pesquisador, embrapa semi-Árido pesquisadora,...

2
tecnológicos do sistema, o estudo de custos e de qualidade do produto (componentes da carcaça e análises sensoriais da carne) e a montagem de uma "cadeia produtiva piloto", para validação do sistema de produção de produtores rurais e para avaliação do produto certificado para o segmento consumidor. Estima-se que a "cadeia produtiva piloto" poderá ofertar 20.000 kg de carne de "qualidade" e 780 peles de bom padrão industrial, com um possível fluxo de comercialização apresentado na Figura1. ./ Supermercado - Feiras de produtos orgânicos - Quiosque do ~ produtor orgânico , - Restaurantes - Donas de casa - Merenda escolar - lndústrias - Artesanatos Abatedouro Frigorífico Terceirizado Curtumes Associação de produtores de cabrito ecológico Fig. 1. Fluxo possível para os produtos de "cabritos ecológico". Elaboração ~. .. Evandro Vasconcelos Holanda Júnior Pesquisador, EMBRAPA Semi-Árido Daniel Maia Nogueira Pesquisador, EMBRAPA Caprinos Alineaurea Florentino Silva Pesquisadora, EMBRAPA Semi-Árido Gherman Garcia leal de Araújo Pesquisador, EMBRAPA Semi-Árido Daniel Barbosa de Miranda Técnico de Nível Superior, EMBRAPA Semi-Árido Clóvis Guimarães Filho Consultor, ASCCOPER/SEBRAE Colaboradores Banco do Nordeste ~~ ~ .....•• Moderno Pejes e Couros SENAI ~ BR 428, km 152, Zona Rural, Cx. Postal 23 CEP: 56.302-970 - Petrolina-PE Fone:(87) 3862-1711 - Fax: (87) 3862-1744 e-mail: [email protected] E"a Semi-Árido Petrolina - PE Fevereiro 2004

Upload: ngonhu

Post on 12-Oct-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

tecnológicos do sistema, o estudo decustos e de qualidade do produto(componentes da carcaça e análisessensoriais da carne) e a montagem deuma "cadeia produtiva piloto", paravalidação do sistema de produção deprodutores rurais e para avaliação doproduto certificado para o segmentoconsumidor.

Estima-se que a "cadeia produtivapiloto" poderá ofertar 20.000 kg de carnede "qualidade" e 780 peles de bom padrãoindustrial, com um possível fluxo decomercialização apresentado na Figura1.

./ Supermercado- Feiras de produtos

orgânicos- Quiosque do

~ produtor orgânico, - Restaurantes

- Donas de casa- Merenda escolar- lndústrias- Artesanatos

AbatedouroFrigoríficoTerceirizadoCurtumes

Associação deprodutores de •

cabritoecológico

Fig. 1. Fluxo possível para os produtos de"cabritos ecológico".

Elaboração~. ..

Evandro Vasconcelos Holanda JúniorPesquisador, EMBRAPA Semi-Árido

Daniel Maia NogueiraPesquisador, EMBRAPA Caprinos

Alineaurea Florentino SilvaPesquisadora, EMBRAPA Semi-Árido

Gherman Garcia leal de AraújoPesquisador, EMBRAPA Semi-Árido

Daniel Barbosa de MirandaTécnico de Nível Superior, EMBRAPA Semi-Árido

Clóvis Guimarães FilhoConsultor, ASCCOPER/SEBRAE

Colaboradores

Banco doNordeste

~~~ .....••ModernoPejes e Couros

SENAI

~

BR428, km 152, Zona Rural, Cx. Postal 23CEP: 56.302-970 - Petrolina-PE

Fone:(87) 3862-1711 - Fax: (87) 3862-1744e-mail: [email protected]

E"aSemi-Árido

Petrolina - PEFevereiro 2004

A EMBRAPA Sem i-Árido, visandooferecer as bases tecnológicas para queos agricultores dos sertões baiano epernambucano do São Francisco possamproduzir e se beneficiar do mercado deprodutos orgânicos, está desenvolvendoq projeto "Cabrito Ecológico do Semi-Arido: validação de um sistema deprodução e avaliação da aceitabilidadepelo mercado". O projeto é financiadopelo Banco do Nordeste e conta com aparceria do IRPAA, ASCCOPER EBDA, ,CEFET Petrolina, SENAI/CERTA.

OBJETIVOProduzir um "cabrito ecológico"

para atender ao crescente mercadoconsumidor que busca um produto dequalidade produzido sem riscos de danosa sua saúde e ao meio ambiente e comforte identidade com a cultura de umaregião.

O QUE SE BUSCA?i. Valorizar a produção em seus aspectos

mercadológicos.i. Melhorar a carne caprina em suas

",qualidades" sanitárias, organo-lepticas e de uso.

i. Definir o padrão de comercialização(apresentação, embalagens, preços).

i. Garantir oferta regular das carnes ederivados certificados.

i. Produzir respeitando a natureza.i. Auxiliar na coordenação de zonas de

produção. de caprinos e ações dedesenvolvimento para a inclusão dosagncultores familiares

. .:,

. O sistema começou a serImplantado no final de 2002, contandocom cabras comuns cobertas porre~ro~ut~res Boer. A alimentação dosanimais e baseada no uso da caatingaassociado às forragens cultivadastolerantes à seca, para pastejo, produçãoe conservação de forragem (feno esilagem) a ser ofertada no período seco.

Para o controle de ectoparasitas everminoses está sendo utilizada ahomeopatia, combinada ao tratamento abase de Nim (Azadirachta indica) e comlimpeza e desinfecção periódicas dasinstala ões com a cal e creolina.

Os resultados preliminares dosistema demonstram a superioridadeprodutiva deste modelo frente aossistemas típicos dos produtores da região~T~b.el~ 1) e a validade dos esforçosiruciars para a viabilização dessaalternativa para o semi-árido.

Tabela 1. Desempenho e comparação dosindicadores técnicos da unidadeexperimental resultados doprimeiro ano (2002/2003).

Indicadores técnicos Modelo Típicos'

Crias/partos/anoCrias/matriz exposta/anoMortalidade até 1 ano (%)Peso vivo aos 100 dias (kg)Idade ao abate (meses)

1,301,04

15,008,00

14-18

1,711,402,86

14,627-9

, EMBRAPA Sem i-Árido (dados de produtores da Bahia nãopublicados).

AÇÕES FUTURAS iAs próximas etapas do projeto

incluem a condução de estudoscomplementares sobre componentes