parecer jurídico n° 24/2018 referÊncia: projeto de …

8
A PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 49/2018 1- RELATÓRIO Trata-se de parecer sobre a legalidade, constitucionalidade, formalidade jurídica e técnica legislativa do Projeto de Lei Ordinária nO49/2018, de iniciativa do Poder Legislativo municipal, em tramitação nesta Casa, que "institui o Programa Municipal de Caçambas Comunitárias no Município de Nova Serrana e dá outras providências" . O Projeto de Lei nO49/2018 tem a seguinte redação: "Art. 1°- Fica instituído no Município de Nova Serrana o 'Programa Municipal de Caçambas Comunitárias'. Parágrafo Único - Consideram-se caçambas as unidades de recebimento de entulhos ou similares em pequenas quantidades. Art. 2° - As caçambas comunitárias deverão ser instaladas, dentro da dotação orçamentária aprovada pela Câmara Municipal para o respectivo exercício, em pontos estratégicos dos bairros, devidamente determinados pela municipalidade, em observância à demanda e carência da população. Parágrafo Único - O objetivo é possibilitar aos munícipes, especialmente os mais humildes, o descarte responsável de materiais em desuso, como forma de prevenir doenças. Art. 3° - As caçambas coletivas são destinadas ao descarte de entulhos, materiais inservíveis e similares, sendo totalmente vetado o uso diverso, entre eles: lixo doméstico e hospitalar. Art. 4° - Para custear a aplicação desta Lei, fica autorizado ao Poder Executivo Municipal, a firmar parcerias com a iniciativa privada. Art. 5° - A dotação orçamentária para a manutenção do Programa Municipal de Caçambas Comunitárias deve ser aditada à Unidade Orçamentária 02.06.02 -FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - VIGILÂNCIA EM SAÚDE, MNT. ATIVIDADES VIGILÂNCIA SANITÁRIA, com classificação orçamentária 10.304.1005.2096 - OUTROS SERViÇOS TERCEIROS - PESSOA JURíDICA, no elemento de despesa, com a respectiva fonte e valor. Art. 6° - O Executivo Municipal deverá regulamentar a presente Lei, no que couber, no prazo de 60 (sessenta) dias. Art. r-Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 8° - Revogam-se as disposições em contrário." '-, É o relatório. Passa-se à fundamentação. Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião - Nova erra Fone: (37) 3225-9200 - www.nov erra

Upload: others

Post on 06-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

A

PARECER JURíDICO N° 24/2018REFERÊNCIA: PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 49/2018

1- RELATÓRIO

Trata-se de parecer sobre a legalidade, constitucionalidade, formalidade

jurídica e técnica legislativa do Projeto de Lei Ordinária nO49/2018, de iniciativa do

Poder Legislativo municipal, em tramitação nesta Casa, que "institui o Programa

Municipal de Caçambas Comunitárias no Município de Nova Serrana e dá outras

providências" .

O Projeto de Lei nO49/2018 tem a seguinte redação:

"Art. 1° - Fica instituído no Município de Nova Serrana o 'ProgramaMunicipal de Caçambas Comunitárias'.Parágrafo Único - Consideram-se caçambas as unidades derecebimento de entulhos ou similares em pequenas quantidades.Art. 2° - As caçambas comunitárias deverão ser instaladas, dentro dadotação orçamentária aprovada pela Câmara Municipal para orespectivo exercício, em pontos estratégicos dos bairros, devidamentedeterminados pela municipalidade, em observância à demanda ecarência da população.Parágrafo Único - O objetivo é possibilitar aos munícipes, especialmenteos mais humildes, o descarte responsável de materiais em desuso,como forma de prevenir doenças.Art. 3° - As caçambas coletivas são destinadas ao descarte de entulhos,materiais inservíveis e similares, sendo totalmente vetado o uso diverso,entre eles: lixo doméstico e hospitalar.Art. 4° - Para custear a aplicação desta Lei, fica autorizado ao PoderExecutivo Municipal, a firmar parcerias com a iniciativa privada.Art. 5° - A dotação orçamentária para a manutenção do ProgramaMunicipal de Caçambas Comunitárias deve ser aditada à UnidadeOrçamentária 02.06.02 -FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - VIGILÂNCIAEM SAÚDE, MNT. ATIVIDADES VIGILÂNCIA SANITÁRIA, comclassificação orçamentária 10.304.1005.2096 - OUTROS SERViÇOSTERCEIROS - PESSOA JURíDICA, no elemento de despesa, com arespectiva fonte e valor.Art. 6° - O Executivo Municipal deverá regulamentar a presente Lei, noque couber, no prazo de 60 (sessenta) dias.Art. r -Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Art. 8° - Revogam-se as disposições em contrário."

'-,

É o relatório. Passa-se à fundamentação.

Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião - Nova erraFone: (37) 3225-9200 - www.nov erra

Page 2: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

2 - FUNDAMENTAÇÃO

2.1 - DO PARECER JURíDICO - PRERROGATIVA PREVISTA NOARTIGO 133 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILDE 1988 - MANIFESTAÇÃO FUNDAMENTADA NO LIVRE EXERCíCIOPROFISSIONAL

Compete à Procuradoria Jurídica, orgao integrante da estrutura

administrativa da Câmara Municipal de Nova Serrana/MG (Lei municipal nO

2.300/2015; e Lei municipal nO2.303/2015), dentre outras atribuições, analisar e

opinar sobre os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica

legislativa das proposições.

O artigo 133, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil de

1988 estabelece que "o advogado é indispensável à administração da justiça,

sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, noslimites da lei."

No mesmo sentido, a Lei federal nO 8.906, de 4/7/1994 (Estatuto da

Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil) assevera que o advogado é

inviolável por seus atos e manifestações, nos termos do parágrafo 3° de seu artigo

2°, que dispõe:

"Artigo 2° (...)Parágrafo 3° - No exercício da profissão, o advogado é inviolável porseus atos e manifestações, nos limites desta Lei."

Seguindo esta linha de raciocínio, vale também citar o inciso I do artigo 7°

da Lei federal nO 8.906/1994, que estabelece ser direito do advogado, dentre

outros, "exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional".

Registre-se que o presente parecer, apesar de sua importância para o

processo legislativo, não tem efeito vinculante e tampouco caráter decisório, tendo

as autoridades a quem couber a sua análise plenos poderes para acolhê-lo, notodo ou em parte, ou rejeitá-lo.

A propósito, ensina José dos Santos Carvalho Filho:

Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião - Nova Serrana -Fone: (37) 3225-9200 - www.novaserrana.ca

Page 3: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

A

CAMARA M.UNICIPAL_DE NQVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

"Os pareceres consubstanciam opiruoes, pontos de vista de algunsagentes administrativos sobre matéria submetida à sua apreciação. (...)Refletindo um juízo de valor, uma opinião pessoal do parecerista, oparecer não vincula a autoridade que tem competência decisória, ouseja, aquela a quem cabe praticar o ato administrativo final. Trata-se deatos diversos - o parecer e o ato que o aprova ou rejeita. Como tais atostêm conteúdos antagônicos, o agente que opina nunca poderá ser o quedecide." (Manual de Direito Administrativo, 213 edição, Editora LumenJuris, Rio de Janeiro, 2009; pág. 133).

Outrossim, cumpre ressaltar que esta peça não substitui o parecer de

Comissão desta Casa Legislativa competente para apreciar a matéria.

2.2 - DA COMPETÊNCIA DO MUNiCíPIO DE NOVA SERRANAlMGPARA LEGISLAR SOBRE A MATÉRIA

O Projeto de Lei nO49/2018 trata de matéria de direito ambiental e direito àsaúde, pois visa racionalizar e operacionalizar, por meio de caçambas

comunitárias, o descarte de materiais em desuso, como entulhos, materiais

inservíveis e similares, evitando a poluição e propagação de doenças.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê no art. 23,

inciso VI; no art. 24, incisos VI e XII; e no art. 30, I:

"Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do DistritoFederal.e dos Municípios:(...)VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer desuas formas; (...)".

"Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislarconcorrentemente sobre:(...)VI - florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa dosolo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle dapoluição;(...)XII - previdência social, proteção e defesa da saúde; (...)".

"Art. 30. Compete aos Municípios:I - legislar sobre assuntos de interess local;11 - suplementar a legislação federal a esta

Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião -Fone: (37) 3225-9200 - www.

Page 4: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

CÂMARA MUNICIPAL ~E NOVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

Na mesma linha, dispõe o art. 11, incisos 11 e VI; o art. 171, incisos I e 11,

letra b; e o art. 214, caput, da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989:

"Art. 11 - É competência do Estado, comum à União e ao Município:(...)11 - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia doportador de deficiência;(...)VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer desuas formas; (...)".

"Art. 171 - Ao Município compete legislar:(...)I - sobre assuntos de interesse local (...);11 - sobre os seguintes assuntos, entre outros, em caráter regulamentar,observadas as peculiaridades dos interesses locais e as normas geraisda União e as suplementares do Estado:(...)b) caça, pesca, conservação da natureza e defesa do solo e dosrecursos naturais; (...)".

"Art. 214 - Todos têm direito a meio ambiente ecologicamenteequilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidadede vida, e ao Estado e à coletividade é imposto o dever de defendê-Io econservá-lo para as gerações presentes e futuras. (...)".

Destarte, no plano constitucional não há óbice a que o Município de Nova

Serrana/MG discipline a matéria tratada no Projeto de Lei nO49/2018.

2.3 DA INICIATIVA DO PODER LEGISLATIVO.INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL. MATÉRIA DIRETAMENTE LIGADA ÀSATIVIDADES DE SECRETARIAS MUNICIPAIS

As matérias cuja iniciativa é privativa do chefe do Poder Executivo federal,

estadual ou municipal estão previstas no art. 61, § 1°, da Constituição da

República Federativa do Brasil de 1988; no art. 66, inciso 111, da Constituição do

Estado de Minas Gerais; e no art. 76, inciso 11, da Lei Orgânica do Município de

Nova Serrana/MG, os quais preveem, respectivamente:

"Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe aqualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do SenadoFederal ou do Congresso Nacional, a Presid te da República, aoSupremo Tribunal Federal, aos Tribu s Su e ores, o Procurador-

Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião - NovaFone: (37) 3225-9200 - www.nova

Page 5: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstosnesta Constituição.§ 10 São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;11 - disponham sobre:a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administraçãodireta e autárquica ou aumento de sua remuneração;b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária eorçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dosTerritórios;c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico,provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma etransferência de militares para a inatividade;c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico,provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União,bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e daDefensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública,observado o disposto no art. 84, VI;f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento decargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferênciapara a reserva."

"Art. 66 - São matérias de iniciativa privativa, além de outras previstasnesta Constituição:(...)111 - do Governador do Estado:a) a fixação e a modificação dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo deBombeiros Militar;b) a criação de cargo e função públicos da administração direta,autárquica e fundacional e a fixação da respectiva remuneração,observados os parâmetros da Lei de Diretrizes Orçamentárias;c) o regime de previdência dos militares, o regime de previdência e oregime jurídico único dos servidores públicos da administração direta,autárquica e fundacional, incluídos o provimento de cargo e aestabilidade;d) o quadro de empregos das empresas públicas, sociedades deeconomia mista e demais entidades sob controle direto ou indireto doEstado;e) a criação, estruturação e extinção de Secretaria de Estado, órgãoautônomo e entidade da administração indireta;f) a organização da Advocacia do Estado, da Defensoria Pública, daPolícia Civil, da Polícia Militar e dos demais órgãos da AdministraçãoPública, respeitada a competência normativa da União;g) os planos plurianuais;h) as diretrizes orçamentárias;i) os orçamentos anuais;

"Art. 76 - São matérias de iniciatinesta Lei Orgânica:(...)

a além de outras previstas

-:--=-':"'"""'-:-:-::-=--=-:---=-=---:----:-:--4~~'J.!!:!~~~~L-- 5P 35.519-000

ov.br

Page 6: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

CÂMARA MUNICIPAL D_EJ~OVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

11- Do Prefeito:a) a criação e a fixação dos efetivos da Guarda Municipal;b) a criação de cargo e função públicos da administração direta,autárquica e fundacional e a fixação da respectiva remuneração,observadosos parâmetrosda lei de diretrizes orçamentárias;c) o regime jurídico único dos servidores públicos dos órgãos daadministração direta, autárquica e fundacional, incluído o provimento decargo, estabilidadee aposentadoria;d) o quadro de empregados das empresas públicas, sociedades deeconomia mista e demais entidades sob o controle direto ou indireto doMunicípio;e) a criação, estruturação e extinção de Departamento Municipal e asentidades de administraçãoindireta;f) a organização da Guarda Municipal e dos demais órgãos daadministraçãopública;g) os planos plurianuais;h) as diretrizes orçamentárias;i) os orçamentosanuais;j) a matéria tributária que implique redução da receita pública."

A matéria tratada no Projeto de Lei nO49/2018 está diretamente relacionada

às atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e da

Secretaria Municipal de Saúde deste Município de Nova Serrana/MG.

Realmente, o intitulado "Programa Municipal de Caçambas Comunitárias"

visa proteger o meio ambiente e promover a saúde no Município de Nova

Serrana/MG, atribuições diretamente ligadas às atividades das referidas

Secreta rias.

A Lei Orgânica do Município de Nova Serrana/MG prevê a competência

privativa do Prefeito para tratar destas questões, como disciplina seu art. 90,

incisos 11e XIII:

"Art. 90 - Compete privativamenteao Prefeito:( ...)11- exercer, com o auxílio dos Secretários Municipais, a direção superiordo Poder Executivo;(...)XIII - dispor, na forma da lei, sobre a organizaçãoe a atividade do PoderExecutivo; (...)".

Logo, é vedada a iniciativa do Poder Legislativo quanto ao tema, que é

inerente à Secretaria mbiente e Agricultura e da Secretaria

Municipal de Saúde.

Page 7: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

CÂMA_RAM.UNICIPAL DE NOVA SERRANAESTADO DE MINAS GERAIS

No mesmo sentido desta fundamentação, colaciona-se ementa de acórdão

do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais:

"AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI N° 4.743/09 -MUNiCípIO DE BETIM - VIOLAÇÃO DO PRINCípIO DA SEPARAÇÃODOS PODERES - DEFINiÇÃO DE ATRIBUIÇÓES DA SECRETARIAMUNICIPAL - PREVISÃO DE REGRAS DE LICITAÇÃO E DECONTRATAÇÃO - víCIO FORMAL. Configura usurpação decompetência do Poder Executivo, lei de iniciativa do Poder Legislativoque estabelece atribuições à Secretaria Municipal, por configurar matériaafeita à organização administrativa. É inconstitucional dispositivo de leimunicipal que estabelece regras e condições relativas à licitação econtratos, por invadir esfera de atribuição da União Federal para disporsobre normas gerais." (TJMG - Ação Direta Inconst 1.0000.09.502285-1/000, Relator(a): Des.(a) Manuel Saramago , ÓRGÃO ESPECIAL,julgamento em 12/12/2012, publicação da súmula em 25/01/2013;disponível no site www.tjmg.jus.br; acesso no dia 4/9/2018).

o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/SP também já declarou a

inconstitucionalidade formal de lei de Município paulista sobre matéria

praticamente idêntica à que é tratada no Projeto de Lei nO49/2018. Confira-se a

ementa do julgado:

"AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Lei n° 3.950, de 02 dejulho de 2012, do Município de Guarujá. Norma que autoriza a PrefeituraMunicipal de Guarujá 'a colocar caçambas de lixo nas ruas da cidadeonde se realizam as feiras livres'. Vício de iniciativa. Reconhecimento. Alei impugnada, de autoria parlamentar, envolve normas de ordenamentourbano, relativas ao desenvolvimento, higiene e estética da cidade, ouseja, trata de matéria que é reservada à iniciativa do Chefe do PoderExecutivo; e ainda estabelece a criação de despesas sem indicar osrecursos disponíveis para atender aos novos encargos. Ofensa aosartigos 5°, 25 e art. 47, 11, XIV e XIX, todos da Constituição Estadual. Leiautorizativa. Irrelevância. O Prefeito não precisa de autorização doLegislativo para o exercício de atos de sua exclusiva competência.Inconstitucionalidade manifesta. Ação julgada procedente." (TJSP;Direta de Inconstitucionalidade 0173973-79.2012.8.26.0000; Relator(a): Antonio Luiz Pires Neto; Órgão Julgador: Órgão Especial; Tribunalde Justiça de São Paulo - N/A; Data do Julgamento: 08/05/2013; Datade Registro: 14/05/2013; disponível no site www.tjsp.jus.br; acesso nodia 4/9/2018).

3 - CONCLUSÃO

Page 8: PARECER JURíDICO N° 24/2018 REFERÊNCIA: PROJETO DE …

A

CAMARA MUNICI.PAL DE NOVA SERRAN.AESTADO DE MINAS GERAIS

Ante o exposto, com todo respeito, esta Procuradoria Jurídica emite parecer

pela inconstitucionalidade formal do Projeto de Lei nO49/2018, em razão de vício

de iniciativa.

Opina-se pelo encaminhamento desta proposição para manifestação da

respectiva Comissão desta Casa, conforme a competência definida no Regimento

Interno.

Este é, respeitosamente, o parecer.

Nova Serrana/MG, 4 de setembro e 20 8.

_______ --::-_:----:-::---:-:---_=- __ -:-:-::::--::::::::--:::-~~ 8Rua Betsaid, 70, Bairro São Sebastião - Nova Serrana - MG - CEP 35.519-000

Fone: (37) 3225-9200 - www.novaserrana.cam.mg.gov.br