pesquisa de artesa

4
Instituto Federal de Goiás – Campus Senador Canedo Senador Canedo, 27 de novembro de 2015 Aluno: Lucas Pereira Vieira Curso: Automação Industrial A classificação Hornbostel-Sachs ou o sistema de Hornbostel-Sachs é um sistema de classificação de instrumentos musicais personalizados por Erich von Hornbostel e Curt Sachs em 1914. Atualmente, é o sistema mais utilizado no organologia, etnomusicologia ou outra disciplina requisitar uma classificação de instrumentos. Histórico Victor-Charles Mahillon, fundador do museu instrumental, em Bruxelas, é o criador de uma classificação de instrumentos musicais. Ele é baseado em um resultado de classificação de um texto hindu, o Natyasastra Bharata que data do século I ou II aC. BC, que distingue os instrumentos "tensas", ou seja, as cordas, os instrumentos "coberta" que correspondem a membrana instrumentos, instrumentos "hit" ou "sólido", que são a percussão sem membrana e os instrumentos "calha" são os instrumentos de sopro. Mahillon, gerente de uma grande coleção de instrumentos não-europeus, à procura de um sistema de classificação que seria baseado no próprio instrumento, na ausência de dados fora de sua estrutura física, tais como a origem, função, o modo de jogo, etc. A classificação é ilustrado Mahillon primeiro no campo da etnomusicologia e organologia extra-europeu, mas também permite um estudo muito mais aprofundado dos instrumentos europeus. Classificação Mahillon tem algumas falhas, incluindo a falta de originalidade. Mahillon classe por exemplo, instrumento de cordas do violino, que é bastante lógico; no entanto, não está claro se o instrumento deve ser classificada em seguida, inclinou-se instrumento de cordas ou arrancado, o violino para dois modos de jogo. Mahillon, ciente deste problema, tentando justificar e esclarecer o seu sistema ao decretar que só usar "normal" para a classificação; no entanto, pode ser difícil determinar este uso "normal" para um instrumento exótico, proveniência, modo de jogo e função não são conhecidos. Musicólogo alemão Curt Sachs e Erich von Hornbostel estabelecer uma revisão sistemática e classificação Mahillon, que sejam publicados em 1914. Eles reduzem os critérios de classificação de elementos da estrutura dos instrumentos. Assim, mesmo quando o critério é o modo de jogo, que pode ser deduzida a partir da estrutura de apenas o instrumento. Em última análise, torna-se possível classificar cada instrumento com base em um simples exame de seus méritos e, na ausência de qualquer outra informação a respeito de sua jogabilidade, a sua função, a sua proveniência. Esta é uma classificação ethnomusicologist relativa primeira de todas as músicas e extra- europeus instrumentos, em que a informação contextual é frequentemente muito breve. O problema com esta classificação advém do seu sistematizar. Com efeito,

Upload: lucas-pereira

Post on 10-Nov-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

asdfasdfasdfsadf

TRANSCRIPT

  • Instituto Federal de Gois Campus Senador Canedo Senador Canedo, 27 de novembro de 2015 Aluno: Lucas Pereira Vieira Curso: Automao Industrial A classificao Hornbostel-Sachs ou o sistema de Hornbostel-Sachs um sistema de classificao de instrumentos musicais personalizados por Erich von Hornbostel e Curt Sachs em 1914. Atualmente, o sistema mais utilizado no organologia, etnomusicologia ou outra disciplina requisitar uma classificao de instrumentos.

    Histrico

    Victor-Charles Mahillon, fundador do museu instrumental, em Bruxelas, o criador de uma classificao de instrumentos musicais. Ele baseado em um resultado de classificao de um texto hindu, o Natyasastra Bharata que data do sculo I ou II aC. BC, que distingue os instrumentos "tensas", ou seja, as cordas, os instrumentos "coberta" que correspondem a membrana instrumentos, instrumentos "hit" ou "slido", que so a percusso sem membrana e os instrumentos "calha" so os instrumentos de sopro. Mahillon, gerente de uma grande coleo de instrumentos no-europeus, procura de um sistema de classificao que seria baseado no prprio instrumento, na ausncia de dados fora de sua estrutura fsica, tais como a origem, funo, o modo de jogo, etc. A classificao ilustrado Mahillon primeiro no campo da etnomusicologia e organologia extra-europeu, mas tambm permite um estudo muito mais aprofundado dos instrumentos europeus.

    Classificao Mahillon tem algumas falhas, incluindo a falta de originalidade. Mahillon classe por exemplo, instrumento de cordas do violino, que bastante lgico; no entanto, no est claro se o instrumento deve ser classificada em seguida, inclinou-se instrumento de cordas ou arrancado, o violino para dois modos de jogo. Mahillon, ciente deste problema, tentando justificar e esclarecer o seu sistema ao decretar que s usar "normal" para a classificao; no entanto, pode ser difcil determinar este uso "normal" para um instrumento extico, provenincia, modo de jogo e funo no so conhecidos.

    Musiclogo alemo Curt Sachs e Erich von Hornbostel estabelecer uma reviso sistemtica e classificao Mahillon, que sejam publicados em 1914. Eles reduzem os critrios de classificao de elementos da estrutura dos instrumentos. Assim, mesmo quando o critrio o modo de jogo, que pode ser deduzida a partir da estrutura de apenas o instrumento. Em ltima anlise, torna-se possvel classificar cada instrumento com base em um simples exame de seus mritos e, na ausncia de qualquer outra informao a respeito de sua jogabilidade, a sua funo, a sua provenincia. Esta uma classificao ethnomusicologist relativa primeira de todas as msicas e extra-europeus instrumentos, em que a informao contextual frequentemente muito breve.

    O problema com esta classificao advm do seu sistematizar. Com efeito,

  • como os critrios de focar exclusivamente apenas fsica, apenas perceptvel pelo exame do instrumento, todos os outros dados scio-musical excludo da classificao. Assim, no podemos saber se o instrumento exclusivamente para uso religioso, se no for jogado para uma cerimnia especial, ou se tem uma funo essencial no grupo de uma dada cultura relaes. Deixando de lado todos os pensamentos sobre o contexto cultural e sociolgica dos instrumentos, a classificao Hornbostel-Sachs deixa uma porta aberta para a crtica e inovao. Deixa tambm uma grande dose de insatisfao entre os musiclogos e organologists que se concentram exclusivamente na msica europia. Na verdade, no faz distino real entre os instrumentos to diversos como o violino, baixo, violo ou alade, todos classificados na mesma categoria. Resta atualmente o sistema de Hornbostel-Sachs continua a ser o mais utilizado porque o mais cientificamente claro e estvel, apesar de suas falhas.

    Nomenclatura, conforme publicado pela von Hornbostel e Sachs em 1914, tem quatro categorias: idiophones, membranofones, Memrias e arophones. Esta nomenclatura carece de uma quinta categoria, dada por novas pesquisas e especulaes do tempo sobre o uso de energia eltrica na msica e os instrumentos. Curt Sachs tambm fez o comentrio em 1940 e adicionou a categoria de fongrafos.

    Nomenclatura

    Princpio

    A classificao Hornbostel-Sachs modelado de acordo com a Classificao Decimal de Dewey, um sistema de numerao decimal para multi-bibliotecas. Ele inclui cinco categorias de mais alto nvel que cada um tem os nveis mais baixos, dando um total de mais de 300 categorias de base. Um instrumento definido por uma srie de nmeros: por exemplo, o xilofone colocado no grupo marcado 111.212. Com base nesses nmeros, pode ser adicionado um nmero de sufixos. 8 A mostra que o instrumento compreende um teclado, enquanto um 9 significa que accionado mecanicamente. Alm disso, cada classe tem um maior nmero de sufixos indicando os detalhes no considerados cruciais quanto natureza dos instrumentos. Por exemplo, na classe de membranofones, sufixos esclarecer se a pele de um tambor colado, pregado ou fixado ao corpo.

    Um nmero de classificao longo no indica necessariamente que o instrumento complexo. Por exemplo, a corneta tem o nmero 423.121.22, embora seja relativamente simples. A classificao da corneta a seguinte:

    4: este um aerophone 42: a ar vibratrio confinado no instrumento 423: os lbios do jogador diretamente causar vibrao do ar 423,1: os lbios do jogador a nica maneira de mudar o som do

    instrumento 423,12: o instrumento tubular 423 121: o jogador sopra para dentro da extremidade de tubo

  • 423.121.2: o tubo dobrado ou dobrado 423.121.22: o instrumento tem uma boca. 423.121.22 A classificao no identifica a corneta com exclusividade, mas identifica-lo como um tipo de instrumento que tem muito em comum com os outros instrumentos da mesma classe. O lur, um instrumento que remonta Idade do Bronze, tambm classificada como 423.121.22.

    O piano indicado pela classificao 314.122-4-8, correspondentes aos seguintes grupos:

    3: uma cordofone 31: cordofone Simples ou ctara 314: Placa ctara Placa de ctara si: 314,1 314,12: o instrumento inclui um ressonador 314 122: o ressonador em forma de caixa 314122-4: o instrumento tocado com martelos 314.122-4-8: o instrumento tem um teclado No caso do piano, os termos "-4" e "-8" so sufixos adicionais para a categoria de memrias.

    O ndice organolgica de cada instrumento o seu bilhete de identidade no sistema Hornbostel-Sachs. No entanto, deve notar-se que, dada uma certa complexidade, este sistema usado relativamente pequeno; No entanto, ele encontra rapidamente as primeiras caractersticas de um instrumento dentro da nomenclatura. No entanto, raro para falar do piano como 314.122-4-8 nmero da classificao Hornbostel-Sachs.

    possvel classificar os mesmos instrumentos, que compreendem mais de um elementos do grupo. Eles, ento, tm nmeros particularmente longas com traos ou dois pontos. Hornbostel e Sachs tambm citar o caso de vrios tubos onde alguns tubos tm hip simples e outra dupla quadril.

    Idiophones

    Em idiophone, o som derivada directamente a partir da substncia do instrumento, por causa da sua resistncia e elasticidade, sem utilizar uma tenso de qualquer parte do instrumento. A classificao Hornbostel-Sachs oferece quatro modos de jogo: percusso, beliscar, esfregando e golpes. O dedo do p deve ser concebida no sentido de beliscar uma corda de um violino, por exemplo. Para idiophones, isto acontecer, por exemplo, sob a forma de uma tira de aperto.

    Ele tambm faz uma distino entre idiophones atingidas direta e indiretamente. No primeiro caso, o msico bater cada tiro que ele pretende concentrar no prprio instrumento, enquanto que no segundo caso, o instrumento for agitado ou raspada. Idiophones indiretamente atingidas geralmente no produzem a sua altura fixa, que frequentemente o caso, no entanto para idiophones batidos diretamente.

    O idiophone uso permanecer bastante incomum na msica erudita europeia,

  • mas so mais freqentes na msica no-europeu.

    Membranofones

    Em membranofone, o som produzida principalmente pela vibrao de uma membrana esticada. Este grupo inclui bateria e kazoos.

    Memrias

    Em cordofone, o som produzida pela vibrao de um ou mais cordas estendidas entre dois pontos. Este grupo inclui todos os instrumentos chamados cordas na cultura ocidental, assim como alguns teclados, como pianos e cravos.

    Aerophones

    Aerophones produzir som pela vibrao do ar. O instrumento no vibra em si e no tem qualquer corda ou membrana.

    Fongrafos

    O ltimo grupo de fongrafos, adicionado por Sachs em 1940, descreve os instrumentos que utilizam eletricidade. Bibliografia Hornbostel-Sachs. Consultado em 27 de Abril de 2015, .