para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 do policiamento...

29
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR DO PARÁ AJUDÂNCIA GERAL BOLETIM GERAL Nº 009 14 DE JANEIRO DE 2015 Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte: I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS) SERVIÇO PARA O DIA 15 DE JANEIRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA) Superior de Dia à PM MAJ QOPM HENRIQUE APM Oficial de Dia ao CG TEN QOPM ASSUNÇÃO CG Oficial Coordenador ao CIOP - 1º Turno CAP QOPM JARBAS CPRM Oficial Coordenador ao CIOP - 2º Turno CAP QOPM GLAUDSON DEI Oficial de Dia ao CIPAS PM TEN CEL QCOPM CAROL CIPAS Veterinário de Dia à PM TEN QOSPM ALEXANDRE CORRÊA CMV Dentista de Dia à PM TEN QOSPM CLYVIA ODC II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO) DIRETRIZ GERAL / APROVAÇÃO O Exmº Sr. CEL QOPM ROBERTO LUIZ DE FREITAS CAMPOS, Comandante Geral da PMPA, no uso de suas atribuições legais, aprovou a DIRETRIZ GERAL para as GRANDES OPERAÇÕES POLICIAIS DE 2015, e dá outras providências. 1. FINALIDADE A presente Diretriz tem por finalidade a orientação aos devidos órgãos e integrantes da corporação acerca dos princípios que deverão nortear os planejamentos tático e operacional a serem instituídos em decorrência da necessidade do emprego do policiamento de maneira adequada e conveniente em grandes operações policiais militares do ano de 2015 em todo o Estado do Pará, instruindo ainda a sua execução geral e a coordenação das ações setorizadas e integradas com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. 2. MISSÃO Promover a segurança pública em todo o Estado do Pará através do Policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, garantindo a incolumidade das pessoas e do patrimônio público e privado nos grandes eventos de 2015. PMPA/AJG Pág. 1

Upload: vuongnguyet

Post on 15-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁSECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

E DEFESA SOCIALPOLÍCIA MILITAR DO PARÁ

AJUDÂNCIA GERAL

BOLETIM GERAL Nº 00914 DE JANEIRO DE 2015

Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, publico o seguinte:

I PARTE (SERVIÇOS DIÁRIOS)SERVIÇO PARA O DIA 15 DE JANEIRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA)

Superior de Dia à PM MAJ QOPM HENRIQUE APMOficial de Dia ao CG TEN QOPM ASSUNÇÃO CGOficial Coordenador ao CIOP - 1º Turno CAP QOPM JARBAS CPRMOficial Coordenador ao CIOP - 2º Turno CAP QOPM GLAUDSON DEIOficial de Dia ao CIPAS PM TEN CEL QCOPM CAROL CIPASVeterinário de Dia à PM TEN QOSPM ALEXANDRE CORRÊA CMVDentista de Dia à PM TEN QOSPM CLYVIA ODC

II PARTE (ENSINO E INSTRUÇÃO)

● DIRETRIZ GERAL / APROVAÇÃOO Exmº Sr. CEL QOPM ROBERTO LUIZ DE FREITAS CAMPOS, Comandante

Geral da PMPA, no uso de suas atribuições legais, aprovou a DIRETRIZ GERAL para as GRANDES OPERAÇÕES POLICIAIS DE 2015, e dá outras providências.

1. FINALIDADEA presente Diretriz tem por finalidade a orientação aos devidos órgãos e integrantes

da corporação acerca dos princípios que deverão nortear os planejamentos tático e operacional a serem instituídos em decorrência da necessidade do emprego do policiamento de maneira adequada e conveniente em grandes operações policiais militares do ano de 2015 em todo o Estado do Pará, instruindo ainda a sua execução geral e a coordenação das ações setorizadas e integradas com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública.

2. MISSÃOPromover a segurança pública em todo o Estado do Pará através do Policiamento

ostensivo, preventivo e repressivo, garantindo a incolumidade das pessoas e do patrimônio público e privado nos grandes eventos de 2015.

PMPA/AJG Pág. 1

Page 2: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

3. DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO3.1 CONCEITOS E GENERALIDADESFica definido por grande operação, as ações da PMPA que seguem um cronograma

consuetudinário (anual) de eventos e que envolva de maneira desconcentrada todos os comandos intermediários da PMPA, em maior ou menor representação policial, aferindo-se a necessidade de emprego de recursos humanos e logísticos. Assim sendo, para o ano de 2015 prevemos a realização de 05 grandes operações, quais sejam: “Operação Carnaval”, “Operação Semana Santa”, “Operação Corpus Christi”, “Operação Veraneio” e “Operação Final de Ano”.

O planejamento para as operações deve seguir os princípios da Administração Pública, destaca-se o da eficiência, focando na obtenção de resultados e no uso de menos recursos com maior eficácia, parametrizando noções de proatividade para o levantamento de necessidades administrativas e operacionais dos órgãos intermediários e estabelecendo prazos a serem cumpridos pelos órgãos subordinados.

As fases de planejamento devem estar bem definidas e alinhadas com o fito de agilizar o deferimento de solicitações e evitar a ocorrências de imprevistos que venham a comprometer o bom desenvolvimento do serviço, sendo que tais observações devem ser feitas oportunamente pelos comandos intermediários que seguem um padrão geográfico de desconcentração.

3.2 ALINHAMENTO DO CRONOGRAMA DE AÇÕES E ROTINAS ADMINISTRATIVAS

Para as grandes operações do ano de 2015, ficam estabelecidos os indicadores a serem especificados em documento destinado ao planejamento e providências dos órgãos onde tramitam processos para a consecução das operações da PMPA:

I - Evento: Este indicador implica na especificação da grande operação que a PMPA realizará.

II - Período ou Data: Determina os dias de transcurso do evento, considerando a execução do policiamento.

III - Diretrizes: O Comando da Polícia Militar do Pará poderá publicar oportunamente e a qualquer tempo, diretrizes específicas que aprimorem as condições de planejamento, que deverão ser seguidas por toda a Instituição com o fim de orientar, executar, controlar, supervisionar e avaliar as grandes operações, sendo tal documento destinado a todos os órgãos da PMPA.

IV – Expedição do Plano de Operação da OPM para o Evento: No intuito de antecipar necessidades e demandas a serem administradas na operação, cada OPM deverá expedir o competente PLANO DE OPERAÇÃO, a fim de demonstrar a intenção primária a executar no decorrer do evento, com o levantamento de necessidades de pessoal e de logística, consignados em formulário padrão. Esta ação também servirá de norte para que o Departamento Geral de Administração possa compreender a real necessidade dos COINT's e suas OPM's e assim deferir ou indeferir os pleitos, realizando maiores consultas e

PMPA/AJG Pág. 2

Page 3: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

adequações ao planejamento definitivo da operação. O órgão de execução encaminha o Plano de Operação ao DGO, através do seu respectivo COINT. O prazo para chegada ao DGO é de 50 dias antes do início da operação.

V – Deferimento das solicitações: Após recebimento dos Planos de Operação das OPM's o DGO apreciará os documentos e após os devidos estudos, irá deliberar acerca das solicitações, informando a cada um o deferimento através dos meios cabíveis. O prazo para o deferimento e a sua informação ao COINT é de 30 dias antes do início da operação.

VI – Período de argumentações: Em um período de 05 (cinco) dias após a informação, o COINT interessado poderá contestar os deferimentos, reforçando o pleito de suas OPM's e contra-argumentando as concessões do DGO com os devidos fundamentos fáticos, demográficos, e estatísticos.

VII – Ordem de Serviço do DGO pronta: Após a O.S. pronta a mesma seguirá para publicação. Após este ato não serão mais aceitas solicitações diversas para emendas ou modificações ao texto e dados definitivos. Caso ocorra necessidade de mudanças, estas deverão ser realizadas via documentos aditivos. Esta Ordem de Serviço é destinada a toda a PMPA e deve ser publicada até 25 dias antes do início da operação.

VIII – Expedição e envio das Ordens de Serviço Operacional das OPM's: Após a publicação da Ordem de Serviço da Operação pelo DGO, e utilizando-se este documento como referência, cada COINT reunir-se-á com seus órgãos subordinados para a elaboração

PMPA/AJG Pág. 3

Page 4: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

e envio das Ordens de Serviço Operacionais da OPM's, contendo todos os pormenores da operação em suas devidas circunscrições, demonstrando o emprego dos recursos materiais e humanos na operação. Após pronto enviarão o documento para o DGO para fins de aprovação e publicação da resenha do documento com a devida aprovação.

IX - Remessa de Relatório: Os Comandos Intermediários deverão remeter ao Centro de Inteligência da PMPA, para tabulação de dados, de acordo com orientações daquele Centro, o relatório de ocorrências e observações realizadas em todo o COINT, para fins de produção do RELATÓRIO FINAL da operação.

4. DOS INSTRUMENTOS GERAIS E PROCESSOS DISPONÍVEIS PARA EXECUÇÃO

4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal o emprego do

policiamento preventivo tanto no teatro de operações quanto no seu entorno, se estendendo a todos os municípios do Estado do Pará. Devendo assim realizar, preponderantemente, ações preventivas de segurança que considerem desde o fluxo de acesso aos locais, até a dispersão e retorno das pessoas.

Será observada ainda nos planejamentos a potencialização da atuação integrada com outros órgãos públicos e segmentos sociais, devendo haver reuniões locais (nos municípios) para planejamento em conjunto, com divisões de tarefas e otimização de esforços.

4.2 DO POLICIAMENTO ESPECIAL E ESPECIALIZADOO policiamento especial desenvolvido pela tropa do CME poderá ser realizado em

todo o território estadual no combate às eventualidades extraordinárias, e ainda no sentido de reforçar o policiamento ostensivo preventivo. Assim como, a tropa do CPE poderá ser empregada no contingente de reforço das diversas OPM's no âmbito as PMPA, atentando prioritariamente em conjunto com o CME, para o reforço policial das casas penais estaduais. Além das cadeias públicas existentes.

PMPA/AJG Pág. 4

Comando de

Policiamento Regional

Page 5: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

4.3 DO POLICIAMENTO RODOVIÁRIOOs policiais militares e agentes de trânsito atuarão nas adjacências do evento a fim

de coibir infrações de trânsito, além de outros delitos, bem como garantir a livre circulação de pessoas, proporcionando segurança e tranquilidade aos cidadãos.

4.4 DO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIAOs agentes do Centro de Inteligência em ligação com os agentes dos demais órgãos

policiais ou não, desenvolverão serviços de coletas de dados, informações e contra informações ligados tanto a movimentos sociais, como criminais, objetivando subsidiar os comandos, a fim de preveni-los para quaisquer eventualidades desta natureza.

4.5 DO SERVIÇO INTEGRADO COM OUTRAS INSTITUIÇÕESO serviço policial militar através de seu policiamento, planejamento ou inteligência,

poderá ser integrado com Órgãos do poder Municipal, Estadual e Federal, de acordo com o foco de cada operação. Nesse caso, é imprescindível que seja indicado em comum acordo entre os órgãos um coordenador geral que ficará responsável por confeccionar e inserir em relatório: o balanço numérico da operação, os pontos positivos e negativos, e avaliação geral com sugestões para as próximas operações.

4.6 ARMAMENTO E EQUIPAMENTOO armamento e equipamento serão definidos no todo pelo Departamento Geral de

Operações, considerando a necessidade do emprego dos meios letais e menos letais para o controle social e preservação da ordem pública.

O DGO deverá também realizar a previsão da doutrina do “uso diferenciado da força”, devendo prever a dotação obrigatória do agente de segurança em serviço com meios menos letais a serem empregados antes mesmo (se for o caso) dos meios letais disponíveis.

4.7 DO REFORÇO POLICIAL4.7.1 Do reforço através da intensificação do serviçoAs Unidade Operacionais deverão através de estatísticas criminais, dados da

inteligência e informação da comunidade e dos órgãos públicos, intensificar o policiamento, lançando mão de pessoal da atividade-meio, bem como com o remanejamento de policiais e/ou viaturas de outras áreas ou postos de serviço dentro de uma mesma circunscrição, sem que para isso gere jornadas extraordinárias ou diárias.

4.7.2 Do reforço através da aquisição da folga do policial militarAs Unidades Operacionais poderão solicitar jornadas extraordinárias para o período

da operação, a fim de lançar aquele policial de folga no reforço do policiamento ordinário para a grande operação, devendo informar a quem de direito, a sua forma de emprego.

4.7.3 Do reforço através de contingente policial de outras OPM'SAs Unidades Operacionais poderão solicitar reforço policial externo através da

mobilização de contingente através da concessão de diárias para o período da operação,

PMPA/AJG Pág. 5

Page 6: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

devendo informar no seu planejamento, como o reforço será empregado. Este contingente não é destinado a realizar o policiamento ordinário cotidiano da OPM reforçada, mas sim atuar diretamente nos efeitos ocasionados pela dinâmica social do evento ao qual a grande operação se destina.

IMPORTANTE: O DGO deverá estabelecer o prazo final de remessa das listas de PM's que serão mobilizados para reforço. Além de encaminhar a lista final, não apenas ao DGA/DF para pagamento de diárias, mas também para o EMG, para fins de pesquisa qualitativa, sobre melhorias futuras deste emprego.

5. DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS AOS ÓRGÃOS DE NÍVEL ESTRATÉGICO:5.1 AO DEPARTAMENTO GERAL DE OPERAÇÕES:a) Realizar com apoio dos comandos intermediários, o planejamento Tático para

emprego da PMPA na atividade fim, além de controlar, coordenar e fiscalizar as ações operacionais em suas respectivas circunscrições, sendo responsável pelo comando da missão estabelecida referente às ações ostensivas preventivas e repressivas implementadas pelas Unidades subordinadas, com fundamento na presente Diretriz;

b) Definir as missões e responsabilidades de seus órgãos subordinados no que se refere ao planejamento e execução das grandes operações, além das já previstas.

c) Relatar ao Estado Maior Geral o resultado, na sua visão operacional, da operação com relação ao planejamento em todos os níveis, propondo a sua manutenção ou mudanças para os eventos do ano subsequente.

5.2 AO DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO:a) Dirimir junto às devidas Diretorias providências no sentido de analisar e deferir as

solicitações de necessidades logísticas encaminhadas pelo DGO para as grandes operações a serem realizadas no ano de 2015, notoriamente nos seguintes quesitos: jornadas extraordinárias, transporte, rádio-comunicadores, combustível, viaturas extras, capas de chuva, armamento e equipamento, e outros, de acordo com a situação e dotação orçamentária;

b) Definir as missões e responsabilidades de seus órgãos subordinados no que se refere ao planejamento e execução das grandes operações, além das já previstas.

c) Relatar ao Estado Maior Geral o resultado, na sua visão administrativa, da operação com relação ao planejamento em todos os níveis, propondo a sua continuidade, viabilidade e/ou alterações para exercícios futuros.

5.3 AO CENTRO DE INTELIGÊNCIA:a) Prestar o devido apoio ao EMG, DGO, COINT'S e suas OPM'S no que tange as

informações que afetem diretamente a Segurança Pública em todo o Estado do Pará, e que sejam importantes para todos os níveis de planejamento para a grande operação, além de sua execução e para a apresentação do relatório final.

PMPA/AJG Pág. 6

Page 7: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

b) Definir junto ao Departamento Geral de Operações a necessidade, a possibilidade e o emprego do serviço policial velado no decorrer das grandes operações.

5.4 À CORREGEDORIA GERAL DA PMPA:Acompanhar a execução das grandes operações, atentando para atos de servidores

da PMPA atentatórios à disciplina, cometimento de crimes e contravenções, tomando as devidas providências que os casos requerem.

6. DOS CASOS NÃO PREVISTOSOs casos extraordinários que surjam e não tenham sido previstos na presente

Diretriz Geral serão matéria de Diretriz Específica, ou ainda de expediente do Departamento Geral de Operações, sendo apreciados e deliberados por quem de direito, no que exceder sua competência, serão encaminhados ao Exmº Sr. CEL QOPM Comandante Geral da PMPA, para a devida solução.

Quartel em Belém-PA, 09 de janeiro de 2015.LÁZARO SARAIVA DE BRITO JÚNIOR– CEL QOPM

CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL DA PMPA

III PARTE (ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS)1 - ASSUNTOS GERAIS

A) ALTERAÇÕES DE OFICIAIS

● FÉRIAS / CONCESSÃOO TEN CEL QOPM RG 16198 MARCELO CHUVA SIMONETTI, Comandante do 20º

BPM (Belém), no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que foi concedido ao 1º TEN QOPM RG 35481 CEZAR RODRIGUES MONTEIRO JÚNIOR, daquela OPM, o gozo de 30 (trinta) dias de férias regulamentar, referente ao ano 2014, exercício 2015, no período de 07 JAN a 05 FEV 2015, devendo se apresentar por conclusão no dia 06 FEV 2015, pronto para o expediente e serviço (Mem. nº 004/2015 – 20º BPM).

O TEN CEL QOPM RG 20130 RENATO DUMONT VIÉGAS LEAL, Comandante do 10º BPM (Icoaraci), no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que foi concedido ao CAP QOPM RG 27330 JONILDO DE CASTRO TEIXEIRA, daquela OPM, o gozo de 30 (trinta) dias de férias regulamentar, referente ao ano 2014, exercício 2015, no período de 12 JAN a 10 FEV 2015, devendo se apresentar por conclusão no dia 11 FEV 2015, pronto para o expediente e serviço (Mem. nº 004/2015 – 20º BPM).

PMPA/AJG Pág. 7

Page 8: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

O CEL QOPM RG 18044 JOSÉ DILSON MELO DE SOUZA JÚNIOR, Comandante do CPC (Belém), no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que:

a) Foi concedido ao TEN CEL QOPM RG 20130 RENATO DUMONT VIÉGAS LEAL, Comandante do 10º BPM (Icoaraci), o gozo de 12 (doze) dias de férias regulamentar, referente ao ano 2014, exercício 2015, no período de 15 a 26 JAN 2015, devendo gozar os 18 (dezeoito) dias restantes no mês de dezembro/2015 (Of. nº 025/2015 – CPC);

b) Foi concedido a MAJ QOPM RG 16601 DIAMANTINA PASTANA DO NASCIMENTO, do CPC, o gozo de 30 (trinta) dias de férias regulamentar, referente ao ano 2014, exercício 2015, no período de 09 JAN a 07 FEV 2015, devendo se apresentar por conclusão no dia 08 FEV 2015, pronta para o expediente e serviço (Of. nº 029/2015 – CPC).

● DISPENSA MÉDICA / CONCESSÃO A TEN CEL QCOPM RG 22674 JESIANE CALDERARO COSTA VALE, Chefa do

Centro Integrado de Psicologia e Assistencial Social da PMPA, no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que foi concedido a 2º TEN QCOPM RG 39739 RENATA CARDOSO FOLHA, do CIPAS, 02 (dois) dias de afastamento total do serviço policial militar, a contar de 06 JAN 2015, conforme atestado médico apresentado naquela Chefia (Mem. Nº 014/2015 – CIPAS).

● INFORMAÇÃOO CEL QOSPM ORLANDO JOSÉ ALVES MELO, Diretor do Corpo Militar de Saúde

da PMPA, no uso de suas atribuições legais, informa os exames que se encontram disponíveis pelo Laboratório de Análise e Diagnoses (LAD):

- Hemograma; VHS; Urina (EAS); Feses (Parasitologia); Micológico direto; Baciloscopia de linfa e de escarro; Bacterioscopia de secreção vaginal e uretral; Exame a fresco; Teste Estrepiolisina “o” (ASO); Fator Rematóide (Latex); Teste Beta HCG; Teste não treponêmicos (VDRL) e Tipagem Sanguínea (Of. Nº 005/2015 - CMS).

B) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS ESPECIAIS

● SEM REGISTRO

C) ALTERAÇÕES DE PRAÇAS

● FÉRIAS / CONCESSÃOO TEN CEL QOPM RG 15041 JOSÉ MAURO CAVALCANTE, Fiscal Administrativo

da PMPA, no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que foi concedido ao CB PM RG 13047 HÉLIO NASCIMENTO DE SOUZA, daquela Chefia, o gozo de 30 (trinta)

PMPA/AJG Pág. 8

Page 9: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

dias de férias regulamentar, referente ao ano 2014, exercício 2015, no período de 12 JAN a 10 FEV 2015, devendo se apresentar por conclusão no dia 11 FEV 2015, pronto para o expediente e serviço (Parte s/nº/2015 – FISCAL ADM).

● DISPENSA MÉDICA / CONCESSÃOA TEN CEL QCOPM RG 22674 JESIANE CALDERARO COSTA VALE, Chefa do

Centro Integrado de Psicologia e Assistencial Social da PMPA, no uso de suas atribuições legais, informou a este Comando, que:

a) Foi concedido a CB PM RG 25780 SÍLVIA MARIA COUTO DA PAIXÃO, do CIPAS, 01 (um) dia de afastamento total do serviço policial militar, no dia 02 JAN 2015, conforme atestado médico apresentado naquela Chefia (Mem. Nº 005/2015 – CIPAS);

b) Foi concedido a CB PM RG 25780 SÍLVIA MARIA COUTO DA PAIXÃO, do CIPAS, 27 (vinte e sete) dias de afastamento total do serviço policial militar, a contar do dia 06 JAN 2015, conforme atestado médico apresentado naquela Chefia (Mem. Nº 017/2015 – CIPAS);

D) ALTERAÇÕES DE INATIVOS

● SEM REGISTRO

2 - ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

● GABINETE DO GOVERNADORDECRETOO GOVERNADOR DO ESTADO EM EXERCÍCIO,RESOLVE:AUTORIZAR o CEL QOPM DANIEL BORGES MENDES, Comandante Geral da

Polícia Militar do Pará, a se ausentar de suas funções, no período de 1º a 17 de dezembro de 2014, em gozo de férias regulamentares, devendo responder pela Corporação, CEL PM HILTON CELSON BENIGNO DE SOUZA, Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará.

PALÁCIO DO GOVERNO, 13 DE JANEIRO DE 2015.JOSÉ DA CRUZ MARINHO

Governador do Estado em exercício(Transc. Diário Oficial Nº 32.807, de 14/01/2015).

PMPA/AJG Pág. 9

Page 10: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

DECRETOO GOVERNADOR DO ESTADO EM EXERCÍCIO,RESOLVE:Autorizar o MAJ QOPM RG 26289 FÁBIO DE NAZARETH GOMES, a viajar para a

cidade de Roma-Itália, no período de 16 a 30 de setembro de 2014, sem ônus para o Estado, em gozo de férias regulamentares.

PALÁCIO DO GOVERNO, 13 DE JANEIRO DE 2015.JOSÉ DA CRUZ MARINHO

Governador do Estado em exercício(Transc. Diário Oficial Nº 32.807, de 14/01/2015).

DECRETO DE 13 DE JANEIRO DE 2015O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ EM EXERCÍCIO, usando das atribuições

que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos X e XX, da Constituição Estadual, combinado aos arts. 128 e 129, inciso I, alínea “a”, da Lei Estadual nº. 6.833, de 13 de fevereiro de 2006, e

Considerando os elementos informativos colacionados no Inquérito Policial Militar instaurado pela Portaria nº 001/2011/IPM-CorCPR VII e nas provas produzidas sob o crivo do contraditório por meio do Processo Administrativo Disciplinar Simplificado de Portaria nº 007/2013/PADS-CorCME, os quais trazem a lume fato de natureza GRAVE atribuível ao MAJ QOPM RG 26317 JOAQUIM MORAES DE LIMA JÚNIOR, que, em tese, conduzem ao entendimento de que o referido Oficial tenha procedido incorretamente no desempenho do cargo, violando o sentimento do dever no exercício de função ou de serviço policial-militar, a honra pessoal, o pundonor policial-militar e o decoro da classe, tendo em vista que o aludido Oficial Justificante, em tese, no dia 3 de fevereiro de 2011, por volta de 7h45’, no horário de expediente, na condição de Chefe da 1ª Seção do 11º BPM, teria praticado ato libidinoso contra a 3º SGT PM RG 24650 EDILENE SOCORRO TAVARES DE LIMA, a qual fazia parte da mesma 1ª Seção da qual o Oficial Justificante era o Chefe;

Considerando que os autos do PADS se refere ao fato de que a Ofendida já vinha sendo vítima de assédio sexual e chegou a ser atendida por uma psicóloga da Corporação, ocasião em que prestou depoimento como testemunha no PADS e teria asseverado que dita militar foi vítima de intenso sofrimento psíquico manifestado por meio de depressão;

Considerando todo o exposto, a narrativa fática conduz ao entendimento segundo o qual teoricamente o MAJ QOPM RG 26317 JOAQUIM MORAES DE LIMA JÚNIOR, no horário de expediente, no interior do 11º BPM, lugar sujeito a Administração Militar, valendo-se de sua condição de superior hierárquico, teria o propósito de praticar ato libidinoso contra a 3º SGT PM RG 24650 EDILENE SOCORRO TAVARES DE LIMA, a qual fazia parte da mesma 1ª Seção da qual o Oficial Justificante era Chefe, portanto sua subordinada direta, restando, pois, em tese, violados pelo Oficial Justificante os incisos III, IV, VII, IX, XI, XVIII, XXIII, XXVII, XXXIII, XXXIV, XXXV, XXXVI e XXXVIII do art. 18, c/c os incisos LIX, CIV, CXV, CXVI, CXXIV do art. 37, e seu § 1º, todos da Lei nº. 6.833/06 (Código de Ética e Disciplina da

PMPA/AJG Pág. 10

Page 11: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

PMPA), bem como ao que estabelece o § 2º do art. 37 do mesmo diploma disciplinar no tocante ao art. 235 (Pederastia ou outro ato de Libidinagem) do Código Penal Militar, configurando, pois, em tese, transgressão de natureza GRAVE, podendo ensejar ao citado Oficial a punição disciplinar Demissão;

Considerando o Despacho Analítico nº 1041/2014 da Consultoria Geral do Estado,DECRETA:Art. 1º Ficam nomeados, nos termos do que preceituam os arts. 129 e 131 da Lei

Estadual nº. 6.833, de 13 de fevereiro de 2006, para compor o Conselho de Justificação destinado a apurar as supostas faltas funcionais do Justificante MAJ QOPM RG 26317 JOAQUIM MORAES DE LIMA JÚNIOR, os oficiais militares a seguir relacionados:

TEN CEL QOPM JANDERSON MONTEIRO RODRIGUES VIANA, do CPE – Presidente;TEN CEL QOPM OTÁVIO ROBERTO PAMPLONA SEABRA, do CPRM – Interrogante e Relator;TEN CEL QOPM REGINA CÉLIA DA SILVA FERREIRA, do CG – Escrivã.Art. 2º Fica afastado o Oficial Justificante MAJ QOPM RG 26317 JOAQUIM

MORAES DE LIMA JÚNIOR das suas funções, passando à disposição do Conselho de Justificação, nos termos do art. 130 da Lei nº. 6.833, de 13 de fevereiro de 2006.

Art. 3º O prazo para conclusão do presente procedimento é de 30 (trinta) dias, contados da publicação deste Decreto, nos termos do art. 133, combinado ao art. 123 da Lei nº. 6.833, de 13 de fevereiro de 2006.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.JOSÉ DA CRUZ MARINHO

Governador do Estado em exercício(Transc. Diário Oficial Nº 32.807, de 14/01/2015).

● ATO DO COMANDANTE GERALPORTARIA Nº 027/2015 – DP/1:O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no exercício de atribuições previstas

no artigo 8º, inciso V, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006 e no artigo 12, alínea “b”, item 1, do Decreto Estadual nº 2.400/1982,

RESOLVE:Art. 1º EXONERAR o CEL QOPM RG 16216 DILSON BARBOSA SOARES

JÚNIOR, da função de Comandante do Comando de Policiamento Regional XII / CPR XII (Breves).

Art. 2º TRANSFERIR o CEL QOPM RG 16216 DILSON BARBOSA SOARES JÚNIOR, por necessidade do serviço, do Comando de Policiamento Regional XII / CPR XII (Breves) para a Diretoria de Pessoal da PMPA (Belém).

Art. 3º NOMEAR o CEL QOPM RG 16216 DILSON BARBOSA SOARES JÚNIOR, para exercer a função de Diretor de Pessoal da PMPA (Belém).

PMPA/AJG Pág. 11

Page 12: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

Art. 4º Esta portaria entra em vigor a contar do dia 01 de fevereiro de 2015, revogando-se as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.Quartel em Belém-PA, 12 de janeiro de 2015.

ROBERTO LUIZ DE FREITAS CAMPOS - CEL PM RG 8065COMANDANTE GERAL DA PMPA

(OBS: Republicada, por haver saído com incorreção no BG Nº 008/2015)

PORTARIA Nº 037/2015 – DP/1:O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no exercício de atribuições previstas

no artigo 8º, inciso V, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006 e no artigo 12, alínea “b”, item 1, do Decreto Estadual nº 2.400/1982,

RESOLVE:Art. 1º EXONERAR o TEN CEL QOPM RG 16243 MAURO ALVES PINHEIRO, da

função de Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (Belém).Art. 2º TRANSFERIR o TEN CEL QOPM RG 16243 MAURO ALVES PINHEIRO,

por necessidade do serviço, do Batalhão de Polícia Ambiental (Belém) para o Comando de Policiamento Regional XII / CPR XII (Breves).

Art. 3º NOMEAR o TEN CEL QOPM RG 16243 MAURO ALVES PINHEIRO, para exercer a função de Comandante do Comando de Policiamento Regional XII / CPR XII (Breves).

Art. 4º Esta portaria entra em vigor a contar do dia 01 de fevereiro de 2015, revogando-se as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.Quartel em Belém-PA, 12 de janeiro de 2015.

ROBERTO LUIZ DE FREITAS CAMPOS - CEL PM RG 8065COMANDANTE GERAL DA PMPA

(OBS: Republicada, por haver saído com incorreção no BG Nº 008/2015)

PORTARIA Nº 041/2015 – DP/1:O Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, no exercício de atribuição prevista

no artigo 8º, inciso V, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006, RESOLVE:Art. 1º PASSA A RESPONDER pelo Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar

(Ananindeua) / CPRM (Marituba), o MAJ QOPM RG 27040 GIORGIO CHRISTIANO ANDRADE MARIÚBA, acumulativamente com as funções que já exerce.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor a contar do dia 01 de fevereiro de 2015, revogando-se as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

PMPA/AJG Pág. 12

Page 13: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

Quartel em Belém-PA, 12 de janeiro de 2015.ROBERTO LUIZ DE FREITAS CAMPOS - CEL PM RG 8065

COMANDANTE GERAL DA PMPA(OBS: Republicada, por haver saído com incorreção no BG Nº 008/2015)

● ATO DA DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICOPORTARIA Nº 129/2014 – DAL/2:O DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, no exercício

das atribuições previstas no art. 8º, § 2º, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006, delegadas por meio da Portaria nº 006/2014 – GAB. CMDº, publicada no DOE Nº 32.593, de 27/02/2014, e considerando a competência e responsabilidade do fiscal do contrato, de convênio ou de termo de cooperação prevista no art 6º do Decreto Estadual nº 870/2013,

RESOLVE:Art. 1º NOMEAR o, CAP QOPM FABRÍCIO ROBERTO PINHEIRO SOARES RG

29207, fiscal do Contrato Administrativo nº 052/2014-DAL/PMPA, celebrado entre a PMPA e a empresa PURINORTE LTDA, cujo objeto destina-se a aquisição de rações caninas,para os semoventes à carga da PMPA.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Belém-PA, 16 de dezembro de 2014.HÉLIO LISBOA DA SILVA - CEL QOPM RG 16221

DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO DA PMPA(Transc. Diário Oficial Nº 32.807, de 14/01/2015).

● COMISSÃO DE PROMOÇÃO DE PRAÇASO CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL DA PMPA, no exercício da atribuição

prevista no artigo 17, inciso I, da Lei Complementar Estadual nº 053/2006, (dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Pará) c/c artigo 66 item 2, e artigo 17 do Decreto Estadual n° 4.242 de 22 de janeiro de 1986 (Regulamento da Lei de Promoção de Praças da PMPA),

RESOLVE:Art. 1º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos

Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de SUBTENENTE QPMP-0 (COMBATENTE), previstas para 21 ABR 2015, as seguintes praças:

I. 1º SGT PM RG 23115 DENIS AUGUSTO DA CRUZ FONTES, do BPGDA;

II. 1º SGT PM RG 17376 MARINETE DO SOCORRO MIZERICORDIA DE MELO, do 20º BPM;

PMPA/AJG Pág. 13

Page 14: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

III. 1º SGT PM RG 23990 JOSÉ WANZELLER DA SILVA MARTINS, da CCS;

IV. 1º SGT PM RG 24122 CLAUDIONOR MIGUEL DE FREITAS, do 6º BPM;

V. 1º SGT PM RG 24213 RICARDINA ROCHA DE LIMA DE QUEIROZ, do CPR V;

VI. 1º SGT PM RG 11918 JOÃO JORGE MONTEIRO DA SILVA, do 23° BPM;

VII. 1º SGT PM RG 19681 NAPOLEÃO ALVES PEREIRA FILHO, da 13ª CIPM;

VIII. 1º SGT PM RG 19211 ROBERTO ROCHA LIMA, da CCS;

IX. 1º SGT PM RG 24222 EDSON CARLOS MENDES PAIVA, do 22º BPM;

X. 1º SGT PM RG 13525 MARCOS ROBERTO FERREIRA CARDOSO, do 21º BPM;

XI. 1º SGT PM RG 23909 ANA NEIDE RODRIGUES VIEIRA, do 7º BPM;

XII. 1º SGT PM RG 17812 MAX ANTÔNIO FERREIRA BARBOSA, da CIPTUR;

XIII. 1º SGT PM RG 15088 ARMANDO DE ARAÚJO MONTEIRO, do 33º BPM;

XIV.1º SGT PM RG 12725 ADIEL ANDRADE COSTA, do BPGDA;

XV. 1º SGT PM RG 11274 ABRAHÃO BATISTA BEZERRA DE OLIVEIRA, do RPMONT.

Art. 2º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de 1º SARGENTO QPMP-0 (COMBATENTE), previstas para 21 ABR 2015, as seguintes praças:

I. 2º SGT PM RG 23551 MARCOS RONALDO PEREIRA, do 15º BPM;

II. 2º SGT PM RG 23156 JALDETE SILVA DE MATOS, do 17º BPM;

III. 2º SGT PM RG 13771 LUZIA DE SOUZA, do 6º BPM;

IV. 2º SGT PM RG 17737 ELOI RAIOL DA ROCHA, do CFAP;

V. 2º SGT PM RG 14640 JOSÉ BUCKBERGE LIMA CAVALCANTE, do 11º BPM;

VI. 2º SGT PM RG 15291 DOMINGOS FERREIRA DA COSTA, da DEI;

VII. 2º SGT PM RG 14922 FRANCISCO EDIVALDO JESUS DA SILVA, do 16º BPM;

VIII. 2º SGT PM RG 17816 ELENILSON DA SILVA MAMORÉ, do CFAP;

IX. 2º SGT PM RG 15623 LUÍS CLÁUDIO PAIXÃO DOS SANTOS, da DP;

X. 2º SGT PM RG 19807 JORGE EDUARDO SOARES DE ARAÚJO, do 5º BPM;

XI. 2º SGT PM RG 19805 RENATO EMANO DE SOUZA DOS SANTOS, do 6º BPM;

PMPA/AJG Pág. 14

Page 15: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

XII. 2º SGT PM RG 18637 GERSON VITORIANO DE OLIVEIRA, do 24º BPM;

XIII. 2º SGT PM RG 19476 PAULO RODRIGUES CONTENTE DOS SANTOS, do CFAP;

XIV. 2º SGT PM RG 21638 JOÃO MATOS CARDOSO JÚNIOR, do CFAP;

XV. 2º SGT PM RG 21203 ANTONIO NAZARENO DE SOUSA ALMEIDA, da CCS;

XVI. 2º SGT PM RG 18600 ANACLETO SILVANO IMBIRIBA LIMA, do 3º BPM;

XVII. 2º SGT PM RG 24065 PAULO MARCELO CARDOSO PERDIGÃO, do BPOT;

XVIII. 2º SGT PM RG 23216 JOSÉ ROBERTO SOARES ARAÚJO, do 1º BPM;

XIX. 2º SGT PM RG 23178 CARLOS HENRIQUE CARVALHO LIMA, do 24º BPM;

XX. 2º SGT PM RG 25394 LÚCIA HELENA DE SOUZA E SILVA FREITAS, da CCS;

XXI. 2º SGT PM RG 26050 CHARLES RAIMUNDO GARCIA BRANCO, do 10º BPM;

XXII. 2º SGT PM RG 18561 MARIA DE FÁTIMA FRANÇA SOARES, do 15º BPM;

XXIII. 2º SGT PM RG 16590 ANA CRISTINA MARTINS DE ALMEIDA, do BPA;

XXIV. 2º SGT PM RG 19258 GERSINIRA ALVES DA CRUZ, do CFAP;

XXV. 2º SGT PM RG 18063 EDVALDO SILVA GAMA, da CIPTUR;

XXVI. 2º SGT PM RG 14732 JOSÉ GUIDO MIRANDA GOMES, do 12º BPM;

XXVII. 2º SGT PM RG 25893 GLEUCIONE LAUDECIRIA RODRIGUES LISBOA, do 21º BPM;

XXVIII. 2º SGT PM RG 22576 MARCELO ALMEIDA DO NASCIMENTO, do CFAP;

XXIX. 2º SGT PM RG 23983 CLÉDIO CHUMBER DA VERA CRUZ, do BPRv;

XXX. 2º SGT PM RG 12222 ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO COSTA, do 3º BPM;

XXXI. 2º SGT PM RG 17370 LUCÍLIA ROSA MAGALHÃES, do 13º BPM;

XXXII. 2º SGT PM RG 14794 JACI CABRAL, do 13º BPM;

XXXIII. 2º SGT PM RG 12598 JUSCELINO CARDOSO COSTA, do 23º BPM;

XXXIV. 2º SGT PM RG 23770 RENÚBIO SERVITO DO CARMO RAMOS, do 15º BPM;

XXXV. 2º SGT PM RG 22186 EDIVALDO PANTOJA DA CRUZ, do 20º BPM;

XXXVI. 2º SGT PM RG 16880 JAIME AUGUSTO DOS SANTOS GLINS, do 3º BPM;

XXXVII. 2º SGT PM RG 26821 PAULO DE SOUZA CARVALHO, do CPR II;

XXXVIII. 2º SGT PM RG 17354 EMANOEL LUIZ DE ARAÚJO LISBOA, da 18ª CIPM;

PMPA/AJG Pág. 15

Page 16: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

XXXIX. 2º SGT PM RG 15195 FRANCISCO FERREIRA CÂNCIO, do CFAP;

XL. 2º SGT PM RG 26814 LEOMAR DA MATA PEREIRA, do 4º BPM;

XLI. 2º SGT PM RG 17374 LÚCIA HELENA TAVARES LOPES, do CPR IV;

XLII. 2º SGT PM RG 15867 RONALDO ARAÚJO COSTA, do 10º BPM;

XLIII. 2º SGT PM RG 26668 LEONARDO FELÍCIO SANTOS, da CCS;

XLIV. 2º SGT PM RG 17942 RIVANILDO NÉRI DOS SANTOS, do 14º BPM;

XLV. 2º SGT PM RG 10870 CLAUDIVALDO DA SILVA RÊGO, da 7ª CIPM;

XLVI. 2º SGT PM RG 18175 BENEDITO CARLOS BORGES FERREIRA, do 8º BPM.Art. 3º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos

Quadros de Acesso por Antiguidade e por Merecimento, referente às promoções para a graduação de 2º SARGENTO QPMP-0 (COMBATENTE), previstas para 21ABR 2015, as seguintes praças:

I. 3º SGT PM RG 26489 RAILSON COSTA DE ARAÚJO, do 3º BPM;II. 3º SGT PM RG 24637 ELIEZER JACKSON DA SILVA LIMA, do BPOP.

Art. 4º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de SUBTENENTE QPMPA-1 (MÚSICO), previstas para 21 ABR 2015, as seguintes praças:

I. 1º SGT PM RG 13805 RAIMUNDO NONATO SOUZA DE LIMA, do 10ºBPM;II. 1º SGT PM RG 13799 JOSÉ RANIER DO CARMO MACHADO, da CCS;III. 1º SGT PM RG 11508 JORGE ALBERTO CHAGAS PALHETA, da CCS.

Art. 5º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de 1º SARGENTO QPMPA-1 (MÚSICO), previstas para 21 ABR 2015, a seguinte praça:

I. 2º SGT PM RG 12592 FRANCISCO LUIZ MENDES DE MELO, da BMUS;II. 2º SGT PM RG 15843 ALBENIS DA SILVA ROCHA, da BMUS;III. 2º SGT PM RG 16090 ABIEZER DE MELO MONTEIRO, da CCS.

Art. 6º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de 2º SARGENTO QPMPA-1 (MÚSICO), previstas para 21 ABR 2015, as seguintes praças:

I. 3º SGT PM RG 13201 JOSÉ DE JESUS NUNES MOURA, do 3º BPM.

PMPA/AJG Pág. 16

Page 17: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

Art. 7º INCLUIR no limite quantitativo de antiguidade para ingresso das praças nos Quadros de Acesso por Antiguidade e Merecimento, referente às promoções para a graduação de 1º SARGENTO QPMPA-2 (AUXILIAR DE SAÚDE), previstas para 21 ABR 2015, as seguintes praças:

2º SGT PM RG 21722 ELIENE SANTOS DE ANDRADE, do CMV;2º SGT PM RG 21639 ANTÔNIO JUAREZ FERREIRA MOREIRA, do CFAP;2º SGT PM RG 21271 JAIR MAURÍCIO MARQUES DA SILVA, do HME; 2º SGT PM RG 12196 LUIZ ROBERTO OLIVEIRA DE MOURA, da CCS;2º SGT PM RG 19475 MARLENE DOS SANTOS VALENTE, do CFAP;2º SGT PM RG 21695 ANA LÚCIA COUTINHO DE SOUSA, do HME; 2º SGT PM RG 17038 AÉLISON CÉSAR TORRES DO NASCIMENTO, do HME;2º SGT PM RG 21755 SÔNIA MARIA ALHO DE SOUSA, do HME; Art. 8º Estabelecer apuração final de vagas nos quadros de praças PM, para as

promoções previstas para 21 ABR 2015, conforme estabelece a Lei Estadual nº 5.251 de 29 JUL 85 (Lei de Promoções de Praças da PMPA), observados conforme dispõe o anexo único desta portaria.

Art. 9º Deixar de incluir no Limite Quantitativo mencionado no art. 1º, 2º, 3º desta portaria, em razão do disposto no art. 18, item 3, da Lei Estadual nº 5.250/85 c/c art. 31, item 3 do Decreto nº 4.242/1986 (venha atingir, até a data da promoção, a idade limite para permanecer no serviço ativo), os seguintes policiais militares:

I. 1º SGT QPPM-0 RG 24075 DILSON ALBERTO SILAU AMOURY;II. 1º SGT QPPM-0 RG 23283 RITA MARIA CHAGAS MENDES;III. 2º SGT QPPM-0 RG 11176 MANOEL FREITAS DE MOURA;IV. 3º SGT QPPM-0 RG 17850 ADILSON DA SILVA FARIAS;V. 3º SGT QPPM-0 RG 11035 JOSÉ BENEDITO DA SILVA COSTA;VI. 3º SGT QPPM-0 RG 11622 ÂNGELO BATISTA DE MENDONÇA;

Art. 10 Deixar de incluir no Limite Quantitativo mencionado no art. 2º e 7º desta portaria, em razão do disposto no art. 5º, item 1 e 7, da Lei Estadual nº 5.250/85 c/c art. 14, item 1 e 7, do Decreto nº 4.242/1986 (não possuir o Curso Aperfeiçoamento de Sargento – CAS), os seguintes policiais militares:

I. 2º SGT QPPM-0 RG 11304 PEDRO DOS PASSOS SILVA;II. 2º SGT QPPM-0 RG 19244 ANTÔNIO FELIX MILHOMEM;III. 2º SGT QPPM-0 RG 21002 SÍNTIA SANTOS SILVA;IV. 2º SGT QPPM-0 RG 18730 RUBENS GOMES DA SILVA;V. 2º SGT QPPM-0 RG 17226 HILBERTO CELESTINO MARTINS;VI. 2º SGT QPPM-0 RG 11872 JOSÉ RAIMUNDO BORCÉM DA SILVA;VII. 2º SGT QPPM-0 RG 17269 RAIMUNDO CÉZAR OLIVEIRA AZEVEDO; VIII. 2º SGT QPPM-0 RG 13733 LAÉRCIO SILVEIRA DE OLIVEIRA;IX. 2º SGT QPPM-0 RG 17314 JOSÉ RIBAMAR ANDRADE FERNANDES;

PMPA/AJG Pág. 17

Page 18: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

X. 2º SGT QPPM-0 RG 12823 JOSÉ HAROLDO SOUZA DA SILVA;XI. 2º SGT QPPM-0 RG 19752 MARIA TELMA VIEIRA DA CRUZ;XII. 2º SGT QPPM-0 RG 15190 EDSON BRITO PINHEIRO;XIII. 2º SGT QPPM-2 RG 14527 SIMONE DO SOCORRO LUZ RIBEIRO MIRANDA.

Art. 11 DEIXAR de incluir no Limite Quantitativo mencionado no art. 2º e 3º desta portaria, em razão do disposto no art. 18, item 9, da Lei Estadual nº 5.250/85 c/c art. 31, item 9, do Decreto nº 4.242/1986 (Tenha sido julgado incapaz definitivamente para o serviço Policial Militar), os seguintes policiais militares:

I. 2º SGT QPPM-0 RG 23910 NIXON DA SILVA BARRETO;II. 3º SGT QPPM-0 RG 23750 RAIMUNDO INÁCIO ALVES MAIA;

Art. 12 DEIXAR de incluir no Limite Quantitativo mencionado no art. 3º desta portaria, em razão do disposto no art. 18, item 9, da Lei Estadual nº 5.250/85 c/c art. 31, item 5, do Decreto nº 4.242/1986 (Tenha sofrido pena restritiva de liberdade), o seguinte policial militar:

I. 3º SGT QPPM-0 RG 22229 SEBASTIÃO RIBEIRO PANTOJA.

Art. 13 DEIXAR de incluir no Limite Quantitativo mencionado no art. 3º desta portaria, em razão do disposto no art. 5º, item 2, art. 25, item 3, da Lei Estadual nº 5.250/85 c/c art. 14, item 2, art. 55, item 3, do Decreto nº 4.242/1986 (Por não completar, até a data de promoção, os requisitos de interstício estabelecido na Lei e Regulamento de promoção de praças), o seguinte policial militar:

I. 3º SGT PMPM-0 RG 8835 JONAS REIS BARROS DE VILHENA.

Art. 14 Submeter o praça que constam na portaria à inspeção de saúde e ao teste de aptidão física individual (TAFI), a fim de atenderem os dispositivos da Lei n° 5.250/1985 e Regulamento da Lei de Promoção de Praças PM/BM (Decreto Estadual n° 4.242/1986);

§1º AS INSPEÇÕES DE SAÚDE deverá ser realizadas nos dias, 28, 29 e 30 de janeiro de 2015, das 08h às 13h, na JPIS, e o TESTE DE APTIDÃO FÍSICA INDIVIDUAL (TAFI): Nos dias: 12 e 13 de fevereiro de 2015, às 09h, na Escola Superior de Educação Física, para os praças lotados nos órgãos da capital e região metropolitana.

§2º Os Praças que forem se submeter ao Teste de Aptidão Física Individual (TAFI), deverão apresentar-se com o uniforme previsto no art. 13, item 6.6, do Decreto nº 9.521/ 76 (RUPM);

§3º O acesso a Escola Superior de Educação Física será autorizado somente para policiais militares que estejam devidamente uniformizados com o uniforme 6ºA (educação física), 5ºA (instrução) ou 4ºD (passeio).

§4º Os praças lotados na capital e Região Metropolitana de Belém e interior do estado deverão ser inspecionados pela Junta Periódica de Inspeção de Saúde (JPIS) ou por

PMPA/AJG Pág. 18

Page 19: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

médico perito isolado (MPI), dos comandos operacionais intermediários, nos quais os praças estejam lotados.

§5º Para Inspeção de saúde, os Praças deverão apresentar os seguintes exames:I- Hemograma Completo,II- Glicemia,III- Colesterol e Frações,IV- Triglicerídios,V- Urina Rotina,VI- P. das Fezes (direto),VII- Teletórax PA,VIII- Ecocardiograma,XIX- Teste Ergométrico,

§6º Os Praças submetidos à Inspeção de Saúde para fins de promoção até seis meses, terão os resultados homologados, com suas apresentações na JPIS, e no interior pelos MPIs.

§7º Que tomem providências a Diretoria de Pessoal, Comando Militar de Saúde e Comandos de Policiamentos Regionais, a fim de nomearem Comissões para a Inspeção de Saúde e o Teste de Aptidão Física.

§8º Somente deverão comparecer para realizar o TAF, os policiais militares que passarem pela avaliação médica realizada na capital pela UPM diante da JPIS (Junta Periódica de Inspeção de Saúde), e no interior pelos MPI (médicos peritos isolados), e forem considerados aptos diante dos exames apresentados. Os atestados médicos também deverão ser homologados pela JPIS.

§9º Os resultados da Inspeção de Saúde e Teste de Avaliação Física, deverão ser encaminhadas através de ata à Comissão de Promoção de Praças (CPP), 48(quarenta e oito) horas após realização dos mesmo, obedecendo ao Art. 63 do Decreto Estadual nº 4.242/86 (Regulamento da lei de Promoção de Praças).

Art. 15 Os Comandantes dos Praças Incluídos no Limite Quantitativo de Antiguidade deverão providenciar com a maior brevidade o que estabelece os Art. 61, 62 e seus parágrafos do Decreto Estadual nº 4.242/1986 (Regulamento da Lei de promoção de Praças).

I- Folhas de alterações, aplicada até 28.02.2015;II- Ficha de conceito, aplicada até 28.02.2015;III- Ficha de informação funcional, aplicada até 28.02.2015;

Quartel em Belém-PA, 13 de janeiro de 2015.LÁZARO SARAIVA DE BRITO JÚNIOR – CEL QOPM

CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL DA PMPAPRESIDENTE DA CPP

PMPA/AJG Pág. 19

Page 20: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

ANEXO ÚNICOAPURAÇÃO FINAL DE VAGAS NOS QUADROS DE PRAÇAS PM, PARA AS

PROMOÇÕES PREVISTAS PARA 21 ABR 2015

QPMG – 1 PRAÇASCOMBATENTES – (QPPM-0)

SUBTENENTE 471º SARGENTO 3062º SARGENTO 1631

MÚSICO (QPPM-1)SUBTENENTE 11º SARGENTO 12º SARGENTO 45

AUXILIARES DE SAÚDE (QPPM-2)SUBTENENTE 21º SARGENTO 112º SARGENTO 70

Quartel em Belém-PA, 13 de janeiro de 2015.LÁZARO SARAIVA DE BRITO JÚNIOR – CEL QOPM

CHEFE DO ESTADO MAIOR GERAL DA PMPAPRESIDENTE DA CPP

● OFÍCIOS RECEBIDOS / TRANSCRIÇÃOOFÍCIO N° 406/2014Belém-PA, de 26 de novembro de 2014PROCESSO N° 0023019-53.2014.814.0301REQUERENTE: G.A.F.B, representada por sua genitora Zaires da Silva FortunatoREQUERIDO: MAJ PM RG 6525 JOÃO ROBERTO BARBAS BAHIA, da CORREGSenhor Comandante,De acordo com a decisão prolatada nos autos cíveis de alimentos c/c guarda e

regulamentação de visitas – Processo n° 0023019-53.2014.814.0301, em que figura como requerente G.A.F.B, menor impúbere representada por sua genitora, a sra. Zaires da Silva Fortunato – RG N° 7599684 SSP/PA e CPF 034.458.132-21, em face de João Alberto Barbas Bahia – RG N° 6525 e CPF 174.449.502-53, razão pela qual, solicito a V.Sa., que proceda o desconto mensal em folha de pagamento sobre os vencimentos e vantagens percebidos pelo requerido, devidamente excluídos os descontos obrigatórios (IR e INSS), no valor

PMPA/AJG Pág. 20

Page 21: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

correspondente a 20% (vinte por cento) a título de alimentos provisórios em favor de sua filha Geovana Andreza Fortunato Bahia, valor este, que deverá ser depositado em conta poupança de n° 00033568-3, Agência 0375, Operação 013 da Caixa Econômica Federal, em nome da representante legal e genitora da menor – Srª Zaires da Silva Fortunato.

Na oportunidade, informo a Vossa Senhoria que o descumprimento desta ordem ensejará a aplicação das sanções cabíveis, inclusive as decorrentes do crime de desobediência previsto no art. 330 do CP.

Eu, Ana Paula Fadul de Souza Vasconcelos Affonso, Diretoria de Secretaria em exercício da 8ª Vara de Família da Comarca de Belém, subscrevo de ordem do MM. Juiz(a) titular, Drª Luzia do Socorro Silva dos Santos, em atenção provimento n° 006/2006 – CJRMB/TJ-PA.

Gentileza, em caso de resposta, informar o número do Processo.Colocando-me a inteira disposição de V. Exa. Para esclarecimentos

complementares, reitero os mais elevados protestos de consideração.Atenciosamente,

ANA PAULA FADUL DE SOUZA VASCONCELOS AFFONSODiretoria de Secretaria em exercício da 8ª Vara de Família da Comarca de Belém

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento a Chefia da Corregedoria Geral da PMPA e providencie a respeito.

OFÍCIO N° 912/2014Belém-PA, de 12 de novembro de 2014PROCESSO N° 0040372-43.2013.8.14.0301REQUERENTE: JÚLIA DE OLIVEIRA DA SILVA, menor impúbere representado por

MERIAM MENDES DE OLIVEIRA.REQUERIDO: CB PM RG 18485 JOELSON BRITO DA SILVA, do 20° BPMIlmº Sr. Comandante GeralTramita neste Juízo de Direito da 1ª Vara de Família da Capital, sob segredo de

justiça, a Ação de Alimentos – Processo n° 0040372-43.2013.8.14.0301, proposta por Joelson Brito da Silva, policial militar pertencente a essa corporação, em face de Júlia de Oliveira da Silva, menor impúbere representado por Meriam Mendes de Oliveira.

Desse modo, a fim de garantir a presença do requerido neste juízo para o regular processamento do feiro, requisitou a Exmª. Srª. Juíza, Drª. Margui Gaspar Bittencourt, que V. Sa. libere o militar, caso esteja de serviço no dia, para comparecer à audiência designada para o dia 21 de janeiro de 2015, às 11h30, a realizar-se na sala de audiência a 1ª Vara de Família, no 1° andar do Anexo I, do Fórum Cível (Palácio da Justiça), sala 36, sito na praça Felipe Patroni, S/N – Cidade Velha, nesta cidade.

Atenciosamente,

PMPA/AJG Pág. 21

Page 22: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

MÁRIO OSWALDO SILVA DE MENDONÇADiretor de Secretaria da 1ª Vara de Família – Mat. 23388

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento o Comandante do 20º BPM e providencie a respeito.

OFÍCIO N° 454/2014Belém-PA, de 12 de dezembro de 2014PROCESSO N° 0029148-74.2014.814.0301REQUERENTE: J.G.S.S., menor impúbere representado por sua genitora,

ADRIANA DE SOUZA SODRÉ.REQUERIDO: CB PM RG 17691 JOÃO FERNANDO GAIA SALAZAR, do BPOPSenhor Comandante,De acordo com a decisão prolatada nos autos cíveis de alimentos – Processo n°

0029148-74.2014.2014.814.0301, em que figura como requerente J.G.S.S., menor impúbere representado por sua genitora, a sra. Adriana de Souza Sodré – RG N° 4683928 SSP/PA e CPF 824.2012.262-87, em face de João Fernando Gaia Salazar, razão pela qual, solicito a V.Sa., que proceda o desconto mensal em folha de pagamento sobre os vencimentos e vantagens percebidos pelo requerido, devidamente excluídos os descontos obrigatórios (IR e INSS), no valor correspondente a 20% (vinte por cento) a título de alimentos provisórios em favor de seu filho João Gabriel Sodré Salazar, valor este, que deverá ser depositado em conta poupança de n° 00012472-6, Agência 1315, Operação 013 da Caixa Econômica Federal, em nome da representante legal e genitora do menor – sra. Adriana de Souza Sodré.

Na oportunidade, informo a Vossa Senhoria que o descumprimento desta ordem ensejará a aplicação das sanções cabíveis, inclusive as decorrentes do crime de desobediência previsto no art. 330 do CP.

Eu, Marceli Mara Vieira Monteiro, Diretoria de Secretaria da 8ª Vara de Família da Comarca de Belém, subscrevo de ordem do MM. Juiz(a) titular, Drª. Luzia do Socorro Silva dos Santos, em atenção provimento n° 006/2006 – CJRMB/TJ-PA.

Gentileza, em caso de resposta, informar o número do Processo.Colocando-me a inteira disposição de V. Exa. Para esclarecimentos

complementares, reitero os mais elevados protestos de consideração.Atenciosamente,

MARCELI MARA VIEIRA MONTEIRODiretoria de Secretaria da 8ª Vara de Família da Comarca de Belém

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento o Comandante do BPOP (Vila de Americano) e providencie a respeito.

PMPA/AJG Pág. 22

Page 23: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

MANDADO N° 20140420935247Belém-PA, 02 de dezembro de 2014.PROCESSO N° 0052718-89.2014.8.14.0301AÇÃO: EXECUÇÃO DE ALIMENTOSREQUERENTES: AIRTON NAVARRO GOUVEIA DE OLIVEIRA e THIERS

NAVARRO GOUVEIA DE OLIVEIRA.REQUERIDO: 1° SGT PM RG 13791 JOSÉ AIRTON BATISTA DE OLIVEIRA, da

Banda de MúsicaDESPACHO – MANDADO1 – Defiro os benefícios da assistência gratuita.2 – Cite-se o executado para em 03 (três) dias, efetuar o pagamento das 03 (três)

últimas parcelas da pensão alimentícia em atraso, anteriores ao ajuizamento da presente ação e as demais parcelas que se vencerem ao longo da demanda, até a data de seu efeito pagamento, provar que já o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo, sob pena de ser decretada sua prisão civil (art. 733, § 1° do CPC).

3 – Intime-se o(a)(s) exequente(s), por seu representante legal, através deste despacho-mandado.

4 – Ciência pessoal ao Ministério Público (art. 82, II, CPC).Servirá o presente, por cópia digitada, como mandado. Cumpra-se na forma e sob

as penas da lei. (Provimento n° 003/2009 – CJRMB).Belém, 29 de outubro de 2014.

LUZIA DO SOCORRO SILVA DOS SANTOSJuíza de Direito Titular

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento o Comandante da Banda de Música e providencie a respeito.

OFÍCIO N° 991/2014 – 3ª VJVDFMBelém-PA, 19 de dezembro de 2014PROCESSO N° 0022929-36.2014.8.14.0401REQUERENTE: TEN CEL QOPM RG 18029 ANTÔNIO RODRIGUES

CAVALCANTE, do BPESenhor Comandante Geral,Servindo-me do presente expediente, informo a Vossa Excelência que este Juízo

converteu a medida protetiva de suspensão da posse de armas na medida de restrição do porte de arma, nos termos da Lei n° 10.826/2003, do nacional Antônio Rodrigues Cavalcante, policial militar, C.I 18029 PM/PA, residente na travessa Quintino Bocaiuva, n° 1185, Aptº 2201 – Edifício San Giuliano, Bairro: Nazaré, CEP: 66.035-190, Belém-PA, podendo fazer uso da arma exclusivamente quando estiver de serviço, conforme cópia de decisão em anexo.

PMPA/AJG Pág. 23

Page 24: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

Atenciosamente,DESPACHO1. Defiro a tramitação do feito em segredo de justiça para restringir a publicidade

dos nomes das partes, nos termos requeridos pela defesa.2. Considerando que o requerido faz uso de arma no exercício de sua profissão,

defiro seu pedido para converter a medida protetiva suspensão da posse de armas, com comunicação ao órgão competente (alínea “a” da decisão de fl. 10), na medida de restrição do porte de arma, com comunicação ao órgão competente, nos termos da Lei 10.826/2003, devendo fazer uso da arma exclusivamente quando estiver de serviço.

3. Oficie-se à autoridade militar para ciência da decisão.4. Intime-se a vítima para no prazo de 05 (cinco) dias, se manifestar sobre o teor da

defesa e documentos juntados, bem como para informar se ainda persistem os motivos ensejadores das medidas protetivas de urgência, sob pena de extinção e arquivamento do feito.

Belém-PA, 18 de dezembro de 2014.OTÁVIO DOS SANTOS ALBUQUERQUE

Juiz de Direito da 3ª Vara de Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a MulherDESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome

conhecimento o Comandante do BPE e providencie a respeito.

OFÍCIO N° 1054/2014Ananindeua-PA, 15 de dezembro de 2014PROCESSO N° 0017576-70.2013.8.14.0006AÇÃO DE EXONERAÇÃO DE ALIMENTOSREQUERENTES: CB PM RG 24660 SANDOVAL BRILHANTE FERREIRA, do

CCC, CPF 356.771.712-04; GLEICE BENAIA DA SILVA FERREIRA, RG 6103397 SSP/PA, CPF 002.066.432-09

Prezado Senhor,Cumprimentando-o, determino a V. Sa. a imediata redução do desconto mensal da

remuneração do Sr. Sandoval Brilhante Ferreira, em caráter definitivo, que passará dos atuais 20% para o novo valor de 10% sobre a remuneração deste a ser depositado na conta bancária de titularidade da genitora do menor, onde já vem sendo feito o depósito. Com as advertências do Art. 22, parágrafos únicos da lei n° 5478/68. Ressalta-se que o empregador deve informar a este juízo, com a maior brevidade, sobre cumprimento deste, através do meio eletrônico ([email protected]), ao responder este, favor mencionar o número do processo supra.

Ressalto que o descumprimento da ordem judicial citada tipificará o crime de desobediência (Art. 330 do Código Penal), ensejando a adoção das medidas cabíveis contra o(s) representante(s) legais da empresa.

Atenciosamente,

PMPA/AJG Pág. 24

Page 25: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

EDNA MARIA DE MOURA PALHAJuíza de Direito da 2ª Vara de Família de Ananindeua, respondendo.

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento a Chefia do CCC e providencie a respeito.

OFÍCIO N° 747/2014 – 6ª V.FBelém-PA, 03 de dezembro de 2014PROCESSO N° 0056127-73.2014.8.14.0301ASSUNTO: DECLARATÓRIA DE UNIÃO ESTÁVELMENORES ENVOLVIDOS: D.Y. DOS S.F. e V. DOS S.F.REQUERIDA: DANIELE SILVA DOS SANTOSREQUERENTE: CB PM RG 24235 ANTÔNIO LOPES FERREIRA FILHO, do 6° BPMIlm° (a) Senhor (a),Em virtude de decisão prolatada nos autos da ação em epígrafe, determino a V. Sa.

que efetue o desconto mensal no valor equivalente a 20% (vinte por cento) em folha de pagamento do Sr. Antônio Lopes Ferreira (CPF 363.809.892-34, RG 00024235 PMPA), referentes a pensão alimentícia arbitrada provisoriamente em favor de seus filhos D.Y. dos S.F. e V. dos S.F., sobre seus vencimentos e vantagens, excluindo os encargos sociais obrigatórios, sendo 10% (dez por cento) para cada filho, e entregue diretamente, à Srª Daniele Silva dos Santos (CPF744.613.622-72, podendo ser localizada no endereço laboral: Empresa Belém-Rio Transportes, sito na Avenida Augusto Montenegro, n° 8100, KM 8,5, ao lado da Rede CELPA, bairro: Castanheira, Belém-PA. Cep 66.645-001) mediante recibo ou depositado em conta bancária a ser informada, oportunidade, pela requerida.

Apresente determinação deve ser cumprida de pronto, sob pena das sanções legais por descumprimento de ordem judicial (sob pena de desobediência – art. 330 CP).

MARGUI GASPAR BITTENCOURTJuíza de Direito, Auxiliar (Portaria n° 3293/2014 – GP) da 6ª Vara da Família da Capital

DESPACHO: Em cumprimento a requisição acima transcrita, que tome conhecimento o Comandante do 6º BPM (Ananindeua) e providencie a respeito.

IV PARTE (JUSTIÇA E DISCIPLINA)

● JUSTIÇA COMUMOFÍCIO S/Nº DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ A Exmª Srª Drª VALÉRIA MEDEIROS MENDONÇA, Juíza de Direito Titular da 3ª

Vara Penal da Comarca de Ananindeua-PA, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o SD PM RG 32860 ERON DE JESUS VALENTE PINTO e SD PM RG 32521 ANTÔNIO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, ambos do 6º BPM, SD PM RG 38607 THIAGO SANTANA DA SILVA, do 7º BPM, e SD PM RG 33298 ANTÔNIO

PMPA/AJG Pág. 25

Page 26: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, do CMS, no dia 02 de fevereiro de 2015, às 10h30, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0009847-61.2011.814.0006.

OFÍCIO Nº 299 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. CLÁUDIO HERNANDES SILVA DE LIMA, Juiz de Direito

respondendo pela 13ª Vara Cível e Empresarial de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 22810 JOÃO CARLOS BRITO BARREIROS, do 2º BPM, no dia 02 de fevereiro de 2015, às 10h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0005263-74.2013.814.0201.

OFÍCIO Nº 1169 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. ALTEMAR DA SILVA PAES, Juiz de Direito Titular da 4ª Vara

Criminal de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 18015 SÉRGIO RODRIGUES DA SILVA, SD PM RG 36564 FRANCK RODRIGUES BRICIO e SD PM RG 36878 FÁBIO ARAÚJO DE CASTILHO, todos do 20º BPM, no dia 03 de fevereiro de 2015, às 11h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0014073-54.2012.8.14.0401.

OFÍCIO Nº 1161 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. ALTEMAR DA SILVA PAES, Juiz de Direito Titular da 4ª Vara

Criminal de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 17945 GUILHERME AUGUSTO ALVES NONATO, SD PM RG 39001 ANA PAULA QUEIROZ RIBAMAR e SD PM RG 38941 IURY MATOS FERREIRA, todos do 1º BPM, no dia 04 de fevereiro de 2015, às 11h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº0017551-02.2014.814.0401.

OFÍCIO Nº 1164 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. ALTEMAR DA SILVA PAES, Juiz de Direito Titular da 4ª Vara

Criminal de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 28406 ANTÔNIO PEREIRA DIAS NETO, do 2º BPM, no dia 04 de fevereiro de 2015, às 09h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0024558-79.2013.8.14.0401.

OFÍCIO Nº 1169 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. ALTEMAR DA SILVA PAES, Juiz de Direito Titular da 4ª Vara

Criminal de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 23926 MANOEL CONCEIÇÃO GONÇALVES e SD PM RG 32686 VIRGINIO

PMPA/AJG Pág. 26

Page 27: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

HUMBERTO DO VALE PINHEIRO, ambos do 2º BPM, no dia 05 de fevereiro de 2015, às 11h30, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0014073-54.2012.8.14.0401.

OFÍCIO Nº 0010 DE 08 DE JANEIRO DE 2015 – PJ A Srª LEILIANA GISELE SILVA DE OLIVEIRA, Diretora de Secretaria da 9ª Vara

Penal em exercício da Comarca de Ananindeua-PA, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 24892 SILVION CÉZAR SILVA e SD PM RG 39579 UGHOR DINIZ LIMA, ambos do 6º BPM, no dia 05 de fevereiro de 2015, às 11h30, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo.

OFÍCIO Nº 0890 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. MAURÍCIO PONTE FERREIRA DE SOUZA, Juiz de Direito

respondendo pela Vara do Juizado Especial Criminal de Icoaraci, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o SUB TEN PM R/R RG 6921 RAIMUNDO DA COSTA OEIRAS, do CIP, no dia 09 de fevereiro de 2015, às 10h40, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0006037-81.2014.8.14.0941.

OFÍCIO / MEM. Nº 20140475142630 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ A Exmª Srª Drª MARIA DE FÁTIMA ALVES DA SILVA, Juíza de Direito respondendo

pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o 1º SGT PM R/R RG 7499 ANTÔNIO CARVALHO GOMES, do CIP, no dia 09 de fevereiro de 2015, às 10h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 001310-14.2006.814.0301.

OFÍCIO Nº 0893 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. MAURÍCIO PONTE FERREIRA DE SOUZA, Juiz de Direito

respondendo pela Vara do Juizado Especial Criminal de Icoaraci, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 28685 ROSINEI SANTOS ALVES, do 10º BPM, e CB PM RG 22310 NEWTON NERI PINHEIRO, do BPOP, no dia 10 de fevereiro de 2015, às 10h40, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0003732-27.2014.8.14.0941.

OFÍCIO Nº 1183 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. ALTEMAR DA SILVA PAES, Juiz de Direito Titular da 4ª Vara

Criminal de Belém, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CAP PM RG 33445 DIEGO PINTO FREITAS, SD PM RG 37015 CAIO MENEZES BELO e

PMPA/AJG Pág. 27

Page 28: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

SD PM RG 32362 RONALDO SANTOS DA SILVA, todos do 1º BPM, no dia 10 de fevereiro de 2015, às 11h00, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0014752-83.2014.8.14.0401.

OFÍCIO S/Nº DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. MÁRCIO CAMPOS BARROSO REBELLO, Juiz de Direito

respondendo pela 13ª Vara Penal da Comarca de Ananindeua-PA, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o CB PM RG 28851 JORGE FLÁVIO DA CUNHA DIAS, do 6º BPM, no dia 11 de fevereiro de 2015, às 10h30, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0002521-52.2014.8.14.0006.

OFÍCIO S/Nº DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014 – PJ O Exmº Sr. Dr. MÁRCIO CAMPOS BARROSO REBELLO, Juiz de Direito

respondendo pela 13ª Vara Penal da Comarca de Ananindeua-PA, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquele Juizado, o 2º SGT PM RG 12517 SANDRO SILVIO DOS SANTOS BAHIA e SD PM RG 37014 ADEÍLSON SILVA CORDEIRO, todos do BPE, no dia 11 de fevereiro de 2015, às 09h30, a fim de serem inquiridos como testemunhas, na audiência de instrução e julgamento, arroladas pela acusação, nos autos do Processo nº 0006139-95.2014.8.14.0006.

OFÍCIO Nº 069 DE 13 DE JANEIRO DE 2015 – ALEPAA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI - ALEPA), solicitou a este Comando que

seja apresentado àquela Comissão o SD PM RG 33182 ALAN FRANKLIN ARTIAGA CAVALCANTE, do BPE, no dia 15 de janeiro de 2014, às 09h00, na sala dos Ex-presidentes da ALEPA, para prestar esclarecimentos sobre fatos relativos a CPI.

OFÍCIO Nº 0630 DE 18 DE DEZEMBRO 2014 – PCA Srª. REGINA MÁRCIA RAIOL LIMA, Coordenadora da Capital e Região

Metropolitana/CGPC, solicitou a este Comando que sejam apresentados naquela Especializada o CB PM RG 28206 VALDERILSON FERREIRA CANINDÉ, do 1° BPM, no dia 27 de janeiro de 2014, às 15h00, a fim de prestar esclarecimentos acerca do Termo de Declarações prestado pelo CB PM RG 24833 ALESSANDRO CARREIRA PIRES, do 1º BPM, na DCRIF.

DESPACHO: Em cumprimento as requisições acima transcritas, que tomem conhecimento o Chefe do Centro de Inativos e Pensionistas e os Comandantes dos policiais militares citados e providenciem a respeito. Informar com a máxima urgência ao Poder Judiciário, caso haja algum impedimento para o cumprimento das apresentações referenciadas.

PMPA/AJG Pág. 28

Page 29: Para conhecimento dos Órgãos subordinados e execução, … · 2015-01-23 · 4.1 DO POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL As grandes operações do ano de 2015 terão como foco principal

BOLETIM GERAL N° 009 – 14 JAN 2015

ASSINA:

SÉRGIO ALONSO PINTO E SILVA – CEL QOPM RG 13868AJUDANTE GERAL DA PMPA

CONFERE COM ORIGINAL:

LUIZ MARIA DA SILVA JÚNIOR - MAJ QOPM RG 24935SECRETÁRIO DA AJUDÂNCIA GERAL DA PMPA

PMPA/AJG Pág. 29