pastoral uma igreja que agrada o coração de deus mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content ›...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus M arço é o mês de aniver- sário da nossa comu- nidade. Estamos cele- brando 66 anos de vida e missão. É tempo de festa! Mas será que te- mos motivos para festejar? Segun- do alguns critérios e padrões es- tabelecidos como os de uma boa igreja, talvez não tenhamos muito do que nos orgulhar. Contudo, se pensarmos naquilo que a Palavra de Deus nos propõe sobre o que é ser igreja, e também de acordo com a visão metodista a esse respeito, podemos dizer que estamos cami- nhando muito bem. Há hoje inúmeros modelos e propostas de igreja, muitos deles com grande ênfase na quantidade de membros, dentro da mais pura e selvagem lógica de mercado. Para estes, igreja boa é aquela que tem muita gente. Portanto, para serem consideradas boas, as igre- jas fazem de tudo para aumentar sua membresia, não importando o que acontece na vida das pessoas, desde que elas estejam sob o ju- go da igreja. Segundo esse critério, poderíamos concluir que nossa igreja não é nada boa. Afinal, decorridos 66 anos, somos “apenas” 273 membros. Mas a Bíblia nos apresenta outros critérios para avaliar se uma igreja é boa, ou seja, uma igreja que agrada o coração de Deus. No capítulo 2 de Atos, versículos de 42 a 47, temos uma discrição de como se por- tava a igreja primitiva, e, graças à bondade e misericórdia de Deus, po- demos dizer que a Igreja Metodista em Itaberaba tem buscado e con- seguido, ainda que parcialmente, viver aquilo que está proposto na Pa- lavra de Deus. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 754 | 10 DE MARÇO DE 2019

Upload: others

Post on 24-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Uma igreja que agrada o coração de Deus

Março é o mês de aniver-sário da nossa comu-nidade. Estamos cele-

brando 66 anos de vida e missão. É tempo de festa! Mas será que te-mos motivos para festejar? Segun-do alguns critérios e padrões es-tabelecidos como os de uma boa igreja, talvez não tenhamos muito do que nos orgulhar. Contudo, se pensarmos naquilo que a Palavra de Deus nos propõe sobre o que é ser igreja, e também de acordo com

a visão metodista a esse respeito, podemos dizer que estamos cami-nhando muito bem.

Há hoje inúmeros modelos e propostas de igreja, muitos deles com grande ênfase na quantidade de membros, dentro da mais pura e selvagem lógica de mercado. Para estes, igreja boa é aquela que tem muita gente. Portanto, para serem consideradas boas, as igre-jas fazem de tudo para aumentar sua membresia, não importando o que acontece na vida das pessoas, desde que elas estejam sob o ju-go da igreja. Segundo esse critério, poderíamos concluir que nossa igreja não é nada boa. Afinal, decorridos 66 anos, somos “apenas” 273 membros.

Mas a Bíblia nos apresenta outros critérios para avaliar se uma igreja é boa, ou seja, uma igreja que agrada o coração de Deus. No capítulo 2 de Atos, versículos de 42 a 47, temos uma discrição de como se por-tava a igreja primitiva, e, graças à bondade e misericórdia de Deus, po-demos dizer que a Igreja Metodista em Itaberaba tem buscado e con-seguido, ainda que parcialmente, viver aquilo que está proposto na Pa-lavra de Deus.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 754 | 10 DE MARÇO DE 2019

Page 2: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

Esse trecho de Atos nos mostra que a comunidade perseverava. Ora, ne-nhuma igreja se mantêm de pé e ativa por 66 anos sem perseverança. Por conta de homens e mulheres que creram no poder e na provisão de Deus, nossa igreja teve seu início e vem se desenvolvendo a cada ano que passa.

Atos também nos indica que a partilha era essencial na vida comunitária. Nossa igreja tem compartilhado ao longo do tempo o bem maior que te-mos, que é a salvação em Jesus Cristo. Essa partilha resultou, inclusive, na criação de duas novas igrejas, e estamos prestes a emancipar uma no-va filha. Além disso, a comunidade primitiva não cessava de louvar ao Se-nhor. Nesse quesito, creio que estamos cumprindo com excelência. Nos-sa igreja tem verdadeira vocação para o louvor.

O versículo 47 nos informa que, como consequência do cumprimento da vontade de Deus, Ele próprio acrescentaria muitos que iam sendo salvos. E é assim que cremos. Os números na igreja são consequência da trans-formação que acontece na vida das pessoas e do testemunho que elas dão sobre quão bom é viver com Deus!

Queremos cada vez mais agradar ao Senhor com nossa postura e forma de ser igreja. Que Ele continue a nos capacitar e orientar ao longo da nos-

sa caminhada missionária!

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“A igreja que agrada a Deus obedece a Ele, honra o nome de Cristo, pois sabe que esse nome está acima

de qualquer outro nome, e persevera na fé cristã.”Ronaldo P. Mendes, pastor presbiteriano goiano

ReflexãoQuando Deus gera a vida

A caminhada da igreja é marcada por quem ouve a voz de Deus, atende ao Seu chamado e vi-

ve para Ele. A narrativa acerca de uma mulher chamada Lídia é singela e be-líssima (At 16:11-15). Paulo e compa-nhia chegaram a Filipos após uma visão que os desafiara a “passar à Macedô-nia” (At 16:6-10). Junto ao rio, havia um “lugar de oração” (At 16:13) para o qual diversas mulheres concorriam.

“Lídia: uma Mulher Inovadora”, por Ines Velasquez-McBryde

Page 3: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

Lá se encontrava Lídia. Ela comerciava púrpura, produto valorizado na an-tiguidade. Seu padrão de vida era acima da média. Tiatira, sua cidade de origem, era celebrada por esse ramo de atividade. Lídia desenvolve essa especialidade em outra cidade. Isso demonstra seus dons administrativos e sua capacidade de adaptação. Sem falar em ousadia, coragem e em-preendedorismo. Era uma próspera mulher de negócios.

Ela é descrita como “temente a Deus”. À época, os “tementes a Deus” eram considerados judeus de segunda categoria. Não nasceram judeus. Simpatizavam com os rituais, crenças e práticas judaicas. Todavia, não aderiam integralmente às leis mosaicas nem eram circuncidados. Por ser mulher, Lídia não poderia ser circuncidada, logicamente. Portanto, esta-va condenada a ser de “segunda”. Mulheres – especialmente as bem-su-cedidas – sempre sofrem algum tipo de retaliação. Podem até ter suces-so profissional. Mas serão relegadas por olhares excludentes à “segunda classe” em outras áreas.

Lídia era casada? Seria viúva? Tinha filhos? Talvez tenha optado por per-manecer solteira. Ou quem sabe fosse estéril. Pode ser que nunca tenha encontrado alguém que respeitasse sua autonomia ou que aceitasse vi-ver ao lado de uma mulher que “ganhasse mais que o marido”. É possível que fosse alvo de boatos cruéis. Sabemos, porém, que ela desfrutava de uma liberdade que à época (e hoje!) era assustadora. Podia decidir quem entrava e quando entrava em sua casa. Sua vida não estava à mercê dos desmandos de outrem. Lídia gozava de uma autonomia raríssima mesmo hoje. Não vivia sob “tutela” alheia.

Lídia foi batizada, e a ela foi oferecida graciosamente a participação plena no Corpo de Cristo – juntamente com “sua casa” (v.15). Mas parece que foi difícil para Paulo superar preconceitos. Lídia precisou constrangê-los a ficar. Talvez o célebre apóstolo ainda tivesse lá suas reservas. Aí há uma segunda conversão, pois Paulo foi levado a reconhecer que Lídia era de fato “fiel ao Senhor”. Não percebemos o agir transformador de Deus nos lugares improváveis porque nossas retinas se apegam àquilo que é roti-neiro e “padrão”.

Deus chama quem quer. Ele não enxerga como vemos, nem se prende aos nossos preconceitos. Muitas vezes reduzimos a vida a um formato ar-tificial, industrializado, comercial, massificado, doente, prisioneiro, cruel e diabólico. Deus, porém, continua agindo, chamando, salvando e envian-do. Não sabemos se a mulher Lídia era também “mãe”. Isso é o que me-nos importa! O que vale é o que sabemos: no seu coração se gerou o mi-lagre da vida – onde somente o Senhor poderia fazê-lo.

Nosso Deus ama portas abertas. “Abre o coração” (v.14) de Lídia. A inspi-

Page 4: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

ra a “abrir as portas” aos enviados do Senhor. Deus “abre as portas” à co-munhão do Corpo pelo batismo, e quer que nós “abramos” o coração para a pessoa diferente. Não é apenas uma comunhão de rituais, mas de mesa e de corações. De morar junto e conhecer os dramas. De romper precon-ceitos. De passar a enxergar com graça e amor quem foi tornada indese-jável pelas circunstâncias. O Deus que salvou Lídia não lhe tomou à força as chaves de sua porta nem violentou sua autonomia.

Não precisamos idealizar nossa história para percebermos a mão de Deus agindo. O Senhor opera na “vida real”, e não nas narrativas pasteurizadas que criamos. Há muito de Deus na abnegação materna. Mas a Graça tam-bém transborda na difícil escolha pela vida profissional. Há muito que ex-perimentar de Deus nas frustrações impostas pelas circunstâncias – so-bretudo, no desejo ardente de segui-lo seja aonde for.

Permitamos ao Senhor liberdade para gerar vida e romper preconceitos. Onde Deus age, onde há doação de vida, ali celebramos um feliz Dia da Mulher.

Dando espaço à vida,

Carlos Guilherme Magajewski, pastor da Igreja Metodista Central em Santo André

“As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem

uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.”Virginia Woolf, escritora britânica (1882-1941)

AvisosAniversário da nossa igrejaNeste mês de março, completamos 66 anos de vida e missão metodis-ta na Freguesia do Ó e celebramos o privilégio que o Senhor nos tem da-do de manifestarmos o Seu Reino aqui na Terra. Neste ano, a temática do aniversário é “Aviva-nos!”. Confira os pregadores que participarão da pro-gramação especial do mês de aniversário:

Hoje Pastora Thelma Nascimento, da Igreja Metodista em Mogi das Cruzes;

17/3 Pastor Enoque Rodrigo Leite, da Igreja Metodista em Jardim Capela;

24/3 Bispo José Carlos Peres, da 3ª Região Eclesiástica;

29 a Conferência Missionária 2019 – Pastor Hygor Junker,31/3 Missionário Edson Teixeira e Cia. de Teatro Transbord’Arte.

Page 5: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

Seminário: “Haggai na Sua Igreja”O Programa “Haggai na Sua Igreja” é modular. Cada módulo, dura oito ho-ras e abrange três matérias: uma na área de Liderança, uma na área de Vida Cristã e outra na área de Evangelismo. Os módulos do curso serão oferecidos aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Local: Igreja Metodista em Morro Grande;Datas dos módulos: 6 de abril, 1º de junho, 3 de agosto e 5 de outubro;Valor por módulo: R$ 50,00.

Conferência Missionária 2019Tema: “Indo Além dos Limites – Hebreus 11:2”;Quando: 29 a 31 de março de 2019;Conferencistas: Pastor Hygor Junker, Missionário Edson Teixeira e Cia. de Teatro Transbord’Arte.

Aniversariantes12/3 Adriana P. Barbosa Feitosa e

Murillo Antônio do Nascimento;

14/3 Wilmer da Cruz de Moura Arrais;

16/3 Tiago Silvestre Sanches.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Gar-cia, da d. Domi, do Edilson Távora, da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (so-brinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Ni-no, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Rafa-el Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Bri-to), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pela missionária Mariana Wada;•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Uma igreja que agrada o coração de Deus Mmetodistaitaberaba.com.br › wp-content › uploads › 2019 › 03 › ...2019/03/10  · pastor da Igreja Metodista Central em

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Liber-tação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (10/3) PRÓX. DOMINGO (17/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Cleuton

INTERCESSÃO --- ---

MINISTÉRIO INFANTIL Thaís/Carol S./Laisa/Pastora Dilson/Mariana/Luana/Aline/Lucas

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Pra. Thelma Pr. Enoque

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.