periódico mp junho 2012

12
Ano 7 - Junho 2012 Porto Alegre - RS Distribuição Gratuita Número 67 Bate Papo na Maturidade: Uma terapia em grupo diferente, direcionada a maiores de 50 anos, que promove o auto- conhecimento e a melhoria da auto-estima. Uma nova forma de se conhecer e fazer amigos Informações na página 7 Dicas para este Inverno 2012: Tendência Calçados Saiba mais na página 8 Saiba como foi a viagem à Curitiba e programe- se para curtir Buenos Aires e Montevideo! Atenção para novas datas! As inscrições estão abertas! Receitas de Sopas deliciosas e Toques para você cuidar da sua saúde Páginas 4 e 10 Albert Nobbs , dica de filme do mês no Avant Première Página 5 Confraria do Formigueiro: Na última segunda-feira de cada mês, em algum Boteco da cidade, os confrades se encontram para um Bate-papo descontraído, regado à petiscos e bebidas! Você é nosso convidado! Confira a agenda na página 5 Faça Ginástica Cerebral para cuidar da sua MEMÓRIA! Nós temos uma das melhores formas para isso: Projeto Maturidade Digital: Aulas de Informática Personalizadas para Terceira Idade! Você monta o conteúdo das aulas e define o seu horário! INSCREVA-SE AGORA! Página 11

Upload: socioluciona

Post on 09-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Periódico do Espaço Terapeutico Marcia Papaleo

TRANSCRIPT

Page 1: Periódico MP Junho 2012

Ano 7 - Junho 2012Porto Alegre - RS

Distribuição Gratuita

Número 67

Bate Papo na Maturidade:Uma terapia em grupo diferente,

direcionada a maiores de 50 anos, que promove o auto-

conhecimento e a melhoria da auto-estima. Uma nova forma de

se conhecer e fazer amigos

Informações na página 7

Dicas para este Inverno 2012:

Tendência Calçados

Saiba mais na página 8

Saiba como foi a viagem à Curitiba e programe-se para curtir Buenos Aires e Montevideo! Atenção para novas datas! As inscrições

estão abertas!

Receitas de Sopas deliciosas e Toques para você cuidar da

sua saúde

Páginas 4 e 10

Albert Nobbs, dica de

filme do mês no Avant Première

Página 5

Confraria do Formigueiro: Na última segunda-feira de cada mês, em algum

Boteco da cidade, os confrades se encontram para um Bate-papo descontraído, regado à petiscos e bebidas! Você é nosso convidado!

Confira a agenda na página 5

Faça Ginástica Cerebral para cuidar da sua MEMÓRIA! Nós temos uma

das melhores formas para isso: Projeto Maturidade Digital: Aulas

de Informática Personalizadas para Terceira Idade! Você monta o conteúdo das aulas e define o seu

horário! INSCREVA-SE AGORA!

Página 11

Page 2: Periódico MP Junho 2012

Informativo Publicitário Comercial da empresa

MP Marketing & Psicologia

DireçãoMárcia Papaléo

DesignerRenata Kappaun

FotografiasEquipe MP

Psicologia Laura Traub

Maturidade DigitalEquipe MP

ColaboradoresMaria Beatriz Papaléo

Distribuição GratuitaPorto Alegre e Litoral Norte

Tiragem10.000 exemplares

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Rua Tiradentes, 19 Bairro Independência

CEP 90560-030Porto Alegre/RS(51) 3311.6547

Celular: 8117.8709

[email protected]

Por que eu viajo? Porque o mundo, em si, me atrai

2

VIAGENS são pessoais e intransferíveis, tal qual os bilhetes aéreos e as bagagens. Cada viagem deve ter a personalidade de quem as faz, reger-se sob as circunstâncias peculiares a cada indivíduo, da personalidade à cultura, da formação ao padrão sócio - econômico, da saúde ao condicionamento físico, mas sobretudo o gosto pessoal. Todo e qualquer destino são válidos, especialmente se o resultado for para o prazer de quem vai. Não importa para onde você vá, nem de que jeito você viaja. O que vale é o seu prazer.

Uma viagem sem detalhes é uma viagem incompleta. Os registros de nossa memória - as lembranças - são o resultado da impressão de um conjunto de detalhes e de sensações que experimentamos durante vários determinados momentos de uma jornada. O resultado é aquilo que eu chamo de essência de uma viagem. A essência está justamente nos detalhes, não no todo. Quanto maior o registro dos detalhes, melhor nossa capacidade de percebê-los, maior sua essência e seu registro na lembrança. Portanto, é no conjunto de detalhes que formamos o todo, e todos os detalhes estão disponíveis para todos igualmente: os mesmos sons, os mesmos odores, as mesmas cores, sabores, tato e paladares. Quanto mais numerosas as sensações e mais diversos os sentidos forem experimentados simultaneamente, tanto maiores e mais profundas serão as marcas, impressões e recordações. Viagens são como a vida: por mais planejadas e orientadas que sejam, são uma natural sucessão de fatos e acontecimentos secundários, de atrações paralelas, ocorrências imprevisíveis, fatos surpreendentes e independentes sem nenhuma relação entre si. São eventos ocasionais não programados, atalhos, recuos e retornos.

VIAJAR pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas, mas uma coisa é comum a todas elas: todos sabem porquê viajam. Só quem não viaja poderia fazer tal pergunta. E tal pergunta merece sempre uma resposta como “Limitados ficam em casa porque querem. Só os curiosos é que viajam ou querem viajar”. Ou, então, “O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem apenas uma página deste livro”, como disse Santo Agostinho.

Atualmente o homem não busca apenas descobrir novos mundos ou pessoas exóticas , mas descobrir a si mesmo.

Mais de 600 milhões de pessoas por ano entram num avião, atravessam meio planeta para conhecerem

outros lugares e são movidas por uma curiosidade por vezes erroneamente incompreendida, pelo simples fato desses milhões que viajam representam apenas um décimo da população do planeta. O resto fica em casa. Porque quer, por conformismo, por medo ou por limitaçao.

Até quem não pode, viaja em pensamento e nas

viagens dos outros, em livros, em revistas e sonhos.E por que viajamos afinal?Por que muitas vezes mal terminamos uma viagem e

já pensamos em outra? Por que frequentemente fazemos isso ainda durante uma viagem? O que nos move? Por que viajamos tanto? Viajamos por desejo? Por concessão? Por doação, subvenção? Viajamos para concordar? Para discordar? Por admitir, aceitar, conferir, transferir, confirmar, ver e rever? Para comer, para sentir, ouvir, namorar, comemorar? Para esquecer, para lembrar, fugir, descansar, fotografar? Viajar sempre esteve relacionado com expandir horizontes e atender à personalidades curiosas e inquietas. Toda viagem é sempre um caminho para descobrir um pouco de alguma coisa, aprender muito sobre algumas coisas e encontrar algo mais em todas as outras. Como resultado, toda viagem acaba sendo uma viagem a nós mesmos. São sempre experiências de crescimento emocional, filosófico e espiritual. Em toda viagem nos completamos a nós mesmos e abastecemos com alguns litros mais nosso tanque de amadurecimento. Cada viagem é como um pequeno passo, que ao final de tantas outras torna -se um grande salto em nossas vidas.

O fato é que viagens sempre significarão consertar, remendar, renovar, reformar, refazer ou dar nova “aparência” ao cérebro e à vida. Seja lá para onde for. É claro que o fundamento disso tudo está mesmo no gostar, no ter prazer em viajar. Sem grandes pretensões filosóficas, só há uma coisa absolutamente certa para mim: toda vez que retorno de uma viagem percebo que tudo permanece igual, mas eu mesma mudei. E talvez sejam precisamente estas mudanças - além, dos prazeres intrínsecos e naturais relacionados com o ato de viajar - que me motivam e impulsionam para a próxima.

Eu viajo porque me sinto muito feliz viajando. O mundo, em si, me atrai. Um mundo incrivelmente rico em paisagens e formas de vida, maravilhosamente diversificado em termos filosóficos e conceituais, espantosamente grandioso em cultura e costumes, atrações e curiosidades, diversão e aprendizado. E você?

Márcia Papaléo

Psicóloga CRP 07/05227

Curta nossas redes sociais:

Orkut/Facebook/Twitterwww.marciapapaleo.

blogspot.com

Grupos de convivência, tais como o Bate Papo na Maturidade, que são sessões de compartilhamento, reflexão e também de descontração intermediadas por psicólogos, onde os participantes expressam suas alegrias, angústias e temas pertinentes ao seu dia-a-dia, trazem inúmeros benefícios para seus freqüentadores, desde a possibilidade de socialização, aumentando as amizades, até a melhora da auto-estima, dando um novo sentido para a vida.

Os grupos para adultos maduros são possibilidades de troca e interação com pessoas da mesma geração, sendo o ingresso nesses um marco em suas vidas, porque integram em suas rotinas novos amigos, festas, encontros e passeios. Segundo Carstensen (1995), o resultado mais confiável sobre o envelhecimento social é que a taxa de inter-relações sociais declina, então tem-se nos grupos um espaço de socialização.

De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade de Passo Fundo (Unisc), a maioria das pessoas entrevistadas que

freqüentam algum grupo de convivência afirmam que, após freqüentá-los ocorreram mudanças na sua vida: 34% relatam que as ajudou a fazerem novas amizades e 26% que as tornou mais felizes; há àqueles que dizem que tudo na sua vida mudou (15%); outros, que a maior mudança ocorrida foi em relação à aprendizagem que obtiveram no grupo (10%). Segundo esse mesmo estudo, o fator amizade é tão forte entre os membros que 48% desses costumam se encontrar fora do grupo de convivência. Observou-se também que 71% ficaram mais vaidosos, passando a se importar mais com sua aparência, além de terem como benefício o fato de envolverem-se em atividades de que antes não participavam.

Areosa e Ohlweiler (2000) referem que a inserção nos grupos de terceira idade, além de redimensionar a identidade, causa satisfação pessoal, aumento dos relacionamentos e o reconhecimento do outro perante o todo.

Os encontros assumem uma grande importância nessa faixa etária no sentido da

aceitação das transformações inevitáveis decorrentes desta fase da vida, na mudança dos hábitos antigos, adaptação a limitações antes inexistentes e aquisição de novas maneiras de agir. Ainda, por meio dos grupos de convivência, tem-se a possibilidade de construir novos laços de relação e novas formas de compartilhar o aprendizado com outros indivíduos (MONTEIRO, 2001). Adquirindo novas motivações, melhora no aspecto social e familiar, o adulto maduro passa a se sentir útil, aumentando ou muitas vezes recuperando sua auto-estima.

É importante comentar que as mulheres, desde muito cedo, têm a função de dedicar-se à família; assim, ao envelhecer, acabavam se sentindo sozinhas e sem muitas perspectivas de vida. Todavia, atualmente muitos reagem lutando contra o isolamento, tornando-se receptivos. Para estes, a facilidade na expressão, exercitar-se e, mesmo, desafiar a sua criatividade acabam sendo instrumentos poderosos para sua realização pessoal, auto-estima e, sobretudo, reconquista de um lugar na comunidade. Portanto, os

relatos demonstram que sentem-se melhor psicológica e fisicamente após freqüentarem os grupos de terceira idade.

O idoso vai percebendo aos poucos que deve viver mais intensamente as suas experiências, refletir sobre as oportunidades que lhe são apresentadas, focando sua atenção para a busca de novas experiências de vida. A partir deste instante, vai criando uma nova compreensão existencial do seu meio ambiente, emergindo novos sentimentos de valorização. Dessa forma, valorizam-se e percebem que podem construir algo em grupo, dando uma nova perspectiva para suas vidas, lidando, portanto, melhor com as questões do envelhecimento.

Visto isso, pode-se perceber que os grupos de convivência para a maturidade não são apenas um passatempo como alguns acreditam, mas têm muita importância para seus membros, possibilitando-lhes uma ressocialização, aumentando suas amizades e trazendo também benefícios principalmente à auto-estima. Dão, assim, um novo sentido para a vida.

100% comprovado Grupos para Adulto Maduros influenciam na auto-estimapor Laura Traub

Page 3: Periódico MP Junho 2012

Periódico MP 3

Você SabiaTendênciasTendências de sapatos

para o Inverno 2012Pipoca: a mais querida

companhia!

Por que os gatos sobre-vivem às quedas?

As tendências de sapatos para o inverno 2012 brasileiro vêm com referências diretas dos desfiles internacionais, trazendo opções para todos os gostos e estilos. Como em nosso país o frio não é muito rigoroso em algumas regiões, muitos modelos para a nova estação vêm mais adaptados ao nosso clima com

detalhes abertos ou vazados, mas as tão desejadas botas também não saem de moda.

Muitas modelagens e tendências de cores do ano passado se repetem esse ano, podendo vir com materiais diferentes ou também trazendo muito brilho, que é um estilo forte para um inverno ainda mais glamouroso.

E que mulher não adora um sapato novo? As lojas já estão com as coleções nas vitrines nos fazendo querer que o frio chegue logo para podermos usar os modelos lindíssimos que foram lançados. Uma variedade incrível, modelos e cores de deixar qualquer uma louca para usá-los na nova estação.

Escolha o seu estiloFonte: SchutzFormatos como o scarpin, peep toe e

ankle boots continuam em alta, assim como os modelos plataforma e anabela. Porém, algumas referências do passado voltaram como o sapato de estilo Mary Jane, que lembra o estilo boneca, que apareceu bastante nas temporadas de moda de inverno internacionais como no desfile da Chloé, em Paris, e Marni, em Milão.

Sapatos de píton e croco também continuam fazendo sucesso, assim como modelos estampados com florais, animal print e xadrez. As botas vêm em diversos estilos e com saltos e canos de vários tamanhos. Confira abaixo mais detalhes sobre os sapatos que serão as sensações da temporada de inverno

2012 e já vai escolhendo os seus favoritos!Cap toe

Fonte: Santa LollaUm dos queridinhos da estação é o modelo cap toe, que possui

o bico de cor diferente do restante do sapato, fazendo um contraste superbonito de uma forma retrô chique,

que está muito em alta no momento. Outro visual do cap toe é com a ponta metalizada. Modelos com o bico dourado, prata, ouro envelhecido

ou bronze estão fazendo sucesso por aí até nos red carpets mais badalados de Hollywood. O look clássico, porém moderno, do cap toe está conquistando as fashionistas, que escolhem o modelo para diversas ocasiões, desde um jantar informal até festas mais sofisticadas. Ele pode vir tanto em scarpins com salto fino quanto em pumps e meia pata mais poderosos.

Mary JaneFonte: SchutzDelicado e romântico, o modelo Mary Jane

está fazendo a cabeça (e os pés) das mulheres no mundo inteiro. O modelo parecido com o estilo boneca tem tudo para pegar no próximo inverno, sendo visto em diversos desfiles de Paris a Nova York.

Em versões que variam no tamanho do salto, podendo ser baixo, médio ou altíssimo, o estilo é marcado por ter o fecho no tornozelo (ou no dorso do pé) e o bico arredondado. Ideal para aquelas produções superfemininas com roupas de estilo ladylike como vestidos acinturados e saias mais evasês. Os materiais do sapato vêm em couro, camurça e até opções em veludo e animal print.

Ankle Boots Fonte: CapodarteJá há algum tempo dentro da moda, as ankle boots se reinventam a cada

dia e continuam a todo vapor em modelos que vão do básico ao luxuoso. As botinhas que cobrem o tornozelo são opções certas para o inverno, vindo em saltos altos e em opções totalmente fechadas ou com aberturas que deixam os dedinhos de fora, podendo ser usadas com ou sem meia.

Quem não gosta de assistir um filme comendo pipoca? A pipoca tem sido condenada por alguns nutricionistas, mas, quando preparada com os ingredientes certos, ela tem poucas calorias, faz bem para o coração e é nutritiva. Ela possui mais polifenóis (substâncias antioxidantes), do que as frutas e vegetais. Os polifenóis já foram associados à diminuição das doenças cardíacas e de certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras.É claro que a pipoca não substitui uma refeição, mas é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. O que se deve fazer

é evitar a manteiga, o óleo de cozinha e o excesso de sal, que diminuem seus benefícios. E, se você só come pipoca quando vai ao cinema, saiba que esse é o pior tipo possível. Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, sendo quase a mesma coisa que comer um lanche em cadeias de fast food. A melhor opção mesmo é a tradicional pipoca de panela, feita em casa, com um pouco de azeite de oliva.Origem da pipocaA pipoca surgiu na América, há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida por eles, como um salgado à base de milho, usado pelos índios, tanto como alimento, quanto como enfeite

Os cientistas explicam que os corpos dos gatos foram feitos para resistir a quedas, desde o momento em que estão em pleno ar, até o momento em que tocam o chão. Eles possuem uma área de superfície do corpo grande, em relação ao peso, o que reduz a velocidade com que chegam ao chão numa queda. A velocidade alcançada por um gato numa queda é menor do que a de humanos e cavalos, por exemplo. Um gato de tamanho médio, com os membros estendidos, alcança uma velocidade de cerca de 97 quilômetros por hora, enquanto que um homem de tamanho médio chega a uma velocidade por volta dos 193 quilômetros por hora.

para o cabelo. Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos, não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século XIX. No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas, e, com eles, vieram os ambulantes e seus carrinhos de pipoca. No começo, os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os espectadores, mas não houve como resistir à

tendência e a pipoca passou a ser parte inseparável dos fãs de cinema. Durante a Grande Depressão, nos EUA, a pipoca era relativamente barata e se tornou popular. Assim, o negócio da ‘pop corn’ prosperou e se tornou uma fonte de renda para os agricultores em dificuldades.

fonte: vocesabia.net

Page 4: Periódico MP Junho 2012

Periódico MP 4

Válvula de Escape Reportagem MP

Esta coluna é direcionada para as queixas que todos nós temos e que nunca, ou quase nunca são atendidas. Esperamos contar com o auxílio de vocês leitores, para falarem sobre os serviços, as condições de sua rua, ou mesmo da forma desrespeitosa como está sendo tratada a população da 3ª idade. Aqui vocês terão espaço, é só falar...Escreva para [email protected]

NOVAS BRANCAS DE NEVE PARA NOVAS REALIDADES

U A Gonçalo de Carvalho continua sofrendo, devido ao fechamento da rua Pinheiro Machado na Independência. É um desfile de carros, para alegria dos flanelinhas !

U O Hospital Fêmina deveria colocar bancos para o pessoal que fica no espaço lá fora, aguardando a entrada ou atendimento. É um local sem conforto para o usuário. Se não foi construído para estacionamento, para que serve?

U Hipercard continua colocando pessoas no SPC, sem que elas tenham o cartão. Vamos tomar cuidado!

U A campanha para prefeito de Porto Alegre põe em discussão a ideologia dos partidos envolvidos. Votamos num candidato que prega uma filosofia e uma proposta de governo e somos surpreendidos por alianças que em outros tempos ( mais saudáveis) seriam consideradas impossíveis. Lado positivo: os conchavos políticos estão explícitos e assim teremos condições de votar melhor, em candidatos que não se violentam

para conseguir mais votos.U A crise do Mensalão

continua. E os protagonistas, sempre os mesmos. Até quando?

U Deveria existir uma regra para os fumantes: o uso do saquinho para não jogarem os cigarros no chão.A calçada não é lixeira.

U Atenção, pessoal! Vamos aguardar nosso lugar na fila do

caixa. No super, nas farmácias, nas lojas, é comum o usuário que está sendo atendido ter ao seu lado outro consumidor apressado que joga suas mercadorias no balcão, sem esperar sua vez. Tente fazer isso em país estrangeiro para ver o que vai acontecer!

U A GOL insiste na dieta compulsória para seus usuários. Nem pão, nem água! A TAM, pelo menos, dá o serviço de bordo.

U Saudades do Rolim que estendia o tapete vermelho para receber seus clientes!! Lado negativo da TAM: as ofertas de vôo oferecidas incluem duas, três ou mais conexões. Itinerários curtos transformam-se em longas horas de vôo!

por Maria Beatriz Papaléo

Poucos pais e avós tem o cuidado de analisar as críticas e sinopses dos lançamentos cinematográficos. O que acontece? Encontram-se crianças de 5 a 7 anos em filmes direcionados para adultos, camuflados

em nomes de conhecimento público como “Branca de Neve e o Caçador”.

Ainda permanece no imaginário popular as figuras dos graciosos anões e do príncipe que beija a delicada princesa despertando-a de uma morte aparente, figuras essas consagradas por Walt Disney.

Para surpresa dos pais desavisados, “Branca de Neve e o Caçador” nem de leve lembra as cenas idílicas e sensíveis do filme de Disney. Já de início a Rainha Má mata o Rei na noite de núpcias, alimenta-se de aves sangrentas das quais retira as entranhas, arranca o coração de um homem vivo e em cenas vampirescas, suga a essência da juventude de donzelas virgens. Branca de Neve também não é a mesma, deixando claro que o papel da mulher nos dias atuais é outro. Ela é uma lutadora, representante da classe das mulheres que exercem o poder de forma implacável ( no mundo de hoje as nações mais poderosas estão sendo governadas por elas). As relações amorosas são frutos de escolhas pessoais: o pobre príncipe não é o par amoroso desejável e sim o caçador rude e beberrão.

A cena final na qual Branca de Neve procura com o olhar a figura do seu salvador que se esconde na multidão, demonstra que embora rainha, ela pode desejar um homem do povo, que com certeza, lhe trará mais emoções do que um bom partido.

Decididamente, o filme “Branca de Neve e o Caçador” é um prato indigesto para o público infantil, o que não lhe tira a qualidade e o fascínio.

O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo possui salas climatizadas para locação mensal, diária ou por hora, para realização de atendimentos,

consultas, aulas, palestras ou eventos similares.

Entre em contato com a gente para obter informações! Telefone: 51 3311 6547

NÃO PERCA A FESTA JUNINA DA MP!! DIA 23 DE JUNHO, SÁBADO, 16h !

Venha se divertir com os integrantes

dos Grupos de Bate-Papo e traga seus amigos e familiares, para juntos,

brincarmos de São João!

Cada um deve trazer um prato de salgado ou de doce e a sua bebida!

ABERTO AO PÚBLICO COM ENTRADA FRANCA

Rua Tiradentes, 19 Informações: 51 33116547

Page 5: Periódico MP Junho 2012

Periódico MP 5

Bate-papo literário

Maria Beatriz Papaléo

Avant PremièreAlbert Nobbs é um filme de impacto, triste e melancólico,

pelo tema apresentado: a vida de uma mulher inserida numa sociedade que dita quem ela quer que você seja. Albert Nobbs é, fruto bastardo de uma família de posses, criada num convento e que vê-se sem recursos quando seus familiares morrem. Para manter-se deve trabalhar em serviços domésticos , numa época em que mulheres irlandesas no século 19 sofriam discriminações e abusos. Para sobreviver dignamente , impõe-se um disfarço trágico : trajar-se como homem, viver como homem. Seu intuito está diretamente ligado à conquista do respeito , respeito esse que enquanto mulher lhe fora negado. O filme é baseado numa novela do escritor George Moore( o texto em inglês pode ser comprado na livraria Cultura) e já havia sido apresentado numa versão teatral pela atriz Glenn Close. Desde então, a atriz lutou para que o texto fosse transformado num roteiro cinematográfico, o que ocorreu 29 anos depois, sendo Glenn parceira do roteirista. A figura de Albert , seu isolamento , a solidão de sua vida poupando moedas e trabalhando duro, amordaçando sua feminilidade, marcaram a atriz que tem um desempenho primoroso, captando nos mínimos detalhes a figura do garçom perfeito, pontual e silencioso, praticamente invisível aos olhos dos patrões. Atenção para a atriz coadjuvante , Janet McTeer, também excelente, no papel do pintor Hubert Page. Sua figura andrógina, sua alta estatura causam surpresa no espectador ao descobrir que Page , assim como Albert, se traveste para conseguir trabalhar e ainda mais tem esposa. A cena na qual ambas estão passeando na praia, ocultas de todos, usando trajes femininos é patética e expressa a realidade de duas mulheres que perderam sua identidade como mulheres: a forma como caminham, desajeitadas, o desconforto com a roupa que vestem. O rosto de Glenn reflete a felicidade de tirar a máscara, de viver uma realidade que há 15anos desconhece, mas o corpo, aprisionado na rigidez do papel masculino não acompanha. Uma observação: no livro esta cena nunca ocorre,mas com certeza Glenn a incluiu para causar mais impacto. O final da novela também difere do filme; este apresenta situações mais drásticas para acentuar a miserabilidade da vida de Albert. Eu prefiro a solução escolhida por George Moore, reveladora da ironia da vida. Mas essa é outra história...Vejam o filme, leiam o livro e tirem suas conclusões.

Nosso encontro hoje é com o nosso querido Mario Quintana e sua “prosa poética”, textos encontrados em sua obra Sapato florido, quando o autor apresenta” uma nova poesia”, a prosa sem verso e sem rima, mas diferente da prosa comum. Sintam a diferença nesta breve reflexão:

Os vira-luasTodos lhe dão, com uma disfarçada ternura, o nome, tão apropriado, de vira-

latas. Mas e os vira-luas?Ah! Ninguém se lembra desses outros vagabundos noturnos, que vivem farejando a lua, fuçando a lua,insaciavelmente ,para aplacar uma outra fome, uma outra miséria, que não é do corpo...

A visão do poeta é outra para relatar fatos simples do cotidiano, normalmente apresentados de forma enxuta, sem o uso poético das palavras. Os vira-latas com seu olhar triste , não oferecem perigo, roubam apenas nossa comida estragada, mas os vira-luas do Quintana nos tiram o sono, pela sua desgraça...

Aproveitando o finalzinho do outono, vamos nos deliciar , com o riso alegre do Mario, juntando notícias tristes com os atropelos da natureza:

Chão de outonoAo longo das pedras irregulares do calçamento

passam ventando umas pobres folhas amarelas em pânico, perseguidas de perto por um convite de enterro, sinistro, tatalando, aos pulos, cada vez mais perto, as duas asas tarjadas de negro!

Que me perdoem os músicos, o Quintana realmente tem ouvido musical!!Nunca percebi o infortúnio desse som solitário e repetitivo:

Meu trecho prediletoO que mais me comove, em música, são essas

notas soltas- pobre notas únicas - que do teclado arranca o afinador de pianos...

Como o espaço é curto, deixo minha sugestão: quando da leitura de Sapato florido prestem atenção no trecho Reminiscências. Quintana merece o nosso reconhecimento pela sua obra!!!

A Confraria do Formigueiro, um encontro que acontece a cada trinta dias, sempre na última segunda-feira do mês, às 19h30, está a todo vapor! Os integrantes dos grupos de Bate Papo na Maturidade, amigos e familiares, coordenados pela psicóloga Márcia Papaléo reúnem-se em algum restaurante ou Boteco de Porto Alegre, para confraternizar e jantarem juntos. Nestes encontros, além de rever amigos e conhecer novos, conversar, brincar e se divertir, temos a chance de passar noites agradáveis e bem diferentes em grupo. A Confraria de maio aconteceu na Cia Sanduiches, no bairro Menino Deus. O encontro foi muito divertido, com a participação ativa e divertida dos participantes dos grupos de Bate-papo e de seus amigos.

O próximo encontro vai acontecer no dia 25 de junho, 19h, no Santíssimo, rua Lima e Silva, 888 – um dos Botecos mais interessantes da Cidade Baixa. Localizado em um casarão de 1923, na esquina com a Sarmento Leite e a Lima e Silva, o Santíssimo Bar é decorado com

móveis, luminárias e peças garimpadas de antiquário para dar o toque de aconchego ao local. A casa faz sucesso pela variedade de itens em seu cardápio como os petiscos de bolinhas de siri, aipim frito, rissoles de camarão, entre outros. Há também opções de iscas, sanduíches, caldos e massas. Para bebericar, uma variedade de cervejas nacionais e importadas, drinks, vinhos e destilados. IMPERDÍVEL!

Santíssimo, local do próximo encontro!

O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo oferece a ESTUDANTES e PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA - Supervisão e Orientação para Grupos de Estudos em DINÂMICAS DE GRUPO e ACOMPANHA-MENTO TERAPÊUTICO, com enfoque no adulto maduro e terceira idade, coordenados pela psicóloga Márcia Papaléo.

Os grupos de estudos são espaços privilegiados para o aprofunda-

mento de um tema, onde os coordenadores assumem a responsabili-dade de orientar a discussão em torno das questões despertadas pelas leituras e pelos casos levados pelos seus integrantes. Alguns temas abordados: gerontologia, depressão, acompanhamento terapêutico no envelhecimento, a sexualidade no processo de envelhecimento, memória, família, direitos humanos e cidadania; exemplos e práticas de dinâmicas grupais.

- Psicanálise e Envelhecimento- Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento - Curso para Cuidadores de Idosos- Técnicas de Dinâmicas de Grupo

Informações: Fone 3311 6547

A próxima Confraria do Formigueiro será no Santíssimo!

PROGRAMAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE 2012

25 de junho, 19h: SANTÍSSIMO – Gen Lima e Silva, 88830 de julho, 19h: OSSIP - Rua da República, 677

INFORMAÇÕES: 51 3311-6547

Page 6: Periódico MP Junho 2012

BATE PAPO DA MATURIDADE

6 Periódico MP

terapia de grupo é uma modalidade terapêutica que se dá de maneira coletiva e que visa proporcionar autoconhecimento e bem-estar aos participantes. Possui um embasamento teórico e sistematização dos procedimentos quanto à freqüência, duração das sessões, número de integrantes, gênero dos mesmos, idade e regras para manter a organização grupal.

O terapeuta, por meio de dinâmicas, propõe atividades que levam à interação entre os membros e auxilia na construção de recursos internos que ajudam

a lidar com as próprias emoções, proporcionando assim melhor qualidade de vida.

Visto que o ser humano desenvolve-se e existe através das relações, é no convívio que há a possibilidade para

desenvolvimento pessoal, crescimento e mudança.

Ao mesmo tempo, ao se identificarem as

experiências e emoções do outro, ampliam sua compreensão e auto-percepção no diálogo

com a vida.

Sentados em círculo, na pre-sença do psicólogo, expõem, discutem suas preocupações e exploram material que eles próprios, geralmente e em condições normais, não anal-isam. A interação é livre e espon-tânea - verbalmente ou em silên-cio, sem entraves ou censura. O

tema desenvolvido pelo grupo tem al-guma relevância para os partici-pantes, suscitando pensamentos e sentimentos relacio-nados às vivências do presente ou do passado.

É um espaço propício para refletir sobre as angústias,

medos e obstáculos que a vida

impõe, relatar momentos vividos e

compartilhá-los.

Alegrar-se com os momentos de descontração, emo-cionar-se com os relatos de vida pro-feridos são alguns dos momentos que

a grupoterapia proporciona. O recurso que o terapeuta

dispõe para facilitar essa tarefa conjunta é a própria associação livre, sem repreensão das idéias verbalizadas ou das atitudes dos integrantes, bem como da maneira como emergem na malha interativa do processo grupal. Dessa forma, envolvem-

se ativamente na terapia, assumindo responsabilidades e desenvolvendo compreensão tanto consigo quanto com os outros.

Com o tempo, o grupo amadurece, todos se tornam mais envolvidos e comprometidos entre si, compartilham concepções, trocam conhecimentos e oferecem espontaneamente apoio, esclarecimentos e interpretações aos demais.

Os assuntos são tratados de forma confidencial e, à medida que os participantes desenvolvem respeito e confiança mútua, começam a assumir riscos nos temas examinados e na interação estabelecida.

Aspecto importante e indispensável na gru-poterapia é a igualdade de status dos membros. Todos são tratados do mesmo modo, com res-peito e dignidade, inde-pendentemente

da idade, do nível socioeconômico e cultural, talento e capacidade indi-

vidual.

Deve-se considerar que cada participante é uma fonte rica de experiência tanto para si próprio quanto para os demais.

C o n f r o n t a m - s e não só com situações

de sua vida real, mas também com as dos outros membros, tendo, portanto, oportunidade de observar seu comportamento, opiniões, sentimentos, estado emocional e seus problemas em relação aos demais, podendo rever sua identidade.

Sendo assim, comparar-se com os demais pode gerar maior conhecimento e compreensão de seus próprios sentimentos, aumento da aceitação de sua própria pessoa, bem como o estabelecimento de uma nova visão acerca dos demais, de si próprio e do seu mundo.

No decorrer desse processo

há a possibilidade de reajustar seus

conceitos e se libertar do modo distorcido de se relacionar com as pessoas, reduzindo, conseqüentemente, eventual isolamento

social.

Grupoterapiapor Laura Traub

A

Page 7: Periódico MP Junho 2012

Periódico MP

T e r a p i a e m G r u p o e I n d i v i d u a l

Bate Papo Maturidade7

Com uma metodologia específica, a terapia de grupo enfatiza a descoberta de si mesmo através dos outros. Acredita-se que os indi-víduos sentem uma ação de efeitos terapêuti-cos ao ouvir outras pessoas falarem dos seus problemas e de como eles podem ser resolvi-dos. O objetivo desta terapia é promover o crescimento pessoal através de um processo que envolve o ser humano e suas relações, e assim, desenvolver atitudes onde os indivídu-os repensam seu caminho, criando com isso novas formas de ação para sua integração no mundo. Essa é a base do trabalho realizado com os grupos de Bate Papo na Maturidade do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo. A psicólo-ga Márcia Papaléo faz a mediação dos grupos, onde são propostas diversas atividades que integram os participantes, através de técnicas e dinâmicas de grupo. Neste tipo de terapia intervêm determinados fatores terapêuticos que se tornam mui-to importantes porque explicam como os membros dos grupos se ajudam entre si a mudar de atitude, pensamento e com-portamento. Salienta-se aqui o fator da universalidade (os participantes integra-dos num grupo deixam de se sentir soz-inhos e em isolamento, passando a ex-perimentar alívio ao perceberem que não estão isolados com os seus problemas); o fator da coesão de grupo (nestas tera-pias os membros de um grupo tornam-se muito unidos, oferecem apoio uns aos outros e criam relacionamentos muito

significativos e válidos para a tera-pia funcionar); e o fator de desen-volvimento das técnicas de social-ização (os participantes integrados nos grupos aprendem a distinguir e a deixar de apresentar compor-tamentos inadequados através da simples observação uns dos outros e dos comentários honestos e bem recebidos que fazem). Faça parte você também dos grupos que en-contraram apoio e reconhecem o quanto são capazes de enfrentar os problemas do dia a dia. Venha con-hecer o Bate Papo na Maturidade!

Terapia ou terapêutico?Por LAURA TRAUB

uita gente confunde terapia com psicoterapia e com atividades terapêuticas, e você?

Terapia é terapêutico, mas não necessariamente algo terapêutico será terapia. Entendeu?

Terapêutico é um termo utilizado no sentido de justificar que algo faz bem, falando de maneira popular. Quem não gosta de dar um belo passeio ou papear com os amigos? Assistir a um bom filme, teatros e espetáculos artísticos? Há quem prefira as artes manuais, ler um livro ou praticar exercícios. Enfim, as atividades que gostamos de executar fazem-nos bem, trazem-nos alegria e prazer, tem efeito terapêutico, pois reestabelece-nos bio-psico-socialmente, o que é um dos possíveis resultados de quem faz psicoterapia. Porém o método como se dá esta estas práticas não é terapia. Muitas pessoas confundem os termos, acreditam se tratar do mesmo processo o que não é verdade.

Quero esclarecer que terapia é terapêutico, mas não necessariamente algo terapêutico

seria terapia.Terapeuta é um termo que costuma causar

confusão pela variedade que traz, o terapeuta não é necessariamente um psicólogo ou um psiquiatra, e sim alguém que através de um curso de formação em uma técnica terapêutica específica se torna apto a exercer aquela técnica.

Bom, primeiramente vamos esclarecer o que é Terapia e Psicoterapia:

Terapia significa tratamento e é feita por um profissional que cuida ou trata de outrem. Já a Psicoterpia é um tratamento psicológico realizado através de sessões com profissional capacitado, que aplica um conjunto de técnicas reconhecidas na comunidade científica para o tratamento, o cuidado ou atendimento de doenças e problemas psíquicos.

A clínica psicológica é o ambiente no qual os profissionais de Psicologia, que estudam o comportamento do indivíduo, exercem a modalidade de tratamento a qual deve ser benéfica para quem o busca.

Embora esses diferentes nomes sejam comumente atribuídos ao mesmo tipo de

tratamento psicológico, o nome correto para o trabalho que o psicólogo desenvolve junto com seu cliente é psicoterapia, porque refere-se à terapia da psique, isto é, da mente. Já a palavra terapia refere-se a qualquer forma de intervenção que tenha efeito terapêutico sobre uma pessoa e pode ser atribuída indiscriminadamente a todos os profissionais da saúde.

Por isso, a psicoterapia só pode ser realizada por um psicólogo e engloba todas as vertentes existentes dentro da Psicologia.

Onde e Como Funciona: Na sede do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo,

localizado na Rua Tiradentes nº 19 – Bairro Independência, próximo ao Shopping Total. Os encontros acontecem semanalmente,

com duração de 1hora e meia, intercalados por um coffe-break. Cada grupo é composto por até 12 pessoas, com idade mínima de

50 anos.

Matrículas Abertas: Para participar do Bate Papo na Maturidade basta ligar para o

telefone: (51)33116547 ou comparecer na sede da MP e inscrever-se. A taxa mensal

cobrada é de R$180,00.

INFORME-SE SOBRE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO COM VALOR PROMOCIONAL PARA PESSOAS QUE NÃO DISPÕEM DE RECURSOS ECONÔMICOS

O Espaço Terapêutico Márcia Papaléo possui atendimento em psicoterapia individual e grupal, direcionado também a atender pessoas que não dispõem dos recursos econômicos habituais para este tipo de atendimento, sendo assim, os honorários serão combinados de acordo com a renda.O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3311.6547 para marcação da entrevista de triagem. Nesta, é avaliada a necessidade da pessoa que procurou atendimento e, se necessário, o encaminhamento mais adequado a situação.

M

Page 8: Periódico MP Junho 2012

viagens Mp

8 Periódico MP

Viagem à Curitiba

BUENOS AIRES - 18 à 21 de agosto (sexta à segunda)

Buenos Aires é o pedaço mais europeu da América Latina, com ruas e avenidas planas, largas e arborizadas. Aristocráticos e um tanto melindrosos, os portenhos estão sempre elegantes, prontos para desfrutar as atrações de uma importante capital cultural, famosa também pela vida noturna efervescente. Se você tem uma alma boêmia e aprecia uma cidade com classe, a capital argentina é o lugar certo para uns dias de descanso e lazer.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 1 – Saída de Porto Alegre, chegada e translado incluso aeroporto – hotel acomodações em Hotel 3 estrelas no Centro , em quartos individuais ou duplos. À tarde, passeio pelo centro – livre para compras e à noite, SHOW DE TANGO COM JANTAR em Restaurante típico (transporte e translado não incluso )

DIA 2 - Manhã- após café da manhã, passeio pela Santa Fé, para caminhada e compras – seguindo em direção ao bairro da Recoleta, onde almoçaremos (não incluso ) –tarde livre para conhecer as atrações do local: Museu de Arte, Buenos Aires Design, Feira de Artesanato, Sorveteria Freddo, Cemitério da Recoleta, Igreja e Centro Cultural.

À noite, Teatro – peça ou musical – (translado e ingresso não incluso) e após, jantar em restaurante a ser escolhido pelo grupo.

DIA 3 – manhã – após café da manhã, todos rumo a Feira de San Telmo – sugestão de almoço: existem vários restaurantes perto da feira, muito legais, além dos restaurantes do PUERTO MADERO – aproveite para uma bela caminhada depois pelo cais!

À tarde, sugestão: visita ao TEATRO COLON, com possibilidade de assistir a um concerto, ás 17hs. Retorno ao Hotel e á noite livre. Sugestão : Ida a outro

musical ou outro show de tango, atrações imperdíveis da capital portenha!

DIA 4 – manhã livre para as últimas compras e depois, retorno á Porto Alegre.

Preço do Pacote

( transporte aéreo ida e volta com txs inclusas, translado aeroporto-hotel-aeroporto; hospedagem hotel categoria 3 estrelas 3 noites)

Quarto individual

U$ 1.080

Quarto duplo

U$920

A viagem à Curtiba foi maravilhosa, apesar do tempo frio e chuvoso. O grupo curtiu os principais pontos turísticos da cidade modelo e passeou de trem pela Serra do Mar, onde o sol se abriu de forma inesperada e inesquecível.

Confira as fotos! E prepare-se para Montevideo, no feriado de 7 de setembro.

Na próxima edição do periódico, o roteiro completo e valores da viagem ao Uruguay.

Page 9: Periódico MP Junho 2012

Periódico MP 9

Novidade MP Saúde

Transporte para a Terceira Idade

Muito cuidado com a saúde no inverno

As estações do ano, hoje em dia, ocorrem de forma atípica. Elas estão se alterando por conta, provavelmente, do efeito estufa e de correntes marítimas como “El Niño” e “La Niña”. O inverno típico, no entanto, é caracterizado por aumento e diminuição de algumas doenças. Assim,

aquelas doenças típicas do verão, como as diarréias infecciosas, resultado da contaminação de alimentos por microorganismos, que têm seu crescimento facilitado pelo calor, são pouco comuns. Entretanto, o frio produz uma série de mudanças no comportamento das pessoas, que facilita a transmissão de outras doenças.

A transmissão de doenças respiratórias aumenta em função de alguns fatores. Em primeiro lugar, para evitar o frio, as pessoas costumam ficar em lugares pouco ventilados. O resultado disso é que a possibilidade de transmissão de doenças respiratórias aumenta muito, pois a falta de ventilação concentra os microorganismos, presentes e invisíveis no ar. Exemplos de doenças que têm a transmissão aumentada estão os resfriados (causados por centenas de vírus diferentes), a gripe e as infecções como as pneumonias e as meningites.

A doença meningocócica provocada pelo mesmo agente infeccioso que a meningite é uma variação muito grave e mata quase que a totalidade das pessoas que a adquire. Felizmente é relativamente rara.

O inverno provoca outras mudanças nas vidas das pessoas: a poluição é uma delas. As temperaturas baixas associadas à ausência de chuvas fazem com que em grandes núcleos populacionais, como São Paulo, ocorra uma grande concentração de poluentes na atmosfera, que são inalados, ao se respirar.

O resultado disso é uma menor eficiência do aparelho respiratório em eliminar poluentes e microorganismos facilitando infecções, quadros de rinite ou mesmo asma de ordem irritativa, insuficiência cardíaca, e dificuldade para respirar. O frio é também um grande inimigo particularmente das pessoas idosas, que tem uma maior dificuldade em conservar calor, pois diminuem com facilidade a temperatura do corpo, podendo até morrer em função disso.

Invista nos alimentos e hábitos que previnem a gripeAlém da vitamina C, outros nutrientes blindam o seu organismo Segundo dados do Ministério da

Saúde, pelo menos 2 mil pessoas morrem ao ano em consequência da gripe sazonal, que é a gripe comum. Por isso é muito importante tomar certos cuidados, incluindo tomar a vacina e ficar atento em fortalecer nosso sistema imunológico.

Confie em alimentos saudáveis, não em vitaminas.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.

Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para um sistema imunitário saudável, os estudos não mostram que tomar doses massivas de vitamina C consegue impedir o vírus da gripe de actuar. Contudo, sabemos também que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C ajuda a tornar o sistema imunitário mais forte. O seu sistema imunitário é o que o protege de infecções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe. A razão para os frutos e vegetais serem melhores para o sistema

imunitário é porque também contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o sistema imunitário, e todo o corpo, saudável.

Chegou a Porto Alegre, um serviço que estava faltando. Tratamento exemplar, seguro, confortável e humano.

A atenção que todos, senão agora, um dia iremos precisar na

nossa vida “LEVA & TRAZ MP - CONFORTO E SEGURANÇA NO TRANSPORTE PARA PESSOAS DA TERCEIRA IDADE.”

Pensando em oferecer um serviço acessível para aqueles que não dispõe de um motorista particular, a LEVA & TRAZ MP acaba de chegar a Porto Alegre, trazendo conforto e segurança no transporte para pessoas da melhor idade.

Nosso público alvo são aqueles que necessitam se locomover para resolver seus problemas e dependem na maioria das vezes, de filhos, netos,amigos ou terceiros em geral. Oferecemos nossos serviços de transporte com conforto e segurança. Veículos com ar-condicionado, som, seguro e motorista identificado e especializado no tratamento de pessoas da terceira idade idade.

Para ter acesso e conhecer nossos preços e serviços é simples e rápido, basta ligar para 51-8117 8709 falar com a Márcia e tirar todas as suas dúvidas.

Fique tranquilo e faça sua programação, vá ao supermercado, ao clube, aeroporto, rodoviária, ao Teatro, busque seus netos na escola, vá ao shopping, ao seu médico, faça seu tratamento, curta a sua balada, visite os amigos ou até mesmo seus netinhos sem depender de ninguém.

Fazemos entregas em geral, buscamos documentos, exames e tudo o que precisar.

Nossos motoristas, são experientes e responsáveis senhores bem conhecidos de vocês! Fazem parte do elenco dos Guris do Calendário: Fernando e Juarez.

Com certeza um serviço que trará segurança para os adultos maduros e tranquilidade para toda a família!

Procuramos vendedores autônomos para comercializar anúncios no jornal Periódico MP

Interessados, c0ntatar: (51) 33116547

MERCEDES MACHADO - CONTADORA

Rua General Andrade Neves, 155 - sala 51 fone: 32801097

[email protected]

Page 10: Periódico MP Junho 2012

10 Periódico MP

PRATA DA CASA

ANUNCIE NO PERIÓDICO MP, O JORNAL DO ADULTO MADURO

*12 páginas* tiragem de 10 mil exemplares mensais * ótimos valores e preços acessíveis* divulgação para o público da terceira idade*publicação na internet, site da MP

Ponto Gastronômico

Informações: 51.33116547

A coluna Prata da Casa quer receber a sua sugestão. Participe, escreva que a gente publica! E-mail:mp@marciapapaleo ou

diretamente na sede da MP.

No Bate-papo da Maturidade a Márcia pediu para escrever umas linhas dizendo como nos vemos hoje. Eu escrevi:

Gosto muito da liberdade que conquistei e que aprendi a usufruir e administrar.

Amo a minha família,mas sei que cada um deve viver a sua vida,inclusive eu.

Sou feliz por ter saúde,bons amigos e poder fazer o que gosto:ir ao cinema,teatro,viajar e estar sempre aprendendo algo novo,especialmente com o computador.

Agradecida,realizada e tranqüila.Assim eu defini a minha vida atual e creio que não há muito mais o que dizer.Perdi a ansiedade que me acompanhou toda a juventude e também a procura da

perfeição,pois descobri que ela não existe. Hoje não cobro nada de ninguém e a última palavra geralmente não é minha.Aprendi com meu Paizinho que “só sei que nada sei”, e que a cada momento surge uma nova situação onde sempre temos algo a aprender.

Por isto me defini como agradecida-por ter saúde e viver tão bem naminha idade.Realizada- por aceitar as minhas limitações,e não esperar demais.E tranqüila porque felicidade é aceitação e encontrar prazer nas pequenas coisas da

vida.

Como me vejo hoje

Ser feliz no es tener un cielo sin tempestades, caminos sin accidentes, trabajos sin cansancio, relaciones sin decepciones.

Ser feliz es encontrar fuerza en el perdón, esperanza en las batallas, seguridad en el palco del miedo, amor en los desencuentros.

Ser feliz no es solo valorizar la sonrisa, sino también reflexionar sobre la tristeza.

No es apenas conmemorar el suceso, sino aprender lecciones en los fracasos.

No es apenas tener alegría con los aplausos, sino encontrar alegría en el anonimato.

Ser feliz es reconocer que vale la pena vivir la vida, a pesar de todos los desafíos, incomprensiones y períodos de crisis.

Ser feliz no es una fatalidad del destino, sino una conquista de quien sabe viajar para dentro de su propio ser.

Ser feliz es dejar de ser víctima de los problemas y volverse un actor de la propia historia.

Es atravesar desiertos fuera de sí, mas ser capaz de encontrar un oasis en lo recóndito de nuestra alma.

Es agradecer a Dios cada mañana por el

milagro de la vida.Ser feliz es no tener miedo de los

propios sentimientos.Es saber hablar de uno mismo.Es tener coraje para oír un “NO”.Es tener seguridad para recibir una

crítica, aunque sea injusta.Es besar a los hijos, mimar a los padres

y tener momentos poéticos con los amigos, aunque ellos nos hieran.

Ser feliz es dejar vivir a la criatura libre, alegre y simple que vive dentro de cada uno de nosotros.

Es tener madurez para decir “me equivoqué”.

Es tener la osadía para decir “perdóname”.

Es tener sensibilidad para expresar “te necesito”.

Es tener capacidad de decir “te amo”.Q cuando te equivoques en el camino,

comiences todo de nuevo. Pues así serás cada vez más apasionado por la vida.

Y descubrirás que... Ser feliz no es tener una vida perfecta sino usar las lágrimas para regar la tolerancia. Usar las pérdidas para refinar la paciencia. Usar las fallas para esculpir la serenidad. Usar el dolor para lapidar el placer. Usar los obstáculos para abrir las ventanas de la inteligencia.

Jamás desistas. Jamás desistas de las personas que amas. Jamás desistas de ser feliz, pues la vida es un espectáculo imperdible. ¡Pues eres un ser humano especial!

colaboração Clarissa Dornelles

Tem coisa mais charmosa e gostosa que o inverno? As pessoas ficam mais próximas, há mais calor humano, os abraços são mais demorados, os dias de sol são prazeres raros e bate aquela vontade de ficar entocado em casa com quem a gente ama vendo um filminho, batendo papo e se deliciando com as comidas típicas de inverno. Durante os dias frios os alimentos que consumimos devem ser mais calóricos, para nos fornecer mais energia ajudar o corpo a manter a temperatura. Mas tenha muito cuidado para não passar dos limites e ganhar quilinhos indesejáveis… Aproveite as delícias de inverno, mas com moderação! Fizemos uma seleção e comidas especiais para o inverno, confira:SOPAS: Há um preconceito bobo relacionado às sopas, muitos logo associam as sopas à um alimento sem gosto, sem sal… Nada disso! Há uma variedade infindável de receitas deliciosas de sopas. A sopa é o prato ideal para as noites de inverno, são leves e podem sim ser muito saborosas!Você pode escolher de receitas mais elaboradas a sopas rápidas. Uma ótima dica é a Sopa de Milho e Espinafre, além de deliciosa faz muito bem a saúde, o espinafre é rico em vitamina C e ajuda a prevenir gripes e resfriadosIngredientes: • 2 espigas de milho • 2 colheres de sopa de azeite • 1/2 cebola picada • 1/2 pimenta malagueta picadinha • 1 litro de água • 1 potinho de caldo de legumes • 1 caixinha de creme de leite • 1/2 maço de espinafreModo de Preparo 1.Coloque o azeite na panela com a cebola, quando estiver amolecida, triture o milho cozido com 1 litro de água e coloque dentro da panela com o caldo de legumes e a pimenta 2.Deixe ferver até engrossar, pique bem fininho o espinafre, desligue o fogo coloque o creme de leite com o espinafre mexa até encorporar bem, experimente o sal.

Sopa Cremosa de Batatas com Requeijão Ingredientes •5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos •1 cebola pequena picada •150 g de bacon •800 ml de água (aproximadamente) •3 colheres cheias de requeijão •1 caldo de legumes •Sal a gosto •Queijo ralado para polvilhar Modo de Preparo 1.Em uma panela de pressão, frite o bacon e refogue junto a cebola 2.Coloque as batatas, o caldo de legumes, sal e a água 3.Quando pegar pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 13 minutos para que as batatas fiquem bem moles 4.Deixe sair toda a pressão, amasse as batatas na própria panela com uma escumadeira 5.Acenda novamente o fogo e coloque o requeijão, deixe derreter 6.Servir com queijo parmesão ralado

Receita húngara de Sopa de CogumelosIngredientes• 2 colheres de sopa de manteiga • 1 cebola pequena bem picadinha • 300 g de cogumelos picadinhos (fresco de preferencia - qualquer tipo de cogumelo) • 1 colher de sopa de paprica • 1 colher de sopa de molho de soja (shoyo) • 2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 2 xícaras de água fervente • 1 xícara de leite • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo • Sal e pimenta-do-reino a gosto • 2 colheres (chá) de suco de limão • 1/4 de salsinha (cheiro verde) bem picadinho • Salsinha (cheiro verde) e creme de leite para decorarModo de Preparo 1.Em uma panela derreta a manteiga, adicione a cebola até ficar transparente (mais ou menos 10 minutos - fogo médio) 2.Adicione os cogumelos até cozinhar bem (mais ou menos 10 minutos - fogo médio) 3.Adicione a água com o caldo de galinha já dissolvido, a páprica, o shoyu, misture bem e deixe no fogo baixo por 15 minutos 4.Misture bem o leite com a farinha de trigo separadamente em uma vasilha e em seguida adicione com os demais ingredientes da panela 5.Misture bem e deixe cozinhando por mais 15 minutos em fogo baixo 6.Por último adicione o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino 7.Decore com gotas de creme de leite e folhas de salsinha fresca 8.Dica: Cuidado com o sal 9.O caldo de galinha já vem com sal e dependendo a manteiga também 10.As vezes não precisa adicionar mais 11.O creme de leite alem de enfeitar, dá um gostinho especial na sopa

Page 11: Periódico MP Junho 2012

maturidade digital

Confira abaixo 15 itens de aprendizagem que o Projeto Maturidade Digital oferece a você:

Periódico MP

1. Como organizar pastas e arquivos no computador;2. Como limpar arquivos temporários e outros arquivos desnecessários do computador;3. Como usar as ferramentas do Windows (renomear arquivos ou pastas, fazer buscas de arquivos ou pastas, copiar ou mover arquivos para outras pastas, selecionar vários arquivos e pastas ao mesmo tempo, usar teclas de atalho, etc.);4. Como enviar e receber emails;5. Como salvar imagens, documentos, fotos, etc;6. Como enviar emails com anexo;7. Como se comunicar com outras pessoas por: MSN ou SKYPE;8. Como criar um Blog;9. Como baixar músicas, vídeos, filmes, etc;10. Como criar sua própria página nos sites de relacionamento como: ORKUT E FACEBOOK;11. Como criar e editar vídeos;12. Como editar fotos e imagens;13. Como digitar e formatar textos no Word;14. Como utilizar o Excel;15. Como utilizar o Power Point.

Individual: R$150,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$200,00 por mês (1x por semana, 1h30 aula)

Dupla:R$ 200,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$250,00 por mês (1x por semana, 1h30 aula)

Trio:R$ 250,00 por mês (1x por semana, 1h aula) ou R$300,00 por mês, (1x por semana, 1h30 aula)

Aula avulsa: R$ 45,00 a hora

INFORMAÇÕES: 3311-6547

Relacionamentos virtuais na terceira idade

Adultos maduros se aventuram na internet em busca de um grande amor

11

Rua Tiradentes, 19

Durante muito tempo, a mulher tinha como objetivo principal casar e ter filhos. De aliança no dedo e com as crianças já crescidas, o futuro era certo.

Cabia às que chegavam à terceira idade cuidar dos netos e preparar os almoços de domingo. Com a falta do marido restava-lhes tomar chá com as amigas, para muitas, programas favoritos dos fins de tarde.

Mas esse comportamento mudou, e hoje a internet é uma grande aliada. Dados do instituto internacional de pesquisa Nielsen NetRatings mostram que, no último ano, o número de internautas com mais de 65 anos aumentou 25%. Mais independentes, eles fazem compras através da rede, pagam contas e, quem diria, buscam um novo amor.

A procura de um parceiro virtual por quem já passou da casa dos 60 é tanta que já existem sites de namoro especialmente dedicados à turma da maturidade.

No site Velhos Amigos, criado há quatro anos pela jornalista Maria de Lourdes Micaldas, são 20 mil usuários cadastrados. Mesmo em portais para todas as idades os idosos vêm se destacando.

No Encontro ideal, no ar há apenas 11 meses, a terceira idade representa apenas 1%, mas sabe bem o que quer.

Do total de idosos, 75% estão procurando um companheiro para relacionamento sério, 62% querem novas amizades e 21% buscam um relacionamento ocasional.

Os cerca de 2 mil que navegam no site Como vai, são em disparada os mais ativos. ‘’Eles sempre freqüentam as festas que promovemos. São pessoas mais abertas para a vida’’, diz a psicóloga Marly Kotujansky, uma das idealizadoras da agência virtual.

A psicóloga Jane Rodrigues, de 61 anos, divorciada há 23, redescobriu o amor através da internet. Em 1999, tomou coragem e resolveu se cadastrar em um site de namoro internacional. Dias depois, fazia um primeiro contato por e-mail com um auditor de 56 anos. Após completarem um ano de namoro virtual - com conversas que chegavam a durar oito horas ininterruptas - resolveram se encontrar. Com a passagem paga pelo novo namorado, Jane rumou para Bruxelas.

Ao encontrá-lo no aeroporto, tomou um susto de “quão branco” ele era. ‘’Mas sua simpatia e cavalheirismo me

conquistaram de imediato’’, lembra a psicóloga.Depois de um mês juntos, o casal tinha a certeza de que a

internet havia cumprido bem o papel de cupido virtual. Nada era problema. Distância e diferenças culturais, tudo parecia poder ser superado, então passado mais um tempo os dois pensaram em começar vida nova em Portugal.

O comportamento de Jane ainda não é regra. Em geral, mulheres que se separam ou ficam viúvas, aceitam a solidão como algo natural da idade, enquanto outras tornam-se mais suscetíveis à depressão, mal que atinge 20% dos adultos maduros no mundo. ‘’A grande maioria não consegue conviver com a solidão, então a internet virou uma ótima alternativa para mandá-la para longe’’, diz o psicólogo e professor de sexualidade humana da Universidade Aberta da Terceira Idade da Uerj, Arnaldo Risman.

A internet é apenas o primeiro passo para arriscar uma paquera virtual e, quem sabe, posteriormente o aguardado cara-a-cara: o encontro do olhar.

Após um tombo que limitou sua rotina agitada e com cinco casamentos desfeitos, Neuza, 66 anos, descobriu na internet uma janela para continuar curtindo a vida. Há pouco mais de um ano, ela entrou em um curso de informática para aprender conceitos básicos de navegação na rede e não parou mais. Numa dessas viagens virtuais topou com Manoel, 59 anos, que está vindo de Portugal nas próximas férias.

Segundo o sexólogo Alfredo Romero, diretor do Instituto Brasileiro Para Saúde Sexual, em São Paulo, as mulheres são sempre mais interessadas em trabalhar a sexualidade e mais abertas ao novo, quer e querem continuar a ter uma vida emocional e sexual ativa.

A psicanalista Suely Keller, 60, é prova viva de que através do mundo virtual é realmente possível encontrar sua alma gêmea. Está casada há dois anos com o arquiteto Carlos Barbedo, 63, que conheceu no site Par perfeito. Depois de analisar vários perfis disponíveis no site, Suely achou que tinha afinidade com Carlos e lhe mandou um e-mail.

‘’Essa é uma vantagem da paquera virtual. Sabe-se como a pessoa é antes mesmo de se conversar com ela. A chance de dar certo é bem maior do que flertes em barzinhos’’, avalia a psicóloga Maria Cristina Martins, especialista em sexualidade humana da Unicamp.

Na internet ou na mesa de bar, depois do primeiro encontro tudo é igual. A timidez que o computador ajudou a esconder acaba sendo revelada e, se um dos dois não tomar iniciativa, o que poderia ser um relacionamento promissor acaba ali mesmo.

Faça aulas de informática no Espaço Terapêutico MP! As aulas são individuais e personalizadas! O professor vai ensinar apenas o que você quer e precisa aprender.

Confira os valores mensais na tabela abaixo!

Informações: 51.33116547

Você faz o seu horário!

Laura Traub

Page 12: Periódico MP Junho 2012

12Periódico MP

ESPAÇO MPO Espaço Terapêutico Márcia

Papaléo, a MP, foi criado para que todos os adultos maduros e pessoas da terceira idade possam trabalhar mente e corpo, num processo saudável de envelhecimento. Todo o trabalho realizado aqui nos últimos 8 anos, tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e saúde para as pessoas acima de 50 anos. Além de compartilhar experiências pessoais, afetivas, e fazer novas amizades, as pessoas adquirem crescimento interior, aprendizado e motivação.

Dispomos de um ambiente acolhedor, onde você se sente em casa. Nossa sala de espera tem uma biblioteca bem variada, onde os livros podem ser retirados pelos usuários do espaço. A sala de informática é espaçosa e agradável, com um computador para cada aluno, o que favorece um melhor aprendizado das aulas. A sala de Bate Papo é ampla, iluminada, bem decorada, muito acolhedora e aproxima todos

os integrantes dos grupos, que interagem ativamente nas reuniões. As terapias individuais ocorrem no consultório da Márcia, um espaço bem receptivo e reconfortante, te deixando bem à vontade para a conversa fluir.

Temos um jardim externo na casa, onde é possível ficar conversando com os colegas, tomar um chimarrão, ouvir o canto dos pássaros, admirar e curtir o jardim. Este ambiente nos transmite uma paz imensa, que até esquecemos que estamos no meio da cidade barulhenta. Ainda temos as duas salas para atividades físicas no Pátio MP, além do Brechó, e do nosso Brik em espaços independentes. Tudo isso integrado, faz da MP um verdadeiro Espaço Terapêutico, onde é possível passar horas agradáveis e recarregar as energias para o nosso dia a dia.

Venha conhecer o nosso espaço, visite a sede da MP. Será um prazer recebê-lo!

INFORMAÇÕES: 51. 33116547

Acompanhe-nos pelas redes sociais: Facebook/Orkut/Blog www.marciapapaleo.blogspot.com