pavimentos intertravados

4
    P    R   Á    T    I   C   A    R    E   C   O    M    E    N    D   A    D   A    P    R   -    2 Confinamentos Estas “Práticas Recomendadas” destinam-se a profissionais capazes de avaliar a significância e as limitações do seu conteúdo e têm como objetivo servir de apoio às obras de pavimentação com blocos pré-moldados de concreto. Não substituem e nem dispensam o projeto de pavimentação que deverá ter, no mínimo, o dimensionamento do pavimento para as condições dadas e as especificações de materiais e execução. Embora tenham sido tomadas as devidas precauções para que delas constem informações atualizadas e corretas sobre o assunto e forneçam resultados precisos, a Associação Brasileira de Cimento Portland exime-se de toda e qualquer responsabilidade quanto ao emprego dos princípios aqui estabelecidos e dos resultados obtidos, a qual é do próprio usuário. PR - 2 -  CONFINAMENTOS 1    F   a   s   c    í   c   u    l   o   s    C   o    l   e   c    i   o   n    á   v   e    i   s 1 - Confinamentos O pavimento intertravado deverá obrigatoriamente ter contenções laterais que evitem o deslizamento dos blocos, seja pelos procedimentos de compactação durante a construção seja pelo trá- fego durante sua vida útil, mantendo a continuida- de da camada de blocos de concreto evitando a separação entre eles e a perda do intertravame nto. O confinamento é, portanto, parte fundamental do pavimento intertravado. Há dois tipos de confinamento: o externo, que ro- deia o pavimento em seu perímetro (normalmente sarjetas e meios-fios) e o interno, que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocas- de-lobo, canaletas, jardins etc). Devem ser construídos antes do lançamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma “caixa”, cujo fundo é a superfície compactada da base e as paredes são as estruturas de confinamento. Figura 1 - Confinamento externo (meio-fio) Figura 2 - Confinamentos internos

Upload: rafaelbf3

Post on 21-Jul-2015

26 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

A A C AD TI ND E 2 PR M O R EC P R

ConfinamentosEstas Prticas Recomendadas destinam-se a profissionais capazes de avaliar a significncia e as limitaes do seu contedo e tm como objetivo servir de apoio s obras de pavimentao com blocos pr-moldados de concreto. No substituem e nem dispensam o projeto de pavimentao que dever ter, no mnimo, o dimensionamento do pavimento para as condies dadas e as especificaes de materiais e execuo. Embora tenham sido tomadas as devidas precaues para que delas constem informaes atualizadas e corretas sobre o assunto e forneam resultados precisos, a Associao Brasileira de Cimento Portland exime-se de toda e qualquer responsabilidade quanto ao emprego dos princpios aqui estabelecidos e dos resultados obtidos, a qual do prprio usurio.

1 - ConfinamentosO pavimento intertravado dever obrigatoriamente ter contenes laterais que evitem o deslizamento dos blocos, seja pelos procedimentos de compactao durante a construo seja pelo trfego durante sua vida til, mantendo a continuidade da camada de blocos de concreto evitando a separao entre eles e a perda do intertravamento. O confinamento , portanto, parte fundamental do pavimento intertravado. H dois tipos de confinamento: o externo, que rodeia o pavimento em seu permetro (normalmente sarjetas e meios-fios) e o interno, que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocasde-lobo, canaletas, jardins etc). Devem ser construdos antes do lanamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma caixa, cujo fundo a superfcie compactada da base e as paredes so as estruturas de confinamento.

Fascculos Colecionveis

Figura 1 - Confinamento externo (meio-fio)

Figura 2 - Confinamentos internos

PR - 2 - CONFINAMENTOS

1

PAVIMENTOS INTERTRAVADOS - PRTICAS RECOMENDADAS

Os confinamentos podem estar no nvel da superfcie do pavimento ou acima dele. A condio ideal que o confinamento seja de parede vertical no contato com os blocos intertravados. Devero ser de concreto de boa qualidade e bem acabados. Por essa razo, desejvel que se-

jam pr-moldados ou moldados no local, devendo ser normalmente fabricados com concreto de resistncia caracterstica compresso simples (fcK), medida aos 28 dias de idade, igual ou superior a 25 MPa.

Figura 3 - Colocao de confinamento externo (meio-fio)

Devem estar firmes, sem que corram o risco de desalinhamento, e com altura suficiente para que penetrem na camada de base. Quando o confinamento interno estiver junto a um dispositivo de drenagem do pavimento, devero ter paredes drenantes, ou seja, atravessadas por tubos de 12 mm de dimetro a cada 25 cm, colocados ao nvel da camada de areia de assentamento dos blocos, tomando-se o cuidado de proteg-los com uma manta para evitar a fuga da areia.Figura 4 - Confinamento externo (meio-fio e sarjeta)

2

PR - 2 - CONFINAMENTOS

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTOS INTERTRAVADOS - PRTICAS RECOMENDADAS

Fascculos Colecionveis

Figura 5 - Confinamento externo (meio-fio)

No encontro do pavimento intertravado com outro tipo de pavimento ou com uma via sem pavimentao, dever ser construda uma viga de confinamento, de concreto, com largura mnima de 15 cm e altura suficiente para penetrar, no mnimo, 20 cm abaixo da camada de areia de assentamento dos blocos. No caso de construo do pavimento por faixas,

devem-se construir confinamentos longitudinais que podem ser definitivos ou provisrios. Os definitivos tero as mesmas caractersticas das vigas de concreto construdas nos encontros com outros tipos de pavimentos; os provisrios podero ser constitudos por um caibro de madeira rgido ou perfil de ao, que vai sendo retirado medida que a colocao dos blocos avana.

PR - 2 - CONFINAMENTOS

3

PAVIMENTOS INTERTRAVADOS - PRTICAS RECOMENDADAS

Av. Torres de Oliveira, 76 05347-902 So Paulo - SP Informaes: 0800-555776 [email protected] www.abcp.org.br

4

PR - 2 - CONFINAMENTOS

Fascculos Colecionveis