pesquisa de mercado hortigranjeiros, rj

107
1 Pesquisa de Mercado: Frutas e Hortigranjeiros Orgânicos no Estado do Rio de Janeiro Abril/2012

Upload: cioorganicsnet-sociedade-nacional-de-agricultura

Post on 13-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

pesquisa relativa as modalidades de compras de hortigranjeiros orgânicos realizada em hoteis e restaurantes, Estado do Rio de Janeiro, Abril de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

1

Pesquisa de Mercado:

Frutas e Hortigranjeiros Orgânicos no Estado do Rio de Janeiro

Abril/2012

Page 2: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

2

RELATORIO FINAL DO ESTUDO DE MERCADO 1. Introdução i. Relevância da Pesquisa Mesmo diante de todo avanço legislativo, econômico e social da agricultura orgânica no Brasil, o processo de comercialização ainda é muito complexo, dada a falta de conhecimentos e informação de produtores, distribuidores, consumidores e estabelecimentos especializados, dificuldade de organização coletiva do setor e falta de um planejamento de produção adequado para oferecer produtos de acordo com a necessidade do mercado. O que se pode notar é um mercado demasiadamente instável em função de um abastecimento variável e muito comprometido por fatores externos, como a logística de transporte, a sazonalidade e relação climática, dentre outros. Tal cenário não é diferente quanto aos produtos orgânicos objeto da pesquisa. Isso porque, produtos tipo commodity (in natura) não tem influencia de marca e costumam atrair a atenção do consumidor pelo conjunto aparência/preço, vez que a apresentação do produto é o seu maior garantidor de qualidade e confiabilidade. Trazendo esta assertiva para o publico objeto da pesquisa, hotéis, pousadas, restaurantes e varejistas, temos os fatores competitividade e viabilidade intrínseco ao mercado, onde tradicionalmente são considerados preço, produtividade e custo unitário como quesitos para apurar a viabilidade das escolhas. Por outro lado, a segmentação da população brasileira apresenta características peculiares, devido à elevada desigualdade na distribuição de renda, tornando-se mais difícil para os estabelecimentos encontrarem uma combinação adequada de diferenciação e preço de produto que satisfaça as exigências e necessidades dos consumidores. Nesse contexto, mensurar o panorama atual do mercado identificando os principais fatores de decisão (e de competitividade) para o consumo de produtos orgânicos (frutas e hortigranjeiros, em especial), do ponto de vista de hotéis, pousadas, restaurantes e redes varejistas, além de otimizar a relação demanda/oferta dos produtos no Estado do Rio de Janeiro, poderá servir como um dos instrumentos de disseminação das informações estratégicas para os sistemas orgânicos de produção. ii. Propósito da Pesquisa A Presente pesquisa tem como propósito diagnosticar os hábitos e motivações de consumo de frutas e hortigranjeiros em hotéis, pousadas, restaurantes e rede varejistas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o potencial de mercado de modo a contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no Estado do Rio de Janeiro por meio da integração e difusão de informação e conhecimentos.

Page 3: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

3

2. A Pesquisa 2.1 - Descrição da Pesquisa Público-alvo: Hotéis, pousadas, restaurantes e principais varejistas do estado do Rio de Janeiro. Objetivo principal: Identificar o potencial de mercado de frutas e hortigranjeiros orgânicos, de forma a possibilitar ações mais efetivas para inserção dos mencionados produtos nos estabelecimentos tidos como público-alvo, garantindo a compra, a satisfação e a fidelidade. Objetivos secundários: Identificar as variáveis que motivam a aquisição de produtos convencionais em detrimento dos orgânicos, considerando (1) o percentual de estabelecimentos que utilizam os produtos objetos da pesquisa, (2) os problemas e/ou necessidades encontradas em todo o processo de logística, (3) tendências de mercado, (4) o nível de satisfação de hotéis, pousadas, restaurantes e varejistas com os produtos oferecidos, (5) e estratégias que fomentem o mercado e (6) práticas da concorrência (produto convencional). i. Desenho e estratégia geral O tipo de pesquisa de mercado mais apropriada ao presente caso é a pesquisa quantitativa, método que busca quantificar dados e generalizar os resultados da amostra para o universo, onde habitualmente são utilizados indicadores numéricos com critérios estatísticos rigorosos para medir opiniões, atitudes e preferências, bem como estimar o potencial de determinado segmento de mercado. Como o segmento pesquisado possui um universo de estabelecimentos muito amplo, os indicadores adotados foram colhidos por amostragem, o que permite uma avaliação segura do potencial de mercado sem comprometer a viabilidade do estudo. Em decorrência da pesquisa demandar identificação do potencial de mercado em áreas geográficas distintas, utilizamos como meios de pesquisa o contato telefônico, emails cadastrados e entrevistas pessoais, onde tivemos que considerar as características especificas de cada região para um real panorama de mercado. Desta foram, o questionário adotado como modelo foi extraído do TRD 04/2011, onde foram considerados os dados de maior relevância da estrutura apresentada pelo TR, oportunidade em que se buscou colher o maior numero de informações possíveis sobre as variantes que condicionam o mercado de hortigranjeiros e frutas convencional frente ao mercado orgânico. Selecionado o público-alvo, e estabelecidos metas e critérios, a pesquisa de mercado foi realizada entre janeiro e março de 2012, tendo como resultado final o relatório apresentado.

Page 4: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

4

ii. Fontes de informação/amostra Como de praxe, foi realizado um teste em pequena escala com uma minuta de questionário mais abrangente, com questões mais complexas, especificas e subjetivas. Entretanto, os entrevistados não se sentiram a vontade em responder tais questões, o que nos condicionou a revisão e reformulação do questionário ao padrão efetivamente adotado. Como as informações colhidas partiram de amostras regionalizadas, foram utilizados questionários estruturados com perguntas claras e objetivas, porém determinantes, de modo a proporcionar mais qualidade a pesquisa, garantindo a uniformidade e confiabilidade das respostas nos resultados obtidos. Assim, foram contactados aproximadamente 979 (novecentos e setenta e nove) estabelecimentos integrantes do Banco de Dados do Planeta Orgânico, dentre hotéis, pousadas, restaurantes e redes varejistas localizados no Rio de Janeiro, com abrangência nas cidades de Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Parati, Búzios, Valença. Vassouras e região metropolitana do Rio de Janeiro (incluindo Barra da Tijuca e Niterói). Houve adesão de aproximadamente 20% dos estabelecimentos, amostra suficientemente apta a refletir o panorama atual do mercado orgânico no estado do Rio de Janeiro. iii. Instrumentos O instrumento utilizado para coleta de dados do mercado foi um questionário aprovado previamente pelo Centro de Inteligência em Orgânicos, no qual o entrevistador, seja pessoalmente ou por telefone, indagou cada estabelecimento vinculado ao banco de dados do Planeta Orgânico sobre o consumo/aquisição de frutas e hortigranjeiros orgânicos. No questionário foram consideradas 5 etapas de pesquisa, a saber: 1ª etapa: identificação do estabelecimento, com nome do estabelecimento, localização, e contato (pessoa responsável pelo preenchimento, telefone e email) 2ª etapa: identificação dos hortigranjeiros e frutas orgânicas mais consumidos pelo público-alvo da pesquisa 3ª etapa: perguntas fechadas que possibilitem a comparação das políticas adotadas para os produtos orgânicos e os convencionais. 4ª etapa: perguntas abertas que possibilitem conhecer a opinião do público-alvo e auxiliem na estratégia de mercado a ser adotada 5ª etapa: dados econômicos do público-alvo.

Page 5: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

5

iv. Limitações No decorrer da pesquisa encontramos limitações tanto de origem subjetiva quanto de origem técnica. Dentre as limitações de cunho subjetivo estão (1) a falta de interesse dos estabelecimentos em responder pesquisa relativa a produto orgânico, (2) a disponibilidade em atender o entrevistador, que em alguns casos retornava ao estabelecimento mais de 3 (três) vezes, sem sucesso, e (3) autorização do proprietário. Quanto as limitações de cunho técnico, observamos (1) a falta de conhecimento sobre o assunto, (2) a dificuldade de mensurar o volume mensal dos produtos adquiridos, vez que muitos estabelecimentos tem um fluxo de consumo semanal, por medidas diferentes de peso (caixas, mudas, pés, kg) e/ou variável (depende da estação, da época do ano, ou do dia da semana) e (3) questões que envolvem setores ou pessoas diferentes do estabelecimento. Em todas as situações mencionadas a orientação ao entrevistador sempre foi a de insistir na participação dos estabelecimentos para conhecimento e fortalecimento do mercado orgânico, da economia verde e de todos os benefícios oriundos de tal pratica. Entretanto, em alguns casos, até mesmo estabelecimentos que defendem a bandeira e já cientes da dificuldade do setor, por um dos motivos arrolados acima, deixaram de participar da pesquisa proposta. 2.2 - A coleta de dados A coleta de dados corresponde ao levantamento das informações necessárias para a realização da pesquisa, que no presente caso permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente. Desta forma, os procedimentos adotados para coleta de dados específicos na pesquisa foram:

(1) Questionários – técnica de custo razoável, com questões de finalidade especifica que servem para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões. Aplicado individualmente por telefone, email e pessoalmente.

(2) Entrevistas – com o apoio do questionario, foram introduzidas variações necessárias durante sua aplicação. Em geral, a aplicação de uma entrevista requer um tempo maior mas, em contrapartida, possibilita informações mais detalhadas de cada entrevistado.

(3) Observação Direta - método de coleta de dados que se baseia na atuação de

observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos, impactos, etc. Depende da habilidade do pesquisador em captar informação, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade.

Page 6: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

6

2.3 - Tabulação dos dados e análise dos resultados Como mencionado, a amostra obtida representa 20% dos estabelecimentos contactados, sendo composta por 197 estabelecimentos da região metropolitana do Rio de Janeiro e algumas cidades de relevância significativa (Búzios, Paraty, Angra dos Reis, Teresópolis, Petrópolis, Região do Vale do Café (Vassouras, Valença, Piraí, Paulo de Frontin), cuja coleta dos dados foi realizada entre janeiro e março de 2012. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário constituído de 5 (cinco) etapas, onde se objetivou (a) identificar o estabelecimento (nome, localização e contato, (b) identificar os hortigranjeiros e frutas orgânicas mais consumidos, (c) comparar as políticas adotadas para os produtos orgânicos e os convencionais, (d) conhecer a opinião do público-alvo para posteriormente definir estratégia de mercado e, (e) identificar o perfil econômico do público-alvo. As informações obtidas com o auxilio do questionário foram quantificadas nos gráficos que seguem, oportunidade em que apresentamos um panorama geral da pesquisa. Importante salientar que nos documentos anexados a presente consultoria estão os formulários utilizados – ANEXO I, os gráficos representativos de cada um dos Municípios abrangidos pela pesquisa - ANEXO II e, na versão impressa, os formulários preenchidos - ANEXO III.

Page 7: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

7

Pesquisa de Mercado: Frutas e Hortigranjeiros Orgânicos Estado do Rio de Janeiro

Resultado Global 1 - Municípios abrangidos A pesquisa de mercado realizada abrange os municípios do Rio de Janeiro (Região metropolitana) e Niterói, Búzios, Paraty, Angra dos Reis, Teresópolis, Petrópolis, Região do Vale do Café (Vassouras, Valença, Piraí e Engenheiro Paulo de Frotin). 2 - Número de estabelecimentos contactados Foram contactados aproximadamente 979 (novecentos e setenta e nove) estabelecimentos, dentre hotéis, pousadas, bares, restaurantes e redes varejistas, cadastrados no banco de dados do Planeta Orgânico. O contato com os estabelecimentos se deu através de emails, telefonemas e, em algumas cidades, entrevistas pessoais. 3 - Número de formulários preenchidos Cerca de 20% dos estabelecimentos contactados (197 estabelecimentos) retornaram a pesquisa com informações de relevância impar para o mercado de frutas e hortigranjeiros orgânicos do Rio de Janeiro 4 - Dados da pesquisa Os resultados ora apresentados representam os hábitos e rotinas adotadas pelos estabelecimentos tidos como público-alvo da pesquisa de mercado encomendada, e serão apresentados por itens trazidos no formulário de pesquisa que identificam as diversas situações analisadas.

Page 8: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

8

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

O Gráfico acima define a proporcionalidade entre hotéis e restaurantes localizados no Estado do Rio de Janeiro, sinalizando o segmento de restaurantes como o perfil de estabelecimento que pode ter uma influência significativa na aquisição/consumo de produtos orgânicos.

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

26%

71%

3%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

45%

ME EPP Média Empresa Grande Empresa Não responderam

17%

3% 2% 1%

4%

43%

3%

10%

6% 8%

0% 1% 0% 1% 1%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 9: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

9

Seguindo tendência nacional, o porte do público-alvo da pesquisa demonstra o tipo de empresa que movimenta o nicho de mercado que se pretende fomentar, no qual observamos que as Micro e Pequenas Empresas, ME e EPP, respectivamente, tem características muito

similares como: capital baixo, forte presença de proprietários, sócios e familiares como mão-de-obra ocupada nos negócios, poder decisório centralizado e registros contábeis precários. De forma a possibilitar uma visão mais detalhada do perfil econômico do público-alvo, destacamos a faixa de receita bruta que deve ser considerada, segundo a Receita Federal do Brasil, para definir o porte de cada empresa no exercício 2012, a saber:

ME: receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360.000,00 ou até R$ 30.000,00 mensais;

EPP: receita bruta anual entre R$ 360.000,00 e R$ 3.600.000,00 ou até R$ 300.000,00 mensais;

Media Empresa: receita bruta anual entre R$ 3.600.000,00 e R$ 48.000.000,00 ou até R$ 4.000.000,00 mensais;

Grande Empresa: receita bruta anual acima de R$ 48.000.000,00 ou R$ 4.000.000,00 mensais.

Page 10: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

10

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

0%

2%

4%

6%

8%

10%

12%

Produtor Distribuidor

6%

0%

11%

5%

2%

0%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

Produtor Distribuidor

2%

19%

3%

51%

0% 1%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 11: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

11

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0%

1%

2%

3%

4%

5%

6%

7%

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem Outra

1%

3%

2%

1%

0%

6%

2%

1%

7%

1% 1%

0%

1%

0%

1%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem Outra

14%

1% 3% 2%

0%

39%

2% 1%

9%

2% 1% 0% 0% 0% 0%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 12: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

12

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0%

5%

10%

15%

20%

Diretamente no estabelecimento

Outro

6%

0%

16%

2% 1% 2%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

10%

20%

30%

40%

50%

Diretamente no estabelecimento Outro

18%

2%

48%

4% 0% 1%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 13: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

13

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

De modo a possibilitar conhecer a logística adotada pelos estabelecimentos quanto à aquisição de frutas e hortigranjeiros, orgânicos ou não, a pesquisa encomendada questiona sobre a modalidade de fornecimento, frequência de compras, local de entrega e tipo de embalagem, adotada a ambos os casos. No gráfico 1, os resultados trazem as modalidades de fornecimento de produtos disponibilizadas aos estabelecimentos, diretamente do pequeno produtor ou por meio de redes de distribuição espalhadas pelo Estado.

0%

2%

4%

6%

8%

10%

Bulk Individuais Identificação da loja

3% 4%

0%

5%

10%

2% 1% 1% 1%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

10%

20%

30%

40%

Bulk Individuais

11% 7%

38%

13%

0% 0%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 14: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

14

No gráfico 2, os resultados traduzem a necessidade variável de cada segmentos na aquisição dos produtos in natura, demonstrando a frequência de compra adota. No gráfico 3, os resultados demonstram a diferença na logística de entrega entre produtos orgânicos e convencionais, restando evidenciado o dispêndio que o transporte de produtos em pequena escala pode proporcionar ao produtor, o que invariavelmente reflete no preço final. No gráfico 4, os resultados trazem um panorama do tipo de embalagem utilizada por produtores e distribuidores para entrega do produto adquirido. Importante destacar que o todo o sistema de logística difere consideravelmente ao compararmos os resultados regionais, principalmente nos itens modalidade de fornecimento e frequência de compras. Isso porque em determinadas regiões o percentual de fornecimento por distribuidor é significativamente maior que o percentual por produtor, já em outras nas regiões ocorre o oposto (vide anexo III), os principais motivos para tamanha diferença são: localização geográfica, informações técnicas sobre o que tipo de plantação considerada orgânica e falta de produtor ou fornecedor orgânico na região. Outra discrepância está na frequência de compra de cada região, pois neste item os estabelecimentos diferem sua política pela localização e atrativos turísticos, atrelando sua necessidade de compra a determinada época do ano. O mesmo panorama temos refletido quanto a logística relativa ao volume mensal de compra de cada perfil de estabelecimento. Isso porque as respostas obtidas com a pesquisa demonstraram que a quantificação de tal volume é uma tarefa demasiadamente complexa, vez que tal informação depende de inúmeras variantes, como porte do estabelecimento, localização, época do ano, demanda diferenciada (aquisição diária, semanal e mensal) Sendo assim, a grande maioria dos estabelecimentos não soube quantificar o volume, ou, aqueles que o souberam, utilizavam critérios diferenciados, como aquisição por kilograma, por unidade ou por caixa, o que impossibilitou a visualização em forma de gráfico.

Page 15: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

15

POLÍTICA DE PAGAMENTO

A política de pagamento adotada pelos estabelecimentos pesquisados mostrou-se muito semelhante ao compararmos a aquisição de produtos orgânicos e produtos convencionais. Os resultados demonstram que o perfil do estabelecimento e a sua localização tem influência direta na forma de pagamento adotada, que na maioria dos casos segue os mesmos critérios da logística de compra, ou seja, pagamento a vista para produtos adquiridos com mais frequência, e em menor escala, e pagamento a prazo para escalas maiores.

0%

2%

4%

6%

8%

10%

12%

A vista 15 dias 30 dias 45 dias

4%

1% 2%

0%

11%

1%

6%

0% 0% 0%

1% 1%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

A vista 15 dias 30 dias 45 dias

9%

2%

8%

0%

23%

1%

28%

1% 0% 0% 1%

0%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 16: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

16

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

Item de relevância significativa a todo processo econômico em nossa sociedade, a tributação tem grande influência na composição entre demanda/oferta dos produtos orgânicos, sendo assim, questionamos aos estabelecimentos qual o procedimento padrão adotado por cada segmento.

0%

5%

10%

15%

Sem imposto Com imposto Com frete

5%

2%

0%

6%

12%

0% 0% 1% 1%

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0%

10%

20%

30%

40%

50%

Sem imposto Com imposto Com frete

6%

13%

1% 7%

43%

3% 0% 0% 0%

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 17: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

17

Apesar da maioria dos estabelecimentos adquirirem produtos com a inclusão de imposto, os resultados gerais demonstraram que muitos estabelecimentos adquirem produtos sem considerar o imposto devido. Isso porque a grande maioria destes estabelecimentos adquire o produto diretamente de pequenos produtores ou feiras orgânicas ou convencionais, onde não são emitidas qualquer tipo de nota ou controle apto a considerar a tributação. A titulo de esclarecimentos, o questionário considerou preço final com imposto a aquisição com emissão de nota fiscal (NFe) e preço final sem imposto a aquisição com emissão de recibo simples.

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

A pesquisa buscou informações relativas ao sobrepreço que os estabelecimentos se dispõem a pagar pelo diferencial dos produtos orgânicos, onde restou demonstrado que quanto maior o conhecimento individual sobre os benefícios dos produtos e as dificuldades do setor orgânico, maior a predisposição em pagar o sobrepreço imposto.

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

0% 30% 50% Não responderam

2%

18%

2% 2%

20%

30%

6%

12%

2% 0% 2%

4%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 18: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

18

RASTREABILIDADE

Um dos dados mais relevantes no segmento orgânico, a rastreabilidade dos produtos também compôs a pesquisa encomendada. Apesar da gama de informações sobre orgânicos difundida na mídia, em seminários, feiras, palestras e eventos, os resultados demonstram que, com exceção dos estabelecimentos que apostam na alimentação orgânica como diferencial de mercado e qualidade de vida, a grande maioria dos estabelecimentos desconhece o que seja a rastreabilidade.

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

Para se ter um panorama de mercado, se faz necessário saber o percentual de produtores exclusivos que fornecem aos estabelecimentos tidos como público-alvo da pesquisa. Neste item procuramos identificar quantos e quais são os fornecedores de frutas e hortigranjeiros orgânicos mais populares.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

Sim, certificação Sim, outro Não Não responderam

60%

8%

26%

6%

Rastreabilidade

0%

10%

20%

30%

40%

50%

Sim Não

11%

15%

29%

42%

1% 2%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 19: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

19

Embora a pesquisa tenha como objetivo conhecer o mercado de frutas e hortigranjeiros orgânicos, outros produtos como pão, farinha, arroz, foram mencionados pelos entrevistados, A questão foi respondida por todos os estabelecimentos participantes, aqueles que compram orgânicos e também produtos convencionais. Entretanto, na análise individual de cada resposta, podemos observar que os produtores/fornecedores de orgânicos mais citados foram as feiras orgânicas, produtores que já tem seus produtos difundidos no mercado, como Sitio do Moinho, Fazenda Cafundó, Vale das Palmeiras e pequenos produtores locais.

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

Item de extrema importância, que impacta diretamente no meio ambiente refere-se à devolução e/ou substituição dos produtos não consumidos, onde restou constatado que todo o produto adquirido é consumido ou utilizado, seja no próprio estabelecimento, na casa dos funcionários ou mesmo na horta do estabelecimento, quando houver. Alguns estabelecimentos responderam que adotam a pratica de substituição do produto, mas condicionaram tal devolução a aparência ou validade do produto, e não a ausência de consumo.

8%

92%

Sim Não

Page 20: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

20

VAREJISTAS QUE POSSUEM MARCA PROPRIA

O segmento varejista desempenha papel de fundamental importância no mercado orgânico, sendo assim, a pesquisa trouxe em uma de suas questões a existência de marca própria da rede varejista. Os resultados demonstram que dentre os principais varejistas da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, 4 estabelecimentos, dos 5 consultados, possuem marca própria. Dentre os que possuem marca própria apenas 1 estabelecimento é integralmente orgânico, a saber, Sitio do Moinho.

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

80%

20%

Sim Não

0%

20%

40%

60%

80%

Sim Não

6%

20% 10%

61%

2% 1%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 21: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

21

Ultrapassada a questão de logística e mercado, a pesquisa encomendada buscou identificar possibilidades de estreitamento da relação demanda/oferta questionando ao público-alvo o interesse em participar de uma central coletiva de compras de produtos orgânicos, conduta já adotada por alguns segmentos do mercado, inclusive orgânicos. Os resultados obtidos demonstraram a imagem que o público-alvo tem dos produtos orgânicos, onde na maioria dos casos se traduzem na dificuldade da logística dos produtos desta natureza, aparência, continuidade de fornecimento, escassez do produto, custo efetivo, dentre outros. Aqueles estabelecimentos mais propensos a participarem de uma central coletiva são os que habitualmente já compram o produto diretamente de distribuidores orgânicos ou em feiras especificas.

TERMO DE COMPROMISSO

Ainda na busca por identificar possibilidades de estreitamento da relação demanda/oferta, a pesquisa trouxe ao público-alvo o questionamento sobre o interesse em assinar termo de compromisso de aquisição de parte de determinado produto orgânico. Tal possibilidade mostrou-se mais atrativa do que a central de compras coletiva, apresentando, entretanto, os mesmos fundamentos para sua negativa: dificuldade da logística dos produtos desta natureza, aparência, continuidade de fornecimento, escassez do produto, preço, dentre outros.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

Sim Não

7%

19%

29%

42%

2% 1%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 22: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

22

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

0%

5%

10%

15%

20%

25% B

ete

rra

ba

Co

uve

-flo

r

Pim

en

tão

Ovo

s

Alf

ac

e

Ceb

ola

Re

po

lho

Ag

riã

o

Bata

ta

Cen

ou

ra

To

ma

te

Te

mp

ero

s

Ch

uc

hu

Va

ge

m

4% 6%

2%

6%

23%

2% 4%

16%

2%

6% 6%

13%

4% 6%

Hotéis

Hortigranjeiros

0%

2%

4%

6%

Ab

ac

ate

Caq

ui

La

ran

ja L

ima

Ma

o

Am

eix

a

La

ran

ja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

2% 2% 2% 2%

6% 4%

6%

2% 2%

Hotéis

Frutas

0% 2% 4% 6% 8%

10% 12% 14% 16% 18% 20%

Ab

ób

ora

Bete

rrab

a

Co

uve-f

lor

Pim

en

tão

Ovo

s

Alf

ace

Ceb

ola

Man

dio

ca

Rep

olh

o

Ag

rião

Bata

ta

Cen

ou

ra

Milh

o v

erd

e

To

mate

Tem

pero

s

Bata

ta D

oce

Ch

uch

u

Pep

ino

Vag

em

6%

9%

6% 6% 8%

19%

6%

2% 3%

14%

7%

11% 9% 10% 9%

20%

2% 1% 2%

Restaurantes

Hortigranjeiros

Page 23: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

23

Os gráficos acima trazem como resultado as frutas e hortigranjeiros orgânicos mais consumidos pelos estabelecimentos tidos como público-alvo. Apesar da pesquisa ter delimitado as frutas e hortigranjeiros habitualmente consumidas, os entrevistados mencionaram diversos outros produtos de consumo frequente, tais como: chicória salsa alecrim, orégano, ervilha, brócolis, rúcula, couve, abobrinha, alecrim, manjericão, coentro, alho poro, inhame, amora, castanha, arroz, brotos, nabo, caju, maracujá, berinjela, espinafre, frango, palmito, farinha, Pães, dentre outros.

Em relação ao segmento varejista, como descrito no gráfico acima, todos os estabelecimentos responderam que disponibilizam em suas prateleiras produtos orgânicos, mas apenas alguns discriminaram as frutas e os hortigranjeiros que adquirem. Apesar de não constar na reformulação do questionário, o tema sazonalidade dos produtos foi pauta de conversa com vários estabelecimentos. A grande maioria indicou a substituição do produto sazonal por outro similar ou mesmo pelo produto convencional.

0%

1%

2%

3%

Ab

acate

Caq

ui

Lara

nja

Lim

a

Mam

ão

Am

eix

a

Lara

nja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

1% 1% 1% 1%

2% 2%

3%

1% 1%

Restaurantes

Frutas

60%

40%

Varejistas

Hortigranjeiros orgânicos Frutas Orgânicas

Page 24: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

24

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0%

5%

10%

15%

20%

25%

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

8%

4% 6% 6% 6%

2%

6%

2%

12%

6% 4%

2%

21%

15%

12%

19%

25%

15%

0%

12%

7%

0% 0%

15%

0% 2%

0%

4% 0%

0%

Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

0%

2%

4%

6%

8%

10%

12%

14%

16%

18%

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

5%

1% 0%

2% 3%

1%

12%

3%

8%

6%

12%

3%

12%

8%

17%

13% 12%

7%

1%

14%

3% 5%

2%

14%

0%

3%

1% 2%

1%

6%

Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 25: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

25

Finalmente, item indispensável em qualquer pesquisa de mercado, o nível de satisfação de hotéis, pousadas, restaurantes e rede varejistas quanto as frutas e hortigranjeiros orgânicos consumidos. Segundo resultados globais, a qualidade do produto destaca-se como ponto positivo, enquanto variedade e preço foram os mais mencionados como ponto desfavorável inerente a este tipo de produção. 4 – O modelo de pesquisa e sua replicação O modelo de pesquisa adotado para identificar o potencial de mercado do segmento de frutas e hortigranjeiros orgânicos no estrado do Rio de Janeiro pode ser adotado em outros estados da federação, vez que de um simples questionários, se pode mensurar a diferença de comportamento econômico e social entre as regiões da mesma cidade. Contudo, diante da dificuldade encontrada, principalmente em hotéis da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro (cuja disponibilidade/interesse em responder a pesquisa foi muito baixa), não basta um questionário bem formulado e um entrevistador capacitado. Os meios de aplicação do questionário devem ser variados e adaptados em cada região ou mesmo para cada perfil de estabelecimento, o que inevitavelmente torna a pesquisa mais cara e longa.

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0% 0% 0% 0% 0% 0%

80%

20% 20% 20% 20%

0% 0% 0%

20% 40% 40%

0%

0%

60%

20%

0% 0%

60%

0% 0% 0%

20%

0%

20%

Varejistas

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 26: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

26

5 – Considerações Finais A pesquisa de mercado aplicada cumpriu o seu papel principal, possibilitando um panorama geral e regionalizado do mercado sob o ponto de vista de hotéis, pousadas, restaurantes e redes varejistas, sinalizando as posturas, procedimentos e tendências adotadas por cada perfil.

A pesquisa aplicada também identificou as diversas variáveis que motivam a aquisição de produtos convencionais em detrimento dos orgânicos, como: localização geográfica, fonte primaria de economia da cidade (no caso das cidades turísticas), viabilidade financeira do estabelecimento, logística, informação. Os resultados apresentados comprovam a resistência que grande maioria dos estabelecimentos públicos-alvo ainda tem em relação ao produto orgânico: mais caros, escassos, com logísticas mais complexas e escala reduzida.

Como se não bastasse, apesar de todo apelo quanto a sustentabilidade e a defesa do meio ambiente e de uma qualidade de vida mais digna, o quesito demanda de mercado ainda prepondera. Aos olhos dos estabelecimentos pesquisados, a crescente demanda por produtos orgânicos ainda não é capaz de ultrapassar as variáveis que inviabilizam a inclusão de produtos desta natureza em seus cardápios. E, nos casos de redes varejistas, o percentual de produtos orgânicos disponibilizados ao consumidor não chega nem a 2% do volume total adquirido mensalmente. A vista do exposto, sugere-se o prosseguimento desta pesquisa em outras 2 etapas: (1) elo da cadeia produtiva: produtor/fornecedor e (2) consumidor final: realidade e tendências. Sugere-se, ainda, a replicação da pesquisa em outros estados da federação, captando a particularidade de cada região do Brasil como potencial de mercado. Sendo assim, esperamos que a pesquisa de mercado proposta auxilie na identificação de oportunidades e potenciais de mercado, auxiliando na implementação de medidas adequadas ao fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos, bem como estreitando a oferta/demanda deste tipo de produto.

Page 27: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

27

ANEXO I

Page 28: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

28

PESQUISA DADOS DE MERCADO - RESTAURANTES RIO DE JANEIRO

Nome do estabelecimento:

Endereço:

Telefone:

Contato:

email:

Questionário

1 – Marque os produtos hortigranjeiros e frutas orgânicas adquiridas mensalmente pelo estabelecimento

| Hortigranjeiros |

abóbora alface batata batata doce

beterraba cebola cenoura chuchu

couve-flor mandioca milho verde pepino

pimentão repolho tomate vagem

ovos agrião temperos outros

| Frutas |

abacate abacaxi ameixa banana

caqui laranja lima laranja limão

manga melancia melão morango

maça mamão pêra pêssego

tangerina uva goiaba outros

Page 29: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

29

2 – Considerando a relação orgânico x convencional, preencha a tabela que segue:

ORGÂNICO CONVENCIONAL

Volume mensal (Kg) hortigranjeiros frutas

hortigranjeiros frutas

Compras através de: ( ) produtores ( ) distribuidores

( ) produtores ( ) distribuidores

Freqüência

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

Entrega ( ) diretamente no restaurante ( ) outro ______

( ) diretamente no restaurante ( ) outro ______

Pagamento ( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

Preço final ( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

Embalagens ( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

Rastreabilidade

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

Sobrepreço disposto a pagar

( ) 0% ( ) 30% ( ) 50% ( ) 0% ( ) 30% ( ) 50%

3 - Há produtores exclusivos que fornecem alimentos para o Restaurante? ( ) sim ( ) não Caso positivo, qual a modalidade de compra? E suas condições?

4 - Há devolução/substituição de produto não consumido? ( ) sim ( ) não

5 - Há disposição em fazer parte de uma central coletivas de compra? ( ) sim ( ) não

Page 30: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

30

6 - Há disposição em assinar um termo de compromisso para aquisição de parte da produção orgânica de determinado produtor e/ou produto? ( ) sim ( ) não Sob quais condições?

7 - Níveis de satisfação quanto aos produtos orgânicos adquiridos: 1 - Excelente 2 - Muito bom 3 - Bom 4 - Regular 5 - Ruim

Qualidade dos produtos ( )

Variedade de produtos oferecidos ( )

Apresentação dos produtos ( )

Entrega ( )

Atendimento ( )

Preço ( )

8 - Sugestões para aprimoramento das frutas e produtos hortigranjeiros orgânicos:

Dados Adicionais

Porte da empresa:

Número de filiais:

Faixa de faturamento:

Número de funcionários:

Page 31: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

31

PESQUISA DADOS DE MERCADO - HOTÉIS RIO DE JANEIRO

Nome do estabelecimento:

Endereço:

Telefone:

Contato:

email:

Questionário

1 – Marque os produtos hortigranjeiros e frutas orgânicas adquiridas mensalmente pelo estabelecimento

| Hortigranjeiros |

abóbora alface batata batata doce

beterraba cebola cenoura chuchu

couve-flor mandioca milho verde pepino

pimentão repolho tomate vagem

ovos agrião temperos outros

| Frutas |

abacate abacaxi ameixa banana

caqui laranja lima laranja limão

manga melancia melão morango

maça mamão pêra pêssego

tangerina uva goiaba outros

Page 32: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

32

2 – Considerando a relação orgânico x convencional, preencha a tabela que segue:

ORGÂNICO CONVENCIONAL

Volume mensal (Kg) hortigranjeiros frutas

hortigranjeiros frutas

Compras através de: ( ) produtores ( ) distribuidores

( ) produtores ( ) distribuidores

Freqüência

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

Entrega ( ) diretamente no hotel ( ) outro ______

( ) diretamente no hotel ( ) outro ______

Pagamento ( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

Preço final ( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

Embalagens ( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

Rastreabilidade

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

Sobrepreço disposto a pagar

( ) 0% ( ) 30% ( ) 50% ( ) 0% ( ) 30% ( ) 50%

3 - Há produtores exclusivos que fornecem alimentos para o Hotel? ( ) sim ( ) não Caso positivo, qual a modalidade de compra? E suas condições?

4 - Há devolução/substituição de produto não consumido? ( ) sim ( ) não

5 - Há disposição em fazer parte de uma central coletivas de compra? ( ) sim ( ) não

Page 33: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

33

6 - Há disposição em assinar um termo de compromisso para aquisição de parte da produção orgânica de determinado produtor e/ou produto? ( ) sim ( ) não Sob quais condições?

7 - Níveis de satisfação quanto aos produtos orgânicos adquiridos: 1 - Excelente 2 - Muito bom 3 - Bom 4 - Regular 5 - Ruim

Qualidade dos produtos ( )

Variedade de produtos oferecidos ( )

Apresentação dos produtos ( )

Entrega ( )

Atendimento ( )

Preço ( )

8 - Sugestões para aprimoramento das frutas e produtos hortigranjeiros orgânicos:

Dados Adicionais

Porte da empresa:

Número de filiais:

Faixa de faturamento:

Número de funcionários:

Page 34: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

34

PESQUISA DADOS DE MERCADO - VAREJISTAS RIO DE JANEIRO

Nome do estabelecimento:

Endereço:

Telefone:

Contato:

email:

Questionário

1 – Marque os produtos hortigranjeiros e frutas orgânicas adquiridas mensalmente pelo estabelecimento

| Hortigranjeiros |

abóbora alface batata batata doce

beterraba cebola cenoura chuchu

couve-flor mandioca milho verde pepino

pimentão repolho tomate vagem

ovos agrião temperos outros

| Frutas |

abacate abacaxi ameixa banana

caqui laranja lima laranja limão

manga melancia melão morango

maça mamão pêra pêssego

tangerina uva goiaba outros

Page 35: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

35

2 – Considerando a relação orgânico x convencional, preencha a tabela que segue:

ORGÂNICO CONVENCIONAL

Volume mensal (Kg) hortigranjeiros frutas

hortigranjeiros frutas

Compras através de: ( ) produtores ( ) distribuidores

( ) produtores ( ) distribuidores

Freqüência

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

( ) Diariamente ( ) ___ vezes por semana ( ) Outra ____________

Entrega

( ) diretamente na loja ( ) CD ( ) outro ______

( ) diretamente na loja ( ) CD ( ) outro ______

Pagamento ( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

( ) à vista ( ) 30 dias ( ) 45 dias

Preço final ( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

( ) sem imposto ( ) com imposto ( ) com frete

Embalagens ( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

( ) bulk ( ) individuais ( ) identificação loja

Rastreabilidade

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

( ) sim, certificação ( ) sim, outro _____________ ( ) não

Sobrepreço disposto a pagar

( ) 0% ( ) 30% ( ) 50% ( ) 0% ( ) 30% ( ) 50%

3 - Há produtores exclusivos que fornecem alimentos para o Varejista? ( ) sim ( ) não Caso positivo, qual a modalidade de compra? E suas condições?

4 – Possui marca própria? ( ) sim ( ) não Qual?

Page 36: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

36

5 - Há devolução/substituição de produto não consumido? ( ) sim ( ) não

6 - Quem é o responsável pela colocação e manutenção dos produtos nas prateleiras?

7 - Há disposição em fazer parte de uma central coletivas de compra? ( ) sim ( ) não

8 - Há disposição em assinar um termo de compromisso para aquisição de parte da produção orgânica de determinado produtor e/ou produto? ( ) sim ( ) não Sob quais condições?

9 - Níveis de satisfação quanto aos produtos orgânicos adquiridos: 1 - Excelente 2 - Muito bom 3 - Bom 4 - Regular 5 - Ruim

Qualidade dos produtos ( )

Variedade de produtos oferecidos ( )

Apresentação dos produtos ( )

Entrega ( )

Atendimento ( )

Preço ( )

10 - Sugestões para aprimoramento das frutas e produtos hortigranjeiros orgânicos:

Dados Adicionais

Porte da empresa:

Número de filiais:

Faixa de faturamento:

Número de funcionários:

Page 37: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

37

ANEXO II

Page 38: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

38

Pesquisa de Mercado: Frutas e Hortigranjeiros Orgânicos Avaliação Regional

De forma a possibilitar a melhor analise das informações regionalizadas, optou-se por apresentar grande parte dos dados coletados de forma numérica (quantidade de estabelecimentos que responderam a pesquisa) e não percentual (como no relatório geral), pois em diversos casos a tabulação em forma de percentual poderá refletir uma realidade equivocada.

MUNICÍPIO: RIO DE JANEIRO Número de estabelecimentos contactados: 392 estabelecimentos contactados Número de formulários preenchidos: 94

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

8%

88%

4%

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 39: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

39

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

0

10

20

30

40

50

ME EPP Média Empresa Grande Empresa

Não responderam

4 0 0 2 1

47

0

12 11 13

0 1 0 2 1

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

20

Produtor Distribuidor

0 0

18

6

3

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

20

40

60

Produtor Distribuidor

0 7

3

56

0 1

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 40: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

40

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

2

4

6

8

10

12

14

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem Outra

0 0 0 0 0

9

1 0

13

1 2

0 1

0 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

10

20

30

40

50

Diariamente 3x sem Outra

7 0 0

49

9

1 1 0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

20

25

Diretamente no estabelecimento

Outro

0 0

22

2 1 3

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 41: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

41

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

0

10

20

30

40

50

60

Diretamente no estabelecimento

Outro

7 0

59

1 0 1

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

Bulk Individuais Identificação da loja

0 0 0

8

12

3 1 2 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

10

20

30

40

50

Bulk Individuais

5 2

44

15

0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 42: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

42

POLÍTICA DE PAGAMENTO

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

5

10

15

A vista 30 dias 45 dias

0 0 0

14

10

0 0 2 2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

10

20

30

40

A vista 15 dias 30 dias 45 dias

1 1 5

0

23

0

36

0 0 0

1 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

20

Sem imposto Com imposto Com frete

0 0 0

5

19

0 0 1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 43: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

43

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

0

20

40

60

Com imposto Com frete

4 3

52

7 0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

2

4

6

8

0% 30% 50% Não responderam

0 0 0 0

8 7

3

6

1

0 1

2

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

20

Sim, certificação Sim, outro Não Não responderam

20

2 4

2

Rastreabilidade

Page 44: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

44

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

VAREJISTAS QUE POSSUEM MARCA PROPRIA

0

10

20

30

40

50

Sim Não

3 4

38 45

2 2

Hotéis Restaurantes Varejistas

11%

89%

Sim Não

100%

0%

Sim Não

Page 45: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

45

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

0

10

20

30

40

50

Sim Não

2 5

36

47

3 1

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

10

20

30

40

50

Sim Não

2 5

36

47

3 1

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

10

20

30

Ab

ób

ora

Co

uve-f

lor

Ovo

s

Ceb

ola

Rep

olh

o

Bata

ta

Mil

ho

verd

e

Tem

pero

s

Ch

uch

u

Vag

em

8

13

8 9 11

27

9

3 4

20

10

16 12

15 13

3 3 2

9

Restaurantes

Hortigranjeiros

Page 46: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

46

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

1

2

3

Ab

acate

Caq

ui

Lara

nja

Lim

a

Mam

ão

Am

eix

a

Lara

nja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

1 1 1 1

3 2

3

1 1

Restaurantes

Frutas

60%

40%

Varejistas

Hortigranjeiros orgânicos Frutas Orgânicas

0

5

10

15

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

3 1 1

3 3 1

12

1

7 6

12

0

8

5

14

11

8

5

1

14

2 1 1

12

0

3

0 1

0

4

Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 47: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

47

0

1

2

3

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0 0 0 0

3

1 1

2

1

0 0 0 0

2 2

0 0

2

1

0 0

3

0 0 0 0 0 0

Varejistas

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 48: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

48

MUNICÍPIO: PETRÓPOLIS Número de estabelecimentos contactados: 125 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 27

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

26%

70%

4%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

ME MEDIA EMPRESA

Não responderam

5

1 1

15

4

0 0 1

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 49: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

49

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

0,5

1

1,5

2

Produtor Distribuidor

2

0

2

1

0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

Produtor Distribuidor

0

5

1

15

0 1

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

0,5

1

1,5

2

Diariamente 1x sem Outra

0

2

0

1 1 1

0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 50: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

50

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

5

10

15

Diariamente 1x sem 3x sem Outra

6

1 0 0

11

1

4 3 1

0 0 0

Convencioinais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

3

Diretamente no estabelecimento

2

3

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

Diretamente no estabelecimento

Outro

5

0

15

2 1 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 51: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

51

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

0,5

1

1,5

2

Bulk Individuais

1 1

2

1

0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

Bulk Individuais Identificação da loja

3 1 1

15

2 0

1 0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

3

A vista

2

3

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 52: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

52

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

5

10

15

A vista 30 dias 45 dias

2 3

0

11

4

1 0 1 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

0,5

1

1,5

2

Sem imposto Com imposto

0

2

1

2

0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

5

10

15

20

Sem imposto Com imposto

0

5

1

17

0 1

Convencionais

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 53: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

53

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

0,5

1

1,5

2

0% 30% 50%

0

1 1 1

2

0 0 0 0

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

3

4

Sim, certificação Sim, outro

4

1

Rastreabilidade

0

2

4

6

8

10

12

Sim Não

4 3

7

12

0

1

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 54: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

54

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

VAREJISTAS QUE POSSUEM MARCA PROPRIA

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

0%

100%

Sim Não

100%

0%

Sim Não

0

5

10

15

Sim Não

2

5 5

14

0 1

Hotéis Restaurantes Varejistas

Page 55: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

55

TERMO DE COMPROMISSO

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

0

2

4

6

8

10

12

Sim Não

4 3

12

7

1 0

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

Pim

en

tão

Ov

os

Alf

ace

Ag

rião

Cen

ou

ra

To

mate

Tem

pero

s

Vag

em

1

2 2

1 1 1 1 1

Hotéis

Hortigranjeiros

0

1

2

Co

uve-f

lor

Ovo

s

Ceb

ola

Ag

rião

Cen

ou

ra

Tem

pero

s

1

2

1

2 2

1

2 2 2 2

1

Restaurantes

Hortigranjeiros

Page 56: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

56

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

0,5

1

1,5

2

Man

ga

Maça

Ab

acaxi

Uva

Pera

Lara

nja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

2 2 2

1 1 1 1 1 1

Restaurantes

Frutas

0

1

2

3

4

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

Nível de Satisfação - Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

0

1

2

3

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0 0 0 0

3

0 0 0

2

0 0 0

2

0 0 0 0

2

1

2

0

1

0

1

0

1 1

2

Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 57: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

57

MUNICÍPIO: NOVA FRIBURGO Número de estabelecimentos contactados: 72 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 7

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

29%

71%

0%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

3

4

5

ME MEDIA EMPRESA

1 1

5

0

Hotéis Restaurantes

Page 58: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

58

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

2

4

Produtor

2

3

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Distribuidor

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

1x sem 2x sem 3x sem

0

2

0

2

0

1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 59: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

59

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

1

2

Diariamente

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Diretamente no estabelecimento

Outro

2

0

2

1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Outro

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 60: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

60

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

0,5

1

1,5

2

Bulk Individuais

0

2

1

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Identificação da loja

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

A vista 30 dias

0

2

1

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 61: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

61

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

1

2

A vista

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Sem imposto Com imposto

2

0

2

1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Sem imposto

0

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 62: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

62

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

1

2

3

30%

2

3

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

4

Sim, certificação Não

1

4

Rastreabilidade

0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

Sim Não

2

0

2

3

Hotéis Restaurantes

Page 63: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

63

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

0% 100%

Sim Não

0

1

2

3

4

5

Sim

2

5

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

Sim Não

2

0

3

2

Hotéis Restaurantes

Page 64: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

64

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

0

1

2

Alf

ace

Ag

rião

Tem

pero

s

2

1

2

Hotéis

Hortigranjeiros

0

1

2

Am

eix

a

Ban

an

a

2 2

Hotéis

Frutas

0

1

2

3

Co

uve-f

lor

Bete

rrab

a

Ceb

ola

Ag

rião

Cen

ou

ra

Vag

em

1

2 2

3

2

1

3

1

2

1 1

2

Restaurantes

Hortigranjeiros

Page 65: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

65

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

1

2

Mela

ncia

Lara

nja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

1 1

2

1 1

Restaurantes

Frutas

0

0,5

1

1,5

2

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0 0 0 0 0 0

2

0 0 0

2

0 0 0

2

0 0

2

0 0 0

2

0 0 0

2

0 0

Nível de Satisfação - Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

0

1

2

3

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

1

0 0 0 0 0 0 0

1

0

1 1

3

1 1

3 3

0 0

3

1

0 0

2

0 0

1 1

0

2

Nível de satisfação - Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 66: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

66

MUNICÍPIO: TERESÓPOLIS Número de estabelecimentos contactados: 81 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 10

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

30%

70%

0%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

1

2

3

4

EPP MEDIA EMPRESA GRANDE EMPRESA

3

0 0

4

2

1

Hotéis Restaurantes

Page 67: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

67

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

0,5

1

Produtor Distribuidor

1

0

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Produtor Distribuidor

0

2

0

6

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

2x sem

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 68: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

68

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

1

2

3

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem

0 0

1 1

3

1 1 1

Convencioinais

Hotéis Restaurantes

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Diretamente no estabelecimento

Outro

1

0

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Diretamente no estabelecimento

Outro

2

0

6

0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 69: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

69

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

0,5

1

Bulk

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

Bulk Individuais Identificação da loja

1 1

0

2

3

1

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

A vista

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 70: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

70

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

1

2

3

4

A vista 30 dias

2

0

4

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Sem imposto Com imposto

0

1 1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Sem imposto Com imposto

0

2

5

1

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 71: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

71

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

0% Não responderam

0

1 1

0

Hotéis Restaurantes

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Sim, certificação Sim, outro

1 1

Rastreabilidade

0

1

2

3

4

Sim Não

2

1

3

4

Hotéis Restaurantes

Page 72: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

72

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

10% 90%

Sim Não

0

1

2

3

4

Sim Não

1

2

4 3

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

8

Sim Não

0

3

0

7

Hotéis Restaurantes

Page 73: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

73

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

1

2 B

ete

rra

ba

Co

uv

e-f

lor

Pim

en

tão

Ov

os

Alf

ac

e

Ce

bo

la

Re

po

lho

Ag

riã

o

Ba

tata

Ce

no

ura

To

ma

te

Te

mp

ero

s

Ch

uc

hu

Va

ge

m

1

2

1 1

2

1

2

1 1 1 1 1

2

1

Hotéis e Restaurantes

Hortigranjeiros

0

1

2

Ab

ac

ate

Ma

ng

a

Ma

ça

Ta

ng

eri

na

Ab

ac

ax

i

Pe

ra

La

ran

ja L

ima

Ma

o

Am

eix

a

La

ran

ja

Ban

an

a

Lim

ão

Mo

ran

go

1 1 1 1 1 1

2

1

2 2 2 2 2

Hotéis e Restaurantes

Frutas

0

0,5

1

1,5

2

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0

1

2

0

1

0 0 0 0 0 0

1

2

1

0

1

0

1

0 0 0

1 1

0 0 0 0 0

Nível de Satisfação - Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 74: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

74

MUNICÍPIO: ANGRA DOS REIS

Número de estabelecimentos contactados: 58 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 6

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DO ESTABELECIMENTO

50% 50%

0%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

ME EPP MEDIA EMPRESA GRANDE EMPRESA

3

0 0 0

1 1 1

Hotéis Restaurantes

Page 75: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

75

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

0,5

1

Produtor

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

Distribuidor

2

3

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

2x sem

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 76: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

76

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem

0 0

1 1 1 1

0

1

Convencioinais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Diretamente no estabelecimento

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Diretamente no estabelecimento

Outro

2

0

1

2

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 77: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

77

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

0,5

1

Bulk Individuais Identificação da loja

1

0 0 0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Bulk Identificação da loja

2

0

2

1

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

30 dias

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 78: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

78

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

1

2

3

30 dias

2

3

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Com imposto

1

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

Com imposto

2

3

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 79: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

79

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

30%

1

0

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Sim, certificação

1

Rastreabilidade

0

1

2

3

Não

3 3

Hotéis Restaurantes

Page 80: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

80

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

0% 100%

Sim Não

0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

Sim Não

1

2

0

3

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

Não

3 3

Hotéis Restaurantes

Page 81: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

81

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

HOTÉIS

0 0,2 0,4 0,6 0,8

1

Co

uv

e-f

lor

Alf

ac

e

Ag

riã

o

Te

mp

ero

s

Va

ge

m

1 1 1 1 1 1

Hotéis

Hortigranjeiros

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

1 1 1 1 1 1

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 82: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

82

MUNICÍPIO: PARATY Número de estabelecimentos contactados: 133 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 30

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

57% 43%

0%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

2

4

6

8

10

12

14

ME EPP MEDIA EMPRESA Não responderam

14

0 1

1

12

1 0

1

Hotéis Restaurantes

Page 83: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

83

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

1

2

Produtor

0

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

5

10

15

Produtor Distribuidor

1

15

2

10

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Diariamente 3x sem

0 0

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 84: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

84

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

2

4

6

8

10

Diariamente 3x sem

10

6

9

3

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

Diretamente no estabelecimento

Outro

0 0

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

5

10

15

20

Diretamente no estabelecimento

16

12

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 85: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

85

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

1

2

Individuais

0

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

8

10

Bulk Individuais Identificação da loja

10

6

0

9

3

0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

A vista

0

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 86: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

86

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

5

10

15

A vista 30 dias

13

3 6 6

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Sem imposto

0

2

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

5

10

15

Sem imposto Com imposto

11

5 6 6

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 87: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

87

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

0,5

1

1,5

2

30%

0

2

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Não

2

Rastreabilidade

0

2

4

6

8

10

Sim Não

6

10

7 7

Hotéis Restaurantes

Page 88: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

88

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

0% 100%

Sim Não

0

5

10

15

20

Sim Não

0

16

4

10

Hotéis Restaurantes

0

5

10

15

Sim Não

1

15

7

9

Hotéis Restaurantes

Page 89: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

89

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

1

2

Ab

ob

ora

Co

uv

e-f

lor

Alf

ac

e

Re

po

lho

Ag

riã

o

Ce

no

ura

To

ma

te

Te

mp

ero

s

1 1

2

1

2

1 1 1

Restaurante

Hortigranjeiros

0

1

2

Ab

ac

ax

i

Ma

ng

a

Ma

ça

Me

lan

cia

Go

iab

a

La

ran

ja

Ban

an

a

Lim

ão

1 1 1 1 1 1

2

1

Restaurantes

Frutas

0

0,5

1

1,5

2

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

1

0 0 0 0 0 0

1 1

0 0 0

1

0

1

0 0 0 0 0 0

2

1

2

0

1

0 0 0 0

Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 90: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

90

MUNICÍPIO: BUZIOS Número de estabelecimentos contactados: 68 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 14

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

57% 43%

0%

Hotéis Restaurantes Varejistas

0

2

4

6

8

10

12

14

ME EPP MEDIA EMPRESA Não responderam

14

0 1

1

12

1 0 1

Hotéis Restaurantes

Page 91: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

91

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

0,5

1

1,5

2

Produtor Distribuidor

1

0

2

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Produtor Distribuidor

0

6

0

5

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Diariamente 1x sem 3x sem

0

1

0

1

0

1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 92: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

92

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

1

2

3

4

5

Diariamente 1x sem 3x sem Outra

5

0

1 1

4

1 0

0

Convencioinais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

Diretamente no estabelecimento

Outro

1

0

2

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Diretamente no estabelecimento

Outro

6

0

4

1

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 93: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

93

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

0,5

1

1,5

2

Bulk Individuais Identificação da loja

1

0 0 0

2

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

4

Bulk Individuais Identificação da loja

1

3

2

4

1

0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

A vista 15 dias

1

0

1 1

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 94: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

94

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

1

2

3

A vista 15 dias 30 dias 45 dias

3 3

1 1

2 2

0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Sem imposto Com imposto

1

0 0

2 Orgânicos

Hotéis Restaurantes

4,5

5

5,5

6

Com imposto

6

5

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 95: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

95

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

0,5

1

1,5

2

30%

1

2

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Sim, certificação Não

2

1

Rastreabilidade

0

1

2

3

4

5

Sim Não

2

5

3

4

Hotéis Restaurantes

Page 96: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

96

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

43%

57%

Sim Não

0

1

2

3

4

Sim Não

3 4 4

3

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

4

Sim Não

4

3 3

4

Hotéis Restaurantes

Page 97: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

97

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

0

0,5

1

Alf

ac

e

Ag

riã

o

1 1

Hotéis

Hortigranjeiros

0

1

2

Pim

en

tão

Alf

ace

Ceb

ola

Bata

ta

To

mate

Tem

pero

s

2

1

2 2

1 1 1 1

2

1

2

Restaurantes

Hortigranjeiros

0

0,5

1

Man

ga

Lara

nja

Ab

acaxi

Melã

o

Ou

tro

1 1 1 1

1

Restaurantes

Frutas

Page 98: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

98

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

1

0 0

1 1

0 0

1 1

0 0

1

0 0 0 0 0 0

Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

0 0 0 0 0 0

1 1 1 1 1

0

1 1 1

0 0

1

0 0 0

1 1 1

0 0 0 0 0 0

Restaurantes

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 99: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

99

MUNICÍPIOS DO VALE DO CAFÉ: VASSOURAS, PIRAÍ E PAULO DE FRONTIN

Número de estabelecimentos contactados: 28 estabelecimentos Número de formulários preenchidos: 7

PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

PORTE DOS ESTABELECIMENTOS PESQUISADOS

100%

Hotéis

0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

ME EPP Não responderam

3

2 2

0 0

Hotéis Restaurantes

Page 100: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

100

LOGISTICA1: MODALIDADE DE FORNECIMENTO

LOGISTICA2: FREQUENCIA DE COMPRAS

0

2

4

6

Produtor Distribuidor

5

0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Produtor Distribuidor

0

2

0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

Diariamente 1x sem 2x sem 3x sem Outra

0

2

3

0 0 0 0 0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 101: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

101

LOGISTICA3: LOCAL DA ENTREGA

0

0,5

1

Diariamente 2x sem

1 1

0 0

Convencioinais

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Diretamente no estabelecimento

Outro

5

0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Diretamente no estabelecimento

Outro

2

0 0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 102: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

102

LOGISTICA4: TIPO DE EMBALAGEM

POLÍTICA DE PAGAMENTO

0

1

2

3

4

Bulk Individuais Identificação da loja

4

1

0 0 0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Bulk

2

0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

4

A vista 15 dias

4

1

0 0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

Page 103: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

103

PREÇO FINAL E TRIBUTAÇÃO PAGA PELO CONSUMIDOR

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

A vista 45 dias

1 1

0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

0

2

4

6

Sem imposto

5

0

Orgânicos

Hotéis Restaurantes

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

Sem imposto Com imposto

1 1

0 0

Convencionais

Hotéis Restaurantes

Page 104: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

104

PERCENTUAL DE SOBREPREÇO DISPOTO A PAGAR PELO PRODUTO ORGÂNICO

RASTREABILIDADE

PRODUTORES E FORNECEDORES EXCLUSIVOS

0

1

2

3

4

0% 30%

1

4

0 0

Hotéis Restaurantes

0

0,5

1

1,5

2

Sim, certificação

Sim, outro Não Não responderam

1 1

2

1

Rastreabilidade

0

1

2

3

4

Sim Não

3

4

0 0

Hotéis Restaurantes

Page 105: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

105

DEVOLUÇÃO / SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS

CENTRAL COLETIVA DE COMPRAS

TERMO DE COMPROMISSO

0% 100%

Sim Não

0

1

2

3

4

5

Sim Não

2

5

0

0

Hotéis Restaurantes

0

1

2

3

4

5

6

Sim Não

1

6

0 0

Hotéis Restaurantes

Page 106: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

106

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS ORGÂNICAS MAIS CONSUMIDAS

NIVEIS DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PRODUTOS ORGANICOS CONSUMIDOS

0

2

4

6 B

ete

rra

ba

Co

uv

e-f

lor

Ov

os

Alf

ac

e

Re

po

lho

Ag

riã

o

Ba

tata

Ce

no

ura

To

ma

te

Te

mp

ero

s

Ch

uc

hu

Va

ge

m

1 1 1

5

1

3

1 2 2 2

1 1

Hotéis

Hortigranjeiros

0

0,5

1

Caq

ui

Mam

ão

Lara

nja

Ban

an

a

1 1 1 1

Hoteis

Frutas

0

1

2

3

4

5

Qualidade dos Produtos

Variedade de produtos

oferecidos

Apresentação dos produtos

Entrega Atendimento Preço

1

0 0 0 0 0

1

0

2

1

0 0

3

4

2

4

5

3

0 0

1

0 0

2

0

1

0 0 0 0

Hotéis

Excelente Muito bom Bom Regular Ruim

Page 107: Pesquisa de mercado hortigranjeiros, RJ

107