permissividade de deus

4
O texto fala do cuidado de Deus... ...a questão que argumento é sobre a PERMISSIVIDADE DE DEUS... quando Ele permite que alguém tanto faça o bem como o mal - SE ELE PERMITIR - acontece... Isso mostra que Deus tem o controle permissivo do que acontece no mundo, ou seja, nada poderá suceder se não houver sua permissão... Obviamente que se não fosse assim o homem já teria se destruido completamente ou mesmo o Diabo já teria levado a humanidade inteira pro abismo. Sim, é claro que nada acontece sem que Deus permita! ...Mas, não quer dizer que quem MANDA NO MUNDO [atualmente] é Deus. Se Deus mandasse nesse mundo com certeza não seria o caos que é. Sim, é que não devemos aceitar o que vem da boca do diabo... mas, o que ele disse a Jesus naquele momento da tentação no deserto era a verdade daquilo que aconteceu quando Adão caiu... O diabo, em uso do engano, conquistou o direito legal sobre o mundo que era de Adão antes da queda. Adão, por causa de sua queda, entregou a Satanás esse direito. Sobre essa questão de LEGALIDADE vejamos sobre o que ocorreu com Jó... ...havia um certo problema na vida de Jó que dava motivos para que o Diabo questionasse Deus sobre a confiança de Jó para com Deus. Antes frisemos que Jó: "...este homem era maior do que todos os do oriente." (Jó 1:3), portanto, tanta era a riqueza dele que se destacava na região. Continuando a leitura... atentemos para os destaques em negrito nos textos: Jó 1:7-6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:8-9

Upload: adiel-sales

Post on 16-Jan-2016

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Permissividade de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: Permissividade de Deus

O texto fala do cuidado de Deus... ...a questão que argumento é sobre a PERMISSIVIDADE DE DEUS... quando Ele permite que alguém tanto faça o bem como o mal - SE ELE PERMITIR - acontece... Isso mostra que Deus tem o controle permissivo do que acontece no mundo, ou seja, nada poderá suceder se não houver sua permissão... Obviamente que se não fosse assim o homem já teria se destruido completamente ou mesmo o Diabo já teria levado a humanidade inteira pro abismo.

Sim, é claro que nada acontece sem que Deus permita! ...Mas, não quer dizer que quem MANDA NO MUNDO [atualmente] é Deus. Se Deus mandasse nesse mundo com certeza não seria o caos que é.

Sim, é que não devemos aceitar o que vem da boca do diabo... mas, o que ele disse a Jesus naquele momento da tentação no deserto era a verdade daquilo que aconteceu quando Adão caiu... O diabo, em uso do engano, conquistou o direito legal sobre o mundo que era de Adão antes da queda. Adão, por causa de sua queda, entregou a Satanás esse direito.

Sobre essa questão de LEGALIDADE vejamos sobre o que ocorreu com Jó... ...havia um certo problema na vida de Jó que dava motivos para que o Diabo questionasse Deus sobre a confiança de Jó para com Deus.

Antes frisemos que Jó: "...este homem era maior do que todos os do oriente." (Jó 1:3), portanto, tanta era a riqueza dele que se destacava na região.

Continuando a leitura... atentemos para os destaques em negrito nos textos:

Jó 1:7-6E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

Jó 1:8-9E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde (em vão)?

Por que razão Satanás faria um questionamento desses sobre Jó diante de Deus? Ele praticamente disse que não era em vão que Jó era um homem temente a Deus, ou seja, segundo Satanás as posses, bens e bem estar na casa e negócios seriam os responsáveis pelo temor de Jó a Deus.

Ao lermos o capítulo 3 de Jó podemos entender o porque desse questionamento de Satanás:

Jó 3:25-26Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.

Page 2: Permissividade de Deus

Jó, apesar de ser íntegro e reto, temente a Deus, guardava o medo da perda de tudo que ele possuia. Ele era um homem inseguro... Oferecia holocaustos a Deus até por TALVEZ terem pecado seus filhos:

Jó 1:5oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Veja, ele oferecia holocaustos por uma hipótese de terem pecado seus filhos e assim terem amaldiçoados a Deus no seu coração. Tamanho era o medo e insegurança que Jó vivia.

Satanás quis mostrar a Deus que Jó só era temente a Ele porquanto possuia bens além de tudo ir bem com sua casa e negócios. Ou seja, tirasse Deus essa tranquilidade e bonança, segundo Satanás, Jó blasfemaria.

O questionamento de Satanás veio pela brecha do medo e ansiedade que Jó vivia... ...Seria até aplicável para Jó o texto de Mateus 6:24-34 quando diz para não ficarmos ansiosos por nada. Mas, Jó vivia sobre muita ansiedade:

Jó 3:25Porque AQUILO que TEMIA me sobreveio; e O QUE RECEAVA me aconteceu.

Vemos Jó dando direitos a Satanás... que teve a legalidade para fazer questionamentos diante de Deus e assim ter a sua permissividade para que pudesse agir como ele agiu.

O Diabo vive de rodeando a terra e passeando por ela:

Jó 1:7SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

E não passeia atôa, pois, ele procura a quem ele possa tragar, ou seja, a quem ele possa ter direitos legais para agir:

1 Pedro 5:8Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Veja que o texto diz que ele anda BUSCANDO A QUEM POSSA TRAGAR,... ele não pode sair por ai fazer o que quiser a qualquer um a não ser que esse qualquer um lhe dê direitos (ou brechas) legais para que ele POSSA tragar. Ai é onde entra a questão da PERMISSIVIDADE DE DEUS, ...se o diabo mostra pra Deus uma brecha onde ele PODE agir, Deus permite. Tal qual aconteceu com Jó.

Se o Diabo encontra direitos legais (brechas) para agir na vida de alguém, Deus permite, mesmo que Ele não queira, mas permite, afinal Satanás adquiriu o direito que lhe foi concedido... ...Como já citei, é algo como aconteceu com Adão que era o homem que Deus havia dado o direito de governar a Terra, mas, quando pecou, entregou

Page 3: Permissividade de Deus

esse direito a Satanás que do engano para derrubar Adão. E dai porque Satanás disse a Jesus durante a tentação no deserto:

Lucas 4:5-8E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.

Veja que Jesus não disse que Satanás mentiu quando ele afirmou que tudo era dele porque lhe foi entregue, mesmo quando ele disse que dava a quem ele quisesse. Sabemos que Satanás é o pai da mentira, mas, isto que ele falou ai não era uma mentira, ...Porque isso aconteceu exatamente no Éden com a queda de Adão.

A repreensão de Jesus contra Satanás foi na questão de ADORAÇÃO, pois, Satanás teve a ousadia de exigir adoração, mas está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.