pé da letra_esposende_ed04

8
Treinamento e muita dedicação da equipe de migração da Paquetá Unificação de sistemas de Varejo Publicação interna da Paquetá Calçados Varejo NE Esposende Jul | Ago | Set • nº 4 Marcos Godoy – Gerente Comercial / Rogerio Reckziegel – Analista de Controle de Processos/ Vagner Antunes – Coordenador de Processos e Remanejo / Tarcila Dos Santos Dias – Instrutora de Treinamento do RH / Bruno Braga – Gerente Crédito e Cobrança / Uilian Alan de Lima – Assistente de Crédito/ Anibal de Melo – Gerente Informática

Upload: azure-publicacoes

Post on 22-Feb-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Pé da Letra_Esposende_ed04

Treinamento e muita dedicação da equipe de migração da Paquetá

Uni�caçãode sistemas de

Varejo

Publicação interna da Paquetá Calçados • Varejo NE • Esposende • Jul | Ago | Set • nº 4

Marcos Godoy – Gerente Comercial / Rogerio Reckziegel – Analista de Controle de Processos/ Vagner Antunes – Coordenador de Processos e Remanejo / Tarcila Dos Santos Dias – Instrutora de Treinamento do RH / Bruno Braga – Gerente Crédito e Cobrança / Uilian Alan de Lima – Assistente de Crédito/ Anibal de Melo – Gerente Informática

Page 2: Pé da Letra_Esposende_ed04

A Paquetá ousa e lança um projeto grandio-so de migração dos sistemas que integram o varejo da Emresa. A unificação é sinônimo de segurança e maiores limites de crédito para o cliente, além de podermos oferecer em uma segunda etapa, os melhores serviços financei-ros, tais como seguros e crédito pessoal.

A contínua expansão da rede e a base sólida de clientes deu ânimo para que enfrentásse-mos os desafios com a mudança dentro de uma área que é responsável por mais de 50% da venda da empresa, que é o crediário. Tudo foi muito pensado, planejado e executado por vários profissionais, das Regiões Sul e Nordeste.

Uma operação desse tamanho, a médio e lon-go prazo, trará muitos ganhos para a empresa. E foi muito importante contarmos com profis-sionais conscientes desse benefício, que vesti-ram a camisa para integrar a equipe de Unifica-ção. Sem eles essa mudança não ocorreria de forma natural e sem grandes impactos.

Os desafios da implantação do sistema eram grandes, mas estamos passando por ele. Agora, temos um outro, não menos importante: bater as metas neste trimestre final. Elas já estão es-tabelecidas e foram apresentadas na Conven-ção de Vendas 2012, bem como as premiações. Mais uma vez estaremos juntos para realizar um fim de ano próspero e com metas batidas. Contamos com cada um de vocês para isso.

Um excelente fim de ano a todos!

A Direção

Além dos benefícios mentais, motores e sociais, a relação com um instrumento musical pode ser uma alternativa para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia. As vantagens que a música traz para a saúde são indiscutíveis e nunca é tarde para começar.

Rodrigo Walfrido, da equipe de TI, toca cavaquinho desde 96, e já passou por diversas bandas no Recife. Por tocar num grupo de MPB conseguiu bolsa na universidade para fazer o curso de engenharia química. “Tocar um instrumento ajudou a me inserir em grupos de amigos e até hoje serve como uma válvula de escape. Sempre que preciso relaxar, pego meu cavaquinho e toco”, explica.

Existem diversos vídeos na internet que ensinam, passo a passo, como tocar músicas no instrumento escolhido. Rodrigo fez a busca na web, e aprendeu de forma autodidata, a desenvolver a habilidade. “O que importa é ter afinidade pelo instrumento, pode ser violão, guitarra, violino, saxofone, flauta doce ou cuíca. É no que mais te faz bem que você deve investir tempo e dedicação”, dá a dica.

Pé da Letra é uma publicação da Esposende/Paquetá, dirigida ao público interno e com circulação restrita. Coordenação: Carlos Moraes – Gerente de RH da Esposende, Paulina Teixeira – Psicóloga e Ana Carolina Escorel - Psicóloga | Revisão: Marketing da Esposende – Eliana

Muller e Vanusia Leite | Realização: Dupla Comunicação www.duplacom.com.br | Jornalista responsável: Michele Cruz – DRT – 3147-PE | Edição: Andréa Xavier | Reportagens: Fernanda Lima e Jaeny Nascimento | Diagramação: Azuré Publicações | Fotos: Antônio Henrique

Quer sugerir outras matérias? Escreva para [email protected]

expediente

diretoao ponto

boa

dica

Aprender a tocar um

instrumento musical

é para todos

Page 3: Pé da Letra_Esposende_ed04

3

Em clima festivo, a Esposende inaugurou duas novas lojas. As equipes já cortaram as fitas, soltaram os balões e agora estão prontos para celebrar o sucesso das unidades. Confira:

É dia de festa

Loja 875 • Alecrim • CEInaugurada no dia 20 de julho de 2012

Loja 872 • Cavaleiro • PEInaugurada no dia 30 de agosto de 2012

Evitar despesas desnecessárias, gerir investi-mentos, realizar pagamentos, controlar o orça-mento, apoiar a logística de malotes de docu-mentos entre as lojas e a administração. Essas são algumas das atividades desempenhadas pela Controladoria. “Nós costumamos dizer que aqui é o disque 102, pois estamos sempre prontos para resolver os problemas”, brinca o assessor financeiro, Tércio Domingues.

Cada profissional tem um papel importante. O analista financeiro, por exemplo, é respon-sável pela auditoria. Ele recebe as contas, cui-da da contabilidade e testa a eficiência do controle financeiro. Na outra ponta, vêm três auxiliares de escritório, que controlam a docu-mentação e o fechamento do caixa da loja. Um outro apoia na organização das contas a pagar e no registro das despesas na contabilidade. Um auxiliar administrativo cuida dos custos e os processos cíveis dos clientes. O segundo tem o controle dos contratos de aluguéis e da prestação de serviço. Já o contínuo, que é um office-boy, distribui os malotes internos e exe-cuta serviços externos.

Para modernizar o setor, a Esposende automa-tizou os procedimentos de controle, que antes eram feitos de forma manual. Outra novidade é a padronização do sistema, ocorrida com o projeto de unificação Paquetá.

De olho nos gastos

cara

nov

a

cont

rola

doria

Page 4: Pé da Letra_Esposende_ed04

Pé da Letra • Jul | Ago | Set • nº 4ca

pa

Unindo o que é

tudo ficabom

melhor

4

Toda a Esposende está passando por um momento de mudança que vai facilitar a vida dos consumidores que utilizam o crediário da empresa e tornar mais segura a aprovação e análise do crédito pelas lojas. Eles poderão usufruir das vantagens do crediário em todas as unidades do varejo Paquetá, que inclui a Esposende, Paquetá, Gaston e Paquetá Esportes, no Brasil inteiro. Para que um projeto desse tamanho acontecesse, uma estrutura gigantesca de treinamento foi montada.

Page 5: Pé da Letra_Esposende_ed04

Pé da Letra • Jul | Ago | Set • nº 4

Em aproximadamente 20 dias, foram treinados para a migração mais de 400 caixas e crediaristas, além de mais de 100 gerentes e coordenadores. Foi necessário muito trabalho. “As pessoas são fundamentais para o suces-so de qualquer coisa. Se não tivéssemos profissionais comprometidos nada daria certo”, afirma o gerente de crédito e um dos integrantes da equipe de migração, Bruno Braga. Vários profissionais das mais diversas áreas da empresa, tanto do Sul quanto do Nordeste, participa-ram desse projeto.

A necessidade da unificação tem como principal fator o crescimento acelerado da empresa que já conta com mais de 160 lojas espalhadas por diversos estados do Brasil. A rede investiu num sistema moderno que desse mais inteligência e qualidade na concessão de crédito, sempre com maiores limites e outros serviços agrega-dos. “A unificação de bases de clientes e sistemas é natu-ral e necessária para uma empresa do porte da Paque-tá. É inimaginável pensarmos que até ontem as bases não se enxergavam e os clientes de ambos os lados não aproveitavam de todas as facilidades de crédito nacio-nalmente,” ressalta o gerente de crédito.

Todos os profissionais envolvidos tiveram grande con-tribuição no processo. Sempre a disposição e com sor-riso no rosto para que toda a operação passe sem ne-nhum trauma e que os clientes não percebam nenhuma diferença inicial.

5

Em cima: Tallita Soleane Silva (Crediarista – 821) | Monique Joana Pereira da Silva (Gerente de Loja – 802) | Luciene Maria de Carvalho Bandeira (Crediarista – 803) Gidione Nunes da Silva (Coordenadora de Crédito – 899) | Bruno Braga / Liviane Souza de Moura Colares (Gerente de Loja – 810) | Marcia Maria Alves Andrade (Coordenadora de Crédito – 831) | Luciana Gomes de Andrade (Trainee – 812).

Embaixo: Camila Regina da Silva (Crediarista – 804) | Maria Eduarda de Lima Silva (Crediarista – 820) | Andreza Cristina dos Santos (Crediarista – 825) | Dayse Katarina Tavares da Silva (Coordenadora de Crédito – 843) | Dayse Geraldo dos Santos (Crediarista – 838).

Page 6: Pé da Letra_Esposende_ed04

Luzes da PrimaveraSetembro é o mês que traz a primavera. É quando deixamos para trás a época das chu-vas e os dias de pouca luz. Os termômetros vão subindo, nossa alegria se renova. As co-res e as manhãs da estação nos trazem uma prévia das luzes e cores do final de ano.

Nesta época, damos os primeiros passos para as vendas do último trimestre. Os pla-nos e as metas estão definidos, e com cer-teza todas as nossas equipes já começam a sentir um pulsar diferente, um encantamen-to, que é a chegada do final de ano em nos-sas lojas.

Motivação é a palavra, traduzida em ação da força existente em nós, impulsionando cada um, na busca do que queremos ter ou ser. Ela está sempre viva no espírito dos que fa-zem a empresa. Somos assim, prontos para os desafios, para as grandes vitórias.

Convidamos todos a nos ajudar na tare-fa especial de construir as equipes para o extra-natal. Apresentem amigos, parentes, divulguem as oportunidades, participem! Teremos muitas vagas e vamos reforçar com qualidade todas as equipes.

Se perguntarem se podemos vencer esses desafios, atingir metas que compensem as dificuldades que passamos nos últimos me-ses, respondam sem medo: SIM, NÓS PODE-MOS!

Que venha então, mais essa guerra, pois nós venceremos!

Carlos Moraes Gerente de RH

pra

você

6

Em frenteA arte dedesenvolver

talentosO sonho de garantir um futuro promis-sor é desejado por muitos jovens. Mas, encontrar a oportunidade certa é um desafio.E o Programa Jovem Aprendiz faz a diferença. Atualmente, são 114 pessoas contratadas, de 16 e 17 anos, com chance de crescimento profissio-nal na empresa.

Juliana Alves é um exemplo de Aprendiz que cresceu na Esposende. “Já fui ven-dedora, caixa, crediarista e agora sou coordenadora. Cresci muito aqui den-tro e espero continuar desenvolvendo minhas habilidades”, revela. Outro que ganhou destaque entre os colegas é o coordenador Joanes Lima. “Para crescer profissionalmente, basta trabalhar com responsabilidade”, afirma.

Para a aprendiz, Marcela Maria da Cos-ta, 16 anos, esta oportunidade é fun-damental para adquirir experiência e complementar o aprendizado. “Estava em casa só estudando, quando decidi trabalhar. Pedi o apoio do meu tio Elcio, que é gerente na Esposende, e fui indi-cada para participar dos testes”, diz.

O processo seletivo, preferencialmente, realiza-se através dos funcionários. Eles podem indicar filhos, sobrinhos, primos ou outro parente para serem avaliados. Os pré-selecionados participam de tes-tes e entrevistas. Em seguida, os apro-vados fazem a matrícula no Senac onde realizam cursos para se aperfeiçoarem e começam a trabalhar na empresa.

Elcio de Souza (Loja 842) e Marcela Alves (Loja 854)

Juliana Alves (Loja 803) Joanes dos Santos (Loja 841)

Page 7: Pé da Letra_Esposende_ed04

Pé da Letra • Jul | Ago | Set • nº 4

7

bons

ex

empl

os

O mercado hoje, mais do que nunca, exige pes-soas que atendam as novas demandas do mun-do globalizado e competitivo. Mas velhos hábi-tos nunca saem de moda. Comprometimento, cordialidade e competência ainda fazem a di-ferença no universo corporativo. Miguel Soares, gerente da loja 820, é um exemplo de que co-locar paixão é o “algo a mais” que faltava para o reconhecimento de um bom trabalho.

Sempre envolvido e interessado no que faz, ele mantêm os clientes assíduos e fiéis. “O cliente vem em primeiro lugar e de certa forma ele é o nosso patrão. Por isso, procuro tratá-lo com o maior respeito e disposição para atendê-lo da melhor maneira possível”, conta.

Seu Miguel, como é tratado pelos colegas, dá uma dica sobre como agradar o consumidor. “Quando entram aqui na loja, procuro observar o estilo da pessoa e mostrar outras opções de produtos, além do que foi solicitado. Além de agregar valor à compra, ganho a simpatia do cliente para que retorne futuramente”, revela.

são os segredos para um bom atendimento

Dedicação ecordialidade

A maior parte das pessoas que chegam, à unidade da Rua da Palma, a procura do Seu Miguel, é idosa. Com paciência e gentileza o gerente atende a cada um buscando ofere-cer calçados confortáveis para os pés já cansa-dos. “Para mim é gratificante realizar esse tipo de venda. Fico com a sensação de dever cum-prido.”

“O cliente vem em primeiro lugar e de certa forma ele é o nosso patrão. Por isso, procuro tratá-lo com o maior respeito e disposição para atendê-lo da melhor maneira possível”. 7

plus

Esposende lança nova campanhaMatheus Solano, que interpreta o personagem Mundinho Falcão, em Gabriela, da TV Globo, deu um tempinho nas gravações da série para participar da campanha “Fim de Ano Premiado Esposende”. A cada cinqüenta reais em compras, os clientes concorrem a dez prê-mios de cinco mil reais e dez ta-blets para os filhos. Usando o car-tão EsposendCard o consumidor tem o dobro de chance de ganhar. Fique ligado!

Page 8: Pé da Letra_Esposende_ed04

8

Selos, moedas, papel de carta, cartão postal, chaveiro, canetas, bonecas, carros em miniatura, álbum. Na infância ou na fase adulta, temos mania de colecionar ob-jetos. Na próxima edição vamos mostrar a coleção de alguns dos nossos colegas. Você também é um colecionador? Conte pra gente através do email [email protected] ou fale com o seu gerente. As fotos e as histórias serão publicadas na próxima edição do Pé da Letra. Participe!

em comum

próx

ima

ediç

ãoPé da Letra • Jul | Ago | Set • nº 4

Sabe aquela viagem dos sonhos que você não cansa de falar nos mínimos detalhes? Com-partilhar esses momentos é uma forma de revivê-los. Veja algumas dicas de lugares que os colegas conheceram e, quem sabe, não é o próximo destino das suas férias?

Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco

Andreia Padilha Cavalcante Supervisora de Obras – loja 899

“O lugar mais lindo que meus olhos já tiveram o privilégio de ver! Realmente é um pedacinho de paraíso na terra. Voltarei lá um dia...”

Elevador Lacerda – Salvador/ BA Rosângela Gomes Analista de Pessoal Sr. – Loja 899

O Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à alta, em Salvador é o destino de muitos turistas. O local também foi escolhido pela analista pessoal, Rosângela Gomes, em temporada na capital baiana. “Fiquei impressionada com a presença forte da cultura afro na cidade.”

F

Cascata do Caracol, Canela –RS Ivanildo Vasconcelos Gerente de Loja– Loja 838

“Não é sempre que se fazem bodas de prata. Em comemoração a essa data tão importante e a minha vontade de conhecer o Sul do país, fui com minha esposa conhecer Gramado e Canela.”

HOTEL

Igreja Matriz de São Pedro, Gramado – RS Paulina Teixeira Psicóloga – Loja 899

“Tinha ido a Porto Alegre a trabalho, e no dia que estava livre resolvi ir sozinha para Gramado. Foi quando conheci a igreja Matriz de São Pedro, que fica bem no centro da cidade. Fiquei encantada com tudo por lá.”

Paraíso, Suape/PE Luciana Karla Operadora de Cobrança – Loja 899

“Me surpreendi quando cheguei à praia do Paraíso, em Suape, Pernambuco. O lugar é pouco divulgado no Estado e muito agradável. Realmente o paraíso existe e fica a algumas horas do Recife. Recomendo a todos.”

Martins – RN Carlos Moraes Gerente de RH– Loja 899

“Certa vez vi uma reportagem sobre as serras de Martins no Rio Grande do Norte e logo me deu vontade de conhecer o lugar. O clima de serra e frio é um convite pra quem prefere as temperaturas mais amenas. Pra quem aprecia fondue, a cidade é repleta de festivais gastronômicos.”