paróquia nossa senhora aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os...

8
Informativo paroquial | Ano VIII - Edição 86 | Outubro 2015 | Distribuição Gratuita Mensal Paróquia Nossa Senhora Aparecida Jardim São Paulo Nsa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por n!

Upload: hakhanh

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

Informativo paroquial | Ano VIII - Edição 86 | Outubro 2015 | Distribuição Gratuita Mensal

Paróquia Nossa Senhora AparecidaJardim São Paulo

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Page 2: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

| Expediente

Diretor espiritual:Pe. Toninho

Secretaria:Marcia Chequer Greppi Pellegrini

Pastoral da Comunicação: Andrezza Tronco, Daniel de Paiva Cazzoli, Márcia Chequer Greppi Pellegrini,

Francisco Santos, Carlos Perpétuo Firmino.

Projeto Gráfico:Francisco Santos

Fotos: Carlos Perpétuo Firmino,

Contribuição: Daniel de Paiva Cazzoli, Francisco Santos, Andrezza Tronco. Raquel Garcia Mariano, Grupo de Jovens da paróquia.

INFORMATIVO PAROQUIALRua Parque Domingos Luiz, 273 Jd. São Paulo - tel. 11 2979-9270Contato:[email protected] Mídias sociais:

EditorialPadre ToninhoPároco

2

nsaparecidajspnsaparecidajsp

MARIA É CONSOLO E ESPERANÇA PARA IGREJA EM CAMINHO.

Caríssimos irmãos, paz e bem!

Chegamos ao mês de outubro que para nós, brasileiros, tem um “sabor” especial, pois celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira desta Pátria tão amada. E além do mais, nós, do bairro jardim São Paulo, ou paroquianos da mesma comunidade, teremos mais uma vez a grande alegria de celebrar mais uma festa.

Maria, revestida do Sol de Justiça, é sempre um sinal de consolo e esperança para Igreja em caminho, e que busca na fé, superar a semente do mal que se proliferou no meio das gerações, envolvidas e contaminadas pelo “vírus” da ciência e tecnologia, praticadas sem critérios, a não ser o seu próprio desenvolvimento, como menciona o Papa Francisco na sua carta, “Laudato Si”.

Maria, também é sinal de força para o povo mais sofrido e desamparado. Não foi à toa que a sua imagem foi encontrada por pessoas simples, quando já estavam sem esperança de terem êxitos em seus trabalhos. É ela que nos ensina a ser discípulos missionários. O Papa Francisco, em 2013, disse que a Igreja sai em missão na esteira de Maria.

Aproveitemos este mês dedicado à nossa Mãe e peçamos que ela interceda sempre mais ao seu Filho Jesus, para que nossa pátria tão sofrida e sedenta do “vinho” da justiça, da igualdade, do respeito e de tantos outros valores, seja, de fato, colocada no seu devido patamar.

Eu, pároco da comunidade aqui, do Jardim

são Paulo, peço especialmente por este povo, que aqui reside e pelos outros paroquianos e devotos que são oriundos de outros bairros, assíduos à paróquia. Olhai, ó Mãe querida por todos eles, e em particular, pelos doentes e os que passam por suas tribulações.

À sombra do manto de Nossa Senhora, queremos encontrar abrigo e esperança para continuar sonhando com um Brasil melhor. Nossa Senhora que foi um grande sinal no céu, segundo o Apocalipse, o será também para nós. Confiemos em Deus!

Renovo a todos o convite para participarem da festa, com início no dia primeiro de outubro, às 20h, com a abertura dos festejos e o primeiro dia da novena. A programação está disponível no site da paróquia e poderá também ser adquirida na secretaria paroquial.

Deus abençoe a todos!

Page 3: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

3

Palavra do Bispo

Dom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São PauloVigário Episcopal para a Região Santana

Atendemos em domicílioFONES: (11) 3804-8186 /

99523-9143(VIVO) / 99248-4850 (CLARO)Rua Parque Domingos Luis, 612Jd. São Paulo - CEP- 02043-080

(Próximo à Estação do Metrô Jd. São Paulo)

Atendemos em domicílioFONES:11 3804-8186

[email protected] 99523-9143(VIVO) / Nextel: 94795-2681

ID:45*15*100238Rua Parque Domingos Luis, 612Jd. São Paulo - CEP- 02043-080

(Próximo à Estação do Metrô Jd. São Paulo)

O coração do discípulo missionário

Jesus reunia, frequentemente, seus discípulos e os orientava sobre como viver a Palavra e ser fiel ao projeto de amor do Pai eterno. Havia muitos discípulos que O escutavam com alegria, mas nem todos tinham a intenção de transformar essa escuta em atitudes novas no seu viver cotidiano e no seu agir como discípulos missionários.

Conhecendo tal ambiguidade no meio de Seus discípulos, Jesus oferece um critério de discernimento para definir quem está no caminho certo do discipulado missionário e quem precisa de forte conversão, utilizando estas palavras: “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Lc 6,45). Pela boca, pela palavra e pelas atitudes do discípulo missionário, vamos descobrir do que está cheio o seu coração.

Pode ser que o coração esteja cheio de tristeza. Diz o Papa Francisco que “O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem” (EG 2).

Da boca de um discípulo missionário com o coração mesquinho e comodista não ouvimos o anúncio de Jesus Cristo, mas o lamento e as desculpas para não nos dedicar à evangelização; quando convidamos para um ministério na Comunidade, ouvimos o não, ou o que é pior: há fiéis que trocam de paróquia para não se comprometer. E quando falamos de missão, escutamos com tristeza as mesmas frases: já

fizemos isto há vinte, dez ou cinco anos e não obtivemos “resultado satisfatório”. Ouvimos essa frase inclusive de sacerdotes e diáconos. O coração já está cheio, não há lugar para uma resposta alegre ao amor de Deus que convoca continuamente para a missão.

O Papa Francisco fala do grande tesouro da Igreja que são os discípulos que têm coração missionário: “É o batizado que se faz «fraco com os fracos (...) e tudo para todos» (1Cor 9, 22). Nunca se fecha, nunca se refugia nas próprias seguranças, nunca opta pela rigidez auto defensiva. Sabe que ele mesmo deve crescer na compreensão do Evangelho e no discernimento das sendas do Espírito; e assim não renuncia ao bem possível, ainda que corra o risco de sujar-se com a lama da estrada” (EG 45).

São leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos e sacerdotes, que falam da alegria de ter encontrado Jesus e como Jesus preencheu seu coração do amor de Deus. Assim, com o coração cheio de amor, transborda a Missão: falam de Jesus que nos perdoa porque nos ama; comprometem-se nas pastorais, movimentos e serviços; são catequistas que vão à procura das crianças para a catequese e não esperam na secretaria da Igreja, porque sabem da importância de sair ao encontro; são jovens que evangelizam outros jovens com alegria; levam o amor e a misericórdia de Deus nas ruas e casas, testemunhando que o pecado que tanto nos aflige pode ser vencido pelo perdão e pela misericórdia de Deus.

Do coração missionário surge o compromisso com a missão, hoje: falar de Jesus com novas atitudes e novas maneiras, de forma criativa e entusiasmada, mesmo que tenhamos vivido experiências pastorais que pareceram infrutíferas no passado. Em seu coração e em sua ação a causa missionária se torna a primeira de todas as causas.

Page 4: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

44

Page 5: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

5

Fone: (11Av

Dra. Patrícia V. Cordeiro QuispeDERMATOLOGIA

CRM 91836

Av. Nova Cantareira, 1984 sala 142 Tucuruvi - São Paulo SP

[email protected]

2597-874399312-6118

Restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 37 anos após atentado

A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, sendo quebrada em mais de duzentos pedaços. Na ocasião, a Imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde o fundador, professor Pietro Maria Bardi, encaminhou-a à artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni.

Maria Helena mergulhou em um intenso trabalho de reconstituição. A Imagem foi restaurada e levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando comoção nacional. Uma multidão esperava pela Imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional e da Rodovia Presidente Dutra.

Segundo a restauradora, “(...) existe o antes e o depois do restauro da Imagem. Sinto-me muito abençoada porque nenhum trabalho me deu tanta satisfação quanto aquele. (...) Ainda percebo o retorno da esperança que a Imagem proporcionou a mim e toda a população”.

Maria Helena agradece a Deus a graça de ter reconstruído o símbolo da devoção Mariana, mas explica que não foi fácil: “Fiquei muito assustada no início. A

Imagem estava despedaçada, principalmente a parte da cabeça. Além das dificuldades técnicas, estava lidando com uma peça de arte produzida em terracota (barro cozido)”, lembra.

Em todas as entrevistas que dá aos jornalistas, Maria Helena conta que teve sua fé restaurada ao longo daqueles 33 dias de árduo trabalho, tornando-se devota. Na edição de maio de 2011 da Revista de Aparecida, um dos trechos revela esse momento de transição: “Foi a partir daí que me dei conta de que algo tinha acontecido com a minha fé que até então estava ‘congelada’, apesar de eu ter sido criada numa família católica. O trabalho de restauro da imagem de Nossa Senhora mudou a minha vida, minha fé. Ela é a mensageira de Deus, aceitou sua missão com humildade, pureza e obediência. Ela deve ser nosso exemplo de mulher de Deus e, por isso, devemos amá-la e respeitá-la sempre”.

E conclui: “Nossa Senhora representa muito para mim. As pessoas sempre me perguntam como me sinto por ter feito aquele trabalho. Respondo que tenho consciência do que fiz, mas procuro não me envaidecer. Isso vai muito além da compreensão, porque Deus achou por bem que eu desse às pessoas a satisfação de ver reconstruída a Imagem da Padroeira do Brasil”.

Em 2012, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), de São Paulo. Ela continua exposta no nicho do Santuário Nacional de Aparecida.

Fonte: http://www.a12.com/santuario-nacional https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida

Os fragmentos do corpo da imagem, depois do atentado de 1978.

Page 6: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

6

Tratamento dos PésTRATAMENTOS DE CALOS, CALOSIDADES, UNHAS

ENCRAVADAS, ORTONIQUIA (CORREÇÃO DE UNHAS), TRATAMENTO AUXILIAR P/ MICOSE DE

UNHA, ESPECIALIZADO EM PÉ DIABÉTICO.

Marcos S. GarciaP O D Ó L O G O

Instrumental Esterilizado a 180ºCRua Paulo Maldi, 183 - Sala 3 - Parada InglesaCEP 02303-050 - São Paulo / SP

Tes.: (11) 2283-1576Cel.: (11) 99688-1969

[email protected]

Senhor,se eu nunca vesti um entusiasmo missionário tamanho

“G”;se eu, por repetidas vezes, já me deixei abater na

alegria da evangelização;se eu já deixei respingar em mim fagulhas de dúvida

diante da beleza do tesouro imperdível da esperança (esperança militante);

se eu já causei alvoroço e deixei de somar dentro da comunidade;

se eu já desconsiderei a tua importância e do teu Evangelho em minha vida e no meu modo de proceder;

se eu já passei por momentos em que nem dei bola ao ideal do amor fraterno;

se eu já me senti sem força na minha força missionária;

o que faço, o que faço?...A mim e a tantos outros que se veem pequenos, sem

as melhores condições físicas e espirituais, apesar de tudo, Maria, “dá-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Estrela da nova evangelização, ajuda-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada de sua luz. Mãe do Evangelho vivente,manancial de alegria para os pequeninos,roga por nós.

Amém, Aleluia!” (Evangelii Gaudium n. 288).

Abre-se outubro, em

forma de oraçãoClemente Raphael Mahl [email protected]

Convite para pessoas adultas

Você ainda está sem o SACRAMENTO DA CRISMA? Crisma é, justamente, o sacramento para adultos, para pessoas na luta profissional, familiar e engajadas na dinâmica da vida da sua comunidade religiosa.

Temos tempos disponíveis para isso: às quartas à tarde, aos sábados pela manhã ou em outro horário que for mais favorável para você. Venha conhecer esta proposta da Igreja para você. Pode me contatar: [email protected] (Clemente)

Batismo de Setembro

Pastoral do batismo

- Isabelle Ribeiro Varanda- João Pedro Paulino da Silva- Lara Geovanna Delabatista dos Santos Silva- Lucas Gimenez Carvalho- Lucas Lourenço de Paula- Luigi Mantovani Maria- Luiz Fernando da Rosa Ribeiro- Maya Freitas Barreto Ferrari- Sofia Simoniello de Mattos

Pais, padrinhos e batizandos

Equipe do batismo

Page 7: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

Fone: (11Av

moda masculina e femininaadulto e infantil

) 2283-1328. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Fone: (11) 2283-1328Av. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

7

LIGANDO AS COLUNAS:

*APROVEITE PARA COLORIR

PRESENTE

NOSSA SENHORA

APARECIDA

DIA DAS CRIANÇAS

“12 DE OUTUBRO”

MISSA

id4679062 pdfMachine by Broadgun Software - a great PDF writer! - a great PDF creator! - http://www.pdfmachine.com http://www.broadgun.com

Page 8: Paróquia Nossa Senhora Aparecidansaparecidajsp.com.br/wp-content/uploads/2015/10/jornal... · e os orientava sobre como viver a Palavra ... à procura das crianças para a catequese

MissasDia Hora Observação

Segunda-feira 15h00 Com novena pelas almas

Terça-feira 20h00

Quinta-feira 20h00

Sexta-feira 15h00

Sábado* 17h00

* em todo último sábado do mês, a missa será

celebrada por intenção das coordenadoras e das

famílias que recebem a capelinha de Nossa Senhora Aparecida.

Domingo 8h / 10h / 19h

Confissões

Segunda-feira, terça-feira,

quinta-feira e sexta feira

17h00 às 18h00

Quando o padre está disponível na paróquia, ele realiza atendimento.

São Francisco de Assis, o santo que desposou a pobreza

Andrezza Tronco Paroquiano

ATENÇÃO MINI CHEFS: Se você gosta de cozinhar, venha participar! Dia 24/10 SÁBADO – das 09h30 às 12h00 no Salão Paroquial

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA

Dúvidas: [email protected] ou (11) 99267-4621

a ca ca ca ca ca

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-francisco-de-assis-o-santo-que-desposou-a-pobreza/