parakletos - comunidade cristã paz e vidae a paz de deus, deixada por jesus cristo para nós (jo...

8
“PARAKLETOS” A palavra grega “ Parakletos ” ( “Para” traduzido por “ ao lado” e “kletos” por “chamado” ) sign ifica que o Espírito de Deus foi chamado para estar ao lado dos cristãos e orientá-los em toda a trajetória de vida. Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador” = Parakletos (João 14:16). “Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro ‘Consolador’, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós ” (Jo 14:15-17, grifo nosso). “Mas, quando vier o ‘Consolador’, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” (Jo 15:26-27). 1 / 8

Upload: others

Post on 16-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

A palavra grega “Parakletos” (“Para” traduzido por “ao lado” e “kletos” por “chamado”) significa que o Espírito de Deus foi chamado para estar ao lado dos cristãos e orientá-los em toda atrajetória de vida. Jesus disse: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador” = Parakletos(João 14:16).

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro‘Consolador’, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade, que o mundo nãopode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habitaconvosco, e estará em vós” (Jo 14:15-17,grifo nosso).

“Mas, quando vier o ‘Consolador’, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito daverdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestescomigo desde o princípio” (Jo 15:26-27).

1 / 8

Page 2: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

E tem sido interpretada como:

1. Consolador → O Espírito Santo veio para consolar;

2. Parakletos → O Espírito Santo veio não só para consolar, mas também: ajudar, guiar,ensinar, fortalecer, inspirar, lembrar todas as palavras do Senhor Jesus, rogar pelos servos econceder dons diversificados para a realização da Obra conforme determinou o Senhor JesusCristo.

Podemos ver que a palavra grega “Parakletos” (que se pronuncia Parákletos) é muito maisabrangente e pode ser visualizada como num verdadeiro leque de funções elencadas nessetexto, mas que não esgotam as atividades do Parakletos, que o Novo Testamento dá ao chamá-LO, como segue: Espírito de Deus (Rm 8:14);Espírito de Cristo (Rm 8:9);Espírito do Pai (Mt 10:20);Espírito Santo (At 2:4);Espírito de Liberdade (2 Co 3:17);Espírito de santificação (Rm 1:4);Espírito de Vida (Rm 8:10); Espírito de Consolo (At 9:31);Espírito da Glória de Deus (I Pd 4:14); Espírito do Senhor (Lc 4:18);Espírito de nosso Deus (I Co 6:11);Espírito do Senhor Deus (Is 61:1);Espírito do Deus vivente (II Co 3:3);

2 / 8

Page 3: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

Espírito Eterno (Hb 9:14);Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19);Espírito que inspirou as Escrituras Sagradas (II Pd 1:21);Espírito que fala (Atos 8:29 e 13:2);Espírito que regenera (Jo 3:5);Espírito que convence (Jo 16:8-11);Espírito que intercede (Rm 8:26);Espírito que chama para o ministério (At 13:2 e 20:28);Espírito que sela o cristão para a vida eterna (Ef 1:13-14);Espírito que ensina e faz lembrar todas as palavras ensinadas pelo Mestre Jesus Cristo (Jo 6:45),e Espírito de distribuição dos dons (I Co 12:4-11); Espírito da verdade (Jo 14:16-17; 15:26 e 16:13). Assim, a Bíblia nos mostra algumas das várias atividadesatribuídas ao Parakletos. Os atributos divinos são iguais no Pai, no Filho e no Parakletos(Sl 139:1-4); prova disso são as características do Fruto do Espírito (Gl 5:22).

O viver com sabedoria depende da vida plena na Terceira Pessoa da Trindade. O Parakletos,que sela os cristãos no Corpo de Cristo e que, permanece neles (I Co 3:16): edificando-os (Ef2:22), iluminando-os na prática da adoração a Deus (Fp 3:3), dirigindo a missão de cada um,escolhendo novos servos, santificando-os, abrindo-lhes o entendimento (Ef 1:17-18), erevelando os mistérios de Deus (I Co 2:7-10), e ainda, atuando no resguardo do Evangelhocontra erros (II Tm 1:13-14).

A comunhão contínua com o Senhor Jesus ocorre na plenitude do Parakletos, e a suaplenitude se manifesta na comunhão contínua com o Senhor Jesus: somos instruídos por Eleenquanto obedecemos(At 8:26 ss);

3 / 8

Page 4: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

meditamos(At 10:19); aguardamos (Lc 2:26); ouvimos(Ap 2:7); e servimos(At 13:2); cada uma depende da outra. E uma gera a outra. Em Hb 12:14 está o ensino básico: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

E a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espíritode Deus. E assim, a vida cristã abundante se torna realidade no dia a dia. E deixa de ser algodistante, pois Jesus Cristo é presente vivo de Deus nos cristãos. É pelo Parakletosque os cristãos são encorajados a “preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”(Ef 4:3). Portanto, todo cristão deve possuir o Parakletos, pois de outro modo, fica estranho ser considerado cristão verdadeiramente convertido ebatizado nas águas (Jo 3:3, 5, 6, Mc 16:16 e I Jo 5:1); e habitado pelo Parakletos(I Co 6:19; Rm 8:9-15; I Jo 2:27 e Gl 4:6). Assim, o batismo no Espírito é o selo de Deus queassegura a completa graça divina na vida do cristão (Ef 1:13; 4:30) até a data de sua redençãofinal.

O Parakletos foi prometido por Jesus aos discípulos, pouco antes de Sua completa ascensãoao Céu. A Trindade: Pai, Filho e Parakletos é unificada no ministério aos cristãos(Jo 14:16, 26). É através do Parakletos que oPai e o Filho habitam com os discípulos (Jo 14:23). Essa atuação unificada da Trindade épercebida quando o Parakletosconduz os pecadores à convicção do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11).

É notável como cada Pessoa da Trindade serve-se e submete-se mutuamente: O Filho diz oque o Pai lhe anuncia (Jo 12:49-50); o Pai testemunha do Filho e O glorifica (Jo 8:16-18, 50,54). O Pai e o Filho

4 / 8

Page 5: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

honram o Parakletos, comissionando-O “para falar em Seu nome e para lembrar tudo o que foi dito”(Jo 14:16, 26), e o Parakletoshonra o Pai e o Filhoensinando em todo tempo à comunidade cristã. Assim, o Pai, o Filho e o Parakletos, são o Deus Trino e Único, como afirma o Sl 90:2, existem: “Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim deeternidade a eternidade tu és Deus”.

O ministério do Parakletos e Sua atitude são marcados pela generosidade, Sua funçãoprincipal é iluminar os ensinos de Jesus (Jo 6:45), glorificando-O na vida dos cristãos e daIgreja como um todo. Muitas maravilhas Ele fez no Antigo e no Novo Testamento, e muitoainda fará distribuindo dons aos convertidos a Cristo para continuidade da Obra pelotestemunho de cada cristão.

A característica da generosidade é marcante nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, nosquais o Parakletos preparou o caminho para os nascimentos: de João Batista e de Jesus, oFilho de Deus (Mt 1:20; Lc 1:15, 35, 41). No batismo de Jesus o Parakletos/Espírito de Deus desce sobre Jesus na forma de pomba. Esse fato completa a presença daTrindade, e também, na inauguração do ministério do Filho (Mt 3:16-17; Mc 1:9-11; Lc 3:21-22;Jo 1:33). E Jesus cheio do Parakletosé conduzido ao deserto para ser tentado (Lc 4:1).

No início de Seu ministério Jesus afirma ser o Ungido do Senhor para cumprir a profecia doAntigo Testamento (Is 61:1; Lc 4:18-19).

O Parakletos aparece no Evangelho de João como Aquele pelo qual os cristãos sãoconduzidos à fé e recebem auxílio para compreender seu caminhar com Deus. Ele conduz apessoa ao novo nascimento (Jo 3:6), convencendo-a do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8).

“O Espírito Santo é o que vivifica” (Jo 6:63). Assim, foi o Parakletos prometidopor Jesus no início de Sua ascensão, aos discípulos “para que fique com eles para sempre”

5 / 8

Page 6: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

. A Trindade: Pai, Filho e Parakletosé unificada no ministério aos cristãos (Jo 14:16, 26). Porém, o Parakletossó habita nas pessoas que são lavadas e remidas pelo sangue de Jesus Cristo (Ap 7:14). Étambém através dEle que o Pai e o Filho habitam com os discípulos (Jo 14:23).

A plenitude do Parakletos ou Espírito de Deus é outra marca que se expressa pela gratidão dapessoa que sabe reconhecer as bênçãos espirituais derramadas sobre sua vida (Ef 1:3). Sabetambém, que é alvo do amor de Deus, que pelo Seu Filho Jesus deu Sua vida por ela. Asalvação chegou pela graça trazida por Jesus Cristo à vida de cada pessoa que O recebe nela(Jo 1:12-13). E por tudo deve-se agradecer.

O Parakletos é comparado com a água que refrigera (Jo 7:37-39); com o fogo que purifica (Mt3:11 e At 2:3); com o vento que vivifica (Jo 3:8); com o óleo que cura e consola (Is 61:1; Lc10:34); com a pomba mansa e pura (Lc 3:22); com a voz que ensina (I Rs 19:12; Is 30:21); como selo que dá segurança (Ef 1:13); com o orvalho e a chuva que trazem os frutos (Dt 32:1-3).

A pessoa e o ministério do Parakletos são confirmados por Seu agir na obra da Igreja primitiva.O batismo com o Parakletos (At 1:5) dá poder nasmissões e no evangelismo (At 1:8). A profecia de Jesus e a de Joel 2:28-32 se concretiza noPentecostes (At 2:1-4). A obrade Jesus concluída na Cruz do Calvário foi coroada pela Sua ressurreição. Portanto, astestemunhas que viram a Jesus (At 2:32-38) continuaram causando o impacto da salvação aosque se arrependem de seus pecados. E nesse ato de arrependimento recebem a dádiva do Parakletos(At 2:38), tornando-se testemunha da graça de Deus. E isso ocorre desde o tempo da Igrejaprimitiva até os dias de hoje, pela Igreja atual, que tem compromisso com a continuidade daObra de Jesus Cristo sob a ação poderosa do Parakletos.

O texto de Is 42:1-9 resume a obra redentora do Pai, do Filho e do Parakletos é a salvação aosperdidos, como Deus previamente falara pelo profeta Isaías: “Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minhaalma; pus o meu Espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios”(Is 42:1). Não há texto mais claro do trabalho conjunto das Pessoas da Trindade do AntigoTestamento, do que essa profecia, unindo assim a graça de Deus da velha e nova aliança

6 / 8

Page 7: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

numa harmonia notável.

Visto que o Parakletos é o poder expresso da Trindade, é imperativo que o cristão não Oentristeça, pois não será possível apelar ao Pai nem ao Filho no dia da redenção (Ef 4:30).Jesus tornou esse ensino suficientemente claro em seus diálogos com as autoridadesreligiosas, que haviam atribuído Seu ministério a Satanás e não ao Parakletos/Espírito de Deus, cometendo assim, o pecado sem perdão (Mt 12:22-32) tanto neste mundocomo no vindouro.

A obra pessoal do Parakletos está de acordo com a do Pai e do Filho, por isto o apóstoloPaulo reuniu a graça, oamor e a comunhão da Trindadena bênção tríplice: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santosejam com todos vós”(II Co 13:14).

Tem razão, pois, o Pr. Juanribe Pagliarin quando diz que a tradução correta é “Parakletos”, assim explicada: “‘Para’quer dizer ‘ao lado’ e ‘kletos’quer dizer ‘chamado’. Ou seja, Jesus prometeu outro igual a Ele, chamado para ficar ao nosso lado” (“Jesus a Vida Completa”, Juanribe Pagliarin, p. 273).

Então, melhor é chamar a Terceira Pessoa da Trindade de Parakletos (Jo 14:16), pois, usarsomente a função de Consolador ou Ajudador limita sobremaneira a Sua atuação, que comovimos é extremamente abrangente, e não só nas atividades práticas de santificação da Igrejacristã.

Por Valdely Cardoso Brito

7 / 8

Page 8: Parakletos - Comunidade Cristã Paz e VidaE a paz de Deus, deixada por Jesus Cristo para nós (Jo 14:27), é ministrada pelo Espírito de Deus. E assim, a vida cristã abundante se

“PARAKLETOS”

8 / 8