paredes de coura inova regiÃo - jornal de inspiração ...a empresa de navegação familiar...

40
SEXTA-FEIRA.23.FEV 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCVIII | n.º 31681 Nuno Cerqueira Paredes de Coura inova na valorização do território Estúdios Lima/Vila Verde Triunfo insuficiente REGIÃO P.11 FAMALICÃO INVESTE 60 MIL EUROS PARA INSTALAR CTT NA JUNTA DE RIBA DE AVE REGIÃO P.16 DESPORTO P.20-23 Sp. Braga, 1 Marselha, 0 Papa Francisco convida hoje para jornada especial de oração P.17 Avelino Lima IPSS empenhadas em cumprir leis laborais DR REGIÃO P.13 GUIMARÃES FECHOU PROTOCOLO COM RTP PARA RECEBER FINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO BRAGA A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Braga realizou, ontem, uma sessão de esclarecimento sobre as leis laborais. A grande adesão mostra que as IPSS estão empenhadas em conhecer e cumprir a legislação. P.04 O Sporting de Braga venceu, ontem, o Marselha, mas foi eliminado da Liga Europa, uma vez que não conseguiu anular a desvantagem de três golos trazida de França.

Upload: others

Post on 02-Feb-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

SEXTA-FEIRA.23.FEV 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCVIII | n.º 31681

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

Paredes de Coura inova na valorização do território

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

Triunfo insuficiente

REGIÃO P.11

FAMALICÃO INVESTE 60 MIL EUROS PARA INSTALAR CTT NA JUNTADE RIBA DE AVE

REGIÃO P.16

DESPORTO P.20-23 Sp. Braga, 1Marselha, 0

Papa Francisco convida hoje para jornada especial de oração P.17

Ave

lino

Lim

a

IPSS empenhadas em cumprir leis laborais

DR

REGIÃO P.13

GUIMARÃES FECHOU PROTOCOLO COM RTP PARA RECEBER FINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO

BRAGA A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Braga realizou, ontem, uma sessão de esclarecimento sobre as leis laborais. A grande adesão mostra que as IPSS estão empenhadas em conhecer e cumprir a legislação. P.04

O Sporting de Braga venceu, ontem, o Marselha, mas foi eliminado da Liga Europa, uma vez que não conseguiu anular a desvantagem de três golos trazida de França.

Page 2: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

02 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Está confirmado que a vida política em democracia é o sistema mais perfei-to para que aconteça justiça social, li-berdade civil e religiosa e um melhor caminhar nos direitos e na dignida-de do ser humano. Democracia é ca-

minho permanente na busca da perfeição para o serviço dos povos. Democracia é possuir esclare-cidas convicções do respeito pelos outros. Demo-cracia é seriedade, abertura social, coragem, cul-tura, transparência, honestidade.

Sendo assim, e como é nos partidos políticos onde se discute e organiza a política que melhor resolve as necessidades do povo, (eles) têm de ter visão a curto, longo e médio prazo, das metas do país a alcançar, bem como outras “visões” pró-prias/partidárias, como organizar debates, cam-panhas, etc., para esclarecimento dos eleitores. Porque, uma democracia com partidos políticos que visam o enriquecimento próprio dos seus militantes, ou um partido que mais funciona co-mo agência de empregos para cônjuges, filhos e filhas, noras, genros e sobrinhas como é o caso de vários inquilinos da Assembleia da República Portuguesa, essa, será democracia de estardalha-ço, onde se pode repetir a desgraçada e predado-ra I República.

Entre nós, existem todos os condimentos para a democracia do estardalhaço. Tivemos um Só-crates aventureiro que nunca encaixou com Pas-sos Coelho e vice-versa. Tivemos um Passos Coe-lho a primeiro-ministro que nunca passou de um soldado vulgar. Tivemos/temos um Governo ins-pirado na ânsia pelo poder, composto por parti-dos que não ganharam as eleições, em que comu-nistas e bloquistas não transitam nos caminhos do “pró Europa”. Temos “desentendimentos” políti-cos constantes entre os partidos e se cultiva o “os outros não prestam”, não juntando, por isso, va-lores diversos e dispersos em prol da comunida-de. Ora como o povo diz e razão tem, “uma casa dividida não pode permanecer em pé”.

Se o que se afirma é uma realidade que se pode tornar em prejuízo nacional - casa que não tem condições para se manter em pé – juntemos ain-da ao atrás mencionado a existência da corrup-ção no país, levada a cabo por facínoras/usurá-rios, mascarados de políticos e empresários, que têm atirado para as valetas do desespero – e nal-guns casos para a cova – milhares de famílias, a par da perseguição à classe média, que ninguém a vê. Com tal democracia – quem pode dizer que vive num regime democrático crescente? Não es-taremos numa democracia a passos de tartaruga e a caminho da morte?

O Congresso do PSD neste Fevereiro de 2018, em que ficou a dirigir os social democratas, Rui Rio, viu-se um congresso turvo, inquietante, re-

mendado. Não se lhe sentiram os aromas da no-vidade, da união partidária, do rigoroso dom do serviço de estadistas, de ideias indispensáveis pa-ra uma oposição, que aterre urgentemente com aqueles que desconhecem o sabor de democracia, o sabor do bem-comum, o sabor da liberdade cons-ciente, sã e culta, bem como aterrar aqueles que no país exibem os músculos e os punhos fecha-dos e, fora, defendem: “só estamos com a EU se…”

Numa sondagem de Janeiro passado, António Costa ganharia as eleições a Rui Rio com uma di-ferença de 17%. Recordamos, pois, que o autopro-clamado “soldado que vai ajudar no PSD o que for possível” – mas, soldado vulgar que o PSD devia passar à disponibilidade – foi um dirigente gover-namental que testemunhou frieza e insensibilida-de económica, social e política. Afirmou que os portugueses não podiam ser piegas; que viviam acima das suas possibilidades; ufanou-se de que o seu Governo foi além (das exigências) da Troy-ca e, até um outro, cognominou de peste branca os aposentados do Estado. Passos Coelho nunca en-tendeu Portugal e esqueceu-se do PSD. Soldado? Sim! Mas tem de frequentar a escola de Cabos e, por aí acima, se quer ser notado na parada nacional.

Rui Rio tem de sacar das entranhas do partido os pólipos que o enfraquecem. Acalmar o eleito-rado, dar-lhes confiança, fazer reformas seguras e recuperar cerca de 800 mil votos perdidos. Ra-zão porque se inventou uma geringonça a gover-nar. Rui Rio, além de ter de sacudir a pobreza do povo, principalmente a da classe média, defendi-das por P. Coelho e Paulo Portas, tem de ter em conta a arrogância deste Governo, pois eles, indi-ferentes a “caminharem juntos ou não por Portu-gal”, são peremptórios: “se o PSD for mais cons-trutivo, mais disponível para o diálogo, melhor. Se não, continuaremos com os nossos parceiros e é com eles que queremos trabalhar em primei-ro lugar”. Como se constata, num país com défi-ce de regras de democracia, como o nosso, não pode haver soldados vulgares.

(O autor não escreve segundo o novo acordo ortográfico).

Conversas familiaresSoldado vulgar

Têm sorte as pessoas que, como eu, tiveram uma avó que contava reminiscências da família. Desta vez, talvez inspirada pelo centenário da guerra de 1914-1918, recordo um episódio vivido por meu avô durante este período. Talvez seja útil revelar o contexto familiar da época.

Meu bisavô, António Pedro da Costa, era armador, isto é, possuía uma empresa de navegação. Teve uma filha e cinco filhos, dos quais um morreu de escorbuto, no mar, aos 23 anos de idade. Preparou os dois rapazes mais ve-lhos para se responsabilizarem pelo bom funcionamento dos escritórios, um em Lisboa, outro em Cabo Verde, e os mais novos para navegar. O meu avô pertenceu ao gru-po dos três que começavam a trabalhar aos 16 anos como moços de convés. A vida era dura e, como se viu, por ve-zes com risco de vida. Nos navios à vela a navegação fa-zia-se ao relento, por turnos, com o auxílio do óculo, do sextante, do sol, das estrelas… Que contraste com a vida de certo luxo na casa paterna.

Porém, aquele pai não se deixava corromper pela rique-za e exercia a justiça segundo as normas da companhia. Ti-nha por costume assistir à largada dos seus navios, mas num certo dia o navio não levantava âncora e a demora prolon-gava-se apesar da maré estar de feição. O bisavô perguntou ao comandante a razão de tanto atraso. Faltava um mari-nheiro. O bisavô quis saber de quem se tratava. “É o filho do senhor Costa”, respondeu o comandante. “Qual é o cas-tigo previsto para um marinheiro que impede a saída dum navio?”. Após breve hesitação, a resposta chegou quase sus-surrada: “Dez chicotadas”. Mas o bisavô foi firme: “Que a norma seja seguida”. E esse meu tio-avô foi castigado.

O episódio que passo a narrar passou-se com o meu avô Augusto durante a guerra de 1914-1918. Era já comandante e transportava um carregamento de ferro, extremamente valioso em tempo de conflito. O navio foi apanhado por enorme tempestade que partiu lhe o mastro grande deixan-do-o quase à deriva. A viagem seria longa e o avô determi-nou que se racionassem os alimentos e a água. Fez correr a voz de que a quem avistasse terra daria uma garrafa de rum. Passou um navio de outra companhia que ofereceu reboque, mas o avô recusou, pois metade da carga ficaria para a outra empresa. No entanto, pediu que avisassem os seus escritórios ao chegarem a Lisboa. Finalmente, avista-ram terra e o marinheiro foi dar a boa notícia ao meu avô que logo lhe mandou vir a garrafa de rum. Mas o homem tinha um pedido a fazer: “Senhor comandante, não me dê a garrafa, mas deixe-me beber toda a água que eu quiser”.

Esta era a fibra dos homens de então; nem todos, é cer-to, mas estes convêm como exemplo.

A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria companhia, que perdeu vários navios du-rante a guerra. Além disso, começavam a surgir os barcos a vapor. Alfredo da Silva ainda propôs sociedade ao meu bisavô, mas a sua resposta foi de marinheiro orgulhoso:

– “Mais vale ser cabeça de sardinha do que rabo de pescada”.

As recordações são uma bela herança, não acham?

artur [email protected]

ECOS DO NOSSO MUNDO

isabel vasco [email protected]

Page 3: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Page 4: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

04 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

IPSS do distrito de Braga empenhadas em conhecer e cumprir novas leis laboraisA União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Braga realizou ontem uma tarde de esclarecimento sobre as leis laborais, sobretudo algumas normas publicadas recentemente. O auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica esteve cheio, dando mostras do interesse que a iniciativa despertou, para satisfação da organização.

Francisco de Assis

O auditório da Facul-dade de Filosofia da Universidade Cató-lica, esteve ontem

completamente cheio de funcionários, técnicos e dirigentes de Instituições Particulares de Solidarie-dade Social (IPSS) do dis-trito de Braga para uma sessão de esclarecimento sobre as leis laborais, mi-nistrada pela Autoridade para as Condições de Tra-balho (ACT). Para o presi-dente da União Distrital das Instituições Particula-res de Solidariedade So-cial (UDIPSS), promotora do evento, a grande ade-são mostra inequivoca-mente que as IPSS estão empenhadas em conhecer e cumprir as leis do tra-balho, incluindo as ques-tão de segurança e saúde.

nós; é que as IPSS são ins-tituições que querem fun-cionar dentro da lei e por isso procuram conhecer essa mesma lei para que possam fazer cumpri-la», considerou.

O cónego Roberto Ros-maninho saudou a pre-sença e disponibilidade da ACT, para que fosse possível fazer os escla-recimentos em dois âm-bitos: a dimensão da se-gurança e da saúde, que não fornece tantas dúvi-das, mas que é relevante para que os funcionários das IPSS estejam sensibi-lizados nas questões dos cuidados na segurança e saúde no trabalho, pa-ra que o enquadramen-to legal seja cumprido; e a dimensão do Contra-to Coletivo de Trabalho (CCT), na questão dos di-reitos e dos deveres, para que sejam bem conheci-dos e sejam também bem implementados.

Aliás, este foi o ponto que levantou mais dúvi-

Cónego Roberto Rosmaninho, presidente da UDIPSS, congratulou-se com a adesão

veitaram para tirar todas as dúvidas.

Por isso, no final, o có-nego Roberto Rosmani-nho Mariz, presidente da UDIPSS não escondeu a satisfação pelo que acaba-ra de acontecer. «É para nós um agrado ver tanta

Em causa esteve uma sessão informativa e de esclarecimentos, dada a «relevância e impor-tância do cumprimen-to legal por parte das IP-SS no que diz respeito à segurança e saúde no trabalho, assim como as leis que regem o víncu-los laborais.

Na sessão estiveram Francisco Esteves, da ACT, que falou sobre as cam-panhas de sensibilização para diminuir os aciden-tes de trabalho; Manue-la Gonçalves, também da ACT, que abordou "As obrigações legais das IP-SS"; e Andrea Lopes, ins-petora da ACT, que desen-volveu o tema "As IPSS e o Normativo Laboral Aplicável".

O interesse para com a sessão de esclarecimen-to ficou claro não só pela adesão, mas sobretudo pe-la grande quantidade de questões levantadas pe-los presentes, que apro-

adesão e tanto empenho a esta iniciativa. Está aqui muita gente do distrito de Braga e fora dele. O que mostra que é pertinente e relevante esta ação que foi desenvolvida. Efetivamen-te, colocaria aqui o pon-to que é importante para

Braga A prevenção tem sido um grande aliado da diminuição dos acidentes de trabalho, com ganhos claros para todos e a todos os níveis.A prevenção é um investimento

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social marcou, para o dia 13 de março,uma tarde motivacional, seguidade Assembleia-Geral.

13 de março

Fran

cisc

o d

e A

ssis das e suscitou mais per-

guntas aos inspetores da ACT. «Foi importante co-nhecer a dinâmica orga-nizativa do CCT; seja dos horários, o número de horas, seja em termos sa-lariais, seja na progres-são das carreiras. Perce-ber claramente a direção que a lei nos aponta. Por-que estando dentro da lei, também nos defendemos. Quer as entidades empre-gadoras, as IPSS, quer os trabalhadores, que estão ao serviço».

Mortes por acidente estão a diminuirEntretanto, Francisco Es-teves, da ACT, mostrou estatísticas que mostram que o número de aciden-tes mortais em ambiente de trabalho tem vindo a diminuir sucessivamen-te. «Em 2010 a média era 202 por ano, no ano pas-sado foram 161 e em 2020 espera-se que sejam 110, ou seja menos 30 por cen-to», disse.

Ave

lino

Lim

a

A sessão de esclarecimento teve grande adesão das IPSS de Braga, com os representantes a fazerem muitas perguntas

Page 5: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Page 6: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

BREVE

CONCURSO S. VICTOR POR UMA LENTE ALARGADO ATÉ INÍCIO DE MARÇO

Conferência A Junta de Freguesia de S. Victor decidiu alargar até ao início do mês de março o concurso fotográfico "S. Victor por uma Lente", que tem como objetivo valorizar e dar a conhe-cer os monumentos da freguesia, inserindo-se na dinâmica do Ano Europeu do Património.

A iniciativa agora com novas datas, uma vez que inicialmente estava prevista para a semana do Carnaval, mas as condições climáticas foram adversas e pouco propícias para o desenvolvi-mento da atividade.

O júri, por entendimento comum e para es-timular uma maior participação, decidiu assim alargar a iniciativa até ao início do mês de março.

Os interessados podem participar no concurso até três fotografias, enviando-as por e-mail pa-ra [email protected], juntamente com a ficha de inscrição, até dia 4 de março. Este adiamen-to não causa prejuízo ao anúncio dos vencedo-res nem à realização da exposição de fotografias que decorrerá em abril, no âmbito do Dia Inter-nacional dos Monumentos e Sítios.

Segundo o presidente da Junta de Freguesias de S. Victor, Ricardo Silva, «quanto mais foto-grafias estiverem a concurso, mais perspetivas teremos sobre os nossos monumentos e o pa-trimónio de S. Victor ficará muito mais enri-quecido, mostrando as potencialidades da nossafreguesia».

Braga abre consulta pública para classificar "Lojas com História"

Sessão realiza-se segunda-feira, 26 de fevereiro

O Município de Bra-ga promove na pró-xima segunda-feira, dia 26 de fevereiro,

na Associação Comercial de Braga (ACB), uma ses-são pública de apresenta-ção do projeto "Lojas com História", que visa salva-guardar e dinamizar o co-mércio histórico e tradi-cional da cidade.

A sessão marca também a abertura da consulta pú-blica para efeitos de reco-nhecimento e proteção de 46 estabelecimentos co-merciais e entidades de interesse histórico/cultu-ral ou social. A decisão de reconhecimento é prece-dida de período de con-sulta pública pelo perío-do de 20 dias.

A iniciativa, com início marcado para as 18h00, contará com a presença do presidente da Câma-ra Municipal de Braga, Ri-cardo Rio, e do vereador Miguel Bandeira.

Da lista de 46 estabe-lecimentos a classificar fazem parte as Frigidei-ras do Cantinho; Paste-laria Luxa; Ourivesaria Confiança; Café Vianna Bar; Óptica Cerqueira Go-mes; Mercado S. João; A Brasileira Café; Barbea-ria Vasconcelos; Correa-ria Moderna; Torrefacção Bracarense; Chapelaria Machado; Casa das Velas;

-quer; Pharmacia Sousa Gomes; Doçaria de São Vicente; Tasquinha Dom Ferreira; Móveis S. Victor; Relojoaria Maurício Quei-róz; Restaurante Cruz So-bral; Restaurante Inácio; Relojoaria Oliveira; Mace-do & Companhia; Com-panhia Hortícola do Mi-nho; Casa Silva.

O presidente da Câma-ra Municipal de Braga, Ri-cardo Rio, defende que este é um projeto que vai ajudar a preservar a me-mória da cidade.

«O comércio teve sem-pre um papel muito re-levante na vida de Braga, ocupando um lugar de-terminante na vida eco-

A Negrita faz parte da lista dos 46 estabelecimentos a classificar

Casa das Flores; Pastela-ria Cabanelas; Ourivesa-ria Santos; Lusitana Pas-telaria; Barbearia Albino da Costa Pereira; Ferreira Capa; Sapataria Amorim, Casa Pimenta Restaurante.

A proposta engloba, ainda, os seguintes esta-belecimentos comerciais: Flor do Vouga; Paramen-taria Vasconcelos; Pereira das Violas; Queijaria Cen-tral; Farmácia Lima, Bra-ga Oliva; A Colonial; Casa Faria; Farmácia Brito; Pi-res Joalheiro; Restaurante 1951, Restaurante Minis-port; Restaurante 1966; Funerária de S. Vicente; A Negrita; Casa das Semen-tes; Restaurante Bem-me-

nómica, social e cultural», refere o autarca.

O projeto "Lojas com História", que decorre da Lei n.º 42/2017 de 14 de junho, prevê a dinamiza-ção de iniciativas que vi-sam apoiar a preservação de estabelecimentos e en-tidades reconhecidos co-mo de valor coletivo, de-signadamente através da aplicação de um regula-mento de benefícios, in-centivos e apoios de di-versa natureza.

A distinção é atribuída em função do apuramen-to técnico especializado do interesse cumulativo da atividade, bem como da existência e preserva-ção de elementos patri-moniais materiais, cultu-rais e históricos.

Neste âmbito, o Mu-nicípio de Braga, em ar-ticulação com a ACB, constituiu um grupo de trabalho que tem vindo a desenvolver investiga-ção neste setor. A equi-pa, coordenada por José Alberto Rio Fernandes, especialista em Urbanis-mo Comercial, identifi-cou 125 lojas passíveis de serem classificadas. Nesta primeira fase é proposta a classificação de 46 esta-belecimentos, 15 dos quais centenários.

DR

DR

O Mercado S. João faz parte da lista das "Lojas com História"

Page 7: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

BREVEs

PSP DETEVE CINCO CONDUTORESSOB INFLUÊNCIA DO ÁLCOOL

Braga Cinco cidadãos com idades compreen-didas entre os 24 e 42 anos foram ontem, entre as 01h27 e as 06h19, detidos em várias artérias na cidade de Braga por condução de veículo au-tomóvel sob influência do álcool.

Quando submetidos ao teste de alcoolemia, os detidos apresentaram uma TAS entre 1,37 e 1,96 g/l no sangue, tendo sido notificados para com-parecerem, nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

JORNADAS DE DERMATOLOGIA HOJE NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Braga Mais de 250 profissionais de saúde são esperados, durante os dias de hoje e amanhã, nas IX Jornadas Minhotas de Dermatologia, com es-pecial enfoque para os especialistas de Medici-na Geral e Familiar.

A 9.ª edição desta iniciativa terá lugar nos Au-ditórios da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) e estará dividida em cinco grandes temas, nomeadamente: Psoríase, IST e Patologia Genital,  Eczema, Patologia Tumoral, Terapêutica em Dermatologia.

Organizadas pela Associação dos Amigos do Serviço de Dermatologia do Hospital de São Mar-cos, as Jornadas contam com o apoio científico da Academia CUF e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

A sessão de abertura está marcada para as 14h30, e estará a cargo de Celeste Brito, presidente das Jornadas e diretora do Serviço de Dermatolo-gia e Venereologia do Hospital de Braga, seguin-do-se diversas intervenções sobre cada uma das temáticas. No final haverá uma sessão interativa de casos clínicos moderada por A. Sousa Basto, e uma sessão master sobre acne do adulto e ma-nifestações cutâneas de intolerância ao gluten.

TUB e ACB entregaram prémiosdo concurso TUB Valentim 2018

Sorteio foi realizado entre os passageiros

O s Tranportes Urba-nos de Braga vol-taram, este ano, a celebrar o Dia dos

Namorados com mais uma edição do Concurso TUB Valentim 2018, em parceria com a Associa-ção Comercial de Braga (ACB). Os prémios foram entregues aos vencedores na sede da ACB, numa ce-rimónia que contou com as presenças da adminis-tração dos TUB, e do di-retor-geral da ACB, Rui Marques.

O primeiro prémio foi atribuído a Alexan-dra Gonçalves, que ven-ceu um jantar para duas pessoas no Restaurante Le Italiane Caffè Bistró na Praça Velha, Sé.

O segundo prémio foi atribuído a Tânia Antunes, que ganhou uma massa-gem para duas pessoas na Aromas do Deserto na Av. Dr. António Palha, Lamaçães.

um interveniente ativo em todas as manifestações e celebrações da comunida-de que servem, e assumin-do-se na sociedade como um elemento distintivo.

O concurso "TUB-Va-lentim", teve como intui-to celebrar a comunhão entre os TUB e o amor,

Os prémios do Concurso TUB Valentim 2018 foram entregues na ACB

Finalmente, o tercei-ro prémio foi atribuído a Raul Barbosa, que foi pre-miado com dois perfumes Ydentik de 55 ml – Amor a Dobrar.

Os TUB pretendem ser mais do que um me-ro transporte de passagei-ros, consagrando-se como

e teve por base um sor-teio entre todos os clien-tes com passe que viaja-ram na rede TUB no dia 14 de fevereiro.

Para a empresa «são estes gestos que fazem a diferença, mostrando que os TUB estão mais próxi-mos da população».

DM

Prossegue Semana Convergências

Tributo a Zeca Afonso em Braga

A 4.ª Semana Cul-tural Convergên-cias Portugal Gali-za prossegue hoje,

com um Concerto de Tributo a José Afonso, que decorrerá no Thea-tro Circo.

O evento contará com a participação de Uxia (Galiza), Primo Convexo e Canto D’Aqui (Portugal).

No sábado o Auditório do Conservatório de Mú-sica Calouste Gulbenkian receberá a Escola de Ar-

tes Escénicas da Estrada e o grupo Tequexetélde-re para a apresentação de VOA, um espetáculo que combina teatro, música e dança tradicionais, numa adaptação livre de “O Es-pantalho Amigo” de Xo-

sé Neira Vilas.O encerramento des-

ta 4.ª Semana Cultural, terá lugar no domingo, dia 25 de fevereiro, com um concerto no Teatro Principal de Santiago de Compostela.

DM

Page 8: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Braga tem 46 empresas com estatuto PME Excelência

Há mais empresas do concelho de Braga com o estatuto de “PME Excelência”,

atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portu-gal. A lista das empresas “PME Excelência 2017” foi conhecida esta semana e no total das 1947 empre-sas portuguesas distingui-das, 46 empresas perten-cem ao concelho de Braga.

O número represen-ta um crescimento ligei-ro face às 44 empresas de Braga que no ano anterior conseguiram obter este mesmo selo de qualidade.

A grande maioria das empresas pertencem ao setor indústria. A lista com-pleta poderá ser consul-tada nesta área do site do IAPMEI.

Segundo a InvestBraga, «os números espelham o crescente dinamismo e competitividade do teci-do empresarial bracaren-se». «Estes resultados são o reconhecimento do traba-lho de excelência desen-volvido pelos empresários do nosso concelho. Temos

setor da indústria surge em maior destaque

Ave

lino

Lim

a

BREVE

ALUNOS DA ESCOLA ENT'ARTESPREMIADOS EM BERLIM

Dança Os alunos da Escola Ent'Artes João Pe-dro Freitas e Carolina Costa foram premiados em Berlim, no prestigiado concurso interna-cional Tanzolymp.

João Pedro Freitas e Carolina Costa ficaram em segundo lugar na categoria de Pas de Deux, depois do terceiro lugar, em novembro, no YouthAmerica Grand Prix em Paris. Afonso Ferreira ficou classificado em terceiro lugar como solis-ta, numa categoria onde os primeiro e segundo prémios não foram atribuídos.

Os alunos João Pedro Freitas e Afonso Fer-reira foram ainda contemplados com umaBolsa de estudo para Tanz Akademie of Zurich.O João Pedro recebeu ainda um convite por parte do Royal Ballet School para uma avalia-ção mais detalhada.

Carlos Oliveira destaca o crescente dinamismo do tecido empresarial bracarense

empresas PME Excelência

– G. Monteiro, Lda.– Agarb – Máquinase Ferramentas, Lda.– António Cunha Leite, Lda.– Auto Cabreira, S.A.– B 3 – Gestão de Unidades Hoteleiras, Lda.–BRABURGER – Gestãode Unidades Hoteleiras, Lda.– Bracril – Reclamos Luminosos, Lda.– Brasa Parque – Restauração, Lda.– Cartonagem S. Tiago, S.A.– Carvalho & Brandão, Lda.– Clinica Santa Bárbara, Lda.– Cortarte – Indústria de Cortantes – Gráficos e Clichés, Lda.– EnerMeter – Sistemas de Medição, Lda– F. D. G. – Fiação da Graça, S.A.– Farmácia Amado Braga, Unipessoal, Lda. – Fimag – Importação e Comércio

de Acessórios, Lda.– Flávio & André – Fabricante de Mobiliário e Revestimentos, Lda.– Flexicel Portugal, Unipessoal, Lda.– Fritempo – Comérciode Equipamentos de Frioe Ar Condicionado, Lda.–Jobasi – Acessórios Eléctricose Bronzes, S.A.– José Peixoto – Materiaisde Construção, Lda.–José Trovisco, Fernandes& Filhos, Lda.–Lavandaria Galaxia, Lda.Ledechem – Produtos Químicos, S.A.– Mário da Costa Martins & Filho, Lda.– Miguel Coimbra Farmácias Lda.– Modarte, Lda.– Motéis Horly, Lda.– Movelnox – Indústria para Hotelaria, Lda.– MTB – Gestão de Unidades Hoteleiras, Unipessoal, Lda.

– Osbel – Marroquinaria, Lda.– Perfilnorte, S.A.– Plasmitec – Plásticos Técnicos do Minho, Lda.– Playvest, S.A. – POLO JCP, Lda.– Proprocess, Unipessoal Lda.– Rodrigues, Delgado & Cª., S.A. – S.I.C.I. 93 Braga – Sociedade de Investimentos Comerciaise Industriais, S.A.– Simplux – Instalaçõese Comércio de Material Eléctrico, Lda.– SIMSEG COMPONENTES PARA MOTORES, LDA– SMBELGA – Estabelecimentos de Restauração, Lda.– Stprinpack – Gráficae Embalagem, Lda.– Teresa Cardoso de Oliveira, Lda.– Torneiras Monteiro, Lda.– Torneiras Roriz, S.A.– Vieira & Freitas, Lda.

nesta região algumas das empresas que mais contri-buem para as exportações nacionais, empresas com uma forte capacidade pro-dutiva e que investem em produtos diferenciadores e com elevados padrões de qualidade», explicou o presidente da InvestBra-ga, Carlos Oliveira.

 Alargando a análise dos resultados do IAPMEI a todo o distrito de Braga

há um dado que sobres-sai: Braga foi o terceiro distrito do País, a seguir ao Porto e a Lisboa, a re-gistar um maior número de empresas com o esta-tuto de “PME Excelência 2017”, com um total de 217 empresas detentoras deste selo de qualidade.

A atribuição desta dis-tinção está sujeita a exigen-tes critérios de seleção: as empresas PME Excelência

são escolhidas com base no universo das PME Líder e têm de cumprir com diver-sos indicadores de solidez e desempenho económico e financeiro. Do número total das empresas nacio-nais distinguidas, 68% das empresas são de pequena dimensão, enquanto as de média dimensão repre-sentam pouco mais de 1/4 do total de empresas pre-miadas com este estatuto.

DR

Page 9: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

Cristina Branco atuaamanhã no Theatro Circo

Cristina Branco, uma das maiores vozes da atualidade, atua amanhã no Theatro

Circo, onde dará a conhe-cer o sucessor de “Meni-na” um dia depois da edi-ção oficial do novo disco “Branco”.

Quem conhece a artis-ta nascida em Almeirim pensa imediatamente em Fado. Nos seus últimos trabalhos editados os ca-minhos têm sido outros. Opta por uma voz que “paira” sob o Fado, mas não o é – é a voz pura de Cristina Branco.

Entre Lisboa e Ames-terdão, Cristina Bran-co desenvolveu o álbum “Branco” despindo-se de amarras passadas, traba-lho este que conta com a

A artista dará a conhecer o novo álbum "Branco"

Cristina Branco desenvolveu o novo álbum entre Lisboa e Amesterdão

DR

BREVE

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DISCUTEORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 Auditório O Orçamento Participativo 2018 – Juntas de Freguesia e a atribuição de apoios financeiros a diversas Juntas de Freguesia são alguns dos temas que amanhã serão discuti-dos na sessão ordinária da Assembleia Muni-cipal de Braga, que se realiza, pelas 21h00, no Auditório José Sarmento, no Mercado Cultu-ral do Carandá.

A ordem de trabalhos constará, entre outros pontos, dos seguintes assuntos: Proposta de acordo de geminação entre a cidade de Braga e a cidade de Cuenca, no Equador; Programa de regularização extraordinária dos vínculos pre-cários; Conselho Municipal de Educação – no-meação de membros.

Serão abordados ainda outros pontos, como o “Programa Ocupacional de Jovens no Verão – Aqua B”; Contratos interadministrativos de de-legação de competências nas Juntas de Fregue-sia; Atribuição de apoios financeiros a diversas Juntas de Freguesia; Orçamento Participativo – 2018 - Juntas de Freguesia; Apoio financei-ro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga no âmbito do Protocolo de Colaboração “Fazer Bem”; Isenção de taxas municipais (para conhecimento); Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga – De-signação de elementos, entre outros.

mestria de artistas portu-gueses – já o feito com o seu antecessor “Menina” – que além da dupla An-dré Henriques & Filho da Mãe, Branco contempla

canções escritas por Jor-ge Cruz, Filipe Sambado, Kalaf & Mário Laginha, Peixe & Nuno Prata, Luís Severo, Beatriz Pessoa e Sérgio Godinho.

O disco “Branco” é sim-bolicamente um trabalho interior que a catapulta para o escasso leque de artistas que cantam o que querem, como querem.

Page 10: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

10 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

BREVEs

PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA VAI À ESCOLA DE DIREITO DA UMINHO

Conferência A procuradora-geral da Repú-blica, Joana Marques Vidal, participa, no próxi-mo dia 28 de fevereiro, pelas 15h00, na confe-rência "o Ministério Público em Portugal", que terá lugar na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga.

A conferência, promovida pela Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM), é dirigida a toda a comunidade aca-démica e à sociedade civil.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BRAGA RECEBEM EQUIPAMENTOS

Solidariedade A organização do I Trail So-lidário a Favor dos BVBRAGA realiza, amanhã, sábado, pelas 15h00, a Cerimónia Oficial de En-trega dos Equipamentos de Proteção Individual de Combate a Incêndio Florestal (EPIs), com-prados com a receita arrecadada no Trail, na fu-são do valor das inscrições com o pagamento de equipamentos por parte de empresas da cidade.

A iniciativa tem lugar no Salão Nobre do Quar-tel dos BVBraga e será um momento de reco-nhecimento a todos os que contribuíram. Os empresários que ofereceram os equipamentos serão convidados a apadrinhar um dos bombei-ros selecionados, através da entrega direta ao res-petivo bombeiro.

Escola Superior de Enfermagem celebra Dia da Escola

Evento terá lugar no dia 26, às 10h00

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho comemo-

ra, no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 10h00, o Dia da Escola.

A cerimónia realiza-se no auditório B1, do Com-plexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar, em Braga, e inclui a entre-ga de prémios escolares e os discursos do reitor, Rui Vieira de Castro; da presidente da Escola Su-perior de Enfermagem, Ana Paula Macedo; e do presidente da AEESECG, Duarte Dona Rodrigues.

O programa inclui ainda a conferência "Al-guns Desafios da Enfer-magem Atual", proferida pelo coordenador nacio-nal para a reforma do Ser-viço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Conti-

venção do presidente da Associação de Estudantes da ESE-UMinho – EESE-CG – Duarte Dona Rodri-gues, seguindo-se a inter-venção da presidente da

A cerimónia realiza-se no auditório B1 do Complexo Pedagógico II do Campus de Gualtar

nuados Integrados, Ma-nuel José Lopes.

Programa O programa terá início às 10h00, com a inter-

Escola Superior de En-fermagem – Ana Paula Macedo, e finalmente a do reitor da Universida-de do Minho – Rui Viei-ra de Castro.

DM

Fotojornalista Alfredo Cunha revela20 anos de imagens da Semana Santa

Exposição no Museu da Imagem

O Museu da Imagem inaugura, no pró-ximo dia 2 de mar-ço, uma exposição

com 26 imagens a pre-to e branco captadas pe-lo fotojornalista Alfredo Cunha, que cobrem qua-se 20 anos de acompanha-mento das solenidades da Semana Santa.

Esta retrospetiva inti-tulada “Páscoa/Braga – 1996-2017” apresenta-se incorporada no imaginá-rio coletivo de um marco cultural de referência na realidade histórica e so-cial da cidade.

Após exaustiva seleção o autor apresenta as me-lhores imagens do ceri-

monioso secular e dos ri-tuais da região envolvente que identificam a comu-nidade nas mais diferen-tes manifestações de pro-funda religiosidade.

Pelas mãos e pelo olhar do conceituado fotojorna-lista consegue-se explanar os costumes que reves-tem de superioridade e profundidade a Páscoa de Braga e dos bracarenses.

Fotografias que ficarão na história de Braga e do museu e marcarão com especial emoção os visi-tantes deste peculiar es-paço cultural bracarense.

Paralelamente será or-ganizada uma palesta no dia 31 de março às 15h00, As fotografias ficarão na História de Braga

DR também no museu, mi-

nistrada pelo autor sobre o seu trabalho e o contex-to em que foi produzido.

Alfredo de Almeida Coelho da Cunha nasceu em Celorico da Beira em 1953.

Começou a carreira

profissional ligado à pu-blicidade e fotografia co-mercial em 1970. Tornou--se colaborador do jornal "Notícias da Amadora" em 1971.

Ingressou nos quadros do jornal "O Século" e "O Século Ilustrado" (1972), na Agência Noticiosa Por-tuguesa – ANOP (1977) e nas agências Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987). Foi fotógrafo ofi-cial do Presidente da Re-pública António Rama-lho Eanes, entre 1976 e 1978. Em 1985 foi desig-nado fotógrafo oficial do Presidente da República Mário Soares, cargo que exerceu até 1996.

Paralelamente será organizada uma palestra no dia 31 de março, às 15h00, também no Museu da Imagem.

Page 11: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

Região Paulo Cunha enalteceu«sentido de responsabilidade»da presidente da Junta.

MuseuBernardino Machado realiza, às 21h30, conferência sobre “As Relações entre Portugal e os EUA".

Hoje

Motivos estão a ser investigados pela GNR.

Câmara investe 60 mil euros para instalar balcão dos CTT

Nas obras de adaptação da sede da Junta de Riba de Ave

A Câmara Municipal de Vila Nova de Fa-malicão vai investir cerca de 60 mil eu-

ros nas obras de remode-lação e adaptação do edi-fício da Junta de Freguesia de Riba de Ave com vista à instalação de um balcão dos serviços CTT no piso 0 do espaço.

A intervenção aconte-ce depois do acordo es-tabelecido entre a Junta de Freguesia e a admi-nistração dos CTT para a instalação de um bal-cão na sede daquela au-tarquia local, evitando assim que Riba de Ave ficasse sem este serviço público que era prestado pelo posto local dos CTT da vila, cujo encerramen-to foi anunciado no iní-cio de janeiro.

O investimento foi aprovado ontem na reu-nião do executivo mu-nicipal. As obras deve-rão estar concluídas no mês de março e consis-tem na adaptação do piso

CTT encerraram balcão e a decisão continua a ser contestada pela autarquia

DR

0 do edifício, onde está já instalado o Espaço Cida-dão da vila. O espaço pas-sará assim a ter uma área única e integral de aten-dimento ao público, uma sala de consulta e de re-colha dos apartados, sa-nitários masculinos, fe-mininos e de mobilidade condicionada.

No final da reunião

de Câmara, Paulo Cunha enalteceu o «grande sen-tido de responsabilidade» que a presidente da Junta de Freguesia de Riba de Ave demonstrou ao lon-go deste processo. «Con-testou esta decisão, mas imediatamente percebeu que a população precisa-va de uma solução», dis-se o edil referindo-se a

Breve

ALUNOS DA SECUNDÁRIA DE JOANE E O ARTISTA MARTINHO DIAS PARTILHARAM PINTURA DE MURAL

Arte O artista plástico Martinho Dias que es-tá representado no “NY Arts Annual Catalo-gue 2009” e na revista “NY Arts – Top Websites 2010”, Nova Iorque e, que em 2012, represen-tou Portugal no 10.º Simpósio Artístico Inter-nacional, na Alemanha, partilhou com cerca de 50 alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, a pintura de um mural artístico, no âmbito do projeto “Artista no Município”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O projeto arrancou em 2016 e englobou um conjunto de atividades culturais e artísticas, co-mo o desenvolvimento da exposição na Casa das Artes sobre obra de Camilo denominada“A Corja” e uma sessão de Improbabilidades Criativas realizada no Parque da Devesa.

Na passada quarta-feira, foi inaugurado o mural artístico que embeleza as salas de aula do Bloco C, da Escola Secundária Padre Ben-jamim Salgado.

O diretor da escola, Alfredo Mendes, não es-condeu a satisfação «por ver os alunos da esco-la envolvidos neste projeto» e salientou «a liga-ção artística e cultural muito forte» que sempre existiu na escola Benjamim Salgado.

Por sua vez, Martinho Dias elogiou «a aber-tura e a confiança por parte da escola e dos pro-fessores em acolher esta iniciativa». Mostrou--se satisfeito com o «entusiasmo demonstrado pelos alunos desde o início do projeto» e assu-miu que foi «um desafio muito gratificante».

Da parte da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o vereador da Educação e Cul-tura, Leonel Rocha salientou a atitude dos pro-fessores e responsáveis da escola que «olharam para o projeto como um desafio e uma opor-tunidade de proporcionar aos seus alunos no-vas experiências e competências». Em jeito de conclusão e olhando o painel, o autarca afir-mou: «valeu a pena!».

Susana Pereira.«Continuamos a achar

que os CTT tomaram uma decisão errada, revelado-ra de um desconhecimen-to da realidade de Riba de Ave, mas tivemos que pro-curar uma solução e esta é uma solução da popu-lação, que salvaguarda o seu interesse», acrescen-tou Paulo Cunha.

Venda de carro termina em espancamentoIncidente aconteceu na freguesia de Delães

Um encontro para venda de um veícu-lo, da marca BMW, terminou com um

espancamento e furto de dois indivíduos, no con-celho de Vila Nova de Famalicão.

A situação ocorreu na freguesia de Delães e, se-gundo foi possível apu-rar, os agressores encon-

travam-se encapuzados. As duas vítimas apre-

sentaram queixa na GNR do posto de Riba de Ave.

DR

DR

Page 12: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

12 DIÁRIO DO MINHO / Região / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Jornadas de Cardiologiaaproximam cuidados primários e hospitalaresAs XXIV Jornadas de Cardiologia do Minho/XII Jornadas de Cardiologia de Guimarães vão juntar, hoje e amanhã, especialistas e peritos nacionais de renome no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O evento científico pretende estreitar relações entre os cuidados primários e hospitalares.

Aquele evento cien-tífico é já um clás-sico do calendário da Cardiologia Na-

cional e conta com o pa-trocínio científico da So-ciedade Portuguesa de Cardiologia. Trata-se de um palco privilegiado para o enriquecimento, o debate e a partilha de experiências, não só en-tre Cardiologistas, mas também com os profis-sionais da Medicina Ge-ral e Familiar, Medicina Interna, Endocrinologia, Internos de Formação Ge-ral e Específica e alunos de medicina. Tudo para prestar o melhor serviço aos doentes.

«As Jornadas de Car-diologia são, mais uma vez, uma oportunidade de partilha de conhecimento e de opiniões, mantendo uma relação estreita com os colegas da Medicina Ge-ral e Familiar. Voltamos a fazer questão de, tal co-mo há dois anos, ter um programa diversificado, atrativo e inovador, com espaços onde possamos conversar sobre as princi-pais patologias do foro car-

ESPECIALISTAS DE RENOME EM GUIMARÃES

DR

BREVEs

JOVEM DE GUIMARÃESDETIDO NA POSSE DE HAXIXE

Estupefacientes Um jovem de 20 anos foi ontem, pela 01h30, detido pela PSP na Rua Val de Donas, em Guimarães, na posse de haxixe sufi-ciente para 36 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribu-nal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

ACIDENTE DE TRABALHO NA DOCAPESCA FAZ UM FERIDO

Viana Um acidente de trabalho na Docapesca de Viana do Castelo provocou ontem ferimen-tos ligeiros num trabalhador de 57 anos, disse à Lusa o capitão do porto e comandante da Po-lícia Marítima local.

De acordo com Raul Risso, o acidente ocor-reu cerca das 09h47 «quando o homem mano-brava um empilhador e acabou por ficar preso entre o veículo e uma grua existente no local».

«O homem estava a ter algumas dificuldades no trabalho que estava a realizar, saiu do empi-lhador que acabou por tombar. O trabalhador ficou preso entre o veículo e uma grua existen-te na Docapesca tendo sido auxiliado por um outro homem que se encontrava no local. Está fora de perigo e foi transportado ao hospital», explicou Raul Risso.

OCTOGENÁRIO DE MONÇÃO TINHA22 ARMAS E SEIS MIL MUNIÇÕES

Violência A GNR apreendeu 22 armas de fo-go e cerca de seis mil munições de diversos ca-libres a um octogenário de Monção que estava a ser investigado há quatro meses por violên-cia doméstica.

Em comunicado, o Comando Territorial daGNR de Viana do Castelo esclarece que foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendidas 22 armas de fogo, 5827 munições de diversos calibres, 600 fulminantes e quatro embalagens metálicas de chumbos.

A operação foi concretizada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, na passada quarta-feira, dando sequência a uma investigação que teve início em outubro de 2017, relacionada com violência física e psico-lógica que o homem alegadamente exercia so-bre a sua esposa.

Ainda de acordo com a GNR, o homem, de 80 anos, foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Evento é coordenado por Filipa Almeida, cardiologista vimaranense

diovascular», resume Fili-pa Almeida, cardiologista vimaranense e coordena-dora do evento deste ano.

 As jornadas preten-dem fechar o ciclo dos grandes temas na área da cardiologia a cada 2 anos. Desta forma, o programa desta edição, em articula-ção com a edição anterior, abordará principalmente a insuficiência cardíaca, considerado o principal flagelo do século XXI, as doenças do ritmo e val-vulares, não esquecen-do as inovações farma-cológicas e tecnológicas dos últimos 2 anos, nu-ma vertente de partilha de conhecimentos e en-riquecimento coletivo. «A nossa preocupação é envolver a comunidade. O nosso objetivo passa sempre por estreitar as relações entre os cuida-dos primários e os cui-dados hospitalares, sen-do claro que ganhamos todos com esta relação próxima e bidirecional», sublinha a cardiologista Filipa Almeida.

 As XXIV Jornadas de Cardiologia do Minho /

/XII Jornadas de Cardiolo-gia de Guimarães têm ses-são de abertura agendada para o dia 23, pelas 09h30, no Centro Cultural Vila Flor, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Presidente do Conselho de Administração do Hos-pital de Guimarães, Di-retor do Serviço de Car-diologia de Guimarães, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiolo-gia e Diretor Executivo do ACES Alto Ave, entre

outras individualidades. Do programa, mere-

cem destaque duas ini-ciativas novas que têm como objetivo a partici-pação ativa de todos. Pe-la primeira vez, o evento terá uma modalidade de apresentação de discus-são científica denomina-da "Conversas sobre..." que pretende distanciar-se dos modelos tradicionais de apresentação, incentivan-do uma discussão aberta, multidisciplinar e segu-ramente, enriquecedora, onde participarão médi-cos cardiologistas de vá-rias áreas de intervenção, cirurgiões cardíacos e mé-dicos de medicina geral e familiar. Para além disso, o tema da conferência de encerramento foi deixa-do à escolha dos partici-pantes e será divulgado durante as Jornadas. 

Este ano, também pe-la primeira vez será dis-cutido o tema da Hiper-tensão Arterial Pulmonar com a participação de es-pecialistas de um dos cen-tros europeus de referên-cia de tratamento desta patologia.

Desde 1996, as Jornadas de Cardiologia do Minho acontecem alternadamente em Guimarães e Braga, num excelente exemplo de cooperação entre serviços e profissionais de saúde.

DR

Page 13: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

do Município de Guima-rães, opinião partilhada por Gonçalo Reis, Presi-dente da RTP. «Fizemos uma análise competitiva e Guimarães foi a cidade que reunia todas as con-dições para a realização da Final do evento», disse.

Após o anúncio públi-co, em julho de 2017, de que o representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2018 seria escolhido em Guimarães, e depois de realizadas as duas semifinais nos estú-dios da RTP, o Multiusos de Guimarães, gerido pe-la Tempo Livre, prepara--se para receber a Grande Final do Festival da Can-ção 2018, no próximo dia 4 de março.

À edição deste ano do

Guimarães fechou protocolo com RTP para receber Final do Festival da Canção

O protocolo de coo-peração para a rea-lização do Festival da Canção 2018 em

Guimarães foi assinado, ontem, entre o presiden-te da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o presidente do Conselho de Admi-

formalização do protocolo realizou-se ontem em Lisboa

Ato de assinatura do protocolo na sede da RTP

nistração da RTP, Gon-çalo Reis, numa cerimó-nia que decorreu na sede da estação pública de te-levisão, em Lisboa.

A escolha de Guimarães teve como base o facto do Multiusos de Guima-rães ser um espaço privi-legiado para a realização

de eventos, possuir uma versatilidade ímpar e es-tar dotado com condições para acolher grandes com-petições desportivas, con-gressos, feiras, exposições, concertos musicais e ou-tros espetáculos.

«Está a ser preparado um grande espetáculo pa-

ra o país e para o mundo! Guimarães reúne todas as condições para acolher um evento desta dimen-são. O conceito do festi-val foi reinventado, ten-do agora a particularidade de atrair e cativar muitos jovens», referiu Domin-gos Bragança, presidente

DR

Está a ser preparado um grande espetáculo para o país e para o mundo!

Festival da Canção con-correm 26 temas que dis-putam a escolha do su-cessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. A primeira se-mifinal realizou-se este domingo, 18 de feverei-ro, no Estúdio 1 da RTP, e já são conhecidos os pri-meiros sete finalistas que vão marcar presença no Multiusos de Guimarães. A segunda semifinal rea-liza-se no dia 25 de feve-reiro, também na RTP.

Recorde-se que os in-gressos para a Grande Fi-nal, em Guimarães, fo-ram colocados à venda no passado dia 5 de fe-vereiro, tendo esgotado em menos de três dias. Filomena Cautela e Pe-dro Fernandes serão os responsáveis pela apre-sentação do evento, num espetáculo que reunirá as 14 canções, com transmis-são televisiva na RTP. O final do Festival da Euro-visão da Canção 2018 se-rá realizado em Lisboa, na Altice Arena, no dia 12 de maio.

Novo Portal do Associativismo facilita processosformalização do protocolo realizou-se ontem em Lisboa

“Estabelecer maior proximidade, au-mentar a eficiên-cia dos processos

e garantir maior rapidez de resposta”, são os obje-tivos apontados pelo Ve-reador do Município de Guimarães, Ricardo Cos-ta, na base do lançamento do novo Portal (www.asso-ciativismo.guimaraes.pt).

Esta plataforma é uma aposta voltada para as novas tecnologias, sen-do encarada como um meio privilegiado de re-

lação e interação para as mais diversas áreas de intervenção.

A sessão pública de apre-sentação do Portal decor-reu na passada terça-feira, no Centro Cultural Vila Flor, com a presença de al-gumas dezenas de repre-sentantes das associações do concelho, a nível des-portivo, cultural e social. «Aquilo que se pretende é uma desmaterialização de processos, cumprindo to-dos os campos disponíveis com informações das as-

sociações, principalmente, as candidaturas submetidas aos subsídios por forma a que possam ser acompa-nhadas no seu desenvol-vimento», explicou Ricar-do Costa.

As funcionalidades do novo Portal são várias, co-mo a desmaterialização das candidaturas aos pro-gramas de apoio munici-pal e disponibilização cen-tralizada de informação, intensificar a presença so-cial e dar visibilidade às ações e iniciativas realiza-

das pelas diferentes cole-tividades, conferindo um ponto único de contacto entre as Associações com o Município, bem como a disposição de um siste-ma de partilha de meios e instalações. Tal como foi anunciado há duas se-manas, nesta plataforma irá incidir um calendá-rio partilhado dos even-tos culturais do concelho destinado às associações.

Todas as associações devem proceder ao de-vido cadastro.

DR

Page 14: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Este ano foram apresentados uma infusão, um sal aromatizado e bombons de chocolate

EPATV serviu refeição romântica e apresentou linha de produtos "Aromas com Amor"

A Escola Profissional Amar Terra Ver-de (EPATV) voltou a respirar roman-

ce com o "S. Valentine Breakfast Day", uma ini-ciativa que, de ano para ano vem tomando con-tornos de maior quali-dade e requinte. A refei-ção romântica precedeu a apresentação ao públi-co de mais uma linha de produtos, desta vez desig-nada "Aromas com Amor".

Certo é que a atmos-fera de romance que en-

volve Vila Verde alastra a uma velocidade ciclónica pelo país e pelo mundo, disseminando os senti-mentos e afetos das es-critas de amor da tradi-ção minhota.

O dia 15 de fevereiro foi um bom exemplo disso mesmo. Ao início da ma-nhã, a Escola Profissional Amar Terra Verde prepa-rou um pequeno-almoço romântico e nutritivo, co-mo o amor deve ser, an-tes de apresentar ao pú-blico a sua nova linha de

produtos.Trata-se de um amor

que se pode sentir, mas que também já se pode cheirar e ouvir, ver e sa-borear, através das subli-mes criações inspiradas nesse sentimento mági-co que “se rege por ra-zões que a própria razão desconhece”.

A cerimónia na EPATV foi autêntico festim para os sentidos, que começou com a degustação de um pequeno almoço român-tico e sedutor, saudável

A linha de produtos "Aromas com Amor" revelou-se um sucesso O pequeno-almoço da EPATV tem vindo a crescer em qualidade e requinte

DR

DR

e nutritivo, S. Valentine Breakfast Day. Logo de seguida, tempo para co-nhecer a nova linha de produtos Namorar Por-tugal da EPATV.

Coleção abarca três produtos"Aromas com Amor" é o nome de uma coleção que abarca três produtos dis-tintos, designadamente a Infusão do Amor (frutos vermelhos, pétalas de ro-sa, pimenta rosa e stevia), criada pelo Curso Técni-

co de Restauração – Res-taurante/Bar; um sal aro-matizado com alecrim e com tomilho, do Curso Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria, e ainda bombons de cho-colate, criados pelo Curso de Restauração – Padaria//Pastelaria.

As embalagens dos pro-dutos, que emprestam uma mais-valia aos mes-mos, foram criadas pelos alunos do Curso Técnico de Design Gráfico, sob orientação da professo-

ra Fátima Pimenta.Todos os produtos fo-

ram inspirados nos senti-mentos e afetos dos Len-ços Namorar Portugal, colocando os jovens em contacto direto com a ge-nuína cultura do Minho.

Em simultâneo, a ini-ciativa assume-se como uma oportunidade sobe-rana para os alunos desen-volverem competências técnicas e pedagógicas, preparando-os para en-frentarem o mercado de trabalho.

O Espaço Mi-linha, na Loureira, em Vi-la Verde recebeu a apresentação da co-

leção "A Arte, o coração e a Pomba", da responsabi-lidade da criadora Cami-la Silva. No mesmo dia a Loja Interativa de Turis-mo de Braga acolheu a apresentação da "Linha Cest’arte", de Rosa Ro-drigues (que se estreou este ano na marca "Na-morar Portugal"), bem

como uma exposição de produtos "Namorar Por-tugal", patente na Cidade dos Arcebispos até ao dia 26 de fevereiro.

"A Arte, o Coração e a Pomba" inclui três cole-ções: toalhas de banho, t-shirts e molduras. Tu-do com os motivos dos Lenços Namorar Portu-gal bordados no tecido (ou noutros materiais, co-mo a cortiça) por mãos experientes, que domi-

"Mi-linha" e "Cest'arte" apresentam coleçõesDuas novas linhas de artesanato "Namorar portugal"

nam com mestria esta be-la e antiga forma de arte.

«Há alguma inovação, mas sempre com os moti-vos dos Lenços. Um tema apaixonante, que temos que continuar a amar», referiu Camila Silva.

O romance prosseguiu na Loja Interativa de Tu-rismo de Braga, encaran-do a marca um catalisador do tecido económico lo-cal, potenciando a criação de emprego e riqueza. É

o caso de Rosa Rodrigues, artesã no setor da cesta-ria, que não se resignou perante uma situação de desemprego e conseguiu encontrar na adversidade uma oportunidade para a realização pessoal e a au-tonomia financeira.

Presente na sessão, o vereador do Turismo do Município de Braga, Alti-no Bessa, elogiou o traba-lho desenvolvido em tor-no da marca.

DR

A primeira apresentação ocorreu na Loureira

Page 15: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Vila Verde avança com a execução da rede de saneamento da Loureira

A Câmara de Vila Verde já iniciou as obras da emprei-tada da rede de sa-

neamento da freguesia da Loureira. O investimento, superior a 300 mil euros, vai permitir atingir uma taxa de cobertura de sa-neamento básico de cerca de 95% em toda a fregue-sia, indo ao encontro de uma das grandes priori-dades de desenvolvimen-to da Loureira.

O Município de Vila Verde está, assim, a dar passos decisivos no sen-tido da concretização do plano estratégico de de-senvolvimento sustentá-vel do território concelhio que tem como principal pilar uma forte aposta no alargamento da rede de tratamento de águas residuais.

O investimento global de sete milhões de euros na rede de saneamento básico vai elevar a taxa de cobertura do muni-cípio de Vila Verde para cerca de 75%.

Agora que os interceto-res já foram todos instala-dos, segue em bom ritmo a construção das infraes-truturas em ordem à am-pliação da rede em baixa.        

Complementarmente

a este elevado volume de obras de alargamento da rede de saneamento bási-co, iniciar-se-á uma ou-tra fase de amplo investi-mento na requalificação das vias de comunicação intervencionadas, nomea-damente na via munici-pal que liga a Ponte Nova, na Loureira, à freguesia da Lage.

O presidente da Câma-ra Municipal de Vila Ver-de e o presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, realizaram uma visita de acompanha-mento dos trabalhos que

seguem já em bom ritmo e que, no prazo máximo de um ano, vão conduzir a uma quase universaliza-ção do acesso da popula-ção local ao basilar servi-ço de tratamento de águas residuais.

O presidente da Câ-mara Municipal de Vila Verde, no local da visita, referiu que «o concelho de Vila Verde, depois de todo o esforço feito pa-ra a instalação dos inter-cetores junto dos princi-pais cursos de água e do trabalho de elaboração e apresentação de candi-

daturas a fundos comu-nitários, entra agora em velocidade cruzeiro na execução de obras estru-turantes para a efetiva ele-vação da qualidade de vi-da da população».

António Vilela revelou que «o saneamento básico é uma das grandes prio-ridades do processo de desenvolvimento de Vila Verde e, com a concreti-zação dos principais pro-jetos, em grande força já em 2018, o concelho vai atingir uma taxa de co-bertura muito próxima dos 75%, o que se revela

muito significativo em virtude dos condiciona-lismos impostos por um povoamento disperso e por um relevo, em certas zonas do território, bas-tante acidentado».

Por seu turno, o pre-sidente da Junta de Fre-guesia da Loureira, Pedro Dias, mostrou-se bastante satisfeito com a realização destas obras estruturan-tes, que vão acrescentar valor à Loureira em ma-téria de melhoria das con-dições de vida das famílias e de proteção da qualida-de ambiental.

Freguesia vai ficar com uma taxa de cobertura de cerca de 95 por cento

António Vilela foi visitar obras que ascendem a mais de 300 mil euros

DR

Amares alarga rede de saneamento

O presidente da Câ-mara Municipal de Amares, Manuel Moreira, procedeu,

esta semana, à assinatu-ra do contrato para a em-preitada “Extensão e fecho do sistema de saneamento de águas residuais”.

O alargamento da rede concelhia de saneamen-to de águas residuais vai contemplar ações nas fre-guesias do Bico, Caldelas, Figueiredo, Fiscal, Lago, Prozelo, Barreiros, Ren-dufe e Torre.

A obra representa um

investimento global no valor de 3.399.698,59 eu-ros acrescidos de IVA à ta-xa legal.

O valor vai ser financia-do em 85% por fundos co-munitários, ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000713.

Investimento superior a três milhões de euros

Manuel Moreira assinou contrato para a empreitada

Terras de Bourosensibiliza populaçãopara a defesa da floresta contra incêndios

sessões A Câmara de Terras de Bouro está a le-var a efeito, em todas as freguesias do concelho, sessões de esclarecimento sobre a limpeza que deve ser feita até 15 de março, conforme determinação do Governo, junto às ca-sas de habitação, ou ou-tros edifícios, bem como das distâncias a cumprir.

No passado sábado, dia 17, iniciou-se esse esclare-cimento, em Santa Isabel do Monte e Moimenta, se-

guindo-se no domingo, as freguesias de Souto, Ba-lança e Ribeira. Amanhã, dia 24 de fevereiro, terão lugar as sessões em Carva-lheira, Campo do Gerês e Covide. No domingo, se-guem-se as freguesias de Brufe, Cibões, Gondoriz e Chorense. A 4 de março, terão lugar as reuniões em Chamoim e Vilar. Por úl-timo, no dia 11 de março, as sessões decorrerão em Rio Caldo, Vilar da Veiga e Valdosende.

Breve

DR

Page 16: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

16 DIÁRIO DO MINHO / Região / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

A Câmara de Paredes de Coura assinou, ontem, o protocolo que coloca o município na vanguarda da conservação ambiental, oferecendo ao mundo um modelo único de desenvolvimento sustentável, suportado pela relação inovadora entre tecnologia e ecologia.

O memorando foi as-sinado com o Estado brasileiro do Piauí e a Associação Portu-

gal Mata Viva (PMV), sen-do que o projeto nasce da experiência de uma dé-cada do "Brasil Mata Vi-va" e passa por uma pla-taforma tecnológica para negociação e transação de Unidades de Crédi-to de Sustentabilidade (UCS) e outros produtos ecossistémicos.

Plataforma esta que en-tra na Europa via Paredes de Coura, com a sede da PMV, inaugurada ontem pelo presidente da Câma-ra Municipal, Vítor Paulo Pereira, e pelo governa-dor do Estado de Piauí, José Wellington Dias, a fi-car instalada na vila e on-

de existe uma plataforma global para negociação e transação de UCS e outros produtos ecossistémicos.

O presidente da Câ-mara, Vítor Paulo Perei-ra, explicou que o obje-tivo do projeto passa por «criar condições para que as pessoas que escolhe-ram viver próximo da na-tureza ou da floresta, te-nham reconhecida a sua atividade económica e de conservação».

Governador Wellington Dias e o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, juntos na conservação ambiental do mundo

Paredes de Coura importa "Mata Viva" para valorização do território

Projeto nasce da experiência de uma década do "Brasil Mata Viva"

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

Portugal prepara estratégia nacional da conservação da natureza e biodiversidade

«Este é um conceito que já existe há al-gum tempo de mapeamento de ecos-sistemas e Portugal está a preparar uma estratégia nacional da conserva-ção da natureza e da biodiversidade», referiu a secretária de Estado do Or-denamento do Território e da Con-servação da Natureza, Célia Ramos, que quer valorar os ecossistemas e

encontrar metodologias para os re-munerar numa simbiose entre eco-logia e economia.

«Uma tarefa em que o Governo es-tá empenhado para que até ao fim do ano possa haver resultados e possamos no próximo orçamento de Estado, pe-lo menos em algumas áreas piloto li-gadas a áreas protegidas, testar o nos-so modelo», sublinhou a secretária de Estado, Célia Ramos, que marcou on-tem presença na inauguração da sede da Portugal Mata Viva.

muneração dos serviços de ecossistemas presta-dos ao mundo pelas zo-nas com valia ambiental».

Essa remuneração pas-sou pela criação de uma métrica de referência para “valorar” o serviço, uma riqueza medida em UCS, a "moeda" de medida do crédito de floresta.

Vítor Paulo Pereira adiantou ainda que se-rá feita uma avaliação de quanto vale o património

ambiental de Paredes de Coura.

«Um trabalho que se-rá feito pelos parceiros do PMV. O valor arrecadado reverterá em partes equi-tativas para o proprietário da terra, para a comuni-dade e para o sistema de acreditação, podendo ser, a todo o momento, veri-ficada a identidade, geor-referenciação e registo fo-tográfico da propriedade que presta o serviço ad-

«Por isso, a sua ativida-de tem de ser bem remu-nerada. Quem desenvolve a atividade para prote-ger a floresta, de manei-ra a que sejam produzidos bens que servem a toda a sociedade, está a ter uma atividade económica dig-na e tem que ganhar com isso. No fundo é uma pro-fissão», disse o autarca, acrescentando que agora «pretende-se aplicar à es-cala global a lógica da re-

quirido», disse o edil. O governador brasi-

leiro do Estado do Piauí sublinhou que «o objeti-vo deste projeto é cum-prir as metas de tratados internacionais, como o acordo de Paris ou os ob-jetivos para o milénio».

José Wellington Dias disse que experiência de dez anos de implemen-tação no Brasil permitiu, por exemplo, «fixar mais pessoas nas zonas rurais» e que, agora, «começa a ser possível avançar com ativi-dades que convivem bem com a preservação am-biental como a apicultura».

Nuno Cerqueira

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

O ponto de partida do projeto, inspirado no conceito dos créditos do carbono, será a Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico. Paredes de Coura é o primeiro município do país com um Plano de Paisagem, concluído em 2015.

Page 17: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

Papa Francisco convida hoje a jornada especial de oração

Católicos devem unir-se em preces pela paz no mundo

Todos os cristãos devem orar e jejuar com a prece da paz a emergir

DR

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Se tiverdes em conta as nossas faltas, Senhor, quem poderá

salvar-se? Mas em Vós está o perdão […]. Eu confio no Senhor,

a minha alma espera na sua palavra. A minha alma espera pelo

Senhor mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor

está a misericórdia e com Ele abundante redenção. SALMO 129

Hoje, dia 23 de feve-reiro, a pedido do Papa Francisco, se-rá um dia de parti-

cular oração e jejum pela paz no mundo, em todos os países, onde há confli-tos e situações de pobreza extremas. Neste dia o Pa-pa lembra de forma parti-cular, as situações vividas na República Democráti-ca do Congo (RDC) e no Sudão do Sul.

«A Cáritas não poderia deixar de responder a es-te apelo, mas não o faz de forma isolada. Para assina-lar este dia convidou um conjunto de 13 organiza-ções para, cada uma, re-digir o texto de uma das estações da Via-Sacra, por se tratar da primei-ra sexta-feira da quares-ma. Esta iniciativa resul-tou, primeiro, num gesto simbólico de união entre aqueles que têm por mis-são a evangelização e a er-radicar a pobreza, segun-do, num texto com um alinhamento diversifica-do que vive da identidade de cada uma desta orga-nizações», informou Eu-génio Fonseca, presiden-te da Cáritas Portuguesa, instituição que se associa à iniciativa.

«Sabemos que sem a nossa oração, mas tam-bém sem a nossa ajuda muitas pessoas vulnerá-veis simplesmente não vão sobreviver às dificul-dades que enfrenta seja nestes países como em

tantos outros onde há conflitos de diferentes ori-gens. Esta será uma opor-tunidade de cada um dizer “não à violência” conside-rando que as vitórias ob-tidas com a violência são falsas vitórias, como nos lembrou Francisco na ora-ção do Ângelus, ao anun-cia esta iniciativa», recor-da o dirigente.

«A indiferença não só torna mais dolorosa a si-tuação destes povos, como

um dia terá consequên-cias nas nossas próprias vidas», assinala a Cáritas que sublinha que «mais de 3 milhões de pessoas vi-vem com fome» na RDC e mais de 400 mil crianças sofrem de má nutrição.

«Também no Sudão permanece um clima de medo e insegurança co-mo resultado de conflitos étnicos e da ação de mi-lícias», acrescenta a nota.

A jornada mundial de oração e jejum pela paz foi convocada pelo Papa Francisco a 4 de feverei-ro, no Vaticano.

«Perante o trágico ar-rastamento de situações de conflito em diversas partes do mundo, con-vido todos os fiéis para

uma jornada especial de oração e jejum pela paz, a 23 de fevereiro, sexta--feira da primeira sema-na da Quaresma», anun-ciou o pontífice.

«Como noutras oca-siões similares, convido os irmãos e irmãs não-cató-licos e não-cristãos a asso-ciarem-se a esta iniciativa, das formas que julgarem mais oportunas, mas to-dos juntos», acrescentou, no Vaticano.

O Papa convocou uma jornada semelhante, em setembro de 2013, pela paz na Síria.

A 23 de novembro de 2017, Francisco presidiu a uma oração pela paz no Sudão do Sul e na RDC, no Vaticano.

JESUÍTAS LANÇAM NOVO PROJETO

Estreia Os jesuítas em Portugal lançam, ho-je, um novo projeto editorial, o portal “Pon-to SJ”, com propostas de reflexão sobre te-mas da atualidade, procurando que a internet também seja «capaz de gerar boa conversa». O portal www.pontosj.pt vai estar disponível a partir de hoje.

«O Ponto SJ quer trazer ao espaço público por-tuguês um clima temperado, em que se possa conversar e em que as pessoas, a partir das pro-postas de reflexão e opinião que vamos lançan-do, possam colocar-se no lugar do outro», afir-ma o padre José Maria Brito, diretor do Ponto SJ, em entrevista à Agência Ecclesia.

O portal apresenta-se como um espaço aber-to, procurando retratar a diversidade e plurali-dade na Igreja Católica, perante um espaço pú-blico «também plural».

Fé, Política, Educação, Justiça e Cultura são os temas centrais, com propostas que visam contrariar a «tribalização» do espaço público.

O portal é lançado publicamente às 18h00, em Lisboa, num evento que contará com dois «encontros improváveis»: entre o cronista João Miguel Tavares e o jesuíta Francisco Mota; e en-tre a eurodeputada do Bloco de Esquerda, Ma-risa Matias, e a irmã Júlia Bacelar, que trabalha com mulheres em extrema vulnerabilidade.

O “Ponto SJ” assume o objetivo de «fazer a ponte com esferas e grupos diferentes e mais distantes da sociedade».

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Cle-mente, deixou uma mensagem de incentivo ao projeto, mostrando-se «convicto de que a pre-sença cristã nos media é essencial e oportuna».

O portal vai apresentar um conjunto de tex-tos de opinião sobre temas da atualidade, com o contributo de diversos cronistas, entre os quais Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Que-vedo, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, Alfre-do Teixeira, padre Gonçalo Portocarrero, padre Nuno Amador e irmã Irene Guia. Entre os co-laboradores estão vários jesuítas.

O projeto editorial inclui uma componente informativa, divulgando as diferentes propostas feitas pelas instituições da Companhia de Jesus.

O “Ponto SJ” vai trazer ainda, aos domingos, uma reflexão da Escola Bíblica e Arqueológica de Jerusalém, ligada aos Dominicanos, para aju-dar a compreender a «riqueza do texto bíblico».

Redação/Ecclesia

Breve

Jornada será gesto simbólico de união entre os cristãos.

Page 18: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

18 DIÁRIO DO MINHO / Religião / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Breve

MARCELO ELOGIA AÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS HOSPITALEIRAS

Gratidão A Obra das Irmãs Franciscanas Hos-pitaleiras da Imaculada Conceição em São To-mé e Príncipe recebeu na quarta-feira a visita de Marcelo Rebelo de Sousa.

No âmbito da viagem que está a empreender àquele país lusófono, o Presidente da República Portuguesa foi conhecer um projeto que apoia atualmente milhares de crianças, jovens e idosos mais carenciados, localizado na cidade de Neves, a cerca de 30 quilómetros da capital São Tomé.

Em entrevista à Agência Ecclesia, a irmã Lú-cia Cândido, há 18 anos em São Tomé e Prínci-pe e responsável pela referida Obra, destacou o significado deste dia, pela forma como permi-tiu perceber que «Portugal realmente está com este projeto», está com o povo santomense e com os portugueses que fazem daquele terri-tório a sua missão.

«A única palavra que lhe disse foi a palavra gratidão. Sentimos o carinho muito grande de Portugal», referiu a religiosa, que destacou a forma simples e próxima como Marcelo Rebe-lo de Sousa esteve com todas as pessoas, uten-tes e funcionários.

Redação/Ecclesia

Lausperene Quaresmal 2018

Agenda A caminhada da Quaresma na Cidade de Braga conta com a bela oportunidade da rea-lização do Lausperene. Resulta numa responsa-bilidade feliz e muito especial!

Fevereiro23: Salvador24 e 25: Santo Adrião26 e 27: Cividade

Março28/2 e 01: Maximinos02 e 03: Asilo de S. José04 e 05: S. Marcos e Ferreiros06 e 07: Terceiros 08 e 09: S. João do Souto10 e 11: Santa Cruz12 e 13: Lapa14 e 15: S. Victor16 e 17: Pópulo18 e 19: S. Lázaro 20 e 21: Carmo22 e 23: Congregados24 e 25: S. Vicente26 e 27: Senhora a Branca28 e 29: Instituto Mons. Airosa

Médico legistaPinto da Costa e Valter Hugo Mãe, entre os convidados.

Jovens devem viver para lá dos "gostos" nas redes sociais

Mensagem do papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude

O Papa Francisco desa-fiou ontem os jovens de todo o mundo a superar a obsessão

dos “like” (ou “gostos”) nas redes sociais e a desafia-rem os seus medos, com esperança no futuro.

«Muitos jovens (…) fa-zem continuamente “pho-toshop” das suas imagens, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, chegando quase a tornar-se, eles próprios, um “fake”, uma identida-de falsa. Muitos têm a ob-sessão de receber o maior número possível de “gos-tos”. E daqui, desta sensa-ção de desajustamento, surgem muitos medos e incertezas», escreve, nu-ma mensagem divulgada pelo Vaticano.

A 33.ª Jornada Mundial da Juventude ( JMJ) vai ser celebrada em 2018 a nível diocesano, no Domingo de Ramos (25 de março).

«É necessário abrir es-paços nas nossas cidades e comunidades para cres-cer, sonhar, perscrutar no-vos horizontes», assina-la o Papa.

Papa avisa para que os jovens não olhem para o mundo apenas pelo smartphone

DR

"Semana T" arranca em FamalicãoIniciativa começa hoje e prolonga-se até ao dia 2 de março

O Centro Social e Pa-roquial de São Mar-tinho de Brufe pro-põe à comunidade a

VIII “Semana T”, iniciati-va que pretende assina-lar o aniversário da “Ca-sa de Todos, com Todos e para Todos” e dinami-zar a comunidade envol-vente. Este ano decorre a partir de hoje e até 2 de março, proporcionando diversas atividades e ini-ciativas aos utentes e fa-miliares da instituição, bem como a toda a co-

munidade em geral.Assim, do progra-

ma destacam-se os dois encontros de “Conver-sa com Valores”, hoje e a 2 de março, às 21h15, na Biblioteca D. Jorge Orti-

ga – instalações do Cen-tro Social e Paroquial. Es-tes encontros pretendem continuar o trabalho de divulgação dos valores da instituição e contam com oradores de excelência.

O chefe do gabinete do Arcebispo Primaz, dou-torado em Teologia pas-toral, padre Tiago Frei-tas, abordará os valores da Honestidade e Respeito e o CEO da Primavera Sof-tware, Jorge Batista, falará dos valores da Responsa-bilidade e Solidariedade.

No dia 2 de março esta-rá o médico legista de re-nome, José Pinto da Costa, refletindo sobre os valo-res do Profissionalismo e Humanismo e o escritor Válter Hugo Mãe com os valores Amor e Liberdade.

No domingo, dia 25, em ação de graças ce-lebra-se a Eucaristia, às 10h15, na igreja paroquial e às 11h30 com a inaugu-ração do “Pátio dos Valo-res” e exposição de foto-grafias, no Centro Social e Paroquial.

A mensagem deixa aos jovens o desafio de «abrir de par em par» as portas das suas vidas, com «pes-soas concretas, relações profundas».

«Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fe-chada, onde a única jane-la para olhar o mundo se-ja a do computador e do smartphone», adverte o pontífice.

Francisco admite que existe uma «perplexida-de» face às decisões so-

bre o futuro, falando num mede «de fundo», que é o de «não ser amados».

O texto refere-se tam-bém à «precariedade» do trabalho, que condiciona os «sonhos» dos jovens, tanto crentes como não--crentes. «Nos momentos em que se aglomeram no nosso coração dúvidas e medos, torna-se necessá-rio o discernimento», re-comenda o Papa.

Neste processo, escre-ve, «o primeiro passo para superar os medos é iden-tificá-los claramente», evi-

tando que se transforme em «fantasmas sem rosto nem consistência».

«O trabalho de discer-nimento, depois de ter identificado os nossos me-dos, deve ajudar-nos a su-perá-los, abrindo-nos à vida e enfrentando se-renamente os desafios que ela nos apresenta», acrescenta a mensagem pontifícia.

Francisco sustenta que, para os cristãos, o medo «nunca deve ter a última palavra».

Redação/Ecclesia

Page 19: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

Deveres do Empregador Público

Complexidades – ponto por ponto (1)

Espaço Aberto

A Educação é, ainda hoje, o meu mun-do. E foi a minha vi-da. Sempre me sen-

ti bem no universo escolar. No mundo infantil. Foi uma experiência imemorável, en-riquecedora sob todos os aspectos, com afectos e mui-tas cumplicidades de par-te a parte. Dei o meu me-lhor, sempre. Pelas minhas mãos passaram muitos so-nhos e muita irrequietude. Muita ingenuidade e mui-tas histórias. Muita energia e muito carinho. Nunca ti-ve alunos indisciplinados ou alunos que me incomodas-sem na grandiosa e laborio-

Vamos ver algumas especificidades dos “deveres do empre-gador público” (mui-

tas válidas para o “emprega-dor privado”), nos termos da LGTFP-Lei Geral do Tra-balho em Funções Públi-cas, Lei n.º 35/2014, de 20/6, com alterações até à Lei n.º 73/2017, de 16/8. Nos termos dos art.s 70.º-71.º, há “deve-res do empregador público”: “a) Respeitar e tratar com ur-banidade e probidade o tra-balhador; b) Pagar pontual-

mente a remuneração, que deve ser justa e adequada ao trabalho; c) Proporcionar boas condições de trabalho, tanto do ponto de vista físico como moral; d) Contribuir para a elevação do nível de produtividade do trabalha-dor, nomeadamente pro-porcionando-lhe formação profissional; e) Respeitar a autonomia técnica do tra-balhador que exerça ativi-dades cuja regulamentação ou deontologia profissional a exija; f) Possibilitar o exer-cício de cargos em organi-zações representativas dos trabalhadores; g) Prevenir riscos e doenças profissio-nais, tendo em conta a pro-teção da segurança e saúde do trabalhador, devendo in-demnizá-lo dos prejuízos resultantes de acidentes de trabalho; h) Adotar, no que se refere à segurança e saú-

Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

JUSTIÇA, CIÊNCIA&POLÍTICA, COM TEMPERO

apregoa no chamado ensino superior politécnico: o co-lega X director do mestra-do Y organiza habitualmen-te uma série de seminários. Sendo certo que não pede habitualmente “pareceres de autorização” aos respec-tivos órgãos directivos sobre este ou aquele orador, sen-do que a maioria dos orado-res não é inclusive professor ou investigador de carreira. Mas, certo dia, o colega K (enunciação exemplificati-va em homenagem ao ge-nial “Der Prozess de Franz Kafka”), professor e investi-gador de carreira que é ha-bitualmente avaliado com notas superiores ao pró-prio director do mestrado, solicita fazer um seminário na sua área de investigação em benefício dos Alunos e do Interesse Público (pois o mestrado está mal estru-turado prejudicando inclu-sive matérias nucleares, de aplicação prática). E, face à solicitação anterior, o direc-

tor X do mestrado Y, res-ponde que “isso é possível desde que haja um parecer positivo dos respectivos ór-gãos directivos”. Ora, no caso concreto, vamos ainda ima-ginar que este foi dos pou-cos, ou mesmo o único caso, no qual foi encomendado tal parecer. É um exemplo claro de assédio moral e tentativa (balofa) de humilhação en-tre colegas, falta de urbani-dade, falta de ética, falta de lealdade, uma violação que, inclusive, pode dar azo à in-terposição dum processo ju-dicial com pedido de indem-nização pelos danos morais causados. Já para não falar na obrigação do emprega-dor desencadear a abertu-ra dum processo disciplinar.

1 Prof. em Direito, Membro

da CFD/SNESup, gsopasde-

[email protected]

Twitter@gsdmelobandeira Fa-

cebook: Gonçalo De Mello Ban-

deira (N.C. Sopas).

GONÇALO S. DE MELLOBANDEIRA1

de no trabalho, as medidas que decorram, para o órgão ou serviço ou para a ativida-de, da aplicação das prescri-ções legais e convencionais vigentes; i) Fornecer ao tra-balhador a informação e a formação adequadas à pre-venção de riscos de aciden-te e doença; j) Manter per-manentemente atualizado o registo do pessoal em cada um dos seus órgãos ou ser-viços, com indicação dos no-mes, datas de nascimento e de admissão, modalidades de vínculo, categorias, pro-moções, remunerações, da-tas de início e termo das fé-rias e faltas que impliquem perda da remuneração ou diminuição dos dias de fé-rias. k) Adoptar códigos de boa conduta para a preven-ção e combate ao assédio no trabalho e instaurar proce-dimento disciplinar sempre

que tiver conhecimento de alegadas situações de assédio no trabalho. 2 - O emprega-dor público deve proporcio-nar ao trabalhador ações de formação profissional ade-quadas à sua qualificação, nos termos de legislação es-pecial”. Nada aliás que já não esteja previsto nos princípios constitucionais. Importante será referir aqui, como aliás já publicámos: http://www.usc.es/revistas/index.php/epc/article/view/144/78, que o assédio pode ser “do em-pregador contra o trabalha-dor” ou “entre trabalhado-res”, etc.. Vamos imaginar a seguinte situação (são mui-tos os exemplos que chegam aos Sindicatos e que podiam aqui ser dados) – qualquer semelhança com a realida-de é pura coincidência: tra-ta-se apenas de aplicar o Di-reito à prátic a como tanto se

sa tarefa de ensinar e de so-cializar. Dei pouco e recebi muito. Aprendi mais, do que aquilo que ensinei.

Moldei a minha persona-lidade, refinei os meus sabe-res, tornei-me mais reflexivo e sensível. Agucei o espíri-to crítico. A minha visão do mundo alargou-se e na mi-nha memória depositaram--se belíssimas histórias de vida. Sou um produto des-ta Escola determinada e em-penhada. Por isso, lhe devo muito. Foram os meus alu-nos que me proporciona-ram o orgulho de ter sido professor.

A sala de aula era o meu refúgio, onde me sentia con-fortável, protegido e reali-zado. Gostei imenso daqui-lo que fiz. Ser professor era e é, além de tudo, uma mis-são e um compromisso sé-rio. Assumi-o na sua pleni-tude. Não esquecerei nunca. Tive sorte com os alunos, com os pais e com a maio-ria dos colegas que comigo

partilharam estas vivências. Vivências profundamente humanas. Estou-lhes viva-mente agradecido.

1 - Complexidades - O Sistema Educativo não en-cerra qualquer tipo de com-plexidades que possa des-virtuar o atingir do seu objectivo mais básico e na-tural: contribuir para a cons-trução de uma sociedade melhor, mais formada e mais desenvolvida sob o ponto de vista social.

A Escola continua, infe-lizmente, a trilhar um cami-nho bastante tortuoso, volú-vel, de construção de alunos semi-deuses, intocáveis, e sempre sujeito aos “capri-chos” dos responsáveis por esta importantíssima área da governação. Quando chegam ao ministério, ei-los a mexer em tudo e em mais alguma coisa. São incapazes de es-tarem quietos. Antes de me-xerem, deveriam sentir, pri-meiro, o cheiro da realidade

escolar. E depois, com bom senso e com sabedoria fa-zer os ajustes necessários. Só ajustes e nada mais. Dever--se-iam ocupar em arranjar maneiras eficazes de desbu-rocratizar o Sistema, de lhe conferir rigor e de estabele-cer normas sérias de condu-tas congruentes para discipli-nar os alunos. A indisciplina é galopante e perigosa para a saúde da Educação. Só com rigor se pode tornar a Esco-la verdadeiramente inclusi-va. É preciso mesmo credi-bilizar a intuição escolar e retirar-lhe toda a carga de ideologia partidária. É pre-ciso construir uma verda-deira Escola pluralista, res-ponsável e eficaz. É preciso, sim senhor!

A Escola é um Sistema humanizado simples. Uns para ensinar, outros para aprender, outros ainda pa-ra optimizar as condições físicas, logísticas, dos recur-sos humanos, entre outras valências, para se efectivar

o processo ensino-aprendi-zagem com eficiência e qua-lidade. São estes, os vértices do triângulo equilátero que vão processar toda uma di-nâmica, toda uma estraté-gia bem pensada, toda uma consecução de objectivos que vise satisfazer as necessida-des de um país que quer e tem que avançar para o fu-turo com segurança e com expectativas positivas. A Es-cola como geradora de espe-rança e de confiança. Como motor de desenvolvimento e de bem-estar. Como uma porta aberta aos saberes, aos valores da cidadania, ao de-senvolvimento do espírito crítico. Sem medos e sem traumas. Uma Escola liber-ta de preconceitos ideológi-cos e de pensamento livre.

O que acontece é que os governos não percebem a Escola. Nunca a perceberam. Nem querem perceber. Li-mitam-se a seguir a agenda política e de interesses parti-dários do momento. A “guer-ra” que este Governo desen-cadeou, logo que entrou em funções é um bom exemplo desta incompreensão pelo Sistema Educativo. A pri-

ARMINDO OLIVEIRA

meira medida que tomou foi provocar um conflito ar-tificial e ideológico, exigên-cia dos radicais de esquerda, parceiros de coligação, para causar distúrbios no funcio-namento equilibrado do En-sino. Intoxicaram a opinião pública que as Escolas Pri-vadas eram as sugadoras do dinheiro público, as causa-doras das insuportáveis assi-metrias sociais que existem na sociedade portuguesa, es-quecendo o trabalho peda-gógico que desenvolviam com eficácia. Esta “guerra” não foi inocente. As esquer-das têm medo das Escolas de sucesso. O sucesso é sinal de desenvolvimento e de bem--estar. É sinal de melhor ní-vel de vida e de gente mais formada. As esquerdas que-rem pobreza e incultura. É neste caldo de degradação social que reside o seu elei-torado. E se houver mais ri-queza no país, o eleitorado faz outras opções políticas. Claramente! Não é por aca-so que os comunistas e suas variantes vêm perdendo vo-tos de eleição em eleição. E vão continuar a perder até à insignificância total.

Page 20: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

20 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

AF BRAGAFutebolista do Este FCfoi suspensopreventivamentepelo Conselho de Disciplina.DESPORTO VITÓRIA

LISTASVALIDADAS

ABCUma delegação do ABC, composta por três atletas, visitou, ontem, a EscolaEB1/JI da Quinta da Veiga, em S. Vicente.

SC BRAGA VENCE MARSELHA MAS DEIXA EUROPA

DESPEDIDA COM HONRA josé eduardo

O Sporting de Bra-ga despediu-se, on-tem, da Liga Europa apesar de ter bati-

do o Marselha por 1-0, em encontro da segunda mão dos 16 avos de final disputado no Municipal.

O golo de Ricardo Hor-ta, marcado aos 31 minu-tos, ainda deu esperanças à equipa e aos adeptos, mas acabaria por ser in-suficiente para anular a desvantagem de três go-los trazida de França... onde o Braga perdeu a eliminatória.

Ontem, frente a uma boa equipa, que o Mar-selha provou ser, os bra-carenses fizeram o que lhes competia e vence-ram, saindo assim de uma forma mais airosa da competição.

Apostando praticamen-te na mesma equipa de Guimarães – faltou Dyego Sousa – Abel Ferreira en-trou com tudo em jogo e o Braga mostrou uma boa dinâmica ofensiva nos pri-meiros minutos, chegan-do com frequência até à área contrária, mas a pri-meira ameaça surgiu aos sete minutos pelos fran-ceses, com Ocampos, pela esquerda a rematar rastei-ro e a bola a sair ligeira-mente ao lado.

Com o jogo já “divi-dido”, o Braga também ameaçou, com Horta a re-matar sobre a barra após um lance ganho na área por Hassan.

O jogo continuava aberto, com as duas equi-pas à procura do golo e aos 13 minutos surgiu a primeira grande ocasião para marcar por parte do

zou da esquerda, Wilson Eduardo recebeu na direi-ta e deu para a zona cen-tral onde surgiu Ricardo Horta a fuzilar para o fun-do da baliza e a inaugu-rar o marcador.

A perder, o Marselha tentou reagir, mas a ver-dade é que não chegou a ameaçar até ao intervalo.

A segunda parte come-çou com o Marselha mais mandão e aos 50 minu-tos o golo do empate es-teve à vista... por duas ve-zes. Valeu então Matheus que, com duas boas inter-venções, praticamente no mesmo lance, evitou que Germain marcasse.

Abel trocou então de pontas de lança, com Paulinho a substituir Has-san e o recém-entrado te-ve, aos 66 minutos, um bom cruzamento da es-querda que permitiu a

Braga. Jefferson pela es-querda ganhou o lance, correu até à entrada da área e cruzou de bande-ja para Esgaio que do la-do direito surgiu a atirar muito torto.

Com o Braga mais ameaçador, aos 17 minu-tos foi Hassan, na área, a “pensar de mais” e a per-der tempo para rema-tar. Depois ainda simu-lou a falta e viu o cartão amarelo.

Com o Marselha a ten-tar controlar o jogo no meio-campo, foi o Bra-ga quem, aos 20 minu-tos voltou a ameaçar, com Wilson Eduardo em zo-na frontal a rematar for-te mas ligeiramente so-bre a barra.

Mas aos 31 minutos houve mesmo festa na pedreira. Num bom lance de ataque, Jefferson cru-

Wilson Eduardo entrar em corrida ao segundo poste rematando, ligeira-mente ao lado. Que gran-de ocasião!

Mas a pressão era

forte por parte do Bra-ga que queria o segun-do golo, só que o Mar-selha tinha argumentos e ia também ameaçan-do a baliza de Matheus, como aconteceu aos 67 minutos, quando evitou que Ocampos empatas-se a partida.

Mas o Braga, aos 70 mi-nutos, teve a grande opor-tunidade para fazer o 2-0. O guarda-redes falhou a reposição, Ricardo Horta recuperou a bola na área, deu para Wilson Eduardo que com tudo para fazer golo, atirou ao lado.

Depois entraram Xadas e Fábio Martins – saíram Goiano e Ricardo Horta – mas o Braga pouco ga-nhou com as mudanças e foi o Marselha quem, aos 75 minutos, voltou a ameaçar com Sarr a fu-zilar ligeiramente sobre a barra.

A situação repetiu-se na área do Marselha aos 82 minutos, aqui com Bru-no Viana a cabecear for-te, sobre a barra, naquela que foi a última situação de golo para os arsena-listas. Depois, foi gerir o tempo e o resultado por parte do Marselha frente a um Braga que, como é óbvio, já faltavam as for-ças para fazer mais.

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

ESTÁDIO MUNICIPAL DE BRAGA

SC Braga 1 0 MarselhaÁrbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega)

MatheusMarcelo Goiano

(Xadas, 73')Raul Silva

Bruno VianaJeffersonVukcevic

André HortaEsgaio

Ricardo Horta(Fábio Martins, 73')

Wilson EduardoHassan

(Paulinho, 54')

ao intervalo:1 - 0

Yohann PeléBouna SarrAdil RamiRolandoHiroki SakaiLuiz GustavoMaxime LopezMorgan Sanson(Dimitri Payet, 84')Clinton N'Jié(Anguissa, 46')Lucas OcamposValère Germain (Thauvin, 73)

Abel Ferreira Treinador Rud Garcia

Golos: 1-0, por Ricardo Horta, aos 31 minutos.

Disciplina: cartão amarelo para Hassan (18), Adil Rami (33), Paulinho (65) e Esgaio (74)Assistência: 9016 espectadores

Page 21: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

josé costa lima

Terminada a etapa do Sporting de Braga na Liga Europa após 12 jogos, Abel Ferrei-

ra assumiu que a equipa «falhou um dos objeti-vos» na competição, mas lembrou que a caminha-da arsenalista serviu para «aprender».

«Conseguimos chegar à fase de grupos, apurámo--nos para a fase seguinte e passámos em primeiro lugar. Não tenho proble-ma em dizer que falhá-mos o quarto objetivo», referiu o treinador, pas-sando aos elogios.

«Era impensável perder 3-0 e não tirar ilações por-que são estes jogos que nos obrigam a ir ao limite e é esta imagem que queremos ter. Sinto um orgulho tre-mendo nos jogadores, pe-la audácia, coragem e en-trega que mostrámos. Hoje [ontem] fomos claramente superiores, mas o adversá-rio foi melhor na elimina-tória», resumiu.

«O plano estava tra-çado. Não faltou tudo, o Wilson teve duas opor-tunidades de golo nos pés, o Marselha também, é certo, mas teríamos de ser altamente eficazes. Foi uma vitória justa, que acaba por ser magra, mas em que fomos superio-res. Falhámos o objetivo de passar à fase seguin-te, mas conseguimos ou-tros objetivos e tirámos daqui uma grande ex-periência para o futuro. Dignificámos o futebol português», declarou o

Abel Ferreira espera um Braga com a «intensidade» de ontem

«A imagem tem de ser esta»

Jogadores do Sporting de Braga na homenagem a Armando

técnico dos guerreiros do Minho.

«Vou ser um...cão de caça»A exibição do Braga ante o Marselha, muito aplau-dida pelo treinador, «au-menta a responsabilida-de» dos bracarenses e Abel Ferreira até deixou uma promessa curiosa peran-te os jornalistas.

«Vou ser um cão de ca-ça para os meus jogadores, porque esta equipa tem de ser assim: a exigência, a intensidade, com e sem bola, tem de ser esta pa-ra podermos sonhar. Esta tem de ser a imagem de marca», reiterou o treina-dor, voltando ao essencial

do seu discurso com algu-ma dose de emoção.

«Podemos perder, mas nunca podemos perder a identidade. Em Marse-lha perdemos duas vezes: o jogo e a identidade. Fi-zemos a reflexão, apren-demos com a derrota e projetámos este jogo em cima dessa lição. A prova está neste jogo».

A terminar, Abel Fer-reira pediu mais atenção a Fernando Santos.

«Fizemos 12 jogos na Europa e isto é fruto de um trabalho desde o iní-cio da época, com muitos portugueses. O seleciona-dor pode olhar para esta equipa, nomeadamente pela qualidade que de-

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

monstra. Estamos a va-lorizar o futebol portu-guês», rematou.

Uma alteração forçada

Hassan no lugarde Dyego SousaO jogo de Guimarães não podia ter corrido me-lhor para o Sporting de Braga e, também por isso, Abel Ferreira apostou, ontem, na mesma equipa, com apenas uma exceção. É que face à lesão de Dyego Sousa, o técnico apostou em Hassan para o eixo do ataque. De resto, tudo igual à partida do D. Afonso Henriques. E como chamou 19 jogado-res para este encontro, tocou ao lateral esquerdo Sequeira ficar na bancada, enquanto o estreante Loum foi um dos suplentes, ao lado de Tiago Sá, Diogo Figueiras, Rosic, Bruno Xadas, Paulinho e Fábio Martins. No Marselha, o destaque foi para a presença no banco de suplentes dos “craques” Payet e Thauvin. Já o português Rolando, man-teve a titularidade.

antigo guarda-redes do clube

Silêncio por ArmandoO jogo de ontem foi antecedido por um minuto de silêncio, cumprido em memória de Arman-do, antigo guarda-redes do Sporting de Braga e que faleceu na semana passada, vítima de doença prolongada. Recorde-se que Armando foi vence-dor e titular na primeira Taça de Portugal con-quistada pelo Sporting de Braga, em 1966, na fi-nal do Jamor com o Vitória de Setúbal, ele que representou o emblema bracarense durante no-ve temporadas desportivas.

Abel Ferreira no cumprimento a Rudi Garcia

Page 22: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

josé costa lima

Wilson Eduardo salientou a atitu-de da equipa ao longo do jogo:

«demos tudo», resumiu o avançado português.

«Demos tudo e pen-so que tivemos oportu-nidade para empatar a eliminatória, mas não fomos eficazes. Ainda assim, deixámos uma boa imagem. Esta cam-panha começou em ju-lho, fizemos 12 jogos e dignificámos a camiso-la. Ia ser difícil virar a eliminatória, mas ho-je [ontem] demos uma imagem diferente. Po-dia ter feito o 2-0, o re-mate saiu cruzado, mas é de salientar o empenho de todos os jogadores», disse, olhando agora pa-ra o campeonato.

«Queremos continuar mas todo o grupo está de parabéns, todo o plantel esforçou-se para conseguir o objetivo», respondeu.

Wilson Eduardo

«Imagem diferente»

Wilson Eduardo teve oportunidades para marcar

Ricardo Esgaio nunca vira a cara à luta

assim e manter, no mí-nimo, o quarto lugar e se

possível, sonhar com al-go mais», fechou.

Matheus:«Todos viramque demos tudo»Figura de destaque no jo-go da primeira mão, Ma-theus não sofreu golos na noite de ontem, mas fal-tou os colegas marcarem para o Sporting de Braga seguir para os oitavos de final da prova europeia.

«Creio que os adep-tos viram que jogadores deram tudo em campo, tentámos a classificação até à última, mas lutá-mos, pois estes jogado-res querem sempre mais e mais», proferiu, desva-lorizando o seu bom mo-mento atual.

«Não sou apenas eu,

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

Ricardo Horta

«Vamos ganharmais vezes»

Ricardo Horta, autor do único golo do jogo, tinha consciência da «missão muito difícil», pelo facto de a equipa do Marselha ter «grandes jogadores», mas sublinhou que o Braga «acreditou sempre».

«Criámos oportunidades, não conseguimos o objetivo, mas saímos de cabeça erguida. Era pos-sível dar a volta, mas não concretizámos e o Mar-selha, como boa equipa que é, soube defender a vantagem. Com esta atitude vamos ganhar mui-tas mais vezes», atirou.

«Em Marselha não estivemos ao nosso nível, mas aqui mostrámos verdadeiramente o que valemos. O futebol português está muito bem servido», in-dicou o avançado. Confrontado com um eventual relaxamento pelo facto de o quarto lugar no cam-peonato estar praticamente assegurado, Ricardo Horta foi taxativo e avivou a memória com um exemplo recente: «Esta equipa é muito competitiva e ainda no último jogo [em Guimarães] se viu isso».

Total de 17 clubes

Barça e Unitedna pedreira Na última noite europeia da época no Municipal de Braga, muitos clubes europeus oficializaram as respetivas acreditações para assistir ao Braga--Marselha. Foram 17 emblemas, entre eles esta-vam Barcelona, Manchester City ou  Manchester United, treinado pelo português José Mourinho.  Real Sociedad, Celta de Vigo, Betis, Sevilha, Le-vante e Barcelona (Espanha); Génova, Inter de Milão e Atalanta; Sparta Praga (República Che-ca); Manchester City, Manchester United e West Ham (Inglaterra); Hoffenheim, Monchenglad-bach e Werder Bremen (Alemanha) e Montpellier (França) foram os 17 a marcar presença na Pedreira. 

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

Page 23: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

Rolando: internacional português do Marselha

«Merecemos a eliminatória»

Rolando foi um dos melhores em cam-po do Marselha. O defesa central admi-

tiu dificuldades dos fran-ceses nos minutos iniciais, mas salientou que o inter-valo serviu para limar a estratégia ideal rumo aos “oitavos”.

«Sabíamos que o Braga ia pressionar, mas tínha-

mos que gerir o momen-to após o golo. Na segun-da parte entrámos mais conscientes do que tínha-mos de fazer, mais con-centrados. O Braga é justo vencedor neste jogo, mas nós merecemos passar a eliminatória», testemu-nhou o central, abordan-do a presença do selecio-nador Fernando Santos na

Liga Europa

Sporting apurado 

O Sporting apurou-se para os oitavos de final da Liga Europa, apesar de ter empatado em casa a três golos com o Astana, na segunda mão dos 16 avos de final. Depois de terem vencido no Caza-quistão, por 3-1, os "leões" confirmaram o apura-mento com golos de Bas Dost (3') e Bruno Fer-nandes (53 e 63), com Tomasov (37), Twumasi (80) e Shomko (90+4) a marcarem para o Astana.

O Sporting regressa aos oitavos de final da Li-ga Europa pela primeira vez desde 2011/12, quan-do chegou às meias-finais, depois de nas três úl-timas presenças ter caído por duas vezes nos 16 avos de final e uma na fase de grupos.

Os resultados dos jogos disputados ontem:(+) Lokomotiv Moscovo, Rus - Nice, Fra ........1-0(+) Sporting, Por - Astana, Caz ..........................3-3(+) Lazio, Ita - Steaua Bucareste, Rom ............ 5-1(+) Viktoria Plzen, Che - Partizan, Ser............ 2-0Villarreal, Esp - (+) Lyon, Fra .............................0-1(+) Leipzig, Ale - Nápoles, Ita ............................ 0-2(+) Zenit, Rus - Celtic, Esc.................................. 3-0(+) Dinamo Kiev, Ucr - AEK Atenas, Gre .......0-0(+) Atlético Madrid, Esp - FC Copenhaga, Din 1-0Sporting de Braga, Por - (+) Marselha, Fra ....1-0(+) Arsenal, Ing - Östersund, Sue ...................... 1-2(+) AC Milan, Ita - Ludogorets, Bul ..................1-0(+) Salzburgo, Aut - Real Sociedad ...........Esp 2-1(+) Athletic Bilbau, Esp - Spartak Moscovo, Rus 1-2Atalanta, Ita - (+) Borussia Dortmund, Ale .....1-1Rolando opõe-se ao remate de Hassan

bancada. Dentro de cam-po esquece-se de quem está de fora, uma vez que temos de estar concentra-dos. Agora quero é traba-lhar tranquilamente».

Rudi Garcia, técnico do Marselha«O essencialera passar» Rudi Garcia, técnico do

Claque do marselha encaminhada

Trânsito caóticoA vida dos automobilistas que circularam na zona envolvente ao Estádio Munici-pal de Braga perto da hora do jogo entre Braga e Marselha foi desesperante. O cor-te de algumas vias de acesso ao anfiteatro por parte da PSP afunilou as viaturas em vários pontos nevrálgicos e isso fez com que muitos adeptos chegassem ao estádio já depois do apito inicial. 

Esta tomada de posição da PSP explica-se pelas fortes medidas de segurança to-madas pelos agentes de segurança para encaminhar a claque do Marselha de forma organizada até ao local da partida. E só a 10 minutos do início do encontro é que o trânsito recomeçou a circular normalmente Fernando Santos na bancada

Selecionador tirou notas O selecionador nacional Fernando Santos foi um espectador atento ao jogo entre Sporting de Braga e Marselha. Além de observar potenciais convocados do clube bra-carense a fim de marcarem presença no Mundial da Rússia (Esgaio, Wilson e Pauli-nho sonham com uma vaga), o técnico tirou certamente apontamentos sobre a pres-tação de outro português, Rolando, que foi titular no eixo da defesa dos franceses.  

Est

úd

ios

Lim

a/

Vila

Ve

rde Marselha, reconheceu que

o Marselha melhorou no recomeço, mas sublinhou que a eliminatória teve «dois jogos» e no conjun-to dos duelos os seus jo-gadores foram melhores que os do Braga.

«Houve alguma falta de determinação, mas o es-sencial é que passámos a eliminatória. Faltou de-terminação na primeira parte, não demos a nos-sa imagem habitual. Na segunda parte já demos outra imagem e até po-díamos ter marcado», ana-lisou o treinador francês.

«O Sporting de Braga teve algumas oportunida-des de golo, talvez as me-lhores da partida, mas nós também as tivemos. Um aspeto a melhorar é o nos-so desempenho a jogar fora de casa», completou o treinador do Marselha.

Page 24: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Eleições no vitória de Guimarães

Candidaturas validadas

Listas de Júlio Mendes e Júlio Vieira de Castro "prontas" para o ato eleitoral

Ex-Terras de Bouro

Tiago Airosano B.º Misericórdia

António valdemar

O Bairro da Misericórdia garantiu um reforço para o eixo da defesa, no sentido de assegurar a permanência na Divisão de Honra da AF Bra-ga (série A). O central Tiago Airosa, que no de-correr da época vestiu a camisola do Terras de Bouro, muda-se para a equipa bracarense, apu-rou o Diário do Minho.

Tiago Airosa fez grande parte da formação no Vilaverdense e esta temporada, a primeira co-mo sénior, aceitou o convite dos terrabourenses. Contudo, a parca utilização no conjunto orien-tado por Xiço levou à saída antecipada de Tiago Airosa, que espera agora jogar com mais regu-laridade no Bairro da Miserricórdia.

Já eliminado da Ta-ça AF Braga, o Bairro da Misericórdia só vol-ta a competir no dia 4 de março. O Bairro da Mi-sericórdia ocupa o pri-meiro lugar da zona de despromoção, estando a apenas dois pontos do Gerês, que está uma po-sição acima.

josé costa lima

Com a permanên-cia no campeonato «praticamente ga-rantida», o São Paio

d'Arcos, uma das boas sur-presas do Pró-Nacional da AF Braga 2017/18, desloca--se, domingo, ao terreno do Ninense, em jogo dos oitavos de final da Taça distrital. Dinis Rodrigues, técnico dos bracarenses, coloca a pressão do lado adversário, uma vez que «apostou forte para subir», mas sublinha a «vontade» dos seus jogadores «em desfrutar», sempre com o objetivo de passar à eli-minatória seguinte.

«Todos os jogos em que entramos é para vencer. Depois de passar estas eli-minatórias, uma delas pe-rante o detentor do troféu [Esposende], queremos

taça af braga: são paio d'arcos desloca-se ao terreno do ninense

«Descontraídos e a jogar bom futebol»

ser melhores que eles», referiu Dinis Rodrigues.

«O Ninense é sempre favorito, quer pela estru-tura que tem, quer pelas

obviamente continuar. O adversário, porém, apos-tou muita na subida de divisão e na conquista da Taça, mas vamos tentar

Dinis Rodrigues é o técnico do São Paio d'Arcos

jogar sem pressão e mos-trar a nossa qualidade, co-mo temos feito até aqui. Há muita gente nova no nosso plantel que quer continuar a mostrar-se, muitos jovens com va-lor que têm correspondi-do ao que esperávamos», acrescentou.

Subidaestá fora de hipótese Colocando por momen-tos a Taça AF Braga à mar-gem, Dinis Rodrigues abordou o campeonato «fantástico» levado a ca-bo pelo São Paio d'Arcos e que leva o técnico a tecer elogios aos seus jogadores. A equipa segue na tercei-ra posição da tabela clas-sificativa, com 40 pon-tos, a oito do líder Vieira e a seis do Maria da Fon-te, que é segundo.

«Nunca nos preocupa-

condições que possui. No entanto, vamos jogar des-contraídos e tentar jogar o nosso futebol de quali-dade. Vamos divertir-nos,

mos com a permanência porque os atletas têm, de-mostrado grande atitu-de. Nunca foi uma preo-cupação grande. Quem não conhece estes atle-tas fica surpreendido, mas a qualidade que impera permitiu-nos esse feito. A permanência está pra-ticamente alcançada, mas queremos sempre mais e vamos tentar entrar na história deste clube», dis-se, rejeitando ombrear com os adversários nu-ma luta pela subida.

«Temos inúmeras di-ficuldades em termos de treino, pois jogamos sem-pre fora de casa [Campo do Quinteiro, Gondizal-ves]. É muito complica-do e, garantidamente, não entramos na linha de can-didatos. Vamos é tentar dignificar o clube e fazer história», repetiu.

As duas candidaturas às eleições do Vitó-ria de Guimarães, agendadas para 24

de março, foram ontem validadas pela Mesa da Assembleia-Geral, após terem sido entregues na terça-feira.

«Foram apresentadas

duas listas candidatas às eleições dos órgãos so-ciais do clube para o trié-nio 2018/2021. A lista A, designada "Novo Vitória", é liderada por Júlio Vieira de Castro, e a lista B, de-signada "Contigo Vitória", é liderada por Júlio Men-des», diz o comunicado.

A nota do órgão social liderado por Pedro Xavier, no âmbito do processo eleitoral – o presidente da Assembleia-Geral ao lon-go dos últimos três anos, Isidro Lobo, integra a lis-ta B – frisou ainda que «as listas superaram as 300 as-sinaturas válidas, confor-

me preveem os estatutos do Vitória».

A lista de Júlio Vieira de Castro recolheu 864 assinaturas de sócios, en-quanto a candidatura li-derada por Júlio Mendes, presidente do clube des-de 2012, foi subscrita por 757 associados.

DM

DM

Page 25: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

O futebolista Hugo Nel-son Cardoso, do Es-te FC, foi suspenso preventivamente pe-

lo Conselho de Discipli-na da AF Braga, que lhe instaurou um processo disciplinar.

Ainda no Este FC, Nu-no Talaia foi punido com 20 dias e 100 euros, na se-quência do jogo com o Ma-ria da Fonte, para a Taça AF Braga. Outras decisões:

Pró-NacionalUm jogo: Bruno Viana

(Ninense), Miguel Ribeiro (M. Fonte) e Duarte Maia (SP Arcos).

Dois jogos: Armando Machado (Taipas).

Quatro jogos: José An-tónio Marafona (Ninense).

15 dias e 15 euros: Cláu-dio Araújo, do Ninense.

Divisão de HonraUm jogo: Cláudio Ga-

briel (Lousado), Diogo Miguel (Regadas), Arthur Gomes e Vasco Ribeiro (Emilianos), Atila Santos e Hugo Miguel (Berço).

Dois jogos: Rui Miguel (Celeirós), Abílio Ferrei-ra (Santa Maria), Miguel Ângelo (Celoricense), Ivo Cristóvão (S. Paio) e Rui Pedro (Berço).

Três jogos: Paulo Ale-xandre (Ponte).

10 dias e 50 euros: Bru-no Airosa, do Bairro da Misericórdia.

15 dias e 15 euros: Fran-

cisco Portela, do Santa Ma-ria, e Fernando Martins, do Berço.

20 dias e 25 euros: Dio-go Carvalho, do Este FC.

I DivisãoUm jogo: Ricardo Cos-

ta (Amares), Alberto Ga-ma (Lanhas), Paulo Sérgio (Fradelos), Francisco Xa-vier (Operário), Luís Mi-guel (Fórum Airão) e Luís Miguel (Vasco Gama).

Dois jogos: Matheus Oliveira (Palmeiras), João Pedro (S. Mamede), Tia-go Filipe e Fábio Augusto (Aboim Nóbrega) e Jorge Daniel (S. Nicolau).

Três jogos: Jorge Fer-nando (MJ Póvoa) e Rui Gonçalo (Operário).

Seis jogos: José Miguel (Mota).

10 dias e 50 euros: Ale-xandre Costa (Valinha).

15 dias e 15 euros: Ri-cardo Correia (Guisande) e Fernando Aurélio (Delães).

15 dias e 75 euros: Lean-dro Moreto (Arsenal), e Sérgio Ribeiro (Valinha).

AF Braga: Conselho de Disciplina

Futebolista do Este FCsuspenso preventivamente

Taça AF BragaUm jogo: Mário Costa

(Vieira).15 dias e 15 euros: Mi-

guel Paredes, treinador do Vieira.

JunioresUm jogo: João Paulo

(Maximinense), Rui Ale-candre e Pedro Rafael (M. Fonte), Diogo Miguel (B.º Misericórdia), Tomás Ri-beiro (Realense), Rodrigo Rebelo (P. Tibães), Bryan Ferreira (Adaúfe), Miguel Ângelo (Lago), Fábio Mar-tinho (S. Cosme) e Rui Ma-nuel (S. Cláudio), Carlos Al-berto (Golães) e Jorge Alves (Polvoreira).

Dois jogos: Nuno Afonso (Maximinense), Filipe Al-berto (Vilaverdense), Ra-fael Fonseca (Apúlia), João Miguel (Realense), Ivo Bar-bosa (P. Tibães), João Car-los (Ribeira Neiva), Luís Fi-lipe (Fradelos), Rui Miguel (Golães) e João Carlos (San-ta Eufémia).

Três jogos: Diogo Hen-rique (Andorinhas).

Quatro jogos: Pedro Bri-tes (Maximinense).

10 dias e 50€: Joaquim Pereira, do Andorinhas.

15 dias e 15 euros: Diogo Miguel (Parada de Tibães) e António Pinheiro, do Lago.

O Merelim São Paio foi multado em 100 euros.

JuvenisDois jogos: Miguel Pei-

xoto (Operário).Três jogos: Adriano Sal-

gado (Fafe).10 dias e 50 euros: Ama-

deu Pinheiro, do Lousado, Nelson Alexandre, do Alvi-te) e Hélder Henriques, do Tabuadelo.

Iniciados10 dias e 50 euros: Bru-

no Velho, do Cunha.20 dias e 25 euros: Nu-

no Augusto, do Lousado.

Infantis10 dias e 50 euros: Eze-

quiel Oliveira (Vilarinho).O Pico de Regalados tem

um processo disciplinar.

FutsalUm jogo: Bruno Fran-

cisco (Nun'Álvares), André Sousa (Santo Tirso), Rui Miguel (Rio Caldo, Daniel Azevedo (Cabeçudense) e Christian Ribeiro (Vieira).

Dois jogos: André Ri-beiro e Rui Daniel (Piratas Creixomil).

15 dias e 75 euros: Bru-no Miguel Leite, do Nun'Ál-vares.

I LIga: 24.ª jornada

Rio Ave-Avesdisputa-se hojeA 24.ª jornada da I Liga arranca hoje, com o Des-portivo das Aves a viajar até Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, a partir das 20h30. Os vila-condenses são quintos com 36 pontos, enquanto os avenses, com 21, estão na 13.ª posição.

médio jogava no dumiense

Abílio é reforço do Águias da GraçaO Águias da Graça garantiu, ontem, um novo jo-gador para o que resta jogar da atual tempora-da. Abílio, médio que nas últimas quatro épocas representou o Dumiense (Divisão de Honra) e cumpriu a formação no GD Prado, comprome-teu-se com o atual 14.º classificado do Pró-Na-cional da AF Braga.

Nos próximos dias, e como o técnico Miguel Veiga já revelara ao nosso jornal, a direção do Águias da Graça deve fechar a contratação de mais dois jogadores: um guarda-redes e um médio.

AF Braga CED 2018

Agendapara o fim de semanaNo âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto, realizam-se este fim de semana os seguintes eventos:Amanhã12h00 – 17h00: Urban Climbing, Avenida Central09h00 – 18h00: Kart Kid Race School, Largo do PópuloDomingo:10h00 – 13h00: Curso Formação Agentes Des-portivos, Ginásio Wado Gym16h00: Golden Warriors Boxing II, Pavilhão Uni-versidade Minho16h00: Gala da Canoagem, Auditório Vita.

DM

Iniciados

Realense tem o campointerditado por um jogo

A equipa de iniciados do Realense FC, que disputa a Série C do campeonato da segunda divisão, foi puni-da com um jogo de interdição do seu recinto despor-tivo e uma multa de 50 euros.Para além disso, Vítor Manuel Rocha, dirigente do clu-be, foi suspenso por três meses e multado em 100 eu-ros, acrescidos de 75 euros de custas do processo.

Amanhã, nas Caxinas

Núcleo de Pesca de Arentiminicia nova época

O Núcleo de Pesca da Associação Juvenil de Aren-tim (Braga) inicia, amanhã, nas Caxinas, em Vila do Conde, a sua nova temporada de pesca. As inscrições podem ser feitas no facebook da Associação ou pelotel. 966581171.

Os concursos de pesca são mensais, destacando-se o concurso internacional no mês de maio, o da boia em junho e a sardinhada em julho. Em novembro haverá o tradicional almoço convívio com a distri-buição dos prémios aos vencedores da temporada.

DR

Page 26: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

26 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

A Universidade do Minho foi considerada como a ins-tituição de ensino superior mais ativa da Europa em desporto no ano de 2017. Esta distinção é atribuí-da pela primeira vez na história da Associação Eu-

ropeia de Desporto Universitário (EUSA) e vai ser entre-gue na sua Gala Anual, que se realiza de 12 a 14 de abril, em Madrid, Espanha. O Prémio que os responsáveis pelo Desporto na UMinho vão receber é conquistado no uni-verso de entre as mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários realizados em 2017. A UMinho foi quem mais equipas e atletas le-vou aos Campeonatos Europeus, nomeadamente os apu-rados como campeões nacionais na respetiva modalida-de, lugares elegíveis de apuramento, e ainda por convite às modalidades de Futebol de 11 e de Taekwondo, por te-rem sido as equipas Campeãs Europeias no ano anterior, em 2016. A Academia, representada no desporto pela sua Associação Académica (AAUM), participou com 119 ele-mentos em 13 modalidades desportivas – andebol, bas-quetebol 3x3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, re-mo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez.

Este título confirma o posicionamento da UMinho co-mo uma das academias que mais têm contribuído para a afirmação do desporto na Europa, desde a data de fun-dação da EUSA em 1999, assim como no início dos seus campeonatos em 2001. A forma como a Academia parti-cipa na construção do fenómeno desportivo universitário no velho Continente é visível pelas equipas envolvidas, na organização de eventos nacionais e internacionais, pelos títulos conquistados, assim como pela contínua aposta na prática desportiva e na promoção da qualidade dos atletas e equipas. O Desporto tem de facto contribuído para a in-ternacionalização da UMinho, sendo uma das suas mar-cas, reconhecida tanto a nível europeu como mundial. A UMinho investe desde os níveis de base, até aos níveis de alto rendimento desportivo, sendo este fenómeno resul-tado de uma parceria entre a Universidade, os Serviços de Ação Social e a sua Associação Académica, fundados em objetivos de valorização social e cultural do desporto.

Ficam aqui alguns números desde o início das com-petições da EUSA (2001): a UMinho esteve em 84 Cam-peonatos Europeus Universitários com 989 participantes, entre atletas, treinadores e dirigentes; alcançou 76 meda-lhas (23 de ouro, 23 de prata, 20 de bronze) em seis mo-dalidades; para além de ter sido a melhor universidade europeia em 2013, foi quatro vezes a segunda melhor, e uma vez a terceira do Ranking da EUSA. Ficará este ano alguma expetativa em revalidar alguns títulos, até porque os Jogos Europeus Universitários são em Portugal (Coim-bra), no mês de julho. No que se refere a eventos interna-cionais, a UMinho já recebeu cinco Europeus Universi-tários – voleibol (2004), basquetebol (2006), taekwondo (2009, 2011), andebol (2015) – e em 2019 receberá o de futsal. Organizou ainda o Mundial Universitário de futsal (1998), badminton (2008), xadrez e futsal (2012), andebol (2014), Karaté (2006), e acolhe o de ciclismo este verão.

A UMinho, mobiliza cerca de 10.000 pessoas em prá-tica desportiva diária nos polos de Braga e Guimarães. O seu posicionamento face ao desporto faz parte do seu projeto educativo, baseado numa parceria estreita entre os seus agentes internos, com a colaboração de mais de duas dezenas de clubes e associações desportivas da re-gião. Em semana de aniversário da UMinho, é mais um momento para aproveitar e dizer, muitos parabéns!

OPINIÃO | FERNANDO PARENTE

Natação

Agrupamento D. Maria IIno mundial escolar

Os alunos José Pau-lo Lopes, Jorge Je-sus Silva e Rafael Simões, que repre-

sentam a equipa de nata-ção do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, ficaram apurados para integrar a seleção nacional que representa-rá Portugal na GYMNA-SIADE /2018-Campeona-to Mundial de Desporto Escolar.

Esta prova é o maior evento escolar mundial e acontecerá de 2 a 9 de maio de 2018, em Marro-cos, organizado pela Fe-deração Internacional de Desporto Escolar (ISF) e

contará com a participa-ção de cerca de 4000 alu-nos de 60 países, a com-

pamento D. Maria II es-tará representado numa prova mundial.

petir em 16 disciplinas.Assim, à semelhança de

anos anteriores, o Agru-

José Paulo Lopes, Jorge Jesus e Rafael Simões

Universidade do Minho

Campeãs de futsal feminino afastadas da fase final

A Associação Acadé-mica da Univer-sidade do Minho (AAUMinho), cam-

peã nacional em título no futsal feminino, não vai poder lutar pela renova-ção do mesmo nas fases finais dos Campeona-tos Nacionais Universitá-rios, após falhar em casa o apuramento.

Com uma equipa to-talmente nova, as minho-tas sofreram duas derro-tas, frente à AAUÉvora e ao IPLeiria, ficando arre-dadas da luta pelo título.

A jogar em casa, o futsal feminino da AAUMinho procurava, na 2.ª jornada concentrada, conseguir carimbar o passaporte pa-ra Aveiro, cidade onde este ano se vão realizar as fa-ses finais dos CNUs.

Sem os “nomes” que fizeram a diferença em 2017, as minhotas tinham

uma árdua tarefa pela frente que, no entanto, e apesar de todas as adversi-dades, até começou bem.

O triunfo por 3-2 fren-te ao IPSantarém (reedi-ção da final de 2016) deu alento à equipa, mas isso não chegou. Frente a uma

forte e experiente equipa do IPLeiria surgiu uma comprometedora derro-ta por 2-8. No último em-bate, frente à AAUÉvora, apenas a vitória (e por lar-gos números) interessava ao conjunto de Luís Sil-va, que acabou por per-

der por 2-0, num desfecho que ditou a eliminação.

Para as fases finais estão apuradas (da zona nacio-nal) diretamente as equipa da AAUÉvora e da AAU-TAD, sendo que a AAC e o IPLeira vão ter de dis-putar a repescagem.

DR

DR

UMinho, a mais ativada Europa

Page 27: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Uma noite(que se queria) épica

Escrever, para ser lido à sexta-feira, em semana de competições europeias condiciona à partida qual-quer veleidade para abordar um jogo europeu que termina às 22h. Por isso, de manhã, como é hábi-

to, escrevi o artigo para a coluna que o Diário do Minho me disponibiliza, mas quando o enviei tive o cuidado de informar que “estive para escrever um artigo ante-cipando o ÉPICO apuramento de logo mas... contive--me”. A resposta “se tal acontecer ainda vais a tempo de substitui-lo”, deu-me alento para iniciar um novo ar-tigo antes de sair para o estádio, completando-o no fi-nal, independentemente do que sucedesse.

Atendendo ao jogo (e resultado) da 1.ª mão (0-3) que acompanhei no decurso de uma visita de estudo e a que assisti maioritariamente no telemóvel, as esperan-ças para ontem eram reduzidas. No entanto, eis que, no final desta semana a nossa equipa jogando fora no-vamente, e contra um adversário que também andou pela Liga Europa, o despachou com “uma manita” (ter-mo carinhoso usado em Espanha quando uma equipa vence por 5 golos). Assim sendo, como adepto fiel acre-ditei que tudo seria ainda possível. Perto das dezanove horas, no intervalo do jogo do SCP, depois de ouvir o Abel na SportTV dizer que “acredita numa noite épi-ca, que pode acontece magia”… preparei-me e pouco depois, devidamente equipado e agasalhado, saí para o estádio com o telemóvel com carga suficiente para aguentar fotos, acompanhamento de apostas e escri-ta de texto no decurso e final do jogo. Para além disso, ia também animado com a ideia de “matar” saudades e festejar golos no momento em que eles acontecem. Estou inclusive tentado a iniciar uma petição via inter-net para que se acabe de vez com (a forma como fun-ciona) este VAR em Portugal

O jogo iniciou-se com um pontapé muito usado no rugby com a bola a ser atirada diretamente para fo-ra por parte de um jogador do Marselha, para ganhar terreno, ou porque o treinador percebeu que nos lan-çamentos a nosso favor, a bola acaba invariavelmente nos pés dos adversários (assunto a rever, mister). Fes-tejei o nosso golo sem temer o VAR nem esperar pela bola ao centro, o qual aconteceu após um bonita joga-da iniciada por Raúl Silva e concluída por um dos ma-nos Horta, o qual nos manteve crentes e animados, du-rante o intervalo. Veio a 2.ª parte e cada vez que eles se aproximavam da nossa baliza... a pedreira “tremia”… e Matheus brilhava. Aos 70 minutos tivemos oportuni-dade de ouro de os fazer t(r)emer também até aos 90, mas gorou-se.

Não vencemos a eliminatória, o que a acontecer se-ria um momento épico para juntar a Sevilha ou à meia- -final que nos levou a Dublin. No entanto, a exibição e a vitória serviram para limpar um pouco a má ima-gem deixada na 1.ª mão em Marselha, onde a elimina-tória foi perdida. Passou justamente quem mais fez por isso, mas no final, ainda houve tempo para os nossos adeptos lembrarem aos do Marselha, a existência de umdeterminado jogador de nome Éder, que por sinal, tam-bém já foi Gverreiro. Venha o Tondela.

OPINIÃO | CARLOS MANGAS

Dia 18 de março, em prado

Alan apadrinha corrida//caminhada solidária da CVP

A corrida/caminhada solidária Cruz Ver-melha Portuguesa realiza-se dia 18 de

março, pelas 10h30, com partida do Centro Comu-nitário da Vila de Prado. Este evento desportivo é apadrinhado por Alan, ex--atleta e atual responsável pelas Relações Institucio-nais do Sporting de Braga.

Tem como objetivo a angariação de verbas pa-ra a manutenção do traba-lho social junto dos mais vulneráveis, contribuin-do assim para a susten-tabilidade financeira do

trabalho humanitário da organização, de modo a que esta possa continuar a proporcionar, à comu-nidade, as respostas so-ciais a que se propõe. O Centro Comunitário in-clui as seguintes ativida-des: educação e animação sociocultural dirigida a crianças e jovens em ida-de escolar; animação co-munitária dirigida à popu-lação ativa; atendimento/acompanhamento social de indivíduos e famílias em situação de carência económica, de risco, de dependência, de exclusão

lelo e terra batida, que fará parte de um desafio dife-rente para os seus parti-cipantes, com metade do percurso totalmente no-vo em relação às edições anteriores.

O evento tem uma for-te componente ao nível da responsabilidade social e de solidariedade. É uma iniciativa 100% organiza-da pela equipa de cola-boradores do Centro Co-munitário de Prado, com recurso ao envolvimento de utentes, voluntários e com o apoio de institui-ções e empresas.

Para além do forte ca-riz social e humanitário associado à atividade este evento serve também pa-ra dinamizar ainda mais a prática saudável de des-porto entre os cidadãos, através do atletismo.

São esperados cerca de 700 participantes. Os in-teressados poderão seguir todas as informações in-clusive o acesso às inscri-ções online, através do evento Corrida Solidária da Cruz Vermelha, cria-do na página de facebook (www.facebook.com/bra-ga.cruzvermelha), ou pe-dindo informações pelo e-mail [email protected].

e/ou de vulnerabilidade social. Desenvolve ainda projetos de empreende-dorismo social, com vis-ta à capacitação e integra-ção socioprofissional dos beneficiários.

Esta corrida terá cerca de 10 km e haverá simul-taneamente uma cami-nhada de acompanhantes de cerca de 5 km, percor-rendo caminhos adjacen-tes à margem direita do rio Cávado, o que empres-tará à mesma uma paisa-gem natural motivadora. A corrida terá um percur-so misto, de asfalto, para-

Corrida solidária realiza-se dia 18 de março, em Prado

FafeCâmara Municipal louva karaté e futsal

O executivo da Câmara Municipal de Fafe aprovou, por unanimidade, um voto de louvor às atletas da As-sociação de Karaté de Fafe, Gabriela Durães, Andreia Rodrigues e Margarida Martins, pela prestação na 41.ª edição da Ruse Cup, na Eslovénia, onde conquistaram seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Gabriela Durães conquistou a medalha de ouro em kata feminino 10-12 anos e kumitê feminino 10-12 anos, a ainda a medalha de prata em kata feminino 12-14 anos.

Andreia Rodrigues foi medalha de ouro em kata fe-minino 12-14 anos, kata feminino 13-17 e ainda prata em kumitê feminino 13-17 anos.

Margarida Martins alcançou o mais alto lugar do pó-dio em kumitê feminino 12-17 anos e kumitê feminino 13-17, a que somou a medalha de bronze em kata femi-nino 12-14 anos e kata feminino 13-17 anos.

Aprovou, ainda, um voto de louvor às atletas Helena Nu-nes e Martinha, jogadora do Grupo Nun’Álvares/IESFa-fe e Telma Pereira, ex-atleta do Grupo Nun’Álvares, re-presentando atualmente o FC Vermoim, pelo facto de voltarem a ser chamadas à Seleção Nacional sub-18 de futsal, para um estágio de quatro dias, em Aljustrel, que tem os olhos postos nos Jogos Olímpicos da Juventude.

DR

DR

Page 28: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

28 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

ontem foi dia de aprender algo sobre andebol na Escola EB1/ JI da Quinta da

Veiga, na freguesia de S. Vi-cente, no centro de Braga.

que partiu da Associação de Pais da Escola EB1 e JI Quinta da Veiga/ JI Quin-ta das Fontes.

Miguel Bandeira, joga-dor do ABC e técnico da equipa de bambis, consi-dera estas ações «muito

Miguel Bandeira, délcio pina e rafa, jogadores da equipa sénior, deram aula sobre modalidade

ABC levou a magia do andebol à Escola EB1/JI Quinta da Veiga

O ABC visitou o esta-belecimento de ensino e três dos seus jogadores da equipa sénior – Rafa, Dél-cio Pina e Miguel Ban-deira, deram uma lição sobre a modalidade a 176 crianças, numa iniciativa

importantes para o clube».«Somos a maior escola

de campeões de andebol em Portugal e estas ações são importantes para ga-nharmos atletas e chamar-mos cada vez mais joga-dores para chegarem à

equipa sénior», destacou.O jogador academista

destacou a importância de cativar os mais novos e os seus pais a ir ao pa-vilhão apoiar o ABC nos seus jogos.

«Nos tempos de hoje há pouco apoio da parte da bancada e o público é sempre o oitavo jogador de cada equipa», disse.

Miguel Bandeira gos-tava de ver cada vez mais

as camadas jovens do ABC repletas de praticantes. «Era sinal de que o ande-bol estava a evoluir», disse

Os três jogadores reu-niram as crianças no re-creio da escola e ensina-ram algumas técnicas de iniciação à prática do an-debol. O entusiamo foi imenso entre a pequena-da e no final houve autó-grafos distribuídos pelos alunos.

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Heitor silva, coordenador da escola

«É sempre bom receber um clubeimportante para a cidade de Braga»

O coordenador da Escola EB1/JI da Quinta da Veiga, Heitor Silva, disse ser «muito importante para a esco-la receber um clube de grande importância para a ci-dade de Braga».

«Para os alunos, é o divulgar de uma atividade que possa despertar neles algum interesse para o futuro.

As condições não são as ideais e ansiamos há mui-to tempo por melhorias que estão anunciadas, vamos esperar», disse.

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Crianças do estabelecimento de ensino viveram dia animado

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Lu

ís F

ilip

e S

ilva

Page 29: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

AGENDA DM

24.2.2018

AVÔCANTIGAS

LUÍS FRANC0 BASTOS E GUILHERME GEIRINHAS

24.2.2018 23.2.2018 24.2.2018

ANTÓ-NIO - UM NOME, DOIS MUNDOS

LET THE JAM ROLL

NOVO DISCO AFONSINA

23.2.2018 24.2.2018 24.2.2018

GNR-ATION MUSIC MARKET

24.2.2018

OS TRASTES

MÚSICA GUIMARÃES · 16H COMÉDIA GUIMARÃES · 22H MÚSICA FAFE · 21H30

TEATRO PÓVOA DE LANHOSO · 21H45 CONCERTO BARCELOS · 21H30 MÚSICA GUIMARÃES · 18H30

CRISTINA BRANCO

MARKET BRAGA · 10H

MÚSICA THEATRO CIRCO · 21H30

Page 30: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

30 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

06h30 Bom dia Portugal; 10h00 3 às 10 (+ manchetes e desporto); 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 13h00 Grande área; 14h00 3 às 14; 15h00 3 às 15; 15h30 Eixo norte sul; 15h50 Zoom África; 16h00 3 às 16; 17h00 3 à 17; 18h00 18/20 (+ economia e desporto); 20h00 Janela indiscreta; 20h30 Volta ao mundo; 20h45 Tech 3; 21h00 360º; 23h00 3 às 23; 23h05 O úl� mo apaga a luz; 00h00 24 Horas

06h00 Edição manhã; 09h45 Futuro hoje; 10h00 Jornal das 10; 10h50 The next big idea; 11h00 Jornal síntese; 11h15 Opinião pública; 12h00 Jornal do meio-dia; 13h00 Jornal síntese; 13h45 Imagens de marca; 13h50 The next big idea; 14h00 Jornal das 2; 15h00 Edição da tarde; 15h30 Opinião pública; 16h30 Jornal síntese; 17h00 Edição da tarde; 18h55 Jornal das 7; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Edição da noite; 23h00 Expresso da meia-noite; 00h00 Jornal da meia-noite

06h30 Diário da manhã; 10h00 No� cias; 11h00 No� cias; 11h30 SOS 24; 11h50 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 No� cias; 14h30 SOS 24; 15h00 No� cias; 16h00 No� cias; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 18h15 Mais bas� dores; 19h00 No� cias; 20h00 Jornal das 8; 21h00 21ª Hora; 22h30 Mais futebol; 23h50 Governo sombra

07h40 Ténis/ATP World Tour 500: Rio de Janeiro; 11h25 NBA: Golden State Warrios x L.A. Clippers; 13h35 Liga Europa: Spor� ng x Astana e SC Braga x Marselha; 16h00 Liga dos Campeões: B. Munique x Besiktas, Chelsea x Barcelona, Sevilha x Man. United e Shakhtar Donetsk x AS Roma; 19h20 Liga Europa: Spor� ng x Astana e SC Braga x Marselha; 20h30 Primeira Liga: Rio Ave x Desp. Aves (direto); 22h35 Rugby/Torneio das 6 Nações: França x Itália; 01h00 NBA: Houston Rockets x Minnesota Timberwolves (direto)

08h00 Liga Europa: AC Milan x Ludogorets, Villarreal x Lyon, Atalanta x B. Dortmund, Atl. Madrid x Copenhaga e Leipzig x Nápoles; 18h00 Magazine Bundesliga; 18h30 Total Italian; 19h00 Liga Francesa e Liga Espanhola: antevisão das jornadas; 20h00 Liga Espanhola: Dep. Corunha x Espanhol (direto); 22h00 Liga dos Campeões: Chelsea x Barcelona; 00h00 NHL: NY Rangers x Minnesota (direto)

05h15 Vidas em jogo; 07h30 O fi m da aventura; 09h10 Pro-meto amar-te; 11h00 Milhões; 12h35 Bruce: o todo poderoso; 14h15 Manhães gloriosas; 16h10 Anjos e sombras; 18h00 Monstros: a universidade; 19h50 Scooby Doo 2; 21h30 Se eu � vesse asas; 23h05 Batalha do pacífi co; 01h20 O especialista

05h30 Inves� gação criminal; 06h15 Mentes criminosas; 07h45 Rostos na mul� dão; 09h15 Quan� co; 10h45 Mentes criminosas; 12h15 Inves� gação criminal; 13h45 Chicago fi re; 14h35 Mentes criminosas; 15h25 A vila; 17h10 Mentes criminosas; 18h00 Inves� gação criminal; 19h40 Chicago fi re; 20h30 The blacklist; 21h20 2012; 00h00 Correio de risco 2; 01h25 Chicago fi re; 02h15 2012

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Bom dia Portugal 10h00 A praça 12h15 As receitas lá de casa 13h00 Jornal da tarde 14h15 O sábio 14h45 Agora nós 17h30 Portugal em direto 19h10 O preço certo 20h00 Telejornal 21h00 Sexta às 9 21h45 Brainstorm 22h45 Notícias do meu país 23h45 Dentro 00h25 O sábio 01h00 Festival da Canção 2018 04h00 Lusa Music Box

06h32 Repórter África 07h00 Zig zag 10h35 Desalinhado/Bob's burgers 11h00 Euronews 11h30 Café de artistas 12h30 O circo no mundo 13h00 Candice Renoir 14h00 Sociedade civil: ter estilo 15h05 A fé dos homens 15h35 A Índia agreste 16h35 Magnífica Itália 17h00 Zig zag 20h30 Bob's burgers 21h00 Jogos Olímpicos de Inverno (resumos) 21h30 Jornal 2 22h15 Linha de separação 23h00 Filme: A casa dos espíritos 02h25 Sociedade civil

06h00 Edição da manhã 09h30 Queridas manhãs 13h00 Primeiro jornal 14h45 Juntos à tarde 20h00 Jornal da noite 21h45 Paixão 22h45 Espelho de água 23h45 O outro lado do paraíso 01h00 Mentes criminosas sem fronteiras 01h45 C.S.I. Cyber 02h40 Poderosas

06h30 Diário da manhã 10h10 Você na TV! 13h00 Jornal da uma 14h00 SOS 24 14h45 Sedução 15h30 Espírito indomável 16h15 A tarde é sua 20h00 Jornal das 8 (+ euromilhões) 21h45 A herdeira 22h45 Jogo duplo 00h15 Casos da vida 02h25 Havai: força especial

SÉRIELINHA DE SEPARAÇÃOMINISSÉRIE ALEMÃ INSPIRADA EM ACONTECIMENTOS VERÍDICOS, QUE ABRANGEM OS ANOS DE 1945 A 1961, SOBRE UM NOVO CONFLITO POTENCIALMENTE MAIS DEVASTADOR QUE EMERGE APÓS A 2� GUERRA MUNDIAL: A GUERRA FRIA RTP2, 22h15

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&&&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE – 2D (M/16)Sessões: 15h00* – 21h55* – 15h00** – 17h30** – 21h55**

Sala 3 – THE POST – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h50* – 17h30** – 21h50**

Sala 3 – PATRULHA DE GNOMOS – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h00**

Sala 4 – DOWNSIZIN: PEQUENA GRANDE VIDA – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h35* – 15h00** – 17h35** – 21h35**

Sala 5 – PANTERA NEGRA – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h40* – 15h00** – 17h35** – 21h40**

*Diária **Sábado, domingo e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE – 2D (M/16)Sessões: 21h40* – 17h30** – 21h40**

Sala 1 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – 2D – VP (M/6)Sessões: 15h30* – 15h00**

*Diária **Sábado, domingo e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE (M/16)Sessões: 15h20 – 17h40 – 21h30 – 23h50*

Sala 2 – PATRULHA DE GNOMOS – VP (M/6)Sessões: 13h10

Sala 2 – PANTERA NEGRA (M/12)Sessão: 15h30

Sala 2 – 15:17 DESTINO PARIS (M/12)Sessões: 18h00 – 21h20 – 23h55*

*Sexta-feira e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – EU, TONYA (M/12)Sessões: 12h40 – 15h30 – 21h20 – 00h15

Sala 2 – THE POST (M/12)Sessão: 18h20

Sala 2 – KICKBOXER: A RETALIAÇÃO (M/16)Sessões: 13h10 – 16h00 – 18h50 – 21h40 – 00h30

Sala 2 – ABELHA MAIA: OS JOGOS DO MEL – dob. (M/3)Sessão: 10h50*

Sala 3 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE (M/16)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 – 21h30 – 00h25

Sala 4 – PEQUENA GRANDE VIDA (M/12)Sessões: 14h00 – 17h30 – 21h00 – 00h10

Sala 4 – COCO – dob. (M/6)Sessão: 10h40*

Sala 5 – PANTERA NEGRA (M/12)Sessões: 14h10 – 17h20 – 20h50 – 00h00

Sala 5 – THE WINTER'S TALE – Live Ballet (M/6)Sessão: 19h15***

Sala 6 – 12 INDOMÁVEIS (M/14)Sessões: 14h30 – 17h50 – 21h15 – 00h20

Sala 7 – 15:17 DESTINO PARIS (M/12)Sessões: 14h20 – 16h50 – 19h20 – 21h50 – 00h35

Sala 8 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – dob. (M/6)Sessões: 11h10** – 13h50 – 16h10** – 18h30**

Sala 8 – A FORMA DA ÁGUA (M/16)Sessões: 17h00**** – 21h10 – 00h05

Sala 9 – PATRULHA DE GNOMOS – dob. (M/6)Sessões: 11h00** – 13h20 – 15h40** – 18h00**

Sala 9 – MAZE RUNNER: CURA MORTAL (M/14)Sessões: 16h40***** – 20h40****** – 23h55

*Sábado **Sábado e domingo ***Quarta-feira ****Exceto sábado e domingo *****Exceto sábado, domingo e quarta-feira ******Exceto quarta-feira

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – EU, TONYA (M/12)Sessões: 16h30 – 19h00 – 21h30 – 00h00*

Sala 2 – CINQUENTA SOMBRAS LIVRE – 2D Atmos (M/16)Sessões: 14h40 – 17h00 – 19h20 – 21h40 – 00h05*

Sala 3 – O FIGURANTE – 2D (M/12)Sessões: 13h30 – 17h50 – 19h50 – 21h50 – 23h50*

Sala 3 – ABELHA MAIA: OS JOGOS DE MEL – 2D – VP (M/3) Sessão: 15h30

Sala 4 – PEQUENA GRANDE VIDA – 2D (M/12)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 – 21h30 – 00h15*

Sala 5 – SNOW: UMA VIAGEM HERÓICA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h40 – 17h30

Sala 5 – KICKBOXER: A RETALIAÇÃO (M/16)Sessões: 19h20 – 21h40 – 00h00*

Sala 6 – PANTERA NEGRA – 2D – Atmos (M/12)Sessões: 12h50 – 15h40 – 18h30 (3D) – 21h20 – 00h10*

Sala 7 – FERDINANDO – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h50

Sala 7 – 15:17 DESTINO PARIS – 2D (M/12)Sessões: 13h40 – 17h40 – 19h50 – 22h00 – 00h05*

Sala 8 – PATRULHA DE GNOMOS – 2D – VP (M/6)Sessões: 12h50 – 14h50 – 16h50

Sala 8 – A FORMA DA ÁGUA – 2D (M/16)Sessões: 18h50 – 21h20 – 23h55*

Sala 8 – A HORA MAIS NEGRA – 2D (M/12)Sessão: 13h10

Sala 9 – TODO O DINHEIRO DO MUNDO – 2D (M/14)Sessão: 15h50

Sala 9 – LINHA FANTASMA – 2D (M/12)Sessão: 18h30

Sala 9 – TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA – 2D (M/16) Sessões: 21h10 – 23h40*

Sala 10 – PANTERA NEGRA – 2D Atmos (M/12)Sessões: 21h10 – 23h40*

Sala 11 – 12 INDOMÁVEIS – 2D Atmos (M/14)Sessões: 16h00 – 18h50 – 21h30 – 00h10*

Sala 11 – COCO – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h40

Sala 12 – JUMANJI: BEM-VINDOS À SELVA – 2D (M/12)Sessões: 13h20 – 18h40

Sala 12 – MAZE RUNNER: CURA MORTAL – 2D (M/14)Sessão: 15h50

Sala 12 – THE POST – 2D (M/12)Sessões: 21h10 – 23h45*

*Sexta-feira, sábado e vésp. feriado

LUCKY STAR - CINECLUBE BRAGAA CONDESSA DE HONG KONG – Charles Chaplin (M/12)Sessão: 21h30 (Velha-a-Branca, Estaleiro Cultural)

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músicas da Sim; 05h00 Sim é Manhã, Carlos Lopes; 08h00 Olha que Dois, Carlos Cou� nho e Marina Marques Vidal; 12h00 Assim ou Assado, Felicidade Ramos; 14h00 Giras e Discos, Helena Almeida e Inês Carneiro; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito, José Manuel Monteiro; 22h00 Casa de Fados, José da Câmara; 23h00 Ser Igreja

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

00h00 Movimento Rock, Alexandre Mar� ns; 01h00 Ouvido Externo, Elisabete Apresentação; 02h00 Corrente Sonora, Rui Araújo; 03h00 Music Hal; 08h00 Abel Duarte; 10h50 Eli-sabete Apresentação; 11h00 Top RUM; 14h00 Sérgio Xavier; 16h00 Sara Pereira; 18h00 Pop Up, Pedro Andrade e Sara Pereira; 19h00 Português Suave, João Pereira; 20h00 Alumni pelo Mundo, Mafalda Oliveira; 21h00 High-Fi, Pedro Andra-de; 22h00 Connected, Nuno di Rosso

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

Page 31: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

Horizontais: 1- Passada larga. 2- Bebedeira (pop.); Nome de letra. 3- Alumínio (s.q.); Administrar ou consumir substâncias sedativas. 4- Relativa ao metro ou às medidas; Suf. de defeito. 5- Que tem duas letras. 6- Suf. aumentativo; Bebida alcoólica, semelhante a aguardente; Móvel onde se guardam bebidas al-coólicas. 7- Empresa de leasing que cede o direito de utilização temporária de um bem a um cliente mediante o pagamento de uma renda. 8- Período; Juntar. 9- Nome masculino; Não dar ...: não ligar importância. 10- Nome masculino; Aqueles.

Ver� cais: 1- Rasteira. 2- Conjunto de palavras sem importância; Aguardente de melaço. 3- Designa lugar (prep.); Tálio (s.q.); Qualidade. 4- Nome de homem; Estanho (s.q.). 5- Diz-se da região marinha compreendida entre 0 e 200 metros de profundidade. 6- Nome de flor; Pron. pess. 7- Irritar; Rijo. 8- Subsídio. 9- Baile popular. 10- Nome feminino; Pouco densos.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Estúrdia. 2- Meiguice. 3- Pin; Ag; RTA. 4- Utensílios. 5- Róti; Tofu. 6- Ruanda; IRC. 7- AR; Geração. 8- OA; uu; Lada. 9- Vesperal. 10- Chamada; Sã. Ver� cais: 1- Empurrão. 2- Seitoura. 3- Tineta; Vá. 4- UG; Ninguém. 5- ruas; Deusa. 6- Digitar; PD. 7- IC; Ló; Álea. 8- Aerificar. 9- Touradas. 10- Brás; Coala.

PALAVRAS CRUZADAS

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afixado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

5 4 6 9 2 88 1 66 2 7

7 1 4 59 1 6 46 3 8 15 4 1

2 9 88 3 1 2 7 4

SUDOKU

HUMOR– A esposa entra na cozinha e encontra o marido, atarefado, com um mata-moscas.– O que estás a fazer? – pergunta ela.– Estou a caçar moscas.– E já mataste alguma?– Sim!!! 3 machos e 2 fêmeas!Intrigada, ela pergunta:– Mas como é que consegues distinguir o sexo?– É fácil!!! 3 estavam na garrafa da cerveja e 2 ao telefone.

5 9 6 2 7 4 3 8 18 4 1 6 3 5 2 9 73 2 7 8 9 1 6 4 51 3 5 9 2 8 4 7 64 6 2 3 5 7 9 1 87 8 9 4 1 6 5 2 32 5 3 7 8 9 1 6 46 1 8 5 4 2 7 3 99 7 4 1 6 3 8 5 2

* Solução do número anterior2 3 7 6 4 8 1 5 94 1 6 5 9 3 2 8 79 8 5 1 7 2 3 4 63 6 4 9 8 7 5 2 17 9 1 3 2 5 4 6 85 2 8 4 1 6 9 7 36 4 2 7 3 9 8 1 51 7 3 8 5 4 6 9 28 5 9 2 6 1 7 3 4

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«A sé de Braga foi o primeiro grande monumento românico do País». Joaquim Veríssimo Serrão

VEJA SE SABE…As vogais orais são caraterizadas por uma ressonância que se produz apenas na ____ e as vogais nasais são caraterizadas por uma ressonância produzida na ____ em comunicação com as fossas nasais.

FARMÁCIAS

BRAGA:Pimentel - Rua Dr. Elí-sio de Moura, n.º 157

AMARES: Mercado

BARCELOS: Arcozelo

CABECEIRAS DE BASTO: Barros

CALDAS DE VIZELA: Alves

CELORICO DE BASTO: Alves Dias

ESPOSENDE: Gomes

FAFE: Moura

GUIMARÃES: Henrique Gomes

PÓVOA DE LANHOSO: Milénio

VIEIRA DO MINHO: Freitas

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Barbosa

VILA VERDE: Fá� ma Marques

VIANA DO CASTELO: Nelsina

ARCOS DE VALDEVEZ: Torres

CAMINHA: Torres

MONÇÃO: S. Pedro

PAREDES DE COURA: Calçada

PONTE DA BARCA: Moderna

PONTE DE LIMA: Cerqueira

VALENÇA: Jardim

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Moderna

PAUSA

R: Boca.

Com o apoio da Porto EditoraCom o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

DIFICULDADE: DIFÍCIL

1 5 85 9 2 6

7 28 6 1 7

4 2 8 37 41 5 6 8

3 8 2

SEXTA�FEIRA DA SEMANA IRoxo – Ofício da féria. + Missa da féria, pf. da Quaresma. LeiturasEz 18, 21-28 ou Tit 1,1-5; Sal 129 (130), 1-2. 3-4ab. 4c-6. 7-8; Mt 5, 20-26 [Do Evangelho:] «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus».

CALENDÁRIO

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

Page 32: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

32 DIÁRIO DO MINHO / Necrologia / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Dr. Francisco Apolinário da Costa Araújo

“Tudo o que amamos profundamente converte-se em parte de nós mesmos.”Helen Keller

Amor, Saudade e Dúvida são sentimentos que invadem, diariamente, o meu ser. Amor porque à medida que o tempo passa, não para de au-

mentar; Saudade porque não te vejo, não te sinto, não me respondes quando falo contigo, não estás presente quando necessitamos do teu sorriso e do conforto das tuas palavras e Dúvida porque tenho receio de não nos voltarmos a encontrar. No entanto, a Fé também faz parte da minha vivência e, por isso, continuamos a homenagear-te com todo o Amor que mereces.

Hoje, no aniversário da tua partida, serás recordado, com muita saudade, numa Eucaristia, às 19 horas, na igreja de Santa Maria de Ferreiros.

Tua Esposa e FilhasBraga, 23 de fevereiro de 2018

AGRADECIMENTOA família da Sr.ª IOLA PATRÍCIA MENDES SILVA

vem por este meio expressar a sua mais profunda grati-dão a todos os responsáveis e colaboradores da Unidade de Cuidados Paliativos de Montariol – Braga, por todo o profi ssionalismo, carinho e dedicação demonstrados à sua querida familiar.

Os nossos mais sinceros agradecimentos.Funerária Santa Justa – Escudeiros / Braga – Tel.: 253 252 610 / 969 490 046 – E-mail: [email protected]

MISSA DE 30.º DIA DE FALECIMENTODE

Olga Celeste da Mota VianaSuas irmãs, sobrinhos e demais família participam a todas as pessoas de suas

relações e amizade que será celebrada missa de 30.º dia em sufrágio da saudosa falecida amanhã, sábado, dia 24, às 18h30, na igreja paroquial de S. Victor.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso.A FAMÍLIA

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO DE

Maria Madalena Oliveira PereiraA gerência participa a todos os seus estimados clientes, fornecedores e amigos o falecimento

da Sr.ª MARIA MADALENA OLIVEIRA PEREIRA, de 40 anos, funcionária desta empresa.O corpo da falecida encontrar-se-á em câmara-ardente na igreja paroquial de Guisande a partir

das 9h00 de amanhã, sábado, dia 24. Às 17h00 será celebrada missa de corpo presente, fi nda a qual irá a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a estes atos religiosos.Funerária Santa Justa – Escudeiros / Braga – Tel.: 253 252 610 / 969 490 046 – E-mail: [email protected]

A GERÊNCIA

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE OLIVEIRA (S. PEDRO) E GUISANDE

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO DE

Maria Madalena Oliveira PereiraA União das Freguesias de Oliveira (S. Pedro) e Guisande participa

o falecimento da Sr.ª MARIA MADALENA OLIVEIRA PEREIRA, de 40 anos, cunhada do secretário desta União de Freguesias, Sr. João Silva.

O corpo da falecida encontrar-se-á em câmara-ardente na igreja paroquial de Guisande a partir das 9h00 de amanhã, sábado, dia 24. Às 17h00 será celebrada missa de corpo presente, fi nda a qual irá a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a estes atos religiosos.

Funerária Santa Justa – Escudeiros / Braga – Tel.: 253 252 610 / 969 490 046 – E-mail: [email protected] UNIÃO DE FREGUESIAS

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA DE

Iola Patrícia Mendes SilvaSeu pai, irmã, fi lhas, sobrinha e afi lhada cumprem o doloroso

dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade o falecimento de seu ente querido, Sr.ª IOLA PATRÍCIA MENDES SILVA, de 42 anos de idade.

O corpo da falecida encontra-se em câmara-ardente na sua residência, na Rua do Bairro do Sol, Pinheiro, Guimarães. Hoje, sexta-feira, dia 23, pelas 16h00, será celebrada missa de corpo presente na igreja paroquial, fi nda a qual irá a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

Aproveitam o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia será celebrada terça-feira, dia 27, às 19h00, na igreja de Pinheiro – Guimarães.

Antecipadamente agradecem a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a estes atos religiosos.

Funerária Santa Justa – Escudeiros / Braga – Tel.: 253 252 610 / 969 490 046 – E-mail: [email protected] FAMÍLIA

Rua Nova da Estação, n.º 212 – MaximinosPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

António José Gomes de CarvalhoSeus irmãos, irmãs, sobrinhos e demais família comunicam com muita

dor e pesar a todas as pessoas das suas relações e amizade o falecimento do seu ente querido, ANTÓNIO JOSÉ GOMES DE CARVALHO, de 80 anos de idade, natural de Semelhe.

O corpo do saudoso falecido encontra-se em câmara-ardente na igreja paroquial de Maximinos. O seu funeral realiza-se hoje, sexta-feira, dia 23, com missa de corpo presente pelas 15h00 e fi nda esta irá a sepultar no cemitério de Monte d’Arcos em jazigo de família.

Aproveitam o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia pelo seu eterno descanso será celebrada na próxima quarta-feira, dia 28, às 19h15, na mesma igreja paroquial de Maximinos.

Antecipadamente a família agradece a todos aqueles que honrem com a sua presença a todas as cerimónias religiosas em memória do saudoso falecido.

Braga, 23 de fevereiro de 2018Funerária S. Tiago / Tel.: 918 012 662 / 964 014 774 / 968 010 801 / 253 277 129 / E-mail: [email protected]

A FAMÍLIA

Vilaça – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSAS 7.º DIA

DE

Josefa de Freitas CostaSeus fi lhos, noras, genros, netos, bisnetos e demais família cumprem o

dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade o falecimento da Sr.ª JOSEFA DE FREITAS COSTA, de 78 anos.

O corpo da saudosa falecida encontra-se em câmara-ardente na igreja paroquial de Vilaça. O seu funeral realiza-se hoje, sexta-feira, dia 23, com missa de corpo presente às 17h00, na igreja paroquial de Vilaça, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local, em jazigo de família.

Aproveitam o ensejo para comunicar que as missas de 7.º dia em sufrágio de sua alma serão celebradas neste domingo, dia 25 de fevereiro, às 11h00, na igreja paroquial de Tadim e sexta-feira, dia 2 de março, às 19h00, na igreja paroquial de Vilaça.

Antecipadamente a família agradece a todos aqueles que honrem com a sua presença nas cerimónias fúnebres em memória da saudosa falecida.

Grupo Funerário Bracarense / Bracara Augusta – Tel.: 968 225 005 / 253 200 240 / 916 646 567

A FAMÍLIA

Page 33: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIADE

Deolinda FerreiraSeus fi lhos, genro, netas, bisneto e demais família cumprem o doloroso

dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade o faleci-mento de seu ente querido, Sr.ª DEOLINDA FERREIRA, de 86 anos de idade, natural de S. Victor, residente que foi na rua Nascente n.º 211, 1.º d.to Braga.

O corpo da saudosa falecida encontra-se em câmara-ardente na igreja de S. Victor. O seu funeral realiza-se hoje, dia 23, sexta-feira, com missa de corpo presente às 15h00, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério de Monte d’Arcos em jazigo de família.

Aproveitam o ensejo para comunicar que será celebrada missa de 7.º dia em sufrágio de sua alma, na terça-feira, dia 27, às 18h30, na igreja de S. Victor.

Antecipadamente se confessam agradecidos a todos quantos se dignem honrar com a sua presença nas cerimónias fúnebres da saudosa falecida.

Braga, 23 de fevereiro de 2018

Funerária Macedo & Vilela, Lda., Rua de São Vítor, n.º 150, Braga – Tel.: 962 877 465 / 964 067 090 – [email protected]

A FAMÍLIA

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016BMW MOTO R 1200 GSA 2016CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010FIAT 500 1.2 2015FIAT PUNTO 1.2 5P 2012FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009HONDA CIVIC 1.4 5P 2003NISSAN PIXO 1.0 5P 2012OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005OPEL ASTRA SW 1.4 16V COSMO 2006OPEL CORSA 1.2 5P 2008OPEL CORSA 1.2 5P 2010POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010PEUGEOT 307 1.4 95CV 2004RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016RENAULT CLIO 1.2 100CV 3P 2011RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010RENAULT CLIO 1.2 16V 2008SEAT IBIZA 1.2 5P 2014SMART FRTWO 1.0 2013TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2008VOLKSWAGEN POLO 1.2 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009AUDI A5 TDI 190CV S-LINE 2015

AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014AUDI A4 TDI SPORT SW 2014AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014AUDI A3 TDI 105CV+GPS 2011BMW X1 20D X-DR 177CV+GPS+CXA+TP 2010BMW 320D SW AUT+GPS 2014BMW 320D COUPE 2008BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015BMW 316D SW+GPS 2013BMW 120D COUPE PK-M 2011BMW 116D SPORT+GPS 2014CITROEN C5 HDI SW 2013 CITROEN C4 G.PICASSO HDI 115CV+GPS+CXA 2015CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2014CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015CITROEN C3 1.4HDI+CXAUT 2012CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009FIAT 500 M-JET 2009FIAT 500L M-JET 2015FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 115CV 2012FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008FORD FIESTA TDCI 1.4 TITTANIO X 2012HYUNDAI I30 SW 1.6 CRDI 2011JAGUAR XE 2.0D 180CV 2016MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009LANDE ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016LANDE ROVER EVOQUE 2.2D 155CV 2011MERCEDES E COUPE 250CDI 2009

MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008MERCEDES CLA 200CDI SW AMG 2016MERCEDES CLA 180CDI URBAN 2016MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT+CXAUT 2015MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT 2013MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT 2014MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015MINI ONE D 2014NISSAN QASHQAI DCI 1.6 130CV TEKNA SPO 2012NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007OPEL MERIVA CDTI COSMO 2011OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007OPEL ASTRA 1.6 CDTI DYN.SPORT 136CV 2016OPEL ASTRA CDTI 130CV+GPS 2015OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 90CV 2006OPEL CORSA CDTI 5P 2014OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006PEUGEOT 5008 1.6HDI 115CV 7LUG 2010PEUGEOT 508 HDI 120CV 2016PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015PEUGEOT 308 HDI 120CV ALLURE 2014PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2014PEUGEOT 308 SW HDI 110CV 2008PEUGEOT 308 HDI 110CV 5P 2007PEUGEOT 2008 HDI 95CV ALLURE+GPS 2015RENAULT MEGANE DCI 130CV 2017RENAULT MEGANE DCI 130CV GT-LINE SW 2016RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013

RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005RENAULT CLIO DCI +GPS 2015RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014RENAULT CLIO SW DCI DYNAMI 2012SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010SEAT ALTEIA TDI 105CV FULL EXT 2010SEAT LEON 1.6 TDI 2014SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013VOLVO V40 D2 120CV+GPS+CMT 2016VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014VOLVO XC60 D4 2014VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013VOLKSWAGEN PASSAT SW TDI 2.0 2009VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004VOLKSWAGEN POLO TDI 1.4 5P 2004TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV+GPS 2012TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARES

CITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015CITROEN BERLINGO HDI 2009CITROEN BERLINGO HDI 2009OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015SEAT IBIZA TDI 1.2 2011VOLKSWAGEN TRANSPORTER 1.9TDI CAB\DUPLA 2009

Ofertas de empregoO Diário do Minho publica, gratuitamente, as

oportunidades de emprego que, semanalmente, lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto do

Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do In-stituto do Emprego e For-mação, IP. Para obter mais informações ou candida-tar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possib-ilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação.

Adaúfe – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

Rosa da Conceição TeixeiraSua família cumpre o doloroso dever de participar a todas as pessoas de

suas relações e amizade, o falecimento de seu ente querido, Sr.ª ROSA DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA, de 91 anos de idade, natural de Santa Lucrécia de Algeriz e residente que foi em Aldeia do Rio, Adaúfe.

O corpo da saudosa falecida encontrar-se-á em câmara-ardente, ama-nhã, sábado, dia 24, na igreja paroquial de Adaúfe onde, pelas 15h30, será celebrada missa de corpo presente, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local, em jazigo de família.

Aproveita o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia em sufrágio de sua alma será celebrada quinta-feira, dia 1 de março, às 19h00, na igreja paroquial de Adaúfe

Desde já agradece a todos quantos se dignem honrar com a sua presença as cerimónias fúnebres em memória da saudosa falecida.

Braga, 23 de fevereiro de 2018Funerária de Adaúfe – Tel.: 253 675 370 / 919 797 069

A FAMÍLIA

Page 34: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

34 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

4 Lotes Banda Frossos ................................. 90.000 €Lote ind. Lomar 723 m2 ................................. 75.000 €Lote ind. Lomar 962 m2 ................................. 80.000 €Lote ind. Gualtar 990 m2 ................................ 85.000 €Lote ind. S. Pedro d’Este 1086 m2 ............... 95.000 €Lote ind. S. Pedro d’Este 680 m2 ................. 75.000 €Lote ind. Lomar 1094 m2 ................................ 95.000 €Terreno Nogueira p/ casa térrea 1688 m2 .. 125.000 €Lote Moradia Geminada Prof. da Silva ........ 95.000 €Lote Gaveto Palmeira 193 m2 ........................ 50.000 €Lote gaveto 396 m2 S. Pedro d’Este ............ 68.000 €Terreno Tibães 6811 m2 ................................110.000 €Terreno Semelhe 5950 m2 ........................... 130.000 €Lote industrial Frossos 1855 m2 ................ 220.000 €

VENDO BARATO

TERRENOINDUSTRIAL

PARA PAVILHÕES

EM NOGUEIRA (junto à Toyota).

Bons acessos.Contacto: 968 015 522

OPORTUNIDADEINVESTIMENTO

T2 E T3 NOVOSExcelente localização

e qualidade.932 846 731

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

PRECISA-SE

AJUDANTE DE COZINHA E SERVENTE DE MESA

c/ experiência.Restaurante Confraria.

Tel. 925 226 356

PROCUROPADEIRO/

/PASTELEIROPara trabalhar em Prado

Contacto: 968 402 096

MORADIA T3MONTALEGRE

Em fase de construção, a 2 km da vilade Montalegre, em zona tranquila,

com vistas soberbas sobre a barragem dos Pisões. Área útil de 265 m2.

59.000 €Telem. 927 512 824

VENDO

APARTAMENTO T3Na urbanização Europa, excelentes

áreas, totalmente remodelado, garagem para dois carros.

117.500 €927 512 824

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

RECRUTAMOSAGENTES COMERCIAIS

REMUNERAÇÃO BASE de integração

916 885 145

COMPROQUIOSQUE

COM MÁQUINA DE JOGOS SANTA CASA.

Braga e arredores.917 568 568

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

ALFA ROMEO MITO JTDM 2010 LIVRO REVISÕES, PACK SPORT, NACIONAL, CX 6 VEL., IMP. 9.900 €BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 22.450 €BMW 735I. 2002 NAC., FULL EXTRAS, SEMPRE ASSISTIDO NA ORIGEM, 1 REG. 9.900 €CITROËN C3 1.4 HDI VAN 2004 AL, FCC, RCD, ABS, VE, IMOBILIZADOR 2.990 €CITROËN XANTIA 1.9 TD 12/97 AC, FC, SENSORES DE ESTACI., EP,DA, PM, IMPEC. 1.890 €FIAT BRAVO MULTJET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 8.300 €FIAT MÚLTIPLA 1.9 JTD (115 CV) 9/04 JE, RCD, 6 LUGARES, PM, SENS. ESTACION., VOL. MULT. 5.000 €HYUNDAI H1 2.5 CRDI 2001 1 REGISTO, 3 LUGARES, DA, VE, RC, FC, IMOB., IMPECÁVEL 3.000 €MERCEDES B 180 CDI 2007 ABS, AIR-BAGS, AL, JE, IUC ANTIGO, NACIOANL, PM, RCD 11.900 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM,ALARME 7.000 €OPEL CORSA IV CDTI 2009 COM IVA DEDUTÍVEL, AC, VE, FCC, ABS, DA, IMPECÁVEL 5.300 €SEAT IBIZA TDI STYLANCE 2007 ACA, ABS, AL, 4 PORTAS, PM, DA, FN, RCD, AIRBAGS, 2 REG. 6.300 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.900 €VW GOLF III GTI 2.0 16V 1994 JE, VE, PM, AC, DA, SUSP. DESPORTIVA, PRÉ-CLÁSSICO 3.850 €VW GOLF VI 1.6I TDI 2010 NACIONAL, LIVRO REVISÕES, 5 PORTAS, PM, AC, VOL. MULTIF. 11.500 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

Page 35: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

Page 36: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

36 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

No centro da cidade, a um bom preço.

32.000 €ID Imóvel 124391005-108

LOJA COM 40 M2, EM S. LÁZARO

Para construção de moradia individual, localizado numa das melhores zonas da cidade.

ID Imóvel 124391010-41

TERRENO EM TENÕES, COM 950 M2

99.900 €

Com wc e boa localização.

26.500 €ID Imóvel 124391005-241

LOJA COM 76 M2, EM S. VICTOR

Em zona sossegada, com ótimos acessos à A3/A11 e ao centro da cidade, com sol o dia todo.

249.000 €ID Imóvel 124391005-216

MORADIA INDIVIDUAL T4 EM FERREIROS

Muito perto do centro da cidade, a um excelente preço.

19.900 €ID Imóvel 124391010-16

LOJA COM 45 M2, EM S. LÁZARO

Com terraço de 35 m2 e garagem fechada para 3 carros, junto à E.N. 103.

139.900 €ID Imóvel 124391010-20

T4, EM S. PEDRO D’ESTE

Com 780 m2 e boa exposição solar, junto à igreja do Sameiro.

59.500 €ID Imóvel 124391005-243

TERRENO PARA MORADIA INDIVIDUAL, EM ESPINHO

Com 310 m2 de área e 105 m2 de implantação, em zona de 1.ª qualidade.

85.000 €ID Imóvel 124391005-183

LOTE DE GAVETO EM FRAIÃO

Page 37: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 37 www.diariodominho.pt

MORADIA BANDA T3 NOVA – BRAGA

LOTE

68.000 €

230.000 €

185.000 €

MOR. BANDA T3 NOVA

FRAIÃO

FRAIÃO

Excelentes Áreas, Painéis Solares, Piso Radiante, Alarme. Possibilidade de Escolha de Acabamentos!

Com apróx. 207 m2, Área de Implantação de 161 m2. Para Construção de Moradia de Gaveto!Ref. 5338

Lote c/ apróx. 180 m2, Ambiente Privilegiado… Possibilidade de Escolha de Acabamentos!Ref. 5483

Ref. 5451 d

EDITAL N.º ED/56/2018ALTERAÇÃO N.º 1 AO ALVARÁ DE LOTEAMENTO N.º 8/2010

DOUTOR MIGUEL SOPAS DE MELO BANDEIRA, Vereador da Área do Planeamento, Orde-namento e Urbanismo, da Câmara Municipal de Braga;

FAZ SABER QUE, nos termos do art.° 78.° do D.L. n.º 555/99 de 16 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 136/2014, de 9 de setembro e por meu despacho de 2017/11/13, praticado no uso de competências subdelegadas por despacho do Sr. Presi-dente da Câmara de 2017/11/06, são alteradas as prescrições do ALVARÁ DE LOTEAMENTO N.º 8/2010, emitido em nome de CARLOS ALÍPIO GONÇALVES PEREIRA e outros, NIF 144 343 240, respeitante ao prédio sito no Lugar de Redondal, Freguesia de Passos (São Julião) atualmente designada por União das Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião, deste concelho, alterações essas que respeitam o PDM e constam do seguinte:

Mantém-se a área total a lotear; A área total de implantação passa a ser de 1.544,59 m2, a área total de construção passa a ser de 3.821,99 m2 e o volume total de construção passa a ser de 11.521,83 m3;

A referida alteração refere-se aos lotes 4, 5 e 6 e consta do seguinte: No lote 4 é au-mentada a área de implantação que passa a ser de 192,21 m2, sendo reduzida a área de construção para 356,72 m2, e o número de pisos de construção é reduzido, passando a construção do referido lote a ser constituída por um piso abaixo da cota de soleira para garagem e um piso acima da cota de soleira para habitação; Para os lotes 5 e 6 pretende-se apenas a alteração da localização das manchas de implantação, passando o afastamento da construção ao limite frontal a ser no ponto médio de apenas 6.32 metros, mantendo-se as restantes prescrições do alvará de loteamento em vigor;

Não há alteração às obras de urbanização.Para constar se mandou passar o presente edital e outros de igual teor que vão ser afi -

xados nos lugares de estilo, publicitado no site do Município e publicado num jornal de âmbito local.

Braga e Paços do Município, 19/02/2018O VEREADOR,

Miguel Sopas de Melo Bandeira (Doutor)

GABINETE DE APOIO AOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

EDITALMANUEL JOÃO SAMPAIO TIBO, Presidente da Câmara Munici-

pal de Terras de Bouro:FAZ SABER, que no dia 14 de fevereiro de 2018 foram apreendi-

dos cinco equinos errantes, no lugar de S. Pedro, freguesia de Rio Caldo, deste Concelho. Os referidos animais encontram-se aloja-dos no Centro Interpretativo do Garrano e os pretensos proprie-tários dispõem até ao próximo dia 01 de março para proceder ao respetivo resgate.

MAIS TORNA PÚBLICO, que no dia 02 de março, o Município de Terras de Bouro irá proceder ao leilão dos animais não recla-mados, em praça a decorrer naquele local, pelas 10:30 horas. O regulamento está disponível para consulta na Secção de Patrimó-nio desta Autarquia.

Para constar, publica-se o presente edital e outros de igual teor que vão ser afi xados nos lugares públicos de estilo e respetivas Juntas de Freguesia.

Município de Terras de Bouro, 20 de fevereiro de 2018

O Presidente da Câmara Municipal,Manuel João Sampaio Tibo

Page 38: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

38 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 23.02.18www.diariodominho.pt

PARA VENDA QUINTINHA com Casa para restauro

em Vila Verde

130.000 €

DESDE 172.000€(pronta)

DESDE 172.000€

NC NC

NCNC

155.000 €

P/ reconstrução, em zona aprazível e perto do centro da cidade. Conheça todo este POTENCIAL!!!

8875/17

2 EXCELENTES ANDARES MORADIA BRAGA

35.000 €

Boas áreas e ótimos acessos. Visite!

5673/10

LOJA C/ APRÓX. 70 M2

EM S. VICTOR

58.000 €

Sala c/ lareira, marquise na cozinha e garagem fechada. Excelente oportunidade negócio!

8921/17

APARTAMENTO T2 A 5 MINUTOS DO CENTRO DA CIDADE

105.000 €

C/ terraço, lareira e gar. individual. Boas áreas e bons acessos. Contacte-nos.

3434/08

APARTAMENTO T4 DÚPLEX MAXIMINOS

55.000 €

P/ recuperar, com 146 m2, em rua movimentada da cidade. Atualmente em obras de reabilitação.

NC

ST2327/17

LOJA EM S. VICTOR

78.000 €

Remodelado, c/ cozinha equipada, junto da segurança social e com terraço.

NC

ST2386/17

APARTAMENTOT1

350.000 €

NC

ST2405/17

MORADIA EXCELENTEA 5 MINUTOS DO CENTRO DA CIDADE!

60.000 €

Arborizado, com pinheiros e eucaliptos. Bons acessos com superfície plana e limpa.

ST2398/17

TERRENORÚSTICO NC

C/ fácil acesso a vias rápidas! Marque a sua visita!

TEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

APARTAMENTO T2CIVIDADEÓtima Rentabilidade!!! OportunidadeRef. 013-2410

TERRENOREALP/construção em altura. 20 fracções habitacionais + 4 comércioRef. 013-2787

APARTAMENTO T3 FRAIÃOAr Condicionado; Aq. Central; Garagem Com Excelentes Áreas; (…)Imóvel de Requinte!

Ref. 013-2973 189.900 €

215.000 €

69.000 €

Page 39: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

23.02.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 39 www.diariodominho.pt

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

MORADIA T3 EM FROSSOSPara remodelar,

com possibilidade de construção de mais um

piso. Possui logradouro e encontra-se situada em zona muito bem servida de comércio, serviços e

transportes, a 5 minutos do centro da cidade!

OPORTUNIDADE!

AMI 10748

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

1997/J4

MORADIA T4

Em construção, já com portas e janelas, cave preparada com escritório e sala. Acabamentos a cargo do comprador.

CE: NC

ss, cave preparada a do adoargo do comprador

€ 100.0002778/J

FANTÁSTICA MORADIA TÉRREA

Lago, Amares, com piscina, lote com 1781 m2, área de habitação de 365 m2.

CE: NC

2685/MC

MORADIA INDIVIDUAL MOURE

€ 160.000Inserida em terreno c/ cerca de 970 m2 e poço de água. Aproveitamento de sótão c/ 3 quartos, sala e despensa.

Aquecimento central com fogão a lenha. CE: NC

a, lote com 1781 m2,de 365 m2

PREÇO SOB CONSULTA 2728/S4

T3 NOVOS

€ 150.000De luxo, em Vila Verde, c/ garagem p/ 2 carros (3 últimos para venda).

Painéis solares, suite, roupeiros embutidos, estores elétricos, pré-instalação de ar condicionado e aspiração central. CE: NC

Page 40: Paredes de Coura inova REGIÃO - Jornal de Inspiração ...A empresa de navegação familiar terminou pouco de-pois da segunda guerra mundial. Os seguros eram suporta-dos pela própria

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em liquida-ção, venderam on-

tem 2271 toneladas de chapas de aço por 740 mil euros, num leilão reali-zado em Lisboa, infor-mou ontem a comissão liquidatária.

Ontem, segundo um comunicado, os ENVC adiantaram que as 2125 toneladas de perfis de aço para a indústria naval, que também se encontravam à venda no mesmo proce-dimento ficaram por alie-nar, estimando para «mui-to em breve» a realização de nova tentativa.

«Esta venda fecha um ciclo de operações que

colocou no mercado a to-talidade de chapas de aço que estavam parqueadas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e que fo-ram adquiridas em 2013 e 2014», lê-se no comuni cado, assinado pelo presi-dente da comissão liqui-datária dos ENVC, João Pedro Martins.

Na nota, a missão liqui-datária adiantou que «no espaço de três meses, fo-ram vendidas 14.507 tone-ladas de aço, permitindo um encaixe financeiro de 5,3 milhões de euros, va-lor que se encontra acima da estimativa inicial avan-çada pelos ENVC em no-vembro de 2017».

«Esta venda é consi-

derada pela EMPORDEF – holding do setor em-presarial da Defesa Na-cional e acionista da EN-VC – uma operação que permite amortizar, ain-da que parcialmente, em-préstimos contraídos pela ENVC, mitigando a dívida dos Estaleiros ao acionista Estado, ao mesmo tempo que acelera o processo de liquidação da empresa».

A venda do aço decor-re do processo de encer-ramento daqueles estalei-ros públicos, iniciado em 2013 após a subconcessão dos terrenos e infraestru-turas dos ENVC ao grupo privado WestSea, concre-tizada em maio de 2014.

Redação/Lusa

Estaleiros de Viana vendem 2271 toneladas de chapas de aço

Arq

uiv

o D

M

Câmaras vão poder decidir o tipo de florestaAs câmaras municipais vão ter «uma palavra a dizer» sobre as zonas florestal e agrícola que querem nos seus con-celhos, revelou ontem, em Évora, o secretá-rio de Estado das Au-tarquias Locais, Car-los Miguel.

Segundo o gover-nante, esta capacida-de jurídica vai resul-tar da transposição das normas dos planos de ordenamento flores-

tal, cujos processos de consulta pública de-verão ficar concluídos em julho, para os pla-nos diretores munici-pais (PDM).

«Será um caminho de ordenamento e de justiça, porque, a par-tir desse momento, as autarquias e as popu-lações têm uma pala-vra a dizer naquilo que serão as suas manchas florestais e/ou agríco-las», frisou.

15 142 4

BRAGA VIANA DO CASTELO

BOM TEMPOBOM TEMPO

CÉU LIMPO.VENTO FRACO DE ESTE.

SEXTA-FEIRA 23.FEVEREIRO.2018

CÉU LIMPO.VENTO FRACO, VARIÁVEL.

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

www.diariodominho.pt/assinatura 253 609 460www.diariodominho.pt/inqueritos

Inquérito DM online

Todas as semanas uma pergunta diferente.

Portugal deve proibir o uso de plástico descartável?

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Álvaro Magalhães (C. P. 3228), Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753),José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa;Colaboradores: Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente,J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Manuel Cardoso, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo, Tito de Morais. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex.Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium.Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

Polícias vão ter carreiras descongeladas em marçoCerca de 6000 elemen-tos das forças de segu-rança vão ter as carrei-ras descongeladas em março e as negociações com as estruturas sin-dicais sobre esta ma-téria vão iniciar-se no próximo mês, anun-ciou ontem o minis-tro da Administração Interna.

Eduardo Cabrita avançou que no início de março vão ter iní-cio negociações com as estruturas sindicais das forças de seguran-ça para ser definida a forma como vai ser fei-

ta a contagem do tem-po em que as carreiras estiveram congeladas, entre 2011 e 2017.

«O Orçamento do Estado vai ser apli-cado, isto é, desblo-queando as carrei-ras permitindo que, em março, já cerca de 6000 homens possam progredir, que as pro-moções sejam reali-zadas e iniciando na primeira semana de março o diálogo com as associações sindicais sobre o artigo 19», dis-se o ministro.

Redação/Lusa

# POLÍTICA

FERNANDO NEGRÃO DIZ QUE

HÁ UM PROBLEMA DE NATUREZA ÉTICA

NA BANCADA DO PSD

O novo líder parlamen-tar do PSD, Fernando Ne-grão, afirmou ontem que «há um problema ético» na bancada do PSD, e atri-buiu o número de votos brancos e nulos na sua eleição «às transforma-ções no partido».

Em conferência de imprensa, depois de ter anunciado que vai assumir o cargo de líder do Grupo Parlamentar do PSD para o qual foi eleito com 39,7% dos votos, Negrão consi-derou que os votos em branco «podem ser en-tendidos como um bene-fício da dúvida», apontan-do essa como a primeira razão para a sua decisão.

A segunda razão para assumir o cargo, expli-cou, é que «ninguém te-ve a coragem» de assumir uma candidatura contra si.

Aos jornalistas, Fernan-do Negrão assumiu que nem todas as pessoas da sua lista terão votado na direção (a lista continha 35 nomes, mas há depu-tados que não a integra-vam, como Feliciano Bar-reiras Duarte ou António Topa, e que muito pro-vavelmente terão votado a favor).