para crianÇas que querem saber de tudo fÉrias no …

9
FÉRIAS NO ESPAÇO? Nasa diz que turistas poderão visitar a Estação Espacial em 2020 PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO JULHO ESTÁ AÍ: OPÇÕES DE LAZER E PASSEIOS PARA TODOS OS ESTILOS INDÍGENAS BRASILEIROS GANHAM PRÊMIO INTERNACIONAL GOVERNO DE SP PROMETE RIO PINHEIROS LIMPO ATÉ 2022. SERÁ? QUE VIAGEM Mostramos em detalhes como é a estação por dentro. Tem até esteira para fazer academia! EDIÇÃO 01 | JUNHO 2019

Upload: others

Post on 04-Jan-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

FÉRIAS NO ESPAÇO?Nasa diz que turistas poderão visitar a Estação Espacial em 2020

PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO

JULHO ESTÁ AÍ:OPÇÕES DE LAZER E

PASSEIOS PARA TODOS OS ESTILOS

INDÍGENAS BRASILEIROS

GANHAM PRÊMIO INTERNACIONAL

GOVERNO DE SP PROMETE RIO

PINHEIROS LIMPO ATÉ 2022. SERÁ?

QUE VIAGEMMostramos

em detalhes como é a estação por dentro.

Tem até esteira para fazer academia!

EDIÇÃO 01 | JUNHO 2019

Page 2: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

PARA AS CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO

Pessoal, estamos muito felizes em apresentar para vocês a Qualé. Essa é uma revista feita especialmente para crianças de 7 a 11 anos, mas gente de todas as idades, até mesmo adultos, vão gostar. Temos certeza!A Qualé traz diversas notícias, do Brasil e do mundo, com fotos, figu-ras e um texto gostoso de ler. Nesta primeira edição, a gente mostra como é o interior da Estação Espacial Internacional, que a partir do ano que vem vai receber turistas. Já imaginou passar as próximas férias lá no espaço? A viagem será um pouco cara. Dá uma espiada lá no texto e você vai saber quanto.

Também trazemos algumas curiosidades sobre as seleções femi-nina e masculina de futebol, que participam de competições inter-nacionais importantes. Além, é claro, de dar dicas do que fazer nas férias de julho. Tem muito mais nas próximas páginas, mas não po-demos contar aqui, senão perde a graça.

Se você é dessas crianças que querem saber de tudo, a Qualé é para você.

Esperamos que gostem! (ah, não esqueçam de escrever para a gente, contando o que acharam)

Beijos e abraços,

Cinthia Behr, Fabrícia Peixoto e Maria Clara Cabral | Editoras

3junho/2019

você sabia?

O buraco negro engole tudo o que você pode

imaginar. Até uma nave alienígena com tecnologia

muito avançada!

EDITORIAL

Maria Clara Cabral, mais conhecida como

Cau, é jornalista e mãe de duas

princesas: Beatriz, de 9 anos, e Helena, de 3. Sua matéria favorita na escola sempre foi português. Ama ler, escrever e viajar pelo mundo. Não dorme antes de ler uma boa história para suas filhas. Também adora esportes, principalmente jogar tênis. Na Qualé, foi a responsável por escrever as matérias que você vai ler.

Fabrícia Peixoto é jornalista e mãe de dois meninos loucos por futebol.

Nesta edição do Qualé, ela ajudou a

escolher quais notícias de-veriam ser contadas e ainda escreveu alguns textos.

Cinthia Behr tem um super-poder: deixar tudo bonito!

E é isso que ela faz nas páginas da

QualÉ. Sempre gostou de desenhar e pintar. Nas horas livres, adora mergu-lhar no fundo do mar e ver tubarões. Ela afirma que eles não mordem! Ah, sua companheira de todas as aventuras é a Chiara, sua filha de 7 anos.

“Amei a capa, principalmente o alienígena

com cara de sapo!”

Tarsila Pitoli, 9 anos

“Adoro reportagens sobre o espaço, quando eu crescer

quero ser cientista.”

Chiara Majella, 7 anos

“Espero ansioso pelas reportagens da revista e

fiquei realmente feliz ao ver a foto da minha escola

publicada no Qualé! Valeu, pessoal!!!”

Roberto Queiroz, 11 anos

“Gosto de matemática e gostaria de ver reportagens

relacionadas a isso"Cecília Prado, 9 anos

sua mensagem

EXPEDIENTE Direção Editorial Fabrícia Peixoto e Maria Clara Cabral | Direção de Arte Cinthia Behr | Designers Cristiane Pino e Oliver Quinto | Revisão Rogério Trentini | Apoio pedagógico Carolina Gonzales | Produção gráfica Fernando Barbosa | Impressão Gráfica PSi7

Mande mensagens, opiniões e tudo que você achar importante para nosso email [email protected]

Quem faz o

Congestionamento humano deixa o caminho de subida mais demorado, difícil e perigoso

O CAMINHO PARA chegar até o ponto mais alto do planeta, chamado de Monte Everest, está superlotado. Nos últimos dias, muita gente tentou subir ao mesmo tempo, o que não é nada bom. O congestionamento hu-mano deixou a subida ainda mais demorada, difícil e perigosa. Na atual temporada, pelo menos 11 pessoas morreram tentando chegar lá.

Para fazer a escalada, o turista precisa de uma autorização do go-verno do Nepal, que cobra R$ 44 mil de cada turista. E neste ano, houve recorde de liberação. Por causa da superlotação, porém, o governo local anunciou novas re-gras: todos precisarão apresentar exame médico para provar que estão com boa saúde e também um certificado para comprovar experiência em escalada.

O TOPO DO MUNDO ESTÁ SUPERLOTADO

INTERNACIONAL

SUBINDO O MONTE EVEREST

O Monte Everest fica na divisa de dois países:

NEPAL e TIBET, na

ÁSIA.

A subida até o pico demora

bastante, podendo durar até

2 MESES. No trajeto, os escaladores

montam acampamentos

em 4 locais diferentes, onde podem dormir e

comer.

Ele tem

8.848 metros de

altura, o que equivale, mais ou

menos, a um prédio de 9

mil andares!

Page 3: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

5junho/20194 junho/2019

Terra que havia sido destruída pelo desmatamento vira plantação de pequi

UMA ASSOCIAÇÃO indí-gena brasileira recebeu um importante prêmio interna-cional pelo seu trabalho de produção de óleo de pequi. A associação vencedora é a do povo Kisêdjê, do Xingu (sai-ba mais sobre eles ao lado). Seus integrantes plantaram, ao longo de muito tempo, mais de 3.000 pés de pequi em uma área de 63 hecta-res, que corresponde a cerca de 60 campos de futebol. A terra utilizada para a planta-ção teve que ser recuperada pelos indígenas, pois parte dela havia sido degradada por fazendeiros.

O modelo de produção do óleo de pequi é total-

mente inovador: serve para recuperar a paisa-gem, produzir mais ali-mento para a comunidade e gerar renda sustentável. Essa atividade começou há mais de 10 anos.

O prêmio foi concedido pela ONU, uma organiza-ção internacional formada por países que se reuni-ram voluntariamente para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundial. Foram 847 candidaturas de 127 países, e apenas 22 as-sociações e comunidades premiadas. O prêmio será entregue em um evento nos Estados Unidos, em setembro.

INDÍGENAS DO BRASIL GANHAM PRÊMIO INTERNACIONAL

SÓ NÃO PODE COMER O CAROÇOPequi é fruto tradicional de estados da região Centro-Oeste do Brasil, como Mato Grosso e Goiás. Seu sabor é muito forte e marcante. Pode ser consumido puro, mas é muito usado também misturado no arroz e no frango. Costuma aparecer ainda em outras receitas culinárias, como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais. Seu caroço tem muito espinho, por isso é preciso ter cuidado na hora de comer a fruta. Fonte de vitamina A.

CONHEÇA O POVO KISÊDJÊOs Kisêdjê constituem o único grupo de língua Jê que habita o Parque Indígena do Xingu (está localizado na região nordeste do Estado do Mato Grosso, mais exatamente na porção sul da Amazônia brasileira). Mas desde sua chegada na região (provavelmente na segunda metade do século XIX), seu contato com outros povos xinguanos e, principalmente, com aqueles da chamada área cultural do Alto Xingu, levou à incorporação de muitos costumes e tecnologias alheias. Entretanto, jamais abriram mão de sua singularidade cultural, cujo principal emblema pode ser reconhecido num estilo particular de canto ritual, expressão máxima das individualidades e do modo de ser da sociedade Kisêdjê. Até algumas décadas atrás, outra característica do grupo eram os grandes discos labiais e auriculares que, mais do que ornamentos, apontavam a importância do cantar e do ouvir para esse povo.*

PRA QUE SERVE O ÓLEO DE PEQUI?COMIDA O óleo de pequi, que é extraído da polpa do fruto, também é utilizado na culinária, em diversos pratos.

SAÚDE Alguns médicos e nutricionistas acreditam que o consumo regular do óleo de pequi traz muitos benefícios para a saúde. Pode auxiliar na digestão, ajudar no combate a inflamações e no sistema sanguíneo. Pode servir também para o tratamento de infecções na pele, para tirar as espinhas e aliviar as dores musculares.

SAIBA MAIS SOBRE O

PEQUI

*Fonte: Povos Índigenas no Brasil

MEIO AMBIENTE

Indígenas trabalham na produção de

óleo de pequi

AMAZÔNIA TEVE FORTE DESMATAMENTO EM JULHOMaior floresta tropical do mundo, a Amazônia sofreu um desmatamento bem grande no mês de julho. Se juntarmos toda as áreas que foram des-matadas, chegamos a um total de 2.200 km2, o que equivale a 308 campos de futebol! Os cientistas que estudam a região disseram que o desmatamen-to de julho foi 4 vezes maior do que o observado em julho do ano passado.Se continuar nesse ritmo, será difícil acabar com o desmatamento ilegal até o

ano de 2030, como pro-meteu o governo brasileiro. Segundo os cientistas do Inpe, a Amazônia vem sen-do destruída há anos e por diversos motivos, como por exemplo para a venda de madeira e para a criação de gado. “São pessoas cri-minosas. Fazem isso para ganhar dinheiro, mesmo sabendo que estão preju-dicando todo o planeta”, explica Joaquim Carneiro, professor de Administra-ção da Universidade de São Paulo.

Que as informações sobre o desmatamento

vêm do espaço? Isso mesmo. As fotos são tiradas por satélites que orbitam a Terra

e enviadas para os computadores do Inpe – Instituto

Nacional de Pesquisas Espaciais,

que fica em São José dos Campos,

no estado de São Paulo.

você sabia?

Ilegal: aquilo que é proibido

pela lei

Page 4: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

O GOVERNADOR DO ESTADO de São Paulo, João Do-ria, prometeu despoluir o Rio Pinheiros até 2022. Barcos especiais que pegam o lixo flutuante do rio já estão fun-cionando, em fase de teste. São duas embarcações, cha-madas de Ecoboats, que medem 2,80 metros de largura, 7 metros de comprimento e pesam 4 toneladas. A estimati-va é que o rio receba atualmente lixo de 290 indústrias e de 400 mil famílias.

O restante da limpeza, no fundo e nas margens do rio, poderá ser feita por uma empresa. A intenção é que essa mesma empresa forneça serviços de transporte de turis-mo quando o rio estiver limpo.

Além disso, restaurantes e cafés podem ser construídos por lá. A usina localizada no rio Pinheiros também deve ficar mais bonita.

SUSTENTABILIDADE

GOVERNO DE SP PROMETE RIO PINHEIROS LIMPO ATÉ 2022Se tudo der certo, será possível até passear de barco e curtir um almoço com vista para as águaspor Maria Clara Cabral

CONHEÇA OS RIOS PINHEIROS E TIETÊOs dois rios, o Pinheiros e o Tietê, passam pela cidade de São Paulo. Do lado deles foram construídas avenidas importantes para as cidades, conhecidas por marginais. Normalmente, quando pas-samos por lá, sentimos um cheirinho desagradável. Mas não é sempre assim, sabia? Os dois rios são muito grandes, e em alguns trechos as pessoas podem até mergulhar.

TIETÊ Tietê vem do tupi e significa “verdadeiro”. Sua nascente fica na cidade paulista de

Salesópolis e ele vai até o rio Paraná, no município de Três Lagoas, estado do Mato Grosso do Sul.

PINHEIROSO rio Pinheiros nasce do en-contro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no Tietê. Inicialmente, era chamada pelos indíos de Jurubatuba (“muitas palmei-ras”, em Tupi), mas acabou renomeado pelos padres jesuítas, recebendo a no-menclatura atual em função da grande quantidade de pinheiros ao seu redor.

COLÉGIO NOTRE DAME ADOTA PRAÇA EM SÃO PAULOO colégio Notre Dame, no bairro de Perdizes, em São Paulo, adotou uma praça. Pois é, agora a escola é a responsável por cuidar e fazer a limpeza da pracinha chamada Desembargador Edgar Moura Bittencourt. O local fica bem perto da escola. Por isso, os alunos podem fazer atividades ao ar livre e ajudar a deixar a área bem bonita. Em uma das ações, crianças plantaram nos canteiros em volta das árvores, mudas de lavanda e graminha preta, que além de embelezar o ambiente também são muito perfumadas. O objetivo, diz a escola, é fazer com que as crianças se sintam responsáveis por esta praça, colocando em prática os ensinamen-tos de sala de aula em relação aos cuidados com o meio ambiente. Atividades especiais, como por exemplo, a festa da família, também são realizadas no local pelo Notre Dame, com muitas brincadeiras de antigamente, como peteca, pular corda e amare-linha, entre outras. A praça adotada tem uma área de aproximada-mente 3.146 m2. Qualquer escola que quiser fazer o mesmo e adotar uma praça pode. Basta pedir a autorização para a prefeitura.

Atualmente, o bairro de Puerto Made-ro, em Buenos Aires, na Argentina, é conhecido como um dos mais modernos, elegantes e chamativos da cidade. Mas nem sempre foi assim. O porto foi cons-truído em 1882 pelo engenheiro Eduardo Madero (motivo do nome do bairro) para receber embarcações que chegavam à cidade pelo Rio de La Plata. A obra foi um sucesso na época, porém logo se tornou ultrapassada, degradada e mal utilizada. Somente na década de 1990 que o bairro começou a ser revitalizado.

puerto madero

VEJA O QUE JÁ FOI ACHADO NOS NOSSOS RIOS

Por mês, são retiradas uma média de

533 toneladas de resíduos retidos nas usinas localizadas no

Rio Pinheiros.

Já no Rio Tietê são recolhidas uma média de

145 toneladas de lixo apenas nas três usinas que fazem parte desse rio.

Os estragos, no entanto, são bem maiores. Diversos objetos, como computador, antena de TV, pneus de carros, manequins, garrafinhas de água e latinhas já foram encontrados nos rios. Obviamente, tudo isso foi jogado pela população. Portanto, para a limpeza funcionar, todo mundo precisa se conscientizar.

Todo tipo de lixo, incluindo um sofá, já

foi encontrado nos principais rios de São

Paulo: Pinheiros e Tietê

6 junho/2019

da sua escola

Page 5: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

QUE TAL PASSAR as próxi-mas férias no espaço? A NASA, agência dos Estados Unidos responsável pela exploração espacial, garantiu que isso será possível a partir do ano que vem. Incrível, não é?

No entanto, essas não serão fé-rias para muitas pessoas. Serão apenas duas visitas turísticas à Estação Espacial Internacio-nal por ano. A duração de cada viagem será de 30 dias.

O preço do passeio será bem caro, cerca de R$ 140 mil por noi-te. A NASA também deve cobrar outros R$ 240 milhões para ir até a órbita e voltar para a Terra.

O passeio poderá ser feito por dois tipos de aeronaves: o SpaceX e outro da Boeing. Lembrando que todos os inte-

ressados nessas férias diferentes terão que passar por um treina-mento bem pesado e estar com uma saúde excelente.

A Estação Espacial tem um espaço habitável de 338 me-tros cúbicos e pesa cerca de 419 toneladas. Esse espaço equi-vale ao tamanho de uma casa com cinco dormitórios. Além dos quartos, a parte habitável também tem dois banheiros e uma academia. Esse é o espaço onde as pessoas podem entrar. No total, a estação espacial tem o tamanho de um campo de futebol.

VIDA DE ASTRONAUTA  A vida no espaço não é nada fácil. Alguns astronautas chegam a passar meses na Estação Espa-

cial. Além de pesquisar e traba-lhar muito, eles têm uma rotina bastante controlada.

A NASA conta que a equi-pe acorda todo dia às 6h da manhã, inspeciona a estação, toma o café da manhã e se reúne com o controle da missão (o grupo na Terra responsável pela coordenação das ativi-dades na estação) por volta das 8h. Eles então começam a trabalhar e, ainda de manhã, passam pelo primeiro período de exercícios físicos obrigatório do dia. O intervalo de almoço é das 13h05 às 14h05.

O período da tarde é com-posto por mais atividades de trabalho e exercício físico até as 19h30. O horário de dormir é às 21h30.

NASA TERÁ PROGRAMA DE FÉRIAS NA ESTAÇÃO ESPACIAL

Lá no espaço é difícil de dizer quando é noite ou dia, pois a Estação fica sob iluminação constante do sol. Por lá, o sol nasce e se põe cerca de dezesseis vezes por dia. Por isso, na hora de dor-mir, as janelas são cobertas para dar a impressão de “noite”, à qual o corpo humano é acostumado.Quase toda comida da tripulação fica muito bem fechada em sacos plásti-cos, a vácuo, e não tem nada natural, como frutas ou verduras. As privadas da estação funcionam à base de sucção, iguais as de um avião. Antes de utilizá-las, os astronautas precisam se prender a elas com cintos de segurança, e um sistema de ven-tiladores faz com que os cocôs sejam rapidamente eliminados, evitando o risco de que eles fiquem flutuando pela estação. O que não seria legal, né?

Curiosidades

As viagens po-derão ser feitas por duas espa-çonaves diferen-tes, construídas pelas empresas SpaceX e Boeing. A SpaceX já está pronta e tem 8 metros de altura, com capacidade para 8 passagei-ros. Todos terão de viajar com essas roupas especiais

8 junho/2019

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PARECE FILME

Page 6: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

POR DENTRO DA ESTAÇÃO MÓDULOS RUSSOS MÓDULO CANADENSEPonto de acoplagemPonto de carga e acoplagemMódulo de controle ZaryaLaboratórioMódulo de serviço ZvezdaPonto de acoplagem Pirs

Serviço mobile CanadarCanadarm-2

A estação espacial tem o

mesmo tamanho de um campo de

futebol!!!

local para dormir

mesa de refeições

janelas

painel de controle e monitores

esteira para se exercitar

detector de fumaça

banheiroponto de acoplagem

SOL

Esta é a órbita do ISS ao redor da Terra. Ele fica a uma distância de 360 km da superfície. Viaja a uma velocidade de 28 mil km por hora, completando 15.7 voltas ao redor do planeta por dia

Também conhecida como ISS, a estação tem tamanho equivalente a um campo de futebol e custou US$ 60 bilhões para ser construída. A previsão é de que ela funcione até o ano de 2028.

1 7

2

3

Ponto de acoplagemPonto de carga e acoplagemMódulo de controle ZaryaLaboratórioMódulo de serviço ZvezdaPonto de acoplagem Pirs

Laboratório Colombus

Módulo de pesquisa KiboPlataforma de pesquisa Kibo

MÓDULOS AMERICANOS

MÓDULO EUROPEU

MÓDULOS JAPONESES

8

9

10

11

12

13

14

15

16

4

5

6

1

2

3

45

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

Veja ao lado o módulo por dentro

Módulo de serviço ZvezdaEsse módulo foi a primeira contribuição da Rússia para a estação espacial. É um módulo-casa que abriga 6 tripulantes

5

Page 7: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

Aladdin, da Disney, acabou de estrear no Brasil. O filme conta a história de um jovem humilde, o Aladdin, e de uma princesa corajo-sa e muito determinada, a Jasmine. O gênio também tem participação muito importante, podendo ser a solução para os problemas dos dois. A história é baseada em um conto de um livro antigo chamado Mil e uma Noites.

As roupas usadas pelos personagens dos filmes são lindas, não acha? Quem as criou conta que se baseou em roupas usadas pelos árabes de anti-gamente. Algumas roupas também são parecidas com as usadas pelos povos do continente africano, da Turquia e do Paquistão.

12 junho/2019 13junho/2019

CURIOSIDADES

Já o nome da atriz que faz a Jasmine é Naomi Scott. Ela nasceu na Inglaterra, mas seus antepassados são da Índia.

A maior parte do filme foi gravada em estúdios localizados em Londres, capital da Inglaterra. Já algumas cenas que se passam fora do palácio foram filmadas no deserto da Jordânia.

Aladdin se passa em uma cidade fictícia chamada Agrabah, localizada em algum lugar do Oriente Médio. Você sabe onde fica a regiãodo Oriente Médio no mapa?

O vilão Jafar é interpre-tado pelo ator Marwan Kenzari. Seus familiares são da Tunísia e da Alemanha.

E origem étnica, você sabe o que é? Ela dá uma ideia de onde você veio, dos seus antepassados, como seus país, avós, bisavós etc. Por exemplo, os bra-sileiros têm diferen-tes origens étnicas, como indígenas e europeus. Já o ator Mena Massoud, que faz o Aladdin, nasceu na cidade do Cairo, no Egito, e foi criado no Canadá.

MIL E UMA VIAGENS COM

Pegamos carona no novo filme da Disney para contar algumas curiosidades sobre elenco e personagenspor Maria Clara Cabral

“A Jasmine sempre foi minha princesa favorita! Estava ansiosa pelo filme. Achei ele muito bom, gostei muito das roupas! Só achei que o Aladdin fosse mais bonito.”

Ana Paula Fonseca, 11 anos

Page 8: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

FOI DADA A LARGADA À MARATONA FUTEBOLÍSTICAOs próximos dias serão muito animados para quem gosta de futebol. Os times feminino e masculino participam de competições internacionais importan-tes. A Qualé reuniu curiosidades bem bacanas para você acompanhar, se divertir e torcer muito. Nossas meninas já estrearam com vitória: 3 X 0 contra a Jamaica.

POR QUE O PUM FEDE?Você está lá, conversando com os amigos, e vem aquela vonta-de. Aí você pensa: ah, tudo bem,

ninguém vai sentir. Aos poucos, o cheiro vai subindo, subindo, até que os amigos começam a gritar e a tapar o nariz. E você se pergunta: por que esse pum fedeu tanto se ontem soltei um tão cheiroso? Ok, cheiroso é exagero, mas quase não tinha cheiro!Antes de falar sobre fedor, é preciso explicar o pum. Quando a gente come alguma coisa, acabamos en-golindo muito ar também, e esse ar costuma sair do corpo de duas formas diferentes: por meio do arroto e do pum. No caso do pum, quem produz esse cheiro são as bactérias que vivem no nosso intestino. Essas bactérias produzem gases com cheiros dife-rentes (ou seja, mais ou menos fedidos) dependendo do alimento que você comeu. Algumas pessoas sol-tam puns tão fedorentos que pensam até que come-ram algo estragado. Mas é justamente o contrário! Alimentos saudáveis como feijão e brócolis, por serem ricos em fibras, costumam resultar em um

cheiro mais desagra-dável. Ovos e cebola também. Ou seja, se você comeu algum desses alimentos no almoço, melhor guardar o pum para o banheiro. Os amigos vão agradecer!

n COMPETIÇÃO: Copa do Mundon LOCAL: Françan ÚLTIMO CAMPEÃO: Estados Unidosn MAIOR VENCEDOR: Estados Unidos (3)n MELHOR COLOCAÇÃO DO BRASIL: Chegou à final uma vez, em 2007 - quando perdeu para Alemanha.n QUANTOS TIMES PARTICIPAM: 24 equipes n CURIOSIDADE: Marta, a nossa capitã e camisa 10, já foi premiada com o título de melhor jogadora do mundo seis vezes, um recorde mundial, e é também a maior artilhei-ra da história das copas, com 15 gols.

n COMPETIÇÃO: Copa América n LOCAL: Brasil – 5 cidades-sede: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo n ÚLTIMO CAMPEÃO: Chilen MAIS TÍTULOS: Uruguai (15)n MELHOR COLOCAÇÃO DO BRASIL: 8 vezes campeão n QUANTOS TIMES PARTICIPAM: 12 seleções. Além das equipes sul-americanas, Japão e Catar vão brigar pelo título como convidados. n CURIOSIDADE: Toda a renda da água mineral vendida no evento será doada para que três mil pessoas de comunidades rurais no semiárido brasileiro possam ter acesso à água potável.

E L E S

XE L A S

Marta

ESPORTE

Daniel Alves

sua pergunta

IGUALDADE NOS CAMPOSPor causa da Copa América, o campeonato brasilei-ro de futebol (o famoso Brasileirão) terá de fazer um pequeno intervalo nos jogos. A disputa, porém, volta com tudo em julho e vai até dezembro, quando acontece a grande final. O campeonato brasileiro masculino ain-da é mais popular, mas o feminino tem crescido bastante. Uma lei aprovada recentemente no País obriga todos os clubes da série A (primeira divisão) a manter um time feminino – tanto no profissional como na base, composta por atletas mais novas.Alguns times, como Santos, São Paulo, Grê-mio, Vasco e Corinthians, já contam com times de mulheres. Mas outros, como Botafogo, Fluminense e Palmeiras, terão de montar suas equipes femini-nas ainda este ano.

você sabia?

Os unicórnios são seres mitológicos que existem há

milhares de anos. Eles se tornaram moda em 2018.

Será que pum de unicórnio

fede também?

Page 9: PARA CRIANÇAS QUE QUEREM SABER DE TUDO FÉRIAS NO …

Eba, as férias estão chegando. Por isso, o Qualé separou algumas atrações bem legais para você aprender se divertindo. Há opções para todos os gostos: para os musicais, aventureiros, espor-tistas, culturais e cientistas. Escolha o seu programa e vamos nessa.

Tarsila do Amaral no MASPTarsila do Amaral foi uma das principais artistas do Brasil e referência no mundo todo. Com 92 obras, o MASP receberá a maior exposição já dedicada à artista, chamada Tarsila Popular. No século XX, Tarsila do Amaral criou obras que se tornaram símbolos do modernismo brasileiro, como Abaporu, Workers e A Negra. A exposição estreou em abril e é um sucesso de público. O MASP fica na Avenida Paulista e abre de terça a domingo a partir das 10h.

ÁLBUM DE FIGURINHAS GIGANTE E PEBOLIM PARA CELEBRAR MULHERES NO ESPORTEO Museu do Futebol recebe, até o dia 20 de outubro, a exposição “Contra Ataque, as mulheres no futebol”. A mostra conta a trajetória das mulheres no esporte, com fotos, vídeos e atividades lúdicas, como um pebolim feminino e um álbum de figurinhas gigante. Os visitantes também poderão ver objetos pessoais bem bacanas de diversas atletas. O museu fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h.

FÉRIAS NO CIRCOSe você adora atividades de circo, a ponto de querer aprender tudo aquilo, essa opção é para você. Na escola Trapézio Voador haverá um curso específico para criançasde 4 a 7 anos e outro para os de8 a 11. No primeiro, as crianças participam de brincadeiras para entrar no mundo circense, trabalhando, entre outros, habilidades de equilíbrio, força e flexibilidade. Para os grandinhos, a escola oferece a Iniciação ao Circo, ensinando modalidades circenses como acrobacias de solo, trampolim e acrobacias aéreas.

EXPERIMENTOS DO MUSEU CATAVENTO NO SHOPPING Já imaginou você mesmo gerar energia pedalando uma bike? Pois isso é possível! Essa é uma das experiências do Museu Catavento, que é um sucesso entre a criançada. E alguns desses experimentos poderão ser feitos, em julho, no Shopping

Vila Olímpia. Para despertar a curiosidade, muita interação envolvendo química, física, biologia e astronomia. A exposição funciona de domingo a sexta, das 13 às 20h30 e aos sábados e feriados das 10h às 20h30.

AGORA É A VEZ DE MÚSICAUm festival de rock no shopping para a criançada curtir com os pais. Em parceria com a School of Rock, o Morumbi Shopping oferece diversas experiências em um espaço completo sobre o estilo musical. Haverá oficinas para a construção de guitarras de papel, além da presença de professores de músicas. O evento acontece todos os dias de julho, das 12h às 19h30.

a boa