palestra drogas

35
O ÁLCOOL E DROGAS NAS ESCOLAS ESCLARECENDO DÚVIDAS... 1 Palestrante Sgt Costa

Upload: costa-costinha

Post on 12-Jan-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

um mal que destroi a família e a sociedade.

TRANSCRIPT

Page 1: Palestra Drogas

O ÁLCOOL E DROGAS NAS ESCOLAS

ESCLARECENDO DÚVIDAS...

1Palestrante Sgt Costa

Page 2: Palestra Drogas

INTRODUÇÃO:

Sabemos que, cada dia mais, nossos jovens experimentam e usam drogas dentro e fora das escolas. Hoje, mais do que em qualquer época, as drogas são perigosas, porque se tornaram mais potentes e viciadoras. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, entre alunos de 1º grau, mostrou que poucos deles sabem que o ÁLCOOL é uma droga. Não estaríamos aqui em igual situação? 2

Page 3: Palestra Drogas

Em nosso contexto, o conceito é restrito a substâncias que viciam porque, no começo dão prazer e produzem um conjunto de sensações que levam o indivíduo à dependência, tolerância e síndrome de abstinência.

QUE É DROGA?

3

Page 4: Palestra Drogas

“ As pessoas não querem discutir conteúdos, elas querem discutir rótulos. “ Mário de Andrade

Amy Winehouse – Cantora

Michael Jackson - Cantor

Michael Phelps – Nadador

Zina - Comediante

Page 5: Palestra Drogas

Campanhas da Mídia:

Page 6: Palestra Drogas

a Mídia e a industria do "pânico de drogas" no Brasil

Bola da Vez: “CRACK”

Espaço privilegiado para a discussão : Jornal NacionalMedidas contra o uso de crack não têm efeito

Dependência de crack faz mãe prender o filho em casa

Viciado em crack foge com um dia de internação

Ampliação de vagas para tratamento em hospitais

Page 7: Palestra Drogas

7

Page 8: Palestra Drogas

ÁLCOOLUso crónico: cirrose atrofia cerebral vários tipos de cancro

CONSEQUÊNCIAS falta de coordenação motora diminuição sensitiva rosto vermelho sono e até uma espécie de coma polineurite anemia pelagra úlceras cutâneas doenças em todos os orgãos do corpo, em especial no: Estômago – gastrite Fígado – cirrose Coração Cérebro deficiência de vitaminas: B1 B2 B6 B12 CO afeta o cérebro no que se refere ao controlo da frequência cardíaca e respiratória

Page 9: Palestra Drogas

COCAÍNA

Sintetizada em 1859, a cocaína tem como origem a planta Erythroxylon coca, um arbusto nativo da Bolívia e do Peru (mas também cultivado em

Java e Sri-Lanka). As propriedades primárias da droga bloqueiam a condução de impulsos nas fibras nervosas, quando aplicada externamente, produzindo uma sensação de amortecimento e enregelamento. A cocaína é também um estimulante do SNC, agindo sobre ele com efeito similar ao das

anfetaminas. A quantidade necessária para provocar uma overdose varia de uma pessoa para outra, e a dose fatal vai de 0,2 a 1,5 grama de cocaína

pura.

9

Page 10: Palestra Drogas

PASTA BASE DA COCAÍNA

Vejam como é o preparo da pasta-base de cocaína, que é matéria prima da cocaína:

Gasolina, amônia, cimento, ácido sulfúrico, são alguns dos ingredientes (dá pra acreditar?). O ambiente é

imundo, desde a colheita da folha de coca, até a pasta pronta. Vale ressaltar que novo processamento deve

ser feito para a obtenção da cocaína (pó). (depoimento de um usuário em recuperação).

Page 11: Palestra Drogas

11

Page 12: Palestra Drogas

O crack é uma substância

psicoativa feita a partir da

mistura da pasta base de

cocaína com bicarbonato de

sódio, que sendo inalada pelo

usuário produz efeito em poucos

segundos. A fumaça vai para os pulmões, entra na corrente sangüínea e chega aosistema nervoso central em aproximadamente dez segundos; possui “efeito imediato”.Atingido o SNC o efeito dura de 3 a10 minutos, com resultado de euforia mais forte do que a cocaína. Terminado o efeito euforizante segue-se forte depressão, o que leva o usuário a buscar novamente a droga para compensar o mal estar, provoca forte dependência em curto espaço de tempo.

Page 13: Palestra Drogas

A dependência do

crack é um quadro

psiquiátrico grave,

geralmente

associado aos

transtornos de

comportamento ou

outras doenças

mentais.

Requer estratégias complexas para o tratamento.

Necessita de regime de privação para alcançar a abstinência”

Page 14: Palestra Drogas

Crack ou oxi, sinônimos de morteUma nova droga também proveniente da cocaína: o

oxi. Essa droga é uma espécie de crack piorado, vez que em sua composição química vários outros produtos são adicionados pelos traficantes manipuladores no intuito de aumentar o lucro financeiro do seu comércio, com o barateamento do produto que assim é sempre melhor consumido pela classe mais pobre do nosso país.

14

Page 15: Palestra Drogas

15

Page 16: Palestra Drogas

16

Page 17: Palestra Drogas

1. O cigarro mata mais que a maconha?

• Sabe-se que o cigarro causa enfisema (É uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. Como resultado, a pessoa passa a sentir falta de ar para realizar tarefas ou exercitar-se), câncer e agrava doenças vasculares.

• A maconha além de levar a distúrbios comportamentais como apatia, irritação, gula e outros, pode ser a porta de entrada para drogas ainda mais destruidoras.

17

Page 18: Palestra Drogas

2. A)- QUEM INVENTOU AS DROGAS? DE ONDE VÊM AS DROGAS?

B)- A DROGA É RUIM?• A- As drogas inicialmente vêm das plantas, da

natureza;• B- Em nosso conceito restrito, a droga é sempre

ruim. Porém algumas drogas são de uso médico, como a MORFINA para o bloqueio da dor, a cocaína introduzida como anestésico local etc. Portanto drogas ou remédios tanto podem ser bons como ruins. Se forem usados com prescrição médica e de forma correta, são bons, pois curam ou controlam muitas doenças. Se usados indevidamente, com abuso, sem nenhum cuidado, são prejudiciais, perigosos, viciadores!

Page 19: Palestra Drogas

3. Como identificar um usuário de drogas, ou como saber se um aluno está usando

drogas?• Isto é muito complicado. Muitas vezes os usuários de drogas

enganam até as pessoas que convivem/ trabalham com eles. Muitos comportamentos problemáticos dos jovens de hoje estão estreitamente ligados ao uso de álcool e drogas. É NECESSÁRIO OBSERVAR O SEU COMPORTAMENTO: Se ele(a) é rude, preguiçoso, incoerente (mente, fala uma coisa e faz outra...), sujo, está faltando às aulas, é violento... Em geral, não vai bem na escola, destrói sua relação com familiares, com seus verdadeiros amigos e passa a não ter um objetivo e a desrespeitar todos os valores.

• Não importa a razão pela qual ele está assim. O importante é: Quem quer trabalhar/ conviver com alguém que está se comportando dessa maneira tão destrutiva? É hora de começar a agir!!

Page 20: Palestra Drogas

4. A- Como ter certeza de que a pessoa está usando drogas? B- Que fazer? C- Como agir?

• A- Nunca vamos ter certeza a não ser que a pessoa admita, ou então que já esteja no “fundo do poço”, isto é, já não consiga mais esconder seu uso.

• B- Procurar ajuda, informar-se. Estar sempre atento e bem orientado. Formar novos hábitos que valorizem a vida em toda sua plenitude.

• C- Buscar ajuda sempre! Tratamento médico especializado, grupos de apoio, um dos caminhos é o “Amor-Exigente”.

Page 21: Palestra Drogas

5. O álcool, em pequenas doses e com muita alimentação, ainda assim, é prejudicial?

• O álcool é ou pode ser sempre prejudicial. Esta é a droga mais consumida no mundo e muitas pessoas não a consideram como tal. Porém é pelas pequenas doses que os vícios acabam se instalando. Há pessoas mais sensíveis que outras. E mesmo pequenas doses, para alguns, podem resultar em alterações visuais, de atenção, equilíbrio...e interferir na direção de veículos. Portanto não é recomendável sua ingestão mesmo com farta alimentação.

Page 22: Palestra Drogas

6. Qual a droga que mais mata?

• O álcool, por ser a droga da maioria das pessoas. Mas a DROGA QUE VOCÊ USA é a que vai MATÁ-LO! A morte não nos parece o maior problema... Afinal, mais cedo ou mais tarde, todos vamos morrer um dia. Entre os maiores prejuízos causados pelas drogas estão:

• - a perda da qualidade de vida e• - a perda da liberdade.

22

Page 23: Palestra Drogas

7. As drogas nos tornam mais sensíveis ao prazer?

• Alguns viciados pensam que sim. Eles acreditam que se tornam mais adequados ao ato sexual e que o aproveitam mais intensamente. É verdade que, no começo, a droga excita os nervos e os centros do prazer e, por um tempo determinado, os usuários experimentam a sensação de exuberância, bem-estar e satisfação. Gradualmente, entretanto, eles descobrem que vão ficando entorpecidos, insensíveis e a excitação e o prazer sexual vão diminuindo. Numa tentativa de recuperar o antigo nível de prazer, aumentam a dose e, na mesma medida, o entorpecimento aumenta e a sensibilidade diminui, chegando a ter um ato sexual completamente mecânico e vazio, levando o dependente a vários graus de impotência.

23

Page 24: Palestra Drogas

8. a)- A droga causa impotência? b)- O uso de drogas afeta os filhos dos

usuários?• Sim, e não só a impotência sexual, pois enquanto o

indivíduo faz uso abusivo de drogas, chega à impotência profunda com graves problemas de auto-realização, de satisfação real, de capacitação em todos os níveis.

• A droga destrói não só a vida do dependente mas também a de pelo menos quatro pessoas a sua volta. Afeta, ainda, física e psiquicamente, seus filhos, que terão ou poderão ter distúrbios físicos, emocionais e mentais causados pelo alcoolismo e/ou dependência química que os predispõem a desenvolverem dependência a drogas também.

24

Page 25: Palestra Drogas

9. A maconha ajuda a relaxar?

• Sim. Algumas pessoas, por algum tempo, sentem-se bem relaxadas com a maconha. Mas, depois, ela cria tal pressão sobre o sistema emocional e físico que a tendência, sem dúvida, é usar mais e mais para relaxar e ficar “numa boa”. Logo o indivíduo estará pagando qualquer preço para ter esse relaxamento e partirá para outras substâncias, que trarão sensação de alívio e bem-estar, tornando-se incapaz de controlar e dominar naturalmente seus problemas ou dificuldades. A maconha faz o indivíduo perder a personalidade, perde a vontade e ação para todas as atividades necessárias a uma vida equilibrada e saudável! Quem é feliz não usa drogas!

25

Page 26: Palestra Drogas

26

Page 27: Palestra Drogas

10. Por que as pessoas, cada dia mais, usam drogas?

• São tantas as razões... Entre os jovens, a maioria diz que usou por curiosidade. Outros alegam que todo mundo usa para parecer mais velho ou mais dono de si. Mas, analisando bem, podemos afirmar que motivam o aumento do uso de drogas:

• 1)- A influência do meio, a facilidade, a insistência da oferta, a aparência inócua e alegre da apresentação;

• 2)- A necessidade de prazer sem limites – o prazer a qualquer custo e de forma imediata, desvinculado do esforço e da conquista;

• 3)- O nosso sistema educacional, escola e família, despreparados, permissivos, sem tempo para acompanhar e corrigir;

• 4)- A falta de informação, o desconhecimento total das consequências reais do uso ou abuso de drogas. 27

Page 28: Palestra Drogas

11.Muitos viciados em drogas são jovens inteligentes e promissores. Como podem usar

drogas?• É verdade! Talvez por isso mesmo, por causa de sua

inteligência, sensibilidade, ambição e inexperiência, sejam confiantes e acabam, sendo mais vulneráveis, pois acreditam que não vão se viciar, vão parar quando quiserem. E acabam dependentes! Sabe-se que a maconha produzida hoje é 30 vezes mais forte do que a que existia há apenas 10 anos e seu uso regular tem sido associado à síndrome amotivacional, ou seja, a apatia e falta de objetivos. O envolvimento com a maconha quase sempre leva ao uso de outras drogas. Trabalhos científicos têm demonstrado isso.

28

Page 29: Palestra Drogas

12.Quanto tempo leva para alguém tornar-se um viciado?

• O tempo no qual se instala qualquer tipo de dependência tem vários e diferentes fatores relacionados com a individualidade de cada um, entre eles:

• 1)- O tipo de droga;• 2)- Os desajustes comportamentais;• 3)- A vulnerabilidade física e emocional do

indivíduo;• 4)- A velocidade em que a tolerância se instala.

29

Page 30: Palestra Drogas

13. Como podemos ajudar um viciado?

• Acreditamos muito no trinômio: TRABALHO, ORAÇÃO E TERAPIA DE APOIO.

• TRABALHO: Trabalho mesmo, ocupação com coisas que o cansem, gastem bem suas energias e o ajudem a se desintoxicar(Capinar, varrer, limpar, cavar, correr, fazer esportes, nadar, dançar em grupo...). ATENÇÃO: O trabalho não deve ter como objetivo apenas fins lucrativos ou de competição. E não confundir “emprego” ou “ter um serviço”, com o trabalho de fato.

30

Page 31: Palestra Drogas

• ORAÇÃO: As diferentes maneiras de orar- preces, meditação, contemplação, jejum, música – dão-nos condições de encontrar nosso eu real e nos levam a Deus. A oração pura, sincera, nos fortalece e equilibra emocional e mentalmente.

• TERAPIA DE APOIO: A transformação do indivíduo é um processo lento, vagaroso e precisa não só de exercícios físicos e mentais, mas, especialmente, de disciplina constante, cheia de encorajamento, esforço e perseverança: sozinho não conseguirá... Sem um grupo de apoio, sem ajuda de fora, é impossível vencer esse desafio.

Page 32: Palestra Drogas

• DESENVOLVENDO... Auto-estima; Auto- respeito; Criatividade dentro e

fora da escola; Cidadania; Espiritualidade:“Perdoar não significa

favorecer alguém. Perdoar é um presente que você dá a você mesmo: A paz interior!”

• Capacitando o aluno para...

Tomar decisões positivas;

lidar com emoções e sentimentos;

lidar com crises e perdas;

lidar com sucesso e vitórias.

32

Conselhos para você

Page 33: Palestra Drogas

Conselhos para você• É preciso salientar que a decisão de usar ou

não usar drogas é sempre da pessoa!• Só ele pode escolher: -Recusar, dizer não; -experimentar a maconha, o

álcool, a cocaína, o “crack”, o “ecstasy” ou usar quaisquer outras drogas que tenha acesso;

-Usar uma ou mais dessas substâncias, socialmente ou por divertimento;

-Abusar do uso de alguma(s) substância(s) por um período pequeno ou grande.

33

Page 34: Palestra Drogas
Page 35: Palestra Drogas

35