passosdoconcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · agenda 21 local...

36
passosdoConcelho Boletim Informativo da Câmara Municipal de Abrantes | Janeiro Fevereiro 2007 | Ano 14 #59 Mocho XXI Ambiente Cidadania

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

passosdoConcelhoBoletim Informativo da Câmara Municipal de Abrantes | Janeiro Fevereiro 2007 | Ano 14

#59

Mocho XXIAmbiente

Cidadania

Page 2: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

Nota de Abertura

De Sublinhar

Mocho XXI

Ambiente

Zé Pack

Ambiente

Agenda 21 Local

Ficha Técnica

2

16 24

Index3

4

9

12

12

Cidadania

GabInvest

Via Verde

www.empresas.cm-abrantes.pt

ValtejoFinicia

Investimentos Tejo

Energia para 2007

Empresas

MOM2

OS PASSOS DO CONCELHO

BOLETIM INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES

ANO 14

Nº 59

DATA JANEIRO|FEVEREIRO 2007

DIRECTOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES

PROPRIEDADE MUNICÍPIO DE ABRANTES

COORDENAÇÃO SDI

IMPRESSÃO E ACABAMENTO GRÁFICA ALMONDINA

DEPÓSITO LEGAL 78644/94

TIRAGEM 6000 EX.

PUBLICAÇÃO BIMESTRAL

12

Provedor Municipal do Cidadão

Sugestões de Leitura

Obras & Projectos

Deliberações

Palavra do Munícipe

Informações Úteis

Agenda Cultural e Desportiva

Passo a Passo

:: www.cm-abrantes.pt

16

18

19

20

22

24

28

29

30

32

34

35

c/

Page 3: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

nota de abertura

Novo hotel,a caminho…

… É a atractividadeda cidade e do concelho que se eleva a um novo patamar.

Nelson de CarvalhoPresidente da CâmaraMunicipal de Abrantes

Novo hotel, a caminho…

Nas estratégias e prioridades definidas no Plano de

Actividades e Investimentos para 2007 a valorização do

turismo foi chamada ao conjunto das prioridades: “uma área

onde Abrantes pode, e deve, afirmar-se com a constituição e

promoção de novos produtos e parcerias”.

Com o Centro Histórico, a Albufeira de Castelo do Bode,

a Cidade Desportiva, a afirmação do potencial do Tejo

(programa Aquapolis), juntamente com os projectos e

empreendimentos privados, o turismo deve passar a ter um

lugar de relevo nas apostas do concelho e, desde logo, da

Câmara Municipal.

Nas acções dizíamos que “atrair e acompanhar investimento

privado num novo hotel em Abrantes é decisivo”.

Estávamos em Novembro de 2006.

Agora, em Março de 2007, a Câmara e a Assembleia

Municipal já aprovaram as condições de alienação do terreno

para um projecto privado de construção de um novo hotel

em Abrantes.

É a capacidade de acolhimento da cidade e do concelho que

se reforça substancialmente.

É a atractividade da cidade e do concelho que se eleva a um

novo patamar.

É a centralidade regional de Abrantes que se afirma e

consolida.

É a imagem global da cidade e do concelho que se reformula

e projecta de um modo inteiramente novo e diferente.

São as novas dinâmicas de atracção de eventos que

encontram novo fôlego e sustentabilidade.

É uma nova alavanca para o desenvolvimento da cidade, do

concelho e da região.

É uma ambição antiga…

3

Page 4: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

Associação CentroComercial Ar LivreAssinatura da escriturade constituição

A escritura de constituição da Associação Centro Comercial Ar Livre (UAC) foi assinada no dia 12 de Janeiro, entre a Câmara de Abran-tes e a Associação Comercial e Serviços dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

As duas entidades tornaram-se sócias funda-doras desta Associação privada sem fins lucra-tivos, que vai agora desenvolver o processo do Projecto de Urbanismo Comercial de Abrantes.

Esta parceria havia já desenvolvido um traba-lho de acompanhamento e gestão do projecto, sob a forma de unidade de gestão, que resul-tou numa candidatura que incluiu 27 propostas de acção para dinamizar o projecto do Centro Comercial ao Ar Livre de Abrantes, já aprovado pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.

O projecto estrutura-se em torno do Centro Comercial de AR LIVRE de ABRANTES, com o objectivo de dinamizar a vida pública e estimular a actividade empresarial no centro urbano.

Os próximos passos deste processo passam pelo desenvolvimento de contactos com vista à integração de outras parcerias, junto de vários sectores de actividade da cidade (comércio, ser-viços e outras entidades), divulgar e promover o projecto.

Promover o turismo na BTL

A Câmara de Abrantes participou pela primeira vez, de forma autónoma, na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, um certame de referência internacional e importante portão de acesso ao mercado de viagens e turismo de Portugal. A BTL realizou-se na FIL, em Lisboa, entre 24 e 28 de Janeiro.

Dinamizar e divulgar o Concelho e o seu potencial turístico junto do público e de agen-tes económicos foi o objectivo da presença de Abrantes neste prestigiado certame. À iniciativa de participação da Autarquia jun-taram-se 15 operadores turísticos do Con-celho: Alfa-Aventura; Centro Equestre de Abrantes; Disco/Clube Água Benta; Esta-lagem Vale Manso; Herdade de Cadouços; Hotel Abrantur; Hotel Turismo; Kartódromo; Quinta de Coalhos; Quinta do Cabrito; Quinta do Nateiro; Quinta dos Vales; São Lourenço; Solar de Alvega e TAGUS.

Com uma imagem moderna e dinâmica, Abrantes apresentou-se com um Stand junto do qual o visitante ficou a conhecer as ofer-tas do concelho em áreas como: oferta hote-leira, turismo activo (náutico, desportivo e de natureza); turismo cultural (Centro Histórico, gastronomia) e eventos/animação. Os opera-dores mostraram as suas potencialidades e actividades.

Foi ainda apresentada uma mostra de pro-dutos locais: doçaria tradicional, vinhos e enchidos.

4

De Sublinhar

Serviço de saúde no trabalho

Foi aprovado em 15 de Janeiro o plano de actividades para 2007 do Serviço de Saúde no Trabalho dos funcionários da Câmara e dos Serviço Municipalizados.

Desde Março de 2003 que a Autarquia dispõe do Serviço de Saúde Ocupacional, promo-vendo assim a saúde no trabalho e garantindo a qualidade de vida dos funcionários.

Durante o ano são realizados exames de saúde periódicos a todos os trabalhadores, de admissão e ocasionais a todo o tempo, em função das necessidades definidas pelo empre-gador, pelos trabalhadores e pelo médico do trabalho. É também efectuado trabalho na área da prevenção em vários domínios: prevenção dos riscos decorrentes da exposição ao ruído durante o trabalho; acidentes em serviço e doenças relacionadas com comportamentos desfavoráveis à saúde; prevenção das doen-ças evitáveis pela vacinação; prevenção de doenças transmissíveis e a prestação de cui-dados de saúde.

Realizam-se ainda visitas periódicas aos locais de trabalho, formação em higiene, segu-rança e saúde no trabalho, prestação de cui-dados integrados de saúde e a realização de reuniões trimestrais para acompanhamento das actividades. Relativamente à formação, em contexto de trabalho para 2007, consta a “Pre-venção de riscos associados à utilização de equipamentos dotados de visor”, para pessoal técnico e administrativo.

SOCIEDADE

Rastreio do cancro da mama

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a realizar no Concelho de Abrantes uma campanha de rastreio de cancro da mama, até ao mês de Setembro.

O rastreio a ser realizado no posto móvel da Liga, instalado junto ao edifício do Centro de Saúde de Alferrarede, no horário de segunda a quinta-feira, entre as 09 e as 12h00, e à sexta-feira, entre as 14 e as 17h00.

Para a consecução deste programa é utilizada a unidade móvel guarnecida por técnicas credencia-das em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres (convidadas, através de carta personalizada, a participar) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.

Posteriormente, os exames são avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, que elaborarão os respectivos relatórios.

O exame é rápido, fácil e gratuito.

Page 5: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

Plano Estratégicoda Cidade de Abrantes2ª Fase: Estratégiade Desenvolvimento

A Quartenaire Portugal apresentou, a 29 de Janeiro, a Estratégia de Desenvolvimento cor-respondente à 2ª fase do PECA - Plano Estraté-gico da Cidade de Abrantes.

Esta etapa corresponde à definição da estraté-gia de desenvolvimento para Abrantes, no perí-odo de referência 2007-2013, coincidente com o novo período de programação de Fundos Estru-turais. O trabalho, elaborado pela Quaternaire Portugal, consistiu na identificação da visão para a cidade, na definição dos grandes objectivos estratégicos a atingir, bem como o estabeleci-mento de orientações para a acção e respecti-vas prioridades.

No geral, a Estratégia de Desenvolvimento propõe a afirmação de Abrantes como cidade de Bem-Estar, a partir da promoção de um desenvolvimento económico mais intensivo em conhecimento, de uma estrutura urbana mais qualificada, equilibrada e sustentável e de uma comunidade que adopta novas lógicas de cida-dania e uma cultura empreendedora, capitali-zando a sua centralidade no quadro de espaços territoriais mais abrangentes.

5

Estudo de Mobilidadee do Sistema de Transportesde Abrantes

Está aprovado o Estudo de Mobilidade e do Sistema de Transportes de Abrantes, na sua versão final, após o período de discussão pública a que foi sujeito, funcionando como espaço e tempo de debate que conduziu ao aparecimento de contributos. Participaram nesse debate, entre outros: a Câmara, a Direcção Geral de Transportes Terrestres e Fluviais e a Rodoviária do Tejo.

O Estudo faz uma análise relativamente ao sistema de transportes públicos, apresenta características da mobilidade actual do Concelho e da Cidade e propõe soluções inovadoras que promovam e optimizem a mobilidade urbana no centro histórico, com particular incidência no transporte público colectivo, que conduzam a melhorias efectivas e a um maior conforto nas deslocações.

Este Estudo apresenta um conjunto de propostas e variantes de transportes urbanos que vão ser negociados entre a Câmara Municipal e a Rodoviária do Tejo (operador local) no sentido da sua concretização.

O Estudo de Mobilidade e Do Sistema de Transportes de Abrantes foi executado pela empresa Trageo – Estudos e Projectos de Transportes e foi co-financiado pela DGTT com quem a Autarquia celebrou, em 2004, um Acordo de Colaboração técnico-financeira.

Bolsas de estudopara universitárioscom dificuldades económicas

A Câmara de Abrantes atribui este ano 15 bolsas de estudo a estudantes do ensino supe-rior com dificuldades económicas. No global, a Autarquia concede 17.754 euros.

As bolsas, cujos montantes estão em con-sonância com os benefícios usufruídos nos estabelecimentos de ensino que os alunos frequentam, são concedidas durante 10 meses (Outubro de 2006 a Julho de 2007), não podendo o somatório dos dois benefícios (bolsas) exceder o ordenado mínimo nacional.

Foram candidatos a este apoio anual, alunos residentes no concelho, há mais de três anos, a frequentarem estabelecimentos de ensino devidamente reconhecidos e em situação de dificuldade económica.

Esta atribuição anual de subsídios visa o apoio aos jovens abrantinos de parcos recur-sos e em situação social desfavorável, que se encontram a frequentar estabelecimentos de Ensino Superior, contribuindo assim para que os mais desfavorecidos também possam ter uma formação superior.

PLANEAMENTO EDUCAÇÃO

De Sublinhar em www.cm-abrantes.pt

Plano de Urbanização de Abrantes Relatório da 2ª Discussão Pública

O relatório relativo à 2ª Discussão Pública do PUA - Plano de Urbanização de Abrantes foi aprovado pelo Executivo Municipal, a 29 de Janeiro.

Durante o período de discussão pública, os interessados apresentaram reclamações, observações e sugestões de alteração de proposta ao Plano, cujos resultados agora são apresentados em síntese.

O documento vai ser remetido à CCR-LVT para que seja emitido parecer relativo às alterações pro-postas. Após esse parecer, a versão final do PUA seguirá para discussão e votação final da Assembleia Municipal, após o que seguirá de novo para a CCDR-LVT para emissão de parecer final.

O PUA pretende dotar o Concelho com um instrumento de planeamento eficaz, no que ao ordena-mento do território diz respeito. Define a organização espacial de parte determinada do território munici-pal, delimitada pelo perímetro urbano da cidade.

A sua principal função é a de orientar especificamente os usos e as zonas, bem como alinhamentos, tipo de material a utilizar nas construções e arranjos paisagísticos. Em termos simples: delimita as zonas de espaços verdes, equipamentos e de construção e as regras desses usos, como seja o número máximo de pisos, área de implantação, novas vias e seus perfis, etc.

Page 6: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

CULTURA

6

“IAP XX - Inquérito à Arquitectura do século XX em Portugal”,na Biblioteca António Botto

De 19 de Janeiro a 15 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal António Botto recebeu a Exposição “IAP XX – Inquérito à Arquitectura do século XX em Portugal”, numa organização conjunta com o Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitec-tos. O projecto IAP XX Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos de Portugal com o apoio da União Europeia e que tem como objectivo a preservação e divulgação da arquitectura do século passado.

No encerramento da Exposição, o Arquitecto Duarte Castel-Branco proferiu uma Conferência sobre a sua obra.

Fornos da Cal:Memórias do Património Local

A Exposição “Fornos da Cal: Memórias do Património Local” está patente ao público, até 31 de Março, no Museu Municipal D. Lopo de Almeida.

Trata-se de uma mostra fotográfica com con-teúdos interpretativos acerca de um património industrial que marcou o passado recente do concelho de Abrantes.

Apoiada pelo comércio fluvial, a industria de cal em Abrantes, desde sempre se constituiu como um factor económico de relevo, sobre o qual se pode ter uma noção ao visitar esta mostra.

Apesar de existirem informações que susten-tam a ideia de uma indústria forte, no concelho, durante a década de 40/50, do “século XX”, a verdade é que o aparecimento da indústria cimenteira, na década de 60, extingue muitas destas pequenas empresas que se dedicavam a esta actividade económica.

A Exposição “Fornos da Cal: Memórias do Património Local” pode ser vista, de Terça-feira a Domingo, no horário das 10 ás 17:30 (encerra das 13 às 14h00), com entradas livres.

A “Crise dos 40”no Cine-Teatro S. Pedro

A comédia “Crise dos 40” subiu ao palco do Cine-Teatro S. Pedro, no dia 7 de Fevereiro. Foram momentos de boa disposição propor-cionados por quatro actores bem conhecidos do público: Almeno Gonçalves, António Melo, Fernando Ferrão e Joaquim Nicolau.

Da autoria de Eduardo Galán e Pedro Gómez, com encenação de Celso Cleto, tratou-se de uma comédia que remeteu o público para uma reflexão sobre a solidão a que os homens de 40 anos são atirados, garantindo ao público cerca de duas horas de pura diversão.

Esta comédia alcançou grande sucesso em Espanha, tendo estreado em Lisboa, em Julho de 2006, onde permaneceu em cena até ao final do ano, seguindo depois para digressão nacio-nal.

Concerto Pedagógico“O Amor e a Música”

Integrado no programa de concertos peda-gógicos, realizou-se no dia 16 de Janeiro, no Cine-Teatro S. Pedro, o concerto “O Amor e a Música”.

A expressão do amor, através da música, foi o ponto de partida para uma viagem musical desde o século XIX, até aos nossos dias. O concerto propôs-se mostrar como alguns dos maiores compositores mundiais trataram este tema. Desde Debussy a Victorino D’Almeida, passando por Godard, Elgar, Vianna da Motta, Piazolla (com a obra-História do Tango, que trou-xeram até nós uma das danças mais sensuais e apaixonadas de sempre), Barrios e Morricone.

Flauta, guitarra e piano, foram os três instru-mentos que ajudaram o público nesta cami-nhada amorosa. Lídia Serejo e Júlio Guerreiro com apontamentos pianísticos, e António Fer-reira nos comentários, foram os intérpretes deste concerto pedagógico.

“Modinhas Luso- Brasileiras”

Também integrado neste programa realizou-se no dia 13 de Fevereiro, no Cine-Teatro S. Pedro, o concerto “Modinhas Luso-Brasileiras”.

A sensualidade das modinhas luso-brasileiras foi o ponto de partida para uma viagem através da música de dois países irmãos – Portugal e Brasil.

Estiveram em palco a meio-soprano Cristina Rosário acompanhada ao piano por Tatiana Balyuk e os comentários de António Ferreira.

A cultura da República da Estónia

Uma Exposição de Fotografia alusiva à Repú-blica da Estónia e um concerto por Hedvig Hanson, cantora natural deste país, realizaram-se em Abrantes, por ocasião da presença da Selecção de Sub 21 da Estónia, que durante o Torneio Internacional do Vale do Tejo aqui ficou alojada.

O Embaixador da Estónia em Portugal, Mart Tarmak, participou na abertura da Exposição.

O concerto com Hedvig Hanson realizou-se no dia 28, também no espaço da Biblioteca.

Influenciada por estilos como o Soul, o Funk e o lado lírico da música clássica, Hedvig Hanson interpreta fundamentalmente Jazz. Em 1993, ganhou o mais prestigiado concurso para jovens cantores, na Estónia. Em 2001 recebeu dois prémios de música: para melhor álbum e melhor artista feminina do ano. Tem cinco álbuns editados, um dos quais gravado na língua Esto-niana.

As embaixadas dos países participantes este ano no Torneio Internacional do Vale do Tejo, foram contactadas pelo Governo Civil de San-tarém para promover um intercâmbio cultural, comercial e empresarial, funcionando também como o pontapé de saída para promover a região.

EXPOSIÇÕES

De Sublinhar

Page 7: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

7

De Sublinhar em www.cm-abrantes.pt

Andebol: Selecção Nacionalde Juniores preparou Campeonato Europeu

A Selecção Nacional de Andebol Feminino (juniores B) realizou em Abrantes, de 17 a 20 de Fevereiro, um estágio de preparação para o Campeonato da Europa.

Os treinos decorreram em várias infra-estruturas desportivas do Concelho: Cidade Desportiva (Estádio Municipal), Pavilhões Municipais de Abrantes, Pego e Tramagal. As atletas da selecção e o restante equipa de apoio ficaram alojados na Pousada da Juventude

Torneio Internacionaldo Vale do TejoPortugal vence em Abrantes

A selecção portuguesa de sub-21 conquis-tou a 8 de Fevereiro, a 7ª edição do Torneio Internacional do Vale do Tejo, após derrotar a República Checa no desempate por grandes penalidades, em jogo disputado no Estádio Municipal de Abrantes, onde estiveram cerca de 3.500 espectadores.

O guarda-redes português Paulo Ribeiro foi decisivo na vitória, ao defender dois “penaltis”, a Jan Holenda e Frantisek Rajtoral, no desem-pate por pontapés da marca da grande pena-lidade, que Portugal venceu por 4-1, depois do encontro ter terminado empatado (1- 1) no tempo regulamentar.

Nani, que foi considerado o melhor jogador do torneio, iniciou da melhor forma a série de grandes penalidades dos portugueses, que concretizaram todas as quatro, sem neces-sidade de apontar a quinta. No final do jogo, o jovem futebolista não poupou elogios ao público de Abrantes, pela forma como foi, conjuntamente com os colegas, apoiado.

Na cerimónia de entrega de prémios, o Presi-dente da Câmara entregou o troféu ao melhor jogador do Torneio: Nani.

O jogo foi transmitido em directo pela RTP 1, que levou a todo o país uma boa imagem das infra-estruturas da Cidade Desportiva.

DESPORTO

“1 Horas a Nadar”,no Complexo Municipalde Piscinas

O Complexo Municipal de Piscinas recebeu no dia 10 de Fevereiro uma acção de natação a que foi dado o nome de “1 Hora a Nadar”.

A iniciativa, que decorreu nas oito pistas do tanque desportivo do complexo, esteve aberta a todos os interessados, de qualquer idade, desde que fossem bons praticantes de natação.

Arte Ninja em Abrantes

Divulgar o Ninjutsu, arte marcial milenar pra-ticada por Ninjas, foi o objectivo do estágio que decorreu nos dias 10 e 11 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal do Pego.

O Estágio contou com a orientação técnica do Mestre Ricardo Lavado.

Realizaram-se actividades paralelas, como taichi, escalada e um passeio pelo Castelo da Cidade.

Os participantes ficaram alojados na Pou-sada da Juventude.

A iniciativa foi organizada pela “Bujinkan Ryu Sui”, de Oeiras, e contou com o apoio da Câmara.

O que é o Ninjutsu?É uma arte que treina a mente a atender

o corpo e ensina o corpo a ouvir o espírito, resultando em maior qualidade de vida para quem pratica.

Page 8: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

8

Page 9: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

9

NOVAS TECNOLOGIAS

O Mocho XXI continua em crescimento. Em 2007, este projecto que coloca as novas tecnologias ao serviço do ensino, já está implementado em 42 salas de aula de 14 escolas, abrangendo um total de 904 alunos de escolas EB1, utilizando 426 computadores portáteis.Este ano, foram adquiridos 303 computadores portáteis, 27 Pc’s, 27 impressoras e material informático de apoio, no valor de 499.117,47 euros. O investimento permitirá a continuação da generalização deste projecto inovador lançado pela Autarquia em 2005, através de uma experiência piloto na Escola EB1 de S. Facundo e que tem vindo a ser alargado a mais estabelecimentos de ensino. A Câmara pretende manter esta estratégia de crescimento até 2008, altura em que se pretende atingir a média de um computador por cada dois alunos do 1º ciclo.

Page 10: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

10

Objectivo do Mocho XXIContribuir para a promoção do conhecimento e da aprendizagem nos primeiros anos de escolaridade, pelo adequado recurso à novas tecnologias de informação e comunicação.

DadosSalas do 1º ciclo informatizadas com:- 1 computador portátil para cada 2 alunos;- Ligação à Internet através de rede sem fios;- Rede de partilha e organização de trabalhos escolares em formato digital;- Sistema de interacção e partilha de ambientes de trabalho, entre professores e alunos;Constituição de uma rede de conhecimento, cooperação e partilha entre professores, com vista à construção de novos modelos de aprendizagem.

Vantagem EducativaEnriquecimento das actividades de aprendizagem:- Utilização de ferramentas de pesquisa, comunicação e produção;- Acesso a conteúdos multimédia interactivos;- Aquisição e consolidação de conhecimentos, através de tarefas intelectualmente mais activas e estimulantes:

- produção e animação de textos com software de produção multimédia;- consolidação de conhecimentos pela criação de questionários electrónicos para aplicação a outros grupos de aprendizagem distintos na mesma sala;- realização de tarefas específicas de pesquisa e aprendizagem através de recursos digitais;- Promoção da autonomia e auto-gestão da aprendizagemFormação dos alunos para a utilização das TIC, enquanto factor de construção da cidadania.

Formação de professoresFormação informática de docentes no âmbito do protocolo entre a Câmara de Abrantes, a Escola Superior de Tecnologia e a Fundação do Desenvolvimento das Tecnologias de Informação. Coordenação pedagógica e formação contextualizada no âmbito da actividade do Centro de Formação de Associação de Escolas ABRANFOCO.

Page 11: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

11

NOVAS TECNOLOGIAS

Escola Piloto 2005Escola Básica 1º Ciclo de S. Facundo12 Alunos6 Computadores portáteis e diverso software didáctico

Ano lectivo 200611 Escolas envolvidas18 salas informatizadas247 Alunos127 Computadores portáteis

Ano lectivo 200715 Escolas 46 salas informatizadas1088 alunos430 Computadores portáteis especialmente produzidos com sistema de detecção anti-roubo46 postos fixos de gestão e partilha de ficheiros 38 pontos wireless de acesso à Internet

Ano lectivo 2008 [previsão]Estender o projecto a todo o concelho1532 Alunos738 Portáteis

InvestimentoEquipamento

2005 – 10.000 €2006 – 209.000 €2007 – 500.000 €2008 – 538.000 € (previsão)Total – 1.440.000 €

Page 12: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

12

Page 13: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

13

AMBIENTE

Page 14: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

14

Page 15: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

15

AMBIENTE

Partilhando os princípios enunciados na Agenda 21 Local, a Câmara considerou oportuna a sua implementação no Concelho tendo em conta um conjunto de factores: Desde logo, a associação aos desígnios estratégicos do QREN, no que diz respeito à promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial (Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável); a preparação do Plano Estratégico da Cidade de Abrantes, que relança e actualiza a estratégia da cidade para o próximo ciclo de desenvolvimento, e a preparação da revisão do Plano Director Municipal.Para a sua implementação, a Autarquia estabelecerá um protocolo de colaboraçãoe assessoria com uma inst ituição credenciada para acompanhamento do processo.

Para tal, a Câmara convidará três instituições de ensino superior – Centro de Estudos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, a apresentarem propostas para execução dos trabalhos pretendidos.

O que é a Agenda 21 Local?

É o Plano de Acção das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável no Século XXI, aprovado na conferência do Rio de Janeiro de 1992.

O Capítulo 28 da Agenda 21 apela às autoridades locais de cada país para que desenvolvam um processo consultivo e consensual com as suas populações,sob a forma de uma versão local da Agenda 21 para as suas comunidades.

A Agenda 21 Local é um processo em que as autarquias locais (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia), cidadãos, técnicos, empresários e associações trabalham em conjunto e definem as prioridades para um desenvolvimento sustentável do seu concelho nas vertentes social, ambiental e económica.

Trata-se de um processo com uma componente participativa muito forte através do qual as autoridades trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção de forma a implementar a sustentabilidade ao nível local.

Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente e sem esquecer o desenvolvimento económico.

Implementaçãoda Agenda 21 Local

Page 16: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

16

Page 17: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

17

CIDADANIA

Page 18: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

18

Page 19: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

19

CIDADANIA

Page 20: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

20

Page 21: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

21

CIDADANIA

Page 22: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

22

O Plano de Investimentos da Central Termoeléctrica do Pego, para 2007, foi apresentado no dia 15de Janeiro, no âmbito do Congresso de Cidadania.

Paulo Almirante, Administrador-Delegado da Tejo Energia anunciou que os accionistas da empresa aguardam que o Governo aprove a licençade produção para investir numa central a gás natural.

Trata-se de uma nova central, com dois gruposde produção, uma capacidade de 800MWe um investimento orçado em 400 milhões de euros.

A nova central de ciclo combinado a gás natural, deverá estar a funcionar em 2009.

A par deste investimento, estão já a decorreros trabalhos de adaptação dos dois gruposde produção a carvão, no sentido de reduzir as emissões poluentes, respeitando as normas ambientais impostas pela União Europeia.Um investimento de 170 milhões de euros para melhorar o ambiente.

Investimentos para 2007da Tejo Energia

Investimentospara 2007da Tejo Energia

Page 23: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

23

TEJO ENERGIA

Page 24: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

24

Page 25: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

25

EMPRESAS

MOM2Manuel O. Marques 2Construções Metálicas, SA (MOM2)é a nova unidade a laborar desde Junho de 2006, com o objectivo de sectorizar o negócio de fabrico automático de pilares e vigas metálicas. A empresa mãe,a MOM é uma empresade estruturas metálicasfundada em Leiria em 1976.

O PASSOS entrevistou Luis Filipe Rodrigues Marques, Director-Geral MOM 2, que nos deu a conhecer melhor esta unidade instalada no Parque Industrial de Abrantes – – Zona Norte.

Page 26: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

26

Qual o ramo de actividade da empresa?

Fabrico de pilares e vigas metálicas.

Quais os principais clientes?

Empresas de construção civil e obras públicas, Estado Português, Petrogal.

Qual o número de postos de trabalho?

Trinta (MOM2);

Sessenta (MOM2 + MOM1)

Como é feito o recrutamento dos funcionários?

Directamente, através de anúncios publicados na imprensa ou por via de contacto directo;

Através de estágios profissionais;

Auscultando voluntários que procuram directamente a empresa.

Porquê a instalação no Concelho de Abrantes?

Devido à proximidade de Espanha e às boas acessibilidades rodoviárias; ainda a existência de boas

condições no Parque Industrial e ao empenhamento da Câmara Municipal de Abrantes na captação

deste investimento, bem como, na criação de condições de simplificação administrativa e burocrática

que facilitaram a instalação da unidade num prazo relativamente reduzido; cultura metalo-mecânica

existente na região de Abrantes.

Qual o principal mercado da empresa? Principais clientes?

O mercado nacional de estruturas metálicas, embora o mercado africano dos países de língua e

expressão portuguesa constituam já um canal importante de exportação da MOM. Espanha é o

objectivo traçado a médio prazo.

Qual a área de ocupação da empresa no Parque Industrial?

6.600 m2 cobertos; 16.000 m2 – área total.

MOM2

Page 27: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

27

EMPRESAS

Qual o volume de investimento da empresa?

Três milhões e meio de euros.

Quais são os objectivos a médio prazo a alcançar pela empresa?

Liderar o mercado nacional de fabrico de pilares e vigas metálicas; Atingir uma posição significativa

no contexto do mercado ibérico.

Referência a obras de maior envergadura executadas pela MOM?

Seleccionar as principais obras é difícil, dado que há muitos critérios que poderão determinar a sua

importância: complexidade técnica; valor do negócio; etc.

Aqui ficam algumas mais emblemáticas (mais conhecidas do público, em geral), salientando também

algumas com maior “proximidade à região de Abrantes”.

. Fórum de Coimbra

. Seixal Shopping

. Estação Ferroviária de Coina

. Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira

. Postos de Abastecimento de Combustíveis Galp

. Piscinas de Abrantes, Entroncamento, Viseu, Vila Franca de Xira, Leiria, Rio Maior

. Pavilhão Gimnodesportivo do Entroncamento

. Centro Porshe de Leiria (e muitos outros stands de automóveis no país)

. Exposalão – Batalha (Leiria)

. Central Termo-Eléctrica do Pego (estruturas metálicas de suporte do sistema de filtragem dos gases

de combustão da Central) – em execução

Page 28: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

28

Provedor Municipaldo CidadãoAna Paula Milho é a nova Provedora Muni-cipal do Cidadão, substituindo no cargo o Coronel Maximino Chaves.

No dia 9 de Janeiro foi assinado o Protocolo de Colaboração entre a Câmara e a nova Provedora.

Segundo o protocolo, Ana Paula Milho vai desempenhar a função de Provedora do Cidadão, de forma gratuita, comprome-tendo-se a promover uma cidadania activa, através da informação dos direitos do cida-dão e do esclarecimento no exercício desses direitos junto dos serviços da administração local, central e regional.

Ana Paula Milho, 41 anos, natural e residente no Concelho de Abrantes, Jurista de profis-são, mostrou-se satisfeita com o desem-penho da função e afirmou que pretende desenvolvê-la “da melhor forma, ajudando o cidadão a manter um melhor relacionamento

e, dessa forma, a defender os seus interesses junto das entidades que o cidadão pense ter razão de queixa”.

O Presidente da Câmara, Nelson de Carvalho, referiu o empenho da autarquia em manter o lugar de Provedor Municipal do Cidadão, enquanto “pedagogia do exercício dos direitos e deveres de cidadania, sendo também um contributo para a modernização e uma forma de abertura dos serviços da administração ao cidadão”.

O lugar de Provedor Municipal do Cidadão foi criado pela primeira vez no país pela Câmara de Abrantes, em Março de 1998.

Contactos: Provedor Municipal do CidadãoEdifício FalcãoPraça Raimundo SoaresTelefone: 241 330 158

CIDADANIA

Função do Provedor:

- Informar sobre as várias dimensões dos direitos do cidadão;

- Apoiar o cidadão na defesa dos seus direi-tos.

Os munícipes podem apresentar junto do Provedor Municipal do Cidadão queixas ou reclamações relativas a acções ou omissões dos poderes públicos (Administração Local, Regional e Nacional) sedeados em Abran-tes.

O Provedor procurará, pela via do diálogo, junto das instituições e serviços visados, ou mediante recomendação, facilitar, resolver ou eliminar as situações objectos de queixa, solucionar diferendos ou corrigir as situações lesivas dos interesses dos cidadão.

Page 29: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

29

http://www.bmab.cm-abrantes.pt/default.asp?SLeituraNossas#slnBIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO BOTTO

MÚSICACABO DO MUNDOLUAR NA LUBRECD AUDIO

Os Luar na Lubre são uma formação folk, com um vasto historial e reconhecimento internacional. Uma boa parte desse reconhecimento consolidou-se internacionalmente, a partir do momento em que aceitaram um convite para colaborar com Mike Oldfield, o mítico autor de “Tubular bells” e de vários experimentalismos musicais, muitos deles inspirados nas sensibilidades “folk” que também perseguem estes galegos. A criação do grupo remonta a 1986 e - desde a sua estreia - o grupo foi-se habituando aos prémios e a críticas muito favoráveis. O seu trabalho parte de temas e ritmos tradicionais do respectivo universo geográfico, cozinhando-os num recipiente onde cabem outros instrumentos e palavras que não os de origem. Cabo do mundo foi editado em 1999.

CINEMACIRQUE DU SOLEIL: ALEGRIADVD

O Cirque du Soleil tem sido descrito como um “circo moderno”. Enfatizando o não uso de animais, o circo conta com actuações de mais de quarenta artistas de várias nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock. A música ao vivo está sempre presente nos espectáculos, assim como as maquilhagens elaboradas e os guarda- roupas exuberantes.Alegria é uma das produções itinerantes mais populares do Cirque du Soleil. Ela fala de esperança e perseverança.

EDIÇÕES MUNICIPAIShttp://www.bmab.cm-abrantes.pt/Ediçoes%20municipais/EdMunicipais.asp

A biblioteca é um dos postos de venda de todas as edições municipais e de outras edições locais com apoio municipal. Se entrar na nossa página na Internet em “Edições Municipais “, tem acesso à descrição, ao preço e, em alguns casos, a uma sinopse das obras. Para facilitar, pode fazer a sua encomenda através do serviço em linha, recebendo à cobrança, via CTT, a edição pretendida.

SUGESTÕES DE LEITURAAS NOSSAS SUGESTÕES

LIVROSINFANTO-JUVENISERA UMA VEZ UM REI...ANA OOM; ILUSTRADO POR ANDRÉ LETRIALISBOA : ZERO A OITO, 2006

Esta colecção pretende dar a conhecer aos mais novos, episódios da vida dos reis portugueses. Visa sensibilizar as crianças para a importância da história de Portugal e despertar-lhes o entusiasmo e a vontade de aprender, sobre o passado do nosso país. As obras dirigem-se aos alunos que ainda não iniciaram o programa escolar de história. Por isso, cada livro apresenta um rei, através de uma história infantil, com linguagem simples e alguma fantasia, indo ao encontro do imaginário das crianças.

LIVROSÉPOCA DE MIGRAÇÃO PARA NORTEAL-TAYYEB SALIHLISBOA : CAVALO DE FERRO, 2006ISBN 989-623-017-X

Época de migração para norte foi publicado pela primeira vez em árabe, em Setembro de 1966, precisamente quando caiu o governo militar do General Ibrahim Abboud, no Sudão, e o país vivia momentos de libertação política e intelectual. No entanto, os comunistas e os islamistas, apressaram-se a condenar o romance, porque não se alinhava com os ideais de nenhum partido, nem de nenhum nacionalismo radical, acrescendo o facto de o escritor ter vivido e trabalhado na Europa. Desde então, tem sido proibido em vários países africanos e do Médio Oriente e largamente divulgado no resto do mundo.Escritor sudanês, nascido em 1929, Al-Tayyeb Salih tornou-se um dos nomes mais consagrados da actual literatura africana de expressão árabe.Nesta obra, considerada o mais importante romance do séc. xx escrito em árabe, o narrador, após terminar os seus estudos em Inglaterra, regressa à sua remota vila no Sudão. Lá encontra Mustafá, um homem misterioso e fascinante, que também tinha estudado em Oxford. À medida que a cumplicidade entre os dois cresce, Mustafá revela-lhe um passado enigmático e surpreendente.

LIVROSCRÓNICA DO PÁSSARO DE CORDAHARAKI MURAKAMICRUZ QUEBRADA : CASA DAS LETRAS, 2006ISBN 972-46-1692-4

Haruki Murakami é um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgados em todo o mundo, sendo simultaneamente aplaudido pela crítica, que o considera um dos grandes romancistas vivos.Crónica do pássaro de corda, ao qual foi atribuído o prémio Yomiuri, conta a história de um jovem japonês, Toru Okada, que vê a sua vida transformada, após o telefonema anónimo de uma mulher. Começam a aparecer personagens cada vez mais estranhas em seu redor e o real vai-se degradando, até se transformar em algo fantasmagórico. A percepção do mundo torna-se mágica, os sonhos invadem a realidade e, pouco a pouco, Toru sente-se impelido a resolver os conflitos que carregou durante toda a sua vida.

Porque ler não é apenas juntar letras para formar sílabas, que formam palavras, que formam frases. Etimologicamente ler é apreender, interpretar sentidos. Por isso o nosso lema é “vemos, ouvimos e lemos...“ e as nossas sugestões de leitura podem ser tanto um livro, como um filme ou um cd de música.

REVISTASREVISTA DE TURISMOE DESENVOLVIMENTODIR. CARLOS COSTANº16(2006)ISSN 1645.9261

A Revista de Turismo e Desenvolvimento é a primeira revista científica na área do turismo, em Portugal. Direcciona-se a todos os que têm a área do turismo como objecto de estudo ou de trabalho, e tem como objectivo primordial a divulgação de trabalhos e estudos realizados no âmbito de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, bem como de projectos realizados no mundo empresarial, do sector do turismo. Este número 6 encerra três anos de publicação regular de artigos científicos, em língua portuguesa, inaugurando uma edição temática que dá palco ao interior do país, nas suas vertentes da montanha e da natureza.

Page 30: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

Requalificaçãode arruamentos em Tramagal

Um conjunto de arruamentos na Freguesia de Tramagal vai ser alvo de trabalhos de requalificação. O processo de concurso para execução da empreitada já foi aprovado. O mesmo apresenta o valor orçamental previsto de 144.817,13 euros.

Serão alvo desta requalificação os seguintes arruamentos: Rua da Tuna; Rua da Fundição Velha; Rua Nova da Igreja; Rua das Laranjeiras; Rua Luís Ferreira Bairrão; Rua do Mercado; Rua Jorge Mineiro; Rua de S. José; Rua Parque de Jogos; Rua Júlio Dinis; Rua do Cemitério/Largo; Rua das Hortas; Rua Maria da Glória; Rua Nossa Senhora da Conceição; Rua Nossa Senhora de Fátima; Rua Pedro Nunes; Rua do Cabeço Moinho de Vento.

Unidade de Torrefaçãode Cafés no Parque Industrial

Uma nova empresa instalar-se-á em breve no Parque Industrial. Trata-se da “Ibertorra – Torrefacção e Comercialização de Cafés e Produtos Alimentares Lda.”, que irá ocupar os lotes 19 e 42, num total de 6 mil metros quadrados.

Foi aprovada no dia 28 de Dezembro a minuta da escritura de compra e venda relativa à alienação dos dois lotes, pelo valor total de 7.375 euros, a celebrar entre a Câmara e a sociedade gestora.

A empresa, recentemente constituída, irá instalar no Parque Industrial uma unidade de torrefacção de cafés, com uma componente quantitativa substancial destinada à exportação, operando também no mercado nacional.

Obras&Projectos

30

Açude InsuflávelRecomeço dos trabalhosde montagem das comportas

Já recomeçaram as obras relativas aos trabalhos de montagem das comportas do Açude Insuflável, no Rio Tejo, após uma interrupção, devido às condições climatéricas extremas verificadas no último trimestre de 2006, o que originou o aumento considerável do caudal do Tejo.

Até à interrupção dos trabalhos, estava já instalada 1 comporta, correspondente ao vão 2.

No inicio do mês de Fevereiro ficou concluída a instalação e montagem do vão 1 (que corresponde à comporta de menor tamanho, localizada no lado sul) e do vão 3.

Até final de Março prevê-se a conclusão da instalação e montagem da última comporta, correspondente ao vão 4, localizada junto à margem norte.

Decorrem também os trabalhos relativos à montagem e instalação de equipamento do edifício de comando.

Prevê-se que os ensaios das comportas do Açude possam decorrer na 2ª quinzena de Abril.Estas comportas, com especificidades únicas em Portugal, constituirão a peça fundamental para represar a água do rio, permitindo a criação do espelho de água fluvial, um dos maiores do país.

Page 31: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

31

Serviço de ÁguasResiduais UrbanasAprovada minuta finaldo contrato de concessão

A minuta final do contrato de concessão do Serviço de Águas Residuais Urbanas do Concelho de Abrantes foi aprovada no dia 29 de Janeiro, devendo a mesma ser remetida ao IRAR (Instituto Regulador de Águas e Resíduos) para emissão de parecer.

A concessão do saneamento básico do concelho inclui a exploração, gestão, manutenção e conservação do sistema de drenagem de águas residuais urbanas, estações de tratamento de águas residuais (nomeadamente o sistema de cogeração da ETAR da Fonte Quente) e estações elevatórias do Município.

Da adjudicação constam ainda a limpeza de fossas sépticas, a execução de infra-estruturas, incluindo estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e a execução de todas as obras necessárias à concretização do plano de investimentos do concorrente, nomeadamente no que respeita ao objectivo proposto de alcançar a meta de 92,20% da população servida com rede de saneamento até 1 de Janeiro de 2010.

O valor da concessão é superior a 37 milhões de euros, sendo que haverá um investimento de perto de 8 milhões de euros logo nos primeiros anos da concessão.

Tarifas de saneamentoe resíduos sólidos

Foi aprovada em 22 de Janeiro uma proposta respeitante às tarifas de saneamento, recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, relativamente às situações em que não seja possível associar as tarifas de saneamento e resíduos sólidos ao consumo de água, por não haver ligação à rede pública de água ou existir captação própria de água ligada à rede doméstica.

Assim, no caso dos prédios urbanos avaliados nos termos do código da Contribuição Autárquica, os proprietários e usufrutuários, superficiários e as heranças indivisas dos prédios urbanos ou respectivas fracções, passarão a pagar tarifas de resíduos sólidos urbanos e saneamento, correspondente a um quarto da taxa aprovada pela Assembleia Municipal para efeitos de liquidação do IMI.

No caso dos prédios avaliados de acordo com o código do IMI, obrigam-se ao pagamento de um oitavo da referida taxa.

Construção do Pontãosobre a Ribeira da AbrançalhaCorte de trânsito

Já está a ser construído o Pontão definitivo sobre a Ribeira da Abrançalha. Os trabalhos iniciaram-se a 1 de Fevereiro, prevendo-se que possam ficar concluídos no início do mês de Abril. Por esse motivo, durante o período de realização da obra, não será possível a circulação de viaturas entre Abrançalha e Paul/Abrantes.

Em alternativa, a circulação automóvel está a realizar-se pela estrada Nacional 3/Quartel.

A Câmara de Abrantes lamenta os inconvenientes desta situação e espera a compreensão de todos, na certeza de que a construção do Pontão virá restabelecer em definitivo a circulação no local.

Page 32: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

| Propostas apresentadas ao concurso limitado sem publicação de anúncio para adjudicação da empreitada de “Movimentação de Terras para Acesso e Implantação do Arquivo Municipal Eduardo Campos – Parque Industrial de Abrantes”.Del Por unanimidade, a Câmara tem a intenção de adjudicar a empreitada à firma Mendes & Gonçalves, S.A., pelo valor de 123.143,19 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, por se tratar da proposta de mais baixo preço, de acordo com o referido relatório da comissão de análise das propostas.

| O consórcio adjudicatário da empreitada de “Execução do Projecto de Execução e da Respectiva Empreitada da Obra do Açude Insuflável no Rio Tejo, em Abrantes”, solicita prorrogação do prazo da referida empreitada, por mais 120 dias, fixando-se a conclusão da mesma em 07 de Maio de 2007.Del Por maioria, aprovado.

| O consórcio adjudicatário da empreitada de “Conclusão da obra do Açude Insuflável”, solicitou a prorrogação do prazo da referida empreitada, por mais 120 dias, fixando-se a conclusão da mesma em 07 de Maio de 2007.Del Por maioria, aprovado.

32

D e l i b e r a ç õ e s

Acta nº 01 08.01.07

| Minuta do Edital referente à alienação em hasta pública de doze lotes, destinados a habitação, integrados no loteamento de um terreno municipal, sito em Bemposta, onde consta o número dos lotes e respectivas áreas e preços base de licitação, não sendo admitidos lanços inferiores a 250,00 euros.Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade, aprovada a minuta. | Para aprovação, o programa de concurso e o caderno de encargos, para prestação de Serviços de Segurança e Vigilância em vários Edifícios Municipais para o período de 2 anos. O valor da aquisição estima-se em 179.000,00 euros pelo período de 2 anos.Del Por unanimidade, aprovado.

| Palha de Abrantes – Associação de Desenvolvimento Cultural sugere a aquisição de 50 exemplares do nº 8 da revista de História Local Zahara.Del Por unanimidade, aprovar a aquisição de cinquenta exemplares do nº 8 da revista de História Local Zahara, ao preço unitário de 5 euros, à semelhança do que foi feito com os números anteriores, a fim de serem distribuídos pelas Bibliotecas, Centros de Recursos das Escolas e Escolas do 1º Ciclo das freguesias visadas na revista.

| Propostas apresentadas ao concurso limitado sem publicação de anúncio para adjudicação da empreitada de “Avenida António Farinha Pereira – Alferrarede – Emissário de Esgotos”. Del Por unanimidade, a Câmara tem a intenção de adjudicar à firma ASIBEL - Construções, S.A., pelo valor de 120.629,85 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, por se tratar da proposta de mais baixo preço, de acordo com o referido relatório da comissão de análise das propostas.

Acta nº 02 15.01.07

| Substituição do inglês em algumas escolas do concelho pela expressão dramática e corporal, expressão plástica e robótica, para os alunos do 1º e 2º anos, mantendo-se no entanto, o ensino da música e a prática de actividade desportiva.Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade, aprovado. | Para aprovação, a minuta do contrato de cedência de exploração do bar situado no edifício dos Bombeiros Municipais de Abrantes.Del Por unanimidade, aprovada a minuta.

| Para aprovação, o Plano de actividades para 2007, respeitante ao Serviço de Saúde no Trabalho, dos funcionários da Câmara Municipal de Abrantes e Serviços Municipalizados de Abrantes.Del Por unanimidade, aprovado. | Actualização das rendas dos fogos municipais de habitação social para 2007, cujo cálculo foi efectuado de acordo com o nº 2 do Artigo 5º do Decreto-Lei 166/93, de 7 de Maio, conjugado com o Decreto-Lei 329-A/2000, de 22 de Dezembro.Del Por unanimidade, aprovado.

| Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo solicita a cedência do edifício do mercado de Rossio ao Sul do Tejo para instalação da sua sede, uma vez que o mesmo se encontra inactivo.Del Por unanimidade, aprovado.

| Para aprovação, o Plano Estratégico da Cidade de Abrantes – 2ª Fase: Estratégia de Desenvolvimento.Del Por unanimidade, aprovar o referido Plano Estratégico da Cidade de Abrantes – 2ª Fase: Estratégia de Desenvolvimento.

Acta nº 03 22.01.07

| Para aprovação, alteração aos Protocolos de Delegação de Competências com as Juntas de Freguesia, nomeadamente:- Protocolo para o Regular Funcionamento dos Estabelecimentos de Educação;- Protocolo para a Manutenção dos Estabelecimentos de Educação.Del Por unanimidade, aprovar a alteração aos referidos Protocolos.

| Para aprovação, as candidaturas às bolsas de estudo para o ano lectivo de 2006/2007 e respectivos montantes.Del Por unanimidade, aprovado. Para aprovação, o projecto de Concepção e Execução de Pontão na E.M. 547 sobre a Ribeira da Abrançalha – Abrançalha de Cima – Abrantes.Del: Por unanimidade, aprovado. | Para o lançamento da A21 Local em Abrantes, a Autarquia estabeleça um protocolo de colaboração e assessoria com uma instituição credenciada para acompanhamento do processo. Para tal pretende-se convidar três instituições de ensino superior - Centro de Estudos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, para apresentarem proposta para execução dos trabalhos pretendidos”.Del Por unanimidade, aprovado.

Page 33: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

| Junta de Freguesia de S. João solicita a atribuição de subsídio monetário para o processo de criação e promoção dos símbolos Heráldicos daquela Freguesia.Del Por unanimidade, aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 500 euros.

| Junta de Freguesia de Vale das Mós solicita a atribuição de subsídio monetário para o processo de criação e promoção dos símbolos Heráldicos daquela Freguesia.Del Por unanimidade, aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 500 euros.

| Para aprovação, as Normas de Gestão da Galeria Municipal de Arte.Del Por unanimidade, aprovadas. Submeter à aprovação da Assembleia Municipal.

| Para aprovação, o relatório da 2ª Discussão Pública do Plano de Urbanização de Abrantes.Del Por unanimidade, aprovado.

| Para aprovação, o Estudo de Mobilidade e do Sistema de Transportes de Abrantes.Del Por unanimidade, aprovado.

| Para aprovação, a minuta final do contrato de concessão do Serviço de Águas Residuais Urbanas do Concelho de Abrantes.Del Por unanimidade, aprovada a referida minuta, devendo a mesma ser remetida ao IRAR para emissão de parecer.

33

Janeiro | Fevereiro 2007

Acta nº 04 29.01.07

| Propostas apresentadas ao concurso por ajuste directo, para adjudicação da empreitada de “Centro Coordenador de Transportes de Abrantes – Alterações no Piso 1”.Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade, a Câmara tem a intenção de adjudicar a empreitada pelo valor de 19.839,47 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, por se tratar da proposta de mais baixo preço, de acordo com o relatório da comissão de análise das propostas.

| Para ratificação do executivo, o seu despacho datado de 22 de Janeiro de 2007, a aprovar os vários corpos sociais da Associação Centro Comercial Ar Livre de Abrantes,Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade, ratificar.

| Ofício emitido pela DREL – Direcção Regional de Educação de Lisboa, solicitando parecer relativamente à proposta desta Direcção Regional, de verticalização dos agrupamentos de escolas horizontais, do concelho de Abrantes:1 Verticalização do Agrupamento de Escolas Abrantes Oeste com a ES/2,3 Dr. Manuel Fernandes (altera a sua tipologia, passando a receber 2º ciclo).2 Verticalização do Agrupamento de Escolas Abrantes Norte com o Agrupamento D. Miguel de Almeida (vertical).Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade, a Câmara emite parecer favorável.

| Junta de Freguesia de Rio de Moinhos solicita a atribuição de subsídio monetário para o processo de criação e promoção dos símbolos Heráldicos daquela Freguesia.Del Por unanimidade, aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 500 euros.

Acta nº 05 05.02.07

| Mudança do horário das reuniões de Câmara para as 17 horas, com efeitos a partir do dia 19 de Fevereiro de 2007, mantendo-se o mesmo dia (segunda-feira) e o mesmo local (Edifícios dos Paços do Concelho), para a sua realização.Deliberação Aprovada em MinutaPor unanimidade aprovado.

| Minuta do contrato de Prestação de Serviços referente ao Ensino do Inglês e Educação Musical nas Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico Público, no Concelho de Abrantes, pelo montante global de 175.675,00 euros, isento de IVA ao abrigo do artigo 9º alínea 10ª do CIVA, a celebrar entre a Câmara e INFORINFANTIL – INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS, LDA.Del Por unanimidade, aprovada a minuta..

| Para aprovação, a minuta do protocolo de cooperação a celebrar entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Palha de Abrantes –Associação para o Desenvolvimento Cultural, respeitante à animação da UNIVA, para renovação de vigência do mesmo para o ano de 2007.Del Por unanimidade, aprovada a minuta.

| Cedência de espaço para implantação e exploração de estabelecimento, no âmbito de restauração e bebidas no Aquapolis.Del: Por unanimidade, aprovar o programa de concurso e caderno de encargos da cedência de espaço para implantação e exploração de estabelecimento, no âmbito de restauração e bebidas no Aquapolis.

| Candidatura para a instalação no Parque Industrial de Abrantes de uma unidade de extracção, embalamento e comercialização de azeite, efectuado por Sociedade Agrícola Ouro Vegetal.Del: Por unanimidade, informar que a Câmara delibera vender-lhes os lotes Nº I 24 (2.950 m2) e I 25 (1.500m2), perfazendo um total de 4.450 m2 do Loteamento Industrial de Abrantes, pelo valor de 1,25 euros o metro quadrado, devendo a sede social da empresa situar-se no concelho de Abrantes.

| Para aprovação, mapas com as propostas de financiamento às associações do concelho, no âmbito dos Programas FINCULT e FINEVENT 2007.Del: Por unanimidade, aprovadas as referidas propostas de financiamento às associações do concelho.

As reuniões de Câmara Municipal realizam-se semanalmente às Segundas-Feiras, com início pelas 17h00. A primeira reunião de cada mês é pública havendo, no início, um período de intervenção do público que não deverá exceder 10 minutos por cada munícipe, nem 60 minutos por reunião. Para participar nas reuniões, os interessados deverão inscrever-se com 48 horas de antecedência. Caso contrário, o assunto em causa será remetido para os serviços competentes para análise, voltando posteriormente à sessão de Câmara. O "Passos" faz aqui um resumo das actas. As respectivas actas poderão ser consultadas, na íntegra na secção de Expediente, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, no horário normal de funcionamento da Câmara Municipal de Abrantes, ou na internet em www.cm-abrantes.pt

Page 34: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

34

Palavra do MunícipeA cidadania é um dos temas em destaque nesta edição. Por isso, o “Passos” foi à rua ouvir os cidadãos para saber em que medida é que, individualmente, se sentem agentes da cidadania e, no geral, como é que vêem a prestação dos portugueses nessa matéria.1 Considera-se um cidadão activo? 2 Em que medida? 3 No geral, acha que os portugueses têm uma boa prestação em termos de cidadania.

LUÍS TOMÁSTOMARTRABALHADOR/ESTUDANTE

1 Sim!

2 Faço parte de uma associação em Tomar e integro um grupo de teatro desde 1994.E pratico a minha cidadania de outras formas: ajudando em várias iniciativas na minha aldeia. Portanto, nesse sentido sinto-me um cidadão activo.E, por outro lado, tento sempre acompanhar a actualidade informativa, embora o tempo não seja muito.

3 Eu acho que os Portugueses são participativos para defenderem os interesses. Ou seja, quando alguma coisa não está bem, só aí é que mostram alguma vontade. Isto não maioria dos casos. Mas, claro que há outros que são muito activos nas mais diversas formas. Em geral, penso que só mostram essa participação quando é para defender os interesses pessoais, numa qualquer manifestação, para dizerem o que está mal.

CARLOS PINHEIROTORRES NOVASREFORMADO DA BANCA

1 Considero-me um cidadão atento, mas cada vez mais estou desiludido com a falta de cidadania da maior parte dos cidadãos.

2 Pratico a minha cidadania e, quando acho e possível, chamo a atenção dos outros cidadãos quando não a cumprem.Estou ligado aos Bombeiros há cerca de 20 anos, e nessa missão sou um cidadão que tem algumas preocupações acrescidas em relação a questões de segurança. Sofro de um certo sindroma da falta de conhecimento das pessoas para regras elementares nessa matéria. Muitos dos acidentes e dos incêndios que acontecem, não digo que seja por maldade explícita, mas em alguns casos é por maldade implícita. Acho que as regras da cidadania se deviam começar a aprender na escola, porque as crianças são um bom meio de difusão das ideias junto dos adultos.

3 Acho que os portugueses ultrapassam muita vez todas as regras e por isso não têm respeito pelos outros. A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros. Há pessoas que pensam que só elas é que são livres e que os outros não têm direitos. A cidadania também começa por aí, chamando a atenção das pessoas pelas asneiras que vão cometendo ao longo do dia, nas mais variadas situações. Dou o exemplo do estacionamento caótico com que nos deparamos em alguns locais. Se não chamarmos a atenção desses prevaricadores, as pessoas até pensam que estão a fazer muito bem.

PAULO GOMESVILA NOVA DA BARQUINHAMEDIADOR DE SEGUROS

1 Sou um cidadão interessado. Em termos de participação, participo naquilo que é possível.

2 A minha participação cívica tem a ver com o meu hobbie: sou bombeiro voluntário. Além disso, é óbvio que me interesso por aquilo que se passa na sociedade, em termos políticos, económicos, etc. De resto, não sou contestatário por natureza. Tenho a minha opinião, exprimo-a mas, por norma, não participo em manifestações ou em qualquer outro tipo de contestação.De resto sou participativo no que toca a outro tipo de iniciativas, até para me enriquecer enquanto cidadão. Voto, pago os meus impostos, que também é uma forma de cidadania.

3 Parece-me que a grande maioria dos portugueses ainda não tem bem a noção de cidadania, quando podem influir no futuro do nosso país. Creio que os portugueses se alheiam do nosso futuro. Nessa medida, também não se sentem responsáveis e, sempre que algo está incorrecto, dizem que os culpados são sempre os outros (na maior parte das vezes os políticos) e esquecem-se que eles também o são.Em suma, creio que uma grande parte dos portugueses não tem a noção do que é ser cidadão e da necessidade de o ser.

INQUÉRITO DE RUA

Propomos que procure neste conjunto

de letras, palavras relacionadas com esta

edição dos "Passos".

Boa Sorte!

1 Feira que decorreu em Lisboa entre 24

e 28 de Janeiro de 2007.

2 Que República esteve em destaque

na biblioteca durante o Torneio do Vale

do Tejo?

3 Nome de projecto que reúne novas

tecnologias e ensino básico.

4 O Zé Pack quer deixar deixar a Cidade...

5 Gabinete de Apoio ao Investimento.

[Sigla]

6 Empresa de Construções Metálicas

implantada em Abrantes [Sigla]

7 Provedora Municipal do Cidadão.

[Apelido]

8 O Açude em Abrante é...

9 O Projecto de apoio a PME de base

tecnológica tem o nome de Valtejo...

10 Tema do congresso que decorreu em

Abrantes de 5 a 20 de Janeiro.

Passosa Brincar

Page 35: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia

Serviço de Divulgação e InformaçãoTel 241 330 133/9 | Fax 241 330 163e-mail: [email protected]

Serviço de InformáticaTel 241 330 113e-mail: [email protected]

Serviços Municipalizados Tel 241 360 120 | Fax 241 360 125e-mail: [email protected]ência|Águas. Fora das horas de expedienteTel 96 804 93 16 | 96 900 41 28

Juntas de FreguesiaAldeia do MatoTel | Fax 241 849 107AlferraredeTel 241 361 029 | Fax 241 362 105e-mail: [email protected] | Fax 241 822 340e-mail: [email protected] 241 732 116 | Fax 241 732 851e-mail: [email protected] | Fax 241 841 216e-mail: [email protected] | Fax 241 822 581e-mail: [email protected] | Fax 241 841 249e-mail: [email protected] | Fax 241 849 433MouriscasTel 241 871 333 | Fax 241 871 906e-mail: [email protected] | Fax 241 833 169e-mail: [email protected] MoinhosTel | Fax 241 881 502e-mail: [email protected] ao Sul do TejoTel | Fax 241 333 185São FacundoTel | Fax 241 734 165e-mail: [email protected]ão João BaptistaTel 241 362 370 | Fax 241 361 945e-mail: [email protected]

Informações úteis

Câmara Municipal de AbrantesTel 241 330 100 | busca automáticaFax 241 330 186

Assembleia MunicipalTel 241 330 155 | Fax 241 330 192e-mail: [email protected]

Atendimento|Apoio ao MunícipeTel 241 330 105e-mail: [email protected]

Biblioteca Municipal António BottoTel 241 379 990 | Fax 241 365 392e-mail: [email protected]ª a 6ª: 10h30>12h30 e 14h00>19h30

Bombeiros MunicipaisTel 241 360 670 | Fax 241 365 271e-mail: [email protected]

Centro de Novas TecnologiasEdifício PirâmideTel 241 366 464 | 241 363 165e-mail: [email protected]:\\www.piramide.cm-abrantes.pt2ª a 6ª: 10h00>13h00 e 14h30 > 18h00

CIAC Centro de InformaçãoAutárquico ao ConsumidorTel 241 330 157 | Fax 241 330 188Linha Verde: 800 200 741e-mail:[email protected]

CineTeatro S. PedroTel 241 366 321

Director Departamento GeralTel 241 330 108e-mail: [email protected]

Divisão AdministrativaExpedienteTel 241 330 111 | Fax 241 330 186e-mail: [email protected]

Divisão de AmbienteTel 241 360 840 | Fax 241 360 849e-mail: [email protected]

Div. Educação, Cult., Turismo e DesportoTel 241 330 134 | Fax 241 330 189e-mail: [email protected]

Divisão de Obras Diversas e TransportesTel 241 330 149 | Fax 241 360 849e-mail: [email protected]

Div. de Obras Particularese Serv. UrbanosTel 241 330 169e-mail: [email protected]

Divisão de Ordenamentose ProjectosTel 241 330 148e-mail: [email protected]

Divisão Financeira e-mail: [email protected] 241 330 118/9 | Fax 241 330 161e-mail: [email protected]

ContabilidadeTel 241 330 120e-mail: [email protected]

São Miguel do Rio TortoTel | Fax 241 866 120e-mail: [email protected]ão VicenteTel | Fax 241 366 223e-mail: [email protected] | Fax 241 844 960e-mail: [email protected] | Fax 241 897 153e-mail: [email protected] das MósTel | Fax 241 732 215e-mail: [email protected]

Atendimento Público do ExecutivoPresidente da Câmara Nelson de CarvalhoTerça-Feira 9h00>13h00Tel 241 330 103e-mail: [email protected] e Vice Presidente Pina da CostaQuinta-Feira 09h30>12h00Tel 241 330 105e-mail: [email protected] Isilda JanaTerça-Feira 09h00>12h30Quarta-Feira 14h00>17h00Tel 241 330 134e-mail: [email protected] Maria do Céu AlbuquerqueQuinta-Feira 09h30>12h00Tel 241 330 105e-mail: [email protected] Manuel Jorge ValamatosQuarta e Quinta-Feira 09h00>12h00Tel 241 331 510e-mail: [email protected] Pedro MarquesSegunda-Feira 09h00>12h00Tel 241 330 105e-mail: [email protected] José Moreno VazSegunda-Feira 09h00>12h00Tel 241 330 105e-mail: [email protected] forma a facilitar o atendimento, as entrevistas deverão ser previamente marcadas.www.cm-abrantes.ptCâmara Municipal de AbrantesPraça Raimundo Soares2200-366 Abrantes

Estádio MunicipalTel 241 331 510 | 241 361 164Fax 241 361 341e-mail: [email protected]

Estaleiro Municipal Oficinas MunicipaisTel 241 360 840 | Fax 241 360 849e-mail: [email protected]

Gabinete da PresidênciaTel 241 330 103 | Fax 241 330 190e-mail: [email protected]

Gabinete de Apoio às FreguesiasTel 241 330 104| Fax 241 330 187e-mail: [email protected]

GabInvestPraça Raimundo Soares 2200-366 Abrantes Tel | Fax 241 330 220e-mail: [email protected] http:\\www.empresas.cm-abrantes.pt

Galeria Municipal de ArteTel 241 372 581e-mail: [email protected]ª a Domingo: 14h00>20h00Encerra à Segunda, Terça e Feriados

Museu Municipal D. Lopo de AlmeidaTel 241 371 7243ª a Domingo: 10h00>17h00

PAC Posto de Atendimento ao CidadãoTel 241 330 157 | Fax 241 330 188e-mail: [email protected]ª a 6ª: 9h00>12h30 e 14h00>17h30

PavilhõesPavilhão Desportivo Municipal de AbrantesTel 241 363 231Pavilhão Desportivo Municipal de PegoTel 241 833 681Pavilhão Desportivo Municipal de TramagalTel 241 890 555

Complexo Municipal de PiscinasTel 241 379 930e-mail: [email protected] Municipal do TramagalTel 241 898 010 | Fax 241 898 019

Posto de Informação TurísticaTel 241 362 555e-mail: [email protected]ª a Sábado: 9h00>18h00Encerra ao Domingo

Protecção Civil Tel 241 330 200 | Fax 241 330 201e-mail: [email protected]

Provedor Municipal do CidadãoTel 241 330 158 | Fax 241 330 188

Secção de LicenciamentoTel 241 330 105e-mail: [email protected]

Secção de PatrimónioTel 241 330 154 | Fax 241 330 193e-mail: [email protected]

Secção de Recursos HumanosTel 241 330 150e-mail: [email protected]

Se pretende começar a receber gratuitamente o Boletim Municipal "PASSOS DO CONCELHO", assim como outras informações acerca do Município preencha e recorte este postal. Envie para:Boletim Municipal "Passos do Concelho"Câmara Municipal de AbrantesPraça Raimundo Soares2200-366 Abrantes

nome

morada

código postal

e-mail

Deseja começar a receber os PASSOS via correio?Sim Não

Deseja receber outras informações das actividades da Câmara via e-mail?Sim Não

telefone

Page 36: passosdoConcelho #59cm-abrantes.pt/images/documentos/comunicacao/boletim... · Agenda 21 Local Ficha Técnica 2 16 24 Index 3 4 9 12 12 Cidadania GabInvest Via Verde ValtejoFinicia