patrimonios da humanidade

12
Patrimônio da Humanidade

Upload: fernanda-campos

Post on 29-Dec-2014

310 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Patrimonios da Humanidade

Patrimônio da

Humanidade

Page 2: Patrimonios da Humanidade

O Que é um Patrimônio da Humanidade?

• Um patrimônio pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Page 3: Patrimonios da Humanidade

Quais são os instrumentos de proteção e preservação dos Patrimônios?

• As formas de proteção desses bens são distintas: para bens de natureza material como igrejas, casas, palácios, obras de arte, sítios arqueológicos e acervos documentais, utiliza-se o Tombamento.

Page 4: Patrimonios da Humanidade

• Para os de natureza imaterial, como celebrações, danças, lugares e formas de expressão, utiliza-se o Registro. Ambos os instrumentos são implementados pelo Poder Público em nível municipal, estadual e federal.

Page 5: Patrimonios da Humanidade

Porém não são esses os únicos meios de reconhecer e preservar nosso Patrimônio. Existe uma série de medidas pelas quais podemos preservar nossa cultura. Elas vão desde pesquisas e inventários até a vontade individual ou coletiva de preservar o Patrimônio, objetivando garantir sua existência para as gerações futuras.

Page 6: Patrimonios da Humanidade

Quais são os Órgãos responsáveis pelo tombamento ?

• Mundial

UNESCO

Unesco é a sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A Representação da UNESCO no Brasil é um escritório nacional da região da América Latina. Seu principal objetivo é auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as estratégias acordadas entre os Estados Membros da UNESCO.

Page 7: Patrimonios da Humanidade

• Federal

 IPHAN

A sigla significa Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foi criado em 1937 como Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN. É uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, na esfera do Governo Federal, responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Page 8: Patrimonios da Humanidade

• Estadual de São Paulo

CONDEPHAAT 

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo. Nessa categoria se encaixam bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais, bens imateriais, dentre outros.

Page 9: Patrimonios da Humanidade

• Consideração do Município pelo Estado

O CONDEPHAAT tem tombamentos de patrimônio histórico, além da capital, em municípios do interior paulista. A abrangência é ampla, mas ainda assim são apenas 90 (incluindo a capital) dos 645 municípios do total do Estado, ou aproximadamente 14%. É um fato que torna ainda mais relevante a intervenção do município na questão.

Page 10: Patrimonios da Humanidade

Exemplo de Patrimônio

• Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava /SP

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi fundado em 1963, quando o governo do Estado de São Paulo considerou-o de utilidade pública através do Decreto-Lei no 42.254. O Museu surgiu de uma coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas por Roberto Eduardo Lee, desde 1948.

Page 11: Patrimonios da Humanidade
Page 12: Patrimonios da Humanidade

Fontes: • http://www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.

br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=11

 • http://www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_hi

storico.htm • http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuit

em.fe8f17d002247c2c53bbcfeae2308ca0/?vgnextoid=84fc343c80f37210VgnVCM1000002e03c80aRCRD

 • http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT6

11093-1716-7,00.html • http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materi

as/anteriores/edicao43/materia01/