pastoral o que é missão? a resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. as...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral O que é missão? A resposta ao título desta pastoral pare- ce óbvia para muitos que dizem que a missão de nossa igreja é falar de Jesus aos que não O conhecem. Contudo, o anúncio de Cris- to, ou evangelização, é ape- nas um aspecto da nossa missão, embora fundamen- tal e imprescindível. Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Con- cílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “missão é a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comuni- dade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por Jesus Cristo para renovação do ser humano e das estruturas so- ciais, marcados pelos sinais de morte”. Sim, essa é a nossa missão! Hoje, quando se fala de missão no contexto das igrejas evangéli- cas, na maioria das vezes faz-se a associação com evangelismo. Pa- ra muitas igrejas, fazer missão é apenas enviar alguém para o Orien- te Médio ou para a África a fim de pregar o nome de Jesus. Para ou- tras tantas pessoas, autodenominar-se missionário(a) é o suficiente. E muitos exercem essa missão limitando-se a um estúdio de televi- são ou às quatro paredes de um templo. Biblicamente, missão é consolidar o reino de Deus no mundo, e é is- so que afirma a Igreja Metodista. Quando falamos em missão, esta- mos nos referindo à missão de Deus no mundo, ou seja, a implanta- ção do Seu reino. A inauguração ou instauração desse projeto divi- no se dá por meio da vinda de Cristo, que revela em Seu ministério e em Seu sacrifício a vontade do Pai. Missão é todo esforço em prol da concretização e do estabelecimento pleno do reino de Deus na Terra. A igreja participa dessa missão e cresce em santificação quando pro- duz atos de piedade e obras de misericórdia. Os atos de piedade são, principalmente, o culto a Deus e o cultivo da piedade pessoal e BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 771 | 14 DE JULHO DE 2019 “A Parábola do Semeador”, por Thomas Bertram Poole

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

O que é missão?

A resposta ao título desta pastoral pare-ce óbvia para muitos

que dizem que a missão de nossa igreja é falar de Jesus aos que não O conhecem. Contudo, o anúncio de Cris-to, ou evangelização, é ape-nas um aspecto da nossa missão, embora fundamen-tal e imprescindível.

Segundo o documento Plano para Vida e Missão, produzido pelo Con-cílio Geral da Igreja Metodista em 1989, “missão é a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comuni-dade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por Jesus Cristo para renovação do ser humano e das estruturas so-ciais, marcados pelos sinais de morte”. Sim, essa é a nossa missão!

Hoje, quando se fala de missão no contexto das igrejas evangéli-cas, na maioria das vezes faz-se a associação com evangelismo. Pa-ra muitas igrejas, fazer missão é apenas enviar alguém para o Orien-te Médio ou para a África a fim de pregar o nome de Jesus. Para ou-tras tantas pessoas, autodenominar-se missionário(a) é o suficiente. E muitos exercem essa missão limitando-se a um estúdio de televi-são ou às quatro paredes de um templo.

Biblicamente, missão é consolidar o reino de Deus no mundo, e é is-so que afirma a Igreja Metodista. Quando falamos em missão, esta-mos nos referindo à missão de Deus no mundo, ou seja, a implanta-ção do Seu reino. A inauguração ou instauração desse projeto divi-no se dá por meio da vinda de Cristo, que revela em Seu ministério e em Seu sacrifício a vontade do Pai. Missão é todo esforço em prol da concretização e do estabelecimento pleno do reino de Deus na Terra.

A igreja participa dessa missão e cresce em santificação quando pro-duz atos de piedade e obras de misericórdia. Os atos de piedade são, principalmente, o culto a Deus e o cultivo da piedade pessoal e

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 771 | 14 DE JULHO DE 2019

“A Parábola do Semeador”, por Thomas Bertram Poole

Page 2: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

comunitária. Assim, a igreja participa da missão e cresce quando cultua a Deus no oferecimento de nós mesmos, em comunidade, na adoração, no louvor, na confissão, na afirmação da fé, na consagração e no com-partilhar de nossas experiências e dons.

Já as obras de misericórdia são o trabalho que valoriza e realiza a pes-soa enquanto constrói, em amor e justiça, a nova comunidade e o rei-no de Deus. A missão acontece na promoção da vida. Para que haja vi-da, são necessários comunhão e reconciliação com Deus e com o próxi-mo, direito à terra, habitação e alimentação, valorização da família e dos marginalizados da família, saúde, educação, lazer, participação na vida comunitária, política e artística, e preservação da natureza.

A missão é, portanto, a razão de ser da igreja. A igreja não tem que ter uma vocação ou perfil missionário, pois cumprir a missão é intrínseco à própria existência da igreja.

Que possamos, individualmente e como comunidade, empregar todos os esforços possíveis para que o reino de Deus seja uma realidade em casa, no local de estu-do ou de trabalho, dentro da igreja e, especialmente, em todas as esferas fora dela.

Lembre-se de orar por todos os irmãos e irmãs que estão em missão esta semana no Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“O melhor remédio para uma igreja enferma é pô-la em dieta missionária”

John Wesley, teólogo britânico precursor do metodismo (1703-1791)

ReflexãoUm clamor por reavivamento

“A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Salmo 119:25).

O Salmo 119 é o mais longo capítulo da Bí-blia. Todo ele está vol-

tado para os efeitos benditos da palavra de Deus em nossa vida. No versículo em tela, três fatos devem ser observados:

Page 3: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

1. O reavivamento é necessário quando nossa alma está rendi-da à mais profunda tristeza. “A minha alma está apegada ao pó…”. A tristeza é o cálice amargo que todos bebemos em doses maiores ou menores ao longo da vida. O salmista declara sua tristeza extrema ao dizer que sua alma está apegada ao pó. Está rendido a uma triste-za que vai além de circunstâncias adversas. Sua tristeza ressoa nas recâmaras de sua alma. Não consegue lugar de refúgio contra essa tristeza nem blindagem para sua alma. Ao contrário, sua alma está apegada ao pó. Ainda temos muitas tristezas. Tristezas por realida-des externas e internas. Tristezas por problemas gerais e pessoais. Tristezas pela nossa vida e pela nossa família. Tristezas pelas nossas enfermidades e pelas nossas fraquezas. Tristezas pelo nosso pouco desempenho na obra de Deus e pelos nossos pecados. Tristezas pe-la igreja e pela nação. Quando a tristeza nos fere e nos joga na lona, no pó, então é hora de buscarmos de Deus um tempo de restaura-ção, um reavivamento espiritual.

2. O reavivamento é necessário quando reconhecemos nossa absoluta limitação e precisamos recorrer a Deus como o único que pode nos vivificar. “… Vivifica-me…”. Não podemos consolar a nós mesmos. Não podemos restaurar nossa própria sorte. Não po-demos colocar-nos de pé escorados em nosso próprio bordão. O re-avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só Deus pode enxugar nossas lágrimas, curar as feridas do nosso cora-ção, mudar a nossa sorte e vivificar a nossa alma. Reavivamento não é obra que emana da terra, mas uma intervenção soberana que pro-cede do céu. Reavivamento não é agendado nem executado pelo bra-ço da carne, mas uma ação extraordinária do Espírito Santo. Tanto a salvação como a restauração são obras de Deus. Ele é a fonte da qual promana a cura para a igreja. D’Ele vem a chuva restauradora da gra-ça. Só Ele pode soprar o vento do Espírito Santo sobre o Seu povo. Só Deus pode consolar os tristes, levantar os abatidos, curar os enfer-mos, libertar os oprimidos e dar vida aos mortos. Só Deus pode rea-vivar a nossa alma e tirá-la do pó.

3. O reavivamento é necessário quando temos consciência de que só a palavra de Deus ergue nossa alma do pó. A palavra de Deus estabelece os princípios e os limites da ação divina. Deus age conforme a Sua palavra, e não em oposição a ela. Ele honra a Sua palavra e age de acordo com ela. Não podemos nem devemos orar para que Deus manifeste o Seu poder restaurador à parte de Sua pa-lavra, pois Ele está aliançado com ela. A palavra de Deus é o instru-mento da nossa restauração. A nossa alma é arrancada do pó quan-do somos vivificados pela palavra. Quando nos voltamos para a pala-vra de Deus com o coração sedento, Deus se volta para nós com ple-

Page 4: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

na restauração. Quando oramos a Deus e buscamos Sua palavra, o reavivamento vem trazendo restauração para nós. Quando Deus nos vivifica segundo a Sua palavra, nossa alma é desapegada do pó pa-ra exaltarmos a Deus.

Oh, que Deus derrame sobre nós esse poderoso reavi-vamento!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES)

“Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.”

Roy Hession, evangelista e escritor britânico (1908-1992)

AvisosProgramação da Escola Dominical no período14/7 - Não haverá nenhuma atividade pela manhã;

21 e 28/7 - Haverá o culto da manhã e aulas especiais sobre o tema “Família”, em classe única;

4/8 - Início do segundo semestre da ED.

Férias da Equipe PastoralDe 8 a 12 e de 27 a 31 de julho, os pastores Tiago e Laura Valentin es-tarão de férias, desfrutando um tempo de descanso e momentos com suas famílias.

Palestras especiais sobre o tema “Família”!Conforme anunciado, nos dois últimos domingos de julho haverá na Es-cola Dominical palestras especiais, em classe única, sobre o tema “Fa-mília”. A programação será a seguinte:

Hoje - “Espiritualidade da Família”, com a Pra. Marisete Carvalho da IM em Tucuruvi;

28/7 - “O Impacto das Redes Sociais na Família”, com a coordenadora da nossa ED, Rosa Chinello, e suas filhas Giulia e Beatriz.

Cursos na Escola Dominical 2019 – 2º SemestreInscreva-se nos cursos que serão oferecidos no 2º semestre de 2019:

• “Batalha Espiritual” (por Marilene Nogueira);

• “Culto e Louvor com Excelência” (por Elizabeth Ladeia, Lucas Assun-ção, Tiago Brito e Pr. Tiago Valentin);

• “Classe de Casais” (pelo Ministério de Casais).

As classes de Antigo e Novo Testamento continuarão no segundo se-mestre, com as mesmas turmas. Faça sua inscrição com a Deise ou com a Rosa.

Page 5: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

Recesso nas atividades da igreja em julhoCulto da Manhã e Escola Dominical - Recesso em 14/7, com retorno em 21/7.

Escola de Cura d’Alma - Recesso de 12/7 a 26/7, com retorno em 2/8.

Pequenos Grupos - Recesso de 8/7 a 19/7, com retorno na semana de 22/7.

Alimentando Vidas - Recesso nos dias 8/7 e 15/7, com retorno em 22/7.

Novidade de Vida - Recesso nos dias 11/7 e 18/7, com retorno em 25/7.

Aniversariantes14/7 Ana Izabel de Araújo Gonçalves e

Ana Melissa Fonseca Zacara Fernandes;

15/7 Matteo Ribeiro Perazza;

17/7 Priscila Domingues Fenner;

19/7 Flávia Maíra de Araújo Gonçalves e Marcos Soares Ribeiro.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (ir-mão do Gesué), do Carlos (irmão do Márcio), da Carolina Abib, da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Domi, do Edilson Távora, da Lise-te (cunhada do Dilson), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Pe-nha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Ro-seli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lem-mi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

• Pela missionária Mariana Wada;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral O que é missão? A resposta ao título...avivamento vem como resposta de oração. As torrentes do céu ca-em sobre a terra seca quando o povo de Deus tem sede de Deus. Só

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (14/7) PRÓX. DOMINGO (21/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Murillo Murillo

GUARDADOR DOS CARROS Gilberto/Ailton Vitorino/Oséias

ALIMENTANDO VIDAS – –

MINISTÉRIO INFANTIL Pra./Mariana/Luana/Rosa Rosa/Bia B./Gio/Aline/Lucas

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Américo Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pastor/Emerson Pastores

PREGADOR Pra. Laura Missionária Tatiana Cócaro

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)Encontros dos

PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.