pastoral john wesley e o movimento...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Pastoral John Wesley e o Movimento Metodista “Se o teu coração é como o meu, dá-me tua mão” (John Wesley). I magine um país numa profunda crise social, operários e mi- neiros trabalhando 16 horas por dia por um salário de fome. Imagine milhares de crianças em idade escolar, trabalhando e morrendo de chagas e frio. Imagine, por outro lado, uma casta de nobres a quem se outorgou o poder sobre os meios de produção e sobre seres humanos... e, so- bre todos esses, o poder de conceder e privar todos os seres viven- tes dos meios de subsistência: direito único do rei. Nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de es- tudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Charles Wesley, passaram a se reunir para o cul- tivo da piedade cristã, por meio da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. John Wesley iniciou o metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial anglica- na. Esse grupo, conhecido inicialmente como Clube Santo, mar- cou sua identidade pelo método: dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia e oração, dia de visitar os presos etc. Por causa dessa organização, esse grupo foi apelidado de “me- todistas”, quer dizer, aqueles que têm mé- todo. Profundamente com- prometido com os fundamentos da fé cristã, John Wesley dedicou todos os dias de sua vida aos estu- dos da Bíblia, relacio- BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 418 • 20 DE MAIO DE 2012

Upload: truongdang

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

John Wesley e o Movimento Metodista

“Se o teu coração é como o meu, dá-me tua mão” (John Wesley).

Imagine um país numa profunda crise social, operários e mi-neiros trabalhando 16 horas por dia por um salário de fome. Imagine milhares de crianças em idade escolar, trabalhando e morrendo de chagas e frio.

Imagine, por outro lado, uma casta de nobres a quem se outorgou o poder sobre os meios de produção e sobre seres humanos... e, so-bre todos esses, o poder de conceder e privar todos os seres viven-tes dos meios de subsistência: direito único do rei.

Nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de es-tudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Charles Wesley, passaram a se reunir para o cul-tivo da piedade cristã, por meio da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. John Wesley iniciou o metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial anglica-na. Esse grupo, conhecido inicialmente como Clube Santo, mar-cou sua identidade pelo método: dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia e oração, dia de visitar os presos etc. Por causa dessa organização, esse grupo foi apelidado de “me-todistas”, quer dizer, aqueles que têm mé-todo.

Profundamente com-prometido com os fundamentos da fé cristã, John Wesley dedicou todos os dias de sua vida aos estu-dos da Bíblia, relacio-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 418 • 20 DE MAIO DE 2012

nando-os à sua própria experiência com Cristo. Por isso sua teologia é uma experiência de Deus, antes de um “entendimento” deste. Para ele, o amor e a misericórdia são inseparáveis do viver santo.

E ele tentou sempre vivenciar na prática o que dizia. Esse compro-misso o levou a renunciar aos poucos trocados que tinha para se aquecer no inverno, visando pagar uma professora que educava crianças de rua.

John Wesley registrou em seu diário, na data de 24 de maio de 1738, a experiência religiosa de ter seu coração estranhamente aquecido, ou seja, uma manifestação emocional sinalizadora de sua comunhão com Deus. Essa data tem servido como referên-cia para os metodistas em geral, por demonstrar que a integração entre religiosidade individual e desenvolvimento de ações concre-tas na sociedade é entendida como a proposta de Deus para Sua Igreja.

O envolvimento do metodismo com as questões relevantes da so-ciedade é uma marca que o acompanha desde seu início. A huma-nização dos presídios, o combate à escravidão, a luta por salários dignos para os operários e o fornecimento de ensino básico para as crianças pobres distinguiram os metodistas quando ocorreu a as-sim chamada Revolução Industrial, na Inglaterra.

Por ter surgido num ambiente universitário, o metodismo compre-endeu cedo a importância de se promover a educação como ins-trumento para a melhoria da qualidade de vida, tanto do indivíduo quanto da sociedade. Assim é que, em 1748, John Wesley fundou a Kingswood School, que foi a primeira expressão formal metodis-ta de seu cuidado por atender às necessidades educacionais das crianças.

Daquele tempo pra cá o Movimento (hoje Igreja) Metodista cresceu ao redor do mundo, sua doutri-na está mais próxima do coração e sua ação nu-tre-se na certeza da salvação. Sua mensagem vem da comunhão de todos os corações e vai, junto ao Evangelho, trabalhar para a construção do Reino de Deus.

Rev. Natanael Garcia Marques

“Wesley foi um homem à frente do seu tempo. Rompeu paradigmas, amou os excluídos, pregou a graça e viveu apaixonadamente, anunciando a mensagem que mais admirava: o Calvário.” Ricardo Gondim, teólogo cearense

Mistérios Bíblicos

Libertação à meia-noiteHouve alguma ligação entre um tu-multuoso terremoto e a fé de dois prisioneiros?

Meia-noite. Sentados em suas celas lúgubres e escuras, os prisioneiros da horrível cadeia de Filipos ouviam, de olhos fechados, as estranhamen-te confortadoras canções que flutu-avam no ar. Os novos prisioneiros, Paulo e Silas, cantavam de novo. Os “hóspedes” antigos, que ali estavam há anos, não os conheciam: depois de cruelmente flagelados, os dois tinham sido metidos num calabouço interior, sob guarda severa, com os pés presos a um tronco. Ainda assim, cantavam e oravam! A música suave, porém, não acordara o carcereiro, que tivera um dia cansativo.

A quietude da noite foi subitamente interrompida quando o chão da prisão começou a sacudir-se com violência. A princípio, pare-cera um simples tremor, mas depois foi ficando cada vez mais forte e impetuoso. As pedras das paredes ruíram. Até mesmo os alicer-ces foram abalados. Era um terremoto como há muito os filipenses não viam. Em meio à poeira e aos fragmentos de pedra, as portas da prisão se abriram de par em par.

O carcereiro pensou em matar-se, pois, de qualquer maneira, seus superiores o executariam por ter deixado fugir os prisioneiros. Mas, estranhamente, nenhum fugiu. Apavorado e perplexo, aproximou-se dos dois homens que, aparentemente, haviam provocado o ca-taclismo e perguntou: “Senhores, que posso fazer para me salvar?” Responderam eles: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa”. “E logo foi batizado, ele e os seus” (At 16:31 e 33).

A mão formidável do Senhor abalara a prisão. Deus libertou Pau-lo e Silas para demonstrar Seu poder e salvar a família de um car-cereiro.

Para mais informações sobre o estranho terremoto, ver Atos16:19-40.

Extraído do livro Almanaque dos Grandes Mistérios Bíblicos.

“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” Madre Tereza de Calcutá, missionária católica albanesa (1910-1997)

Reflexão

Salmo 19 – A revelação de Deus“Os céus declaram a glória de Deus [...]. A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma” (Sl 19:1a e 7a).

De acordo com C.S. Lewis, o Salmo 19 é “o mais poético de todos os salmos e um dos mais belos poemas do mundo”. Do ponto de vista cristão, é o que mais claramente resume a doutrina da revela-ção no Antigo Testa-mento, declarando que Deus se revelou a todos os homens como Criador (v.1-6), a Israel como Legislador (v.7-10) e a cada um indivi-dualmente como Redentor (v.11-14).

A primeira é uma revelação geral (v.1-6), assim chamada porque é feita a todas as pessoas, de todos os lugares. Esse testemunho é dado pela natureza, especialmente por meio dos céus. É uma reve-lação contínua e universal. A imaginação poética do salmista com-para o nascer do sol ao surgimento de um noivo e a trajetória diária do sol no céu, à corrida de um atleta.

A segunda é uma revelação especial (v.7-10). Abruptamente, o sal-mista passa da revelação geral de Deus por meio da natureza para uma revelação especial e sobrenatural, feita por meio da Torá, o Antigo Testamento. As excelências da Lei são descritas em perfei-to paralelismo hebraico. Ela revigora a alma, torna sábios os inex-perientes, dá alegria ao coração e traz luz aos olhos. Na verdade, os mandamentos do Senhor são “mais preciosos do que o ouro” e “mais doces do que o mel” (v.10), porque Deus se revela a nós por meio deles.

Por último, há uma revelação pessoal (v.11-14). O salmista passa agora a falar de si mesmo e expressa suas próprias aspirações espi-rituais como servo de Deus. Ele ora por perdão e por santificação, e conclui com uma oração, repetida constantemente pelos prega-dores cristãos, para que as palavras de sua boca e até mesmo os seus pensamentos sejam agradáveis aos olhos de Deus. Ele termina declarando que Deus é a sua rocha e o seu redentor.

Por John Stott, em A Bíblia Toda, o Ano Todo

AvisosCulto nos lares as Terças-feiras:22/5Casa da D. Cida e do Sr. Davi,

na Rua José Maria Coelho, 114 tel.: 3476-5638;29/5Casa da Maria José e do Gesué,

na Rua Doutor Vaz do Amaral, 132 – tel.: 3976-4444.

Oferta Missionária Nacional, falta pouco para alcançar a metaIniciamos a campanha Oferta Missionária Nacional 2012. O alvo estabelecido pela Igreja Metodista este ano é de R$ 500.000, quantia que será destinada às mis-sões metodistas no Nordeste e na Amazônia. O alvo em Itaberaba é de R$ 2.000. Apesar de termos progredido bastante com a campanha, ainda não atingimos nossa meta. Contribua e faça a sua parte!

Acampamento da MocidadeAs inscrições se encerram no domingo que vem. Procure rapidinho a Mariana Carneiro ou o Murilo e participe. Vamos transbordar!

Projeto “Uma Semana pra Jesus”, de 7 a 14 de julho de 2012A realização do Projeto “Uma Semana pra Jesus” deste ano será em Francisco Morato (SP), entre os dias 7 e 14 de julho. O processo de escolha foi realizado no final de 2011 e a igreja contemplada foi anunciada na Concentração de Natal. O valor do investimento será de R$ 210,00. As inscrições na nossa igreja podem ser feitas com a Salete ou pelo site: http://3re.metodista.org.br/formulario.xhtml?f=17.

Aniversariantes20/5 Maria Elizabete Estrozi e Roseli de Lucci Brito24/5 Augusto Bentley Murbak Cerqueira e

Elisabeth Laura Ladeia Gomes Silva

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:• Pela saúde de Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D.

Herodias Dias da Silva, da D. Jardivina (mãe da Marilene), da D. Judith, da D. Judith (mãe da Rosiley) e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

• Por Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e família;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo Acampamento da Mocidade;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel.Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ªfeiRa 4ªfeiRa 6ªfeiRa domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30–11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30–11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h(visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h(visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h(visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (20/5) PRÓX. DOMINGO (27/5)FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner WeslleyINTERCESSÃO Edward/Gina Roberto/EdwardGUARDADOR DOS CARROS Dinho TiagoMINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Carolina Não haverá atividadeLOUVOR Geração Eleita Nova AliançaOPERADOR DE SOM Tiago MarcoOPERADORA DO DATASHOW Bia BelDIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Marilene Pr. Tiago/SilasPREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

O Supercomplexo