seus ministérios envolvendo até denúncias de corrupção.

A gravidade da situa-ção atual levou a presidente Dilma a convocar no último fim de semana, no palácio, para uma reunião a portas fechadas o vice Michel Te-

Aliás não é de hoje que as discordâncias en-tre os poderes Executivo e Legislativo vêm aconte-cendo. Assim aconteceu no ano passado com o códi-go florestal passando pelos royalties do petróleo, pela política relativa aos portos e com a regulamentação da lei dos empregados(as) domésticos(as) que ao invés de o fazer por uma medida provisória tal como havia preconizado, o governo dei-xou o congresso decidir por si só. E agora se delineia mais uma distorção entre ambas as posições. Mais uma vez interesses não bem claros estão em jogo na casa de leis, apontando para um viés de falta de sintonia com o Planalto.

Efetivamente, o con-gresso está dominado por uma política fisiologista e por

um evidente descom-promisso com uma garantia de gover-nabilidade, a não ser que ceda o governo aos interesses nem sempre confessáveis de algumas siglas, incompatíveis com os verdadeiros prin-cípios da decência exigida por uma democracia que se preze e que seja ciosa das suas responsabi-lidades para com os interesses da nação.

O governo teme um racha do Partidão que pesaria na balança contra a candidatura da presi-dente à reeleição.Por outro lado a oposição

vem tecendo alianças para as candidaturas de Aécio Ne-ves e Eduardo Campos, até indiretamente estimulando partidos menores a lançar suas próprias candidaturas, como aconteceu com PSOL que lançou a pre-candidatura do senador Randolf Rodri-gues. O interesse maior é de diminuir o tempo de televi-são da presidente. Aécio e Campos caminham de mãos dadas, já acertados que em um segundo turno que se prevê inevitável, um apoiará o outro, prevalecendo o nome que somar mais votos.

O 3º Festival de Pesca no Pesque Pague do Jailton é um esporte engajado, onde procuraremos desenvolver atividades do desporto conca-tenado com o turismo, cultu-ra, pesca e outras demandas.

Sabemos que o mundo está doente, que nós e nos-sos antepassados somos os culpados por esse problema, quando o agredimos por di-versas formas, talvez por des-conhecimento, por ganância, por acreditar que a natureza era indestrutível e nunca se esgotaria.

Olhando para nossa aldeia, sem distinção de na-cionalidade, credo ou cor propomos clamar todos para repensar nossas atitudes. Um simples ato de descartar o lixo no local apropriado, até no manuseio e armazenamento de um pescado para não se contaminar, e em consequên-cia as pessoas que se alimen-tam dele, já é um importante avanço.

Rios assoreados, lagos

*Hermélio Silva

O mundo pede socorroe lagoas poluídas, animais em extinção, biopirataria da flora e um universo de intervenções do homem no meio ambiente, sem contro-le há mais de cinco séculos nessas terras cabralianas. As monções desbravadoras, a ganância do ouro, a extermi-nação do índio, a poaia, a soja transgênica, são provas de que o homem quer a riqueza a qualquer custo, inclusive destruindo a natureza no nosso estado desde a criação da capitania de Mato Grosso, lá nos idos de 1748, com a renda destinada a Portugal. Ora, Rondonópolis não foi diferente e o córrego Arareau é a prova cabal e vista a olho nu do que é uma agressão di-reta. Comparando os banhos e as lavadeiras no seu leito, num passado próximo, e a atualidade com o chorume fazendo-o chorar, do povo-ado rondonino à metrópole rondonopolitana.

Se erramos, incons-ciente ou não, agora temos a ciência do erro. O festival não será o remédio, mas propõe provocar a discussão para buscá-lo, pois depende de todos nós. É como o remédio para a dengue: prevenção, com ação de todos. Por isso, convidamos todos os orga-nismos constituídos para nos ajudar nessa proposta, aos

quais já contatamos formal-mente, desde a prefeitura, o estado e inclusive ao Minis-tério da Pesca e Aquicultura para divulgar a famosa car-tilha “Semana Santa - Boas Práticas de Manipulação de Pescado”, mesmo que seja institucionalmente.

Muito lindo é o desli-zar de um jet sky ou de uma lancha, com seus condutores e passageiros com os cabelos ao vento. Óbvio é o uso de co-letes e boias para preservar as vidas humanas, mas também devemos nos preocupar com o manuseio dos apetrechos e insumos usados nesses equi-pamentos, onde comumente notamos os riscos de óleo no leito do rio, quando passam esses veículos aquáticos. Não vamos falar dos anzóis de galhos, garateias e das redes e da pesca na piracema, porque isso é pauta atualíssima.

Saber jogar um anzol, numa linhada espetacular é o que queremos ver, num local aprazível, sociável e ter a oportunidade da natureza ao seu redor, conspirando a favor, assim como podemos lhe favorecer a eternidade, nosso maior bem, depois da nossa própria vida.

O festival acontecerá nos dias 5 e 12 de abril .

*Hermélio Silva é escritor rondonopolitano e formado em Marketing

“Ao Bra-sil impõe-

-se um choque de

gestão”

Segundo o livro de

provérbios a boca fala do que

o coração está cheio. A boca

é o instrumento mais antigo

de compartilhamento que

se tem notícia. Precedeu o

Facebook e foi a primeira

forma de curtir e comparti-

lhar experiências e vivências

na sociedade humana. Depois

vieram os livros, o rádio, a

imprensa...

Mas na atualidade esse

método de partilha foi aperfei-

çoado pelas redes sociais. Elas

permitem compartilhar tudo

o que o nosso coração contém.

E nas redes sociais comparti-

lhamos o nosso melhor, não

é mesmo? Ou não? Cada

homem hoje tem em sua

mão uma chance enorme

de emanar boas palavras e

reflexões por um canal de

grande alcance. É escolher

isto ou então ter apenas mais

um novo jeito de pecar.

A professora Lynn R. Offerman, do curso de Psico-logia organizacional da uni-versidade de Washington, informa que a vontade de ter conversas abertas no trabalho e de contar historias pessoais como meio de estreitar os relacionamentos faz parte do comportamento atual de nossa sociedade conectada. De acor-do com a professora, as redes sociais reforçam e ampliam essa tendência, porém a ex-posição mal calculada dessas opiniões pode prejudicar a imagem do profissional, ou seja, podem “criar desconfian-ças e atrapalhar o desempenho na empresa”.

Com essas tecnologias ao alcance das mãos, como resistir a esse mundo digital e de que forma não se expor para que não haja danos a sua

*Rosineia Oliveira

Redes sociais versus vida corporativa

integridade profissional?Algumas dicas ajudam

para que a convivência entre funcionários e empresa seja mais harmoniosa no ambiente corporativo:

1 - Evite emitir ou com-partilhar opiniões polêmicas, principalmente as que envol-vem posições radicais sobre política, futebol, religião, sexo e assuntos controversos em geral;

2 – Pense muito antes de escrever seu post (texto). Uma vez publicado, dificil-mente você conseguirá apa-gá-lo ou impedir que seja replicado; escreva assuntos que possam ser relevantes profissionalmente, construa uma estratégia que valorize sua imagem pessoal;

3 – Fotos e imagens constrangedoras que envol-

vam roupas inadequadas, bebidas, sexo e drogas não devem ser publicadas. Fora de contexto, elas podem dar im-pressão de irresponsabilidade;

4 – Não fale mal publi-camente de colegas, do chefe e da empresa. Nem por meio de indiretas. Além de correr o ris-co de chegar ao ouvido deles, ninguém vai querer contratar alguém que vive reclamando;

E a quinta e última dica é: evite aceitar pedidos de des-conhecidos para fazer parte de sua rede social. E se for o chefe? A melhor saída talvez seja aceitar o convite. Mas te-nha atenção redobrada sobre o conteúdo postado.

Em tempo: releia essas informações de quando em quando.

*Rosineia Oliveira dos Santos - Especialista em Psicologia Organizacional

Compartilhe Cristo

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca Lucas 6:45

Page 3: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014Jornal Folha Regional página 3GERAL

Município divulga quais pontos da cidade receberão os radares e lom-badas eletrônicas

Mando Nunes, Artista Plástico, pintor escultor e poeta:“Estamos perdendo espaço para a criminalidade, quase não há mais lugar para as coisas boas”

por Denis Maris

Armando Nunes Filho, “Mando Nunes” um dos mais premiados artistas de Mato Gros-so, dono de um currículo inve-jável, e de personalidade forte. Pintor, escultor e poeta, fala sobre o início da sua carreira, sobre suaprodução pictórica, ressalta e agradece os seus parceiros que foram e aqueles que ainda são grandes apoiadores da sua luta em favor das artes.

Jornal Folha Regional; A sua família começou a construir suas bases na cidade de Itiquira, sua terra natal, que lembranças você tem do seu tempo de in-fância?

Mando Nunes; Meus pais Armando Nunes da Silva e Alice Melo da Silva tiveram 08 filhos, Pedrita, Alfredo, Carmélia, Armando, Jussane, Francisco (também artista plástico, tra-balhou com Elifas Andreata grande artista conhecido in-ternacionalmente) Jussara e Aroldo. As minhas lembranças de Itiquira são poucas, meus pais mudaram para Rondonópolis em

1958, e da minha infância aqui tenho boas lembranças.

JFR; Como a arte chegou na sua vida, você teve influência de algum artista, a partir de quando você entrou de corpo e alma nessa profissão ?

Mando Nunes; A arte na minha família começou com a mi-nha mãe que produzia trabalhos de artesanato, apreciando maravilhosos de minha mãe acabei tomando gosto pelas artes. A partir de 1973 e 1974 eu resolvi entrar de corpo e alma na produção artística, o meu primeiro trabalho foi um entalhe em madeira, fiz o rosto de uma índia.

JFR; Profissionalmente como foram as suas primeiras expo-sições, e onde?

Mando Nunes; A minha primeira exposição foi com obras entalhadas em madeira, aconteceu na cidade de Campo Grande. Tive um grande apoio do organizador da mostra o senhor Alair, a quem agradeço, ele me transformou em um grande artista mato-grossense. A minha segunda exposição foi em Brasília momento em que expus 25

esculturas, o evento aconteceu no Mezanino da Fundação Cultural brasiliense. Quero aqui ressaltar e agradecer o grande apoio que tive na época do saudoso Deputado Afro Stefanini e de toda a sua assessoria.

JFR; Quais foram os seus principais e grandes desafios que você encontrou para desenvolver o seu trabalho na profissão de escultor?

Mando Nunes; Eu tive al-guns desafios, como encomendas de obras magníficas e históricas, no-vamente a minha saudação e o meu carinho as pessoas que proporciona-ram uma grande revolução na minha produtividade cultural, me dando oportunidades para que desta forma então eu pudesse crescer; Pedro Gil do Amaral, ex prefeito de Itiquira que encomendou a obra “Metamorfose” com mais de metro de altura, e toda produzida em pedra sabão. Essa escultura foi feita há mais de 30 anos fixada na praça pública de Itiquira, (hoje a referida obra está sendo restaurada no ateliê do artista). Falo também do empresário Zé Renato, de sua sensibilidade em apoiar o meu trabalho. Só no material mármore produzi até o momento cerca de 15 esculturas que estão instaladas em Rondonópolis, em várias regiões de Mato Grosso e do Brasil.

JFR; O que representaram ou representam na sua vida artística pessoas como; O saudoso, ex prefeito Walter de Souza Ulisséa, Zé Renato, Ubaldo Tolentino de Barros, J. Moura e Carlos Souza?

Mando Nunes; São pessoas que reconhecem o valor da arte e do artista como produtor cultural e como cidadão. Sabem que o artista precisa sobrevier, e não simplesmente por sobreviver mas viver com qualidade. Adquirem nossas obras porque nos valorizam e gostam das nossas pro-duções, encomendam nossas obras com grande entusiasmo.

JFR; Como foi o seu en-contro com o mármore, e agora uma nova técnica, uma produção própria, um material inédito que você descobriu para produzir suas esculturas. Quais as suas perspec-tivas nos dias de hoje?

Mando Nunes; A profes-sora da UFGO Dra. Neusa, me le-vou para a cidade de Goiás Velho (terra da maravilhosa escritora Cora Coralina), onde fiquei co-nhecendo a Pedra Sabão material encantador para qualquer artista escultor. Hoje estou trabalhando com um produto inédito para o segmento de escultura, em breve estarei expondo novos trabalhos. A nova técnica chama-se “Quei-ma Fria.”

JFR; Nós agradecemos pelo desprendimento e simpatia, pela entrevista concedida, deixe as suas considerações finais aos nossos leitores, que por certo também são seus admiradores.

Mando Nunes; Eu es-tou recebendo apoio do grande “Mecenas” Cel. Carlos Souza (nominado pelos mais próximos de Faraó), uma pessoa ímpar em nossa cidade. Agradeço ao amigo Djalma Mancini, aos proprie-tários do Butiquin o mais novo point cultural da cidade,“Cida, Nai, Jake Nunes, Jéssica Bueno e Juan Radamés.” As minhas netas e musas inspiradoras Ma-ria Fernanda, Hágata e Julinha. Aos meus filhos Diego e Alice, e aminha ex companheira Geruza.

“Nós artistas estamos perdendo espaço para a crimi-nalidade, as coisas construtivas e boas não tem mais espaço, o momento é dos corruptos e dos ladrões, a nossa salvação pode estar na internet.” Contato com o artista; 66 96 63 33 39

A população de Rondo-nópolis deve contar com um novo sistema de monitoramento do trânsito, em breve. A fisca-lização vai ser feita de forma eletrônica em vários pontos da cidade. A implantação dos equi-pamentos já começou a ser feita no início da última semana. Um dos locais onde serão ligados os equipamentos, na Rua Fernando Côrrea da Costa, um poste para uma lombada eletrônica já foi instalado em frente a um super-mercado. O trecho da avenida, desde o entroncamento com Dom Wunibaldo até a MT 270, ainda terá mais dois radares fixos.

O Município ainda divul-gou que vai ter lombada eletrôni-ca na Rua Rio Branco, próximo a Secretaria de Saúde do Muni-cípio, no sentido bairro/centro; na Dom Pedro II, próximo ao Colégio Adolfo, no sentido bairro centro; na Avenida Brasil uma lombada ficará perto do Colégio Edivaldo, nos dois sentidos; na Avenida Cassimiro de Abreu, o sistema estará nas imediações de um posto de saúde, enquanto que na Avenida Bandeirantes as lombadas ficarão próximas a uma unidade de ensino.

Outra lombada eletrô-nica vai estar na Alameda das Margaridas (MT 270) e uma outra na Rio Branco, próxima ao Fórum; além de mais duas na Avenida Lions. Nesta última, uma ficará em frente ao cemi-tério da Vila Aurora, no sentido

bairro/centro, e outra em frente ao colégio Renilda Silva Moraes, na próxima esquina, no sentido centro/bairro.

Quanto aos radares fixos, dois irão para a Avenida Presi-dente Médici; dois no trajeto da Júlio Campos; um na Alameda das Margaridas, próximo à en-trada da Colina Verde; outro na Avenida Goiânia, além dos dois que já estão fase de testes na Fernando Côrrea.

Já a fiscalização de avan-ços semafóricos irá ser instalada nos próximos dias em cinco cruzamentos: o da Avenida Tiradentes com a Dom Pedro II e vice-versa, assim como Fer-nando Côrrea e Marechal Ron-don, Dom Pedro II e Avenida Bandeirantes, Dom Pedro II e Dom Wunibaldo e FrieServácio com Rio Branco. No caso desta última estrutura, a fiscalização se divide em três: velocidade acima do permitido, invasão da faixa de pedestres e o próprio avanço de sinal.

O município afirmou por meio da Assessoria que o siste-ma só entrará em vigor após a aferição de técnicos do Inmetro, que virão em Rondonópolis, assim que os equipamentos forem totalmente instalados. Depois ainda haverá um prazo de adequação da população, si-nalização das ruas e campanhas informativas para só depois entrar totalmente em vigor.

Da Redação

CAOS NO CENTROFalta de estacionamento irrita motoristas e prejudica vendas de lojas

“Já saio de casa desanimado quando penso que não vou encontrar vaga”. A frase foi de uma das pessoas entrevistadas nesta semana pelo Folha Regional em uma reportagem especial sobre a difícil tarefa de con-seguir estacionar no centro da cidade. A raridade de um local para parar é tanta que não é difícil ver pessoas irritadas e em discussão no trânsito, em outros a paciência acaba e vão embora para suas casas, enquanto alguns escolhem a ilegalidade para conseguir fazer suas compras. As chamadas vagas PNE - para portado-res de necessidades especiais e locais prioritários para idosos estão sendo invadidas por cidadãos que não se enquadram em nenhuma das duas especificações, mas que preferem ‘arriscar’ do que ficar dando voltas e voltas pelas mesmas ruas, esperando se deparar com algum espaço para

encostar recém aberto. A rotina tem prejudicado as

vendas nas principais lojas da cida-de, segundo os lojistas, não só pelo consumidor que chega mais raivoso nos estabelecimentos e cria uma resistência maior em fazer negócios como também na evasão de gente que prefere nem sair de casa para não encarar a missão quase impossível de conseguir um lugar para abrigar seu veículo. O vendedor de uma famosa rede de lojas de móveis e eletrodo-mésticos, Diego Matos, de 23 anos, afirma que a certeza é que as vendas poderiam ser bem maiores caso não existisse tamanha dificuldade para o comprador chegar até o comércio. “A estimativa é que perdemos até 30% do movimento. As vezes a pessoa quer comprar da gente, mas não consegue um lugar para parar, aí em uma rua menos movimentada onde

tem uma outra loja ela estaciona e nós perdemos a venda”, analisa o jovem negociante.

A questão lembrada por Diego coloca o comércio da cidade em condição desleal de disputa com o Shopping, que apesar de cobrar esta-cionamento o faz com preço bem me-nor que o valor que se paga por hora no centro à empresas privadas, e até mesmo estimula o comércio virtual, crescendo o número de pessoas que preferem a comodidade de comprar roupas, sapatos e outros ítens pela internet. O casal Joelma e Edio Mar-ques escolheram na última semana o fim da tarde para ir até o centro no intuito de fugir dos horários mais mo-vimentados, mesmo assim tiveram de estacionar o veículo quase duas ruas do destino que queriam. Joelma testemunhou que por várias vezes saiu com o carro e voltou para casa

sem ao menos parar no centro por esgotar sua a paciência. “Eu acho que as lojas tinham que se unir e arrumar uma solução para isso. Eles perdem muito pela falta de estacionamento. Eu já vim para comprar, desisti e fui embora para casa. Não tenho dúvida que aumentaria as vendas se algo fosse feito”, cobrou.

Porém, a organização que Joelma se pediu já existe e é encam-pada pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL que há anos cobra a instalação de um sistema rotativo de estacionamento no quadrilátero central da cidade. “Acho que nos últimos cinco anos foi uma das ações que mais fizemos foi a de exigir uma solução para isso. Nossa cobrança já passou de prefeito e prefeito e nada foi feito, mas parece que estão resol-vendo agora”, disse a presidente da instituição, Eliane Queiroga.

Ainda sem o rotativo, os mo-toristas vão se virando para conseguir comprar os utensílios que precisam. “Eu nem me arrisco mais em tentar parar perto das lojas. Paro o carro três, quatros quadras para frente e acabo de chegar a pé. Acontece que a concorrência está chegando até lá, daqui a pouco vou ter que ir pouco mais para frente ou se bobear vir de casa andando”, disse Jacques Davi. Flagrada pela reportagem estaciona-da em uma vaga para PNE sem ser portadora de nenhuma deficiência, uma senhora que não quis se identifi-car tentou argumentar seu erro. “Tem muita coisa errada. Estes vendedores que estacionam seus trailers e ficam o dia inteiro ocupando estacionamento e ninguém fiscaliza, então a gente tem que se virar”, defendeu-se.

Secretário acalma população e ga-rante que sistema rotativo já está em licitação

Promessa desde que outros prefeitos estavam no comando do Executivo Municipal, parece que enfim o Rotativo Rondon - sistema de estacionamento que cobra por hora e promove a rotatividade das vagas, chegará a Rondonópolis. A promessa é do atual secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira. Ele conta que o projeto foi bastante estudado por ele, o prefeito Percival Muniz e uma equipe técnica e após isto enviado para licitação na busca de uma empresa que assuma a terceirização do trabalho.

Segundo Argemiro, já existe até uma lei que delimita quais são as ruas onde o Município poderá implantar o sistema, via uma em-presa contratada. No entanto, em um primeiro momento isto será feito apenas em uma parcela menor do que a abrangência legal. “O Rotativo Rondon já tem aprovação do legis-lativo para ser feito no quadrilátero que abrange da Dom Wunibaldo até a Presidente Kennedy e da Floriano Peixoto até a Pedro Férrer. Isto já é pensando em um possível cresci-mento da cidade. Todavia, o edital que temos em licitação atualmente abrigará cerca de 3.600 vagas e é

compreendido da Dom Wunibaldo até a Avenida Bandeirantes e da João Pessoa até a Dom Pedro II”, explicou.

O secretário não quis adian-tar o preço médio que será cobrado por hora nos veículos, até porque isto ainda será definido pela licitação, onde as empresas interessadas nego-ciarão com o Município os valores. Quanto a prazo, a ideia é que até o meio do ano as burocracias já estejam vencidas, uma empresa definida e o projeto já implantado em trechos da Dom Pedro II, Rio Branco, Otávio Pi-taluga, 13 de maio, Arnaldo Estevan, Fernando Corrêa e João Pessoa, no quadrado que compreende ainda a Dom Wunibaldo, Marechal Rondon, Amazonas, Cuiabá, fechando na Ave-nida Bandeirantes.

Atualmente cerca de 141.609 veículos são legalizados pelo Detran/MT são regularizados para transitar com a placa de Rondonópolis, sendo mais de 44 mil carros. Este número no entanto, agrega-se a um montante não registrado e visitantes de outras cidades que acessam sobretudo o centro. Este agregado chega a repre-sentar até 30% da movimentação , principalmente nas vésperas de feriado e fim de semana.

Da Redação

Page 4: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 4 AGRONEGÓCIO E ECONOMIA

Apenas 15,4% dos cargos de gerência no Brasil são ocupados por mulheres

Se no último dia 8 as mulhe-res comemoraram uma data interna-cional que vem ano a ano marcando a conquista de seu espaço na sociedade, no Brasil isto não é unanimidade

total. Segundo levantamento reali-zado pela TopEmployersInstitute, as brasileiras estão mais longe dos cargos gerenciais em comparação com a média mundial.

De acordo com a empresa que analisa e certifica políticas de recursos humanos, no Brasil, apenas 27,9% dos funcionários de grandes corporações são mulheres, ante um índice global de 37,9%. Quando ob-servadas as 50 posições de gerência nas companhias no País, apenas 15,4% destas funções são ocupadas por mulheres, no restante do globo a média é de 22,1%. Grupos como Coca Cola Femsa, Danone, Deloitte, Souza Cruz e Valeo participaram da pesquisa.

No exterior, famosos exem-plos de sucesso de profissionais que ilustram a nova realidade feminina é o da engenheira Marissa Mayer, que foi contratada como presidente do

Yahoo! comseis meses de gravidez, e da executiva UrsulaBums, primeira mulher negra a comandar a empresa Xerox nos EUA.

A Rússia é um local onde as mulheres mais têm destaque e ocupam 43% dos cargos sêniors de gestão, seguida pela Indonésia (41%) e Filipinas (40%). A menores propor-ções foram identificadas no Japão (9%) e Holanda (10%). Na divisão por setores, educação e serviço social lideram entre as áreas dominadas pelas executivas (51%), seguida dos segmentos de hospitalidade (37%) e serviços financeiros (29%).

Ao lado os locais top das empresas onde as mulheres têm mais espaço:

Produtores criticam proposta de concessão de rodovias de Mato Grosso

A Associação dos Pro-dutores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou um comunicado com

críticas à proposta de concessão das rodovias MT-010, MT-249, MT-235 e MT-170 feita pelo governo do estado. As duas en-

Comercialização de pluma em MT já atinge metade da produção estimada

Metade da produção estimada para o algodão em Mato Grosso, cerca de 425 mil toneladas, já foi comercializa-da. Grande parte do volume negociado atendeu o mercado

externo, conforme informações do Instituo Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). As vendas estão sendo movimentadas por meio de contratos-futuros, já que a in-

dústria possui estoque suficiente para o momento.

De acordo com o relató-rio feito pelo Imea, Mato Grosso avançou 4,6 pontos percentuais na comercialização no último mês. O aumento é inferior ao mesmo período do ano anterior. Segundo o trainee do Imea, José Victor Zamparini, a defasagem não se traduz em números reais. “De fato, a venda dessa safra está 4,6 pontos percentuais atrasada na comparação com a tempora-da anterior. Mas vale ressaltar que a produção era 29% inferior a atual. Podemos considerar um

certo equilíbrio”, explica. Semeadura - O atraso

na semeadura do algodão fez com que a planta saísse de sua janela ideal de plantio, tendo sido semeado uma semana após o tempo esperado. Somente em algumas propriedades o desenvolvimento do algodão pode ser afetado futuramente. Os analistas dizem que poucos hectares foram afetados e que nem mesmo o período de chu-vas, enfrentado em fevereiro, trouxe grandes perdas para o campo.

Pagamentos de Guias Florestais em Mato Grosso aumen-tam 634%

Os recolhimentos origina-dos da emissão de Guias Florestais (GFs) em Mato Grosso somaram R$ 28,805 milhões nos últimos oito anos. Durante esse período, foram emitidas 2,163 milhões de GFs, co-bradas pelo transporte de produtos e subprodutos de origem florestal, conforme prevê o decreto estadual nº 8.189 de 10 de outubro de 2006. A taxa foi instituída por meio da Lei Complementar nº 233 de 21 de de-zembro de 2005, que dispõe sobre a Política Florestal do Estado de Mato Grosso. Atualmente a legislação am-biental do Estado está sendo revista,

conforme declaração do secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, que projeta atualizá-la até o final do primeiro semestre deste ano.

Mas, como observa a supe-rintendente de Desenvolvimento Sustentável do Centro das Indús-trias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Sílvia Regina Fernandes, a cobrança da taxa está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Mato Grosso e qualquer alteração precisa ser feita com o aval da Secre-taria de Estado de Fazenda (Sefaz). “Essa discussão está sendo levada

para o Grupo de Trabalho (GT) do PDFS (Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso)”. O grupo é formado por representantes das secretarias estaduais de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz).

De acordo com o presidente do Cipem, Geraldo Bento, as em-presas madeireiras de médio porte emitem em média 15 GFs por dia. Cada uma equivale a R$ 36,89, cobrados das empresas associadas à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Aquelas não sindicalizadas recolhem R$ 10,58 a mais por Guia, totalizando R$ 47,47 por documento emitido. A diferença na cobrança atende decisões judiciais de 2012, quando ficaram proibidos os recolhimentos pela emissão de documentos fiscais das empresas associadas à Fiemt e ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), explica o consultor jurídico da Fede-ração, Victor Humberto Maizman.

“Essas empresas não pagam a taxa de serviço estadual, cobrada pela emis-são de qualquer documento fiscal”.

Mesmo assim, o valor co-brado por uma Guia Florestal hoje em Mato Grosso é mais que o dobro daquele praticado em 2012, quando correspondia a R$ 18. Considerando os R$ 36,89 atuais, a majoração no período foi de 105%. Como os rea-justes estão atrelados à atualização da Unidade Padrão Fiscal (UPF), o aumento é ainda maior em relação a 2006. Com o valor correspondendo a 0,25% do valor da UPF, a majoração nesse intervalo chega a 562%, já que na época eram cobrados R$ 6,56.

Com a variação, os valores recolhidos com as emissões das Guias Florestais aumentaram de 1,114 milhão em 2006 para R$ 8,183 mi-lhões em 2013, num incremento de 634% nesse período. “É pesado para a indústria arcar com essa cobrança, porque ela independe do volume transportado, já que está relacionada ao transporte da produção”.

Gestão ambiental é mais política que profissional no Brasil

A pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros, do IBGE, detectou que, apesar de todos os secretários ou gestores da área ambiental terem curso superior com-pleto, muitos deles não tem a menor ligação com a área e, na maioria dos casos, sequer um curso de especialização. A conclusão após a divul-gação do material já era de conhecimento de todos: tais cargos são ocupados por indicação política e não por conhecimento da área. Entre as profissões encontradas na pesquisa, existem biólogos, agrônomos e engenheiros, mas também médicos, ad-vogados, veterinários, so-ciólogo, jornalista e até um professor de história.

Dos 27 pesquisados, 10 têm mestrado e cinco têm MBA ou especialização na pasta. A idade média dos gestores ambientais é de 51 anos e participação feminina ainda é pequena. Apenas cinco dos 27 secretários ou afins eram mulheres, sendo três na região Norte: Rondô-nia, Amazonas e Roraima. Fora disso, apenas Paraíba e Espírito Santo tinham mu-lheres na gestão ambiental.

Outro alerta que se faz na questão ambiental é que, pela falta de recursos destinados ao tema, alguns Estados contratam serviços de terceiros para funções como fiscalização, monito-ramento e outras atividades ligadas ao meio ambiente por um período de tempo.

Alerta maior ao saber que dos nove Estados que lan-çam mão desse artifício, três ficam na região amazônica (Rondônia, Acre e Pará) e outras três na região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais).

Ainda no que se refere à gestão ambiental, apesar de as 27 unidades da federa-ção terem conselhos de meio ambiente para auxiliar na defesa, preservação e recu-peração, três (Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Gros-so do Sul) não têm fundos estaduais que possam arre-cadar recursos para a área. E das 24 que o possuem, três não financiaram qualquer atividade ou projeto voltado para a área em 2013: Ceará, Sergipe e Distrito Federal. Das ações financiadas pelo fundo, as principais foram monitoramento ambiental, projetos de educação am-biental, proteção de recursos hídricos, preservação da bio-diversidade e recuperação de áreas degradadas.

Os Estados dão pou-ca importância também à parceria com os municípios na questão ambiental. No Nordeste, apenas 45 dos 1794 municípios receberam algum tipo de recurso para o tema, chegando a apenas 2,5% do total. No Sul, 55 dos 1188 municípios foram incluídos em algum projeto. O número cresce no Sudeste com 9,8% dos municípios, chega a 14,4% no Centro--Oeste, e 15,8% no Norte.

Da Redação com Terra

tidades defendem que as obras sejam bancadas com recursos do próprio tesouro estadual.

As críticas foram divul-gadas a partir dos resultados de três audiências públicas rea-lizadas nos municípios de Nova Mutum, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis nesta semana. Segundo a Aprosoja--MT, as propostas eram de R$ 11 em cada 100 quilômetros e de R$ 13 por 100 quilômetros. Os dois valores foram conside-rados “absurdos”.

“Consideramos que esta estratégia não é a mais ade-

quada para resolver os enor-mes problemas emergenciais que temos enfrentado, como atoleiros, buracos e falta de trafegabilidade de nossas ro-dovias”, enfatiza o presidente da Associação, Carlos Fávaro, no comunicado.

Para ele, concessões de rodovias devem ser tratadas dentro de uma política de longo prazo. “É um tema estratégico que deve ser tratado com uma visão de longo prazo e não ser utilizado para resolver proble-mas atuais de manutenção das rodovias.”

Page 5: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

Jornal Folha Regional página 510 a 16 de Março de 2014ENTRETENIMENTO

O empresário é natural da vizinha cidade de Jaciara, casado com Denise Débora com quem tem uma filha de 02 anos e meio de idade Geovana Camolezi. A Auto Escola Ferrari teve a sua fundação no mês de Março de 2009. Renê que está em Rondo-nópolis há 15 anos fala sobre a sua trajetória de vida até os dias de hoje.

Jornal Folha Regional; Qual foi o seu primeiro emprego, e o porque decidiu mudar de Ja-ciara para Rondonópolis?

Renê; A minha família é tradicionalmente da vizinha cidade de Jaciara, os meus avós contribuíram grandemente com desenvolvimento econômico e social daquele município. Meus pais também se fixaram na zona rural, onde trabalhavam e produ-ziam com o apoio de toda família. Eu sempre quis aumentar os meus horizontes, adquirir novos conhecimentos por isso decidi vir para Rondonópolis, cheguei para trabalhar no ramo de auto escola,

e esse foi o meu primeiro emprego. JFR; Como foi o começo de

suas atividades profissionais, e como surgiu a oportunidade para abrir a sua própria empresa?

Renê; O início aqui em Ron-donópolis foi muito difícil, eu tive que aguardar o emprego que já estava arrumado durante uns 02 meses, masgraças ao apoio familiar tive pa-ciência e nunca desanimei. Trabalhei durante 07 anos na mesma empresa, quando em março de 2009 surgiu a oportunidade de abrir a minha pró-pria auto escola.

JFR; Como você se sente nessa atividade educando as pessoas para conduzir seus veículos, promo-vendo momentos de exercícios de habilidade e realizando desta forma o sonho de muita gente?

Renê; Nos sentimos prepa-rando, e capacitando nossos clientes para o trânsito, trabalhar com ca-pacitação de pessoas, no segmento trânsito é uma honra, sabemos da nossa grande responsabilidade, nós atuamos com muita seriedade. Os nossos instrutores são especializa-

dos, trabalham com muito amor e gostam da profissão, essa é uma das razões do nosso sucesso. Por isso quero agradecer a todos eles que nos ajudam nessa tarefa que é uma ver-dadeira missão de vida. Trabalham conosco na Auto Escola Ferrari 05 instrutores, 04 administrativos e 02 secretárias, estamos contentes com o desempenho de todos.

JFR; Na atual legislação do trânsito nacional quais são os docu-mentos exigidos para que as pessoas possam se inscrever ao curso de habilitação, e o número de horas atividade aula ?

Renê; Os documentos neces-sários são; a Carteira de Identidade, o CPF, comprovante de endereço, duas fotos 3X4. O processo de aprendi-zagem e habilitação tem a duração de 3 meses. A atividade hora para a habilitação, 20 horas aula de volante, 20 horas aula moto e45 teóricas. A Auto Escola Ferrari possui um centro de treinamento próprio, que está a disposição dos nossos clientes.

JFR; Quantas pessoas passa-ram pelos instrutores da Auto Escola, e tiraram suas CNHS nesse período de 05 anos de atividades, qual a faixa etária da sua clientela?

Renê; Nesses 05 anos de atividades passaram por nossa escola cerca de 2.500 clientes que tiraram a CNH em nossa empresa. Cerca de 60% dos nossos clientes são de pessoas jovens 18 a 20 anos, 30% na faixa etária de 26 a35 anos e 10% na faixa dos 36 anos em diante.

JFR; Além da atividade hu-

mana lucrativa comercial qual a importância maior de estar no segmento empresarial?

Renê; A empresa para nós é na verdade muito mais que uma atividade simplesmente lucrativa, nós temos a satisfação pessoal e a consciência de estar cumprindo a nossa missão social, ou seja sermos úteis para a sociedade naquilo que fazemos. Para todos que estão envolvidos no nosso trabalho buscamos também ofe-recer e ter mais qualidade de vida.

JFR; Para finalizarmos deixe uma mensagem para aque-les estão pensando em entrar em algum segmento do ramo empresarial.

Renê; Primeiramente, os postulantes a seguir a carreira empresarial tem que ter um pro-jeto de trabalho, um plano muito bem organizado, ou seja conhecer o ramo que vai abraçar. Ter um pouco de experiência na atividade escolhida, ter muita determinação e dedicação exclusiva, se não for assim será muito difícil manter a empresa por muito tempo. Ter confiança e acreditar no sucesso do ramo escolhido.

JFR; Nós agradecemos pela entrevista, e desejamos su-cesso crescentepara você e todos os colaboradores da Auto Escola Ferrari.

A Auto Escola Ferrari fica na Fernando Correia da Costa, ao lado da Churrascaria e Restau-rante Galles – fone 66 3423 16 68

Auto Escola Ferrari: “Nos sentimos felizes preparando e capacitando os nossos clientes para o trânsito”

Toyota lança novo corolla; modelo vai de R$ 66 à 92 mil

A Toyota apresentou ofi-cialmente ao mercado seu prin-cipal lançamento de 2014 no Brasil: a nova geração do Corolla. Modelo mais vendido da marca, ele chega com design e cabine completamente reformulados, os mesmos motores 1.8 (139 cavalos com gasolina /144 cv com etanol) e 2.0 (143/154 cv), inédito câmbio CVT de sete marchas e mais equi-pamentos. O carro será chamado de 2015 porque o Corolla 2014, vendido desde o ano passado, é ainda o da geração anterior.

Entre itens de série estão direção elétrica, volante multi-funcional, ar-condicionado com controle manual, chave-canive-te, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador para economia de combustível -Eco-Drive-, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, odômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod e similares e Bluetooth, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico.

O Corolla passa a adotar um sistema de partida a frio que dispensa o reservatório de gaso-lina, o chamado “tanquinho”. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sis-tema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).

Basicamente, mudam faróis, grade (cromada, mais proeminente) e parachoque, e na traseira as lanternas também são diferentes, sendo as do modelo europeu (e brasileiro) maiores. O interior também muda sensivel-mente, com elementos (volante, painel e console) que remetem ao RAV 4.

Veja todos os preços do Corolla 2015:

1.8LGLi manual, 6 mar-chas: R$ 66.570

1.8LGLi automático, 7 marchas: R$ 69.990

2.0LXEi automático: R$ 79.990

2.0L Altis automático: R$ 92.900

Fonte: Da Redação com Auto Esporte

Envolvida em polêmica com Ronaldinho, Miss Brasil mostra desenvoltura com pressão da imprensa

Apesar de comparecer nos principais eventos nacionais de maneira apenas diplomática e em nenhum deles ter sido flagrada em qualquer situação que denegrisse sua imagem, uma foto tirada ao lado do craque do Atlético Mineiro, Ronaldi-

nho Gaúcho, em um camarote duran-te o carnaval de Salvador, bastou para pseudos-jornalistas concluírem que a atual Miss Brasil, a rondonopolitana Jakelyne Oliveira, teria tido algum caso com o camisa 10.

A confusão aconteceu no

Um menino de 5 anos queria ganhar 100 reais e rezou durante 2 semanas para Deus. Logo em seguida, ele resolveu fazer algo con-creto e mandou uma carta para o Todo-Po-deroso com seu pedido.

O correio recebeu uma carta endereçada para ‘Deus-BRASIL’

Um funcionário então resolveu mandar para um político que conhecia.

O político ficou muito comovido com o pedido e resolveu man-dar uma nota de 10 reais para o menino, pois achou que 100 reais era muito dinheiro para uma criança pequena.

O garotinho re-cebeu os 10 reais e ime-diatamente notou o en-dereço do remetente: ‘Brasília-DF’.

Pegou papel e ca-neta e sentou-se para escrever uma carta de agradecimento:

-Prezado Deus, Muito obrigado por me mandar o dinheiro que pedi, contudo, eu pe-diria que, na próxima vez, o Senhor mandasse direto pro meu ende-reço, porque quando passa por BRASÍLIA, eles ficam com 90% !!!

início do mês quando Gaúcho pos-tou várias fotos no dia internacional da Mulher, em 8 de março, com o seguinte texto: ‘Mulheres da Minha vida’. Após publicar a imagem da mãe, irmã e três sobrinhas o craque colocou a foto que tinha tirado ao lado da mato-grossense na Bahia.

Nem mesmo a negativa da miss brasil de maneira oficial ou o aparecimento de uma outra foto de Ronaldinho de mãos dadas no mesmo camarote e no mesmo dia com a jovem Lisiane Ignacio ofus-cou ou fez com que se parassem as especulações sobre um possível caso. Jakeline reiterou que tem namo-rado, o empresário Tony Marques, com quem está há dois anos e que ‘seu relacionamento é baseado na confiança’. Ao desmentir a notícia, a jovem moça mostrou desenvoltura e elegância de uma real Miss Brasil não escorregando nas palavras e na paciência com os jornalistas.

Da Redação

Brasileiro não cozinha no verão e crescem os pedidos de comida pronta

Cozinhar durante o verão é uma das tarefas domésticas mais difíceis de executar, devido ao calor provocado pelo fogão somado às altas temperaturas da temporada, o que faz com que muita gente deixe

de preparar a própria alimentação. Como uma válvula de escape para matar a fome, o delivery se tornou o herói dos famintos que não desejam mexer nas panelas e nem encarar as filas dos restaurantes.

Disque-entregas, sites e até aplicativos de celular reforçam a nova realidade formada pela falta de vontade de ir para a cozinha durante os três meses da estação. De acordo com o levantamento de uma rede de delivery, das mais conhecidas do Brasil, a maior parte dos pedidos foi feita à noite e nos finais de semana.

CardápioA campeã dos pedidos é a boa

e velha pizza, seguida pelas massas, comida japonesa - com destaque para o sushi - e cozinha chinesa. Desejadas no verão para aplacar a temperatura, as bebidas não foram dispensadas juntamente às entregas.

O espaço Quem é Quem? Do Folha Regional é inaugurado com Lula e Percival Muniz

Eles estavam juntos na Câmara Federal e aju-daram a elaborar o texto da Constituição de 1988. Ambos barbudos, chamam a atenção pelos discursos com voz grave, quase rouca, e língua presa. Mas se a língua é presa as palavras são bem soltas. Percival não deixa passar uma oportunidade em cutucar seus adversários

políticos. Lula faz o mesmo quando pode. Mesmo com semelhanças físicas e de his-tória, o momento atual dos dois é diferente. Lula é o po-lítico mais popular do Brasil e Percival tenta respirar em Rondonópolis, após um mau primeiro ano de governo. Nas próximas semanas, novos só-sias virão ao Quem é Quem?

Da Redação

Page 6: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 6 SAÚDE E RELIGIÃO

Gel pode impedir HIV de entrar no orga-nismo humano

Um inovador gel vaginal des-tinado a ser aplicado após a relação sexual mostrou resultados satisfa-tórios na prevenção contra o vírus da Aids, em testes realizados com macacos — informaram cientistas norte-americanos nos últimos dias.

Embora os testes estejam em uma fase muito inicial, os pesquisado-res esperam que o gel possa se revelar uma opção mais prática e eficaz do que os géis já disponíveis no mercado, aplicados antes da relação sexual.

O gel foi desenvolvido por cientistas dos chamados CDCs (Cen-tros para Prevenção e Controle de Do-enças) e contém o fármaco raltegra-vir, que reduz a quantidade de HIV na corrente sanguínea. O raltegravir é produzido pelo laboratório Merck.

WalidHeneine, co-autor do trabalho, disse que o “que nós fizemos neste estudo foi identificar uma droga anti-HIV que bloqueia a integração do vírus ao DNA”.

— Esse é um pré-requisito

para a infecção por HIV, e esse passo leva pelo menos seis horas após a infecção. Então, existe uma grande janela para uma atuação da droga após o sexo.

O gel foi testado na região vaginal de seis macacas e foi aplicado até três horas depois da exposição a um vírus de imunodeficiência similar, encontrado em primatas e semelhan-te ao HIV que afeta seres humanos.

O estudo mostrou que o gel preveniu que o vírus afetasse cinco das seis macacas, para uma taxa de 84% de eficácia, segundo relatório da revista Science Translational Medicine.

A pesquisa está em anda-mento para também tentar desen-volver um gel retal, segundo Henei-ne.Antes de chegar ao mercado, o produto ainda deve passar por mais uma bateria de testes em animais e humanos, um processo que pode levar de cinco a dez anos.

Hoje, todos os géis microbi-cidas à venda são destinados a uma aplicação pós-relação sexual.

Pesquisa do IBGE mostra saúde mal orga-nizada em Mato Grosso

Dados do Estadic 2013 – Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasi-leiros e divulgado nesta semana pelo IBGE apontou o que muita gente já sabia: o Estado de Mato Grosso é

destaque negativo quando o assunto é saúde, não só em recursos, mas em organização. Segundo o informativo divulgado, apenas duas reuniões do Conselho Estadual de Saúde, respon-sável por deliberar as principais ações

no setor, ocorreram em 12 meses. A inatividade do Conselho

é a maior do Brasil, já que quatro unidades da Federação realizaram 11 reuniões; e nove realizaram doze reuniões. A pesquisa ainda mostrou que Tocantins (16,9%), Minas Ge-rais (16,3%) e Pernambuco (16,2%) foram as unidades da Federação que destinaram as maiores fatias do orçamentário para a saúde.

Ainda conforme o levanta-mento, 13 unidades da Federação destinaram menos de 2,0% dos recursos que possuem à atenção básica de saúde. Maranhão, Roraima e Acre destinaram apenas 0,3% do orçamento para o setor.Minas Gerais (11,8%) e Rio Grande do Sul (12,9%) foram as duas únicas unidades da Federação que fizeram uma previsão orçamentária destinando mais de 10% do valor total para atendimentos básicos.

Mitos e Verdades sobre a água

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.

Água é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir. Confira alguns mi-tos e verdades sobre a ingestão de água.

Tomar água gelada queima calorias

VERDADE. A tempe-ratura da água gelada é em tor-no de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.

Esse processo, chama-do termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudan-do assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da

Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo.

Tomar água em jejum emagrece

MITO. “A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação”, diz a nutricionista Natália Dourado. Devido a isso e ao fato de que be-ber água provoca uma distensão gástrica, o que pode acontecer é a sensação de diminuição da fome.

Água com gás engorda igual refrigerante

MITO.“Embora os dois líquidos contenham gás car-bônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes”, explica Natália Dourado. O que engorda, portan-to, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida.

Beber água durante a re-feição atrapalha digestão

MITO. “Não existe emba-

samento científico para justifi-car essa afirmação”. Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa se sentir mal e poderia prejudicar o processo digestivo.

Beber água faz bem para a pele

VERDADE.“Uma pele bem hidratada elimina estas to-xinas com maior facilidade e fica com aparência mais saudável”, explica a nutricionista Natália.

É preciso beber em mé-dia 2 litros de água por dia

VERDADE. No entan-to, pode ocorrer uma pequena variação de indivíduo para indivíduo. “A média diária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros – ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Vale lembrar que te-mos a água natural das frutas, verduras e legumes, que são de extrema importância também”, explica Natália.

Papa Francisco completa um ano de pon-tificado nas graças dos fiéis

Primeiro papa latino--americano que mudou a cara da Igreja em apenas um ano com linguagem direta e simples e ofereceu maior proximidade com os fiéis.

O Papa não foge de temas polêmicos e já deba-teu sobre capitalismo, crise

mundial e homossexualismo. ”Vós sabeis que o dever do conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeiais tenham ido busca-lo quase ao fim do mundo.” Foi assim, de forma humilde e brincalhona que o argentino Jorge Bergoglio

começou seu papado em 13 de março de 2013. Após ser eleito no segundo dia de votação no Vaticano para ocupar a vagas de Bento XVI, que assustou o mundo católico com a renúncia no mês anterior. Em apenas um ano, Papa Francisco mudou a imagem da Igreja Católica, então marcada por escân-dalos no banco do Vaticano e denúncia de pedofilia. O novo pontífice promoveu uma revolução pacífica, com linguagem direta e simples e maior proximidade com os fiéis. Seu discurso mudou o foco das lentes e sua oração do ângelus, por exemplo, tornou-se o programa de maior audiência nas manhãs de domingo nas TV italiana. A igreja vive um momento de renovação e bençãos, é grande a alegria no coração de milhões de católicos no mundo inteiro.

Fonte; Em.com.br/com redação

Paróquia S. José Esposo promove visita-ção a Israel

Uma excursão promo-vida pelo padre João Paulo, em parceria com uma empresa de representação turística local, proporciona aos fiéis católicos, durante 13 dias, momentos de fé, reflexão, lazer e conhecimen-to dos locais sagrados na Terra Santa.

Em uma viagem ante-rior foram cerca de 30 turistas rondonopolitanos com o padre e se encantaram com a viagem. No roteiro está também uma ida até a Itália, onde os turistas permanecerão por 5 dias. Neste período, conhecerão Roma e vá-rias outras cidades daquele país.

As inscrições encontram--se abertas, com saída programa para o dia 5 de Setembro e re-torno no dia 17 do mesmo mês. Os interessados podem obter maiores informações, inclusive sobre custos envolvidos, com a Mercedes - pelos telefones 3422 2597/ 9984-3922

Da Redação

Page 7: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014Jornal Folha Regional página 7EDUCAÇÃO E CULTURA

WALTENCYR RODRIGUES SANTIAGO de CPF: 835.348.901-59, torna público que requereu junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de

Rondonópolis/MT - SEMMA a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, para vosso empreendimento denominado “Águas Quentes Cidade de Pedra” que tem como atividade principal de Complexos Turísticos e de Lazer fora da área de APP. O empreendimento está localizado na Rodovia MT–471,

Km 25, S/N, Zona Rural, no município de Rondonópolis/MT. PROJENSAN ENGENHARIA (66)3421-0807.

Dia de jogo da Copa vira literalmente feriado no BrasilO prefeito do Rio de Ja-

neiro, Eduardo Paes, decretou feriado municipal em todos os dias úteis em que haverá jogos da Copa do Mundo de 2014 na cidade. O Rio vai receber sete partidas do torneio, inclusive a final, no dia 13 de julho. Três dessas partidas ocorrerão em dias da semana. O restante acontecerá no final de semana.

Segundo decreto publica-do nesta semana no Diário Oficial do Município, nos dias 18 e 25 de junho, ambos uma quarta-feira, haverá feriado parcial na cidade. Nesses dias, serão realizadas res-pectivamente as partidas entre Espanha e Chile (16h) e Equador

e França (17h). Nos dois casos, o fe-riado vigorará a partir do meio-dia.

Já na sexta-feira, dia 4 de julho, o Rio receberá um das par-tidas das quartas de final da Copa do Mundo às 13h. Nesta data, o feriado será integral.

De acordo com a prefei-tura, os feriados “visam a reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a po-pulação, e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã”. O decreto prevê que comércio de rua, bares, shoppings, empresas de turismo e jornalís-ticas trabalhem normalmente, assim como determinados órgãos da administração municipal

Fifa lança relação de curiosidades da Copa do Mundo no Brasil

A poucos meses do início dos jogos no Brasil, a Fifa divulgou uma lista de curiosidades da Copa 2014, realizada pela segunda vez na história no país que mais ganhou a competição que a quatro anos rouba os olhares do mundo todo.

Veja abaixo: 1. A única seleção estreante

na Copa é a Bósnia e Herzegovina, que será a nação de número 77 a participar de um Mundial.

2. Dois países disputarão a sua centésima partida de Copa em solo brasileiro. O primeiro será a Alemanha, no dia 16 de junho, con-tra Portugal. O Brasil passará pela mesma experiência no dia 23, diante de Camarões.

3. Três seleções que se sagra-ram campeãs mundiais estarão no Grupo D: Inglaterra, Itália e Uruguai. É a primeira vez na história da Copa que tantas equipes que já ergueram a

taça foram sorteadas para disputar a mesma chave.

4. Antes do Brasil 2014, qua-tro edições da Copa aconteceram na América do Sul. A primeira foi reali-zada no Uruguai, em 1930, seguida pelo Brasil duas décadas mais tarde, pelo Chile em 1962 e pela Argentina, em 1978.

5. O Brasil será o quinto país a sediar a Copa pela segunda vez, juntando-se a México (1970 e 1986),

Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998) e Alemanha (1974 e 2006).

6. Seis cidades brasileiras voltarão a receber jogos da Copa após o torneio de 1950: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

7. Nove equipes classificadas para a Copa de 2014 estiveram pre-sentes na edição disputada no Brasil há 64 anos. Além do próprio anfitrião, Chile, Itália, Inglaterra, México, Espa-nha, Suíça, Uruguai e Estados Unidos estarão novamente representados em território brasileiro.

8. Os selecionados europeus venceram dez edições da Copa do Mundo até hoje, enquanto os sul--americanos somam nove títulos mundiais.

9. Faz 16 anos que a Colôm-bia disputou um Mundial pela última vez. A mais recente participação da seleção colombiana ocorreu na França, em 1998.

10. A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do even-to. O Brasil é o único país que esteve presente em todas elas.

11. Das 32 equipes que par-ticiparão da Copa de 2014, 24 estive-ram no Mundial disputado na África do Sul, há quatro anos.

Desta vez não tem vaia: Dilma e Blatter não discursarão na abertura da Copa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou recentemente que não fará discurso na Arena Co-rinthians, em São Paulo, na abertura da Copa do Mundo. Além disso, o dirigente confirmou que a presidente Dilma Rousseff também não falará na cerimônia que acontecerá antes do confronto entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho.

- Vamos fazer a cerimônia de uma maneira que não aconteçam discursos - afirmou o dirigente, em entrevista à agência de notícias alemã DPA.

A iniciativa da Fifa se deu por conta das vaias que a presidente Dilma recebeu durante discurso na abertura da Copa das Confederações. Naquela ocasião, Blatter ainda pediu

respeito aos torcedores, mas em vão. O coro ficou ainda maior.

Blatter afirmou ainda que não crê em novos protestos no Brasil no período da Copa do Mundo. Na opinião do dirigente, a situação no país “já se acalmou”.

- Não sou profeta, mas estou convencido de que a situação já se acalmou.

Diferentemente da Copa das Confederações, quando deixou o Brasil no meio do torneio, Blatter afirmou que ficará no país até a deci-são do Mundial, no dia 13 de julho. O dirigente também apostou no sucesso da competição.

- Os estádios vão funcionar. Esta não é a minha primeira Copa do Mundo.

Da Redação com Ge

Dois jogos da Copa na Arena Pan-tanal já esgotaram ingresso

Dois dos quatro jogos pro-gramados para acontecer na Arena Pantanal, em junho, pela Copa do Mundo de 2014, não têm mais ingressos à venda nesta nova etapa que foi aberta hoje pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Chile x Austrália e Japão x Colôm-bia só devem ter novos ingressos na última fase de comercialização.

Segundo o site da entidade máxima do futebol, os jogos entre Chile x Austrália – programado para o dia 13 de junho – e Japão x Colômbia – que acontecerá no dia 24 de junho – não têm mais ingressos ‘comuns’ para serem comercializados nesta etapa. Há apenas bilhetes para pessoas com mobilidade reduzida, cadeira de rodas e obesas.

A partida da Rússia contra a Coréia do Sul é uma das que ainda têm ingressos para serem comercializados. Ainda é possível adquirir os da categoria 4 – de menor valor -, porém segundo o site a disponibilidade é baixa. As categorias 1 e 3 tem disponibilidade média e a categoria 2 ainda tem uma disponibilidade alta.

O jogo que parece não ter agradado os torcedores é o da Nigéria contra a Bósnia e Hezer-góvina, talvez pelo fato de as duas seleções não terem muita repre-sentatividade no cenário mundial do futebol. As categorias 1 e 2 tem alta disponibilidade para compra, enquanto as categorias 3 e 4 tem disponibilidade média.

A. F. VELOSO DE ARAUJO & CIA LTDA - EPP – “AGROTEC” de CNPJ: 08.450.031/0001-56, torna público que requereu junto a Secretaria

Municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis/MT - SEMMA a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, para as atividades de Comércio

Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos de Solo. O empreendimento está localizado na Avenida Ítrio Correa da Costa, 1193, Cidade Salmen, no município de Rondonópolis/MT. PROJENSAN ENGENHARIA

(66)3421-0807.

POSTO LOCOMOTIVA LTDA de CNPJ: 02.192.934/0001-06, torna público que requereu junto a SEMA/MT a Renovação da Licença de Operação

para a atividade de Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automoto-res e a Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, para a ativi-dade de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. O empreendimento está instalado na Rodovia BR-364, Km 177, ANEXO B, S/N, Esq. com Av. Presidente Médici, Centro, no município de Pedra Preta/MT. PROJENSAN ENGENHA-

RIA (66)3421-0807.

A. A. CEZARETO EIRELI - ME “MECANICA VOTUDIESEL”, CNPJ: 18.785.346/0001-08, torna público que requereu junto a SEMA/MT a Li-

cença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, para vosso empreen-dimento que tem como atividade principal Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automores “Mecânica de Caminhão”, localizado na Rua

Amazonas, 693, Cidade Salmen, no município de Rondonópolis/MT. PROJEN-SAN ENGENHARIA: 3421-0807

BISSONI PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA de CNPJ: 13.660.827/0001-73, que tem como atividade principal o Transporte Rodovi-ário de Carga, torna público que requereu junto a SEMA/MT a Licença Prévia e Licença de Instalação, para as atividades internas de Manutenção Mecânica,

Lavador e Abastecimento de Veículos Pesados (Caminhões). O empreendimento será instalado na Rodovia BR-364, S/N, Av. Cláudio Manuel da Costa, Áreas

Periféricas, no município de Rondonópolis/MT. PROJENSAN ENGENHA-RIA (66)3421-0807.

Page 8: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 8

Grupo de Zé do Pátio começa a se ar-ticular para campanha de 2014

Em silêncio, trabalhando quietinho, o grupo que articula a volta do ex-prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, o popular Zé do Pátio (SDD), já se reúne traçando estratégias em busca da candidatura de seu maior nome para a disputa da Assembleia Legislativa. Na oposição do atual governo, o partido recém--criado tem como meta conseguir uma expressiva votação ao ex--peemedebista em Rondonópolis e voltar com moral, depois da saída turbulenta da chefia do Executivo.

Pátio arrastou consigo seus fiéis escudeiros, apelidados no meio político de kamikazes, os quais têm como principal articulista Celson de Carvalho, ex-chefe do setor de Co-municação da prefeitura. Na última semana, o grupo se reuniu na casa de Pátio, na Colina Verde, para mais uma discussão em torno do projeto

eleitoral 2014. O Solidariedade, partido que tem como líder maior Paulinho da Força, que deve inclu-sive ser candidato à presidência. Em Mato Grosso, o mais provável é que a sigla faça a composição com o PSB e o PDT de Pedro Taques.

Já com mil filiados em Ron-donópolis, o grupo tem alguns focos de trabalho em secretarias distintas, como a da Mulher, dos movimentos sindicais, dos jovens, dos aposentados e das minorias. Le-galmente, apesar de ter sido cassado da prefeitura por um crime eleitoral, envolvendo 500 camisetas irregula-res na época da campanha de 2008 que o levou à prefeitura, Zé do Pátio, conseguiu reverter juridicamente seu caso e atualmente tem uma liminar em mãos que o concede o direito de ser elegível.

PR tenta valorização nos bastidores e se coloca à dispo-sição de Taques e Lúdio ao mesmo tempo

Apesar das negações, o par-tido que Wellington Fagundes (PR) comanda em Mato Grosso tem mostrado sinais de rachadura e uma desorganização que beira o ridículo no momento em que são montadas as composições políticas para 2014. Nesta semana, ao mesmo tempo que o representante da sigla com o cargo de maior expressão pelo estado, o senador Blairo Maggi (PR), apareceu em foto ao lado de Valtenir Pereira (PROS) e Lúdio Cabral (PT) em Brasí-lia, hipotecando palavras de incentivo

ao médico cuiabano,o secretário geral do partido, deputado estadual Ema-nuel Pinheiro, confirmou negociações com o grupo de Pedro Taques (PDT) e Mauro Mendes (PSB), com a pos-sível abertura da vaga para Fagundes concorrer ao senado.

Pinheiro foi questionado pela imprensa, após uma reunião com o prefeito da capital e explicou. “O PR tem interesse em uma coligação na chapa proporcional. Outro ponto importante é a candidatura ao Sena-do”, disse o deputado, em entrevista

ao Olhar Direto, após a reunião da bancada do PR com Mauro Mendes para discutir uma aproximação com o projeto de candidatura ao governo do senador Pedro Taques (PDT).

A grande dificuldade de se manusear o partido no estado para Fagundes acaba sendo o fato do par-tido ter muita gente eleita na Assem-bleia Legislativa, fato lembrado por Pinheiro ao OD. Fato que é bom pela força política criada, mas que dificulta muitas vezes a coesão de opiniões. O secretário geral, no entanto, falou sobre os benefícios de uma aliança com Taques.“Sei que assusta termos tantos deputados. Os cálculos de co-eficiente são números que assustam, mas coligados conosco eles terão uma legenda que ninguém consegue. Ve-jamos as eleições de 2010. Sem uma coligação teríamos eleito 7 deputados e no chapão elegemos somente 6, mas o chapão fez 12 deputados ao total. É vantajoso para todos”, declarou.

Apesar do absolutismo na atual composição da Assembleia, o descontentamento com alguns nomes por seus trabalhos parlamen-

tares pode mudar o cenário a partir de 2015.Rendimento e Projeção

Dos três representantes da região sul, por exemplo, quem se mostra absoluto é Hermínio J. Bar-reto (PR). Com bom trânsito político com várias lideranças regionais, Barreto tem reeleição bem amarrada. Ondonir Bortolini, o Nininho, acu-mula desavenças com Fagundes. O deputado, porém, também tem boas chances de assegurar a continuação de sua atividade parlamentar, já que estruturou uma base forte. Sebastião Rezende, mostra-se a maior incógnita dos três. Com um reduto eleitoral atrelado ao meio evangélico, o político se queimou no PR com as pressões internas que fez para conseguir uma vaga para disputar a Câmara Federal e pela clara ligação que tem com po-líticos do PSC, aos quais só não virou correligionário para não perder o mandato. A atividade parlamentar de Rezende também é bastante questio-nada, sobretudo pelas poucas ações em prol de Rondonópolis.

Ações realizadas durante o ano cumprem compromis-sos estabelecidos em campanha

O vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) iniciou seu mandato cum-prindo com o que estabeleceu aos eleitores que lhe confiaram a missão de fazer diferente. O legislador se comprometeu a estar presente nos bairros, junto aos moradores, iden-tificando os problemas e ouvindo as solicitações pertinentes. Para tanto, criou o projeto “Gabinete Itinerante”, no qual leva serviços de utilidade pú-blica, além de visitar regiões carentes de infraestrutura e proporcionar o contato direto entre morador e prefeitura, pois conta com a parceria da administração pública municipal.

Além do projeto, o vereador realizou visitas às unidades de educa-

ção infantil e programas de saúde da família. Na oportunidade, conseguiu por meio de indicações, a reforma de prédios e a aquisição de materiais, tanto específicos para o trabalho realizado diretamente com o público, quanto de escritório.

Junto às unidades, o verea-dor realizou eventos como a ‘Semana da Criança’ e a ‘Semana do Natal’, que proporcionou mais alegria e diversão às crianças dos bairros da cidade. Com pula-pula, pipoca e algodão doce, as crianças foram contagiadas com momentos talvez nunca vividos antes.

A expectativa é que os traba-lhos não parem durante este ano que

se inicia e que as parcerias aumentem, pois o objetivo é um só: levar soluções e melhor atender a população da cidade com serviços de qualidade e de forma rápida.

PROJETOS DE LEIDentre os projetos apresen-

tados pelo vereador Rodrigo da Zaeli, sete foram aprovados e sancionados pelo Prefeito Municipal. Os temas giram em torno de saúde, educação, esporte e trânsito. Podemos citar o Projeto de Lei Nº.15, de 16 de agosto de 2013, queregulamenta a implanta-ção de Pólos Geradores de Tráfego no Município de Rondonópolis, disposta no Art. 93 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O projeto, que vai se tornar um alívio para o trânsito de Rondonó-polis, prevê o cumprimento do Códi-go Brasileiro de Trânsito (CTB), onde determina que “Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito, poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com abrangência sobre a via e sem que o projeto possua área para estacionamento e indicação de acesso adequadas”.

Assim sendo, a prefeitura de Rondonópolis possui uma legislação poderosa no combate a falta de estacionamento na cidade, já que a cada nova construção comercial que criar um pólo gerador de tráfego, a empresa a se instalar terá que, no mínimo, construir um estaciona-mento para atender aos seus clientes e funcionários.

Em situações de maior porte, o CTB prevê a construção de ruas, passarelas, viadutos e outras obras para evitar congestionamentos e outros males da mobilidade nas cidades.Rodrigo da Zaeli explica que a iniciativa vai melhorar o tráfego de veículos no município. “Com a regulamentação dos pólos geradores de tráfego, o tempo e investimentos serão otimizados, uma vez que o cumprimento da lei será necessário para a emissão de alvarás, resultando em modificações no método constru-tivo. O impacto causado pelos PGT’s podem atingir determinado bairro, região ou mesmo toda a cidade”, conclui.

Vereador cobra pavimentação asfáltica de novo presi-dente da Coder

Durante sabatina para decidir se o secretário de Governo, Eduardo Duarte, assumiria a Companhia de Desenvolvimento de Rondo-

nópolis (Coder), realizada na tarde desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal, o vereador Roni Magnani (PP) mais uma vez ressaltou um problema

que vem sendo muito cobrado pela população no que diz res-peito à pavimentação asfáltica. Atualmente no município o responsável em realizar repa-ros e limpeza é a Coder.

“Diante de inúmeras re-clamações que recebo dos mo-radores do município, venho lutando diariamente através de realizações de indicações que são encaminhadas para Coder e espero que juntos possamos fazer uma avaliação especial sobre os bairros que não possuem pavimentação” diz Magnani.

À indagação feita pelo vereador, Eduardo disse que irá se esforçar para cumprir o calendário de trabalho da

Coder e assim melhorar a situação da cidade que é de responsabilidade da empresa. Duarte, que sairá da Secretaria de Governo para assumir a principal executora de obras do Município se comprometeu a ter um bom relacionamento com os vereadores, ouvindo as demandas trazidas pelos mesmos.

Roni afirmou que en-tregará ao novo comandante da empresa, uma lista com necessidades de reparo em vá-rios bairros não só em trechos acidentados e ainda sem asfal-to, mas de locais que precisam de um reforço em iluminação pública, tapa-buraco e outras melhorias.

Percival fala que médicos lhe taxaram de ‘gordinho sau-dável’ e nega doença

Depois de um período de vários dias fora da prefeitura, onde passou por salas de reuniões em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o prefeito Percival Muniz (PPS) voltou ‘em forma’ para comemorar seus 58 anos de idade em evento na Prefei-

tura, no começo da última semana. Questionado sobre rumores de uma possível doença, Muniz brincou e afirmou que passou por uma bateria de exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, na capita paulista, e depois de muito analisar os médicos

Sem PMDB saber, ex-deputado de MT é chamado por Dilma e assume o Mi-nistério da Agricultura

O peemedebista Neri Geller, atual secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, assume o Ministério da Agricultura à convite da presidente Dilma Rousseff. Geller, nascido em Selbach, RS e radicado em Lucas do Rio Verde - MT, foi chamado para assumir o comando da pasta em substituição a Antônio Andrade, deputado licenciado do PMDB de Minas Gerais, que deverá disputar as eleições em outubro.

Durante encontro com Dil-ma, Geller aceitou o convite e, após o encontro no Planalto, foi à Câmara dos Deputados relatar a reunião com Dilma ao presidente da Casa, Henri-que Eduardo Alves, que também é do PMDB. A indicação do atual secretá-rio não contou com a participação da bancada do PMDB na Câmara.

“Fui indicado hoje pela pre-sidente Dilma para assumir o mi-nistério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal (2007-2011), mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério. Tenho uma ligação com o Congresso, mas não é indicação da bancada”, afirmou o futuro ministro ao G1.

Após a reunião na Câmara,

Antonio Andrade negou que os “ânimos” possam se acirrar porque o partido não teve participação na escolha. Ele disse que se reuniu com Henrique Alves, juntamente com Geller, para agradecer o apoio da bancada do partido à sua gestão. O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e outros deputados peemedebistas estavam presentes, segundo Andrade.

“Ninguém se opôs, até pela competência dele. Os ânimos não vão ficar acirrados porque a presidente indicou o Neri. Se eu tivesse indicado outro nome, que não fosse do PMDB ou e que não fosse do setor, talvez a bancada ficasse contrariada, mas não aconteceu isso”, afirmou.

O atual ministro elogiou Neri Geller e disse que ele tem total apoio do setor agrícola. “O Neri de-sempenhado muito bem seu papel como secretário de Política Agrícola, com resultados espetaculares. É um secretário que me apoiou muito, me ajudou muito. A indicação dele vem de encontro aos interesses do agrone-gócio, vai ajudar muito a presidenta Dilma, vai ajudar muito o Ministério da Agricultura.”

Da Redação com Expresso MT

Mauro Mendes pode doar o rim para esposa

O prefeito Mauro Mendes (PSB) admitiu que pode ser o do-ador de um de seus rins para sua esposa, Virgínia Mendes que está em tratamento médico no Rio de Janei-ro. Mendes disse que está fazendo exames para testar compatibilidade com sua esposa para um eventual transplante de rim. “Não estou descartado como doador, mas não tenho nada confirmado e,também, não tenho o resultado dos exames. O processo de verificação é longo e nós estamos estudando outras possibili-dades. Já fiz alguns exames e na pró-xima semana dou seguimento a mais outros”, disse. Mendes confirmou

ainda que além dele outras pessoas próximas à família estão passando pelos mesmos testes de compatibi-lidade. A palavra final, no entanto, será da equipe médica, coordenada pelo nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Junior. “Aquele que apresen-tar mais compatibilidade certamente será escolhido, não por mim, mas por outros médicos. A palavra final será deles, uma vez que as possibilidades são clínicas”. Segundo o prefeito, sua esposa Virginia Mendes continua em recuperação, uma vez que a cirurgia é considerada de alto risco e grande porte. “Ela está fazendo tratamento, seguindo uma rotina normal e aguar-dando a confirmação do transplante. A cirurgia foi de grande porte, então o processo é um pouco lento e ela tem feito a hemodiálise três vezes na semana”. Mauro Mendes disse que passa todos os finais de semana com a esposa em São Paulo e que não existe previsão para a volta a Cuiabá.

Da Redação com 24 horas news

Foto: O Documento

Foto: OD

Foto: Midia News

Foto: AgoraMT

chegaram a conclusão de que ele é um ‘gordinho saudável’.

Fumante e visivelmente aci-ma do peso, Percival afirma que não foi nenhuma dor que o tenha levado para a unidade de saúde de renome internacional. O político disse que foi apenas uma visita de rotina ao hospital para um check-up e que está tudo em dia com pressão arterial, diabetes e outros problemas. Apesar da inexistência de enfermidades mais sérias, Muniz confirmou que conti-nua a sofrer com a apnéia do sono, que causa dificuldade de respiração, enquanto se dorme.

“Agora durmo com uma máscara respiratória. Isso melhorou a qualidade do sono, me sinto mais disposto e a Ana Carla já se acostu-

mou”, declarou o gestor municipal, ao lado da primeira dama e secretária de educação, que o acompanhava na pequena festividade promovida pelos funcionários.

Apesar de ressaltar o ‘sepul-tamento’ do rodízio de água com a construção de poços artesianos para atender principalmente a população da Vila Operária e anunciar a cons-trução de mais dois poços, o que deve deixar a reserva local com ‘sobra’, segundo suas próprias palavras, o prefeito afirmou que não está satis-feito com seu próprio trabalho e che-gou a citar o termo ‘frustração’, por não estar conseguindo repetir uma gestão de grandes obras, como foi a sua última passagem pela prefeitura (98-2004). Da redação

Page 9: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro

10 a 16 de Março de 2014Jornal Folha Regional página 9EDUCAÇÃO E CULTURA

Santander abre inscrições para bolsas de estudos nos EUA para mulheres

O Banco Santader está com inscrições abertas até dia 15 de março para um progra-

ma de capacitação na Univer-sidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA, na sigla em

inglês) voltado exclusivamente para mulheres atuantes nas áreas de gestão e administra-ção de instituições acadêmicas.

A bolsa de estudos in-clui inscrição, materiais do curso e hospedagem. O curso tem duração de uma semana (de 24 a 26 de junho) e abor-dará temas como Liderança Estratégica, Governança Cor-porativa e Sucessão, entre outros, além de discussões sobre Liderança, Inteligência Organizacional e Pensamento

Focado no Futuro.De acordo com o diretor

do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche, a parceria tem o intuito de “preparar as mulheres para encarar de frente os desafios do mercado”.

“As mulheres estão no centro de uma profunda mudança de paradigma no ambiente corporativo e aca-dêmico. É natural que ocupem cada vez mais posições de liderança”, disse Hannouche.

Em parceria com UNIC, faculdade oferece curso gratuito de Logística em Rondonópolis

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (FAIESP) / instituição associada ao

grupo da UNIC, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Prona-

tec está oferecendo 160 vagas para o curso Técnico em Logística, no período matutino e noturno.

O curso tem a duração de dois semestres e o profissional irá aprender a executar os processos de planejamentos, operações e con-troles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de

máquinas e de equipamen-tos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e distribuição de mate-riais e produtos, utilizando tecnologia de informação, prestando atendi-mento a clientes, implementando procedimentos de controle, custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

As inscrições começam nos dias 17 a 21 de março pelo site www.

sisutec.mec.gov.br, e as aulas começa-rão entre os 14 de abril a 12 de maio. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de março. As matrículas devem ser feitas de 26 a 28 de março. Já o resultado da segunda chamada está previsto para o dia 1º de abril. Os alunos que forem sele-cionados devem efetuar a matrícula nos dias 2 e 4 de abril.

No período de 7 a 13 de abril, os candidatos poderão se inscrever pela internet para as vagas remanes-centes (que não foram preenchidas).

O público alvo são jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio, de famílias inscritas no Cadastro Único (Cad/Único) ou beneficiárias do Programa Bolsa Família, com renda familiar de até três salários mínimos.

Unemat abre inscrições para 150 vagas e três cursos em Rondonópolis

Interessados em cursar Licenciatura em letras, Comuni-cação Social com Habilitação em Jornalismo e Direito têm mais

uma oportunidade de conseguir diplomas nas áreas em Rondonó-polis. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publi-

cou na última segunda-feira, 10, o edital do seu vestibular 2014/2 e anunciou a disponibilização de 150 vagas distribuídas em três cursos superiores para a cidade.

Os cursos oferecidos se-rão na modalidade turma fora de sede, em que professores ligados ao campus de Alto Araguaia darão as aulas, e contarão com 150 va-gas, sendo 50 para a licenciatura em Letras, que funcionará no período noturno, 50 vagas para o bacharelado em Direito, em período integral, e 50 vagas para o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo,

que será noturno.As inscrições para o Vesti-

bular 2014/2 da Unemat poderão ser feitos exclusivamente pelo site da instituição e o período para a entrega dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para pesso-as comprovadamente carentes será do dia 17 a 20 de março. O pedido de isenção e a entrega de documentos solicitados deverão ser feitos no Cefapro, que fica na avenida Marechal Dutra, próximo ao ginásio Marechal Rondon. O local onde serão ministradas as aulas da Unemat ainda não foram definidos.

Da Redação com Gazeta MT

Aumenta o número de estudantes saindo da escola pú-blica para a privada

A cada ano, os dados do Censo Escolar feito pelo Ministério da Educação mostram uma queda no número de estudantes brasileiros. Esse fenômeno, no entanto, não tem sido percebido na rede privada de ensino. Ao contrário das escolas públicas, as instituições particulares ganham cada vez mais alunos. Entre 2012 e 2013, a rede cresceu 3,5%. A

rede pública – que inclui os colégios federais, estaduais e municipais –, por sua vez, teve queda de 1,9% nas matrículas.

O percentual de redução das matrículas na rede pública representa um contingente de 790.415 alunos. Como explicam os especialistas, parte desse número reflete a queda natural no número de estudantes do

país, já que a população reduziu de tamanho e as políticas educacionais para correção de fluxo (diminuir a quantidade de jovens reprovados) surtiram efeito. Os números do Censo mostram que essa queda geral nas matrículas foi de 502.602 estudantes entre 2012 e 2013.

Os outros 287.813 alunos, no entanto, migraram para a rede privada no ano passado. Agora, a escolas públicas possuem 8.610.032 alunos. A participação das escolas particulares no total de matrículas do País saltou de 12% em 2007 para 17% em 2013. A quantidade, segundo o professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) Reynaldo Fernandes, é significativa. Reynaldo já presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração do censo a partir dos dados oferecidos pelas secretarias estaduais e munici-

pais de educação.Ele ressalta que muitas fa-

mílias, quando melhoram a renda, tendem a colocar os filhos nas escolas particulares. “Toda vez que a econo-mia melhora, as matrículas na rede privada aumentam. As pessoas ainda têm a percepção de que a escola par-ticular é melhor, apesar de existirem muitas ruins. Além disso, a greve se torna outro motivo de transferência”

A redução é de quase 3 mi-lhões de estudantes nos últimos seis anos. A maior perda da escola pública foi na rede estadual. Em 2013, 4,2% dos 18,7 milhões de estudantes matriculados em 2012 deixaram os colégios da rede. Na rede municipal, não houve alteração de alunos. Há cerca de 23 milhões de crianças estudando nos colégios municipais. A rede federal, que é pequena diante das outras, cresceu 5,2%. Em 2012, possuía 276 mil alunos e, em 2013, ultrapassou os 290 mil.

Mototaxista é esfaqueado pelas costas enquanto trabalhava e morre

Mais um crime motivado por acerto de contas resultou em homicídio no bairro Doutro Fá-bio, em Cuiabá, nos últimos dias. O mototaxista Walmir Thiago Rodrigues, idade não confirma-da, foi esfaqueado pelas costas enquanto trabalhava, segundo a Polícia Militar. Não se sabe se quem fez o ato foi o próprio garu-pa ou o criminoso que aproveitou uma parada de Walmir.

De acordo com teste-munhas, a vítima foi morta em decorrência de uma dívida antiga e o acerto de contas aconteceu por volta das 13hrs do último dia 13. Duas facadas foram suficientes para deixar o homem em estado grave.

A vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas “quando chegou na UPA já estava sem vida”, comen-tou o aspirante do 3º Batalhão.

O corpo de Walmir foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e em breve deve ser liberado para o velório.Já o assassino que fugiu após o crime, continua foragido.. Algumas pessoas que estavam na região preferiram não comentar sobre o crime. Já a faca usada foi encontrada em uma rua próxima ao ponto de ataque. O crime passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Da redação com CLIQUE F5

Filho e pai “nascem de novo” na rodovia

Um automóvel Volkswa-gen Voyage conduzido por Ma-noel Messias de Oliveira Lopes, de 43 anos, foi prensado entre duas carretas, no meio da última semana, na BR-364, na Serra de São Vicente, depois que um dos veículos pesados não conseguiu frear na descida.

De acordo com informa-ções da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no automóvel também viajava o filho de Manoel, cujo nome não fora informado. Ape-sar de o carro ficar engavetado entre os dois bitrens, pai e filho saíram apenas com escoriações do

acidente, sem ferimentos graves.Conforme Manoel disse à

PRF, um fila na descida da serra havia se formado devido a uma carreta com problemas mecânicos na pista. Quando estava parado atrás de um bitrem, uma carreta Scania não conseguiu parar a tem-po e colidiu na traseira do Voyage.

O carro foi prensado con-tra a traseira daquela que estava na frente e quem viu o acidente ficou surpreso como Manoel e seu filho não tiveram ferimentos graves, já que o automóvel pra-ticamente deu perda total devido aos danos sofridos.

Da Redação com OD

Homem detém suspeito dentro de sua casa no centro até chegada da polícia

O suspeito E. de O. F. C., 24 anos, foi preso em flagrante no último dia 13 acusado de roubo no centro da cidade de Rondonó-polis. O dono do local invadido deteve o suspeito ainda dentro da residência.

De acordo com o Boletim de Ocorrências, a vítima teria rece-bido uma ligação informando que

havia uma pessoa desconhecida dentro do local. Ele foi até a resi-dência e constatou que o suspeito ainda estava lá com uma bolsa cheia de objetos e equipamentos de ar condicionado.

A vítima deteve por meio de força bruta e o imobilizou até a chegada da PM, que naquele momento já havia sido acionada.

PERDA A classe cultural rondonopolitana

está de luto, faleceu na noite da última quarta feira (12) o artista plástico e funcionário públi-co Deosdete Antônio de Miranda. Ele deixou uma vasta produção pictórica na qual sempre demonstrou o seu amor por Rondonópolis e pela gente mato-grossense. Pai, e amigo exemplar deixa uma grande lacuna na classe artística da cidade. Di Miranda morreu viti-

mado por complicações pulmonares, foi sepultado na última sexta feira (13) no Cemitério Municipal da Mata Grande.

Page 10: página 2 10 a 16 de Março de 2014 - regionalmt.com.br · EDITORA E.O.S EDITORA & MARKETING CNPJ: 01.074.177/0001-03 Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara 3º Andar Sala 33 - Centro