país, os gestores foram desafi ados decresceu. agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação...

15

Upload: others

Post on 23-Sep-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,
Page 2: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

Este é um ano que foge de todas as projeções. Perdemos muitas vidas pelo país, os gestores foram desafi ados de maneiras inimagináveis, e a rotina do Brasil mudou.

Para nos adaptar a esse novo tempo, precisamos ter atitude e capacidade de batalhar nas campanhas eleitorais de maneira inovadora.

Com este guia, desenvolvido pelo nosso Setor Jurídico, buscamos ajudar o Democratas e os seus candidatos na preparação para as Eleições de 2020. Nosso intuito é promover o melhor desempenho do partido e dos nossos postulantes.

A publicação traz questões relevantes da legislação eleitoral que precisam ser observadas pelos candidatos durante a estruturação das campanhas, bem como para que possam fi scalizar as candidaturas adversárias.

Nos últimos anos, o Democratas se manteve fi rme em suas convicções e cresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos, precisamos buscar equilíbrio para liderar a reconstrução do Brasil com responsabilidade, integridade e diálogo.

Certos de que o assunto não se esgota nesta publicação, colocamos o Setor Jurídico do partido à disposição para eventuais consultas, as quais poderão ser formuladas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3311-2832 - A/C Dr. Fabrício Medeiros.

Desejamos sucesso a todos! Abraço,

Antônio Carlos Magalhães NetoPresidente Nacional do Democratas

Antônio Carlos Magalhães Neto

Page 3: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

O que são as eleições municipais?

Calendário Eleitoral

O Partido DEMOCRATAS

As Convenções Partidárias

Quando ocorrem?

Como ocorrem?

Da Convocação

Do Colégio Eleitoral

Do Quórum

Do Número Mínimo de Filiados

Do Procedimento de Votação

Da Composição dos Diretórios

Da Lavratura da Ata

Das Eleições

As Coligações

O Registro de Candidaturas

Prazo

Documentos Necessários

Número Máximo de Candidatos

Vagas não preenchidas

Substituição de Candidato

Modelos de documentos

1

2

3

4

4.1

4.2

4.2.1

4.2.2

4.2.3

4.2.4

4.2.5

4.3

4.4

4.5

5

6

6.1

6.2

6.3

6.4

6.5

7

Sumário

Page 4: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

1. O que são as Eleições Municipais?

As eleições municipais no Brasil ocorrem a cada quatro anos e têm como objetivo eleger os prefeitos e seus vice-prefeitos, bem como os vereadores dos municípios brasileiros.

Dependendo da quantidade de eleitores, as eleições municipais são realizadas em dois turnos. Os arts. 28, 29 e 77 da Constituição Federal definem que nos Municípios com mais de 200 mil eleitores ocorrerá segundo turno caso não tenha sido obtida a maioria absoluta de votos no primeiro.

As últimas eleições municipais ocorreram em 2016. Sendo assim, este ano é um ano eleitoral. Porém, devido ao estado de calamidade pública decorrente da pandemia do COVID-19, todos os prazos eleitorais foram prorrogados por 42 dias (Emenda Constitucional 107/2020). Logo, este ano, em especial, as eleições ocorrerão um pouco mais tarde do que o habitual.

2. Calendário Eleitoral

Novas datas conforme a EC 107/2020

11 de Agosto: Emissoras devem afastar apresentadores, locutores e comentaristas de programas de rádio e TV.

15 de Agosto: Prazo para desincompatibilização de servidores públicos, ocupantes de cargo em comissão e início da proibição de publicidade institucional pela Administração, sendo proibido o comparecimento do candidato em alguns eventos públicos; Data a partir da qual também é vedada, na realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos

16 de Agosto: Início do período que o candidato pode realizar propaganda intrapartidária, vedado o uso de rádio, televisão e ou outdoor.

24 de Agosto: Último dia para as entidades criarem locais de votação onde funcionarão as seções eleitorais dos estabelecimentos penais e das unidades de internação de adolescentes.

31 de Agosto: Início do período de convenções partidárias.

Page 5: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

10 de Setembro: Último dia para os partidos políticos impugnarem, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turno das eleições.

15 de Setembro: Último dia que o candidato pode realizar propaganda intrapartidária.

16 de Setembro: Último dia para realização de convenções.

26 de Setembro: Último dia para a realização do Registro de Candidatura e último dia para abertura específica de conta destinada ao recebimento de doações eleitorais.

27 de Setembro: Início do período da propaganda eleitoral.

16 de Outubro: Último dia para preenchimento das vagas remanescentes.

26 de Outubro: Último dia para realizar o pedido de substituição de candidatos.

27 de Outubro: Divulgação de relatórios e prestação de contas dos recursos recebidos pelo Fundos Partidário.

12 de Novembro: Último dia para realização de comícios.

15 de Novembro: Primeiro turno das eleições.

29 de Novembro: Segundo turno das eleições.

15 de Dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas.

18 de Dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.

3. O Democratas

Fundado em 1985 e refundado em 2007, o Democratas é um partido político que luta por um Brasil mais justo, eficiente e solidário. Conta com uma estruturam sólida em todo país, tanto na Câmaras dos Deputados e no Senado Federal, quanto nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais.

Acredita em um sistema liberal e humanista baseado na igualdade de oportunidade e sempre se opondo ao extremismo, ao radicalismo e ao populismo. Seus filiados assumem o compromisso de defenderem os direitos fundamentais e da democracia, lutando firmemente contra qualquer espécie de discriminação e preconceito.

O Democratas participa de eleições desde 1987 e este ano planeja, mais uma vez, eleger políticos comprometidos com o desenvolvimento do Brasil e de sua população, na perspectiva de reduzir as desigualdades regionais e sociais.

Page 6: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

4. Convenções Partidárias

As convenções partidárias são reuniões realizadas pelos partidos políticos com o objetivo de definir quais serão seus candidatos, bem como a realização ou não de coligações partidárias.

4.1 Quando ocorrem?Nas eleições de 2020, elas ocorrem entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro de 2020.

4.2 Como ocorrem?Cada partido político é responsável por definir as regras para realização das convenções, desde a forma de convocação até a maneira de votação em determinado de pré-candidato.

O Democratas realiza suas convenções partidárias da seguinte maneira:

4.2.1 Da convocaçãoAs Convenções são convocadas e presididas pelo(a) Presidente da respectiva Comissão Executiva de Refundação.

a) O Presidente deve publicar Edital na Imprensa local, com antecedência mínima de 10 dias, inexistindo essa possibilidade a convenção pode ser divulgada por rádio, serviço de alto-falante, entre outros; Logo após, o Presidente deve remeter ofício à Justiça Eleitoral com cópia do edital.

b) Deve ocorrer notificação pessoal, sempre que possível, daqueles que tenham direito a voto, com antecedência mínima de 10 dias.

Do EditalO Edital de convocação deverá informar o dia, a hora e o local da realização da Convenção, bem como a pauta dos assuntos que serão objeto de discussão e votação.

Obs: A falta de publicação do edital só invalida a Convenção caso não seja alcançado o quórum qualificado exigido para deliberação.

4.2.2 Do Colégio EleitoralNas convenções municipais o colégio eleitoral é formado pelos membros da Comissão Municipal e pelos Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores com domicílio eleitoral no município.

Page 7: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

4.2.3 Do QuórumA votação só poderá ocorrer com a presença do quórum qualificado, que se dá pela presença da maioria absoluta dos convencionais. Além disso, para a aferição do quórum, a Secretaria da Comissão providenciará uma relação completa dos votantes, que deverá ficar à disposição dos interessados 3 (três) dias antes da Convenção.

4.2.4 Procedimento de VotaçãoO voto será secreto por meio de cédulas, que deverão ser entregues logo após a assinatura do convencionado no Livro de Atas, e utilização de urnas.

As urnas deverão ficar localizadas dentro do recinto da Convenção, de modo que preserve o sigilo do voto e a fiscalização à distância dos interessados.

Voto Cumulativo

É permitido o voto cumulativo, que é aquele dado pelo convencional detentor de mais de um título, a saber: membro da Comissão; detentor de mandato eletivo (governador, prefeito, deputado federal, vereador, etc)Obs: Os votos cumulativos não são válidos para fins de apuração do quórum qualificado.

Da possibilidade de Convenção Virtual

Devido ao estado de calamidade pública, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou Resolução autorizando a realização das Convenções por meio de plataformas virtuais (Instrução nº 0600718-41.2020.6.00.0000, Rel. Min. Luís Roberto Barroso).

A citada Resolução estabelece que:

a) Que as convenções possam ser realizadas em formato virtual sendo que cada Partido Político possui autonomia para definir quais ferramentas tecnológicas desejam utilizar.

b) Que o modulo externo do CANDex funcione como livro-ata das convenções virtuais sendo a rubrica eleitoral substituída pela cadeia de verificações de segurança do Sistema CAND.

c) Que a lista de presença seja registrada por meio de assinatura eletrônica ou sistemas tecnológicos que permitam comprovar a presença dos participantes.Suspende a abertura de novos livros físicos que visem à realização de convenções nas Eleições de 2020.

Page 8: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

4.3 Da Lavratura da AtaA Ata da Convenção deve ser lavrada junto com a lista de presença em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral.

Devido à pandemia do Novo Corona Vírus a rubrica da Justiça Eleitoral poderá ser substituída pela cadeia de verificações de segurança do Sistema de Candidaturas (Cand), nos termos da Instrução nº 0600718-41.2020.6.00.0000, Rel. Min. Luís Roberto Barroso.

Deve conter na Ata:

a) Local;

b) Data e hora;

c) Identificação e qualificação de quem presidiu;

d) Deliberação para quais cargos concorrerá;

e) No caso de coligação, o nome, se já definido, e o nome dos partidos que a compõe;

f) O representante da coligação, nos termos do art. 50, se já indicado, ainda que de outro partido;

g) Relação dos candidatos escolhidos em convenção, com a indicação do cargo para o qual concorre, o número atribuído, o nome completo, o nome para urna, a inscrição eleitoral, o CPF e o gênero.

Obs: A Ata e a lista dos presentes devem ser digitalizadas no CANDex.

5. As coligações

Coligações são alianças políticas entre partidos para aumentar as chances de resultados positivos. Elas possuem as mesmas prerrogativas e obrigações dos partidos políticos no que tange ao processo eleitoral.

Diferentemente das outras eleições, a partir de 2020 as coligações só serão aceitas para as eleições majoritárias, ou seja, para as eleições destinadas à escolha de prefeito e vice-prefeito.

6. O Registro de Candidaturas

O registro de candidaturas é o momento em que os partidos e as coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro daqueles que irão concorrem a algum cargo.

O Registro de Candidatura deve ser feito pelo Sistema de Candidaturas CANDex.

Page 9: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

Os pedidos de registro devem ser acompanhados por três formulários: (a) Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) (b) Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) (c) Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI).

6.1 PrazoO prazo final para o registro de candidaturas este ano é até ás 19h do dia 26 de setembro de 2020.

O candidato escolhido em convenção partidária tem o direito de ter seu nome indicado no momento do pedido de registro de candidatura. Porém, caso o partido, injustificadamente, deixe de fazer o pedido dentro do prazo o candidato poderá fazê-lo.

6.2 Documentos NecessáriosTodos os documentos necessários encontram-se discriminados na Resolução n° 23.608/2019, cuja íntegra encontra-se disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.

No momento do registro é necessário apresentar: (a) Cópia da ata de convenção partidária (b) autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato (c) prova de filiação partidária (d) declaração de bens do candidato, bem como cópia do título eleitoral, quitação eleitoral, certidões criminais da Justiça e fotografia. Caso o candidato esteja concorrendo a cargo do Poder Executivo também será necessário apresentar as propostas por ele defendidas.

Também deve ser apresentado o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) ou Requerimento de Candidatura Individual (RRCI), documentos gerados pelo próprio sistema CANDEx mas que necessitam ser assinados pelo respectivo dirigente partidário de cada município.

Documentos Necessários para o preenchimento do formulário DRAP:

a) Cargo pleiteado;

b) Nome e sigla do partido político;

c) Quando se tratar de pedido de coligação majoritária, o nome da coligação, siglas dos partidos políticos que a compõem, nome, CPF e número do título eleitoral de seu representante e de seus delegados;

d) Datas das convenções;

e) Telefone móvel que disponha de aplicativo de mensagens instantâneas para citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral;

Page 10: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

f) Endereço eletrônico para recebimento de citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral;

g) Endereço completo para recebimento de citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral;

h) Endereço do comitê central de campanha;

i) Telefone fixo;

j) Lista do nome e número dos candidatos e candidatas;

k) Declaração de ciência do partido ou coligação de que lhe incumbe acessar o mural eletrônico e demais meios para verificar o recebimento de citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral, responsabilizando-se, ainda, por manter atualizadas as informações relativas àqueles meios;

l) Endereço eletrônico do sítio do partido político ou da coligação, ou de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas, caso já existentes.

Documentos Necessários para o preenchimento do formulário DRAP:

a) Dados pessoais: inscrição eleitoral, nome completo ou, se houver, nome social declarado no Cadastro Eleitoral, data de nascimento, unidade da Federação e município de nascimento, nacionalidade, gênero, cor ou raça, se pessoa com deficiência e qual o tipo, estado civil, ocupação, grau de instrução, indicação de ocupação de cargo em comissão ou função comissionada na administração pública, número da carteira de identidade com o órgão expedidor e a unidade da Federação, número de registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b) Dados para contato: telefone móvel que disponha de aplicativo de mensagens instantâneas, endereço eletrônico e endereço completo para recebimento de citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral, telefone fixo, endereço do comitê central de campanha e endereço fiscal para atribuição de CNPJ;

c) Dados do candidato (a): partido político, cargo pleiteado, número do candidato (a), nome para constar da urna eletrônica, informação se é candidata (o) à reeleição, qual cargo eletivo que ocupa e a quais eleições já concorreu;

d) Declaração de ciência do candidato (a) de que deverá prestar contas à Justiça Eleitoral, ainda que haja renúncia, desistência, substituição, indeferimento, cassação ou cancelamento do registro;

e) Declaração de ciência de que os dados e documentos relativos a seu

Page 11: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

f) Autorização do candidato (a) ao partido ou coligação para concorrer;

g) Declaração de ciência do candidato (a) de que lhe incumbe acessar o mural eletrônico e demais meios para verificar o recebimento de citações, intimações, notificações e comunicações da Justiça Eleitoral, responsabilizando-se, ainda, por manter atualizadas as informações relativas àqueles meios;

h) Endereço eletrônico do sítio do candidato (a), ou de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas, caso já existentes.

Obs: Este formulário poderá ser subscrito por procurado constituído por instrumento particular com poder específico para o ato. Também deve ser anexado ao RRC:

a) Relação atual de bens, preenchida no Sistema CANDex;

b) Fotografia recente do candidato, inclusive dos vices observadas dimensões: 161 x 225 pixels (L x A), sem moldura, profundidade de cor: 24bpp; preferencialmente colorida, com cor de fundo uniforme; foto frontal (busto) com trajes adequados para fotografia oficial. Obs: É assegurada a utilização de indumentária e pintura corporal étnicas ou religiosas, bem como de acessórios necessários à pessoa com deficiência;

c) Certidões criminais para fins eleitorais fornecidas: (a) pela Justiça Federal de 1º e 2º graus da circunscrição na qual o candidato (a) tenha o seu domicílio eleitoral (b) pela Justiça Estadual de 1º e 2º graus da circunscrição na qual o candidato (a) tenha o seu domicílio eleitoral (c) pelos tribunais competentes, quando os candidatos (as) gozarem de foro por prerrogativa de função;

d) Prova de alfabetização;

e) Prova de desincompatibilização, quando for o caso;

f) Cópia de documento oficial de identificação;

g) Propostas defendidas por candidato a prefeito.

h) Documentos referentes à filiação partidária, ao domicílio eleitoral, à quitação eleitoral e à inexistência de crimes eleitorais.Prova de Filiação Partidária.

i) Intimação e Prazo Para Correção de Falha.

Page 12: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

6.3 Número Máximo de CandidatosCada Partido pode apresentar um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. No caso de vereadores, a regra geral é que cada partido político possa registrar até 150% dos números de vagas abertas.

6.4 Vagas não preenchidasOs Partidos têm os últimos 30 dias anteriores as eleições para indicares pessoas para vagas remanescentes, ou seja, até o dia 16 de outubro de 2020.

6.5 Substituição de CandidatoCaso seja necessário substituir algum candidato, deverá ser realizado pedido de substituição até 20 dias antes do pleito, ou seja até dia 26 de outubro de 2020. Caso a substituição ocorra por falecimento do candidato, poderá ser realizado novo pedido após o prazo mencionado.

O pedido de substituição deverá ser elaborado por meio do CANDex.

6. Modelos de documentos

Modelo de Edital de Convocação

EDITAL DE CONVOCAÇÃO (Convenção Municipal)

O Presidente da Comissão Municipal do Democratas - DEM convoca seus convencionais para participarem de Convenção a realizar-se no dia de _______ de ____, na _____________, nº _____ (endereço), das ____ às ____ horas, nesta cidade, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

Escolha dos candidatos ao pleito municipal de 2020;

Formalização de coligações;

Outros assuntos de interesse partidário

______________________, em ____ de _________ de _____

___________________________(ass.)(Nome)Presidente do Democratas

Page 13: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

Ofício n° _____

______________, ____ de _____________ de ____

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da ______ Zona Eleitoral ________(Município) - ___ (UF)

(Ou EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL)

Tenho a honra de informar a V. Exa. sobre a realização da Convenção Municipal do Democratas, convocada por meio do Edital anexo (anexar edital), para o dia e horário fixados, em conformidade com os preceitos estatutários e legais.

Valemo-nos da oportunidade para saudá-lo.Cordialmente,

_____________________________Presidente do Democratas

Modelo de ofício de comunicação da convenção à Jusiça Eleitoral

Page 14: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

ATA DA CONVENÇÃO

Lista de presenças da Convenção Municipal do Democratas realizada em ___/___/_____.1. .................................. 2. .................................. 3. ..................................(...)

Aos _____dias do mês de _____ do ano de ______, nesta cidade, às _______ horas, na _______________________________ nº________ (endereço), sob a presidência do Sr(a). _____________________ e com a presença dos convencionais, cujas assinaturas antecedem a presente ata, realizou-se a Convenção Municipal do Democratas, para a escolha de candidatos e formalização de coligações para as Eleições 2020 no Município de__________, e para tratar de outros assuntos, conforme exposto no Edital de Convocação. Declarados abertos os trabalhos o(a) Sr(a). Presidente convidou para compor a mesa os convencionais ______________, _______________, _________________ e a mim, _______________ para secretariar a referida Convenção. (...)

Esta ata é o fiel espelho do ocorrido.____________, ____, de ________________de ____

_____________________________Presidente

___________________________Secretário

Modelo de ata de convenção

Page 15: país, os gestores foram desafi ados decresceu. Agora fortalece, a cada dia, sua base de atuação no país. É hora de atuarmos como defensores da democracia. Em tempos de extremos,

Este manual foi elaborado pela equipe do escritório:Medeiros & Barros Correia Advogados Associados

www.medeirosbarroscorreia.com.br

Design e Diagramação desenvolvido pela equipe interna de comunicação do Democratas.