peixe-voador

23
Peixe-voador

Upload: tatidurao

Post on 03-Jul-2015

1.404 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Peixe-voador

Peixe-voador

Page 3: Peixe-voador

O peixe-voador (Exocoetus volitans) é um peixe teleósteo beloniforme da família dos exocetídeos, geralmente pelágico, de distribuição circuntropical, muito capturado em várias regiões.

A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. Também é conhecida pelos nomes de cajaleó, cajaléu, coió, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo.

Page 4: Peixe-voador

Quando o peixe-voador salta para fora d'água para "voar" ele pode atingir uma altura de 6 metros e planar por uma distância de 90 metros.

Recentemente uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha. O peixe voador habita a água salgada, é encontrado em todos os oceanos e tem reproducão interna.

Page 5: Peixe-voador

O peixe-voador (Exocoetus volitans) surgiu a mais de 220 milhões de anos e é considerado um peixe pelágico, ou seja, peixe que passa boa parte do seu tempo de vida nadando sobre a coluna da água, como as baleias e golfinhos que muitas vezes vão à superfície.

A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento e tem corpo alongado e nadadeiras que parecem asas. O Canal de TV japonês NHK filmou um vôo real deste peixe de aproximadamente 45 segundos, o que é considerado o vôo mais longo já gravado da espécie marinha.

Page 6: Peixe-voador
Page 7: Peixe-voador

O peixe voador tem o curioso hábito de saltar fora da água e planar por curtos espaços, graças a rápida movimentação da barbatana caudal, que age como motor de propulsão na decolagem.

Se já é estranho observarmos cobras, lagartos e rãs voadoras; imagine então um peixe-voador. Parece algo insólito mas existe!

O acrobata dos mares a que se referimos é o peixe-voador (Exocoetus volitans), espécie que alcança 30 cm de comprimento e vive em águas pouco profundas – com até 20 metros. Esses excêntricos peixes se alimentam exclusivamente de pequenos animais que vivem em suspensão nas águas (zooplâncton).

Page 8: Peixe-voador

Os peixes-voadores são extremamente cobiçados por diversos predadores do oceano, tais como: golfinhos, tubarões e peixes maiores. E justamente por figurarem no cardápio dessas espécies, eles desenvolveram como técnicas de defesa o curioso hábito de emergirem e planarem. Tal vôo só é possível graças as barbatanas peitorais muito desenvolvidas. Dessa maneira ao movimentar rapidamente a barbatana caudal para a direita e para a esquerda, o peixe ganha força para decolar. No ar, abre ao máximo as barbatanas e plana acima da superfície do mar por curtas distâncias.

Page 9: Peixe-voador

Uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar durante 45 segundos, no que pode ser o vôo mais longo já gravado da espécie marinha.

Peixe-voador plana no ar por 45 segundos

Page 11: Peixe-voador

Peixe-voador foi filmado pela equipe ao lado do barco, que navegava a 30 km/h

A filmagem foi feita pela equipe de TV de um navio que estava se locomovendo a cerca de 30 km/h.

O peixe foi visto voando ao lado do navio, ocasionalmente encostando seu rabo na água quando perdia altitude.

De acordo com o Centro de Agricultura, Floresta e Pescaria em Ilhas Remotas do Japão, o tempo de 45 segundos bate o recorde do tempo anterior, de 42 segundos, registrado por um pesquisador americano nos anos 20, e deve estar próximo do limite físico do peixe, já que a respiração braquial é impossível no ar.

Page 12: Peixe-voador

  Os peixes voadores vivem em cardumes em todos os

mares quentes e temperados. Ao contrário de 2 espécies de peixes tropicais de água doce que parecem bater suas asas, o peixe-voador dos oceanos plana. O corpo afilado, parecido com o do arenque, tem grandes barbatanas peitorais. Estas ficam dobradas quando o peixe nada, e só a cauda é usada.

    Nadando a uma velocidade que alcança 29 km por

hora, o peixe sai da água até botar a metade de seu corpo. Nesse momento abre as "asas" e golpeia a água rapidamente com a cauda. Em um segundo alcança a velocidade de decolagem, entre 48 e 88 km por hora. Inicia então um planeio que chega a durar dez segundos e se estende de 1 a 400 m. O único problema é que durante o vôo ele pode ser apanhado por uma ave marinha.

Page 13: Peixe-voador
Page 14: Peixe-voador
Page 15: Peixe-voador
Page 16: Peixe-voador
Page 17: Peixe-voador
Page 18: Peixe-voador
Page 19: Peixe-voador
Page 20: Peixe-voador
Page 21: Peixe-voador
Page 22: Peixe-voador
Page 23: Peixe-voador

COMPONENTES

Bruna Marlane e Tatiane Santos