percurso pedagógico af7

2
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Percurso Pedagógico Anos Finais Formação EAPE Avaliação Formativa 7º encontro: 09/09/2013 ATENÇÃO: Esse encontro acontecerá nas UE (Fórum Local) em 18/09/2013. Objetivo: Compreender a amplitude da avaliação na dimensão escolar, bem como refletir acerca da avaliação formativa como parte do processo da aprendizagem. Acolhimento 30 minutos Chegada e assinatura da Ata de Frequência Conversa sobre as horas indiretas do curso (39 horas diretas e 21 horas indiretas = 60 horas). Resposta dos cursistas ao formulário “Avaliação em Processo – EAPE” Pretexto e reflexão 30 minutos Para terminar o encontro anterior: Visualização do vídeo TV Escola Série: Avaliação e Aprendizagem; vídeo 1 O que é a avaliação? 13’37” (Videoteca Central DVD nº 0212 Educação). Para o encontro de hoje Visualização do vídeo TV Escola Série: Avaliação e Aprendizagem; vídeo 2 Ciclo de Aprendizagem e Avaliação 16’00” (Videoteca Central DVD nº 0212 Educação). Prova de matemática: que nota você dará para este estudante? Por quê? Questões norteadoras: Quais as metodologias de avaliação mais utilizadas na sua escola? Como são elaborados os critérios de avaliação na sua escola? Quem participa dessa elaboração? Como, quando e para quem são apresentados os resultados dessa avaliação? Lembrando: Independente das ferramentas utilizadas, o que muda, na avaliação formativa, é a perspectiva e o olhar sobre a avaliação; o foco é a aprendizagem e não a nota. A avaliação é o acompanhamento do processo de construção do conhecimento. Cada formador/a utilizará a estratégia mais favorável ao seu grupo. Estudando e Debatendo o tema 50 minutos Para terminar o encontro anterior: Estudo do tema Avaliação Formativa a partir da leitura coletiva e debate do texto impresso. Textos de referência: A Avaliação Formativa no contexto da sala de aula; Maísa Brandão Ferreira. Para o encontro de hoje: Explanaçãode várias metodologias e ferramentas de avaliação a partir dos slides produzidos pela equipe. Estudo do tema Avaliação Formativa textos de referência: A avaliação formativa como utopia promissora (condensação do livro A avaliação desmistificada, Charles Hadji) Prática Pedagógica e Avaliação Formativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prof. Dr. Erisevelton Silva Lima Avaliar para ensinar melhor, Denise Pellegrini Revista Nova Escola.

Upload: roberto-costa

Post on 21-Jul-2015

204 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Percurso pedagógico af7

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Percurso Pedagógico – Anos Finais

Formação EAPE – Avaliação Formativa

7º encontro: 09/09/2013

ATENÇÃO: Esse encontro acontecerá nas UE (Fórum Local) em 18/09/2013. Objetivo: Compreender a amplitude da avaliação na dimensão escolar, bem como refletir acerca da avaliação formativa como parte do processo da aprendizagem.

Acolhimento 30 minutos

Chegada e assinatura da Ata de Frequência

Conversa sobre as horas indiretas do curso (39 horas diretas e 21 horas indiretas = 60 horas).

Resposta dos cursistas ao formulário “Avaliação em Processo – EAPE”

Pretexto e reflexão 30 minutos

Para terminar o encontro anterior:

Visualização do vídeo TV Escola – Série: Avaliação e Aprendizagem; vídeo 1 – O que é a avaliação? – 13’37” (Videoteca Central – DVD nº 0212 – Educação).

Para o encontro de hoje

Visualização do vídeo TV Escola – Série: Avaliação e Aprendizagem; vídeo 2 – Ciclo de Aprendizagem e Avaliação – 16’00” (Videoteca Central – DVD nº 0212 – Educação).

Prova de matemática: que nota você dará para este estudante? Por quê? Questões norteadoras:

Quais as metodologias de avaliação mais utilizadas na sua escola?

Como são elaborados os critérios de avaliação na sua escola?

Quem participa dessa elaboração?

Como, quando e para quem são apresentados os resultados dessa avaliação?

Lembrando: Independente das ferramentas utilizadas, o que muda, na avaliação formativa, é a perspectiva e o olhar sobre a avaliação; o foco é a aprendizagem e não a nota. A avaliação é o acompanhamento do processo de construção do conhecimento.

Cada formador/a utilizará a estratégia mais favorável ao seu grupo.

Estudando e Debatendo o tema 50 minutos

Para terminar o encontro anterior:

Estudo do tema Avaliação Formativa a partir da leitura coletiva e debate do texto impresso. Textos de referência: A Avaliação Formativa no contexto da sala de aula; Maísa Brandão Ferreira. Para o encontro de hoje:

Explanaçãode várias metodologias e ferramentas de avaliação a partir dos slides produzidos pela equipe.

Estudo do tema Avaliação Formativa – textos de referência: A avaliação formativa como utopia promissora (condensação do livro A avaliação

desmistificada, Charles Hadji) Prática Pedagógica e Avaliação Formativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental,

Prof. Dr. Erisevelton Silva Lima Avaliar para ensinar melhor, Denise Pellegrini – Revista Nova Escola.

Page 2: Percurso pedagógico af7

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A avaliação deve orientar a aprendizagem – Revista Nova Escola.

Aplicando ao 3º Ciclo 60 minutos

Dinâmica1: Divisão dos cursistas em vários grupos para o estudo do texto dividido em várias partes. Cada grupo fará discussão e, depois, apresentará sua discussão ao grande grupo. Texto de referência: A Avaliação Formativa como Utopia Promissora; Charles Hadji.

Dinâmica 2: Prova de matemática: entregar a prova para todos os cursistas, solicitar que eles corrijam a prova e, depois, tecer comentários sobre as formas diferenciadas de avaliação desta prova. Dinâmica 3: Estudo e debate dos textos: Prática Pedagógica e Avaliação Formativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prof. Dr.

Erisevelton Silva Lima. Avaliar para ensinar melhor, Denise Pellegrini – Revista Nova Escola. Este texto deverá ser

dividido em dois subtextos – 1. Até o tópico “Um Alerta (inclusive). 2. A partir do tópico “Maria de Lourdes: envolvendo os alunos na própria avaliação” até o final.

A avaliação deve orientar a aprendizagem – Revista Nova Escola Os cursistas serão divididos em quatro grupos. Cada grupo receberá um texto (ou uma parte do segundo texto). Deverão ler, debater, tirar os pontos principais e apresentar para os outros grupos.

Avaliando 10 minutos

A cargo de cada formador/a

Ampliando conhecimentos

BATISTA, C. O. Reflexões sobre avaliação. Texto. CARVALHO, L. M. O. de e MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a auto-formação de professores. Texto. ESTEBAN, M. T. e SAMPAIO, C. S. Diferença, Alteridade e Aprendizagem: desafios infantis ao saber docente. Texto. FERREIRA, M. B. A avaliação formativa no contexto da sala de aula. – Texto. FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educ. Soc., Campinas, vol 28, n. 100 – Especial, p. 965-987, out. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> GEPA (org.). Lições de avaliação. Tema: As avaliações externas na educação básica e sua articulação com a avaliação praticada na escola. Brasília, Universidade de Brasília, Número 3, mai 2009. Texto. HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. LUCKESI, C. C. Prática escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. Texto. PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor. In: Revista Nova Escola, Jan 2003. Texto. REVISTA NOVA ESCOLA. A avaliação deve orientar a aprendizagem. Jan 2009. Texto. SÁ EARP, M. de L. Centro e periferia: um estudo sobre a sala de aula. – Texto. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento – Livro 1. Versão para Validação, Brasília, Fevereiro de 2013. p. 65-72. VILLAS BOAS, B. M. de F. A avalição na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007, Módulo III, 77 p.