parte 3 - ser jornalista - 08-04.ppt

20

Upload: evanishiyama

Post on 24-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

FAMÍLIAFERIADOFILHOSFÉRIAS

FINAL DE SEMANA

PAIXÃO!!!!!

Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são.

Gabriel Garcia Marquez

Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."

O CURIOSO

Impresso Rádio TV Internet Assessoria de Imprensa (Comunicação) Empresas Ongs Ensino Institutos de Pesquisa

O QUE É REPORTAGEM?

Gênero jornalístico que se utiliza de recursos narrativos com personagens,ação dramática e descrição do ambiente – mas que se distingue da literatura

por seu compromisso com a objetividade informativa.

PIRÂMIDE INVERTIDA – Carl Tiuí Hummenigge ( Salzburg, Áustria, 1853 - 1935) a desenvolveu para os periódicos durante a Primeira Guerra Mundial, visando informar a população acerca dos acontecimentos nos campos de batalha de forma mais clara e objetiva.

+ IMPORTANTE

- IMPORTANTE

Principais características da reportagem

•Predomínio da forma narrativa•Humanização do relato•Texto de natureza impressionista•Objetividade dos fatos narrados

DIFERENÇAS ENTRE NOTÍCIA E REPORTAGEM

NOTÍCIA REPORTAGEM

É sempre factual (conta o fato no momento em que ocorreu)

É uma extensão da notícia

Torna público o fato ocorrido Oferece o aprofundamento e contextualização daquilo que já foi anunciado, no espaço e no tempo

Tipos de reportagem:

Fact-Story estória factual (trata-se do relato objetivo de acontecimentos, que obedece na redação a forma de pirâmide invertida, traz um lide e depois vai destrinchando a notícia)

Action-Story estória de ação (é o desenvolver dos acontecimentos de maneira enunciante, próxima ao leitor, que fica envolvido com as visualizações das cenas, como em um filme

Quote-Story estória de citação (é um relato documentado, que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado. Ex.: todo e qualquer tipo de matéria fria (que já foi notícia, mas não é mais vinculada atualmente)

Entrevista

Estilos:

Provocada – “povo fala” - sonora não tem crédito em TV, somente em impresso ou sonora, entrevista previamente agendada.

Espontânea – entrevistas não programadas. Ex.: David Beckham – jornalista sai correndo e pergunta o que está fazendo no Brasil.

Entrevista

Tipos:

Noticiosa – Procura fatos que se transformem em notícias/reportagens e no meio do qual se inserem as declarações do entrevistado.

Opinião – Veicula a opinião de “experts” (autoridades renomadas sobre determinado assunto.

Depoimento – alguém, famoso ou não, conta da sua experiência.

Perfil – o assunto é o próprio entrevistado

PAUTA

“Roteiro para entrevista”, assunto a ser abordado em reportagem.

Data:Retranca:Editoria:Repórter:Pauteiro(a):

Breve histórico:Angulação:Fontes:Questões:Roteiro: