página 14 - porto e negócios · jardim de praia do mundo ainda mais bonito. página 3 susan...

16
Promoção Bike Todo dia A partir deste domingo, você compra o Diário na sua banca preferida e CONCORRE A UMA BIKE POR DIA. Para participar basta comprar o Diário, preencher o cupom e depositar nas urnas espalhadas pela Baixada Santista. Os sorteios serão realizados sempre ao vivo, de segunda a sexta, às 13h00 no facebook.com/diariodolitoral Regulamento e mais informações da promoção: www.diariodolitoral.com.br D IÁRIO do litoral.com.br Realização: Apoio: Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACH Fabricante: WallBike D IÁRIO do litoral.com.br R$1, 00 apenas BICICLETAS BICICLETAS Acesse nosso portal /jornalosantista /jornalosantista /jornalosantista /jornalosantista O S ANTISTA Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 Edição 1 Como equilibrar a relação entre avós, pais e netos? E se você, santista, fosse convidado para viver um dia de turista em Santos? Eu tenho certeza que se en- cantaria e ficaria surpreso com tanta coisa que, confes- se, você não conhece na cidade. Página 5 Um dia de turista... o mês dedicado à saúde dos homens em Santos Novembro Azul Empresas Aéreas vs. Consumidores Página 12 Página 14 Muretas na Cidade As muretas customizadas na orla da praia vol- taram e são tema de tarefa fotográfica da Secreta- ria de Turismo (Setur). Fotógrafos profissionais e amadores podem participar do concurso que vai realçar ainda mais as belezas das obras produzidas por dez artistas da cidade e que deixarão o maior jardim de praia do mundo ainda mais bonito. Página 3 Susan Hortas Divulgação Mirna Gabriela Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, a educação dos filhos muitas vezes depende também da partici- pação dos avós. O que, por um lado gera confor- to, por outro pode acarretar conflitos entre pais e avós. Para manter a paz nessa relação, não confun- dir a cabeça dos pequenos e deixar claro de quem é a palavra final, estabelecer limites e flexibilida- des entre os adultos é essencial. Páginas 8 e 9

Upload: others

Post on 17-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Promoção

    Bike Todo dia

    A partir deste domingo, você compra o Diário

    na sua banca preferida e CONCORRE A UMA BIKE POR DIA. Para

    participar basta comprar o Diário, preencher o

    cupom e depositar nas urnas espalhadas pela

    Baixada Santista. Os sorteios serão realizados sempre ao vivo, de segunda a sexta,

    às 13h00 no facebook.com/diariodolitoral Regulamento e mais informações da promoção: www.diariodolitoral.com.brDiáriodo litoral.com.brRealização: Apoio:

    Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    Diáriodo litoral.c

    om.br

    R$1,00ape

    nas

    BICICLETAS

    BICICLETAS

    Acesse nosso portal/jornalosantista

    /jornalosantista

    /jornalosantista

    /jornalosantista o SantiStaSantos, 11 e 12 de novembro de 2017 • Edição 1

    Como equilibrar a relação entreavós, pais e netos?

    E se você, santista, fosse convidado para viver um dia de turista... em Santos? Eu tenho certeza que se en-cantaria e ficaria surpreso com tanta coisa que, confes-se, você não conhece na cidade. Página 5

    Um dia de turista...

    o mês dedicado à saúde dos homens

    em Santos

    Novembro Azul

    Empresas Aéreas vs. Consumidores

    Página 12

    Página 14

    Muretas na CidadeAs muretas customizadas na orla da praia vol-

    taram e são tema de tarefa fotográfica da Secreta-ria de Turismo (Setur). Fotógrafos profissionais e amadores podem participar do concurso que vai

    realçar ainda mais as belezas das obras produzidas por dez artistas da cidade e que deixarão o maior jardim de praia do mundo ainda mais bonito. Página 3

    Susan Hortas

    Divulgação

    Mirna Gabriela

    Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, a educação dos filhos muitas vezes depende também da partici-pação dos avós. O que, por um lado gera confor-to, por outro pode acarretar conflitos entre pais e

    avós. Para manter a paz nessa relação, não confun-dir a cabeça dos pequenos e deixar claro de quem é a palavra final, estabelecer limites e flexibilida-des entre os adultos é essencial. Páginas 8 e 9

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 2

    Diretor-PresidenteSERGIO SOUZA

    Diretor GeralMARCELO BARROS

    Diretor Administrativo ALEXANDRE BUENO

    Jornal O Santista é uma publicação do Jornal Diário do Litoral Ltda . Jornalista responsável e Projeto Gráfico: Alexandre Bueno MTB 46737/SP - - Email: [email protected] - [email protected] Comercial e Redação: Avenida Senador Feijó, 634 - Vila Mathtias - Santos - SP . Fone: (13) 3301.9777 . Parque Gráfico: Rua General Câmara, 254 - Centro - Santos - CEP: 11.010-122 . Fone: (13) 3226-2051

    São Paulo: Rua Tuim, 101-A - Moema, São Paulo - SP - CEP 04514-100 - Fone (11) 3729-6600 . Matérias assinadas e opiniões emitidas em artigos são de responsabilidade de seus autores.

    Auditador porJornal Associadoo SantiSta

    | Serviços |

    tem programação especialDia Mundial do Diabetes

    O Dia Mundial do Diabetes é em 14 de no-vembro, mas em Santos as atividades para marcar a data já começaram na sexta-feira.

    No fim de semana, Santos terá programação especial realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em parceria com o Departamento de Endocrinologia da Associação Paulista de Medi-cina (APM) e apoio da Prefeitura.

    Das 10h às 15h deste sábado (11), o Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) concentrará atividades voltadas a adultos e crianças. Serão dadas orientações nutricionais e comporta-

    mentais, além das atividades físicas.No domingo (12), das 9h às 12h, o ponto de

    encontro é a barraca de praia da APM, localiza-da próximo ao canal 3. Além das orientações, aferição de pressão e verificação de glicemia, ocorrerá aula de zumba das 10h às 11h, e de ioga e relaxamento, das 11h ao meio-dia.

    Outro local onde uma equipe vai medir pressão e testar a glicemia no domingo é a Praia do Boqueirão, em frente à Avenida Con-selheiro Nébias. Em caso de chuva, as ativida-des serão transferidas para o Sesc (Aparecida).

    A Secretaria de Relações Institucionais e Ci-dadania de Santos abriu inscrições para aulas de pilates de solo e treinamento funcional na Arena Santos. São 150 vagas ao todo. Serão três turmas de pilates, com aulas às terças e quintas das 11h às 12h e das 13h às 14h, e segundas e quartas, das 13h às 14h. Já de treinamento funcional as turmas treinarão às terças e quintas, das 12h às 13h, e quartas e sextas, das 11h às 12h.

    Os interessados devem comparecer à Arena Santos, das 8h às 18h, com documento pessoal, atestado médico, comprovante de residência e foto 3x4. O endereço é avenida Rangel Pestana, 184.

    A Associação Pai Lin de Artes Taoístas de Equilíbrio e Saúde (APLATES) promove o Curso Livre dos Fundamentos da Medicina Tradicio-nal Chinesa, no próximo dia 25. Será das 9h às 12h e das 14h às 17h.

    A iniciativa vai proporcionar conhecimen-tos introdutórios da medicina tradicional chi-nesa, o funcionamento do corpo energético, anatômico e fisiológico. Mais informações e inscrições: Rua Pedro Américo, 135, Altos, Cam-po Grande. Os telefones são (13) 3026.5707 e 99172.0086, com mestre Augusto Leitão.

    A 27ª Feira Orgânica no Orquidário Mu-nicipal de Santos será neste sábado, (Praça Washington s/nº, José Menino). O evento, que marca o dia em que o Orquidário completa 72 anos, acontece das 9h às 13h. Além da Feira, quem for visitar o Parque poderá contemplar a “Exposição Fotográfica: Orquidário Municipal de Santos 72 anos”. No período da tarde o Nú-cleo de Educação Ambiental promove outras atividades de comemoração, a partir das 14h.

    Arena Santos abre inscrições para pilates e funcional

    Orquidário terá Feira Orgânica neste sábado

    Curso livre aborda medicina chinesa

    Violonista Fernando César lança CD no Clube do Choro de Santos

    O 2º Bravo! Festival de Música Orquestral de Santos, realizado pelo Departamento de For-mação e Pesquisa Cultural (Deforpec), da Se-cretaria Municipal de Cultura (Secult), leva ao Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico) o Concerto de Música de Câ-mara. A apresentação ocorre no sábado (18), às

    16h. A entrada é gratuita.O concerto será apresentado pelos bolsistas

    vencedores do concurso Música de Câmara Bra-vo! e terá as participações especiais de Regina Schlochauer, Leandro Pires, Rômulo Moreira e do Conjunto Sênior de Violões, coordenado pelo violonista e professor Francisco Pupo.

    2º Bravo! Festival de Música Orquestral no Museu do Café

    O violonista Fernando César lança o seu novo álbum, ‘Tudo Novamente’, no Clube do Choro de Santos neste sábado (11), às 20h30. O músico vem acompa-nhado de seu grupo, o Regional. A apre-sentação, gratuita, conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

    Filho de uma família de chorões e irmão do bandolinista Hamilton de Ho-landa, com quem já formou o duo Dois de Ouro, Fernando já tocou ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Raphael Rabello, Armandinho Macedo, Paulinho da Viola, Dino Sete Cordas, Marco Perei-ra e Hermeto Pascoal.

    Com 35 anos de música completados em 2016, Fernando iniciou uma série de shows pelo País com a turnê ‘Tudo Nova-mente’, da qual surgiu o primeiro disco do Regional, gravado em janeiro de 2017 e lançado em setembro, no Clube do Choro de Brasília.

    Divulgação

    Divulgação

    Divulgação

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 3

    As muretas customizadas na orla da praia voltaram e são tema de tarefa fotográfi-ca da Secretaria de Turismo (Setur). Fotógra-fos profissionais e amadores podem partici-par do concurso que vai realçar ainda mais as belezas das obras produzidas por dez artistas da cidade e que deixarão o maior jardim de praia do mundo ainda mais bonito.

    Para participar da tarefa ‘Elas estão de volta!’, basta curtir a página do Portal de Turismo de Santos no Facebook (facebook.com/portaldeturismodesantos) e fazer fo-tos de uma das dez obras distribuídas entre o emissário submarino e o canal 6, e enviá--las, via inbox, pelo próprio Facebook até o próximo dia 22 de novembro.

    O autor da foto mais curtida até o meio-

    -dia do dia 23 de novembro vai ganhar uma escultura reduzida com a palavra ‘Santos’, réplica em miniatura das peças da orla para ser customizada pelo ganhador, e uma ca-miseta oferecida pela Museu Pelé Store. O segundo colocado vai ganhar uma camise-ta da Los Santos, e o terceiro, um boné da Los Santos.

    Muretas na Cidade Dez esculturas customizadas por artis-

    tas plásticos da Cidade, oito delas repro-duzindo a figura das muretas e duas for-mando a palavra “Santos”, permanecerão expostas até fevereiro nos jardins da praia, transformando o local em uma grande ga-leria de arte a céu aberto.

    | Santos |

    são tema de fotos de internautasMuretas na Cidade

    Divulgação

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 4

    precisa melhorar suas vendas?

    podemos ajudá-lo.

    Diáriodo litoral.com.br COMBO 1. Tablóide | Papel Jornal | Medidas: 26x29,5 cmFrente/Verso | 4x4 cores | Tiragem: 10 mil exemplares+ Publicação de 1 página/cor no jornal Diário do Litoral

    + Publicação de arte em nosso Facebook (+de 50 mil seguidores)+ PDF da edição em nosso site ( www.diariodolitoral.com.br)

    ARTE+IMPRESSÃO+PUBLICAÇÃO incluidas no valor. Consulte-nos!

    FORMA DE PAGAMENTO: ENTRADA 50% + BOLETO 28 DIAS

    Investimento a partir de:

    R$ 1.560,0013. 3301.9777 - 99142.7488

    | Programação |

    Cinema ‘Faces de uma Mulher’

    Mostra fotográfica registra a identidade do povo brasileiro

    Feira de Antiguidades

    Drama de narrativa fragmentada, o filme ‘Faces de uma Mulher’ se concentra na história de Karine, moça que leva uma vida tranquila tra-balhando como professora na escola primária e pensa em ter um filho com o namorado por meio de inseminação artificial. Um dia, no entanto, a polícia bate à sua porta para prendê-la. Voltan-do no tempo, o filme mostra que a órfã Karine já teve vidas muito diferentes, adotando outros

    nomes e sobrevivendo ao passado de violência e abusos. A cada retorno a personagem é inter-pretada por uma atriz diferente. O elenco traz Adèle Haenel, Adèle Exarchopoulos, Solène Rigot e Sergi López. A direção é de Arnaud des Pallières. Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho. Orla do Gonzaga. Em cartaz até o próximo dia 15. 16h, 18h30 e 21h. Ingressos custam R$ 3,00 e R$ 1,50 (meia). Classificação: 12 anos.

    ‘Cruzeiro do Lambarua’ Comandado por Eric Ratto e Ricar-

    do Andrade, o espetáculo cruza os sete mares com dança de estilos variados. Domingo (12). 17h. Teatro Guarany. Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico. Os convites custam R$ 30,00 e estão à ven-da com os professores Eric Ratto e Ricar-do Andrade. Ou pelo telefone 97408-2792, com Angélica.

    ‘Aladdin’O Balé Jovem de São Vicente apresenta

    o espetáculo ‘Aladdin’, inspirado no conto árabe. As sessões ocorrem nos dias 15 e 16, às 20h; dia 17, às 18h30 e 21h; dia 18, às 18h e 20h30; e dia 19, às 17h e 19h30. Teatro Municipal Braz Cubas. 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Sen. Pinhei-ro Machado, 48, Vila Mathias. Os convites custam de R$ 35,00 (meia) a R$ 70,00. Es-tão à venda na secretaria da escola de balé, localizada na Av. Prefeito José Monteiro, 70, São Vicente, das 8h às 12h e das 17h às 20h. Informações na página www.face-book.com/balejovemsv.

    Grupo Adorar-te grava DVDO Grupo Adorar-te celebra 10 anos do

    Ministério de Louvor com a gravação de DVD. O conjunto interpreta canções como ‘Toque na Orla’ e ‘Amor da Cruz’. A bilhe-teria do show e a arrecadação da venda do DVD serão destinadas à criação de Institu-to que leva o mesmo nome do Ministério de Louvor Adorar-te. Dia 16. 20h. Teatro Coliseu. Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico. Os ingressos custam R$ 30,00. Vendas no site www.sympla.com.br/ado-rar-te---gravacao-do-dvd__204783. Infor-mações na página www.facebook.com/grupoadorarteoficial.

    7º Encontro dos Criadores ocorre neste fim de semana

    A 7ª edição do Encontro dos Criadores celebra os 2 anos de existência da feira de economia criativa. Além dos exposi-tores, o evento oferece shows musicais, workshops e intervenções artísticas, além de praça de alimentação. Neste domingo (12), das 14h às 22h. Casa de Frontaria Azulejada. Rua do Comércio, 96, Centro Histórico. Entrada gratuita. Informações sobre a programação e ex-positores na página www.facebook.com/encontrodecriadores.

    Viabilizada com recursos captados por meio do Progra-ma de Apoio à Cultura (ProAC), a exposição ‘Retratos Brasi-leiros: São Paulo’ é uma edição especial, originada do projeto ‘Retratos Brasileiros’, que viaja o Brasil e o mundo desde 2014 registrando, em busca da identidade nacional, cidadãos co-muns. Neste ano cerca de 1600 pessoas foram fotografadas por vários fotógrafos. As imagens são acompanhadas de re-latos dos personagens, que juntos compõem uma amostra da diversidade do povo brasileiro. Av. Sen. Pinheiro Macha-do, 48, Vila Mathias. Visitação até o próximo dia 30, de segun-da a sexta-feira, das 10h às 18h. Gratuito.

    Os apreciadores de artigos curiosos de cole-cionadores podem a Feira de Antiguidades, que reúne dez expositores que comercializam itens como porcelanas, peças de decoração e moedas antigas. Nos sábados, das 10h às 19h, na Praça Rotary, no Gonzaga. Em caso de chuva, o evento está sujeito a cancelamento.

    Jardim das ArtesReunindo 16 expositores, o projeto é

    voltado às artes visuais. Comercializa arti-gos como quadros, esculturas e fotografias. Ocorre nos sábados e domingos, das 10h às 19h, na Praça Luiz La Scala (próximo ao Aquário Municipal), na Ponta da Praia, e na Avenida Ana Costa (próximo ao Bulevar da Rua Othon Feliciano), no Gonzaga.

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 5

    | Nove Cidades |

    DIEGO BRÍGIDO Jornalista e turismólogo,

    editor-chefe da Revista e do Portal Nove Cidades.

    [email protected] www.revistanove.com.br

    facebook.com/revistanoveinstagram.com/revistanove

    E se você, santista, fosse convidado para viver um dia de turista... em Santos? Eu te-nho certeza que se encantaria e ficaria sur-preso com tanta coisa que, confesse, você não conhece na cidade.

    A Revista Nove Cidades propôs isso no úl-timo mês e realizou, em parceria com a Pre-feitura, o 1º TOURINSANTOS, um dia inteiro para os santistas serem turistas na própria cidade. Nosso roteiro começou com uma palestra sobre as inúmeras belezas e atrati-vos mal explorados na Baixada Santista, no Museu Pelé. Depois seguimos para um pas-seio de bonde pelo Centro Histórico, onde os munícipes-turistas puderam olhar com no-vos olhos para as construções históricas da cidade, atentos a um velho-novo cenário que se descortinava diante de um heterogêneo e animado grupo.

    Após o almoço, que foi livre, mas cheio de descontos bacanas nos restaurantes das charmosas ruas do centro, seguimos para um walking tour, um roteiro a pé, que come-çou no Museu de Arte Sacra de Santos – ali-ás, você sabia que temos aqui uma das mais importantes instituições museológicas de arte sacra do Brasil? Uma visita monitorada e cheia de riquezas, ao pé do Morro do São Bento, logo ali, na entrada da cidade.

    De lá seguimos para o Museu do Café,

    Um dia de turista... em Santos

    esse mais conhecido de alguns que já desfru-taram de momentos de bom café por lá. Mas o universo revelado a partir do salão onde aconteciam os pregões da Bolsa deixou a turma toda eufórica, em meio ao aroma ine-briante de café, num tour de 45 minutos por todo o belíssimo prédio.

    Partimos rumo ao nosso último equipa-mento do dia – por este, confesso nutrir uma paixão incurável: a Casa de Frontaria Azu-lejada. Normalmente ela está fechada, mas conseguimos com a Fundação Arquivo e Memória, gestora do local, que nos liberasse o acesso.

    Uma das mais significativas obras arqui-tetônicas de Santos, a casa foi construída em 1865 como residência e armazém do comen-dador português Manoel Joaquim Ferreira Netto. A fachada com influência neoclássica e azulejos em alto relevo importados de Por-

    tugal já dão um sinal do que guarda essa sun-tuosa construção e, claro, o seu interior, ainda em ruínas, é o grande charme do espaço.

    Por lá têm acontecido vários eventos e manifestações culturais, promovidos pela prefeitura e por iniciativas independentes – inclusive um dos meus preferidos, o Encon-tro de Criadores, que está rolando neste final de semana. De graça.

    Encerramos o nosso TOURINSANTOS com um delicioso happy hour na Rua XV de Novembro, ao som do Komboio Cultural, uma turma que leva música autoral santista e diversas expressões culturais pelas ruas de Santos a bordo de uma estilosíssima Kombi.

    Essa experiência serviu para comprovar que o santista conhece bem pouco das ri-quezas e do potencial turístico de nossa cida-de. Não faz mal, porque vem mais por aí. Nós queremos criar uma legião de santistas que batem no peito de orgulho da nossa Santos e que podem dizer ‘sim, eu conheço a minha ci-dade’. Já demos os primeiros passos, vem com a gente. Ah... e se você quiser acompanhar todo este movimento e tudo o que rola de interes-sante na Baixada Santista, curte nossa fanpage (@revistanove) e acompanhe nosso portal diariamente (www.revistanove.com.br).

    Nos encontramos na próxima semana aqui ou por aí, pelas ruas da cidade.

    Promoção

    Bike Todo dia

    Diáriodo litoral.com.br

    Diáriodo litoral.com.brRealização: Apoio:Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    R$1,00apenas

    A partir deste domingo, você compra o Diário na sua banca preferida e CONCORRE A UMA BIKE POR DIA.

    Para concorrer basta comprar o Diário, preencher o cupom e depositar nas urnas espalhadas pela Baixada Santista.

    Mais informações da promoção:

    www.diariodolitoral.com.brBICICLETAS

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 6

    | Tecnologia |

    a solução para o seu negócio decolar!Marketing Digital:

    Investir em conteúdo digital de qualida-de para o público específico da sua empresa, pode trazer bons resultados na hora das ven-das. A transformação da era digital trouxe um tipo diferente de consumidor, o chamado consumidor 2.0.

    Esse novo personagem do mercado se tra-duz como um agente... muito mais exigente! Além disso, mais bem informado e imediatis-ta. Sim!! Queremos que tudo esteja ao alcan-ce de um “CLICK”!

    E se o público-alvo (nós) estamos assim, é certo que o seu negócio também deva apre-sentar ações de marketing cada vez mais adaptadas aos meios digitais.

    Ações que gerem conteúdos com infor-mações de qualidade, tragam conhecimento e sejam apresentadas de maneira simples e de fácil entendimento.

    Com foco nesse novo perfil, os especialis-tas em Marketing Digital inovam seus con-teúdos, adaptando-os a várias plataformas digitais, como as redes sociais, por exemplo.

    Populares, gratuitas e acessadas por pes-soas ao redor de todo o mundo, são elas o grande destaque nesse novo modelo de Marketing. Experts no segmento explicam que as ações de comunicação divulgadas por meio da internet, celulares e outras pla-taformas digitais conquistam cada vez mais uma enorme gama de novos clientes para as empresas, aumentando as vendas e o engaja-mento com o consumidor final.

    E você, quer saber como pode começar a implementar o Marketing Digital na sua em-presa? Separamos 5 DICAS para ajudar sua inclusão nessa era digital:

    1. Comece pelo siteAs redes sociais são muito importantes

    para o desenvolvimento do seu negócio, mas eles não anulam a necessidade que a sua em-presa tem em ter um site. O site é como um cartão de visitas do seu negócio.

    E como os internautas chegarão lá? Pelos compartilhamentos que você faz

    entre um post e outro no Facebook (com links direcionados ao seu site), ou também através das pesquisas em sites de busca, como o tão conhecido Google. E já que o site é como a sala da nossa casa, que para receber visitas deve estar sempre organizada e agra-dável, nada melhor do que fazer o mesmo com o seu portal, conservando sempre uma imagem positiva de sua empresa.

    2. Invista em conteúdo de qualidadeNão adiante só ter um site ou uma página

    na rede social, se você não recheia essas duas plataformas com conteúdo de qualidade. E quanto mais original ele for, melhor.

    Pense que pela Internet o que não falta é informação. Então você precisa fazer com que seu texto tenha algum diferencial, o tor-nando ainda mais interessante.

    Pesquise por temas relevantes, que este-jam ligados ao seu negócio e peça a ajuda de profissionais especializados nessa missão!

    3. Renove sempre suas estratégiasO Marketing Digital é muito dinâmico

    e mutável, a rede que faz sucesso hoje pode ser um fiasco amanhã. Por isso, vale a pena estar sempre atento as novidades, aos tipos de assuntos mais vistos e comentados e tam-

    bém conhecer as novas redes e plataformas que estão surgindo. Só assim, é possível criar laços cada vez mais estreitos com o seu con-sumidor.

    4. Fique de olho nos bons exemplosVale a pena buscar inspiração no que os

    concorrentes estão fazendo para se destacar no mundo digital. Observe o estilo das publi-cações que mais se destacam e adapte esse tipo de conteúdo para o seu negócio.

    5. Poste assuntos com regularidadeNão adianta muito criar um Facebook

    bonito, um Instagram que chame atenção e um site bacana se o conteúdo mesmo só vai aparecer de vez em quando, sem regularidade.

    É preciso ser muito organizado nessa questão. Crie uma frequência com que as postagens entrarão no ar e respeite isso.

    Se o seu tempo é curto, ou o assunto da página é muito segmentado, três postagens por semana são suficientes. Já se o assunto é amplo e rende bastante, talvez você possa pensar em até dois posts ao dia. Não se esque-ça: É importante sempre vincular o conteúdo das postagens ao segmento do seu negócio e também manter o cuidado de fazer tudo de maneira original: sem cópias, fotos não auto-rizadas ou plágio.

    Compartilhar uma notícia é legal, mas co-piá-la, JAMAIS! Depois é só saber administrar bem as suas redes e ficar de olho no que os seus seguidores, e potenciais clientes, gostam ou não. E se precisar de ajuda, conte com a gente!

    CAROLINA LAGOAÉ CFO Witec It Solutions.

    Responsável pela área de inovação, investimentos

    e marketing digital na companhia, com 11 anos no

    mercado de tecnologia

    precisa melhorar suas vendas?

    podemos ajudá-lo.

    Diáriodo litoral.com.br COMBO 1. Tablóide | Papel Jornal | Medidas: 26x29,5 cmFrente/Verso | 4x4 cores | Tiragem: 10 mil exemplares+ Publicação de 1 página/cor no jornal Diário do Litoral

    + Publicação de arte em nosso Facebook (+de 50 mil seguidores)+ PDF da edição em nosso site ( www.diariodolitoral.com.br)

    ARTE+IMPRESSÃO+PUBLICAÇÃO incluidas no valor. Consulte-nos!

    FORMA DE PAGAMENTO: ENTRADA 50% + BOLETO 28 DIAS

    Investimento a partir de:

    R$ 1.560,0013. 3301.9777 - 99142.7488

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 7

    PRISCILA VERGARA Idealizadora do Blog Viaje em família, graduada em Turismo e pós-graduada

    em Produção e Gestão Jornalística pelo Senac

    | Viaje em Família |

    Miami, o paraiso dosSantistas

    A vibrante Miami conquistou os cora-ções dos brasileiros e virou a nossa casa nos Estados Unidos. Em 2016 mais de 740 mil turistas brasileiros visitaram a cidade. E existem cerca de 250 mil bra-sileiros morando hoje na Flórida. Não é difícil compreender porque a procu-ra por viagens internacionais no Brasil cresceu. Só para se ter uma ideia, uma semana no Sul da Flórida sai mais em conta do que o mesmo período no Nor-deste do Brasil.

    Mas por que o brasileiro gosta tanto de Miami?

    As compras sempre foram o ponto alto da cidade mas a junção do clima agradável o ano todo, com o portunhol como idioma quase oficial fizeram nosso interesse cres-cer. De olho nisso as companhias aéreas aumentaram o volume de voos fazendo as passagens despencarem a preços quase irresistíveis. Mesmo com o dólar alto ain-da vale muito a pena para o bolso do brasi-leiro. Uma coisa que todo o santista priori-za também é a praia. E isso Miami oferece e com muita qualidade. Suas águas crista-

    linas e areia fofinha junto ao calçadão que promovem uma das mais explícitas diver-sidades culturais do mundo e conquistam qualquer caiçara. Todo sábado a coluna vai abordar as várias facetas da cidade trazen-do dicas de hospedagem, gastronomia, lugares para ir com as crianças, Miami Pet friendly, atrativos turísticos, aplicativos úteis na cidade e muito mais. Então fique de olho porque toda semana abordarei um tema diferente sobre a cidade regado com dicas para todos os públicos. Quer que algum tema seja abordado nessa sé-rie? Entre em contato no [email protected].

    Promoção

    Bike Todo dia

    Diáriodo litoral.com.br

    Diáriodo litoral.com.brRealização:Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    R$1,00apenas

    PONTOS PARA ENTREGA DOS CUPONS:Em Santos, nas lojas da rede Poupafarma.

    Nas demais cidades, na banca mais próximaMais informações

    da promoção: www.diariodolitoral.com.br

    Apoio:

    BICICLETAS

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 8

    | Especial |

    Como equilibrar a relação entreavós, pais e netos?

    Com o avanço da modernidade e as mulheres cada vez mais conquistando o seu espaço no mercado de trabalho, a educação dos filhos muitas vezes depen-de também da participação dos avós. O que, por um lado gera conforto devido às crianças estarem sob os cuidados de seus progenitores, por outro pode acarretar conflitos entre pais e avós.

    Quando o assunto é educação, as opi-niões divergem e chega ao ponto em que é necessário deixar claro de quem vem a palavra final.

    Segundo a jornalista e psicopedagoga Vanessa Ratton, a relação entre pais, filhos e avós, às vezes, é difícil, mas deliciosa.

    “O idoso, na maioria das vezes não tra-balha fora, tem estabilidade financeira, e dispõe de tempo para curtir a criançada. Mas, uma coisa precisa ser respeitada: a opinião da mãe, que mesmo de longe, é a palavra final”, declara Vanessa.

    Ela explica que se ficar estabelecido que a criança será cuidada pelos avós, en-tão, eles terão que ter mais claro o papel de educadores junto com os pais, e serem comparsas apenas em momentos especiais.

    “É preciso estabelecer limites entre os adultos, porque a educação deverá seguir a linha que os pais escolherem, mas os pais terão que negociar com os avós certas flexibilidades, porque eles não são funcio-nários, são co-educadores familiares. Sem regras as crianças ficarão confusas, o que poderá afetar a saúde mental e física dos pequenos”, analisa a psicopedagoga.

    Outro detalhe importante, segundo Vanessa, é não tratar os avós como fun-cionários. “Os papéis devem ser bem defi-nidos. Pais devem respeitar a experiência dos avós e avós devem respeitar a autori-dade dos pais. Combinem procedimentos, mas respeitem as decisões e atitudes, afi-nal, era o avô ou avó que estava presente quando a situação ocorreu”.

    Na casa de Lilian Souza, 52, é assim des-de que a primeira filha nasceu, há 15 anos. Como trabalha fora, Lilian viu na ajuda da mãe a solução para a preocupação em comum que ronda a cabeça das mulheres quando o período da licença-maternidade termina.

    “A princípio, eu tinha pensado em colo-car minha filha na creche, mas minha mãe não gostou da ideia e veio morar comigo para ficar com a neta enquanto eu traba-

    VANESSA PIMENTELDE SANTOS

    lhava”, explica Lilian. “Eu não gosto de creche. Sei que al-

    gumas são boas, mas ficava preocupada, pensando se cuidariam bem da minha neta. E ela era muito gordinha, a cada mês engordava um quilo. Ninguém ia aguen-tar ficar com ela no colo quando choras-se”, brinca Aglair Souza, de 83 anos.

    Desde então, a criação de Rafaela Sou-za, hoje com 15 anos, foi dividida entre a mãe e a avó. Ela afirma que isso nunca foi um problema.

    A mãe, Lilian, explica que a palavra fi-nal é dela e quando tem alguma dúvida em relação à forma como está educando as filhas, divide as decisões com Aglair.

    “Como eu passava mais tempo com a minha avó porque minha mãe trabalha-va o dia todo, acabava conversando mais com ela (vó). Agora que estou mais velha converso muito com a minha mãe tam-bém”, diz Rafaela.

    A psicopedagoga explica que essa rela-ção entre avós e netos gera a valorização social dos idosos. “Estas responsabilida-des são importantes e ajudam a evitar a depressão ou aquele sentimento de que os mais velhos já não são mais relevantes”.

    Gerações x conflitos. “Às vezes a gente discute porque elas não entendem algu-mas coisas comuns da nossa geração. Elas acham estranho”, diz Rafaela.

    “É preciso estabelecer limites entre os adultos, porque a educação deverá seguir a linha que os pais escolherem, mas os pais terão que negociar com os avós certas flexibilidades, porque eles não são funcionários, são co-educadores familiares. Sem regras as crianças ficarão confusas, o que poderá afetar a saúde mental e física dos pequenos”, analisa a psicopedagoga.

    Rodrigo Montaldi/DL

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 9

    | Especial |

    O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que até 2055, o número de pes-soas com mais de 60 anos deve superar o de brasileiros com até 29 anos.

    Com isso, a expectativa de vida atual do brasileiro é de 74,9 anos. Segundo o IBGE, a esperança de vida continua au-mentando devido ao constante avanço da medicina, aumento de renda, escola-ridade e proporção de domicílios com saneamento adequado.

    Porém, a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) ainda leva a expectativa de vida para mais longe e indica que a esperança de vida ao nascer no Brasil subirá para 81,2 anos até 2050.

    Com a aposentadoria unida à saúde, os futuros idosos tendem a aproveitar o tempo livre para resgatar antigos so-nhos. É o caso da bancária Sira Santos.

    Com a aposentadoria batendo na porta, Sira já faz planos de como irá aproveitar o tempo livre e adianta: “não vai ser cuidando dos netos”, brinca.

    “O problema não é cuidar. Como eu fui mãe muito cedo, muitos sonhos fi-caram para trás. Acho que agora é o mo-mento de resgatar as coisas que gosto e não fazer mais somente aquilo que te-nho que fazer”, explica Sira.

    Ela diz que a relação com os netos pre-cisa ser baseada no prazer e não na obri-gação. “Os filhos precisam ter consciên-cia que os pais, mesmo que mais velhos, também têm sonhos e não terceirizar a educação para os avós. Vejo filhos fazendo isto com os pais que se aposentam ainda jovem e não acho certo”, analisa.

    Sira ainda não é avó, mas diz que quando for, ficará com a parte boa do convívio com os netos: “Os mimos”.

    O ‘estranho’ citado pela menina ga-nha nome pela mãe. “Essa coisa nova de ‘identidade de gênero’, sabe? Eu ten-to explicar para ela que aqui dentro de casa têm três gerações diferentes e se para mim já é difícil entender, para minha mãe (vó da Rafaela) é mais ain-da. Um dia a gente estava vendo um programa na TV onde apareceram mais de seis tipos de manifestações sexuais. Eu nem sabia que existiam tantas possibilidades, então, ela pre-cisa ter paciência porque nós, que so-mos mais velhos, estamos tentando digerir tanta informação nova”, justi-fica a mãe.

    Questionadas pela Reportagem sobre qual é a solução usada para evitar que os conflitos não se tornem rotina, a avó diz que é “manter a men-te aberta”. Por isso, Aglair procura se aproximar da geração da neta assistin-do canais da TV fechada que propõem debates mais profundos sobre as ques-tões faladas na atualidade. A mãe usa a mesma tática. “Se a gente não tentar entender, vai sempre bater de frente”.

    Para completar as gerações, há cin-co anos, a caçula Fabiana Souza chegou e assim como sua irmã, também está sob os cuidados da mãe e da avó.

    “Para mim, poder cuidar dos netos é um privilégio porque quando a gen-te fica mais velha perde o interesse por outras coisas, então os netos se tornam o centro de tudo”, explica Aglair.

    Porém, a psicopedagoga faz um lembrete. “Avós também não devem parar sua vida social para cuidar so-mente dos netos. Manter amizades e passeios com outros familiares e ami-gos evita que a relação com os netos seja sufocante para ambos”.

    “Eu não gosto de creche. Sei que algumas são boas, mas ficava preocupada, pensando se cuidariam bem da minha neta. E ela era muito gordinha, a cada mês engordava um quilo. Ninguém ia aguentar ficar com ela no colo quando chorasse”, brinca Aglair Souza, de 83 anos.

    Aumento da expectativa de vida altera comportamento dos avós

    Rodrigo Montaldi/DL

    Divulgação Creative Commons

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 10

    O coaching é um processo que visa o crescimento pessoal e profissional de uma pessoa.

    Segundo Albert Einstein, físico alemão, ”A mente que se abre a uma nova ideia ja-mais voltará ao seu tamanho original”. Vivenciar um processo coaching traz ex-pansão de ideias, maior consciência e am-pliação do autoconhecimento.

    O processo coaching é realizado em sessões, onde o profissional (denominado coach) utiliza ferramentas e técnicas apro-priadas, para que o cliente (denominado coachee) conquiste a meta pré-estabelecida por ele, no início do processo.

    Visando a conquista deste objetivo são realizadas as próximas sessões, fazendo com que o coachee sinta-se preparado para alcançar o que ele deseja.

    Durante cada sessão algumas ações podem ser estabelecidas para serem exe-cutadas, sempre com foco na meta a ser alcançada.

    De acordo com a empresária e psicope-

    dagoga Anna Maria Silva, que passou recen-temente por um processo coaching, o com-prometimento do coachee é fundamental para o sucesso do processo.

    “Se não seguimos as ações estabelecidas na sessão, o coach terá o mero papel de um címbalo que soa, badala, badala, muitas ve-zes incessantemente e nada acontece. Ficar só no campo das ideias, não resolve".

    Anna fez coach porque desejava ampliar seu autoconhecimento e queria organizar e planejar melhor seus próximos passos. “Às vezes, as pessoas dizem que se conhecem bem; entretanto, é bom lembrar que somos seres em constante mutação; portanto, a jornada nunca termina. A diferença é que podemos aprender a dirigir e, consequen-temente, traçar nossos próprios caminhos” menciona a empresária.

    Responsabilizar-se pelos seus atos, co-nhecer seus sentimentos e ter clareza a res-peito de suas emoções também são ganhos de um coachee.

    “A mente de quem faz coach se abre

    para novas possibilidades e você se sen-te mais seguro, ao perceber que consegue alcançar algo que, antes, parecia inalcan-çável.” diz Ricardo Barbosa, profissional da área da refrigeração. Ricardo, que fez coach buscando novos horizontes profis-sionais, cita a organização como um fator importante para o sucesso. “É preciso ter ordem e disciplina”, diz.

    Os primeiros passos de um processo coach podem causar uma leve sensação de estranheza, pois muitas vezes precisamos abandonar hábitos e atitudes arraigados de muitos anos. Mesmo com essa sensação, os resultados valem a pena: “Os primeiros passos são acompanhados de dor, portan-to a vontade de optar pela fuga parece bem atraente e convidativa... mas o resultado final, para mim, é comparado com chegar em primeiro lugar numa maratona inter-nacional... a sensação é incrível, nada expli-ca ou define. É algo que precisa ser vivido.” completa Anna Silva, feliz com os resulta-dos obtidos.

    | Gestão Pessoal |

    LILIAN FREIRECoach com Certificação

    Instituto Metaforum International. Graduada em

    Ciências da Computação, Marketing e Gestão de Pessoas

    Alcance seus objetivos.Faça coaching

    Dicas valiosas• Se você deseja passar por um

    processo coach, procure um profissional que tenha empatia com você. A confiança entre o coachee e o profissional escolhido é muito importante para o resultado final.

    • Lembre-se que você é uma pessoa especial e que merece alcançar seus sonhos e seus objetivos. Por isso, reserve um tempo para você e invista em seu autoconhecimento.

    • Gerar mudanças positivas pode exigir esforço e boa vontade no início, mas lembre-se que são os seus objetivos que estão em jogo. Acredite em você e vá em frente!

    precisa melhorar suas vendas?

    podemos ajudá-lo.

    Diáriodo litoral.com.br COMBO 2. Tablóide | Papel Jornal | Medidas: 26x29,5 cm4 páginas | 4x4 cores | Tiragem: 10 mil exemplares+ Publicação de 1 página/cor no jornal Diário do Litoral

    + Publicação de arte em nosso Facebook (+de 50 mil seguidores)+ PDF da edição em nosso site ( www.diariodolitoral.com.br)

    ARTE+IMPRESSÃO+PUBLICAÇÃO incluidas no valor. Consulte-nos!

    FORMA DE PAGAMENTO: ENTRADA 50% + BOLETO 28 DIAS

    Investimento a partir de:

    R$ 1.980,0013. 3301.9777 - 99142.7488

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 11

    Em estudos recentes feitos pelo IBGE, ficou constatado que passamos, em mé-dia, mais de 37 anos em nossos lares.

    E, por isso, devido a acessibilidade da informação através da internet, progra-mas direcionados a dicas de decoração, bem como a quantidade enorme de aca-bamentos de móveis, pisos, porcelanatos, papéis de paredes, e iluminação, para to-dos os gostos e bolsos, acabou que houve a democratização do belo, não sendo as-sociada a decoração como desnecessária, mas sim como parte integrante da vida das pessoas.

    As residências eram compostas com móveis, a partir do momento que o Ho-mem passou a ter residência fixa. Desde a existência dos móveis - 3000 A.C. -, onde eram utilizadas pedras como prateleiras, armários, camas, servindo apenas para estocar objetos ou para apoio em superfí-cies, até meados dos anos 2000 D.C., a uti-lização de elementos de decoração eram considerados como desnecessário para a maioria das pessoas.

    Com a democratização da decoração, onde a informação sobre elementos que harmonizam os ambientes estão mais ex-plícitos do que nunca, hoje as pessoas es-tão colocando em pauta terem, ao menos, um dos ambientes das suas residências, eleitos como favoritos.

    Desta forma, devido essa caracteriza-ção dos ambientes, as pessoas - indepen-dentes das suas condições financeiras -, estão entendendo que o investimento feito em iluminação adequada para os ambientes, conforto proporcionado com a combinação de cores de pintura de pa-rede, móveis feitos sob medida, persianas, tapetes, trazem a identidade das pessoas para os seus lares, proporcionando um conforto tão grande ao ponto de propiciar mais vitalidade, bem estar e maior harmo-nia para as famílias.

    Pessoas estressadas normalmente vi-vem em ambientes desorganizados. Man-ter os cômodos arrumados, aproveitando cada espaço da melhor forma e, trazendo a

    | Decoração |

    Conforto x Saúde Qual a relação entre um ambiente aconchegante

    com a saúde e bem estar das pessoas?

    afetividade para o local sagrado onde pas-samos quase a metade das nossas vidas, faz com que tenhamos uma satisfação maior nos âmbitos pessoais e profissio-nais, sendo o retorno para nossas casas um momento esperado, onde podemos desfrutar de todo esse conforto, mudando a concepção das pessoas que antigamente investiam todo o dinheiro nos imóveis e esqueciam de separar um valor para a de-coração.

    DANIEL ALVESEmpresario - Pós graduado

    em Processo Civil Mackenzie; Business and Management na Austrália. Desde 2013 iniciado

    o projeto de restruturação da marcenaria Daniel Decorações,

    atualmente com novo nome Fábrica de Móveis Santista

    Promoção

    Bike Todo dia

    Diáriodo litoral.com.br

    Diáriodo litoral.com.brRealização:Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    R$1,00apenas

    A partir deste domingo, você compra o Diário na sua banca preferida e CONCORRE A UMA BIKE POR DIA.

    Para concorrer basta comprar o Diário, preencher o cupom e depositar nas urnas espalhadas pela Baixada Santista.

    Mais informações da promoção:

    www.diariodolitoral.com.br

    Apoio:

    BICICLETAS

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 12

    | Saúde & Estética |

    o mês dedicado à saúde dos homens

    Novembro Azul

    Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para preven-ção do câncer de mama, o chamado Outu-bro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedica-do às ações relacionadas ao câncer de prósta-ta e à saúde do homem. Estamos falando do Novembro Azul. É muito importante a sua atenção para este assunto, seja você homem ou mulher (pois geralmente as mulheres se preocupam mais com a saúde dos compa-nheiros). Isto porque o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

    Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos, ou seja, daí a importância dos exames preventi-vos, que vamos falar mais abaixo. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corres-ponde a 6% do total de óbitos por este grupo. A doença acometeu cerca de 61 mil homens no ano de 2016 no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

    Anualmente, a campanha do Novembro Azul tem como objetivo informar a popula-ção sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

    O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem (excetuando-se o câncer de pele não melanoma), e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. Infeliz-

    mente, hoje em dia dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamento mais difícil. Apesar da gravidade, a maioria das vezes a doença tem instalação e desen-volvimento lento. Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

    A principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce da doença, ou seja, descobrir qualquer vestígio logo no início. Exames iniciais como dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais. Quando a próstata sofre algum dano, seja ele decor-rente de inflamação, infecção, crescimento benigno ou surgimento de câncer, o PSA é detectado em valores mais altos no sangue.

    Caso o PSA e o exame físico estejam alterados, o urologista solicita uma biópsia da próstata. Nesse procedimento são retirados fragmentos da glândula e analisados pelo patologista. Somente assim é possível afirmar com certeza o diagnóstico de câncer de próstata. A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmen-te para uma avaliação individualizada. Por meio desta avaliação inicial, que inclui análise dos fatores de risco, o médico define a periodicidade de realização dos exames. Caso o paciente seja negro ou tenha parentes de primeiro grau com história de câncer de próstata, o indicado é que a avaliação seja iniciada aos 45 anos.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra volta-da para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

    Prevenção

    SUZANA SCHEIBEL Jornalista com especialização em Comunicação Jornalística,

    formada pela UNORP – São José do Rio Preto. Atua há

    mais de 20 anos na área de comunicação em todo o Brasil

    precisa melhorar suas vendas?

    podemos ajudá-lo.

    Diáriodo litoral.com.br COMBO 1. Tablóide | Papel Jornal | Medidas: 26x29,5 cmFrente/Verso | 4x4 cores | Tiragem: 10 mil exemplares+ Publicação de 1 página/cor no jornal Diário do Litoral

    + Publicação de arte em nosso Facebook (+de 50 mil seguidores)+ PDF da edição em nosso site ( www.diariodolitoral.com.br)

    ARTE+IMPRESSÃO+PUBLICAÇÃO incluidas no valor. Consulte-nos!

    FORMA DE PAGAMENTO: ENTRADA 50% + BOLETO 28 DIAS

    Investimento a partir de:

    R$ 1.560,0013. 3301.9777 - 99142.7488

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 13

    A população da Baixada Santista já per-cebeu a importância da educação geral e profissional e os benefícios que proporcio-nam para o indivíduo e a Sociedade. Nossa região conta com estrutura de ensino que abrange desde a educação infantil, com cre-ches e escolas, ensino fundamental, médio e superior. Os investimentos nesta área são municipais, estaduais, federais e privados.

    Educação é a base, o propósito, o movimen-to que leva a subir o próximo degrau, a abrir ou-tras portas e criar novas possibilidades.

    Em tempos de crise, as pessoas tem uma tendência a ficar um pouco confusas ou de-sorientadas e partem muitas vezes para ca-minhos imediatistas, deixando prevalecer somente o “aqui e o agora”, assim os ideais, talentos, motivações e sonhos podem se perder neste processo.

    Esta situação também se reflete na edu-cação. É preciso pensar em como as nos-

    sas escolas estão funcionando do ponto de vista de estrutura, mas também como a utilizamos, e o que podemos fazer para não deixar morrer o impulso, a vontade e a credibilidade.

    Percebemos que o ensino necessita ser mais dinâmico, globalizado, digital, sem perder o sempre atual Respeito, Planeja-mento e Organização. Como será a educa-ção daqui a dez anos? Hoje sabemos que o conhecimento e a experiência dos educa-dores são muito importantes para garantir qualidade no ensino, porém as informa-ções que temos com o acesso online são muito mais rápidas e atrativas o que nos faz pensar que a metodologia aplicada para ensinar mereça atualização constante para acompanhar os novos tempos.

    Os agentes envolvidos com educação sejam eles governamentais, privados, co-munidade, professores e alunos precisam

    valorizar e querer que as escolas sejam or-ganismos vivos e acreditar que precisamos dela e podemos sim melhorá-las.

    A partir desta edição, fica o convite a todos os leitores para compartilhar experi-ências bem sucedidas conquistadas através da educação geral ou profissional, fatos que fizeram a diferença na sua vida pessoal ou profissional. Pense como a educação pode nos transformar em pessoas melhores.

    Este espaço será utilizado para divulgar exemplos de como é importante a valoriza-ção da educação, visando a realização pes-soal, profissional e familiar. A cada semana, um exemplo de vida que conquistou espa-ço na sociedade.

    Envie seu relato acompanhado de fotos para o e-mail [email protected]. Divulgaremos também neste es-paço, cursos gratuitos disponíveis na nossa região. Até a próxima edição!

    | Sem Educação, Não Dá! |

    FERNANDO RIBAS Educador graduado em

    Administração Escolar pela Universidade Santa Cecília

    dos Bandeirantes, Pós Graduado em Administração

    e Qualidade pela UNINTER

    Por favor, não desista daEducação!

    Promoção

    Bike Todo dia

    Diáriodo litoral.com.br

    Diáriodo litoral.com.brRealização:Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    R$1,00apenas

    PONTOS PARA ENTREGA DOS CUPONS:Em Santos, nas lojas da rede Poupafarma.

    Nas demais cidades, na banca mais próximaMais informações

    da promoção: www.diariodolitoral.com.br

    Apoio:

    BICICLETAS

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 14

    | Canal Jurídico |

    Se você costuma viajar de avião e teve algum problema com empresa aérea, sai-ba que faz parte das estatísticas. Por outro lado, caso nunca tenha tido um aborreci-mento deste tipo, pode se considerar uma pessoa de sorte. Mas, se prepare, porque provavelmente o seu dia vai chegar.

    Overbooking, alterações, atrasos e cancela-mentos de voos e conexões, extravio de baga-gem. São variados os inconvenientes, os quais podem possibilitar medidas judiciais, a depen-der das particularidades de cada caso. Com a proximidade das festas de final de ano e férias escolares, a quantidade de pessoas que passam pelos aeroportos é significativamente maior, e os contratempos se multiplicam. Vamos tratar de alguns deles em seguida.

    Em primeiro lugar, o overbooking. Na ganância de lucrar com as passagens, as empresas aéreas vendem mais lugares do que comportam as aeronaves, prevendo de-sistências. Mas, por vezes, a previsão falha, e as empresas precisam correr para realocar os passageiros, já que não podem embarcar todos eles no voo original.

    Outras questões comuns referem-se a alterações, atrasos e cancelamentos de voos. Sob o fundamento (nem sempre ver-dadeiro) de mudança de malha aeroviária, as empresas aéreas corriqueiramente mu-

    dam ou cancelam voos, a seu bel prazer, sem consultar os consumidores. Às vezes sequer comunicam a alteração, e o passa-geiro somente a descobre no check-in, no aeroporto. A propósito, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), as em-presas aéreas são obrigadas a dar assistên-cia material aos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos1. De fato, o “Guia do Passageiro” da ANAC estabelece que a assistência seja oferecida gradual-mente, “de acordo com o tempo de espe-ra, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preteri-ção de embarque, conforme demonstrado a seguir: A partir de uma hora: comunicação (internet, telefonemas etc.). A partir de duas horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas etc.). A partir de quatro horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.”

    Isto representa o mínimo que as compa-nhias aéreas devem proporcionar aos consu-midores, não afastando uma posterior ação judicial para a reparação de eventuais danos materiais e morais. Isto porque as repercus-sões podem ser bem maiores e mais desagra-dáveis. São capazes de, inclusive, estragar por completo aquela viagem tão esperada.

    Vamos dar um exemplo, de um caso real

    trabalhado por nosso escritório. Duas pes-soas compraram um cruzeiro marítimo que partiria de um porto dos Estados Unidos. Para irem até lá, adquiriram passagens aéreas com conexão. A chegada do voo estava prevista para o mesmo dia do início do cruzeiro, com boas horas de antecedência. Mas, em virtude de atraso na conexão, o navio partiu sem os dois passageiros. Ou seja, o atraso da compa-nhia aérea lhes causou prejuízo financeiro, além da frustração pela perda do cruzeiro marítimo. Por fim, algumas recomendações. Aos passageiros que se sentirem prejudica-dos, aconselhamos que documentem tudo o que lhes for possível. Fotografem os pai-néis dos aeroportos e as filas para a remar-cação dos voos; guardem os comprovantes de gastos com alimentação, telefonemas, transportes, hospedagens; façam reclama-ção formal no guichê da empresa aérea se houver extravio de bagagem. Assim, se for o caso, terão as provas que possibilitarão a discussão da questão no Judiciário.

    Enfim, de maneira geral, as empresas aéreas mandam e desmandam, e se esque-cem de que contrato é para ser cumprido. Portanto, se não houver uma justificativa real e legal para o descumprimento do que foi firmado entre as partes, o prejudicado pode ter direito a indenização.

    ALESSANDRO SIMÕES

    Advogado e Sócio-Proprietário do escritório Graccho

    Simões Advogados Empresas Aéreas vs. Consumidores

    precisa melhorar suas vendas?

    podemos ajudá-lo.

    Diáriodo litoral.com.br COMBO 2. Tablóide | Papel Jornal | Medidas: 26x29,5 cm4 páginas | 4x4 cores | Tiragem: 10 mil exemplares+ Publicação de 1 página/cor no jornal Diário do Litoral

    + Publicação de arte em nosso Facebook (+de 50 mil seguidores)+ PDF da edição em nosso site ( www.diariodolitoral.com.br)

    ARTE+IMPRESSÃO+PUBLICAÇÃO incluidas no valor. Consulte-nos!

    FORMA DE PAGAMENTO: ENTRADA 50% + BOLETO 28 DIAS

    Investimento a partir de:

    R$ 1.980,0013. 3301.9777 - 99142.7488

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 15

    | Porto & Negócios |

    A tecnologia nos portos tem se desen-volvido de forma exponencial ao redor do mundo. A partir de alguns exemplos, so-mos capazes de comparar o que é feito in-ternacionalmente em relação aos portos do Brasil.

    O primeiro exemplo é o Porto de Los Angeles, Estados Unidos, no qual vem sendo implementada, por uma das maio-res empresas de automação, uma solução completa em aplicações chamada TLS (Terminal Logistics System), que governa e executa todos os movimentos automa-tizados, após receber ordens do sistema operacional do terminal. O porto integrou seus RTGs automatizados aos portêine-res também automatizados, chegando ao nível de aproximadamente 40.000.000 TEUs por m², que está entre os mais altos do mundo. A introdução do manuseio automatizado de caminhões também per-mite que os contêineres desembarquem automaticamente, tornando a operação 100% automatizada. Apesar disso, o por-to emprega mais de 16.000 funcionários, comprovando que a mão de obra não de-saparece com a automação, mas, sim, eno-brece, alavancando o potencial individual de cada trabalhador.

    Já no Porto de Rotterdam, quase todas as máquinas são controladas por compu-tadores. Cada portêiner pode levantar 40 toneladas e ergue-se a uma altura equiva-lente a cinco andares. Sua carga é, então, transferida para os veículos guiados au-tomaticamente, que não precisam de um motorista, porque um sistema de navega-ção interno regula sua posição, direção, e até mesmo velocidade através de uma malha magnética colocada na pista. Isso contribui para a segurança das operações e produtividade, obviamente.

    Partindo para o continente asiático,

    internacionais x Brasil

    Tecnologia nos portos

    em particular os portos chineses, que de-monstram um crescimento fabuloso no quesito tecnológico, podemos citar o Porto de Qigdao. Tratando-se de um terminal de 125 anos (similar aos portos do Brasil), po-rém completamente automatizado, o Por-to de Qingdao possui seis ancoradouros ao longo da costa de 2.088 metros e pode manusear até 5,2 milhões de TEUs por ano. Os portos brasileiros, por sua vez, apesar de terem igualmente muitos anos de funcio-namento, não conseguiram atingir tal evo-lução e automação.

    Os portos internacionais, além de faze-rem investimentos em automação, estão atingindo o estágio do “show” da automa-ção. Como exemplo, podemos citar a chi-nesa WMMP, que é uma das 500 principais do mundo. A WMMP faz amplo uso de tec-nologia dominante de fabricação no desen-

    volvimento de equipamentos marítimos de alto nível por meio de uma plataforma de rede de informações completa, com design digital, fabricação digital e ge-renciamento de informatização. Um dos principais investimentos da empresa é em capacitação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento em engenharia e criação de equipamentos modernos e mais ágeis.

    Temos inúmeras possibilidades para os portos brasileiros. Para tanto, é preciso que sejamos os causadores da mudança, em vez de sermos movidos por ela. Mui-tas vezes, percebemos que o impulsiona-mento é realizado por leis que impõem o desenvolvimento do segmento, quan-do, na verdade, deveria haver uma busca contínua da sociedade pela evolução do setor portuário.

    MAXWELL RODRIGUES

    CEO da Ergos Group, é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gerenciamento de Processos

    Promoção

    Bike Todo dia

    Diáriodo litoral.com.br

    Diáriodo litoral.com.brRealização:Modelo: BICICLETA ARO 26 BEACHFabricante: WallBike

    R$1,00apenas

    A partir deste domingo, você compra o Diário na sua banca preferida e CONCORRE A UMA BIKE POR DIA.

    Para concorrer basta comprar o Diário, preencher o cupom e depositar nas urnas espalhadas pela Baixada Santista.

    Mais informações da promoção:

    www.diariodolitoral.com.br

    Apoio:

    BICICLETAS

  • O SantiSta Santos, 11 e 12 de novembro de 2017 16

    | Gastronomia |

    JANAINA CARDOSO Bacharel em Hotelaria, pós-graduada em Gastronomia

    pela Universidade Anhembi Morumbi e Food Stylist.

    Chef Executiva nos três pilares do Grupo NattusFood, onde

    atua como Gastronomia, Eventos e Consultoria.

    CASSIO MARQUESGraduado em gastronomia,

    é diretor executivo do Grupo Nattusfood que

    agrega 3 empresas : Nattus Gastronomia, Nattus Eventos e

    Nattus Consultoria

    Antes de voce decidir o que vai comer, diversas decisões já foram tomadas em seu nome. Uma simples compra no supermercado, padaria ou feiras-livres não significa necessa-riamente que você esta escolhendo o que vai comprar, você irá comprar o que alguém previamente decidiu o que estará disponível para você. Varejistas, grandes marcas de produtos alimentícios, produtores rurais ou governos, definem o que estará disponível para você adquirir, portanto, as opções de compras já foram previamente realizadas em seu nome, basta agora, você selecionar, o que irá levar para casa.

    É urgente o entendimento desse fato para que possa-mos perceber a necessidade da mudança no modelo de gestão dos alimentos que consumimos. Enquanto con-sumidores, podemos mudar o futuro da nossa alimen-tação e como cidadãos, temos que cobrar de empresas alimentícias e governo um maior respeito a nossa saúde alimentar através de ações que permitam que uma ali-mentação mais saudável chegue aos nossos lares.

    Você acha que é você quem escolhe

    seus alimentos?

    www.nattusfood.com.br

    facebook.com/Nattusfood

    13. 3877.5505

    O Nattus Restaurante nasceu de uma proposta gastronômica onde o estilo de vida saudável se transforme em algo natural e não signifique uma mudança traumática nos hábitos alimentares.

    NÓS ESCOLHEMOS USAR MENOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, MENOS ÓLEO E MAIS OPÇÕES NATURAIS. Em alguns casos, usar pro-dutos alimentícios menos ultraprocessados. Para você entender melhor, seguem algumas práticas que trazem benefícios para saúde, são muito sa-borosas e USAMOS TODOS OS DIAS PARA VOCÊ:

    CALDOS NATURAIS de carne, ave e legumes. Não usamos caldos em pó ou cubos, que além de serem nocivos para a pressão arterial, trazem uma grande quantidade de sal e poucos nutrientes. Você pode fazer isso em casa também, fervendo os caldos e guardando em pequenos potes no freezer, isso já significa um grande passo para tomar atitudes de compra mais saudáveis, pois poderá optar por ervas frescas como salsa, cebolinha, coentro, tomilho, orégano, sálvia, estragão, hortelã, manjericão, alecrim e muitas outras, ressaltando o sabor dos caldos naturais. Lembre-se que es-tas ervinhas podem ser cultivadas até por quem mora em apartamento em pequenos vasos. Assim a comida do dia-a-dia tem mais emoção no sabor e pede menos sal.

    AÇUCAR MENOS PROCESSADO. Nós escolhemos usar o demerara orgânico para você. Retirar o gostinho doce do paladar é uma tarefa di-fícil, então mude aos poucos. O demerara é um açúcar com sabor mais intenso e que tem o processo de fabricação bem parecido com o açúcar cristal – MAS NÃO RECEBE ADITIVOS QUÍMICOS. Os grãos têm aparência marrom-claro ou caramelo e são levemente mais úmidos, devido ao alto teor de melaço de cana que envolve o açúcar. DICA, coloque raspinhas de laranja ou as sementes de uma fava de baunilha misturadas ao açúcar e mantenha fechado no potinho...o sabor e o aroma surpreenderão mais a cada dia.

    ESCOLHEMOS NÃO USAR OLEOS REFINADOS como óleo de soja, gi-rassol, milho ou canola, pois em seus processos de refinamento, as subs-tância benéficas são praticamente eliminadas. Cozinhamos sem óleo, AQUI NOSSAS PREPAREÇÕES SÃO FINALIZADAS COM AZEITE EXTRA VIR-GEM PROPORCIONANDO SABOR E SAÚDE.

    ESCOLHEMOS FAZER NOSSAS GELEIAS PARA SOBREMESAS AQUI MES-MO e lhe proporcionar o gostinho da fruta sem conservantes.

    TEMOS LEGUMES E VERDURAS ORGÂNICOS, como ervas aromáticas, tomatinhos, brotos, cebolas e outros ingredientes, carinhosamente sele-cionados nós para compor um cardápio balanceado para você.

    Tudo isso diariamente em nosso delicioso buffet e pratos executivos! NÓS ESCOLHEMOS SER NATTUS PARA VOCÊ.

    Nós escolhemos ser NATTUS PARA VOCÊ!