período de funcionamento enfermagem · forense destinatários enfermeiros licenciados, ou com...

2
www.enfermagem.edu.pt 4ª Edição Início previsto: 20 de Setembro de 2013 Contactos: Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias Dep. de Formação Pós-Graduada em Saúde Rua de Santa Marta Nº 56, 1169-023 Lisboa Telefone: 21 712 09 13 Fax: 21 716 10 76 E-mail: [email protected] URL: www.enfermagem.edu.pt Candidaturas a decorrer! Pós-Graduação Enfermagem Forense Destinatários Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse pela área da Enfermagem Forense, preferencialmente que exerçam actividade profissional nas áreas de Urgência, Cuidados Intensivos, Psiquiatria e Pediatria. Poderão concorrer, também, candidatos detentores de licenciaturas noutras áreas da saúde, que fundamentem a sua vontade em participar na Pós-Graduação. Período de Funcionamento Quinzenalmente: Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30. ECTS 30 ECTS 750 horas totais (300 horas de contacto). Do Curso Duração: 1 Ano Início previsto: 20 de Setembro de 2013 Interrupções lectivas: Nata, Páscoa. Local: Rua de Santa Marta Nº 56, Lisboa.

Upload: ngodien

Post on 20-Sep-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.enfermagem.edu.pt

4ª Edição

Início previsto:20 de Setembro de 2013

Contactos:

Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

Dep. de Formação Pós-Graduada em SaúdeRua de Santa Marta Nº 56, 1169-023 Lisboa

Telefone: 21 712 09 13Fax: 21 716 10 76

E-mail: [email protected]: www.enfermagem.edu.pt

Candidaturas a decorrer!

Pós-Graduação Enfermagem

ForenseDestinatários

Enfermeiros l icenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse pela área da Enfermagem Forense, preferencialmente que exerçam actividade profissional nas áreas de Urgência, Cuidados Intensivos, Psiquiatria e Pediatria.Poderão concorrer, também, candidatos detentores de licenciaturas noutras áreas da saúde, que fundamentem a sua vontade em participar na Pós-Graduação.

Período de Funcionamento

Quinzenalmente:Sextas-Feiras e Sábados das 9h30 às 18h30.

ECTS

30 ECTS750 horas totais(300 horas de contacto).

Do Curso

Duração: 1 AnoInício previsto: 20 de Setembro de 2013Interrupções lectivas: Nata, Páscoa.Local: Rua de Santa Marta Nº 56, Lisboa.

Direito Processual Penal.

Investigação Forense/Criminal.

Gestão de ambientes de alta velocidade (Cena de Crime).

Patologia Forense.

Antropologia e Entomologia Forense.

Clínica Forense.

Genética Forense.

Toxicologia Forense.

Sexologia Forense.

Enfermagem na Ciência Forense.

Psicologia Forense: Entrevista e Interrogatório.

Gestão Psicológica do Testemunho em Tribunal.

Operacionalização da Complexidade.

Plano de EstudosGerais:C a p a c i t a r o s E n f e r m e i r o s c o m conhecimentos que lhes permita melhor compreensão do processo de vitimação em geral, e as suas consequências, em particular, no garante de um planeamento efectivo e eficaz das intervenções no atendimento e apoio de urgência às vítimas de crime violento, com a finalidade de minorar as consequências do dano pós-traumático e, se possível, preveni-lo.

Específicos:Integrar os conhecimentos da investigação científica e do tratamento do trauma violento e criminoso, nos cuidados de saúde prestados pelos Enfermeiros.

Mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre o atendimento à vítima, agindo como um perito, cujas habilidades técnicas e conhecimentos teóricos contribuem para a investigação criminal em caso de trauma e violência.

Integrar uma prática fundamentada na abordagem à vítima, que preserve e proteja os vestígios com relevância médico-legal, e que permita o apoio emocional das pessoas alvo de crime ou violência de carácter sexual ou de outra natureza.

Aprofundar conhecimentos que lhe permita aplicar as habilidades técnicas forenses nos serviços de saúde, escolas e saúde ocupacional, e que possa possuir requisitos úteis no âmbito da peritagem e consultoria judicial.

Nos serviços de urgência ou no seio de uma equipa de emergência que se desloca para um cenário de violência doméstica, os Enfermeiros são os primeiros profissionais a interagir com as vítimas, ou mesmo com o agressor/autor, a tratar do seu espólio e a realizar colheita de vestígios para análise, podendo esse “vestígio” ser também o testemunho da vítima ou o assumir da autoria de um ilícito por parte de um indivíduo. Nesse sentido, é exigível que os profissionais de Enfermagem, pela relevância da sua intervenção numa primeira fase e no exercício das suas funções, possuam um conjunto de conhecimentos e de competências no âmbito das técnicas forenses que permitam, posteriormente, a realização capaz e célere da Justiça.

Para além de módulos mais específicos como “Gestão de Ambientes de Alta Velocidade” (Cena de Crime), “Entrevista e Interrogatório” ou “Gestão Psicológica do Testemunho em Tribunal”, os estudantes terão a possibilidade de realizar exercícios em cenários simulados ou mesmo em ambiente real, nomeadamente sessões em Tribunal para observação e análise de audiências e integra, ainda, exercícios de “role playing” numa lógica de combinar conceitos, técnicas e princípios científicos da Ciência Forense, com a permanente solicitação da aplicação prática dos mesmos nas Unidades de Saúde nas suas mais diversas especificidades do Cuidar, atendendo-se sempre à realidade portuguesa e ao que de melhor se pratica internacionalmente.

ObjectivosPós-Graduação emEnfermagem Forense