pérolas de sabedoria

384

Upload: editora-bahai-do-brasil

Post on 11-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

PÉROLAS DE SABEDORIA 1a edição de 1988: Uma compilação dos Escritos do Báb, Bahá'u'lláh e 'Abdu'l-Bahá para meditação diária.

TRANSCRIPT

Page 1: Pérolas de Sabedoria
Page 2: Pérolas de Sabedoria
Page 3: Pérolas de Sabedoria

PÉROLAS DE SABEDORIA

Page 4: Pérolas de Sabedoria
Page 5: Pérolas de Sabedoria

PÉROLAS DE SABEDORIA Seleções dos Escritos do Báb,

BaháVlláh e 'Abdu'1-Bahá para meditação diária

EDITORA BAHÁ'Í

1988

Page 6: Pérolas de Sabedoria

Copyright Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Brasil

Tradução de Leonora Stirling Armstrong Pesquisa dos Textos: Ceres Araújo Capa: Casa de Adoração Bahá'í, New Delhi, índia Revisão: Washington Araújo

P Edição — 1988

Editora Bahá'í R. Engv Gama Lobo, 267 20551 — Rio de Janeiro — RJ

Page 7: Pérolas de Sabedoria

LEITURAS DIÁRIAS DA PALAVRA CRIATIVA

Recitai os versículos de Deus todas as manhãs e todas as noites. Quem não os recita tem, verdadeira-mente falhado em sua promessa ao Convênio de Deus e a Seu Testamento, e quem, neste dia, disto se afasta, tem se afastado de Deus, em verdade, desde tempos imemoriais. Temei a Deus, ó assembléia de Meus Servos.

BaháVlláh, Kitáb-i-Aqdas

Entoa, ó meu servo, os versículos de Deus a ti re-velados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de acender tua própria alma com a doçura de sua melodia e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seus aposentos, re-citar os versículos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundirão a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o íntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princípio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça que lhe é concedida, exercerá influência sobre sua alma. Assim os mistérios da Revelação Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria.

Bahá'u'lláh, Orações Bahá'ís, p. 7

Page 8: Pérolas de Sabedoria
Page 9: Pérolas de Sabedoria

A REVELAÇÃO DE BAHÁ'ÜLLÁH

O advento da Revelação de Bahá'u'iláh, cuja missão suprema outra não é senão a realização dessa unidade orgânica e espiritual de todas as nações, deve ser con-siderado — se quisermos ser fiéis àquilo que ela im-plica — como indício do amadurecimento da inteira raça humana. Deve essa Revelação ser vista não sim-plesmente como ainda outra renascença espiritual des-tinada ao homem em sua incessante transição, nem apenas como mais uma etapa em uma sucessão de progressivas Revelações, nem mesmo como a culminân-cia de uma da série de ciclos proféticos periódicos, mas, antes, como assinalando a última e mais alta etapa na estupenda evolução da vida coletiva do homem neste planeta. A formação de uma comunidade mundial, a percepção do conceito de cidadão do mundo e a funda-ção de civilização e cultura mundiais — devendo tudo isso sincronizar com as etapas iniciais no desenvolvi-mento da Idade Áurea da Era Bahá'í — devem ser con-sideradas, em virtude de sua própria natureza, no que diz respeito à vida neste planeta, como os limites ex-tremos na organização da sociedade humana, embora o homem como indivíduo possa, ou melhor, deva, em conseqüência de tal consumação, continuar indefinida-mente a progredir e desenvolver-se.

Shoghi Effendi, Chamado às Nações, pp. 65-66

Page 10: Pérolas de Sabedoria
Page 11: Pérolas de Sabedoria

A NATUREZA DA APROFUNDIZAÇÃO

O amado Guardião escreveu: "Esforçar-se para obter a mais adequada compreensão da significação da estupenda revelação de Bahá'u'lláh deve, de acordo com minha convicção inalterável, continuar a ser a primeira obrigação e o objetivo de um esforço constante de parte de cada um dos seus leais aderentes," uma declaração que coloca de maneira firme sobre cada crente a obri-gação de se aprofundar na Causa. Portanto, gostaríamos de comentar sobre a natureza da aprofundização e não tanto sobre a conveniência de cumpri-la.

Um conhecimento detalhado e exato da atual estru-tura da administração bahá'í ou dos estatutos das As-sembléias Espirituais Nacionais e Locais ou das muitas e variadas aplicações da lei bahá'í sob as condições diversas que existem no mundo, enquanto valioso em si mesmo, não pode ser considerado como a espécie de conhecimento objetivado primariamente pela aprofun-dização. Mas, sim, sugere-se uma apreensão mais clara do propósito de Deus para o homem e particularmente do Seu propósito imediato tal como foi revelado e diri-gido por Bahá'u'lláh, um propósito tão afastado dos conceitos normais do bem-estar humano e da felicidade, como seja possível... Referindo-se às " . . . transforma-ções marcantes da época que constituem as maiores etapas na história da civilização humana", ele diz que " . . . elas não poderão aparecer, quando vistas na sua

Page 12: Pérolas de Sabedoria

perspectiva apropriada, senão como ajustamentos subsi-diários que são o prelúdio daquela transformação de majestade e alcance sem paralelo que a humanidade está destinada a sofrer nesta era." Num documento pos-terior ele se refere à civilização a ser estabelecida por Bahá'u'lláh como: " . . . c o m uma plenitude de vida tal como o mundo nunca viu nem pode por enquanto con-ceber."

Muito amados amigos! Este é o tema que nós de-veremos perseguir nos nossos esforços de nos aprofun-dizar na Causa. Qual é o propósito de Bahá'u'lláh para a raça humana? Quais são as finalidades pelas quais Ele se submeteu às apavorantes crueldades e indigni-dades que Lhe foram inflingidas? Que quer Ele dizer com "uma nova raça humana"? Quais são as transfor-mações profundas que Ele vai causar? As respostas poderão ser encontradas nas Sagradas Escrituras da nossa Fé e nas interpretações feitas por 'Abdu'1-Bahá e pelo nosso querido Guardião. Que os amigos se sub-merjam neste oceano, que organizem aulas regulares de estudos, onde isto é constantemente considerado e, para respaldar os seus esforços, considerem conscien-temente o requisito da oração diária e da leitura da Palavra de Deus que foi prescrita a todos os Bahá'ís por Bahá'u'lláh.

A Casa Universal de Justiça, Wellspring of Guidance, pp. 113-115

10

Page 13: Pérolas de Sabedoria

21 de Março CELEBRAÇÃO AO NAW-RÚZ

FESTA DO ESPLENDOR

Ó FILHO DO ESPÍRITO! Meu primeiro conselho é este: Possue um coração

puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma sobe-rania antiga, imperecível e eterna.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 1 (Árabe)

Sabeis em que ciclo tendes sido criados e em que era existis? Esta é a era da Abençoada Perfeição e este é o tempo do Máximo Nome! Este é o século do Mani-festante, a era do Sol dos Horizontes e a bela prima-vera de Sua Santidade, o Eterno!

A terra está em movimento e crescimento; as mon-tanhas, as colinas e os prados estão verdes e agradáveis; a munificência está transbordando; a mercê é univer-sal; o Sol cintilante está brilhando; a lua cheia está ornamentando o horizonte do espaço celeste; a grande maré oceânica está inundando cada um dos pequenos regatos; as dádivas são sucessivas; os favores conse-cutivos; e a brisa refrescante está soprando, levando o perfume fragrante das florescências. Tesouro ilimitado está na mão do Rei dos Reis! Suspende a orla de teu traje a fim de recebê-lo.

Se não formos felizes e alegres nesta estação, por que outra estação iremos esperar e por que outra época iremos procurar?

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í World Faitlt, p. 351

11

Page 14: Pérolas de Sabedoria

22 de Março

Em verdade digo, este é o Dia em que a humani-dade pode contemplar a Face do Prometido e Lhe ouvir a Voz. O Chamado de Deus ergueu-se e a luz de Seu Semblante resplandeceu sobre os homens. É dever de cada um apagar da tábua de seu coração o traço de toda palavra vã e, com a mente aberta e imparcial, fixar os olhos nos sinais de Sua Revelação, nas provas de Sua Missão e nas evidências de Sua glória. . .

ó tu que te tens lembrado de Mim! O mais lastimá-vel véu excluiu de Sua glória os povos da terra, impe-dindo que escutassem Seu chamado. Permita Deus que a luz da unidade envolva toda a terra e que se imprima na fronte de todos os seus povos o selo: "O Reino é de Deus."

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'l[áh, pp. 19-20

12

Page 15: Pérolas de Sabedoria

23 de Março

Deus é Minha Testemunha, ó povo! Eu adormecia em Meu leito, quando eis, a Brisa de Deus soprou so-bre Mim, despertando-Me do sono. Reanimou-Me Seu Espírito vivificador, livrando-se Minha língua para pro-nunciar Seu chamado. . .

Pensais, ó povo, que Eu segure em Minhas mãos o controle da última Vontade e Desígnio de Deus? Longe esteja de Mim avançar tal pretensão. A isto testifico perante Deus, o Todo-Poderoso, o Excelso, o Onisciente, a Suma Sabedoria. Tivesse estado em Minhas mãos o destino final da Fé de Deus, jamais teria Eu consentido, nem por um momento sequer, em Me manifestar a vós, nem teria permitido que palavra alguma caisse de Meus lábios. Disso é testemunha, verdadeiramente, o próprio Deus.

Bahá'u'Iláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 65

13

Page 16: Pérolas de Sabedoria

24 de Março

Aquele que é vosso Senhor, o Todo-Misericordioso, nutre em Seu coração o desejo de ver o gênero humano inteiro como uma só alma e um só corpo. Apressai-vos a ganhar vosso quinhão da benévola graça e misericór-dia de Deus, neste Dia que eclipsa todos os outros Dias criados. Como é grande a felicidade que espera o ho-mem que renuncia a tudo o que possui em seu desejo de obter as coisas de Deus! Tal homem, testificamos, se conta entre os abençoados de Deus.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 137

14

Page 17: Pérolas de Sabedoria

25 de Março

O objetivo da justiça é fazer aparecer entre os ho-mens a Unidade. O oceano da sabedoria divina surge dentro desta palavra elevada, enquanto os livros do mundo não podem conter seu significado mais íntimo. Fosse a humanidade adornar-se com essas vestes, veria brilhar esplendoroso, sobre o horizonte do mundo o sol desta declaração, "Naquele dia Deus, de Sua abundância, a todos satisfará."

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 77-78

15

Page 18: Pérolas de Sabedoria

26 de Março

Em cada Era a luz da Guia Divina se tem focalizado em um tema central... Nesta admirável Revelação, neste século glorioso, a base da Fé de Deus, a caracte-rística distintiva de Sua Lei, é o reconhecimento da Unidade do Gênero Humano.

'Abdu'1-Bahá, Chamado às Nações, pp. 37-38.

16

Page 19: Pérolas de Sabedoria

27 de Março

õ vós, filhos dos homens, o propósito fundamen-tal que anima a Fé de Deus e Sua religião é salvaguar-dar os interesses e promover a unidade da raça huma-na. . . É este o caminho reto, a base fixa, imóvel. Qual-quer coisa que nela se erija, jamais terá sua força dani-ficada pelas mudanças e fortuitos eventos do mundo; nem a revolução de incontáveis séculos lhe minará a estrutura". "O bem-estar do gênero humano, sua paz e segurança, são irrealizáveis, a não ser, e antes de que seja firmemente estabelecida sua unidade". "Tão pode-rosa é a luz da unidade, que pode iluminar toda a terra. O Deus Uno e Verdadeiro, Aquele que conhece todas as coisas, dá testemunho, Ele Próprio, da verdade destas palavras... Esta meta supera a todas as demais metas; esta aspiração é monarca de todas as aspirações.

Bahá'u'lláh, Chamado às Nações, p. 70.

17

Page 20: Pérolas de Sabedoria

28 de Março

jJs>3 é o Dia em que os mais excelentes favores de Deus manaram sobre os homens, o Dia em que Sua graça suprema se infundiu em todas as coisas criadas. Todos os povos do mundo devem reconciliar suas dife-renças e, em paz e união perfeitas, se abrigar à sombra da Árvore de Seu cuidado e Sua benevolência...

Implorai a Deus, Uno e Verdadeiro, que conceda a todos os homens a graça de serem ajudados a cumprir o que for aceitável a Nosso ver. Breve será a presente ordem posta de lado, e uma nova se estenderá em seu lugar. Deveras, teu Senhor diz a Verdade e é o Conhe-cedor das coisas invisíveis. Bahá'11'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 17

Page 21: Pérolas de Sabedoria

29 de Março

Que vosso interesse principal esteja em salvar do tremedal da extinção iminente aquele que caiu e ajudá-lo a abraçar a Fé antiga de Deus. Vossa conduta para com vosso próximo deve ser tal que manifeste clara-mente os sinais de Deus, verdadeiro e único, pois vós sois os primeiros entre os homens a serem criados nova-mente pelo Seu Espírito, os primeiros a adorarem e curvarem o joelho diante Dele, os primeiros a circula-rem Seu trono de glória.

. .. Libertai vossas línguas e proclamai incessante-mente a Sua Causa. Isto vos há de ser melhor que todos os tesouros do passado e do futuro — se sois dos que compreendem esta verdade. . .

Rivalizai uns com os outros em serviço a Deus e à Sua Causa. É isto, em verdade, o que vos trará proveito neste mundo e no vindouro. Vosso Senhor, o Deus de Misericórdia, é O de tudo informado, o Onisciente.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, p. 126-127

19

Page 22: Pérolas de Sabedoria

30 de Março

Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A terra é apenas um país, e os seres humanos, seus cidadãos. É homem, verdadeiramente, quem hoje se dedica ao serviço da humanidade inteira. Através do poder que emana des-tas palavras excelsas, Ele concedeu um novo impulso e determinou uma nova direção para as aves dos co-rações humanos, e do Sagrado Livro de Deus obliterou Ele todo vestígio de restrição e limitação.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'11'lláh, p. 158 e 68.

20

Page 23: Pérolas de Sabedoria

31 de Março

Acautelai-vos para que não contendais corn pessoa alguma; antes, com modos bondosos e a mais convin-cente exortação, esforçai-vos para tornar cada um cons-ciente da verdade. Se vosso ouvinte atender, terá aten-dido em seu próprio proveito, e se não, afastai-vos dele e dirigi vossa face à sagrada Corte de Deus, sede de resplandecente santidade.

Com ninguém disputeis sobre as coisas deste mun-do e seus assuntos, pois Deus os abandonou aqueles que a tais coisas se afeiçoaram. Do mundo inteiro, escolheu Ele para Si próprio os corações dos homens — cora-ções que as hostes da revelação e das palavras podem subjugar. BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 175

21

Page 24: Pérolas de Sabedoria

] de Abril

Não poluí vossas línguas falando mal um do outro. Reconhecei vossos inimigos como amigos, e considerai aqueles que vos desejam mal como os que vos desejam o bem. Não deveis ver o mal como mal e em seguida fazer concessões a vossa opinião, pois tratar de uma maneira afável, bondosa, alguém a quem considerais como mal ou como um inimigo, é hipocrisia, e isto não é digno ou permissível. Deveis considerar vossos inimi-gos como vossos amigos, encarar os que vos desejam o mal como os que vos desejam o bem e os tratar de acordo. Agi de tal modo que vosso coração esteja livre do ódio. Não deixai que vosso coração esteja ofendido com ninguém. Se alguém cometer um erro ou maldade em relação a vós, deveis instantaneamente perdoá-lo. Não vos queixeis dos outros. Abstei de repreendê-los, e se desejais admoestá-los ou aconselhá-los, que seja ofe-recido de tal modo a não sobrecarregar o ouvinte. Vol-vei todos os vossos pensamentos em direção a trazer alegria aos corações.

'Abdu'1-Bahá, Promuígation of Universal Peace (edição de 1982)

22

Page 25: Pérolas de Sabedoria

2 de Abril

Quem verdadeiramente busca, a nada aspira senão ao objeto de sua peregrinação; quem ama, nenhum de-sejo nutre salvo a união com a amada. E jamais atin-girá o objetivo enquanto não sacrificar todas as coisas. Quer isso dizer, tudo o que tiver visto, ouvido e enten-dido deverá ser posto de lado a fim de que ele possa entrar no reino do espírito, ou seja, na Cidade de Deus. Esforço torna-se mister, se O quisermos procurar; im-prescindível é o ardor, se formos sorver o mel da reu-nião com Ele; e se deste cálice provarmos, rejeitaremos o mundo.

Bahá'u'lláh, A Revelação Bahá'í, p. 102

23

Page 26: Pérolas de Sabedoria

3 de Abril

Adora tu a Deus de tal modo que, se tua adoração te levasse ao fogo, isso não te faria alterar tua adoração, e tão pouco a alterarias se o paraíso te fosse a recom-pensa. Assim — e somente assim — deveria ser a ado-ração digna do Deus Uno e Verdadeiro. Se por causa de medo tu O adorasses, isto não seria próprio na san-tificada Corte de Sua presença, e não se julgaria este um ato que fosse dedicado por ti à Unicidade de Seu Ser. Ou se a Deus adorasses mirando o paraíso, nutrin-do a esperança de atingi-lo, estarias fazendo da criação de Deus Seu companheiro, apesar do fato de ser o paraíso desejado pelos homens.

Tanto o fogo como o paraíso se curvam e prostram diante de Deus. O que é digno de Sua Essência é adora-Lo por amor a Ele, sem medo do fogo, nem esperança do paraíso.

O Báb. Seleção dos Escritos do Báb, pp. 83-84

24

Page 27: Pérolas de Sabedoria

4 de Abril

A oração mais aceitável é aquela oferecida com a máxima espiritualidade e ardor; prolongá-la não tem sido, nem é estimado por Deus. Quanto mais despren-dida e pura a oração, mais aceitável é na presença de Deus.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 84

25

Page 28: Pérolas de Sabedoria

5 de Abri!

As orações obrigatórias devem ser usadas, desde que conduzam à submissão e humildade, fazem com que a pessoa volva a face a Deus e lhe expresse devo-ção. Através dessas orações o homem tem comunhão com Deus, procura aproximar-se d'Ele, conversa com o verdadeiro Amado do coração e atinge graus espirituais. Sabe tu que em cada palavra e movimento das ora-ções obrigatórias há alusões, mistérios e uma sabedo-ria que o homem não tem capacidade para compreender, que letras e pergaminhos não podem conter.

'Abdu'1-Bahá, A Importância da Oração, da Meditação e da Ati-tude Devocional, pp. 18-19

26

Page 29: Pérolas de Sabedoria

6 de Abril

Convém ao servo, após cada oração, suplicar a Deus que conceda a seus pais misericórdia e perdão. Com isso se erguerá o chamado de Deus: "Milhares sobre mi-lhares daquilo que pediste para teus pais será tua re-compensa!" Bem-aventurado quem se lembra de seus pais quando ele com Deus comunga. Em verdade, ne-nhum Deus há, senão Ele, o Poderoso, o Bem-Amado.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb. p. 99

27

Page 30: Pérolas de Sabedoria

7 de Abril

O pecador, quando se encontra completamente des-prendido e liberto de tudo, salvo de Deus, deve pedir d'Ele clemência e perdão. Não é permissível a confissão de pecados e transgressões perante seres humanos, pois isso jamais conduziu, nem haverá de conduzir ao per-dão divino. Essa confissão diante de uma pessoa, além disso, resulta na humilhação e no rebaixamento, e Deus — exaltada seja Sua glória — não deseja a humilhação de Seus servos. Em verdade, Ele é o Compassivo, o Misericordioso.

Bahá'u'Uáh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 32

28

Page 31: Pérolas de Sabedoria

8 de Abril FESTA DE GLÓRIA

A Festa lhes tem sido ordenada uma vez em cada mês, ainda que seja apenas servido água. Deus, verda-deiramente, decidiu unir os corações dos homens, ainda que isso requeira todos os recursos da terra e do céu.

Bahá'Li'lláh, Em Busca da Luz do Reino; A Festa dos Dezenove Dias, p. 53

Cada um de vós deveis pensar em como tornar felizes e satisfeitos aos outros membros de vossa As-sembléia e cada um deve considerar a todos aqueles que estão presentes como melhores e maiores que ele próprio, e cada um deve considerar-se menos que os demais. Reconhecei a posição dos demais como aita e considerai vossa própria posição como baixa.

Bahá'u'l!áh, Em Busca da Luz do Reino; A Festa dos Dezenove Dias, p. 61

O MÊS DA GLÓRIA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

29

Page 32: Pérolas de Sabedoria

9 de Abril

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Com as jubilosas novas de luz, Eu te saúdo; exulta! À corte da santidade, Eu te chamo; ali permanece, a fim de poder es viver em paz para todo o sempre.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 33 (Árabe)

30

Page 33: Pérolas de Sabedoria

10 de Abril

No momento em que os crentes americanos leva-rem avante, das plagas da América, esta Mensagem Divina, propagando-a por toda parte dos continentes da Europa, da Ásia, da África e da Austrália, e até as ilhas do Pacífico, essa comunidade se verá seguramen-te estabelecida no trono de um domínio eterno. Então todos os povos do mundo testemunharão que essa co-munidade é espiritualmente iluminada e guiada por Deus. Então toda a terra ressoará com os elogios de sua majestade e grandeza.

'Abdu'1-Bahá, O Advento da Justiça Divina, p. 112

õ se eu pudesse viajar, ainda que a pé e na maior pobreza, a estas regiões e, elevando o chamado de "Yá Bahá'u'1-Abhá" em cidades, vilas, montanhas, desertos e oceanos, promover os ensinamentos Divinos! Isto, ai de mim, eu não posso fazer. Quão intensamente o de-ploro! Apraza a Deus que vós o possais fazer.

'Abdu'1-Bahá, Tablets of the Divine Plan, pp. 38-39

31

Page 34: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Abril

Quanto aos instrutores, devem despir-se completa-mente da velha vestimenta e adornar-se com uma nova. Segundo declarou Cristo, devem atingir o estado do renascimento: isto é, enquanto na primeira instância nasceram do ventre materno, desta vez devem nascer do ventre do mundo da natureza. Assim como estão agora de todo inconscientes das experiências do mundo pré-natal, devem também esquecer inteiramente os de-feitos do mundo da natureza. Eles têm que ser batiza-dos com a água da vida, com o fogo do amor de Deus e os alentos do Espírito Santo; satisfazer-se com pouco alimento, mas participar em abundância da mesa ce-lestial.

'Abdu'1-Bahá, O Indivíduo e o Ensino, p. 19

32

Page 35: Pérolas de Sabedoria

12 de Abril

Tu Me perguntaste sobre a natureza da alma. Sabe tu, em verdade, que a alma é um sinal de Deus, uma jóia celestial cuja realidade os mais eruditos dos homens não conseguiram apreender e cujo mistério mente algu-ma, por aguçada que seja, pode esperar jamais desven-dar. Entre todas as coisas criadas, é a primeira a decla-rar a excelência de seu Criador, a primeira a Lhe reco-nhecer a glória, a aderir a Sua verdade e a primeira a curvar-se em adoração diante d'Ele. Se for fiel a Deus, refletirá a Sua Luz e a Ele, afinal, regressará. Se, po-rém, falhar em lealdade ao seu Criador, tornar-se-á ví-tima do eu e da paixão, em cujas profundidades, final-mente, mergulhará.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'líáh, p. 105

33

Page 36: Pérolas de Sabedoria

] 3 de Abril

Sabe tu, em verdade, que a alma do homem, se tiver seguido os caminhos de Deus, voltará, seguramen-te, e se associará à glória do Bem-Amado. Pela retidão de Deus! Haverá de atingir um grau que nenhuma pena nem língua pode descrever. A alma que tiver permane-cido fiel à Causa de Deus e se mantido inabalavelmente firme em Seu Caminho, haverá de possuir, após sua ascensão, tal poder que todos os mundos que o Onipo-tente criou podem ser beneficiados por seu intermédio. Esta alma, a mando do Rei Ideal e do Educador Divino prove o levêdo puro para fermentar o mundo dos seres, e fornece o poder através do qual as artes e maravilhas do mundo se tornam manifestas. Considera como a fa-rinha necessita de levêdo para ser fermentada. Aquelas almas que são os símbolos do desprendimento são o fermento do mundo. Medita sobre isto e sê tu dos agra-decidos.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 106

34

Page 37: Pérolas de Sabedoria

] 4 de Abril

Quando a alma humana se evola deste monte fugaz de pó, ascendendo ao mundo de Deus, então os véus se desvanecem, as realidades vêm a lume, tudo o que ou-trora era desconhecido torna-se evidente e as verdades ocultas são compreendidas.

Considera como o ser, no mundo uterino, é surdo, cego e mudo, destituído de qualquer percepção. Con-tudo, assim que, deixando esse mundo de obscuridade, passa para este mundo de luz, seus olhos vêem, seus ouvidos ouvem e sua língua fala. Do mesmo modo, tão logo parta deste lugar mortal e ingresse no Reino de Deus, ele nascerá no espírito, e então os olhos de sua percepção hão de se descerrar, os ouvidos de sua alma hão de escutar e todas as verdades que anteriormente ignorava tornar-se-lhe-ão manifestas e evidentes.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Rahá, p. 177

35

Page 38: Pérolas de Sabedoria

15 de Abril

As recompensas do outro mundo são, pois, a paz, as graças espirituais, as várias dádivas espirituais no Reino de Deus, a realização dos desejos da alma e do coração, e o encontro com Deus no mundo da eterni-dade; justamente como, por outro lado, as punições ou torturas do outro mundo consistem em achar-se desti-tuído das especiais bênçãos divinas e graças absolutas, e em degradar-se aos graus inferiores da existência. Quem se priva destes favores divinos, embora continue a existir após sua partida deste mundo, é, no entanto, considerado pelo povo da vida de como sendo um morto.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, (Edição 1979, p. 187)

36

Page 39: Pérolas de Sabedoria

16 de Abril

Quem quer que, neste Dia, tenha recusado permitir que as dúvidas e fantasias dos homens o desviem d'Aquele que é a Verdade Eterna — não tendo deixado o tumulto provocado pelas autoridades eclesiásticas e seculares impedi-lo de reconhecer Sua Mensagem — será considerado por Deus, Senhor de todos os homens, como um de Seus poderosos sinais, e será contado entre aqueles cujos nomes foram inscritos pela Pena do Altís-simo em Seu Livro. Bem-aventurado quem tiver reco-nhecido a verdadeira estatura dessa alma, que lhe tiver admitido o grau e descoberto as virtudes.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahaulláh, p. 105

37

Page 40: Pérolas de Sabedoria

17 de Abril

Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio, Sê digno da confiança de teu próximo e dirige-lhe um olhar alegre e amável. Sê um tesouro para o pobre, um conselheiro para o rico; responde ao apelo do neces-sitado e preserva sagrada a tua promessa. Sê imparcial em teu juízo e cauteloso no que dizes. A ninguém trates com injustiça e mostra toda humildade a todos os ho-mens. Sê como uma lâmpada para aqueles que andam nas trevas, sê causa de júbilo para o entristecido, um mar para o sequioso, um refúgio para o aflito, um apoio e defensor da vítima da opressão. Que a integridade e retidão distingam todos os teus atos. Sê um lar para o estranho, um bálsamo para quem sofre, uma torre de força para o fugitivo. Para o cego, deves tu ser olhos, e para os pés dos errantes, uma luz que guie. Sê um adorno para o semblante da verdade, uma coroa para a fronte da fidelidade, um pilar do templo da retidão, um alento de vida para o corpo da humanidade, uma in-sígnia das hostes da justiça, um luminar sobre o hori-zonte da virtude, um orvalho para o solo do coração humano, uma arca no oceano do conhecimento, um sol no céu da bondade, uma jóia no diadema da sabedoria, uma luz radiante no firmamento de tua geração, um fruto na árvore da humildade.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Dahá'u'l!áh. p. 179

38

Page 41: Pérolas de Sabedoria

18 de Abril

O homem deve consultar sobre todos os assuntos, sejam de maior ou menor importância, para que possa se tornar ciente daquilo que é bom. A consulta dá-lhe compreensão sobre as coisas e lhe permite investigar assuntos desconhecidos. A luz da verdade brilha das faces daqueles que se empenham em consultar. Tal con-sulta faz com que as águas vivas fluam nos prados da realidade do homem, que os raios da glória antiga bri-lhem sobre ele, e que a árvore do seu ser seja adornada com frutos maravilhosos. Os membros que estão con-sultando, entretanto, deveriam se comportar com o maior amor, harmonia e sinceridade uns para com os outros.

O princípio da consulta é um dos elementos mais fundamentais do edifício divino. Mesmo em seus afaze-res habituais os membros individuais da sociedade de-veriam consultar.

'AbduM-Bahá, Consulta Bahá'í, A Lâmpada que guia, p. 21

39

Page 42: Pérolas de Sabedoria

19 de Abril

Seus membros* devem consultar em conjunto, de tal modo que não haja ocasião para ressentimento ou discórdia. Isso pode ser atingido quando cada membro expressa com liberdade a própria opinião e expõe seu argumento. Se alguém se opuser, de modo algum de-verá ele se magoar, pois só pela ampla discussão dos assuntos poderá o caminho certo revelar-se. A brilhante centelha da verdade surge somente com o impacto das opiniões divergentes. Se, após examinarem o assunto, chegarem a uma decisão unânime, muito bem; se, po-rém, — Deus o proíba — houver diferença de opiniões, a voz da maioria deve prevalecer.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 87

* Membros de uma Assembléia Espiritual

40

Page 43: Pérolas de Sabedoria

20 de Abril

. . . estabelecei Assembléias Espirituais, pois estas são a base da difusão dos doces eflúvios de Deus, da exaltação de Seu Verbo, da elevação da lâmpada de Sua graça, da disseminação de Sua religião e da promoção de Seus ensinamentos — e qual a graça maior que essa? Essas Assembléias Espirituais são auxiliadas pelo Espí-rito de Deus. Seu defensor é 'Abdu'1-Bahá. Sobre elas estende Ele Suas asas. Qual a graça maior que essa? Essas Assembléias Espirituais são lâmpadas brilhantes e jardins celestiais dos quais as fragrâncias da santi-dade se difundem sobre todas as regiões e as luzes do conhecimento são derramadas sobre todas as coisas criadas. Delas o espírito da vida flui em todas as dire-ções. São, em verdade, as fontes poderosas do progresso humano, em todos os tempos e sob todas as condições. Qual a graça maior que essa?

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 80

O FESTIVAL DE RIDVÁN (21 ABRIL — 02 MAIO ) COMEÇA NO POR DE SOL, O PRIMEIRO DIA DE RIDVÁN DEVE SER

COMEMORADO POR VOLTA DAS 15:00 HORAS DO DIA 21 DE ABRIL

41

Page 44: Pérolas de Sabedoria

21 de Abril PRIMEIRO DIA DO RIDVÁN

Considera tu a hora em que o supremo Manifes-tante de Deus se revela aos homens. Antes de vir essa hora, o Ser Antigo, que está ainda desconhecido dos homens e não deu expressão ainda ao Verbo de Deus, é, Ele Próprio, o Onisciente em um mundo destituído de qualquer homem que O tenha conhecido. Ele é, em ver-dade, o Criador sem criação. Pois no exato momento que precede Sua Revelação, cada uma das coisas cria-das terá de render a alma a Deus. É este, em verdade, o Dia do qual foi escrito: "De quem será o Reino neste Dia?" E não se encontra quem esteja pronto para res-ponder!

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 1 CO-10!

42

Page 45: Pérolas de Sabedoria

22 de Abril

Dize: Este é o Paraíso sobre cuja folhagem o vinho da expressão imprimiu este testemunho: "Quem estava oculto dos homens reveiou-se, cingido de soberania e poder!" Este é o Paraíso, o farfalhar de cujas folhas proclama: "ó vós que habitais os céus e a terra! Apa-receu o que jamais havia aparecido. Aquele que, desde a eternidade, ocultara Sua Face da vista da criação, veio agora." Do sussurrar da brisa que sopra entre seus ra-mos, surge a exclamação: "Aquele que é o Senhor sobe-rano de todos, torna-se manifesto. O Reino é de Deus", enquanto das águas que aí manam, se pode ouvir o mur-múrio: "Todos os olhos se alegram, pois Aquele que por ninguém foi visto, Cujo segredo jamais se desco-briu, levantou o véu da Glória e desvelou o semblante da Beleza."

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 31

43

Page 46: Pérolas de Sabedoria

23 de Abril

Este é o Dia em que o Oceano da misericórdia de Deus se manifestou aos homens, o Dia em que o Sol de Sua bondade sobre eles irradiou seu esplendor, o Dia em que as nuvens de Sua plena graça abrigaram todo o gênero humano. Agora é o tempo de alegrar e refres-car o deprimido com a brisa revigorante do amor e da associação fraternal, com as águas viventes da amizade e da benevolência...

O supremo dever do homem, neste Dia, é atingir seu quinhão da copiosa graça que Deus lhe dispensa. Que ninguém, pois, considere o tamanho do recipiente, quer seja grande ou pequeno. O quinhão de alguns po-deria caber na palma da mão de um homem, o de ou-tros poderia encher uma taça e o de outros até a me-dida de um galão.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 17-18

44

Page 47: Pérolas de Sabedoria

24 de Abril

O primeiro dever prescrito por Deus para Seus ser-vos é o reconhecimento d'Aquele que é o Alvorecer de Sua Revelação e a Origem de Suas leis, que representa a Deidade, tanto no Reino de Sua Causa, como no mun-do da criação. Quem tiver cumprido este dever terá atingido todo o bem; e quem se privar disso, se terá desviado do caminho certo, ainda que seja autor de to-dos os atos retos. Cumpre a cada um que alcança este mais sublime grau, este ápice de transcendente glória, observar todas as leis d'Aquele que é o Desejo do mun-do. Estes deveres gêmeos são inseparáveis. Um não é aceitável sem o outro. Assim foi decretado por Aquele que é a Fonte da inspiração Divina.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 205

45

Page 48: Pérolas de Sabedoria

25 de Abril

O niundo agoniza e sua agitação aumenta dia a dia. Sua face inclina-se para a desobediência e a descrença. Tal há de ser seu dilema que não seria apropriado ou conveniente revelá-lo agora. Sua perversidade continuará por muito tempo. E quando chegar a hora marcada, aparecerá de súbito o que fará tremerem os membros do gênero humano. Então, somente então, será içado o Estandarte Divino e o Rouxinol do Paraíso cantará sua melodia.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 81

46

Page 49: Pérolas de Sabedoria

26 de Abril

Podemos bem perceber como a humanidade inteira é cercada de grandes aflições, de aflições incalculáveis. Nós a vemos languescer no leito da doença, angustiada e desiludida. Os que estão intoxicados pela arrogância interpuseram-se entre ela e o infalível Médico Divino. Vede como eles emaranharam todos os homens, inclu-sive a si mesmos, no enredo de suas maquinações. Não podem descobrir a causa da enfermidade, nem possuem eles conhecimento algum do remédio. Conceberam o di-reito como sendo torto e imaginaram que seu amigo fosse um inimigo.

Inclinai vossos ouvidos à suave melodia deste Pri-sioneiro. Levantai-vos e erguei vossas vozes para que talvez aqueles profundamente adormecidos possam des-pertar. Dizei: ó vós que sois como mortos! A Mão da Bondade Divina oferece-vos a Água da Vida. Apressai-vos e sorvei até vos saciardes. Quem tiver renascido neste Dia, não há de morrer jamais; quem permanecer morto, jamais viverá.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'líáh, p. 137

47

Page 50: Pérolas de Sabedoria

27 de Abril FESTA DE BELEZA

A Festa de Dezenove Dias foi inaugurada pelo Báb e ratificada por Bahá'u'lláh em Seu livro mais sagrado, o Aqdas, para que as pessoas possam se reunir e visi-velmente mostrarem companheirismo e amor, a fim de que os mistérios divinos possam ser revelados. A fina-lidade é a harmonia, de modo que através deste com-panheirismo os corações possam se tornar perfeitamen-te unidos e seja estabelecida a reciprocidade e presti-mosidade mútua. Porque os membros do mundo da humanidade são incapazes de existir sem se associarem, a cooperação e a prestimosidade mútua são a base da sociedade humana. Sem a realização destes dois gran-des princípios, nenhum grande movimento é impulsio-nado avante.

'Abdu'1-Bahá, Em Buscada Luz do Reino, A Festa dos Dezenove

O MÊS DE BELEZA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

48

Page 51: Pérolas de Sabedoria

28 de Abril

Ó FILHO DO SER!

Ama-Me, a fim de que Eu te possa amar. Se não Me amas, de modo algum pode o Meu amor te atingir. Sabe isto, ó servo!

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'Mh, n.° 5 (árabe)

O NONO DIA DO RIDVÁN COMEÇA COM O PÔR DO SOL

49

Page 52: Pérolas de Sabedoria

29 de Abril O NONO DIA DO RIDVÁN

Chama Sião, ó Carmelo, e anuncia as novas jubi-losas: Veio Aquele que estava oculto dos olhos mortais! Sua soberania predominante está manifesta; Seu es-plendor que a tudo abarca, revela-se. Guarda-te, não he-sites, nem pares. Apressa-te a circundar a Cidade de Deus que baixou do céu, a Kaaba celestial em volta da qual se moveram em adoração os favorecidos de Deus, os puros de coração e a companhia dos anjos excelsos. Oh, quanlo eu anseio por anunciar a todo lugar na su-perfície da terra e por levar a cada uma de suas cidades, as boas novas desta Revelação — uma Revelação para a qual o coração do Sinai foi atraído e em cujo nome clama a Sarça Ardente: — A Deus, Senhor dos Senho-res, pertencem os reinos da terra e do céu. — Em ver-dade, este é o Dia em que tanto o mar como a terra se regozijam por causa deste anúncio, o Dia para o qual foram guardadas aquelas coisas que Deus, por uma gra-ça além da compreensão de qualquer mente ou coração mortal, destinou fossem reveladas. Em breve, Deus fará navegar sobre ti Sua Arca e tornará manifesto o povo de Bahá que foi mencionado no Livro dos Nomes.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 22-23

50

Page 53: Pérolas de Sabedoria

30 de Abril

O equilíbrio do mundo foi alterado através da in-fluência vibrante desta nova e mais grandiosa Ordem Mundial. A vida regulada do gênero humano foi revolu-cionada por meio deste Sistema único, maravilhoso — cujo igual jamais foi testemunhado por olhos mortais.

Imergi-vos no oceano de Minhas palavras, para que possais desvendar-lhe os segredos e descobrir todas as pérolas de sabedoria que jazem ocultas em suas pro-fundezas. Guardai-vos de vacilar em vossa determina-ção de abraçar a verdade desta Causa — uma Causa através da qual se revelaram as potencialidades da gran-deza de Deus e se estabeleceu Sua soberania. Esta é a imutável Fé divina, eterna no passado, eterna no futu-ro. Quem buscar, que a atinja; e quanto aquele que se recusou a buscá-la — verdadeiramente, Deus é sufici-ente por Si Próprio, acima de qualquer necessidade de Suas criaturas.

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do Kitáb'i'Aqdas, pp. 36-37

51

Page 54: Pérolas de Sabedoria

1 de Maio

Aos homens da Casa de Justiça instituída por Deus foram confiados os interesses do povo. São eles, em verdade, os incumbidos por Deus entre Seus servos e os pontos do alvorecer da autoridade em Seus países.

õ povo de Deus! O que educa o mundo é a justiça, pois este é sustentado por dois pilares, a recompensa e a punição. Esses dois pilares são fontes de vida para o mundo. Desde que haja para cada dia um problema novo e para cada problema uma solução oportuna, tais assuntos devem ser levados aos Ministros da Casa de Justiça, para que eles possam agir de acordo com as necessidades e exigências do tempo. Aqueles que, por amor a Deus, se levantam a fim de servir a Sua Causa, são os recipientes de inspiração divina que vem do Rei-no invisível. Incumbe a todos lhe serem obedientes.

BaháVlláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 35

O DÉCIMO SEGUNDO DIA DO RIDVÁN COMEÇA COM O PÔR DO SOL

52

Page 55: Pérolas de Sabedoria

2 de Maio O DÉCIMO SEGUNDO DIA

DO RIDVÁN

Neste Dia, uma porta está aberta com extensão maior que o céu e a terra. Os olhos da misericórdia Daquele que é o Desejo dos mundos volvem-se para to-dos os homens. Um ato, por infinitésimo que seja, quando visto no espelho do conhecimento de Deus, é mais poderoso que uma montanha. Cada gota oferecida em Seu caminho é como o mar, ao ser vista naquele es-pelho. Pois este é o dia que Deus, verdadeiro e único — glorifiçado seja Ele — anunciou em todos os Seus Livros a Seus Profetas e Seus Mensageiros. Esta é uma Revelação na qual, se um homem derramar por sua causa uma só gota de sangue, miríades de oceanos serão sua recompensa.

Bahá'11'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 118-119

53

Page 56: Pérolas de Sabedoria

3 de Maio

Todo louvor à unidade de Deus e toda honra a Eie, o Senhor soberano, o incomparável e todo-glorioso Rei do universo, Quem, da inexistência absoluta, criou a realidade de todas as coisas, Quem, do nada, trouxe para a existência os elementos mais refinados e sutis de Sua criação e, salvando Suas criaturas do rebaixamen-to da separação e dos perigos da extinção final, as re-cebeu em Seu reino de glória incorruptível. Nada menos de Sua graça, que a tudo abrange, e de Sua mercê, que a tudo penetra, poderia ter realizado isso. De outro modo, como teria sido possível o simples nada haver adquirido, por si só, o merecimento e a capacidade para emergir de seu estado de inexistência para o do-mínio do ser?

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 50

54

Page 57: Pérolas de Sabedoria

4 de Maio

Havendo criado o mundo e tudo o que aí vive e se move, Ele, pela operação direta de Sua Vontade abso-luta e soberana, se dignou conferir ao homem a distin-ção e a capacidade incomparáveis de O conhecer e amar — capacidade esta que há de ser vista como o impulso gerador e o desígnio primário que baseiam toda a criação. . .

Sobre a realidad.e do homem, entretanto, focalizou Ele o fulgor de todos os Seus nomes e atributos e o fez um espelho de Seu próprio Ser. O homem, unicamente, dentre todas as coisas criadas, foi distinguido por tão grande favor, por uma graça tão duradoura.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 50

55

Page 58: Pérolas de Sabedoria

5 de Maio

Essas energias das quais o Sol da generosidade Di-vina, a Fonte da guia celestial, dotou a realidade do homem, jazem nele latentes, todavia, assim como a cha-ma se oculta dentro da vela e os raios de luz estão pre-sentes, potencialmente, na lâmpada. O brilho dessas ener-gias pode ser obscurecido por desejos terrenos, assim como a luz do sol pode se esconder sob o pó e as im-purezas que encobrem o espelho. Nem a vela, nem a lâmpada pode acender-se por seus próprios esforços, sem auxílio, nem será possível jamais que o espelho, por si só, se livre de suas impurezas. Está claro e evi-dente que, antes de se atear fogo, a lâmpada não será acesa, e a não ser que se apague de sua face a impureza, o espelho jamais representará a imagem do sol nem lhe poderá refletir a luz e glória.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p, 50-51

56

Page 59: Pérolas de Sabedoria

6 de Maio

E desde que não pode haver laço de intercurso di-reto para ligar o Deus Uno e Verdadeiro à Sua criação, nem pode existir qualquer semelhança entre o transi-tório e o Eterno, o contingente e o Absoluto, Ele orde-nou que em cada era e dispensação uma Alma pura e imaculada se manifestasse nos reinos da terra e do céu. A esse Ser sutil, esse Ser misterioso e etéreo, Ele atri-buiu uma natureza dupla: a física, pertencente ao mun-do da matéria, e a espiritual, oriunda da substância do próprio Deus. Conferiu-Lhe também um grau duplo. O primeiro, o qual se relaciona à Sua mais íntima reali-dade, representa-O como Aquele Cuja voz é a voz do próprio Deus...

O segundo grau é o humano, exemplificado pelos se-guintes versículos: "Sou apenas um homem como vós." "Dize, louvado seja meu Senhor! Serei Eu mais que um homem, um apóstolo?" Essas Essências do Desprendi-mento, essas esplendorosas Realidades, são os veículos da onipresente graça de Deus. Seguindo a luz da guia infalível e possuidoras de soberania suprema, são in-cumbidas de usar a inspiração de Suas palavras, as emanações de Sua perene graça e a brisa santificadora de Sua Revelação para purificar todo coração ardente e espírito receptivo, livrando-os do pó e das impurezas

57

Page 60: Pérolas de Sabedoria

das ansiedades e limitações terrenas. Então, e somente então, Aquilo que Deus lhe confiou, latente na realidade do homem, emergirá, esplendoroso como o Orbe nas-cente da Revelação Divina, detrás do véu da ocultação, e implantará a insígnia de sua revelada glória sobre os ápices dos corações dos homens.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 51

58

Page 61: Pérolas de Sabedoria

7 de Maio

Das passagens e alusões supracitadas, torna-se in-dubitavelmente claro que nos reinos da terra e do céu há de manifestar-se necessariamente um Ser, uma Es-sência, que agirá como Manifestante e Veículo para transmitir a graça da própria Divindade, o Senhor So-berano de todos. Através dos Ensinamentos deste Sol da Verdade, todo homem progredirá e desenvolver-se-á até atingir o grau em que possa manifestar todas as forças potenciais de que seu mais íntimo e verdadeiro ser foi dotado, s para este próprio fim que, em cada era e dispensação, os Profetas de Deus e Seus Eleitos aparecem entre os homens e demonstram tal poder como é oriundo de Deus, e tal grandeza como somente o Eterno há de revelar.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 51 52

59

Page 62: Pérolas de Sabedoria

8 de Maio

Acautelai-vos, ó vós que credes na Unidade de Deus, para que não sej ais induzidos a fazer distinção alguma entre os Manifestantes de Sua Causa ou a discriminar contra os sinais que têm acompanhado e proclamado sua Revelação. É este, realmente, o verdadeiro sentido da Unidade Divina — se sois dos que percebem e acei-tam esta verdade. Tende certeza, além disso, de que as obras e ações de cada um desses Manifestantes de Deus — ainda mais, qualquer coisa que Lhes pertença ou que Eles, no futuro, possam manifestar — são todas orde-nadas por Deus e refletem Sua Vontade e Seu Desígnio. Quem fizer a mínima diferença entre as pessoas, as pa-lavras, as mensagens, as ações e maneiras deles, se terá tornado, em verdade, descrente de Deus, terá repudiado Seus sinais e traído a Causa de Seus Mensageiros.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 47

60

Page 63: Pérolas de Sabedoria

9 de Maio

Sabei com toda certeza que a luz da Revelação Di-vina, em cada Dispensação, tem sido concedida aos ho-mens em proporção direta à sua capacidade espiritual. Considerai o sol. Como são fracos seus raios no momen-to em que aparece acima do horizonte. Quão gradativa-mente seu calor e sua potência aumentam à medida que se aproxima de seu zênite, capacitando, nesse Ínterim, todas as coisas criadas a se adaptarem à crescente in-tensidade de sua luz...

De modo igual, se o Sol da Verdade, nas etapas ini-ciais de Sua manifestação, fosse revelar subitamente a plena medida das potencialidades das quais a providên-cia do Todo-Poderoso o dotou, a terra da compreensão humana definharia e seria consumida, pois os corações dos homens não poderiam suportar a intensidade de sua revelação, nem seriam capazes de refletir o esplen-dor de sua luz. Esmorecidos e acabrunhados, cessariam de existir."

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do KitábTAqdas, p. 7

61

Page 64: Pérolas de Sabedoria

10 de Maio

Todas as coisas criadas têm seu grau ou estágio de maturidade. O período de maturidade na vida de uma árvore é o tempo de sua frutificação... e no reino hu-mano o homem alcança sua maturidade quando a luz de sua inteligência alcança seu poder e desenvolvimen-to máximos... De modo semelhante existem períodos e estágios na vida coletiva da humanidade. Em um tem-po atravessava o período da juventude, porém agora entrou em sua a muito predita fase de maturidade, cujas evidências estão aparentes em todas as partes... O homem deve agora se tornar imbuído de novas vir-tudes e poderes, novos padrões morais, novas capaci-dades. Novas generosidades, dádivas perfeitas, estão à espera e já descendo sobre ele. As dádivas e bênçãos do período da juventude, ainda que oportunas e suficien-tes durante a adolescência da humanidade, agora são incapazes de fazer face às exigências de sua maturidade.

'Abdu'1-Bahá, The World Order of Bahá'u'lláh, pp. 164-165

Page 65: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Maio

Deus enviou seus Mensageiros para suceder a Moi-sés e a Jesus, e Ele continuará a assim fazer até "o fim que não tem fim"; de modo que Sua graça possa, do céu da generosidade Divina, ser continuamente conce-dida à humanidade.

Com referência aos Manifestantes que virão no futuro "nas sombras das nuvens," sabei, na verdade que, no que se refere a sua relação para com a fonte de sua inspiração, estão sob a sombra da Beleza Antiga. Em sua relação, entretanto, para com a era em que aparecem, todos e cada um deles "faz o que quer que Ele deseje".

*Abdu'l-Bahá. The World Order of Bahaulláh, p, 11

63

Page 66: Pérolas de Sabedoria

12 de Maio

A essência da crença na unidade Divina consiste em considerar Aquele que é o Manifestante de Deus e Aque-le que é a Essência invisível, inatingível, incognoscível, como um só e o mesmo. Significa isto que qualquer coisa que se refira Àquele, todos os Seus atos e feitos, tudo o que Ele ordene ou proíba, deve ser considerado, em todos os seus aspectos e sob todas as circunstâncias e sem nenhuma reserva, como idêntico à Vontade do Próprio Deus. É este o grau mais elevado que um ver-dadeiro crente na unidade Divina pode esperar atingir. Bem-aventurado o homem que alcançar este grau e for um dos que sejam constantes em sua fé.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 109-110

64

Page 67: Pérolas de Sabedoria

13 de Maio

Dizei: A doce fragrância de Meu manto pode ser inalada de Minhas leis, com o apoio das quais os estan-dartes da vitória serão implantados sobre os mais altos picos. Do céu de Minha glória onipotente, a Língua de Meu poder dirigiu à Minha criação estas palavras: "Observai Meus Mandamentos, por amor à Minha be-leza." Por Minha vida! Quem tiver sorvido o vinho se-leto da eqüidade, oferecido pelas mãos de Meu generoso favor, circulará em volta de Meus mandamentos, os quais brilham acima do Alvorecer de Minha criação.

Não penseis que vos tenhamos revelado um mero código de leis. Não, mais exatamente, deslacramos o Vinho seleto, com os dedos da grandeza e poder. Disto, dá testemunho aquilo que a Pena da Revelação revelou. Meditai nisto, ó homens de discernimento!..

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do Kitáb'i'Aqdas, pp. 14-15

65

Page 68: Pérolas de Sabedoria

14 de Maio

Sempre que Minhas leis aparecem como o sol no céu de Minhas palavras, devem ser obedecidas fielmen-te por todos, ainda que Meu decreto seja de tal natureza que faça romper-se o céu de cada religião. Ele age do modo que seja de Seu agrado: escolhe, e ninguém pode questionar Sua escolha. Qualquer coisa que Ele, o Bem-Amado, ordene, isto mesmo é, em verdade, amado. Disto, Aquele que é o Senhor de toda a criação Me dá testemunho. Quem tiver inalado a doce fragrância do Todo-Misericordioso e reconhecido a Origem destas pa-lavras, dará boa acolhida, com os próprios olhos, aos dardos do inimigo, a fim de que possa estabelecer a verdade das leis de Deus entre os homens. Feliz aquele que a isso se haja volvido e que tenha apreendido a significação de Seu decreto decisivo.

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do KitábTAqdas, pp. 15-16

66

Page 69: Pérolas de Sabedoria

1 5 de Maio

Diz o Grande Ser: "ó bem-amados! Ergueu-se o tabernáculo da unidade; não considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo. Nutrimos a esperança de que a luz da justiça brilhe sobre o mundo e o santifique da tirania...

Não há a menor dúvida de que, se o sol da justiça, o qual as nuvens da tirania obscurecem, derramasse sobre os homens sua luz, a face da terra seria comple-tamente transformada.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, pp. 182-183

67

Page 70: Pérolas de Sabedoria

16 de Maio

FESTA DE GRANDEZA

Uma alma santa é melhor do que mil outras almas. Se umas poucas almas se reúnem em uma reunião amada com os sentimentos do Reino, com as atrações divinas, com corações puros e com absoluta pureza e santidade, para associarem-se em espírito e fragrància, esta reunião terá seus efeitos sobre todo o mundo. As condições, as palavras e os atos desta reunião condu-zirão um mundo para a felicidade eterna e serão uma evidência dos favores do Reino. O Espírito Santo os fortalecerá e as hostes do Concurso Supremo os tor-narão vitoriosos e os anjos de Abhá virão em sucessão.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í Meetings; The Nineleen Day Feast, pp. 5-6

O MÊS DA GRANDEZA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

68

Page 71: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Maio

Õ FILHO DO SER!

Meu amor é Minha fortaleza; quem nela entrar, estará salvo e seguro; e quem dela se afastar, por certo se desviará e haverá de perecer.

BaháVl láh , As Palavras Ocultas de Baliá'u'lláh n.° 9 (Árabe)

69

Page 72: Pérolas de Sabedoria

18 de Maio

Não pronuncies palavra alguma sobre a política; tua tarefa concerne a vida da alma, pois é o que conduz verdadeiramente à felicidade do homem no mundo de Deus. A não ser para falar bem deles, não faças menção dos reis da Terra e dos governos do mundo. Antes, res-tringe tuas palavras à difusão das venturosas novas do Reino de Deus e a demonstração da influência da Pa-lavra de Deus e da Santidade de Sua Causa. Fala tu de infindável júbilo, de deleites espirituais, de qualida-des divinas; relata como o Sol da Verdade ergueu-se por sobre os horizontes da Terra e como se insuflou o espírito da vida no corpo do mundo.

'Abdu'1-Bahá, Seleclions from the Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 92-93

70

Page 73: Pérolas de Sabedoria

19 de Maio

ó exército de Deus! Acautelai-vos para que não fa-çais mal a nenhuma alma nem causeis tristeza a nenhum coração; para que a homem algum firais com vossas palavras, quer seja conhecido vosso ou estranho, amigo ou inimigo. Orai por todos; suplicai que todos sejam abençoados, todos perdoados. Acautelai-vos, acautelai--vos, para que nenhum de vós busque vingança, nem mesmo contra alguém que tenha sede de vosso sangue. Acautelai-vos, acautelai-vos, para que a ninguém ma-goeis, Eünda que seja um malfeitor e deseje o vosso mal. Não olheis para as criaturas; volvei-vos a seu Cria-dor. Não vejais o povo refratário; vede apenas o Senhor dos Exércitos. Não fixeis o olhar no pó; volvei-o, sim, para o alto, para o sol fulgurante, que faz todo recanto da Terra sombria tornar-se resplendente de luz.

'Abdu'1-Bahá, Selections jrom lhe Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 73

71

Page 74: Pérolas de Sabedoria

20 de Maio

Todo homem de discernimento, ao caminhar sobre a terra, realmente se sente envergonhado, porque sabe perfeitamente que aquilo que é a fonte de sua prosperi-dade, sua riqueza, seu poder, sua exaltação, seu progres-so e força, como foi ordenado por Deus, é a própria terra, a qual é pisada pelos pés de todos os homens. Não pode haver dúvida que quem quer que seja conhe-cedor desta verdade, está purificado e santificado de todo orgulho, arrogância e vangloria.

BaháVlláh, Epistle to the Son of the Wolf, p. 44

72

Page 75: Pérolas de Sabedoria

21 de Maio

ó tu que tens um coração iluminado! És assim mesmo como a pupila ocular, o verdadeiro manancial da luz, pois o amor de Deus lançou seus raios sobre o âmago de teu ser, e tu volveste tua face para o Reino de teu Senhor.

Intenso é o ódio, nos Estados Unidos da América, entre os pretos e os brancos, mas minha esperança é que o poder do Reino os una em amizade, servindo-lhes de bálsamo eficaz.

Que não olhem para a cor do homem e sim, para seu coração. Se o coração estiver cheio de luz, esse ho-mem estará próximo do limiar de seu Senhor; em caso contrário, esse homem — seja branco ou preto — estará desatento a seu Senhor.

'Abdu'-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 15

73

Page 76: Pérolas de Sabedoria

22 de Maio

No mundo da humanidade encontramos grande di-ferença; o sexo feminino é tratado como se fosse infe-rior e não lhe são permitidos privilégios e direitos iguais. Esta condição não é devida à natureza, mas, sim, à educação. Na Criação Divina não há tal distinção. À vista de Deus, nenhum sexo é superior ao outro. Por que, então, deve um sexo afirmar a inferioridade do outro, recusando privilégios e justos direitos, como se Deus tivesse concedido autoridade para tal linha de con-duta? Se as mulheres recebessem os mesmos benefícios educacionais dos homens, o resultado demonstraria a igualdade de capacidade de ambos para a erudição.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, p. 129

O ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DO BÁB COMEÇA COM O PÔR DO SOL ELE DEVE SER COMEMORADO

APROXIMADAMENTE DUAS HORAS DEPOIS DO PÔR DO SOL DE 22 DE MAIO

74

Page 77: Pérolas de Sabedoria

23 de Maio ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO

DO BÁB

Eu sou, Eu sou, Eu sou o Prometido! Sou Aquele cujo nome há mil anos vindes invocando, cuja menção vos tem feito levantar, cuja vinda há muito esperais testemunhar, e de cuja Revelação tendes rogado a Deus que não tarde a hora. Em verdade vos digo, é dever que pesa sobre os povos do Oriente e do Ocidente obedecer Minha palavra e hipotecar fidelidade à Minha Pessoa.

O Báb, A Presença cie Deus, p. 55

75

Page 78: Pérolas de Sabedoria

24 dt aio

Os que habitam no Tabernáculo de Deus e estão estabelecidos nos assentos da glória imperecível recusar -se-ão, ainda que estejam morrendo de fome, a estender as mãos e tomar ilicitamente a propriedade de seu pró-ximo, por mais abjeto e desprezível que este seja.

BaháVlláh, O Advento da Justiça Divina, p. 38

76

Page 79: Pérolas de Sabedoria

25 de Maio

Se um homem dorme, deve ser não por prazer, mas para descansar o corpo a fim de melhor agir, me-lhor falar, explicar em palavras mais belas, servir os servos de Deus e provar as verdades. Enquanto perma-nece acordado, deve se esforçar por ser atencioso, ser-vir a Causa de Deus e sacrificar suas próprias condições pelas de Deus. Quando atinge esta condição, as confir-mações do Espírito Santo o alcançarão e com este po-der, o homem poderá enfrentar todos os que habitam a Terra.

'Abdu'1-Bahá, Padrão de Vida Bahá'í, p. 23-24

77

Page 80: Pérolas de Sabedoria

26 de Maio

Juro por Minha vida! Nada pode sobrevir aos Meus amados, salvo aquilo que lhes traga proveito. Testemu-nho disso é dado pela Pena de Deus, o Mais Poderoso, o Todo Glorioso, o Mais Amado.. .

ó Meus servos! Não vos entristeçais se, nestes dias e neste plano terreno, coisas contrárias aos vossos de-sejos tiverem sido determinadas e manifestadas por Deus, pois seguramente vos esperam dias de extasiante felicidade, de deleite celestial. Mundos santos, espiritual-mente gloriosos, desvendar-se-ão diante de vossos olhos. Sois destinados por Ele, neste mundo e no vindouro, a participar de seus benefícios, ter um quinhão de suas alegrias e receber uma porção de sua graça alentadora. A cada um destes, indubitavelmente, atingireis.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, p. 125

78

Page 81: Pérolas de Sabedoria

27 de Maio

A civilização tão freqüentemente alardeada pelos expoentes eruditos das ciências e letras, trará grande mal aos homens se lhe for permitido ultrapassar os limites da moderação. Assim vos adverte Aquele que é o Onisciente. Se for levada a um excesso, a civilização se provará ser tão prolífica fonte de mal como o fora de bem, enquanto restrita pela moderação. Medita so-bre isto, ó povo, e não sejas dos que vagueiam desnortea-dos na selva do erro. Aproxima-se o dia em que sua chama devorará as cidades, quando a Língua da Gran-deza proclamará: "De Deus, o Onipotente, o Todo-Lou-vado, é o Reino!"

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 212

79

Page 82: Pérolas de Sabedoria

28 de Maio

Rejeitai de vós, pois, o que vossas mentes abomi-nam, pois isso vos foi proibido em Suas Epístolas e Suas Escrituras. Guardai-vos de trocardes o Rio que é a vida verdadeira por aquilo que as almas dos puros de coração detestam. Inebriai-vos com o vinho do amor de Deus e não com aquilo que vos amortece as mentes, ó vós que O adorais! Verdadeiramente, isto foi proibido a todo crente, quer homem ou mulher.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, p. 52

O uso do vinho é proibido, segundo o texto do Sa-cratíssimo Livro, porque é causa de enfermidades crô-nicas, enfraquece os nervos e consome a mente.

'Abdu'1-Bahá, O Advento da Justiça Divina, p. 51

O ANIVERSÁRIO DA ASCENSÃO DE BAHÁ'U'LLÁH COMEÇA COM O PÔR DO SOL ELE DEVE SER COMEMORADO 3 HORAS DA

MADRUGADA DO DIA 29 DE MAIO

80

Page 83: Pérolas de Sabedoria

29 de Maio ANIVERSÁRIO DA ASCENSÃO

DE BAHÁ'U'LLÁH

Que vossos corações não se perturbem, ó povo, quando a glória de Minha Presença se retirar e o oceano de Minhas palavras se acalmar. Em Minha Presença entre vós há uma sabedoria e em Minha ausência há ainda outra, inescrutável para todos menos para Deus, o Incomparável, o Onisciente. Verdadeiramente, Nós vos vemos de Nosso reino de glória e ajudaremos qual-quer um que se levantar para o triunfo de Nossa Causa, com as hostes da Assembléia do alto e uma companhia de Nossos anjos favorecidos.

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do Kitáb'i'Aqdas, p. 21

81

Page 84: Pérolas de Sabedoria

30 de Maio

Se desejamos orar, devemos ter algum objeto em que nos concentrarmos. Se nos voltamos para Deus, de-vemos dirigir nosso coração a algum centro. Se o ho-mem adora a Deus de outro modo a não ser através do Seu Manifestante, deve primeiro formar um conceito de Deus, e este conceito é criado em sua mente. Já que o finito não compreende o Infinito, assim Deus não pode ser compreendido deste modo. O que a mente hu-mana concebe é-lhe compreensível. Mas aquilo que o homem forma para si é apenas um fantasma, uma ima-gem, uma ilusão. Nenhuma conexão há entre o Ser Su-premo e tal conceito.

'Abdu'1-Bahá, Bahaulláh e a Nova Era, p. 87

82

Page 85: Pérolas de Sabedoria

31 de Maio

As orações são atendidas por meio das Manifesta-ções universais de Deus. Contudo, quando a intenção de quem pede é obter dádivas materiais, mesmo se tra-tando de um desatento, se ele suplicar e implorar hu-mildemente o auxílio de Deus — até mesmo sua prece tem efeito...

. . . As orações reveladas com o fito de suplicar cura aplicam-se à cura física como à espiritual. Recita-as, pois, para curar tanto a alma como o corpo. Se a cura for benéfica para o paciente, indubitavelmente será concedida; para alguns enfermos, porém, seria apenas causa de outros males, e a sabedoria, por conseguinte, não consente uma resposta positiva à prece.

. . . O poder do Espírito Santo cura tanto moléstias físicas como espirituais.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, pp. 161-162

83

Page 86: Pérolas de Sabedoria

1 de Junho

Não considerai o começo das ocorrências; fixai vossos corações nas finalidades e nos resultados. O pe-ríodo atual é como o tempo da semeadura. Não há dúvida que é impregnado de perigos e dificuldades, po-rém no futuro muitas colheitas serão recolhidas e os benefícios e resultados tornar-se-ão aparentes. Quando se considera a questão e a finalidade, alegria e felici-dade inexaurívels despontarão.

Tudo de importância neste mundo exige a atenção cuidadosa de parte de quem o procura. Aquele que está a procura de algo deve suportar dificuldades e priva-ções até que o objetivo tenha sido alcançado e o grande sucesso obtido. Este é o caso das coisas pertinentes ao mundo. Quão maior é aquilo que concerne ao Concurso Supremo! Essa Causa compreende todo favor, glória e bem-aventurança eterna no mundo de Deus.

'Abdu'1-Bahá, The Divine Art of Living, p. 92

84

Page 87: Pérolas de Sabedoria

2 de Junho

O Chamado de Deus, ao se erguer, insuflou uma nova vida no corpo da humanidade e infundiu em toda a criação um espírito novo. Foi por essa razão que o mundo se moveu até as ínfimas profundezas, e os cora-ções e as consciências dos homens se vivificaram. Den-tro em breve se revelarão as evidências dessa regenera-ção e aqueles profundamente adormecidos se desper-tarão.

'Abdu'1-Bahá, Chamado às Nações, p. 69

85

Page 88: Pérolas de Sabedoria

3 de Junho

Artes, ofícios e ciências elevam o mundo do ser e são conducentes à sua exaltação. O conhecimento é como asas para a vida do homem; é como uma escada pela qual ele possa ascender. Incumbe a cada um adqui-ri-lo. O conhecimento deve, porém, ser adquirido de tais ciências que possam prestar benefícios aos povos da terra, e não daquelas que começam por meras palavras e assim também terminam...

Na realidade, o conhecimento é um verdadeiro te-souro para o homem; é para ele uma fonte de glória, de graça, de júbilo e exaltação, de alegria e contenta-mento. Feliz o homem que a ele adere e infelizes os desatentos.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 62

86

Page 89: Pérolas de Sabedoria

4 de Junho

FESTA DE LUZ

Em todos os ciclos e revelações, a festa tem sido favorecida e amada, e tem-se considerado a preparação de uma mesa para os que amam a Deus, um ato louvável. Isso é especialmente verdadeiro hoje, nesta era incom-parável, nesta mais generosa das épocas, na qual a festa é altamente aclamada, pois é, em verdade incluída entre as reuniões realizadas com o fim de adorar e glorificar a Deus. Nela se entoam os sagrados versículos, as odes e os louvores celestiais, e o coração é revivificado e ar roubado para fora de si.

O intuito primordial é avivar essas emoções do espírito; ao mesmo tempo, todavia, nada mais natural que os convivas participem no alimento, a fim de que o mundo do corpo espelhe o do espírito...

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 90-91

O MÊS DE LUZ COMEÇA COM O PÔR DO SOL

87

Page 90: Pérolas de Sabedoria

5 de Junho

Õ FILHO DO ESPÍRITO!

Eu te criei rico, por que tu te empobreces? Nobre te fiz; por que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volte teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar, forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 13 (Árabe)

Page 91: Pérolas de Sabedoria

6 de Junho

Abençoado seja aquele que na flor de sua juventude e no apogeu de seu vigor, se levante para servir a Causa do Senhor dos Tempos, e adorne seu coração com o Seu amor. A manifestação de tal graça é maior que a criação dos céus e da terra. Benditos os que são cons-tantes e ditosos os que são firmes.

Bahá'u'lláh, citado pela Casa Universal de Justiça, Mensagem aos Bahá'ís do Mundo, Ridván de 1982

89

Page 92: Pérolas de Sabedoria

7 de Junho

O próprio movimento de lugar em lugar, quando empreendido por amor a Deus, tem sempre exercido, e pode agora exercer, sua influência no mundo. Nos Li-vros do passado, foi anotado e inscrito o grau daqueles que viajaram por toda parte a fim de guiarem os servos de Deus.

A quem abrir seus lábios, neste dia, e fizer menção do Nome de seu Senhor, as hostes da inspiração divina descerão do céu de Meu Nome, o Onisciente, o Possuidor de toda sabedoria. A ele descerá também a Assembléia das alturas, erguendo cada um altamente um cálix de pura luz. Assim foi predestinado no reino da Revelação de Deus, a mando Daquele que é o Todo-Glorioso, o Poderosíssimo.

Bahá'11'lláh, O Advento da Justiça, pp. 127-128

90

Page 93: Pérolas de Sabedoria

8 de Junho

"Ele escolheu do mundo inteiro os corações de Seus servos", explica Ele, "e de cada um fez uma sede para a revelação de Sua glória. Santificai-os, pois, de toda cor-rupção, a fim de que sejam gravadas sobre eles as coi-sas para que foram criados. É, em verdade, sinal do generoso favor de Deus". "Dizei", proclama Ele, "não há de ser contado entre o povo de Bahá aquele que se-guir seus desejos terrenos ou fixar seu coração nas coisas da Terra. Meu verdadeiro seguidor é aquele que, se vier a um vale de puro ouro, o atravessará diretamen-te, como uma nuvem e nem se virará para trás nem fará pausa. Tal homem, seguramente, a Mim pertence. De suas vestes, a Assembléia no alto pode inalar a fra-grância da santidade. . .

BaháVlláh, O Advento da Justiça Divina, p. 50

91

Page 94: Pérolas de Sabedoria

9 de Junho

"Cumpre ao povo de Bahá", escreveu Ele também, "morrer para o mundo e tudo o que nele existe, estar tão desprendido de todas as coisas terrenas, que os ha-bitantes do Paraíso possam inalar de suas vestes os suaves aromas da santidade... Os que tem deslustrado o belo nome da Causa de Deus, seguindo as coisas car-nais — estes estão em erro palpável!" "A pureza e a castidade", admoesta Ele especialmente, "tem sido, e ainda o são, os ornamentos supremos para as servas de Deus. Deus é Minha Testemunha! O esplendor da luz da castidade difunde sua iluminação sobre os mundos do espírito e sua fragrância é levada até o Mais Excelso Paraíso". "Deus", afirma Ele outra vez, "fez da casti-dade, verdadeiramente, um diadema para as cabeças de Suas servas. Grande é a bem-aventurança daquela serva que tiver alcançado tão elevado grau".

BaháVlláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 50-51

92

Page 95: Pérolas de Sabedoria

10 de Junho

õ ave que suavemente canta da Beleza de Atahá! Nesta maravilhosa era nova, romperam-se os véus da superstição, e foram condenados os preconceitos dos povos orientais. Entre certas nações do Oriente, a mú-sica era considerada repreensível, mas, nesta nova era, a Luz Manifesta proclamou especificamente, em Suas sagradas Epístolas, que a música, seja cantada ou to-cada, é alimento espiritual para a alma e o coração.

A arte musical é uma daquelas artes dignas do mais alto louvor. Comove o coração de quem está entristecido.

Pois . . . . toca e canta as sagradas palavras de Deus, com tons maravilhosos, nas reuniões dos amigos, a fim de que o ouvinte se livre dos grilhões da preocupação e da tristeza, e sua alma salte de júbilo e se humilhe em oração ao reino da Glória.

'Abclu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, pp. 14-15

93

Page 96: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Junho

Esforçai-vos de coração e alma a fim de efetivar união e harmonia entre os brancos e os negros e assim provar a unidade do mundo bahá'í, onde não há lugar para distinção de cor, onde somente os corações são considerados. Louvado seja Deus, os corações dos ami-gos estão ligados e unidos, quer sejam eles de leste ou oeste, de norte ou de sul, nada importando que sejam alemães, franceses, japoneses ou americanos ou que pertençam à raça branca, à negra, à vermelha, à amarela ou à parda. Variações de cor, de país e de raça na Fé Bahá'í nenhuma importância têm; ao contrário, a uni-dade bahá'í supera a todas elas e elimina todas essas fantasias e imaginações.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 15

94

Page 97: Pérolas de Sabedoria

12 de Junho

Meu Deus, meu Deus! Se ninguém for encontrado que se haja desviado de Teu caminho, como, então, po dera desfraldar-se a insígnia de Tua misericórdia ou içar-se a bandeira de Teu abundante favor? E se iniqüi-dade não for cometida, que é que Te pode proclamar o Ocultador dos pecados dos homens, a Eterna Clemên-cia, o Onisciente, a Suma Sabedoria? Seja minh'alma um sacrifício pelas transgressões dos que contra Ti trans-gridem, pois sobre essas transgressões são emitidas as doces fragrâncias das ternas graças de Teu Nome, o Compassivo, o Todo-Misericordioso... Seja meu mais íntimo ser uma oferta pelos pecados daqueles que con-tra Ti pecaram, pois é em conseqüência de tais pecados que o Sol de Teus múltiplos favores se revela acima do horizonte de Tua generosidade e as nuvens de Tua in-falível providência chovem suas graças sobre as reali-dades de todas as coisas criadas.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, pp. 193-194

95

Page 98: Pérolas de Sabedoria

13 de Junho

Não há paraíso mais admirável para qualquer alma do que se submeter à influência do Manifestante de Deus em Seu Dia, Lhe ouvir os versículos e neles acre-ditar, atingir Sua presença, a qual não é outra, senão a presença de Deus, navegar sobre o mar do reino celes-tial de Seu beneplácito e participar dos frutos escolhidos do paraíso de Sua Unicidade divina.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 83

96

Page 99: Pérolas de Sabedoria

14 de Junho

Sabe tu que, quando o Filho do Homem (Jesus Cristo) rendeu a Deus Seu alento, a criação inteira cho-rou com grande pranto. Por Ele se haver sacrificado, entretanto, infundiu-se uma nova capacidade em todas as coisas criadas... A mais profunda sabedoria que os sábios têm pronunciado, a mais completa erudição que qualquer mente tenha desvelado, as artes produzidas pelas mãos mais hábeis, a influência exercida pelo mais potente dos governantes, são apenas manifestações do poder vivificador que emana de Seu Espírito transcen-dente, predominante e esplendoroso.

Damos testemunho de que Ele, quando veio ao mundo, irradiou o esplendor de Sua glória sobre todas as coisas criadas. Por Seu intermédio, o leproso recupe-rou-se da lepra da perversidade e ignorância. Por Ele os lascivos e refratarios foram curados. Através de Seu poder, nascido de Deus Todo-Poderoso, os olhos dos cegos se abriram e a alma do pecador foi santifiçada.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 62

97

Page 100: Pérolas de Sabedoria

15 de Junho

Que resultado haverá do repouso físico, da tranqüi-lidade, do luxo e do apego a este mundo material? Evi-dentemente, o homem que buscar essas coisas se verá vítima, afinal, do remorso e do prejuízo.

Devemos, pois, fechar os olhos inteiramente para tais considerações, ansiar pela vida eterna e pela eleva-ção da humanidade, desejar o desenvolvimento celestial, o Espírito Santo, a promoção da Palavra de Deus, o esclarecimento dos habitantes do globo, a promulgação da Paz Universal e a proclamação da unidade do gênero humano, s esta a tarefa! De outro modo, semelhante aos pássaros e outros animais, o homem ocupar-se-á com os requisitos desta vida física, cuja satisfação é a mais alta aspiração do reino animal, e assim andará sobre a terra tal qual o quadrúpede.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahaí, p. 193

98

Page 101: Pérolas de Sabedoria

16 de Junho

Aproxima-se o tempo em que tudo que jaz oculto nas almas e nos corações dos homens será exposto. Este é o Dia... que o Senhor da Glória anunciou e que deu a conhecer Aquele que foi Seu Amigo (Maomé) me-diante estas Suas palavras — exaltado seja Ele — "ó meu filho! Verdadeiramente, Deus revelará tudo, em-bora tenha somente o peso de um grão de semente de mostarda e esteja oculto em uma rocha ou nos céus ou na terra; pois Deus é Arguto, informado de tudo." "Neste Dia o que engana os olhos e tudo o que se oculta no peito dos homens, são tornados conhecidos e postos a descoberto ante o trono de Sua Revelação. Nada, seja o que for, pode escapar a Seu conhecimento. Ele ouve e vê. e Ele, em verdade, é O que tudo ouve, O que tudo vê. Quão estranho que não discirnam entre o digno de confiança e o traiçoeiro!"

BaháVlláh, Episíte to the Son of the Wolf, p. 107

99

Page 102: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Junho

É claro e evidente que todas as Eras anteriores vie-ram preparar o caminho para o advento de Maomé, o Apóstolo de Deus. Por sua vez, a Era Maometana junta-mente com essas tiveram em mira a Revelação procla-mada pelo Qá'im (i,e. o Báb). E é o objetivo desta Re-velação, como o foi das precedentes, anunciar do mes-mo modo o advento da Fé Daquele que Deus tornará manifesto. E essa Fé — a Fé Daquele que Deus tornará manifesto — por sua vez, como todas as Revelações an-teriores, têm por objetivo a Manifestação destinada a sucedê-la... Assim o processo do nascer e do pôr do Sol da verdade há de continuar por um tempo indeter-minado — é um processo que não teve começo nem terá fim.

O Báb, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 33

100

Page 103: Pérolas de Sabedoria

18 de unho

E agora, no tocante à tua pergunta se as almas hu-manas continuarão a ser conscientes uma da outra, após sua separação do corpo. Sabe tu que as almas do povo da Bahá que tiverem entrado e se estabelecido dentro da Arca Carmesim, haverão de se unir e comungar inti-mamente umas com as outras, estando tão estreitamen-te associadas em suas vidas — em suas aspirações, seus objetivos e esforços, que serão como uma só alma. São, em verdade, os seres bem informados, que possuem uma visão aguçada e são dotados de compreensão. Assim foi decretado por Aquele que é o Onisciente, a Suma Sabe-doria.

Bahá'u']láh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'1'táh, p. 111

101

Page 104: Pérolas de Sabedoria

19 de Junho

O povo de Bahá, os habitantes da Arca de Deus, são, todos eles, bem conscientes do estado e da condição, um do outro, e estão unidos por laços de íntima ami-zade. Tal estado, entretanto, deve depender de sua fé e sua conduta. Os que são do mesmo grau e condição estão plenamente conscientes da capacidade, do caráter, das realizações e dos méritos, uns dos outros. Os que são de um grau inferior, porém, são incapazes de com-preender adequadamente o grau daqueles de uma cate-goria superior ou de lhes estimar os méritos. Cada um receberá de teu Senhor o seu quinhão. Bem-aventurado o homem que tiver volvido a face a Deus e seguido fir-memente em Seu amor, até que sua alma tenha alçado vôo a Deus, o Senhor Soberano de todos, o Mais Pode-roso, a Eterna Clemência, o Todo-Misericordioso.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 111-112

102

Page 105: Pérolas de Sabedoria

20 de Junho

Dize: Ensinai a Causa de Deus, ó povo de Bahá, pois Deus prescreveu a cada um o dever de proclamar Sua Mensagem e considera isto o mais meritório de todos os atos. Tal ato é aceitável somente quando aque-le que ensina a Causa já é crente firme em Deus, o Supremo Protetor, o Misericordioso, o Onipotente. Ele ordenou, além disso, que a Sua Causa fosse ensinada através do poder das palavras dos homens e não por meio da violência. Assim Seu decreto baixou do Reino d'Aquele que é o Excelso, o Onisciente.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 175

103

Page 106: Pérolas de Sabedoria

21 de Junho

O Médico Onisciente tem Seu dedo no pulso da hu-manidade. Ele percebe o mal e, com sua infalível sabe-doria, prescreve o remédio. Cada era tem seu próprio problema e cada alma sua especial aspiração. O remédio que o mundo necessita em suas aflições hodiernas não pode ser, jamais, o mesmo daquele requisitado por uma era subseqüente. Cuidai zelosamente das necessidades da era em que viveis e concentrai vossas deliberações em suas exigências e seus requisitos.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p, 136

104

Page 107: Pérolas de Sabedoria

22 de Junho

Se alguém pretender trazer uma Revelação direta-mente de Deus antes de expirarem mil anos completos, tal homem será seguramente um mentiroso impostor. Pedimos a Deus que Ele por Sua graça o ajude a re-tratar e repudiar essa pretensão. Se se arrepender, Deus, sem dúvida, o perdoará. Se, porém, ele persistir em seu erro, Deus, seguramente, fará descer alguém que o tra-tará sem compaixão. Temível, em verdade, é Deus quan-do pune! Quem interpretar este versículo de outro modo, senão em seu sentido óbvio, será privado do Espírito de Deus e de Sua misericórdia que envolve todas as coisas criadas. Temei a Deus e não sigais vossas vãs fantasias. Não, antes, segui o que é ordenado pelo vosso Senhor, o Todo-Poderoso, a Suma Sabedoria.

Bahá'u']láh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 214

105

Page 108: Pérolas de Sabedoria

23 de Junho

FESTA DA MERCÊ

Eu vos exorto, a cada um de vós, que concentreis o íntimo dos vossos pensamentos no amor e na união. Quando surgir um pensamento de guerra, fazei-lhe opo-sição com um pensamento mais forte de paz. Um pensa-mento de ódio deve ser destruído por um mais pode-roso pensamento de amor. Pensamentos de guerra tra-zem destruição da harmonia, do bem-estar, da tranqüi-lidade e do contentamento. Pensamentos de amor cons-tróem a fraternidade, a paz, a amizade e a felicidade...

Se, de todo o coração, desejas amizade com todas as raças da terra, vosso pensamento, espiritual e posi-tivo, propagar-se-á, virá a ser o desejo dos outros, tor-nando-se cada vez mais forte até atingir as mentes de todos os homens.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá — Paris 1911, p. 26

O MÊS DA MERCÊ COMEÇA COM O PÔR DO SOL

106

Page 109: Pérolas de Sabedoria

24 de Junho

Õ PILHO DO HOMEM!

Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha Luz, e Minha luz jamais se extinguira; por que receias extinção? És Minha gló-ria, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e Minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de Me encon-trares no Reino da Glória.

BaháVlláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n° 14 (Árabe)

107

Page 110: Pérolas de Sabedoria

25 de íunho

É ordenado que cada um de vós se ocupe em al-guma forma de trabalho — seja ofício, algum ramo de comércio, ou coisa semelhante, Benevolamente temos elevado vossa ocupação em tal trabalho ao grau de adoração a Deus, o Ser Verdadeiro. Ponderai em vossos corações as graças e bênçãos de Deus e rendei-Lhe agra-decimentos, ao anoitecer e ao alvorecer. Não desperdi-ceis vosso tempo em indolência e ociosidade. Dedicai-vos aquilo que a vós mesmos e aos outros possa trazer proveito...

Os mais desprezados dos homens, aos olhos de Deus, são aqueles que se sentam indolentemente e men-digam. Segurai-vos com firmeza à corda dos meios ma-teriais, pondo vossa inteira confiança em Deus, o Pro-vedor de todos os meios. Quando alguém se ocupa em um ofício ou uma profissão, a própria ocupação é con-siderada, aos olhos de Deus, um ato de adoração; e isso não é, senão sinal de Sua infinita generosidade que a tudo abrange.

BaháVlláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, pp. 34-35

108

Page 111: Pérolas de Sabedoria

26 de Junho

Nesta Revelação, as hostes que a podem tornar vi-toriosas são as hostes das ações louváveis e do caráter íntegro. O dirigente e comandante dessas hostes tem sido sempre o temor a Deus — temor esse que abrange todas as coisas e sobre todas as coisas impera.

BaháVlláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 140

109

Page 112: Pérolas de Sabedoria

27 de Junho

Segundo os ensinamentos divinos nesta gloriosa Era, a ninguém devemos menosprezar e chamar de igno-rante, dizendo: "— Você não sabe, mas eu sei." — An-tes, devemos considerar os outros com respeito e, ao tentarmos explicar e demonstrar algo, falar como se estivéssemos investigando a verdade, dizendo: "— Aqui estão estas coisas diante de nós. Vamos investigar a fim de determinar onde e em que forma a verdade pode ser encontrada."

O instrutor não deve achar que ele próprio seja erudito e os outros iletrados. Tal pensamento gera orgu-lho, e o orgulho não conduz a influência. O instrutor não deve ver em si próprio qualquer superioridade, deve falar com a maior bondade, meiguice e humildade, pois é este o modo de falar que exerce influência e educa os alunos.

'Abdu'1-Bahá, O Indivíduo e o Ensino-Levantando o Chamado Divino, p. 21

110

Page 113: Pérolas de Sabedoria

28 de Junho

"Em Meu templo, nada se vê senão o Templo de Deus; em Minha beleza, não se vê senão Sua Beleza; em Meu ser, só é visível Seu Ser; em Mim mesmo, ou-tro não se manifesta senão Ele Mesmo; em Meu movi-mento se vê apenas Seu Movimento; em Minha aquies-cência, se vê apenas Sua Aquiescência, e em Minha pena, apenas Sua Pena, a Poderosa, de todos louvada. Jamais houve em Minh'alma outra coisa senão a Verdade, e em Mim mesmo nada se viu a não ser Deus". "O Próprio Espírito Santo foi gerado em virtude de uma só letra revelada por este Espírito Supremo — se pudésseis compreender."

Bahá'u'lláh, A dispensação de Bahá'u'lláh, p. 23

111

Page 114: Pérolas de Sabedoria

29 de Junho

A causa fundamental do erro é a ignorância, razão pela qual devemos apegar-nos aos instrumentos da per-cepção e do conhecimento. Cumpre ensinar o bom cará-ter. Deve-se difundir a luz por toda a parte, para que. na escola da humanidade, todos possam adquirir as características celestiais do espírito e compreender por si mesmos que, sem sombra de dúvida, não há inferno mais horrendo ou abismo mais abrasador que possuir um caráter mau e doentio, nem cova mais tenebrosa ou tormento mais repugnante que manifestar qualida-des condenáveis.

Cada pessoa tem que ser educada até tão elevado grau que preferiria lhe fosse cortada a garganta a men-tir, e consideraria mais fácil deixar-se retalhar por es-pada ou traspassar por lança que proferir calúnia ou permitir que a ira a dominasse.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p, 136

112

Page 115: Pérolas de Sabedoria

30 de Junho

É dever obrigatório dos pais educar seus filhos a serem firmes na fé, pois uma criança que se apartar da religião de Deus não agirá de modo a conquistar o agra-do de seus pais e de seu Senhor. Toda a ação louvável nasce da luz da religião, e, faltando-lhe esta suprema bênção, a criança não se afastará de nenhum mal, nem se aproximará de nenhum bem.

Educação Bahá'í: Uma Compilação, p. 16

113

Page 116: Pérolas de Sabedoria

1 de Julho

Acontece muitas vezes passarem pai e mãe pelas maiores provações e durezas por causa dos filhos, e apenas estes chegam à idade adulta, os pais têm de partir para o outro mundo. Raramente vêem neste mun-do a recompensa dos cuidados que dedicaram aos filhos. Estes, pois, reconhecendo tais cuidados e sacrifícios, dsvem mostrar caridade e misericórdia e implorar per-dão para os pais. Assim, o amor e a bondade que vos foram dispensadas pelo vosso pai, deveis retribuir, dan-do aos pobres em seu nome, rogando perdão e remissão ds seus pecados com a maior humildade, implorando para ele a suprema misericórdia.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, p. 192

114

Page 117: Pérolas de Sabedoria

2 de Julho

A sabedoria em orar está nisto: que une o servo ao Ente Verdadeiro, porque neste estado o homem se vol-ve, de coração e alma, para Sua Alteza, o Todo-poderoso, procurando Sua associação e desejando Seu amor e Sua compaixão. Quem ama, encontra sua maior felicidade em conversar com o objeto do seu amor; e a maior das graças para quem busca, é conhecer o alvo das suas aspirações; eis porque cada alma atraida ao Reino de Deus espera, de todo coração, ter oportunidade de im-plorar e suplicar diante de seu Bem-Amado, psdindo Sua mercê e Seu favor e a graça de se imergir no oceano das Suas palavras, da Sua misericórdia e generosidade.

Além de tudo isso, a oração e o jejum despertam a alma e tornam-na vigilante, contribuindo para sua pre-servação e sua proteção contra as provações.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahá'i, p. 268-269

115

Page 118: Pérolas de Sabedoria

3 de Julho

As vidas de alguns homens estão exclusivamente ocupadas com as coisas deste mundo; suas mentes estão tão circunscritas às formas exteriores e aos interesses tradicionais, que não vêem a existência de nenhum ou-tro reino nem o significado espiritual das coisas... Como o animal, não concebem outro pensamento que não seja o do seu bem estar físico. É verdade que se deve atender a estas necessidades. A vida é uma carga que devemos levar enquanto estamos sobre a terra, mas às preocupações das coisas inferiores da vida não de-veria ser permitido monopolizar todos os pensamentos e aspirações de um ser humano. As ambições do cora-ção deveriam ascender para uma meta mais gloriosa, e a atividade mental deveria elevar-se a níveis mais supe-riores. Os homens deveriam ter em suas almas a visão de perfeição celestial, e preparar ali um lugar para que habitem as inesgotáveis bênçãos de Espírito Divino.

'Abdu'1-Bahá, The Reality of Man, pp. 14-15

116

Page 119: Pérolas de Sabedoria

4 de Julho

Quanto à felicidade espiritual, esta é a verdadeira base para a vida do homem, pois a vida foi criada para a felicidade e não para a tristeza; tristeza é morte. Fe-licidade espiritual é vida eterna, Isto é uma luz que não é seguida por escuridão. Isto é uma honra que não é seguida de vergonha. Isto é uma vida que não é seguida por morte. Isto é uma existência que não é seguida por aniquilação. Esta grande bênção e preciosa dádiva é tão somente obtida pelo homem através da guia de Deus...

'Abdu'1-Bahá, The Divine Art of Living, p. 18

117

Page 120: Pérolas de Sabedoria

5 de Julho

Volvei todos os vossos pensamentos com vistas a trazer alegria aos corações. Acautelai-vos! Acautelai-vos! a fim de que não ofendais qualquer coração. Ajudai o mundo da humanidade tanto quanto possível. Sede a fonte de consolo para todo aquele que estiver triste, ajudai todo aquele que estiver fraco, sede útil a todo aquele que for indigente, cuidai de todo aquele que esti-ver doente, sede a causa de glorificação para todo aque-le que for humilde, e abrigai aqueles que estão domi-nados pelo medo.

Em resumo, que cada um de vós seja como uma lâmpada brilhando com a luz das virtudes do mundo da humanidade. Sede dignos de confiança, sinceros, afe-tuosos e repletos de castidade. Sede iluminados, sede espirituais, sede divinos, sede gloriosos, sede animados por Deus, sede um Bahá'í.

'Abdu'1-Bahá, The Promulgation of Universal Peace, (edição de 1982) p. 453

118

Page 121: Pérolas de Sabedoria

6 de Julho

Sede justos a vós próprios e aos outros, a fim de que as evidências da justiça se revelem, através de vossos atos, entre Nossos servos fiéis. Acautelai-vos para que não usurpeis os bens de vosso próximo. Pro-vai-vos dignos de sua fé e confiança em vós, e não negueis aos pobres as dádivas que a graça de Deus vos concedeu. Ele, verdadeiramente, recompensará os cari-dosos e lhes retribuirá em dobro o que doaram. Não há outro Deus, senão Ele. Toda a criação e o império a ela inerente, Lhe pertencem. Ele concede Suas dádivas a quem Ele deseja, e a quem Ele deseja, as nega. Ele é o Grande Doador, o Mais Generoso, o Benévolo.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 175

119

Page 122: Pérolas de Sabedoria

7 de Julho

Está claro e evidente que todos os homens, após sua morte física, haverão de estimar o valor de seus atos e compreender tudo o que suas mãos fizeram. Ates-to pelo Sol que brilha sobre o horizonte do Poder Di-vino! Os que são seguidores do Deus Uno e Verdadeiro, no momento em que partirem desta vida, haverão de sentir tão grande contentamento e alegria como seria impossível descrever, enquanto tamanho medo e tremor se apoderarão daqueles que vivem no erro, e tanta cons-ternação os acabrunhará, como nada poderia exceder. Feliz quem tiver sorvido o vinho seleto e incorruptível da fé, através do benévolo favor e das múltiplas graças d'Aquele que é o Senhor de todas as Fés. . .

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 112

120

Page 123: Pérolas de Sabedoria

8 de Julho

É até possível modificar o estado dos que morreram em pecado, descrentes; isto é, o perdão ser-lhes-á con-cedido, graças à bondade de Deus, e não de acordo com Sua justiça, pois dar quando não há merecimento cons-titui pura bondade, enquanto a justiça exige que se dê o que é merecido. Assim como temos neste mundo o poder de orar por essas pessoas, tê-lo-emos no outro mundo, também, no Reino de Deus. Não continuarão todos a ser naquele mundo, criaturas de Deus? Portan-to, ali poderão também progredir.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, Edição 1979 — p. 192

O ANIVERSÁRIO DO MARTÍRIO DO BÁB COMEÇA COM O PÔR DO SOL

ELE DEVE SER COMEMORADO DIA 9 DE JULHO AO MEIO DIA

121

Page 124: Pérolas de Sabedoria

9 de Julho ANIVERSÁRIO DO MARTÍRIO DO BÁB

Ai, ai das coisas que a Mim tocaram!... Nesta mon-tanha (Makú), permaneço só, e em tal estado que ne-nhum dos que Me antecederam sofreu o que eu tenho sofrido, nem qualquer transgressor suportou o que te-nho suportado!

O Báb, O Dia Prometido Chegou, p. 12

õ Tu Remanescente de Deus! Sacrifiquei-me inteira-mente por Ti; aceitei maldições por amor a Ti e jamais ansiei por outra coisa, senão o martírio no caminho de Teu amor. Testemunha suficiente para mim é Deus, o Excelso, o Protetor, o Ancião dos Dias.

O Báb. Seleção dos Escritos do Báb, p. 65

122

Page 125: Pérolas de Sabedoria

IO de Julho

Este é o Dia em que o Todo-Misericordioso desceu nas nuvens do conhecimento, vestido de soberania ma-nifesta. Bem conhece Ele as ações dos homens. É Aque-le Cuja glória ninguém pode deixar de perceber, pudés-seis vós apenas o compreender. O céu de cada religião partiu-se e a terra da compreensão humana se rompeu, e se vê descerem os anjos de Deus. Dize: Este é o Dia do engano mútuo; para onde fugis? As montanhas pas-saram e os céus se desdobraram e toda a terra é segu-rada dentro de suas mãos, pudésseis apenas o compre-ender. Quem é que vos pode proteger? Ninguém, por Aquele que é o Todo-Misericordioso? Ninguém, salvo Deus, o Onipotente, o Todo-Glorioso, o Benéfico.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 38-39

123

Page 126: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Julho

Dize: Os céus dobraram-se e a terra está segura em Suas mãos; os malfeitores foram segurados pelo topete e ainda não compreendem. Bebem da água impura e não o sabem. Dize: Já se ergueu o brado e o povo saiu das sepulturas, levantando-se e olhando a seu redor. Alguns apressaram-se a atingir a corte do Deus de Mise-ricórdia, outros cairam sobre suas faces no fogo do inferno, enquanto outros ainda se perdem em sua per-plexidade. Os versículos de Deus foram revelados e no entanto, deles se afastaram. Manifestou-se Sua prova, mas disso não se tornaram cientes. E quando contem-plam a face do Todo-Misericordioso, suas próprias faces entristecem-se, enquanto se divertem.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 36-37

124

Page 127: Pérolas de Sabedoria

12 de Julho FESTA DE PALAVRAS

. . . ao vos apresentardes às reuniões, antes de en-trar, libertai-vos de tudo que tendes em vossos cora-ções, libertai vossos pensamentos e vossas mentes de tudo o mais, salvo de Deus, e animai-vos. Possam todos transformá-la em uma reunião de amor, fazê-la a causa de iluminação, fazê-la uma reunião de atração dos cora-ções; circundai esta reunião com as Luzes do Concurso Supremo, de modo que possais estar reunidos com o máximo amor.

ó Deus! Dispersa todos aqueles elementos causado-res de discórdia e prepara para nós tudo aquilo que cause unidade e concórdia.

ó Deus! Faze descer sobre nós a Fragrância Celes-tial e transforma esta reunião numa reunião do Paraíso! Dá-nos todos os benefícios e alimentos. Prepara para nós o Alimento do Amor! Dá-nos o Alimento do Amor! Dá-nos o Alimento do Conhecimento! Concede-nos o Allimento da Iluminação Divina!

Lembrai-vos destas coisas, em vossos corações, e então entrai na Festa da Unidade.

'Abdu'1-Bahá, Em busca da Luz do Reino, A Festa de Dezenove Dias, pp. 60-61

O MÊS DE PALAVRAS COMEÇA COM O PÔR DO SOL

125

Page 128: Pérolas de Sabedoria

13 de Julho

Ó FILHO DO HOMEM!

Contenta-te Comigo e não busques outro para teu amparo, pois ninguém, senão Eu, jamais há de te sa-tisfazer.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 17 (Árabe)

126

Page 129: Pérolas de Sabedoria

14 de Julho

ó povo de lealdade, ó povo de fidelidade, ó povo que está despertado pelo Sopro de Deus, ó povo que está inalando o perfume de vida do Espírito de Deus! A senda se tornou suave, o caminho se tornou reto, o tapete do Reino está estendido, o Tabernáculo foi ele-vado sobre o Monte do Poder, os poderes do céu foram abalados, os cantos da terra estremeceram, o sol es-cureceu, a luz cessou de dar luz, as estrelas caíram, as nações da terra lamentaram, e o Filho do Homem veio nas nuvens do céu com poder e grande glória, e Ele enviou Seus anjos com o som da grande trombeta, e ninguém conhece o significado destes emblemas salvo os sábios e os informados.

Sois os anjos, se vossos pés forem firmes, vossos espíritos se regozijarem, vossos pensamentos secretos forem puros, vossos olhos consoladores, vossos ouvi-dos abertos, vossos peitos dilatados de alegria, e vossas almas alegradas, e se vos levantardes para ajudar o Convênio, para resistir a dissensão e para ser atraídos à Efulgência! Digo-vos, na verdade, que a Palavra de Deus seguramente foi explicada e se tornou um sinal evidente e uma prova forte e sólida, e seus traços serão espalhados no Oriente e no Ocidente, e a estes todas as cabeças irão inclinar-se e todas as almas irão se subme-ter e ajoelhar-se com suas faces no chão.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í World Faith, p. 360

127

Page 130: Pérolas de Sabedoria

15 de Julho

Incumbe a todos escrever o seu testamento. Cabe a ele adornar o seu cabeçalho com o Máximo Nome, testemunhar nele a unicidade de Deus, como manifes-tada no Sol de Sua revelação, e de estabelecer as boas ações que deseja que sejam realizadas, a fim de que estas possam permanecer como testemunho seu nos mundos da Revelação e da Criação e serem como um tesouro guardado com seu Senhor, o Protetor, o Con-fiável.

Bahá'u'lláh, Kitáb-i-Aqdas, citado pela Casa Universal de Justiça em uma carta dirigida à Assembléia Espiritual Nacional dos Esta-dos Unidos, datada de 24 de agosto de 1982

128

Page 131: Pérolas de Sabedoria

16 de Julho

A questão da consulta é de máxima importância e é um dos mais potentes instrumentos conducentes à tranqüilidade e a felicidade dos povos. Por exemplo, quando um crente está indeciso a respeito de seus as-suntos, ou quando tenciona levar avante um projeto ou comércio, os amigos devem se reunir e buscar uma solução para ele. Ele, por sua vez, deve agir de acordo. Da mesma forma em questões mais abrangentes, quando os sábios devem congregar-se, consultar o encontrar uma solução. Devem, então, confiar em Deus Único e Verda-deiro e se submeterem a Sua Providência, no que quer que seja revelado, pois confirmações divinas, incontes-tavelmente, prestarão ajuda. A consulta é um dos man-damentos explícitos do Senhor da humanidade.

'Abdu'1-Bahá, Consulta Bahá'í, A lâmpada que guia, p. 20

129

Page 132: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Julho

A primeira condição (para a consulta) é absoluto amor e harmonia entre os membros da Assembléia. Eles devem estar inteiramente livres de alienação e ma-nifestar em si próprios a Unidade Divina... Se não houver harmonia de pensamento e absoluta unidade, essa reunião dispersar-se-á; essa Assembléia virá a ser nada.

A segunda condição: ao reunirem-se, devem volver a face para o Reino nas alturas e pedir o auxílio dos Domínios da Glória, procedendo, então, a expressar seus pareceres com a maior devoção, cortesia, dignidade, cautela e moderação. Em todos os assuntos devem eles procurar a verdade e não insistir em impor sua própria opinião, porque a obstinacia e a persistência de cada um em apoiar seus próprios pareceres levarão, afinal, à discórdia e contenda, permanecendo assim oculta a verdade.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahaí, p. 270

130

Page 133: Pérolas de Sabedoria

18 de Julho

õ Meus servos!... Com determinação firme, com todo o afeto do co-

ração e com a plena força de vossas palavras, volvei-vos a Ele e não andeis nos caminhos dos insensatos. O mundo é apenas um espetáculo teatral, vão e vazio, um simples nada, tendo a aparência da realidade. Não lhe vos afeiçoeis. Não rompais o laço que vos une com vosso Criador e não sejais dos que erraram e se desvia-ram de Seus caminhos. Verdadeiramente digo, o mundo é como o vapor num deserto; o sedento sonha que é água e se esforça com todo o seu poder para atingi-lo, até que o alcança, quando verifica que é mera ilusão. Pode ser comparado, também, aquilo que é apenas a imagem da bem-amada, sem vida, a qual o apaixonado procurara e, afinal, após longa busca e com grande pe-sar, achou não ser o que pudesse "nutri-lo nem lhe satisfazer a fome".

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 204

131

Page 134: Pérolas de Sabedoria

19 de Julho

O primeiro e proeminente dever prescrito aos ho-mens, depois do reconhecimento d'Aquele que é a Ver-dade Eterna, é o dever da constância em Sua Causa. Adere tu a esta e sê um daqueles cujas mentes estejam fixadas e alicerçadas firmemente em Deus. Nenhum ato, por meritório que seja, tem sido nem poderá ser jamais, comparado a este. É o rei de todos os atos, e disto, teu Senhor, o Altíssimo, o Mais Poderoso, dará testemu-nho. ..

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 182

132

Page 135: Pérolas de Sabedoria

20 de Julho

ó Amigos do Deus Puro e Onipotente! Ser puro e santo em todas as coisas é atributo da alma consagrada e uma característica necessária da mente que não esteja escravizada. A melhor das perfeições é a pureza; con-siste em livrar-se de todo defeito. Uma vez limpo e puri-ficado em todos os sentidos, o indivíduo, então, se tor-nará um centro focai que reflita a Luz Manifesta.

Primeiramente, deve haver, no modo de vida de um ser humano, pureza, e então frescor, asseio e indepedên-cia de espírito. Primeiro se deve limpar o leito do ribei-rão e, então, podem as águas doces do rio ser para aí conduzidas. Olhos castos desfrutam da visão beatífica do Senhor e sabem o que significa esse encontro; um sentido puro inala as fragrâncias que emanam dos rosei-rais de Sua graça; um coração polido espelhará a bela face da verdade.

'Abdu'1-Bahá. Vislumbres de Perfeição, p. 19-20

133

Page 136: Pérolas de Sabedoria

21 de Julho

. . . em cada aspecto da vida, a pureza e a santi-dade, o asseio e o refinamento, elevam a condição hu-mana e promovem o desenvolvimento da realidade in-terior do homem. Até no reino físico, o asseio conduz à espiritualidade, assim como os Sagrados Escritos clara-mente afirmam. E embora seja uma coisa física, o asseio do corpo, no entanto, exerce uma influência poderosa sobre a vida do espírito. É comparável a uma voz admi-ra velmente doce ou a uma melodia tocada: embora sons sejam apenas vibrações no ar que afetam o nervo audi-tivo do ouvido, e essas vibrações nada mais são que fenômenos acidentais transmitidos através do ar, mes-mo assim, vede quanto elas comovem o coração. Uma admirável melodia é como asas para o espírito e faz que a alma vibre de alegria. O intuito é que o asseio físico também exerce seu efeito sobre a alma humana.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 20-21

134

Page 137: Pérolas de Sabedoria

22 de Julho

Sempre que a luz do Manifestante do Rei da Uni-dade sobe ao trono do coração e da alma, Seu brilho se torna visível em cada membro e parte. Então o mis-tério da famosa tradição reluz na treva: "Um servo é atraído a Mim em prece até que Eu lhe responda; e quando Eu lhe tiver respondido, torno-Me o ouvido com o qual ele ouve..." Pois assim O Mestre da casa apa-rece dentro de Seu lar, e todos os pilares da morada cintilam com Sua luz. E a ação e o efeito da luz são de Quem concede a luz; assim é que todos se movem através Dele e se levantam pela Sua vontade.

Bahá'11'iláh, A Revelação Bahá'í, Os Sele Vales, pp. 111-112

135

Page 138: Pérolas de Sabedoria

23 de Julho

ó Divina Providência! Em todas as coisas, concede Tu pureza e um estado imaculado ao povo de Bahá. Per-mite que se livrem de toda corrupção e da escravidão a qualquer vício. Protege-os da perpetração de qualquer ato repugnante, liberta-os dos grilhões de todo mau há-bito, para que possam ter uma vida pura, em liberdade e integridade, sem mácula, e que sejam dignos de servir em Teu Sagrado Limiar e de serem relacionados a seu Senhor.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p, 23

136

Page 139: Pérolas de Sabedoria

24 de Julho

O trabalho de ensino deve, sob todas as circunstân-cias, ser levado avante zelosamente pelos crentes, pois disso dependem as confirmações divinas. Posse um bahá'í deixar de se envolver plena e vigorosamente e de todo coração no trabalho de ensino, ele, sem dúvida, seria privado das bênçãos do Reino de Abhá. Ainda assim, essa atividade deve ser temperada com sabedo-ria — não aquela sabedoria que exija que se guarde silêncio e se esqueça dessa obrigação, mas, antes, da-quela que manda exibir tolerância divina, amor, bon-dade, paciência, um bom caráter e ações santas. Em suma, animar os amigos individualmente a ensinar a Causa de Deus, chamando sua atenção a este sentido de sabedoria que nos escritos é mencionado, que é a essência do ensino da Fé — mas tudo isso deve ser feito com a máxima tolerância, de modo que o auxílio celestial e a confirmação divina ajudem os amigos.

'Abdu'1-Bahá, O Indivíduo e o Ensino, Levantando o Chamado Divino, p. 22-23

137

Page 140: Pérolas de Sabedoria

25 de Julho

Quanto aos fundamentos do ensino da Fé: sabe tu que a transmissão da Mensagem só pode se efetivar por meio de atos virtuosos e atributos espirituais, bem como de uma expressão cristalinamente clara e da felicidade refletida no semblante daquele que está a expor os Ensinamentos. É essencial que as ações do instrutor atestem a verdade de suas palavras. Tal é a condição de quem difunde por todas as regiões os doces eflúvios de Deus; esse é o distintivo dos que são sinceros em sua fé.

Uma vez que o Senhor te capacitou a alcançar essa condição, tem tu certeza de que Ele há de te inspirar com palavras plenas de verdade, e fará com que tuas palavras fluam dos sopros do Espírito Santo.

'Abdu'1-Bahá, Selections from tire Wiitings oj 'Abdu'1-Bahá, p. 175

138

Page 141: Pérolas de Sabedoria

26 de Julho

Dize: Não vos regozijeis nas coisas que possuis; nesta noite, são vossas, amanhã outros haverão de pos-suí-las. Assim vos adverte Aquele que é o Onisciente, O de Tudo Informado. Dize: Podeis pretender que o que vos pertence seja durável ou seguro? Não! Por Mim Próprio, o Todo-Misericordioso. Os dias de vossa vida fogem como um sopro de vento e toda a vossa pompa e glória acabarão como acabaram a pompa e a glória dos que vos antecederam. Refleti, ó povo! Que foi feito de vossos dias passados, de vossos séculos perdidos? Felizes os dias que foram consagrados à lembrança de Deus, e bem-aventuradas as horas passadas em louvor Aquele que é o Onisciente.

BaháVl láh , Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, pp. 92-93

139

Page 142: Pérolas de Sabedoria

27 de Julho

Pelos pesares que afligem a beleza do Todo Glo-rioso! É tal a posição destinada ao verdadeiro crente que, se fosse revelada à humanidade uma pequena parte de sua glória — menor até em tamanho que o fundo de uma agulha — todos os que a contemplassem consumir-se-iam na ânsia de alcançá-la. Eis porque se decretou que, nesta vida terrena, ficasse velado para os olhos do crente a glória de sua própria posição em toda a sua plenitude. Se se levantosse o véu, manifestando assim a plena glória da posição dos que se tenham voltado inteiramente para Deus e renunciado ao mundo por Seu amor, toda a criação ficaria estupefata.

Bahá'u'lláh, A Dispensação de Bahá'u'üáh. p. 21

140

Page 143: Pérolas de Sabedoria

28 de Julho

O fogo que tem inflamado o coração de Bahá é mais violento do que o fogo que arde em teu coração, e Seu lamento mais clamoroso do que teu lamento. Toda vez que o pecado cometido por qualquer um dentre eles era sussurrado na Corte de Sua Presença, tão grande ver-gonha se apoderava d'Ele, a Beleza Antiga, que queria esconder a glória de Seu semblante dos olhos de todos os homens, pois, em todos os tempos, tem Ele fixado Seu olhar na fidelidade deles e lhe observado os requi-sitos essenciais.

As palavras que tu escreveras, logo que foram lidas em Minha Presença, fizeram surgir dentro de Mim o oceano de Minha fidelidade e soprar sobre tua alma a brisa de Meu perdão; fizeram com que a árvore de Mi-nha benevolência te abrigasse à sua sombra e as nuvens de Minha generosidade chovessem sobre ti suas graças. Atesto pelo Sol que brilha sobre o horizonte da eterni-dade, entristeço-Me por ti em teu pesar e lamento con-tigo em tua tr ibulação. . . Dou testemunho dos serviços que tu Me prestaste e atesto as várias vicissitudes que tens suportado por Minha causa. Todos os átomos da terra declaram Meu amor por ti.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 193

141

Page 144: Pérolas de Sabedoria

29 de Julho

"Sabe tu, era verdade," afirma Ele significativamen-te, "essas grandes opressões que sobrevieram ao mundo estão preparando-o para o advento da Suprema Justiça." "Dize," assevera ainda, "Ele apareceu com aquela jus-tiça com a qual a humanidade foi adornada e, no en-tanto, o povo, em sua maioria, está adormecido." A luz dos homens é a Justiça. Não a apagueis com os ventos contrários da opressão e tirania. O desígnio da justiça é o aparecimento da unidade entre os homens. . .

A ignomínia que fui forçado a suportar, desvelou a glória da qual a criação inteira fora investida e, atra-vés das crueldades que tenho sofrido, a estrela-d'alva da justiça manifestou-se e irradiou sobre os homens seu esplendor.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp 44-45

142

Page 145: Pérolas de Sabedoria

30 de Julho

Uma dupla obrigação pesa sobre aquele que reco-nheceu o Alvorecer da Unidade Divina e admitiu a ver-dade d'Aquele que é o Manifestante de Sua Unicidade. A primeira é constância em Seu amor, uma constância tal que nem o clamor do inimigo nem as pretensões do vão impostor o podem impedir de aderir Aquela que é a Verdade Eterna, uma constância que de modo algum é por tais coisas afetada. A segunda é a estrita observân-cia às leis por Ele prescritas — leis essas que Ele sem-pre ordenou e continuará a ordenar aos homens, e atra-vés das quais a verdade se poderá distinguir e separar da falsidade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahau'lláh, pp. 181-182

143

Page 146: Pérolas de Sabedoria

31 de Julho

FESTA DA PERFEIÇÃO

Os que são os bem-amados de Deus, onde quer que se reunam e quaisquer que sejam aqueles com quem se encontrem, devem demonstrar, em sua atitude para com Deus e na maneira de celebrar Seu louvor e glória, tal humildade e submissão que cada átomo de pó sob seus pés ateste a profundidade de sua devoção. A con-versação de que participam essas almas santas deve ser imbuída de tamanho poder que esses mesmos átomos de pó sejam estremecidos pela sua influência.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 17-18

O MÊS DA PERFEIÇÃO COMEÇA COM O PÔR DO SOL

144

Page 147: Pérolas de Sabedoria

1 de Agosto

Ó FILHO DO HOMEM!

Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador. Fosses tu transgredir este man-damento, mal aventurado serias, e disto dou testemunho.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh n.° 27 (Árabe)

145

Page 148: Pérolas de Sabedoria

2 de Agosto

O mistério do sacrifício é um assunto grandioso e inexaurível.

Resumidamente é o seguinte: A mariposa é um sa-crifício à vela. A nascente é um sacrifício ao sedento. O amante sincero é um sacrifício à amada. A questão é a seguinte: Ele deve se esquecer totalmente de si mesmo. . . Ele deve procurar o bel-prazer do Verdadei-ro; desejar a face do Verdadeiro; e andar na Senda do Verdadeiro.. . Este é o primeiro estágio do sacrifício.

O segundo estágio do sacrifício é o seguinte: O no mem deve tornar-se como o ferro lançado dentro da fornalha de fogo. As qualidades do ferro, tais como ne-grura, frieza e solidez, que pertencem à terra, desapa-recem e somem, enquanto que as características do fogo, tais como cor rubra, brilho e calor, que perten-cem ao Reino, tornam-se aparentes e visíveis. Portanto, o ferro sacrificou suas qualidades e graus ao fogo, adquirindo as virtudes daquele elemento.

'Abdu'1-Bahá, The Divine Art of Living, p. 73

146

Page 149: Pérolas de Sabedoria

3 de Agosto

Deves saber, ó serva, que, aos olhos de Bahá, as mulheres são consideradas iguais aos homens, e Deus criou toda a humanidade à Sua própria imagem, à Sua própria semelhança. Isto é, homens e mulheres, do mes-mo modo, revelam Seus nomes e atributos e, do ponto de vista espiritual, não há entre eles nenhuma dife-rença. Quem mais se aproxima de Deus é o mais favore-cido, quer seja homem ou mulher. Quantas servas, fer-vorosas e devotadas, tendo amparo à sombra de Bahá, têm provado ser superiores aos homens e têm ultrapas-sado aos famosos da terra.

A Casa de Justiça, entretanto, segundo o explícito texto da Lei de Deus, se restringe aos homens — isto de acordo com a sabedoria do Senhor, Deus, a qual, dentro em breve, se tornará tão claramente manifesta como o sol ao meio-dia.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 12-13

147

Page 150: Pérolas de Sabedoria

4 de Agosto

ó serva de Deus! . . . Às mães devem-se dar os Ensi-namentos divinos e conselhos eficazes; cumpre animá--las e incutir-lhes na alma o desejo ardente de ensinar os filhos, porquanto a mãe é a primeira educadora da criança. A ela é que cabe, desde os primeiros dias, ama-mentar o recém-nascido no seio da Fé e da Lei de Deus, a fim de que o amor divino nele penetre até com o leite materno e nele permaneça até o derradeiro suspiro.

. . . Incumbe às Assembléias Espirituais oferecer às mães um programa de educação das crianças bem delineado, mostrando como, desde a mais tenra infân-cia, deve-se velar pela criança e instruí-la. Essas dire-trizes devem ser ministradas a cada mãe, para servir--Ihe de guia, de modo que todas possam treinar e nu-trir os filhos de acordo com os Ensinamentos.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdul-Bahá, p. 138

148

Page 151: Pérolas de Sabedoria

5 de Agosto

Vede o mundo como o corpo humano, o qual, em-bora inteiro e perfeito no tempo de sua criação, tem sido afligido, por várias causas, com graves males e doenças. Nem por um só dia obteve sossego; ao con-trário, sua enfermidade tornou-se mais severa, pois foi sujeitado ao tratamento de médicos inábeis, que se en-tregavam completamente a seus desejos pessoais e er-raram de um modo lastimável. E se, em uma ocasião, através do cuidado de um médico capaz, um membro desse corpo foi curado, os outros continuavam aflitos como antes. Assim vos informa o Onisciente, a Suma Sabedoria...

O que o Senhor ordenou como o remédio soberano e o mais poderoso instrumento para a cura do mundo inteiro é a união de todos os seus povos em uma Causa Universal, em uma Fé comum. Isso de modo algum se há de realizar, salvo através do poder de um Médico hábil, onipotente e inspirado. Isto, deveras, é a verdade, e tudo mais não é senão erro.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 161-162

149

Page 152: Pérolas de Sabedoria

6 de Agosto

O que é de suprema importância para as crianças, o que deve preceder tudo o mais, é ensinar-lhes a uni-dade de Deus e as Leis de Deus. Pois, sem isto, não se pode incutir o temor a Deus, e, sem temor a Deus, sur-girão uma infinidade de ações odiosas e abomináveis, e serão manifestados sentimentos que transgredirão todos os limites...

Os pais devem envidar todos os esforços para levar seus filhos a serem religiosos, pois, se as crianças não atingirem este que é o maior de todos os ornamentos, não obedecerão a Deus. Com efeito, tais crianças não terão consideração por ninguém e farão exatamente o que lhes aprouver.

Educação Bahá'í: Uma Compilação, p. 16-17

150

Page 153: Pérolas de Sabedoria

7 de Agosto

A Palavra de Deus ateou fogo no coração do mundo; como será deplorável se deixardes de vos inflamar com sua chama! Queira Deus, havereis de considerar esta abençoada noite como a noite da unidade, unir vossas almas e resolver embelezar-vos com o ornamento de um caráter bom e louvável.

Atesto por Aquele que Me fez revelar o que Lhe aprouvesse! Estais mais conhecidos aos habitantes do Reino nas alturas do que a vós mesmos. Pensais vós se-rem vãs e vazias estas palavras? Oxalá tivésseis o poder de perceber as coisas que Vosso Senhor, o Todo-Miseri-cordioso, percebe — coisas que atestam a excelência de vosso grau, que dão testemunho de vosso grande mere-cimento, que proclamam a sublimidade de vossa con-dição! Permita Deus que os desejos e paixões desenfrea-das não vos impeçam daquilo que vos foi ordenado.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p . 197

151

Page 154: Pérolas de Sabedoria

8 de Agosto

Os que possuem riquezas, entretanto, devem ter a máxima consideração pelos pobres, pois grande é a hon-ra destinada por Deus aqueles pobres que são constan-tes em paciência. Por Minha vida! Não há honra que se possa comparar com esta honra, exceto aquela que apra-za a Deus conceder. Grande é a bem-aventurança que espera os pobres que suportam pacientemente e ocultam seus sofrimentos, e felizes os ricos que doam suas ri-quezas aos necessitados e os preferem a si próprios.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 130

152

Page 155: Pérolas de Sabedoria

9 de Agosto

Queira Deus, possam os pobres esforçar-se e lutar para ganharem os meios de sustento. É este um dever que, nesta mais grandiosa Revelação, foi prescrito a cada um e, aos olhos de Deus, é julgado uma boa ação. A quem observar este dever, a ajuda do Invisível, com absoluta certeza, haverá de beneficiar. Ele pode enri-quecer, através de Sua graça, a quem Ele queira. Ele, verdadeiramente, tem poder sobre todas as coisas...

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 130

153

Page 156: Pérolas de Sabedoria

10 de Agosto

Como é elevado o grau que o homem, se ele apenas resolver cumprir seu alto destino, pode atingir! E a que profundezas de degradação pode ele rebaixar se, pro-fundezas que as mais vis das criaturas jamais alcança-ram! Aproveitai, ó amigos, a oportunidade que este Dia vos oferece e não vos priveis dos generosos efluvios de Sua graça. Suplico a Deus que Ele benevolamente ca-pacite cada um de vós a adornar-se, neste Dia abençoa-do, com o ornamento de ações puras e santas.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Balia ulláh, pp. 132-13?

154

Page 157: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Agosto

Treinar as crianças na moral e na boa conduta é sobremodo mais importante que ensiná-las com livros. Uma criança asseada, agradável, de bom caráter e boas maneiras — ainda que iletrada — é preferível a outra que seja rude, sem asseio e de má índole, mesmo que profundamente versada em todas as ciências e letras. A razão é que a criança de boa conduta, ainda que ile-trada, é de benefício a todos, enquanto a de má índole e má conduta está corrompida e é prejudicial aos ou-tros, mesmo que letrada. Se, contudo, a criança for ensinada, de modo que seja tanto culta como boa, o resultado será luz sobre luz.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 135-136

155

Page 158: Pérolas de Sabedoria

12 de Agosto

A religião é o maior de todos os meios para esta-belecer ordem no mundo e para a paz e o contentamen-to de todos os que nele habitam. O enfraquecimento dos pilares da religião fortaleceu as mãos daqueles que carecem de conhecimento e os tornou audazes e arro-gantes. Em verdade digo, qualquer coisa que tenha di-minuído a excelsitude da religião terá aumentado a per-versidade dos maldosos, e não pode haver outro resul-tado, senão a anarquia. A religião é uma luz radiante e uma inexpugnável cidadela para a proteção e o bem-estar dos povos do mundo, pois o temor a Deus impele o homem a segurar-se àquilo que é bom e a afastar-se de todo o mal. Se a lâmpada da religião se obscurecer, seguir-se-ão caos e confusão, e as luzes da eqüidade, da justiça, da tranqüilidade e da paz deixarão de brilhar."

Bahá'u'lláh, Chamado às Nações, p. 26

156

Page 159: Pérolas de Sabedoria

13 de Agosto

, Agora eu te asseguro, ó servo de Deus, que se tua mente se tornar vazia e pura de toda menção e pensa-mento e teu coração estiver atraído totalmente ao Rei-no de Deus, esquecendo-se de tudo salvo Deus e comun-gando com o Espírito de Deus, então o Espírito Santo te ajudará com um poder que te capacitará a penetrar em todas as coisas e uma Faísca Deslumbrante que ilu-minará todos os lados; uma Chama Brilhante no zênite dos céus, te ensinará o que não sabes a respeito dos fa-tos do universo e da doutrina divina. Veramente, te digo, toda alma que se levanta hoje em dia para guiar outros ao caminho da salvação e infundir neles o Es-pírito da Vida, o Espírito Santo inspirará tal alma com evidências, provas e fatos e as luzes brilharão sobre ela do Reino de Deus.

'Abdu'1-Bahá. The Divine Art of Living, pp. 46-47

157

Page 160: Pérolas de Sabedoria

14 de Agosto

Aqueles que têm deixado sua pátria no Caminho de Deus e posteriormente ascendido à Sua Presença, tais almas serão abençoadas pelas Hostes do Alto e seus no-mes registrados pela Pena de Glória entre os que têm dado suas vidas como mártires na Senda de Deus, o Amparo no perigo, o Que subsiste por Si mesmo.

BaháVlláh, Messages jrom the Universal House oi Justice 1968-1973, p. 102

158

Page 161: Pérolas de Sabedoria

15 de Agosto

Aproxima-se o dia em que todos os povos do mun-do terão adotado um idioma universal e uma escrita comum. Quando isto for realizado, não importa a que cidade um homem possa viajar, será como se estivesse entrando em sua própria casa, Estas coisas são obriga-tórias e absolutamente essenciais. Incumbe a todo ho-mem de percepção e compreensão esforçar-se por tra-duzir para a realidade e ação aquilo que foi escrito..,

B a h á V M h , Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 158

159

Page 162: Pérolas de Sabedoria

16 de Agosto

Quanto à pergunta a respeito do casamento, segun-do a Lei de Deus: primeiro, deves tu escolher alguém que seja de teu agrado e, depois disso, a questão está sujeita ao consentimento do pai e da mãe. Antes de fa-zer es tua escolha, eles nenhum direito têm de interferir.

O casamento bahál é o compromisso das duas par-tes, uma à outra, e a ligação mútua de coração e mente. Cada um deve, porém, exercer o máximo cuidado para conhecer a fundo o caráter do outro, para que o irrevo-gável convênio entre eles seja um laço que dure para sempre. Seu propósito deve ser tornarem-se amorosos companheiros e amigos, unidos por todo o tempo, para a eternidade.. .

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 17

160

Page 163: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Agosto

ó par de crentes em Deus! O Senhor — incompará-vel é Ele — criou a mulher e o homem para que vivam juntos na mais íntima associação e sejam assim como uma só alma. São esteios um para o outro, são dois amigos íntimos que devem dedicar-se ao bem-estar um do outro.

Se assim viverem, passarão por este mundo corr perfeito contentamento, êxtase e paz de coração, e tor-nar-se-ão objeto do favor e da graça divina no Reino do céu. Se, porém, agirem de outro modo, sua vida será de grande amargura; desejarão a todo momento a morte e sentir-se-ão envergonhados no reino celestial.

Esforçai-vos, pois, de corpo e alma, por conviver-des qual dois pombos no ninho, pois isso há de ser abençoado em ambos os mundos.

'Abdu'1-Bahá, Selections jrom the Writings of 'Abdu'l-Rahá, p. 122

161

Page 164: Pérolas de Sabedoria

18 de Agosto

Associai-vos a todos os homens, ó povo de Bahá, em espírito amigável e fraternal. Se estive rdes cientes de uma certa verdade, se possuirdes uma jóia da qual outros são privados, reparti-a com eles em uma lingua-gem da maior bondade e benevolência. Se for aceita, sendo assim realizado seu propósito, tereis atingido vosso objetivo. Se alguém a recusar, deixai-o a sós e suplicai a Deus que o guie. Guardai-vos de tratá-lo de um modo pouco bondoso. Uma língua bondosa é o imã dos corações dos homens. É o pão do espírito, veste de significado as palavras, é a fonte da mz da sabedoria e compreensão...

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahú'u'lláh, p. 181

162

Page 165: Pérolas de Sabedoria

19 de Agosto

FESTA DE NOMES

Estai em perfeita unidade. Nunca zangai-vos uns com os outros... Amai as criaturas por amor a Deus e não por elas próprias. Jamais vos tomareis zangados ou impacientes se os amardes por amor a Deus. A hu-manidade não é perfeita. Existem imperfeições em todo ser humano, e sempre vos tomareis infelizes se volver-des o olhar em direção às próprias pessoas. Porém se olhardes em direção a Deus os amareis e sereis bondo-sos para com eles, pois o mundo de Deus é o mundo da perfeição e completa mercê. Portanto, não olhai as fa-lhas de ninguém; olhai com a visão do perdão. A vista imperfeita vê imperfeições. A vista que esconde faltas olha em direção ao Criador de almas. Ele os criou, os treina e prove, os dota de capacidade e vida, visão e audição; portanto, são os sinais de Sua grandeza.

'Abdu'1-Bahá, Promulgation of Universal Peace, (edição de 1982). p. 93

O MÊS DE NOMES COMEÇA COM O PÔR DO SOL

163

Page 166: Pérolas de Sabedoria

20 de Agosto

Õ FILHO DO SER!

Examina-te a ti mesmo, cada dia, antes de seres instado a prestar contas, porque a morte, sem prenun-cio, haverá de te sobrevir e serás chamado a responder por teus atos.

BaháVHáh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 31 (Árabe)

164

Page 167: Pérolas de Sabedoria

21 de Agosto

Sabe tu com certeza que o amor é o segredo da santa Revelação de Deus; é a manifestação do Todo-Misericordioso, a fonte das efusões espirituais. O amor é a luz benévola do céu, o sopro eterno do Espírito San-to que vivifica a alma humana. O amor é a causa da revelação de Deus ao homem, o laço vital que, de acor-do com a criação divina, é inerente à realidade das coisas. O amor é o meio único que assegura a verda-deira felicidade, tanto neste mundo como no vindouro. O amor é a luz que guia em meio às trevas, o elo vivo que une Deus ao homem e assegura o progresso de toda alma iluminada. O amor é a lei maior que governa este grande ciclo celestial, o poder único que liga os di-versos elementos deste mundo material, a suprema for-ça magnética que dirige os movimentos das esferas nos domínios celestiais. O amor revela, com infalível e ili-mitado poder, os mistérios latentes no universo. O amor é o espírito da vida para o corpo adornado da humani-dade; é o que estabelece a verdadeira civilização neste mundo mortal, é o que derrama glória imperecível so-bre toda raça e nação de aspirações elevadas.

'Abdu'1-Bahá, Seleetions from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 27

165

Page 168: Pérolas de Sabedoria

22 de Agosto

Suplicai ao Deus Uno e Verdadeiro, que vos permi-ta provar o sabor de tais ações que sejam realizadas em Seu caminho e experimentar a doçura de tal humildade e submissão que sejam mostradas por amor a Ele. Es-quecei-vos de vós próprios e volvei os olhos para vosso semelhante. Devotai as energias àquilo que possa pro-mover a educação dos homens. Nada é, nem pode ser jamais, ocultado de Deus. Se seguirdes Seu caminho, Suas bênçãos incalculáveis e imperecíveis manarão so-bre vós.

Bahá'u'üáh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 18

166

Page 169: Pérolas de Sabedoria

23 de Agosto

õ sermos da Abençoada Beleza! É patente que, neste dia, as confirmações do mundo invisível estão a envolver todos os que transmitem a Mensagem divina. Posse o trabalho de ensino decair, essas confirmações cessariam inteiramente, dado que é impossível que os amados de Deus recebam auxílio a menos que ensi-nem. ..

As almas tendem a isolar-se. Deve-se primeiro pro-curar eliminar esse isolamento, pois somente então a Palavra surtirá efeito...

Se cada qual dos amigos esforçar-se destarte para guiar uma alma ao caminho reto, o número de crentes duplicará a cada ano; e isto pode ser realizado com prudência e sabedoria, sem que mal algum resulte.

'Abdu'1-Bahá, Seleclions jrom the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 264-265

167

Page 170: Pérolas de Sabedoria

24 de Agosto

A pior qualidade humana e o maior pecado é a ca-lúnia, especialmente quando procede dos que crêem em Deus. Se se descobrisse algum meio pelo qual as por-tas da calúnia pudessem ser fechadas eternamente, e cada um dos que crêem em Deus descerrasse os lábios em louvores aos outros, então os ensinamentos de Sua Santidade Bahá'u'lláh seriam disseminados, os corações iluminar-se-iam, os espíritos seriam glorificados, e o mundo humano atingiria a felicidade eterna.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'u'lláh e a Nova Era, p. 81-82

168

Page 171: Pérolas de Sabedoria

25 de Agosto

Em verdade, a coisa mais necessária é o contenta-mento em todas as circunstâncias, pois nos protege con-tra a morbidez e a lassidão. Não permitais que o abor-recimento e a tristeza vos dominem, porque são causa-dores do maior sofrimento. O ciúme consome o corpo e a ira faz arder o fígado — a ambos evitais como evi-tar ieis um leão.

Bahá'ü'lláh, Bahá'u'üáh e a Nova Era, p. 101

169

Page 172: Pérolas de Sabedoria

26 de Agosto

Este é o dia em que os bem-amados de Deus devem fixar os olhos em Seu Manifestante e fitar qualquer coisa que esse Manifestante queira revelar. Certas tra-dições dos tempos idos são inteiramente infundadas, enquanto as noções que prevaleciam entre as gerações passadas e se encontram registradas em seus livros, fo-ram, na maior parte, influenciadas pelos desejos de uma inclinação corrupta. Tu testemunhas como a maioria dos comentários e interpretações das palavras de Deus agora correntes entre os homens, é destituída de verda-de. Sua falsidade foi exposta em alguns casos, quando os véus que intervinham se romperam. Eles mesmos têm admitido seu insucesso em apreender o significado de quaisquer das palavras de Deus.

Nosso propósito é mostrar que, se os bem-amados de Deus santificassem seus corações e ouvidos dos vãos dizeres expressos anteriormente e, de toda a alma, se volvessem Àquele que é o Alvorecer de Sua Revelação e a quaisquer coisas que Ele tenha manifestado, tal procedimento seria considerado altamente meritório aos olhos de Deus...

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahú'u'lláh, p. 112

170

Page 173: Pérolas de Sabedoria

27 de Agosto

Os que abandonaram sua pátria com o fim de dis-seminar Nossa Causa — a estes, o Espírito Fiel haverá de fortalecer através de seu poder. Uma companhia de Nossos anjos escolhidos irá a seu lado, assim como or-denou Aquele que é o Todo-Poderoso, o Onisciente. Que grande ventura espera a quem tiver atingido a honra de servir o Todo-Poderoso! Por Minha vida! Ato algum, por grande que seja, é comparável a este, salvo somen-te as ações ordenadas por Deus, o Onipotente, o Mais Grandioso. Tal serviço é, em verdade, o príncipe de to-dos os atos belos, o adorno de todas as belas ações.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Bahá'u'!láh, p. 207

171

Page 174: Pérolas de Sabedoria

28 de Agosto

Sabe tu com certeza que o Invisível de modo algum pode encarnar Sua Essência e revelá-la aos homens. Ele está, e sempre esteve, imensamente exaltado além de tudo o que se pode relatar ou perceber. De seu recinto de glória, Sua voz constantemente proclama: "Verdadei-ramente, Eu soü Deus; não há outro Deus além de Mim, o Onisciente, a Suma Sabedoria. Manifestei-Me aos ho-mens e fiz descer Aquele que é o Alvorecer dos sinais de Minha Revelação...

Aquele que está para sempre oculto dos olhos dos homens, jamais poderá ser conhecido, salvo através de Seu Manifestante, e Seu Manifestante não pode aduzir maior prova da verdade de Sua Missão do que a prova de Sua própria Pessoa.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 41

172

Page 175: Pérolas de Sabedoria

29 de Agosto

Em suma, ó vós crentes em Deus! O texto do Livro Divino é este: se duas pessoas discutem sobre um dos assuntos divinos, em virtude de sua divergência e dispu-ta, ambas estão erradas. A sabedoria nesta incontrover-tível lei de Deus é esta: entre dois crentes em Deus não pode surgir contenção ou disputa; devem falar, um com o outro, com infinita amizade e amor. Ao aparecer o menor traço de controvérsia, devem guardar silêncio, ambos os lados deixando de discutir mais; antes, de-vem pedir ao Intérprete a realidade da questão. É este o mandamento irrefutável.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahá'í, p. 200-201

173

Page 176: Pérolas de Sabedoria

30 de Agosto

O desígnio que baseia a revelação de todo Livro celestial — ainda mais, de cada versículo divinamente revelado, é o de imbuir de retidão e compreensão todos os homens, de modo que entre eles sejam firmemente estabelecidas a paz e a tranqüilidade. Qualquer coisa que possa instilar segurança nos corações dos homens, qualquer coisa que lhes enalteça o grau ou promova o contentamento, é aceitável aos olhos de Deus.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 132

174

Page 177: Pérolas de Sabedoria

31 de Agosto

Bem-aventurado é o homem que de tudo se des-prendeu, menos de Mim, que alçou vôo na atmosfera de Meu amor, obteve acesso a Meu Reino, contemplou Meus domínios de glória, sorveu as águas vivificadoras de Minha graça e, do rio celestial de Minha terna pro-vidência, se saciou, que veio a conhecer Minha Causa e apreender o que Eu ocultara dentro do tesouro de Mi-nhas Palavras, e que resplandeceu do horizonte do co-nhecimento divino, dedicando-se a Meu louvor e Minha glorificação. Ele é, em verdade, um dos Meus. Que so-bre ele repousem Minha misericórdia, Minha benevo-lência, Minha generosidade e Minha glória.

BaháVlláh, Epístolas de Bahá'u'Uáh, p. 26

175

Page 178: Pérolas de Sabedoria

1 de Setembro

Sabe tu que cada alma é amoldada à semelhança de Deus, sendo cada uma, ao nascer, pura e santa. De-pois, no entanto, os indivíduos haverão de variar de acordo com aquilo que adquirem de virtudes ou de ví-cios neste mundo. Embora todos os seres existentes se-jam em sua própria natureza criados com graus dife-rentes, pois as capacidades variam, cada indivíduo, não obstante, nasce santo e puro, e só subseqüentemente pode vir a corromper-se.

E ainda mais, embora sejam vários os graus, todos são bons. Observa tu o corpo humano, seus membros, os olhos, os ouvidos, os órgãos de olfato e de paladar, as mãos e as unhas. Apesar das diferenças entre todos essas partes, cada uma dentro das limitações de seu próprio ser, participa de um todo coerente. Se uma de-las falhar, se deverá curá-la, mas, se nenhum remédio valer, essa parte haverá de ser removida.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 26

176

Page 179: Pérolas de Sabedoria

2 de Setembro

Desde que o espírito humano, após haver abando-nado esta forma material, tem uma vida eterna, e já que todo ser vivo pode, certamente, progredir, é-nos permitido orar para que um homem progrida após a morte, receba perdão, misericórdia, graça e várias bên-çãos, pois tudo que existe é capaz de progresso. É por isso que as orações de Bahá'u'lláh pedem clemência e remissão dos pecados para os mortos.

Além disso, assim como neste mundo precisamos de Deus, também no outro precisaremos Dele. As cria-turas estão sempre necessitadas, seja neste mundo, ou no outro, enquanto Deus é a absoluta independência.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, pp. 191-192

177

Page 180: Pérolas de Sabedoria

3 de Setembro

. . . Embora a perda de um filho seja verdadeira-mente de partir o coração e transcenda os limites do que o ser humano pode suportar, — ainda assim, aque-le que sabe e compreende tem a convicção de que o filho não se perdeu, mas, antes, passou deste mundo a outro, e há de encontrá-lo no reino divino. . .

Esse amado filho, do mundo oculto, assim te fala: "õ Mãe bondosa, rende graças à Providência divina por haver eu sido libertado de uma pequena e obscura gaiola e, tal qual as aves dos prados, haver alçado vôo ao mundo divino — um mundo vasto, iluminado e pe-renemente alegre e exuberante de júbi lo . . . Livrei-me da forma mortal e hasteei meu estandarte neste mundo espiritual. A esta separação seguir-se-á eterna comu-nhão. Tu me encontrarás no céu do Senhor, imerso num oceano de luz.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 201

178

Page 181: Pérolas de Sabedoria

4 de Setembro

Como esta estrutura física é o trono do templo in-terior, qualquer coisa que aconteça a essa parte física é por ele sentida. Na realidade, o que deleita em alegria ou se entristece com dor, é essa parte interior, e não o próprio corpo. Já que este corpo físico é o trono so-bre o qual o templo interior é estabelecido, Deus tem ordenado que se preserve o corpo no grau possível, de modo que nada seja experimentado que possa causar repugnância. O ser interior contempla sua estrutura fí-sica, a qual é seu trono. Assim, se a esta se mostra res-peito, é como se aquele fosse o recipiente. O inverso é também verdade.

Por isso foi ordenado que se tratasse o corpo morto com a máxima honra e respeito.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 100

179

Page 182: Pérolas de Sabedoria

5 de Setembro

Pela justiça de Deus! O mundo e suas vaidades e sua glória e quaisquer deleites que possa oferecer, são todos, aos olhos de Deus, tão sem valor como pó e cin-zas — não, ainda mais desprezíveis. Oxalá pudessem os corações dos homens isso compreender! Purificai-vos completamente, ó povo de Bahá, da corrupção do mun-do e de tudo o que lhe pertence. O próprio Deus dá-Me testemunho. As coisas da terra mal vos convém. Rejei-tai-as, deixando-as para quem quer que as possa dese-jar, e fixai vossos olhos nesta mais sagrada e fulgente Visão.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 190

180

Page 183: Pérolas de Sabedoria

6 de Setembro

Ó povos da terra! Por Minha vida e pela vossa! Este Injuriado nunca teve, nem agora tem, o desejo de lide-rança. Meu objetivo sempre foi e continua sendo, o de suprimir tudo o que seja causa de contendas entre os os povos da terra e de separação entre as nações, para que todos os homens possam ser santificados de todo apego terreno e sejam liberados para se ocuparem de seus próprios benefícios. Rogamos a Nossos íimados que não manchem a orla de Nossa vestimenta com o pó da falsidade, nem permitam que referências ao que eles consideraram como milagres e prodígios, degrade Nosso grau e posição, ou maculem a pureza e santi-dade de Nosso nome.

Bahá'u'lláh, Epistle to the Son of the Wolf, pp. 32-33

181

Page 184: Pérolas de Sabedoria

7 de Setembro

FESTA DE FORÇA

Tornai-vos como verdadeiros irmãos na religião una e indivisível de Deus, livres de discriminação, pois, em verdade, Deus deseja que vossos corações sejam como espelhos para vossos irmãos na Fé, de modo que vós vos encontreis neles refletidos, e eles se vejam re-fletidos em vós. É este o verdadeiro Caminho de Deus, o Todo-Poderoso, e Ele, realmente, sobre vossas ações vigia.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 62

O MÊS DE FORÇA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

182

Page 185: Pérolas de Sabedoria

8 de Setembro

Õ FILHO DO ESPÍRITO!

Não te enalteças acima do pobre, pois Eu o guio em seu caminho, enquanto te vejo em tua lastimável con-dição e te humilho para sempre.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahaulláh, n.° 25 (Árabe)

183

Page 186: Pérolas de Sabedoria

9 de Setembro

Seguramente, estamos hoje vivendo nos Dias de Deus. Estes são os dias gloriosos — em dias iguais a estes o sol no passado jamais nasceu. São estes os dias que os povos de tempos idos esperavam com ansieda-de. Que vos sucedeu, pois, para tornar-vos profunda-mente adormecidos? São estes os dias em que Deus fez brilhar resplendente o Sol da Verdade. Que foi, pois, que vos fez guardar silêncio? Estes são os dias designa-dos que vós com anelo aguardáveis no passado — os dias do advento da justiça divina. Rendei agradecimen-tos a Deus, ó vós, assembléia dos crentes.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 165

184

Page 187: Pérolas de Sabedoria

10 de Setembro

Juro pela justiça de Teu Senhor, o Senhor de todas as coisas criadas, o Senhor de todos os mundos! Fosse um homem erguer neste mundo o maior número pos-sível de edifícios e adorar a Deus através de cada ato virtuoso que o conhecimento de Deus abrange, e atin-gir a presença do Senhor, e fosse ele — mesmo em uma medida menor do que aquela com a qual se deve res-ponder a Deus — ter em seu coração um traço de ma-lícia para Comigo, todos os seus feitos seriam reduzi-dos ao nada e ele seria privado dos olhares do favor de Deus, e haveria de se tornar objeto de Sua ira e, seguramente, perecer. Pois Deus ordenou que todas as boas coisas que o tesouro de Seu conhecimento encerra fossem atingidas mediante obediência a Mim, e todo fogo mencionado em Seu Livro, através de desobediên-cia a Mim.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 19

185

Page 188: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Setembro

ó amigos espirituais! Tal deve ser vossa constân-cia que, se os malevolentes tirarem a vida de todos os crentes, com exceção de um único, esse remanescente, sozinho e sem auxílio de ninguém, resistirá a todos os povos da Terra e continuará a difundir aos quatro ven-tos as doces e suaves fragrâncias de Deus. Portanto, se alguma notícia alarmante ou algum relato de aconteci-mentos terríveis vos chegar aos ouvidos da Terra San-ta, não vacileis, nem vos aflijais, nem vos deixeis abalar. Antes, erguei-vos prontamente, imbuídos de resolução férrea, e servi ao Reino de Deus.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdü"!-Bahá, p. 78-79

Page 189: Pérolas de Sabedoria

12 de Setembro

õ meus amigos amados! Sois os portadores do no-me de Deus neste Dia. Fostes escolhidos como os re-positórios de Seu mistério. Incumbe a cada um de vós manifestar os atributos de Deus e de exemplificar por vossos atos e palavras os sinais de Sua justiça, Seu poder e glória. Os próprios membros de vossos corpo devem dar testemunho da sublimidade de vosso pro-pósito, da integridade de vossa vida, da realidade de vossa fé e d.o elevado caráter de vossa devoção...

Os dias em que adoração indolente era considerada suficiente são findos. O tempo é chegado em que nada, a não ser o motivo mais puro, apoiado por ações de pu-reza imaculada, podem ascender ao trono do Mais Su-blime e serem aceitáveis a Ele. . .

O Báb, The Dawn-Breakers. pp. 92-93

187

Page 190: Pérolas de Sabedoria

13 de Setembro

ó exército da vida! O Oriente e o Ocidente se uni-ram para adorar estrelas de esplendor esmaecido e vol-veram-se em oração para horizontes escurecidos... Consideraram certos costumes e convenções como a base imutável da Fé Divina e firmemente neles se arrai-garam. Imaginaram-se como tendo alcançado o piná-culo glorioso de realização e prosperidade quando na realidade tocaram na mais íntima profundeza da ne-gligência e se privaram totalmente das generosas dádi-vas de Deus.

A pedra fundamental da religião de Deus é a aqui-sição de perfeições Divinas e a participação de Suas múltiplas dádivas. O propósito essencial de Fé e Cren-ça é o de enobrecer o ser interior do homem com a efu-são de graça do céu. Se isto não for alcançado, é, na verdade, a própria privação. É o tormento do fogo in-fernal.

Portanto, incumbe a todos os bahá'ís de pondera-rem assunto tão delicado e vital em seus corações, a fim de que, de modo diverso das outras religiões, não se contentem com o tumulto, o clamor, o vazio da dou trina religiosa... Pois nesta sagrada Dispensação, a glória culminante de eras passadas e ciclos, verdadeira Fé não é um mero reconhecimento da Unidade de Deus, mas viver uma vida que manifestará todas as perfei-ções e virtudes implícitas em tal crença.

'Abdu'1-Bahá, The Divine Art of Living, pp. 24-25

188

Page 191: Pérolas de Sabedoria

14 de Setembro

Sê irrestrito como o vento, enquanto levares a Men-sagem Daquele que fez despontar a aurora da Guia Di-vina. Considera como o vento, fiel àquilo que Deus or-denou, sopra sobre todas as regiões da Terra, estejam habitadas ou desoladas. Nem a aparência da desolação, nem as evidências da prosperidade, lhe podem causar dor ou prazer.

Sopra em todas as direções, segundo mandado pelo seu Criador. E quando ele resolver partir de seu lar, em prol da Causa de seu Senhor, que ponha toda a sua confiança em Deus, como a melhor preparação para sua viagem, e se adorne com as vestes da virtude... Se ele estiver aceso com o fogo de Seu amor, se renunciar todas as coisas criadas, as palavras por ele pronunciadas in-cendiarão todos aqueles que o ouvirem.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 77-78

189

Page 192: Pérolas de Sabedoria

1 5 de Setembro

O Terceiro Tajallí (Efulgência)

Concerne às ciências, artes e ofícios. O conhecimen-to é como asas para a vida do homem; é como uma es-cada pela qual ele possa ascender. Incumbe a cada um adquiri-lo. O conhecimento deve ser adquirido, porém, de tais ciências que possam prestar benefícios aos po-vos da terra, e não daquelas que por meras palavras começam e assim também terminam. Grande, verda-deiramente, é a prerrogativa dos cientistas e dos artífi-ces entre os povos do mundo. Disso dá testemunho o Livro-Mater no dia de Sua volta. Feliz quem possui um ouvido atento. Na realidade, o conhecimento é um ver-dadeiro tesouro para o homem; é para ele uma fonte de glória, de graça, de júbilo e exaltação, de alegria e contentamento. Assim se expressou a Língua da Gran-deza nesta, a Maior Prisão.

Bahá'11'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 62

190

Page 193: Pérolas de Sabedoria

16 de Setembro

õ povos e raças da terra que estais em contenda! Volvei vossas faces à unidade e deixai brilhar sobre vós o esplendor de sua luz. Uni-vos e por amor a Deus re-solvei extirpar qualquer coisa que motive contenda en-tre vós.. .

Não pode haver dúvida alguma de que os povos do mundo, de qualquer raça ou religião que sejam, deri-vam sua inspiração de uma só Fonte Celestial e são súditos de um só Deus. A diferença entre os preceitos sob os quais vivem deve ser atribuída aos vários requi-sitos e exigências da época em que foram revelados. Todos eles, excetuando-se apenas alguns poucos que re-sultam da perversidade humana, foram ordenados por Deus e são um reflexo de Sua Vontade e Seu Propósito. Levantai-vos e, armados com o poder da fé, demoli os deuses de vossas vãs imaginações, semeadoras que são de dissensões entre vós. Aderi àquilo que vos aproxime uns dos outros e vos una.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 139

191

Page 194: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Setembro

Como é grande o número de pessoas que se ador-nam de mantos de seda durante toda a vida, enquanto vestidas nos trajes do fogo, desde que se despiram das vestes da guia divina e da retidão; e quão numerosos são aqueles que usam roupas feitas de algodão ou lã grosseira durante toda a vida e, no entanto, por esta-rem dotados da vestidura da guia divina e da retidão estão adornados realmente com as vestes do Paraíso e se deleitam no beneplácito de Deus. Melhor seria, em verdade, aos olhos de Deus, fosseis vós combinar os dois, adornando-vos com a vestimenta da guia divina e da retidão e usando seda fina, se possuis meios para assim fazer. Se não, ao menos, não vos comporteis impiamen-te; antes, demonstrai piedade e virtude...

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, pp. 152-153

192

Page 195: Pérolas de Sabedoria

18 de Setembro

Dize: Sejam a veracidade e a cortesia vosso ador-no. Não vos deixeis ser privados do manto da tolerân-cia e justiça, para que os doces sabores da santidade possam manar de vossos corações sobre todas as coisas criadas. Dize: Guardai-vos, ó povo de Bahá, de andar nos caminhos daqueles cujas palavras diferem das ações. Esforçai-vos para que possais manifestar aos povos da terra os sinais de Deus e espelhar Seus mandamentos. Que vossos atos sirvam de guia para toda a humanida-de, pois o que é professado pela maioria dos homens, sejam de alto grau ou humildes, difere de sua conduta. É pelas vossas ações que vos podeis distinguir dos ou-tros.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 190

193

Page 196: Pérolas de Sabedoria

19 de Setembro

Não deis atenção alguma a aversão e rejeição, ao desdém, à hostilidade, à injustiça; comportai-vos de modo contrário. Sede bondosos, sinceramente, e não só em aparência. Que cada um dos bem-amados de Deus concentre nisto sua atenção; em ser a misericórdia do Senhor ao homem, em ser a graça do Senhor. Que faça algum bem a cada pessoa por cujo caminho ele passa — que lhe seja de algum benefício.

. . . . Desta maneira se irradiará a luz da guia divina, e as bênçãos de Deus acariciarão toda a humanidade; pois o amor é luz, não importa em que lugar resida, e o ódio é escuridão, não importa onde se abrigue.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 7

194

Page 197: Pérolas de Sabedoria

20 de Setembro

ó vós, os ricos na terra! Não deveis fugir da face do pobre que jaz no pó, mas sim, ser-lhe amigos e dei-xá-lo relatar as tribulações com as quais, segundo o ines-crutável decreto de Deus, foi afligido. Pela retidão de Deus! Enquanto com ele conviverdes, a Assembléia no alto estará vos olhando e por vós intercedendo, estará vos elogiando os nomes e glorificando a ação. Bem-aven-turados os eruditos que se não orgulham de suas habi-lidades; e felizes os retos que não zombam dos pecado-res, mas sim, lhes ocultam os atos errados, a fim de que suas próprias faltas permaneçam veladas aos olhos dos homens.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Bahá'u'ltáh, p. 196

195

Page 198: Pérolas de Sabedoria

21 de Setembro

Quando médicos de grande perícia tiverem desen-volvido a cura de enfermidades por meio de alimentos, prescrevendo alimentos simples e proibindo às pessoas viver como escravos de seus desejos lascivos, é indubi-tável que se reduzirá a incidência de males crônicos e diversificados, e haverá imensa melhora na saúde geral de toda a humanidade. Isso está fadado a suceder.

Do mesmo modo, observar-se-ão modificações uni-versais no caráter, na conduta e nas maneiras do homem.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 156

196

Page 199: Pérolas de Sabedoria

22 de Setembro

Este povo passou para além dos restritos estreitos dos nomes, e ergueram suas tendas nas costas do mar da renúncia. Prazeirosamente entregariam míriades de vidas antes de exalar a palavra desejada por seus ini-migos. Se seguraram àquilo que agrada a Deus, e en-tão completamente desprendidos e liberados das coisas que pertencem aos homens, preferiram ser decapitados a proferir uma palavra indigna. Pondera isso em teu coração. Parece-me que sorveram sua porção do oceano da renúncia. A vida do mundo presente foi incapaz de impedi-los de sofrerem martírio no caminho de Deus.

BaháVlláh, O Desejo do Mundo, p. 97

197

Page 200: Pérolas de Sabedoria

23 de Setembro

Este povo não necessita de armas destrutivas, des-de que se têm preparado para reconstruir o mundo. Suas hostes são as hostes das boas ações, e suas armas as armas de uma conduta reta, é seu comandante, o temor de Deus. Bendito seja o que julga com imparcialidade. Pela retidão de Deus! Tal tem sido a paciência, a cal-ma, a resignação e a satisfação deste povo, que se con-verteram nos expoentes da justiça, e tão grande tem sido sua paciência, que preferiram ser mortos antes de matar.. . O que poderia tê-los induzido a se resignarem a estas provações atrozes e a se recusarem a mover um só dedo porá repeli-las? A verdadeira causa será en-contrada na proibição que dia e noite a Pena de glória optou de impor...

Bahá'u'lláh, O Desejo do Mundo, p. 97-98

198

Page 201: Pérolas de Sabedoria

24 de Setembro

O que quer que vos tenha acontecido, foi por amor a Deus. Isto é a verdade, e disto não se pode duvidar. Deveis, portanto, deixar todos os vossos assuntos em Suas mãos, depositar vossa confiança Nele, e depender Dele. Ele, seguramente, não vos abandonará. Disto, do mesmo modo, não há dúvida. Nenhum pai entregará seus filhos a feras vorazes; nenhum pastor abandonará seu rebanho aos lobos rapaces. Irá, com toda certeza, fazer o máximo para proteger o que é seu.

Se, no entanto, por uns poucos dias, em aquies-cência com a sabedoria de Deus que a tudo abarca, as-suntos externos venham a transcorrer de modo contrá-rio aos desejos que acalentamos, isto é sem importân-cia e não deveria importar. Nosso intento é que todos os amigos devam fixar seus olhares no Horizonte Su-premo, e aderir àquilo que foi revelado nas Epístolas.

Bahá'u'lláh, citado pela Casa Universal de Justiça, Dezembro de 1983.

199

Page 202: Pérolas de Sabedoria

25 de Setembro

Há certos pilares que foram estabelecidos como sustentáculos inabaláveis da Fé de Deus. O mais pode-roso destes é o conhecimento, o uso da mente, a expan-são da consciência e a percepção das realidades do uni-verso e dos mistérios ocultos de Deus Onipotente.

Promover o conhecimento é, destarte, um dever inescapável imposto a cada um dos amigos de Deus. Incumbe a essa Assembléia Espiritual, essa Assembléia de Deus, envidar todos os esforços para educar as crian-ças, a fim de que, desde a primeira infância, sejam treinados na conduta bahá'í e nos caminhos de Deus e possam, como plantas novinhas, crescer e florescer nas águas que suavemente fluem, as quais são os conselhos e as admoestações da Abençoada Beleza.

'Abdu'1-Bahá, Selections jrom the Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 126

200

Page 203: Pérolas de Sabedoria

26 de Setembro

FESTA DE VONTADE

É minha esperança que a Festa de Dezenove Dias possa se tornar firmemente estabelecida e organizada, de modo que as santas realidades que estão no âmago desta reunião, possam deixar para trás todos os pre-conceitos e conflitos e fazer de seus corações um repo-sitório de amor. Mesmo que haja o menor sentimento entre certas almas — uma falta de amor — deve-se fa-zer com que desapareça totalmente. Deve haver a má-xima translucidez e pureza de intenção.

. . . Quando se congregam nesta reunião, todos os presentes devem volver suas faces em direção ao Reino de Abhá, e de seus corações suplicarem, invocarem e rogarem ao trono sublime, implorarem o perdão de Deus por todas as imperfeições, lerem os ensinamentos e le-vantarem-se em Seu serviço.

'Abdu'1-Bahá, Em Busca da Luz do Reino, A Festa de Dezenove Dias, pp. 63-64

O MES DE VONTADE COMEÇA COM O PÔR DO SOL

201

Page 204: Pérolas de Sabedoria

27 de Setembro

Ó FILHO DO HOMEM!

Não descuides de Meus mandamentos, se amas a Minha beleza, nem te esqueças de Meus conselhos, se quizeres alcançar Meu beneplácito.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'íláh, n.° 39 (Árabe)

202

Page 205: Pérolas de Sabedoria

28 de Setembro

Proclama a Causa de teu Senhor a todos os que es-tão nos céus e sobre a Terra. Se algum homem respon-der a teu chamado, expõe diante dele as pérolas da sa-bedoria do Senhor, teu Deus, as quais seu Espírito fez descer sobre ti, e sê dos que verdadeiramente crêem E se alguém rejeitar tua oferta, afasta-te dele e põe tua confiança no Senhor de todos os mundos. Pela retidão de Deus! Se alguém abrir os lábios neste dia e fizer men-ção do nome de seu Senhor, sobre ele as hostes da ins-piração divina haverão de descer do céu de meu nome, o Onisciente, O que possui toda sabedoria. Sobre ele descerá também a Assembléia das alturas, cada um er-guendo altamente um cálix de pura luz. Assim foi pre-destinado no domínio da Revelação de Deus, a mandado Daquele que é o Todo-Glorioso, o Poderosíssimo.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 93-94

203

Page 206: Pérolas de Sabedoria

29 de Setembro

Verdadeiramente digo! Ninguém apreendeu a raiz desta Causa. Incumbe a cada um, neste dia, perceber com os olhos de Deus e escutar com Seus ouvidos. Quem Me contemplar com outra vista senão a Minha própria, jamais Me poderá conhecer. Nenhum dos Manifestan-tes de antanho jamais apreendeu completamente a na-tureza desta Revelação... O intuito que baseia toda a criação é a revelação deste Dia sublime, o mais santo, Dia conhecido como o Dia de Deus, em Seus Livros e Escrituras — o Dia que todos os Profetas, os Eleitos, os seres santos, desejaram presenciar.

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 116-117

204

Page 207: Pérolas de Sabedoria

30 de Setembro

O Segundo Tajallí (Efulg-ênda)

É constância na Causa de Deus — exaltada seja Sua glória — e inabalável firmeza em Seu amor. E de modo algum pode se atingir isso, senão pelo pleno reconhe-cimento d'Ele; e pleno reconhecimento não pode ser obtido, salvo por fé nas abençoadas palavras: "Ele faz qualquer coisa que Lhe apraza." Quem aderir tenazmen-te a esta palavra sublime e se saciar com as águas vivi-ficadoras de expressão nela inerentes, será imbuído de tal constância que todos os livros do mundo serão im-potentes para detê-los do Livro-Mater.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 61

205

Page 208: Pérolas de Sabedoria

1 de Outubro

Minha prisão dano algum Me causa, nem as coisas que Me têm sobrevido das mãos de Meus inimigos. O que Me danifica é a conduta de Meus bem-amados que, embora sejam portadores de Meu nome, cometem, no entanto, o que faz lamentarem Meu coração e Minh?„ pena.

Aqueles que espalham a desordem no país e se apo-deram da propriedade alheia e entram numa casa sem a permissão de seu proprietário, Nós, verdadeiramente, estamos afastados deles, a menos que se arrependam e volvam a Deus, O que sempre perdoa, o Mais Miseri-cordioso.

BaháVlláh, Epistle to the Son of the Wolf, p. 23

206

Page 209: Pérolas de Sabedoria

2 de Outubro

Hoje a humanidade está oprimida pela tribulação, pela tristeza e pela dor, ninguém escapa; o mundo está encharcado de lágrimas; mas, graças a Deus, o remédio está às nossas portas. Afastemos nossos corações do mundo da matéria e vivamos no mundo espiritual! So-mente isso nos pode dar liberdade! Se estamos cerca-dos de dificuldades, temos apenas de recorrer a Deus e por Sua grande Misericórdia seremos socorridos...

Quando nossos pensamentos estiverem cheios das amarguras deste mundo, volvamos nossos olhos para a doçura da compaixão de Deus e Ele nos enviará a calma celestial! Se estivermos presos ao mundo da matéria, nosso espírito pode elevar-se aos Céus e seremos, em verdade, livres!

'Abdu'1-Bahá, Palelstras de Abdu'1-Bahá em Paris, p. 90

207

Page 210: Pérolas de Sabedoria

3 de Outubro

Ó tu servo de Deus! Não te entristeças por causa das aflições e calamidades que te têm sobrevindo. To-das as calamidades e aflições foram criadas para o ho-mem a fim de que ele pudesse desprezar este mundo mortal — mundo este ao qual ele está muito apegado. Quando ele passa por severas provações e dificuldades, sua natureza recua e ele deseja o reino eterno — um reino santifiçado de toda aflição e calamidade. Tal é o caso do homem que é sábio. Jamais haverá ele de beber de um cálice que no fim lhe possa causar dissabor e sim, ao contrário, ele buscará o cálice de água pura e límpida. Não desejará provar o mel misturado com ve-neno.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 26-27

208

Page 211: Pérolas de Sabedoria

4 de Outubro

Segue tu no caminho de teu Senhor e não digas o que os ouvidos não podem suportar, pois tais dizeres seriam como alimento delicioso dado a criancinhas: Por mais saboroso, raro e rico que seja, esse alimento não pode ser assimilado pelos órgãos digestivos da criança que mama. Assim, pois, a qualquer uma que tenha di-reito, seja dada sua medida certa.

Nem tudo o que um homem sabe pode ser reve-lado, nem tudo o que ele pode revelar deve ser consi-derado oportuno, e não se pode julgar adaptáveis à ca-pacidade dos ouvintes todos os dizeres oportunos. Tal é a consumada sabedoria a ser observada em tuas ativi-dades. Disso não te esqueças, se desejas ser homem de ação sob todas as condições. Primeiro, faze o diagnós-tico da moléstia, identifica o mal e então prescreve o remédio, pois é esse o método perfeito do médico hábil.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 27

209

Page 212: Pérolas de Sabedoria

5 de Outubro

Comportai-vos de acordo com os conselhos do Se nhor! Isto é, levantai-vos de tal modo e com tais quali-dades que o corpo deste mundo seja por vós dotado de uma alma viva e esta criança, a humanidade, seja levada à fase de adulto. Tanto quanto vos for possível, acendei em cada reunião uma vela de amor e, com ternura, re-gozijai e alegrai cada coração. Cuidai do estranho como se fosse um dos vossos; mostrai às almas alheias a mesma benevolência que conferis a vossos amigos fiéis. Se alguém vos agredir, procurai lhe ser amigos.. . Tais ações e palavras de vossa parte, porventura, farão que este mundo tenebroso se ilumine, afinal...

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 9-10

210

Page 213: Pérolas de Sabedoria

6 de Outubro

O Grande Ser, desejando revelar os requisitos da paz e tranqüilidade do mundo e do progresso de seus povos, escreveu: Há de vir o tempo em que se compre-enda universalmente a necessidade imperiosa de se con-vocar uma vasta assembléia de homens — assembléia essa, que a todos abranja. Os governantes e reis da terra devem forçosamente assisti-la e, participando de suas deliberações, considerar tais meios e modos que possam lançar entre os homens os alicerces da Grande Paz do mundo.

Se algum rei empregar armas contra outro, todos unidos deverão levantar-se e impedi-lo. Se isto for feito, as nações do mundo não mais precisarão de armamen-tos, exceto a fim de preservar a segurança de seus domí-nios e manter ordem interna dentro de seus territórios. Isto assegurará a paz e sossego de cada povo, governo e nação.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 158

211

Page 214: Pérolas de Sabedoria

7 de Outubro

Quando vier a vitória, todo homem se professará crente e se apressará ao amparo da Fé de Deus. Felizes aqueles que, nos dias das provações que envolveram o mundo, se mantiverem firmes na Causa e recusarem desviar-se de sua verdade.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 198-199

212

Page 215: Pérolas de Sabedoria

8 de Outubro

O Báb disse — "Se uma pequenina formiga desejas-se, neste dia, possuir tal poder que a capacitasse a des-vendar as passagens mais abstratas e complexas do Corão, seu desejo, sem dúvida, seria satisfeito, já que o mistério do poder eterno vibra dentro do mais íntimo ser de todas as coisas criadas." — Se tão imponente cria-tura pode ser dotada de uma capacidade tão sutil, quan-to mais eficaz não deve ser o poder liberado através das generosas efusões da graça de Bahá'u'lláh!

'Abdu'1-Bahá, O Advento da Justiça Divina, p. 71

213

Page 216: Pérolas de Sabedoria

9 de Outubro

õ meu amigo! O Fogo imperecível que o Senhor do Reino acendeu na Árvore Sagrada, flameja intensa-mente no âmago do mundo. A conflagração assim pro-vocada há de envolver toda a terra. Suas chamas ar-dentes iluminarão seus povos e raças. Já se revelaram todos os sinais; já se manifestou aquilo a que os profe-tas aludiram... Que mais posso Eu dizer? Que mais pode Minha pena relatar? Com as vibrações de tão forte chamado, que repercute do Reino de Abhá, os ouvidos mortais quase ensurdecem. Toda a criação parece-me cambalear e se desmoronar em conseqüência do cha-mado Divino que procede do trono da glória.

'Abdu'1-Bahá, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 26

214

Page 217: Pérolas de Sabedoria

10 de Outubro

O esplendor da refulgente Misericórdia Divina en-volveu todos os povos e raças da terra, ficando o mun-do inteiro imerso em sua glória radiante... Breve virá o dia em que a luz da Divina União tenha a tal ponto penetrado o Oriente e o Ocidente que jamais homem algum se atreverá a desprezá-la. Agora a Mão do Po-der Divino lançou no mundo contingente os alicerces firmes dessa suprema generosidade, desse maravilhoso dom. Tudo o que estiver latente no mais recôndito deste sagrado ciclo há de surgir e se manifestar gradativa-mente, pois agora é apenas o começo de seu crescimen-to, a aurora da revelação de seus sinais. Antes do fim deste século e desta era, terá se tornado claro e evi-dente como foi admirável esse período primaveril, e celestial esse dom!

'Abdu'1-Bahá, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p . 25

215

Page 218: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Outubro

O Livro de Deus está aberto de par em par e Sua Palavra convoca a Ele o gênero humano. Nada mais de uma simples mancheia, entretanto, tem se mostrado disposta a aderir à Sua Causa ou tornar-se os instru-mentos para sua promoção. Estes poucos têm sido do-tados do Elixir Divino que pode, tão somente, transmu-dar no mais puro ouro, a escória do mundo, e foram capacitados a administrar o remédio infalível para to-dos os males que afligem os filhos dos homens. Homem algum poderá obter a vida eterna, a não ser que abrace a verdade desta Revelação inestimável, maravilhosa e sublime.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 119

216

Page 219: Pérolas de Sabedoria

12 de Outubro

Dize: — ó povo de Deus! Acautelai-vos para que os poderes da Terra não vos alarmem, a força das nações não vos enfraqueça, o tumulto do povo da discórdia não vos detenha, nem os expoentes da glória terrena vos entristeça. Sede como uma montanha na Causa de vosso Senhor, o Onipotente, o Todo-Glorioso, o Ir-restrito.

Juro por Minha vida! Nada pode sobrevir aos Meus amados, salvo aquilo que lhes traga proveito. Testemu-nho disso é dado pela Pena de Deus, o Mais Poderoso, o Todo-Glorioso, o Mais Amado. Que os acontecimen-tos do mundo não vos entristeçam. Deus é Minha Tes-temunha! O mar do júbilo anela a atingir vossa pre-sença, pois toda coisa boa foi criada para vós e, segundo as necessidades dos tempos, vos será revelada.

Bahá'u'!láh, O Advento da Justiça Divina, pp. 124-125

217

Page 220: Pérolas de Sabedoria

13 de Outubro

Quão grande, quão mui grande é esta Causa! Quão violento o ataque furioso de todos os povos e gentes da terra! Em breve, o clamor da multidão através da Áfri ca, através da América, o grito dos europeus e dos tur-cos, os gemidos da índia e China, serão ouvidos tanto de longe quanto de perto. Um e todos, eles se levantarão com todo o seu poder para resistir à Sua Causa. Então os cavaleiros do Senhor, assistidos por Sua graça oriun-da do alto, fortalecidos pela Fé, ajudados pelo poder da compreensão, e reforçados pelas legiões do Convênio, levantar-se-ão e tornarão manifesta a verdade do ver-sículo: 'Vede a confusão que sobreveio às tribos dos derrotados!'

•Abdu'1-Bahá, The World Order of Bahá'u'lláh, p. 17

218

Page 221: Pérolas de Sabedoria

14 de Outubro

Pelo movimento de Nossa Pena de Glória e a man-do do Ordenador Onipotente, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano e instilado em cada pala-vra uma potência nova. Todas as coisas criadas procla-mam as evidências desta regeneração mundial...

Pela retidão de Deus, verdadeiro e único! Se uma partícula de uma jóia for perdida e enterrada debaixo de uma montanha de pedras, e jazer oculta além dos sete mares, a Mão da Onipotência haverá, seguramente, de revelá-la neste Dia, pura e isenta de escória.

BaháVIláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 121-122

219

Page 222: Pérolas de Sabedoria

1 5 de Outubro

FESTA DE CONHECIMENTO

É Nossa vontade e Nosso desejo que cada um de vós se torne uma fonte de toda bondade para os homens e um exemplo de retidão para o gênero humano. Acaute-lai-vos para que não considereis a vós mesmos acima de vosso próximo. Fixai vosso olhar n'Aquele que é o Templo de Deus entre os homens. Ele, em verdade, ofe-receu Sua vida como resgate para a redenção do mundo. Ele, verdadeiramente, é o Todo-Generoso, o Benévolo, o Altíssimo. Se algumas diferenças surgirem entre vós, vede-Me diante de vossa face e não olheis as faltas uns dos outros, por consideração a Meu Nome e como sinal de vosso amor por Minha Causa manifesta e resplan-decente.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh- p. 196

O MÊS DE CONHECIMENTO COMEÇA COM O PÔR DO SOL

220

Page 223: Pérolas de Sabedoria

16 de Outubro

Ó FILHO DO SER!

Teu coração é Meu lar; santifica-o para Minha des-cida. Teu espírito é a sede de Minha Revelação; purifi-ca-o, para que nele Eu possa Me manifestar.

BaháVlIáh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 59 (Ãrabe)

221

Page 224: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Outubro

Considerai a mesquinhez da mente dos homens. Pedem o que lhes danifica e rejeitam a coisa que lhes é proveitosa. São, em verdade, dos que se desviam. En-contramos alguns homens que aspiram à liberdade e disso se orgulham. Tais homens estão nas profundida-des da ignorância.

A liberdade nos deve conduzir, finalmente, à sedi-ção, cujas chamas ninguém pode extinguir. Assim vos a"dverte Aquele que é o Juiz, o Onisciente. Sabe que é no animal que se acha a personificação e símbolo da liberdade. O que convém ao homem é submeter-se a tais restrições que o possam proteger de sua própria igno-rância e guardar do dano que o maléfico lhe possa causar. A liberdade faz o homem transpor os limites do direito e infringir a dignidade de sua posição. Re-baixa-o ao nível da depravação e malícia extremas.

Considerai os homens como um rebanho de ove-lhas que necessitam de um pastor para sua proteção. Isso, realmente, é a verdade, a verdade certa.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 208

222

Page 225: Pérolas de Sabedoria

18 de Outubro

A verdadeira liberdade consiste na submissão do homem a Meus Mandamentos, embora isto pouco vos seja sabido. Fossem os homens observar o que Nós lhes mandamos do Céu da Revelação, eles atingiriam, com toda a certeza, a liberdade perfeita. Feliz o homem que tiver apreendido o Desígnio de Deus em tudo o que Ele tenha revelado do Céu de Sua Vontade, a qual abrange todas as coisas criadas. Dizei: A liberdade que vos é proveitosa só se encontra em completa servitude a Deus, a Verdade Eterna. Quem tiver experimentado sua do-çura, recusará trocá-la por todo o domínio da terra e do céu.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 20S

223

Page 226: Pérolas de Sabedoria

19 de Outubro

A Beleza Antiga consentiu em ser confinada por grilhões, para que a humanidade fosse livrada de sua escravidão; aceitou o encarceramento nesta irredutível Cidadela, a fim de que o mundo inteiro atingisse a ver-dadeira liberdade. Até a última gota, sorveu Ele da taça da tristeza, para que todos os povos da terra alcanças-sem a perene felicidade e se tornassem plenos de ale-gria. Isso deriva da misericórdia de vosso Senhor, o Compassivo, o Mais Misericordioso. Temos aceito o avil-tamento, ó vós que acreditais na Unidade de Deus, a fim de vos enaltecer, e sofrido múltiplas tribulações para que vós pudésseis atingir o sucesso e a prosperi-dade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 70

O ANIVERSÁRIO DO BÁB COMEÇA COM O PÔR DO SOL

224

Page 227: Pérolas de Sabedoria

20 de Outubro

ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO BÁB, 1819

Sou o Ponto Primordial, do qual se geraram todas as coisas criadas... Sou o Semblante de Deus, e nunca Seu esplendor se esvairá; sou a luz divina, e jamais decrescerá o Seu brilho... Todas as chaves do céu, Deus as quis pôr à Minha Mão direita, e todas as chaves do inferno, à Minha esquerda... Sou um dos pilares que sustentam o Verbo Primaz de Deus. Quem quer que Me tenha reconhecido, terá sabido tudo o que seja direito e verdadeiro, terá atingido a tudo o que seja bom e digno... A substância de que Deus Me criou não é a argila de que formou os outros. Ele Me conferiu aquilo que os versados nos conhecimentos do mundo jamais poderão compreender, nem os fiéis descobrir.

O Báb. A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 44

225

Page 228: Pérolas de Sabedoria

21 de Outubro

Deus, o Verdadeiro, é Minha Testemunha! Este é o Dia em que incumbe a cada um dotado de visão, con-templar; e a cada ouvido que ouve, escutar; e a cada coração que compreende, perceber; e a cada língua que fala, proclamar a todos os que estão no céu e na Terra, este Nome santo, excelso, altíssimo. Dizei, ó homens! Este é um Dia inigualável. Inigualável, também, deve ser a língua que celebra o louvor do Desejo de todas as nações, e inigualável o ato que aspira a ser aceitável a Seus olhos. A humanidade inteira tem desejado arden-temente este Dia, para que possa talvez cumprir o que convém à sua posição e seja digno de seu destino.

BaháVlláh, O Advento da Justiça Divina, p. 121

226

Page 229: Pérolas de Sabedoria

22 de Outubro

ó povo! não vos priveis da misericórdia de Deus e Sua graça. Quem se privar delas, sofrerá, em verdade, um prejuízo lastimável...

Ele é Quem vos criou; Ele é Quem nutriu vossas almas através de Sua Causa e vos capacitou a reconhe-cer Aquele que é o Todo-Poderoso, o Excelso, o Onis-ciente . . .

Julgai com eqüidade a Causa de Deus, vosso Cria-dor, e vede o que se fez descer do Trono nas alturas, e meditai sobre isso, com corações inocentes e santifi-cados. Então a verdade desta Causa aparecer-vos-á tão manifesta como o sol em sua glória meridiana. Então sereis dos que n'Ele acreditaram.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, pp. 73-74

227

Page 230: Pérolas de Sabedoria

23 de Outubro

Ó Salman! A porta do conhecimento do Ser Antigo sempre esteve e para sempre permanecerá fechada à face dos homens. Nenhuma compreensão humana con-seguirá jamais acesso à Sua corte sagrada. Como sinal de Sua mercê, porém, e prova de Sua benevolência, ma-nifestou Ele aos homens os Sóis de Sua guia divina, os Símbolos de Sua divina unidade, e ordenou fosse o co-nhecimento destes Seres sagrados, idêntico ao conheci-mento de Seu próprio Ser. Quem os reconhecer, terá reconhecido a Deus. Quem escutar Seu chamado, terá es-cutado a Voz de Deus, e quem der testemunho da ver-dade de Sua Revelação, terá atestado a verdade do pró-prio Deus.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 41

228

Page 231: Pérolas de Sabedoria

24 de Outubro

Pelas tristezas que afligem a beleza do Todo-Glorio-so! Tal é a posição que se destina ao verdadeiro cren-te que, se sua glória fosse revelada à humanidade, num grau menor que o fundo de uma agulha, todo crente seria consumido por seu desejo ardente de atingi-la. Por isso, foi decretado que, nesta vida terrena, a plenitude da glória de seu estado permanecesse oculta dos olhos do crente." "Se se levantasse o véu e tornasse manifesta a plena glória do estado dos que se volveram inteira-mente para Deus e, por amor a Ele, renunciaram o mun-do, a criação inteira ficaria estupefata.

BaháVlláh, O Advento da Justiça Divina, p. 116

229

Page 232: Pérolas de Sabedoria

25 de Outubro

E quando desejou manifestar graça e benefício aos homens, e trazer ordem ao mundo, revelou Ele obser-vâncias e criou leis. Entre estas, estabeleceu a lei do ma-trimônio, como fortaleza para bem-estar e salvação, e nos exortou a observá-la, segundo a revelação do céu da santidade, inscrita em Seu Mais Sagrado Livro. Diz Ele — e grande é Sua glória: "Casai-vos para que apa-reça de vós quem se lembre de Mim entre Meus servos; este é um de Meus mandamentos a vós; obedecei-o, em vosso próprio benefício."

Bahá'u'lláh, Orações Bahá'is, p. 145

230

Page 233: Pérolas de Sabedoria

26 de Outubro

Os amigos de Deus devem viver e comportar-se de tal modo, a evidenciar um grau de excelência de caráter e conduta a um ponto tal, que provoquem a admiração dos outros. O amor entre o marido e a mulher não deveria ser puramente físico, não somente isso, deve sar espiritual e celestial. Estas duas almas devem ser consideradas como uma só alma. Quão difícil seria di-vidir uma só alma! Sim, grande seria a dificuldade!

Resumidamente, o alicerce do Reino de Deus é ba seado em harmonia e amor, unidade, afinidade e união, e não sobre diferenças, especialmente entre marido e mulher.

Caso um destes dois se torne a causa de divórcio, este, inquestionavelmente, terá grandes dificuldades, tor-nar-se-á vítima de formidáveis calamidades e sentirá profundo remorso.

'Abdu'1-Bahá, Uma Onda de Ternura, p. 22

231

Page 234: Pérolas de Sabedoria

27 de Outubro

Deus, verdadeiramente, ama a união e a concórdia e abomina a separação e o divórcio.

União e associação sempre foram bem-vistas aos olhos de Deus e separação e dissenção abominadas. Atei-vos àquilo que Deus ama e é Seu mandamento a vós. Verdadeiramente, Ele é O que tudo sabe, O que tudo vê e é Ele o Sapientíssimo Ordenador.

Bahá'u'lláh, Bahaí Marriage and Family Life, p. 28

232

Page 235: Pérolas de Sabedoria

28 de Outubro

O mundo humano tem duas asas, sendo uma a mu-lher e a outra o homem, e a ave só poderá voar quando ambas se tiverem desenvolvido igualmente. Se uma asa permanece fraca, o vôo é impossível. Antes que o mun-do feminino se torne igual ao masculino na aquisição de virtudes e perfeições, não serão atingidos devidamen-te o sucesso e a prosperidade.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahá'í, pp. 206-207

A Justiça Divina exige que sejam igualmente res-peitados os direitos de ambos os sexos, desde que ne-nhum deles é superior ao outro, aos olhos do Céu. Na presença de Deus, a dignidade não depende de sexo, mas, sim, da pureza e luminosidade de coração. As vir-tudes humanas pertencem igualmente a todos!

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, p. 130

233

Page 236: Pérolas de Sabedoria

29 de Outubro

A origem de todo o bem é a confiança em Deus, a submissão a Seus preceitos e o contentamento com Sua Santa vontade e Seu beneplácito.

A essência da sabedoria está no temor a Deus, no medo de Seu flagelo e Sua punição, e na apreensão de Sua justiça e Seu decreto.

A essência da religião consiste em se dar testemu-nho daquilo que o Senhor revelou, e em seguir o que Ele em Seu poderoso Livro tem ordenado.

Bahá'u'lláh. Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 173

234

Page 237: Pérolas de Sabedoria

30 de Outubro

A fonte de toda a glória está na aceitação de tudo o que o Senhor conferiu e no contentamento com aquilo que Deus prescreveu.

A essência do amor consiste em se volver o coração para o Bém-Amado, se desprender de tudo, menos d'Ele e nada desejar, salvo o que for o desejo do Senhor.

A verdadeira comemoração consiste em se mencio-nar o Senhor, o Alvo de todo louvor, e se esquecer de tudo além d'Ele.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'liáh, p. 173

235

Page 238: Pérolas de Sabedoria

31 de Outubro

ó tú que para Deus está volvendo a face! Fecha os olhos a tudo o mais, e abre-os para o reino do Todo--Glorioso. A Ele, tão somente, pede o que quer que desejes; d'Ele, tão somente, busca o que quer que bus-ques. Com um olhar Ele torna realidade cem mil espe-ranças, num relance cura cem mil males incuráveis, com um vislumbre aplica bálsamo em toda ferida, com um aceno livra os corações dos grilhões do sofrimento. Assim Ele procede, e que recurso temos nós? Ele cum-pre com a Sua Vontade, ordena o que Lhe apraz. Assim, te é melhor curvares a cabeça em submissão, e colocar tua confiança no Senhor Todo Misericordioso.

'Abdu'1-Bahá, Palavras de Deus, p. 40

236

Page 239: Pérolas de Sabedoria

1 de Novembro

ó povos da terra! Deus, a Verdade Eterna, é Minha testemunha de que correntes de águas frescas e suaves jorraram das rochas, em virtude da doçura das palavras pronunciadas pelo vosso Senhor, o Predominante; e vós continuais ainda adormecidos. Rejeitai o que possuis e com as asas do desprendimento, voai além de todas as coisas criadas. Assim vos ordena o Senhor da criação, o movimento de Cuja Pena revolucionou a alma da hu-manidade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'ú'lláh, p. 93

237

Page 240: Pérolas de Sabedoria

2 de Novembro

Não há paraíso, segundo a estimativa dos que crêem na Unidade Divina, mais exaltado do que a obediência aos mandamentos de Deus, nem existe fogo — aos olhos daqueles que a Deus e Seus sinais têm conhecido — mais ardente do que a transgressão de Suas leis e a opressão a uma outra alma, nem na medida de um grão de mostarda. No Dia da Ressurreição, Deus, em verdade, julgará todos os homens, e nós todos, verda-deiramente, imploramos Sua graça.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 85

238

Page 241: Pérolas de Sabedoria

3 de Novembro

FESTA DE PODER

Nestas reuniões (as Festas), não deve haver ne-nhuma conversa irrelevante. Preferiveimente, a assem-bléia deve se ater à leitura e em recitar as Palavras Sagradas, e à discussão de assuntos relacionados com a Causa de Deus, expondo, por exemplo, provas e argu-mentos conclusivos, e os Escritos dos Mais Bem Amado da humanidade. Aqueles que se apresentam nestas reu-niões devem primeiro se engalanar em roupa imaculada., volver suas faces em direção ao Reino de Abhá, e então com humildade e submissão entrar nelas. Durante as leituras devem manter completo silêncio. Caso alguém deseje falar, deve dizer sua fala com toda a humildade, com exatidão e eloqüência. Saudações e louvor a vós.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í Meetings; The Nineteen Day Feast, p. 9

O MÊS DE PODER COMEÇA COM O PÔR DO SOL

239

Page 242: Pérolas de Sabedoria

4 de Novembro

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a justiça; não te desvies dela, se é que Me desejas nem a descures, para que Eu em ti possa confiar. Nela te apoiando, verás com teus próprios olhos e não com os alheios; saber ás pela tua própria compreensão e não pela compreensão de teu semelhante. Pondera isto em teu coração: como deveras ser. Em verdade, a justiça é Minha dádiva a ti e o sinal de Minha misericórdia. Guarda-a, pois, ante os teus olhos.

BaháVl láh , As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 2 (Árabe)

240

Page 243: Pérolas de Sabedoria

5 de Novembro

Vede como a múltipla graça de Deus, que chove das nuvens da glória Divina, envolveu o mundo, neste dia, Pois enquanto em dias passados, cada apaixonado su-plicava e se dedicava à busca do Bem-Amado, é o pró-prio Bem-Amado que agora está chamando aqueles que O amam, convidando-os a atingir Sua Presença. Acaute-lai-vos para que não percais tão precioso favor; guar-dai-vos de menosprezar tão notável sinal de Sua graça. Não abandoneis os benefícios incorruptíveis, nem vos contenteis com aquilo que perece. Levantai o véu que vos obscurece a visão e dissipai as trevas que a envol-vem, a fim de que possais contemplar a desvelada be-leza da face do Bem-Amado, possais ver o que não foi visto pelos olhos de homem algum e ouvir o que ne-nhum ouvido percebeu.

Bahá'u'lláh. Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 199

241

Page 244: Pérolas de Sabedoria

6 de Novembro

Quão vasto o número dos bem versados em cada ciência e, contudo, é sua adesão a santa Palavra de Deus que há de determinar sua fé, desde que o íruto de cada ciência não é outro, senão o conhecimento dos preceitos divinos e a submissão a Seu beneplácito.

O princípio de todas as coisas é o conhecimento de Deus, e o fim de todas as coisas é a estrita conformi-dade com tudo o que tiver sido mandado do empíreo da Vontade Divina, a qual abrange tudo o que está nos céus e tudo o que está na terra.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 16

242

Page 245: Pérolas de Sabedoria

7 de Novembro

Quanto à diferença entre essa civilização material que agora prevalece, e a civilização divina, a qual será um dos benefícios destinados a derivar da Casa de Jus-tiça, é esta: a civilização material, mediante o poder das leis punitivas e retaliatórias, restringe o povo de atos criminosos; e, não obstante isso — embora proliferem continuamente leis de represália, para punir um homem, como podeis ver — nenhuma lei existe para recompen-sá-lo. Em todas as cidades da Europa e da América, vastos prédios têm sido erigidos para servirem de cár-ceres para os criminosos.

A civilização divina, entretanto, de tal modo treina cada membro da sociedade, que ninguém, excetuando-se urn número insignificante, tentará cometer um crime. Há, assim, uma grande diferença entre a prevenção do crime por meio de medidas violentas e vingativas, e de tal modo ensinar o povo, esclarecê-lo e espiritualizá-lo que, sem medo de castigo ou vingança iminente, evitará todo e qualquer ato criminoso. Virá a considerar, de fato, a própria perpetração de um crime como uma grande desgraça e, em si, o mais austero dos castigos. Os homens virão a amar as perfeições humanas e a consagrar suas vidas àquilo que possa trazer luz ao mundo e promover as qualidades que sejam aceitáveis no Santo Limiar de Deus.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 18-19

243

Page 246: Pérolas de Sabedoria

8 de Novembro

Vede, pois, como é vasta a diferença entre a civili-zação material e a divina. Com força e punição, a ci-vilização material tenta deter o povo de atos maus, de infligir dano à sociedade e de perpetrar crimes. Mas, em uma civilização divina, o indivíduo é tão esclarecido que, sem medo algum de punição, ele evita perpetrar crimes, vendo o próprio crime como o mais severo tor-mento e, com entusiasmo e júbilo, se dedica à aquisição das virtudes da humanidade, à promoção do progresso humano e à difusão da luz através do mundo.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 19

244

Page 247: Pérolas de Sabedoria

9 de Novembro

A verdadeira confiança se manifesta quando o servo segue sua profissão ou vocação neste mundo, se apoia firmemente no Senhor e nada busca, senão Sua graça, desde que em Suas mãos está o destino de todos os Seus servos.

A essência do desprendimento está em se volver a face para as cortes do Senhor, em Sua Presença entrar, contemplar Seu Semblante e diante d'Ele dar teste-munho.

A essência da compreensão está em se atestar a pobreza e se submeter à Vontade do Senhor, o Sobe-rano, o Benévolo, o Todo-Poderoso.

A fonte da coragem e do poder é a promoção da Palavra de Deus e a constância em Seu amor.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, pp. 173-174

245

Page 248: Pérolas de Sabedoria

10 de Novembro

A essência da caridade consiste na menção, por par-te do servo, das bênçãos conferidas por seu Senhor e em Lhe render graças em todos os tempos e sob todas as condições.

A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações; se as palavras de um homem exce-dem as ações, saibam, verdadeiramente, que sua morte é melhor que sua vida.

A essência da verdadeira segurança está em obser-var silêncio, olhar para o fim das coisas e renunciar o mundo.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'ltáhy p. 174

246

Page 249: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Novembro

O começo da magnanimidade é quando o homem despende seus recursos para si próprio, sua família e os pobres entre seus irmãos de Fé.

A essência da riqueza é o amor a Mim; quem Me ama é o possuidor de todas as coisas e quem não Me ama é, em verdade, dos pobres e necessitados. Eis o que o Dedo da Glória e do Esplendor tem revelado.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh. p. 174

O ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE BAHÁ'U'LLÁH

COMEÇA COM O PÔR DO SOL

247

Page 250: Pérolas de Sabedoria

12 de Novembro

ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE BAHÁ'U'LLÁH, 1817

De todos os tributos que prestei Àquele destinado a Me suceder, o maior é este: Minha confissão, por es-crito, de que palavra alguma por Mim proferida poderá descrevê-Lo adequadamente e, tão pouco, referência al-guma a Seu respeito em Meu Livro, o Bayán, poderá apresentar, de uma maneira digna, a Sua Causa.

O Báb, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 11

A flor, até agora escondida da vista dos homens, desvela-se diante de vossos olhos. No esplendor mani-festo de Sua glória, Ele está à face de vós. Sua voz con-voca todos os seres sagrados e santificados a aproxima-rem-se e com Ele se unirem. Feliz quem se Lhe volve; bem-aventurado quem tiver atingido e contemplado a luz de tão maravilhoso semblante.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 200

248

Page 251: Pérolas de Sabedoria

13 de Novembro

Sabeis vós de que alturas vosso Senhor, o Todo-Glorioso, vos chama? Pensais que tendes reconhecido a Pena com a qual vosso Senhor, o Senhor de todos os nomes, vos manda? Não, por Minha vida! Se apenas o soubesseis, renunciaríeis ao mundo e, de todo coração, vos apressaríeis para a presença do Bem-Amado. Vossos espíritos seriam tão extasiados pela Sua Palavra, que comoveriam o Mundo Maior — quanto mais este mun-do pequeno e insignificante! Assim as chuvas de Minhas graças manaram do céu de Minha benevolência, em si-nal de Meu favor — para que sejais dos agradecidos. . .

BaháVl láh , Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp 93-94

249

Page 252: Pérolas de Sabedoria

14 de Novembro

A noite sucedeu ao dia, e o dia sucedeu à noite, e as horas e os momentos de vossas vidas vieram e se foram e, no entanto, nenhum de vós consentiu em se desligar — nem sequer por um instante — daquilo que perece. Despertai, para que os breves momentos que ainda vos restam não se dissipem e se percam.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 200

250

Page 253: Pérolas de Sabedoria

15 de Novembro

Rompei, em Meu Nome, os véus que lastimavelmen-te cegaram vossa visão e, através do poder oriundo de vossa crença na unidade de Deus, dispersai os ídolos da vã imitação. Entrai, então, no santo paraíso do bene-plácito do Todo-Misericordioso. Santificai vossas almas de qualquer coisa que não seja de Deus, e saboreai a doçura do repouso dentro do recinto de Sua vasta e poderosa Revelação e à sombra de Sua autoridade su-prema e infalível. Não vos deixeis ser envolvidos nos véus densos de vossos desejos egoístas, desde que aper-feiçoei em cada um de vós a Minha criação, para que a excelência de Minha obra seja plenamente revelada aos homens. Segue-se, pois, que todo homem tem sido e continuará a ser capaz, por si só, de apreciar a Beleza de Deus, o Glorificado, Se ele não tivesse sido dotado de tal capacidade, como seria chamado para responder por sua falha?

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 95-96

251

Page 254: Pérolas de Sabedoria

16 de Novembro

Os expoentes da religião, em cada era, têm impe-dido seu povo de atingir as plagas da salvação eterna, por haverem detido firmemente em suas poderosas' mãos as rédeas da autoridade. Alguns por cobiça de poder, outros por falta de conhecimento e compreensão, privaram o povo desse bem. Por sua autoridade e san-ção, todo Profeta de Deus sorveu do cálice do sacrifício e alçou vôo para as alturas da glória. Que crueldades indizíveis não infligiram essas autoridades e esses eru-ditos aos verdadeiros Monarcas do mundo, àquelas Jóias da virtude divina! Contentes com um domínio transitório, privaram-se de uma soberania eterna.

Bahá'u'lláh, O Kitáb-I-Iqán — O Livro da Certeza, p. 14

252

Page 255: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Novembro

Adverte, ó Salmán, aos bem-amados do Deus Uno e Verdadeiro, que não vejam com olhos demasiado crí-ticos os dizeres e os escritos dos homens. Que, antes, considerem esses dizeres e escritos com mente aberta e em espírito de amorosa simpatia. Aqueles homens, entretanto, que, neste Dia, foram levados a atacar, em seus escritos inflamantes, os preceitos da Causa de Deus, devem ser tratados de modo diferente. Incumbe a todos os homens, cada um de acordo com sua capacidade, refutarem os argumentos dos que têm atacado a Fé de Deus.

Pela retidão d'Aquele que, neste Dia, exclama den-tro do âmago do coração de todas as coisas criadas: "Deus, não há outro Deus senão Eu!" Fosse algum ho-mem se levantar para, em seus escritos, defender a Cau-sa de Deus contra aqueles que a atacam, tal homem, por insignificante que fosse sua parte, haveria de ser tão honrado no mundo vindouro que a Assembléia nas al-turas lhe invejaria a glória,

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 204-205

253

Page 256: Pérolas de Sabedoria

18 de Novembro

Quando não se esforçam para difundir a Mensagem, os amigos deixam de se lembrar de Deus de um modo digno, e não haverão de testemunhar os sinais de ajuda e confirmação que vêm do Reino de Abhá, nem compre-ender os mistérios divinos. Quando, porém, a língua do instrutor se ocupar do ensino, ele próprio será, natural-mente estimulado, se tornará um ímã que atrai a ajuda divina e as graças do Reino, e será como uma ave, na hora do alvorecer, que se extasia com sua própria can-ção, seu chilrear e sua melodia.

'Abdu'1-Bahá, O Indivíduo e o Ensino — Levantando o Chamado Divino, p. 21

254

Page 257: Pérolas de Sabedoria

19 de Novembro

Posses tu abrir o coração de uma só alma, ajudan-do-a a abraçar a Causa d'Aquele que Deus haverá de tornar manifesto, teu mais íntimo ser se tornaria pleno das inspirações daquele Nome augusto. Incumbe-te, pois, realizar essa tarefa nos Dias de Ressurreição, desde que a maioria das pessoas é incapaz e, fosses tu lhes abrir os corações e afugentar as dúvidas, obteriam acesso à Fé de Deus. Manifesta tu esse atributo, por-tanto, o mais que puderes, nos dias d'Aquele que Deus haverá de tornar manifesto. Pois, verdadeiramente, se abrires o coração de uma pessoa por Sua causa, isso te será melhor do que qualquer ato virtuoso, desde que atos são secundários à fé n'Ele e certeza em Sua Reali-dade.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 137

255

Page 258: Pérolas de Sabedoria

20 de Novembro

O instrutor, quando ensina, deve estar, ele próprio, plenamente inflamado, de modo que suas palavras, assim como uma chama de fogo, possam exercer in-fluência e consumir o véu do ego e da paixão. Ele deve ser absolutamente humilde e submisso, a fim de que outros sejam edificados, e seu ego se deve esvaecer totalmente, para que ele possa ensinar com a melodia da Assembléia nas alturas; de outro modo, seu ensino nenhum efeito terá.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 28

256

Page 259: Pérolas de Sabedoria

21 de Novembro

Dize: O primeiro e proeminente testemunho para estabelecer Sua verdade é Ele Próprio. Depois deste testemunho, é Sua Revelação. Para quem quer que haja deixado de reconhecer um ou outro destes, Ele estabe-leceu as palavras que revelou como prova de Sua reali-dade e Sua verdade. Isto, deveras, é evidência de Sua terna graça aos homens. Por Ele foi cada alma dotada de capacidade para reconhecer os sinais de Deus. Como teria Ele podido, de outro modo, cumprir Seu testemu-nho aos homens — se sois dos que ponderam Sua Causa em seus corações? Jamais tratará Ele a qualquer um com injustiça, nem atarefará nenhuma alma além de suas forças. Ele, em verdade, é o Compassivo, o Todo-Misericordioso,

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 74

257

Page 260: Pérolas de Sabedoria

22 de Novembro

FESTA DE DISCURSO

õ vós que amais este ser injuriado! Purificai os olhos, para que a nenhum homem vejais como diferente de vós próprios. A ninguém vejais como estranho a vós; ao contrário, reconhecei em todos os vossos amigos, que quando fixais o olhar nas diferenças, difíceis se tor-nam o amor e a unidade. E nesta nova e maravilhosa era, as Escrituras Sagradas rezam que devemos estar em harmonia com todos os povos; que não devemos ver aspereza, nem injustiça, nem malevolencia, nem hostilidade, nem ódio; antes, devemos volver os olhos ao céu de glória antiga, pois cada uma das criaturas é um sinal de Deus — foi pela graça do Senhor e por Seu poder que cada uma veio ao mundo. Por conseguinte, não são estranhos, mas da família; não estrangeiros, senão amigos, e como tais devem ser tratados.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Wrítings of 'Abdu'1-Baká, p. 24

O MÊS DE DISCURSO COMEÇA COM O PÔR-DO-SOL

258

Page 261: Pérolas de Sabedoria

23 de Novembro

Ó FILHO DA TERRA!

Se Me tu quiseres ter, a nenhum outro busques senão a Mim; e, se desejas contemplar Minha beleza, fecha teus olhos para o mundo e tudo o que nele se acha; pois Minha vontade e a vontade de outro que não seja Eu, tal como o fogo e a água, não podem habitar no mesmo coração.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 31 (Persa)

259

Page 262: Pérolas de Sabedoria

24 de Novembro

Estar em atitude de oração é a melhor de todas as condições, pois o homem nesse estado comunga com Deus, especialmente quando a oração é oferecida em particular e em ocasiões em que a mente está livre, como, por exemplo, à meia noite. A oração, em verdade, confere vida.

'Abdu'1-Bahá, A Importância da Oração, da Meditação e da Ati-tude Devocional pp. 17-18

260

Page 263: Pérolas de Sabedoria

25 de Novembro

A razão por que se tem ordenado reclusão em mo-mentos de devoção é que assim tu podes dar tua melhor atenção à lembrança de Deus, para que teu coração, em todos os tempos, seja animado por Seu Espírito e não excluído, como se fosse por um véu, de teu Mais Amado. Não seja apenas de lábios que prestes teu lou-vor a Deus, enquanto teu coração não esteja em harmo nia com o excelso Ápice da Glória e o Ponto Focai da comunhão. Se, porventura, pois, vives no Dia da Res-surreição, o espelho de teu coração será volvido para Aquele que é o Sol da Verdade; e assim que Sua luz se irradiar, de imediato seu esplendor se refletirá em teu coração.

O Báb. Seleção dos Escritos do Báb, p. 99

A COMEMORAÇÃO DO DIA DO CONVÊNIO COMEÇA COM O PÔR DO SOL

261

Page 264: Pérolas de Sabedoria

26 de Novembro

DIA DO CONVÊNIO

Considerai o que temos revelado em nosso Mais Sagrado Livro: "Quando o oceano de Minha presença tiver minguado e quando se tiver concluído o Livro de Minha Revelação, volvei vossas faces para Aquele que proveio desta Raiz Antiga." Este sagrado versículo a nenhuma pessoa visa, senão ao Mais Poderoso Ramo CAbdu'1-Bahá). Assim temos Nós taenevolamente a vós revelado nossa potente Vontade e sou Eu, deveras, o Benévolo, o Todo-Poderoso.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 244

Se não fosse pelo poder protetor do Convênio em guardar a fortaleza inexpugnável da Causa de Deus, levantar-se-ia entre os baháls em um dia, um milhar de seitas diferentes como foi o caso em épocas passadas.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í World Faith, pp. 357-358

262

Page 265: Pérolas de Sabedoria

27 de Novembro

Hoje, nenhuma alma tem qualquer posição ou goza de qualquer título exceto a alma que está firme no Convênio e constante no Testamento, que totalmente esquece a si mesma e está liberada do mundo.

Firmeza no Convênio significa obediência, de modo que ninguém possa dizer isto é minha opinião. Não, preferivelmente deve ele obedecer àquilo que procede da pena e da língua do Convênio.

Como te conscientizastes de tuas próprias deficiên-cias, estejas tu assegurado de que és firme no Convênio e Testamento, e no amor do Uno e Verdadeiro és firme e cresces.

'Abdu'1-Bahá, Star of the West, Vol. VIIL pp. 217, 218, 228

O ANIVERSÁRIO DA ASCENSÃO DE 'ABDU'L-BAHÁ COMEÇA COM O PÔR DO SOL DEVE SER COMEMORADO A UMA HORA DA

MADRUGADA DE 28 DE NOVEMBRO

263

Page 266: Pérolas de Sabedoria

28 de Novembro

A ASCENSÃO DE <ABDU'L-BAHÁ

Brotou do Sadratu'1-Muntahá este sagrado e glorio-so Ser, este Ramo de Santidade; bem-aventurado quem tenha buscado Seu amparo e habite à Sua sombra . . . Agradecei a Deus, ó povo, por haver Ele aparecido; pois, em verdade, Ele é a maior de todas as graças, a mais perfeita dádiva a vós; e por Seu intermédio se ressuscitam até os ossos em decomposição. Quem se di-rigir a Ele terá se dirigido a Deus, e quem Dele se des-viar, terá se desviado de Minha Beleza, terá repudiado Minha prova e transgredido contra Mim. Ele é Quem Deus confiou a vós, de quem Ele vos incumbiu, Seu manifestante entre vós, e o Seu aparecimento entre Seus servos favorecidos...

Bahá'u'lláh, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 54

Não tenhais receio, não tenhais receio, se este Ramo for cortado deste mundo material e despido de suas folhas; não, as folhas hão de medrar, pois este Ramo crescerá após haver sido cortado deste mundo inferior, atingirá os pináculos da glória e dará frutos cuja fra-grância há de perfumar o mundo.

'Abdu'1-Bahá, A Dispensação de Bahá'u'lláh, p. 67

264

Page 267: Pérolas de Sabedoria

29 de Novembro Ao Sacratíssimo Livro devem todos se dirigir, e

qualquer coisa que nele não esteja expressamente tra-tada, deve ser referida à Casa Universal de Justiça. O que essa Casa resolver, quer seja por unanimidade, quer por maioria, será realmente a Verdade e a expressão da própria Vontade Divina. Qualquer ura que divirja dessa resolução é, em verdade, dos que amam a dis-córdia, está mostrando malícia e se afastando do Senhor do Convênio. Entende-se por essa Casa, aquela Casa Universal de Justiça a ser eleita dentre todos os países, isto é, das partes do Oriente e do Ocidente em que se encontrem os amados, segundo o método usual das elei-ções nos países ocidentais como a Inglaterra.

Incumbe a esses membros (da Casa Universal de Justiça) reunir-se num certo lugar e deliberar sobre quaisquer problemas que tenham causado divergências, sobre questões obscuras e assuntos não expressamente tratados no Livro. Qualquer decisão tomada por eles terá o mesmo efeito do próprio Texto. E já essa Casa de Justiça tem o poder de decretar leis relativas às transações diárias — leis que não estejam expressamente registradas no Livro — assim lhe cabe também o poder de revogá-las... Poderá fazer isso porque a referida lei não faz parte do explícito Texto Divino. A Casa de Jus-tiça é tanto o Criador, como o Anulador de suas pró-prias leis.

'Abdu'1-Bahá, A Ultima Vontade e Testamento de 'Abdu'l-Bahá, p. 25

265

Page 268: Pérolas de Sabedoria

30 de Novembro

. . . um dos maiores e mais fundamentais princípios da Causa de Deus é o que mostra a necessidade de se evitar inteiramente os rompedores do Convênio, pois eles destruirão totalmente a Causa de Deus, exterminarão a Sua Lei, e tornarão nulos todos os esforços despendi-dos no passado, õ amigos! Incumbe-vos recordar com ternura as tribulações de Sua Santidade o Excelso e demonstrar vossa fidelidade à Sempre-Abençoada Be-leza. Deve-se fazer o máximo esforço para que não se provem ter sido improfícuas todas essas angústias, tri-bulações e aflições, para que não tenha sido derramado em vão todo esse sangue puro e sagrado, tão profusa-mente no Caminho de Deus.

ó vós, amados do Senhor! Empenhai-vos de todo co-ração em proteger a Causa de Deus contra a investida dos insinceros, pois tais almas torcem o que é reto e tornam contrários os resultados dos mais benévolos esforços.

'Abdu'1-Bahá, A Ultima Vontade e Testamento de 'Abdu'l-Bahá, p. 25, 26, 28.

266

Page 269: Pérolas de Sabedoria

1 de Dezembro

Dize: nenhum homem pode atingir sua verdadeira posição exceto através de sua justiça. Nenhum poder pode existir exceto através da unidade. Nenhum bem-estar e nenhum conforto podem ser atingidos exceto através da consulta.

A consulta confere maior compreensão e transfor-ma a dúvida em certeza. Ela é Uma luz brilhante que, em um mundo escuro indica o caminho e guia. Para tudo existe e continuará a existir um estágio de perfei-ção e maturidade. A maturidade da dádiva da compreen-são é manifestada através da consulta.

Bahá'u'lláh, Consulta Bahá'í, A lâmpada que guia, p. 11, 12.

267

Page 270: Pérolas de Sabedoria

2 de Dezembro

Se concordarem a respeito de um assunto, ainda que estejam errados, é melhor do que discordarem e estarem com a razão, pois esta diferença produzirá a demolição da fundação divina. Ainda que uma das partes possa estar com a razão, e eles discordem, isto será a causa de um milhar de erros, porém se concordarem e ambas as partes estiverem erradas, sendo em unidade, a ver-dade será revelada e o errado tornado certo.

'Abdu'1-Bahá, BaháH World Faith, p. 411.

268

Page 271: Pérolas de Sabedoria

3 de Dezembro

No mundo contingente há muitos centros coletivos que promovem a associação e a unidade entre os filhos dos homens... e a prosperidade do mundo humano de-pende da organização e da promoção dos centros cole-tivos. Todas estas instituições, entretanto, são realmen-te a matéria, e não a substância... Com o aparecimento de grandes revoluções e distúrbios, todos estes centros coletivos são derrubados. O Centro Coletivo do Reino, por outro lado, desde que incorpora os Institutos e Ensinamentos Divinos, é o Centro Coletivo eterno. Este Centro Coletivo estabelece ligação entre Oriente e Oci-dente, estabelece a unidade do gênero humano, e des-trói a base das diferenças.

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahá'í, pp. 194-195

269

Page 272: Pérolas de Sabedoria

4 de Dezembro

O que a humanidade necessita, neste dia, é obediên-cia àqueles que estão em autoridade e adesão fiel à corda da sabedoria. Os instrumentos que são essenciais à proteção imediata, à segurança e tranqüilidade do gê-nero humano, foram entregues às mãos dos governantes da sociedade humana e jazem em seu poder. É este, o desejo de Deus; e este, Seu decreto...

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 133

A Lei deve reinar, não o indivíduo; assim o mundo transformar-se-á num lugar de beleza e uma verdadeira fraternidade se implantará.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, p. 107

270

Page 273: Pérolas de Sabedoria

5 de Dezembro

E agora a respeito de tua pergunta sobre a alma do homem e sua sobrevivência após a morte. Sabe tu que, em verdade, a alma após sua separação do corpo continuará a progredir até que atinja a Presença de Deus, em uma condição e um estado que nem a revolu-ção dos séculos e eras, nem os acasos e as vicissitudes deste mundo, poderão alterar. Durará enquanto durar o Reino de Deus — Sua soberania, Seu domínio e Seu poder. Haverá de manifestar os sinais de Deus e Seus atributos e revelar Sua benevolência e generosidade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'ltáh, p. 103

271

Page 274: Pérolas de Sabedoria

6 de Dezembro

Tamanha é a honra da qual a Mão da Misericórdia investirá a alma, que nenhuma língua pode revelá-la adequadamente, nem qualquer outro instrumento ter-reno descrevê-la. Bem-aventurada a alma que, na hora de sua separação do corpo, estiver santificada das vãs imaginações dos povos do mundo. Essa alma vive e atua segundo a Vontade de seu Criador e entra no Paraíso supremo.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 103

272

Page 275: Pérolas de Sabedoria

7 de Dezembro

A natureza da alma após a morte não pode jamais ser descrita, nem é apropriado ou permissível revelar seu caráter plenamente aos olhos dos homens. Os Pro-fetas e Mensageiros de Deus têm sido enviados com o fim único de guiar a humanidade ao Caminho Reto da Verdade. É o intuito fundamental de Sua Revelação educar todos os homens para que possam, na hora de sua morte, ascender ao trono do Altíssimo no grau má-ximo de pureza e santidade e com desprendimento abso-luto. Da luz irradiada por essas almas, dependem o progresso do mundo e o adiantamento de seus povos.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 103-104

273

Page 276: Pérolas de Sabedoria

8 de Dezembro

A morte verdadeira realiza-se quando uma pessoa morre para si mesma no tempo de Sua Revelação, de tal modo que nada busca, senão a Ele.

A verdadeira ressurreição dos sepulcros significa ressuscitar-se de acordo com Sua Vontade, através do poder de Suas palavras.

O paraíso é o alcance de Seu beneplácito, e o eterno fogo infernal é Seu justo julgamento.

O Dia em que Ele se revela é o Dia da Ressurreição, o qual durará tanto quanto Ele ordenar.

Tudo Lhe pertence e é por Ele moldado. Todos, além d'Ele, são Suas criaturas.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, pp. 161-162

274

Page 277: Pérolas de Sabedoria

9 de Dezembro

Suplica tu a Deus que Ele te faça permanecer firme neste caminho e te ajude a guiar os povos do mundo Àquele que é o Governante manifesto e soberano, Àquele que se tem revelado em vestes distintas e pronuncia uma específica Mensagem Divina. É esta a essência da fé e certeza. Os que adotam o ídolo esculpido pelas próprias imaginações e o chamam de íntima Realidade, tais ho-mens são, em verdade, contados entre os pagãos. Disso o Todo-Misericordioso tem dado testemunho em Suas Epístolas. Ele, em verdade, é o Onisciente, a Suma Sa-bedoria.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 210

275

Page 278: Pérolas de Sabedoria

10 de Dezembro

ó Meus servos! Pudésseis vós apreender que mara-vilhas de Minha munificência e bondade Eu quis con-fiar às vossas almas, vós, verdadeiramente, vos iivraríeis de apego a todas as coisas criadas e adquiriríeis um verdadeiro conhecimento de vós próprios — conheci-mento esse que é o mesmo que a compreensão de Meu próprio Ser. Vós vos acharíeis independentes de tudo, menos de Mim, e perceberíeis, com vossos olhos interio-res e exteriores, e tão manifestos como a revelação de meu Nome fulgente, os mares de Minha benevolência e generosidade movendo-se dentro de vós.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 203

276

Page 279: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Dezembro

FESTA DE PERGUNTAS

A Festa foi estabelecida por Sua Alteza, o Báb, para ocorrer uma vez em cada dezenove dias. Igualmente, a Abençoada Perfeição (Bahá'u'lláh) a ordenou, enco-rajou e reafirmou. Conseqüentemente, tem a máxima importância. Indubitavelmente, deveis dar a maior aten-ção a seu estabelecimento e elevá-la ao mais alto ponto de importância, de modo a que se possa tornar contínua e constante... O dono da casa deve servir pessoalmen-te aos amados. Deve preocupar-se com o conforto de todos e com a máxima humildade deve demonstrar bon-dade a todos.

'Abdul-Bahá, Em busca da Luz do Reino, A Festa dos Dezenove Dias, pp. 57-58

O MÊS DE PERGUNTAS COMEÇA COM O PÔR DO SOL

277

Page 280: Pérolas de Sabedoria

12 de Dezembro

Ó ESTRANHO TIDO POR AMIGO!

A vela de teu coração é acesa pela mão de Meu poder; não a apagues com os ventos contrários do ego e da paixão. O que sana todos os teus males é a lem-brança de Mim; não te esqueças disto. Faze de Meu amor teu tesouro e acaricia-o assim como acaricias tua própria vista e vida.

BaháVlláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n° 32 (Persa)

278

Page 281: Pérolas de Sabedoria

13 de Dezembro

Por Minha vida! Não há de perdurar nem a pompa dos poderosos, nem a riqueza dos ricos, nem sequer a ascendência dos ímpios. Tudo perecerá, a uma palavra Sua. Ele, em verdade, é o Todo-Poderoso, o Predomi-nante, o Onipotente. Que vantagem há nas coisas ter-renas que os homens possuem? Daquilo que lhes trará proveito, têm eles descuidado completamente. Em breve despertarão de seu sono e se verão sem o poder de obter o que lhes escapou nos dias de seu Senhor, o Todo-Poderoso, O de Todos Louvado. Se apenas soubes-sem isto, renunciariam a tudo o que possuem, a fim de que seus nomes sejam mencionados diante de Seu tro-no. Em verdade, são eles contados entre os mortos.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 93

279

Page 282: Pérolas de Sabedoria

14 de Dezembro

Se um homem desejasse adornar se com os orna-mentos da terra, usar suas vestimentas ou participar dos benefícios que ela pode conceder, nenhum dano lhe poderia advir, se não permitisse que coisa alguma interviesse entre ele e Deus, pois Deus ordenou cada coisa boa, quer criada nos céus ou na terra, para aque-les de Seus servos que n'Ele, verdadeiramente, acredi-tam. Alimentai-vos, o povo, com as boas coisas que Deus vos concedeu e não vos priveis de Suas graças maravi-lhosas. Rendei-Lhe agradecimentos e louvor e sede dos que são verdadeiramente gratos.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahauílúh. p. 174

280

Page 283: Pérolas de Sabedoria

15 de Dezembro

Não vos entristeçais se as coisas se tornarem difí-ceis e aumentarem as dificuldades por todos os lados! Na verdade, teu Senhor transforma privação em facili-dade, dificuldades em bem-estar e aflições na maior serenidade.

Se tua vida diária se torna difícil, em breve teu Senhor te concederá aquilo que te irá satisfazer. Sê pa-ciente era tempo de aflição e provação, suporta toda dificuldade e privação com um coração jubiloso, espírito atraído e língua eloqüente na recordação do Misericordioso. Em verdade, esta é a vida de satisfação, a existência espiritual, descanso celestial, bênção divi-na e mesa celestial! Em breve teu Senhor atenuará tuas condições difíceis mesmo neste mundo.

'Abdu'I-Bahá, The Divine Art of Living, p, 93

Page 284: Pérolas de Sabedoria

16 de Dezembro

A mente e o espírito do homem avançam quando ele é provado pelo sofrimento...

Assim como o arado sulca a terra profundamente, purificando-a dos cardos e das ervas daninhas, assim o sofrimento e a tribulação livram o homem dos frí-volos assuntos desta vida terrena, até atingir estado de completo desprendimento, quando sua atitude será de fe-licidade divina. O homem é, por assim dizer, verde; o calor do fogo do sofrimento amadurecê-lo-á. Olhai para os tempos passados e verificar eis que os maiores ho-mens sofreram o máximo...

Através do sofrimento, ele alcançará a felicidade eterna, que ninguém lhe poderá tomar.

Para alcançar felicidade deve-se sofrer. Aquele que atingiu o estado de auto-sacrifício tem verdadeiro jú-bilo. A felicidade temporal se desvanecerá.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, pp. 142-143

282

Page 285: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Dezembro

Ouvi-Me, vós, aves mortais! No Roseiral de imutá-vel esplendor, principiou a brotar uma Flor, em com-paração com a qual todas as outras flores são apenas espinhos, e diante do brilho de Cuja glória, a própria essência da beleza deve empalidecer e definhar. Levan-tai-vos, pois, e com todo o entusiasmo de vossos cora-ções, com todo o ardor de vossas almas, com o pleno fervor de vossa vontade e os esforços concentrados de todo o vosso ser, empenhai-vos para atingirdes o paraíso de Sua Presença, inalardes a fragrância da Flor incor-ruptível, perceberdes os doces sabores da santidade e obterdes um quinhão deste perfume de glória celestial. Quem seguir este conselho, romperá suas correntes, sa-botará o abandono do amor extático, atingirá o desejo do coração e renderá sua alma às mãos de seu Bem-Amado. Rompendo sua gaiola, assim como a ave do espírito, alçará vôo ao seu ninho santo e sempiterno.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, pp 199-200

283

Page 286: Pérolas de Sabedoria

18 de Dezembro

Qualquer coisa que esteja nos céus e qualquer coisa que esteja na terra é uma evidência direta da revelação, em seu âmago, dos atributos e nomes de Deus, desde que se acham entesourados dentro de cada átomo os sinais que dão eloqüente testemunho da revelação da-quela Luz Superna. Parece-Me, não fosse a potência dessa revelação, e nenhum ser jamais poderia existir. Quão esplendorosos os luminares de conhecimento que brilham em um átomo, e vastos os oceanos de sabedoria que surgem dentro de uma gota! Em grau supremo, é isso verdade no caso do homem — aquele que, entre todas as coisas criadas, foi adornado com as vestes de tais dádivas e escolhido para a glória de tal distinção. Pois nele se revelam, potencialmente, todos os atributos e nomes de Deus em um grau jamais excedido por qual-quer outro ser criado.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahaulláh, pp. 115-116

284

Page 287: Pérolas de Sabedoria

19 de Dezembro

. . . todas as coisas, em sua mais íntima realidade, atestam a revelação, dentro de si, dos nomes e atributos de Deus. Cada um, de acordo com sua capacidade, in-dica e expressa o conhecimento de Deus. Tão potente e universal é esta Revelação, que abrangeu todas as coisas visíveis e invisíveis.

. . . O homem, o mais nobre e mais perfeito de todos os seres criados, excede a todos na intensidade desta revelação e lhe expressa mais plenamente a glória. E de todos os homens, os de maiores dotes, que mais se dis-tinguem, os mais excelentes, são os Manifestantes do Sol da Verdade. Não, antes, todos os demais, além des-tes Manifestantes, vivem pela operação de sua Vontade, movem-se e existem através das emanações de Sua graça,

Baliá'u'l!áh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 116-117

285

Page 288: Pérolas de Sabedoria

20 de Dezembro

Em todos os assuntos a moderação é desejável. Se uma coisa for levada ao excesso, provará ser fonte de mal. Consideremos a civilização do Ocidente, quanto tem agitado e alarmado os povos do mundo. Inventou-se uma máquina infernal que se tem mostrado ser arma de destruição tão cruel como jamais se viu outra seme-lhante, nem se ouviu falar em outro igual. A fim de efetivarem sua purificação de corrupções tão profunda-mente arraigadas e sobrepujantes, os povos do mundo deverão unir-se em seus esforços por atingirem um obje-tivo comum e abraçarem uma fé universal. Inclinai vossos ouvidos ao Chamado deste Ser Oprimido e aderi firmemente à Paz Menor.

Coisas estranhas, espantosas, existem na terra, mas se ocultam das mentes e da compreensão dos homens. Essas coisas têm capacidade para mudar toda a atmos-fera da terra, e sua contaminação provará ser letal.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'Uáh, p. 80

286

Page 289: Pérolas de Sabedoria

21 de Dezembro

Consideremos como o intelecto humano se desen-volve e enfraquece, e pode, em algumas ocasiões, falhar, enquanto que a alma não muda. Para que a mente se manifeste, é mister que o corpo humano seja completo; só em corpo são, pode haver mente sã, mas a alma não depende do corpo... É por meio de tais sentidos como os da vista, audição, paladar, olfato e tato que a mente compreende, enquanto que a alma é independente de todos esses meios. A alma, quer esteja adormecida, quer acordada, assim como já deves ter observado, está em movimento, sempre ativa, podendo durante um sonho decifrar um problema intrincado, de solução difícil em estado de vigília. Além disso, ao cessar o funcionamento dos sentidos, a mente não compreende, e também na fase embrionária e na primeira infância, a capacidade de raciocínio está totalmente ausente, mas a alma sem-pre se acha dotada de plenas faculdades.

Bahá'u'lláh, A Revelação Bahá'í, p. 215-216

287

Page 290: Pérolas de Sabedoria

22 de Dezembro

Sabe tu que todos os homens foram criados na natu-reza feita por Deus, o Guardião, O que Subsiste por Si Próprio. A cada um se prescreveu uma medida preorde-nada, segundo decretam as poderosas Epístolas guarda-das de Deus. Tudo o que vós possuis potencialmente, porém, só se pode manifestar como resultado de vossa própria volição. Vossos próprios atos atestam esta ver-dade. Considera, por exemplo, o que, segundo o Bayán, foi proibido aos homens. Deus, neste Livro, a Seu man-do, decretou como legítima qualquer coisa que Lhe aprouvesse decretar, e proibiu, mediante o poder de Sua soberana grandeza, aquilo que Ele quisesse proibir. Isto, o texto desse Livro afirma. Não dareis testemunho? Os homens, entretanto, têm violado propositalmente Sua lei. Poderá tal conduta ser atribuída a Deus, ou a eles mesmos? Sede eqüitativos em vosso julgamento. Toda coisa boa provém de Deus e toda coisa má parte de vós mesmos.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 99

288

Page 291: Pérolas de Sabedoria

23 de Dezembro

. . . todo homem tem sido e continuará a ser capaz, por si só, de apreciar a Beleza de Deus, o Glorifiçado. Se ele não tivesse sido dotado de tal capacidade, como seria chamado para responder por sua falha? No Dia em que todos os povos da terra forem juntados, se a algum homem, enquanto na presença de Deus, se per-guntar: "Por que deixaste de crer em Minha Beleza e te desviaste de Mim Mesmo?", e se esse homem respon-der, dizendo: "Já que todos os homens erraram, não se encontrando nenhum disposto a volver a face para a Verdade, eu também, seguindo-lhes o exemplo, deixei, lamentavelmente, de reconhecer a Beleza do Eterno", tal argumento será, com toda certeza, rejeitado. Pois a fé de homem algum pode ser condicionada por qualquer outro, senão por ele mesmo.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 96

289

Page 292: Pérolas de Sabedoria

24 de Dezembro

Oxalá pudesse o mundo acreditar em Mim! Se to-das as coisas que jazem entesouradas dentro do cora-ção de Bahá e que o Senhor, Seu Deus, o Senhor de todos os nomes, Lhe ensinou, fossem desveladas diante da humanidade, todo homem na terra ficaria estupefato.

Como é grande a multidão de verdades que a vesti-menta das palavras jamais poderá conter! Como é vas-to o número de tais verdades que nenhuma expressão adequadamente descreve, cujo significado jamais se des-velará e às quais não podem ser feitas nem sequer as mais remotas alusões! Como são múltiplas as verdades que não devem ser expressas antes que venha o tempo marcado! Assim como se tem dito: "Nem tudo o que um homem sabe, pode ser revelado, nem tudo o que lhe é possível revelar deverá ser julgado oportuno, nem todo dizer oportuno pode ser considerado adaptável à capa-cidade dos que o ouvem."

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 115

290

Page 293: Pérolas de Sabedoria

25 de Dezembro

ó amigos! Não desestimeis as virtudes das quais fostes dotados, nem desprezeis vosso alto destino... Sois as estrelas do céu da compreensão, a brisa que se agita ao romper do dia, as águas que fluem suavemen-te, das quais deve depender a própria vida de todos os homens, as letras incritas sobre Seu pergaminho sagra-do, ó povo de Bahá! Sois as brisas da primavera que flutuam sobre o mundo...

Acautelai-vos para que nada vos impeça de obser-vardes as coisas que a Pena da Glória vos prescreveu, enquanto se movia sobre Sua Epístola com majestade e poder soberanos. Grande é a bem-aventurança daquele que escutou sua voz penetrante, enquanto se erguia através do poder da verdade, perante todon os que estão no céu e todos os que estão na Terra...

Bahá'u'lláh, O Advento da Justiça Divina, pp. 114-115

291

Page 294: Pérolas de Sabedoria

26 de Dezembro

Enquanto as crianças estão ainda na infância, ali-mentai-as do seio da graça celestial, nutri-as no berço de toda a excelência, criai-as nos braços da bondade. Outorgai-lhes o benefício de toda espécie útil de conhe-cimento. Que participem em todas as artes e ofícios novos, excelentes e admiráveis. Educai-as para trabalhar e lutar e acostumai-as a dificuldades. Ensinai-as a dedi-car a vida a coisas de grande importância e inspirai-as a empreender estudos que sejam de proveito a huma-nidade.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'1-Bahá, p. 129

292

Page 295: Pérolas de Sabedoria

27 de Dezembro

Cumpre às mães considerar de suprema importân-cia tudo o que se relacione à educação das crianças. Que envidem todo esforço nesse sentido, visto que o ramo, quando verde e tenro, cresce era qualquer dire-ção para a qual o treineis. Incumbe às mães, portanto, criar seus pequeninos assim como um jardineiro cul-tiva suas plantas novinhas. Que se empenhem dia e noite para estabelecer no imo dos filhos fé e certeza, temor a Deus, amor ao Bem-Amado dos mundos e to-das as qualidades e características boas. Sempre que a mãe observar haver o filho agido bem, deve elogiá-lo, aplaudi-lo e alegrar-lhe o coração; e se manifestar o mais tênue traço indesejável, cabe-lhe aconselhá-lo e puni-lo, usando meios baseados na razão — até mesmo uma leve punição verbal, se necessário. Não é permis-sível, entretanto, aplicar castigo físico a uma criança, nem vilipendiá-la, pois seu caráter perverter-se-á total-mente se for maltratada física ou verbalmente.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 125

293

Page 296: Pérolas de Sabedoria

28 de Dezembro

É meu desejo que essas crianças recebam uma edu-cação bahá'í, para que, tanto aqui como no Reino, pos-sam progredir e te regozijar o coração.

Em uma época futura, a moralidade degenerará em grau extremo. É essencial que se eduquem as crian-ças do modo bahá'í, a fim de que encontrem a felicidade tanto neste mundo como no vindouro. Do contrário, tristezas e tribulaçoes hão de assediá-las, dado que a felicidade humana se baseia na conduta espiritual.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 127

294

Page 297: Pérolas de Sabedoria

29 de Dezembro

Toda alma imperfeita é egocêntrica e preocupa-se apenas com o próprio bem. Porém, à medida que seus pensamentos se expandem um pouco, ela começa a pensar no bem-estar e conforto da família. Se suas idéias se ampliarem mais ainda, seu objetivo será a felicidade de seus concidadãos; e em se alargando ainda mais, ela se verá a pensar na glória de sua pátria e sua raça. Quando, no entanto, suas idéias e opiniões alcan-çarem o grau máximo de expansão e atingirem a per-feição, então se interessará no enaltecimento do gênero humano; desejará o bem de todos os homens e lutará pela felicidade e prosperidade de todas as terras. Isso é que demonstra perfeição.

'Abdu'1-Bahá, Seleclions jrom the Writings of 'Abdu'í-Bahá, p. 69

295

Page 298: Pérolas de Sabedoria

30 de Dezembro FESTA DE HONRA

Perguntastes a respeito da Festa em cada mês bahá'í. A Festa é realizada para promover camaradagem e amor, para recordar a Deus e suplicar a Ele com os corações cóntritos, e para incentivar atividades benevolentes.

Isto é, nela os amigos devem concentrar-se em Deus e glorificá-Lo, ler as orações e os versículos sagrados e se tratarem uns aos outros com a máxima afeição e amor.

Quanto à Festa de Dezenove Dias, ela regosija a mente e o coração. Se esta Festa for realizada da ma-neira correta, os amigos, uma vez em cada dezenove dias, se sentirão espiritualmente revigorados e dotados de um poder que não é deste mundo.

'Abdu'1-Bahá, Em busca da Luz do Reino, A Festa dos Dez.eno.-e Dias, pp. 56-57

O MÊS DE HONRA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

296

Page 299: Pérolas de Sabedoria

31 de Dezembro

Ó DESCENDENTE DO PÓ!

Não te contentes com o ócio de um dia passageiro, privando-te do repouso eterno. Não troques o jardim de infindável deleite pelo monte de pó que é o mundo mor-tal. De tua prisão, ascende aos gloriosos prados do além e, de tua gaiola mortal, alça teu vôo até o paraíso do Infinito.

BaháVlláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 39 (Persa)

297

Page 300: Pérolas de Sabedoria

1 de J aneiro

Enquanto o ser não atingir o plano do sacrifício, estará privado de todo favor e toda graça; e esse plano do sacrifício é o reino no qual se morre para o ego, a fim de que o esplendor do Deus vivo possa então se irradiar. O campo do martírio é o lugar do desprendi-mento do ego, onde se erguem as antífonas da eterni-dade. Diligenciai ao máximo por repelirdes o ego e ape-gai-vos ao Semblante de Esplendores; e uma vez que tenhais alcançado tais alturas de servitude, encontra-reis, reunidos à vossa sombra, todas as coisas criadas. Isso é graça ilimitada; essa é a suma soberania; tal é a suma soberania; tal é a vida que não fenece. Tudo o mais, salvo isso, não é, afinal, senão perdição manifesta e grande perda.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Wrítings of 'Abdu'l-Bahá, p. 76-77

298

Page 301: Pérolas de Sabedoria

2 de Janeiro

Louvado seja Deus! O sol da justiça surgiu do horizonte de Bahá'u'lláh, pois em Suas Epístolas os fundamentos de tal justiça foram estabelecidos como nenhuma mente, desde o começo da criação, jamais concebeu, "O palio da existência", expõe Ele ainda, "descansa sobre o pólo da justiça e não da clemência, e a vida da humanidade depende da justiça e não da clemência".

'Abdu'1-Bahá, O Advento da Justiça Divina, p. 45

299

Page 302: Pérolas de Sabedoria

3 de J aneiro

ó vós, os bem-amados de Deus! A experiência tem demonstrado o quanto a renúncia do fumo, de bebidas intoxicantes e do ópio conduz à saúde e ao vigor, à perspicácia e à expansão da mente, bem como à força física. Há hoje um povo que evita estritamente tabaco, licor intoxicante e ópio. Esse povo é muito superior aos outros, no que diz respeito à coragem e força física, à saúde, beleza e formosura. Um só de seus homens iguala em poder a dez de qualquer outra tribo. Isso prova ser o mesmo no caso do povo inteiro: isto é, membro por membro, cada indivíduo dessa comunidade é em todos os aspectos superior aos indivíduos de outras comuni-dades,

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 23

300

Page 303: Pérolas de Sabedoria

4 de J aneiro

Fazei, pois, um grande esforço, para que a pureza e a santidade que 'Abdu'1-Bahá estima acima de tudo mais, venham a distinguir o povo de Bahá; para que em toda espécie de excelência o povo de Deus supere a todos os demais seres humanos, para que, exterior e interiormente, se prove ser superior aos outros e, por pureza, aperfeiçoamento, refinação e preservação de saú-de, esteja na vanguarda dos que sabem. Esforçai-vos para que este povo, pois — por estar livre de escravi-zação e por causa de seu conhecimento e seu autocon-trole — seja o primeiro entre os puros, os livres e os sábios.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 24

301

Page 304: Pérolas de Sabedoria

5 de laneiro

Em nosso sistema solar, o centro de iluminação é o próprio sol. Através da vontade de Deus este luminar central é a fonte única de existência e desenvolvimento de todas as coisas fenomenais. . . Sem este impulso animador não haveria crescimento de árvore ou vege-tação, nem seria possível a existência de animal ou ser humano; de fato, nenhuma forma de vida criada seria manifestada sobre a t e r ra . . .

Da mesma maneira, no reino espiritual da inteli-gência e do idealismo deve existir um centro de ilumi-nação, e este centro é o eterno, o sempre brilhante Sol, a Palavra de Deus . . . Este Sol da Realidade, este cen-tro de efulgências é o profeta ou Manifestante de Deus. Assim como o sol fenomenal brilha sobre o mundo ma-terial produzindo vida e crescimento, igualmente o Sol espiritual ou profético confere iluminação sobre o mun-do humano do pensamento e inteligência, e a menos que houvesse surgido sobre o horizonte da existência humana o reino do homem se tornaria escuro e seria extinguido.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í WoAd Faith, pp. 254-255

302

Page 305: Pérolas de Sabedoria

6 de J aneiro

Assim como a terra atrai tudo para o centro de gravidade, e todo objeto lançado ao espaço acima virá para baixo, assim também idéias materiais e pensa-mentos mundanos atraem o homem ao centro do eu. Raiva, paixão, ignorância, preconceito, ganância, inveja, cobiça, ciúme e suspeita, impedem o homem de ascen-der aos domínios da santidade, aprisionando-o nas gar-ras do eu e no cárcere do egoísmo. O homem físico, sem a ajuda do poder divino, tentando escapar de um destes inimigos invisíveis, irá, inconscientemente, cair nas mãos de outro. Tão logo tenta se elevar e a densi-dade do amor do eu, do mesmo modo que o poder da gravidade, o atrai ao centro da terra. O único poder que é capaz de liberar o homem deste cativeiro é o poder dos sopros do Espírito Santo.

'Abdu'1-Bahá, Selections of Bahá'í Scriptures, p. 241

303

Page 306: Pérolas de Sabedoria

7 de J aneiro

É melhor guiar uma só alma do que possuir tudo o que está na terra, pois enquanto essa alma guiada estiver à sombra da Árvore da Unidade Divina, ambas, tanto ela como a pessoa que a guiou, serão recipientes da terna misericórdia de Deus, ao passo que a possessão das coisas terrenas cessará na ocasião da morte. O caminho que leva à guia é o de amor e compaixão, e não de coerção e força. Este tem sido no passado o mé-todo de Deus e haverá de continuar a ser no futuro! A quem Lhe apraza, faz Ele entrar na sombra de Sua misericórdia. Verdadeiramente, Ele é o Supremo Pro-tetor, o Todo-Generoso.

O Báb, Seleção dos Escritos do Báb, p. 83

304

Page 307: Pérolas de Sabedoria

8 de Janeiro

Quem se levantar a fim de difundir Nossa Causa, deverá desprender-se de todas as coisas terrenas e, em todos os tempos, considerar o triunfo de Nossa Fé seu objetivo supremo. Isto, verdadeiramente, foi decretado na Epístola Guardada. E ao determinar-se a deixar seu lar, por amor à Causa de seu Senhor, deve ele pôr em Deus sua inteira confiança, como a melhor provisão para sua jornada, e se ataviar com o manto da vir-tude. ..

Se ele estiver aceso com o fogo de Seu amor e re-nunciar a todas as coisas criadas, as palavras por ele proferidas incendiarão aqueles que o ouvirem.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, pp. 207-208

305

Page 308: Pérolas de Sabedoria

9 de Janeiro

Se desejas guiar as almas, incumbe-te ser firme, ser bondoso e imbuir-te de atributos louváveis e quali-dades divinas sob todas as circunstâncias. Sê um sinal de amor, uma manifestação de misericórdia, uma fonte de ternura; sê de bom coração, bondoso para com todos e meigo para com os servos de Deus, especialmente com aqueles de teu parentesco, seja homem ou mulher. Deve suportar toda provação que te sobrevem do povo, e não as enfrentar, senão com bondade, com grande amor e benevolência.

'Abdu'1-Bahá, O Indivíduo e o Ensino — Levantando o Cha-mado Divino, p. 20

306

Page 309: Pérolas de Sabedoria

10 de Janeiro

Sabei vós que "o mundo" significa vosso estado de inconsciência d'Aquele que é vosso Criador, e vossa absorção em algo, que não seja Ele. A "vida vindoura", por outro lado, significa as coisas que vos fazem apro-ximar seguramente de Deus, o Todo-Glorioso, o Incom-parável. Qualquer coisa que, neste Dia, vos impeça de amar a Deus, nada é senão o mundo. Fugi disso, para que sejais contados entre os bem-aventurados.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 174

307

Page 310: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Janeiro

Deveis saber, verdadeiramente, que a essência da justiça e sua origem, se incorporam ambas nas leis prescritas por Aquele que é a Manifestação do próprio Deus entre os homens — se sois dos que reconhecem esta verdade. Ele, verdadeiramente, encarna o mais ele-vado e o infalível padrão da justiça para toda a criação. Se Sua lei fosse tal, que incutisse terror nos corações de todos os que estão no céu e na terra, essa lei seria apenas justiça manifesta. Os receios e o tumulto que a revelação dessa lei provoca nos corações dos homens devem ser comparados, realmente, ao choro da crian-cinha ao lhe ser tirado o leite materno — se sois dos que percebem. Fossem os homens descobrir o desígnio motivador da Revelação de Deus, e se livrariam, segura-mente, de seus receios, e com seus corações cheios de gratidão, se regozijariam com alegria extrema.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 114

308

Page 311: Pérolas de Sabedoria

12 de Janeiro

O homem é o Talismã supremo. A falta da devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemen-te possui. Através de uma palavra procedente da boca de Deus, foi ele chamado à existência; por mais uma palavra, foi guiado a reconhecer a Fonte de sua educa-ção; por ainda outra palavra, seu grau e destino foram salvaguardados. Diz o Grande Ser: Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesou-ros e habilitar a humanidade a tirar dela algum bene-fício . . .

O Deus Uno e Verdadeiro — exaltado seja Sua glória — nada tem desejado para Si. A lealdade do gênero humano não O beneficia, nem pode sua perversidade Lhe trazer dano. A Ave do Domínio das Palavras arti-cula continuamente este chamado: "Todas as coisas tenho Eu desejado para ti, e a ti, igualmente, para teu próprio bem."

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh ,p. 164

309

Page 312: Pérolas de Sabedoria

13 de Janeiro

Há dois modos de curar enfermidades: por meios materiais e espirituais. O primeiro é por tratamento médico, enquanto o segundo consiste em preces ofere-cidas pelas almas espirituais e em volver-se a Ele. Am-bos os meios devem ser empregados e postos em prá-tica.

As enfermidades causadas por fatores físicos devem ser tratadas por clínicos com medicamentos; já as de origem espiritual são desvanecidas por meios espirituais. Assim, para a cura de moléstias provocadas por aflição, temor ou impressões nervosas, o tratamento espiritual revelará maior eficácia que o físico. Conseqüentemente, deve-se lançar mão de ambas as espécies de tratamento. já que não são opostas.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Writings of 'Abdu'l-Bahá, p. 151-152

310

Page 313: Pérolas de Sabedoria

14 de Janeiro

.. .Digo-vos que qualquer um que se levante na Causa de Deus, nesta época, será pleno com o espírito de Deus, e que Ele enviará Suas hostes do céu para ajudá-los, e que nada será impossível para vós se tiver-des fé. E agora lhes darei um mandamento que será um convênio entre vós e Mim — que tenhais fé; que vossa fé seja firme como uma rocha que nenhuma tem-pestade pode mover, que nada pode pertutaar, e que perdure através de todas as coisas até o fim; mesmo se ouvirdes que vosso Senhor foi crucificado, não sede abalados em vossa fé; pois estarei convosco sempre, quer vivo ou morto. Eu estarei convosco até o fim. Assim como é vossa fé, assim serão vossos poderes e bênçãos. Isto é o equilíbrio — isto é o equilíbrio — isto é o equilíbrio.

'Abdu'1-Bahá, An Earíy PUgrimage, p. 40

311

Page 314: Pérolas de Sabedoria

15 de Janeiro

A necessidade e a particularidade dos convictos e crentes é a de serem firmes na Causa de Deus e de resistirem as provações ocultas e evidentes. Graças se-jam dadas a Deus por serdes distinguidos e tornados eminentes por esta bênção. Qualquer um pode ser feliz no estado de conforto, bem-estar, saúde, sucesso, prazer e alegria; porém ser feliz e contente em tempo de pro-blema, dificuldade e doença prevalecente, é prova de nobreza. Graças sejam dadas a Deus que aquele querido servo de Deus é extremamente paciente sob as circuns-tâncias desastrosas, e em lugar de queixas rende graças.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í World Faith, pp. 363-364

312

Page 315: Pérolas de Sabedoria

16 de Janeiro

Toda criatura humana é serva de Deus. Todas fo-ram criadas e educadas pelo poder e pela benevolência de Deus; todas foram abençoadas com as dádivas do mesmo Sol da verdade Divina; todas sorveram da fon-te da mercê infinita de Deus; e em Sua estimativa e amor todas são iguais como servos. Ele é caridoso e bondoso para com todos. Portanto, ninguém deve se glorificar mais do que a outro; ninguém deve manifestar orgulho ou superioridade para com outro; ninguém deve olhar a outro com desprezo e desdém e ninguém deve despojar ou oprimir seu semelhante. Todos devem ser considerados como submersos no oceano da miseri-córdia de Deus. Devemos nos associar a toda a huma-nidade com cortesia e bondade. Devemos amar a todos com amor do coração.

'Abdu'1-Bahá, The Divine Art of Living, p. 110

313

Page 316: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Janeiro

Todo louvor a Deus, que embelezou o mundo com um ornamento e o ataviou com vestes das quais nenhum poder terreno o haverá de espoliar, por mais fortes que sejam seus batalhões, por mais vasta sua riqueza e profunda sua influência. Dize: A essência de todo o po-der pertence a Deus, o mais elevado e último fim de toda a criação. A fonte de toda a majestade é de Deus, Objeto da adoração de tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. As forças que têm sua origem neste mundo de pó, são, por sua própria natureza, in-dignas de consideração.

Dize: As nascentes que sustentam a vida dessas aves não são deste mundo. Sua origem está muito aci-ma do alcance e do âmbito da compreensão humana. Quem é que possa extinguir a luz que a nívea Mão de Deus acendeu? Onde há de ser encontrado aquele que possua o poder de apagar o fogo ateado através da grandeza de teu Senhor, o Onipotente, o Predominante, o Todo-Poderoso? Foi a Mão do poder Divino que ex-tinguiu as chamas da dissensão. Potente é Ele para fa-zer o que Lhe apraz. Ele diz: Sê; e é.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 211

314

Page 317: Pérolas de Sabedoria

18 de Janeiro

FESTA DA SOBERANIA

. . . Uma das maiores providências divinas que se relacionam ao aparecimento dos Santos Manifestantes é esta: que as almas venham a conhecer umas às ou-tras intimamente, e o poder do amor de Deus as faça a todos como as ondas do mesmo mar, as flores do mesmo roseiral, e as estrelas de um só céu...

Õ vós amigos! Amizade, amizade! Amor, amor! União! união! Para que o poder da Causa Bahá'í se ma-nifeste no mundo existente. Neste momento em que me dedico a lembrar-me de vós, este coração arde e vibra intensamente! Pudesseis vós compreender quanto meu espírito se sente atraído pelo amor dos amigos, alcan-çareis tão alto grau de felicidade e fragrância, sem dú-vida, que vos afeiçoareis uns dos outros!

'Abdu'1-Bahá, A Revelação Bahá'í, p. 199

O MÊS DE SOBERANIA COMEÇA COM O PÔR DO SOL

315

Page 318: Pérolas de Sabedoria

19 de Janeiro

Õ COMPANHEIRO DE MEU TRONO! Nenhum mal deves tu ouvir, nem ver; não te re-

baixes, nem suspires, nem chores. Nenhum mal deves falar, para que não o ouças falado a ti; nem aumentes as faltas alheias, a fim de que as tuas próprias não se afigurem grandes. Não desejes a humilhação de nin-guém, para que não se torne evidente tua própria hu-milhação. Vive, pois, os dias de tua vida, os quais são menos de um momento fugaz, mantendo sem mancha a tua mente, imaculado teu coração, puros teus pensa-mentos e santificada tua natureza, de modo que, livre e contente, possas abandonar essa forma mortal, reco-lher-te ao paraíso místico e habitar, para todo o sem-pre, no reino eterno.

BaháVlláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'tláh, n.° 44 (Persa)

316

Page 319: Pérolas de Sabedoria

20 de Janeiro

Através da faculdade da meditação o homem al-cança a vida eterna; por seu intermédio, recebe o so-pro do Espírito Santo — a graça do Espírito é obtida em reflexão e meditação.

O próprio espírito do homem se informa e forta-lece durante a meditação; através dela, assuntos que o homem desconhecia inteiramente lhe são revelados. Por seu intermédio, recebe inspiração divina, alimento celestial.

Meditação é a chave que abre as portas dos mis-térios. Nesse estado, o homem abstrai-se de si mesmo, afasta-se de si mesmo, afasta-se de todos os objetos ex-teriores; nesse estado subjetivo, imerge no oceano da vida espiritual e pode descobrir os segredos do íntimo das coisas. Para ilustrar, imaginai o homem dotado de duas espécies de vista; quando a faculdade interior está sendo usada, o sentido da vista exterior não vê.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, pp. 139140

317

Page 320: Pérolas de Sabedoria

21 de Janeiro

Sabe tu que a alma do homem está elevada acima de todas as enfermidades do corpo ou da mente e in-dependente delas. O fato de uma pessoa enferma mos-trar sinais de fraqueza é devido aos empecilhos que se interpõem entre sua alma e seu corpo, pois a própria alma fica isenta de qualquer mal do corpo. Considera a luz da lâmpada. Embora um objeto externo possa in-terferir com sua irradiação, a própria luz continua a brilhar sem diminuição de intensidade. Semelhante-mente, cada enfermidade que aflige o corpo do homem é um obstáculo que impede a alma de manifestar seu poder e força inerentes. Ao deixar o corpo, entretanto, eia mostrará tal ascendência e revelará tamanha in-fluência, que força alguma na terra pode igualar. Cada alma pura, evoluída e santa será dotada de tremendo poder e com júbilo extremo se regozijará.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 102

318

Page 321: Pérolas de Sabedoria

22 de Janeiro

A realidade do homem é o seu pensamento, não o seu corpo material. A força do pensamento e a força física são associadas. Embora o homem seja parte do reino animal, possui poder de pensamento superior ao das demais criaturas.

Se o pensamento de üm homem está constantemen-te voltado para os assuntos celestiais, então este ho-mem tornar-se-á santo: se, ao contrário, ele não eleva seu pensamento, mas dirige-o para baixo, concentran-do-o sobre as coisas deste mundo, cada vez mais se ma-terializa até que chega a um estado pouco superior ao de um simples animal.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'1-Bahá em Paris, p. 17

319

Page 322: Pérolas de Sabedoria

23 de Janeiro

ó errante sem lar na senda de Deus! A prosperi-dade, o prazer e a liberdade — por mais que o coração humano os deseje e com eles se alegre — de modo al-gum se comparam às provações do estar sem lar e do infortúnio no caminho de Deus; pois tal exílio e bani-mento é abençoado pelo favor divino e, seguramente, se lhe segue a mercê da Providência. A satisfação da Providência. A satisfação da tranqüilidade do lar e o deleite de achar-se livre de todas as preocupações hão de passar, enquanto a bênção do estar sem lar há de perdurar por toda a eternidade, e seus frutos, de largo alcance, hão de manifestar-se.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Wrítings of 'Abdu'l-Bahá, p. 280-281

320

Page 323: Pérolas de Sabedoria

24 de Janeiro

Por que motivo esmoreceis e vos desalentais? Por que continuardes deprimidos após haver aparecido en-tre vós, sem véu, o Puro, o Oculto? Aquele que é, a um tempo, o Princípio e o Fim, Aquele que é Quietude e também Movimento, está agora manifesto diante de vossos olhos. Vede como, neste Dia, o Princípio se re-flete no Fim e, da Quietude, se engendrou o Movimen-to. Gerou-se este movimento através das energias po-tentes que, das palavras do Todo-Poderoso, emanaram sobre a criação inteira. Quem se animou através de seu poder vitalizador, se verá impelido a alcançar a corte do Bem-Amado; e quem se privou deste poder, cairá num desalento irremediável. Verdadeiramente sábio é aquele a quem o mundo e tudo o que nele está, não impediram de reconhecer a luz deste Dia, e que não permitirá que o vão discurso dos homens o faça desviar-se do cami-nho da retidão. Igual a um morto, em verdade, é aquele que, no maravilhoso alvorecer desta Revelação, deixou de se vivificar com sua brisa extasiante. Cativo, em ver-dade, é aquele que não reconheceu o Supremo Reden-tor, mas sim, consentiu em que sua alma, aflita e inde-fesa, se prendesse pelos grilhões de seus desejos.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 110-111

321

Page 324: Pérolas de Sabedoria

25 de Janeiro

Quem dentre vós se levantar para ensinar a Causa de seu Senhor, que ele, antes de tudo, ensine a si pró-prio, a fim de que suas palavras possam atrair os co-rações daqueles que o ouvem. A não ser que ensine a si próprio, as palavras procedentes de seus lábios não exercerão influência sobre o coração de quem busca. Atendei, ó povo, para que não sejais dos que dão bons conselhos aos outros mas se esquecem de segui-los eles mesmos. As palavras de tais homens, e, além das pala-vras, as realidades de todas as coisas, e além dessas realidades, os anjos que estão perto de Deus, trazem contra eles a acusação de falsidade.

Se tal homem conseguisse, alguma vez, influenciar alguém, esse sucesso não deveria ser atribuído a ele e sim, antes, ao efeito das palavras de Deus, segundo de-cretado por Aquele que é o Todo-Poderoso, o Oniscien-te. Aos olhos de Deus, ele é considerado como uma lâm-pada que emite sua luz e, no entanto, está sendo con-sumida todo o tempo dentro de si.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 174-175

322

Page 325: Pérolas de Sabedoria

26 de Janeiro

Em todo país em que qualquer uma destas çessoas residam, elas devem mostrar lealdade ao governo desse país e ser honestas e verazes. É isso que foi revelado, a mando d'Aquele que ordena, o Ancião dos Dias.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 31

323

Page 326: Pérolas de Sabedoria

27 de Janeiro

Diz a Língua da Grandeza: Por Mim Mesmo, Quem diz a verdade! Nesta mais potente Revelação, todas as Dispensações do passado atingiram sua consumação máxima e final. Qualquer um que pretenda uma Reve-lação depois d'Ele, tal homem será, seguramente, um mentiroso impostor. Pedimos a Deus que Ele, por Sua graça, o ajude a retratar-se e repudiar tal pretensão. Se se arrepender, Deus, sem dúvida, o perdoará. Se, po-rém, persistir em seu erro, Deus seguramente mandará alguém que não lhe mostrará piedade. Em verdade, Ele é o Onipotente, o Mais Poderoso.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahú'u'lláh, p. 155.

324

Page 327: Pérolas de Sabedoria

28 de Janeiro

É, em verdade, um homem, aquele que hoje se de-dica ao serviço da humanidade inteira. Diz o Grande Ser: Bem-aventurado e feliz é aquele que se levanta para promover os melhores interesses dos povos e raças da terra. Em outra passagem, Ele proclamou: Não se or-gulhe quem ama sua própria pátria, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A terra é apenas um país, e a humanidade seus cidadãos.

Bahá'u'lláh, A Proelamação de Bahaulláh, p. 123

325

Page 328: Pérolas de Sabedoria

29 de Janeiro

Um dos maiores eventos que ocorrerá no Dia da manifestação daquele incomparável Ramo é o hastea-mento do Estandarte de Deus entre todas as nações. Com isso se quer dizer que todas as nações e povos se-rão reunidos sob a sombra deste Pavilhão Divino, que não é outro a não ser o próprio Ramo Senhoril, e se tornarão uma única nação. O antagonismo religioso e sectário, a hostilidade de raças e povos, e as diferenças entre as nações, serão eliminados. Todos os homens aderirão a uma religião, terão uma fé comum, fundir-se-ão em uma raça e tornar-se-ão um único povo. Todos habitarão um país natal comum, que é o próprio pla-neta.

'Abdu'1-Baliá, Tlte World Order oj Bahaulláh. pp. 204-205

326

Page 329: Pérolas de Sabedoria

30 de Janeiro

A origem de todo o mal está em se afastar do Se-nhor e prender o coração às coisas ímpias.

O fogo mais ardente está em se duvidar dos sinais de Deus, disputar futilmente o que Ele tem revelado, negá-lo e diante d'Ele portar-se com orgulho.

A origem de toda a erudição é o conhecimento de Deus — exaltada seja Sua glória — e este só será atin-gido através do conhecimento de Seu manifestante Di-vino.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahau'lláh, pp. 174-175

327

Page 330: Pérolas de Sabedoria

31 de laneiro

A essência do rebaixamento está em se afastar da sombra do Misericordioso e buscar o amparo do Ente mau.

A origem do erro é a descrença no Deus Uno e Ver-dadeiro, a confiança em outra coisa, senão n'Ele e o afastamento de Seu Decreto. O verdadeiro prejuízo cabe àquele cujos dias foram passados em completa igno-rância de seu próprio ser.

A essência de tudo o que te temos revelado é a jus-tiça; está em se livrar da vã fantasia e da imitação; com olhos da unidade deve o homem discernir a glória de Deus, e averiguar todas as coisas com visão perspicaz.

Assim temos Nós te instruído e a ti manifestado Palavras de Sabedoria, a fim de que sejas grato ao Se-nhor teu Deus, e nisso te glories entre todos os povos.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'lláh, p. 175

328

Page 331: Pérolas de Sabedoria

1 de Fevereiro

Livrai-vos, ó rouxinóis de Deus, dos espinhos e sar-ças da desgraça e miséria e alçai vosso vôo ao roseiral de imperecível esplendor, ó Meus amigos que habitais no pó! Apressai-vos a ir a vossa morada celestial. Anun-ciais a vós mesmos as novas jubilosas: "Aquele que é o Mais-Amado já veio! Ele se coroou com a glória da Revelação de Deus e descerrou à face dos homens as portas de Seu Paraíso Antigo." Regozijem-se todos os olhos e alegre-se todo ouvido, pois agora é o tempo de contemplar Sua beleza, agora é o tempo próprio para Lhe escutar a voz. Proclamai a cada um que ama com anelo; "Eis, que vosso Bem-Amado veio entre os ho-mens!" e aos mensageiros do Monarca do amor, parti-cipai as novas: "Eis, que o Adorado apareceu, ataviado na plenitude de Sua glória!" ó amantes de Sua beleza! Transformai a angústia de vossa separação d'Ele, no júbilo de uma reunião eterna, e deixai a doçura de Sua Presença dissolver a amargura de vosso afastamento de Sua Corte.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'llâh, p. 199

329

Page 332: Pérolas de Sabedoria

2 de Fevereiro

O advento dos profetas e a revelação dos Livros Sagrados tem como finalidade criar amor entre as al-mas e amizade entre os habitantes da terra. Verdadei-ro amor é impossível a menos que se volva a face em direção a Deus e se seja atraído por Sua Beleza.

'Abdu'1-Bahá, Bahá'í World Faith, p. 364

330

Page 333: Pérolas de Sabedoria

3 de Fevereiro

Essas agitações dos violadores nada mais são que a espuma do oceano — e não há oceano sem espuma; todavia, o oceano do Convênio há de encapelar-se e lan-çar à praia os corpos mortos, pois não pode conservá--los em suas águas. Assim, vê-se haver o oceano do Con-vênio intumescido, mais e mais, até deitar fora os cadá-veres — almas que estão privadas do Espírito de Deus e perdidas na paixão e no ego, em busca de liderança. Essa espuma do oceano não perdurará; em breve se dis-sipará e desvanecerá, enquanto o oceano do Convênio há de intumescer e bramir por toda a eternidade.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Wrítings of 'Abdul-Bahá, p. 210-211

331

Page 334: Pérolas de Sabedoria

4 de Fevereiro

Dize: ó povo do Bayán! Nós vos escolhemos do mundo para que reconhecesseis e viésseis a conhecer Nosso Próprio Ser. Nós vos fizemos aproximar do lado direito do Paraíso — do Lugar donde o Fogo imorre-douro exclama em múltiplos acentos: "Não há outro Deus senão Eu, o Onipotente, o Altíssimo!" Acautelai-vos para não vos deixardes ser excluídos, como se fosse por um véu, deste Sol que brilha sobre a aurora da Von-tade de vosso Senhor, o Todo-Misericordioso, cuja luz abrangeu tanto os humildes como os grandes. Purificai vossa vista, para que percebais sua glória com vossos próprios olhos e não dependais da vista de qualquer um, senão de vosso próprio ser, pois Deus jamais deu a alguma alma uma incumbência além de seu poder. Assim foi transmitido aos Profetas e Mensageiros da antigüidade e registrado em todas as Escrituras.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 74

332

Page 335: Pérolas de Sabedoria

5 de Fevereiro

Um humilde, sem instrução, mas cheio do Espírito Santo, é mais poderoso do que o homem de profunda erudição e da mais nobre origem, sem essa inspiração.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, p. 132

333

Page 336: Pérolas de Sabedoria

6 de Fevereiro

FESTA DE DOMÍNIO

Ouvimos que tem em mente embelezar sua casa de tempos em tempos com uma reunião de bahá'ís, em que alguns entre eles estarão ocupados em glorificar o todo-glorioso Senhor... Sabe que se realizares isso, esta casa de terra se tornará uma casa do Céu, e aquela estrutura de pedra, um congresso do espírito.

'Abdu'1-Bahá, Bahâ'í Meetings; The Nineteen Day Feast, p. 6

O MÊS DO DOMÍNIO COMEÇA COM O PÔR DO SOL

334

Page 337: Pérolas de Sabedoria

7 de Fevereiro

Õ DESATENTOS!

Não penseis que os segredos dos corações estejam ocultos; não, sabei com toda a certeza que se acham gravados em caracteres claros, abertamente manifes-tos na Santa Presença.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'üáh, n.° 59 (Persa)

335

Page 338: Pérolas de Sabedoria

8 de Fevereiro

Os soberanos do mundo terão de celebrar ura tra-tado vinculativo e estabelecer um convênio cujas dis-posições sejam sãs, invioláveis e bem definidas. Terão de proclamá-lo ao mundo inteiro e obter o seu endosso por toda a humanidade... Todas as forças da huma-nidade têm de ser mobilizadas para assegurar a esta-bilidade e permanência deste Mais Grande Convênio... O princípio básico fundamentando este Pacto solene seria fixado de modo a que, se qualquer governo pos-teriormente violasse qualquer uma das suas obrigações, todos os governos da Terra se deveriam erguer e redu-zi-lo à submissão total, ou, melhor dito, a humanidade como um todo deveria resolver, com todo o poder à sua disposição, destruir tal governo.

'Abdu'1-Bahá, World Order of Bahá'u'lláh, p. 192

336

Page 339: Pérolas de Sabedoria

9 de Fevereiro

É evidente que cada era em que um Manifestante de Deus tem vivido é divinamente ordenada e pode, em certo sentido, ser caracterizada como o Dia designado de Deus. Este Dia, entretanto, é único e deve ser dis-tinguido dos que o precederam. A designação "Selo dos Profetas" revela plenamente seu alto grau. O Ciclo Pro-fético, em verdade, findou. A Verdade Eterna veio ago-ra. Ele ergueu a Insígnia do Poder e agora irradia sobre o mundo o desnublado esplendor de Sua Revelação. Nesta mais potente Revelação, todas as Dispensações do passado atingiram sua consumação máxima e final. Aquilo que tem sido manifesto nesta Revelação preemi-nente e mais exaltada, permanece sem paralelo nos anais do passado, nem testemunhará seu igual época futura.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 47

337

Page 340: Pérolas de Sabedoria

10 de Fevereiro

Bahá'u'liáh disse que há um sinal (oriundo de Deus) em todos os fenômenos: o sinal do intelecto é a medi-tação e o sinal da meditação é o silêncio, porque é im-possível ao homem fazer duas coisas a um só tempo — ele não pode falar e meditar simultaneamente.

É fato axiomático que, enquanto meditamos, fala-mos com o nosso espírito. Nesse estado mental lhe apre-sentamos determinadas questões e o espírito nos res-ponde; a luz se faz e a realidade é revelada.

Não podemos aplicar o nome de "homem" a alguém destituído dessa faculdade meditativa: sem ela, seria ele simples animal, até inferior aos animais.

'Abdu'1-Bahá, Palestras de 'Abdu'l-Bahá em Paris, p. 139

338

Page 341: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Fevereiro

Diz o Grande Ser: O céu da sabedoria divina é ilu-minado com as duas luminárias da consulta e da com-paixão. Deliberai em conjunto sobre todos os assuntos, pois a consulta é a lâmpada da guia que indica o ca-minho e confere compreensão.

BaháVlláh, Consulta Bahaí, A lâmpada que guia, p. 11

339

Page 342: Pérolas de Sabedoria

12 de Fevereiro

No Oriente a luz de Sua Revelação irrompeu; no Ocidente apareceram os sinais de Seu domínio. Pon-derais isso em vossos corações, ó povo, e não sede dos que se fizeram de surdo às admoestações Daquele que é o Todo-Poderoso, o Todo-Louvado.

BaháVlláh, Citadel of Faith, p. 30

Desde os primórdios dos tempos até o dia atual, a luz da Revelação Divina tem surgido no Oriente e es-palhado sua radiância sobre o Ocidente. A iluminação irradiada desta forma, entretanto, adquiriu no Ocidente um esplendor extraordinário. Considerai a Fé procla-mada por Jesus. Ainda que surgisse primeiro no Orien-te, contudo só quando sua luz havia sido irradiada so-bre o Ocidente a medida total de suas potencialidades se tornaram manifestas. Aproxima-se o dia quando testemunhareis como, através do esplendor da Fé de Bahá'u'lláh, o Ocidente terá substituído o Oriente, irra-diando a luz da orientação divina.

'Abdu'1-Bahá, Citadel of Faith, p. 30

340

Page 343: Pérolas de Sabedoria

13 de Fevereiro

õ povo de Deus! Eu vos admoesto que observeis cortesia, pois é aquilo que, acima de tudo mais sobres-sai como um príncipe entre as virtudes. Feliz aquele que está iluminado com a luz da cortesia e ataviado com a vestidura da retidão. Quem está imbuído de cortesia atingiu, em verdade, um grau sublime. Espera-se que este Ser Oprimido e todos os demais homens sejam ca-pacitados a adquiri-la e a ela se segurar firmemente, a observá-la e nela fixar o olhar. É este um mandamento inescapável que emanou da Pena do Nome Supremo.

Bahá'u'lláh, Epístolas de Bahá'u'Uáh, p. 100

341

Page 344: Pérolas de Sabedoria

14 de Fevereiro

A vitalidade da crença dos homens em Deus esmo-rece em todas as terras; nada senão Seu remédio salu-tar jamais o poderá restaurar. A corrosão da impiedade carcome as vísceras da sociedade humana; que outra coisa senão o Elixir de Sua potente Revelação poderá limpá-la e revivificá-la? Estará dentro do poder humano, ó Hakim, efetivar nos elementos constituintes de quais-quer das partículas minúsculas e indivisíveis da maté-ria Uma transformação tão completa que a transmute no mais puro ouro? Por difícil e perplexo que isso possa parecer, a tarefa ainda maior de converter força satâ-nica em poder celestial é uma que Nos foi possibilitado realizar...

O Verbo de Deus, tão somente, pode pretender a distinção de estar dotado da capacidade exigida para uma transformação tão grande e de tamanho alcance.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 129

342

Page 345: Pérolas de Sabedoria

15 de Fevereiro

É claro e evidente que, quando tiverem sido rom-pidos os véus que ocultam as realidades das manifes-tações dos Nomes e Atributos de Deus, ainda mais, de todas as coisas criadas, visíveis ou invisíveis, nada per-manecerá senão o Sinal de Deus — sinal este que Ele, Ele Próprio, pôs dentro dessas realidades. Esse sinal perdurará tanto tempo quanto for o desejo do Senhor teu Deus, o Senhor dos céus e da terra. Se são estas as bênçãos conferidas a todas as coisas criadas, quão su-perior há de ser o destino do verdadeiro crente, cuja existência e vida devem ser consideradas o propósito originador de toda a criação. Assim como o conceito da fé existe desde o princípio que não tem princípio e per-durará até o fim que não tem fim, do mesmo modo o verdadeiro crente haverá de viver e perdurar eterna-mente. Seu espírito para todo o sempre circulará em volta da Vontade de Deus. Ele durará tanto tempo quan-to Deus Mesmo durar. Através da Revelação de Deus, ele se revela e a Seu mando se oculta. Torna-se evidente que as mais sublimes mansões no Reino da Imortali-dade foram ordenadas como a morada daqueles que ver-dadeiramente acreditam em Deus e em Seus sinais. A morte jamais poderá invadir aquele sagrado assento. Assim confiamos Nós a ti os sinais de teu Senhor, para que perseveres em teu amor por Ele e sejas dos que compreendem esta verdade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 94

343

Page 346: Pérolas de Sabedoria

16 de Fevereiro

ó amados do Senhor! Se qualquer alma falar mal de outra ausente, o único resultado será, patentemente, este: ela arrefecerá o zelo e entusiasmo dos amigos e tenderá a torná-los apáticos; pois a maledicência causa dissensão e é o principal fator a gerar nos amigos a disposição de afastar-se. Se qualquer indivíduo come-çar a detrair de alguém ausente, incumbe aos que o ou-vem, de maneira espiritual e amável, detê-lo, e, com efeito, dizer-lhe: Servirá essa difamação a algum fim benéfico? Aprazerá à Abençoada Beleza? Contribuirá para a honra duradoura dos amigos? Promoverá a Fé sagrada? Apoiará o Convênio? Trará, enfim, algum pos-sível benefício a alguma alma? Não, jamais! Ao contrá-rio, fará que assente tão espessa camada de pó sobre o coração que os ouvidos não mais ouvirão, nem os olhos contemplarão mais a luz da verdade.

'Abdu'1-Bahá, Selections from the Wrítings of 'Abdu'l-Bahá, p.

344

Page 347: Pérolas de Sabedoria

17 de Fevereiro

No mundo vindouro o homem se verá livre de mui-tas das incapacidades das quais agora sofre. Os que passaram pela morte tem sua esfera própria, não remo-ta da nossa; seu trabalho, o trabalho do Reino, é nosso, mas é santificado daquilo que nós chamamos de tempo e lugar. O tempo, no nosso caso, é medido pelo sol. Quando não mais há nascer do sol, e não há mais pôr-do-sol, esta espécie de tempo não mais existe para o homem. Aqueles que ascenderam têm atributos dife-rentes dos possuídos por aqueles que ainda se acham na terra, mas não há separação real.

Na prece se aproximam uns dos outros em grau e condição. Orai por eles, assim como eles oram por vós.

'Abdu'1-Bahá, A Vida Depois da Morte, p. 16 e 22

345

Page 348: Pérolas de Sabedoria

18 de Fevereiro

A todo coração discernente e iluminado, está evi dente que Deus, a Essência incognoscível, o Ser Divino, está imensamente exaltado além de todo atributo huma-no, tais como, existência corpórea, subida e descida, egresso e regresso. Longe esteja de Sua glória, uma lín-gua humana celebrar adequadamente Seu louvor, ou um coração humano compreender Seu insondável mis-tério. Ele está, e sempre esteve, velado na eternidade antiga de Sua Essência, e permanecerá, em Sua Reali-dade, para todo o sempre oculto da vista dos homens. "Nenhuma visão O abrange, mas Ele abrange toda a vi-são; Ele é o Sutil, o Percebedor de t u d o . . . "

Estando a porta do conhecimento do Ancião dos Dias assim fechada ante a face de todos os seres, Aque-le, que é a Fonte da graça infinita — segundo Suas pa-lavras: "Sua graça transcendeu todas as coisas; Minha graça abrangeu a todos" — determinou que aquelas lu-minosas Jóias da Santidade aparecessem do reino do espírito, na nobre forma do templo humano, manifes-tando-se a todos os homens, para que dessem ao mundo o conhecimento dos mistérios do Ser imutável e rela-tassem as sutilezas de Sua imperecível Essência.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'llúh, pp. 39-40

346

Page 349: Pérolas de Sabedoria

19 de Fevereiro

Esses Espelhos santificados, esses Alvoreceres da antiga glória, são todos, sem exceção, os Expoentes na terra d'Aquele que é o Orbe central do universo, sua Essência e seu Propósito final. D'Ele recebem o conhe-cimento e o poder; d'Ele derivam a soberania. A for-mosura que lhes adorna o semblante é apenas um re-flexo de Sua imagem, e o que revelam, um sinal de Sua glória imorredoura. São os Tesouros do conhecimento divino e os Repositórios da sabedoria celestial. Por eles é transmitida uma graça que é infinita e revelada a Luz que jamais se esvairá...

Pela revelação destas Jóias da virtude Divina, ma-nifestam-se os nomes e atributos de Deus, tais como co-nhecimento e poder, soberania e domínio, misericórdia e sabedoria, glória, generosidade e graça.

Esses atributos de Deus não são, nem jamais fo-ram, concedidos especialmente a certos Profetas e ne-gados a outros. Não, todos os Profetas de Deus, Seus favorecidos, santos e escolhidos Mensageiros, são, sem exceção, os portadores de Seus nomes e incorporam Seus atributos. Diferem somente na intensidade de Suas revelações, na potência comparativa de sua luz.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 40

347

Page 350: Pérolas de Sabedoria

20 de Fevereiro

. . . Como o homem no ventre materno experimen-ta várias conformações, mudando e se desenvolvendo, e todavia é espécie humana desde o início do período embrionário, de modo idêntico o homem, desde o prin-cípio de sua existência no ventre do mundo, é também espécie distinta, isto é, humana, apenas tendo evoluído gradativamente em sua conformação. Ainda que se admita, portanto, a realidade da mudança de aspecto, da evolução dos membros, do desenvolvimento e pro-gresso, isto não constitui uma negação da originalidade da espécie. O homem desde o princípio guarda essa for-ma e essa composição perfeitas, tanto materiais como espirituais, e sendo assim a manifestação das palavras: "Faremos o homem à nossa imagem e semelhança". Ele apenas tem adquirido qualidades mais amáveis — maior formosura e graça. A civilização elevou-o acima de seu estado selvagem, do mesmo modo que os frutos silves-tres cultivados por um fruticultor se tornam mais belos, mais doces, mais cheios de viço e de paladar mais de-licado.

Os fruticultores do mundo humano são os Profetas de Deus.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, pp. 166-167

348

Page 351: Pérolas de Sabedoria

21 de Fevereiro

A razão do aparecimento do espírito no corpo é a seguinte: O espírito humano é-nos confiado por Deus e necessita passar por todas as condições da existência, a fim de adquirir suas perfeições. Assim, quando um homem viaja e visita vários países e regiões, estudan-do-os sistematicamente, com método, vem a se aper-feiçoar, porque verá diversos lugares e cenas, e destarte descobrirá condições existentes nos outros países... O mesmo sucede quando o espírito humano atravessa as várias condições da existência: alcança novos graus e estados. Até mesmo no corpo, pode, seguramente, adquirir perfeições.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade, pp. 170-171

349

Page 352: Pérolas de Sabedoria

22 de Fevereiro

Saibamos que a Realidade Divina, ou seja a subs-tância da Essência da Unidade, é a absoluta santifica-ção, a pura santidade; noutros termos: é sagrada e ex-cede a todo louvor... É invisível essa Realidade — in-compreensível e inatingível — uma pura essência que não admite descrição...

Por conseguinte, todos esses atributos, nomes, lou-vores e elogios são aplicáveis apenas a Seus Manifes-tantes; fora disso, tudo o que imaginamos e supomos é pura fanasia, pois nenhum meio temos nós de com-preender aquilo que é invisível e inacessível... Se qui-zermos, imaginar a Realidade Divina, tal imagem, é óbvio, será a coisa abrangida, enquanto nós somos quem a abrangeu, e certamente quem circunscreve é maior que a coisa circunscrita...

Reflitamos, pois: vários povos do mundo movem-se em volta de imaginações, têm por ídolos seus próprios pensamentos, suas próprias conjecturas. Eles não o per-cebem; pensam ser o que imaginam aquela realidade que está acima de toda compreensão e muito além de todas as descrições. Consideram-se a si próprios o povo da Unidade e aos outros como idolatras; mas ao menos os ídolos têm existência mineral, enquanto os pensa-mentos e imaginações que o homem adora não passam de fantasia, nem sequer tendo existência mineral.

'Abdu'1-Bahá, O Esplendor da Verdade pp. 129-132

350

Page 353: Pérolas de Sabedoria

23 de Fevereiro

Toda terra se encontra agora em estado de pre-nhez. Aproxima-se o dia em que ela terá dado seus mais nobres frutos, quando dela terão brotado as mais altas árvores, as flores mais encantadoras, as bênçãos mais celestiais. Imensuravelmente exaltada é a brisa que soprou das vestes de teu Senhor, o Glorifiçado! Pois, vede! Soprou sua fragrancia e renovou todas as coisas! Benditos são aqueles que compreendem. Os cé-leres ventos da graça de Deus passaram sobre todas as coisas. Toda criatura tem sido dotada com todas as potencialidades que pode conter . . . O tempo se apro-xima quando toda coisa criada terá se desvencilhado de seu fardo. Glorificado seja Deus O qual concedeu esta graça que abarcou todas as coisas, quer sejam visíveis ou invisíveis!

BaháVl láh , The World Order of Bahá'u'üáh, p. 169

351

Page 354: Pérolas de Sabedoria

24 de Fevereiro

Relembre Minhas tristezas, Minhas preocupações e ansiedades, Meus pesares e provações, o estado de Meu cativeiro, as lágrimas que Eu tenho derramado, a amargura de Minha angústia, e agora Meu aprisiona-mento nesta terra distante... Se pudesse te ser rela-tado o que sobreveio a Beleza Antiga, fugirias para o ermo, e prantearias com grande pranto... Toda manhã ao levantar de meu leito, descobria as hostes de inu-meráveis aflições concentradas atrás de Minha porta; e toda noite quando Me deitava, vede! Meu coração era dilacerado pela agonia do que havia sofrido da cruel-dade demoníaca de seus inimigos.

Bahá'u'lláh, The World Order of Bahaulláh, p. 174

352

Page 355: Pérolas de Sabedoria

25 de Fevereiro Assim, pois, na época atual a unidade de todo o

gênero humano é realizável. Em verdade, isso não é senão uma das maravilhas desta época admirável, deste século glorioso. Disto, os tempos passados ficaram pri-vados, pois este século — o século de luz — foi dotado de glória, poder e iluminação incomparáveis, sem pre-cedentes . . .

Vede agora como sua luz está alvorecendo no hori-zonte enegrecido do mundo. A primeira vela é a unidade no reino da política, da qual podem ser agora discerni-dos os primeiros clarões. A segunda vela é a unidade de pensamento nos projetos mundiais, cuja consuma-ção dentro em breve se verificará. A terceira vela é a unidade na questão da liberdade, a qual seguramente há de ser realizada. A quarta vela é a unidade de reli-gião, sendo esta a pedra principal do próprio alicerce; através do poder de Deus será revelada em todo seu esplendor. A quinta vela é a unidade das nações — uma unidade que, neste século, será seguramente estabele-cida, fazendo com que todos os povos do mundo se considerem como cidadãos da mesma pátria. A sexta vela é a unidade das raças; todos que habitam a terra haverão de se tornar povos de uma única raça. A sétima vela é a unidade de língua; isto é, a escolha de um idioma universal em que todos os povos serão instruí-dos e poderão assim conversar. Tudo isso há de suce-der, inevitavelmente, desde que o poder do Reino de Deus promoverá e facilitará sua realização.

'Abdu'1-Bahá, Chamado às Nações, p. 41-42

353

Page 356: Pérolas de Sabedoria

26 de Fevereiro

CELEBRAÇÃO DO AYYÁM-I-HÁ

Em todos os tempos gostamos de vos ver associar-des uns aos outros em amizade e concórdia dentro do paraíso de Meu beneplácito, e de inalar de vossos atos a fragrância da amizade e união, da benevolência e do amor fraternal. Assim vos aconselha o Onisciente, o Fiel. Estaremos sempre convosco: se inalarmos o per-fume de vosso espírito fraternal. Nosso coração certa-mente se regozijará, pois nada, a não ser isto. Nos pode satisfazer. Disto dá testemunho todo homem de verda-deira compreensão.

Bahá'u'lláh; Seleção dos Escritos de Bahá'ii'lláh p. 196

354

Page 357: Pérolas de Sabedoria

27 de Fevereiro

A CELEBRAÇÃO DE AYYÁM-I-HÁ

Sede bondosos, sinceramente, e não só em aparên-cia. Que cada üm dos bem-amados de Deus concentre nisto sua atenção; em ser a misericórdia do Senhor ao homem, em ser a graça do Senhor. Que faça algum bem a cada pessoa por cujo caminho ele passa — que lhe seja de algum benefício. Que melhore o caráter de cada um e todos, e dê uma nova orientação às mentes dos homens. Desta maneira se irradiará a luz da guia di-vina, e as bênçãos de Deus acariciarão toda a humani-dade; pois o amor é luz, não importa em que lugar resida, e o ódio é escuridão, não importa onde se abri-gue, ó amigos de Deus! a fim de que o Mistério oculto seja devendado e a essência secreta de todas as coisas se desvele, esforçai-vos por banir essa escuridão para todo o sempre.

'Abdu'1-Bahá, Vislumbres de Perfeição, p. 7

355

Page 358: Pérolas de Sabedoria

28 de Fevereiro

CELEBRAÇÃO DO AYYÁM-I-HÁ

O que Deus pronuncia é uma lâmpada cuja luz são estas palavras: Vós sois os frutos de uma só árvore e as folhas de um mesmo ramo. Tratai uns aos outros com o maior amor e harmonia, em espírito amigável e fraternal. Aquele que é o Sol da Verdade dá-Me teste-munho! Tão potente é a luz da unidade que pode ilu-minar toda a terra. O Deus Uno e Verdadeiro, Quem conhece todas as coisas, testifica, Ele Mesmo, a Ver-dade destas palavras.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 181

356

Page 359: Pérolas de Sabedoria

29 de Fevereiro

A CELEBRAÇÃO DE AYYÁM-I-HÁ

Vossos dias que velozmente passam terão dentro em breve terminado, e a fama e as riquezas, os confor-tos, as alegrias que esse monte de bagatelas, o mundo, vos tem proporcionado se terão ido, sem deixarem um traço sequer. Convocai o povo, pois, a Deus, e convidai a humanidade a seguir o exemplo da Companhia no alto. Sede, pois, amorosos para os órfãos, um refúgio para os desamparados, um tesouro para os pobres e uma cura para os enfermos. Sede vós os auxiliadores de toda vítima de opressão, os defensores dos desfavo recidos. Em todas as oportunidades pensai em prestar algum serviço a todo membro da espécie humana.

'Abdu'1-Bahá,. Vislumbres de Perfeição, p. 7

357

Page 360: Pérolas de Sabedoria

1 de Março FESTA DE SUBLIMIDADE

CELEBRAÇÃO DO AYYÁM-I-HÁ

Com respeito ao jejum, ele constitui, junto com as orações obrigatórias, os dois pilares que sustentam a revelada Lei de Deus. Agem como estimulantes da alma, fortalecem, reavivam e purificam-na, e assim asseguram seu constante desenvolvimento.

Shoghi Effendi, Principies of Bahá'i Adaministraiion, p. 8

O MÊS DE SUBLIMIDADE O MÊS DE JEJUM

COMEÇA COM O PÔR DO SOL

358

Page 361: Pérolas de Sabedoria

2 de Março

O JEJUM

Ó MEUS AMIGOS! Tereis vós esquecido aquela manhã verdadeira, ra-

diante, quando, naquele santo e abençoado ambiente, vós todos vos reunistes em Minha Presença, à sombra da árvore da vida, plantada no paraíso todo-glorioso? Atônitos, eseutastes enquanto Eu fazia estas três sa-cratíssimas pronunciaçoes: ó amigos! Não prefirais vossa vontade à Minha; nunca desejeis o que Eu não tenho desejado para vós, nem vos aproximeis de Mim com vossos corações destituídos de vida, maculados por paixões e desejos mundanos. Pudesseis vós apenas san-tificar vossas almas, recordaríeis, nesta hora presente, aquele iugar, aquele ambiente, e, a vós todos, a verdade das Minhas palavras se tornaria evidente.

BaháVIláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, n.° 19 (Persa)

359

Page 362: Pérolas de Sabedoria

3 de Março

O JEJUM

Na Oração do Jejum temos revelado: "Fosse Tua Vontade decretar que de Tua boca procedessem estas palavras e fossem a eles dirigidas — Observai o jejum por amor à Minha Beleza, ó povo, e não ponhais limite à sua duração —, atesto, pela majestade de Tua glória, que cada um deles o observará fielmente, se absterá de qualquer coisa que viole Tua lei e continuará a assim fazer até render a Ti a alma". É nisso que consiste a rendição rompleta da vontade própria à Vontade de Deus. Medita tu sobre isso, a fim de poderes sorver as águas da vida eterna, que fiuem através das palavras do Senhor de toda a humanidade, e dar testemunho de que o Deus Uno e Verdadeiro sempre esteve imensura-velmente exaltado acima de Suas cr iaturas . . . O grau da absoluta rendição do eu transcende todos os demais graus e exaltado acima destes há de permanecer para sempre.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahauiláh, p. 209

360

Page 363: Pérolas de Sabedoria

4 de Março

O JEJUM

õ tu que rendeste tua vontade a Deus! Por rendição do eu e perpétua união com Deus se entende que os homens devem fundir a própria vontade inteiramente na Vontade de Deus e considerar os próprios desejos como simplesmente nada à face de Seu Desígnio. Qual-quer coisa que o Criador mande que Suas criaturas observem elas devem-se levantar para cumprir, diligen-temente e com o maior júbilo e fervor. De modo algum, devem permitir que a fantasia lhes obscureça o juízo, nem devem considerar as próprias imaginações como sendo a voz do Eterno.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'üáh, p. 209

361

Page 364: Pérolas de Sabedoria

5 de Março

O JEJUM

ó Meu irmão! Quando aquele que verdadeiramente deseja, resolve dar o passo da busca no caminho que conduz ao conhecimento do Ancião dos Dias, ele deve, antes de tudo, purificar seu coração, que é a sede da revelação dos íntimos mistérios de Deus — deve livrá-lo do pó de todo o conhecimento adquirido que o obscure-ce e das alusões daqueles que personificam a fantasia satânica. Terá que purificá-lo de toda contaminação, pois é o santuário do amor perene do Bem-Amado, e santificar sua alma de tudo o que pertença à água e ao barro, de todos os laços nebulosos e efêmeros. A tal ponto deverá ele purificar seu coração, que vestígio algum, seja de amor ou de ódio, nele permaneça, para que esse amor não o incline cegamente ao erro, nem tampouco esse ódio o repila da verdade.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 167

362

Page 365: Pérolas de Sabedoria

6 de Março

O JEJUM

Aquele que busca deve, em todos os tempos, pôr em Deus sua confiança, renunciar aos povos da terra, des-prender-se do mundo do pó e apoiar-se n'Aquele que é o Senhor dos Senhores. Jamais quererá enaltecer-se a si próprio acima de qualquer outro; deverá apagar da tábua de seu coração todo traço de orgulho e vangloria, firmar-se na paciência e na resignação, guardar silêncio e abster-se de palavras vãs. Pois a língua é um fogo em brasas; o excesso de palavras, um veneno mortal. O fogo material consome o corpo, enquanto o fogo da língua devora tanto o coração como a alma. A força do primeiro dura apenas pouco tempo, mas os efeitos do último persistem por um século.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 167

363

Page 366: Pérolas de Sabedoria

7 de Março

O JEJUM

Esse que busca deve, também, considerar a calúnia como um erro grave e manter-se afastado de seu domí-nio, desde que a calúnia apaga a luz do coração e ex-tingue a vida da a lma . . .

Que não deseje para os outros o que não deseja para si próprio, nem prometa o que não cumpre. De todo coração deve evitar associação com malfeitores e orar para que lhes sejam remidos os pecados. Deve perdoar o pecador e jamais desprezá-lo por causa de seu baixo estado, pois ninguém sabe qual será seu pró-prio fim. Quantas vezes um pecador, na hora em que se aproxima da morte, atinge a essência da fé e, sor-vendo a porção imortal, alça seu vôo para a Assembléia nas alturas! E quantas vezes um fervoroso crente, na hora da ascensão de sua alma, se transforma a ponto de cair no mais ínfimo fogo!

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Iláh, pp 167-168

364

Page 367: Pérolas de Sabedoria

8 de Março

O JEJUM

Somente quando a lâmpada da busca, do esforço zeloso, do anelo, da apaixonada devoção, do amor fer-voroso, do enlevo, do êxtase, for acesa no coração de quem almeja, e a brisa de Sua benevolência lhe soprar na alma, serão dispersas as trevas do erro e dissipadas as neblinas das dúvidas e desconfianças, e as luzes do conhecimento e da certeza envolverão todo o seu se r . . .

Então os múltiplos favores e as graças emanadas do santo e eterno Espírito, conferirão uma nova vida aque-le que busca, a ponto de ele verificar que foi dotado de nova visão e de um ouvido novo, de um novo coração e de uma mente nova. Ele contemplará os sinais mani-festos do universo e haverá de penetrar nos mistérios ocultos da alma. Fitando com os olhos de Deus, perce-berá dentro de cada átomo uma porta que o conduz aos níveis da certeza absoluta. Descobrirá em todas as coi-sas os mistérios da Revelação Divina e as evidências de uma Manifestação imperecedoura.

BaháVlláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'iláh, pp. 168-169

365

Page 368: Pérolas de Sabedoria

9 de Março

O JEJUM

Quando a alma humana se tiver libertado de todos os laços obstrutores deste mundo, haverá de perceber, infalivelmente, o alento do Bem-Amado através de imen-suráveis distâncias e, guiada por seu perfume, alcançar a Cidade da Certeza e nela entrar . . .

Essa Cidade não é senão a Palavra de Deus reve-lada em cada era. No tempo de Moisés, foi o Pentateuco; no de Jesus, o Evangelho; no de Maomé, o Mensageiro de Deus, o Alcorão; neste dia, o Bayán, e na era d'Aquele que Deus tornará manifesto, Seu próprio Livro — Li-vro este, ao qual todos os Livros das eras anteriores devem se referir, o Livro que sobressai entre todos eles, transcendente e supremo.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 169-170

366

Page 369: Pérolas de Sabedoria

10 de Março

O JEJUM

Longe, longe esteja de Tua glória o que o homem mortal possa de Ti afirmar ou a Ti atribuir, ou o lou-vor com que ele Te possa glorificar! Qualquer dever que Tu tenhas prescrito aos Teus servos para elogiarem no máximo Tua majestade e glória, não passa de um sinal de Tua graça a eles, para que possam ascender à posição concedida ao seu ser mais íntimo, à posição em que conheçam a si próprios.

Ninguém, a não ser Tu, em qualquer tempo, tem podido sondar o Teu mistério, ou louvar dignamente a Tua grandeza. Inescrutável e sublime além dos elogios dos homens, haverás de permanecer para todo o sem-pre. Nenhum outro Deus há, senão Tu, o Inatingível, o Onipotente, o Onisciente, o Santoi dos Santos.

BaháVIláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 16

367

Page 370: Pérolas de Sabedoria

1 1 de Março

O JEJUM

õ vós, povos do mundo! Sabei, seguramente, que Meus mandamentos são as lâmpadas de Minha terna providência entre Meus servos e as chaves de Minha misericórdia para Minhas criaturas. Assim se fez descer do céu da Vontade de vosso Senhor, o Senhor da Re-velação. Fosse algum homem saborear a doçura das palavras que os lábios do Todo-Misericordioso determi-naram pronunciar, ainda que ele possuísse os tesouros da terra, renunciaria a todos eles, a fim de vindicar a verdade de apenas um só de Seus mandamentos que se irradiam acima do alvorecer de Seu generoso cuidado e Sua benevolência.

Bahá'u'lláh, Sinopse e Codificação das Leis e Determinações do Kitáb-i-Aqdas, p. 14

368

Page 371: Pérolas de Sabedoria

12 de Março

O JEJUM

Dize: Fossem esta vida e suas vaidades aquilo que buscais, deveríeis tê-las procurado enquanto ainda en-voltos no ventre materno, pois naquele tempo estáveis continuamente vos aproximando delas — pudésseis vós apenas o perceber. Por outro lado, desde que nascestes e atingistes maturidade, estais constantemente retroce-dendo do mundo e mais e mais vos aproximando do pó. Por que, então, exibirdes tanta avidez em amontoar os tesouros da terra, quando vossos dias são contados e vossa oportunidade está prestes a esgotar-se? Não vos livrareis de vosso sono, pois, ó desatentos?

Inclinai vossos ouvidos aos conselhos que este Ser-vo, por amor a Deus, vos dá. Ele, verdadeiramente, não vos pede recompensa alguma e está resignado àquilo que Deus Lhe ordenou, inteiramente submisso à Von-tade de Deus.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 86

369

Page 372: Pérolas de Sabedoria

13 de Março

O JEJUM

Os dias de vossa vida esgotam-se, ó povo, e vosso fim rapidamente se aproxima. Ponde de lado, pois, as coisas que vós inventastes e às quais aderis, e segurai-vos firmemente aos preceitos de Deus, para que possais acaso atingir aquilo que Ele vos designou e ser dos que seguem um caminho certo. Não vos deleiteis nas coisas do mundo e em seus ornamentos vãos, nem nestes de-positeis vossas esperanças. Que dependais da lembrança ae Deus, o Excelso, o Supremo. Ele, em breve, reduzirá ao nada todas as coisas que possuis. Seja a Ele que temais e não deixeis de vos lembrar de Seu Convênio convosco, nem sejais dos que d'Ele se excluam como se o fosse por um véu.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p 86

370

Page 373: Pérolas de Sabedoria

14 de Março

O JEJUM

Guardai-vos de vos inchar de orgulho diante de Deus e rejeitar com desdém os Seus bem-amados. Con-descendei humildemente com os fiéis, com aqueles que acreditaram em Deus e em Seus sinais, cujos corações dão testemunho de Sua unidade, cujas línguas procla-mam Sua unicidade e que não falam senão por Sua per-missão. Assim vos exortamos com justiça e vos adver-timos com verdade, a fim de que talvez desperteis.

Não ponhais sobre nenhuma alma uma carga da qual vós não quereríeis ser incumbidos, nem desejeis para pessoa alguma, as coisas que não desejaríeis para vós mesmos. É este Meu melhor conselho para vós, fósseis apenas observá-lo.

BaháVl láh , Seleção dos Escritos de Bahaulláh, p. 87

371

Page 374: Pérolas de Sabedoria

15 de Março

O JEJUM

Sabeis vós que provações e tribulações, desde tem-pos imemoriais, têm sido a sorte dos Eleitos de Deus e de Seus bem-amados e daqueles de Seus servos que estejam desprendidos de tudo mais, senão d'Ele...

Tal é o método de Deus levado a efeito nos tempos antigos e assim permanecerá no futuro. Bem-aventura-dos os que suportam com firmeza, os que são pacientes em vicissitudes e durezas, que não lamentam por causa de qualquer coisa que lhes sobrevenha e que trilham a senda da resignação...

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, pp. 87-88

372

Page 375: Pérolas de Sabedoria

16 de Março

O JEJUM

Aproxima-se o dia em que Deus terá 'feito surgir um povo que recordará Nossos dias, que contará a his-tória de Nossas provações, que exigirá sejam restituí-dos Nossos direitos por aqueles que, sem um mínimo de evidência, Nos trataram com injustiça manifesta. Deus, seguramente, domina as vidas daqueles que Nos injuriaram e está bem ciente de suas ações. Ele, com absoluta certeza, os prenderá por seus pecados. Ele, verdadeiramente, é o mais implacável dos vingadores.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, p. 88

373

Page 376: Pérolas de Sabedoria

1 7 de Março

O JEJUM

Assim Nós vos temos relatado as histórias do Deus Uno e Verdadeiro e vos transmitido as coisas que Ele preordenara, a fim de que talvez peçais d'Ele perdão, a Ele regresseis e ^verdadeiramente vos arrependais, compreendendo vossas ofensas, livrando-vos de vosso sono, despertando de vossa negligência, expiando as coi-sas que vos escaparam e sendo dos que fazem o bem...

Escutai, pois, Minhas palavras, voltai-vos para Deus e arrependei-vos, a fim de que Ele, através de Sua graça, vos tenha misericórdia, vos purifique de vossos pecados e vos perdoe as transgressões. A amplidão de Sua mise-ricórdia excede a fúria de Sua ira, e Sua graça envolve todos os que foram chamados para a existência e ador-nados com o manto da vida, sejam eles do passado ou do futuro.

Bahá'u'lláh, Seleção dos Escritos de Bahá'u'Uáh, p. 88

374

Page 377: Pérolas de Sabedoria

18 de Março

O JEJUM

Grande mercê e bênção são prometidas ao povo de sua terra (América do Norte), mas sob uma condi-ção: que seus corações estejam plenos com o fogo do amor, que vivam em perfeita bondade e harmonia como uma alma em diferentes corpos. Se falharem nesta con-dição, as grandes bênçãos serão retardadas. Nunca es-queçai isso; olhai um ao outro com o olhar da perfei-ção; olhai para Mim, segui-Me, sede como Eu sou; não pensai em vós mesmos ou vossas vidas, se estais co-mendo ou dormindo, se estais confortáveis, se estais bem ou doente, se estais com amigos ou inimigos, se recebeis louvor ou culpa; por todas estas coisas não vos deveis preocupar. Olhai para Mim e sede como Eu sou; deveis morrer para vós mesmos e para o mundo, assim sereis renascidos e entrareis no Reino do Céu. Observai a vela como dá sua luz. Passa sua vida a cho-rar, gota a gota, a fim de produzir sua chama de luz.

'Abdu'1-Bahá, An Early Pilgrimage, pp. 41-42

375

Page 378: Pérolas de Sabedoria

19 de Março O JEJUM

Ó Irmão! Nem todo mar tem pérolas; nem todos os ramos florescerão, nem cantará sobre todos o rou-xinol. Antes, pois, que o rouxinol do paraíso místico se recolha para o jardim de Deus, e os raios da manhã celestial voltem ao Sol da Verdade — faze um esforço para que, neste monte de pó que é o mundo mortal, possas aspirar, quiçá, uma fragrância do jardim eterno, e viver para sempre à sombra dos habitantes dessa ci-dade. E quando tiveres atingido esse grau supremo, e entrado nesse plano mais grandioso, então contempla-rás o Bem-Amado, e de tudo mais te haver ás de es-quecer.

BaháVl láh , A Revelação Bahá'í, Os Sete Vales, pp. 121-122

376

Page 379: Pérolas de Sabedoria

20 de Março

O JEJUM

A noiva mística e admirável, outrora oculta atrás do véu das palavras, agora, pela graça de Deus e atra-vés de Seu favor divino, tornou-se manifesta e esplen-dorosa como a luz irradiada pela beleza do Bem-Amado. Dou testemunho, ó amigos, de que o favor está com-pleto, o argumento se cumpriu, a prova se manifestou e a evidência acha-se estabelecida. Que seja visto agora o que vossos esforços no caminho do desprendimento revelarão. Deste modo, o favor divino foi plenamente concedido a vós e aqueles que estão no céu e na terra. Todo louvor a Deus, o Senhor de todos os mundos.

Bahá'u'lláh, As Palavras Ocultas de Bahá'u'lláh, pp. 134-135

A CELEBRAÇÃO DO NAW-RÜZ O MÊS DE ESPLENDOR

E O ANO NOVO BAHÁ1' COMEÇA COM O PÔR DO SOL

377

Page 380: Pérolas de Sabedoria
Page 381: Pérolas de Sabedoria

Composto e impresso nos Estab. Gráficos Borsoi S. A. Indústria e Comércio, à Rua Francisco Manuel, 55 — CEP 20.911, Benfica

Rio de Janeiro

Page 382: Pérolas de Sabedoria
Page 383: Pérolas de Sabedoria
Page 384: Pérolas de Sabedoria