personalidade cada ser humano é único; “personalidade”

2
PERSONALIDADE Cada ser humano é único; “personalidade” é o conceito que traduz esta singularidade de cada “eu” , aquilo que o indivíduo realmente é e que o distingue de qualquer outro. A personalidade é a forma específica que a estrutura biológica, sócio-cultural e afectiva do homem assume em cada indivíduo. Uma personalidade vai-se construindo , a partir do nascimento, pela integração dinâmica de factores orgânicos, intelectuais, morais, afectivos e sociais. Dito de outro modo, a personalidade é uma construção que depende de factores gerais que influenciam o seu desenvolvimento: factores biológicos (o sexo, o património genético, a fisiologia, o sistema endócrino) e factores sociais (o meio familiar, o grupo social e a cultura). A personalidade é uma totalidade em constante movimento, de tal modo que as experiências novas por que vai passando o ser humano não se somam simplesmente às anteriores; elas são pessoalmente vividas e incorporadas no todo da personalidade, contribuindo para uma reestruturação dessa totalidade. A personalidade é um modelo típico e consistente de conduta . Apesar da variabilidade de condutas possíveis que cada ser humano pode apresentar, existe sempre um conjunto de comportamentos próprios, ou seja, um modo próprio de se comportar. TRAÇOS O mesmo indivíduo, colocado nas mais diversas situações, tende a dar respostas que manifestam algo em comum. O indivíduo, ao reagir, patenteia determinada constância ou repetição no modo como se comporta. Por exemplo, uma pessoa violenta, por diferentes que sejam as situações em que esteja colocada, apresenta algo de consistente e constante nas suas reacções. Portanto, as disposições/traços são os caracteres do indivíduo capazes de lhe determinar a estabilidade comportamental ; por

Upload: jortemarta

Post on 15-Jun-2015

2.127 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PERSONALIDADE Cada Ser Humano é único; “personalidade”

PERSONALIDADE

Cada ser humano é único; “personalidade” é o conceito que traduz esta singularidade de cada “eu”, aquilo que o indivíduo realmente é e que o distingue de qualquer outro. A personalidade é a forma específica que a estrutura biológica, sócio-cultural e afectiva do homem assume em cada indivíduo.

Uma personalidade vai-se construindo, a partir do nascimento, pela integração dinâmica de factores orgânicos, intelectuais, morais, afectivos e sociais. Dito de outro modo, a personalidade é uma construção que depende de factores gerais que influenciam o seu desenvolvimento: factores biológicos (o sexo, o património genético, a fisiologia, o sistema endócrino) e factores sociais (o meio familiar, o grupo social e a cultura).

A personalidade é uma totalidade em constante movimento, de tal modo que as experiências novas por que vai passando o ser humano não se somam simplesmente às anteriores; elas são pessoalmente vividas e incorporadas no todo da personalidade, contribuindo para uma reestruturação dessa totalidade.

A personalidade é um modelo típico e consistente de conduta. Apesar da variabilidade de condutas possíveis que cada ser humano pode apresentar, existe sempre um conjunto de comportamentos próprios, ou seja, um modo próprio de se comportar.

TRAÇOS

O mesmo indivíduo, colocado nas mais diversas situações, tende a dar respostas que manifestam algo em comum. O indivíduo, ao reagir, patenteia determinada constância ou repetição no modo como se comporta. Por exemplo, uma pessoa violenta, por diferentes que sejam as situações em que esteja colocada, apresenta algo de consistente e constante nas suas reacções. Portanto, as disposições/traços são os caracteres do indivíduo capazes de lhe determinar a estabilidade comportamental; por outras palavras, o conceito de “traços” designa os caracteres estáveis do comportamento.