perdendo a alegria de viver - :: portalquadrangular o estresse... · "o estresse é uma...

2
PERDENDO A ALEGRIA DE VIVER Identificando o estresse - I Reis 19.1-5 "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença" (Sl 42.5). 1. RECONHECENDO A "VERDADE" Nas últimas décadas, cada vez mais há pessoas que sofrem de estresse, afetando grande parte da população ativa, sendo um dos grandes males do séc. XXI. "O estresse é uma reação natural do organismo diante de um estímulo ou situação especial de tensão ou de intensa emoção, que pode ocorrer em qualquer pessoa, independentemente da idade, raça, sexo e situação sócio econômico". De acordo com alguns estudos, o estresse é responsável por mais de 60% dos diagnósticos das pessoas que procuram um médico. Isto significa que mais de 50% das pessoas ativas no mercado de trabalho tem suas funções prejudicadas pelo estresse. Os que lidam com pessoas, interagem com o público, encabeçam esta lista. Todos, sem exceção, estamos em algum estágio de estresse, esta é a pura verdade. Todo e qualquer desafio, ou frustração, toda alegria ou tristeza gera em cada um de nós um tipo de estresse que podemos dizer ser "positivo" - quando ao realizar algo nos faz felizes, ou “negativos” quando gera frustração e tristeza afetando nosso comportamento e nossa saúde (saúde não é ausência de enfermidade, mas sim o bem estar físico, psicossocial e também espiritual). Olhando para os capítulos l7, 18 e 19, entendemos que dois fatos concorreram para o estresse de Elias: · Desafios: profetas de Baal, a grande seca - oposição/frustração. · Ameaças: Jezabel - medo/angústia · Porque os pastores têm dificuldade de admitir o estresse em suas vidas? PARA DISCUTIR EM GRUPO Que nota você daria a você, nestes últimos tempos, num diagnóstico honesto sobre o estresse em sua vida? Qual a área que mais te deixa estressado? (família, ministério, trabalho secular, finanças, sexo, outros). Compartilhe com outros do grupo,tentando descobrir o por que. 2. IDENTIFICANDO OS SINTOMAS Dor de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, recolhimento, músculos doloridos ou mãos frias e úmidas podem ser alguns sintomas. Ele também pode ter manifestações mentais, físicas e sociais, perda ou aumento de apetite, exaustão, tristeza, insônia e sonolência, diminuição da capacidade de concentração e atenção. As causas comuns do estresse dependem da forma como cada pessoa reage a possíveis fatores da vida, como por exemplo: O estilo de vida levado, situações de traumas, divórcio, conflitos no trabalho ou em casa, sensação de insegurança, perda da estabilidade 1

Upload: hoanghanh

Post on 17-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PERDENDO A ALEGRIA DE VIVERIdentificando o estresse - I Reis 19.1-5

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença" (Sl 42.5).

1. RECONHECENDO A "VERDADE" Nas últimas décadas, cada vez mais há pessoas que sofrem de estresse, afetando grande parte da população ativa, sendo um dos grandes males do séc. XXI."O estresse é uma reação natural do organismo diante de um estímulo ou situação especial de tensão ou de intensa emoção, que pode ocorrer em qualquer pessoa, independentemente da idade, raça, sexo e situação sócio econômico".De acordo com alguns estudos, o estresse é responsável por mais de 60% dos diagnósticos das pessoas que procuram um médico. Isto significa que mais de 50% das pessoas ativas no mercado de trabalho tem suas funções prejudicadas pelo estresse. Os que lidam com pessoas, interagem com o público, encabeçam esta lista.Todos, sem exceção, estamos em algum estágio de estresse, esta é a pura verdade.Todo e qualquer desafio, ou frustração, toda alegria ou tristeza gera em cada um de nós um tipo de estresse que podemos dizer ser "positivo" - quando ao realizar algo nos faz felizes, ou “negativos” quando gera frustração e tristeza afetando nosso comportamento e nossa saúde (saúde não é ausência de enfermidade, mas sim o bem estar físico, psicossocial e também espiritual). Olhando para os capítulos l7, 18 e 19, entendemos que dois fatos concorreram para o estresse de Elias:

· Desafios: profetas de Baal, a grande seca - oposição/frustração. · Ameaças: Jezabel - medo/angústia

· Porque os pastores têm dificuldade de admitir o estresse em suas vidas?

PARA DISCUTIR EM GRUPO Que nota você daria a você, nestes últimos tempos, num diagnóstico honesto sobre o estresse em sua vida? Qual a área que mais te deixa estressado? (família, ministério, trabalho secular, finanças, sexo, outros). Compartilhe com outros do grupo,tentando descobrir o por que.

2. IDENTIFICANDO OS SINTOMAS

Dor de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, recolhimento, músculos doloridos ou mãos frias e úmidas podem ser alguns sintomas. Ele também pode ter manifestações mentais, físicas e sociais, perda ou aumento de apetite, exaustão, tristeza, insônia e sonolência, diminuição da capacidade de concentração e atenção.As causas comuns do estresse dependem da forma como cada pessoa reage a possíveis fatores da vida, como por exemplo: O estilo de vida levado, situações de traumas, divórcio, conflitos no trabalho ou em casa, sensação de insegurança, perda da estabilidade

1

econômica, morte de pessoas próximas, etc. Podemos compreender o estresse como tendo duas origens: Interna - origina-se na própria pessoa (seus pensamentos, modo de ver o mundo, nível de assertividade, ansiedade, reação à vida) e Externa: origina-se no ambiente promotor de traumas (acontecimentos como morte, divórcio, entre outros).Podemos compreender o estresse de duas maneiras: O estresse positivo, que nos leva à criatividade e o estresse negativo, que nos leva a uma postura pessimista e derrotista, frente aos nossos problemas e desafios.

· Analisando o texto bíblico: que sintomas nos fazem concluir que Elias estava

estressado?

PARA DISCUTIR EM GRUPO Na maneira como você é e reage, quais são os possíveis sintomas, acima mencionados, que poderão alertá-lo sobre o perigo de um estresse que o leve a uma depressão?

3. REAGINDO POSITIVAMENTE

1. Use seus recursos espirituais. Pergunte-se: 'Estou orando e estudando a Palavra? Minha vida devocional está indo bem?2. Anote num papel as situações estressantes de sua vida. Não deixe nada de fora. Podem ser conflitos pessoais, obrigações e outros assuntos que o estejam afligindo. Ore por cada item da lista e lance suas ansiedades sobre Jesus.3. Reexamine suas prioridades. As prioridades em nossas vidas devem ser (1) nosso relacionamento com Deus, (2) nosso relacionamento com a esposa e filhos e (3) nosso ministério.4. Faça mudanças. Quando examinamos todas as nossas responsabilidades e exigências de tempo, frequentemente vemos a necessidade de fazer algumas mudanças. Algumas responsabilidades podem ser delegadas a outras pessoas competentes. Outras podem ser adiadas ou mesmo canceladas. Se você está dominado pela abundância de ocupações de sua agenda, analise que compromissos podem ser mudados (Ex.18.18).

NO TRIO Compartilhe com seu trio, qual dos quatro passos acima você dará, efetivamente esta semana?

LIVROS RECOMENDADOSAprendendo a lidar com o estresse: Rogerio R. Zimpel,Editora Sinodal, 2005.Andando com o Tanque Vazio? : Wayne Cordeiro, Editora Vida

2